Pular para o conteúdo principal

Alergia ao camarão

Cena 1: viagem para Búzios, verão, sol, mar, passeios! Tudo estava programado para ser um fim de semana especial, quando logo após o almoço, um susto: sua pele ficou toda empolada, sendo diagnosticada uma alergia ao camarão.

Cena 2: almoço de aniversário entre amigos, papo gostoso, diversão garantida. Mas, quem diria, a festa acabou no hospital, pele avermelhada, lábios inchados, dificuldade em respirar, sendo apontada como causa uma alergia ao camarão


A primeira vez é sempre uma surpresa: a pessoa está acostumada a comer o camarão, quando de repente, fica toda empolada. O fato é que uma reação alérgica só ocorre após a sensibilização, ou seja, o indivíduo desenvolve anticorpos específicos contra proteínas contidas no alimento. Numa ingestão posterior, os sintomas aparecerão.

Alergia é uma resposta imunológica individual e exagerada a uma substância. Surge de forma imediata, ou seja, minutos ou horas após a ingestão do alimento.

Os sintomas da alergia ao camarão tendem a ser leves ou moderados, como: coceira, placas vermelhas na pele, mal estar e inchação em olhos, lábios, boca, garganta. Em casos mais raros, pode evoluir de forma grave surgindo uma reação extrema chamada de anafilaxia (popularmente conhecida como choque anafilático), que envolve diversos sistemas do organismo: circulatório, respiratório, imunológico, resultando numa reação grave e necessitando de atendimento de emergência. Neste caso, a pessoa pode apresentar urticária, vermelhidão na pele, chiado no peito e cansaço, tosse, espirro, náusea, dor abdominal, vômitos e coceira no corpo, dificuldade para respirar, queda na pressão arterial, podendo ameaçar a vida.

Em alguns casos, a sensibilidade pode ser tão grande que os sintomas podem surgir apenas no contato do camarão com a pele ou à inalação do alimento em cozimento.

A alergia não decorre do iodo, mas sim da tropomiosina, uma proteína que é o alérgeno principal do camarão. O sistema imunológico do organismo enxerga a proteína como uma ameaça e passa a produzir anticorpos para combater o que considera um invasor. A tropomiosina também é detectada em ácaros e em baratas.

O diagnóstico da alergia ao camarão se baseia na história clínica, exame físico e pode ser complementada com testes (realizados no sangue ou na pele).

O tratamento é para alívio dos sintomas. Uma vez instalada a alergia, a pessoa não pode mais ingerir o alimento: remédios não modificam esta alergia. Imunoterapia (vacina para alergia) está em estudos para combater esta alergia, mas ainda não é uma alternativa na prática.

Lembretes:

• Pessoas alérgicas ao camarão têm grande chance de ter também alergia a crustáceos: lagosta, lagostim, caranguejo, siri e frutos do mar.

• O fato de ser alérgico ao camarão não significa que a pessoa terá alergia a iodo, como se pensava antigamente.

• Não há necessidade de proibir a ingestão de peixe, que é bem tolerado na maioria dos casos.

• Cuidado ao comer salgados em festas, pois pode ocorrer contaminação acidental, como por exemplo, podem ter sido fritos na mesma gordura usada para fritura de alimentos contendo o crustáceo.

Procure um médico especialista em Alergia para orientar adequadamente. 

Comentários

  1. Edema (inchaço) não é um efeito colateral descrito com uso de Hixizine (hidroxizina). Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  2. Olá, meu nome é Luci. Minha filha ganhou uma tartaruga e em alguns dias desenvolveu uma alergia na pele em forma de erupções. Já pesquisei sobre a tartaruga e não parece provável que ela seja culpada pela alergia, pois ela inclusive é indicada para crianças que possuem alergias a outros animais de estimação. Minha dúvida é se só de tocar nos camarões utilizados na alimentação do bichinho a pessoa pode desenvolver alergias. Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Luci: sim, uma pessoa sensível aos camarões pode ter sintomas ao tocar o alimento. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  4. Oi trabalho em um restaurante de camarão e vivo espirando e e logo depois fico tossindo uma tosse seca e falta de ar pode ser alergia ao camarão

    ResponderExcluir
  5. Oi me chamo Marcos trabalho em um restaurante de camarão uma vez comi camarão e alguns minutos depois vomitei ai no comi mais agora quando chego no trabalho fico espirando muito. E logo depois tenho um tosse seca com falta de ar já foi ao médico e ele me passou o ante alérgico melhores assim q o remédio acabou passou uma semana e voltou todo novamente pode ser alergia a camarão

    ResponderExcluir
  6. Olá, bom dia. Esses não são os sintomas mais comuns que ocorrem na alergia ao Camarão, porém você deve procurar m especialista para investigar. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  7. Olá Marcos, bom dia. Não é possível estabelecer um diagnostico sem avalia-lo, portanto, procure um especialista para investigar seu caso. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  8. Liliana Fernandes22/12/15 13:33

    Boa tarde, estou grávida e antes de engravidar sempre comi camarão e nunca me fez mal. Ontem comi arroz de marisco e passado umas horas o meu rosto inchou principalmente nas palpevras, hoje acordei igual com o rosto inchado. Sera alergia?

    ResponderExcluir
  9. Liliana: o seu relato sugere que possa ter ocorrido uma alergia. Mas para confirmar e para definir se os sintomas que descreve foram causados pela ingestão de camarão, é preciso analisar de forma criteriosa e pessoalmente. Recomendo que procure atendimento médico para que seja feito o diagnóstico correto. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  10. SONIAMAR2/1/16 18:02

    Num tratamento para emagrecer me deram um produto (que disseram ser natural)em cápsula para tomar e ao tomar tive uma reação alérgica fortíssima onde o médico que me atendeu disse que mais 15 minutos eu estaria morta.Ao se fazer análise havia no produto quitosana que disseram ser proveniente de camarão. Fiz exames mais complexos com alergologista e realmente deu alergia com camarão e algumas outras coisas que eu nem sabia,porém eu sempre o comi sem ter tido problemas antes.Fiz tratamento ,mas a partir desse dia nunca mais comi o dito camarão nem qualquer outro produto do mar,pois o sufoco daquele dia não quero mais sentir e sinto medo.Pergunto: será que eu teria problemas com bacalhau,siri,outros frutos do mar ou não?

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, Soniamar. Pode ocorrer reações cruzadas entre os frutos do mar, porém a única forma de se ter certeza e após passar por avaliação de um especialista.
    Procure novamente seu médico para avalia-la. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite.
    Comprei um termogênico e nele informa que pessoas alergicas a crustaceos devem evitar o produto.
    Pesquisei e percebi que é devido ao mesmo conter quitosana.
    Não sei se sou alergico, tenho coceira na garganta quando como camarão, já tive outros sintomas, como alguns inchaços, mas foram mais raros.
    Será que posso tomar o produto sem medo?
    Loratadina vai resolver em caso de alguma reação alergica?

    ResponderExcluir
  13. Daniel: nem todos os alérgicos à camarão reagem ao ingerir quitosana. Mas, não há como avaliar seu caso pela internet. Não recomendo que tome sem antes consultar pessoalmente um(a) alergista. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  14. Olá vejo os depoimentos sobre alergia de camarão, tenho uma reação bem diferente sinto dor de cabeça horrível e meu estômago parece que para. Já fazem 5 anos que comi pela última vez tenho medo de comer e passar mal. Exame de sangue com segue detectar se realmente é alergia de camarão que tenho?

    ResponderExcluir
  15. Ola boa noite comprei uns camarões e passado uns 10 minutos senti minha boca Formigar e minha garganta tampando. Posso ter desencadeado alergia a camarão?

    ResponderExcluir
  16. O seu relato não deixa claro que tenha ocorrido uma alergia ao camarão. O exame de sangue (dosagem da IgE específica para camarão) pode elucidar o quadro. Mas o ideal é que o exame seja analisado em conjunto com seus dados clínicos. Por isso, aconselho que procure um(a) alergista para que seja orientada de forma adequada e segura.

    ResponderExcluir
  17. Karina: o seu relato sugere que possa ter ocorrido uma reação alérgica (imunológica) ao camarão. O teste (na pele e/ou no sangue) poderá confirmar. Mas não é possível afirmar pela internet. Recomendo que procure um(a) alergista. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  18. Olá,me chamo Camila! Tenho uma filha de 5 anos diagnosticada com alergia três tipos de ácaro,trigo, leite e clara de ovo.Ela também tem asma, rinite e conjuntivite alergica e faz tratamento com medicações e imonoterapia.
    Ela comeu camarão numa segunda na hora do almoço e quando foi na quarta amanheceu com os olhos inchados e coçando.
    Poderia ser uma reação alergica ao camarão já que não comeu nenhuma outra coisa diferente do que come diariamente?
    Desde já, obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Camila: os dados enviados em seu relato não são suficientes para afirmar pela internet se sua filha teve alergia ao camarão. Mas, sabe-se que a proteína causadora da alergia é a tropomiosina, que também está presente em ácaros, podendo ocorrer uma reação cruzada. Aconselho que entre em contato com o(a) alergista que trata dela e peça que a oriente. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  20. Ola! Já comi camarão varias vezes e nunca senti nada, agora no inicio do mês e no carnaval comi camarão no dia seguinte começou a aparecer uns carocinhos no rosto e foi se alastrando pelo corpo todo. Foi ao médico e ele me deu uma injeção q me deu muito sono e me. Passou um antialérgico isso já tem 2 semanas e nada os caroços almentaram coça muito principalmente o rosto, e. Parece q esta descascando sai umas casquinhas branca e agira no rosto não tem mais caroço agora parece calombo sabe quando um mosquito pica. To preocupada!!!! 😞😞😞😞😞😞

    ResponderExcluir
  21. Lucelena: compreendo sua preocupação, mas não é possível avaliar sem examinar você pessoalmente. Aconselho que retorne ao médico e peça nova avaliação e conduta. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  22. Olá, sou de cidade praiana e comi camarão durante toda a minha infância e adolescência, e ainda os como em pequenas quantidades. Mas andei comendo uma quantidade bem maior no espaço de 3 dias e estou com os pés enormes de inchados, coçando,vermelhos e formigando. Será que vou te me livrar desta maravilhosa iguaria?

    ResponderExcluir
  23. Dennis: é possível que tenha ocorrido uma reação adversa ao camarão. Mas para afirmar se é uma alergia, é essencial fazer os testes. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  24. Uma dúvida que sempre tenho. Tenho alergia ao caranguejo, consequentemente tenho alergia ao caldo dele também? Pois já provei o caldo e não senti nada. O que me faz mal no caranguejo pode não estar presente no caldo?

    ResponderExcluir
  25. Rochanne: uma pessoa alérgica a um alimento terá reação mesmo quando ingerir mínimas quantidades do alimento. Mas, lembro que nem toda reação alimentar é causada por alergia. Por isso, sugiro que procure um(a) alergista para que possa ser definido o tipo de reação alimentar você realmente apresenta. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  26. Sempre comia camarão normalmente. Ontem à noite comi e hoje de madrugada acordei com as pernas e braços papo dados e avermelhadis, muita coceira e tive dor de barriga...tenho alergia? 😕😕

    ResponderExcluir
  27. É possível que sim O seu relato sugere que você possa ter desenvolvido uma alergia ao camarão. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um(a) alergista, em consulta tradicional e realizada pessoalmente para orientar seu caso de forma adequada e segura. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  28. Fiz o exame de sangue e deu a alergia ao camarão, porém o de tropomiosina deu 0,35 (o que não seria alergia, certo?). Isso quer dizer que eu só tenho alergia ao camarão ou tenho que fazer algum exame para saber o que do camarão está me dando alergia?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  29. Bárbara: boa noite. Um princípio básico da medicina é que mais importante do que um exame, é a história clínica de cada paciente. Sendo assim, um exame não deve ser interpretado isoladamente. Sugiro que exponha sua dúvida ao exame para o(a) médico que trata de sua alergia e que solicitou o exame. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  30. Olá ontem na janta como camarão pela primeira vez...após quanto tempo ou quantas horas pode aparecer os sintomas de alergia ou não? Mardok

    ResponderExcluir
  31. Mardok: a alergia é uma reação imprevisível. Não ocorre na primeira vez, mas sim com o passar do tempo de uso, dependendo da sensibilidade de cada pessoa. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  32. Olá, esse fim de semana como camarão e depois de algumas horas acabei vomitando ele,porém não tive nenhum outro sintoma. Em outra ocasião comi caranguejo e passei pela mesma situação , pode ser uma alergia?

    ResponderExcluir
  33. Gady Boa noite. O seu relato não deixa claro que possa ser uma alergia. Mas não há como afirmar pela internet, sem examinar você. É aconselhável que procure atendimento com alergista, em consulta tradicional, realizada pessoalmente. Obrigado pela sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  34. Olá, boa tarde!

    Sempre que como camarão na praia fico com alergia e com o corpo cheio de bolinhas vermelhas.

    Quando como em algum restaurante algum prato que tenha camarão, nada me acontece.

    Por que será que tenho essas alergias somente com camarão da praia e isso em qualquer praia?

    ResponderExcluir
  35. Boua noite o meu nome e jorge antonio eu tenho uma pergunta a faser a pergunta e o mei filhp traba
    Ha em uma peixaria e a mao dele esta tda cosando e ele alega que ela ficou asim depos que ele comesou a limpa camarao algen comhese augum remedio se auguen sober o meu gmail e jjrbrocos@gmail.com

    ResponderExcluir
  36. Jorge Boa noite. O seu filho precisa ser examinado para confirmar se é mesmo uma alergia ao camarão. Só assim será possível medicar de forma adequada e segura. Conto com a sua compreensão e agradeço sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  37. O camarão ao sofrer cozimento, pode modificar algumas proteínas alimentares mudando de conformação e não provocar reação. Mas o ideal, é que procure um especialista para realizar testes e exames de sangue a fim de saber corretamente o quanto você é alérgico. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  38. Thammy Gomes31/1/17 13:49

    Não posso sentir o cheiro do camarão qe meus olhos começam a inchar a coçar e minha garganta coçar tbm,mais não fui ao médico pra realmente saber se er alergia a camarão .

    ResponderExcluir
  39. Thammy Bom dia. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Enquanto isso, evite manipular ou ingerir camarão e derivados. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  40. Olá. Desde que vcs escreveram no blog sobre a alergia ao camarão já se passaram 5 anos. Será que de lá pra cá, já desenvolveram uma vacina?

    ResponderExcluir
  41. Luis Bom dia Infelizmente não. A conduta adequada é evitar ingerir camarão e crustáceos. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  42. Boa noite! Toda vez que eu como camarão minha garganta coça bastante, fica pinicando bem uns 30 minutos e depois passa,fico com medo e acabo não comendo muito, isso seria uma alergia leve? É preciso deixar de comer?

    ResponderExcluir
  43. Bruna: é possível que sim Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  44. Alexandra Mazurky Malucelli18/6/17 22:40

    Sou alérgica e sofro com isso desde criança. Passo muito mal, até mesmo apenas sentindo o cheiro do camarão.

    ResponderExcluir
  45. Alexandra: até o momento o recurso para evitar a alergia é evitar a ingestão de camarão, crustáceos e frutos do mar. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  46. Olá. Meu namorado observa alguma reação na lingua, pinicamento e tal... mas só quando come o camarão com a casca - e a reação é bem leve.
    Quando era pequeno, sentia coceira/vermelhidão nos dedos ao descascar camarão pra mãe dele;
    Mas quando ele come o camarão sem a casca (um camarão empanado, ou mesmo um que foi frito/refogado já sem a casca) ele não sente nenhuma reação.
    Gostaria de saber se é possível a pessoa ser alérgica somente à casca do camarão.

    ResponderExcluir
  47. Isso pode ocorrer sim, visto que o organismo reage às proteínas alimentares dependendo do estado dessa proteína, ou seja, quando a proteína vai ao calor por cozimento, ela pode mudar de conformação e você não reagir. Mas o ideal, é que procure um especialista para realizar testes e exames de sangue a fim de saber corretamente o quanto seu namorado é alérgico para evitar uma reação grave. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  48. Mi Campos7/9/17 21:53

    Olá.
    Gosto muito de camarão, mas não consumo com frequência.
    Hoje, após 30 minutos de comer, tive uma coceira nas mãos e minhas pálpebras ficaram inchadas. Será possível uma reação alergica?
    Não queria deixar de curtir minhas porções....��
    Ass Mi Campos

    ResponderExcluir
  49. Mi: o relato sugere que possa ter ocorrido uma reação após ingestão do camarão. Sugiro que procure um especialista em Alergia para que seja orientada de forma adequada e segura. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  50. Bom dia,
    sempre comi camarão e nunca tive problemas, mas ontem fiz em casa uma porção de camarão frito e horas depois meu corpo começou a coçar ( dedos, couro cabeludo, braços, costas) parecia que eu tinha levado picada de pernilongos. Pela manha, ao acordar meu olhos estavam inchados, as duas pálpebras. Isso seria uma alergia a camarão?

    ResponderExcluir
  51. Boa noite. Os dados enviados em seu relato sugerem que possa ter ocorrido uma alergia ao camarão. Recomendo que procure atendimento com alergista para confirmar o diagnóstico e receber uma orientação adequada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  52. Anônimo3/1/18 09:49

    sempre comi camarão 1 dia estava na praia e comecei a me coçar sem parar com manchas vermelhas no corpo..ai fui a farmacia e me deram 1 antialergico na mesma hora parou a alergia quando cheguei a sp fui na vivenda do camarão e comi novamente e aconteçeu a mesma coisa só que mais leve sera que posso comer camarão ainda??? sera que eu estava com imunidade baixano dia??

    ResponderExcluir
  53. O seu relato sugere que possa ter ocorrido uma alergia ao camarão. Recomendo que procure atendimento médico com alergista para que seja feito o diagnóstico correto. A alergia ao camarão não é relacionada com a imunidade "baixa". Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  54. Olá,no ano de 2004 minha avó fez uma arroz com vários frutos do mar, eu comi e tive uma reação alérgica, deduzi que foi o camarão. Todos esses anos eu nunca mais comi por medo, essa semana resolvi arriscar, comi 1 um dia...não deu nada, e hj comi vários e não tive nada de alergia...e eu como todos os frutos do mar, nunca tive nada...oq pode ter acontecido?

    ResponderExcluir
  55. Amanda: se uma pessoa tem alergia ao camarão, terá reação todas as vezes que ingerir o alimento, mesmo que seja em pequena quantidade. Aconselho que procure um(a) alergista para orientá-la de forma adequada e segura. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  56. Sempre como camarão sem problema ontem a noite comi logo depois meus olhos começaram a inchar, porém estou grávida alguma relação?

    ResponderExcluir
  57. Clécio Bom dia A reação alérgica tem causa genética , mas não ocorre da primeira vez em que se ingere o alimento. Surge após a sensibilização, ou seja, a pessoa desenvolve anticorpos específicos contra proteínas contidas no alimento. E, a partir daí, sempre que ingerir, os sintomas da alergia aparecerão. Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e orientar você de forma adequada. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  58. Olá, hj eu comi camarão e logo q acabei senti um bolo na garganta (sensação ruim, aff), q durou algumas hrs pra passar, já é a segunda vez q isso acontece. Será alergia?

    ResponderExcluir
  59. Tatiana: o seu relato sugere que possa ter ocorrido uma alergia. Mas, não é possível afirmar sem uma avaliação criteriosa. recomendo que procure um(a) alergista Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  60. O teste cutâneo para alergia a camarão com resultado negativo exclui a possibilidade de alergia? Mesmo o paciente tendo apresentado resultado positivo para ácaros?

    ResponderExcluir
  61. o diagnóstico da alergia a camarão não se baseia em testes, mas sim na clínica O teste complementa os dados identificados pelo especialista. Além disso, a pessoa desenvolve a alergia depois que já ingeriu o alimento e não da primeira vez. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  62. Meu bebê de 2 anos comeu camarão , e logo já deu uma bolinhas vermelhas no pescoço e coçando , tem algum antialérgico que posso dar

    ResponderExcluir
  63. Boa noite. O Blog da Alergia obedece a norma do Conselho Federal de Medicina que não permite prescrição ou indicação de nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  64. Eu tenho alergia a camarão pq tenho dermatite atópica... Mais as vezes me dá uma vontade tão grande tão grande de comer. Que eu como o camarão a base de antialérgico. Mais só faço isso umas duas vezes no ano 😥😞😟 isso é errado pode me prejudicar?

    ResponderExcluir
  65. Gescilene Bom dia Não recomendo A alergia pode surgir mesmo com quantidades mínimas. Tomar o antialérgico previamente não impede uma reação grave. Procure um alergista para que seja orientada de forma adequada e segura. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno