Pular para o conteúdo principal

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert.
Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa.
É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça


Quadro clínico.
A ptiríase rósea de Gibert se caracteriza pelo aparecimento de lesões na pele, em forma de placa arredondada ou ovalada, de tom róseo, em especial no tronco e nas extremidades. A lesão inicial é chamada de “placa mãe” de formato oval ou arredondado, com bordos róseos, sendo bem mais clara em seu centro. Podem ser observadas escamas finas.O local mais comum para aparecimento da “placa mãe” é o tronco, mas é relatado também no dorso, abdome e, mais raramente, em membros.
Na maioria das vezes não há outros sintomas, embora raramente possa se acompanhar de sintomas como dor de cabeça, dores no corpo, mal estar, vômitos e diarréia.
Segue-se então do aparecimento de uma erupção na pele com muitas lesões de menor tamanho, em geral róseas, em placas ou assemelhando-se a manchas, escamosas, em especial no tronco e membros. Coceira não é um sintoma obrigatório, variando em cada pessoa. Uma curiosidade é que as lesões podem se distribuir ao longo das linhas da pele, dando um aspecto de “árvore de natal”. Mas,o aspecto das lesões nem sempre tem este perfil, podendo variar em tamanho, localização e intensidade. Do mesmo modo, o tempo de duração da pitiríase rósea varia em cada pessoa: em geral dura cerca de um mês, com média de 2 meses. Em alguns casos, pode se estender por vários meses.


A pitiríase rósea é uma doença onde as lesões assustam, chamam a atenção, mas em geral não tem maior gravidade na evolução da doença.
Contudo, alguns remédios e vacinas podem provocar uma “pitiríase rósea símile” e deve ser sempre pesquisado o uso de medicamentos. Da mesma forma, algumas doenças podem estar associadas à pitiríase rósea.Por isso, recomenda-se procurar atendimento médico para que possa confirmar o diagnóstico, afastar outras possibilidades de doenças que podem ter um aspecto parecido e se confundir com a pitiríase.


Diagnóstico
Não há um exame de laboratório ou teste que seja definitivo: o diagnóstico é clínico, ou seja, o médico analisará os dados de cada paciente, examinará sua pele e chegará assim à  conclusão. A biópsia da pele (exame histopatológico) pode ser útil para afastar outras doenças que podem ter lesões parecidas à pitiríase e confundir o diagnóstico.


Tratamento
O tratamento na maioria das vezes é feito com medicamentos tópicos, ou seja, sob a forma de loções, pomadas ou cremes. Em alguns casos o uso de antihistamínicos (antialérgicos) pode ser útil no combate à coceira. Os casos mais graves receberão a orientação específica do médico.


Dicas:
- Evite uso de medidas caseiras pois a pele está sensível e pode se irritar com facilidade, agravando o problema.
- Reduza o número de banhos: um por dia é o ideal. Se tiver necessidade de repetir, tome um banho rápido, usando sabonete apenas nas partes necessárias.
- Aplique hidratante em todo o corpo, logo após o banho, com a pele ainda umedecida.
- Use sabonete suave, para pele seca e sensível.
Alimente-se bem, de forma variada e saudável. Evite produtos industrializados: prefira uma alimentação natural.

Comentários

  1. O aparecimento de aftas tem alguma relação com a pitiríase rósea ?

    ResponderExcluir
  2. Não há relação direta entre pitiríase rósea e aparecimento de aftas. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Passei pela mesma coisa de alguns, quase fiquei internada por falta de diagnostico correto. apos 2 semanas sem dormir com prurido intenso e muitas manchas consegui ser corretamente diagnosticada com prg. estou fazendo tratamento com antialergicos e com gel manipulado ha uma semana e ja melhorou bastante, no entanto, estou com medo de ficar sequelas-manchas na pele. Adorei ter encontrado o blog e ver depoimentos q me tranquilizaram, para ter paciencia seguindo tratamento e fé que não ficarão manchas. quabdo tudo isso passar, virei novamente comentar, pois a doença, como ja disseram, tem poucas e vagas informaçoes. somente aqui vi textos que realmente eatao me ajudando.
    Sweetest

    ResponderExcluir
  4. Obrigado. Desejamos melhoras e aguardaremos seu depoimento. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Há relatos de uso de Hidroquinona 4% no tratamento de Pitiríase Rósea ? Isso é comum ?

    ResponderExcluir
  6. Desconheço relatos científicos sobre uso de hidroquinona no tratamento da pitiríase rósea de Gibert. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  7. Em alguns casos pode ser indicado o uso de clareadores de pele no tratamento das manchas ?

    ResponderExcluir
  8. O uso destes produtos só pode ser feito sob estrito acompanhamento médico devido à possibilidade de efeitos colaterais indesejáveis. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde
    eu sou a Cris, no dia 09/02/2013 eu postei um depoimento no site, sobre a pitiriase rosea que adquiri em nov 2012, gostaria de dizer a todos que graças a Deus nao tenho mais, porém demorou muito p acabar, achei ate que nao fosse a pitiriase. Pois nas literaturas afirma-se que o periodo é pequeno de duraçao, pode ser q seja mesmo, mas as complicaçoes é q duram, no meu caso, eu nao sabia q tinha q hidratar a pele, p isso minha pele nao sarava, depois de ler muito , muito mesmo sobre o assunto, descobri que o segredo é a hidrataçao da pele com creme hipoalergenico, usei o da jonhonsons nowergan da neutrogena, associado com o creme indicado p dermatologista (furuato).Enquanto a pele esta avermelhada (rosea), após banho frio, c sabonete glicerina, somente nas partes mais necessarias ( evitar passar sabonete nas lesoes, mesmo sendo glicerina),apos o banho com a pele ainda umida, hidratava todo o corpo inclusive as lesoes com o hidratante hipoalergenico nowergan da jonhonsons, esperava absorver o creme, só entao passava em todas as lesoes o creme medicamentoso (eu tive muitas lesoes, muitas mesmo), esperava absorver na pele p somente depois me vestir, p nao sair na roupa. Foi um periodo muito dificil p mim, nao nego, pq tive lesoes nos braços pescoço, que ficavam visiveis, e trabalhando c o publico, e ainda época de verao, eu tinha que cobrir, com lenços no pescoço, camisas mangas longas coloridas transparente , p suportar o calor e esconder as lesoes sem abafar. Fora no tronco, onde graças a Deus , meu marido me entendeu, me confortava, e ate ajudava um pouco (qdo eu deixava) a passar o medicamento. o meu caso demerou pq a pele chegou a ficar escura no local das lesoes pq eu nao sabia q tinha q hidratar muito. Quando descobri a cura foi mais rapida, as lesoes so podem colocar o medicamento enquanto estao roseas, assim q mudar a cor, nao pode mais passar o medicamento, so a hidrataçao, pq o medicamento resseca a pele , escurecendo-a e deixando aparencia horrivel, onde a gente se assusta mesmo. não pode sair no sol, p nao manchar a pele, depois de tdo esse cuidado, cada lesao q sarava, nao ficou nenhuma mancha, nd mesmo, se eu nao tivesse tirado fotos , nao tem como acreditar. a minha pele ta ótima hj ,gostaria de passar meu depoimento p acalmar quem esteja passando p isso hj,
    so me curei p completo mesmo, no começo de dezembro de 2013. O medico disse q a pitiriase são as inflamaçoes na pele (aspecto rosea),
    espero poder ajudar c esse depoimento. Força pessoal, o importante é se informar, e fazer td o q for possivel, inclusive o emocional influencia muito, eu precisei tomar um remedio indicado p dermatologista p eu conseguir dormir a noite, e me acalmar, sei q é dificil demais, principalmente p nós mulheres ver a pele desse jeito, mas com muito cuidado uma hora termina.
    Abraços a todos, Cris

    ResponderExcluir
  10. Obrigado por seu depoimento, Cris. Tenho certeza que será de grande auxílio para as pessoas que sofrem neste momento com a pitiríase.

    ResponderExcluir
  11. Estou com pitiríase rósea há 1 mês, minhas manchas melhoram descascam e ficam escuras, mas depois começa a coçar e piora. A médica me receitou um complexo vitamino, tomar banhos rápidos e frios e não usar sabonetes. Queria saber se é normal demorar tanto e quais os sinais que indicam melhora total?

    ResponderExcluir
  12. A pitiríase pode ocorrer com lesões que se modificam progressivamente. Não há um tempo fixo para evolução da doença, verificando-se uma variação que é individual. A melhora pode ser percebida à medida em que as lesões regridem, retornando ao estado natural da pele. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo4/2/14 02:43

    Olá, estou com PRG desde 2011 e há 3 meses tem aparecido muito em todo corpo, já desistir de gastar dinheiro em demartologista que sempre falam a mesma coisa, bem... a uma semana fui conversar com uma enfermeira de um posto de saúde que disse pra trocar o lençol de cama 3 vezes por semana e lavar as roupas que eu uso todos os dias, gostaria de saber se realmente vai resolver alguma coisa, pelo motivo de não saberem se é vírus ou fungo, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo4/2/14 23:51

    Prezados, boa noite! Alguma restrição quanto a frequentar academia? Devo evitar algum tipo de alimento? desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  15. Não há restrição alimentar no tratamento da pitiríase rósea, a não ser em casos específicos, onde a pessoa seja portadora de sensibilidade. É possível manter suas atividades, mas em alguns casos a sudorese intensa pode resultar em coceira (prurido). Fale com seu médico e peça que avalie e oriente a forma mais apropriada para seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  16. Não se conhece a causa exata da pitiríase rósea. Os cuidados orientados pela enfermeira podem auxiliar em seu tratamento. É incomum uma duração tão longa da doença, sendo recomendado diagnóstico diferencial com outras patologias que possam se manifestar com lesões cutâneas semelhantes. Gratos por sua visita..

    ResponderExcluir
  17. Anônimo9/2/14 21:05

    Já fazem 3 meses que eu estou me tratando. Os remédios amenizaram o destaque das manchas, mas a quantidade aumentou e continua surgindo novas manchas. Há 3 dias uma farmacêutica me informou que eu não deveria utilizar perfumes e sabonetes perfumados. Passei a utilizar um sabonete neutro chamado Oilatum, suspendi o perfume e comprei um "Hidratante Corporal Neutrogena Norwegian Intenso sem Fragrância". Apesar de poucos dias, noto a pele menos áspera!

    Espero que dessa vez sumam..... boa sorte pra todos e vamos continuar nosso tratamento.

    ResponderExcluir
  18. A conduta está adequada Obrigado pelo depoimento Desejamos melhoras em seu tratamento.

    ResponderExcluir
  19. Oi, apareceram manchas vermelhas q no inicio pareciam sangue preso e q agora apresentam micro bolas formando uma pequena elevação, não coça e nem doi. O q será???

    ResponderExcluir
  20. Infelizmente não é possível fazer diagnóstico sem examinar as lesões em sua pele e sem analisá-las em conjunto com sua história clínica. Avaliar pela internet pode induzir a erros de diagnóstico e conduta.
    Aconselho que procure um alergista. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Estou com pitiriase rósea desde quando estava com 6 meses de gestação, fiz biopsia e foi confirmado, minha filha já está com 5 meses e até agora não tive melhoras , já usei vários medicamentos e nada adianta, agora ela mandou tomar terbinafina, mas estou com medo de tomar, pois amamento, posso tomar? E é normal durar este tempo todo, estou tão nervosa q acho que atrapalha tudo mas difícil não ficar ne! Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  22. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    há uns 40 dias apareceu a placa mãe em meu braço esquerdo, estava passando por um período difícil na vida, com altos picos de stress e o auge para o surgimento foi em um momento onde simplesmente tinha inúmeras situações para resolver e não conseguia mais tomar decisões. Ou seja, sofri uma trauma emocional, e como estava sempre acostumada a tentar manter a calma em meio as turbulências, não imaginei que pudesse ser algo tão alastrador assim.
    Hoje estou em estágio avançado, com as duas mãos, os dois pés, coxas, pernas abdômen, braços e costas acometidos, alguns locais com mais lesões e outros com lesões novas.
    Aqui em minha cidade é difícil agendar dermatologista e o que conseguimos agendar é após 30, 40 dias, as vezes até dois meses depois.
    Acabei por procurar socorro em dois hospitais diferentes em plantões médicos.
    Na primeira vez fui atendida por um clinico geral e o médico não soube diagnosticar, indicou hixizine apenas;
    Na segunda vez o médico do plantão era um psiquiatra e me indicou quadriderm, fez uma aplicação sistêmica de hidrocortisona 500 mg e me indicou um ansiolítico, o zoxipan ou citalopran. A quadriderm em 2 dias deu uma melhora significativa na placa mãe, levando-a e outras a inicio da cicatrização.
    Consegui então um encaixe em uma dermatologista dia 11/03, onde a dermatologista me pediu vários exames e uma biospsia.
    Proibiu os remédios tópicos e me receitou hixizine, ebastel e hidratante manipulado;
    Em uma semana aguardando o resultado a evolução foi assustadora, agora sim coçam, ardem e o desconforto nas mãos é grande.
    Voltei para o resultado dos exames e biopsia dia 18/03, onde foi confirmado de fato a pitiriase.
    A mesma coisa ela me receitou apenas hidratante, desta vez um sem perfume da Neutrogena, ebastel e hixizine e me falou para aguardar a evolução, porque do mesmo jeito que aparece, desaparece.
    Falou ainda que não se sabe a causa e que não tem tratamento específico.

    Bom, estou aguardando e tentando me acalmar também, pois sei hoje que o nosso emocional pode também ser em nossa vida uma bomba relógio.

    Dia 22/03 irei ao alergologista (alergista) para uma segunda opinião e para ver se de fato não tem algum medicamento que possa me ajudar na recuperação mais rápida.


    Bom. O que gostaria de saber é se poderia usar a quadriderm, já que a mesma apresentou melhora significativa do quadro.

    Saudações,
    Ge

    ResponderExcluir
  24. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro
    Obrigado pela sua visita

    ResponderExcluir
  25. Anônimo1/4/14 02:55

    Meu filho de 9 anos foi diagnosticado pelo dermato em 28/03/2014 com PRG. A mancha mestre surgiu no dia 19/03, achei q fosse micose de praia , no dia seguinte surgiram várias bolinhas na pele, q no início pensei q fosse picadas de mosquito, no entanto evoluíram para as lesões características. Ocorre que na data de hoje, notei uma erupção parecida com as deles no estágio inicial. Pergunta: há notícias de alguém ter adquirido PRG por contágio? Nos dois temos rinite e tivemos sintomas de gripe recentemente. Desde já agradeço a atenção. Abç

    ResponderExcluir
  26. A PRG não se apresenta como doença contagiosa.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  27. Olá, tenho 17 anos e surgiu umas manchinhas rosada em torno da minha barriga, e nas minhas costas que com o passar dos dias ela vai aumentando percebi que no meio da mancha tem um pontinho marrom bem pequeno e que vai descascando, O que será que é?

    ResponderExcluir
  28. Lesões na pele podem ser bem parecidas e aparecer em diversos tipos de doenças. Avaliar pela internet pode resultar em erro. Por isso, não há como opinar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico.

    ResponderExcluir
  29. Boa noite, por gentileza, minha filha que agora está com 7 anos...está com isso...uma amiga que é dermatologista viu ela na rua e disse...porém...nos exames que fez de raspagem deu que era um fundo...dos cães....porém isto começou no ano passado e já faz uns 6 meses...ela some...mas não totalmente...fica um núcleo...e reaparece depois....e onde tinha a lesão ficaram manchas brancas...já usei de todos os tipos de pomadas e ainda as manipuladas...porém não somem totalmente e voltam...me ajudem..a ajudar minha filha pena que não tem como colocar as fotos só das manchinhas para melhor visualizar....Lilian

    ResponderExcluir
  30. Lilian: sinto muito. Gostaria de poder ajudá-la, mas não tenho condições para opinar sem conhecer os dados clínicos de sua filha e sem examinar as lesões pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  31. OLá, meu nome e Renan , tenho 21 anos,passei pela dermatologista, ela me orientou a usar 2 loções, nizoral e diprosalic, as manchas era escuras agora ficaram brancas, mas ainda assim algumas persistem ficar escuras, apresentou uma leve melhora, isso e normal ? Não aguento mais, apesar das manchas serem so nas minhas costas .

    ResponderExcluir
  32. Renan: sinto muito, mas não posso ajudá-lo. Não é possíve emitir um parecer ou para julgar se a evolução da lesão está normal através da internet, sem examinar sua pele. Aconselho que entre em contato com sua médica e peça que o oriente. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  33. Boa noite! Eu tenho ptiríase rósea desde 2008 toda vez que tenho uma gripe mais forte. As manchas somem em alguns dias e nunca tive cociera. Nesse caso seria necessário um acompanhamento médico?

    ResponderExcluir
  34. Arianne: sim. É aconselhável que mantenha tratamento com médico especialista em Dermatologia. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  35. Anônimo9/5/14 12:12

    fui diagnosticada a três anos psoríase, mas ainda não tinha feito a biopsia, e agora quando fiz o resultado foi pitiríase rósea, mas nesses três anos tem varias lesões e com frequência, na maioria das vezes nas mãos! na sua opinião pode ser realmente pitiríase ?

    ResponderExcluir
  36. Peço sua compreensão: não é possível opinar sobre seu caso pela internet, sem examinar pessoalmente Estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  37. Eu tenho 13 anos a fazer 14 e tenho estes sintomas mais ou menos desde março de 2014. Passado uns 15 dias de me terem aparecido as manchas eu fui a um dermatologista que as viu, (tinha no pescoço, na barriga e nos braços) diagnosticando-me Pitiarise Rosea. Ele disse que nao era contageoso e que desaparecia naturalmente passado umas semanas, receitando-me Advantan para aplicar nas manchas. Eu fiz o tratamento e li no folheto informativo que a pomada nao devia ser aplicada apos 15 dias. Eu nao apliquei mais ate agora.
    Passado uns tempos eu fui a minha pediatra que viu de novo as manchas e receitou-me um gel duche e um creme da gama para bebés; chá de sabugueiro e sabonete de alcatrao.
    Eu fiz esse tratamento, e notei que nao tinham melhorado, por isso eu comecei a usar Halibut em pomada, e aplicava todos os dias depois do banho. Melhorei bastante. Mas continuava com elas, até que fiz um tratamento de Elocom durante 3 dias. Eu notei muito a diferença, mas tenho medo de usar muito tempo o mesmo tratamento porque pode ter efeitos secundarios.
    Eu pretendo ir de ferias, e quero muito fazer praia, mas isto piora com o sol. Por favor, ajude-me, tenho muita vergonha de andar de manga curta, pois tenho bastantes no meu braço esquerdo. Que tratamento é que eu faço??? Ajude-me por favor.

    ResponderExcluir
  38. Ola, a minha já dura 4 meses, e ate agora não sumiu, a uns meses atrás eu fiz o tratamento com a dermatologista, ela me passou um antialérgico e uma pomada creme, o antialérgico eram 10 comprimidos um por dia mas, só tomei 9, passar sempre a pomada 2 vezes ao dia e tomar sol durante 2 mim por dia, mas apos os 9 dias cai pra balada resumindo, bebi dai voltou tudo novamente. Gostaria de saber se eu refazer o mesmo tratamento pois ainda tenho o receituário em casa sera que some?? E por quanto tempo posso voltar a fazer minhas atividades normal exemplo ir pra balada aos finais de semana beber com os amigo??? essa doença e emocional???? Oque posso e não posso comer??? E que quando não tiver sol oque devo fazer? continuar exposto ao tempo?

    ResponderExcluir
  39. John: não recomendo que repita a medicação antes de confirmar que as lesões atuais sejam ainda relacionadas à pitiríase rósea. O seu dermatologista poderá definir a causa e o orientar os demais cuidados necessários durante o tratamento. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  40. Sinto muito, mas não posso ajudá-lo O Blog da Alergia obedece as normas do Conselho Federal de Medicina: não é permitido prescrever, indicar nomes de remédios ou orientar tratamento pela internet. Para que possa sair de férias e aproveitar a praia com segurança, é aconselhável que retorne ao médico para nova consulta. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  41. Anônimo1/7/14 12:03

    Acabo de ser diagnosticada com a pitiríase rósea e vim correndo para uma pesquisa. Este blog me ajudou muito a ficar mais tranquila. Quero agradecer a vocês! O médico passou um sabonete e uma injeção (corticoide) e com fé em Deus ficarei ótima logo logo! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  42. Obrigado pela visita. Esse é o nosso objetivo.

    ResponderExcluir
  43. Como posso identificar na pele negra?

    ResponderExcluir
  44. As dermatoses se manifestam de modo similar, na pele negra, mas com pequenas alterações, incluindo labilidade pigmentar As lesões da pitiríase rósea em negros são mais acinzentadas e mais pruriginosas. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  45. Anônimo7/8/14 12:20

    Meu filho teve, já esta melhor só que ainda ficou as manchas branca pelo corpo, o que devo fazer para acabar com essas manchas.

    ResponderExcluir
  46. Manchas não são iguais em todas as pessoas. De acordo com o tipo de pele e com a intensidade da reação ocorrida, a pele pode apresentar manchas com maior ou menor acometimento cutâneo. Por isso, para indicar um tratamento, é essencial examinar seu filho pessoalmente. Aconselho que entre em contato com o médico que trata dele e peça que oriente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  47. Olá!
    Há quase 2 meses notei uma "bolinha" no meu cotovelo e achei que fosse um pelo encravado ou algo do tipo....dessas bolinhas que aparecem e somem sem a gente notar. Me peguei algumas vezes coçando o local e comecei a me sentir bem incomodada. Após uma semana notei o aparecimento de outras "bolinhas" vermelhas na minha barriga e que também coçavam. Me dei conta de que as tais bolinhas estavam evoluindo para manchas muito semelhantes a do cotovelo. De lá pra cá as manchas se espalharam por toda minha barriga, muitas no seios, costas e pernas, agora elas estão na parte interna da coxa e é o local que mais me incomoda. Porque coça muito e pele é bem sensível.
    Cheguei a ficar desesperada e chorar porque você não entende de onde elas vem. Fui diagnosticada com Pitiríase Rosea. Esse diagnóstico incomoda muito porque você não tem como contribuir para que ela desapareça, só podemos esperar e isso é muito ruim, porque você vê seu corpo cheio de manchas, cada dia mais e mais e não pode fazer nada para melhorar.
    Notei também, como muitos depoimentos aqui que o banho quente faz aumetar a vermelidão e a coceira.

    Obrigada pelo blog e pelo post. Me tirou muitas dúvidas, me deu dicas e me acalmou um pouco.
    Agora é rezar para que ela desapareça o mais rápido possível Não gostaria de ficar mais muito meses com essas manchas que tanto me incomodam.

    ResponderExcluir
  48. ola eu tenho pitiríase a quais um ano ja tomei remedio e ñ fico boa, cada dia que passa mais agrava o problema,ñ sei mais o que faço meu marido mandou eu passa enxofre e eu acho que vou passa

    ResponderExcluir
  49. Algumas doenças como a Ptiriase Rosea tem o seu tempo próprio de evolução tendo como tratamento o controle sintomático.

    ResponderExcluir
  50. Sugiro que não passe nada na sua pele sem a orientação do seu médico.

    ResponderExcluir
  51. Anônimo6/9/14 15:57

    Olá a mais de dois meses meu esposo está com umas manchas na pele até ai eu não tive contato com ele...ele viajou e voltou ainda c as mancha só que espalhadas por todo o corpo. ..dsi sim eu fui olhar o corpo dele e toquei nele...dai levei ele ao médico ele fez exames o resultado ainda não saiu só que depois que eu toquei nele no dia seguinte as manchas apareceram em mim... Nós ja estamos c o corpo todo cheio de manchas vermelhas parece pontinhos vermelhos estou desesperada p q pode ser? O meu esposo tem mais do q eu... pq eu só peguei depois q toquei nele e detalhe nos não tivemos relações sexuais eu só toquei nele c a mão p v as manchas.

    ResponderExcluir
  52. O parecer que solicita não pode ser emitido pela internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  53. Olá, enho pitiríase rosea a bastante tempo. Já procurei um dermatologista e ele me informou que não tinha tratamento e que não era grave. No meu caso as manchas só aparecem nas mãos e no pé, li em alguns sites no google que se aparecer nas mãos e no pé pode ser mais grave. É verdade?

    ResponderExcluir
  54. Esta patologia apresenta duração de aproximadamente 4 a 6 semanas.
    Caso esteja apresentando lesões de forma repetida retorne ao seu médico.

    ResponderExcluir
  55. ESTRELA :

    Ola, Estou com Pitiriase rosea a uma semana, logo de imediato procurei uma consulta com a dermatologista. Que me passou o seguinte:
    Predisona 20 mg durante 10 dias 1x ao dia
    Creme manipulado a base de : desonida + alantoina 1 x ao dia a noite

    As manchas se espalharam muito rápidamente, em cerca de 2 dias já estavam em percoço, tronco e membro superior. As pernas não foram muito afetadas com exceção da região interna da coxa.

    Na primeira semana de tratamento ja parou de coçar, algumas manchas já estão ''DISPELANDO'' como se tivesse ido a praia e tomado muito sól, a pele esta renovando.

    Vou esperar mais 2 semanas e volto ao blog para contar sobre minha evolução.

    Associado a isso farei exame de sangue completo, fezes e urina passados também pela dermato.

    ResponderExcluir
  56. Estrela: você está no caminho certo. A resposta ao tratamento pode não ser imediata. Mantenha o acompanhamento e aguardaremos suas notícias. Se preferir, escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e receba uma resposta personalizada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  57. Olá, me chamo Willian e estou com pitiríase rósea pela segunda vez. A primeira foi aos 30 anos, e agora aos 36. Já li aqui mesmo no blog, bem como ouvi de dermatologistas que é raro a reincidência da doença, porém, mesmo assim estou bastante incomodado. Na primeira vez começou no dorso e se espalhou por todo o corpo, inclusive dando aquele aspecto de "arvore de natal", desta vez, o medalhão deu inicio na altura da virilha, e está se espalhando mais para as pernas do que para os membros superiores. Minha dúvida é: eu posso realmente ficar tranquilo por estar com esta doença pela segunda vez? Estou tomando todos os cuidados para que ela vá embora logo! Ja tem quase um mês...

    ResponderExcluir
  58. A Pitiriase Rosea apresenta-se como patologia benigna. Apesar de ter tido recidiva apresenta-se com boa evolução.

    ResponderExcluir
  59. O diagnóstico do meu filho é de pitiríase rósea...já está tratando...Minha dúvida é se o calor faz aumentar as lesões e a coceira. Obrigada.

    ResponderExcluir
  60. O calor interfere e tende a agravar muitas doenças cutâneas pois a sudorese pode irritar a pele Converse com o(a) médico(a) que trata do seu filho e peça que a oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  61. Tive a Pitiríase Rósea ha 6 meses, coçavam muito e estava no tronco, braços e coxas, fui a uma dermatologista, ela passou alguns exames e foi dado o diagnóstico: era SÍFILIS, por esse motivo aconselho a quem estiver com o problema consultar rapidamente um médico, seja ele particular ou público.

    ResponderExcluir
  62. Muito bem colocado seu comentário! Lesões na pele podem ser bem parecidas e ocorrer em doenças diferentes. Examinar pessoalmente é a base para o diagnóstico. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  63. O meu dermatologista disse pra eu tomar durante 20 dias o predsim (corticóide), pois estou com Pitiríese Rósea a 4 meses.
    Fiquei preocupado por ser 20 dias de corticóide, tem algum problema? Não tenho o costume de tomar muito corticóide, mas estou preocupado, pois todos dizem pra não tomar mais de 7 dias. Estou no 10. O que faço, continuo?
    Att,
    André

    ResponderExcluir
  64. André: peço sua compreensão, mas não é possível emitir um parecer sobre a conduta adotada pelo seu dermatologista baseado apenas nos dados enviados e sem uma avaliação dos seus dados clínicos de forma criteriosa e sem examinar sua pele pessoalmente. Aconselho que exponha ao seu médico o seu temor. Lembro que o diálogo e a confiança são a base da relação que se estabelece entre o paciente e seu médico. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  65. maria do socorro23/2/15 16:57

    Tem 1 semana que percebi umas bolinhas vermelhas pelo meu pulso n dei importância achei.que fossr.passar...dias.depois, pasmem, estava pela barriga, costas, pernas e antebraços..já procurei um médico q me passou alguns exames...elas n estão coçando e nem sinto outros sintomas. ..será que pode ser isso tb...estou preocupada

    ResponderExcluir
  66. Anônimo1/3/15 15:02

    Eh normal manchas no couro cabeludo? Pois esta descamando como se fosse um tipo de caspa muito agressiva

    ResponderExcluir
  67. Infelizmente não é possível opinar sem examinar. Aconselho que procure atendimento médico, Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  68. quero colocar prótese silicone está agendada mês Que vem, mas estou com piritinise Rósea, gostaria de saber se há complicação.? ?????

    ResponderExcluir
  69. Não é possível emitir um parecer sobre sua cirurgia pela internet, sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que peça esta orientação ao médico que está realizando sua avaliação pré operatória. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  70. Ola a um mes e meio comecou aparecer umas umas manchas na minha coxa e no antibraco mais bem pouco pensei q era reacao alergica tomei alegra d , fernegan , nda de melhorar comecou aparecer mais fui num clinico geral ele me passou prednisona mais com o decorrer dos dias parece q comwcou a piorar , deu nas coxas , pes , tronco , barriga, antibraco manisfestou pro corpo todo ate na face apreceu mtas com aspecto bem vermelha no rosto , fui ao dermatologista assim q entrej ele disse q era petiriase rosea fez biopcia o caso confirmou , ate entao comecei a me estressar mto pelo fato de q demora ate meses pra sumir , ele me medicou com 1 mes de tratamento com antibiotico claritromicina carissimo a medicacao , me passou alguns creme como hidrocortisona 2% e proprionato de clobetazol 0,1 % ja faz 10 dias com o tratamento ja clareou um pouco na barriga , pescoco mais ainda tem mto , gracas a Deus coceira nao tve nda , quero ajuda de vcs oq mais eu poderia fazer , algum medicamento medicinal ?! Me falaram do clob x e bom ??? Dispopran ajuda ??? Tomar sol ?! Oq mais eu posso fazer ?! Bronzeamento artificial ?! Nao consigo olhar no espelho q eu me estresso .. Desd ja muito obrigado

    ResponderExcluir
  71. Sinto muito, mas não é possível orientar tratamento sem examinar pessoalmente Aconselho que tenha paciência e obedeça as orientações do seu dermatologista. Evite usar medicamentos ou tratamentos por conta própria, pois podem agravar as lesões. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  72. Anônimo2/5/15 21:37

    Eu tenho a maie de 2 meses,no corpo inteiro.. Vou ao dermato frequentemente achando ela qe é uma alergia passou ums cremes manipulados pra mim

    ResponderExcluir
  73. O tempo de evolução da pitiríase rósea não é padronizado: varia em cada pessoa. É preciso conhecer os dados clínicos e examinar sua pele. Aconselho que converse com seu médico e exponha suas dúvidas e temores. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  74. Olá boa noite ,tive dengue em maio e no 4 dia da doença apareceu uma mancha parecida com essa (somente uma ) na minha barriga , até hoje tenho essa mancha ,será que é Pitiríase Rósea ? PS : ainda não procurei um Dermatologista .

    ResponderExcluir
  75. Clau: o seu relato não sugere que possa ser uma pitiríase rósea. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um(a) dermatologista para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  76. Venho a meses com manchas arredondadas róseas no Centro do peito, nas axilas e agora na virilia. Porém, elas inicialmente surgiram no rosto! Em baixo das pálpebras e em baixo dos olhos. Já fui a 3 dermatologistas, fiz todo tipo de tratamento sem sucesso e as manchas só evoluem... Fui diagnosticado como tendo uma dermatite seborreica, O que devo fazer? Pelo que li e pelo que vi, está muito mais parecido com Pitiríase, do que com Dermatite Seborreica.

    ResponderExcluir
  77. Italo: infelizmente não tenho condições para fazer a diferenciação que solicita sem examinar sua pele pessoalmente Leões na pele podem ser parecidas e ocorrer em doenças diferentes. Vale lembrar que a troca de médicos pode prejudicar o estabelecimento do diagnóstico. Sugiro que retorne ao dermatologista e solicite uma nova avaliação. Gratos pela visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  78. Boa noite eu acho que estou com pitiriase porque comecou na barriga depois no onbro pescoço aumentando de tamanho e depois de uns dias vai ficando a pele grosa e como se estivese descamando e coça eu percebi que quando tomo banho coça mas fui ao medico ele disse que era catapora mas nao é e ja fax 1mes

    ResponderExcluir
  79. infelizmente não tenho condições para fazer diagnóstico da causa das lesões que descreve pela internet. Leões na pele podem ser parecidas e ocorrer em doenças diferentes. Sugiro que procure atendimento médico e solicite uma nova avaliação. Gratos pela visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  80. Oi tou querendo ajuda pois eu ja não aguento mais essa coceira ja 4 meses que eu tou usando dexametasona e não ta resolvendo.queria saber outra tipo de medicamento,pois minha coceira ta se espalhando pelo meu corpo.SOCORRO

    ResponderExcluir
  81. Desde janeiro/15 estou com manchas na pele que coçam muito! Começou com uma mancha na panturrilha que parecia uma picada de mosquito e foi crescendo até o tamanho de uma moeda de 50 centavos. Depois vieram outras manchas de tamanhos variados com coceira intensa. Fui inicialmente medicada com clob x e obtive aparente melhora quando então voltaram as mesmas e surgiram novas. Já fui em 4 dermatologistas que sempre dão continuidade ao tratamento tópico com corticosteróides mas até hj as manchas aumentam e estou com o colo e pescoço tomados e a pele já escurecida. Decidi pedir uma biópsia pra ter certeza, pois de acordo com a literatura esta doença deveria ter se prolongado no máximo por 6 meses. Atualmente foi suspenso o corticóide pois já estava causando afinamento da pele e efeito rebote. Não vejo a hora de sairo laudo do exame para acabar essa agonia, pra que eu possa me tratar de maneira mais eficaz!

    ResponderExcluir
  82. As lesões cutâneas podem ser bastante parecidas e ocorrer em doenças diferentes, confundindo a identificação da doença. A biópsia de pele e o estudo anatomopatológico são de grande auxílio para esclarecimento diagnóstico e para escolha da conduta clínica a ser adotada pelo médico. Obrigado por enviar seu depoimento ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  83. Késia: sinto muito, mas não tenho condições para ajudá-la. Não há como afirmar indicar um medicamento pela internet, sem examinar você pessoalmente Aconselho que procure novamente seu médico sob a forma de uma consulta tradicional. Gratos pela visita ao Blog da Aergia.

    ResponderExcluir
  84. Muitos dermatologistas parecem não saber diferenciar a pitiríase da parapsoriase ou psoríase. Quais as principais formas de diferenciar uma da outra? É possível um quadro de pitiríase rósea sem a mancha mãe, de tamanho consideravelmente maior que as outras? Os tratamentos diferem muito? Tenho medo de ter sido diagnosticada erroneamente e não receber tratamento adequado. Apresentei em poucos dias manchas pequenas no tronco coxa e braço mas em momento algum houve o medalhão.

    ResponderExcluir
  85. Lilly: este blog se destina a esclarecer dúvidas sobre as doenças alérgicas, formas de prevenção e tratamento. A sua solicitação foge deste tema. Aconselho que entre em contato com a Sociedade Brasileira de Dermatologia que possui um setor de atendimento para leigos em seu site: http://www.sbd.org.br/doencas/psoriase/ Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  86. Eu tenho um filho de 14 anos que esta com umas machas no corpu dele e ele esta muito prelcupado e cosa bastante

    ResponderExcluir
  87. Gilberto: lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, você deve levar seu filho para um atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  88. olá, começou a aparecer duas manchas desse tipo do lado do meu saco escrotal e as vezes coça bastante e começou a aparecer umas pequeninas manchas na região do meu peito .
    Queria perguntar se pode ser essa alergia Pitiríase rósea que esta em mim .
    grato pela resposta :D

    ResponderExcluir
  89. O seu relato não sugere que possa ser uma pitiríase rósea. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure atendimento dermatológico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  90. Olá, tive Pitiríase Rosea no começo do ano, fiquei arrassada, pois ela começa do nada. O pior momento é quando vc vai ao dermatologista e ele diz que não há um remédio, que vc terá de ter paciência. Dai vc entra na internet e vê vários relatos de pessoas que tiveram e nunca se curaram, de que não há solução e etc. Desmotivador.
    Bom, mas como cada caso é um caso, me apeguei a minha esperança de que aqueles dias iam acabar e comecei a tentar buscar em mim, o pq meu corpo estava passando aquela informação, o que poderia ter desencadeado, o que eu poderia fazer por ele. Nunca fui do tipo assim, acreditar que eventos externos possam atuar de maneira negativa no seu psicológico e consequentemente feridas externas surgem, mas era evidente que dessa vez sim. estava em processo de reforma do meu apt, data pra concluir, estresse, pressão e um zilãho de coisas, a ultima coisa que me preocupava era comigo, e entendi aquilo como um sinal. Depois daqueles dias, passei a me estressar menos, a me amar mais, ter paciencia, aceitar a minha condição do momento e tentar resolver meus problemas de maneira na qual não me prejudicase com preucupações e etc. Enfim, num belo dia, todas as feridas SUMIRAM. e nunca mais voltaram. Estou há 6 meses sem pitiriase.

    ResponderExcluir
  91. Minha mulher começou com uma coceira no braço que parecia com uma picada de mosquito. Mas com o passar dos dias, ela foi se queixando de que não parava de coçar e a lesão foi aumentando pelo braço, atingindo tronco, palma das mãos e pés. Eram manchas avermelhadas que depois viraram feridas. Seria Pitiríase Rósea de Gilbert?

    ResponderExcluir
  92. Olá Manf Russo, boa noite. Peço que compreenda, mas não temos como opinar sem examinar as lesões. Procure atendimento médico. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  93. olá meu nome é Karina, estou muito triste, pois a três meses atrás fiz algumas plásticas reparadoras da gravidez entre elas uma mastopexia com prótese, bem para meu azar a cicatriz abriu feio formando duas grandes lesões, uma em cada seio, bem somente agora após três meses finalmente fechou a pele, e logo agora final de ano me aparece essa doença minha sogra não é dermatologista mas é uma ótima medica e me diagnosticou com essa doença, que a principio apareceu uma mancha ovalada avermelhada nas bordas e escamosas como se fosse uma micose, bem não imaginava mas depois de uma ou duas semanas varias machas pequenas dominaram meus seios totalmente, e agora também se espalharam na minhas costas, coxas e um pouco nos braços, por incrível q pareça isso não coça mas estou tomando anti alérgico.estou péssioma choro toda hora,´perdi minha ao estima por não ter certeza se a minha pele voltara a ser a mesma de antes? dr.oq eu fazer?

    ResponderExcluir
  94. Karina: não é possível como prever pela internet, sem examinar pessoalmente nem afirmar como será a evolução da sua piriríase, pois varia em cada pessoa. Aconselho que converse com sua sogra, exponha seus temores, pois ela como médica poderá aconselhar e ajudá-la neste momento. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia e desejamos melhoras .

    ResponderExcluir
  95. Gostaria de saber se o tempo máximo dessa doença são 6 meses? E se pode ser chamada de dermatite? pois fui diagnosticada com ela e percebo que mexe muito com o emocional da gente, pois causa um pouco de desespero. Gostaria de saber se pode me ser informada as perguntas acima... Obrigada

    ResponderExcluir
  96. Camila: 1) a evolução da pitiríase rósea pode ser prolongada e durar de semanas a meses, mas não há um tempo máximo padronizado. 2) dermatite é uma palavra que significa uma inflamação da pele (dermo=pele e ite=inflamação). Portanto, pode ser empregada em qualquer doença que se acompanhe de uma inflamção cutânea. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  97. saiu uma mancha dessa em um de meus seios e ela foi almentanto de tamanho durante uma semana e agora a 3 dias começou sair mais por todo o corpo!! estou muito triste pq estou com o corpo todo pintado de vermelho com centro branco.:/

    ResponderExcluir
  98. Lyn: é mesmo incômodo, mas com tratamento adequado você ficará bem. Obrigado por seu depoimento ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  99. Olá também apareceu essa manchas e cosa muito me ajude

    ResponderExcluir
  100. Bom dia Jameson. Prescrever medicações sem examina-lo não é correto. É preciso diagnosticar a causa da mancha que descreve para poder tratar. Procure atendimento médico para que seja corretamente diagnosticado e tratado. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  101. Simone Belmonte16/3/16 22:22

    Parabéns por este blog, pois li muito a respeito da pitiríase, mas foi aqui que encontrei diversas respostas. Estou na 2a. semana de pitiríase rósea e percebo algumas com descamação que li sobre ser possível evolução da doença e julgava ser melhora da doença. Gostaria de saber como percebemos a sua melhora, se isto decorre apenas pelo clareamento das manchas. Outro ponto que li com várias opiniões diferentes é a respeito do banho de sol. Uns dizem ser bom, pois ajuda a matar o vírus. Meu médico recomendeu tomar sol. O que vocês pensam sobre este o sol? Ele poderá deixar manchas no local da pitiríase ou realmente pode secá-las e ajudar na coceira?

    ResponderExcluir
  102. Oi meu nome é Rose já tenho 1 mês com pitiríase rósea e só descobrir passando por três médicos, o primeiro disse que era impige a (placa mãe), o segundo disse que as erupções eram urticária, somente. o terceiro de cara diagnosticou a doença mim deixando bem tranquila explicando que não era contagiosa e que tinha cura com período de mais ou menos 2 meses, receitou prednisona 20mg, alektos, e um creme para a pele.A doença é bem chatinha, temos que ter paciência e muita calma, manter o controle emocional é muito importante, o apoio da família também ajuda muito, mas acima de tudo isso, a fé em Jesus é essencial para passarmos por essa dificuldade e outras que surgirem em nossas vidas.Parabéns ao blog vcs ajudam muito compartilhando e tirando nossas dúvidas.Abraços para todos e creiam em Jesus e tenham vida em abundância!

    ResponderExcluir
  103. Ok Deus Abençoe a todos!

    ResponderExcluir
  104. Boa tarde !! Primeiro caso, 2011, segundo 2012 e agora junho de 2016.......sempre nos meses de abril e junho, periodos frios........em cinco anos, tive 03 vezes pitiriase, em 2012 fui ao dermatologista, fiz biopsia, e segundo meu medico seria pitiriase rosea de gilbert......comecei a ficar em duvidas se a mesma pode aparecer com tanta frequencia.

    ResponderExcluir
  105. Marisa Mendes23/6/16 19:38

    Olá. A coisa de dois meses apareceu-me no braço pitiriase rósea e só agora começou aparecer no resto corpo mas não tenho comichão. Fui ao médico que me passou uma pomada. Dia 6 de julho começo a fazer um tratamento de infertilidade que irá terminar no princípio de agosto. Acha que devo adiar o tratamento ou não??

    ResponderExcluir
  106. Infelizmente não tenho condições para opinar sem examinar. Avaliar pela internet pode gerar erro. Aconselho que exponha suas dúvidas e temores ao médico que acompanha seu tratamento. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  107. Marisa Mendes: Boa noite. Você deve entrar em contato com o(a) médico que realizará seu tratamento e comunicar que está apresentando a pitiriase, para que seja orientada de forma adequada e segura. Avaliar pela internet pode gerar erro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  108. Onde fica a clínica de vocês? Me passem o enderesso ou o telefone.

    ResponderExcluir
  109. Clinica de Alergia da Policlinica Geral do Rio de Janeiro Avenida Nilo Peçanha, 38 - sobreloja - Centro Rio de Janeiro RJ Telefones: (21) 2517-4206 e (21) 2210-2810

    ResponderExcluir
  110. Olá, ha mais de tres anos começaram aparecer manchas no meu filho, ja fez varios exames, entre eles (tres biopsia )e não da nada, hoje o bumbum dele esta completamente manchado, são manchas avermelhada e redondas, elas cicatrizam e reaparecem novas na borda ja cicatrizada, tem um exame especifico para saber se é pitiríase rósea?

    ResponderExcluir
  111. qual exame especifico deve ser feito para diaguinosticar pitiríase rósea?

    ResponderExcluir
  112. A pitiríase rósea é uma doença inflamatória, de origem desconhecida e não contagiosa. Consiste no surgimento de uma lesão maior - "medalhão" - de bordas ligeiramente elevadas, com centro amarelado e descamativo, que após 1 - 2 semanas desenvolvem lesões menores na pele localizadas no tronco, raiz dos membros e pescoço e menos na face, mãos e pés. Respeitam o couro cabeludo. São lesões geralmente assintomáticas, porém pode ocorrer coceira. O diagnóstico é clínico e não se baseia em um exame específico. O dermatologista acompanha o tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  113. Muito boa a matéria, parabéns! Acabei de retornar do médico e vim pesquisar mais sobre a doença. O quadro clinico bateu direitinho. Já estou utilizando um creme receitado pela dermatologista.

    ResponderExcluir
  114. Obrigada. As suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário. Aproveito a oportunidade para convidar você a assinar nosso blog e receber gratuitamente nossos textos diretamente em seu e-mail

    ResponderExcluir
  115. Bom dia. Estou com Pitiríase Rosea diagnosticada por três médicos, então não tenho mais dúvidas. Sou muito branca, muito mesmo, e em alguns lugares desapareceu, outros lugares ficaram no tom amarronzado. Isso em 17 dias. Gostaria de saber se esse tom marrom some nas pessoas normalmente? Obrigada

    ResponderExcluir
  116. Boa tarde. As lesões tendem a desaparecer lentamente sem deixar cicatrizes. Gratos por sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  117. Ola estou com pitiríase rósea a 2 meses fiz um tratamento só que as manchas ficaram branca e depois de 2 semanas que terminei o remédio corticoten começaram a aparecer umas bolinhas bem pequenas em volta das manchas e coçam não tanto como no começo da pitiríase é normal?

    ResponderExcluir
  118. Rosane Boa tarde Sem examinar a lesão, não é possível se é normal ou não. Recomendo que procure atendimento médico pessoalmente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  119. Ola pessoal vim dar meu depoimento a 1 mes comecei a tomar oxlondrona ( um hormônio para crescimento muscular) apos 20 dias apos o uso começou a aparecer bolinhas vermelhas, e manchas branca costas e barriga,na barriga eram muitassssss me desesperei fui em dois dermarologistas os dois falaram pitiriase rosia um disse q a causa poderia ser domedicamento e outro disse q seria mais emocional uma nao me passou nada ea outra me receito remédio ecreme ja fazem 20 dias q esrou com isso rezei tanto e pedi tantooooo pra deus me tira isso q essa semana melhoro muitoooo restaram apenas algumas na barriga que ja estão sumindo,quanto mais se preocupamos mas elas demoram pra sumi tinha tanta ctza q iria sumir q gracas a deus estao desaparecendo agora esta apenas algumas bem branquinhas acreditem q somem, eu nao tinha coceira mas a barriga estava infestada boa sorte a todos e a mim

    ResponderExcluir
  120. Estou ainda em tratamento. Mas fui medicada com prednisolona. Pois nao é alergia. Ja tive em 2007 e tbm tomei. Do segundo dia ha começam a secar.

    ResponderExcluir
  121. Sônia: Boa noite. O tratamento da pitiríase rósea pode variar de acordo com as características clínicas, com a gravidade e com a causa envolvida. Agradecemos sua participação n Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  122. Olá pessoal, meu nome é Edioni e fui diagnosticada com ptiríase rosea há 3 dias. As lesões iniciaram-se sem placa mãe há 5 dias na região do tronco, e estão se espalhando rapidamente, se alastrando por todas as costas, seios, barriga pescoço e até face. Elas ficam erupcionadas. Isso é normal? O quadro está desesperador, mas estou tentando manter a calma na esperança de que a cura virá. Achei maravilhoso esse espaço no blog, para que possamos compartilhar as experiências. Espero poder compartilhar a notícia da cura daqui há algumas semanas. Torçam por mim.

    ResponderExcluir
  123. Edioni Boa noite A maior parte dos casos de Pitiriase rósea evoluem bem e regredindo de forma completa. Desejamos melhoras para você e agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  124. Oi, aqui é Edioni novamente.
    Há exatos 7 dias postei depoimento retro de recente diagnóstico de Pitiríase Rosea.
    Quero registrar que percebi as lesões mais ou menos há duas semanas, sendo que há 2 dias, graças a Deus, estou experimentando uma considerável melhora do quadro clínico. Mais de 50% das lesões já desapareceram, permanecendo apenas as mais recentes (estas alastradas na região lombar) e as antigas que estavam mais fortes (fixadas mais nas laterais do tronco).
    Após consultar dois profissionais médicos, procedi a hidratações da pele pós-banho com hidratante hipoalergênico (usei Fisiogel) com a pele ainda umedecida e, após, ministrei pomada desonida (usei creme e pomada, sendo que achei a pomada mais eficaz), duas vezes ao dia, após o banho.
    Estou muito confiante na cura total e gostaria de compartilhar aqui mais uma vez que esse espaço do blog foi maravilhoso para a obtenção de informações genéricas e específicas sobre a doença.
    Para aqueles que forem diagnosticados com Pitiríase Rosea, confiem no tratamento e na cura, que, segundo os médicos, são certos. Paciência e aceitação são fundamentais.
    No mais, registro que assim que eu estiver plenamente curada e sem resquícios de lesões, comunicarei nesse espaço por acreditar que esses relatos podem, de alguma forma, animar aqueles que forem diagnosticados com a doença. Ao menos comigo foi assim.
    Um abraço fraterno a todos. Parabéns ao blog.

    ResponderExcluir
  125. Oi, pessoal, como prometido, estou passando para registrar que finalmente, minha pitiriase rosea desapareceu completamente, sem vestígios ou cicatrizes. Durou um mês para a cura completa. Aos que forem diagnosticados, sejam pacientes. Estou agradecida a Deus, aos médicos e este blog.

    ResponderExcluir
  126. Edioni Bom dia Agradecemos seu depoimento. Um abraço.

    ResponderExcluir
  127. Oi boa tarde. Me chamo Lia, vi todos os depoimentos deste blog. Desde o dia 02/03 começou a surgir em mim varias manchinhas vermelhas onde fui ao clinico e ele disse que era escabiose me passou ivermectina , zina ,loção permectrina, sabonete tetmosol aonde só agravou o meu problema aumentando rapidamente as manchas por todo o corpo então me dei conta que estava algo errado e fui ao dermatologista dia 10/03 e me diagnosticou com pitiriase rosea na mesma hora. Hoje faz apenas 3 dias que estou tomando altiva para a coceira que em mim graças Deus não é muita e estou usando sabonete granado neutro com glicerina e o hidratante Dermovance S.e um polivitaminico. Os depoimentos estão me ajudando a ter calma e paciência. A minha pergunta é se posso tomar anticoncepcional injetavel ou se prejudica ou influi na doença por conta dos hormônios?

    ResponderExcluir
  128. Lia: você pode manter o uso do anticoncepcional. Mas converse com o(a) médico que acompanha seu tratamento e peça que a oriente. Ele conhece seus dados clínicos, sendo a pessoa mais indicada para orientar com segurança. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  129. Oi pessoal!Meu nome é Sil,tive pitiríase rósea à aproximadamente um mês e durou 25 dias, as manchas se espalharam por todo meu corpo, literalmente, da cabeça aos pés! Fiquei desesperada achando q aquelas manchas nunca mais sumiriam e sempre q ficava muito nervosa, as manchas alastravam numa proporção absurda! Não se desesperem, sei q é muito difícil mas o melhor caminho é terem muita calma pq vai sumir, o processo é lento mas vcs vão se curar! Usem bastante hidratante com o corpo úmido, os banhos devem ser rápidos e de preferência com sabonetes tb com hidratante e uma coisa q pra mim deu muito certo, foi misturar duas gotinhas de glicerina no hidratante q eu passava pós banho, pois me mantinha hidratada por mais tempo! Força galera pq é só uma fase e vai passar! Obrigada ao blog pq no auge do meu desespero, graças à Deus encontrei vcs e encontrei forças pra entender q demora um pouco mas cura! Bjus nos ❤❤🙌🙌

    ResponderExcluir
  130. Sil Boa tarde. Agradeço seu depoimento em nome da equipe do Blog da Alergia. As suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu q agradeço por esse trabalho tão importante q vcs fazem e ajudam pessoas como eu, q no momento do desespero encontrei força e amparo para superar meu problema! Muito obrigada de ❤

      Excluir
  131. Anônimo8/6/17 14:04

    Oiii, descobri essa doença há alguns dias, eu fui na dermatologista, pq eu fiquei mto assustada e as manchas estavam se espalhando pelo meu corpo. As minhas manchas não coçam. Ela disse p eu não me preocupar e passou uma pomada, mas eu não qro usar.
    Qria saber se eu posso ir à praia com essas manchas??????

    ResponderExcluir
  132. Bom dia Não recomendo que vá à praia sem antes falar com sua médica. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  133. Anônimo5/7/17 17:16

    Ana

    Olá, estou com pequenas manchas vermelhas pelo corpo há 5 semanas aproximadamente. Elas se localizam no colo, braços e pernas. Coçam pouco. Somem e voltam, dependendo da roupa que utilizo. Quando faço atividade física elas aparecem mais também. Fiz exames de sangue que não detectaram alergias. Tudo se iniciou com um quadro de "gripe", onde tive dor de garganta e tosse. Em razão da dor de garganta, tomei nimesulida e foi a partir daí que as manchas apareceram. Ainda não consegui saber se as manchas ocorreram devido a uma reação alérgica ao medicamento, entretanto, não ingeri mais qualquer medicamento, apenas o antialérgico Alektos, que estou tomando há 4 semanas. Meu caso é possível de diagnóstico de pitiríase rósea?

    ResponderExcluir
  134. Ana Bom dia. Poder, até pode... Mas para confirmar, só mesmo examinando você pessoalmente. Não é possível avaliar pela internet. Conto com a sua compreensâo. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  135. Em mim apareceu a cerca de 3 meses duas manhas no braco que meias vermelhas rosadas , porem passado um mes mais ou menos apareceu uma mancha no peito que descascou e ficou com um aspecto brilhante e com o tempo aumentou e ficou cor de rosa, depois disso comecou a aparecer algumas nos bracos costas e coxas com o mesmo aspecto, todas elas descacando uma pele fina ficam com um aspecto brilhate ! Fui ao dermatologista q me disse que nao era psoriase gutata e que era pitiriase rosea. Ja tenho nas nadegas tambem e vem aparecendo nas coxas e barriga pontos pequenos que as vezes ate parecem com acne mas que nao è. Vai para 2 meses que apareceu a mancha no peito e ate agora vem vindo mais aos poucos. Nao coća nem doi. As vezes as manchas comecam tipo com cor salmao e com o tempo ficam cor de rosa com pele morta. Pela descricso podera ser msmo pitiriase?

    ResponderExcluir
  136. Boa tarde. A uns mais ou menos 2 meses apareceu uma mancha vermelha no meu peito que que com o tempo ficou meia cor de rosa, e passado uma ou 2 semanas depois comecou a aparecer outras mais pequenas nos bracos (nao muitas) e nas pernas tambem poucas. Parece que começa tipo com uma cor de salmao e depois de secar fica tipo um ponto meio escuro no meio. Tipo crosta. Uma medica geral disse que podia ser psoriase gutata e enviou para um dermatologista, que disse que nao era e que era pitiriase rosea! A do peito ja desapareceu com um creme da darmatologista chamado lotricomb mas ainda se nota uma marca mais brilhante da pele. Gostava de uma opiniao. É que vem aparecendo mais pequeninas ainda,algumas comecam tipo uma bolinha que se arrancada a pele fica com a pele brilhante em erupcao Obrigado . 

    ResponderExcluir
  137. Como eu faço para me livrar uma coceira que eu tenho na parte marrom do meus seios e fica até escamoso site de casquinhas coça muito é desesperador já está há muitos anos que eu tenho esse problema me ajuda por favor

    ResponderExcluir
  138. Hugo Bom dia O seu relato sugere que sim. Mas, não é possível afirmar sem examinar. Avaliar pela internet pode gerar erro. Aconselho que exponha sua preocupação e suas dúvidas ao seu dermatologista. A confiança e o diálogo são importantes para a adesão e sucesso do tratamento. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Primeiro dermatologista q fui me deagnosticou pitiriase mas eu tambem ja ganhei pintas vermelhas no peito do pe. Portanto n pode ser ne? A mim as pintas aparecem nas zonas mais senciveis da pele

      Excluir
  139. Soueu outra vez, o hugo! Fui num outro dermatologista que disse que nao era pitiriase rosacea e que parecia ser bacterias deu um creme e uma locao para o banho que ainda nao começei a chegar.ja nao sei que fazer visto que dois dermatologistas disseram coisas diferente.

    ResponderExcluir
  140. Bom dia. a Pitiríase rósea pode acontecer mais de uma vez? Tive há uns 6 anos atrás e apareceu uma mancha a umas duas semanas, bem igual foi a primeira vez mas li que ela raramente acontece duas vezes.

    ResponderExcluir
  141. Se uma coceira perdura há muitos anos, é porque a causa do problema não foi detectada e combatida. Por isso, é essencial examinar você pessoalmente A coceira pode ter causas variadas e nem sempre é causada por alergia. Avaliar pela internet pode gerar erro. E, se não tratar a causa, a coceira não desaparece. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita ao Blog.

    ResponderExcluir
  142. Os casos de recidiva da pitiríase rósea são raros. Obrigado por sua participação no blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  143. Hugo: lesões cutâneas podem ser bem parecidas e surgir em doenças diferentes. Por isso, não é possível opinar sobre o diagnóstico de uma doença na pele pela internet, baseado apenas na descrição das lesões. É essencial examinar pessoalmente Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  144. Qual o maximo tempo que pode durar a pitiriase? Sol ajuda?

    ResponderExcluir
  145. Hugo Bom dia Não é possíve afirmar, uma vez que não há um tempo fixo para duração da pitiriáse rósea. A literatura médica descreve alguns casos prolongados, em torno de 6 meses.Gratos por sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  146. Olá, meu nome é Alessandra, fui diagnosticada com pitiríase rósea há quase 4 meses.Estou desesperada pois coça muito, o que causa uma melhora rápido é banho frio. Já fiz uso de vários medicamentos e pomadas, porém nada funcionou. Percebo que só piora. Médico me informou que não há nada a fazer, que dá mesma forma que aparecer vai sumir.Peço a Deus que me ajude e me dê forças, pois pra eu conseguir dormir tenho que tomar remédio para dormir, porque coça muito. Desejo melhoras para todos.

    ResponderExcluir
  147. Obrigado por seu depoimento, Alessandra. Desejamos melhoras.

    ResponderExcluir
  148. Boa tarde !! Olha também fui diagnosticada com pitiríase rósea de Gilbert eu o meu também está relacionando com o amoxicilina clavulanato de potássio pois foi após a faringite que tive e antibiótico que tomei 10 dias após desenvolvi ela !eu queria saber se o emocional,imunidade ,e alimentação pode ter haver com isso se tratando esses também ajuda no tratamento?

    ResponderExcluir
  149. Bom dia. Fatores emocionais não são a causa da doença, mas podem agravar o problema se não forem controlados. Convido que visite o site da Sociedade Brasileira de Dermatologia no setor público, onde há um texto com este tema. Segue o link:
    http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/pitiriase-rosea/54/
    Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  150. Também estou já faz quase 2 meses tem alguma pomada q ajude?

    ResponderExcluir
  151. Não entendi sua dúvida Por favor escreva para nosso e-mail informando mais detalhes para que possamos orientar de forma adequada Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  152. Boa tarde! Gostaria de saber se o quadro clínico apresentado na pitiriase pode ser confundido com o de outras doenças, a exemplo das lesões cutâneas comuns no caso de sífilis e HIV.

    ResponderExcluir
  153. Pitiríase rósea é uma doença eruptiva benigna que acomete a pele, sendo uma desordem comum em pessoas saudáveis, principalmente crianças e adultos jovens. É mais comum na primavera e outono, nos climas temperados. Contudo, pode ser mais frequente no verão em algumas outras regiões. Suas causas ainda não foram completamente elucidadas. O diagnóstico diferencial deve ser feito com outras doenças eruptivas, como por exemplo: dermatofitoses (micoses ou lesões fúngicas da pele), sífilis secundária, alergia medicamentosa, entre outros. HIV é um diagnóstico diferencial a ser pensado em casos atípicos. Gratos por sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  154. Anônimo5/2/18 12:02

    A pitiriase rosea, pode acompanharde dor de cabeça e dor no corpo persistindo com as coceira no braço na coxa e canela ?

    ResponderExcluir
  155. Boa tarde. Não é comum que a pitiríase rósea se acompanhe de sintomas gerais, além das lesões na pele. Para avaliar, é importante uma consulta com dermatologista para confirmação da suspeita clínica. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  156. Estou com os mesmos sintomas. Mês que vem meus exames ficam prontos.

    ResponderExcluir
  157. Bom dia meu nome é cintia apareceu a 15 dias uma macha na minha barriga e agora tem a aparecido outras pequenas com meio a pele mas áspera oque pode ser ?

    ResponderExcluir
  158. Cíntia Boa tarde. Sinto muito, mas não posso ajudar. Não é possível afirmar a causa da mancha que descreve sem examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Aconselho que procure atendimento médico tradicional na forma de uma consulta. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  159. Olá, quanto tempo durou a sua? Estou a 4 meses na luta e nada.... O que vc fez pra.sarar?

    ResponderExcluir
  160. Bom dia, Patty. Não entendemos sua pergunta Por favor reenvie. Obrigado por entrar em contato com o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  161. Boa noite! Estou com pitiríase rósea e gostaria de saber se posso fazer depilação a laser, ou seria melhor eu suspender as seções até a pitiríase sumir?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Não recomendo que faça a depilação sem antes comunicar ao médico que acompanha seu tratamento. É importante avaliar para opinar. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

      Excluir
  162. Meu email é: angelafreires12@gmail.comBom dia!Preciso muito de sua ajuda.A minha filha tem 19 anos , e faz 8 meses que começou a aparecer placas vermelhas no corpo dela. Já ficou inchado a boca , olho orelhą,lingua.São placas aparecem
    Mais depois somem.Ela não aguenta mais ,já passou no médico mais os remédios não resolvem nada.A alergia vai e volta e coça. Marquei alergista já. Será que é algo grave?Deus ajude que não. Me ajude por favor.Obg

    ResponderExcluir
  163. Angelita Boa noite Os dados enviados em seu relato não sugerem que sua filha tenha pitiríase rósea. Mas, para fazer diagnóstico é essencial examiná-la. Recomendo que a leve a uma consulta médica pessoalmente. Agradecemos seu contato com nosso blog.

    ResponderExcluir
  164. É um absurdo que nenhum pesquisador conseguiu ainda encontrar um remédio para acelerar o tratamento dessa doença porque alegar que é uma doença autolimitada que dura no máximo 3 meses para os pacientes é um truque médico. É um doença infernal que acaba com a paz do individuo porque a coceira é terrível principalmente a noite e esteticamente ela destrói sua autoestima já que as pessoas não sabem que doença é essa e se afastam de você.

    ResponderExcluir
  165. Saiba mais sobre Pitiríase Rósea !

    https://pityriaserosea.blogspot.com/2020/02/fui-ao-dermatologista-com-um-edema.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno