Pular para o conteúdo principal

Alergia de contato ao níquel


Níquel (sulfato de níquel) é um metal, encontrado em uma variedade de itens que usamos todos os dias, como por exemplo: 
Brincos, colares, anéis 
Moedas
Maçanetas de portas e armários 
Lâminas de barbear e depilar
Botões, cintos e  apliques metálicos para roupas 
Agulhas e alfinetes
Pulseiras de relógio
Panelas, talheres e utensílios domésticos
Instrumentos musicais
Ferramentas e utensílios de metal
Jóias folheadas
Prendedores de cabelo
Armações de óculos
Alguns tipos de pregos
Molduras de telefones celulares
Implantes médicos e odontológicos

Sinais e sintomas da alergia ao níquel:
A coceira é o primeiro sintoma no local onde a pele entrou em contato com o níquel. Em geral, pode se seguir de avermelhamento, edema, eczema e em alguns casos, endurecimento da pele com saída de um líquido clarinho (exsudação). 

Como saber se tenho alergia?
Procure um alergista que poderá realizar um teste de contato, confirmar a alergia e orientar seu tratamento.

Dicas para quem tem alergia a metais:
- Usar utensílios, talheres, ferramentas com cabo plástico
- Preferir bijuterias de aço ou titânio. Lojas especializadas vendem jóias de fantasia e pulseiras de relógio sem níquel.
- Encapar botões internos (comuns em calças jeans)
- Usar panelas de teflon, ágata ou aço inoxidável
- Escolher óculos com aro de plástico
- Sempre que for ao médico ou ao dentista informe sua alergia.

Comentários

  1. Lucimara: o fato de ter um teste de contato positivoa niquel não significa que terá obrigatoriamente que fazer dieta alimentar. Cada caso é um caso e deverá receber a orientação pessoal do alergista. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu sempre soube que tinha alergia a níquel mas nunca tive ao usar calça jeans, agora ja tenho 20 anos e só agora fui atacada pela alergia usando calça o problema maior é que virou machucado e manchou minha pele ta horrível, fui ao médico e ele simplesmente me deu uma pomada ante-alérgica. Fiquei decepcionada não tenho nem coragem de por biquines ou ficar de roupas intimas que a ferida ainda mal cicatrizada aparece , sim para piorar tenho cicatrização lenta.. e o medico disse que vai ficar a cicatriz roxa

    ResponderExcluir
  3. As pessoas alérgicas ao níquel devem fazer uma proteção que cubra o botão de metal das calças jeans para que se evite o contato com a pele e o surgimento da alergia. O tratamento pode controlar o problema Mas, se a lesão ainda persiste, é aconselhável que retorne para nova avaliação e conduta. Infelizmente não é possível avaliar ou tratar pela internet, sem examinar pessoalmente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  4. Olá.Há mais ou menos uns dois anos meu filho apresentou uma vermelhidão no corpo inteiro,inclusive rosto e na cabeça onde se alastrava pelo corpo inteiro e essa vermelhidão persistiu por 15 dias.Fez vários exames e foi constatado que ele tem alergia a sulfato de níquel.Agora,a duas semanas percebemos que quando ele sai do banho começa a aparecer umas bolinhas nas costas,barriga,pescoço e braços e logo em seguida aparecem os vermelhões que se alastram pelo corpo até sumirem.Isso só acontece quando ele toma banho.Troquei o sabonete por um de glicerina mas não adiantou,agora ele está reclamando que coça muito.Isso pode ser o sabonete?Sabonetes também tem sulfato de níquel?

    ResponderExcluir
  5. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  6. Tenho dermatite de contato, mas posso comer de tudo. Uma dermatite de contato pode se transformar em uma alergia por ingestão?

    ResponderExcluir
  7. Jennifer: a maioria das alergias ao sulfato de níquel e se manifestam na pele. Nem todas as pessoas terão alergia alimentar associada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  8. Olá. Fiz uma cirurgia no tornozelo e foi implantado 1 placa de titânico e 8 parafusos, depois de um mês começou uma coceira ao redor da cirurgia, e logo depois começou a corçar a às duas pernas e braços, e uma coçeira insuportável que chego a ferir meu corpo, e se forma carocinho. Será q estou tendo reação alegica aos parafusos?.

    ResponderExcluir
  9. Lizonele: não é possível responder sua pergunta pela internet. É necessário conhecer seus dados clínicos e examinar pessoalmente para poder opinar. Aconselho que procure um(a) alergista e peça que a oriente. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  10. Sou alérgica a niquel, descobri depois de um bom tempo usando lâminas para a depilacao, agora estou com a perna toda machucado de tanto que coça, qual seria a outra alternativa de depilação? Eu devo esperar essas feridas cicatrizar, certo?
    Obrigada pela atenção desde já!

    ResponderExcluir
  11. Aline: em tese, você poderá substituir pela depilação. Mas o ideal é examiná-la pessoalmente, analisar as lesões que resultaram do uso da lâmina Aconselho que não faça nenhum procedimento sem antes receber a orientação pessoal do (a) seu (sua) alergista. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  12. Olá! Onde posso encontrar pinça para sobrancelhas que não contenha sulfato de níquel? Existe? Segundo o fabricante, a pinça de inox contém uma certa quantidade níquel.

    ResponderExcluir
  13. Ana Maria: o aço inoxidável tem níquel, mas que este é tão firmemente ligado que raramente causa alergia, em especial no caso das pinças, cujo contato é superficial. Contudo, cada pessoa têm características clínicas próprias e por isso, o seu médico(a) que a conhece bem é a pessoa mais apropriada para orientá-la com segurança.

    ResponderExcluir
  14. Realizei o teste de alergia e apresentou reação a sulfato de níquel. Estou com alergia no queixo e nos labios, ate o momento não identifiquei o produto que esta dando a alergia pois leio os rotulos e nenhum tem niquel como pasta de dente, batom ou esmalte.
    Estou preocupada pois meu queixo está a meses irritado e minha boca também.

    ResponderExcluir
  15. Katelina: o seu relato não deixa claro que as lesões descritas sejam ocasionadas pelo sulfato de níquel. Mas, não é possível afirmar pela internet, sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que entre em contato com seu (sua) alergista para orientar de forma adequada Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo9/1/15 04:45

    Como saber se algum medicamento que usamos pode estar rico em níquel? Obrigado

    ResponderExcluir
  17. Desde crianças tenho varias crises de alergia,se um mosquito ou pernilongo me pica,fico toda empolada,hj tenho 32anos em dezembro fiz os testes alergicos e descobri que sou alérgica a ,mosquito,barata,deu grau 3,pra feijão foi leve,sulfato de níquel 4 ,a alergologista disse que e o grau mais forte, as minhas ultimas crises tive que tomar Adrenalina no hospital.Queria saber como identifico o sulfato de níquel nos rotulos ,exemplo em materiais de limpeza,pois trabalho com faxinas,obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Nem todas as alergias que descreve estão relacionadas ao sulfato de níquel . Você deve ler o rótulo antes de usar qualquer produto.. É raro que produtos de limpeza tenha níquel em sua formula. Se tiver dúvidas,fale com seu alergista antes de usar um produto. Agradecemos sua visita

    ResponderExcluir
  19. Eduardo: níquel não é um produto usado comumente no fabrico de medicamentos. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo3/3/15 21:16

    Olá, achei muito interessante este site porque nos ajuda a esclarecer muitas coisas sobre alergia. Tenho alergia a cloreto de cobalto e sulfato de niquel e há um ano tenho dermatite de contato na perna direita, comprovado com biopsia. Gostaria de perguntar se usando os metais mencionados em outra parte do corpo a dermatite de contato pode aparecer em outro local que não aquele que entrou em contato?
    Por exemplo, se usar uma pulseira com niquel posso ter alergia na perna?
    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde. É bom saber que conseguimos ajudar com nosso trabalho voluntário. As lesões da dermatite de contato são causadas por células que possuem "memória", portanto as lesões podem se repetir com contatos subsequentes; porém, para se ter lesão, tem que se ter contato. Lembre-se que objetos guardados nos bolsos podem gerar lesões nas pernas. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  22. Estou com uma alergia na barriga, sao uma quantidade de bolinhas que cocam, causam feridas e ressecamento como se fosse pseurise. Liquido claro, especie de inflamação e apareceu depois que adquiri uns kilinhos...

    ResponderExcluir
  23. Olá! Parabéns pelo blog!!
    Tenho alergia a níquel e cloreto de cobalto, mas estou encontrando muita dificuldade em descobrir se estes elementos estão na fórmula de alguns produtos.
    Já entrei em contato com o SAC da Natura para perguntar, mas eles só sabem me dizer o que já está na embalagem.
    Em uma delas está escrito: PODE CONTER CI 77499, CI 77491, MICA, CI 77492, CI 77007, CI 77891, CI 77510, CI 77742
    Posso confiar que neste produto não há níquel nem cloreto de cobalto?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  24. Lesões na pele têm que ser examinadas pessoalmente. Além disso, é essencial conhecer também os dados do seu histórico clínico de forma criteriosa. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Aconselho que procure um(a) alergista. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  25. Mariana: sinto muito, mas não posso ajudá-la pois desconheço as substâncias utilizadas nos produtos da Natura. Agradeço suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  26. Boa noite, descobri fazendo um teste de alergia nas costas, que tenho a alergia a níquel. Minha alergia ataca somente o rosto deixando agitado, vermelho e coçando. A minha alergista falou que devo evitar produtos que tenha thimerosal e bijuterias. Isso é nomal ataca somente o rosto.

    ResponderExcluir
  27. Níquel é o alérgeno mais comum das jóias de fantasia (bijuterias), embora não seja o único. Alguns cosméticos, como sombras e lápis para os olhos, podem ter contaminação pelo níquel. Recomenda-se evitar contato com metais, bijuterias As lesões em geral surgem nos locais onde houve o contato com o produto que contém o níquel. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  28. Katia setter volkmann24/5/15 00:38

    Katia Volkmann - Sou costureira há 19 anos e agora com 1 ano de testes descobri que sou alérgica a sulfato de níquel uso pinça,tesoura,agulha,agulhas que são relixadas eu posso continuar nesse emprego porque eu tomo 2 ante alérgicos e duas pomadas eu só me mantenho mas não tenho melhora, tem óleo de corte nas maquinas de costura?

    ResponderExcluir
  29. Olá Katia, boa tarde. As reações alérgicas de dermatite de contato podem ser tratadas apenas com afastamento das substâncias que causam a alergia. AS medicações devem ser orientadas por médicos alergistas ou dermatologistas. O contato direto com os objetos ou mesmo o óleo pode servir de veículo para este contato, e causar lesões. mas orientar e medicar sua pele sem examina-la não seria prudente. procure seu médico e converse com ele. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  30. Ola, tenho alergia ao cobalto, e gostaria de saber se o contato direto com a pele de quem tem tatuagem me causara alergia tb

    ResponderExcluir
  31. Joyce: o contato direto com a pele de uma pessoa tatuada não causa alergia. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  32. Anônimo1/7/15 11:04

    Bom dia!
    Tenho alergia á níquel e irei começar a tomar vacina para outras alergias as quais também tenho. A agulha da seringa fará eu ter alguma reação alérgica devido ela ser de metal?

    ResponderExcluir
  33. É muito pouco provável que isso aconteça Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  34. Olá , boa tarde.
    Fiz exames e concluíram que sou alérgica a sulfato de níquel. O fato de eu ter aftas recorrentes por toda mucosa oral tem algo a ver c/a alergia ?

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde. Mucosa oral não é o local mais comum de desconfiarmos de dermatite de contato por níquel. Mas não podemos afirmar nada sem ver as lesões. Procure um especialista, para que, com suas lesões e, principalmente, sua história clínica, suas dúvidas possam ser respondidas. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  36. Olá, boa tarde, me chamo Luciana, a dois anos descobri que os sintomas de coceira que tenha são decorrentes de um alto grau de alergia a sulfato de níquel, meu alergista me orientou a não comer chocolate, pão, raízes, amêndoas e ficar longe de bijuterias, porém estou grávida, e mesmo evitando tudo isso, os sintomas não passam, o medicamento que me prescreveu agora, nessa fase, acredito que seja fraco, pois não está resolvendo, tenho retorno com ele somente em outubro, devido a gravidez, estou tomando sulfato ferroso e ácido fólico, que são as únicas coisas que estou ingerindo diariamente, gostaria de saber se algum desses medicamentos possuem o sulfato de níquel.

    ResponderExcluir
  37. Luciana: a gravidez se acompanha de modificações hormonais que alteram as condições da pele e podem agravar determinadas alergias, independente da ingestão de níquel, contribuindo para a piora da coceira. Aconselho que converse com seu alergista para que seja orientada de forma adequada e segura, para você e para seu bebê. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  38. Qual a melhor remédio para tirar aa manchas da pele???

    ResponderExcluir
  39. Fabiana: : manchas não são iguais em todas as pessoas. De acordo com seu tipo de pele e da intensidade da reação ocorrida, a pele pode apresentar manchas com maior ou menor acometimento cutâneo. Por isso, não há como prescrever uma medicação pela internet, sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que procure um especialista para orientá-la. Agradecemos sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  40. É verdade que todos os detergente de lavar louça, desinfetante em geral, sabonetes te o maldito sulfato de Níquel?
    Existe algum sabonete e detergente que eu possa usar que não tenha o sulfato de NÍQUEL. Obrigada!

    ResponderExcluir
  41. Mara andrade22/9/15 04:51

    Descobri que sou alérgica a sulfato de níquel a mais ou menos dois anos. Eu quero saber se alergia a colônias e idratantes tem a ver com níquel?

    ResponderExcluir
  42. Mara: é aconselhável que leia sempre os rótulos antes de usar qualquer produto. Contudo, não é habitual que colônias e hidratantes contenham níquel Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  43. Sueli: utilize detergentes neutros ou que contenham glicerina pois a maioria não tem sulfato de níquel nas fórmulas. Mas, leia sempre os rótulos antes do uso. Além disso, tenha hábito de usar luvas ao lavar pratos ou fazer a limpeza da casa, pois alguns produtos de limpeza podem causar a chamada dermatite de contato causada por irritação primária, mesmo em pessoas que não sejam alérgicas. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  44. alergia a niquel pode usar depilador eletrico?

    ResponderExcluir
  45. Muitas pessoas com teste positivo a níquel, toleram o uso de depiladores elétricos uma vez que são compostos por aço inxidável. Estes têm níquel, mas firmemente ligado, diminuindo a possibilidade de alergia. Recomendo que fale com seu(sua) alergista, que conhece seus dados clínicos e o resultado do seu teste, antes de usar. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  46. Olá! Sempre usei muita maquiagem mas de um tempo pra cá, meus olhos começaram a ficar muito vermelhos, então fiz um exame e deu alergia a Sulfato de Níquel.
    Desde então, todas as maquiagens que eu uso me dá essa reação (olhos bem vermelhos) mesmo nos produtos que não constam o sulf. de níquel nas embalagens!
    Minha dermatologista disse que o níquel pode estar com outro nome: Ferric ou Ferro, mas eu não encontrei nenhuma maquiagem sem esses componentes, mesmo os que dizem ser "hipoalergenicos!". Estou chateada por não conseguir usar nenhuma maquiagem. Também não pintei mais o meu cabelo pois estou com medo! Alguém sabe me dizer se existe algum caso de cura dessa alergia? Ou sabe de alguma marca de maquiagem e tintura de cabelo? Obrigada!

    ResponderExcluir
  47. Ola tambem tenho alergia a niquel, pego em muita moeda e meu pescoço esta quase todo preto, gostaria de ssaber se existe algum tipo de creme para clarear a mancha alem de evitar objetos q contem niquel ?

    ResponderExcluir
  48. Flávia: os dados enviados em seu relato sugerem que o sulfato de níquel possa não ser o único produto que cause sua alergia. Aconselho que peça à sua médica dermatologista que a encaminhe a um(a) especialista em Alergia. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  49. Bea e Flavia: as suas dicas são boas. Mas, vale ressaltar que cada pessoa é única e reage de forma individual. Por isso, aconselho que seja orientada por um(a) alergista antes de usar qualquer produto. Gratos pela sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  50. Descobri que tenho alergia ao sulfato de níquel forte, mas a alergia(coceira, vermelhidão e ferida) se manifestou apenas nas mãos, pernas e pé. Seria também considerada uma alergia de contato? pois uso brincos de bijuteria por exemplo, e não tenho coceira nem vermelhidão nas orelhas. A alergista que passo me informou que a substancia penetra na pele e vai para estas partes através da circulação. Mas todos os relatos que vi não no local de contato.
    Me esclareçam se for possível.

    ResponderExcluir
  51. Boa tarde. Soube ontem, pelo resultado dos testes, que a minha filha de 8 anos é alérgica ao níquel. Tenho uma dúvida: a reação dá-se na parte do corpo onde há contato, ou pode reagir noutras partes do corpo? Obrigada

    ResponderExcluir
  52. Jessica: o níquel é um dos principais sensibilizantes de contato. É comum que a pessoa tenha também sensibilidade o cobalto, que é uma impureza do níquel. é comum que as lesões surjam nos locais de contato com os objetos contendo níquel. Contudo, é possível surgir lesões distância. Por exemplo, é descrita lesões em mãos em pessoas mais sensíveis, com ingestão de níquel no preparo de alimentos. Convido que escreva para osso e-mail e receba uma cópia do livro "Alergia, doença d século XXI". Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  53. Sou nutricionista e estou tratando de uma paciente que tem uma intensa alergia ao níquel e além disso necessita emagrecer pois está pre diabética. Sei de vários alimentos que contém niquel como o chocolate, leguminosas, cereais, cenoura, laranja, etc; mas gostaria de uma LISTA de todos que NÃO contém NIQUEL.

    ResponderExcluir
  54. A alergia ao níquel se apresenta na maioria dos casos nos locais de contato com a substância. Por exemplo, nas orelhas causado por brincos. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  55. Jaqueline: o níquel presente nos alimentos de origem vegetal é obtido através do solo, então não podemos afirmar sem uma análise criteriosa que esse ou aquele alimento é rico em níquel, pois vai depender de sua origem (onde foi plantado). Contudo, alguns alimentos contém alto teor de níquel independente do solo que foi produzido, por exemplo: cacau, soja, feijão vermelho, ervilhas, amendoim, avelã, semente de girassol e frutos secos. Os vegetais são habitualmente tolerados quando cozidos. Já os peixes e crustáceos são contaminados nos rios e mares por metais pesados.
    A preparação quotidiana dos alimentos, na forma convencional, pode também conduzir a contaminação com níquel quando são utilizados utensílios que o contém. Pelo mesmo motivo, o primeiro litro de água retirado pela manhã através de torneiras niqueladas não deve ser ingerido, nem utilizado na preparação dos alimentos. Estudos mais recentes não confirmam com exatidão o papel da contaminação pelos utensílios utilizados na culinária, uma vez que as quantidades de níquel são muito inferiores presentes nos alimentos. O perigo de contaminação durante o processamento industrial não foi ainda completamente investigado. Recomenda-se que alimentos enlatados e vegetais em conserva devem ser ingeridos com moderação
    A ingestão média diária é de 0,3 a 0,6mg de níquel, sendo que 90% é eliminado nas fezes, já o restante é absorvido pelo organismo. A absorção deste metal depende da capacidade individual de cada pessoa, e do conteúdo deste em cada alimento. Desconheço uma lista de alimentos que NÃO contém níquel. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  56. boa boite ! minha alergista disse que existe uma produto que indentificar se tem sulfato de niquel na prata , vcs sabem o nome?

    ResponderExcluir
  57. Acredito que você esteja se referindo ao produto Nicontrol, um Kit contendo um detector e um isolante de níquel. Informe-se no site: alergoshop.com.br Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  58. Olá...sobre a alergia ao niquel, não sei oq faço pq já usei quase todas as pomadas que poderia. Mas sem resultado...gostaria de aaber qual a pomada especifica para o niquel...pode me ajudar??...obrigado

    ResponderExcluir
  59. O Blog da Alergia obedece a norma do Conselho de Medicina: não é permitido prescrever ou mesmo indicar nomes de medicamentos pela internet. Para medicar, é essencial examinar o paciente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  60. Descobri a 1 mês que tenho alergia a sulfato de niquel, tive que tirar tudo de bijus e alimentos que contém a substância. Mas estou muito sensível e qualquer contato com produto químico está disparando minha alergia, se consumo bebida alcoólica desperta a alergia, se uso roupa lavada com amaciantes é certeza q vou acordar com alergia. Gostaria de saber se é normal, eu ter alergia de sulfato de níquel e ser sensível a tantas outras coisas. No teste de contato foi detectado somente o sulfato, quanto tempo depois devo realizar novo teste? Moro em santos e aqui é muito precário de alergologista bons que nos dê suporte suficiente.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  61. Não tenho condições para opinar sobre seu caso pela internet, baseado apenas nos poucos dados enviados e sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. É possível que outros tipos de alergia possam se associar, além da alergia ao níquel, num mesmo paciente. Nestes casos, mais do que testes, é fundamental uma avaliação clínica de forma criteriosa em cada paciente. Aconselho que mantenha o tratamento. Se a alergia persistir, retorne ao seu alergista, exponha suas dúvidas e temores e solicite uma nova avaliação e conduta. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  62. eu tb fico assim. mas com as dobras dos dedos todas cortadas e inchadas, aparece-me tb nos pescoço, no rabo, e agora ultimamente nas coxas, ainda não sei o que me provoca isto, eu não uso aneis, nem colares, tenho brincos mas de prata ou anti-alérgicos...dá uma comichão horrivel e dói muito. tb já não sei o que fazer pq as vezes condiciona-me tarefas diarias como lavar loiça ou a casa, mesmo com luvas sejam elas de que tipo for.

    ResponderExcluir
  63. O seu relato não sugere que possa ser uma alergia de contato ao níquel. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  64. Boa tarde, descobri a pouco tempo que sou alegica ao sulfato de niquel e que não posso comer varios alimentos, gostaria de saber se tem alguem que possa me ajudar para saber o que posso comer pq cada lugar fala uma coisa então estou confusa.

    ResponderExcluir
  65. Josiane: nem todas as pessoas que têm teste de contato positivo ao níquel necessita fazer dieta alimentar. Por isso, recomendo que solicite ao seu alergista esta orientação. Ele conhece seus dados clínicos, sendo a pessoa mais indicada para orientá-la de forma adequada. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  66. Sou alergica a sultafo de níquel a muitos anos, e a unica area que afeta essa alergia é na axila, na qual faz coçar, cheira desagradável e as vezes ficar muito machucado devido a coceira, agora meu alergista me pediu par seguir rigorosamente a dieta de alimentos, pois deve ser a principal fonte da alergia, também comprei um desodorante roll-on (alergoshop) sem niquel mas o cheiro estranho na axila está presente. Existe alguma caso parecido com o meu? Obrigada Daniele

    ResponderExcluir
  67. Daniele: os dados que envia não são suficientes para que se possa tirar conclusões. O uso de produtos sem níquel está adequado. Mas o odor pode ter outras causas envolvidas. Aconselho que mantenha o tratamento e exponha ao seu alergista as suas observações pois podem ser úteis em seu tratamento. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  68. Olá. boa tarde. estou enlouquecendo com uma alergia no rosto que ninguém descobre ao que é. já fiz diversos testes de contato que não apresentam nada relevante. meu rosto empola todo, e ressalto SÓ O ROSTO!! uso pomadas e melhora dois, três dias, depois volta a empolar. fico parecendo aquelas crianças com brotoejas. não sei mais o que fazer. até porque essas pomadas não podem ser usadas direto ne?

    ResponderExcluir
  69. Complementando meu post anterior, meu rosto coça muito, empola, fica vermelho, depois a pela começa a ressecar. enfim, minha pele está ficando horrível. não posso nem fazer um tratamento anti age. pior que não dá nada nos testes. o que mais pode ser, além do normal que tem nos testes de contato? e que tipo de pajelança devo fazer, porque ja não aguento mais!

    ResponderExcluir
  70. Kika: existem vários tipos de alergia que podem acometer a face. No caso de uma dermatite de contato, descrevem-se dois tipos: 1) a dermatite de contato alérgica (imunológica) que se acompanha de testes de contato positivos. 2) a dermatite de contato irritativa (não imunológica) que não apresenta testes positivos. Para que eu possa opinar sobre sua dermatite, seria necessário conhecer: 1) seus dados clínicos, 2) examinar sua pele 3) conhecer os componentes da bateria do teste de contato Por isso, não é possível emitir o parecer que você solicita sem uma consulta médica realizada pessoalmente. Conto com a sua compreensão. Agradeço sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  71. Bom dia . Descobri que tenho alergia a sulfato de níquel atraves do exame de contato.Estou tomando medicamento Alektro,por dias,porém não estou vendo efeito.Minha pele está muito sensível e estou preocupada. Todos os dias fico com vermelhidões pelo corpo todo,meus braços estão todos marcados devido a coceira e cheio de pelotas por causa esta alergia e só de passar a mão na pele ,já fica vermelho e inchado. Não sei o que fazer,por favor me dê um auxílio

    ResponderExcluir
  72. Alektos é um anti-histamínico (antialérgico) de nova geração. Mas, nem sempre anti-histamínicos atuam bem na coceira provocada pela dermatite de contato. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para você. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  73. Se a pessoa não tiver alergia tem algum problema usar uma joia de niquel?

    ResponderExcluir
  74. Kallyane: pessoas que não têm alergia a níquel podem usar bijuterias normalmente. Mas, vale ressaltar que a alergia é imprevisível depende de sensibilização, que tem caráter genético. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  75. Olá ! Fiz o Teste de Contato deu positivo para :Bicromato de Potássio, Cloreto de Cobalto,Etilenodiamina, Perfume Mix, Sulfato de Niquel , tudo que coloco na boca da reação alergia. Estou emagrecendo por ter tirado , varios alimentos. Minha alimentação hoje : arroz com sal e bife com sal, tomo um pouco de café com leite , 1 pão francês , mesmo assim dá colicas intestinais, solta o intestino, coçeiras , dor de cabeça , dores nos ossos, tonturas . Começaram uma dieta ( Alergo / Dermato ) agora tirando o Niquel, estou desanimando , faz mais de 20 anos , e só veio piorando de uns anos para cá.....

    ResponderExcluir
  76. Antônio: o fato de ter um teste de contato positivo não significa que terá obrigatoriamente que fazer dieta alimentar. Não posso opinar sobre seu caso sem conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Contamos com sua compreensão. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  77. Boa tarde!fiz o teste a um ano e meio detectou alergia grau alto a sulfato de niquel. Já cortei batata, mandioca peixe e chocolate não passo tintura no cabelo bem esmalte nas unhas,não uso roupas que contém botões zíper ou outro tomo antialérgico e pomadas e continuo com uma terrível coceira no corpo principalmente costas e cabeça com maior intensidade. É desesperador gostaria de uma lista completa de alimentos que contenha biquel be uma orientação obrigada

    ResponderExcluir
  78. Olgar: o fato de ter um teste de contato positivo não significa que você tenha obrigatoriamente que fazer dieta alimentar. Não posso opinar sobre seu caso sem conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. A pessoa mais indicada para orientá-la é o(a) alergista que realizou o teste e que acompanha seu tratamento. Contamos com sua compreensão e agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.
    13/5/16 10:35

    ResponderExcluir
  79. Tenho alergia ao niquel.uso aparelho dentário e descobri que o fio do aparelho. Contem níquel.isso é. Verdade.a mais de um ano que uso o aparelho e a minha garganta so fica irritada direto desde da época. Que uso o aparelho.pode acarretar. Outros problemas. De saúde?obrigada conceição. Maia

    ResponderExcluir
  80. Nem toda pessoa que tenha teste positivo para níquel terá também obrigatoriamente alergia ao usar um aparelho ortodôntico. Mas, no caso de suspeita, a pessoa deve ser avaliada por um(a) especialista em Alergia e Imunologia para receber uma orientação adequada e segura. Avaliar pela internet pode gerar erro. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  81. Anônimo5/9/16 21:14

    OLÁ BOA NOITE, A UMA SEMANA DESCOBRI QUE TENHO ALERGIA AO SULFATO DE NÍQUEL. TEM COMO MANDAR UMA LISTA DAS COISAS QUE NÃO POSSO USAR.

    ResponderExcluir
  82. Anônimo6/9/16 20:17

    Tenho uma alergia leve ha sulfato de níquel (+)
    Minha maior preocupação é com relação a tintura de cabelo.
    Teria alguma tinta sem essa substância que eu poderia usar ?

    ResponderExcluir
  83. Sulfato de Níquel é componente de cosméticos. O Níquel é um metal resistente à corrosão. É o alérgeno mais comum das jóias de fantasia (bijuterias), embora não seja o único. Objetos niquelados geralmente são brilhantes ou cromados. Nem todo metal contém níquel, o aço inoxidável tem níquel, mas que este é tão firmemente ligado que não causa alergia. As lâminas de barbear ou depilar de aço inoxidável somente liberam níquel depois de usadas várias vezes e velhas. Alguns cosméticos, como sombras e lápis para os olhos, podem ter contaminação pelo níquel. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  84. A maior parte das tinturas de cabelo não contém sulfato de níquel. Você deve ler o rótulo antes de usar qualquer produto. Uma opção é dar preferência produtos hipoalergênicos, que podem ser adquiridos em sites especializados como: Alergohouse (www.alergohouse.com.br) e Alergoshop (www.alergoshop.com.br) ou Alergocenter (www.allergocenter.com.br) Mas, mesmo estes produtos ditos hipoalergênicos podem causar alergia em pessoas muito sensíveis. Por isso, sempre que tiver dúvidas,fale com seu alergista antes da aplicação do produto. Agradecemos sua visita

    ResponderExcluir
  85. Tenho dermatite de contato e o meu dermatologista disse que sou alérgica a celular. Uso bastante o celular e minhas mãos ficam avermelhadas e com sérias feridas. Queria saber se o uso de luvas de algodão para o uso do celular evita a irritação da pele.

    ResponderExcluir
  86. O Pigmento vermelho nas tinturas contém sulfato de níquel? nas embalagens não constam o sulfato de níquel. Eu aprox. 2 anos uso a Imédia (Elseve) cor vinho ou vermelho profundo.É mais provável que seja a tintura ou shampoo/condicionador/máscara hidratante?

    ResponderExcluir
  87. Letícia: é possível que melhore, Mas não há como opinar sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Obrigada por sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  88. A maior parte das tinturas de cabelo já não utiliza sulfato de níquel em suas fórmulas. Recomendo que leia sempre o rótulo antes de usar qualquer produto. Uma opção é dar preferência aos hipoalergênicos, que podem ser adquiridos em sites especializados como: Alergohouse (www.alergohouse.com.br) e Alergoshop (www.alergoshop.com.br) ou Alergocenter (www.allergocenter.com.br) Mas, mesmo estes produtos ditos hipoalergênicos podem causar alergia em pessoas muito sensíveis. Por isso, sempre que tiver dúvidas, fale com seu alergista antes do uso. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  89. Boa tarde tenho alergia a niquel, a alimentação também influencia nas crises?

    ResponderExcluir
  90. Olá, fis o teste das costas e meu resultado foi sulfato de níquel+++4. O médico só disse que deu positivo, mas nao me disse se é forte ou moderada. gostaria de saber qual o grau da minha alergia. Grata, Cris

    ResponderExcluir
  91. Boa noite. O fato de ter um teste de contato positivo ao sulfato de níquel, não significa que você tenha obrigatoriamente que fazer dieta alimentar. Não posso opinar sobre seu caso sem conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. A pessoa mais indicada para orientá-la é o(a) alergista que realizou o teste e que acompanha seu tratamento. Contamos com sua compreensão e agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  92. Os critérios adotados para leitura são os preconizados
    pelo International Contact Dermatitis Research Group (ICDRG) a saber:
    (-) negativo
    (?) duvidoso
    (+) discreto eritema com algumas pápulas
    (++) eritema, pápulas e vesículas
    (+++) intenso eritema, pápulas e vesículas confluentes. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  93. Mariana Pastorello
    Olá! Puxa, estou muito triste. Já estou com 53 anos e há um ano começou a aparecer umas lesões em meu rosto, parecidas com acnes. Fiz vários exames e após fazer o de contato, deu que sou alérgica ao níquel. Meus sintomas são diferentes desses que li, pois a minha alergia é no rosto, sinto uma sensação horrível na boca (como se tivesse ingerido algum produto químico) e uns pinicamentos pelo corpo todo. Puxa, alguém tem esses sintomas???

    ResponderExcluir
  94. Mariana Boa noite. O fato de ter apresentado um teste de contato positivo não fecha o diagnóstico de uma dermatite de contato. É preciso analisar seus dados clínicos (anamnese) bem como examinar o tipo de lesão que apresenta para então correlacionar om o resultado do teste. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  95. Fico confusa com tanta informação acabei de ler que nos esmalrem contém sulfato de niquel

    ResponderExcluir
  96. Vanessa: a maior parte dos esmaltes não contém sulfato de níquel Recomendo que leia o rótulo antes de usar E, se tiver dúvida, pela ao alergista que te oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  97. Eu sou alérgica ao sulfato de Níquel, e gostaria de saber se encontro níquel em batons?

    ResponderExcluir
  98. A maioria dos produtos cosméticos já não contém níquel. Mas, como infelizmente não existe uma lista com a fórmula de todos os cosméticos brasileiros, você deve ler o rótulo antes de usar qualquer produto. Uma opção é dar preferência produtos hipoalergênicos, que podem ser adquiridos em sites especializados como: Alergohouse (www.alergohouse.com.br) e Alergoshop (www.alergoshop.com.br) ou Alergocenter (www.allergocenter.com.br) Mas, mesmo estes produtos ditos hipoalergênicos podem causar alergia em pessoas muito sensíveis. Por isso, sempre que tiver dúvidas,fale com seu alergista antes da aplicação do produto. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  99. Olá me chamo Evanira! A 10 anos convivo com a alergia ao níquel,e tem Cido muito difícil pra mim,pois as minhas crises estão muito recorrentes e eu não sei mais o que fazer para evitar,pois eu já evito quase tudo, não tenho condições financeiras boa para trocar meus utensílios domésticos e outros. Esta é uma doença cara que nem todos tem condições de evita-la,minhas crises está cada vez pior eu estou desesperada,tenho medo de perder meu esposo pq meus pés e pernas estão feios de mais. Meu Deus me ajude😥😥😥

    ResponderExcluir
  100. Evanira. Boa tarde. Compreendo sua preocupação, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele têm que ser examinadas pessoalmente. Além disso, é essencial conhecer também os dados do seu histórico clínico de forma criteriosa. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Conto com a sua compreensão.
    Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  101. Lucimara, tbm sofro com esse problema.. pelo menos pensava que sofria já que o exame acusou alergia a sulfato de níquel..
    Enfim, msm segundo todas as indicações do dermatologista eu continuava com as lesões na pele..

    Fui em outro dermatologista e fui diagnosticado com psoríase, que se trata de uma alergia ligada ao aspecto emocional...
    Não que vc tenha isso, mas lembrou o meu caso... Então sugiro que vc consulte outros médicos especializados..

    Boa sorte!!

    ResponderExcluir
  102. Boa noite, tenho alergia níquel nível 4 e hidroquinona nível 2, fiz teste de contato e patch recente. Minha reação alérgica são nos olhos e já exclui vários matérias, cosméticos, mas não consigo identificar algo que esteja causando, mas sinais ficam mais intenso e as vezes somem, e não uso antialérgico somente lubrificante ocular. Lendo post de vcs, aliás muito bom os materiais e comunicação, pensei na armação do óculos. Contudo não consigo achar composição, aparentemente ele tem metal e acetado (eu acho) parte de metal não encosta na pele. Mesmo assim poderia ser óculos? Como faço pra saber. Com fabricante não sei se eles informam, é armação dá Vogue. E o que mais relacionei é que já tinha essa alergia e piorou início do ano passado e foi mesma época que troquei armação.

    ResponderExcluir
  103. Olá boa tarde. Muito bom seu artigo.
    Eu vi em um dos comentários que alicate de cutículas tem níquel. Saberia me informar se existe alguma marca de alicate que não vai níquel ??
    Muito obrigada por seus esclarecimentos!!

    ResponderExcluir
  104. Virgínia É pouco provável. s não posso opinar sobre seu caso baseado apenas nos dados enviados e sem examinar você pessoalmente. Agradeço sua visita ao nosso blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  105. Caroline: sugiro que procure em sites especializados: Alergoshop (www.alergoshop.com.br) Alergohouse (www.alergohouse.com.br) Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  106. Tô na mesma, e grávida. Quando ataca alergia é um Deus nos acuda...

    ResponderExcluir
  107. Fabrícia. Não entendi sua dúvida, Por favor, escreva enviando mais detalhes para nosso e-mail, para que possamos orientá-la. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  108. Olá boa tarde ..faZ uma semana que descobri que sou alérgica a sulfato de níquel , mexeu pouco com meu emocional ..bom gostaria de saber .. como faço sobre sutiã tem aro e de níquel? Se tem.ideia para me ajudar sobre ...minhas reaçãoes são as urticária na região do elástico da calcinha .. e coes da calca .. enfim estou desesperada sobre isso

    ResponderExcluir
  109. Boa noite A alergia de contato (dermatite de contato) ao níquel Ocorre no local onde há contato da substância em seu corpo. Por isso, não está relacionada com a urticária no elástico da calcinha uma vez que não há níquel no elástico. Recomendo que exponha suas dúvidas e temores ao alergista que realizou o teste de contato pois conhece seus dados clínicos e poderá orientar de forma adequada e segura. Avaliar pela internet e sem examinar a lesão que descreve pode incorrer em erro. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  110. Posso fazer tattoo mesmo com esta alergia?

    ResponderExcluir
  111. Bom dia. Não recomendo que faça a tatuagem sem antes solicitar a orientação do(a) médico(a) alergista que acompanha seu caso. A orientação que deseja não é padronizada. Cada pessoa é única e por isso é essencial que seja orientada pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  112. Boa Noite ! Tenho Alergia a Cloreto de Cobalto Qual tipo de relógio posso usar? Titânio como anel e colares. tem outro material que posso usar ?

    ResponderExcluir
  113. Bom dia, Lima. Os dados que envia não são suficientes para indicar uma opção. De uma maneira geral, o uso de titânio é bem tolerado pelas pessoas alérgicas ao sulfato de níquel. Mas, para falar especificamente sobre seu caso, é essencial conhecer seus dados clínicos de forma minuciosa Agradecemos seu contato com o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  114. Porém, o alicate que tira a cutícula tem! Tb achava que a minha alergia era do esmalte ou da acetina, percebi que não era quando comecei a usar esmalte ante alérgico e removedor , mas a maldita alergia continuava....então a minha alergista me falou que poderia ser do alicate que contém níquel!

    ResponderExcluir
  115. Porém, o alicate que tira a cutícula tem! Tb achava que a minha alergia era do esmalte ou da acetina, percebi que não era quando comecei a usar esmalte ante alérgico e removedor , mas a maldita alergia continuava....então a minha alergista me falou que poderia ser do alicate que contém níquel!

    ResponderExcluir
  116. Querida! Esquece tudo isso e vai ser feliz!

    ResponderExcluir
  117. tenho alergia a sulfato de níquel, posso fazer tatuagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas tintas usadas na tatuagem podem conter níquel ou derivados de níquel. Leia atentamente o rótulo. Além disso não há como prever com exatidão, uma vez que você pode se sensibilizar e apresentar reação. Lembro que a dermatite de contato pode ocorrer mesmo em pessoas que já fizeram tatuagens anteriormente, sem intercorrências. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

      Excluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno