Pular para o conteúdo principal

Imunoterapia ou vacina para alergia - dúvida do leitor

Eu queria saber mais sobre as vacinas para alergia. Vocês poderiam me explicar?


Imunoterapia, também conhecida como vacina para alergia, é uma forma de tratamento que visa diminuir a sensibilidade aos alérgenos, ou seja, substâncias que podem provocar sintomas de alergia quando uma pessoa alérgica é exposta a eles, como por exemplo, a poeira, ácaros, mofo, etc. Se você sofre de asma, rinite, conjuntivite e alergia a picada de insetos, você pode se beneficiar com a imunoterapia.


Para saber se há indicação para uso de vacinas, o alergista fará um teste alérgico para ajudar a determinar exatamente o que está causando a alergia. Um teste de alergia consiste em colocar pequenas quantidades de alérgenos em sua pele e ver qual deles vai reagir. Ou ainda, pode decidir fazer um exame de sangue, como o teste de RAST ou teste Immunocap.


A imunoterapia é feita através da aplicação por via subcutânea ou por via sublingual de quantidades crescentes do alérgeno, com objetivo de provocar uma reação imunológica, fazendo com que o seu corpo responda através do desenvolvimento de imunidade ou tolerância. Como resultado do tratamento, os sintomas da alergia diminuem quando você for exposto a este alérgeno no futuro.


O tratamento com vacinas para alergia tem duas fases:
1. Fase de indução: É o início do tratamento. Trata-se de receber injeções com quantidades crescentes de alérgenos de uma a duas vezes por semana, a duração desta fase geralmente varia de três a seis meses.
2. Fase de manutenção: É a segunda etapa e começa quando a dose terapêutica eficaz for alcançada, ou seja, a maior concentração de alérgeno tolerada dependendo do seu nível de sensibilidade. Durante a fase de manutenção, o intervalo entre as doses pode variar de duas a quatro semanas. Seu alergista é que deve decidir qual o melhor intervalo para você.


Mesmo na primeira fase, já se verifica uma melhora substancial dos sintomas. Em alguns casos a melhora pode ser mais lenta.


Mas, o tratamento pode não atingir a resposta desejada. A ausência de resposta à imunoterapia pode ser devido a vários fatores, tais como:


- Dose insuficiente do alérgeno na vacina.
- Alérgenos não identificados durante a avaliação da sensibilidade alérgica.
- Altos níveis de alérgenos no ambiente (ou seja, controle ambiental inadequado).
- Exposição significativa a substâncias irritantes (por exemplo, a fumaça de cigarro).
- Irregularidade na aplicação das doses, principalmente causada pela dificuldade de aderência, devido ao longo período de tratamento.


Em geral o tratamento de manutenção é continuado por um período de três a cinco anos, normalmente levando a uma remissão duradoura dos sintomas de alergia.


A imunoterapia é um tratamento seguro e as reações indesejáveis raras, mas podem ocorrer
- Reações locais: são as mais comuns. São leves e incluem vermelhidão e inchaço no local da injeção. Isso pode acontecer imediatamente ou várias horas após a aplicação. Converse com o médico caso ocorram, mas nem sempre será necessário interromper o tratamento.
- Reações sistêmicas: são as mais raras. Os sintomas podem variar desde espirros, congestão nasal, urticária até reações mais graves, como a anafilaxia, que se manifesta como inchaço na garganta, chiado ou aperto no peito, náuseas e tontura. Estas reações ocorrem normalmente dentro de 30 minutos após a aplicação da dose da vacina e necessitam de tratamento imediato. O tratamento com imunoterapia deverá ser interrompido até uma nova avaliação.


A imunoterapia, associada ao controle do ambiente, é a melhor forma de se obter o controle dos sintomas alérgicos além de prevenir a progressão da doença para quadros mais graves.

Comentários

  1. Boa noite, Marcelo. Como qualquer medicação, a validade dos componentes da Imunoterapia deve ser respeitada. Se você notou esse problema, entre em contato com o Alergista e/ou Clínica de Alergia responsável para que lhe expliquem como deve proceder. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2/5/15 16:32

    Boa tarde!
    Após diagnosticado alergia a ácaros e a poeira. Minha filha de 4 anos de idade começou a tomar a vacina sublingual. Logo após a primeira dose, ela começou a ter espirros frequentes. Esse tipo de reação é considerada normal ou é necessário interromper o tratamento e procurar o alergista ?

    ResponderExcluir
  3. O espirros podem ser sintomas de que a alergia não está controlada adequadamente. Mas, também podem indicar uma reação à imunoterapia. Aconselho que entre em contato com o alergista que trata de ua filha e peça que oriente. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  4. bom dia!
    Onde posso encontrar esse tratamento de imunoterapia em Porto Alegre? Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Em geral a imunoterapia (vacina de alergia) é preparada pelo (a) próprio(a) médico(a) alergista. Contudo, alguns hospitais da rede pública oferecem o tratamento. Aconselho que se informe junto à secretaria municipal de saúde sobre os locais que disponibilizam o tratamento em sua cidade, Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  6. Ola gostaria de saber se meu filho tem alergia por que toda vez que ele toma vacinas ele fica com a pele toda irritada a ultima que ele tomou da gripe ele ficou com uma mancha enorme onde foi aplicada a vacina obrigada boa noite

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, mei irmão começou o tratamento de inmunoterapia, e ao fazer uma aplicação esqueceu a vacina geladeira por 4 hora, esse fato causa a perda da vacina?

    ResponderExcluir
  8. O seu relato não sugere que seja uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar o vaso do seu filho de forma criteriosa e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  9. adorei o blog, mais continuo com duvidas. minha filha toma vacina sub- lingual para ácaros, ela pode tomar fazer o uso de prednisolona?

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, geralmente esse horario não tras problema, porém, entre em contato com o médico que prescreveu para lhe orientar. obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  11. O fato de estar em uso da imunoterapia (vacina para alergia) não impede que sua filha faça uso da prednisolona, sempre sob orientação médica.Agradecemos suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  12. Tenho alergia a àcaro poeira,tomo vacina toda semana,mas agora que a dose saiu de 0,4 para 0,5 sentir a sensação de falta de ar pode ser pela vacina ,hoje faz 4dias que tomei a vacina

    ResponderExcluir
  13. O seu relato não deixa claro que a sensação de falta de ar seja uma reação adversa da imunoterapia (vacina para alergia).alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Sugiro que retorne ao alergista para que seja possível avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  14. bom dia!! achei super util seu blog, mas tenho uma duvida: comecei a fazer um tratamento com inalantes+bacteriana o medico disse que o tempo do tratamento varia de 3 a 5 anos,infelizmente tive que mudar de medico logo na primeira fase e continuei as vacinas porem a medica disse que o tratamento que ela faz dura no maximo 1 ano , gostaria de saber se isso é possivel ja que a maioria dos medicos indicam o tratamento por mais tempo?? desde ja obg.

    ResponderExcluir
  15. Patrícia: a resolução normativa de imunoterapia publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro de 16/04/2002: 34 - Parte V diz
    " Nos pacientes com boa resposta clínica com a imunoterapia alérgeno-específica o tratamento deverá ser mantido por dois a quatro anos. A dose ótima de manutenção é variável, devendo ser estabelecida a cada caso". Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, minha filha tem 3 anos e 11 meses, e desde o mes de fevereiro desse ano já teve três crises de sinusite e uma de rinite, ela sempre teve uma saúde de ferro, começou a ira para escola este ano e depois disso não teve mais saúde, levamos ela ao pneumologista porque estava com muita tosse, e alternava com tosse seca e com catarro, na consulta ele pediu exames de rx que mostrou rinite e sinusite e foi indicado o tratamento com vacinas de alergia, gostaria de saber se esse procedimento está certo, estamos preocupado com a saúde dela, preciso de ajuda, obrigado!

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde. Isso é um quadro que costuma acontecer com as crianças, o fato de aumentar o círculo social ser o desencadeante para quadros respiratórios de repetição. Porém, não são todas as crianças que apresentam esse quadro por conta de alergia. A Imunoterapia, vacina de alergia, ela é indicada quando há a evidência de doença alérgica. Procure um especialista, para que vocês recebam as orientações de como tratá-la e possam retirar todas as dúvidas a respeito do que ela vem apresentando. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  18. Estou gravida de 3 meses estava tomando vacina 3 serie vai fazer mal ou feto

    ResponderExcluir
  19. A vacina não causa dano ao bebê. Aconselho que comunique ao(à) seu (sua) alergista que você está grávida,para que seja orientada de forma segura e adequada. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  20. Gostaria de saber se é comum reter líquido fazendo uso da vacina contra cândida. Iniciei há 3meses e tenho percebido muito inchaço no corpo. Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  21. A imunoterapia (vacina para alergia) não causa retenção líquida. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde, meu filho encerrou o ciclo do primeiro frasco da vacina e já recebi o segundo, mas como a médica está de férias a secretária dela que entregou com a guia de acompanhamento, sendo que a segunda guia veio igual a primeira, começando em 1 novamente e não continuando (ele já está em 5), isto está correto? Estou com medo e retardar o tto.

    ResponderExcluir
  23. De uma maneira geral, ao se iniciar uma nova fase da imunoterapia, reinicia-se com a dose menor. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  24. Olá, meu filho tem rinite alérgica e alergia medicamentosa. A imunoterapia so tem resposta para a rinite alérgica? Qual tratamento para alergia medicamentosa, descobrimos a alergia quando ele tomou o paracetamol, dipirona e ibuprufeno acho que e assim a escrita. E fez o teste e infelizmente ele tem essa alergia. Se fica gripado e com febr, garganta inflamada ja e um desespero. ..ele so toma um remédio honeopata chamado Belladona e a febre não passa, mas, faz ele suar e desce uns graus. E volta novamente. Enfim, nos medicos que fui disseram que nao tem cura. Realmente nao existe nengum tratamento para alergia medicamentosa?

    ResponderExcluir
  25. Anderson: a imunoterapia não atua na alergia medicamentosa. É preciso suspender o uso. Aconselho que leve seu filho a um(a) alergista para que sejam orientadas medicações alternativas e seguras para combate à dor. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  26. Olá, já estou no 3o frasco e desde que comecei, sinto dores no peito e as vezes náuseas. Não só no dia de aplicação, mas todos os dias. As vezes some e aparece denovo. Já procurei um cardiologista, mas os exames não deu em nada.

    ResponderExcluir
  27. Ana Carolina: a vacina para alergia (imunoterapia com alérgenos) não provoca dores no peito. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  28. ola, tenho renite alergica desde pequena, sai muco na garganta o tempo todo e alem do mais com cheiro fédido, gostaria de saber se o tratamento imunoterapia resolveria ?

    ResponderExcluir
  29. Olá, comecei o tratamento da vacina, até agora só tomei 2 doses, serão 5, uma em cada semana, aumentando a dose de semana em semana. Na primeira aplicação senti falta de ar, quando voltei para a segunda me queixei disso com o alergista, ele disse que a vacina não causa falta de ar (tenho asma). Após a segunda aplicação não senti nada, mas estou com medo de prosseguir com o tratamento. O que você me aconselha?

    ResponderExcluir
  30. Não é possível afirmar se a rinite alérgica é a causa do mau odor que descreve sem examinar pessoalmente. Você deve entrar em contato com o seu médico alergista e solicitar que a oriente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite Alérgica. . Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  31. Meu filho tem dois anos e tem alergia a leite de vaca corantes, poeira, pelos. Foi feito o tratamento com citirezine, cetotifeno, clenil e busunida durante seis meses, mas quando parou a medicação começou a irritação na pele e as coceiras. O alergista reccomedou que caso a medicação não resolvesse iniciasse a imunoterapia sublingual. Estou com algumas dúvudas:
    1- Essa imunoterapia também trata da alergia alimentar?
    2- É realmente necessário esse tratamento com a imunoterapia? O que pode acontecer se não faze-lo?
    3-Essa irritação na pele é proveniente de uma alergia alimentar ou outro tipo?

    ResponderExcluir
  32. Olá bom dia!!! Eu sofro de rinite crônica e faço tratamento com vacina e spray nasal de budesonida. Acordava todos os dias com forte corisa, espirros s tosse. Depois que iniciei o tratamento quase não ocorre mais!!!! Minha duvida é meu filho que tem 2 anos e 4 meses. Ele depois que nos mudamos para a cidade há cerca de 5 meses vem tendo episódios repetidos de corisa e espirros e eventualmente coceira nos olhos na hora que acorda e alguns minutos após some!!! Acredito que ele também tenha rinite, ja que alem dos sintomas, eu e o pai temos. Com essa idade ja podemos iniciar a vacina?? E tem um nivel de sensibilização específico para a vacina ou a determinação do diagnostico já é suficiente???
    Obrigado

    ResponderExcluir
  33. Crianças com a idade de seu filho pode fazer tratamento com vacinas para alergia desde que o diagnóstico seja definido e haja uma indicação precisa do(a) médico(a) alergista. Convido que escreva para nosso e-mail e enviaremos para você uma cópia do livro sobre a Rinite "É mais feliz quem respira pelo nariz" Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  34. Olá, tenho três tipos de alergia: renite alérgica, conjuntivite alérgica e alergia na pele. Todas elas são crônicas e se irritam com tudo. Fui diagnósticada aos 9 anos, seis anos atrás. E agora, com 15 anos as crises alérgicas só têm aumentado o que é justamente o oposto do que meu alergista disse. Ele disse que as crises iriam ficar mais leve, já que na época em que fui diagnosticada minha sensibilidade era maior. Fiz várias pesquisas e seu blog me ajudou muito pois esclareceu várias dúvidas que eu tinha. Conversei com meus pais e já marcamos a consulta com o alergista. Estamos pensando em fazer o tratamento com a imunoterapia. O que vocês aconselham? Desde já, estou grata.

    ResponderExcluir
  35. Olá Samara Talita, boa noite. O tratamento com imunoterapia é indicado em alguns tipos de doenças alérgicas, e pela sua história, você parece ser candidata a tal. Converse com seu médico, tire suas dúvidas, sinta-se segura no tratamento que está disposta a iniciar. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  36. Há alguns anos atrás, o tratamento com vacinas (imunoterapia com alérgenos) só podia ser iniciado após 5 anos de idade. Hoje, modernos estudos indicam que o tratamento pode ser feito mesmo em crianças pequenas desde que a indicação seja comprovada pelo (a) alergista. Aconselho que leve seu filho para uma consulta onde seus dados clínicos serão avaliados, sendo possível uma indicação precisa do tratamento para seu caso. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  37. Meu filho sempre teve bronquite desde pequeno, porém ficou uns 4 anos sem atacar , mas depois desencadeou a rinite alérgica, fizemos o exame cutâneo e deu que é alérgico a ácaros, a pediatra propôs fazer as vacinas imunológica e começamos a fazer , esta na primeira etapa e tomou a 4 vacina uma por semana , mas desde então a da primeira ele está sempre chiando , dando crise de bronquite e muita tosse, é reação da vacina? Me ajudem estou desesperada por favor! Agradecida desde já.

    ResponderExcluir
  38. Olá, gostaria de saber se a vacina Extralerg SL 1ª, 2ª e 3ª séries podem causar coceiras no couro cabeludo também. Já passei por um dermatologista e ele não encontrou nenhum motivo aparente. Só receitou o shampoo Cetoconazol que foi inútil. Vi na bula que poderia dar algumas coceiras e vermelhidões no corpo, que não acorreram comigo. Estou na 3ª série e comecei a notar após a 2ª série. PS: Parabéns pelo Blog

    ResponderExcluir
  39. Adilson: a coceira em couro cabeludo não é um efeito colateral descrito com o produto citado. Obrigado por visitar nosso blog e pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário. Aproveito a oportunidade para convidar você a assinar nosso blog e receber gratuitamente nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde! Moro em Recife. Gostaria de saber onde encontro a vacina sublingual insetvac.

    ResponderExcluir
  41. Não sei informar onde poderá adquirir em sua cidade a vacina que solicita. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  42. Thalita Furlan: o seu relato não deixa claro que possa ser um caso de reação à vacina (imunoterapia com alérgenos). E, para fazer o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Por isso, aconselho retorne com seu filho ao alergista para que seja reavaliado e definido o diagnóstico e a causa dos seus sintomas.
    Gratos por sua visita ao nosso blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  43. Boa noite, minha filha faz tratamento com vacina para ácaros mix e comecou hoje o segundo frasco, ela deveria injetar 0,1 ml só que erraram e colocaram 0,5 ml o que devo fazer ?

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde. Reações são dependentes das diluições e dos extratos utilizados. Entre em contato com o (a) médico(a) assistente.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  45. Geralmente quando eu bebo bebidas alcoólicas, tenho coceiras pelo corpo. Estou prestes a começar o tratamento com a vacina e meu médico disse que eu não iria poder ingerir bebida alcoolica durante o tratamento. Mas como o tratamento é longo e eu gosto de, as vezes, ingerir bebidas alcoolicas, pode afetar o tratamento?

    ResponderExcluir
  46. bom dia. A bebida alcoólica não impede o uso da imunoterapia, porém neste caso, você deve conversar com seu médico a respeito de outras medicações que ele possa vir a usar, e se essas tem alguma interação com o álcool. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  47. B noite.tomei a primeira doze da vacina e já acabou .então ta demorando vir a outra doze .isso pode da problema

    ResponderExcluir
  48. Boa noite. Entre em contato com seu médico(a). Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  49. Otimo..adorei muito simple p entender! Gostaria de saber se vcs ae sabem um local aqui em bh que essa vacina tem um preço maia acessível? ? Obrigada

    ResponderExcluir
  50. Zilpaa: desconheço os locais de tratamento em sua cidade. Você pode se informar na Secretaria Municipal de Saúde, na Associação Médica MG ou mesmo junto à regional da ASBAI em Minas Gerais, em BH. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  51. Minha esposa tem alergia a poeira,ácaros e fungos e teve muito contato com poeira,ela não para de tossir.
    O que posso fazer pra aliviar a respiração dela ?

    ResponderExcluir
  52. Faço tratamento no filho com imunoterapia oral e não houve melhora nenhuma, o que faço?

    ResponderExcluir
  53. Thiago: O Blog da Alergia obedece a norma do Conselho de Medicina: não é permitido prescrever ou mesmo indicar nomes de medicamentos pela internet. Para medicar, é essencial examinar o paciente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  54. Boa noite meu nome e Raquel Belém o alergista passou para o meu filho a vacina AR fase1 ele tem alergia à tudo o que consta no teste
    Gostaria de saber onde posso fazer essa vaciana mas em conta


    ResponderExcluir
  55. Raquel: desconheço a formulação da vacina, para que possa orientá-la. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  56. Se seu filho está fazendo o tratamento e não está melhorando, é recomendado que retorne para uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu filho, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  57. Olá tenho tenho renite e o médico me indicou usar a vacina paxoral 7,0 mas muitas pessoas dizem q engorda e verdade?

    ResponderExcluir
  58. Juliana: não há relatos na literatura de ganho de peso corporal como efeito adverso do produto citado. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  59. Olá, tenho 35 anos e fui diagnosticado com rinite a 2 anos. Geralmente quando estou com processo inflamatorio coincide também uma dificuldade de me concentrar ao longo do dia. Gostaria de saber se este sintoma pode ocorrer em alguém com a rinite?

    ResponderExcluir
  60. A rinite parece uma doença simples, mas pode provocar muito desconforto. A repetição dos sintomas (espirros, coriza, congestão e coceira nasal) pode interferir no sono e no descanso, bem como alterar o rendimento no trabalho e na escola durante o dia. Aconselho que entre em contato com o(a) alergista para avaliar se é o seu caso. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e receba uma cópia do livro sobre a Rinite Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  61. Bom dia! Parabéns pelo blog, está me ajudando muito.
    Fui à um alergista e ele recomendou o tratamento com vacinas . Ele fez o teste e acusou grande alergia aos ácaros.
    Fui informada que as vacinas só podem ser aplicadas no consultório, ou seja, não podem ser receitadas para serem aplicadas na farmácia. Isso é verdade?
    E outra dúvida, se o tratamento for interrompido, pode ocorrer alguma reação ou a rinite piorar?

    Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  62. Anônimo3/2/16 15:24

    Olá, começei a fazer a imunoterapia, tenho 32 anos. Me disseram que a vacina sublingual tem a mesma eficácia do que a injetada com a vantagem de se fazer o uso em casa, é isso mesmo?

    ResponderExcluir
  63. A imunoterapia com alérgenos deve ser preferencialmente aplicada no consultório, mas também pode ser feita à distância sob supervisão. A interrupção do tratamento interfere no resultado do tratamento e colabora na piora da rinite. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  64. A imunoterapia, vacina para ácaros, em adultos, tem a mesma eficácia tanto na forma sublingual como na forma intravenosa? Tem alguma diferença no resultado, como tempo de tratamento, duração da proteção?

    ResponderExcluir
  65. As vacinas sublinguais em gotas ou em comprimidos são tão eficazes quanto as injetáveis e mais seguras por causarem menos reações . Estão indicadas para tratamento de asma, rinite alérgica e dermatite atópica. A vantagem sobre as injetáveis está no conforto e por permitirem ser administradas em domicílio, não havendo necessidade de deslocamento ao consultório médico como as injetáveis requerem. São eficazes no tratamento de alergia a polens e aos ácaros da poeira domiciliar, mas em doses altas de alérgenos padronizados. Leia mais sobre este tema no site da ASBAI: http://www.sbai.org.br/secao.asp?s=81&id=852 Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  66. Olá!
    Eu fui diagnosticado com rinite quando criança, mas nunca me tratei e acabei me acostumando as contantes crises, nunca soube o que é respirar perfeitamente. Kk
    Mas cerca de 2 anos as otites começaram a aparecer e eu tratei as dores com nimesulida, acabei de passar por mais uma crise rotineira que afetou meu ouvido, mas dessa vez a otite não melhora com o antiflamatório, persiste faz uma semana c constantes estralos, sensações de eco e dores, me incapacitando de bocejar e fazer atividades físicas, decidi tratar a otite com o otorrino e decidi tamném pôr um basta na rinite, quero iniciar o tratamento com rinite mas após ler nos comentários as diversas reações desagradáveis fiquei receioso, devo me preocupar em ter reações desagradáveis? E as vacinas são aplicadas no consultório ou em casa mesmo? Quanto tempo após o início do tratamento é possível ver melhoras? Pois normalmente tenho crises a cada 2 meses.

    ResponderExcluir
  67. Ola minha filha tem 6 anos e é muito alergica repetimos os exames de alergia todos deram menor 0.5 exceto poeira caseira deu maior 100 ku e inalantes maior 100 ku, o que devo fazer

    ResponderExcluir
  68. Fiz os testes alergicos minha filha, e descobrimos que a alergia de é inalantes; poeira, fungos,pelos de gatos e ácaros. Qual melhor tratamento ???

    ResponderExcluir
  69. Davi: o tratamento da alergia é definido pelo(a) alergista após análise clínica de cada paciente, exame físico, exames complementares e testes alérgicos. A simples análise do resultado do teste não permite afirmar qual será a melhor escxolha de tratamento para sua filha. E, vale ressaltar que o tratamento é sempre feito em conjunto: medicamentos (para alívio e para controle da doença) + medidas de controle dos fatores agravantes + imunoterapia (nos casos de alergia respiratória) e medidas educativas. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  70. Gostaria de saber qual a vacina que é dada para tratar candidíase?

    ResponderExcluir
  71. Conforme as vias de administração mais comuns, as vacinas podem ser subcutâneas ou sublinguais. A escolha da via é responsabilidade do médico e depende de fatores como: o tipo de alérgeno, o conforto e outras questões relacionadas ao paciente.
    Ítalo: A vacina via subcutânea profunda é segura e pode ser aplicada no consultório, hospitais, clínicas e por profissionais da saúde. As primeiras fases são de indução e depois seguidas pelas fases de manutenção. A imunoterapia permite o controle da doença e evita as crises da rinite alérgica. A melhora inicial pode ser bem grande. Após alguns meses de vacinação, o paciente pode ficar assintomático, mas a interrupção precoce da imunoterapia pode levar ao retorno dos sintomas, imediatamente ou algum tempo depois. O término da imunoterapia é ditado pela ausência de sintomas por um ou dois anos, em uso da vacina. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  72. Cristina: A dosagem da IgE específica pode persistir elevada mesmo após melhora ou remissão da alergia. Outra coisa: níveis altos não têm relação direta com a gravidade da doença. Assim, não se deve avaliar a alergia de uma criança baseado apenas no resultado deste exame.
    Existem muitos outros fatores envolvidos nas alergias, além da IgE. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  73. Olá gostaria de saber quais são os efeitos colaterais da imunoterapia.

    ResponderExcluir
  74. Bom dia. Não há um tratamento padrão de imunoterapia ( vacina ) para Candidíase, eles variam de acordo com o quadro e o mecanismo imunológico envolvido. Procure um especialista. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  75. Bom dia.
    A imunoterapia é um tratamento seguro e com efeitos colaterais raros, mas podem ocorrer
    - Reações locais: são as mais comuns. São leves e incluem vermelhidão e inchaço no local da injeção. Isso pode acontecer imediatamente ou várias horas após a aplicação. Converse com o médico caso ocorram, mas nem sempre será necessário interromper o tratamento.
    - Reações sistêmicas: são as mais raras. Os sintomas podem variar desde espirros, congestão nasal, urticária até reações mais graves, como a anafilaxia, que se manifesta como inchaço na garganta, chiado ou aperto no peito, náuseas e tontura. Estas reações ocorrem normalmente dentro de 30 minutos após a aplicação da dose da vacina e necessitam de tratamento imediato. O tratamento com imunoterapia deverá ser interrompido até uma nova avaliação.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  76. Boa tarde, vou iniciar amanha o tratamento mais gostaria de saber se ingerir bebida alcoolica tem algum problema? No mesmo periodo do tratamento

    ResponderExcluir
  77. Wiliam: a ingestão moderada de bebida alcoólica não está contraindicada durante o tratamento com as vacinas de alergia. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  78. Doutores, minha filha de 8 anos faz o tratamento com vacinas 1 x por semana no IAMSP, em razão da alergia a pó, ácaraos etc. não consigo falar com a médica dela e estou muito preocupado com este surto de gripe h1n1 em São Paulo. Preciso urgente saber se ela pode tomar a vacina contra a gripe h1n1. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  79. Hiram: os dados que envia não são suficientes para que eu possa afirmar se sua filha tem alguma contraindicação para fazer a vacina H1N1 Avaliar pela internet pode gerar erro. Se não for possível falar com o alergista, fale com o pediatra que trata dela. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  80. Boa tarde!

    Tive uma crise de rinite grave, tive que operar com urgência as conchas inferiores estou no 20 dia cirurgia estou com o nariz bem inchado ainda, segunda feira que vem vou passar com minha alergista meu exame de alergia deu 3,41 KUA/L para Blomia tropicalis, meu IgE imunoglobulina total 137,0 KU/L e no Hemograma Monócitos deu 13,7 % e 670 /ul e o Eosinófilos 6,1 % e 298 /ul eu li que estes tão um pouco altos, a dez anos fiz tratamento com uma vacina alemã para imunoterapia melhorei bastante, será que vou precisar fazer novamente as aplicações? tem algum problema começar a fazer as aplicações com a mucosa nasal inflamada do pós operatório ? o médico que operou meu nariz disse que a inflamação aumenta após a cirurgia e com o tempo que vai melhorando isto é verdade? fiz uma limpeza ontem no nariz ele retirou uma crosta igual que se forma em cicatrizes de quando ralamos á perna, mais estou com muita dificuldade para respirar pelo nariz ainda pois esta bem inchado por dentro! Obrigado

    ResponderExcluir
  81. Olá, gostaria de saber quais os estudos que comprovam a eficácia das vacinas específicas para po, alergia e ácaro (PAF).
    Abraços!

    ResponderExcluir
  82. Rafael: os dados enviados em seu relato sugerem que você tenha benefício com o tratamento com vacinas para alergia (imunoterapia específica com alérgenos). Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  83. Alexandre: a imunoterapia com alérgenos é uma medicação comprovada, com inumeros trabalhos científicos e que já completou 100 anos. Aconselho que visite o site da Associação Brasileira de Alergia, onde poderá encontrar muitas informações sobre este tema. Leia:
    http://www.sbai.org.br/secao.asp?s=81&id=298
    Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  84. Ola comecei i tratamento com as vacinas ontem e minha dúvida é o acondicionamento das vacinas na geladeira da minha casa. O médico me preparou a vacina e me entregou dentro de uma caixinha de isopor para levar pra casa e tomar as posteriores, disse que bastava deixar dentro da caixinha de isopor dentro da geladeira. É assim mesmo ou seria bom por umas pedras de gelo dentro da caixinha de isopor?

    ResponderExcluir
  85. Mariana: a vacina deve ser conservada em geladeira comum, do tipo doméstico. Obrigada por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  86. Boa noite, preciso muito de ajuda. A minha filha iniciou o primeiro ciclo do tratamento de alergia, porém somente agora observei que no frasco não contem nenhuma informaçao do laboratório e nem do farmaceutico responsável. Comprei essa vacina diretamente na clínica do alergista que nos atende através do plano de saúde.

    ResponderExcluir
  87. Alessandra: Bom dia. A imunoterapia com alérgenos (vacina para alergia) usada no tratamento da alergia respiratória deve ser planejada pelo alergista, que define, de forma individualizada, qual a composição e concentração dos antígenos (substância ativa das vacinas de alergia) para cada paciente, baseado nos testes e sintomas clínicos daquele indivíduo.

    Por esse motivo a "vacina" (frasco contendo os antígenos para determinada etapa da imunoterapia) deve ser preparada pelo próprio alergista.

    Você pode sim (e deve) verificar a concentração, lote e data de validade informados no rótulo. Pode ainda perguntar ao seu médico a origem do material que ele utiliza (fornecedor).

    A prática da imunoterapia com alérgenos (vacina de alergia) é legal e regulamentada por resolução do Conselho Federal de Medicina há vários anos.

    Alguns alergistas preferem mandar preparar os frascos em laboratórios especializados, mas a maioria prepara ele mesmo as diluições para seus pacientes. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  88. Olá, sofro de sinusite crônica há dois anos, a qual tem origem na rinite alérgica. Já tomei antibióticos mais de 20 vezes e estou extremamente resistente,fora os corticoides topicos e soro fisiologico em quantidades elevadas, varias vezes ao dia.. nao passo 1 mes sem ter infecções, e tive que largar os estudos recentemente por intolerância ao ar condicionado. Agora fui ao alergologista e descobri a imunoterapia, comecei, e vou associá-la à homeopatia tbm.. será que meu caso tem solução? ele garantiu que sim, mas vi também casos que nao se resolveram..

    ResponderExcluir
  89. O tratamento da sinusite deve incluir o tratamento da rinite, que em geral origina o problema. A imunoterapia com alérgenos (vacina para alergia) é um método de tratamento importante para controle a longo prazo, diminuindo a inflamação e controlando evitando crises. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  90. Bom dia meu nome e Bruno e minha filha passou por uma consulta com uma alergista e ela indicou a vacina,e nos exames deu ate que a imunidade dela esta alta,mas minha duvida e que com o tratamento com a vacina e reduzindo as taxas da imunidade que esta alta também resolveria outro problema que seria as crises de garganta que ela tem tido com frequencia , esta vacina realmente pode ajudar desta forma?

    ResponderExcluir
  91. Boa noite meu nome é Evandro tenho alergia a picadas de mosquito que incha, cosa muito e depois vira feridas ja sofro com isso desde quando eu nasci oje tenho 35 anos e tenho meu corpo todo manchado e ainda continuo com essa alergia eu gostaria muito de saber se esse tratamento de imunoterapia seria a cura dessa alergia que me prejudica de mais desde ja muito obrigado!

    ResponderExcluir
  92. A imunoterapia específica com venenos de insetos pode controlar a sua sensibilidade e evitar as reações alérgicas à picada dos mosquitos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  93. Sou alérgico a ácaro e estou em uma fase que remédio nenhum ajuda, o médico me passou o tratamento pela vacina, mas o valor é alto e não aceitam cartão de crédito só dinheiro ou cheque, vc pode me dizer um local que posso comprar pelo cartão de crédito e iniciar o tratamento?

    ResponderExcluir
  94. Bom dia, fui orientada que a medicação deve ficar no máximo 2 horas somente fora da geladeira, no entanto, esqueci fora uma noite inteira, umas 10 horas. Quero saber se eu perdi a medicação, se ela não vale mais nada. Medicação para reniti alérgica. Atenciosamente, Giselle.

    ResponderExcluir
  95. Welbison: a vacina para alergia (imunoterapia específica com alérgenos) é diluída pelo(a) médico(a) especialista em Alergia e Imunologia. Desconheço a informação que deseja. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  96. Giselle: aconselho que entre em contato com seu alergista. Algumas vacinas podem ficar fora da geladeira por até 12 horas. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  97. Boa Tarde!!Descobri a pouco tempo que meu filho de 11 meses tem alergia a insetos. Como é feito o tratamento e por quanto tempo?

    ResponderExcluir
  98. Boa tarde, meu filho tem 4 anos. O otorrinolaringologista disse que esta com sinusite, que melhora e volta, e ele me falou dessa vacina. O Otorrinolaringologista quer aplicar essa vacina no meu filho, mesmo sem fazer nenhum teste. Queria saber se é seguro.

    ResponderExcluir
  99. É preciso identificar o tipo de alergia e quais são os insetos que provocam a alergia Assim será possível programar para ele um tratamento com vacinas. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  100. A imunoterapia específica com alérgenos (vacina para alergia) deve ser indicada após análise dos dados clínicos e dos testes (no sangue ou na pele) Embora o otorrino seja capacitado para tratar a rinite e a sinusite, o alergista é um especialista específico, que fará certamente uma abordagem mais completa sobre a rinossinusite alérgica apresentada pelo seu filho. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  101. Boa noite minha filha tem renite alérgica e começou fazer o tratamento com vacina. Apliquei a primeira dose era 6 hs da tarde e quando minha filha acordou no outro dia estava com a pálpebra do olho direito vermelha e inchada. Isso é normal?

    ResponderExcluir
  102. Aliny: o edema na pálpebra não é normal. Mas, por outro lado, é importante definir a causa e se há relação com a imunoterapia (Vacina para alergia) Recomendo uma consulta com alergista que trata de sua filha para que este possa avaliar o seu caso e definir a causa do problema. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  103. Boa tarde! Por quanto tempo a vacina de alergia pode ficar fora da geladeira? Obrigada!

    ResponderExcluir
  104. Eveline: Boa noite Algumas vacinas podem ficar fora da geladeira por até 12 horas. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  105. Boa noite,meu filho tem 7 anos,desde qdo nasceu com problema de alergia,tem rinite,sinusite,ressecamento ocular e conjuntivite alérgica,ele sempre adoecia,tinha pneumonia,problemas de garganta inflamada,ou seja minha vida era está com ele nos hospitais,agora começou o tratamento com alergista,ele está com 8 anos,será que vai melhorar de tds esses problemas e esses desconforto ocular?estou animada Dr ...

    ResponderExcluir
  106. Pedro: a rinite é uma doença que parece simples mas pode causar muitos problemas incluindo a sinusite, amigdalite, conjuntivite, entre outros. O tratamento da alergia proporciona uma grande melhora, controlando a doença e evitando crises. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  107. Boa noite. Alguém faz uso ou conhece algum aplicador da vacina subcutanea? Ou sabem se pode usar essas canetas de aplicação de insulina? Obrigado.

    ResponderExcluir
  108. Daniele. Boa noite. Desconheço o aparelho que refere. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  109. Bom dia. Eu faço esse tratamento de imunoterapia e comecei a tomar fluoxetina para ansiedade e TPM. Sabe me informar se esses dois tratamentos juntos podem trazer alga alteração indesejada?

    ResponderExcluir
  110. Rosângela: a medicação pode ser mantida durante seu tratamento com a vacina para alergia (imunoterapia com alérgenos). Informe sempre seu médico sobre as medicações que faz uso. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  111. Boa noite,faço aplicação de vacina subcutânea para alergia a um ano na região abdominal do meu filho, hoje pela primeira vez fez uma reação,tipo uma bolha no final da aplicação e ainda está meio inchado, tem uma hora, o que fazer?

    ResponderExcluir
  112. O seu relato sugere que possa ser uma reação inadequada à aplicação da vacina para tratar a alergia. Mas não há como afirmar pela internet, sem examinar você. É aconselhável que procure o alergista do seu filho e solicite esta orientação.
    Obrigado pela sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  113. Olá! Estou fazendo a imunoterapia há duas semanas. Fiz alguns exames, como a espirometria e o teste alérgico e, de fato, deu positivo para uma variante de asma. Sempre mantive uma vida normal e equilibrada, com muitos esportes e sem nenhum sintoma. Porém, no decorrer deste ano, venho sendo abatido pelos sintomas das crises constantes que me afastaram dos vínculos sociais. Queria saber se o tratamento com a vacina tem alguma estimativa prévia para começar a resultar, pois já tomei ( e continuo tomando) várias medicações prescritas, mas não resultaram efetivamente,. É considerável que se mantenha os esportes, como a natação, por exemplo?

    Atenciosamente, Rogério!

    ResponderExcluir
  114. Rogério Boa noite. A imunoterapia específica com alérgenos, usada no tratamento das doenças alérgicas é um tratamento a longo prazo. Não tem efeito de alívio imediato e por isso as medicações devem ser mantidas em associação com as vacinas. A prática de esportes é benéfica mas deve ser definida de forma personalizada, de acordo com as possibilidades e características de cada paciente. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  115. A vacina VEST é eficaz para tratar candidiase genital de repetição?Quanto tempo ela demora durante uma viagem de ônibus?

    ResponderExcluir
  116. Galeno Boa noite As candidíases recorrentes podem ter origens diferentes Para julgar a indicação da imunoterapia, seria necessário conhecer dados clínicos de forma criteriosa Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  117. Boa noite...
    estou fazendo tratamento com vacina, E hoje tive um problema e não consegui colocar na geladeira rápido... ficou em torno de 8 a 9 horas fora, mais dentro do isopor..
    será q perdeu o efeito, pois o médico falou q poderia fixar até 6h...
    Desde já agradeço...

    ResponderExcluir
  118. Tatiana O tempo varia de acordo com o material utilizado na produção da vacina Algumas podem ficar fora da geladeira por 10 a 12 horas. Converse com seu médico. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  119. Olá.
    Estou fazendo a imunoterapia há 2 meses e nesses Últimos 2 dias toda vez que me deito na cama, fico todo empolado, parecendo que levei picada de vários insetos. Seria isso reação à vacina?

    ResponderExcluir
  120. Boa noite gostaria de entender a fase de manuntenção pois antes a vacina tinha efeito e agora nesta fase não te efeito nenhum

    ResponderExcluir
  121. Ola, tenho uma filha de três anos ela é alergica a picada de inseto, assim como eu. Tem alguma vacina pra proteger ela contra essas picadas, tem algum efeito colateral?

    ResponderExcluir
  122. ESTOU TOMANDO VACINA DE ALERGIA CONTRA ACAROS E POIRA TOMEI 1 ONTEM PORÉM A COCEIRA PIORO E NORMAL ?

    ResponderExcluir
  123. Hugo: boa noite. O seu relato não sugere que seja reação à vacina para alergia. Sugiro que entre em contato om seu médico, uma vez que não é possível diagnosticar pela internet. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  124. Escola São Miguel: Boa noite. Na fase de manutenção, a imunoterapia (vacina para alergia) está em seu efeito pleno. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  125. Diego: o seu relato não sugere que haja relação entre a coceira e a imunoterapia. Recomendo que entre em contato com seu médico para que seja orientado de forma adequada. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  126. A imunoterapia com alérgenos (vacina para alergia) é eficaz no tratamento da alergia a insetos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  127. Boa noite
    Meu filho tinha muita tosse, o pediatra pediu para fazer o tratamento com vacina de imunoterapia sublingual..já faz 2 anos.....e ele não diz qdo vai parar o tratamento...e ele mesmo que vende estas vacinas, que são manipuladas em um laboratório em SP...mas não aguento mais comprar, pois são caras e meu filho já está super bem, com 5 anos.O que eu faço? Estou pensando em parar o tratamento por conta própria

    ResponderExcluir
  128. O seu relato sugere que o tratamento do seu filho já esteja na fase de manutenção. Contudo, a conduta mais adequada é que você solicite esta informação ao médico que trata do seu filho. Lembro que a confiança e o diálogo entre o medico e sua família é essencial para o sucesso do tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  129. olá, gostaria de saber se um bebê que faz uso de nasonex ao tomar a vacina de 1 no e três meses o efeito desta seria cortado?

    ResponderExcluir
  130. Sheilinha: Boa noite. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e informe o tipo de vacina que se refere para que possamos orientar de forma adequada. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  131. Anônimo8/3/17 14:36

    Meu nariz tá inflamado já faz um tempo,será que a imunoterapia ajuda na desenflamação, depois de quanto tempo já vejo melhoras,

    ResponderExcluir
  132. Boa tarde. O nariz pode se inflamar por causas variadas. A imunoterapia específica com alérgenos (vacina para alergia) obterá resultado se a causa for alérgica (imunológica). Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  133. Meu filho está com febre será que eu posso dar a vacina Da fase 4?
    Ele toma de 15 em 15 dias e hoje seria o dia de dar.o que eu faço?

    ResponderExcluir
  134. Boa noite
    Meu filho começou o tratamento quarta passada, hoje ele tinha que tomar novamente, mas por motivos pessoais não. Pode toma, posso leva ele para tomar amanhã?

    ResponderExcluir
  135. Bianca: não se recomenda a aplicação da vacina de alergia (imunoterapia com alérgenos) até que a causa da febre seja identificada e controlada. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  136. OLA
    AS VACINAS DA MINHA FILHA DE IMOTERAPIA VACINA ORAL DE RENITE ALERGICA CONGELARAM AINDA PODE CONTINUAR A TOMAR

    ResponderExcluir
  137. Danuska: não recomendo. Aconselho que entre em contato com o(a) alergista que trata de sua filha e peça orientação. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  138. Oque fazer se esquecer de tomar a vacina sublingual em jejum ?pode tomar depo isso que comer ou não?

    ResponderExcluir
  139. A imunoterapia sublingual (vacina para alergia) deve ser feita preferentemente em jejum. Mas também pode ser administrada em outro horário, desde que seja longe do horário de refeições. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  140. Quem tem alergia a timerosal pode tomar vacinas antialergicas? o timerosal esta presente nas vacinas antialergicas?

    ResponderExcluir
  141. Viviane Boa noite A vacina para alergia (imunoterapia com alérgenos) não contem timerosal. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  142. gostaria de saber se em caso de febre a vacina antialérgica deve ser interrompida

    ResponderExcluir
  143. A imunoterapia com alérgenos (vacina para alergia) deve ser interrompida em caso de febre. Comunique ao alergista e siga as orientações. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  144. gostaria de saber se para a vacina (imunoterapia) a seringa é igual a de insulina e a agulha é a 30g x 1/2 ??

    ResponderExcluir
  145. As duas seringas (insulina e tuberculina) tem 1 ml podem ser usadas na aplicação das vacinas de alergia. É só fazer a equivalência de doses: 0,5 ml = 50 unidades. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  146. Olá, gostaria de saber se o tratamento com a vacina sublingual pode atrapalhar a engravidar?
    E se ja grávida pode continuar o tratamento?

    ResponderExcluir
  147. Alessandra: a imunoterapia específica com alérgenos (vacina para alergia) pode ser feita na gravidez. Mas a decisão e orientação deve ser feita pelo médico alergista que acompanha a gestante.

    ResponderExcluir
  148. Há alguns meses desenvolvi uma alergia muito severa nas mãos, chegando a abrir feridas, dói e coça insuportavelmente, quando as feridas parecem que vão se fechar, abrem novamente. Passei com 2 dermatologistas, onde fiz um tratamento com cetoconazol e pomada icacort e clob x o qual não teve efeito algum, no exame de sangue deu que eu eu tinha o caso mais grave de alergia a dermatofagoides. Então ambos dermatologistas me receitaram a vacina contra dermatofagoides dividida em 4 fases, estou tomando a primeira fase há uns 2 meses, não tenho sentido melhora alguma, isso é normal?
    Tenho consulta no próximo mes, mas fico muito apreensiva pois como é nas mãos, é muito aparente. Além das mãos, também tenho na coxa direita. Ambas não cicatrizam de jeito nenhum. Como devo procedeR? É normal essa vacina não fazer efeito algum

    ResponderExcluir
  149. Segundo publicação da ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia): " A imunoterapia pode ser indicada para pessoas sensíveis aos ácaros da poeira doméstica, pólens, fungos e venenos de insetos (abelhas, vespas, marimbondos e formigas). De modo geral, a sensibilização a estes alérgenos está associada a manifestações respiratórias (rinite e asma) e a reações graves, como a anafilaxia por picada de insetos. Não existe indicação de imunoterapia para alergia a alimentos e para os quadros de alergia por contato." Convido que visite o site: www.asbai.org.br onde poderá obter informações sobre a imunoterapia específica com alergenos(vacina para alergia). Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  150. Olá. Tomo vacina sublingual diariamente. Viajei e esqueci a vacina. Fiquei 2 dias sem tomar. Qual o efeito disto?

    ResponderExcluir
  151. Kaio: se foi a única falha na tomada de sua vacina sublingual, você deve reiniciar e evitar novas falhas em seu tratamento.Gratos pela sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  152. Mariane Oliveira4/2/18 14:34

    Olá, minha filha de 4 anos faz uso da imunoterapia sublingual, está na 1 fase (está tomando a 50 dias), hoje ele apresentou febre, e o médico está de férias, levei ela na urgência e o plantonista disse que a mesma está com amigdalite e receitou antibióticos e corticóides, posso da continuidade a imunoterapia? Obs: Ela tbm faz uso todos os dia dos medicamentos: Motelair e awamys.

    ResponderExcluir
  153. Anônimo5/2/18 16:18

    Ola Boa tarde!!

    Faço tratamento de auto hemoterapia e agora meu alergista recomendou a vacina. Posso continuar a fazer os dois? Obrigada

    ResponderExcluir
  154. Mariane:Boa tarde É recomendado suspender a imunoterapia durante o período febril Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  155. Boa tarde estou fazendo o tratamento com a vacina estou na primeira fase posso tomar Beta trinta

    ResponderExcluir
  156. Boa tarde. Betatrinta é uma injeção contendo corticoide em dose alta e de liberação lenta. Cada ampola dura em média 30 dias no organismo. Este medicamento só pode ser aplicado com orientação, prescrição médica pessoalmente. Recomendo que antes de fazer uso da medicação, peça orientação do alergista que acompanha seu tratamento. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  157. Boa tarde. Não recomendo que faça o procedimento sem antes ter orientação do seu alergista. Não é possível opinar sem conhecer o tipo, formulação, concentração, da vacina que refere. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  158. Anônimo2/3/18 11:02

    Oiii... meu filho tem 6 anos e faz a vacina para inalantes e agora descobri que é alérgico a formigas e foi incluso na fórmula da vacina para inseto alginato. Gostaria de saber se pode ocorre alguma reação em aplicar a primeira dose?

    ResponderExcluir
  159. O tratamento de imunoterapia com alérgenos é seguro mas não é isento de efeitos adversos. Contudo é baixa essa ocorrência. Não tenho condições para avaliação pela internet , sem conhecer o caso clínico do seu filho e nem a formulação da imunoterapia. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  160. Bom dia, meu filho começou a imunoterapia sublingual há 12 dias e ontem deu um espirro e teve sangramento nasal, mas sangrou bastante!!!! Será que pode ter alguma relação com a imunoterapia?! Obrigada.

    ResponderExcluir
  161. Olá boa tarde meu filho foi diagnosticado com alergia a poeira desde então faz uso da vacina mais sempre que pega uma gripe ele apresenta a tosse e eu gostaria de saber se eu posso administra o cetotifeno a ele mesmo tomando a vacina

    ResponderExcluir
  162. Bom dia. Os dados enviados em seu relato não sugerem que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) à imunoterapia. Contudo, é importante que relate o acontecido ao alergista que trata do seu filho. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  163. Bom dia. Cetotifeno não é um medicamento indicado para tratamento de gripe. Recomendo que peça orientação ao médico que trata do seu filho. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  164. Bom dia!Minha criança de 4 anos, passou por uma bateria de exames para descobrir o porque das tosses. Chegou-se aos resultados:
    Leite - 14,10 KU/L (Alto)
    Trigo - 0,26 KU/L (Baixo)
    Ovo - 5,90 KU/L (Alto)
    e Sulfato de Níquel.
    A Dra, indicou um tratamento com vacina em gotas.
    Pergunta: Estes tratamentos criam dependência?
    A criança não estaria ainda em fase de criar anticorpos e mais tarde não ter mais estas alergias?

    ResponderExcluir
  165. Bom dia. Os exames para dosagem da IgE específica são importantes, mas não podem ser a única base para conclusão do diagnóstico e do tratamento. Por isso, para avaliar e opinar, seria necessário que eu examinasse a criança e que eu conhecesse a composição da vacina prescrita pela médica. A dosagem da IgE específica é um exame complementar, ou seja, serve para complementar a avaliação clínica do paciente. Vacinas para alergia não causam dependência. Aconselho que exponha sua preocupação à alergista que trata do seu filho: lembro sempre que a confiança e o diálogo são a base para o sucesso do tratamento. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  166. Esqueci a vacina fora da geladeira por 12 horas...devo descarta-la? Obrigada!

    ResponderExcluir
  167. Aconselho que entre em contato com o(a) alergista: alguns tipos de imunoterapia podem permanecer sem refrigeração em geladeira ate 12 horas. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  168. Boa tarde! Tenho urticária crônica causa indefinida , pois ela ataca tanto com alimentos, contato ou no banho enfim tudo.(triste) O primeiro alegista que fui me indicou esse tratamento, porém me proibiu qualquer tipo de atividade física durante os 2 primeiros meses. Eu achei estranho pois vivemos na geração em que todos os médicos te pedem para ser mais saudável e praticar qualquer atividade. Não segui o tratamento e continuo com urticária, porém alguns conhecidos tiveram excelentes resultados com a vacina , estou pensando em retomar o processo e gostaria de saber , qual essa relação vacina/atividades físicas? Pq não?

    ResponderExcluir
  169. Bom dia A imunoterapia com alérgenos (vacina para alergia) não está indicada para tratamento da urticária crônica espontânea. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Doutor, eu tenho urticária”. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  170. BOM DIA...TODA VEZ QUE VOU A PRAIA,NA REGIÃO DO ABDÓMEN E COSTAS,FICO TODA COM ALERGIA..UMAS BOLINHAS TIPO GROSSEIRA ACUMULADA FORMANDO MANCHAS MAIS AVERMELHADAS,ISSO ACONTECE SEMPRE E SEMPRE Q FICO EXPOSTA AO SOL COM ÁGUA SALGADA E AREIA NO CORPO...EM PISCINAS,RIOS,CACHOEIRAS..QUE TAMBÉM FREQUENTO SEMPRE ,NUNCA ACONTECEU,SÓ FICO BRONZEADA NORMAL,JAMAIS APARECEU ALGUMA ALERGIA EM MIM.....POR FAVOR ME AJUDEM A SOLUCIONAR ESSE PROBLEMÃO QUE TENHO AO DESCER PARA O LITORAL...MUITO OBRIGADA!!

    ResponderExcluir
  171. Olá! Tenho um filho de 1 ano e 5 meses. Gostaria de saber a partir de que idade ele poderá tomar vacina para as alergias de pele dele?

    ResponderExcluir
  172. A imunoterapia específica com alérgenos (vacina para alergia) não está indicada para qualquer tipo de alergia na pele, independente da idade da criança. Por isso, recomendo que seu filho seja avaliado pessoalmente por um(a) alergista. Obrigado por participar do nosso Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno