Pular para o conteúdo principal

A consulta médica


A consulta é o momento onde você e o médico se conhecem.

Leia estas dicas para aproveitá-la melhor:


- Marque a consulta de preferência num período em que esteja bem.

- Conte sua história de forma clara, sem omitir fatos.

- Fale quais medicações que já usou e como as aceitou. Mostre suas preferências bem como os medicamentos aos quais não se adaptou.

- Relate suas outras doenças e demais remédios que faça uso.

- Leve suas dúvidas principais anotadas em um papel.

- Não se envergonhe em expor preocupações, medos ou em tirar dúvidas.


 Ao final da consulta, tenha certeza de que você compreendeu o seu plano de tratamento. Se você não puder fazer um determinado remédio por algum motivo - seja pelo temor de um efeito colateral, ou pelo horário, ou até pelo preço, não deixe de falar sobre isso. Se você ainda tiver questões não respondidas, aproveite para esclarecê-las.




Lembre-se: Cada consulta é um momento especial



Identifique suas preocupações: esclareça temores, não deixe dúvidas sem respostas.

Seja específico: procure ser claro, objetivo: vá direto ao ponto! Evite contar longas histórias, sem relação direta com suas queixas.

Tome nota dos pontos que você considerar importante. Mais tarde, em sua casa, estas anotações irão ajudá-lo memorizar seu plano de tratamento.

Seja honesto sobre seus sentimentos. Se não concordar com alguma orientação ou não tiver a intenção de cumpri-la, seja franco.


Marque suas consultas regularmente: as doenças alérgicas tendem a ser crônicas e as visitas regulares ao médico ajudarão a monitorar e controlar sua alergia.

Comentários

  1. Muito boas as dicas. E valem para qualquer especialidade. O que importa é confiar no médico.
    O Blog está muito bom e com muita informação. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. A idéia foi esta: a necessidade de um vínculo de confiança e diálogo entre o médico e o paciente como base para o sucesso no tratamento das doenças crônicas, como são as alergias.

    ResponderExcluir
  3. Olá. A Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro realiza todos os testes alérgicos. Não temos o plano de saúde que você refere. Atendemos sem hora marcada, em ordem de chegada, de segunda a sexta feira. Para ser atendido pela manhã, basta chegar de 8 às 10:00 e à tarde de 13 às 15 horas. Por favor, ligue para 2210 2810, no horário citado, fale com a nossa secretária e informe-se sobre mais detalhes. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno