A medicina moderna é cada vez mais preventiva. Se pudermos atuar antes de surgir uma piora, é o ideal. Assim, pode-se evitar não só a crise como também o custo ao paciente. E o que é este custo? Pode ser fácil de calcular, como por exemplo o quanto se gasta numa consulta, num exame ou no plano de saúde. Mas, em alguns momentos, pode ser incalculável, pois não há como medir o grau de sofrimento que a asma pode causar ao paciente e sua família.
O que é uma doença crônica?
Uma doença que dure mais do que 6 semanas é chamada da crônica, independente de sua gravidade e sendo assim, a asma e a rinite podem ser consideradas como doenças crônicas.
O ponto básico para se prevenir as crises de asma e rinite é entender que são doenças de causa genética (hereditária). Por isso, se acompanham de uma inflamação persistente que torna suas vias respiratórias mais sensíveis a diversos fatores que podem provocar crises. Estes fatores podem ser encontrados:
- em nossa casa: poeira, mofo, pelos, baratas, fumaça cigarro, alimentos,
- no meio ambiente: mudanças de tempo, poluição, odores ativos,
- em alguns de nossos hábitos: certos medicamentos, exercício, trabalho, escola,
- fatores ligados ao organismo : infecções respiratórias, fatores hormonais, refluxo, emoções, entre outros.
Esse é o grande problema: nem sempre é fácil controlá-los. Por isso, é importante manter acompanhamento médico: a asma e a rinite podem mudar - crises podem surgir, mesmo quando se está fazendo o tratamento corretamente.
10 motivos para a consulta periódica com seu alergista:
1. O tratamento da asma e da rinite deve ser feito com remédios controladores, para usar todos os dias. Mas, se tiver crise, o esquema de tratamento precisa ser modificado.
2. Mesmo que esteja bem, a medicação controladora diária precisa ser ajustada. Se hoje, em Abril 2010 você usa um tipo de remédio com uma determinada dose, não significa que deve manter a mesma dose em Julho ou em Novembro de 2010. É o alergista que julgará se deve aumentar, diminuir ou até suspender sua medicação.
3. Em cada consulta, o alergista repete o exame físico, anota suas queixas e reavalia seu tratamento.
4. O médico verificará se técnica de uso da medicação inalada está correta. O uso inadequado prejudica o bom resultado.
5. O alergista avaliará também sua imunoterapia (vacina para alergia) e se a diluição está adequada.
6. O controle dos sintomas nasais da rinite é importante para prevenir complicações (sinusites, otites, amigdalites, etc) e para evitar que a asma se agrave.
7. Muitas vezes a pessoa está bem e pode diminuir a dose dos seus remédios. Ou, ao contrário, necessita aumentar a dose. Como saber sem a orientação do médico?
8. Uma pessoa com asma que faça uso de um inalador em terapia combinada, ou seja, que contém uma associação de remédios (alívio + controle), pode ficar bem por mais de 3 meses e trocar este medicamento por um outro, com apenas uma medicação. O médico julgará na consulta periódica.
9. O objetivo principal do tratamento é controlar a asma e a rinite, com o mínimo possível de medicação. É como uma escada: em alguns momentos posso precisar subir alguns degraus, em outros, precisarei descer. A visita ao médico permite que esta decisão seja tomada em conjunto.
10. É fácil parar o tratamento quando se está bem e as crises são esquecidas.
Mas...
É ainda mais fácil manter consultas periódicas com seu alergista, controlar sua asma e rinite, ganhar qualidade de vida e evitar o sofrimento!
Visite o site da ASBAI RJ - setor da comunidade e leia mais sobre a prevenção das doenças alérgicas.
E quando a pessoa não tem condições financeiras de visitar um alergista regularmente ? Nem ao menos uma vez para tentar amenizar o seu problema !
ResponderExcluirLamentável esse seu post !
Thiago: seria mesmo ideal que todos pudessemos ter condições para manter um tratamento. Mas, mesmo na rede pública é possível agendar (com intervalos maiores) para um acompanhamento de sua asma. Existem vários locais de tratamento, incluindo os polos especializados no tratamento de asma no município do Rio de Janeiro). Agradecemos sua opinião.
ResponderExcluireu gostaria de saber se a criança que tem dermatite atopica tem asma e rinite,e porque minha filha tem dermatite atopica e ja deu uma crisinha de bronquite.Eela pode ter rinite tbm por favor me respondem com urgencia preciso saber.obrigado
ResponderExcluirMuitas crianças com dermatite atópica, podem também desenvolver asma e ainda a rinite alérgica. Mas é difícil ou mesmo impossível prever exatamente se isso acontecerá ou não. O eczema manifesta-se geralmente, em primeiro lugar, sendo depois seguido pela alergia respiratória. Alguns autores chamam de “marcha atópica”. Obrigado pela visita ao nosso blog.
ResponderExcluirolha eu aqui de novo,minha filha tem convenio medico,gostaria de saber se eu deve fazer o controle de sobre a dermatite atopica com o dermatologista ou com alergista?E outra como faço para desconbrir já que minha filha tem dermatite atopica,se ela tem rinite ou bronquite e qual o tipo de bronquite é que eu não entendo direito sobre esses assuntos se puder m responder novamente vou ficar agradecida.Desde já muito obrigado pela primeira resposta foi muito ultil.
ResponderExcluiroi ontem eu postel um comentario mais ninguem me respondeu,por favor me de uma luz obrigado...
ResponderExcluirO ideal é o tratamento com alergista, pois englobará não apenas a pele, como também o tratamento da alergia respiratória.O alergista analisará os dados clínicos, examinará sua filha e realizará os testes (na pele ou no sangue) para definir o diagnóstico. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail
ResponderExcluirA nossa equipe procura responder todos os comentários enviados ao Blog da Alergia. Contudo, temos outras atribuições (consultório, aulas, congressos, etc) e devido ao intenso trabalho neste período de outono-inverno nem sempre é possível responder de imediato. Contamos com a compreensão de todos.
ResponderExcluirSou muito alergica a poeira e a mudaças climática, vivo com o nariz entupido ou corizando.
ResponderExcluirpara me sentir melhor uso sempre SORINE, gostaria de saber se o uso continuo desse medicamento pode ter algum risco a minha saúde.
Amanda: O uso do Sorine não é recomendado pois pode com o tempo agravar sua rinite e causar vício. Enviei para seu email uma cópia do nosso livro sobre a rinite e aconselho que procure um alergista para trata-la adequadamente
ResponderExcluirObrigado pela visita,
Olá! Minha filha tem uma rinite que a acompanha há muitos anos. Ela tem 16. Frequentemente tem amigdalites (5 esse ano), mesmo tomando BRONCHO VAXON por três meses seguidos. É alérgica à Penicilina e agora tb teve alergia à GEMINOFLOXACINO (acho que é isso... rsrs).O otorrino orientou cirurgia p/ retirar as amigdalas, como última opção. Estou insegura.Alguém pode me dar uma luz? Qual o pergo das alergias citadas na cirurgia? Aguardo! Grata!
ResponderExcluirMarise: peço sua compreensão, mas não tenho condições para emitir um parecer sobre sua filha através de um aconselhamento na internet, baseado apenas em seu breve relato. mas, gostaria de fazer algumas considerações: 1)o fato de ser alérgica a antibióticos não implica que terá também alergia à anestesia.2)você não referiu se ela faz tratamento com alergista. As vacinas para alergia (imunoterapia) associadas ao controle ambiental tem ótimos resultados, evitando a cirurgia muitas vezes. 3) se ela já trata com alergista, ele é a pessoa mais indicada para esclarecer suas dúvidas. Se não trata, aconselho que procure um alergista. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Policlínica RJ. Gratos pela sua visita.
ResponderExcluirolá faço tratamento com deasma com alenia 12x400,há uns 20 dias,percebi que minha doença está um pouco mais controlada,mas ainda sinto algumas crises durante o dia e a noite,gostaria de saber se o tratamento com este medicamento demora fazer efeito e se eu deveria procurar meu medico?
ResponderExcluirO fato de ter crises indica que sua asma não está controlada. O melhor é voltar ao médico para nova avaliação, pesquisa de fatores agravadores que estejam impedindo sua melhora e modificação do seu tratamento. Gratos pela visita ao nosso blog.
ResponderExcluirOlá! Meu filho tem 7 anos, e sofre de dermatite atópica acompanhada de bronquite,só que estou muito preocupada pois, a dermatite está atingindo os olhos provocado lacrimejamento frequentes, quando não lacrimeja, sai tipo um pûs dos olhos, ele fica sensíveis a claridade!
ResponderExcluirUso pomada nos olhos(antibióticos)por 5 dias mais não resolve.
Já procurei um oftalmologista , há 2 anos atráz, e ele disse que olhos estavam tudo bem!
Mas não fiquei segura,sofro por demais vendo ele coçar sem para os olhos....e com dificuldades de enxergar com muita claridade..
Já levei em alguns médicos, que me tranquilizavam dizendo que conforme ele fosse crescendo seu organismo ganhava imunidade.
Mas não posso deixar essa doença se agravar!!!
Como ele chegará na fase adulta?
Me ajudem!!!! Que médico procuro? Um Alergista,um Alergologista,um Imunologista, ou um Pneumologista?
Desde já agradeço a atenção!!!!
Minha filha melhorou da dermatite atópica cm hidratação constante cm hidratante específico para pele seca e sensível. Procure um dermatologista. Hoje ela tem 4 anos e a pele está otima . Nem parece que tem dematite .
ExcluirUm médico alergista também possui titulo de especialista em Imunologia, estando capacitado para acompanhar seu filho e indicar um tratamento que previna a piora de sua doença. Agradecemos sua visita.
ResponderExcluirminha filha tem alergia a frutas e verdura, toda vez que acontece comer fica com olho direito inflamado, super remelado, e ai o devo fazer?
ResponderExcluirtem cura?ela um dia vai poder comer frutas e verduras ?
O seu relato não sugere que seja uma alergia. Aconselho que leve sua filha a um alergista para confirmar o diagnóstico. Gratos por sua visita ao nosso Blog.
ResponderExcluirquando durmo com ventilador ou ar condicionadooo minha renite ataca o
ResponderExcluirpor issso acontece?
Amanda: quanto melhor estiver controlada sua rinite, melhor tolerará os fatores e menos incômodo terá com o ar refrigerado. Quanto ao ventilador, é importante manter o local limpo, inclusive as pás do aparelho. O seu alergista poderá orientar uma forma de controlar o problema. Gratos por sua visita.
ResponderExcluirOi estou preocupadissima, meu filho está com uma tosse muito persistente já fazem 7 dias. teve picos de febre porém não muito alta, levei ele na urgência e a médica receitou 4 ml de polaramine de 8/8h mais aerosol 3 x ao dia e dipirona caso ouvesse febre. a febre apareceu, mas em dias alternados e baixa. mas hoje ele continua tossindo. algumas crises acontecem no período da noite. disse que era sintomas de virose. o que faço estou muito preocupada que ele nem quer vir pra escola com vergonha da tosse. ah ele tem 8 anos me ajudem por favor!!!
ResponderExcluirMaria-Sergipe
Maria: compreendo sua preocupação, mas não tenho condições para orientar o tratamento da tosse de seu filho através da internet, sem examiná-lo pessoalmente. Aconselho que entre em contato com o seu pediatra. Agradecemos sua visita.
ResponderExcluirme ajudem, preciso de um alergista para meu filho de 3 anos que sofre sem parar com as alergias. nao tenho indicação de nenhum medico em Belo Horizonte-mg. vcs tem um para me indicar? agradeço.
ResponderExcluirKarine: Você pode localizar alergistas em Belo Horizonte no site da ASBAI: www.sbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas em sua cidade. Gratos por sua visita.
ResponderExcluirCarlota: desconheço a informação que solicita. Obrigado pela visita ao nosso blog.
ResponderExcluirGânglios inchados por infecção da garganta também podem ser tratados pelo alergista? Na base do crânio tenho uma espécie de "caroços", que incham quando tenho uma gripe e também associado à rinite alérgica. Necessito ir ao alergista ou otorrino?
ResponderExcluirJhonatas: o alergista está capacitado a realizar seu tratamento. Gratos por sua visita.
ResponderExcluirDe uns tempos pra cá, comecei a ter crises de bronquite que nunca tive antes, não sei o que desencadeou isso, fui em vários médicos que passaram antibióticos para o tratamento, seretide, spray nasal esses dois ultimos para a prevenção que não esta servindo pra nada porque ainda tenho as crises e fico muitooo mal e não consigo fazer nada, fico "inútil" de tão ruim que fico e isso 1 vez por mês... Não aguento mais ficar doente e nenhum médico acertar comigo. E já fiz tudo que me falaram, coloquei capa de colchões, de travesseiro, quase não saio, faço exercício (quando fico ruim tenho que parar pq não aguento ir doente) me alimento bem.. mais mesmo fazendo tudo certo fico doente ainda.. Gostaria de saber se tem alguma vacina via oral. Já tomei o Broncho-Vaxom quando tinha uns 15 anos mas para dor de garganta e foi muito bom, gostaria de saber se ele é bom pro meu caso, já que o meu médico falou que ele é recomendado para crianças que pegam infecção na escola só.. ou se existe alguma outra coisa para fazer, um outro tratamento. Estou preocupada pois vou viajar daqui 2 meses para fora, ficar 6 meses e não quero ficar doente por lá... Obrigada!
ResponderExcluirKátia: A imunoterapia (vacina para alergia) pode ser feita sob a forma oral para adultos, mas o custo é maior e sua eficácia não é similar à subcutânea. Nem sempre o resultado do tratamento é rápido. Os remédios são eficazes, mas é preciso detectar e controlar os possíveis fatores agravntes que possam impedir sua melhora. A troca de médicos pode prejudicar esta pesquisa. Agradecemos sua visita ao nosso blog.
ResponderExcluirBom dia! Tenho uma menina com 3 anos e no inverno passado ele fez muitas infecções respiratórias e os adenóides aumentaram, roncando durante a noite e não consegue dormir. fomos ao otorrino receitou a vacina broncho vaxom e não põe fora de quesão a operação aos adenóides. Meu marido não quer dar a vacina porque acha que só a vai pôr doente. Fui a um homeopata que me disse pra retirar o leite que os problemas dela iriam resolver-se. Ela adora o leitinho...e o cálcio tudo o que lhe faz falta? Será que é assim tão simples, retirar o leite e tudo passa? Explicou que a imunidade dela vai vir ao de cima porque é alergia ao leite está intoxicando o organismo. O que acham? Obrigado
ResponderExcluirO seu relato não sugere que sua filha seja alérgica ao leite. Os sintomas comuns da alergia alimentar são manchas na pele, inchaço, diarreia, vômitos, crises agudas de falta de ar e sangue nas fezes. As crianças alérgicas não conseguem ingerir mínimas quantidades do leite pois passam mal. Aconselho que leve seu filho a um alergista para que seja feito o diagnóstico e inicie um tratamento adequado para seu caso. Gratos por sua visita.
ResponderExcluirBom dia!!! Por gentileza como faço para saber se minha duvida foi respondida? Obrigada
ResponderExcluirCris: os comentários respondidos vão diretamente para o site e ficam expostas para leitura dos visitantes do blog. Se sua dúvida foi enviada através de comentário, você deve voltar ao post para ler sua resposta. As dúvidas enviadas por e-mail (basta clicar no link que fica na coluna direita do Blog da Alergia) serão respondidas diretamente para seu e-mail. Gratos pela visita.
ResponderExcluirOla! Fui ao Otorrinolaringologista tratar a Otite, ai entao fiquei sabendo que tenho Renite Alergica. Entao perguntei se precisaria usar SORINE. O Médico disse que nao, pois Sorine nao e bom, entao passou outro tipo dd medicaçao para aliviar, liberar mucosa. Enfim, por que Sorine "nao e bom"? Obrigada.
ResponderExcluirOs descongestionantes nasais tratam apenas um dos sintomas da rinite alérgica e não a causa dos sintomas.
ResponderExcluirConverse com seu médico
Obrigado pela visita
Gostaria de tirar uma duvida.A mais ou menos 3 anos atras eu comecei um tratamento de alergia na policlínica logo em seguida engravidei, acabei parando com o tratamento..E agora minha rinite e minha asma estão em estagio máximo , sera q tem algum problema eu tomar os remédio q eu tomava na época??
ResponderExcluirComo você mesmo alega que as crises estão intensas, é fundamental que você realize uma consulta médica, para que seja instituída a melhor terapêutica possível para seu caso.
ResponderExcluirHá já uns anos para cá que tenho corrimento nasal durante todo o ano, tenho sempre de andar com lenços atrás de mim... Gostava de saber se consulto um alergologista ou um otorrino...
ResponderExcluirObrigada
Bárbara: o seu relato sugere que possa ser uma alergia. Sugiro que procure um alergista. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.
ResponderExcluirTenho rinite e asma grau elevado e sinusite TB, qual especialidade eh melhor tratar, Alergista, pneumologista ou otorrino ???
ResponderExcluirNatasha: a asma associada à rinossinusite alérgica sugere uma causa alérgica. O médico alergista poderá realizar uma abordagem de tratamento mais abrangente, Gratos pela visita.
ResponderExcluirola boa noite,sempre tive bronquite alergica quando era criança, as crises eram muito fortes depois eu comecei a tratar a bronquite na adolescencia andei tomando as vacinas,e melhorei muito nunca mais deu as crises graças a deus .mas o meu problema e a rinite alergica sou alergica a uma serie de coisas. ja acordo de manha espirrando e depois passa, sou alergica a poeira a mofo e tambem a niquel ex talcos moedas. enfim eu gostaria de saber sem tem um tratamento rigoroso para poder eliminar essas alergias horrorosas. existe uma vacina para isso. desde ja agredeço boa noite.
ResponderExcluirElza: as vacinas (imunoterapia) tem excelente efeito no tratamento da rinite alérgica. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.
ResponderExcluirExiste uma cidade no Brasil onde o clima é bom para quem tem rinite alérgica?
ResponderExcluirGeanini: não existe um "clima ideal" para alérgicos. Algumas pessoas se beneficiam em locais mais úmidos, outros em locais mais secos. O ideal é que se possa escolher por uma cidade menos poluída e que perita vida ao ar livre e atividades físicas. Além disso, que seja dada uma atenção especial às condições dentro de casa e, em especial, no quarto do alérgico. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.
ResponderExcluirOi,boa tarde. Uma tosse com mais de tres semanas de duraçao,seguidas de catarro pode ser diagnosticada como alergia?
ResponderExcluirNão, Josileide. A simples análise do tempo de duração de uma tosse não configura que seja causada por uma alergia. É aconselhável que seja realizada uma consulta com alergista para definir a causa da tosse. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.
ResponderExcluirBom-dia! Me chamo Gil Oliveira e possuo algumas: O uso prolongado de vacinas, como o broncho-vaxom, pode aumentar a resistência dos micro-organismos oportunistas em nosso corpo? É verdade que alimentos a base de lactose e que fermentam são prejudiciais aos que possuem alergia respiratória? Há alguns alimentos que podem ser auxiliares positivos para quem trata de alergias respiratória?
ResponderExcluirGrato!
Gil: 1) Bronchovaxom não é uma imunoterapia (vacina para alergia). É um lisado bacteriano com objetivo de evitar recidivas de infecções. 2) Não há comprovação científica que a lactose seja prejudicial a todas as pessoas portadoras de alergia respiratória. O leite deve ser restrito nos casos que se comprove a alergia à proteína do leite de vaca ou nos casos de intolerância à lactose. 3) Quanto à dieta, só está indicada em casos específicos. O ideal é que se faça uma alimentação saudável e balanceada, para melhora da situação nutricional geral do alérgico. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.
ResponderExcluirOlá,boa noite! Sempre fui de ter muita crise de amigdalites na infância.. Só que essas crises foram substituídas pelas de rinite e sinusite, ano passado tive em média 9 crises e algumas delas seguidas. Procurei um otorrino onde venho usando o avamys spray. Segunda agora comecei a ter os sintomas da crise de sinusite e voltei ao consultorio. Estou usando alegra D por dez dias ( estou no 4 dia) e junto com ele o broncho vaxom , a minha dúvida é o seguinte caso o antialérgico não melhore e eu precise entrar no antibiótico, altera o tratamento com broncho vaxom?!
ResponderExcluirBom dia. O antibiótico não altera a absorção do Broncho-Vaxom. Caso você apresente sintomas gastrointestinais, entre em contato com o médico que prescreveu. Obrigado pela visita
ResponderExcluirOi bom dia quanto seria mais ou menos o custo do tratamento da asma? pois tenho tenho constantes falta de ar seguidos de crise de sinusites também é agrava a mais o problema, tenho muita falta de ar seguidos de dor no peito de seguidos de demências nos dedos e nos labios arroxeados nos dedos e nos labios também devidos a falta de oxigenação. Antes tinha mas não era seguidos agora está piorando e vou com frequências ao upa mas eles dizem que não podem fazer muita coisa.Por isso pergunto quanto seria cada consulta,desde já agradeço.
ResponderExcluirPeço sua compreensão, mas o Conselho Federal de Medicina não permite a publicação de preço de consulta. A Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro atende sem hora marcada, em ordem de chegada. Funcionamos de segunda a sexta feira. Basta chegar pela manhã de 8 às 10:30 e à tarde de 13 às 15 horas. Por favor, ligue para (21) 2517 4206 ou 2210 2810, fale com a nossa secretária e informe-se sobre o preço da consulta. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog.
ResponderExcluirBom diaaaaaaaa, meu filho tem rinite, sinusite, bronquite, comecei um tratamento nele com broncho vaxom, mas achei que depois que ele começou a tomar parece que piorou, cheio de catarro e canseira, ja está na segunda tomada de 10 dias, to com medo, será que ta soltando tudo o catarro? não sei se paro ou se continuo, ai meu Deus ele tem 5 anos.
ResponderExcluirSe seu filho está fazendo a medicação orientada e não teve melhora, é aconselhável que você entre em contato com o(a) médico(a) que trata dele e peça que a oriente. Infelizmente não posso ajudar pois não o examinei e nem conheço seus dados clínicos. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.
ResponderExcluirOlá, meu filho tem 03 anos, estava com muita tosse a cinco meses, tratou a sinusite com Claricid - 15 dias. Fez os testes de alergia e é alérgico a várias coisas (poeira, cheiro de produtos, polen, fumaca de cigarro), devo procurar um alergista ou um otorrino??
ResponderExcluirOs dados enviados em seu relato sugerem que possa ser uma rinite alérgica. Recomendo que leve seu filho para uma consulta com alergista para que seja feito o diagnóstico e indicado tratamento adequado. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.
ResponderExcluirWinie: a dermatite atópica deve ser acompanhada por especialista e a base do tratamento é a hidratação cutânea. Além disso, é importante tratar a alergia que está envolvida no processo. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.
ResponderExcluirQual a diferença entre alergista e alergologista?
ResponderExcluirOutra coisa: fica escorrendo muco o tempo todo pelo meu palato e desce para a minha garganta (gotejamento pós nasal). Não tenho sinusite (já fiz rx dos seios da face), não fico espirrando, nem tenho coceira no nariz, olhos, ou palato (céu da boca). Não sinto nada, além do muco que desce para a garganta. Quais as opções de tratamentos para esse problema?
RFSTM: Bom dia. O(a) médico (a) especialista em Alergia e Imunologia pode ser designado das duas formas: alergista ou alergologista. A sensação de gotejamento pós nasal é na maior parte das vezes causada por uma rinossinusite. Para indicar as opções de tratamento, antes de mais nada, é preciso examinar você e definir o tipo e a causa do problema. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.
ResponderExcluir