A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei
Senhores
ResponderExcluirMeu filho é dependente de corticóide oral (predisin). Tem 21 anos, foi tratado até os 5 anos de asma e aos 18 fez um transplante gamelar de córnea, quando foi administrado Diprospan injetável, de lá para cá desenvolveu essa dependência. Sempre que diminuímos a dose dia aparece, o que foi diagnosticado como uma dermatide atópica forte, que chega a rachar a sua pele. Já tentamos inclusive ciclosporina oral, sem sucesso. Por favor caso saibam de algum especialista, no Brasil ou mesmo fora, com experiência com esse tipo de dependência, me informem.
Grato
Loris
Loris: aconselho que visite o site da ASBAI (www.sbai.org.br) e entre em contato. A ASBAI coordena todos os especialistas em Alergia no Brasil. Agradecemos sua visita.
ResponderExcluir