O final do ano chegou e com ele as festas: lista de presentes, ceias, comemorações, amigo oculto, confraternizações... Árvore de natal, enfeites e luzes, saem do armário para ocupar o lugar principal da sala.
Mas, cuidado, tem outro lado: os enfeites guardados podem estar cheios de pó. O consumo de bebidas alcoólicas, comidas extravagantes, viagens, horários alterados, fazem parte de um “pacote”. E aí começa o problema: como programar as festas com saúde para os alérgicos?
Não deixe de festejar!
Mas, antes, leia as dicas que preparamos
para que suas festas sejam um sucesso:
para que suas festas sejam um sucesso:
1. Se você é alérgico, peça para outra pessoa retirar os enfeites do armário e limpá-los com pano úmido antes de montar a árvore.
2. Use enfeites laváveis, evitando pelúcias, lãs e objetos que acumulem pó.
3. Se usar balões na decoração, verifique antes se algum convidado é alérgico ao látex,
4. Ao invés de velas, que muitas vezes são perfumadas e podem espalhar cheiro e fumaça no ambiente, escolha luzes coloridas para enfeitar o ambiente.
5. Escolha o cardápio com antecedência e informe-se entre seus convidados se alguém é alérgico a um determinado alimento.
6. Os sprays de neve artificial podem trazer problemas pois contem substâncias químicas capazes de irritar ou sensibilizar a pele e olhos. Evite usá-los, principalmente com crianças.
7. Exagerou na bebida? Comeu demais?
O abuso pode provocar problemas gástricos e refluxo. A doença do refluxo gastroesofágico pode causar sintomas respiratórios, por ex: tosse, rouquidão, asma, pneumonias, pigarro.
Além disso, tenha cuidado com remédios para digestão e ressaca, pois alguns podem conter analgésicos como a aspirina (ácido acetil salicílico) e provocar asma em pessoas sensíveis. Se você já sabe que tem alergia a analgésicos, leve sua medicação alternativa para não cair na tentação de tomar um “remedinho”, por mais inofensivo que pareça.
8. Se você está viajando ou festejando em casa de amigos onde não pode controlar os alérgenos, leve sua medicação. Casas de veraneio podem trazer problemas por ficarem fechadas longo tempo, facilitando umidade, mofo e ácaros.
9- Peça ao seu alergista que oriente a melhor conduta durante as festas.
Gostaria de parabenizar a todos vcs por essas informações que para mim tem sido de grande valia!!tenho aprendido muito com as matérias.
ResponderExcluirObrigada por nos ensinar a ter uma normal e dar uma vida normal ao meu filho que é alérgico e eu não sabia como lidar com isso,mas graças a vcs e uma medica maravilhosa q Deus colocou na minha vida tudo tem dado muito certo.
Um FELIZ NATAL E UM PROSPERO ANO NOVO A TODOS!!
Agradeço em nome da equipe do Blog da Alergia: tenha certeza de que suas palavras são um grande estímulo ao nosso trabalho voluntário.Volte sempre!
ResponderExcluirobrigado pelas as dicas.
ResponderExcluirUm abraço, Arthur. Aproveito a oportunidade para convidá-la. a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail
ResponderExcluirPrezados Amigos e Colegas,
ResponderExcluirEste Blog é muito importante para os alérgicos não somente pelas informações corriqueiras fornecidas mas também pelas dicas científicas que ajudam muito no dia a dia dos alérgicos, o que proporciona uma qualidade de vida muito melhor do que antes apresentavam sem este Blog.
Como sempre a Policlínica do Rio de Janeiro sabe orientar para crescer junto com os pacientes para ser uma grande família.
Parabéns pelas dicas de cuidado ao montar a árvore de Natal e desejo aos amigos um Feliz Natal e um ano novo de grande realizações e sucesso.
Abraços, Eduardo Souza Lima
Valeu, Eduardo! Muito obrigado! Aproveitamos a oportunidade para desejar um Feliz Natal, para você e sua querida família!
ResponderExcluir