Pular para o conteúdo principal

Dermatite atópica: você não está só!


A Associação de Apoio à Dermatite Atópica - AADA foi criada em 1990 no Hospital das Clínicas em S. Paulo, com  objetivo de apoiar portadores de dermatite atópica e seus familiares na busca pela saúde. 

O trabalho da Associação é multidisciplinar, envolvendo médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e pedagogos, que juntos buscam a melhor abordagem a ser feita.

No Rio de Janeiro, o Setor de Alergia e Imunologia Dermatológica da Santa Casa da Misericórdia realiza reuniões mensais de apoio aos portadores de dermatite atópica e seus familiares, com a participação de médicos e de uma psicóloga.

Os objetivos destas reuniões são:
- ajudar a compreender o que é a dermatite atópica;
- promover a interação de diferentes pessoas com diferentes graus de comprometimento cutâneo;
- favorecer a relação entre elas e o grupo, seus familiares e a sociedade;
- facilitar a compreensão da importância dos aspectos psicológicos;
- melhorar a qualidade de vida do paciente e de sua família como um todo.

É gratificante acompanhar a mudança de comportamento do paciente em relação a sua auto-estima, a sua posição como um ser humano igual, capaz, incluído na sociedade e a relação do paciente com a família.
Por outro lado, para nós profissionais de saúde é imensurável a oportunidade que temos de aprender tanto com cada experiência de vida que estes pacientes dividem conosco.

AADA –RJ: Instituto Prof. Rubem David Azulay - Santa Casa da Misericórdia
Rua Santa Luzia, 206 (anfiteatro do Pavilhão São Miguel)
Reuniões mensais – última quinta-feira de 12:30h às 14:00h

Não há taxa para participar e não há necessidade de ser paciente do Serviço

Comentários

  1. mMnchas não são iguais em todas as pessoas. De acordo com seu tipo de pele e da intensidade da reação ocorrida, as manchas podem se acompanhar de maior ou menor acometimento cutâneo. Por isso, não há como prever se as manchas irão sumir através deste aconselhamento na internet, sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que peça ao seu médico para orientá-la. Agradecemos sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7/2/16 22:13

    Olá, tenho 15 anos e pela dermatite atópica fiquei cheia de cicatrizes roxas, eu estou desesperada, pois na minha escola aula de natação é obrigatória para pelo menos um bimestre e tenho muita vergonha por causa das cicatrizes, tem algo que eu possa fazer?

    ResponderExcluir
  3. Em primeiro lugar, é preciso estabelecer o tipo e o grau das manchas que descreve em sua pele. A base para o tratamento é utilizar hidratantes todos os dias, após o banho com sabonete suave. Existem tratamentos que podem amenizar manchas e cicatrizes, mas devem ser acompanhados pelo médico Medidas caseiras podem agravar o problema. Recomendo rever seu tratamento com o(a) médico(a). Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  4. Oieeu me chamo Léia, tenho dermartite desde muito pequena, agora tenho 14 anos, as minhas são na parte da bunda e eu queria saber, por que elas deixam manchas que me encomodam, então o que faço para elas sumirem?

    ResponderExcluir
  5. Leia: a base para o tratamento da dermatite atópica é a hidratação de sua pele. Contudo, manchas devem ser tratadas com orientação médica. O uso de medidas caseiras pode agravar o quadro. É preciso examinar sua pele para definir o tipo de mancha, o grau de acometimento da pele, para poder escolher o tratamento adequado. Hoje existem recursos modernos mas devem ser indicados de acordo com a necessidade de cada paciente. Obrigado pela participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, meu nome é Luna, tenho 26 e tenho dermatite atopica. Gostaria de indicação para alergista especialista no assunto no estado do Espírito Santo, onde moro. Se não houver, na cidade do Rio de Janeiro, onde tenho família. Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Luna: todo(a) médico(a) portador de título de especialista em Alergia e Imunologia está capacitado(a) para tratar a dermatite atópica. Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em sua cidade, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo1/5/16 20:36

    Ola, meu nome é Julia, gostaria de saber se baixa imunidade e dermatite atopica estão relacionados. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  9. Julia: o fato de ter dermatite atópica não significa que a pessoa terá também baixa imunidade. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo3/5/16 21:35

    Como demorei a diagnosticar a dermatite atopica, ela ficou mta séria, ou seja, nas minhas pernas ficaram mtas feridas, e dessas feridas ficaram mto manchadas, queria saber qual o melhor procedimento ou se existe um procedimento para retirá-las

    ResponderExcluir
  11. Sim, existe tratamento para manchas. Em primeiro lugar, é preciso estabelecer o tipo da mancha e o grau de acometimento da pele. A base para o tratamento é utilizar hidratantes todos os dias, após o banho com sabonete suave. Existem diversos tratamentos modernos que podem amenizar manchas e cicatrizes, alguns a base de cremes, outros utilizando técnicas de laser. Mas devem sempre ser acompanhados pelo médico, em consulta tradicional e feita pessoalmente para permitir o exame de sua pele. Recomendo procurar um especialista. Obrigado por sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  12. Olá.. Há algumas semanas atrás, notei que minha pela estava ficando rígida, não sabendo do que se tratava acabei deixando de lado. O problema se agravou, notei que possuo ceceiras e vermelhidão abaixo das axcilas e braços. Isso pode ser dermatite atópica? Grato pela atenção

    ResponderExcluir
  13. Luan: O seu relato não deixa claro que possa ser uma dermatite atópica. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  14. Francis Botelho20/6/16 09:46

    Bom dia! Meu nome é Fran
    Tenho 22 anos e ha alguns anos começou uma alergia em mim que não sabia do que e nem de onde era, nunca tive alergia de nada.. mais a partir de uns anos atras começou uma coceira nas mãos da qual coçava demais e forma umas bolinhas com um liquido transparente depois que começa a secar a pele descasca, mais essa coceira começou a se espalhar pelos braços, pernas e até no rosto até que procurei um médico.. Primeiramente fui em um hematologista mais não deu nada no sangue, depois procurei um dermatologista e ele me falou que era a dermatite atópica, mais a alergia melhorou por um tempo mais depois atacava direto, ai fui em uma alergista que não me resolveu nada e tenho essa alergia até hoje é insuportavel a coceira que dá quando ataca! Agora me indicaram a procurar um pneumologista,eles podem identificar alergias? os especialistas desta área podem ajudar no caso de dermatite?

    ResponderExcluir
  15. Fran: Boa noite. O portador de dermatite at´opica apresenta uma pele com características próprias, que a tornam diferente da pele de pessoas sem alergia. Há uma menor produção de gorduras naturais, que hidratam e protegem a pele do meio externo. Por isso a pele é mais seca, áspera e tende a coçar com muita facilidade, sendo mais suscetível a infecção por bactérias e fungos que a pele normal.Um dos objetivos do tratamento é melhorar a hidratação cutânea, sendo que o tipo de medicação será individual para cada caso, de acordo com o tipo e intensidade das lesões na pele. Entretanto, é preciso também que se tomem medidas para evitar o contato (por ingestão ou direto na pele) com as substâncias que causam a reação alérgica. O controle da coceira também é fundamental, para evitar que o ato de coçar irrite e aumente a agressão sobre a pele. a orientação do alergista é imprescindível a fim de descobrir quais os fatores agressivos à pele de cada pessoa e assim orientar cuidados específicos e individualizados.
    É fundamental detectar e evitar as agressões à pele, pois servem como “gatilhos” para aumentar a inflamação. Ou seja, cria-se um círculo viçioso, onde mais inflamação leva à mais coçeira, e o trauma da coçadura leva à mais inflamação da pele. O acompanhamento com alergista é fundamental para o sucesso do tratamento e deve incluir não apenas a pele, mas também o tratamento de outras manifestações atópicas do organismo, como por exemplo a rinite e a asma. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  16. Olá,meu nome é Marcela e tenho um filho que foi diagnosticado com dermatite atópica ele tem 4 meses,qual o melhor tratamento

    ResponderExcluir
  17. Marcela: Bom dia. A dermatite atópica é uma doença caractarizada pela tendencia genética alérgica (atópica). Por isso, o paciente (criança ou adulto) deve ser acompanhado por um(a) alergista, que analisará cada pessoa não apenas no ponto de vista cutâneo, mas de forma ampla, incluindo outras formas de alergia que porventura tenha. Um dos objetivos do tratamento é melhorar a hidratação cutânea, sendo que o tipo de medicação será individual para cada caso, de acordo com o tipo e intensidade das lesões na pele. Entretanto, é preciso também que se tomem medidas para evitar o contato (por ingestão ou direto na pele) com as substâncias que causam a reação alérgica. O controle da coceira também é fundamental, para evitar que o ato de coçar irrite e aumente a agressão sobre a pele.
    É fundamental detectar e evitar as agressões à pele, pois servem como “gatilhos” para aumentar a inflamação. Ou seja, cria-se um círculo vicioso, onde mais inflamação leva à mais coceira, e o trauma da coçadura leva à mais inflamação da pele. O melhor tratamento portanto, deve ser feito sob medida, de acordo com as características e necessidades de cada pessoa. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  18. O que me dizem da ciclosporina, alguem ja usou?

    ResponderExcluir
  19. Ciclosporina é um imunossupressor. Esta medicação tem indicação limitada devido ao grande número de efeitos colaterais indesejáveis. Por isso, seu uso deve ser acompanhado da avaliação da função hepática, renal, da pressão arterial e sempre monitorado pelo médico especialista. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  20. Meu nome e Giovana e quero pede ajuda por conta da DA,sofro desde quando tomei sangue quando pequena e queria sabe se eu posso toma uma injeção que tem tipo de "cura" para isso,já passei por quase todos os tipos de médicos que tratam a DA e sempre melhoro no começo e volta tudo ao normal depois de uma semana.Tenho alergia por todo meu corpo que chegar a fica pitiu meu quarto minhas roupas e não sei o que fazer. Não tenho mas esperança de fica uma menina normal.

    ResponderExcluir
  21. Giovana: desconheço uma injeção que cure de forma definitiva a dermatite atópica. É uma doença complexa e multifatorial, ou seja, onde vários fatores podem influenciar. É relacionada a interação de defeitos genéticos (da própria pele e alergia hereditária) e de fatores ambientais. Antígenos inalantes (ex: ácaros da poeira), frequentemente, participam e amplificam o processo inflamatório da pele, associados ou não à alergias respiratórias (asma; rinite; conjuntivite). Assim, identificados esses antígenos por testes alérgicos, é possível, em muitos pacientes, obter melhora sintomática da DA através da imunoterapia (vacinas) sempre em associação à outras medidas de controle da doença. Recomendo que entre em contato com a AADA.
    A AADA disponibiliza no seu site (www.aada.org.br) os telefones de contato de suas regionais:
    S Paulo: (11) 3079-3053
    Rio de Janeiro (21) 2220-1928 (Junia)
    Porto Alegre 51) 3395-5716
    Belo Horizonte (31) 3409-9562 das 8 às 13 hrs
    Goiânia (62) 3241-5838
    Santo André 11) 4992-1777 (Regina ou Raquel)
    Guarulhos (11) 2409-8209 (Selma ou Mariane) e
    Brasília (61) 30258436 (Cida)
    Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  22. Meu caso é igual o seu, vejo que tem bastante tempo que postou essa pergunta, venho lhe perguntar se você conseguiu tratar as manchas?

    ResponderExcluir
  23. Bom dia. Recebemos seu contato, mas não foi possível entender o que deseja saber. Por favor, reenvie com mais detalhes ao e-mail> blogdalergia@gmail.com para que possamos orientar de forma adequada.

    ResponderExcluir
  24. Meu netinho tem 8 meses e desde os 3 meses tem dermatite atopica fizemos vários exames de sangue com o alergista para saber se além do pó e do ácaro ele tem maisbalguma alergia ele não está indo na creche por causa das crises, já não sabemos mais o que fazer gostaria de saber se existe algum medicamento para aliviar as coceira pois ele só tem 8 meses os médicos não querem receitar utilizo qdo esta muito forte o corticóide mas infelizmente e a única coisa que alivia os machucados, queria saber se alguma erva caseira faria efeito obrigada

    ResponderExcluir
  25. Guaciara: não recomendo uso de ervas pois algumas podem causar dano à pele e agravar a dermatite do seu netinho. Porém, não tenho condições para emitir um parecer sem examiná-lo pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ

    ResponderExcluir
  26. Boa noite, minha filha tem dermatite atopica desde os 3 anos de idade, sempre fez tratamentos com hidratantes e corticosteróides, mas hoje ela está com 22 anos e a doença se agravou mais, inclusive foi diagnosticada com (eritema nodoso) paniculite devido a inflamação da pele, gostaria de saber como tratá-la, por favor me ajude, obrigada

    ResponderExcluir
  27. Boa noite. Para atender sua solicitação e indicar como tratar a pele de sua filha, só mesmo examinando pessoalmente. Você não informou em que cidade mora, mas é importante o apoio de especialistas na orientação e cuidado. Para isso, encaminho que procure um local especializado no tratamento de alergia ara orientar de forma adequada e segura.
    A AADA disponibiliza no seu site (www.aada.org.br) os telefones de contato de suas regionais:
    S Paulo: (11) 3079-3053
    Rio de Janeiro (21) 2220-1928 (Junia)
    Porto Alegre 51) 3395-5716
    Belo Horizonte (31) 3409-9562 das 8 às 13 hrs
    Goiânia (62) 3241-5838
    Santo André 11) 4992-1777 (Regina ou Raquel)
    Guarulhos (11) 2409-8209 (Selma ou Mariane) e
    Brasília (61) 30258436 (Cida)
    Obrigado por visitar o nosso Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  28. Olá, eu tenho uma filha que 1 ano e 1 mês que descobri a pouco sobre a dermatite atópica, que venho tentando descobrir desde os 6 meses. Não conheço muito sobre o assunto, mas pelo que eu li, vi que não era bom ir pra praia. Talvez por que tende a soar? Ou por que o calor resseca a pela? Ou por que os raios solares não fazem bem pra ninguém, principalmente pra aqueles que têm dermatite atópica? Ou todas essas perguntas que eu listei, teria um efeito positivo? Já que vocês estao falando que é bom sim ir pra praia, que até melhora, mas com o cuidado, passando protetor solar.

    ResponderExcluir
  29. A praia pode ser benéfica para a dermatite atópica. Mas esta afirmação não é igual para todos os pacientes, pois depende do tipo e da gravidade das lesões. Recomendo que entre em contato com o(a) alergista que trata de sua filha para que seja orientada de forma adequada e segura. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  30. Olá sou leticia tenho 13 anos é tenho dermatite atopica desde de 1 ano de idade , ultimamente tenho ficando com manchas brancas no meu rosto fazendo assim que alguns partes fique escura minha dermatologista falou que vai sair mais gostaria de saber quanto tempo vai demorar

    ResponderExcluir
  31. Letícia: gostaria de poder ajudá-la, mas não é possível afirmar quanto tempo vai demorar para que as manchas desapareçam sem te examinar. Manchas não são iguais em todas as pessoas. De acordo com seu tipo de pele e da intensidade da dermatite atópica, as manchas podem se acompanhar de maior ou menor acometimento cutâneo.
    Aconselho que peça à sua dermatologista para orientá-la. Agradecemos sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  32. Oi meu nome é jennifer tenho dermatite atópica desde bebezinha fiz tratamento até os 10 anos,e tem muito tempo que ela não veem ,hoje eu to com 14 anos e queria muito colocar um pincer na lingua, queria saber se tem problema,se pode causa alguma coisa

    ResponderExcluir
  33. Oi meu nome é jennifer tenho dermatite atópica desde bebezinha fiz tratamento até os 10 anos,e tem muito tempo que ela não veem ,hoje eu to com 14 anos e queria muito colocar um pincer na lingua, queria saber se tem problema,se pode causa alguma coisa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno