04 dezembro 2015

Aplicativo ajuda pessoas alérgicas a medicamentos

A alergia a medicamentos pode provocar reações no corpo e até matar. Mesmo algum produto ou substância a que você está acostumado pode provocar alergia de uma hora para outra. Foi de olho nessa situação que um médico de São Paulo desenvolveu um aplicativo de celular.

A alergia a medicamentos pode matar se a pessoa não perceber logo o que está acontecendo e procurar ajuda. Isso porque, segundo os médicos, a maioria das alergias é causada por um remédio que a pessoa já tá acostumada a tomar mas que, naquele momento, o corpo passou a rejeitar. "As pessoas pensam que são alérgicas às coisas novas e não é verdade. Ela é alérgica ao que usa sempre. É como se o organismo, o sistema imunológico falasse assim: aqui não entra mais isso. E aí ela vai ter sempre reação”, explica Fábio Morato Castro, médico e professor da USP. 

A coceira pelo corpo é o sintoma mais comum. Já o choque anafilático, que é a queda brusca de pressão e a dificuldade para respirar é um dos mais graves. A alergia a remédios também pode provocar reações na pele, como se fosse uma queimadura. 



O aplicativo para celular ‘Alergia a Medicamentosé gratuito e está disponível para os sistemas iOS e Android. Ele funciona assim: a pessoa dá o nome do remédio ou do princípio ativo que causou a alergia. Em até 30 segundos, o aplicativo encontra outros remédios que têm a mesma substância e que também podem provocar alergia. 

“Existe muita confusão tanto por parte do paciente como por parte do médico. No Brasil, às vezes um medicamento, um princípio ativo, tem vários nomes comerciais, muitos, às vezes dezenas de nomes. E é muito importante a pessoa saber qual medicamento que ela pode usar”, alerta Castro

Veja a matéria completa e o filme no site do Jornal Hoje

12 Dê sua opinião:

Blog da Ana disse...

Existe algum tratamento profilaxico para evitar a crise alérgica a medicamentos? Sou alérgica a quase todos compontes de AINES, anestésicos e AAS, assim como Dipirona. Então, ou tomo remédios e tomo anti alérgico ou tomo remédio e tenho o risco de fazer outro edema de glote

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ana: existem medicamentos alternativos e seguros. Mas esta orientação não é padronizada. Peça ao seu alergista que a oriente Não recomendo que insista no uso dos analgésicos que causam alergia pois há risco de reação grave e que não pode ser evitada pelo antialérgico. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Sou Rita gostaria de saber, eu tomo injeção de evitar mas tenho asma e tenho fazer o tratamento de vacina de alergia será q corta o efeito da injeção de evitar

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Rita: o tratamento da vacina para alergia (imunoterapia com alérgenos) não interfere no efeito da injeção de anticoncepcional. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Boa noite.

Estou desconfiada de que tenho alergia a Fluticasona, pois tive uma explosão de espinhas quando tentei usar Seretide e novamente quando a pneumo receitou relvar. Também tive essa mesma reação depois de passar por uma cirurgia de desvio de septo e uma endoscopia (onde fui anestesiada).
É possível ser alérgica a um componente que deveria me ajudar?

Ps: tenho asma e rinite.

Rebecca

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O aparecimento de acne após uso de determinados medicamentos não configura uma alergia. Pode ser um efeito colateral. Mas, não há como avaliar se é o seu caso sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Meu mundinho... disse...

Bom dia! Estou desde o dia 24/12 com eczemas e urticária. Tomei prelone por 10 dias e hixizine por 7 dias, mas os sintomas não desapareceram, apenas diminuiu. Estou com pedidos de testes para alergia alimentar (exame de sangue). O fato de ter tomado o prelone por 10 dias pode interferir no resultado do exame? Devo esperar mais tempo para colher o sangue?

Obrigada por compartilhar conosco seu tempo e conhecimento, sempre com muita ética e solidariedade.

Atenciosamente, Bruna

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Bruna: os medicamentos não interferem de forma significativa nos testes realizados no sangue (dosagem da IgE específica para alimentos) Agradeço seu carinho em nome da equipe do Blog da Alergia. As suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário.

Lima disse...

Caros amigos: um paciente que teve reação ao ibuprofeno, à princípio, pode ter alguma restrição ao uso de algum antibiótico?
Obrigado.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Lima: pessoas que têm alergia a ibuprofeno devem evitar analgésicos e anti-inflamatórios sem a orientação de um(a) médico(a) alergista. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

Unknown disse...

Tenho doze anos tive urticária, hoje já é o oitavo dia, por ainda estar sendo medicada não sei o que posso comer, alguém já teve? Sim, já procurei uma alergologista, porém, alguém tem uma sugestão de o que eu posso comer.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Nem toda urticária necessita de dieta alimentar E não há uma dieta alimentar que seja padronizada e sirva para todas as pessoas portadoras de urticária. Cada caso é um caso e deve ser avaliado de forma criteriosa e pessoalmente. O que se recomenda e que você tenha uma alimentação saudável, natural e balanceada. Evite alimentos artificializados no seu dia a dia. Aconselho que converse com a sua alergologista, que conhece seu caso, seu histórico clínico e a examinou, sendo a pessoa mais indicada para orientar se for o caso de uma dieta alimentar. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...