Pular para o conteúdo principal

Alergia à camisinha – quem responde é o especialista

Médico


Camisinha pode causar alergia?
Sim. Algumas pessoas podem desenvolver alergia ao uso de camisinha, sendo a causa mais comum o látex, ou seja, a borracha de que é feito o preservativo. Além disso, podem causar alergia: pigmentos (usados para dar cor), aromatizantes (que dão sabor), espermicidas e lubrificantes.


Como posso saber se tenho alergia à camisinha?
As reações mais comuns são: coceira, vermelhidão, inchaço e até pequenas feridas na região da vagina ou do pênis. As reações podem aparecer durante ou logo após o uso da camisinha.


O que fazer se não posso usar camisinha?
O primeiro passo é tentar usar uma camisinha simples, seca, sem pigmentos, lubrificantes, etc. Outra opção é trocar a marca da camisinha pois a sensibilidade pode resultar de outras substâncias usadas na sua manufatura. Se o incômodo persistir, pode-se usar camisinhas sem látex, feitas com poliuretano ou com pele de animais. Infelizmente são bem mais caras e nem sempre fáceis de encontrar. .A camisinha feminina é feita de poliuretano, sendo também uma alternativa.


Esta alergia tem cura?
Infelizmente não. O alergista orientará os cuidados preventivos. É preciso afastar o contato com o látex e produtos de borracha. O  tratamento com imunoterapia (vacina de alérgenos) específica para o látex, já está disponível e, segundo os estudos, poderia dessensibilizar o paciente, com grande benefício no controle do problema.


Mas, afinal, o que é látex?
Látex é o nome que se dá ao produto extraído da seiva da árvore seringueira (Hevea brasiliensis). É usado na manufatura da borracha, sendo encontrado nos mais diversos artigos de uso diário: sapatos, bolsas, chupetas, luvas, alguns tipos de roupas, brinquedos, materiais médicos, odontológicos, bolas de aniversário, etc.


Uma pessoa alérgica à camisinha pode ter outras alergias?
Sim. Se for confirmada a alergia ao látex, deverá evitar o contato com produtos de borracha. Dependendo do caso, a alergia pode aparecer de diversas maneiras, desde quadros leves, com placas na pele - urticária, passando por casos mais graves com rinite, asma, urticária e angioedema, e até evoluir para um choque anafilático.


Posso ter alergia a outros produtos que contenham borracha?
Sim. O maior problema é a realização de procedimentos cirúrgicos e dentários. Até mesmo uma simples “borrachinha” usada para secar a saliva durante o tratamento dentário pode provocar reações. Pessoas alérgicas que necessitem ser operadas, deverão ser atendidas em uma sala de cirurgia “látex free”, ou seja, onde luvas, tubos, etc não contenham derivados de borracha.


Que outros cuidados devo ter?
É importante observar se você tem alergia a algum alimento, pois é comum que alérgicos ao látex tenham também alergia a algumas frutas, como: banana, kiwi, abacate, maracujá, manga, abacaxi ou mamão.
Procure um alergista para receber uma orientação adequada.


Leia mais em: Alergia ao látex 
Fonte: ASBAI

Photobucket

Você tem mais alguma dúvida?
Envie para nosso e-mail fale diretamente com os médicos
da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Teremos prazer em responder.

Comentários

  1. Anônimo7/3/17 22:52

    Durante e após a relação por um longo período de tempo,o edema pode ser sinal de alergia ao látex?

    ResponderExcluir
  2. Edema pode ser um sintoma da alergia. Mas para afirmar é essencial avaliar pessoalmente, uma vez que outras situações podem estar associadas. Recomendo uma avaliação ginecológica. Se for o caso será encaminhada ao alergista Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, meu namorado levou uma picada de uma pulga no pênis e deu um machucado igual afta(ele e muito alérgico no braço e na perna só deu um carocinho) para nao machucar usamos camisinha e começou aparecer machucadinhos que tbm parecem afta são dolorosos e pequenos. Conforme vão cicatrizando se usarmos de novo a camisinha aparece de novo, só aparece se usarmos a camisinha. Isso é alergia a camisinha. Por favor me responde

    ResponderExcluir
  4. É possível que possa ser uma reação ao uso da camisinha, mas para afirmar se é uma alergia, só mesmo examinando pessoalmente. Recomendo que procure atendimento em forma de consulta médica. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  5. O uso da camisinha,pode causar aspereza ,é pequenas rachaduras,acompanhada de vermelhidão e ardência,no penis? Pois nunca usei camisinha, com meu marido,estou desconfiada de traição, ou pode ser outras causas tbm?

    ResponderExcluir
  6. Carla: os sintomas que descreve são inespecíficos e podem acompanhar diversas doenças ou até mesmo uma alergia local. Por isso, é muito importante que seu esposo seja atendido por um urologista. Se for o caso, encaminhará ao alergista. Agradecemos seu contato com o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  7. Todas as vezes que faço relação com camisinha logo após sinto um incomodo, inchaço, avermelhado e um coceira super chata. Sou decoradora e quando pego em balões fico com a mão corçando e inchada ou aparece manchas no meu rosto, porém não sinto reações quando consumo frutas como por exemplo maracujá ou kiwui

    ResponderExcluir
  8. Ski Bom dia O seu relato sugere que possa ser uma alergia ao látex, mesmo não tendo reação com frutas.Sugiro que procure um (a) alergista para que seja orientada de forma correta e segura. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  9. Olá eu mantive relação com meu esposo,e não mais tinhamos costume de usar preservativo.daí eu fui e nao me lavei apos o ato sexual..peguei no sono...quando acordei de manhã estava enviado a parte do clitóris e ao redor da minha vagina...foi camisinha de hospital...não estava vencida e de outras vezes nunca tinha acontecido...
    Como eu posso cuidar disso...
    Está ardendo e cossando está ferido e saindo um líquido da pele que está machucada...o líquido não é da vagina mais sim das feridas da pele do clitóris

    ResponderExcluir
  10. É aconselhável que procure atendimento médico. Não é possível medicar sem examinar pessoalmente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo3/7/17 08:09

    Bom dia pessoal

    eu transei a quase uma semana e usamos camisinha com sabor a menta,desde o principio da penetração começou logo o desconforto,depois da relação,a ardência piorou,principalmente ao urinar,arde e doi sempre que urino.sera isso alergia? foi a primeira vez que usei camisinha com sabor.obrigada

    ResponderExcluir
  12. O seu relato não deixa claro que possa ser uma alergia. Mas para afirmar é essencial avaliar pessoalmente, uma vez que outras situações podem estar associadas. Recomendo uma avaliação ginecológica. Se for o caso será encaminhada ao alergista Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite
    Sou casada a 19 anos mas no passado em junho eu me separei fiquei 6 meses separada e faz 4 meses que voltamos mas agora cada vez que temos relação meu esposo fica com bolinhas vermelhas e coceira no pênis mas antes isso não acontecia o que pode ser pork eu já fui na ginecologista ja fiz todos meus exames e não tenho nada e nesse tempo não fiz nada a não ser com ele mesmo as vezes saiamos agora to preocupada pois depois que temos relação temos que ficar até 15 dias sem fazer nada só antes não usava camisinha e nem agora mas nesse tempo não sei se ele usou e o que usou acredito que sim

    ResponderExcluir
  14. Boa noite. Boa noite. O seu relato sugere que tenha ocorrido uma reação à camisinha. Mas não é possível afirmar sem uma avaliação pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Recomendo marcar consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  15. Sempre tenho relações com meu namorado protegidas. No domingo tivemos relação com camisinha de sabor, e ainda machucou um pouco devido o atrito pq teve uma hr q estava muito seco. No outro dia minha vagina estava ardendo e avermelhada, mas sempre acontece isso quando faço de camisinha.. sem não acontece. Achei normal, pq depois de uns dias passam. Mas quando foi hoje amanheci c ela ardendo, e avermelhada, fui olhar e estava como se fosse feridinhas na minha vulva, perto da entrada da vagina, fiquei com medo na internet achando q era logo herpes, é possível ser realmente da minha alergia e o atrito também fez surgir essas bolhinhas feridas ou pode ser DST ?

    ResponderExcluir
  16. Bom dia. Sinto muito, mas é impossível diferenciar e afirmar a causa das "bolinhas" que descreve sem examinar. Avaliar pela internet pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. É aconselhável que você procure o(a) ginecologista. Se for o caso, encaminhará a um (a) alergista. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  17. Fiz sexo há dois dias Com camisinha de morango, após isso meu pênis inchou, apresentou vermelhidão e coceira, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  18. Lucas: Bom dia. Os dados enviados em seu relato sugerem que possa ter ocorrido uma alergia, mas não há como afirmar pela internet, sem examinar você pessoalmente. Procure atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  19. O que fazer se eu for alérgico ao lubrificante?
    Posso usar o preservativo sem lubrificante?

    ResponderExcluir
  20. Antes de opinar, é essencial definir a causa de sua alergia. Só assim será possível orientar de forma adequada e segura. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno