Pular para o conteúdo principal

Cada vez mais alérgicos

Um fato: estamos mais alérgicos! 

No Brasil, estima-se que o aumento de alérgicos entre 1980 e 2010 seja de 50%. Nos EUA a alergia está em quinto lugar no ranking de doenças crônicas e uma em cada cinco pessoas tem alergia ou sintomas de asma. 

Este problema que atinge 40% da população mundial cresce mais em países desenvolvidos, segundo o alergista e imunologista Mário Geller, membro titular da Academia de Medicina do Rio de Janeiro.

A explicação para o aumento na população alérgica nesses países, segundo ele, tem a ver com limpeza; com o aumento do número de cesáreas (que tiram o bebê diretamente do útero, ambiente protegido, em vez de fazê-lo passar pelo canal vaginal, colonizado por bactérias); e com medicamentos como vacinas e antibióticos — fatores que fazem com que o sistema imunológico fique preguiçoso e, combinados à genética do indivíduo, favorecem a alergia. Com um sistema preguiçoso, qualquer poeirinha funciona como agressão. 

Inverno é pior para alérgicos 
No inverno as alergias de vias respiratórias, como rinite e sinusite, incomodam ainda mais: o tempo frio e seco machuca a mucosa já inflamada, e o frio úmido traz de volta os ácaros de cobertores guardados desde o inverno anterior. Na semana passada, quando o tempo virou no Rio, o gerente de contas Wagner Oliveira foi três vezes ao hospital por conta de uma sinusite aguda que o deixou com dor de cabeça, testa e nariz latejando. Sem melhorar depois de muitos antibióticos, corticoides e descongestionantes, ele agora decide se vai ou não fazer uma cirurgia para consertar um desvio de septo. 
A especialista em alergia e imunologia Ana Paula Castro, do Hospital das Clínicas de São Paulo e diretora secretária adjunta da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI), explica que uma cirurgia como esta não cura a alergia, mas melhora a passagem de ar. Se o nariz está muito trancado e o septo é torto, a cirurgia melhora um pouco a vida do paciente, mas são duas coisas diferentes. Hoje a cirurgia de desvio de septo é bem mais simples, dura em média uma hora e meia, é feita por uma câmera que guia o médico por dentro do nariz, com cortes mínimos. Em um mês a recuperação está concluída sem hematomas ou tampões. 

A decisão de fazer ou não a cirurgia depende da localização do desvio. Se o desvio de septo é mais na entrada, na válvula nasal, obstrui a entrada de ar e é um caso mais
cirúrgico. Um desvio mais no fim do nariz pode não causar obstrução, mas dá dor de cabeça — explica a otorrinolaringologista Ângela Beatrtiz Lana, que também é médica do sono. A maioria das pessoas, segundo ela, tem algum grau de desvio. No caso da rinite especificamente, a inflamação faz crescer carnes esponjosas no nariz que contribuem para o bloqueio à passagem do ar.
O nariz muda no decorrer da vida, mas não por causa da alergia, como se pensa. Quando se é criança o nariz é mais cartilagem, já adulto essa cartilagem vira osso. Numa criança de dez anos já é possível diagnosticar um desvio de septo, que acontece devido a um trauma ou é genético mesmo. 

Novidade sobre reações alimentares 
Além das alergias respiratórias, as alimentares estão mais importantes. E com novos estudos. Em Israel, um estudo mostra que a introdução precoce de amendoim na alimentação de crianças causou tolerância, em vez de sensibilização. Em Cingapura, mães, por necessidade, deram crustáceos a bebês de dois meses e isso não causou nenhuma reação. 


— Em crianças alergias a leite, clara de ovo e trigo são muito importantes, mas novos estudos mostram que, depois de dois anos, a introdução de alimentos cozidos, como bolo, induzem mecanismos de tolerância — conta Mário Geller, que cita ainda a imunoterapia, feita com a administração de cápsulas dos agentes alérgenos para induzir a tolerãncia. 


Os corantes, temidos na década de 80, também já não são ameaça: há cinco anos, depois de vários estudos, ficou provado que não havia reprodutibilidade entre o que era narrado pelo paciente e o que era testado clinicamente. Ou seja, os corantes eram dados a voluntários declarados alérgicos, em diferentes concentrações, alternados com placebos, e a alergia não se manifestava. Pode existir? Sim, mas nada provável. 

Quais são as principais alergias?
Rinite: Inflamação no nariz causa incômodo, crises de espirro e coceira no nariz. 
Sinusite: Inflamação no fim do nariz causa dor de cabeça, congestionamento da face e catarro purulento. Pode ser uma consequência da rinite. Crianças sofrem mais porque produzem mais secreção e têm dificuldade de eliminar o catarro. 
Bronquite: Inflamação nos brônquios causa tosse e falta de ar. As que têm início na infância podem melhorar na vida adulta. Cigarro, poeira e perfumes: São agentes agressores que exacerbam os sintomas em pessoas com asma e rinite. Infecções virais, como resfriados, também desencadeiam asma. 
Dermatites: Alergias de pele que causam vermelhidão e coceira. Podem melhorar ao longo da vida. 
Alergias alimentares: Dependem de predisposição genética e são desencadeadas por vários fatores. As reações que têm início na infância em geral melhoram na vida adulta. 
Fonte: O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno