Pular para o conteúdo principal

Candidíase



Cândida albicans ou monília é um fungo que vive no solo, nos vegetais e em animais, principalmente no aparelho digestivo de aves e do homem, sem causar danos. Determinadas condições propiciam a sua multiplicação, tornando-o agressivo.

O meio ideal para o crescimento deste parasita é o ácido, quente e úmido, tanto em superfícies quanto em líquidos, sendo, portanto, comum encontrá-lo no ser humano, vivendo em simbiose com nossa flora bacteriana de proteção, como um saprófita.

Homens, mulheres e crianças possuem o fungo em seu corpo. Quanto menores as defesas da pessoa, maior a possibilidade de uma infecção oportunista. Sendo assim, qualquer fator que diminua a imunidade pode levar a uma infecção fúngica (micose), denominada, neste caso, candidíase ou monilíase.

As regiões do corpo onde o fungo é encontrado e estão suscetíveis são:
-Pele, principalmente em dobras
-Mucosas genital e perianal (em ambos os sexos)
-No trato digestório: boca (popularmente chamado de sapinho), estômago e intestinos
-Bexiga e uretra
-Trato respiratório: fossas nasais, faringe laringe, traquéia, pulmão
Dentre estas áreas, a candidíase é mais frequente na genitália (ambos os sexos) e pele. Até um bebê pode adquiri-la.

No homem apresenta-se sob a forma de balanopostite (inflamação da glande e prepúcio). Balanite é inflamação da glande; postite é a inflamação do prepúcio.

A mulher é a maior vítima do fungo. Mais que a metade da população feminina apresenta mais de 2 episódios de candidíase ao ano. A prevalência em mulheres é 20 vezes maior que nos homens.

Existem várias espécies de cândida. Em todo o mundo prevalece como agente etiológico a cândida albicans (ou cândida sp), seguida por c. glabrata e c. parapsilosis, sendo que ainda existem a c. tropicallis, c. pseudotropicallis, c. stellatoidea, c. krusei e c. quilwermond.

Os países quentes dão condições perfeitas para a existência do fungo. No verão os casos triplicam. Nos países frios a incidência também é grande entre aqueles com precários hábitos higiênicos. Sendo assim, é um fungo que não elege faixa social. Certamente pessoas de baixa condição sócio-econômica são alvo desta contaminação, não exatamente por falta de higiene, mas por dificuldade de acesso a informações, à conscientização, ao atendimento médico, aquisição das medicações e à desnutrição.

Como é a candidíase?

Os sintomas e sinais apresentados em ambos os sexos são iguais, a despeito de faixa etária, porém alguns vão apresentar graus variáveis da micose. Neste artigo é ressaltada a candidíase vaginal e vulvar, mas nas outras áreas do corpo, a descrição vale para ambos os sexos.

E se tiver odor desagradável?
A mulher pode apresentar infecção por cândida associada a outras doenças. O fungo, neste caso, “aproveita” o ambiente já agredido para se instalar também.

Apenas como exemplo, comparando-se as características de alguns microorganismos, também comuns à mulher, sabe-se que secreções com odor fétido sugerem contaminação por cocos ou gardnerella vaginalis (vaginose bacteriana) ou, ainda, por trichomonas vaginalis (trichomoníase). Quando a infecção primária é por cândida, também podemos perceber odor, se houver fermentação, mas geralmente na candidíase vaginal o corrimento não tem cheiro intenso.

Fatores predisponentes para se adquirir candidíase:
- Hormônios:
Os estrogênios produzidos pelos ovários, na fase procriativa da mulher, ou os utilizados em anticoncepcionais e terapia hormonal para a menopausa, levam ao aumento do glicogênio no meio vaginal. Quanto maior o nível de estrogênio e do glicogênio, maior a tendência a candidíase.

Os bacilos de Doederlein (também chamados lactobacilos) fazem parte da flora vaginal e intestinal de proteção e transformam este glicogênio em ácido lático. Por isso a vagina tem PH baixo, ácido, o que protege esta cavidade contra bactérias do meio externo. O desequilíbrio desta flora predispõe à colpite micótica.

Na menopausa e na infância a frequência de candidíase é menor, mas como a micose tem vários fatores desencadeantes, não é incomum pessoas mais idosas e crianças a terem. A assadura do bebê, quando não causada pela urina contida na fralda em contato com a pele (dermatite amoniacal), tem como causa a candidíase.

- Uso de antibióticos
Os antibióticos são medicamentos que matam bactérias. Cândida albicans é fungo e não morre com antibiótico. Mas os antibióticos usados para combater alguma infecção bacteriana podem destruir as bactérias que protegem nosso corpo. Assim sendo, os fungos que nos habitam, uma vez que não são combatidos pelos microorganimos de proteção, passam a se multiplicar.
Após terapia antibiótica são frequentes casos de candidíase em intestino (geralmente causando diarréias) e em genitais, principalmente na vagina.

- Diabetes
Em diabéticos, quando a taxa de glicose está alta na corrente sanguínea, há o aumento da acidez no organismo. A candidíase de repetição no diabético sugere que o mesmo não esteja compensado de sua patologia, quando estão acontecendo frequentes episódios de hiperglicemia.

- Uso de corticóides
A ação dos corticoesteróides é necessária em várias doenças, tais como nas doenças autoimunes (como o lupus), doenças reumáticas, asma etc. Mas a corticoterapia tem efeito imunossupressor, ou seja, age inibindo a liberação de enzimas de certas células que habitualmente combateriam os fungos. Com isso, criam-se condições para o seu supercrescimento.

Um outro efeito colateral dos corticóides, com uso de longa duração, é o aumento da glicose no sangue (glicemia), que é fator predisponente a candidíase.

- Gravidez
Os estrogênios e os corticoesteróides naturais de nosso organismo estão aumentados durante a gravidez, da mesma forma que o glicogênio, fatores anteriormente assinalados como facilitadores ao aparecimento da doença.

A inflamação da vulva e da vagina por fungos é a queixa ginecológica mais comum na gestante. Os recursos terapêuticos para se combater o fungo durante gravidez ficam restritos, por haver contraindicação de certas medicações. Com isso, a ocorrência de candidíase se torna mais frequente.

- Anticoncepcionais
Os anticoncepcionais hormonais predispõem a mulher a candidíase da mesma forma que os fatores da gravidez. Quando a mulher apresenta recorrência desta infecção, é indicado o uso das doses mais baixas, ou mesmo a substituição por outros métodos contraceptivos.

- Transmissão sexual
Já foi dito que qualquer ser humano pode apresentar a infecção, mas a mulher está mais propensa a adquiri-la. Durante o ato sexual o parceiro (ou a parceira), contaminado(a) pelo fungo, pode ser transmissor(a) da doença. Da mesma forma que nos genitais, a contaminação pode vir
por via anal ou oral.

O preservativo só protege parcialmente o homem ou a mulher, uma vez que a área infectada pode estar fora de onde a borracha cobre: entre as pernas, entre as nádegas, no púbis, bolsa escrotal, vulva.

Mesmo que os sinais de candidíase sejam na mulher, é conveniente fazer o tratamento conjugal por profilaxia. Homens assintomáticos podem ser portadores do fungo e os transmitir à mulher ou, ao contrário, a mulher pode apresentar candidíase sem apresentar queixas e contaminar o parceiro.

- Imunodeficiência
A morbidade e mortalidade da candidíase estão diretamente relacionadas ao estado imunológico do(a) paciente. Torna-se difícil o tratamento quando a pessoa tem alguma doença crônica ou consuntiva concomitante, como é o caso da SIDA (AIDS), do câncer, na quimioterapia, quadros de carência nutricional, nos pacientes acamados por período prolongado ou internados em CTI.

A infecção sistêmica, acarretada pela disseminação do fungo através da corrente sanguínea, é o quadro mais grave. Há situações onde se faz necessário lançar mão de medicamentos antimicóticos, rotineiramente administrados, principalmente quando o doente já foi acometido pelo fungo.

- Hábitos nocivos
Duchas vaginais: A vagina tem sua flora bacteriana de proteção e não deve ser modificada com duchas vaginais, que muitas vezes são utilizadas com a intenção de higienizar esta cavidade. Toda vez que os lactobacilos são carreados ou destruídos, imediatamente o local é povoado por fungos e bactérias estranhas.

Desodorantes íntimos: sprays aromatizantes, perfumes e desodorantes íntimos podem retirar o manto gorduroso de proteção da pele e mucosas, além de mudar, para mais ou menos, o PH local. Deve-se usar apenas sabonetes neutros.

Vestimentas inadequadas: Para se manter a região perineal o mais protegida possível dos fungos, é importante que se use roupas que facilitem a transpiração, principalmente no clima quente.

Higiene pessoal: Tomar banho ainda é uma recomendação, que, a princípio, parece óbvia, mas muitas pessoas não gostam de tomar banho ou não sabem tomar banho.

Ao acordarmos, após uma noite de sono, estamos sujos, mesmo que não pareça. Estamos também sujos após um dia de trabalho. Deve-se, pelo menos, lavar a região genital e ânus, principalmente após a evacuação, uma vez que é do intestino que vem rica fonte de fungos.

O uso do papel higiniênico após a evacuação deve ser passado na direção dos genitais para o ânus, mas o mais importante é lavar-se a seguir.

Também é indicado tomar banho de corpo inteiro, além da escovação dos dentes e língua, previamente ao contato sexual e após o mesmo.

As calcinhas, cuecas, shorts e calças compridas devem ser trocados diariamente ou, até, mais de uma vez ao dia, ainda mais se a pessoa estiver com micose. Nossas roupas não precisam ser lavadas com água fervente, apenas sabão em pó ou detergentes, e secas de preferência ao sol. Roupas mal lavadas e que são secas em lugares úmidos, como o banheiro, mantêm o fungo no tecido.

Não se deve compartilhar roupas íntimas e toalhas com ninguém. Isso também vale para escovas de dente.

Banheiras e bidês, se não perfeitamente limpos, são povoados por microrganismos os mais variados, inclusive a cândida. A água das piscinas, quando bem tratada com cloro, que tem forte poder germicida, não oferece risco, porém não se pode dizer o mesmo fora dela.

Uma ressalva é que o cloro altera o PH da pele e mucosas, facilitando a autocontaminação pelo fungo, acrescido do uso de roupas de banho com tecido sintético, que mantêm umidade e calor no corpo. São alertas importantes para quem pratica natação ou é usuário de piscinas em clubes. A água do mar não carreia o fungo, mas é na areia que mora o perigo. Felizmente em nossa sociedade não são habituais os banhos comunitários em ofurôs ou banheiras.

Por falar em banheira, ninguém consegue se limpar tomando banho em uma, prática comum em países frios. É um raciocínio lógico, pois todos os nossos germes retirados do corpo estarão sobrenadando à nossa volta. Deve-se tomar banho de chuveiro antes.

Alimentação: Quanto mais saudável e rica for sua alimentação, melhor vai ser a imunidade do ser humano. Isso não significa que precisamos comer muito, mas comer com qualidade: carnes magras, verduras, frutas, legumes etc.

Quanto mais rica em açúcar e carboidratos for a dieta, maior o risco de crescimento de fungos no intestino, que, como já foi abordado, é habitat da cândida e por onde se pode adquiri-la para outras áreas do corpo.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico clínico da candídíase, na maioria das vezes, é fácil, pois os sinais e sintomas são muito característicos, mas ela pode ser confundida com outras doenças, principalmente em quadros graves ou exacerbados.

Toda vez que a mulher apresentar os sintomas, deve ser examinada. A cada semestre, deve ser realizada a colpocitologia, que é o exame de Papanicolau ou preventivo.

A pesquisa do fungo através de culturas especificas fica direcionada aos casos clínicos de difícil esclarecimento, para o diagnóstico diferencial com outras patologias.

Nos casos comuns temos variadas opções terapêuticas, que incluem cremes, pomadas, loções e medicação por via oral. O tempo de tratamento, a apresentação a ser usada e o esquema terapêutico devem estar de acordo com a conduta médica.

O paciente não deve se automedicar, ainda mais se está apresentando reincidências da micose. É necessário investigar os fatores causadores do problema.

As vacinas atuais não são específicas para a candidíase, mas, sim, imunomoduladores, que ajudam a combater a doença, aumentando a defesa celular contra o fungo.


Agradecemos à Dra Leila Marinho, especialista em ginecologia e obstetrícia, autora deste texto.  Visite o site da Dra Leila

Comentários

  1. Excelente o texto da Dra Leila Marinho. Agradeço por todas informações. :o)

    Já tive candidíase recorrente e, há pouco tempo, fiz tratamento por mais de um mês com um remédio que não lembro o nome e com fluconazol ( é o único que funciona comigoe por mais que eu realte isso às 2 ginecologistas que já fui, elas sempre insistiram com outros que só prolongavam o meu sofrimento. Entretanto, este último tratamento fiz bastante desconfiada, pois não tive os sintomas clássicos (ardência, corrimento branco, assadura, etc.). Somente tinha coceira na parte externa da vulva e pequenos lábios. E a coceira não passou. Pesquisei hoje na internet e li sobre alergia que pode provocar coceira, mas já faço a maioria das recomendações, fora não usar amaciante, ter exagerado no sabonete íntimo nas últimas semanas e andar repetindo as calças jeans pois tenho poucas ( também li que é bom emagrecer), justamente pelo desespero de acabar com a coceira. Já mudarei estes hábitos a partir de hoje e marcarei outra consulta com a gineco e uma com um alergista. Também uso spray nasal com corticóide chamado busonid. Ele causa efeito imunosupressor?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Busonid nasal não tem efeito imunossupressor, assim como todos os corticóides para uso inalado. Este tipo de formulação é feita em doses mínimas (microgramas) de modo a atuar direto na mucosa nasal e não interferir no resto do organismo. Convido que leia:
    http://blogdalergia.blogspot.com/2011/03/como-usar-os-sprays-nasais.html Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  3. Faço tratamento para Lupus Eritematoso Sistemico desde os 14 anos (hj com 33 anos), já muito controlado, porém tenho candidíase com frequencia e ja passei por diversos ginecologistas. Gostaria, se possível, tratar de uma forma que isso não apareça mais... como faço?

    ResponderExcluir
  4. Ana Carolina: aconselho que procure um alergista para analisar seus dados clínicos, fazer uma avaliação imunológica e indicar um tratamento adequado para seu caso. Se você mora no Rio, estamos ao dispor na Policlínica RJ.

    ResponderExcluir
  5. meu namorado esta com umas bolinhas vermelhas na cabeça do penis e ardencia ao urinar o que pode ser??

    ResponderExcluir
  6. Não há como afirmar a causa do problema apresentado por seu namorado sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico.

    ResponderExcluir
  7. boa noite, adorei esse site, são informações mto úteis, parabéns pelo trabalho. Bom, tenho candidiase desde outubro de 2011, ja usei óvulo, fluconazol, nova corte e nada.ja nei sei o que faço, é uma coceira infernal que não passa nem qndo menstruo.tenho medo de nunca passar.sou mto nova(20anos) para ter essas coisas.minha imunidade esta baixa, tive tbm condiloma, ferida no utero e sempre me aparece bolha de pus na vagina e na virilha.tomo supradin, mais nao esta fazendo efeito nenhum. estou literalmente desesperada.o que posso fazer para eliminar de vez essa coceira e ardencia?

    ResponderExcluir
  8. Aconselho que procure um alergista para avaliar sua imunidade e a conduta de tratamento mais adequada para seu caso. Estamos ao dispor na Policlínica RJ, caso more no Riode Janeiro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  9. Eu tenhu um pouco de coceira e vermelidão e tambem uma substancia branca que parece uma massinha e tem odor parecido com candida mesmo, na glande , na cabeça do penis.

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente não é possível emitir um parecer ou fazer o diagnóstico de candidíase através da internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um urologista.

    ResponderExcluir
  11. Olá no dia 06/06 notei um corrimento leve no dia 09/06 começou a sair uma massinha branca sem cheiro de cor amarelada não coça,fui no medico no dia 09 tive relação sem preservativo,fui ao medico no dia 11/06 me receitou GINEC durante 12 dias não me passou comprimidos pra tomar e nem para meu parceiro,na semana seguinte notei umas fisuras e retornei ao médico me passou CANDCORT durante 7 dias 2 vezespor dia,e falou que não era nada demais hoje é o setimo dia da pomada o corrimento acabou e as fissuras continuam e entorno no anus notei uma bolinhas como se fosse irritação quando passo a pomada alivia mais estou preocupada...Minha duvida é será que passei alguma coisa ao meu parceiro?? Pq o médico não receitou um comprimito via oral ?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Peço sua compreensão, mas infelizmente não há como julgar a prescrição do seu médico baseado apenas no seu breve relato, sem conhecer seus dados clínicos e principalmente, sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que exponha sua preocupação e suas dúvidas para que ele possa orientá-la. Lembro que o diálogo e a confiança são a base para o sucesso de qualquer tratamento. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo8/7/12 00:05

    estou gravida de três mesês e estou com uma infecquição terrivel estou com muito medo de perde meu bebê o que eu faço

    ResponderExcluir
  14. Peço sua compreensão, mas não há como orientar através da internet, sem a avaliação numa consulta feita pessoalmente, em especial numa gestante. É essencial que procure seu médico ginecologista. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  15. Olá, tenho candida recorrente a 3 anos, já fiz varios tratamentos com creme vaginal, remédios via oral mas nada adiantou. Procurei um alergista especialista na área e estou usando a vacina Candicak, mas mesmo com o tratamento imonoterapico tenho casos de candidiase. Tambem já fiz varios exames nada indicou o porque do aparecimento dela, o unico exame que constatou foi pela sorologia que o alergista pediu para fazer, além do teste alérgico.

    não agento mais esse fungo sou muito nova tenho 20 anos, tenho candidiase repetição desde os 17.

    ResponderExcluir
  16. Compreendo seu sofrimento, mas não tenho condições para avaliar seu caso ou para orientar um tratamento sem avaliar pessoalmente. Estamos ao dispor na Policlínica RJ. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite, faz mais de dois meses que estou com incidência de bolinhas vermelhas ao redor da cabaça do pênis,e uma leve descamação branca;quando faço relações sai uma secreção branca e arde um pouco...eu fui a dois médicos e trataram um como dematitte e outro com candídiase, não sei mais o que fazer, porque os sintomas aliviaram, mas as bolinhas continuam e de vez em quando voltam a arde e produzir descamação...por favor me ajudem!

    ResponderExcluir
  18. Diego: este blog obedece as normas do Conselho de Medicina: não é permitido prescrever ou mesmo indicar nomes de medicamentos. Para medicar, é essencial examinar o paciente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  19. Olá...Tenho Candidíase recorrente há mais de 3 anos....já fiz de tudo...nem minha Ginecologista sabe mais o que fazer.. ..Faço tratamento tbm com uma médica de Alergia...pois ela diagnosticou que tenho Alergia a Candidíase....mas, faz mais de 1 ano que tomo uma Vacina de Extratos Alergênicos(Imunoterapia)....O tratamento consiste em tomar 4 frascos...td bm até o 3º ...no 4º frasco mais concentrado tive reações na pele (local da vacina)....mesmo assim diminuiu a dose e tomei todo frasco...terminado voltei ao frasco anterior....pois mesmo durante o tratamento tive Crises de Candidíase...Aqui na minha Cidade não sei mais qual médico ir....por Favor...Gostaria que me indicassem uma Médica especialista no assunto...se possível em São Paulo...que é mais perto pra mim...Desde já Agradeço..Aguardo retorno.

    ResponderExcluir
  20. Você pode localizar um alergista em S Paulo no site da ASBAI: www.asbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  21. Eu nunca tinha tido candidiase, agora que mudei de casa, apareceu e parece que não vai mais embora. Essa casa que mudei é muito umida, não bate sol, minhas roupas secam na sombra. Sera que pode ter alguma relação?...será que posso ser alérgica a umidade?

    ResponderExcluir
  22. O seu relato não sugere que esta seja a causa de sua candidíase. Aconselho que retorne ao seu ginecologista e peça uma nova avaliação do seu caso e dos possíveis fatores envolvidos na provocação da doença. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  23. Olá, tenho cândida e não quero mais voltar no ginecologista pois tenho muita vergonha e meu namorado também fica meio assim de eu ter que ir varias vezes no ano. A primeira vez que me atacou,a dois meses atras, fui ao médico e tratei com flutec e ovulo vaginal e funcionou só que agora depois de uma gripe muito forte ela voltou novamente. Será que um tratamento com um imunologista resolveria meu problema?É muito horrível, fico quase doida com tanta coceira já até passei uma pomada chamada candicort só que não sei se ela ajuda muito, tenho medo de fazer mau.

    ResponderExcluir
  24. Olá, é possível a ocorrência de candidíase sem a coceira característica, apenas havendo a presença de corrimento?

    ResponderExcluir
  25. É preciso ter muito cuidado em fazer o diagnóstico de candidíase: o ideal é que seja confirmado pelo ginecologista. Nem todo corrimento é causado pela candida (ou monília) Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  26. O ideal é que o tratameno seja feito em parceria do alergista com o ginecologista. candicort pode aliviar a coceira, mas não trata o problema. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  27. oi hoje fui toma banho e passei sabonete de mais na partes genital e da duendo muito ardendo a hora q vou faz xixi oq eu faço para de irritar me ajude

    ResponderExcluir
  28. Morena: peço sua compreensão, mas não há como medicar sem examiná-la pessoalmente.Aconselho que procure atendimento médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  29. Estou tendo crises de candidíase de repetição, sendo que a última crise foi em junho e a outra agora em agosto. Fiz o tratamento passado pela médica com fluconazol e fentizol. Sendo que durante o uso do fentizol tive um leve sangramento, tipo no outro dia após o uso da pomada ao usar o banheiro, a pomada saia com um pouco de sangue. Isso é normal ou estou com alergia ao fentizol? E será que é por isso que as minhas crises se cândida estão sendo recidivantes? Agradeço a ajuda.

    ResponderExcluir
  30. Olá, o que pode ser um liquido mais aquoso que escorre da vagina e arde muito e depois da coceira? Senti isso umas 3 semanas atrás e agora voltou mais vezes a vagina está irritada e coça em contato com o liquido.

    ResponderExcluir
  31. Os dados que envia em seu relato não sugerem que seja uma alergia ao medicamento. Mas, não há como afirmar sem avaliar pessoalmente. Aconselho que entre em contato com seu ginecologista. Se for o caso, ele encaminhará ao alergista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  32. O seu relato não indica que seja candidíase. Mas, não há como afirmar a causa de um corrimento vaginal sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure seu ginecologista. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  33. É possível encontrar a vacina em postos de saúde?

    ResponderExcluir
  34. Talita: não sei informar. No Brasil, as condições de atendimento nos postos de saúde variam muito em cada localidade. Aconselho que se informe na Secretaria Municipal de Saúde da cidade onde mora. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  35. Olá...Eu fiz o PAPA e deu (candia sp,cocos)..Meu GO me passo uma pomada,(MICOZANOL)e um comprimido! Junto a coceira instantanea,e o corrimento,tbm tem umas bolinhas brancas espalhadas,parencem verruguinhas brancas.. Elas iram sumir com a pomada ?

    ResponderExcluir
  36. O tratamento da candidíase tem o objetivo de controlar a doença e as lesões. O seu ginecologista pode te orientar de forma mais propriada pois a examinou e conhece seus dados clínicos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  37. Tenho 14 anos, e acho q estou com candidíase. minha tia teve e queria saber se poderia usar os medicamentos q o médico receitou para ela!!?
    obrigada desde já

    ResponderExcluir
  38. Não recomendo. É essencial confirmar o diagnóstico. Os sintomas podem se confundir com candidíase. Aconselho que procure um ginecologista para orientá-la. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  39. Ola, estou grávida de 3 meses e meio. E estou com candidiase. Meu médico receitou fluconazol pomada,vocês saberiam me dizer em quanto tempo ele começa a fazer efeito e diminuir essa irritação insuportável ?
    obrigada.

    ResponderExcluir
  40. Não há como responder sua pergunta com precisão sem conhecer o tipo e a gravidade da infecção em seu caso. O seu médico realizou o exame clínico e conhece seus dados clínicos, sendo a pessoa mais indicada para orientá-la. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  41. Parabéns pelo blog. Muito bom!

    ResponderExcluir
  42. Obrigado! Suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  43. Estou sofrendo com a candidíase a 11 dias e a 6 comecei a aplicar nitrato de miconazol e a 5 tomei uma dose de fluconazol, mas a coceira e o ardor não passaram completamente e ao contrário de melhorar, quando eu passo a pomada a coceira e o ardor quintuplicam, fica realmente insuportável, o que devo fazer? essa reação à pomada é normal?

    ResponderExcluir
  44. Marjorie: é provável que tenha ocorrido uma reação irritativa com o uso da medicação. Aconselho que retorne ao seu ginecologista para nova avaliação. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  45. Olá,tenho um histórico de candida,sou diabetica descontrolada,porém ,fui ao ginecologista ele me indicou tomar cetoconozole 200mg tomar 1 comp de 12 em 12 hs,passou,isso foi em abril,porém agora em dezembro ao ter relação sexual,apareceu uma forte dor no pé da barriga e ao urinar também e a dor continua após urinar,fizemos sexo sem camisinha,normal,isso será que tem haver com a candida?meu parceiro não tem nada.o que faço?

    ResponderExcluir
  46. A sua solicitação não pode ser atendida através deste aconselhamento na internet. Para afirmar a causa dos sintomas e para indicar tratamento é essencial examiná-la pessoalmente. Aconselho que retorne para nova consulta com seu ginecologista. Contamos com a sua compreensão. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  47. Olá, tenho 18 anos e apresento uma coceira na vagina, pelo que li no site, é os mesmos sintomas de candidíase. Ainda não fui ao ginecologísta, mas é a segunda vez que sinto isso, na primeira eu tomei banho quente e lavei com sabonete intimo e desinchou, então não me preocupei de ir ao médico. Agora apareceu de novo e a 3 dias eu tive relação sexual com meu namorado, mas ele não sentiu nada. Estou muito preocupada, não tem manchas nenhuma em minha boca mas tenho muita salivação, porém minha mãe tem diabetes. Pode ser que seja sintomas de diabetes em mim?

    Minha menstruação está correta, mas isso pode ser sintomas de gravidez?

    ResponderExcluir
  48. O simples fato de ter coceira vaginal não caracteriza uma candidíase. O ideal é que você procure atendimento médico para um diagnóstico correto do seu problema. Da mesma maneira, a salivação não é sinal diagnóstico de diabetes. O seu médico ginecologista poderá orientar de forma apropriada e abrangente. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  49. GOSTARIA DE SABER SE EU FIZER A DEPILAÇÃO TOTAL DAS PARTES INTIMAS VAI DIMINUIR O RISCO DE EU TER CANDIDIASE, POIS TENHO E TRABALLHO O DIA TODA SENTADA E USO SÓ CALÇA E O MEU MEIO DE TRANSPORTE É A BICICLETA

    ResponderExcluir
  50. Os pelos pubianos tem função protetora. A depilação total torna o local mais suscetível às agressões locais. Mas, cada caso é um caso e deve ser analisado de acordo com as características da pessoa. Por isso, aconselho que peça orientação ao seu médico ginecologista antes de realizar o procedimento. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  51. Carol: a medicção "Sporostatin" contém griseofulvina, sendo indicado no tratamento de infecções causadas por fungos, mas não é específico para candidíase. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  52. ola, estou com candidiase, minha ginecologista recomendou tomar fluconazol, eu e o meu namorado, gostaria de saber se tem de ser no mesmo dia ou se pode ser em dias diferentes... e que uma vez que a caixa e de 2 comprimidos bastava comprar uma caixa mas eu so lhe posso dar o dele no sabado e hoje ainda e segunda e eu queria livar-me deste incomodo o quanto antes. obrigada :)

    ResponderExcluir
  53. A medicação pode ser tomada em dias diferentes. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  54. BOA TARDE, ESTOU COM CANDIDIASE, JA TOMEI FLUCONAZOL 150MG, ACHA NECESSARIO O MEU NAMORADO TAMBÉM TOMAR SE NAO APRESENTA SINTOMAS? OBRIGADA, PARABÉNS PELO BLOG

    ResponderExcluir
  55. Existem casos onde o seu parceiro deve ser tratado, mesmo assintomático, mas esta é uma decisão que deve ser orientada pelo seu ginecologista. Gratos pela visita e pelo incentivo ao nosso blog

    ResponderExcluir
  56. bom dia , tenho 50 anos,estou sentindo muita coceira externa na vagina,ja usei pomada 2 vezes e nada ressolveu, ja fiz histeretomia parcial e uso estrogenio conjugados contra ressecamento e sandrena gel o,5 2 x na semana,mas esta coceira esta me aborrecendo ,me ajude por favor.
    aquardo resposta.
    obrigado

    ResponderExcluir
  57. A coceira pode resultar de alterações hormonais próprias da menopausa, sem alergia associada. Aconselho que procure seu médico ginecologista para que oriente a conduta apropriada para seu caso. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  58. Mesmo as que acham saber sobre a devida higiene pessoal,haverão de aprender um pouco mais.Basta não ser preguiçoso na leitura dessa matéria...matéria de suma importância! Embora pareça inacreditável,há pessoas que ainda não gostam de banho,e por vezes outras que não sabem fazer a própria higiene.A matéria não tem o propósito de impôr,mas de orientar.Mesmo as que acham saber sobre a devida higiene pessoal,aprenderá um pouco mais.Repito,basta não ser preguiçoso na leitura dessa matéria.

    ResponderExcluir
  59. Anônimo6/9/13 20:05

    No meu escroto a pele esta branca mais eu sou moreno e tambem ..em cima do meu penis a pele esta ressecada e braca ..ai quando eu passo a mao molhada some tudo .mais depois volta td..isso e sintoma de que????desdo de ja acradeco

    ResponderExcluir
  60. Infelizmente, não é possível fazer diagnóstico pela internet. Aconselho que procure um urologista para orientá-lo. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  61. Eu estou fazendo o tratamento com a vacina há 10 meses e quero engravidar... há algum risco na gestação se manter o uso da vacina?

    ResponderExcluir
  62. Cada vacina (imunoterapia) tem uma formulação diferenciada para cada paciente. Aconselho que exponha sua dúvida ao seu médico alergista pois desconheço o tipo e a concentração da vacina que está sendo feita no seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  63. Bom dia! me chamo Tamires e gostei muito desse site, estou fazendo o tratamento da Garderella Vaginalis (meu namorado também) hoje é o ultimo dia de tratamento , farei o retorno ao medico da empresa essa semana, ele sempre tratou minhas infecçoes , esse mes já marquei uma consulta com a ginecolista pra avaliar melhor o problema pois nao é a primeira vez que tenho essa infecçao, gostaria de saber se posso fazer sexo anal durante o tratamento da garderella, pois o corrimento e a coceira nao passou e provavelmente o medico pedira mais exames e estou preocupada pois tive que segurar a mestruaçao (Setembro/Outubro) imendando minha cartela de anticoncepcional por conta do tratamento, isso pode me fazer mal , tanto o sexo anal e a tomada continua do anticoncepcional? fico no aguardo da sua resposta =)

    ResponderExcluir
  64. Tamires: este site se destina a orientar sobre formas de prevenção e tratamento de doenças alérgicas. Infelizmente sua solicitação foge do tema proposto. Aconselho que esclareça suas dúvidas com seu médico ginecologista. Conto com a sua compreensão e agradeço a visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  65. AJUDA, POR FAVOR!
    Estou tendo um quadro recorrente de candidíase há mais de um ano, e já utilizei pomadas como cetoconazol e tinidazol, vários e vários tubos.... e comprimidos: fluconazol (três doses diárias, três dias), cetoconazol (duas vezes ao dia, por dez dias)....e nada, nada, nada! Há um ano, minha garganta vem infeccionando todos os meses, e parece que há uma coincidência com a manifestação e agravamento do quadro da cândida...minha imunidade deve estar baixa, mas já fiz nove exames e não estou com HIV/AIDS, e então não sei o que pode estar impedindo a minha cura....estou com coceira escrotal, coceira e dor anais, descamação na mucosa peniana e dores.....até mesmo a área interna das bochechas parecem estar um pouco "comidas", e ficam assim sem melhora....SOCORRO!

    ResponderExcluir
  66. Diego: infelizmente não é possível ajudá-lo pela internet. A análise pela internet pode induzir a erros de diagnóstico e conduta. É essencial que seja feita uma análise criteriosa e pessoalmente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  67. Estou usando Trivagel-n e minha menstruação chegou. Devo interromper o tratamento?

    ResponderExcluir
  68. O seu médico ginecologista é a pessoa indicada para esclarecer sua dúvida. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  69. ola gostaria de saber se os sintomas a seguir são referentes a da candidias: um pouco de febre, inchaço abdominal, desconforto abdominal, um pouco de coceira nas regiões da vagina, aparecimento de massa branca na vagina, dor de cabeça, tontura, ardor nas relações sexuais, atraso menstrual de 2 meses.

    ResponderExcluir
  70. A sua queixa é muito variada, porém existem alguns sintomas relacionados com candidíase.
    Converse com seu ginecologista
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  71. To usando miconazol mais a coceira so piora nao consigo nem dormir, sera que sou alergica? Devo interromper o tratamento?

    ResponderExcluir
  72. Felipe: peço sua compreensão, mas não é possível afirmar se é uma alergia sem examinar pessoalmente Aconselho que entre em contato com seu médico e peça que oriente a conduta mais apropriada para seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  73. Estou com candidíase ah duas semana e agora troquei a pomada a dois dias para nistatina e parece que ficou mais vermelho.... E não estou vendo resultado podem me ajudar??

    ResponderExcluir
  74. Patrícia: o caminho mais adequado é procurar seu ginecologista. Avaliar pela internet pode incorrer em erros. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  75. comecei a sentir uma coceira intensa na região da vagina, mas não senti nenhum corrimento, o único que teve foi o normal que vem todo mês quando esta perto da menstruação sem nenhum odor, usei uma pomada para coceira, nistatina, mas parece que ela fez com que a coceira ficasse mais intensa e na região onde coçava ficou com manchinhas vermelhas como quando um bichinho te pica, pode ser sintomas da candidíase?

    ResponderExcluir
  76. Existe a possibilidade sim de ser cândida. É fundamental que marque uma consulta com seu ginecologista.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  77. ESTOU COM UMA UMA DUVIDA CRUEL E JÁ FAZ UM BOM TEMPO,EM UM DOS LADO DO PÊNIS SEMPRE FICA TIPO MEIO COÇANDO E MEIO ARDIDO E QUANDO ACORDO ESTA ESBRANQUIÇADO APENAS NA REGIÃO ,DEPOIS SOME E FICA UNS PONTINHOS BEM PEQUENININHO E VERMELHO E A PELE FICA COM ASPECTO ENRRUGADO, ELA SOME DIAS ATÉ MESESE E DEPOIS VOLTA E NOTEI QUE SÓ APAREÇE QUANDO COMO CERTOS TIPO DE ALIMENTOS COMO: OVO,CEBOLA,ESSAS CARNES TIPO CHARQUE,LINGUIÇA,BACOM PELOS MENOS É ISSO QUE ANOTEI ATÉ AGORA EU QUERIA UMA AJUDINHA PQ ME COLOCARAM MINHOCA NA CABEÇA E FIQUEI COM MEDO DE FAZER EXAME.

    ResponderExcluir
  78. Marcio: o seu relato não sugere que seja uma alergia. Mas, não é possível afirmar pela internet, sem examinar pessoalmente e sem conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  79. Tenho alergia as Pomadas Vaginais Meu Medico passou fluconazol 1comp. 150 mg por 7 dias quase a farmacia mesmo com a receita quase nao vendiam! me deixaram com medo. Sera que vou ter algum problema ja to n 3 comp. E nao sentie nehum efeito colateral.

    ResponderExcluir
  80. Siga a prescrição do seu médico. Em caso de dúvidas, peça que oriente. Não é aconselhável seguir orientações de balconistas de farmácia, que não têm formação em medicina. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  81. Anônimo1/9/14 10:12

    Estou com um lado do pênis(pele do corpo) mais claro que o outro, e umas pintas vermelhas, estar meia ressecada tbm.. tem algo haver com cândida?

    ResponderExcluir
  82. Anônimo1/9/14 21:00

    na pele da vagina por fora manchas pequenas e grandes brancas estou sentindo uma leve ardencia nada dimais so to preocupada com as manchas e feio

    ResponderExcluir
  83. Você deve procurar um(a) médico(a) ginecologista para fazer o diagnóstico e indicar tratamento apropriado. Não é possível opinar pela internet, sem examinar pessoalmente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  84. Olá é normal ocorrer vermelhidão e aumento de temperatura ao redor das lesões após ingestão de fluconazol 150mg? o que pode ser que esteja ocorrendo?

    ResponderExcluir
  85. Sinto muito, mas não é possível opinar sobre o que está ocorrendo baseado apenas em seu relato e sem examinar pessoalmente Aconselho que entre em contato com o(a) médico que prescreveu o Fluconazol e peça que a oriente. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  86. Anônimo4/3/15 23:27

    Ola, fiz o exame para saber todos os virus e deu tudo negativo,mas tenho muita ardencia vaginal, antes de saber o resultado a dizer que não tinha nada, usei um ovulo que mal o coloquei senti tudo a arder, a partir dai minha vagina ficou a arder e não passa, sera que fiz alergia e o que sinto tem a ver com isso, visto que virus e fungos deu tudo negativo, ou mesmo dando negativo posso ter?

    ResponderExcluir
  87. Olá, boa tarde. Em primeiro lugar, você deve procurar um(a) Ginecologista para ser avaliada, e, se a partir desse exame houver a suspeita de um quadro alérgico, você deve procurar um(a) alergista. Não é possível opinar pela internet sem examinar. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  88. O tratamento com o óvulo dose unica antes da menstruaçao, pode atrasar a mesma?

    ResponderExcluir
  89. Você não informou o nome da medicação. Por favor, escreva para nosso e-mail blogdalergia@gmail.com complementando seu comentário. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  90. Olá,tenho uma dúvida . Sempre tenho crises de candida após tomar antibióticos ou quando a imunidade abaixa.Dessa vez fiz o uso do secnidazol e da pomada vaginal.Tive uma melhora em relação as coceiras mas ainda continua um pouco na hora de fazer xixi.Tem 4 dias que usei o secnidazol,posso usar o fluconazol?
    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  91. Não recomendo que use o Fluconazol sem acompanhamento médico.Agradecemos suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  92. Anônimo9/6/15 09:27

    Oi, tive uma crise de candidíase, e coçou muito não resisti e meti a unha na região da púbis e cocei cocei e no dia seguinte sairam umas bolinhas que evoluiram para lesão(penseo em herpes) só que não dói, só dói se mexer nela ou apertar, estou passando nitrato de miconazol a um dia e esta dininuíndo

    ResponderExcluir
  93. Boa tarde,
    Fiz um teste de imunidade celular e após 48 horas não tinha nenhuma reação no meu antebraço. Isso quer dizer que deu negativo ou positivo?

    ResponderExcluir
  94. Não é possível fazer diagnóstico sem examinar. É aconselhável que procure seu(sua) ginecologista para receber uma orientação adequada e segura. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  95. sempre que faço pccu o resultado e inflamação ,lactobacilos o que tenho estou doente

    ResponderExcluir
  96. A presença de bacilos ou Lactobacilos ou ainda Bacilos de Doderlein no preventivo pode ser normal. Estas bactérias constituem a flora vaginal e sua presença não indica obrigatoriamente uma doença. Aconselho que peça ao(à) seu (sua) médico(a) ginecologista que explique o resultado do exame para você. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  97. tive relação com meu noivo e no outro dia minha vagina tinha um mau cheiro e depois começou um corrimento amarelado com sangue, e o pênis dele inchou e saiu toda a pele. O que pode ser?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  98. O seu relato não sugere que possa ser uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. É aconselhável que procure seu ginecologista e solicite uma orientação. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  99. Ah uma semana apareceu uma machan esbraqueada na vulva do meu pênis junto com ela algumas rachaduras e ela ta crescendo e tipo como se tivesse ferindo eu nao entendi muito o porque disso mais to preocupado alguém pode me sugerir alguma solução

    ResponderExcluir
  100. Não é possível fazer diagnóstico pela internet, sem examinar. Você deve procurar atendimento médico na forma de consulta tradicional. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  101. O teste de imunidade celular consiste na aplicação intradérmica de antígenos PPD, candidina, tricofitina, estreptoquinase, entre outros. na face anterior do antebraço, sendo a reação avaliada após 48 horas. A resposta é considerada negativa quando não há eaçao aparente nos locais de aplicação das substâncias após 48 horas.
    Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  102. Olá gostaria de saber se a candidate causa dor apos a relação sexual? Pois senti muita dor

    ResponderExcluir
  103. Bom dia. A dor não é a principal característica da Candidíase. Procure seu(sua) médico(a), para que possa ser examinada e receber uma melhor orientação sobre dor ao ato sexual. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  104. Olá, uso o creme vaginal a base de nitrato de fenticonazol, tratamento de apenas 3 dias .. ( na bula diz que são 7 dias porém fui indicada que para o meu caso 3 dias eram suficientes, não é nada grave apenas um caso de muito stress e com isso baixou minha imunidade) gostaria de saber quanto tempo devo ficar sem relação sexual com meu marido .. Desde já obrigada ! Excelente matéria, parabéns .

    ResponderExcluir
  105. Não sei informar. Sugiro que solicite esta informação junto ao seu ginecologista. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  106. Estou com uma coceira na vagina no qual sai uma areia molhada amarela sem odor será q é candienise ou é algum problema do útero ?

    ResponderExcluir
  107. Vamessa: não há como afirmar se é uma candidíase sem examinar pessoalmente. É aconselhável que entre em contato com o(a) ginecologista e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  108. quando o penis do meu marido encosta nos labios da minha vagina sinto uma ardencia muito grande, não tenho corrimento nem coseira ja tomei varios medicamento e usei dois creme vagimal: nitrato de miconazol eoutro que não lembro mais continuo do mesmo jeito. Não sei o que fazer mim responda por favor.

    ResponderExcluir
  109. Sinto muito, mas não é possível fazer diagnóstico ou indicar tratamento sem examinar você pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliá-la e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  110. No caso da mulher estar com candidíase e ter relação com o parceiro, por precaução, qual remédio ele pode tomar?

    ResponderExcluir
  111. Boa noite. Isso depende do tipo de manifestação. Não prescrevemos sem conhecer o paciente ou seu caso. Procure orientação médica. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  112. Olá,estou em início(primeira dose) de tratamento com a vacina,porém estou em meio a uma crise leve de candidíase,gostaria de saber se devo procurar o ginecologista para indicação de um creme vaginal ou com o uso da vacina essas crises tendem a parar? É aconselhável fazer tratamento com cremes paralelamente com tratamento com vacinas?

    ResponderExcluir
  113. Mary: o tratamento ginecológico não deve ser interrompido durante o tratamento da imunoterapia. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  114. Boa noite acho q meu caso é pouco complicado pq a 2anos tomei mto antibiótico e comecei a ter diarreia diária fui diagnosticada com intolerante a lactose e síndrome do intestino irritado e seguir fazendo dietas e com as diarreias só q a candidiase sempre teve presente nos exames ginecológicos com ou sem eu ter os sintomas e a 2 meses apareceu coceira tipo inpigem na minha pele emn baixo dos seios costas e rosto e raxadura no canto da minha boca tipo boqueira comecei tratamento com antifungico 15 dias sumiu tudo até a diarreia ai soube da candidiase intestinal só q tudo voltou e só consigo ficar sem esses sintomas usando diariamente o antifungico oq estou fazendo a 1 mês. Minha pergunta é existe candidiase q invade assim um organismo saudável pq eu me sinto mto bem faço corrida musculação pilates e depois q comecei a tomar parece q melhorei bastante do cansaço q eu sentia tem alguma explicação pra isso?
    obrigada fiquei c Deus

    ResponderExcluir
  115. Candida é um fungo que habita o corpo humano de forma silenciosa e sem provocar sintomas, mesmo em pessoas saudáveis. Contudo, em momentos que ocorra desequilíbrio no nosso sistema de defesa, pode se manifestar como uma infecção. Os locais da manifestação podem ser variados, sendo mais comum a candidíase vaginal. Mas, também podem ocorrer na pele, boca, esôfago, vias urinárias, entre outros locais. Aconselho que procure um(a) alergista para fazer uma avaliação de sua imunidade e indicar um tratamento específico para você. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  116. Olá, estou com um grande problema! Tenho certeza que não é candidiase, mas não faço ideia do que pode ser, meu único sintoma é coceira, so coceira nos grandes lábios. Coça muito. Não sei se é alergia, pq tenho essa coceira por uns dias depois passa fica um tempo normal ai volta a coçar. Essa coceira ja esta me deixando louca!

    ResponderExcluir
  117. Bom dia. Você precisa ser examinada. Para formulação de qualquer diagnóstico e para um possível tratamento, é necessário que o seu caso seja avaliado. Procure a orientação médica. Os sintomas só irão embora a partir do momento que você tratar a causa. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  118. Bom dia!
    Usei o gynazole 1 e no outro dia a tarde a menstruação veio. Isso corta o efeito do medicamento?

    ResponderExcluir
  119. Bom dia. Pode ser que a medicação não faça o efeito total. Entre em contato com seu ginecologista. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  120. Dentro da minha vagina sinto inxada e qndo ponho o dedo sinto aspera e doi pois tenho dificuldade de por o dedo ....ja tomei remedio usei pomadas tioconaxol e nistantina mas ainda n curou .....melhorou mas n curou .me falem o que e melhor p meu caso.obrigada

    ResponderExcluir
  121. O que você fez para melhorar?

    ResponderExcluir
  122. Priscila: seu comentário chegou incompleto Pedimos a gentileza que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) para que possamos ajudá-la Gratos por sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  123. Gessika: peço sua compreensão, mas não é possível orientar pela internet, sem examinar você pessoalmente. Aconselho que procure seu ginecologista. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  124. Anônimo2/2/16 05:55

    Olá tenho 13 anos ,estou sentindo um ardo(interno e externo) e uma coceira ,estar vermelha e um pouco enxada com bolinhas vermelhas , você acha que eu deveria conversa com a minha mãe para ela me levar a um ginecologista ou não é nada preocupante ?

    ResponderExcluir
  125. Sim, o ideal é que sua mãe a leve ao ginecologista. Para tratar, é preciso diagnosticar a causa. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  126. Estou com uma ardencia so onde fasso xixi e com bolinhas, estava com candidiase mais fiz o tratamento e nao apareceu nenhum dos sintomas o que pode ser me ajude pffv

    ResponderExcluir
  127. Olá, bom dia. Os dados que envia em seu relato não permitem fazer um diagnostico. Você deve procurar um(a) Ginecologista para ser avaliada pessoalmente Não é possível opinar pela internet. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  128. Eu tenho candida recorrente. Todo mês ela aparece,quando está chegando a menstruaçao. fico c mto corrimento. Quando a menstruaçao acaba a candida somea mas é todo mês antes da menstruaçao ela aparece. Nao sei mais o que fazer,nao consigo nem ter relaçao direito,pq a vagina fica ardendo durante a penetraçao.

    ResponderExcluir
  129. Boa Tarde Doutor, tenho candidíase recorrente desde a adolescência devido o histórico de baixa imunidade, algo que incomoda bastante, ja usei todas as pomadas (nistatina, isoconazol, miconazol, tiotrax, tinidazol, tioconazol outras) o problemas e que estou com alergia delas quando as usou aumenta a coceira de modo insuportável, ja não sei mais o que usar, atualmente estou usando tinidazol+tioconazol ja estou na 5º aplicador e nada do incomodo passar, pelo o contrario so faz aumentar. Pode ser alergia formula, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  130. Bom dia. Recomendo uma consulta com alergista, para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e assim poder avaliar se é mesmo uma alergia. A imunoterapia pode ser de grande valia nos casos de candidíase de repetição Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  131. Lucilane: Aconselho que procure um alergista para avaliar seu caso e orientar se há necessidade de avaliação imunológica e imunoterapia. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  132. Quando que a candidíase se torna repetitiva (crônica)?

    ResponderExcluir
  133. Jhenny: doença crônica é uma doença que persiste por períodos superiores a seis meses e não se resolve em um curto espaço de tempo.Obrigado pela sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  134. tenho uma coçeira ao redor do meu bumbum quando coço demais chega a ferir e toma a parte completa do bumbum ja a anos medico me passou pomada dagua mais nao deu serto me ajuda nem biquine posso usar com vergonha

    ResponderExcluir
  135. Deiliane Barbosa: Compreendo sua preocupação, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele têm que ser examinadas pessoalmente. Além disso, é essencial conhecer também os dados do seu histórico clínico de forma criteriosa. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Conto com a sua compreensão. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  136. Boa noite.Fui diagnosticado con candidiase,me tratei com antimicoticos passados pelo dermatologista.Melhorei,mas,percebi que ao comer doces e carboidratos meu estado piora.Passei por uma nutricionista e estou numa dieta pobre em carboidratos.Qual médico a senhora me recomenda pra um tratamento alternativo?Silvio

    ResponderExcluir
  137. Silvio:se você fez o tratamento adequado e não obteve melhora, é recomendável que retorne para nova avaliação com o seu dermatologista. Assim poderá ser feita uma nova investigação diagnóstica para que se possa indicar o tratamento mais adequado para seu caso. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  138. Ola tive micose no penis e gracas a deus hoje estou curado . So que no local onde passei a pomada ficou um pouco sensivel queria sabrr se com o tempo isso volta ao normal.?

    ResponderExcluir
  139. É provável que sim, Emiliano. Mas não é possível afirmar se haverá recuperação total, sem examinar pessoalmente Agradeço sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  140. Ola amigos boa noite, gostaria de uma opinião de vcs, fui diagnosticado com Balanite alérgica, porem o medico recitou apenas Loratadina 10 mg ao dia, mais nenhum outro remédio, será que somente esse será suficiente, pois já faz 15 dias que estou tomando e não tenho notando resultados

    ResponderExcluir
  141. Karlão: bom dia. Alguns homens também apresentam infecções recidivantes por cândida no pênis. O quadro é semelhante ao das mulheres com candidíase vaginal de repetição. Nem sempre o uso de medicamento é suficiente para controlar o problema. recomendo uma avaliação com alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  142. ola, estou com muita coçeira e minha vagina esta com massas brancas e saindo um liquido branco... oque eu posso tomar pra melhorar? vou começar tomar fluconazol e Miconazol, nto tempo ate melhorar?

    ResponderExcluir
  143. Não recomendo que tome nenhuma medicação sem orientação médica. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  144. Anônimo3/9/16 19:14

    o tratamento com a vacina pra candidiase pode se prolongar por mais de dois anos dependendo do caso?

    ResponderExcluir
  145. O tratamento com vacina não tem uma duração padronizada. Varia de acordo com cada caso, tipo e intensidade da doença. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  146. Olá! Eu faço tratamento com vacinas para alergias há mais de 2 anos. Há uns 3 meses a médica que acompanha meu tratamento incluiu candidina, desde mais ou menos esse período tenho notado borborigmos, voltarei a médica em 2 semanas, esse sintoma pode ser uma reação a vacina? Devo comentar com ela sobre esse sintoma ou o mais indicado é procurar outro especialista? Muito obrigada pelas informações prestadas!!

    ResponderExcluir
  147. Bom dia. Borborigmos - nome usado para definir os ruídos estomacais - não resultam de reação à imunoterapia (vacina para alergia). Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  148. VocÊs tratam da parte imunológica de um paciente com candidíase? Gostaria de saber o endereço e como fazer para ter uma consulta.

    ResponderExcluir
  149. Sim. A Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro atende sem hora marcada, em ordem de chegada, de segunda a sexta feira. Para ser atendido pela manhã, basta chegar de 8 às 10:00 e à tarde de 13 às 15 horas. Por favor, ligue para 2517 4206 ou para 2210 2810, no horário citado, fale com a nossa secretária e informe-se sobre mais detalhes. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog

    ResponderExcluir
  150. Oi , tenho 17 anos tenho um filho de 2 anos e 7 meses ,e em dezembro do ano passado tive relacao e os sintomas mas passou rapido , e em janeiro fiz o preventivo e nao constou nada , ai depois em maio tive relacao dnv e nao tive sintomas do inxaco mas pq tava mto tempo sem ter relacao so isso , ai depois em julho eu tive relacao novamente e veio inxaço ardencia corrimento feridinhas , ai fui na ginicologista , e ela relatou ser candidiase e me passou 2 semanas de fluconazol(tomar um e dai 7 dias tomar novamente) so que ela flw q eu n podia ter relacao q iria voltar se eu tivesse e eu tive relacao , mas tomei direitinho e foi embora , como sei se estou curada ? Como sei se ira voltar ou nao ? Queria ajuda obrigada

    ResponderExcluir
  151. Bom dia. A conduta mais adequada é retornar à sua ginecologista para novo exame, coleta de material e assim possa ser orientada de forma adequada e segura. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  152. Gostaria de saber se a candidiase pode causar bolinhas na vagina avermelhadas ?

    ResponderExcluir
  153. A candidíase vaginal se caracteriza pela presença de corrimento branco com placas cremosas esbranquiçadas, na vulva e mucosa vaginal. Gratos por sua visita ao blog da alergia.

    ResponderExcluir
  154. Olá sofria de candidiase recorrente durante 5 anos e ginecologista disse para não lavar minha calcinha na máquina de lavar roupa e sem à mão com sabão em barra, não usar pensos higiénico normais mas sim de algodão e não usar calças e sim saias e voila a maldita candidiase se foi ;-) faça o mesmo e verá sua vida voltar ao normal

    ResponderExcluir
  155. Obrigada por seu depoimento os cuidados preventivos são essenciais para o controle da candidíase. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno