Pular para o conteúdo principal

Vacina de gripe - é só para idosos?





A gripe (ou influenza) é uma doença aguda das vias respiratórias, altamente contagiosa e que pode afetar pessoas em qualquer idade. È mais comum nos períodos de outono e inverno, quando é maior a permanência das pessoas em ambientes fechados. O vírus da gripe é transmitido de pessoa para pessoa, seja de forma direta ou através de gotículas contendo o vírus e expelidas na fala, em acessos de tosse ou espirros.

Gripes e resfriados: são a mesma coisa?

PhotobucketOs sintomas são bem parecidos e podem confundir. Ambas são doenças virais. Contudo, gripes são causadas pelo vírus influenza e em geral são mais incômodas com febre alta, dor no corpo, dor de cabeça, nariz entupido, tosse. Alguns casos podem ser leves, evolução de forma benigna e rápida. Outros, podem se complicar e evoluir para outras doenças, como por exemplo a pneumonia ou outras infecções respiratórias. Já os resfriados são provocados por outros vírus, diferentes do influenza, tendem a ser mais leves, com mal-estar e sintomas nasais (coriza, espirros e congestão).

A vacina contra gripe (influenza)
A vacina é a melhor maneira de se combater a doença, e está indicada a partir de 6 meses de vida. Como as campanhas do governo são dirigidas para as pessoas acima dos 60 anos, é comum se ouvir que é uma vacina “dos velhos”. Na verdade, qualquer pessoa pode e deve se vacinar anualmente, mas infelizmente não estarão incluídos na campanha se estiverem fora dessa faixa etária.

As pessoas portadoras de alergia respiratória (Asma ou Bronquite, Rinite, Sinusite, entre outras) devem se vacinar e assim evitar a doença, que quando ocorre, tende a piorar a alergia. A vacina para gripe em geral é bem aceita, podendo ocasionalmente ocorrer febre, mal estar e vermelhidão no local da aplicação.

Contudo, as pessoas com alergia comprovada ao ovo ou que sejam susceptíveis a reações graves alérgicas não deverão se vacinar. Se tiver dúvidas, o melhor caminho é consultar um médico especialista em Alergia para uma orientação individualizada.

O uso da vacina não impede que a pessoa tenha gripe, mas reduz a chance, faz com que melhore mais rápido e complique-se menos. A vacina contra influenza não tem influência direta na alergia respiratória, mas como as gripes são importantes “gatilhos” capazes de agravar a asma e a rinite, indiretamente melhorará também a evolução da alergia nos meses de inverno.

Pessoas portadoras de asma, rinite, com história de infecções respiratórias repetidas e que não tenham recursos financeiros poderão solicitar a vacinação nos postos, desde que levem um laudo médico e que haja vacina disponível. Informe-se na Secretaria de Saúde de sua cidade.

Dicas de prevenção:
- Beba bastante líquido (fora de refeições).
- Alimente-se de maneira saudável.
- Beba suco de frutas ricas em vitamina C: laranja, limão, acerola, etc.
- Evite a permanência em lugares fechados e com muitas pessoas.
- Caminhe, procure ter uma vida ao ar livre.
- Lave as mãos durante o dia e sempre que assoar o nariz. Use lenços de papel ao invés dos lenços de pano.

Comentários

  1. Na última empresa em que trabalhei, tomei a vacina durante cinco anos, a empresa nos fornecia.
    depois por mais dois anos, consegui tomar em posto de saúde, as vacinas que sobrava m da campanha. Tomamos eu e o meu marido.
    Agora, já há tres que não tomamos, aqui onde moro, não consigo.
    Já tentei para os meninos com problemas de alergia também, mas não consigo, eles devolvem, e essas vacinas devem até se perder, mas não aplicam em quem tem menos de sessenta.
    Sei muito bem dos benefícios, durante o período em tomei a vacina, praticamente não apanhei o vírus.
    Como sempre, ótima matéria.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Aninha: aqui no Rio, se encaminharmos a solicitação e o laudo do médico indicando a necessidade da vacina, os asmáticos têm se vacinado, mesmo fora da faixa etária.

    ResponderExcluir
  3. Acho um absurdo essa campanha atender a apenas a idosos ! Eu tenho muita facilidade de pegar resfriado e ficou muito mal a cada um que apanho e não posso me vacinar, tenho que pagar por isso. ora, o município teria sim que abrir para quem quizesse tomar a vacina porque esse privilégio aos idosos quem na maioria das vezes nem dão o menor valor pra isso? o município tem muito dinheiro para pagar funcionários fantasmas e não tem vacina para a população ? que quer ter o direito que deveria ser de TODOS de se resguardar de uma doença que traz tantos problemas

    ResponderExcluir
  4. Katinha: concordo plenamente com você, mas infelizmente nossos governantes alegam falta de verbas. Obrigada pela visita e volte sempre - toda semana publicamos um texto novo no Blog.

    ResponderExcluir
  5. NA MINHA CIDADE TEM UM GAROTO DE 2 ANOS QUE TEM TINITE ALERGICA, E DISSERAM NO POSTO DE VACINAÇÃO QUE ELE NÃO TEM DIREITO A VACINAÇÃO, QUE A MÃE TERIA QUE COMPRAR A VACINAÇÃO...É CORRETO ISSO

    ResponderExcluir
  6. O Ministerio da Saude tem um blog chamado "BLOG DA SAUDE" onde você poderá obter a informação que deseja. Acesse:
    http://www.blog.saude.gov.br/faqms-perguntas-e-respostas-sobre-vacinacao-contra-a-gripe/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno