Fico tão triste, revoltada e indignada quando vejo ou presencio alguém fumando perto de uma criança. É pura falta de respeito, de bom senso ou de inteligência mesmo, não sei. Fumar perto de uma criança é transformá-la em um fumante passivo, sem ao menos perguntar sua opinião.
Como mãe não posso permitir que alguém o faça na presença do meu filho, que prejudique sua saúde, seu bem estar, sua qualidade de vida. Estarei cometendo um crime, sendo omissa. É proibido por lei associar o cigarro à criança. Mas a gente sabe que nem sempre foi assim.
Vejam alguns exemplos:
Neste anúncio de 1926, do cigarro inglês Player’s, um bebê brinca feliz com cigarros, enquanto seu tamborzinho e seu ursinho de pelúcia ficam largados, para trás.
"Os cigarros Paris são os melhores”.
Mas, pior que o slogan, é a imagem: um casal de crianças fuma escondido. Eles estão atrás de uma parede, e o menino evidentemente espia para ver se ninguém chega.
Estes anúncios vendem a idéia de que Marlboro deixa menos cheiro de cigarro no fumante e acalma, o que faz dele o preferido dos bebês.
No anúncio da esquerda, o bebê “diz”:
“Antes de você ralhar comigo, mamãe, talvez seja melhor você acender um Marlboro”.
Em 1950, a Garoto fabricou e comercializou cigarrinhos de chocolate.
A embalagem não poderia ser mais explícita:
Desse eu me lembro e até gostava...
Este texto foi publicado no blog:
por Vívian
Olá eu sou fumante e a acho muito legal a matéria de vocês. Não gosto de fumar perto de ninguém, pois parece que não mas acabamos influenciando as pessoas com nosso mal hábito. De crinaças então nem fumo quando elas estão por perto pois se o mal que faz.
ResponderExcluirMas desta matéria, adorei ver as propagandas antigas e como elas faziam mal uso da ética e da moral.
Obrigado, Eduardo. Volte sempre para visitar o Blog da Alergia, E, desejo que no futuro, consiga parar de fumar!
ResponderExcluirParabéns Equipa do Blog da Alergia por mais um excelente post!
ResponderExcluirUm abraço grande além-mar da Rosa Silvestre
Olá Fátima! Obrigada por nos visitar e divulgar o post. Infelizmente essa cena se repete muito por aí e nossas crianças são as maiores vítimas. Mas cabe a nós, pais, protegê-las e orientá-las para que não se tornem futuros fumentes.
ResponderExcluirBjo
Obrigada, Rosa. Mas a bem da verdade, os créditos não são nossos, mas sim da Vívian, do Blog Coisas de menino e que reproduzimos aqui. Realmente é um excelente texto que trata de um assunto sério de forma muito criativa. Abraços!
ResponderExcluirOlá Vivian: eu é que agradeço pois seu texto é muito util e ao mesmo tempo gostoso de ler. Venha sempre nos visitar. Abraços!
ResponderExcluirMeu nome é Denise, tenho um filho de 3 anos, meu Pai é fumante, e insiste em falar que o cheiro que fica na sua roupa e na boca não faz mal para as crianças e somente a fumaça.
ResponderExcluirMas como não fuma perto das criança disse que não contribui com o problema de renite do meu filho.
Tem fundamento o que ele menciona?
Obrigada!Adorei o site!
Denise: o importante é que seu pai não fume junto às crianças. Mas, cuidado para que não fume na janela, pois o vento traz a fumaça para dentro de casa. Volte sempre para nos visitar. Se preferir, assine o blog e receba nossas postagens diretamente em seu e-mail.
ResponderExcluirtenho horro a Cigarro... alem do Horro tenho uma alergia terrivel de ficar de cama mesmo... meu nariz fica ferido minha garganta tb.. alem do meu corpo ficar muito ruim.... Nao consig entender essas pessoas que fumar e jogam fumaça em quem estar por perto... Campanhas aos fumantes... se vcs querem morrer... morram sozinha... porque nao quero morrer agora... favor fumar em locais que so vcs estao.... por favor...
ResponderExcluirObrigado por seu depoimento. Volte sempre para visitar nosso blog.
ResponderExcluir