Pular para o conteúdo principal

Rinite alérgica

Espirros, nariz entupido, escorrendo, voz fanhosa, olhos lacrimejando. Coçam os olhos, o nariz, os ouvidos e a garganta... Gripe? Resfriado? Não, é a rinite alérgica! Doença pouco valorizada, mas que pode incomodar bastante, com suas crises repetidas. A rinite não mata e não é uma doença incapacitante, mas pode trazer sérias conseqüências para a pessoa. 


Na rinite persistente leve, os sintomas de uma forma geral, não incomodam o paciente, o sono permanece normal e as atividades diárias, profissionais ou de lazer não são comprometidas. Nos casos de rinite persistente moderada ou grave, há um nítido comprometimento das atividades diárias bem como do lazer. Noites mal dormidas, dificuldade de concentração, sonolência durante o dia, interferem e atrapalham o dia a dia do paciente em qualquer idade, seja uma criança, um adolescente, adulto ou uma pessoa idosa: sua qualidade de vida é afetada, comprometendo seu convívio social.  Mas, não pára por aí: a inflamação da mucosa nasal pode envolver também outros setores próximos (seios da face, ouvidos, olhos, garganta, pulmões) e resultar em outras doenças, chamadas de "comorbidades da rinite alérgica".


Portadores de rinite são mais suscetíveis às infecções respiratórias. A rinite alérgica tem sido associada com sinusite. Devido a obstrução, há acúmulo de muco dentro da cavidade e diminuição da tensão de oxigênio, dificultando os mecanismos de defesa e facilitando à infecção. Os pacientes podem ter coriza, gotejamento pós-nasal, dificuldade para respirar pelo nariz, cefaléia, dor de garganta, tosse, sensação de entupimento dos ouvidos, otalgia, diminuição da audição e “sensação de ouvido cheio”. A rinite pode se associar a outras complicações, como por exemplo: amigdalites, otites, conjuntivites, laringites, traqueítes, tosse crônica, etc. 


Outro aspecto muito importante é que a presença da rinite pode desencadear ou agravar crises de asma. Na verdade, a maior parte dos asmáticos tem rinite. É comprovado que o tratamento da rinite melhora a asma, diminui a hiperresponisívidade e proporciona redução das crises, das internações por asma e suas complicações.


A principal razão para se tratar a rinite é conquistar o bem-estar do paciente e melhorar sua qualidade de vida. Para isso, existem remédios para tratar crises e outros para controlar a inflamação da mucosa nasal e prevenir novas crises. Mas, tratar não é só tomar remédios, sendo importante que o paciente seja orientado sobre a doença, sobre as  medidas ambientais  e sobre seu tratamento. A imunoterapia (vacina para alergia) é essencial para a melhora dos sintomas mas também para o controle da doença a longo prazo. 


O nariz, como parte superior do trato respiratório, é um condicionador de ar para os pulmões. O funcionamento adequado do nariz é essencial para a manutenção das funções dos pulmões. Em resumo, a rinite não mata, mas... maltrata!




Caso queira receber a cópia em PDF do livro "É mais feliz quem respira pelo nariz", 
solicite no e-mail: blogdalergia@gmail.com.

Comentários

  1. Tay Anne: episódios repetidos de gripe podem indicar uma alergia, mas não há como afirmar sem examinar seu filho. Aconselho que o leve a um(a) alergista e receba a orientação adequada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  2. Tay Anne: episódios repetidos de gripe podem indicar uma alergia, mas não há como afirmar sem examinar seu filho. Aconselho que o leve a um(a) alergista e receba a orientação adequada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Gostaria muito de poder contar com opinião de vocês para esclarecer uma grande dúvida que tenho a respeito de um medicamento.
    Vamos lá, minha filha tem 3 Anos e 5 Meses e com essa oscilação no tempo aqui na Baixada Santista SP, Ela começou com coriza, espirro e coçando o nariz, a pediatra receitou o medicamento Allegra Pediátrico 6 mg/ml por 8 dias 5 ml de 12h/12h , se passando os 8 dias retornei o contato para a pediatra dela, e ela me informou que não tem problemas nenhum e que posso continuar dando o medicamento pois o mesmo tem uma medida de segurança de seu uso continuo de até 3 meses seguidos.
    Eu sou estudante de Nutrição, e meus professores na Universidade aconselham que todo medicamento com uso prolongado talvez não seja bom para o corpo, gostaria de saber a opinião de vocês em relação as informações que me foram passadas pela pediatra e pela universidade.
    Desde Já, Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Olá Wesley, boa noite. Os anti-histamínicos são medicações seguras, e que realmente podem ser utilizadas por períodos mais longos. Porém, você deve sempre manter o contato com a pediatra de sua filha. O uso de qualquer medicação deve ser feito conforme orientação médica, e em caso de dúvidas, entre em contato com o profissional que lhe assiste. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se posso dar junto o predsim com desalex para meu filho de 7 anos que esta com muita tosse com catarro febre alta e cansado. Obrigafa

    ResponderExcluir
  6. Débora: é possível usar Predsim e Desalex. Mas se seu fiulho está com febre alta e cansado, ele necessita ser examinado para averiguar e corrigir a causa dos sintomas. Agradecemos sua visita. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, meu filho de 2 anos 3 três meses está com coriza nasal e em crise de tosse, com piora noturna. Como das outras vezes, indicado pela pediatra estou administrando aerolin na crise e não sei se dou desalex ou decadron (os dois já foram prescritos anteriormente). Qual a diferença desses medicamentos, qual será o mais eficaz no alivio da tosse? Fico aguardando, obrigada, Mariana.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia!
    Meu filho tem um ano ele polaeamine que Alergista passou
    Mais ele a noite se mexe MT e fica agitado
    Polaeamine deixa a criança agitada?

    ResponderExcluir
  9. Os medicamentos citados são bastante diferentes: 1) Desalex (desloratadina) é um antialérgico ou antihistamínico de nova geração. 2) Decadron (dexametasona) é um corticóide. Não recomendo que dê a medicação sem orientação médica. Lembro que nenhum remédio resolverá se a causa da tosse não for detectada e tratada. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  10. Polaramine é um antialérgico (antihistamínico) de antiga geração. Embora o efeiro colateral mais comum seja a sedação, crianças pequenas poderão apresentar agitação e insônia. Aconselho que entre em contato com o (a) alergista que trata dele e comunique o fato para que seja avaliado seu caso. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  11. Meu nome é thayse e gostaria de saber se posso usar nasonex, pois estou tomando decongex; qual a interação medicamentosa deles?

    ResponderExcluir
  12. Bom dia. Tenho rinite e ja fiz tratamento com varios medicamentos, porem o unico tratamento que me deu um alivio prolongado foi o corticoide injetavel, gostaria de saber quais os riscos desse tipo de tratamento?

    ResponderExcluir
  13. Sheila: corticóides injetáveis não estão indicados no tratamento daConvido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “ É mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  14. Minha bebê tem três meses e tem rinite. Ela pode tratar com plurair e zyxen? Sendo q estes medicamentos foram receitados pelo pediatra mas vi na bula e não são pra faixa etária dela.

    ResponderExcluir
  15. tenho rinite alérgica e sinusite e esqueci quantas vezes por dia tenho que usar nasonex nas narinas alguém me ajuda ???

    ResponderExcluir
  16. Robson: os medicamentos citados não são indicados em bula para uso na faixa etária de sua filha.Aconselho que solicite ao pediatra uma nova orientação objetivando assim esclarecer suas dúvidas. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  17. Helio: A dose habitual recomendada para Nasonex na profilaxia e tratamento da rinite alérgica é de um ou dois jatos em cada narina, uma vez por dia. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  18. Há algum antialérgico para alergias do tipo que enchem os pulmões de muco inflamado (verde, amarelo), e que por consequencia, causam muita falta de ar, ou seja, parecem uma gripe, muitas vezes confundo, pois os sintomas são parecidos. Como venho tendo com muita frequencia, e minha vida paralisa nesses tempos, gostaria de saber se alguém pode ajudar-me, pois não posso parar de fazer exercícios, pois apesar de ter alguns músculos, não ser gordo, tenho problemas com minhas taxas, que são um pouco altas, e essa alergia atrapalha minha vida, pois, com a falta de ar, não consigo me exercitar, obrigado

    ResponderExcluir
  19. Meu bebê tem 4 meses e está com nariz coçando, tossindo muito( tosse seca), espirrando. Está brincando e comendo normalmente. A pediatra de início passou rilan e como a tosse aumentou, ela passou hixizine. A dúvida é se posso dar essas duas medicações ou se com hixizine não preciso colocar o rilan. E como quanto tempo de vida seria ideal para eu leva-lo a um alergologista? Obrigada.

    ResponderExcluir
  20. José: para indicar um antialérgico (antihistamínico), é essencial examiná-lo. Avaliar pela internet pode gerar erros. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  21. Ana: crianças pequenas possuem características especiais: as vias respiratórias são estreitas, sua imunidade é imatura. Esta imaturidade imunológica tende a resolver com o passar do tempo na medida que o sistema de defesa adquire maior experiência frente às agressões. Nem todos os sintomas repiratórios são causados por alergia nos primeiros meses de vida. Por isso, a orientação inicial é da pediatra que poderá encaminhar a um(a) alergista caso seja necessário. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  22. Quantos dias devo dar DESALEX na minha filha de 9 anos, com rinite alérgica leve?

    ResponderExcluir
  23. Laysa: o tempo de uso varia de acordo com a causa, intensidade de sintomas,não sendo padronizado para todos os pacientes. Por isso, não tenho condições para orientar sua filha pela internet. Aconselho que entre em contato com o (a) alergista que trata dela. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia.Fiz uma septoplastia em 31/08/13. Porém só senti melhoras na minha respiração nos primeiros dias, depois voltou tudo como era antes. Voltei no médico e ele diz estar "tudo como o desejado, que a cirurgia foi um sucesso! ". É possível que o meu septo tenha voltado para o lugar antes da cirurgia? Também tenho rinite alérgica, e nos últimos meses que me mudei de casa, minha vida piorou muito. Tenho crises diárias que não passam. Não sei o que pode estar causando minhas crises, pois limpo minha casa diariamente e meu maior problema é na hora de dormir. Pode ser algo na minha alimentação que influi para minha rinite atacar? Pois não sei mais o que pode ser.... Obrigada

    ResponderExcluir
  25. Ju: a cirurgia corrige o desvio do septo mas não trata sua rinite. O tratamento da rinite alérgica inclui o tratamento da alergia através de medidas de prevenção e da imunoterapia (vacina para alergia). Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-la no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde, meu filho tem 3 anos e 6 meses e está tomando dois jatos de Alvesco diariamente para bronquite, mas não estou vendo nenhum resultado eficaz. Não gostaria de continuar usando e quero saber se eu posso interromper o uso desse medicamento imediatamente ou tem que ser de forma gradual, ou seja, é um remedio que exige a retirada gradativa ou não? Obrigada!

    ResponderExcluir
  27. Se seu filho não melhorou com a medicação, você deve retornar ao médico e solicitar uma nova avaliação. Não recomendo que interrompa o tratamento sem que ele seja avaliado pelo médico. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  28. Minha mãe irá fazer um exame e pediram para ela tomar 1 comprido de allegra antes. Queria saber se ela pode substituir por decongex plus comprimido. Pois ela já tem desse e não queria comprar 1 Caixa para usar 1 comprimido. Att

    ResponderExcluir
  29. Não é recomendada troca do Allegra pelo Decongex sem autorização médica. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  30. fui diagnosticada com rinite alergica e o medico passou montelair, mas os sintomas pioraram . meu nariz ta muito seco nao consigo respirar e me sinto estranha e muito cansada .

    ResponderExcluir
  31. Michelle: se você foi medicada e ocorreu piora dos sintomas, é recomendado que retorne ao médico. Pode ser que a rinite tenha piorado ou que outro problema possa estar associado agravando o quadro. Mas, para afirmar, é preciso examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  32. Minha filha tem rinite alérgica e está na crise ela tem 24 quilos dei 20 gotas de desconxex faz umas 2 horas e não melhora estou pensando em dar allegra pq ela tá tossindo muito faz mal pq os dois são antialergico?

    ResponderExcluir
  33. Faz sentido o médico me receitar allegra, predisin e fendizoato de cooperativa
    closperastina?
    Estou há uma semana com tosse seca, possivelmente decorrente de uma rinite alérgica, sem coriza e congestionamento nasal.
    Qual o sentido do allegra e predisin juntos? Não são ambos anti-alérgicos?

    ResponderExcluir
  34. Fernanda: Allegra é um antihistamínico (antialérgico) mas Predsim é um corticóide (cortisona) Estes medicamentos podem ser usados assodiavos. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia do livro sobre a Alergia. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  35. Não tomem montelair!
    Apareceram erupções na pele, causou cefaléia e diarréia.
    Meu filho melhorou da rinite, mas sofreu com cefaléia. Não recomendo o remedio

    ResponderExcluir
  36. Luciana: todo remédio pode causar efeitos adversos indesejáveis. Alguns destes são previsíveis (efeitos colaterais) e outros são imprevisíveis, pois dependem da suscetibilidade de cada paciente, em qualquer idade. Por isso, uma medicação pode "dar certo" em uma mas não em outra pessoa. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  37. Marcia: se sua filha foi medicada e não melhorou da tosse, deve ser avaliada pelo(a) médico(a) para definir a causa. Evite a automedicação pois pode ser perigpsa. Remédios não adiantam se a causa da tosse não for combatida. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  38. Estou a dois meses tratando uma rinite q aumentou meus cornetos inferiores. A princípio usei avamys e depois de uma segunda crise consecutiva o médico me receitou omnaris e agora um novo diagnóstico de rinite vasomotora me foi passado corticoide injetável e rilan 4% sinto pressão na cabeça e rosto pode ser da rinite? E qual melhor remédio avamys ou rilan 4%

    ResponderExcluir
  39. Geovana: Omnaris (ciclesonida) e Avamys (fluticasona) são corticóides para uso intranasal. Mas, cada um tem composição, propriedades e potências diferentes. A escolha de um ou de outro depende de cada caso, tipo e gravidade da alergia. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  40. o alegra d pode causar gases ou dor no estomago?

    ResponderExcluir
  41. Sintomas gástricos podem ocorrer com qualquer medicamento, mas não são comumente descritos com a medicação citada. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  42. Boa tarde. Eu tenho coceira quando me estresso ou com ansiedade,tb quando faço exercícios devido ao suor. Também me coço com banho morno a quente. Acaba que tomo antialergico todo dia,hixizine. Fui ao clinico geral e ele disse q não há problema em tomar antialergico com frequência. Minha dúvida e se isso procede,realmente não faz mal tomar tanto?

    ResponderExcluir
  43. Michelle: o uso de antialérgicos (antihistamínicos) é seguro, mesmo para tempo prolongado. Mas, o ideal é utilizar antihistamínicos de nova geração. Além disso, é importante tratar e investigar as causas do problema. Agradeço sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde, meu filho têm 4 anos e a medica passou para ele desalex e nasonex um para usar por 10dias e o nariz usar por 60dias mas não continuei o tratamento pois ele ficou com a pele cheias de manchas vermelhas e os olhos ficarão vermelhos, é por causa da medicação pois é a unica coisa de diferente que ele estava tomando e nunca tinha usado esse medicamento.

    ResponderExcluir
  45. Tatiane: sinto muito, mas não é possível afirmar pela internet a causa das lesões que descreve ou afirmar se os medicamentos usados podem ter ocasionado o problema do seu filho. Aconselho que entre em contato com a médica que trata dele e peça que a oriente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  46. Bom dia! eu tenho rinite alérgica e sempre fico com os sintomas, tomar 'Loratamed' todos os dias de 12 em 12 horas causa algum problema futuro?

    grato.

    Bruno.

    ResponderExcluir
  47. Bruno: o princípio ativo é a loratadina, um antialérgico (anti-histamínico) Este remédio dá alívio temporário dos sintomas associados com rinite alérgica. Mas passado o efeito os sintomas voltam uma vez que a doença não foi tratada. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  48. Começo a espirrar muito quando saiu ao sol principalmente, nunca vi alguém ter alergia ao sol, queria saber o porque. Obrigada

    ResponderExcluir
  49. Dayane: espirros podem surgir à luz solar, por ação irritante (vasomotora) na mucosa do nariz. Não é uma alergia ao sol. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  50. Olá, tenho uma dúvida.
    Qual a diferença do Desalex pro Desalex D12, ou não tem nenhuma?

    ResponderExcluir
  51. Matheus Henrique: Desalex contém apenas desloratadina e Desalex D12 contém desloratadina associado a pseudoefedrina. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  52. Ola meu nome é thiago meu filho ta tomando allegra pediatrico i começo. Com tose. I parece q as amigdalas incharam isso é normal

    ResponderExcluir
  53. Thiago: a medicação citada não é causa de aumento das amigdalas. Mas, para avaliar, é essencial examinar seu filho pessoalmente. Aconselho que entre em contato com o(a) médico(a) que o examinou e peça uma orientação. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  54. minha filha tem renite alergica e quer fazer selagem no cabelo mas a cabeleireira disse que nao deve pelo cheiro do amonio que voce me diz por favor
    .

    ResponderExcluir
  55. Graziii: não recomendo que sua filha faça o procedimento sem orientação do(a) médico(a) alergista que trata dela. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  56. Pâmela Beltrame18/2/16 19:15

    Boa noite. Minha filha, Maria Luísa de 10 meses , as vezes fica com o nariz coçando, espirrando e tosse seca,e com uma leve coriza. A pediatra informou que pode ser uma alergia ao tempo, toda vez que muda ela fica assim. Mas já reparei tbm que o nariz dela da a impresso está com uma ronqueira. O que posso fazer? Ela indicou Clenil A. Só isso basta? Há necessidade de fazer exames? Ela informou que só após 2 anos é que identificamos alergia com precisão.

    ResponderExcluir
  57. Pâmela Bom dia. aos 10 meses de idade, as crianças têm características próprias: seu organismo é imaturo, as vias respiratórias infantis são mais estreitas e sua imunidade ainda é imatura. Nem sempre os sintomas respiratórios são causados apenas por alergia. Podem contribuir: vírus, refluxo, entre outras causas. Os testes ainda são inconclusivos. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  58. Olá, tenho um filho de 13 anos. Diagnósticado com bronquite asmática e rinite alérgica. Porém a rinite ataca todos os dias (sem trégua) e agrava as noite. Sei que sem examina lo fica difícil, gostaria de saber sobre os antialérgicos, quais eu poderia (se puder me indicar) até mesmo pra eu pesquisar a respeito, que ele pode tomar com tanta frequência até que a imunidade, não sei se tem a ver, melhore. Bom é isso, vi que vocês respondem os comentários e achei interessante esse meio de comunicação, nos ajuda muito e não são todos os profissionais que se importam em ajudar mesmo que de longe com o que podem. Obrigada. Priscila Negreiros

    ResponderExcluir
  59. Priscila: o ideal é que seu filho utilize os antialérgicos (anti-histamínicos) de nova geração, pois são melhor tolerados: não causam sonolência e não aumentam o apetite. O Blog da Alergia obedece a norma do Conselho Federal de Medicina que não permite prescrição ou indicação de nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Contamos com a sua compreensão. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  60. OLÁ! TENHO 33 ANOS E TENHO UMA VIDA SAUDÁVEL! DEPOIS DE UMA FEBRE ALTA E GRIPE FORTE,ESTOU COM SINTOMAS DE SINUSITE, INCLUINDO UM MAU CHEIRO EXALANDO NA RESPIRAÇÃO, TENHO CERTEZA ABSOLUTA QUE NÃO SE TRATA DE MAU HÁLITO, POIS TENHO EXTREMO CUIDADO COM A HIGIENE BUCAL, LINGUAL E ETC. GOSTARIA DE SABER QUAL O TRATAMENTO MAIS EFICIENTE PARA ESSE EXCLUSIVO PROBLEMA, SINTO POUCAS DORES NA REGIAO DA FACE, SEIO FRONTAL, MAS O QUE MAIS ME INCOMODA MESMO É O MAU CHEIRO E GOTEJA PARA A GARGANTA COM GOSTO AMARGO. QUAL A MELHOR MEDICAÇÃO PARA ESSE NÍVEL DE INFECÇÃO? AGRADEÇO DESDE JÁ!

    ResponderExcluir
  61. Boa noite. Obedecemos a norma do Conselho Federal de Medicina que não permite prescrição ou indicação de nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos seu contato.

    ResponderExcluir
  62. Bom dia. Fui diagnosticada há 1 semana atrás com sinusite, então fui medicada com Azitromicina por 6 dias e Allexofedrin D por 5 dias de 12 em 12h além do Avamys de 12 em 12h dois jatos em cada narina, e o problema é que meu ouvido ta com sensação de entupido, eu to lavando o nariz com soro fisiologico e assoando o tempo todo, o ouvido fica entupindo e desentupindo o tempo todo com estalos, já to no ultimo dia das medicações e a questão do ouvido parece estar só piorando ao inves de melhorar. O que fazer?

    ResponderExcluir
  63. Nat: se você foi medicada e os sintomas persistem - pelo contrário, surgiram sintomas novos relacionados ao ouvido, é recomendado que retorne ao médico. Pode ser que a medicação tenha que ser modificada. Mas, para afirmar, é preciso examinar seu ouvido pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  64. Posso dar allegra e desalex juntos para a minha filha de 4 anos

    ResponderExcluir
  65. Sheila: é possível associar dois antialérgicos (anti-histamínicos) Mas, numa criança, esta associação só deve ser feita em casos específicos e sob supervisão médica. Aconselho que entre em contato com o(a) alergista que trata de sua filha e peça que a oriente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  66. Minha filha iniciou com Allegra e acabou. Tenho Desalex em casa. Posso dar continuidade com o Desalex ou devo finalizar com o Allegra mesmo?

    ResponderExcluir
  67. Boa noite, minha filha tem 1 ano e 3 meses á uns nos últimos meses percebi que a Diana ficava doente muito rápido ela teve umas 4 gripes contando com a de agora, mais segue de uma tosse seca as vezes com catarro e eu várias vezes levei ela ao médico já foram receitados vários Antibióticos, e antialérgicos ultimo foi Claritromicina (10 dias) e Predsona (5 dias) dei certinhos os dias, e ela ficou bem estes dias mais agora que parou voltou. Será que ela tem bronquite. Eu sei hoje o Esalerg, ele ajuda? Me ajudem. Desde já agradeço!!!

    ResponderExcluir
  68. Luiza: Boa noite. O seu relato sugere que possa ser uma rinite alérgica. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que leve sua filha a um(a) alergista. Caso você more no Rio de Janeiro, estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar sua filha e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  69. Virgínia: embora Desalex e Allegra sejam ambos anti-histamínicos (antialérgicos), possuem características químicas e farmacológicas diferentes. Por isso, não tenho condições para orientar a substituição sem conhecer os dados clínicos de sua filha. O ideal é que a medicação seja orientada de acordo com a necessidade de cada paciente. Contamos com sua compreensão. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  70. RITA DE CÁSSIA23/5/16 11:33

    Bom dia !! eu tenho 43 anos de dois anos pra cá tenho tido muitas crises de renite , pelo menos uma por semana , onde trabalho tem ar condicionado e agora tenho opção de desliga-lo só que ainda assim estou tendo crises . Posso tomar fazer um tratamento fitoterápico? o tratamento com injeções são caros e tenho dois filhos que tbm tem, então fica caro o tratamento..

    ResponderExcluir
  71. Rita: Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  72. Boa tarde ! Leio muito que o desalex não dá sono mas qdo tomei por 5 dias, 2 x ao dia 5 mg, fiquei muito sonolento e cansado, sem disposição. Atér um pouco deprimido. Antes havia tomado celestamine a noite por tb 5 dias e tive noites de sono muito agitadas. Com pesadelos todos os dias. O Sr(a) acha que posso ter algum tipo de intolerancia a esses medicamentos ?

    ResponderExcluir
  73. O seu relato sugere que tenham ocorrido efeitos colaterais das medicações descritas. Estes efeitos são previsíveis e dependem de uma suscetibilidade individual e por isso não ocorrem em todas as pessoas. Recomendo que siga as instruções do seu médico, que o examinou e é muito mais capacitado do que eu para apontar a conduta de tratamento mais adequada para seu caso. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  74. Dei meu filho ontem meia noite desloratadina e o pediatra passo hoje outro remedio prelone faz mal da ele hoje

    ResponderExcluir
  75. Thiago: Desloratadina é um antihistamínico (antialérgico). Prelone (prednisolona) é um corticóide. Os dois medicamentos podem ser prescritos para tratamento de alguns tipos de alergia. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  76. Tenho rinite que ha ressecamento nasal devido ao meu corpo se aquecer , tomo fumarato de cetotifeno 1mg .ha 3 meses .. Ainda me incomoda muito , qual melhor tratamento?? Sofro demais ...

    ResponderExcluir
  77. Bira: Existem diversos medicamentos para tratar a rinite, modernos e eficazes. Contudo, é importante personalizar o tratamento. O melhor remédio para uma pessoa pode não ser para outra. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  78. Olá boa noite.
    Tenho uma bebe de 11 meses dessa última gripe q ela teve venho percebendo um cheirinho estranho vindo do nariz dela.. e uma tosse seca a noite... mesmo passando essa gripe continuou o mal cheiro.. agora ela está novamente gripada e o cheiro esta mais forte.. o que pode ser... a consulta está marcada.. mas irei leva la a emergência.... pois irá demorar a consulta..
    Obrigado

    ResponderExcluir
  79. Carlos: bebês possuem características especiais: sua imunidade é imatura, as vias respiratórias são estreitas e pequenas. Viroses respiratórias são comuns nessa faixa etária e podem se confundir com alergia. Por isso, episódios repetidos de gripe podem indicar uma alergia, mas não há como afirmar sem examinar sua filha. Aconselho que o leve a um(a) alergista e receba a orientação adequada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  80. Boa tarde! Meu filho tem 4 anos e começou um tratamento de 3 meses, recomendado pela pediatra/ pneumologista, com Busonid soluçao nasal e Montelair sache.
    Gosyaria de saber se esses medicamentos interferem na vacinaçao?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  81. Olá!Gostaria de saber se o Allegra e o Desalex podem ser administrados juntos? Obrigada!

    ResponderExcluir
  82. Por favor escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e informe qual a vacina se refere para que possamos esclarecer sua dúvida. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  83. Boa tarde. Meu filho completará 3 anos em 08/09/16 e há cerca de 1 ano e meio venho lutando contra congestão nasal e os outros sintomas da rinite que culminam em crise de asma. Ele já usou decongex, hixizine, alegra (diversas vezes), montelar, predisin, agora 21 dias atrás o pneumo trocou o preventivo por seretide e avamys, mas hj começou novamente com congestão nasal e muita tosse, se diz cansado. Por favor, o que posso fazer? além do seretide, posso dar algum anti alérgico, pq acho que a rinite alérgica desencadeia a crise de asma, em razão das constantes trocas de temperatura. Somos do RS. Obrigada.

    ResponderExcluir
  84. Ola meu filho esta tomando desloratadina. Mas observei que quanto toma se queixa de dor na barriga. Isso pode ser alguma reação do medicamento. Ele tem 5 anos e a drs. Receitou 5ml por dia, mas vi na bula que 5 ml e a partir dos 6 anos. Notei que uns meses atrás ele fez uso de 30 dias desse remédio e teve dotes fortes em volta do umbigo ate fizemos uma eco e apesentou linfonodos na barriga. Mas a drs. Disse que provavelmente não era da deslorstadina. Agora comecei usar novamente nele faz 3 dias e ele começou a se queixar novamente. O que faço será que reduzo a dose?

    ResponderExcluir
  85. Embora não seja comum, dois antialérgicos (anti-histamínicos) podem ser associados, em situações especiais, de acordo com a avaliação médica. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  86. O Blog da Alergia obedece a norma do Conselho Federal de Medicina que não permite prescrição ou indicação de nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  87. Patrícia: Bom dia. O seu relato não deixa claro que dor apresentada pelo seu filho tenha sido causada pela medicação. E, para fazer o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure uma segunda opinião em forma de consulta realizada pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Contamos com sua compreensão e agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  88. Tenho rinite alérgica e gostaria de saber se os inaladores que são nebulizadores fazem o mesmo que os inaladores comum. Algumas pessoas falam que não é a mesma coisa e que o efeito do medicamento não é o mesmo

    ResponderExcluir
  89. Meu filho tomou desloratadina durante 10 dias, gostaria de saber se posso dar Alegra Pediatrico? Tem alguma contra-indicação?

    ResponderExcluir
  90. Priscila Boa noite. Não entendi bem sua pergunta. Na verdade, o efeito varia de acordo com o tipo de inalador e com o tipo de medicamento usado. Por favor, escreva para nosso e-mail blogdalergia@gmail.com informando mais detalhes para que possamos orientá-la adequadamente. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  91. Minha filha vai fazer exame de ige, mas esta tomando desloratandina, o uso do remedio pode comprometer o resultado do exame?

    ResponderExcluir
  92. Bom dia. O uso do antialérgico (desloratadina) não interfere nas dosagens da IgE total e IgE específica no sangue. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  93. Ola boa noite! Meu filho tem 4 anos e meio tem a tal da rinite alergica...sempre tem tosse.Agora tem tomado Leucogen...ainda tosse mais nao fica tao doente como antes....Ele tomava antibiotico quase todo mes....agora esta com uma tosse seca e as vezes espirra..a noite nao tosse e raro...so qando acorda e as vezes fica rouco mais depois melhora... A alergista acabou de passar allegra e predsim por 7 dias.Posso realmente dar esses dois juntos??? Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  94. Gessica: boa note. Predsim é um corticóide(cortisona) e e Allegra é um anti-histamínico (antialérgico). Estes medicamentos podem ser prescritos em conjunto. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  95. Olá dr. Eu tenho rinite alérgica e qdo estou em crise, sempre me receitam predsim. Realmente ele é o que mais resolve. Só que ultimamente ele tem me dado reações do tipo dor no corpo todo, fraqueza e queimação, a ponto de não conseguir levantar da cama. Eu devo continuar tomando essa medicação? E as vacinas tem corticóide também? O que fazer?

    ResponderExcluir
  96. Boa noite. Corticóides usados sob a forma de comprimidos e xaropes têm apenas efeito de alívio de sintomas. Não tratam a doença e não podem ser usados por tempo longo. A imunoterapia com alergenos nao contém corticóides. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  97. A pediatra receitou Esalerg para meu filho de 3 anos, mandou usar por 3 meses seguidos, pode usar esse medicamento tanto tempo ?

    ResponderExcluir
  98. Cristina Boa noite Esalerg é um anti-histamínico (antialérgico) e pode ser usado por tempo prolongado sob a orientação médica Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  99. Bom dia, pra vcs do Blog!
    Pra mim, não dar pra ser feliz, desse jeito. Tenho uma alergista alopata, comecei um tratamento com uma médica homeopática, ja visitei a Policlinica daqui do Rio, enfim já fui a inúmeros alergistas, otorrinos, até pneumologistas. Os sintomas continuam, cada vez mais frequentes. Quando era jovem sentia as vezes uma secreção por tras de uma narina, com gosto de lágrima e um cheiro nada agradável. Fui a alguns médicos, receitavam antibióticos, eu melhorava e esquecia. tive meus filhos, no final da gravidez meu nariz entupia muito. Mas enfim, levava vida normal. Há uns 5 anos, a secreção por tras da narina voltou, mas com outros sintomas, sensação de gripe, nariz entupido, palpépras inchadas ao acordar, coceiras ao redor dos olhos, sensação de sinusite, (dor de cabeça acima dos olhos e alguma pressão no nariz) arrepios e o pior, falta de ar. Já fiz uso de diversos medicamentos. Testes alergicos indicaram, alergia a mofo, ácaro, poeira... A alergista recomendou as vacinas, mas se estivesse em crise não tomar a vacina. Que aconteceu? Comecei a fazer as vacinas e não consegui levar adiante, pois uma semana sim outra não, estava em crise. Meu diagnóstico? NÃO SEI! A alergista disse que tudo faz parte de um quadro alérgico! No momento, estou péssima, com falta de ar, sensação de gripe, nariz obstruído as vezes, pressão na cabeça, olhos inchados etc. Faço meus exercícios diariamente, mas agora nem sempre estou podendo ir pra academia. Com o calor isuportável do Rio, o ar condicionado é gelado. Eu fujo com medo. Estou perdendo minha vida social e minha alegria de viver. NO MOMENTO ESTOU USANDO DESALEX, symbicort spray 2 x dia, avamy's spray nasal, pois é sempre essa medicação que a alergista prescreve., alem de deflazacort ou predsim, que estou evitando usar. Não tenho secreção. Só eventualmente, quando mistura gripes ou viroses. Dificilmente tenho chiado no peito, apareceu num exame com a médica auscultando, uma vez, bem discreto. Faço uso de um produto americano, para lavar as narinas, a base de cl de sodio e bicabornato de sódio,diariamente, mas nem isso está adiantando. Acredito que quando começo a sentir o nariz entupindo e ou a sensação de sinusite, ou uma gripe, aí começa a falta de ar. Diante deste quadro, o que vcs me orientam? Pesquiso tudo, inclusive nos sites americanos, prá ver se tem alguma descoberta, para essa maldita doença. Helpe-me. Tenho 63 anos, mas sou bem ativa, apesar desta condição alérgica insistir em me derrubar. Não posso mais agendar nada, nem um programa, pois não sei se vou estar doente no dia. Abraços e obrigada.

    ResponderExcluir
  100. Daisy: a rinite parece ser uma doença simples e se confunde com gripes e resfriados. Mas a realidade mostra que trata-se de uma doença que se acompanha de uma inflamação mínima porém persistente na mucosa nasal. Por isso, as crises reiniciam semque que houver uma provocação. O tratamento com medicamentosé importante, mas não basta. O tratamento a longo prazo é fundamental Tratar não é s[o tomar remédios. É importante:
    - Avaliar e controlar controle ambiental em sua casa
    - Pesquisar quais os fatores não deixam você melhorar, mesmo com o tratamento de remédios (Estes fatores variam em cada pessoa e não são iguais para todos)
    - As pessoas acima de 60 anos devem ser avaliadas de forma especial, uma vez que o envelhecimento do nariz pode interferir na doença e na respsosta ao tratamento.
    - Conquista da adesão ao tratamento
    - Acompanhamento clínico periódico com alergista para imunoterapia e para detectar as alterações da doença com passar do tempo e assim modificar também seu tratamento de acordo com cada pessoa.
    Em 2017 a equipe médica da Policlínica Geral do Rio de Janeiro lançará um livro: Alergia em pessoas idosas, demonstrando como a doença necessita atenção especial quando está associada à terceira idade; Agradecemos seu contato com o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  101. Boa tarde! Tenho um filho de 3 anos, desde 1 ano ele apresenta resfriados e crise de bronquite constantes, o anos passado foi o pior, muito antibiótico e corticoides. Há uma semana com o resultado de exames constatou alergia a poeira doméstica. O Alergista passou por 3 meses o uso de loratatina 2,5 ml 1 vez ao dia e Clenil 1 jato em cada narina 2 vezes ao dia. Questionei o mesmo sobre o uso prolongado desses medicamentos e o mesmo relatou que precisa ser feito e que não há risco. Quero saber a opinião de vocês.

    ResponderExcluir
  102. Tatiana: Boa tarde. O uso dos medicamentos por tempo prolongado é seguro. Mas, tratar a rinite é mais do que tomar remédios. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro intitulado: “Alergia, doença do século XXI”. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  103. Medicamentos como se fosse uma vacina seria o melhor tratamneto para o paciente ..com dois meses ele estaria bem melhor.. Sem precisar de inalação e etc...

    ResponderExcluir
  104. Cuidado com alegra .. Um por dia...e se necessário..

    ResponderExcluir
  105. Bira Boa noite. Não entendi sua dúvida. Por favor, escreva para nosso e-mail informando mais detalhes para que possamos ajudar. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  106. Prezados,
    venho de uma discussão entre especialistas a qual eu estou sofrendo sem solução. Meu alergista diz que tenho que tratar da alergia que causa minha sinusite entre perda de olfato ou paladar. Meu otorrino diz que não é alérgico porque estou com as vias áreas inflamadas e o correto é tratar com anti inflamatórios e antibióticos. A verdade é que não tenho sintomas de renite (não tenho espirros, coriza, olhos vermelhos e ou coisa do tipo)mas deu positivo para alérgenos na pele (todos) por isso estou fazendo tratamento alérgico com remédios e vacinas há cerca de um ano e meio. Porém, para o otorrino, pode ser um problema que entope minhas vias áreas e então ocorre a sinusite e a perda de olfato e paladar. O certo que sei, é que, quando sou exposto a muito frio (beber cerveja gelada) ou ficar em ambiente muito frio (ar condicionado) fico com o nariz um pouco entupido (mas sem coriza ou secreção) e então ocorre a perda de olfato e paladar. Me sinto no meio de dois especialistas que cada um emite sua opinião, porém não resolve o problema. Gostaria de saber se em casos como esse, se devo procurar outros alergistas ou outros otorrinos que possam, ao invés de puxar sardinha para a sua especialidade, possam, de fato, me medicar corretamente.

    ResponderExcluir
  107. Boa noite. Rinite é um termo que significa:
    "Rino" (nariz) e
    "ite "(inflamação)
    Ou seja, a rinite se acompanha de uma inflamação repetida e persistente da mucosa nasal que gera os sintomas. Por isso os sintomas se repetem e podem provocar outros problemas decorrentes da inflamação nasal. Eu não tenho condições para opinar pela internet sobre seu caso. Para isso, é necessário conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  108. Olá, meu nome é Edna, tenho uma filha de 5 anos que sofre de rinite desde os 3 anos de idade. Todos os dias ela acorda espirrando muito, vive com nariz escorrendo, começou a roncar. Moramos no Japão, já levei a bários médicos e eles dizem que não tem remédio para curar, somente para amenizar,q tem q esperar ela crescer e ganhar imunidade.
    gostaria de saber se vc me indica um remédio, ou se tem como atender on line ou por telefone, devido à distância , encontro me impossibilitada de ir pessoalmente.

    ResponderExcluir
  109. Edna Boa tarde. O blog da Alergia obedece a norma do Conselho Federal de Medicina. Não é permitido prescrever ou indicar nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Conto com a sua compreensão.

    ResponderExcluir
  110. Qual é o melhor noex ou nites minha filha tem 3 anos usou noex e foi bom mais agora a pediatra trocou pelo nites ,me falaram que o nites é mais forte verdade isso obrigada

    ResponderExcluir
  111. Anônimo3/4/17 20:49

    Olá gostaria de saber se o medicamento montelair é indicado para quadros de rinossinusite, pois o alergista me receitou e vi na bula q É para casos de asma. Eu ñ tenho asma

    ResponderExcluir
  112. Simone Boa tarde Os dois medicamentos são seguros e eficazes A escolha depende das condições clínicas de cada paciente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  113. Montelair (montelukaste) é indicado no tratamento da asma e da rinite alérgica. Gratos pela sua visita.

    ResponderExcluir
  114. Minha filha tá com tosse e o nariz escorrendo. Ela tem rinite alérgica,o alergista, passou rilan em 8/8. Mas com a tosse vi q o allegra tem o mesmo efeito q o rilan. Posso dar os 2 juntos? Boa tarde!

    ResponderExcluir
  115. Boa noite. As medicações podem ser associadas. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  116. Gostaria saber se quem está tomando allegra pediatrico pode realizar testes alégicos, se o allegra não interfere no s resultados dos testes.

    ResponderExcluir
  117. Bom dia. É recomendado suspender a medicação antes de realizar o teste com inalantes.Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  118. minha filha tem 8 meses e esta com muita tosse e espirrando muito, gostaria de saber se posso dar o Bialerge, ou qual anti alergico?

    ResponderExcluir
  119. Posso usar Allegra De por um período prolongado? Me dei muito bem com ele.Grata, Zane.

    ResponderExcluir
  120. Marcio: O Blog da Alergia obedece a norma do Conselho de Medicina: não é permitido prescrever ou mesmo indicar nomes de medicamentos pela internet. Para medicar, é essencial examinar sua filha. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  121. Zane: Boa noite Allegra D é uma medicação de efeito aliviador, ou seja, para ser usado no momento da crise pois alivia a obstrução nasal. Mas não deve ser mantido por tempo longo, pois aumenta os efeitos colaterais. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  122. Posso tomar Busonid junto com o Allegra 180? Obrigado

    ResponderExcluir
  123. Fernando Boa tarde A associação dos medicamentos citados pode ser feita. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  124. meu filho tem 21 anos e tem fungueiras e o barulho incomoda muito ele esta usando avamis mais nao estou vendo mudanca ..se puder me indicar um outro medicamento ...e o pior ele nao aceita em ir ao medico

    ResponderExcluir
  125. O seu relato sugere que seu filho esteja apresentando uma rinite. Mas, não tenho condições para atender sua solicitação. O Blog da Alergia obedece a norma do Conselho Federal de Medicina: não é permitido medicar, prescrever ou indicar nomes de remédios pela internet, sem examinar o paciente. Caso more no Rio, estamos ao dispor para atendê-lo e orientar de forma adequada e segura. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  126. Boa noite ,meu filho tem rinite alérgica desde bb,hj ele está com 10 anos e sempre tratando,levei ele ao um otorrino que passou um exame chamado polissonografia,vc acha necessário fazer esse tipo de exame, que é passar a noite em uma clinica monitorando o sono dele, pra ver tem apnéia.

    ResponderExcluir
  127. Alcilene: a apneia de sono pode ser agravada pela presença de uma rinite sem controle adequado. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  128. A minha crise da rinite alérgica, começou,e já apliquei busonid( 50mg), e desalex.Fui no otorrino no quinto dia,e vou continuar com a mesma medicação, desalex 14dias,busonid 30dias. Não tenho infecção,e corise leve. O que está ruim, é o congestionamento nasal. Não sinto cheiro e nem gosto,com espirros. Foi passado 40mg de Predsim, por 5dias, 1x ao dia,em conjunto com o já estava tomando.Mas tenho em casa Prelone, que é prednisolona,mas é de 20mg. Comecei a tomar hoje de manhã,1x ao dia. Posso continuar,ou tenho que tomar de 40mg? Sou sensível para remédio, ainda mais corticóide. Nesses 5 dias, é preciso diminuir a dosagem ao parar o medicamento? Aguardo um retorno. Obrigada

    ResponderExcluir
  129. Cynthia: para fazer dose equivalente ao Predsim 40mg, substitua por dois comprimidos do Prelone 20mg. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  130. Meu filho tem 7 anos o otorrino passou para usar busonid PPR 60 dias e desalex nas crises alérgica só tem esqueci de pergunta se poderia dar no mesmo dia me responda por favor

    ResponderExcluir
  131. Bom dia. Desalex pode ser usado concomitante ao uso do Busonid nasal. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  132. Posso dar decongex junto com o nasonex

    ResponderExcluir
  133. Patrícia Boa tarde. Decongex é uma medicação contendo um antialérgico (anti-histamínico) associado a um descongestionante nasal, que atua aliviando sintomas da rinite. Nasonex é um corticoide para uso intranasal que atua no tratamento de controle da doença. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  134. Bom dia ...meu filho tem 4 anos...gostaria de saber se posso usar decadron nasal ( diluído em soro ) e predsim ? Obrigada

    ResponderExcluir
  135. Gisele Bom dia As medicações citadas só devem ser usadas sob orientação e prescrição médica, em especial nas crianças pequenas. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  136. Bom dia! Tem um mês que estou com o corpo coberto de úlceras após ter ingerido carne de porco da qual sou alérgica. Estou tomando hixizine mas não está resolvendo nada, posso tomar o prelone junto com hixizine?

    ResponderExcluir
  137. Thais Bom dia Não recomendo que se automedique sem ter o diagnóstico preciso. Aconselho que procure um alergista para orientá-la adequadamente. Prelone é um corticoide e tem apenas ação aliviadora: não resolverá o problema se a causa não for detectada e controlada. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  138. Olá,meu filho tem 2 anos e 3 meses e foi constatado que ele é uma criança alérgica (mas teve médicos que disseram que ele tinha asma) ... Tem rinite, tem alergia na pele e tudo... Quanto a todos os sintomas que uma rinite apresenta, as tosses secas que ele tem são as piores, que não deixam ele dormir e nem pode correr, se não começa a tossir sem parar. Ele ficou 2 meses tossindo sem parar, até que a antiga pediatra dele receitou o AVAMYS e CLENIL HFA. Depois de 15 dias ele aprentou uma melhora significativa, parou com as tosses... O tratamento durou 60 dias... Porém, assim que acabei o tratamento, não demorou nem 1 mês e ele voltou novamente com as tosses e o nariz escorrendo...fui em uma nova pediatra e ela disse que somente o AVAMYS teve efeito sobre ele, e o clenil não, pois ele não tem asma...
    Gostaria de saber, quanto tempo o AVAMYS demora para fazer efeito e se ele trata mesmo as tosses secas..
    Desde já, agradeço!
    Mayara.

    ResponderExcluir
  139. May Boa tarde. Não posso opinar sobre seu filho. Mas gostaria de lembrar que e crianças pequenas a asma pode se manifestar apenas com crises de tosse (sem chiado aparente ou cansaço) com piora à noite, ao riso, ao correr e que melhora muito com corticoide inalado (clenil A) Sugiro que leve-o a um alergista Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  140. minha filha tem renite alérgica sempre que ela tiver com crise posso dar o alegra? ou o desloratadina?

    ResponderExcluir
  141. Boa tarde. Allegra e Desloratadina são anti-histamínicos (antialérgicos) e usados para aliviar sintomas da rinite alérgica. Não tratam a doença, apenas aliviam sintomas. Podem ser usados nas crises, sob orientação médica.
    Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia nasal: É mais feliz, quem respira pelo nariz”. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  142. Sayonara Nogueira Almeida14/6/18 10:11

    Meu filho usa medicamentos para alergia desde de recém nascido,o medico passou um tratamento com atrovent ,Berotec,Desalex,Hixizine,Predsim e spray nasal todas as medicações orientada pelo médico até os 6 anos. e tendo todos os cuidados ele me falou que as crises iria diminuir com os cuidados e a medicações e ao 8 anos iria diminuir as crises diminuiu mais quando me mudei pra o interior as crises ficaram até mais grave. Ai eu descobri que tem cheiro horrível de fumaça,veneno e um fumaça de um cigarro que não é cigarro tou tendo os cuidados mais as crises é são muito fortes.A médica mandou usar as medicações inclusive usar a desloratadina todos os dias uma vez ao dia.Eu gostaria de saber se eu posso usar.Pq eu tenho também a alergia e causa dores no nariz e a garganta fica vermelha e doe muito. Se tem outro tratamento qual.Por que meu filho sofre muito com dores que eu eu só vim sentir essas crises já adulta e ele só tinha 6 anos quando ficaram mais fortes. Ele gosta de brincar de bola bicicleta, sempre brincou mais eu comecei que as crises aumentaram ai ele diminuiu de brincar as crises diminui mais ele é criança.Por favor me ajude a medicação vacina quais o que devo fazer. Porque é horrível.

    ResponderExcluir
  143. Bom dia. A rinite alérgica parece uma doença simples e sem importância pois se confunde com gripes e resfriados. Mas não é verdade. A rinite alérgica pode causar complicações e afetar a saúde da criança. Aconselho que seu filho seja orientado por um especialista O tratamento com a imunoterapia (vacina para alergia) pode controlar a doença e permitir uma vida normal para a criança. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia nasal: É mais feliz, quem respira pelo nariz”. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  144. Meu filho tem 6 anos e começou com uma secreção que parece escorrer do nariz para garganta, mas não sai nada. Levei em um pneumologista que receitou Avamys 27,5mcg spray nasal, symbicort 6/100mcg por inalação para inalar com espaçador e Ária comprimido 5mg, porém está tratando há duas semanas e nada de melhora, sempre que ocorria isso o pediatra da cidade onde morávamos dava predsim, então comprei e já dei duas doses de 5ml de 12 em 12 horas, hoje a secreção está mais solta, minha dúvida é se predim pode ser dado junto com todos os outros ou será medicação demais? Corticóides demais?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  145. O uso do noex em prolongado tempo pode prejudicar a saúde?

    ResponderExcluir
  146. Boa tarde. O corticoide usado sob a forma de spray nasal, como é o Noex, é seguro mesmo no uso prolongado. Isto ocorre porque é formulado em doses mínimas (microgramas) de forma que atue diretamente na mucosa do nariz, com mínimos efeitos no resto do organismo. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  147. Daiane: Corticoides não devem ser utilizados, em especial nas crianças, sem orientação médica. Aconselho que comunique à pneumologista que trata do seu filho e peça que a oriente. Grato por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  148. Boa tarde parabéns vcs são 10.minha pergunta e meu filho tem 11 anos e rinite severa. qnd está atacado e normal ele sentir cansaço e moleza e dor mas pernas isso faz parte do quadro de rinite qnd ela está muito atacada pq ele fica apático. obrigado

    ResponderExcluir
  149. Monalisa: Boa tarde. A rinite alérgica parece uma doença simples e limitada ao nariz. Mas, na verdade, pode comprometer a respiração e resultar em complicações e comprometer a qualidade de vida. os sintomas que descreve em seu filho não são típicos da rinite. E, para afirmar, é essencial examiná-lo pessoalmente. Por isso, recomendo que procure um alergista para orientá-la de forma adequada.
    Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia nasal: É mais feliz, quem respira pelo nariz”. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  150. Boa noite ! Meu filho de 1 ano tem rinite e bronquite , a medica receitou um tratamento com avamys (nariz ) e montelair . Ele está iniciando com uma tosse seca, posso dar decongex ou hixizine como eu dava normal antes do tratamento?

    ResponderExcluir
  151. Bom dia A tosse pode ter causas variadas e tanto a asma (ou bronquite) como a rinite podem causar este sintoma. O ideal é que você comunique à médica que trata do seu filho para que a oriente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI". Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  152. Oi, posso dar deslorotadina como uso continuo para minha filha de 11 meses, ela tem rinite alergica e cada vez que não dou o medicamento ela tem crise de tosse.

    ResponderExcluir
  153. Beatriz: Bom dia. Desloratadina é uma medicação com efeito antialérgico (anti-histamínico) usado no tratamento de alívio dos sintomas nasais. Ou seja, esta medicação alivia, porém não trata o problema e nem atua na causa dos sintomas. Por isso, se sua filha não está melhorando, ela precisa ser orientada pelo(a) pediatra que a acompanha. Não recomendo que mantenha a medicação em uso contínuo sem que ela seja examinada pessoalmente. A orientação pela internet é limitada e pode gerar erro. Conto com a sua compreensão. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI". Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  154. Sempre que ocorrem mudanças de temperatura meu filho sofre com uma alergia que afeta sua respiração gerando muco e roncos a noite que o atrapalham muito a dormir. Recentemente um pediatra receitou a ele um corticoide e um histaminico juntos o que possibilitou a ele uma semana de sono tranquilo, porém como consequência teve amigdalite na semana seguinte que agravou ainda mais seu problema. Existe algum remédio ou tratamento que melhore esse quadro sem deixar efeitos colaterais?

    ResponderExcluir
  155. Carlos Bom dia. A rinite alérgica parece ser uma doença sem importância, mas pode provocar muitos problemas. As alterações de sono, roncos, bem como as infecções repetidas, amigdalite, sinusite, etc. podem trazer consequências, em especial para o organismo infantil. `Por isso, o tratamento com um(a) especialista em Alergia é muito importante, não apenas para aliviar sintomas, mas para controlar a doença e conquistar melhor qualidade de vida aos alérgicos. Solicite ao pediatra do seu filho que indique um(a) alergista de sua confiança para tratá-lo. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  156. Minha filha 4 anos faz uso de desloratadina devido a rinite alérgica... mas as vezes não percebo melhora apenas com a desloratadina e dou a ela também o allegra. Existe algum problema?

    ResponderExcluir
  157. Bom dia, Lidiane. Desloratadina e Allegra são anti-histamínicos, ou seja, antialérgicos. Aliviam os sintomas, mas não tratam a rinite. Por isso, passado o efeito, os sintomas reiniciam. Não há problema em utilizá-los, mas é importante também tratar a alergia que origina a rinite. O tratamento inclui ainda as medidas de controle ambiental em sua casa e a imunoterapia (vacina para alergia). Agradecemos sua visita e participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno