Pular para o conteúdo principal

Como usar os sprays nasais

Corticóides para uso nasal
* São medicamentos eficazes para tratar a rinite alérgica
* Têm um bom perfil de segurança, podendo ser utilizados por tempo prolongado.
* Estes medicamentos não têm os efeitos colaterais dos corticóides usados sob a forma de comprimidos, xaropes ou de injeções.
* Não viciam e não engordam.
* Devem ser usados diariamente, mesmo que os sintomas estejam controlados.


Mas, é importante que sejam aplicados com técnica adequada. O jato do spray não deve ser aplicado em direção ao septo nasal, mas sim para as às asas laterais das narinas. Desta forma o medicamento se distribuirá melhor e com menor risco de efeitos colaterais como por exemplo: ardência, irritação e sangramento local.

Como usar o spray nasal
1) Antes do uso, lave as narinas com solução fisiológica e assoe suavemente
2) Agite o frasco e remova a tampa
3) Segure o frasco na posição vertical, mantendo o polegar na sua base e colocando os dedos médio e indicador em torno do bico aplicador.
4) Se estiver usando pela primeira vez, dispare a válvula até que ocorra a liberação uniforme do medicamento.
5) Incline levemente a cabeça para baixo, como se estivesse lendo um livro.
6) Introduza  a ponta do aplicador na narina  e pressione para disparar o jato

Tenha o cuidado de aplicar com a mão esquerda na narina direita. Depois, utilize a mão direita para aplicar na narina esquerda. Assim, o jato disparado não atingirá o septo nasal.
7) Repetir o procedimento na outra narina
8) Limpe  o aplicador e guarde tampado a fim de proteger o aplicador.


Corticóides para uso intra nasal disponíveis no Brasil são: Dipropionato de Beclometasona (Alerfin nasal, Beclosol e Clenil nasal), Budesonida (Budecort aqua, Busonid e Noex); Propionato de fluticasona (Flixonase, Flutican, Plurair) Furoato de Fluticasona (Avamys), Furoato de mometasona (Nasonex), Triamcinolona (Nasacort) e Ciclesonida (Omnaris).

Fonte: World Allergy Organization

Comentários

  1. Muito obrigado pela dica de como aplicar o Spray nasal. Aplico Noex regularmente e o sangramento diminuiu quase que totalmente. Parabéns pelo excelente site.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado. Aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu filho tem 2 anos e 4 meses, e estava tendo crise aléngica (rinite) muito frequentes, que sempre acabavam em uma sinusite, e com isso antibióticos e conrticóides sempre eram receitados, de mês em mês eu estava no pedriatra. Atualmente, estou com obra em casa, então vem o problema da poeira, cheiro de tinta, etc. Desde que começou a obra, há uns 10 dias estou dando 2,5ml de desloratadina todos os dias a noite e percebi o quanto ele melhorou, pois não tido crises, nem tosse e nem coriza. Gostaria de saber por quanto tempo eu posso dar a desloratadia. Se eu der por um tempo prolongado pode fazer mal ao meu bebê?

    Agradecida,

    Larissa Torres Azevedo Rangel

    ResponderExcluir
  4. Larissa: não há problema no uso da loratadina, mesmo no tempo prolongado. Mas, recomendo que entre em contato com o alergista do seu filho para que oriente o tempo de uso domedicamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  5. Posso utilizar o Nasonex sempre que tiver crise de rinite alérgica?

    ResponderExcluir
  6. Nasonex não tem ação para tratar crises. Deve ser usado todos os dias, mesmo que a pessoa esteja bem, para controlar a rinite e evitar crises. Peça ao seu alergista que oriente seu tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  7. O otorrino tem razão: o uso do Sorine pode trazer prejuízos na função nasal, agravar a obstrução e levar ao vício. Busonid exerce sua ação de forma lenta mas com o passar do tempo atua diminuindo a inflamação na mucosa nasal e controlando a rinite. Aconselho que procure um alergista para complementar o tratamento com vacinas (imunoterapia) tem excelentes resultados na rinite alérgica. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  8. A mais de mês estava com dor de garganta. Fui na otorrina, ela fez um exame e constatou que era devido ao refluxo. Reçeitou omeprazol e busonid. Comecei a usar e melhorei mas o meu nariz começou a coçar de uma maneira que nunca tinha sentindo. Parei com o busonid mas a alergia que surgiu não sumiu e só piorou. Estou com muitaaaaaa coriza. Tenho sinusite cronica e o negócio começou a piorar. Sei q devo voltar na otorrina na segunda, mas estou muito aguniada. Posso usar sorine para aliviar a congestão? Sou alergica a penicilina, isso é problema? O cloridrato de nafazolina é da familia da penicilina? Além disso estou tomando alegra D. O que melhorou a coceira...o que eu faço?

    ResponderExcluir
  9. Não tenho condições para responder especificamente sobre seu caso nem para indicar remédios sem examinar pessoalmente. Mas, farei algumas considerações sobre o tema: 1) Sorine é um medicamento que contém vasoconstritor nasal (nafazolina) e pode induzir vício e agravar a rinite. O ideal é que troque pelo uso de Sorine SIC solução nasal ou o Sorine infantil e lave suas narinas durante o dia até que possa ir ao médico. 2) O fato de ser alérgica à penicilina não tem relação direta com a sua rinite alérgica 3)O tratamento da rinite alérgica inclui não apenas o uso de medicamentos mas também o controle dos fatores agravantes (no seu caso, o refluxo), o controle ambiental em sua casa contra ácaros da poeira e a imunoterapia (vacinas para alergia) quando comprovada a alergia. Caso queira receber uma cópia em PDF do nosso livro sobre a rinite, escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  10. O uso prolongado de um determinado spray nasal pode, com o tempo, perder a eficácia? Nesse caso, teria que trocar de medicamento?

    ResponderExcluir
  11. Não parece ser o caso dos corticosteróides nasais. O que pode acontecer é surgirem situações clínicas novas, ou seja, a doença se modifica com o tempo e o remédio não é capaz de atuar, dando a impressão que seu efeito caiu. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigado pelas informações nessa matéria, me ajudou muito...
    descobri o blog recentemente e vou acompanhar o blog concerteza..
    valeu gente ^^.

    ResponderExcluir
  13. Olá, primeiramente eu queria agradecer pelas ótimas informações no site,elas me ajudam muito..
    porfavor, me ajudem, meu médico me receitou amavys e rinosoro, no momento eu estou tomando um suplemento vitamínico,e queria saber se tem algum problema usar os sprays junto com o suplemento? ajudem porfavor

    ResponderExcluir
  14. Luisa: não há problema no uso do Avamys e do Rinosoro juntamente com o suplemento vitamínico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  15. Ola! meu filho é muito alergico a picada de mosquito...sei que existe tratamento com vacinas para isto, mas ouvi dizer que a vacina para insetos ingloba mosquitos...abelha..etc..mas ouvi dizer tambem que quando se diz insetos, na verdade está se falando especificamente em mosquito e que para abelha é outra proteina portanto seria outro tipo de vacina...está certo? outra coisa, pode num mesmo trasco conter vacina pra rinite e mosquito ou tem que ser frasco separado para rinite e outro pra mosquito? existe tratamento com vacina para alergia a camarao? desculpe tantas perguntas mas estou um pouco confusa com tanta informacao e gostaria de saber mnelhor sobre essas coisas...obrigada

    ResponderExcluir
  16. Keila: é possível associar a vacina para rinite e alergia ao mosquito. Não existe vacina para alergia a camarão. Convido que escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com e enviarei para você uma cópia em PDF do nosso livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz” Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  17. Olá!Tenho um filho que é muito alergico,atualmente sua alergia a poeira/acaros está em 78,5.A médica receitou Loratadina de 12/12 horas- Budesonida pela manhã e a noite e tbm uma vitamina que segunda ela está sendo estudada e comprovada sua melhora na alergia,chama-se ADEFORTE.Minha dúvida é se o Loratadina pode ser usado por uma criança de 28,5kl de 12/12 horas e se essa vitamina realmente está sendo usada para melhorar alergias?Agradeço se puderem me ajudar!

    ResponderExcluir
  18. Lauro Paz2/7/12 08:51

    Tenho Rinite Alergica, e tenho muita dificuldade de espirrar, sinto que quando espirrar vou melhorar. Sinto muita fadiga e desempaciencia. fico angustiado porque geralmente a Rinite causa excesso de espirro e no meu caso e o contrario. o médico passou noex po 90 dias. faz quinze dias de uso e melhorou pouco. Queria alguma explicação.

    ResponderExcluir
  19. A dose da loratadina pode ser aumentada em crianças, caso o médico detecte esta necessidade. Quanto a vitamina D, convido que leia um texto que publicamos em 2010: http://blogdalergia.blogspot.com/2010/09/vitamina-d-e-alergia.html Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo2/7/12 14:11

    olá, gostaria de parabenizar o blog, é muito esclarecedor, mais ainda tenho uma duvida, eu tenho sinusite e rinite alergica, to a 5 dias com os ouvidos tapados, gostaria de saber se lavagem nos ouvidos resolveria meu prblema, tambm to usando serumim, mas ñ ta funcionando.
    a lavagem no ouvido resolveria ou resolve como o remedio proprio pra sinusite???
    ja ñ to aguantando mais ouvir tudo distante

    ResponderExcluir
  21. Lauro: os sintomas principais da rinite alérgica são: espirros em salva + coriza abundante aquosa + coceira em nariz, olhos, ouvidos e garganta + obstrução nasal. Mas nem toda rinite é causada por alergia. Para afirmar sobre seu caso seria necessário examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  22. Cabe ao médico, após examinar o paciente, decidir se há indicação para fazer a lavagem em ouvidos Não há como avaliar se há indicação para seu caso baseado apenas em seu breve relato. Conto com a sua compreensão. Gratos pela visita e pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde,
    Meu filho tem 19 anos e tem rinite alergica, sempre quando está mal ele toma desalex (comp.), mais a garganta dele está vermelha, dor no corpo e nariz entupido. Posso dar desalex e também amoxilina (para garganta)? Grata pela resposta.

    ResponderExcluir
  24. Não recomendo que faça a medicação (em especial um antibiótico como é o caso da amoxacilina) sem que seu filho seja examinado por um médico.Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  25. Eduardo Gomes17/7/12 15:01

    Sem brincadeira, o Flutican mudou a minha vida... cerca de uma vez por mês eu tinha crises de espirro por culpa da rinite e chegava a espirrar cerca de 200 - 300 vezes por dia, chegava a fazer feridas no meu nariz... tanto internamente quanto externamente... era horrível! Hoje dificilmente espirro! Minha vida mudou! :)

    ResponderExcluir
  26. BOA TARDE, MEU FILHO DE 4 ANOS TEM ASMA E USA VANNAIR, SINGULAIR E AGORA ESTA TOMANDO LEUCOGEM.SERA QUE ELE TEM QUE TOMAR O VANNAIR PELO RESTO DA VIDA....

    ResponderExcluir
  27. ola , preciso de ajuda

    ha um ano eu venho usando todos os dias neosoro pois nao consigo dormir, ha um ano engordei 10 kg ja passei por todos os medicos e nenhum sabe o pq, nao tenho nada e nao de comer exageradamente.sera q o tal neosoro esta me fazendo reter liquido. me ajuda por favor estou em desespero.

    ResponderExcluir
  28. Eduardo: obrigado por seu depoimento. Caso queira receber uma cópia do nosso livro sobre a rinite envie uma solicitação para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  29. Michelli: o uso da terapia combinada inalada para controle da asma deve ser feita por tempo prolongado, mas este tempo não é padronizado para todas as pessoas. Aconselho que peça ao alergista que trata do seu filho e conhece seus dados clínicos que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  30. Neosoro é um medicamento que provoca vício, altera olfato, paladar,e outros problemas. Por isso não deve ser usado sem controle médico. Mas, desconheço relatos de retenção líquida e aumento de peso. É importante que procure atendimento médico para detectar os fatores envolvidos em seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  31. Olá, preciso tirar uma dúvida.
    Minha filha d 2,4 anos é alérgica, tem asma e rinussinusite.
    Faz tratamento há 1 ano e meio com busonid (bombinha) e singulair baby + tratamento específico durante as crises. Semana passada a médica intoduziu o uso do spray avamys.
    Minha dúvida é: Avamys + Busonid ñ seria dmais, tendo em vista q os mesmos são corticóides?
    Outra dúvida Busonid (o spray, bombinha), faz parte da farmácia popular? Pq na farmácia informaram- me que apenas a solução nasal é oferecida pelo programa.

    ResponderExcluir
  32. Olá ... tenho asma e minha médica receitou para meu problema de rinite NOEX ... especifcamente sou alergica ao aas gostaria de saber se o mesmo contem no NOEX ...
    obrigada

    ResponderExcluir
  33. 1) Busonid aerossol oral está fora de linha, temporariamente. O médico do seu filho poderá indicar uma substituição. 2) A farmácia popular oferece apenas um tipo de corticóide inalado: beclometasona (Beclort ou Clenil)para distribuição gratuita. 3) Não há problema na associação do corticóide para uso oral com o spray nasal Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  34. Noex contém um corticóide para uso intranasal (budesonida) e não contém AAS (ácido acetil salicílico) Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  35. Acabei de descobrir o blog e me encantei! É muito importante estarmos bem informados de nossas doenças. Com certeza estarei sempre visitando o blog e deixo uma informação quanto ao uso do vick. Enquanto criança quando ficava resfriada minha mãe passava vick no meu peito e do resfriado vinha uma crise de bronquite. As crises foram espaçando a medida que eu ia crescendo mas depois descobri que era o vick que provocava as crises. Bem, hoje em dia não tenho mais crise de bronquite porque nem chego perto do vick. Daí a importância de não fazermos usos de medicamentos sem prescrição médicas.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  36. Obrigado por seu depoimento Publicamos um texto sobre o tema e convido que leia: http://blogdalergia.blogspot.com/2009/04/vick-vaporub.html Agradecemos suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário e convidamos que assine o blog, passando a receber nossas postagens diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  37. Olá! Gostei muito do Blog. Muito Legal!

    Tenho uma filha de 07 anos que vem com crise há uns seis meses. Já tomou Celestamine, Claridin D, Polarimene, Brondilat, Abrilar, e outros mais que nem lembro. A noite passada não dormiu nada tosse seca (vai tossindo até anciã de vômito) (com pouco secreção) e com uma narina congestionada. Fui á emergência com ela e a pediatra passou 1 jato em cada narina de Beclosol, e 3 ml de soro seis vezes 6 X ao dia, verifiquei alguns comentários que esta ultrapassado. Por favor, solicito sua ajuda pois fico muito preocupada com excesso de corticoide considerando que a pediatra disse que não é bom por esta em fase de crescimento.

    Se possível, favor enviar o livro em PDF, moro em Brasília.

    ResponderExcluir
  38. Por favor escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com para que eu possa esclarecer suas dúvidas e enviar a cópia do livro sobre a rinite alergica. Obrigado pela visita ao nosso blog

    ResponderExcluir
  39. Pres. Srs. minha filha tem 2,7 meses e faz uso de nasonex e toma anti alergico que o alergista indicou a mais de um ano , mas mesmo assim ela tem crises de renite com miuta corisa com isso vem febre e so com antbiotico para melhor , com ele faz uso constante o ant alergico e nasonex não deveria evitar essas crises , o que devo faze para saber o que causa essa crises nela a cada 20 / 30 dias ? e curala .
    At.
    Magno.

    ResponderExcluir
  40. Anônimo2/8/12 18:42

    Gostaria de saber se a rinite alérgica pode afetar as cordas vocais, dificultando a atividade do canto. No meu caso, além da obstrução nasal episódica, sinto um líquido (coriza) escorrendo constantemente pelo fundo da garganta, e a depender do momento sinto prejuízo na voz. Meu otorrino prescreveu Omnaris Spray nasal por 60 dias. Gostaria também saber se este medicamento pode ser usado de forma contínua ou existe um tempo limite?

    ResponderExcluir
  41. Anônimo3/8/12 08:34

    Leo
    Achei este blog ontem e achei muitissimo interessante.Tenho uma filha que sofre de rinite alergica e esta viciada em naridrin faz mais de 2 anos.Faz 2 dias comecou a tomar Alegra.Sera que o uso de um corticoide como Nasonex tiraria o vicio do Naridrin?

    ResponderExcluir
  42. Magno:o tratamento da rinite alérgica se baseia em vários pontos. O uso de medicamentos é importante mas não é suficiente. É preciso pesquisar e tentar controlar os fatores agravadores e mantenedores da doença (que variam em cada criança) Além disso, controlar ácaros no ambiente de sua casa O tratamento com vacinas (imunoterapia) é fundamental no controle das crises para evitar os sintomas, as infecções reétidas. Escreva para blogdalergia@gmail.com e encaminharei para seu email uma cópia em PDf do nosso livro sobre a alergia nasal: "É mais feliz quem respira pelo nariz". Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  43. Sim, a rinite alérguca pode afetar cordas vocais interferindo na emissão da voz. O tempo de uso do corticóide intranasal é variado: não há um tempo limite - depende da necessidade de cada caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  44. Leo: o tratamento do vício no uso das medicações nasais engloba diversas medidas. O uso do corticóide nasal, como é o caso do Nasonex pode ajudar pois combate a inflamação da mucosa a longo prazo. O alergista poderá orientar um tratamento personalizado para sua filha. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  45. Luis Fernando Grehs4/8/12 14:24

    Ola meu no me é luis fernando grehs, sofro de rinite,meu problema é mau cheiro q sai do nariz. isso me abala demais.estou usando Budecort comecei a poucos dias. Este é o melhor ou tem outro. Gostaria que me ajudasse, pois isso me deixa muito triste.Esse problema acontece quando o tempo ta umido, calor falso.Abraços a todos, e parabens pelo trabalho de voces. No aguardo

    ResponderExcluir
  46. Ola´ pessoal, primeiramente parabens pelo blog, continuem assim!!! Eu gostaria de saber em quanto tempo, pós cirurgia de correção do septo nasal, poderia voltar a trabalhar? Trabalho como aux administrativo. Muito obg pelo esclarecimento

    ResponderExcluir
  47. Luis Fernando: o mau odor nasal não é típico da rinite alérgica. É recomendado que fala uma nova avaliação com seu médico para pesquisar a possibilidade de comorbidades associadas e para que o oriente. Agradecemos seu incentivo ao nosso trabalho voluntário e pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  48. Marcelão: a cirurgia para correção do septo nasal (septoplastia) tem evolução rápida e permite que retorne às suas atividades em 7 a 10 dias. Gratos pela visita e pelo seu estímulo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  49. Meu filho tem rinite, o alergo indicou nasonex uso continuo. Este medicamento podera causar vicio? Quando aplico, ele aspira bem o medicamento, chegando a engolir. Ele tem 5 anos. Isso tem algum problema?

    ResponderExcluir
  50. Cláudia: fique tranquila. Nasonex é seguro, está autorizado para uso a partir de 2 anos de idade. É um corticóide para uso intranasal formulado em dose mínima (micrograma), o que faz com que seu efeito seja limitado à mucosa nasal e não atimja o resto do organismo. Não causa vício. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  51. Gostaria de saber se posso usar concomitante o spray nasal maresis e o avamys ?

    ResponderExcluir
  52. Não há problema em associar Maresis (usado para lavar as narinas) e Avamys(usado no tratamento de controle da rinite alérgica) Mas, peça orientação ao seu alergista para que o uso a longo prazo seja adequado e não irrite sua mucosa nasal. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  53. meu nome é ana tenhon sangramento pelo nariz e boca fui no otorrino ele me mandou usar avamys spray e nasoclean estou medo pois ja tenho muito sangramento e entupimento no nariz direto me ajudem por favor...

    ResponderExcluir
  54. Olá, meu nome é Francisca e tenho um filho de 4 anos,que faz uso do Omnaris faz 5 meses, 1 dose em cada narina com receita médica. Está faltando 1 mês para terminar o tratamento, e ele está reclamando muito, que dói a cabeça e além do mais hoje começou a sangrar pelo nariz.Desde o inicio, sigo o modo de aplicação conforme a bula, e estou muito preocupada, confio no médico já perguntei sobre a idade do meu filho e o tempo de uso do medicamento ele afirmou que está tudo ok. Gostaria de ter mais uma confirmação com outros especialistas. Por favor me respondam ,Obrigada.

    ResponderExcluir
  55. Ana: não tenho condições para julgar a prescrição dos medicamentos para seu caso pois desconheço seus dados clínicos. É preciso examinar para avaliar se a medicação está adequada. Conto com a sua compreensão. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  56. Francisca: os sprays nasais podem ser usados nas crianças com segurança. Contudo, em alguns casos podem provocar efeitos colaterais locais na mucosa nasal Aconselho que retorne ao alergista e peça que reavalie o caso do seu filho para confirmar se a medicação é mesmo a causa dos sintomas relatados. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  57. eu sinto ardencia na garganta quaze todos dias, nariz entope a noite e vivi aquela secreção gosmenta do nariz caindo na garganta.uso budesonida a 5 anos mas de 1 ano pra ca sinto esses sintomas piorando.. graças a vc meus anjos , que tive o cochecimento que ja existe medicamentos mais modernos , comprei omnaris faz dois dias que comecei o tratamento , me desejem boa sorte!! afinal so quero ter uma qualidade de vida melhor!!! mais uma vez obrigadaa e parbénssss

    ResponderExcluir
  58. Desejo que tenha sucesso em seu tratamento. Mas, aproveito para lembrar que tratar a rinite não se resume ao uso do remédio. Também é importante: 1) importante pesquisar se existe algum fator que agrave e impeça sua melhora. 2) implantar medidas de controle contra os ácaros em sua casa. 3) Tratar a alergia e fazer uso das vacinas (imunoterapia) Caso queira, escreva para nosso email blogdalergia@gmail.com e enviaremos uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Agradecemos sua visita e suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog.

    ResponderExcluir
  59. o sorine vicia porque usei ele muito direto por varios meses?

    ResponderExcluir
  60. Sorine adulto contém nafazolina, um vasoconstritor nasal que provoca vício, piora a obstrução nasal e e agrava sua rinite Aconselho que procure seu alergista e peça que a oriente na retirada da medicação. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  61. ola meu nome e francineide e tambem tenho falta de ar ao deitar e ao levantar,e isso e muito ruim so que eu nao sei o que eu tenho uma ora eu penso que e asma e outra ora penso que e denoide qual o melhor remedio pq estou gravida e com medo de dar alguma coisa na ora do parto obrigda bjo

    ResponderExcluir
  62. Francineide: é possivel tratar sua falta de ar durante a gravidez, proporcionando condições para um parto saudável. Mas, para isso é essencial examiná-la pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Policlínica do RJ. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  63. Anônimo5/9/12 00:37

    Amigos(as),

    Quero relatar o problema que desde minha infancia tanto me atrapalhou: rinite. Esse problema me "agraciava" com incriveis 6 (isso mesmo, seis!) quadros de amigdalite por ano, ou seja, a cada dois meses um ciclo de antibioticos e antinflamatórios. Tomei todos os antibioticos disponíveis, desde amoxicilina ate azitromicina. Até mesmo a tão assustadora bezetacil já fui obrigado a tomar. Otorrinos, era uma verdadeira piada, todos queriam me operar, porem, obviamente, sem qualquer garantia de cura definitiva. Até que em uma de minhas perigrinações pelos consultorios acabei conhecendo um médico que acredito ter resolvido o mal que até então, há 28 anos me castigava. O nome do milagre? Acetonido de Triancinolona, tambem chamdo de "Nasacort". Isso foi em meados de 2007 e desde então venho utilizando este corticosteroide que bem ou mal, só me permitiu duas recidivas de amigdalite nos ultimos cinco anos, e ainda sim, porque fui teimoso e interrompi o uso. Sei que este uso prolongado, como no meu caso, trará algum efeito colateral no futuro, entretanto, comparado aos seis quadros de amigdalite anuais que eu tinha, no minimo estou no "lucro". Numa conta rápida, "economizei" por volta de 28 quadros de amigdalites nestes ultimos cinco anos que sem sombra de duvidas me causariam maiores problemas, pois seriam tratados com muito antibiotico, antinflamatórios e várias faltas ao trabalho devido a indisposição. Bom, morrer todos vamos um dia, mas pelo menos, hoje posso apreciar um "arzinho condicionado" sem me preocupar com a maldita amigdalite! Não confundam esse meu testemunho com algum tipo de apologia ou exaltação ao uso de medicamentos, por favor, apenas quis contribuir com este blog, para que as pessoas não desistam de procurar vossa qualidade de vida.

    Um abraço a todos!

    ACJunior

    ResponderExcluir
  64. Olá pessoal estou usando o nasonex conforme indicado pelo medico, e gostaria de saber ao
    certo quantas aplicaçoes ao dia devo usar, pois ele me recomendou uma de 120 atomizações por 30 dias !!!
    Seria o correto de manha e a tarde? Por favor peço ajuda..
    grato

    ResponderExcluir
  65. Olá pessoal estou usando o nasonex conforme indicado pelo medico, e gostaria de saber ao
    certo quantas aplicaçoes ao dia devo usar, pois ele me recomendou uma de 120 atomizações por 30 dias !!!
    Seria o correto de manha e a tarde? Por favor peço ajuda..
    grato

    ResponderExcluir
  66. Kiko: p spray nasal é usado em uma ou duas aplicações diárias na dependência do quadro clínico de cada pessoa. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  67. Olá. De uns dois meses pra cá estou sofrendo com uma coisa que eu acho que é rinite. Todo dia sem exceção, acordo com o nariz entupidíssimo e congestionado e escorrendo direto. Quando vou assoar, demora bastante que chega a doer. Tenho coceira no nariz e espirros frequentes também. Que medidas tomar? O que vocês me aconselham a usar? Sendo que já procurei a causa da minha alergia, sem sucesso. Por favor, me ajudem! Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  68. O seu relato sugere que seja uma rinite. É aconselhável que procure um alergista para confirmar o diagnóstico e indicar o tratamento apropriado para seu caso. Estamos ao seu dispor, caso você more no Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  69. AC Junior: o seu depoimento é importante para confirmar a importancia do nariz como causador das amigdalites repetidas. Além disso, enfatiza a necessidade do uso do corticosteróide intranasal para combater a inflamação nasal e assim evitar os episódios repetidos infecciosos. Agradecemos sua visita ao nosso blog

    ResponderExcluir
  70. estou com 33 semanas e nao aguento mais de alergia, sinto que vou morrer teria um spray que eu possa usar sem me prejudicar

    ResponderExcluir
  71. Boa noite uso afrin todos os dias ha mais de um ano ha algum problema em usa lo diariamente? Nao consigo mais viver se usa lo.

    ResponderExcluir
  72. Peço sua compreensão, mas este blog obedece as normas do Conselho de Medicina: não prescrevemos nem indicamos nomes de medicamentos. Para tratar, é essencial examinar pessoalomente, em especial no caso de uma gestante. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  73. Afrin não pode ser usado diariamente pois provoca efeitos colaterais (rinite medicamentosa), além de causar vício. Convido que leia:
    http://blogdalergia.blogspot.com.br/2012/03/voce-sabe-o-que-e-rinite-medicamentosa.html Aconselho que procure um alergista. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  74. Olá estou com 16 semanas de gestação e quase todas as semanas minha rinite ataca. Sao espirros, congestão nasal, coriza, prurido nos olhos e nariz. O medico disse que eu podia usar o budecort nasal Aqua 32. Uso uns 2 dias e melhoro. Estou com medo de usar de vez em quando. O que vcs acham? É seguro pro bebe?

    ResponderExcluir
  75. Luciana: a medicação citada é autorizada para uso na gestação. Mas, deve ser usada todos os dias de forma continua, mesmo que esteja bem, durante o tempo previsto pelo seu alergista. Gratos por sua visita ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  76. Na verdade não é o Noex, é o Busonid.

    Qual seria melhor o Busonid ou o Nasonex?

    ResponderExcluir
  77. Boa tarde! Meu filho tem rinite alérgica e sofre deste mal desde pequeno, toda vez que muda o tempo ele entra em crise, causando muitos transtornos na vida profissional e pessoal! Um médico ortomolecular, pediu para ele retirar da alimentação, o leite, o açúcar e a farinha de trigo, alimentos causadores de alergia , o que os senhores pensam sobre isto? E sobre o uso do medicamento Budecort Aqua, seria uma alternativa para o fim da alergia dele? Aguardo sua resposta! Att.Inês Machado

    ResponderExcluir
  78. Noex contém um tipo de corticóide inalado chamado mometasona e Busonid contém budesonida. Os produtos se equivalem em qualidade e variam em potência e biodisponibilidade. A escolha do médico se baseia na análise de cada caso: idade, gravidade, características clínicas, etc. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  79. Inezita: alimentos não são causas habituais da rinite alérgica em adultos. Budecort é um corticóide para uso intranasal, seguro e que causa poucos efeitos colaterais. Este medicamento não cura, mas atua na inflamação da mucosa nasal, controlando a doença. A imunoterapia (vacina para alergia) e as medidas de controle dos fatores agravantes complementam o tratamento. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  80. Boa tarde. Minha filha de 8 meses vem sofrendo com nariz entupido desde os 4 meses de idade. Segundo os médicos o quadro dela é típico de renite alérgica. Já realizei mudanças na rotina diária, como a troca do sabão, leite e retirei objetos que poderiam estar causando tal alergia. Elevei a cabeceira do berço, coloquei umidificador no quarto.Nada adiantou. A pediatra dela já receitou hixzine, alegra e desalex também sem sucesso. Levei no otorrino que receitou rilan 4% e cetotifeno. Também não apresentou melhora alguma. Agora o mesmo receitou predsin e nasonex. Porém estou com medo de administrar tais medicamentos devido a idade da minha filha. Estou desesperada, pois ela não consegue dormir, mamar e respirar pelo nariz a mais de 4 meses. Gostaria de saber alguma sugestão e se realmente devo tentar melhoras com as medicações receitadas. Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  81. Elisa: não tenho condições para emitir parecer específicamente sobre sua filha sem avaliar seu caso pessoalmente. Mas, se o pediatra e ootorrino diagnpsticaram uma rinite alérgica, o caminho mais adequado é levá-la a um médico especialista em Alergia. Estamos ao dispor na Policlínica, caso você more no Rio de Janeiro.Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  82. O Nasonex e o Busonid atuam da mesma forma ou posso ter efeitos diferentes se usar cada um deles?

    Um foi passado por uma pneumologista e outro por um otorrino.

    O objetivo é diminuir a carne em excesso dentro do nariz.

    Qual seria mais eficaz? Os dois servem pra isso?

    ResponderExcluir
  83. Nasonex (mometasona) e Busonid (budesonida) são corticóides inalados com ação terapêutica similar. Ambos atuam no processo inflamatório da mucosa envolvido na rinite, diferindo em potência e biodisponibilidade. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  84. Bom dia! Tenho filho de 02 anos e 03 meses, foi constadado pelo Otorrino que meu filho tem uma carne está com adenoide alterada, quase não dorme a noite ronca muito e chora demais,fica uma criança muito imperativa, nervosa pois não dorme a noite, em 14/08/12 foi passado para aplicar o AVAMYS, porém até o presente momento não vi sucesso, essa semana teve sangramento no Nariz amedica pediu para suspender o uso.

    ResponderExcluir
  85. O tratamento da hipertrofia adenoideana deve ser amplo e engloba não apenas o uso de remédios, mas o equacionamento das causas e fatores envolvidos no processo. Na idade do seu filho, a abordagem da alergia é essencial para o tratamento. Aconselho que converse com a alergista que trata do seu filho, exponha suas dúvidas e temores, para que ela possa orientar de forma adequada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  86. Cris Rodrigues13/10/12 23:40

    Fui diagnosticada com rinosinusite, sinto uma pressão nas narinas e no alto da cabeça também, seguida de uma sensação de queimação. Dessa vez até o ouvido esquerdo está levemente tampado, e só a narina direita tampou. O otorrino passou 5 dias de Predsim e um spray nasal Budecort Aqua, tenho que fazer uns exames de endoscopia nasal e teste de alergia, mas vou fazê-los no mês de novembro ainda, e estou com medo de tomar o Predsim por causa dos efeitos colaterais, estou no 1º dia do Budecort, notei leve melhora, mas a sensação de queimação e pressão na cabeça/testa continua, eu tenho mesmo que tomar esse Predsim para aliviar essa sensação no alto da cabeça? Obrigada

    ResponderExcluir
  87. Cris: o efeito do spray nasal é lento e surge com o passar do tempo de tratamento. O uso do Predsim tem objetivo de alívio imediato enquanto aguarda os demais procedimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  88. Obrigada pelo trabalho de voces!!É muito bom voces nos lembrarem que não estamos sozinhos.Deveria existir mais pessoas interessadas em ajudar, assim como vcs.Valeu!!!!

    ResponderExcluir
  89. Muito obrigado! Tenha certeza que suas palavras são um grande estímulo ao nosso trabalho voluntário neste blog.

    ResponderExcluir
  90. SOFRI COM RINITE ALERGICA POR ANOS...MEU MEDICO ME INDICOU O AWAMYS E NEM SEI COMO SOBREVIVI SEM ELE! HOJE ME SINTO CURADA!

    ResponderExcluir
  91. Obrigado por seu depoimento. O tratamento adequado da rinite alérgica controla os sintomas e recupera a qualidade respiratória.

    ResponderExcluir
  92. ola, usei busonid durante 1dia e meio e tenho tido mt sono e minha cabeça fica meio estranha deve ser devido ao sono? pois ira fazer uma semana. sera que em tao pouco tempo o seu efeito e tao duradouro?

    ResponderExcluir
  93. Busonid não provoca sonolência. Seu efeito é direto na mucosa nasal, com doses mínimas (microgramas) e por isso seus efeitos colaterais sitêmicos são mínimos.Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  94. BECLOSOL NAO ENGORDA MESMO CERTEZA ?? RESPONDAM PF , TENHO ESTA DUVIDA..

    ResponderExcluir
  95. Beclosol é formulado em doses mínimas (microgramas)e por isso atua direto na mucosa nasal Este medicamento não causa aumento do peso corporal. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  96. Olá, estou com 35 anos e minha crise começou quando eu tinha 31. Sempre fui alérgico a poeira e tinha renite descontrolado, mas levava a vida sem maiores problemas.
    Hoje, já posso dizer que visitei diversos médico e tomei todos os tipos de corticoides ( Injeção de Diprospan Bombinha Vannair e Comprimidos de Zrytec Spray Nasonex etc etc etc) e continuo muito mal da alergia, hoje faz 1 mês que estou com dor de garganta, tosse e uma leve asma. Eu sempre digo que minha vida foi boa até os 31 depois um terror por causa da alergia.
    Frequentemente o otorrino faz exame de Videolaringoscospia e mês passado fiz endoscopia e não acusou Refluxo nem a bacteria Helicobacter Pylori. Hoje ele pediu uma ressonância magnética por causa odinofagia e sensção de aperto cervical crônicos.
    Não sei mais oque fazer já gastei rios de dinheiro e estou cada vez pior. Me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
  97. Compreendo seu sofrimento, mas não há como orientar o tratamento de sua rinite através de um simples contato na internet sem examinar pessoalmente Estamos ao seu inteiro dispor na Policlínica Geral RJ.

    ResponderExcluir
  98. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  99. Marvya: o seu relato sugere que seu problema seja ocasionado por um processo alérgico. Sendo assim, recomendo que procure um alergista para orientar seu tratamento. Para localizar um alergista em sua cidade, procure no site da ASBAI: www.asbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Caso queira receber o nosso livro sobre a rinite, escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com e enviaremos a cópia em PDF. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  100. O noex pode ser usado juntamente com o avamys?

    ResponderExcluir
  101. Parabéns pelo blog, preciso começar um tratamento de 2 meses para a Rinite alérgica com OMNARIS e estava com muito receio referente ao ganho de peso. E encontrei a informação no blog que corticosteróides não ocasionam ganho de peso.

    Parabéns ao Blog, continuem nos passando essas informações que muitas vezes os Otorrinos não nos passam.

    Obrigada!

    Marcia

    ResponderExcluir
  102. Você pode usar um ou outro, mas não é ideal usar os sprays nasais citados ao mesmo tempo. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  103. Marcia: agradecemos seu depoimento. As suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog.

    ResponderExcluir
  104. É muito bom saber que tem médicos como voces dispostos a ajudar as pessoas, tenho rinite alergica e o médico me prescreveu AVAMYS e melhorou muito o meu etupimento nasal estou usando a mais ou meos 10 meses, só que ultimamente estou ficando muito sonolenta pode ser devido ao uso continuo.
    Agradeço desde já
    Sandra Mara

    ResponderExcluir
  105. Sandra: o uso do Avamys não é causa de sonolência. Aconselho que entre em contato com seu médico. Agradecemos seu incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  106. Olá..
    eu utilizava ha algum tempo atras Avamys 27,5 MCG... receitado por um médico.
    Agora fui em outro.. que me substituiu por Budecort.


    Budecort teria que ser de 32 ou 64 MCG??
    obrigada

    ResponderExcluir
  107. A dose pode variar em cada pessoa de acordo com sua necessidade. Em geral no adulto se utiliza o Budecort na dosagem de 64mcg . Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  108. TOMO O NIKKHO VAC E PARECE
    QUE PARARAM DE FABRICAR
    SERA QUE TEM ALGUM SIMILAR?
    COM AS MESMAS INDICAÇÕES?

    ResponderExcluir
  109. A medicação referida foi retirada de linha pelo seu fabricante. Desconheço similares. Gratos pela visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  110. uso busonid há quase um ano sob orientação médica, mas ultimamento sinto minha mucosa muito resecada é normal devido ao uso do medicamento?

    ResponderExcluir
  111. Antes de mais nada, é preciso analisar se o ressecamento nasal tem relação com o uso da medicação. Aconselho que entre em contato com seu alergista e peça que a oriente.Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  112. Adorei o blog. Parabens pelo trabalho. Gostaria de obter informação se o medicamento Avamys pode ser usado para criança com 1 ano e 7 meses.Obrigada. Foi passado pelo médico.

    ResponderExcluir
  113. Embora Avamys seja autorizado na bula para crianças de 2 anos de idade, não já problema em utilizar em uma criança de 1 ano e 7 meses. Gratos pelo seu incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog. Aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail

    ResponderExcluir
  114. Ola,
    Gostaria de agredecer por criar esse Blog. Muitas informacoes importantes pra nos que temos alergias.
    Eu gostaria de saber se o uso de Avamys durante a gripoe pode facilitar a reproducao do virus? Eh aconselhado parar o uso durante gripes e resfriados?
    Outra coisa que me preocupou foi ler na bula que ele pode causar reacoes anafilaticas. Usei Beclosol por mais de 10 anos sem maiores problemas. Eh a primeira vez que vou usar o Avamys, mas fiquei precupado com essa possivel e grave reacao. Um corticoide, antialergico, pode causar uma alergia tao grande na pessoa a ponte de occorer angioedema?
    No caso, por seguranca, devo usar o Beclosol ja que sei que nao sou alergico a ele?
    Obrigado por qualquer informacao.

    ResponderExcluir
  115. Olá! Achei a proposta do blog muito útil, parabéns.
    Eu tenho tido falta de ar no meio da madrugada, tosses e coceira na garganta, fui ao médio a uma semana, então ele diagnosticou alergia e me receitou Clenil Nasal, porém não está fazendo efeito pois continuo com os mesmos sintomas. Grata!

    ResponderExcluir
  116. Camila:Clenil é uma medicação para tratamento de controle da alergia. Não tem efeito aliviador de imediato e por isso, em sempre seu efeito é rápido. Aconselho que entre em contato com seu médico e peça que a oriente. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  117. Olá, fiz uma nasofibro e tenho rinossinusite e conchas hiperatrofiadas, meu otorrino passou um mes de desloratadina e busonid mas agora depois de uns 4 dias meu nariz arde muito e está sangrando, porque? Devo parar?

    ResponderExcluir
  118. Gabriela: a ardência e o sangramento podem resultar de uma aplicação inadequada (ao aplicar, o ideal é dirigir o jato para as laterais das narinas) mas também podem constituir um efeito indesejável da medicação. Aconselho que entre em contato com seu médico para que a oriente de forma apropriada. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  119. Boa noite ! Me chamo Tatiana . Tenho um filho de 3 anos , fará 4 anos em Abril, e ele sempre sofreu Com crises de tiniste alérgica . Fez um tratamento com Singulair baby sachês ,durante seis meses. Agora na primeira mudança de temperatura começou com espirros , tosse .. Gostaria de se posso introduzir o Nasonex por algum tempo. Ele pode dormir no quarto com ar condicionado. Eu limpo o filtro diariamente.

    ResponderExcluir
  120. Tatiana:Nasonex está autorizado para uso em crianças a partir de 2 anos de idade. Pode serusado em associação com Singulair. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  121. Gostaria de saber se. o spray Budecort servr também pra quem tem bronquite ?

    ResponderExcluir
  122. A asma (ou bronquite) e a rinite são doenças muito semelhantes, sendo comum que se associem. É comprovado que a rinite sem tratamento agrava a asma (ou bronquite) e impede o controle adequado da doença. Por isso, é importante tratar a alergia nasal para ajudar na melhora da asma. Gratos pela visita. Convido que leia: http://blogdalergia.blogspot.com/2010/09/asma-e-rinite.html

    ResponderExcluir
  123. Bom dia,

    Estou com crise da rinite e meu médico prescreveu NIKKHO VAC porém naum encontro nas farmácias.
    Há algum similar ?
    Obrigada,

    ResponderExcluir
  124. Marta: a medicação Nikkho vac foi retirada de linha pelo laboratório e desconheço similar. Aconselho que entre em contato com seu alergista e peça que a oriente. Agradecemos sua visita ao nosso blo.

    ResponderExcluir
  125. boa tarde! estou sofrendo de rinite alergia nunca tive uma crise limpo meu quarto todos os dias troco os lençoes e mesmo assim meu nariz fica entupido e fica sinto como se tivesse um bolo na garganta fico tossindo sai uma secreção branca tomo muita agua sinto falta de ar dor nas costas e as vezes minha cabeça fica pesada será sinusite nunca tive essas coisas já fui ao medico e nada melhorou não sei mais o que fazer não sei que remedio tomar :'(

    ResponderExcluir
  126. Leka: o seu relato mostra que sua rinite não está bem controlada Mas, infelizmente não é possível afirmar se é um caso de sinusite sem examiná-la pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  127. Bom Tarde primeira vez que deu crise na minha filha de rinite alergica ,o medico receitou nasonex, mas o preço é muito caro,sera que eu não posso usar budecort ao inves do que o medico receitoun ou o avamys que meu outro filho ja usa.Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  128. Margareth: ambos são corticóides inalados intranasais mas possuem propriedades e potências diferentes. A escolha depende das características clínicas de cada caso. Peça ao alergista que trata de sua filha que a oriente.Agradecemos sua participação em nosso blog

    ResponderExcluir
  129. olá, me chamo Karine, e pesquisando sobre rinite, achei este blog...muito bom, me ajudou muito!!parabéns a todos pelo trabalho...por favor, se puderem me enviem por email esta matéria sobre rinite..obrigada. ;)

    ResponderExcluir
  130. ola ... meu filho usava o budesonida de50mcg e agora trocou de medica , essa nova medica receitou o budesonida de 32mcg me dica posso continuar usando o de 50mcg que é a mesma coisa obrigada pela atençao

    ResponderExcluir
  131. Budecort e Busonid são corticóides para uso intranasal e contém o mesmo princípio ativo: budesonida. A escolha da dosagem varia de acordo com a idade, tipo da rinite, gravidade, condições da mucosa nasal, etc Por isso, é melhor perguntar à alergista de seu filho. Ela o examinou, sendo a pessoa apropriada para orientá-la com segurança. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  132. Karine: obrigado pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário. Infelizmente ao receber um comentário, podemos publicá-lo, mas não permite acesso ao seu endereço de e-mail. Assim, para que possamos responder diretamente ou enviar textos. é preciso que escreva diretamente para: blogdalergia@gmail.com Gratos.

    ResponderExcluir
  133. Tenho asma e rinite. Atualmente uso Omnaris, Seretide e Singulair. Todos são de uso contínuo.
    Porém, já ouvi outros médicos afirmarem que o corticóide nasal não pode ser usado continuamente.
    Consultei meu Pneumologista e a orientação é usar continuamente, pois o controle da rinite afeta o controle da asma. É isso mesmo?
    Uso contínuo para o corticoide nasal? Quais efeitos o uso contínuo pode acarretar?

    ResponderExcluir
  134. O seu médico tem razão. A rinite é comprovadamente um fator de agravamento da asma e sua presença sem controle adequado impede a melhora da asma. Mas, a medicina não é igual para todas as pessoas e por isso, surgirão outras ocasiões em que a medicação não será necessária por tempo longo. Os efeitos colaterais mais comuns são relacionados à técnica de aplicação (ardência, sangramento nasal) e à irritação da mucosa. Repito sempre que cada pessoa é única e diferente. Portanto, o ideal é que qualquer tratamento seja apropriado para cada paciente. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  135. Anônimo5/4/13 23:24

    Boa noite! Meu filho tem rinite alérgica e o médico receitou flutican e predsim 20 comprimidos. Achei o genérico do predsim (da EMS) e o plurair bem mais em conta que os primeiros. Posso confiar? Obrigado.

    ResponderExcluir
  136. Os medicamentos que cita contém os mesmos princípios ativos daqueles prescritos por seu médico. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  137. Anônimo6/4/13 23:19

    Gostaria de saber se nasonex pode acarretar ganho de peso em mulheres adultas

    ResponderExcluir
  138. Os corticóides em forma de spray nasal não provocam aumento de peso, mesmo no uso prolongado. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  139. O seu relato não deixa claro que seja uma reação alérgica ao medicamento. É essencial examinar pessoalmente para poder afirmar. Aconselho que entre em contato com o alergista que trata de sua filha e peça que a oriente, Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  140. Drica: a rinite é uma doença de origem genética que se acompanha de uma inflamação persistente da mucosa nasal, gerando os sintomas. O tratamento deve ser feito não apenas para aliviar sintomas, mas para combater a inflamação e evitar as crises. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Convido que escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com e enviaremos para você a cópia em PDF do nosso livro sobre a rinite alérgica "É mais feliz quem respira pelo nariz". Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  141. Bom dia!
    Descobri recentemente que tenho rinite, o médico receitou alektos, omnaris e mais outro medicamento para tomar antes do alektos, ocorre que estou de viagem (de volta para casa e não tenho acesso a médicos lá) e perdi a bula que ele me receitou e não me lembro de jeito nenhum do nome do medicamento que eu deveria tomar antes do alektos, poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  142. Os dados que envia em seu relato não permitem deduzir quel foi o medicamento prescrito por seu médico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  143. Olá boa noite,gostei muito de ter encontrado esse blog,tenho dois filhos que são alérgicos...inclusive,estou com uma dúvida:o otorriono da minha filha passou para ela usar nazonex,mas eu estou usando avamys.Tem algum problema?obrigada

    ResponderExcluir
  144. Bom dia, meu filho usava Busonid aerossol 200mcg para asma, porém, o laboratório aché não esta fabricando mais o mesmo. Ao invés de aerossol, quero usar o inalador, pois em cápsulas esse remédio é fabricado. Gostaria de saber qual é a dosagem para cápsula?
    Aguardo

    ResponderExcluir
  145. Anônimo2/5/13 19:07

    oiee amei o Blog tbm....vira e mexe sofro com essas crises de alergia.
    A materia esta otima e com certeza vai ajudar muita gente que sofre com essas crises

    ResponderExcluir
  146. Ambos são medicamentos similares e indicados para crianças a partir de 2 anos. Mas, existem características próprias de cada substância - mometasona (Nasonex) e fluticasona(Avamys) que serão indicadas de acordo com as características clínicas de cada criança. Por isso, aconselho que entre em contato com o médico dos seus filhos para que ele analise e oriente de forma adequada, já que ele conhece seus dados clínicos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  147. Gostaria de saber o porque os corticoides em comprimidos engordam e os sprays nasais nao?

    ResponderExcluir
  148. Budecort ou omnaris engordam!?

    ResponderExcluir
  149. Felipe: Os corticóides sob forma de spray nasal são formulados de forma especial - em doses mínimas (microgramas). Sendo assim, atuam diretamente na mucosa do nariz com mínimo de reflexos no resto do seu organismo e não têm os mesmos efeitos colaterais dos corticóides usados sob a forma de comprimidos e xaropes. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  150. Ederson: a técnica de uso das cápsulas inaladas é bem diferente do aerossol, usado com espaçador. Nem toda criança tem condição (e coordenação) para inalar de forma correta, sendo grande a possibilidade de deposição do remédio na boca, chegando bem reduzido nos brônquios, prejudicando seu efeito. Por isso, aconselho que antes de mudar a medicação fale com seu alergista. Existem outros esprays que podem substituir o Busonid, alguns distribuidos até na farmácia popular. Mas enfatizo: não troque a medicação sem a orientação do alergista que trata dele. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  151. ola meu nome izabela estou gravida e dez do primeiro mes de gravidez estou com uma gripe alergica meu nariz vive congestionado minha boca seca e falta ar nao consigo dormir estava usando um descongestionante chamado narix mas percebi que estava fazendo minha pessao arterial subir devido a gravidez deu uma alterada e o descongestionate faz auterar mais ainda.eu gostaria de saber se posso usar corticoides?

    ResponderExcluir
  152. Izabela: é possível tratar sua rinite com segurança durante a gestação mas não pela internet! Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Estamos ao seu dispor na Policlinica Geral RJ Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  153. oi gente meu nome é rafaela estou muito feliz e surpresa por encontrar um blog q fale especificamente de alergia tenho um filho com cinco anos faço tratamento com ele desde os seis meses e voçes nao sabem o quanto sofri com isso aqui onde moro nao tem alergologista consultava ele com uma pediatra foram cinco anos e nada de melhoras maaas hoje consegui uma consulta em recife e fiquei muito feliz com o resultado ele me passou budecort e resolveu meu problema do dia p noite acreditam cinco anos e um remedio tao barato resolveu de cara bjus e xau

    ResponderExcluir
  154. me chamo vivian e gostaria de saber se nasoclean é o mesmo que soro fisiologico e se budecort é melhor ou mesma coisa de omnaris.

    ResponderExcluir
  155. Obrigado pelo depoimento Rafaela, pois expressa com clareza a importância do tratamento da rinite com um médico especialista em Alergia. Escreva para nosso e-mail e mandaremos para você sem custo a cópia do nosso livro sobre a rinite "É mais feliz quem respira pelo nariz" Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  156. Vivian: Nasoclean é uma solução fisiológica que imita água do mar e se destina para higiene (limpeza) nasal. Budecort e Omnaris são corticóides para uso intranasal indicados no tratamento da rinite alérgica. Estes medicamentos são similares mas cada um apresenta características próprias, relacionadas ao tipo de corticóide, sendo a budesonida (no Budecort) e a ciclesonida (no Omnaris). Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  157. Anônimo1/6/13 00:24

    Parabéns pelo trabalho.
    Minha filha tem 5 anos e há mais ou menos 1 ano e meio faz uso do AVAMYS, uma vez ao dia.Gostaria de saber se esse uso prolongado pode ser prejudicial a sua saúde.

    ResponderExcluir
  158. Avamys é seguro e não é prejudicial à saúde. Mas aproveito para relembrar que tratar não é apenas usar o remédio. É essencial conhecer a alergia de sua filha, combater fatores agravantes, controlar as condições ambientais em sua casa e a imunoterapia (vacina para alergia) Caso queira receber a cópia do nosso livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”, escreva para blogdalergia@gmail.com solicitando uma cópia gratuita em PDF. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  159. Anônimo1/6/13 11:09

    Acabo de conhecer o blog de vocês e fico muito feliz em saber que existem pessoas de bom coração dispostas de nos ajudar em nossas dúvidas. Minha filha sofre de rinite alérgica e quando tem crises há complicações, como sinusite, tosse intensa e outros.Ela fez tratamento com ASMOFEN por sete meses, parou e iniciou com SINGULER por 4 meses e voltou ao ASMOFEN, já fazem 8 meses. Tomando esses medicamentos quase não há crise, e se dão são muito brandas.Mas eu me preocupo muito e gostaria de saber se o uso desse medicamento, ASMOFEN, por tanto tempo , pode lhe trazer algum problema de sáude.Em tempo, ela tem 5 anos e meio e toma 5 ml de ASMOFEN por dia. Obrigada.

    ResponderExcluir
  160. O uso das medicações é seguro e necessário para controlar sintomas. Mas, tratar rinite não se resume a tomar remédios. Por isso, o alergista orientará também as medidas de controle ambiental, combate aos fatores agravantes (que variam em cada pessoa) e a imunoterapia (vacina para alergia) Escreva para nosso email blogdalergia@gmail.com e enviaremos gratuitamente a cópia do nosso livro sobre a rinite. Geratos pela visita.

    ResponderExcluir
  161. Anônimo4/6/13 14:38

    Que legal esse blog. Tenho renite alérgica,todo produto de limpeza mofo,ar condicionado me faz mau quando estou em crise sinto algo que enao vejo ninguém falar q sente.Pois sinto uma dor muito forte no osso do nariz e logo após vem a dor de cabeça.Estive em um otorrino e ele disse q tenho renite alérgica ,detalhe nao fíz, Nem um exame.com o tempo fui descobrindo tudo qu me fazia mau. Uso avamys e as vezes desalex,mais vivo em crise. Queria uma orientação de vcs. Obrigada

    ResponderExcluir
  162. Me ajude posso trocar omnaris por busonid ...agradeço se responder

    ResponderExcluir
  163. O uso de busonid engorda por ter corticoides

    ResponderExcluir
  164. Embora ambos contenham corticóides para uso intranasal - Omnaris (ciclesonida) e Busonid (budesonida) - cada medicamento possui propriedades farmacológicas específicas. Por isso, é aconselhável que peça ao seu alergista que oriente seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  165. Augusto: os corticóides em forma de spray nasal, como por exemplo, Busonid, não provocam aumento de peso, mesmo no uso prolongado. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  166. Olá, estou tentando achar um spray eficaz sem efeitos colaterais. Gostaria de saber se o MARESIS é um medicamento vasoconstritor, tendo efeito de vasodilatação rebote.
    Desde já, agradeço.
    Parabéns pelo blog, muito bom!

    ResponderExcluir
  167. Lorena: Maresis é uma solução que imita água de mar usado para lavar as narinas.Não contem vasoconstritor e não provoca rebote. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  168. Boa noite! Meu filho tem exatos 2 anos, sofre de rinite alérgica, faz acompanhamento com alergologista e otorrino. Na última consulta o otorrino receitou Avamyx, 2 vezes ao dia. Li a bula do medicamento e tbém uma bula online do mesmo publicada na Europa. Na bula européia, a indicação é para crianças maiores de 6 anos. Citam inclusive estudos onde constatou-se diminuição no crescimento das crianças que fazem uso desse medicamento. Fico receosa em administrar um corticoide em uma criança tão pequena... Antes disso ele fazia tratamento com Rilan 2%, e remédios orais como a desloratadina e o allegra durante as crises mais fortes, mas sem muito efeito. Será que não existe um tratamento mais seguro para uma criança tão pequena? Existe algum spray nasal para o tratamento da rinite em criancas que nao seja a base de corticoides?
    Obrigada

    Denyse

    ResponderExcluir
  169. Denyse: fique tranquila. O uso do Avamys é seguro e não interfere no crescimento infantil. Lembre-se que a rinite alérgica sem controle adequado provoca problemas sérios na criança, infecções repetidas, muitas vezes necessitando uso de corticóides sistêmicos, antibióticos, etc. Caso queira receber uma cópia do nosso livro sobre a rinite, escreva para nosso e-mail.Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  170. Bom dia!
    Estou usando Avamys por recomendação médica, para o tratamento de renite. O problema é que estou sentindo dores muito fortes na cabeça ao amanhecer. O remédio provoca isso? O que pode ser? Agradeço!

    ResponderExcluir
  171. Lu: o seu relato não sugere que a dor de cabeça seja um efeito adverso do Avamys. Mas, não há como afirmar pela internet, sem examinar pessoalmente Aconselho que entre em contato com seu alergista e peça que a oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  172. Olá!
    Meu bebê de 1 ano e 4 meses tem rinite, bronquite e adenoide aumentada. Faz uso contínuo de clenil (bombinha) e tantos outros remédios. A otorrino dele passou agora Avamys ou Nasonex spray. Mas, eu ainda tenho em casa Busonid, plurair e salsep. Queria saber se posso utilizar algum desses? Ou tenho que comprar mais remédio?

    ResponderExcluir
  173. Pequenabete: não conheço os dados clínicos de seu bebê para poder avaliar pela internet se é possível a substituição da medicação, em especial numa criança pequenina. Aconselho que entre em contato com o alergista que acompanha seu tratamento e peça que oriente. Caso queira receber a copia em PDF do nosso livro sobre a rinite,escreva para nosso e-mail. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  174. Novamente escrevo para vcs tirarem minha duvida.
    O médico me receitou o Avamys. Más desde que eu comecei a tomar que tenho tido dores de cabeça fortíssimas. O que deve estar acontecendo? Efeitos colaterais? Agradeço a atençaõ

    ResponderExcluir
  175. Não é habitual que Avamys provoque cefaléia como efeito colateral. Aconselho que retorne ao seu médico e peça que oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  176. Meu filho tem adenoide e o medico receitou um soro chamado rilan,mas todas as criancas que conheco nao usam esse soro a maioria usa busonid.sera que devo mudar? Pois nao estou vendo melhora nenhuma

    ResponderExcluir
  177. O parecer que solicita não pode ser emitido pela internet. Para afirmar qual o medicamento mais adequado para seu filho, é essencial examiná-lo pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu filho e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  178. Olá. Parabéns pelo blog.
    Minha pneumologista indicou a utilização de avamys, 2 jatos por narina, após a lavagem com salsep, porém estou sentindo meu nariz mais sensível e a rinite atacando mais. Será que é esse novo procedimento, tendo em vista que utilizava alguns anos o budsonida???
    grato

    ResponderExcluir
  179. Gostaria de receber uma cópia em pdf co livro "É mais feliz quem respira pela nariz". Tenho um filho de 3 anos e 11 meses diagnosticado com rinite alérgica. Faz tratamento homeopático para controle. Há 2 anos não tem crises. Antes do tratamento toda crise alérgica atacava o pulmão desencadeando asma. Entretanto, do início do ano para cá, verifiquei que o mesmo virou respirador bucal. Apesar de não espirrar ou ficar com o nariz escorrendo, ao dormir ele passa a respirar não só pelo nariz, mas também pela boca. Atualmente até durante o dia fica constantemente com a boca entreaberta e a língua relaxada sobre os dentes inferiores. O pediatra/homeopata, aconselhou levá-lo ao otorrino. Assim o fiz, e o mesmo passou nasonex e sigmaliv para usar durante um mês e depois retornar.Tenho dúvida se há necessidade de usar o sigmaliv, visto que embora esteja respirando pela boca não se encontra com sintomas de crise alérgica.
    Desde já agradeço alguma orientação.

    OBS: Gostei muito desse blog.

    Att,
    Alexandra

    ResponderExcluir
  180. Alexandra: este comentário não permite o acesso ao seu e-mail. Por favor escreva para: blogdalergia@gmail.com ou para alergiapgrj@yahoo.com.br para que eu possa atender sua solicitação do livro "É mais feliz quem respira pela nariz". gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  181. Ambos (Busonid - Budesonida e Avamys - Fluticasona) são corticóides inalados para uso intranasal indicados no tratamento de controle da rinite alérgica. Contudo, embora os 2 medicamentos sejam eficazes, a aceitação é individual. Aconselho que relate sua observação ao seu médico para que possa orientar adequadamente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  182. Existe alguma diferença entre asma e bronquite? Há alguma relação de RINITE ALÉRGICA com ASMA ou BRONQUITE? Tenho um filho de 4 anos que é alergico e faz tratamento continuo com CLENIL 50mg com 6 doses diarias e com AVAMYS um jato em cada narina diario.
    Descobrimos hoje este blog; parabenizo-lhes e que Deus continue abençoando à todos vocês. Isso é raro!

    ResponderExcluir
  183. Edhyn: asma, bronquite alérgica e bronquite asmática são nomes diferentes para uma mesma doença A rinite e a asma são muito ligadas. Escrevemos um texto sobre o tema. Convido que leia: http://blogdalergia.blogspot.com/2010/09/asma-e-rinite.html Caso queira receber nosso livro sobre a rinite, escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com e enviarei a cópia em PDF. Agradeço suas palavras carinhosas. Tenha certeza de que são um grande incentivo ao nosso trabalho voluntário.

    ResponderExcluir
  184. Olá, eu tenho rinite alérgica, a médica me indicou o medicamento Budecort Aqua 32, eu posso usar o Busonid 32?

    - Na questão da aplicação do spray, depois de aplicado de maneira correta, eu posso respirar o medicamento pra dentro do septo nasal?

    - Ou devi-se só aplicar, sem puxar (respirar) o medicamento pra dentro do septo nasal?

    ResponderExcluir
  185. 1) Budecort aqua 32mcg, Busonid 32mcg e Noex 32 mcg são sprays nasais indicados no tratamento de controle da rinite e que contèm o mesmo princípio ativo: budesonida. 2) Ao aplicar o spray, direcionando o jato para as laterais das narinas, você pode aspirar suavemente para que o medicamento penetre adequadamente na narina. O medicamento nunca deve ser aplicado em diração ao septo nasal. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  186. miriam moraes29/7/13 20:23

    olá,tenho uma filha de 3 anos ela tem rinite alergica e ja faz mais de 3 meses que ela esta usando nazonex,somente a noite e loratadina 5 ml uma vez ao dia estou tendo um bom resultado,mas estou preocupado com o tempo de uso do nazonex,gostaria de saber por quanto tempo este medicamento pode ser usado usado e se causa vicio,desde já muito obrigado,,,

    ResponderExcluir
  187. Míriam: Nasonex é uma medicação segura, autorizado para uso a partir de 2 anos de idade. É um corticóide para uso intranasal formulado em dose mínima (micrograma), o que faz com que seu efeito seja limitado à mucosa nasal e não atinja o resto do organismo. Por isso, pode ser usado por tempo prolongado no tratamento de controle da rinite e não causa vício. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  188. OLA . EU USO BUSONID A MAIS DE UM ANO. TEM ALGUM PROBLEMA ?

    ResponderExcluir
  189. Reinaldo: não há problema no uso prolongado do Busonid Contudo, tratar rinite é mais do que apenas usar o remédio. É essencial tratar a origem do problema, sob orientação do seu médico alergista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  190. boa noite, o medico prescreveu nasonex de 32 e o farmacêutico diz q só exite de 50 . E no momento em q ele fazia a receita dizia q não queria o de 50.Na farmácia o de 32 tem outro nome porem parecido e agora devo procurar ele existe?

    ResponderExcluir
  191. Valéria: o farmacêutico está correto Nasonex (mometasona) é formulado com doses de 50mcg. Os corticoides para uso nasal que contém 32mcg são Budecort aqua, Busonid e Noex (todos contem a budesonida) Aconselho que retorne ao seu médico e peça que a oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  192. O meu filho de 3 anos tem crises alérgicas e a pneumo pediatra receitou o Clenil Spray com aplicação 3x ao dia, mas a bula me passa a informação que não é recomendado para crianças menores de 6 anos. Devo continuar com o tratamento? Estou com um pouco com receio.

    ResponderExcluir
  193. Carline: é possível usar o Clenil nasal (beclometasona 50mcg)em crianças pequenas se o médico detecta esta necessidade. O mesmo produto é encontrado sob forma de flaconetes da nebulização (Clenil A) contendo o mesmo princípio ativo - beclometasona - 400mcg, com uso autorizado em crianças pequenas. Aconselho que converse com o médico do seu filho, exponha suas dúvidas e peça que a oriente. A confiança e o diálogo entre o médico e a família da criança são muito importantes. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  194. Olá!!! Nossa fiquei super feliz em ter encontrado esse blog! Tenho um filho de 2 anos e 10 meses que tem rinite e bronquite e faz crises frequentes das 2 coisas, sempre esta em uso de anti alérgicos oral e nasal, mas assim que começou o inverno ele esta em uma crise aguda e faz uso de antibióticos direto, jah fez uso de +/- uns 4 tipos diferentes, por que fica com mta secreção amarelada no nariz, causando sinusite e por fim acabou causando uma pnm bem extensa que gerou uma internação de 11 dias, esta com uma tosse crônica que ñ melhora apenas alivia com as medicações, ele faz tratamento com alergista e pneumo, mas mesmo assim ñ esta conseguindo sair dessa crise, me disseram para procurar também um otorrino, o que vocês acham?

    ResponderExcluir
  195. Ola, meu filho de 2 anos e 3 meses estava usando Avamys e Flixotide, isso é realmente necessário??? pq pelo que andei lendo, os dois remédios tem a mesma função., grato e parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
  196. fazer uso constante de nasonex ou busonid pode dar vasinhos no rosto?

    o meu filho tem apresentado alguns vasinhos no rosto e faz uso constante de nasonex e singulair a 10 meses,ele tem quatro anos e tem rinite alérgia e adenoides,fico preocupada com este uso prolongado do remédio.
    yara

    ResponderExcluir
  197. Well: a causa mais comum de infecções respiratórias repetidas na criança é a rinite alérgica. O tratamento inclui o uso de medicamentos (para alívio nos momentos de crise e para controle da doença). Além disso, é preciso pesquisar e controlar os fatores agravantes (que variam em cada pessoa)e promover o controle ambiental contra ácaros da poeira. A imunoterapia (vacina para alergia) complementa o tratamento. Escreva para nosso e-mail, para que possamos enviar para você uma cópia em PDF do nosso livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz” Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  198. Athlon: Avamys e Flixotide contém a mesma susbstância (fluticasona) mas o objetivo do uso e a função terapêutica são bastante diferentes. Avamys se destina ao controle da rinite alérgica e Flixotide se destina à prevenção e controle das crises de asma. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  199. Yara: não tenho condições para responder sua pergunta sem examinar seu filho e identificar o diagnóstico das lesões que descreve em seu rosto.
    Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliá-lo e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno