Pular para o conteúdo principal

Coceira ou prurido

Coceira é o nome popular para definir o que os médicos chamam de prurido
Mas, atenção: nem toda coceira é causada por alergia. Pelo contrário, inúmeras dermatoses são precedidas ou acompanhadas de coceira no corpo. 


O prurido pode ser simples, ou seja, a sensação de coceira não se acompanha de lesões visíveis na pele. Mas também pode se complicar com manifestações secundárias consequentes da repetição do ato de coçar, ocasionando vermelhidão na pele e escoriações. Podem surgir também manchas escuras residuais e a pele se torna espessada, irritada e grossa. Em alguns casos, pode ocorrer infecção secundária destas escoriações, surgindo dor, edema (inchação), secreção e pus. 


O prurido simples alérgico pode se manifestar de forma  generalizada, sem lesão cutânea, podendo ser originado por medicamentos e, esporadicamente, por alimentos, contactantes ou por agentes físicos como frio, calor, suor etc. 


Antes de qualquer coisa, o médico investigará as causas não alérgicas de prurido generalizado. Entre estas destacam-se: 
- Diabetes 
- Doença renal 
- Infecções por bactérias 
- Doenças do fígado
- Intoxicações (álcool, cocaína) 
- Pele envelhecida (prurido senil) 
- Gravidez e outros fatores hormonais 
- Doenças da tireóide
- Arteriosclerose senil 
- Fatores Psicológicos, stress  
- Tumores


Em alguns casos, a coceira pode ser localizada em regiões específicas do corpo. Nestes casos a pesquisa de uma causa deve ser realizada. Por exemplo, um prurido na região anal pode ser desencadeado por alergia de contato ao papel higiênico ou até por uma causa não alérgica como um parasita intestinal (oxiúros). 


A escabiose ou sarna é uma causa frequente de coceira e pode se iniciar sem lesões aparentes, se confundindo com uma alergia. E, sarna não é sinônimo de sujeira! Qualquer pessoa pode pegar sarna pois basta ter contato com uma pessoa com o problema, pois é muito contagiosa. 


Dicas para diminuir a coceira:


O ato de coçar irrita e danifica a pele, causando um circulo vicioso que deve ser evitado. - Mantenha as unhas bem aparadas e curtas, sem pontas. 
- Tome o anti-histamínico (antialérgico) recomendado pelo seu médico.
- Banhos coloidais (água com maisena ou aveia cozida) podem acalmar a pele.
- Se a pele está ressecada ou irritada, tome cuidados como: diminuir o número de banhos, usar  sabonetes suaves e aplicar hidratante diariamente logo após o banho.
- Evite uso de buchas ou esfoliantes. Não esfregue sua pele durante o banho  ou ao se enxugar.
- Use roupas de tecido de algodão. Evite tecidos sintéticos, lycra, jeans, etc. 
Não é fácil, mas recomenda-se buscar o autocontrole. Se não consegue evitar coçar, procure fazê-lo de forma suave, tente se distrair, ocupar-se e pensar em algo agradável.
O tratamento pode ser demorado, exigindo persistência e disciplina. O mais importante é detectar a causa do prurido.

Lembre-se: a pele é um órgão integrado ao corpo. O sintoma cutâneo, como por exemplo, uma coceira crônica (de duração arrastada) pode ser um indicador da condição de saúde do nosso organismo.

Fonte: Alergia para leigos, Rios JB, Carvalho LP

Comentários

  1. Anônimo5/9/15 08:09

    Olá, á uns dias que ando com uma ligeira coceira no corpo no entanto não tenho vermelhidão nem bicos. Isto começou quando fui picada por mosquitos. A coceira não é muita nem incomod ao dormir. O wque poderá ser?

    ResponderExcluir
  2. Os dados do seu relato sugerem que a coceira possa ser resultante de picada de inseto. Sugiro que aplique um hidratante nos locais em que está coçando. Evite banhos muito quentes. Use um sabonete neutro glicerinado no banho e aplique o hidratante logo após o banho, com a pele ainda umedecida. Se não melhorar, procure atendimento médico. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!!! Moro em são José dos campos, interior de SP,
    Tenho 35 anos, e alguns anos convivo com coceiras, e acabam machucando a pele de tanto coçar, peito, braços , punho, joelho e penas,nas dobras dos punhos ,ate na dobrinha da palpebras do olho, fica rachada e coça e qdo cai agua arde muito....Quando começo a coçar atiça mais....da uma coceira danada!!!
    No outro dia percebo que fica machucados, e região irritada e vermelha, , já tomei hixizine, usei pomadas dipropionato de betametasona+ ácido salicílico, e nada....Diagnosticaram dermatite atópica, tenho sinusite,pouca asma ,isso pode interferir??
    Por favor me ajudem!!
    Estou sofrendo muito....

    ResponderExcluir
  4. A dermatite atópica se acompanha de coceira (prurido) e pode se associar à alergia respiratória. O tratamento não se limita aos remédios, mas também aos cuidados cutâneos e tratamento da alergia como um todo, não só na pele. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  5. Please me ajudem.
    A um mês mas ou menos sinto
    Uma coceira horrível pelo corpo.
    Algo que me encomoda muitoooo.
    Me desesperoo pois não consigo controlar esta coceira, depois que comecei a ter essa coceira horrível, começou aparecer espinhas no meu rosto umas espinhas internas que mancham e ficam feias não sei explicar, nunca fui de ter isso. Tenho muita coceira nas costas e nos braços. e meu rosto além da coceira ele ardee muito. Ja fui em vários lugares várias clínicas medicas e eles dizem que pode ser nervosismo ou algo do tipo pois fiz vários exames e não deu nada aparentemente.
    By: Sarah

    ResponderExcluir
  6. Sarah: infelizmente não é possível emitir um parecer específico sobre seu caso através de um aconselhamento por e-mail, sem examinar pessoalmente. A coceira é um sintoma que pode acompanhar várias doenças e nem sempre tem causa alérgica. Por isso a consulta médica é essencial, para que se possa analisar seus dados clínicos de forma minuciosa, ou seja, se é portador de outras doenças, medicamentos que usa, sua ocupação e hábitos, etc. Caso more no Rio de Janeiro, a nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
    Obrigada pelo acesso ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  7. Pessoal não sei se irá ajudar, mas eu tenho coceira a anos,sem explicação nenhuma pra resumir o assunto, depois de muito ler, ouvir, entre outros, com o passar do tempo, eu mesma consegui controlar, eu passei a observar em que momentos a coceira ficava mais frequente, eu vi que isso acontecia qdo eu estava estressada, ansiosa, tomava banho muito quente, esfregava a pele com algum tipo de esponja ou escova, se eu ia tomar banho e ficava com o pensamento em o que eu iria depois e principalmente, qdo me secava após o banho esfregando a pele, nossa é horivel né gente, tinha momentos que me dava vontade de rasgar a pele, mas aí depois que passei a tomar essas precauções, nossa, melhorou muito, hoje eu só sinto qdo estou muito estressada, aí não tem jeito, mas em comparação a antes, melhorou 90%.
    E amigos, claro que toda alteração do corpo temos que procurar um especialista, mas se alguem se identifica com o meu relato, não adianta gastar dinheiro com sabonetes especiais, tomar antialérgico, entre outras doideiras que na hora do desepero fazemos pra amenizar a coceira, pois já fiz de tudo, só o que melhorou foram essas mudanças.
    Sinceramente espero que cada uma resolva seu problema e espero ter ajudado quem tem o mesmo que o meu.
    bjsss

    ResponderExcluir
  8. Rita: Obrigado pelo depoimento e pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  9. ola,bom dia ,meu pai a um ano vem com uma coceira na pele ,principalmente nos bracos ,,,o qual já esta bastante irritados ,esta orrivel quase na carne viva,ele e daquele tipo grosseiro q não gosta de médicos ,mas mesmo assim levei ele ,mas a medica so passou remédio ,,não pediu exames,nao temos condições de paga particular,,vcs pode me da alguma orientacao

    ResponderExcluir
  10. Sinto muito, mas não é possível emitir um parecer específico sobre o caso do seu pai sem examiná-lo pessoalmente. A coceira não é uma doença, mas sim um sintoma que pode acompanhar várias situações de saúde e condições na pele. Além disso, uma coceira pode ser sintoma de doenças dermatológicas bem como de muitas doenças sistêmicas. Nem toda coceira tem causa alérgica. Por isso a consulta médica é essencial, para que se possa analisar seus dados clínicos de forma minuciosa, ou seja, se é portador de outras doenças, medicamentos que usa, sua ocupação e hábitos, etc.
    Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
    Obrigada pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  11. Oi, boa noite, tenho 29 e está com 4 meses, que surgiu uma bolhas pequenas que coçam bastante no dorso do meu pé direito, depois viram feridinhas que novamente coçam, e fica nesse ciclo vicioso começa cicatrizar depois surgir em outro local da pele próximo de onde cicatrizou outras bolinhas que começa a coçar, depois que cicatriza fica ressecada. Tenho alergia a picada de mosquito mas percebi que essa coceira, não é por isso, surgiu somente nesse pé em uma área pequena, mas que incomoda bastante. Se vc poder me ajudar? Nunca vi isso. E só pra constar não sou diabética.

    ResponderExcluir
  12. Bela: sinto muito, mas não é possível ajudá-la sem examinar as lesões que descreve. É aconselhável que procure uma consulta médica feita pessoalmente. Estamos ao dispor, caso você more no Rio. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde! Meu nome é Jessica, tenho 24 anos e gostaria de saber alguma informação sobre o prurido que tenho ao praticar qualquer atividade física, esse sintoma começou há uns 4 anos, antes praticava atividades físicas e não tinha problemas, hoje em dia qualquer atividade que provoca o suor como uma simples caminhada, desencadea um prurido intenso na região da coxa próximo à virilha e nas pernas. Gostaria de saber se é uma alergia do suor e se existe algum tratamento que não seja por uso de anti histaminicos e corticoides.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Jessica: é possível que o peurido esteja associado à atividade física e/ou ao suor. Mas não há como emitir um parecer pela internet, sem examinar você pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  15. por favor ! ha muito tempo surgiu umas coceiras muito fortes em meu corpo todo, e se tornavam como que mordidas de abelha , , procurava o pronto socorro pra tomar o devido remedio que na verdade servia somente por uns dias, e nunca mais fiquei livre disso, hoje em dia, a coisa complicou mais pois essas coceiras não se parecem mais com as mordidas de abelhasm, pois surgem de uma pequenina bolhinha d+agua , e o pior é que isso se comcentrou mais nas partes intimas , nos olhos, nos ouvidos, ,no nariz, na garganta e chego a me ferir muito nas partes intimas de tanto coçar, estou tendo de tomar anti alergico duas vezes por dia. . ja passei por varis especialistas e me dizem ser urticária emocional. por favor, me ajudem!,

    ResponderExcluir
  16. O seu relato não sugere que possa ser uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  17. Eu sofro de coceira muito intensa na perna quando tiro a calça jeans. A perna fica cheia de carocinhos que coçam muito. Minha perna está com varias manchas pois a coceira é muito intensa, não consigo controlar e termino me ferindo com grandes feridas. nao sei mais o que faço. Já tomei anti-alergico, ja usei pomada anti-alergica, uso maisena com agua morna. A coceira só começa quando tiro a calça, e só acomete a parte inferior, pois a coxa não tem esse problema.

    ResponderExcluir
  18. Nem toda coceira é causada por alergia. É aconselhável que procure uma consulta médica feita pessoalmente. Estamos ao dispor, caso você more no Rio. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  19. Tenho umas manchas castanhas nos dois lados do peito elas vão escresendo e me dão coseira largando suas casca seca tipo caspa que posso fazer para tirar obrigado

    ResponderExcluir
  20. Carol: manchas não são iguais em todas as pessoas. De acordo com seu tipo de pele e da intensidade da reação ocorrida, a pele pode apresentar manchas com maior ou menor acometimento cutâneo. Por isso, não há como indicar o procedimento para correção das suas manchas pela internet, sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que procure um (a) especialista para orientá-la. Agradecemos sua participação em nosso blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  21. Olá, gostaria de tirar uma dúvida, há mais de 2 meses iniciou em mim uma coceira no ante braço, coçava muito até machucou e começou sair um líquido incolor, fui a farmácia e me foi receitado uma pomada com vários elementos entre eles o cetoconazol e passou a coceira até clareou a mancha q se fez devida a coceira, só que com o prurido nos braços veio também no ânus, uma coceira muito intensa q abre feridas, arde muito, pela manhã, dps do banho e a noite a coceira se intensifica, tentei usar a cetoconazol não funcionou, tentei usar policressuleno + cloridrato de cinchocaina mas também não resolveu, oq eu posso fazer para acabar com essa coceira?

    ResponderExcluir
  22. Peço sua compreensão, mas nosso blog obedece a norma do Conselho Federal de Medicina. Não é permitido prescrever ou indicar nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico na forma de consulta tradicional para que seja feito o diagnóstico e identificada a causa da coceira que descreve. Assim, poderá ser medicado de forma adequada e segura. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia!!!
    Tem uns dez dias que estou com os braços vermelhos e região do pescoço.
    Já tomei beta trinta,prednisolona,fenergan, polaramine e desalex receitas pelo o médico e nada resolve.
    Fiz um exame de sangue.
    Estou preocupada a aparência é de alguém que foi a praia e se queimou.
    O que pode ser isso,pois nunca ocorreu .

    ResponderExcluir
  24. A coceira não é uma doença, mas sim um sintoma que pode acompanhar várias situações de saúde e condições na pele. Nem toda coceira tem causa alérgica. Por isso a consulta médica é essencial, para que se possa analisar seus dados clínicos de forma minuciosa, ou seja, se é portador de outras doenças, medicamentos que usa, sua ocupação e hábitos, etc. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
    Obrigada pelo acesso ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo8/1/16 16:28

    Olá, estou com coceira na nadega direita; fui à praia no fim do ano e isso começou lá. Ao olhar percebi que tinha uma bolinha que parecia com a picada de um inseto, voltei faz uma semana e não passou; hoje, quando fui olhar percebi que apereceram mais bolinhas e a coceira é bem nelas.
    Não entrei no mar enquanto estive ba praia, apenas sentei na areia; porém, na casa em que fiquei tinha pscina . Uma das vezes que entrei a água estava muito suja e com mal cheiro.
    O que essa coceira e essas bolinhas podem ser, qual médico devo consultar e, devo tomar algum anti alérgico?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  26. O seu relato não sugere que possa ser uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um(a) dermatologista para avaliar seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  27. Carol: muitos fatores podem provocar coceira. Para afirmar a causa, é necessário examinar pessoalmente. O que podemos lhe orientar é que você procure atendimento médico, explique seus sintomas, para que seja examinada e orientada de forma adequada e segura. Obrigado pela vista

    ResponderExcluir
  28. Oi de uma hora para outra começou uma coceira em todo o corpo bolinhas vermelhas e quanto mais coçar mais coceira da. Isso aconteceu depois que tomei um suco de pessego. Atrás disso quer dizer então que tenho alergia a este tipo de alimento/bebida?aguardo resposta

    ResponderExcluir
  29. Aline: sinto muito, mas não é possível afirmar a causa da coceira ou mesmo definir se ocorreu alergia ao suco de pêssego pela internet, sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  30. Estive no Nordeste recentemente, nas férias (Rio Grande do Norte e Ceará), e ao retornar (dia 23/01/16) notei umas pintinhas avermelhadas no pulso que causavam muita coceira. Imaginei serem decorrentes dos mosquitos e usei uma pomada para picadas de insetos, porém apenas diminuiu a irritação e ainda surgiram bolinhas em outras partes do corpo. Procurei um dermatologista no dia 29.01.2016 e relatei o caso. A receita foi de uns comprimidos Alektos (1 por dia) e Topison creme. Tenho usado conforme a prescrição mas não vejo resultados, notando que o problema está a aumentar. O médico disse que a partir de três dias não surgiriam mais bolinhas. Acho que há erro de diagnóstico e vou suspender o tratamento, pois não costumo tomar qualquer medicamento e procurei ajuda especializada por acreditar que resolveria. O incômodo continua e até penso em ir noutro dermatologista mas tenho dúvidas, pois já não deu certo na primeira vez. Por outro lado outro profissional poderá confirmar (ou não) o erro de diagnóstico, porém não estou inclinado a tomar mais medicamentos genéricos sem certeza do diagnóstico. O problema continua incomodando e se alastrou pelo cotovelo e pela barriga e temo que continue a aumentar. O que posso fazer ?

    ResponderExcluir
  31. Se você fez a medicação de forma correta e não obteve melhora, é indicado que retorne ao médico para nova avaliação e orientação. Obrigado pelo contato com o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  32. Tive um quadro viral muito forte há 2 meses. Onde foi diagnosticado dengue,por um médico e Zica por outro.
    Poucos dias depois fui a praia.
    De lá pra cá tenho tido muita coceira e a pele grossa na região dos braços e pernas abaixo do joelho. Sinto que piora sempre que fico muito agitada ou pego sol. Oque poderia ser??

    ResponderExcluir
  33. É possível que a pele tenha ficado mais sensível após o quadro viral. A coceira é um sinal de alerta e pode ser sintoma de diversas doenças. Contudo, não é possível afirmar o que pode ser, baseado apenas nos dados enviados em seu relato e sem examinar você pessoalmente. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  34. Tive algumas crises de coceira e queimação na região períneo-anal já tem uns 3 anos; Esta minha ultima crise, o diagnóstico do médicos foram Fungo. Um medico disse que era Herpes. Mas Eu acho que é fungo mesmo, deixei as roupas de banho/cama muito sujas em casa, acho que foi isto. Aí estou tomando Fluconazol e passando Desitin ou pomada cetrilan de Zinco. Mas demora pra passar a queimação sempre. Então fica sempre a dúvida do que é mesmo; Consultei até proctologista que achou que foi poeira mesmo e talvez fungo. O que um Alergiologista poderia investigar mais? O que pode ser? Estou com consulta marcada com um. Já li mil foruns em ingles sobre isto, poobleminha que me deixa irritado e desconfortável.

    ResponderExcluir
  35. Bom dia. Você precisa ser examinado. Para tratar, é essencial fazer o diagnóstico e para opinar, é necessário que o seu caso seja avaliado de forma criteriosa e pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  36. sua coceira e igual a mnha mto ruim so me passam loratina mas n vejo efeito..sinto melhora qd uso pomada cetobeta. mas n aguento mais coca corpo tdo . e mt ruim e ta manchando mnha pwle..salva neu email qem sabe podemos nos ajuda alinemarcio1722@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. tnho coceira canela braço bumbum coxa cintura parte intima tudo coca fica um tmpo some e volta..ta marcando meu corpo todo..infelismente nao tnho convenio e no posto publico so dao loratina oleo vegetal pomada cortitop nada resolve..nao dizem i q é...sempre as mesmas medicaçao q nao resolve..so nelhora qdo passo pomada q nao da no posto q chama cetobeta me ajudem..qeria q um medico se sensibiizasse com meu problema e me ajudasse descobrir o q tnho..tnho filhos e tnho medo d passar p eles.

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde ,meu nome é gabriel tenho 17 anos e eu tenho uma coceira desde os meus 10 anos mais não apresento nenhuma micose no corpo mais toda vez que saio do banho começa essa coceira infernal por isso meu pai manda lavar a caixa de água constantemente por causa disso mais não adianta de nada e essa coceira só paça depois que eu fico deitado na cama com o ventilador ligado e me distraíndo com alguma coisa

    ResponderExcluir
  39. Silvia: nem toda coceira é causada por alergia. Por isso, a investigação da causa é a base para o tratamento. Os remédios aliviam, mas se a causa não for tratada, a coceira não melhorará. Caso more no Rio, estamos ao dispor para examiná-la e prestar esclarecimentos. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  40. Gabriel: a coceira após banho pode ser sinal de uma irritação na pele ou de um dermografismo. Aconselho que procure atendimento médico Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  41. Olá! tenho uma coceira nas pernas, creio que é por causa da depilação, mas já mudei os métodos de depilação e continua. A alergia pode ser causada por crescimento dos pelos? e essa coceira deixa minhas pernas com manchas escuras, como devo eliminar essas manchas?

    ResponderExcluir
  42. ris: a coceira que descreve não parece ser causada por alergia. Contudo, não é possível fazer diagnostico sem examiná-la pessoalmente. Caso more no Rio, estamos ao dispor para examiná-la e prestar esclarecimentos. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  43. tenho26 anos e tem 5 dias q eu to se4ntindo uma coceira com ardencia de um lado do rosto nao sei mas o q faco

    ResponderExcluir
  44. Peço sua compreensão, mas afirmar algo sobre um paciente que não tivemos a oportunidade de examinar é bem complicado. Uma coceira pode ter várias causas e nem sempre está relacionada com alergia. O que podemos lhe orientar é que você procure atendimento médico pessoalmente para que seja investigada a causa do seu problema. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  45. Olá meu nome é Renata , estou com uma ceceira na mão há uns dois dias , sendo uma das noites quase não dormi porque ficou muito intensa ; só consegui descansar depois um pouco em que molhei uma toalha e dormi com as mãos enroladas nela . Não tem lesão nenhuma aparecendo o que poderia ser ?

    ResponderExcluir
  46. Renata: A coceira pode ter causas variadas. Nem sempre é causada por alergia. Remédios não resolverão o problema se a causa da coceira não for detectada e tratada. É aconselhável que procure um(a) médico(a) especialista para analisar seu caso e orientar de forma adequada. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  47. OLá Boa Tarde!!!
    Meu nome e Renata, tenho 35 anos, há 04 meses, venho sentindo uma coceira, que não tem explicação,fui a dermatologista, e ela me disse que teria que hidratar bastante a pele,mudei alguns hábitos, como tomar banho rápido, mudei meu sabonete, para Glicerina,e passo um bom oleo na hora do banho, porém piora mais ainda a coceira.
    Tomei o remédio Loratadina, durante 30 dias, e nada está resolvendo, por ultimo meu medico Anestesiologista, me informou que pode ser pelo fato do medicamento que eu tomo 04 anos, e ele provoca muito suor em excesso, percebo que na hora que eu começo a suar começa a coçar minha pele toda, Nesse caso o que seria mais indicado? parar de tomar meu medicamento? Ou existe algum remédio que pode melhorar?

    ResponderExcluir
  48. Bom dia , eu tenho espinhas localizadas no colo do meu corpo, e ontem mesmo elas estavam coçando, e começaram a ficar vermelhas, no dia seguinte (no caso hoje), essa coceira passou para debaixo de meu seio ficando vermelho. Minha dermatologista mandou eu utilizar uns cremes para secar espinhas e para tirar as estrias de meus seios, será que foi isso que causou a vermelhidão e a coceira?

    ResponderExcluir
  49. Toda resposta é: sinto muito mas não posso dar um parecer, passe na clínica, etc. Kkkkk

    ResponderExcluir
  50. O Blog da Alergia tem a intenção de ensinar sobre a doença alérgica orientando sobre formas de prevenção e tratamento. Não fazemos diagnósticos nem consultas médicas pela internet. Obedecemos a norma do Conselho Federal de Medicina que não permite prescrição ou indicação de nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos seu contato.

    ResponderExcluir
  51. Renata: não há como esclarecer sua dúvida pois você não citou o nome da medicação suspeita de causar a coceira que descreve. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  52. Isabella: escreva para nosso email informando quais os cremes utilizados para que possamos avaliar se estão relacionados com a vermelhidão e a coceira que descreve. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  53. Ola estou com uns carocinhos na região da barriga, nadgas e coxas que coçam muito, a região acaba ficando Vermelha. Gostaria de saber mais ou menos o que é e como trata.

    ResponderExcluir
  54. Samilky: não é possível afirmar o que causa os "carocinhos" que descreve, sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  55. Oi bom dia,queria saber porque já uns 5 dias,meu corpo começou a coçar,principalmente da cintura pra cima,abdome,costas e braços, e cuando eu coço aparece uns carocinhos,e manchinhas vermelha, na pele,só quando, vou dormi a Noite é que para, eu posso tomar um ati-Alergico,agora já faz um cinco dias,que estou assim!

    ResponderExcluir
  56. O seu relato não fornece dados suficientes para que eu possa dizer o que está causando a coceira que descreve. É aconselhável que procure atendimento médico pessoalmente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  57. Gente de um tempo pra CA to com muita coceira no corpo já fiz 3 exames de sangue em lugares diferentes nada deu. Alem da coceira sinto outros incômodo mas em todos os exames dão tudo normal e eu sou muito estressada e ansiosa tanto é q fui encaminhada com urgência pro psicologo.fiz exames de sangue fezes e urina e não deu nada.sera q é psicológico?

    ResponderExcluir
  58. Jessica: fatores emocionais podem agravar sintomas e doenças. Contudo, para fazer o diagnóstico é preciso excluir outras possibilidades como causa da coceira. Por isso, não é possível avaliar e afirmar pela internet se a sua coceira é "psicológica". Aconselho que procure atendimento com alergista mas na forma de uma consulta realizada pessoalmente Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  59. Por Deus me ajude
    Toda vez que meu corpo esquenta comeca a pinicar e coçar.nao cria manchas quando estou parado nada acontece.porem se cominho ja começa.se estiu parado e começo rir tambem ja começa pinicar por todo o corpo

    ResponderExcluir
  60. Marcio: Boa noite. Compreendo seu sfrimento, mas não é possível avaliar pela internet. A coceira é um sintoma que pode acompanhar várias doenças e nem sempre tem causa alérgica. Por isso a consulta médica é essencial, para que se possa analisar seus dados clínicos de forma minuciosa, ou seja, se é portador de outras doenças, medicamentos que usa, sua ocupação e hábitos, etc. Caso more no Rio de Janeiro, a nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigada pela sua participação no blog.

    ResponderExcluir
  61. Estou com uma coceira no meu braço a quase um ano. É apena em um local. E está ficando com uma mancha escura. É possível ser lepra. Não é dormente.

    ResponderExcluir
  62. O seu relato não sugere que possa ser lepra. Mas não é possível fazer diagnóstico pela internet, sem examinar pessoalmente.Recomendo que procure atendimento médico para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  63. Oi, faz quase 1 ano que venho tendo coceiras no meu corpo, no começo era em poucas regiões, hoje já se espalhou. Após o banho, fica uma coisa insuportável, minha pele coça, arde muito. É como se tivesse despelando. Fui na dermalogista me passou uma pomada, porém só ameniza por um certo tempo. Tornei me consultar e me passaram outro remédio. Esperar que dê resultado.

    ResponderExcluir
  64. Rayssa: é importante que se faça o diagnóstico e se pesquise a causa da coceira. Medicamentos aliviam, mas se a causa não for controlada, a coceira não melhora. Pelo contrário, tende a se agravar. Gratos por sua visita ao Blog de Aerga.

    ResponderExcluir
  65. Estou com uma coceira a um mês nas laterais da minha barriga, no pescoço e na virilha fui ao médico e ele me falou que pode ser escabiose mas na minha família só quem está com essa coceira sou eu. Tomei várias injeções, tomei também invermectina, fiz exames e passo loção no corpo direto e está coceira não passa. Já estou ficando com o corpo todo manchado e não sei mas o que fazer sem falar que a coceira é horrível e quase não durmo a noite. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  66. Sinto muito, mas não é possível emitir um parecer ou afirmar se a coceira que descreve pode ser mesmo uma escabiose, sem uma análise criteriosa e pessoalmente dos seus dados clínicos. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  67. Minha esposa tomou um remédio para Hpilory chamado esogastro ibp, fazem 30 dias que ela parou de tomar, mas desde q ela parou, que está com uma coceira infernal nas nádegas, braço e costas, tem alguma coisa haver?
    Ela já está toda ferida de tanto coçar.

    ResponderExcluir
  68. O seu relato não sugere que possa ser uma alergia ao medicamento. Mas não há como afirmar pela internet, sem examinar você. É aconselhável que procure atendimento com alergista, em consulta tradicional, realizada pessoalmente. Obrigado pela sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  69. Fabiana silva

    Tenho 31 anos e alguns meses todo o meu corpo coça sem parar parrce que tem um formigueiro em td o meu corpo descobri que tenho tolerância a alguns alimentos estou tomando Equinacea de 300mg... estava indo td tranquilo , porém tenho a impressão que esse medicamento já ñ está mais fazendo efeito algum. e agora para piorar apareceu unas caroços vermelhos no meu pescoço subindo para o couro cabeludo e coça sem para, estou mt preocupada me ajudem o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  70. Fabiana Boa noite Sinto muito, mas não posso ajudar. Para tratar de forma correta é preciso examinar sua pele e definir o diagnóstico e a causa dos "caroços vermelhos" que descreve. A pele já está sensível e poderá piorar com um tratamento inadequado. Avaliar pela internet pode induzir a erro. Aconselho que procure atendimento com alergista na forma de uma consulta médica tradicional, realizada pessoalmente. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  71. A mais ou menos 7 meses saiu um carosso na minha nadega direita,cossa muito, as vezes some e depois volta a e comessa a coçar, o que pode ser?e como tratar?

    ResponderExcluir
  72. João: Boa noite. Sinto muito, mas não posso ajudar. Para tratar de forma correta é preciso examinar sua pele e definir o diagnóstico e a causa do caroço que descreve. A pele já está sensível e poderá piorar com um tratamento inadequado. Avaliar pela internet pode induzir a erros de conduta. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  73. Estou com uma irritação e coceira nos ombros e nas coxas, apenas na frente. Estranho, amanheci com esse sintoma e não lembro ter comido nada demais e nem tampouco tomei nenhuma medicação... o que pode ser isso? pode me orientar

    ResponderExcluir
  74. Olá, estou com uma coceira já faz algum tempo mas ela vem e volta, até me acostumei, a pele fica escura e coça muito quando suo a região. Essa coceira é na bunda, tomei alguns remédios para verminoses e fiz uso de pomadas para coceira, nada adiantou. Será que o uso de anti-alérgicos ajudaria, o que pode ser??

    ResponderExcluir
  75. Diego: Bom dia. A coceira não é uma doença. É sempre um sintoma. Por isso, é importante definir a causa para poder falar sobre o tratamento. Estamos ao dispor na Policlínica Geral Rio de Janeiro. Contamos com sua compreensão e agradecemos sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  76. Nidja: Bom dia. Nem toda coceira é causada por alergia. Por isso, é super importante analisar os dados do seu histórico clínco, bem como examinar você pessoalmente, com especial enfoque no exame de sua pele. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  77. Boa noite. A algum tempo que quando estava stressada ou ansiosa minha cabeça começava a coçar mt e aparecia uma bolinhas tipo quando inseto pica.Depois desce pro rosto e fica mt inchado e vermelho e as orelhas tb.Quando meu cabelo tb esta mt oleoso sinto essa coceira e tomo remédio pra passar mas demora.O que pode ser?

    ResponderExcluir
  78. Bom dia. Infelizmente não é possível afirmar a causa de uma coceira e das lesões que descreve sem examinar pessoalmente. Recomendo uma consulta médica para que seja possível avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para você. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  79. estou com uma alergia nas costas como se foce uma pelotinhas escuras na costa e meio como lixa o que devo fazer sempre uso a pomada creme cetoconazol. estou preocupada e também estava passando um oleo trifassico da natura de andiroba ,depois que utilizei 4 dias .ai fiquei assim com esta coceira nos lugares que passei o oleo o que devo fazer ..me ajudem estou preocupada bjs.

    ResponderExcluir
  80. É provável que você tenha apresentado uma reação cutânea após uso do produto citado, mas não é possível afirmar sem examinar você pessoalmente. Recomendo que procure atendimento médico na forma de uma consulta tradicional. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  81. Ola, minha mae tem 70 anos e a alguns dias desenvolveu uma coceira e agora esta aparecendo uns tomores e pele fica dura e dolrida pode ser uma. Alergia?

    ResponderExcluir
  82. Tenho uma coceira no saco escrotal e outra na canela esquerda e já usei mais de 20 cremes e pomadas a base de cortisona. Nada adiantou. Um verdadeiro cobaia dos dermatologistas. Simplesmente mantenho um programa de hidratação, mas sofro muito com as coceiras que tento não coçar.

    ResponderExcluir
  83. Bom dia O seu relato não sugere que tenha ocorrido uma reação alérgica. Mas, para afirmar o que aconteceu, é imprescindível que sua mãe seja avaliada de forma criteriosa e pessoalmente. Obrigada por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  84. Ola! Preciso muito da sua ajuda. Pois minha mãe adquiriu uma coceira no corpo todo e só na barriga aparece umas bolhas grandes e cheias de água, e quando são estouradas ficam umas feridas escuras e no outro dia tornam criar bolhas de novo. Estou desesperada pois javfomos a três médicos e não obtemos resultados e não sabemos o auê é! VC pode nus ajudar?

    ResponderExcluir
  85. Gostaria de poder ajudar, mas não é possível fazer diagnóstico pela internet. As doenças de pele são, muitas vezes, bastante parecidas. Avaliar pela internet pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ

    ResponderExcluir
  86. Minha pele fica muito quente e coçando muito e depois aparece tipo uns arraoes e depois vai desaparecendo e quando molho meu rosto e ele fica muito vermelho o que sera

    ResponderExcluir
  87. Leonardo Bom dia. Gostaria de poder ajudá-la, mas não é possível fazer diagnóstico pela internet. Como informamos no texto, as casas de coceira na pele são muito variadas. Avaliar pela internet pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Contamos com a sua compreensão. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ

    ResponderExcluir
  88. Estou com uma coceira na região dos braços, ela ataca mais a noite,e está aparecendo umas manchas pequenas igual pano branco mais acredito q não é pois já tomei vários remédios, usei pomadas e não fiquei boa.Geralmente ataca a noite fico horas acordada me coçando, é como se tivesse um bichinho em baixo da minha pele,é insurpotavel a coceira já consultei vários médicos e nada,o que será isso me ajude por favor.

    ResponderExcluir
  89. Leny Boa noite Coceira não é uma doença, mas sim um sintoma que pode acompanhar várias situações de saúde e condições na pele. Além disso, uma coceira pode ser sintoma de doenças dermatológicas bem como de muitas doenças sistêmicas. Este sintoma também pode acompanhar diversos tipos e situações emocionais. Ou seja, nem toda coceira tem causa alérgica. Por isso a consulta médica é essencial, para que se possa analisar seus dados clínicos de forma minuciosa, ou seja, se é portador de outras doenças, medicamentos que usa, sua ocupação e hábitos, etc. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Conto com a sua compreensão. Agradeço pelo acesso ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  90. Boa noite. Geralmente quando sinto calor, meu corpo começa a dar umas pancadinhas principalmente na região do pescoço e nas costas. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  91. Thaisa Boa noite O seu relato não deixa claro que possar ser uma alergia. É aconselhável que procure atendimento médico pessoalmente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  92. EU TAMBÉM ESTOU COM ESSE COÇEIRA NAS NADEGAS E NAS COSTAS COÇA MUITO TO COM AS COSTAS E BUMBUM EM ESTADO LAMENTAVEL ,JÁ TOMEI VARIAS MEDICAÇOES E NADA,AMENIZA MAIS NÃO CURA. SERÁ QUE NÃP PODERIAM DAR RECEITAS DE ERVAS PRA BANBHO ACHO QUE TOMAR BANHO COM AGUMAS ERVAS PODE SER O IDEAL TEMOS DE TENTAR DE TUDO FICAR SE COÇANDO O DIA TODO NÃO DÁ FORA AS MARCAS QUE FICAM NA PELE...SERÁ POSSIVEL ISSO ,AGUARDO ANSIOSA POR RESPOSTA OK !!!!!

    ResponderExcluir
  93. Maria Aparecida: infelizmente não tenho condições para atender seu pedido, pois desconheço as ervas que solicita. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  94. Coceira intensa, ardência e sensação de mordidas, desconforto na região das nádegas,ao ficar muita horas sentado ou vestir roupa molhada...o que pode ser no organismo?

    ResponderExcluir
  95. Emerson Bom dia. O seu relato não sugere que seja uma coceira de origem alérgica (imunológica). Na realidade, uma coceira não é uma doença, mas sim um sintoma que pode acompanhar várias situações de saúde e condições na pele. Pode ser sintoma de doenças dermatológicas bem como de doenças sistêmicas. Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos pelo acesso ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  96. Minha filha está com o mesmo,algum remédio deu efeito em ti?

    ResponderExcluir
  97. A sua pergunta ficou incompleta Por favor reenvie. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno