06 dezembro 2009

Pesquisa: Cigarro no Brasil




Pesquisa divulgada pelo IBGE mostrou que no Brasil, o percentual de ex-fumantes já é maior que o de fumantes.

É sem dúvida um dado positivo, mas ao mesmo tempo a pesquisa evidencia a dificuldade para abandonar o vício. Muitos afirmam que querem parar de fumar, mas apenas 7% responderam que o fariam no próximo mês. A maioria deseja parar, mas não nos próximos 12 meses.

E mais: 6 em cada 10 fumantes acendem seu primeiro cigarro até meia hora depois de acordar.

Uma pesquisa muito interessante e que pode ser um importante ponto de reflexão no que diz respeito ao tabagismo.

20 Dê sua opinião:

Anônimo disse...

gostaria de saber si o cigarro pode causar alergia na péle tipo velgões quando vc coça enfim urticarias localisadassendo que onde vc coça a péle engranita e parece que incha e fica dura no local.....imail....romaybre@terra.com.br...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Infelizmente não posso afirmar se as lesões que descreve decorrem do tabagismo.
Contudo, é comprovado que o tabagismo é capaz de provocar reflexos na pele: o tabaco causa contração dos vasos sangúíneos cutâneos (vasoconstrição) e com isso diminui o oxigênio na pele. Além disso, estudos mostram que o hábito de fumar acentua o envelhecimento da pele, acentua rugas, olheiras, aumentando o ressecamento da pele. A consequência mais grave relatada em associação com o hábito de fumar é o cancer de pele. Por isso, o melhor mesmo é parar de fumar. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

meu namorado não quer me ver pq eu sou fumante e ele é alérgico ao tabaco....eu estou sem fumar há 6 dias e pretendo não fumar mais...estou disposta por mim e por ele...não o vejo há 2 semanas, pq ele apresenta um quadro grave de alergia, onde o corpo está todo cheio de bolinhas....por favor me ajudem , se ele não me vê há duas semanas, como pode ser o tabaco?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Desejo que tenha sucesso na sua decisão de abandonar o cigarro pois certamente sua saúde melhorará. Mas, peço sua compreensão: não há como julgar se a alergia do seu namorado é ocasionada pelo tabagismo passivo através deste aconselhamento por e-mail. Lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com sua história clínica. Estamos ao dispor na Policlínica RJ.

Anônimo disse...

quando fumo sinto alergia, um tipo de coceira na pele e na garganta, gostaria de saber se esses sintomas são decorrentes do cigarro.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet: é preciso examinar pessoalmente para apontar a causa de sua alergia. Aconselho que procure um alergista. Agradecemos sua visita.

Deu Vontade, Eu Fiz! disse...

Oi, tenho alergia a cigarro! Quando inalo a fumaça minha garganta fecha e eu não consigo respirar, já cheguei até a desmaiar no meio da rua por conta de não conseguir mudar de calçada a tempo ou ir para um local sem fumaça de cigarro.
A pergunta é: Isso é comum nesse tipo de alergia? É grave? É relacionado a nicotina ou a outra substancia contida no cigarro? Tem algum tipo de tratamento, bombinha, ou coisa do tipo pra evitar o desmaio?

Obs.: Muita gente não acredita que exista alergia a cigarro. Já me disseram até que eu era enjoada, metida, que estava inventando história. Como é difícil as pessoas entenderem o mal que o cigarro faz!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A fumaça de cigarro tem poder de irritar a mucosa respiratória Por isso, provoca sintomas e agrava a alergia nas pessoas suscetíveis. O tratamento da alergia pode diminuir essa suscetibilidade. Aconselho que procure um (a) alergista para definir o diagnóstico e indicar um tratamento apropriado para seu caso. Gratos pela visita.

Leticia disse...

Nossa, creio que deva ser alergia ao cigarro as lesões de coceira das outras pessoas porque poxa, eu também tenho isso, e o curioso é que eu não tinha enquanto fumante, mas sim bronquite crônica e rinite. Mas depois de um tempo sem (com muito esforço), voltei a dar um ou outro trago, sempre que fumo aparecem essas coceiras e lesões. A pele fica horrível de feia! Mas passa depois de um tempo. É reação instantânea mesmo após alguns minutos do fumo. Me parece isso ao menos. As minhas aparecem principalmente nas mãos e braços, mas também já deu nas pernas (coxas). Não fumar é a melhor coisa, mas parar é mais difícil ainda. =(

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Letícia: o seu relato não deixa claro que as lesões descritas resultem de uma reação alérgica (imunológica) Mas, não é possível afirmar pela internet. Estamos ao seu dispor para avaliar seu caso pessoalmente e prestar esclarecimentos. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Boas eu tenho género de urticaria, será que pode ser de ter deixado de fumar?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não. Deixar de fumar não é uma causa de urticária. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

Denise disse...

Parei de fumar à seis meses, há três meses, não supirto cheiro de um monte de coisas, sinto cheiro de cigarro o tempo todo, me coço o tempo todo, sai na pele um monte de bolinhas e coça muito, não suporto mais o cheiro do meu cachorro, que já tenho a seis anos, está dificil de conviver com tudo isso, estou ficando maluca, não tenho dinheiro para me tratar,já fui no SUS não resolveu nada, se tiver como me explicar o que está comigo eu ageadeço

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Denise: não tenho condições para ajudá-la neste aconselhamento pela internet. O seu relato não sugere que seja uma alergia. Mas, não é possível afirmar pela internet. É essencial analisar seu caso de forma criteriosa e pessoalmente. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

khetlen nascimento disse...

ola eu tenho urticaria desde criança e nunca achei a causa da alergia,mas de uns dias pra cá os inchaços estão aparecendo internamente e isso causa muita dor e eu estava pensando se a causa da minha alergia seria a fumaça do cigarro,pois sempre convive com fumantes e ultimamente quando eu inalo a fumaça meu nariz fica ardendo.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Khetlen: é improvável que a fumaça cause urticária. Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Olá! Meu caso se assemelha ao de alguns,já fui ao médico e ele disse que era uma reação alérgica.. alguma coisa que eu possa ter comido ou sabão em pó ou sabonete, só que todas as possibilidades de uma reação eu tenho contato tanto tempo quanto fumo, mas já troquei de tudo um pouco e nenhuma mudança, a única coisa que não deixei de consumir foi o cigarro, e as alergias se intencificam principalmente no trabalho, pois é lá que eu fumo mais, e junto ao estress parece que vou ter um ataque de tanto me coçar. E as regiões são nos bračos, pernas e rosto. Será que meu organismo não está conseguindo produzir anti corpos suficiente como antes?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A coceira pode ter causas variadas e nem sempre são de origem alérgica (imunológica) Por isso, para afirmr sobre seu caso, é essencial analisar os dados do seu histórico clínico de forma criteriosa e examinar você pessoalmente. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua participação em nosso blog.

Anônimo disse...

Olá tenho dermatite atípico comprovado pelos médicos, eu fumo se deixar de fumar será que ameniza mais a minha situação

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Parar de fumar certamente contribuirá para a melhora de suas condições de saúde, como um todo. Gratos pela visita ao blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...