Pular para o conteúdo principal

Melhor impossível


Alguém assistiu ao filme “ Melhor impossível”?

Para quem não se lembra, este filme recebeu o Oscar nas categorias de melhor ator (Jack Nicholson) e melhor Atriz (Helen Hunt) em 1997.

A história gira em torno de um escritor (Melvin) sarcástico, cheio de manias e rituais para tudo: para fechar a porta, para lavar as mãos, para andar nas ruas, etc. Frequenta um único restaurante, para onde leva seus próprios talheres descartáveis e exige ser atendido pela mesma garçonete (Carol).

E, quando a garçonete falta ao trabalho, não se conforma . Investiga e descobre que suas faltas são devidas ao seu filho que tem asma e que está em crise. Sentindo-se atraído por ela, providencia então que um médico especialista vá até sua casa para cuidar do menino.

Bem, não vou contar o filme.

Mas vamos ao que nos interessa. 
Já no final, Melvin viaja com Carol. Ela telefona para casa, para saber notícias do filho. Ele atende o telefone ofegante. Ela se assusta e pergunta se ele está em crise de asma, se está passando mal. Ao que ele responde: Não, mãe, estava jogando futebol e marquei um gol!

Esta não é a história principal e na verdade passa despercebida pela maioria das pessoas. Mas, para nós que lidamos com a asma, fica bem claro. Enquanto a asma foi tratada apenas nas crises, a doença não controlou e interferiu na vivência do menino e da família. A partir do momento em que o enfoque do tratamento se modificou, a asma passou a ser vista não apenas como uma doença de crises, a resposta ao tratamento não tardou, permitindo que a criança passasse a ter uma vida normal, superando a doença.

Quer saber o resto do filme? Assista, pois vale a pena.
Se já assistiu, aproveite para ver de novo. 
E, fica a mensagem. A asma não é uma doença fácil, mas pode ser controlada, permitindo uma vida normal. 



Comentários

  1. Esse filme é excelente!! Sempre que posso revejo. As pessoas tem uma ideia muito errada da asma. Ela só tras problemas quando não medicadas de maneira correta.

    ResponderExcluir
  2. Concordo, Déia. Por isso é tão importante que um filme premiado e visto por milhões de pessoas enfoque (ainda que de forma secundária)esta mensagem. Obrigado pela sua visita.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite meu nome samuel

    Mim ajudem estou com uma duvida??

    O decadron de 4mg causa crises de solucos? E isso corre algum risco ao passiente??5

    ResponderExcluir
  4. Samuel: Decadron é um corticóide (cortisona) e pode causar soluços como efeito colateral. Sugiro que entre em contato com seu médico para confirmar se é esse o seu caso e como proceder. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se tomar de 10 a 11 duo decadron por ano faz mal e de quanto tempo ele passa o efeito

    ResponderExcluir
  6. Duodecadron é um produto injetável contendo corticoide (cortisona) em doses altas. Além disso, o medicamento é eliminado lentamente do organismo. Por isso, o uso repetido aumenta sobremaneira a possibilidade de efeitos indesejáveis. O uso continuado sem supervisão médica pode levar a uma série de efeitos colaterais graves. Este medicamento não deve ser usado por conta própria. Aconselho que procure um(a) alergista para orientar o tratamento de sua alergia. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  7. Não tem problema ne de me vacinar contra febre amarela pq eu uso neosoro

    ResponderExcluir
  8. Katia O uso de medicamento vasoconstritor nasal (neosoro) não é uma contraindicação para vacina de febre amarela. Mas, recomendo que procure atendimento médico pois o uso prolongado deste medicamento sem acompanhamento, pode causar problemas em sua saúde. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno