Revista americana publicou estudo abordando dados divulgados no Twitter sobre uso de antibióticos e avaliando a credibilidade destas informações. A pesquisa foi realizada pela Universidade Columbia e publicada no último número da revista "American Journal of Infection Control".
Os pesquisadores estudaram o conteúdo de mais 50 mil mensagens, que mencionavam a palavra “antibiótico”. Ao final, foram selecionadas 1000 e divididas em grupos, conforme o tema (uso em resfriados, tipos de antibióticos referidos, nomes, efeitos colaterais, conselhos de tratamentos, mal entendidos, pretensos diagnósticos, etc).
Ficou claro que nem sempre as informações eram confiáveis. Embora se saiba que é um erro, não faltaram recomendações de uso de antibióticos em gripes e resfriados. Da mesma forma, foram detectados aconselhamentos inadequados, sem contar com inúmeros casos de incentivo à automedicação com antibióticos. Embora não tenhamos dados brasileiros, não acreditamos que seja diferente em nosso país.
Infelizmente no Brasil antibióticos podem ser comprados sem receita médica, propiciando condições para o uso abusivo e inadequado de antibióticos, o que pode resultar no futuro em resistência bacteriana crescente a estes medicamentos.
A internet e o twitter são grandes meios de comunicação onde informações se alastram rapidamente, podendo influenciar comportamentos e hábitos. Existem muitos sites confiáveis, que utilizam o microblog para divulgar dados científicos e orientar a população.
É preciso investir na educação e na promoção de atitudes positivas na linguagem virtual, difundindo informações válidas, explorando estas ferramentas como verdadeiros adjuvantes na conquista da saúde.
Leia mais:
American Journal of Infection Control
Comentários
Postar um comentário
"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".