Pular para o conteúdo principal

Asma ou bronquite alérgica

A asma, também conhecida como bronquite alérgica é uma doença crônica dos pulmões que tem como principal característica a presença de uma inflamação nas vias respiratórias que provoca um aumento da sensibilidade à vários estímulos (hiperreatividade ou instabilidade dos brônquios). Estes brônquios instáveis, ao serem provocados (por exemplo, pela poeira) fazem surgir os sintomas da asma.

Asma não é motivo de vergonha.
Você pode controlar e ter uma vida normal!

Sintomas principais da asma
Sensação de “peito preso”
Falta de ar, cansaço fácil
Chiados
Tosse (com ou sem catarro)
Os sintomas variam de pessoa para pessoa.


Como a doença se manifesta
• A asma pode ser uma doença esporádica, com sintomas leves – por exemplo uma
tosse, que “vai e vem”. É a asma leve e esoorádica.
• Em outros casos, os sintomas já surgem com maior frequência - mais de duas vezes
por semana e menos de uma vez ao dia. É a asma leve, porém persistente.
• Se os sintomas passam a ser mais frequentes, com crises mais de duas vezes por
semana e podendo durar dias, já caracteriza uma asma persistente e de grau moderado.
• Os casos mais graves, acompanham-se de crises diárias, com falta de ar evidente, e
prejuízo da qualidade de vida da pessoa: é a asma persistente e grave.


Mas lembre-se: nenhuma asma já começa grave. Por isso é importante reconhecer  sintomas leves. É importante tratar o mais cedo possível, evitando a piora, prevenindo as crises graves e consequentemente evitando o pronto socorro e as internações.
Uma pessoa hipertensa não espera a pressão subir para ir ao médico. E você asmático, deve fazer o mesmo: tratar todos os dias e evitar as crises fortes.
“Prevenir é melhor do que remediar”


Causas de crises de asmaA asma pode ser causada por vários fatores, como:
- Alergia: poeira, ácaros, mofo, pêlos de animais,
- Infecções: viroses - como as gripes e resfriados, ou ainda as sinusites.
-Irritantes: mudanças de tempo, fumaças, odores ativos
- Esforço físico exagerado
- Aspectos emocionais
Outras causas: alguns tipos de medicamentos, alguns alimentos, refluxo gastro esofágico, causas hormonais, fatores relacionados ao trabalho ou à escola, asma provocada por outras doenças, entre outras.

O Controle da doença
Controlar a asma significa abolir ou ter mínimos sintomas durante o dia e a noite; não necessitar de remédios para alívio de sintomas; não ter crises ou tê-las raramente; poder fazer as atividades normalmente e manter valores de função pulmonar normais ou próximos da normalidade. Ou seja, a asma pode estar bem controlada, parcialmente controlada ou então sem controle.

Sinais de que a asma não está controlada
- Visita à emergência ou internação recente.
- Necessidade do uso repetido de corticóide (em comprimidos ou xaropes).
- Sono alterado pela doença: acordar para nebulizar ou para usar remédios.
- Acordar e já se sentir mal.
- Atividades diárias afetadas pela asma, faltar ao trabalho ou às aulas na escola.
- Medida do sopro em queda (se tiver um aparelho medidor do PFE).
- Necessidade de usar remédios de alívio com frequência.

Pergunta:
Como está o controle de sua asma?

10 chaves para conseguir o controle de sua asma:
1) Aprender a entender a doença e como reconhecer uma crise bem no seu início
2) Conhecer os sinais de que uma crise está piorando e se é preciso ir à emergência
3) Procurar conhecer causas e afastá-las se possível. Para isso é preciso mudar hábitos da pessoa e de sua família.
4) Tratar os sintomas nasais: a rinite e a sinusite são agravantes da asma.
5) Entender os remédios: para crises (remédios de alívio) e para controle (preventivos ou antinflamatórios): para que servem, efeitos colaterais, etc. Peça ao seu mmédico que ensine sobre cada um deles.
6) Ter um plano de ação para seu tratamento.
7) Entender sua função pulmonar. Uma boa ajuda é medir o Pico de Fluxo ou “Peak Flow”
8) Condicionamento respiratório e fisioterapia nos casos indicados
9) Ir ao médico regularmente, mesmo que esteja bem
10) Educação do paciente e de sua família

Conselhos úteis:
- Mantenha uma vida saudável: alimente-se e durma bem.
- Valorize a atividade física: caminhe, pratique esportes. Escolha o que mais gosta!
- Mantenha sua casa limpa e arejada. Verifique se há foco de mofo ou infiltrações
- Modifique seu quarto: colchões e travesseiros forrados, retire tapetes, almofadas,    
  bichos de pelúcia. Afaste as camas das paredes.
- Evite ter animais em casa. Mas, se já tiver: dê banho toda semana e afaste do quarto. 
  Não deixe que o animal suba em móveis ou nas camas
- Não fume! Não deixe que fumem junto aos alérgicos
- Previna-se contra gripes.
- Não tenha medo de bombinhas ou de cortisona. Mas use de acordo com a orientação do seu médico.

Aprenda sobre sua doença
Saiba o que fazer numa crise e como evitá-la
Mantenha o tratamento mesmo estando bem
Atue em parceria com seu médico

Conheça:
GINA Brasil
Associação Brasileira de Asmáticos 

Comentários

  1. Oi tenho tido ataques da bronquites quase todos os dias moro no japao e todas as vezes que ligo o ar condicionado e se fechar o quarto começo a tossir e meu peito começa a chiar e me da falta de ar, as vezes quando passo perto de fumaça cheiros de cigarros lugares muito abafado tbm ataca, mas logo depois se eu ir para um lugar ventilado passa.

    ResponderExcluir
  2. Ana Carolina: o seu relato sugere que sua asma não está controlada O tratamento adequado evita as crises e torna a pessoa mais resistente aos fatores provocadores de crises. Escreva para nosso e-mail e receba orientações mais detalhadas. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Cristiane: o tempo de uso do medicamento não é padronizado. Cada pessoa, seja criança ou adulto, tem sua necessidade individual, de acordo com o tipo e gravidade da asma. Por isso, não posso opinar. Convido que escreva para nosso e-mail e receba o livro sobre Alergia. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  4. Ola me chamo kelly .bom desde quando eu nasci eu tenho Asma(Bronquite) e sou alergica a poeiras,a gato cachorro e cobertas de pelo..eu me sinto muito cansada quando eu ando..sinto dor no pulmão .e tenho falta de ar sempre.. quando eu estou gripada respiro com chiado..estou sempre estressada! e minha senucite ataca forte tmb! como posso controla minha Asma? nao to mais aguentando isso..e acho que to com cisto no pulmao tambem!

    ResponderExcluir
  5. Kelly: para tratar sua asma ou bronquite alérgica, o primeiro passo é procurar um médico especialista em alergia para orientá-la. Existem remédios para tratar crises (remédios de alívio) e para controle (preventivos ou antinflamatórios) O médico orientará não apenas a aliviar sintomas mas também a prevenir crises. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  6. olá tenho 27 anos tenho asma desde pequena tive uma vida cheia de limitações não podia dormir fora de casa nem ter bicho de pelúcia, tapete, cortina,usar maquiagem e se eu tiver que viajar tenho que ficar sabendo na hora por que se não estrago a viajem e um dia antes minha anciedade acaba com a viagem antes de acontecer mas vivo assim a anos o estranho que de uns anos pra cá quando me ataca a crise meus braços e rosto formigam muito fico deseperada pois acho que vou infartar me ajude desde ja grata pela atenção

    ResponderExcluir
  7. Monise: o sintoma que descreve não é típico das crises de asma. Aconselho que entre em contato com o(a) médico(a) que trata de sua asma e peça que a oriente. Convido que escreva para nosso e-mail e receba uma cópia em PDF do livro sobre Alergia. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  8. Olá. Nunca tive asma ou bronquite e há cerca de 5 anos (tenho 30), sempre no inverno, meu peito fica cheio e SÓ A NOITE não consigo dormir devido não conseguir respirar. Faço caminhada, me alimento bem, mas minha casa é mofada, sei que essa é a causa, porém não tenho como mudar daqui... A pergunta é: quando o negócio está muito ruim pra dormir, sem conseguir respirar, tomo o Sulfato de Salbutamol 0,6mg, mas mesmo ingerindo 5ml ele me dá taquicardia (algo que de acordo com a bula só acontece com superdosagem) a ponto de não conseguir dormir por escutar a pressão sanguínea (embora a asma melhore). O que posso fazer para melhorar? Isso acontece por causa de corticoides presentes no xarope? Detalhe: não tenho pressão alta, nem ninguém da família. Agradeço a atenção desde já.

    ResponderExcluir
  9. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  10. Olá meu nome é Andressa, tenho bronquite desde pequena, mais tem alguns dias que eu estou sentindo falta de ar quando eu acordo ou quando faço algum tipo de exercício. Por consequência dessa falta de ar eu tenho perdido vários dias de aula na escola. Será que eu tenho bronquite asmática ? Me ajude. Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Andressa: asma, bronquite asmática, bronquite alérgica ou simplesmente bronquite, são nomes diferentes para a mesma doença. Aconselho que procure tratamento com médico especialista em Alergia. O tratamento e o controle da doença permitem uma vida normal, tanto na frequência às aulas como na prática de exercícios e atividades físicas. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo2/9/14 07:31

    ola bom dia, o meu nome é vanda ,tenho tido uma tosse seca a mais de 1 ano, uns dizem que é tosse alérgica já tomei vários comprimidos e n passa. o que a minha mãe me contou quando eu era bébe de 1 ano tinha tosse convulsa e que pode provocar bronquite. Agora a poucos dias fui ao hospital pk a minha tosse n parava, tremia e transpirava por todo lado e n conseguia respirar e dizeram que era bronquite asmática. o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  13. Oi me chamo Maria Carla e gostaria de saber pq toda vez q rio muito logo logo vem uma tosse e um chiado no peito persistentes,tenho 34 anos e isso comecou há alguns meses,qualquer coisa q faço sinto falta de ar e cansaço,se estou dentro de casa e saio no quintal qdo está frio pronto fico mal.Acabei de descobrir q sou hipertensa e tenho uma leve hipertrofia ventricular faço uso de alprazolan e remédio para controle da pressão.Tenho muitos bichinhos em casa pois moro em um sítio em Saquarema.Gostaria de uma consulta,onde vcs se localizam no Rio?Minha mãe e meu irmão tem asma será q eu tenhotambém.Muito obrigada o blog de vcs é maravilhoso q bom q encontrei vcs.

    ResponderExcluir
  14. Maria Carla: a Clinica de Alergia da Policlinica Geral do Rio de Janeiro situa-se na Avenida Nilo Peçanha, 38 - sobreloja - Centro Rio de Janeiro RJ Telefones: (21) 2517-4206 e (21) 2210-2810. Atendemos sem hora marcada de segunda a sexta. Você pode falar conosco também por email: alergiapgrj@yahoo.com.br Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  15. Vanda: a tosse (em geral em acessos) pode ser o unico sintoma da asma (ou bronquite alérgica). Aconselho que procure um alergista para orientá-la de forma adequada. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  16. Ola meu nome é Cristiane, tenho um filho de 9 anos recentemente ele ficou internado com tosse, broncoespasmos e dispnéia, levei ele ao pneumologista e ele receitou a bombinha de alenia duas vezes por dia e o comprimido de montelucaste sódico uma vez ao dia, mas diversas vezes de manhã ele fiz estar cansado isso pode acontecer??? E ele teve que fazer o exame de espirometria e teve de ficar sem tomar a medicação no mesmo dia antes mesmo do exame ele começou a tossir com catarro ele pode estar começando uma nova crise???

    ResponderExcluir
  17. Cristiane: o seu relato sugere que mesmo com a medicação, a asma do seu filho não está bem controlada. Aconselho que entre em contato com o médico que trata dele e peça que a oriente Convido que escreva para nosso e-mail e receba uma cópia do livro sobre a asma e a alergia. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  18. Olá, de uns dias pra cá, sempre de noite, meu peito começa a encher, no nada. Aí vai piorando e eu começo a tossir. Não sei porque isso acontece. Será por causa do calor? às vezes estou na cozinha com o computador e tudo começa. Se fosse no quarto pensaria que são ácaros. Amanheço como sem nada. O que pode ser? bronquite alérgica? Obrigada

    ResponderExcluir
  19. O seu relato não oferece dados suficientes para que se possa afirmar pela internet a causa dos sintomas que descreve. É preciso examinar pessoalmente Aconselho que procure atendimento médico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  20. Olá. Há 6 anos fiz tratamento com imunoterapia, a primeira dose provocou uma forte crise asmática, depois o tratamento foi reajustado e fiquei bem até o ano passado.
    Há um ano tenho tido crises recorrentes de rinite alérgica, que quase sempre levam ao aparecimento de sinusite. Medicamentos como Histamin e Alegra não chegam a controlar o quadro por completo.
    Recentemente tenho apresentado cansaço e tosse, o que o médico caracterizou como asma.
    Como ele apenas receitou o uso de Alenia (e imunoterapia), gostaria de saber se esse medicamento também controla a rinite alérgica e se torna desnecessário o uso de algum antialérgico.

    Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  21. A rinite alérgica e uma doença que parece simples, mas que pode provocar muitas complicações, como por exemplo a rinite a asma. Os medicamentos que cita (Histamin e Allegra) têm efeito aliviador, mas não controlam os sintomas da rinite. Alenia é usado para controlar os sintomas da asma. O tratamento da rinite deve incluir: 1) medicamentos (para alívio e para controle) 2) detecção de fatores agravantes e/ou provocadores de crises 3) controle do ambiente contra ácaros da poeira e 4) tratamento da alergia através da imunoterapia. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica, intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  22. olá bom dia, estou com umas duvidas em relação ao que tenho a mais de um ano eu tenho falta de ar que se iniciavam sempre no final da tarde e agora sempre no inicio da manhã e sempre quando faço alguma atividade física com o tempo minha garganta seca e começo a sentir um pouco de falta de ar ,fui para alguns especialista tipo clinico geral, alergologia e por fim pneumologista. que só identificaram um desvio de septo nasal. faço um tratamento para refluxo esofágico com pantoprazol 40mg e domperidona 10mg tem alguma relação esta falta de ar com o refluxo? agradeço a atenção e gostaria de parabenizar pelo excelente blog.

    ResponderExcluir
  23. Olá, meu filho de 2 anos tem asma e estamos tratando há 1 ano. Usamos o Seretide, avamys, singulair e qd tem crises o aerolin e predsin. Mas não estamos conseguindo controlá lá. ele toma antibiótico a cada 15 dias e agora nem o antibiótico está fazendo efeito. Estamos tratando um possivel refluxo, mas tbm nao resolveu. o que fazer?

    ResponderExcluir
  24. Caroline: compreendo sua preocupação, mas não é possível opinar especificamente sobre seu filho pela internet, Crianças pequenas têm características especiais que tornam a asma diferente das crianças maiores e dos adultos. Convido que escreva para nosso email e receba uma cópia em PDF do livro "Alergia doença do século XXI" Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  25. Sim, o refluxo gastro esofágico pode originar sintomas respiratórios como por exemplo a sensação de falta de ar. Convido que leia o r=texto publicado sobre este tema: http://blogdalergia.blogspot.com/2012/07/refluxo-e-sintomas-respiratorios.html Gratos pela visita e pelas palavras de estímulo ao trabalho voluntário no Blog da Alergia..

    ResponderExcluir
  26. Thais: a sua pergunta ficou incompleta. Convido que escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com para que possamos orientá-la adequadamente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  27. Quando começo dar muitas risada começo sentir dificuldade para respirar, e começa a chiar meu peito e tenho dificuldade para respirar, pode ser asma? ja tenho renite

    ResponderExcluir
  28. O seu relato sugere que seja a tosse que descreve pode indicar que você tenha brônquios sensíveis , mas há como afirmar se pode ser asma sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  29. Sinto muita falta de ar.
    Não tenho tosse, nem catarro.
    Sempre que vou ao medico tiro raio x do pulmão e ele esta limpinho, a oxigenação no sangue também esta sempre OK, também não tenho chiado.
    Entretanto tenho crises constantes de falta de ar, de quase desfalecer.
    O que sera que eu tenho?

    ResponderExcluir
  30. Ingrid: o seu relato não sugere que seja uma alergia respiratória. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  31. Tenho 16 anos, descobri que tenho bronquite a um mês, peguei uma gripe ontem e estou com um pouco de fala de ar. se eu fizer so a inalação resolve?

    ResponderExcluir
  32. Delanne: cuidado com a gripe, pois pode ser um "gatilho" para uma crise da asma (ou bronquite) Aconselho que entre em contato com seu(sua) médico(a) e peça que oriente a melhor conduta para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  33. Anônimo3/4/15 10:39

    Tenho renite normalmente quando caminho meio rapido ou corro me vem falta de ar um chio nos pulmões uma dor ao respirar fundo e logo em seguida me da uma tosse e continua quando faço nebulização para mais fui no medico tirei raio x ele falo q n tem nada nos meus pulmão só q ando fasendo todo dia de noite nebulização com berotec só q as veses quand é 5 hrs da manha acordo com um chio no peito e tenho q fazer nebulização dae passa estou preocupada pq antes n era tão repentino agora é todoS os dias ants era 1 vez por semana só to preocupada o medico falo q é só catarro mais acho q n é só isso :'(

    ResponderExcluir
  34. A alergia respiratória não se acompanha habitualmente de alterações na radiografia dos pulmões. Por isso, o fato da radiografia de tórax estar normal, não afasta a possibilidade de sintomas pulmonares decorrentes de sua rinite. Aconselho que procure um(a) alergista para orientá-la adequadamente. O seu relato sugere que você precisa de tratamento especializado. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  35. Olá, a alguns meses eu tive uns problemas hormonais, um aumento na prolactina, engordei muito, e tenho tido frequentemente muita falta de ar, chiado, muito catarro, tomo acebrofilina e faço inalação com bisolvon e o que alivia, a bombinha de berotec não me faz mais efeito, e eu não posso sentir cheiro de poeira, de mofo,de fumaça... Tudo me dá crises... O aumento do meu peso interfere para que eu tenha mais cansaço???
    Moro em Boa Vista, Roraima

    ResponderExcluir
  36. Existem estudos que relacionam a obesidade e a asma. Mas não há como afirmar sobre seu caso pela internet. Os medicamentos que cita são de efeito aliviador. Ou seja, aliviam sintomas, mas não tratam a doença de forma adequada. Aconselho que procure um(a) alergista para orientá-la. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  37. Oiii boa tarde tenho 23 anos e estou gravida de 6 meses tenho Asma desde quando era pequena e minhas crises ultimamente esta bem frequente atacando varias vezes ao dia e a noite, nao tenho uma boa qualidade de sono devido a respiraçao e por isso me sinto muito cansada, estou tendo dificuldades para trabalhar tb ... O medico passou inalaçao com soro, berotec e atrovent de 6 em 6 horas porem tem dias que ataca antes do horario ... Ele tb proibiu tomar bombinha pois faz mal para o bebê ... Estou preocupada pq ta demais ... Me sinto muito cansada!
    O devo fazer????

    ResponderExcluir
  38. Agatha: grávidas podem (e devem) ser tratadas para que a gravidez seja saudável e segura para o bebê. Mas você deve ser tratada por um médico especialista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo(a) no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  39. Anônimo3/5/15 18:42

    Foi-me diagnosticado asma a duas semanas derivada de tosse faço desde então o symbicort a tosse melhorou mas ainda não desapareceu é normal?

    ResponderExcluir
  40. A tosse pode persistir porque sua asma ainda não está controlada, bem como porque podem coexistir outras causas de tosse. Sugiro que fale com o(a) médico(a) e peça que oriente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  41. Oii tenho 13 anos e estou tossindo muito e com falta de ar e cansaço no peito oque será e eu estudo cedo será por causa disso?

    ResponderExcluir
  42. Oi, boa noite...
    Prazer, me chamo Daiane, tenho 30 anos.
    Desde criança tenho bronquite asmática, lembro da minha infância internada, sendo que tive crises até os 7 anos de idade e a partir daí, só fui sentir algo novamente aos 27 anos...senti uma crise forte e fui p emergência e o médico receitou Cloridrato de bambuterol (Bambair) 10ml.. Assim q tomo, logo sinto um alívi, o cansaço e o chiado passam. Fiz 30 anos e de vez em quando tenho crises moderadas. Mas não consigo fazer atividade física, caminhadas, não posso me agitar muito, pois logo vem a falta de ar, a tosse etc etc. Para a tosse tomo Fluimicil e para o cansaço tomo 10ml de bambuterol de 8h em8 h. Existe algum tratamento mais eficaz atualmente para controlar a bronquite asmática e ter uma vida normal?
    Desde já, obrigada.

    ResponderExcluir
  43. Não é possível emitir um parecer ou afirmar a causa da tosse, falta de ar e cansaço no peito sem te examinar. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  44. Daiane: o seu relato sugere que seu tratamento não está adequado e que sua asma (ou bronquite) não está controlada. Aconselho que procure um setor de Alergia. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  45. Bom tenho 12 anos, quando eu era pequena tive pneumonia, e com uns 2 anos nao me lembro muito bem melhorei um pouco, e depois so tive resfriados, como agora esta chegando o inverno eo tempo esfriou tenho dormido muito mal com o peito chiando e tussindo muito, quando acordo sinto uma falta de ar e me desespero nao consigo respirar fundo o ar parece que nao vem e meu peito doi, mas depois de uns 30 minutos passa e ja foi dois dias que isso esta se repetindo, tenho 7 gatos e todos ficam dentro de casa (muito pelo) e de vez em quando dormem alguns comigo agora acho que isso esta acontecendo por causa da mudança de tempo ou estou começando a ter alergia do pelo deles.
    Devo me preoucupar ou procurar um medico ?
    Obrigada, meu nome é Sandra bjz !!

    ResponderExcluir
  46. Olá Sandra, boa tarde. Esses sintomas que você tem apresentado podem ser decorrentes de quadros de Rinite Alérgica ou mesmo de Asma, porém definir seu quadro sem examiná-la não é muito conveniente. Você deve procurar um(a) alergista, para que seja corretamente diagnosticada e tratada, para que esses sintomas parem de importuná-la. Se for do Rio, nos encontramos à disposição na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  47. barbara Moutinho17/6/15 20:53

    Boa noite, pessoal! Tenho um filho de quatro anos que tem crises de asma (bronquite) de quinze em quinze dias....a maioria de suas crises acabam em pneumonia e consequentemente em antibiótico. ..ja teve cinco pneumonias em quatro anos de vida...preciso muito da ajuda de vcs...Não sei mais o que faço. ...suas crises só dão jeito indo a emergência e ficando no oxigênio. ... Já ficou duas vezes internado. ...ele usa seretide duas vezes por dia....me ajudem. ..por favor!

    ResponderExcluir
  48. Olá Barbara, boa tarde. Se seu filho está tendo crises, mesmo em uso de medicação, é porque a causa das crises não está sendo tratada, ou, a medicação não está sendo feita com a técnica correta, ou, outros fatores estão servindo de gatilho para as crises. Procure o atendimento de um especialista, para que isso seja investigado. Se você for do Rio, estamos à disposição na Policlínica Geral do Rio de Janeiro, e teremos o prazer em ajuda-los. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  49. tenho asma so que agora estou sentindor falta de ar dor entre os seios e palpitacoes uso Alenia. e normal ja to assim a uma semana .

    ResponderExcluir
  50. tenho asma e tomo alenia. estou tendo muita falta de ar dor entre os seios . e coracao acelerado ha uma semana e normal?

    ResponderExcluir
  51. Olá Olegario, boa noite. Sentir-se desta forma não é normal. Procure atendimento médico, com seu médico assistente ou em um atendimento de emergência. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  52. Olá minha bebê tem 9meses e já teve 6 enternacao ela tem sopro no coração e bronquite asmática crônica grave ela usa 4 jato de clenil 10mg de 12 em 12 hrs predicilona 3ml diario por 5dia montelair diário e aerolim 100mg 3jato em em caso de crise de 6em 6hrs foi passado pela peneumo dela ela usa des dois 3meses só q ela ainda tem muitas crices tem como eu pedi pra ela faser um exame mas detalhado pra sabe oq realmente iria fase efeito e se sim gual exame me indicaria pós ela e muito nova pra passa por tudo q ela passa ela só tem 9meses e eu vou no hospital uma vez por semana e não e sempre q eu tenho dinheiro de passagem nese caso eeu poso pedir pra médica fase um cartão de pase pra ela pós ela passa pela peneumo alergista cardiologia e pediatria e os dias são diferentes
    Des de já obrigado por te feito ESE sait pra nos ajudar

    ResponderExcluir
  53. Oá Tatiane. Desconheço um exame que possa apontar o dignóstico para um caso tão grave num bebê. Crianças pequenas têm características especiais: a imunidade é imatura, as vias respiratórias são mais estreitas e nem sempre a alergia é a causa dos sintomas. No Rio de Janeiro, o Hospital Fernandes Figueira situado na Avenida Rui Barbosa (no início da Praia do Flamengo) possui um setor de atendimento especializado para crianças, onde você poderá receber a orientação que deseja. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  54. oi tenho bronquite asmatica a 5 anos a 3 anos tomo presimisolona e a unico remedio que passa mais ja engordei 11 kg ai meu medico passou foraseq nao se se mudo ou continuo com presimisolona

    ResponderExcluir
  55. Foraseq é uma medicação inalada usada no tratamento de controle da asma. Trata-se da chamada “terapia combinada” pois contém num mesmo inalador, dois medicamentos: um broncodilatador (formoterol) e um corticóide inalado (budesonida). Os remédios em terapia combinada têm objetivo de atuar sobra a inflamação dos brônquios, controlando a doença e prevenindo as crises de asma. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo e não tem os mesmos efeitos colaterais dos corticóides usados sob a forma de comprimidos e xaropes, como é o caso da prednisolona. Convido que leia mais clicando aqui: http://blogdalergia.blogspot.com/2010/02/esclarecendo-duvidas-sobre-cortisona.html Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  56. Tenho 39 anos, fumei durante 12 anos e parei faz 5 anos. A 50 dias atrás começou uma falta de ar que no começo incomodava pouco mas foi piorando com o passar dos dias. Além da falta de ar no ápice dessa crise tive chiado e dor (aperto) no peito. Fui no pneumologista e ele disse que era asma e receitou relvar, bambair, predsim e tamiram 500. A dor no peito melhorou e o chiado aliviou, mas a falta de ar continuou por 3 semanas, minha respiração se tornou ofegante, procurei outro pneumologista e este passou uma série de exames pra fazer inclusive espirometria, vou levar o resultado dia 08 próximo ainda. Desde quando fiz a primeira consulta com o primeiro pneumo fui várias vezes ao pronto socorro com falta de ar, chiado no peito, dificuldade ( grave) em dormir por causa da falta de ar no tentando, os médicos analizam o raio x e dizem que o meu pulmão tá limpo, examinam meu peito e afirmam que não tem chiado, mas passam amoxilina no soro e inalação e alivia a falta de ar. Observo que em nenhum momento tive ataque de tosse, apenas catarro ( pouco) ora com cor de clara de ovo, ora branco. Hoje sinto pouca falta de ar, mas sinto for nas costas, cansaço, dificuldade em falar um frase sem perder o fôlego, olhos avermelhados e uma forte irritação com qualquer cheiro que parece incomodar muito. Teria a possibilidade disso não ser asma??? Grato.

    ResponderExcluir
  57. Sim. Outras doenças podem ter sintomas semelhantes à asma.Por outro lado, o cigarro pode provocar sequelas, mesmo em pessoas que já tenham parado de fumar Os sintomas podem se confundir com a asma. O médico especialista fará do diagnóstico e indicará o tratamento mais indicado para seu caso. Obrigado por visirtar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  58. Bom dia! Estou fazendo tratamento com vacinas para asma há 3 meses, e nas primeiras semana me sentir muito bem, sem nenhum sintoma da alergia.Mas, agora que fui para a segunda fase, ainda não consegui parar de tomar xarope e fazer inalação com atrovent e berotec. É normal ter que fazer inalações mesmo tomando as vacinas? Pois não consigo me livrar dessa chieira no peito.Obg. desde já!!!

    ResponderExcluir
  59. Os sintomas que descreve são sinais de que está em crise e não são normais. As vacinas para alergia não tem efeito de alívio imediato. Se você está mantendo sua medicação de controle e nota que mesmo assim estápiorando, deve falar com o(a) alergista para que seja orientada de forma adequada e segura. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  60. Meu irmão tem bronquite alérgica e até hoje ele tinha tido poucas crises graves. Atualmente Vem em questão de horas, ou menos. Ele ta bem e de repente precisa de ajuda pra respirar. A minha mãe usa o nebulizador pra ajudar quando ele tá em crise mas montar todo o aparelho leva tempo. Por soro, água, procurar tomada e montar. Até conseguir montar o aparelho ele sofre muito. Tem alguma coisa mais prática pros momentos assim? Tem bombinha de medicação pra bronquite alérgica? Obrigada

    ResponderExcluir
  61. Milena: o seu relato sugere que seu irmão não esteja tratando sua asma de forma adequada. Hoje existem medicamentos controladores da doença. que atuam na inflamação dos brônquios evitando que as crises se instalem. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  62. Olá, tenho dois filhos 3 e 6 anos. O mais novo teve um episódio de bronquiolite quando tinha 8 meses e o mais velho teve uma crise (tosse e falta de ar) com 5 anos, morávamos em.SP. Este ano nos mudamos para a Espanha, clima frio e muito úmido. As crises vieram com força total, pelo menos 2x por mês e ainda nem chegou o inverno. O clima pode ser um fator agravante? As crianças precisam ter uma vida normal e vão ter que conviver com este clima. Será que precisarei medicar constantemente ... Isso me preocupa. O clima do Brasil (SP) neste caso é melhor? Muito obrigada

    ResponderExcluir
  63. Não há como afirmar qual seria a condição climática ideal para um alérgico pois certamente esbarraríamos na resposta do organismo que é sempre individual. O fato de ser um local frio não implica que piorará a alergia. Temos muitos exemplos de pessoas que foram favorecidas com a mudança para locais com temperaturas mais baixas, porém com menores índices de poluição. Além disso, não importa apenas a condição climática mas também as condições dentro da residência. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  64. Olá... Meu nome é Beatriz e tenho 18 anos... Toda noite meu nariz começa escorrer, fico com falta de ar e uma tosse seca, meu oeito chia bastante, gostaria de saber se pode ser início de asma?

    ResponderExcluir
  65. Beatriz: é possível que você esteja apresentando uma sensibilidade brônquica (hiperreatividade brônquica) mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. É aconselhável que procure atendimento médico com um(uma) alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  66. Boa tarde, desde muito pequena minha mãe fazia nebulização em mim, e aos 8 anos eu tive uma crise de asma e tive de ser levada ao médico e lá fiquei internada 1 dia. Enquanto eu estava lá eles me derem cerca de 5 nebulizações alguns remédios e uma seringa que foi injetada na veia da minha mão esquerda, já se passaram 4 anos desde o acontecido e gostaria de saber se eu estou "curada" ou ainda tem chances de eu voltar a ter asma. Espero que alguém possa me explicar e obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  67. A asma é uma doença de curso variável e imprevisível. Em algumas pessoas, pode ficar sem se manifestar por longo tempo e depois reiniciar com sintomas. Outras poderão não ter mais crises. Os dados que envia não suficientes para se poder prever a evolução em seu caso. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  68. A aproximadamente a um mas que venho tretando do meu filho e não comcigo ver melhora já tomo de todo e não melhora .ele TOSE eté vomita

    ResponderExcluir
  69. Lendo os comentários ja deu pra saber qual é o meu problema.Sempre que dou risada tenho crises de tosse e ultimamente crises de rinite sempre.Tenho alergia a todo cheiro de quimica, começa me da falta de ar parece que vou morrer...Mas nunca me importei em procurar tratamento porque última vez que passei com o médico por conta da rinite ele falou que não tem o que fazer. Não tem remédio. Aprendi a conviver com isso.Mas agora que sei o que pode ser meu problema, vou procurar sim tratamento.Tenho 39 anos e ta meu caso ta piorando.Esse blog me ajudou muito. Obrigada.

    ResponderExcluir
  70. Fabiana: é possível que existam fatores agravantes associados que interferem e impedem a melhora da asma do seu filho. Mas não é possível avaliar pela interne, sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  71. Rosana: obrigado pelo seu depoimento. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  72. boa noite meu nome é marcelo tenho bronquite asmatica faz uns 7 anos ja tenho 31 anos mas nao sei se é normal porque ela ataca todo dia uso dois tipos de bombinha e faço inalaçao e so melhora um pouco nao passa ja fui em varios medicos ninguem fala nada nao sei mas oque fazer tem dias que passo ate mal de tanto usa bombinha e fazer inalaçao oque devo fazer nao aguento mas isso as vezes da vontade ate de se matar e tomo birotec e atrovent e uso bombinha aerodini sulfato de salbutamol e a outra é clenil dipropionato de beclometasona e nunca conseguir fazer tratamento ja fui no medico pago medico do sus eles nao encaminha em nada so falam la se quero fazer inalaçao e da um remedio la com soro e me manda embora

    ResponderExcluir
  73. Marcelo: o envio do comentário não permite que entremos em contato com você. Por favor, escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e informe em que cidade mora. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  74. MEU NOME E ANGELICA HJ TENHO 22 ANOS DE IDADE, POREM QUANDO TINHA 1 ATE 7 ANOS DE IDADE SOFRIA COM BRONQUITE ASMÁTICA,DE FAZER INALAÇÃO E FICAR INTERNADA, ERA CRISES FORTES,POREM DOS 7 ANOS ATE O DIA DE HJ NUNCA MAIS SE QUER SOFRI ALGUM TIPO DE CRISE A NÃO SER ALERGIAS QUE TENHO,QUE TAMBÉM E RARO EU DAR CRISE, MORO EM UMA CASA PURO MOFO, TENHO CACHORRO RESUMIDO FAÇO TUDO QUE NÃO PODIA FAZER ANTIGAMENTE, E TENHO UMA ENORME DÚVIDA SERÁ QUE ESSAS CRISES PODE VOLTAR ALGUM DIA??

    ResponderExcluir
  75. Sinto falta de ar e muitas dores no peito , os médicos dizem que não consta asma no raio x mas todos os sintomas batem , existe algo parecido com asma ou é realmente asma?

    ResponderExcluir
  76. Jonathan: o diagnóstico da asma é clínico, ou seja, baseia-se na avaliação (anamnese) e exame físico feito pelo médico. Os exames complementares são de auxílio neste processo. A radiografia de tórax não serve para diagnóstico de asma Por isso, não é possível afirmar se é realmente asma, pela internet. Aconselho que procure atendimento médico pessoalmente. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  77. Angélica: não é possível prever se uma pessoa que teve asma na infância e ficou assintomática poderá voltar a ter crises de asma na idade adulta. A prevenção se baseia nas medidas de controle ambiental em sua casa. As pessoas que têm rinite alérgica (alergia nasal) sem controle adequado, têm maiores chances de voltar a ter asma no futuro. Obrigado pela sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  78. OLÁ! Meu nome é Daiana, gostaria de saber porque estou sentindo muita dor no peito, estou sentido falta de ar o nariz ardendo muito? Isso esta acontecendo comigo depois que fiz uma faxina casa de uma dona que no local constava muito pelo de cachorro e gatos e poeira mofos tomei um antiarlegico que se chama histamim e a dor continua. Porque ainda a dor no peito continua?

    ResponderExcluir
  79. Daiana: peço sua compreensão, mas afirmar algo sobre um paciente que não tivemos a oportunidade de examinar é bem complicado. O que podemos lhe orientar é que você procure atendimento médico, explique seus sintomas, e peça que a oriente. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  80. Ola bom dia!
    De uns tempos para cá, venho apresentando um quadro de tosse com muco persistente. Se me abaixo começo a tossir, se tento gargalhar também começo a tossir, qualquer cheiro me provoca um pigarro e já começo a tossir, ambientes com ar condicionado me acabam, não sei qual especialista procurar. Há dezoito anos apresentei retocolite ulcerativa e faço tratamento com medicação imunossupressora. Faz dois anos que a doença está inativa, também gostaria de saber se este meu novo quadro pode ter alguma ligação a retocolite.
    Agradeço antecipadamente.

    ResponderExcluir
  81. Bom dia. Não é possível responder sem examinar pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. É aconselhável que você procure atendimento médico pessoalmente com um(a) especialista em Alergia para investigar a causa da tosse e do pigarro. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  82. Bom dia, todos os dias pela manha tenho um leve chiado na respiracao mais com o tempo passa. Respiro pela boca durante anoite. Sera so um ressecamento ou uma asma?

    ResponderExcluir
  83. Meu filho tem 3 anos deve uma crise e mandaram pro pneumo e sem exame sem nada sem perguntas passou a bombinha e to com medo de dar, a noite o nariz dele parece tampa meio que não consegui respirar e estou preocupada

    ResponderExcluir
  84. A medicina tem um ditado que diz: "Nem tudo que chia é asma" E é uma verdade. É importante que procure atendimento médico para que se esclareça a causa dos sintomas que descreve. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  85. Tenho uma dúvida ! Hj msm fui ao medico durante a semana toda estava com o peito fechado muita falta de ar ,mas não houve cadeira e nem tosse,qnd o médico me analisou disse que não era à bonquite e me passou loratadina vim embora chorando pra casa com os msm sintomas e muito mal! Sinto o ar faltar a ponto de perder as forças do corpo ficando mole! Ontem até tontura me deu ! O que isso significa? Uma crise de asma? Pq não estou mais entendendo meu corpo? Antes as crises vinham com muito chiado e tosse ,agora estão assim ! O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  86. Cintia: existem várias causas de falta de ar e nem sempre a asma está envolvida. Mas, não tenho condições para avaliar seu caso sem examiná-la. Se você não teve melhora com a medicação, é aconselhável que retorne ao médico e peça uma nova consulta e orientação. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  87. Olá, boa noite, tenho bronquite asmática desde que nasci. Fiz tratamentos por alguns anos e não tive mais crises, sempre faço atividades físicas e procuro me alimentar bem. Mas percebo que quando fico estressada, tenho crises consigo controlar por mim, mas ultimamente não tenho conseguido. Fico com dor no peito, garganta, costas e toda dormente, após as medicações (berotec, corticoides) minha cabeça dói, e sinto mais dores ainda nas costas e muito cansaço. Percebo que não vou mais passar mal, só que essas dores e cansaços me desestruturam. Como aliviar essas dores? Não quero fazer uso de tanto medicamento.

    ResponderExcluir
  88. Larisse: não é possível orientar sobre o combate às dores baseado apenas nos dados enviados. É essencial examinar você pessoalmente. O Blog da Alergia obedece a norma do Conselho de Medicina: não é permitido prescrever ou mesmo indicar nomes de medicamentos para combater as dores que descreve, pela internet. Para medicar, é essencial examinar o paciente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  89. Bom dia
    Meu filho de um ano deu uma crise forte d bronquite fez uso de bombinha, corticóides e oxigênio e já está em casa isso foi na sexta só q o barulho quando ele vai respirar tem hra q para e tem hra q volta qria saber se é normal e quanto tempo pode ainda aparecer esse barulho ao respirar

    ResponderExcluir
  90. Se a respiração suidosa permanece, indica que seu filho não saiu da crise. Recomendo que retorne ao médico para nova avaliação.Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  91. Me chamo juliano
    Meu caso oquerre as vezes e do nada a maioria da vezes anoite, começa com uma coçeira nas costas, sempre no mesmo liugar no rumo dos rins do lado direito como se fosse uma picada de pernilongo, após isso vem a falta de ar e tosse gostaria de saber oque siguinifica?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  92. Juliano: uma coceira pode ter causas variadas e nem sempre é causada por alergia. Não é possível afirmar a causa ou mesmo explicar se há relação entre a coceira e a tosse, como descreve, sem examinar você pessoalmente. Caso você more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atender você no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral RJ, avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Se você mora em outra cidade, procure no setor "Público" do site da ASBAI (www.asbai.org.br) e localize os médicos especialistas em Alergia em sua cidade. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  93. Oi, fazia 10 anos que eu não tinha ataques de asma, ontem ei tive e fui parar no hospital... dias antes eu tomei chuva, duas vezes, abusei, tomei gelado... acho q foi por isso que atacou, enfim, eu queria saber se eu posso continuar a trabalhar de mecanico? Eu trabalhava ha 5 meses e nao tive nenhuma crise... agr voltei a trabalhar...amo oque faço

    ResponderExcluir
  94. Guilherme: a asma não imoede você de trabalhar. Mas, é importante que procure atendimento médico para tratar para controlar a doença e evitar novas crises. Caso você more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atender você no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral RJ, avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Se você mora em outra cidade, procure no setor "Público" do site da ASBAI (www.asbai.org.br) e localize os médicos especialistas em Alergia em sua cidade. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  95. Olá, se vocês puderem me ajudar: sempre que dou muita risada, vem um bolo de catarro querendo sair, mas sem falta de ar. Isso é muito constrangedor. Também tenho pigarro frequentes. Não sou fumante. O que pode ser? Como pode ser o tratamento? Já fui em pneumologista, meu pulmão está limpo. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  96. Quando tusso muitoeu peito comeca a chiar me dá uma tosse seca oque pode estar acontecendo

    ResponderExcluir
  97. Leandro. Bom dia. Sinto muito, mas não é possível afirmar o que está acontecendo com você sem examinar pessoalmente. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  98. A sensação de catarro como descreve, pode ser um sintoma inicial da asma e nestes casos, a ausculta dos pulmões pode ser normal. Contudo, não é possível Para esclarecer seu caso, recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  99. Anônimo5/8/16 04:08

    Olá, meu nome é Érika, tenho 31 anos e ando passando muito mal com uma tosse seca e recorrente que já tem pouco mais de um mês. Sinto que há uma grande piora durante a noite, quando estou quase dormindo, ela ataca mais agressivamente e me desperta, já tem uns dias que não durmo direito. Ando um pouco cansada e com um certo desconforto no peito. Não sei exatamente o que desencadeia essa tosse, mas o que sinto é como se fosse algo que se assemelha a uma sensação de coceira e, ao mesmo tempo, cócegas por dentro, no peito, é quando começo a tossir. Minha mãe disse que quando pequena eu tinha bronquite alérgica e após tratamento com vacinas e mudança de ambiente (a casa em que morávamos era muito úmida e dava mofo), eu não tive mais problemas. Acontece que, de uns anos pra cá, tenho algumas crises de tosse que vêm e, depois de um tempo (algumas semanas, ou poucos meses), desaparecem. Desta vez, estou tentando procurar ajuda para resolver, pois sinto que está piorando. Ontem fui ao pronto socorro e o médico me passou um tratamento para asma. Ele receitou Clenil 250 spray e Aerolin spray, os dois a serem aplicados 1x de 12 em 12 horas, além disso, ele passou prednisona (1 comp. ao dia por cinco dias) e nebulização (2x ao dia por 5 dias). Não sei se o tratamento está inadequado, ou se está muito cedo para perceber alguma melhora, ou ainda se, talvez, eu não esteja sabendo aplicar a medicação corretamente, mas o fato é que não sinto melhora nenhuma, a não ser quando tomo a prednisona (e, ainda assim, apenas, enquanto estou sob seu efeito). Disseram-me que quando se aplica a bombinha broncodilatadora, o efeito é imediato e sente-se taquicardia, mas eu não sinto nenhuma das duas coisas. Segui todos os passos indicados pelo médico para a aplicação, além disso, li e reli as instruções da bula e até vídeo ensinando a aplicar eu já assisti, mas quando aplico, não sinto nada. Não sei se minha respiração é muito superficial, se eu não sei fazer o processo corretamente, mas estou ficando desesperada, pois não tenho convênio médico e para marcar uma consulta na minha cidade leva meses. Por favor, ajudem-me!

    ResponderExcluir
  100. A aplicação do spray pode ser feito de duas maneiras:
    1) Inalação simples, sem espaçador- Agitar antes de usar
    - Colocar o inalador bem próximo à boca aberta ou dentro da boca
    - Sincronizar o disparo do jato com uma inspiração profunda
    - Prender a respiração por 10 segundos
    -Após o uso, lavar a boca e gargarejar com água.

    2) com espaçador.
    - Agitar antes de usar
    - Encaixar o spray no espaçador e colocar o bocal na boca
    - Disparar o jato e respirar pausadamente 5 vezes
    -Após o uso, lavar a boca e gargarejar com água.
    Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  101. Olá! Tenho nos últimos 10 anos muita tosse,já tive crise de tossir por mais de um ano sem parar, é uma tosse forte de machucar a garganta e ficar com o rosto vermelho! Já estive em consultório com uma pneumologista, otorrinolaringologista e uma alergologista ao mesmo tempo, na época fazia rx dos pulmão toda semana e nunca deu nada, fiz vários exames, fui diagnóstica, primeiro rinite alérgica, depois refluxo e por final uma leve asma! Já conheço vários medicamentos para alergia! Durante um ano (365) devo tossir uns 300 dias, se vai resfriar começa a tosse intensa, se o tempo fica seco, começo a tossir! Será que nunca vou ficar um mês sem tossir! Moro cidade interior de Minas! Difícil encontrar um profissional que me ajude.... Agora estou com muita tosse, estava tomando loratadina, flumicyl,remédio p nariz noeX, fui em outro médico segunda feira passada, mandou parar e tomar somente xarope Koide... mas continuo a passar as noites em claro! Não sei como vou parar de tossir... nunca fumei e nem tem fumantes em casa!

    ResponderExcluir
  102. Rosangela: Boa tarde. A tosse crônica no adulto pode ter várias causas, mas destacam-se: 1) tabagismo (seja no fumante atual, seja no passado ou mesmo uma pessoa que nunca fumou mas que convive com um fumante) 2) uso de medicações 3) Rinite 4) Sinusite (ou outra infecção no trato respiratório alto) 5) Asma (nem sempre com quadro clássico de sintomas) 6) refluxo gastro esofágico 7) alergia 8) Outros: fatores ambientais, ocupacionais, outras doenças, fatores emocionais, etc. Trata-se portanto de uma grande gama de doenças e situações que podem causar uma tosse de duração arrastada. por isso, não há como emitir um parecer ou indicar um exame que seja definitivo na busca da causa de sua tosse através da internet, baseado apenas em seu breve relato e sem uma avaliação criteriosa do seu histórico clínico. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  103. Ola tenho um filho de 3 anos com bronquit ,ele nao estava bem ai eu dei para ele a sabultamol +histamin ele ficou com a preçao baixa ele dormiu o dia todo posso fazer iisso ?

    ResponderExcluir
  104. Não recomendo que dê qualquer medicação para seu filho sem orientação médica. Gratos por seu contato com o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  105. Tenho 44 anos e de uma hora pra outra comecei a ter crises como as que foram relatadas acima. Já fui no médico, estou tomando Clavulin e outros medicamentos (como cloreto de magnésio), além de aplicar o Marésias pela manhã e no meio da noite. Geralmente estou acordando com as crises por volta das 4h da manhã e depois quando me levanto (9h). É uma sensação muito ruim pq a impressão que a gente tem é que não vai "voltar". Será que estou desenvolvendo uma asma depois dos 40? Isso é possível? Estou muito preocupado e tenho medo de dormir durante a noite, pq durante o dia não tenho as crises. Obrigado.

    ResponderExcluir
  106. Boa noite. A asma pode iniciar em qualquer idade. Contudo, é preciso investigar se a falta de ar que descreve é mesmo asma. Por isso, a conduta mais adequada é procurar um(a) alergista para orientar de forma adequada e segura Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  107. Olá, gostaria de que me tirassem uma dúvida se possível. Tenho 41 anos,sou asmática alérgica desde criança, fiz inúmeros tratamentos,inclusive ultimamente fiz imunoterapia, mas continuo com crises fortes,uso alenia 400mcg,qdo estou na TPM sinto que entro em crise,ultimamente tá frequente. Tem alguma relação com a asma? Outra dúvida, um médico me disse que imunização pra eu não faz tanto efeito, como em crianças, adolescentes e jovens,isso procede? Muito obrigada. Abraços

    ResponderExcluir
  108. Claudia: Boa noite. 1) A imunoterapia com alérgenos (vacina para alergia) pode ser usada em qualquer idade, desde que haja indicação precisa para o tratamento.
    2) Em algumas mulheres, a asma pode se alterar no período menstrual, devido à influência hormonal.
    Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  109. Bom eu não sei se eu tenho asma, mais eu me canso muito rápido e fico com falta de ar, quando vou respirar dói um pouco. E eu queria poder saber o que é isso. Podem me ajudar

    ResponderExcluir
  110. Brunna Bom dia. Não é possível afirmar se você tem asma pela internet. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  111. Gostei muito do site, Eu por exemplo nunca consigo arrumar o guarda roupa por que no outro dia fico com muita falta de ar nem tirar poeira..

    ResponderExcluir
  112. Kah, bom dia. Que bom que gostou. O nosso objetivo é tornar mais fácil o cotidiano dos alérgicos. Ao arrumar seu guarda roupa, procure usar uma máscara umedecida. De tempos em tempos, interrompa o serviço, lave as mãos, o rosto e umedeça novamente a máscara para poder continuar seu trabalho. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  113. Me sinto sufocada,ainda nao sei o que tenho, pois alguns medicos dizem que é alergia,fui pra um pneumologita a mais ou menos 1 ano e ele me passou ALENIA DE 400. Mais as vezes dar a crise por nada,outras vezes quando to na academia,ou ate mesmo quando ando na rua quando o sol esta muito quente. Sinto como se o ar ficasse preso na garganta, e minha pressao vai pra 14.9 outras vezes pra 16.8. Nao sei o que faco nem qual especialista proucurar, ppr favor alguem me ajude..

    ResponderExcluir
  114. ola estou AQUI MAS UMA VEZ ACORDADA MEU FILHO TEM CRISES DE ASMA JA CUIDO BEM DA CASA TODOS OS DIAS LIMPO TRES VEZES AO DIA PARA MELHORAR A SAUDE DELE MAS NEM MESMO ASSIM CONSIGO TENHO MEDO Q ELE USE A BIMBINHA E FIQUE DEPENDENTE JA Q TEM 6 ANINHOS ,E NOS PERDEMOS MUITAS NOITES D SONO JA Q ESTA E A SEGUNDA VEZ QUE ELE PASSA MAL TENHO MEDO Q SE AGRAVE .

    ResponderExcluir
  115. Boa tarde. Meu médico me receitou Alenia pois eu tive uma pneumonia. Acontece que depois de muito tempo usando 2x ao dia, eu ainda sinto dificuldade em respirar. Não tenho crise, somente dificuldade de respirar, chegando ao ponto de doer o peito. Será que estou usando o remédio atoa?

    ResponderExcluir
  116. Se os médicos afirmam que pode ser uma alergia a causa dos seus sintomas, é aconselhável que procure um(a) alergista para orientar de forma adequada. Gratos pela visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  117. Não tenho condições para opinar especificamente sobre seu filho pela internet. Contudo, talvez o fato de ter medo de usar a "bombinha" para controle da doença e não apenas para aliviar sintomas seja a causa de não melhorar. Aconselho que peça orientação ao seu médico. O diálogo e a confiança que se estabelecem entre o médico e o paciente são a base para o sucesso do tratamento. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  118. Fabio Boa noite. Não tenho condições para opinar sobre a indicação da medicação. Mas, aproveito para lembrar que a técnica de inalação é muito importante para que o remédio atue de forma correta. Converse com seu médico, exponha seu temor e peça que o oriente. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  119. Rodrigo Ruiz13/4/17 13:19

    Boa tarde prezados,

    Não sei mais o que fazer, eu caminho e me dá falta de ar, se correr para atravessar a rua me dá falta de ar, se tenho que andar um pouco longe com subida ou reta, também tenho falta de ar, durmo assim, acordo assim, se dou risada me dá tosse e falta de ar, se engasgo com algo que me provoque tosse, logo me vem falta de ar, tenho que estar sempre com o Aerolin Spray no bolso para caso acontecer algumas dessas eventualidades.
    Por favor me deem uma luz.
    Agradeço pela atenção desde já.

    ResponderExcluir
  120. Rodrigo O seu relato sugere que possa ser um caso de asma. Mas existem outras doenças que podem se manifestar com falta de ar. Por isso, não há como afirmar pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  121. Tenho 15 anos e fui diagnosticada com bronquite alérgica na infância,lembro que a médica disse que poderia passar na puberdade, mas se isso não acontece-se a doença iria me acompanhar por toda vida, ela me receitou Paracetamol quanto sentisse o cansaço (deixava trêmula as minhas pernas e mãos, além disso sentia como se os meus batimentos cardíacos ficassem acelerados, mas logo em seguida passava), receitou também Berotec e Atroven junto com soro fisiológico pra inalação ( estes eram quase que imediatos, sentia como se fosse limpando tudo por dentro e logo conseguia respirar normalmente). Pois é, não passou. Hoje, assim como antes, a minhas crises acontecem quando sou exposta a:
    -Alergia: poeira, ácaros, mofo, pêlos de animais;
    - Infecções: viroses - como as gripes e resfriados, ou ainda as sinusites;
    -Irritantes: mudanças de tempo, fumaças, odores ativos;
    - Esforço físico exagerado.

    Pode acontecer 2 vezes no ano ou no mês enfim, tudo depende se passo por alguma(as) das situações acima. Durante as crises sinto como se o ar que tento respirar, não chegassem em meus pulmões, além da falta de ar e do cansaço, tem a tosse que é acompanhada por uma secreção (que lembra a clara de um ovo) ou não.

    Quando me perguntam se tenho algum tipo de alergia ou problemas respiratórios não sei o que dizer,
    e me surgem várias dúvidas... TENHO ASMA OU BRONQUITE ALÉRGICA? É a mesma doença? O que sinto pode se agravar? Posso utilizar bombinhas para resultados imediatos quanto sinto muita dificuldade pra respirar, ou é muito radical e pode me deixar dependente?
    (Sou estudante de ensino médio e na escola não é possível fazer a inalação dos remédios). Me consultei recentemente e a médica não passou mais o Atroven porque disse que ele e o Berotec tem o mesmo efeito ( não é verdade porque só o uso do Berotec nem se quer alivia a falta de ar)uso os dois por conta própria? A aceleração dos batimentos cardíacos causados pelo Sabultamol é normal?

    ResponderExcluir
  122. Oi boa noite, tenho um sobrinho q vive com essas doenças respiratórias, bronqueolite, asma,rinite.. .
    Uma conhecida q não tenho mais contato, me disse q uma vez quando criança, fez um tratamento longo com aplicação de injeções na barriga e disse q era insuportável de dolorido mas q funcionou, será q alguém poderia me dizer q tipo d tratamento é esse? Estamos desesperados tentando uma solução, esse menino ja já fez cirurgia de adenoide e vários tratamentos q não surtiram efeitos prolongados, ele já está no terceiro antibiótico, nem termina um é já entra em outro, essa semana os exames dele deu glóbulos brancos bem abaixo do normal e estamos muito preocupados! Se alguém souber sobre esse tratamento por favor nos ajude !!!

    ResponderExcluir
  123. Emadia Boa tarde A asma é uma doença que popularmente é conhecida como bronquite alérgica ou como bronquite asmática. Mas, na verdade todos os nomes se referem à asma. O seu relato sugere que seu tratamento está inadequado. Você cita apenas medicamentos para tratar sintomas, mas não para controlar a doença e evitar as crises. "Bombinha" e um nome que indica apenas "spray" E existem vários tipos de medicamentos em spray (bombinhas para alívio e outras bombinhas para tratamento da asma). Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado.
    Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  124. Virginia Desconheço que tratamento é esse. Mas aproveito para ressaltar que tratar não é só tomar remédios. Por isso, recomendo que leve seu sobrinho a um(a) médico(a) especialista em Alergia e Imunologia, para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado.
    Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  125. Bom dia, tenho 21 anos.
    Sofro com rinite alérgica (entre outras alergias) desde que criança, possuo varias crises de sinusite também. Mas nunca li que nenhuma dessas doenças ocasiona cansaço e fadiga. Se eu subo uma ladeira, quando chego la em cima preciso parar um tempo pra poder retomar o ar, ai começam as coceiras no peito e nas costas enquanto busco pelo ar. Qualquer esforço físico me deixa muito cansada e com esses sintomas citados acima. Quando começo a rir, preciso controlar diversas vezes minha risada, dependo da quantidade e intensidade de riso, o cansaço volta, eu começo a tossir, e as coceiras no peito e nas costas voltam... Gostaria de saber se esses sintomas são relacionados a Rinite e Sinusite ou se há alguma possibilidade de ter Bronquite ou Asma?

    ResponderExcluir
  126. Fernanda: Boa tarde. Não tenho condições para responder sua pergunta pois não conheço seu dados clínicos. Mas gostaria de fazer algumas considerações:
    * As pessoas têm mais medo da asma do que da rinite, que é considerada uma doença de menor importância. A rinite não é uma doença grave. Porém, a inflamação repetida da mucosa nasal na Rinite Alérgica pode resultar em acometimento os olhos, ouvidos, seios da face, amígdalas, faringe e pulmões.
    * Nem todo mundo que tem rinite terá obrigatoriamente asma. Mas, as pessoas portadoras de rinite (crianças ou adultos) têm alto risco de evoluir com surgimento de asma.
    * O início da asma pode passar despercebido, surgindo como uma tosse insistente, quando ri, brinca, ao fazer esforços ou durante a noite.
    Por isso, aconselho que você procure um(a) alergista para orientá-la de forma adequada e segura.
    Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  127. Bom dia!gente me ajuda levei minha filha no pronto socorro,com muita tosse que ela fica até com falta de ar mais o médico não me falou se ela tem bronquite ou asma passou inalação pra mim fazer em casa so com soro e Berotec ,o ano passado ela teve uma tosse que durou mais de meses ela acordava com a tosse que faltava até ar aí levei ela no hospital eo médico disse que era asma mais n passou nenhum remédio a não ser a inalação,agora quando ela começa com a tosse falta ar eu n sei oque é me ajuda por favor
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  128. Boa tarde Os dados enviados em seu relato sugerem que sua filha foi atendida apenas em setores de emergência. A tosse pode ser um sintoma da asma - conhecida popularmente como bronquite ou como bronquite alérgica. Mas, para fazer o diagnóstico é essencial que seja acompanhada também no período após a emergência. Recomendo que a leve em um especialista em Alergia. Caso more no Rio, a nossa equipe está ao dispor para orientá-la. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno