Pular para o conteúdo principal

Asma e inalador de pó seco - respondendo à leitora

Tenho asma e gostaria de ter mais informações sobre as bombinhas de inaladores secos. Obrigada, Elizia.


O tratamento da asma segue as recomendações do Consenso Brasileiro no Manejo da Asma, organizado por renomados especialistas no país. É ponto pacífico que a melhor maneira de administrar os remédios é por via inalada.

Se uma pessoa inala um medicamento, é comprovado que:
- A dose é menor (micrograma), comparado a comprimidos e xaropes (miligrama).
- O efeito é mais rápido.
- A segurança é maior, já que os efeitos colaterais são menores.

Existem 3 maneiras de inalar um medicamento para tratar a asma:
1.Nebulização ou inalação comum com aparelhos compressores de ar.
2.Spray (ou aerossol) - a popular “bombinha”.
3.Inalador de pó seco.

Atendendo a solicitação da leitora Eliza, hoje falaremos do inalador de pó seco.

Trata-se de um dispositivo moderno para inalação de remédios, muito parecidos com as “bombinhas”, mas que atuam sob forma de um pó muito fino que penetra nas vias respiratórias, atingindo até os brônquios inflamados pela asma.

Existem vários dispositivos inalatórios de pó seco e seus nomes parecem complicados pois são todos em inglês, sem tradução para o português. Os mais conhecidos são:
- Aerolizer – utiliza cápsulas para inalação.
- Diskus – utiliza um aparelho de formato redondo, semelhante a um disco.
- Turbuhaler – assemelha-se a um tubo




Remédios que podem ser encontrados sob forma de inalação de pó seco:

- Remédios aliviadores ou broncodilatadores: Formoterol, Salmeterol. Nomes comerciais: Fluir, Foradil, Formare, Formocaps.

- Remédios controladores ou corticosteróides inalados: Beclometason, Budesonida, Fluticasona, Mometasona. Nomes comerciais: Miflasona, Miflonide, Busonid, Flixotide, Fluticaps, Oximax.

- Terapias combinadas, utilizando combinações de um remédio aliviador com um remédio controlador. Nomes comerciais: Alenia, Foraseq, Seretide, Symbicort.

Os inaladores de pó seco são formados por um bocal e um receptáculo para o remédio que se encontra em forma de pó - podendo vir como cápsulas ou livremente dentro do aparelho. O uso destes inaladores tem bons resultados no tratamento da asma, mas não são indicados para crises agudas ou para uso em crianças pequenas, que não possuem a força necessária para inspiração da medicação.

Técnica de uso:
1.Preparar a dose (varia em cada dispositivo).
2.Expirar, soprando lentamente.
3.Colocar o dispositivo na boca.
4.Inspirar o mais forte e profundo possível.
5.Parar de respirar e mentalmente contar até 10.
6. Lavar a boca, bochechar com água e cuspir.

Atenção: inalar corretamente é fundamental para que o remédio faça efeito. Por isso, se tiver dúvidas, pergunte. Leve seu aparelho na consulta e aplique junto ao seu médico para que ele oriente se a aplicação está mesmo adequada.


Vantagens dos inaladores de pó seco:

- Portáteis, práticos e duráveis.
- Não usam propelentes.
- Tem controle de dose.
- A técnica de uso é simples.

Desvantagens:

- A técnica de uso não é adequada para crianças pequenas ou para pessoas com dificuldade em inspirar com a força adequada para aplicar o medicamento.
- A inalação do pó pode deixar resíduo na garganta.
- O custo ainda é alto.


Em resumo, cada pessoa é única e diferente. Converse com seu médico especialista e escolha junto com ele o medicamento e a forma de inalação que melhor se adapte e que traga maior benefício para seu caso.

Remédios não devem ser usados por conta própria. Mas, o asmático deve conhecer seus medicamentos e saber como e quando usá-los. Para isso, ele deve ter um “Plano de Ação” orientado pelo médico, para que tenha o auto-manejo de sua doença.


Auto – manejo não é sinônimo de auto – medicação !






Comentários

  1. Caio Dias: Foraseq é uma medicação que traz duas cartelas: na primeira, as cápsulas brancas contém formoterol, um broncodilatador de ação longa e na segunda, as cápsulas rosas contém budesonida, um corticóide inalado. Trata-se da chamada terapia combinada e por isso, devem ser inalados sempre juntos - as duas cápsulas na mesma dose. Os remédios em terapia combinada têm objetivo de atuar sobra a inflamação dos brônquios, controlando a doença e prevenindo as crises de asma. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Foraseq não é um tratamento para crises de asma, mas sim para controle da doença a longo prazo. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, parabéns pelo blog e pela gentileza em responder tantas perguntas. Faço controle de asma com Oximax 400, mas não tenho encontrado para comprar, substitui por miflasona, que já usei conforme indicação médica. No entanto o oximax me parecia mais eficiente. Esse medicamento saiu de circulação? Há algum similar no mercado?

    ResponderExcluir
  3. por favor,posso substituir alinea 400 12\400mcg por miflasona 400mcg?muita diferença de preço e alinea não fornece no posto, da pra usar o mesmo inalador da miflasona na aplicação da alinea... obrigada

    ResponderExcluir
  4. Izabel: a informação nas farmácias é que este medicamento foi retirado do mercado. Não recebemos uma informação oficial do laboratório fabricante. Aconselho que entre em contato com o(a) médico(a) que trata de sua asma e peça que a oriente uma substituição que seja eficiente para seu caso. Agradeço suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário e convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  5. Não. Alenia 12/400 não pode ser substituído por Miflasona 400 pois são medicamentos bem diferentes. Alenia contém num mesmo inalador, dois medicamentos: um broncodilatador (formoterol) e um corticóide inalado (budesonida). Miflasona contém apenas o corticóide inalado (beclometasona). Por isso, aconselho que fale com seu médico e peça que a oriente de forma adequada e segura. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  6. Uso o Alenia 12/400 mcg ha quase dez anos, geralmente uso uma vez por dia e tenho um bom controle da asma, também pratico exercícios como correr e tomo geralmente a medicação de uma a duas horas antes, tenho ouvido falar que o uso prolongado de medicação com corticóide não é bom para o organismo e que engordam e trazem outros problemas e que o tratamento não deve ser pra sempre, isso é verdade em relação ao Alenia?

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, faço uso de foraseq 400mg todos os dias há 10 anos, gostaria de saber se este medicamento pode trazer algum dano ao coração como por exemplo enfarto? Grato Marco Antônio Minas Gerais

    ResponderExcluir
  8. Alenia é uma medicação inalada usada no tratamento de controle da asma. Trata-se da chamada “terapia combinada” pois contém num mesmo inalador, dois medicamentos: um broncodilatador (formoterol) e um corticóide inalado (budesonida). Os remédios em terapia combinada têm objetivo de atuar sobra a inflamação dos brônquios, controlando a doença e prevenindo as crises de asma. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo e não tem os mesmos efeitos colaterais dos corticóides usados sob a forma de comprimidos e xaropes. Não causa aumento de peso.Convido que leia mais neste texto que publicamos em 2010: http://blogdalergia.blogspot.com/2010/02/esclarecendo-duvidas-sobre-cortisona.html
    Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  9. Marco Antonio: é uma medicação inalada usada no tratamento de controle da asma. Trata-se da chamada “terapia combinada” pois contém num mesmo inalador, dois medicamentos: um broncodilatador (formoterol 12mcg) e um corticóide inalado (budesonida 400mcg). O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo e não tem os mesmos efeitos colaterais dos corticóides usados sob a forma de comprimidos e xaropes. Por isso, não causa infarto. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  10. quem tem asma pode praticar exercio fisico e o uso de foraseq pode quebar algum osso pois disem que em alguns caso pode ficar com o osso fraco ? pois jogo bola e graças a DEUS o foraseq controla muito bem minha asma cronica e asma cronica quer dizer o quer mesmo ?

    ResponderExcluir
  11. Anônimo1/5/16 15:52

    Estou tomando espironolactona para retençao hidrica, e me receitaram Alenia para asma (antes usava somente o aerolin raramente em crises, mas a asma piorou muito). Posso tomar os dois medicamentos juntos? Devo descontinuar a budesunida nasal 32mcg e o allegra D que ja uso pra rinite? Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Andrei: a asma bem controlada não impede a realização de esportes. Foraseq não provoca enfraquecimento ósseo. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  13. Alenia é uma medicação inalada com doses mínimas (microgramas) que atuam diretamente nos brônquios com mínimos reflexos para o organismo. Por isso, pode ser usado juntamente com espironolactona, sem problemas. Não precisa interromper o Busonid nasal. Mas, vale lembrar que Allegra D contém efedrina e não pode ser usado repetidamente por pessoas hipertensas. Converse com seu médico. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  14. Olá tenho asma e tomo alenia a mais ou menos uns 12 anos. ..agora estou emagrecendo muito e fiz exames de sangue e estou com leucopenia. ..será que tenhe alguma referência com o remédio

    ResponderExcluir
  15. Gogo: Alenia é uma medicação que contém duas substâncias: um broncodilatador (formoterol) e um corticóide inalado (budesonida) sendo usada no tratamento de controle da asma. É indicada para uso a longo prazo mesmo quando a pessoa aparentemente está sem sintomas. Esta medicação é formulada em doses mínimas (microgramas) e por isso atua no aparelho respiratório sem causar sintomas significativos no resto do organismo. Desconheço casos de Alenia como causa de leucopenia. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  16. Como gostei muito da clareza nas informacoes. Tenho somente uma tosse pequena seca, as vezes !! Estou tomando Alenia 12mcg. Como tenho sempre muita secrecao, que me faz engolir constantemente saliva, pergunto se o remedio de nome
    acetilcisteina 600 mg, usado para eliminar estas secrecoes e compativel com o Alenia !! Obrigado

    ResponderExcluir
  17. Não há problema no uso de acetil cisteína oral em pessoas que estão em tratamento com Alenia 12/400. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  18. Estou usando symbicort e a asma controlada porem não paro de tossir, será reação do symbicort?

    ResponderExcluir
  19. Luciane: a tosse pode ser sinal de que sua asma não está controlada. Aconselho que entre em contato com seu médico e peça que a oriente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  20. Olá, meu nome é Gabriel. O fato é que tive asma na infância, e meu pai me medicava com Aerolin já que ele sofria de bronquite. Sou fumante há 8 anos, ainda não consegui parar mas diminui muito. Há 1 ano venho tendo crises recorrentes de falta de ar, e bastante pigarro. Meu pneumologista disse que posso usar Aerolin a cada 6 horas caso haja crise, mas receitou alenia de uso contínuo. O fato é que eu tinha melhorado e acabei abandonando o alenia, a não ser poucas vezes que usei esporadicamente. Também sofro de rinite. De duas semanas pra cá voltei a ter crises de asma com pulmão chiando, veio junto com o frio. Gostaria de saber se devo voltar a usar o alenia diariamente. E como sofro de síndrome do pânico, gostaria de saber se não terei efeitos colaterais com o uso do remédio. Obrigado.

    ResponderExcluir
  21. Gabriel: Alenia é uma medicação segura e indicada no tratamento de controle da asma É para uso contínuo e não apenas em crises. Recomenda-se também parar de fumar e tratar sua rinite. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  22. O medicamento Seretide 50/250mg engorda? Me sinto bem inchada e mais gorda!

    ResponderExcluir
  23. Seretide é uma medicação inalada usada no tratamento de controle da asma. Trata-se da chamada “terapia combinada” pois contém num mesmo inalador, dois medicamentos: um broncodilatador (salmeterol) e um corticóide inalado (fluticasona). Os remédios em terapia combinada têm objetivo de atuar sobra a inflamação dos brônquios, controlando a doença e prevenindo as crises de asma. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, estes remédios atuam diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo e não tem os mesmos efeitos colaterais dos corticóides usados sob a forma de comprimidos e xaropes. Seretide não causa aumento de peso.Convido que leia mais neste texto que publicamos em 2010: http://blogdalergia.blogspot.com/2010/02/esclarecendo-duvidas-sobre-cortisona.html
    Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia! Minha mãe faz acompanhamento adequado com pneumologista (ENFISEMA PULMONAR), portanto minha pergunta é mesmo uma necessidade de conhecer por outros canais a indicação desses medicamentos, pois que sabemos que nos consultorios a presença massiva de representantes comerciais influeciam a indicação desse ou aquele medicamento. E tambem por ver o quanto o valor desses medicamentos diferem entre eles. Minha pergunta é: o efeito do Alenia é inferiror ao do Symbicort? Ja ouvi que sim e ja ouvi que não. O medico diz que o Symbort tem alcance mais profundo ? Procede??Agradeço desde ja e aguardo ansiosa. Obrigada .
    Kátia

    ResponderExcluir
  25. Kátia: Bom dia. A questão é pertinente. Para escolher uma medicação para o tratamento de uma doença, o médico se baseia nos dados obtidos na avaliação do histórico clínico de cada pessoa e no seu exame físico. Em algumas situações, pode utilizar também exames complementares. Além disso, existem consensos de tratamento (nacionais e internacionais) estabelecidos por instituições renomadas No caso do enfisema, existe um documento internacional chamado GOLD (Global Iniiative of Chronic Obstrutive Lung Disease), entre outros . Além disso, as sociedades médicas de especialidades (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia SPBT www.sbpt.org.br) bem como nas doenças alérgicas a ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia - www.asbai.org.br) organizam reuniões científicas, congressos, editam livros e revistas científicas para formação dos especialistas. E, para que um médico tenha título de especialista em Alergia ou em Pneumologia, precisa prestar prova junto à estas associações e junto à AMB (Associação Médica Brasileira). Os laboratórios apresentam seus produtos e fornecem amostras dos medicamentos, que muito ajudam às pessoas mais pobres a utilizar medicamentos de ponta, infelizmente caros e de difícil acesso. Quanto ao efeito, Alenia e Symbicort possuem os mesmos princípios ativos. A eficácia depende da indicação clínica e da adesão ao tratamento. Portanto, não há uma regra única. Algumas pessoas podem se adaptar ao método de inalação com cápsulas inaladas do Alenia (Aeroliser) e outros com o sistema turbuhaler de inalação do Symbicort, mais recentemente disponível também em forma de spray. Cada paciente é único e necessita receber uma medicação personalizada, embora a doença possa parecer igual para todos. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo8/7/16 05:20

    Olá minha filha usou miflasona durante 2 anos e parou faz quase, 2 também, ela voltou a ter crises de bronquite novamente, posso voltar a fazer o uso de miflasona pra ela.

    ResponderExcluir
  27. Anônimo8/7/16 15:07

    Olá, estou iniciando um tratamento com Foraseq para a Asma. Porém, estou sentindo uma sensação que me deixa bastante tremula. Tenho que inalar de manha e a noite, tem algum horário mais apropriado para o uso? Hoje usei por voltas das 11:30 da manhã, e já se passaram 3h e continuo com a sensação ruim e tremor.
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  28. Miflasona (beclometasona) é um corticóide inalado usado no tratamento de controle da asma (ou bronquite). Se sua filha voltou a ter crises, talvez seja o caso de antes fazer uma medicação para combater a crise para depois reiniciar o tratamento de controle. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para sua filha. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  29. Foraseq contém um broncodilatador (formoterol) 12 mcg, e em algumas pessoas mais suscetiveis pode causar tremor. Sugiro que fale com seu médico para que avalie se há necessidade de mudar sua medicação. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  30. Oi boa tarde meu médico me receitou symbicort 6/200 mas sou diabética e falei pra ele mas li a bula pelo que eu entendi esse medicamento tem corticoide ? Mas se tiver não posso tomar né?

    ResponderExcluir
  31. Suzelaine Fique tranquila é uma medicação inalada usada no tratamento de controle da asma. Trata-se da chamada “terapia combinada” pois contém num mesmo inalador, dois medicamentos: um broncodilatador (formoterol) e um corticóide inalado (budesonida). Os remédios em terapia combinada têm objetivo de atuar sobra a inflamação dos brônquios, controlando a doença e prevenindo as crises de asma. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo e não tem os mesmos efeitos colaterais dos corticóides usados sob a forma de comprimidos e xaropes. Por isso pode ser usado com segurança em diabéticos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  32. Estou usando relvar há 2 meses, mas continuo com fadiga para caminhar e fazer as coisas. Quanto tempo o medicamento leva para fazer efeito total, estar completamente recuperada

    ResponderExcluir
  33. Olá uso formocaps a anos..E gostaria de saber se o formocaps corta o efeito do . anticoncepcional? ?

    ObrigadA

    ResponderExcluir
  34. Giih: as medicações inaladas são formuladas em doses mínimas (microgramas). Por isso, exercem sua ação nos pulmões mas não interferem no anticoncepcional. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  35. Olá
    Eu uso o Alenia faz 9 anos e gostaria de saber se esse uso contínuo pode causar inchaço?
    Obs: ultimamente estou inchada e o Alenia já não faz tanto efeito como fazia antes)
    Me responda por favor🙏🏻
    Obrigada

    ResponderExcluir
  36. Carla: Alenia não causa inchaço. Contudo, se o efeito da medicação não é suficiente para controlar sua asma, converse com seu médico a possibilidade de reavaliar o seu tratamento. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  37. Olá meu filho toma a muito anos foraseg, mas ainda tem alguns episódios de falta de ar, quando isso ocorre usa o fluir, e melhora rapidamente as vezes precisa usar fluir mais vezes na mesma semana, agora ele fez um exame recente, (espirograma) e a médica mudou o foraseg para oximax disse que ele tem vários tipos de asma que estão controladas, mas que uma não está por isso ainda tem crises, estamos e
    Na justiça tentando autorização pra ele tomar o xolair. O que eu gostaria de saber e qual a diferença entre o foraseg e o oximax, e o que pode prejudicar ele por tomar a tanto tempo, ele tambem tem dermatite crônica grau alto. E o IGE sempre sai nos exames como acima de 2000, acho que é a contagem maxima dos resultados, também gostaria de saber se tem como fazer um exame que diz quanto é o IGE total dele, pq fico a pensar quanto seria esse acima, se é 2100, ou 10000, queria muitu poder tirar essa dúvida.

    ResponderExcluir
  38. Vera Boa noite. O fato do seu filho fazer uso contínuo do Foraseq e mesmo assim necessitar uso do Fluir indica que sua asma não está bem controlada.
    Foraseq é uma medicação inalada usada no tratamento de controle da asma. Trata-se da chamada “terapia combinada” pois contém num mesmo inalador, dois medicamentos: um broncodilatador (formoterol) e um corticóide inalado (budesonida). Os remédios em terapia combinada têm objetivo de atuar sobra a inflamação dos brônquios, controlando a doença e prevenindo as crises de asma.
    Oximax contém apenas o corticoide inalado.
    Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  39. Bom dia
    Por favor me ajude..meu filho foi receitado com flixotide e aerolin quando tivesse chiado ..mas estou fazendo o tratamento a um mês. Não vi diferença ainda é acho cedo o uso de bombinha ..ele tem 1 e 8 meses.
    Será que não existe outro tratamento sem uso de bombinha???ja lavei em dois pneumologista ..acho q vou ouvir uma terceira opinião.

    ResponderExcluir
  40. Suelen: "bombinhas" podem ser usadas com segurança em crianças pequenas pois são formuladas em doses mínimas (microgramas) e exercem seu efeito diretamente na via respiratória, com menores efeitos colaterais no resto do organismo comparados aos remédios em xaropes. Contudo, não posso opinar sobre seu filho sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu filho e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  41. Minha filha de 5 anos teve sua primeira crise de asma...mesmo com.esperimetria normal a pneumologista receito seretide e piemonte com uso contínuo, sempre tive pavor de bombinhas e fico muito receiosa toda vez que faço que é 2 vezes ao dia..gostaria de saber se realmente não faz mal a saúde se dá problema mo coração ou deficiência no crescimento e desenvolvimento da criança? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  42. Aline Boa noite. As medicações inaladas usadas no tratamento de controle da asma são seguras. Seretide é uma “terapia combinada” pois contém num mesmo inalador, dois medicamentos: um broncodilatador (salmeterol) e um corticóide inalado (fluticasona). Os remédios em terapia combinada têm objetivo de atuar sobra a inflamação dos brônquios, controlando a doença e prevenindo as crises de asma.
    Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  43. jaqυelιne28/9/16 17:12

    ola ғaço υѕo do alenιa 400/ 12/12 hrs poreм deѕde enтão,ѕιnтo ғorтeѕ тreмoreѕ,тao ғorтeѕ a ponтo de acordar no мeιo na noιтe coм eѕѕe ѕιnтoмa.
    no coмeço oѕ тreмoreѕ eraм ιnтernoѕ мaѕ agora тмв ѕão eхтernoѕ,aтrapalнaм мυιтo мeυ dιa a dιa, мιnнa pneυмo acaвa de мυdar p o ѕereтιde 50/250 .
    eѕpero qυe eѕѕe ѕιnтoмa deѕapareça.
    vcѕ тeм мaιѕ algυм caѕo parecιdo? já нoυvιraм ғalar deѕѕa conтra ιndιcação?
    мυιтo oвrιgada

    ResponderExcluir
  44. dr. duvidas minha sogra toma o remedio spiriva gostaria de saber se existe algum outro que possa substituir ele? (pois seu preço na farmacia e muito elevado.
    junto com ele ela faz uso de vannair 6/200

    ResponderExcluir
  45. Jaqueline: tremores são efeitos coletrais relativamente frequentes aos broncodilatadores. Como sua médica trocou Alenia por Seretide, recomendo que avalie o benefício da troca. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  46. Natalia: existem substitutos para o Spitiva, mas é preciso examinar sua sogra para que possamos indicar uma substituição adequada e segura. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde! Meu pai utiliza Alenia, e mesmo fazendo o gargarejo depois o medicamento está afetando demais a voz dele. Está muito rouco. Existe algo que possa amenizar esse efeito colateral?

    ResponderExcluir
  48. Vanessa: uma opção seria o uso da medicação com formulação similar mas sob a forma de spray com espaçador. Converse com o (a) alergista que trata do seu pai. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  49. Engolia cápsula de alenia, faz ml a saúde?

    ResponderExcluir
  50. Alenia é uma medicação que é para ser inalada e não para ser engolida. O efeito e resposta esperada não irão acontecer. Ou seja, o efeito do medicamento ficará seriamente prejudicado. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  51. Estou usando medicamento relvar quando seguro a respiracao tenho q ficar com o aparelho na boca ou retira lo? Precisa lavar a boca apos uso? A primeira vez q uso e nao fiz gargareijo

    ResponderExcluir
  52. Jonas Boa noite Segue o modo de uso do inalador do Relvar:
    1) colocar o bocal entre os lábios e fechar os lábios firmemente ao redor dele.
    2) Cuidado para não bloquear a entrada de ar com os dedos.
    3) Inspirar longa, constante e profundamente e segure a inspiração por pelo menos 3-4 segundos,
    4) Retirar o inalador da boca e expirar lenta e cuidadosamente.
    5) Após o uso, enxaguar a boca com água sem engolir
    Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  53. Olá boa noite, tenho rinite e asma desde a infância. Há anos atrás uma pneumologista me receitou seretide, quase morri de agonia,o peito queimava e dificuldade terrível pra respirar. Aí ela trocou imediatamente para foraseq,que não fazia nem cócegas, aí me passou singular, isso td após exames de alergia"sangue",raio-x de tórax e espirometria. Na espirometria dava normal e eu com falta de ar. Cansei,fui a um alergologista, fiz 5 anos seguidos de vacinas imunológicas,que por sinal são caras, mesmo assim tinha crises,hj estou sem as vacinas, e voltaram as crises com muita severidade. Isso é normal? Estou à base de decadron xarope, busonid nasal e inalação com berotec. Já agendei com outro alergologista, visto que esse outro era fitoterápico e não concorda com alopatia, o que dificulta a resposta do tratamento em uma crise. Sendo que minhas crises desde a infância são terríveis e demoradas, coisa de no mínimo 10 dias,estou há 20 dias na crise. Muito obrigada pela atenção, e parabéns pelo blog esclarecedor.
    Confesso, que às vezes me desânimo com essa asma. Fiquei muito tempo sem o busonid nasal por conta das vacinas e que o médico dizia ser inútil. Obrigada

    ResponderExcluir
  54. Claudia Boa tarde. A asma é uma doença que pode se manifestar de formas variadas, desde sintomas leves até quadros graves. O tratamento inclui medicações como também o controle de fatores agravantes (que variam em cada pessoa). Existem tratamentos específicos para os casos mais graves. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  55. Oi, minha filha de 6 anos usou clenil spray (bombinha)e teve reação ao medicamento. Ela ficou com ansiedade, chorona na escola.
    Quando parei de dar clenil a ela, tudo melhorou e ela voltou o que era antes, ficou mais alegre como sempre.
    Você conhece algum caso semelhante?
    Hoje ela ta usando o aerolin spray em casos de crise.
    Grata.

    ResponderExcluir
  56. Vitória Bom dia. Aerolin atua apenas aliviando os sintomas da crise de asma. Mas, não trata a doença e não previne futuras crises. Recomendo que retorne ao especialista que acompanha o tratamento para que oriente uma alternativa para seu tratamento de controle da asma. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  57. Bom dia , gostaria de saber, fiquei algum tempo se fazer uso de symbicort 6/200, tive uma crise o médico receitou a prenidsolona, aí usei o symbicort junto passei mal com palpitações e um leve mal estar, as vezes que fiz uso do symbicort não senti nada, romo tbm remédio para pressão Losartana,e faço uso de amiodarono 200, e hidroclorotiazida, suspendo o uso do symbicort ou pode ser a predsolona.

    ResponderExcluir
  58. tenho bronquite bem de vez enquanto e meu medico me passou Relvar 100/25 falou que o uso é pra sempre é isso mesmo? pensei que teria um tratamento para que diminuisse e tratasse somente na crise.

    ResponderExcluir
  59. Olá, o meu médico receitou o Symbicort 6/200 por três meses para o tratamento de asma induzida por esforço físico, mas não mencionou nada sobre não poder tomar outros medicamentos. Eu tomo anticoncepcional e gostaria de saber se há algum risco.

    ResponderExcluir
  60. Alexandre: os dados enviados em seu relato não são suficientes para que eu possa esclarecer sua dúvida. Sugiro que entre em contato com seu alergista, que acompanha o tratamento de sua asma e conhece seus dados clínicos, para que seja orientada de forma adequada e segura. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  61. Relvar é uma medicação inalada usada no tratamento de controle da asma, com indicação para uso todos os dias, mesmo que a pessoa esteja bem. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  62. Ana: o uso inalado de Symbicort não interfere no anticoncepcional. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  63. Com muita frequencia minha pele apresenta vergões e outras marcas vermelhas de origem alergica, elas vem e vão, inicialmente usava vacina e recentemente meu médico pediu para que eu experimentasse o Oximax inalatório, é de fato indicado para isso?
    Obrigado!
    Wellignton.

    ResponderExcluir
  64. Oximax é um corticóide para uso inalado (furoato de mometasona) indicado no tratamento de controle da asma. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  65. O uso continuo do Alenia causa ganho de peso e inchaço ? e como tratar a irritação do uso do pó na garganta ?
    o alenia tem corticoide ?

    ResponderExcluir
  66. Alenia é uma medicação inalada usada no tratamento de controle da asma. Trata-se da chamada “terapia combinada” pois contém num mesmo inalador, dois medicamentos: um broncodilatador (formoterol) e um corticóide inalado (budesonida). Os remédios em terapia combinada têm objetivo de atuar sobra a inflamação dos brônquios, controlando a doença e prevenindo as crises de asma. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo e não tem os mesmos efeitos colaterais dos corticóides usados sob a forma de comprimidos e xaropes. Não causa aumento de peso nem inchaço. Recomenda-se lavar a boca após o uso para evitar a irritação da garganta. (Lavar, gargarejar e cuspir) Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  67. Minha filha tem 11 anos e após uma semana usando alenia 400 de manha e a noite começou a ter corrimento gelatinoso e incolor pode ser efeito do remédio e será que vai mestruar? Foi indicado pela pneumologista mais a quantidade não é muito alta?

    ResponderExcluir
  68. Alenia não é causa de secreção vaginal. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  69. Um ano atrás tive derrame pleural e apartir daí tive crise de asma e venho a fazer uso de Relvar 100/25 , gostaria de saber qual é a sequela q terei ,pois terei q usar por toda a vida.
    Já parei de usar 2 vzs para ter certeza se preciso mesmo do remédio e as 2 vzs q parei tive crise de asma e agora tenho certeza q não posso ficar sem.
    O meu medo é do uso contínuo.Qual seria a causa futura?
    Como será meu pulmão?

    ResponderExcluir
  70. Boa noite. Os remédios inalados usados no tratamento de controle da asma são seguros e eficazes. Estes medicamentos têm objetivo de atuar sobra a inflamação dos brônquios, controlar a doença e prevenir as crises de asma. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  71. Comecei a usar o Fluir!
    Posso tomar remédio pra verme.

    ResponderExcluir
  72. Bom dia! Tenho asma e minha pneumologista receitou Fluir 12mcg e Oximax 400mcg. Gostaria de saber se há problema ou diferença se eu utilizar o Alenia 12/400? Pelo que estudei os componentes são bem compatíveis, só não sei se há problemas em substituir o oximax pelo budesonida. Aguardo retorno. Obrigada.

    ResponderExcluir
  73. O uso da medicação inalada não interfere com a maioria dos medicamentos Contudo, a pessoa mais adequada para esclarecer sua dúvida é o(a) médico(a) que trata de você, pois conhece seus dados clínicos e poderá opinar com segurança. Gratos por sua visita ao nosso blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  74. Nathalia, bom dia A escolha de uma medicação é feita pelo(a) médico(a), baseado nos dados obtidos na história clínica (anamnese), no exame físico e em exames complementares, dependendo de cada caso. De forma teórica, é possível trocar uma medicação pela outra, uma vez que são princípios ativos bastante semelhantes. Mas, na pratica, o ideal é que esta orientação seja feita pelo(a) alergista que acompanha seu tratamento Avaliar pela internet pode gerar erro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  75. Bom dia! Tenho asma e uso Forasec 400! Tenho um pigarro que é sempre presente e como apos o uso do Forasec eu nunca faço bochechos com agua pode ser que isso tenha contribuido para esses pigarros sempre acontecerem?

    ResponderExcluir
  76. Robinson: recomenda-se lavar a boca com água, gargarejando e cuspindo o final. É uma medida simples mas que pode evitar sintomas indesejáveis. Gratos por sua participação no blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  77. Ola uso formocaps a 6 anos tenho crises de asma...e anciedade...as vezes uso ele 2 ou mais vezes ao día..será que faz mal...

    ResponderExcluir
  78. Boa noite. O seu relato que seu tratamento não está adequado. Formocaps é um broncodilatador. Alivia sintomas da asma, mas não trata e não controla a sua doença. Aconselho que entre em contato com o(a) alergista que acompanha seu tratamento e peça que oriente. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  79. OLÁ ,MINHA MÃE TEM CA DE PULMÃO E TOSSE MUITO ,O ONCOLOGISTA DELA PASSOU ATROVENTE COM BEROTEC PARA ALIVIAR,ELA INCHOU O ROSTO ,PODE SER DE UM DOS DOIS MEDICAMENTOS ?BEROTEC INCHA O ROSTO ?ATROVENTE TAMBÉM ?CONTEM CORTICOIDE ?O QUE PODE SER ?

    ResponderExcluir
  80. Juberto Boa tarde. Berotec e atrovent são broncodilatadores e não contém corticoide. O edema facial (inchaço) pode ter causas variadas e não tenho condições para opinar baseado apenas nos poucos dados enviados em seu relato. Aconselho que entre em contato com o médico que trata de sua mãe e peça que oriente. Gratos por sua visita no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  81. Bom dia, tomo Predsim para bronquite aguda, posso trocar pelo Alenia? Fazem o mesmo efeito?

    ResponderExcluir
  82. Não, Paula. Alenia não é indicada para crises mas sim para o controle da doença a longo prazo. Procure um(a) alergista para orientá-la de forma adequada e segura. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  83. Sinto o mesmo, é horrível.

    ResponderExcluir
  84. Bom dia. Não entendi seu comentário. Por favor, escreva para nosso e-mail informando mais detalhes: blogdalergia@gmail.com Agradecemos seu contato com o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  85. Faço uso de alenia 2 vezes ao dia pois tenho asma desde criança sinto muito cansaço chiado no peito e tosse. To gravida de 8 semanas meu pneumologista não tirou o medicamento disse q eu devia manter. Mais mesmo assim tenho um pouco de medo o que é melhor eu fazer? Mim ajude por favor.

    ResponderExcluir
  86. Môny: a orientação do seu médico está correta: a asma deve ser tratada durante a gestação. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  87. Qual é o mais eficaz, Alenia ou seretide, uso o alenia

    ResponderExcluir
  88. Charlene Bom dia. Ambos (seretide e alenia) são eficazes, pois atuam na inflamação que acompanha a asma, controlando a doença e os sintomas. Na verdade, não há como afirmar se este ou aquele medicamento será melhor ou pior, uma vez que a resposta varia em cada pessoa. Uma medicação pode ser ótima para um paciente e não para outro. Por isso, aconselho que converse com o(a) especialista que trata de sua asma e peça que a oriente. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  89. Bom dia,
    Comecei ontem a usar a Alenia, porém apos o uso não estou sentindo o gosto dos alimentos. É normal?

    ResponderExcluir
  90. Boa noite. Alteração do paladar não é um efeito adverso do Alenia Recomendo que comunique seu alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  91. Boa noite! Gostaria de tirar uma dúvida sobre o Foraseq, comprei o remédio hoje, pois foi prescrito pelo médico.
    Pretendo começar o tratamento amanhã, algum problema em fazer o uso e beber?
    Tenho que fazer o uso de manhã e a noite.

    ResponderExcluir
  92. Minha mãe tem DPOC e usa Alenia.
    Ela pode usar junto com o Alenia o Spiriva,?

    ResponderExcluir
  93. Auseni: a associação de medicamentos, em especial numa pessoa idosa, só deve ser recomendado pelo médico que acompanha o caso. valiar pela internet pode gerar erro. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  94. Fui diagnosticado com asma adquirida através da rinite alérgica, o médico passou a bombinha, aerolin e tive crises recentes. Fui ao pneumologista que me passou lugano (fumarato de formoterol di-hidratado + propionato de fluticasona). Esse medicamento conta indica o uso de bebida alcóolica moderada, por exemplo em uma aniversário/.

    ResponderExcluir
  95. Boa tarde minha filha está fazendo o uso de. Oximax e fluir sentiu a mão tremer e normal isso

    ResponderExcluir
  96. Gisele: o tremor de mãos pode ser causado pelos broncodilatadores, mas trata-se de um efeito colateral sem gravidade.Converse com seu médico para que a oriente de forma adequada e segura. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  97. Boa noite. Meu marido está fazendo uso de Miflasona de 200mg 2x ao dia e Hytos Plus xarope já fazem 10 dias. Não vi melhora, pelo contrário ele teve febre durante dois dias e entrei com antibiótico azitromicina. Esses medicamentos demoram mesmo a fazer efeito ou teríamos que buscar a ajuda do médico novamente? Segundo o médico ele está com uma traqueíte. Obrigada

    ResponderExcluir
  98. Boa tarde. Miflasona é uma medicação inalada indicada no tratamento de controle da asma Não tem efeito imediato para tratar crises. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  99. Bom dia!
    Minha alergologista me receitou há cerca de um mês o Symbicort Spray 6/200.
    Tenho sentido muita irritação, ansiedade, nervosismo, dificuldade para dormir, agitação, dores de cabeça.
    Gostaria de saber se pode ter alguma relação com o medicamento em uso.
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  100. Boa tarde, Letícia. Os sintomas que descreve não são comuns com uso do Symbicort. Sugiro que entre em contato com sua médica e peça que a oriente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  101. Bom dia, eu uso symbicort 6/200,e gostaria de saber se esse medicamento contém corticóides? Obrigado

    ResponderExcluir
  102. Boa noite Symbicort é uma medicação inalada usada no tratamento de controle da asma. Trata-se da chamada “terapia combinada” pois contém num mesmo inalador, dois medicamentos: um broncodilatador (formoterol) e um corticóide inalado (budesonida). Os remédios em terapia combinada têm objetivo de atuar sobra a inflamação dos brônquios, controlando a doença e prevenindo as crises de asma. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo e não tem os mesmos efeitos colaterais dos corticóides usados sob a forma de comprimidos e xaropes. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  103. Todas as vezes que uso o Alenia tenho tremedeira e o coração fica acelerado. Isso é normal?

    ResponderExcluir
  104. Olá! Estou usando Symbicort 12/400 tem três dias com duas inalações diárias. Porém ainda não sinto melhora na falta de ar,além de estar com o nariz seco, boca seca, tosse e garganta irritada. É normal? Com quanto tempo poderei sentir melhora na falta de ar?

    ResponderExcluir
  105. Tremor e taquicardia são efeitos colaterais que podem ocorrer com a medicação (Alenia). Na maior parte das vezes são reações leves, de pequena monta, tendendo a desaparecer com o passar do uso. Caso isso não ocorra, recomendo que entre em contato com o(a) médico(a) que prescreveu e peça que oriente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  106. Se está em uso adequado do Symbicort e não houve melhora, é preciso examinar e afastar fatores associados (comorbidades). Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  107. Bom dia ei estou usando Aerolin 100mcg e clenil hfa 200mcg , usando essas duas bombinhas posso fazer uso de bebidas alcoólicas moderadamente?

    ResponderExcluir
  108. Olá me chamo Jéssica é a 2 meses faço uso do relvar 100/25...
    Tive um ganho de peso de uma hora pra outro é me sinto muito mal, me sinto inchada e estufada, queria sabe se esse medicamento causa ganho de peso?
    Pois tenho hipo e faço faço uso também do puran T4 a anos mais nunca tive assim como estou agora...

    ResponderExcluir
  109. Sou de Arcos-mg , fui a farmácia mix pharma e um cadastro pra o alenia sair mais barato .. antes era muito caro, mas com o desconto saiu bem mais em conta , sabe se já tem algum generico?

    ResponderExcluir
  110. Boa noite. As medicações inaladas não impedem a ingestão moderada de bebida alcoólica. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  111. Jessica Boa noite Medicações inaladas são formuladas em doses mínimas (microgramas) e não causam aumento de peso. Converse com seu médico e peça que a oriente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  112. Boa Tarde, Estou tomando montelucaste de sódio para tratamento de sinusite e rinite cronica. gostaria de saber se corta o efeito do anticoncepcional?

    ResponderExcluir
  113. Juliana Bom dia. Montelukaste não interfere no efeito do anticoncepcional.Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  114. Alenia não possui genérico. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  115. Bom dia! Fui diagnosticada com Asma e Rinite, iniciei o tratamento com o RELVAR ELLIPTA, AERDINI e o AVAMYS, Porém sou intolerante a lactose e percebi lendo a bula que o RELVAR possui na formula leite. Todos os medicamentos para asma similares ao RELVAR possuem leite na formulação? Em média quantos dias demora para que a medicação comece a fazer efeito? estou tomando a 3 dias e não senti nenhuma melhora. Obrigada!

    ResponderExcluir
  116. Franciele: as pessoas alérgicas à proteína do leite de vaca podem apresentar reação mesmo com mínimas quantidades do alimento Na intolerância à lactose, as pessoas podem tolerar pequenas quantidades. Por isso, é improvável que a inalação do medicamento cause sintomas, uma vez que o teor de leite é muito baixo. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  117. Prezados Faço uso do seretide de manhã, a tarde uso o spiriva e a noite para dormir uso o fostair dpi e ando 24 horas com uma bombinha duovent por eventualidades...estou me sentindo bem, mas vejo que são medicamentos diferentes...creio que isso não vai trazer problemas futuros? pergunto porque sempre esqueço de perguntar ao pneumologista....

    ResponderExcluir
  118. Em alguns tipos de asma, pode ser necessária a associação de mias de um tipo de medicação em forma inalada. Esta associação deve ser prescrita pelo médico especialista. mas, tratar não se resume aos remédios. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Viver bem com asma”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  119. Bom dia, faço do oximax há 2 semanas e sem querer ingeri ao inves de inalar.Posso ter alguma reação que devo me preocupar?

    ResponderExcluir
  120. Anna Boom dia A cápsula para inalação quando engolida não causa dano, mas impede seu efeito. Aproveito para ressaltar que a técnica correta de inalação é muito importante para que o efeito seja pleno. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  121. Sou usuário do Foraseq há mais de 10 anos. Na falta deste, na última vez, comprei o Alenia. Eu não gosto do aplicador pois constantemente a pílula cola dentro e não fica solta impossibilitado a vibração e eu termino desperdiçando remédio e tendo q tomar mais de um dentro de pouco tempo.
    Já inventaram medicamento melhor? Ou aplicador melhor?

    ResponderExcluir
  122. Rmguimar: Boa noite. Existem diversos medicamentos para tratar a asma, modernos e eficazes, com grande variedade de dispositivos para inalação. Contudo, é importante personalizar o tratamento, ou seja: identificar o tipo de asma, grau de controle da doença, bem como a aceitação de cada pessoa ao tipo de inalador. O melhor remédio para uma pessoa pode não ser para outra. Sugiro que converse com seu médico e peça que o oriente. Brevemente lançaremos no Blog da Alergia o novo e-book: “Viver bem com asma”. Acompanhe nossas publicações. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  123. Uso Symbcort 6/200, 1x dia, somente à noite, para poder dormir sem precisar acordar com o incômodo do chiado no peito e/ou respíração curta.

    Posso tomar a vacina da febre amarela mesmo usando diáriamente (1xdia) esse inalador em pó seco?

    ResponderExcluir
  124. Fátima Bom dia. O uso inalado de Symbicort não está incluído no rol das contraindicações da vacina de febre amarela divulgado pelo Ministério da Saúde. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  125. Bom dia. Meu nome é Agatha Sou asmática, porém, sem crise. Fiz cirurgia bariática há 2 anos e Faço Uso há 10 anos de Alenia e gostaria de saber se há contra indicação para tomar a vacina da Febre Amarela. Obrigada.

    ResponderExcluir
  126. Boa noite, faço o uso do seretide 25/125 posso tomar a vacina da febre amarela?

    ResponderExcluir
  127. Agatha Bom dia O uso inalado de Alenia não está incluído no rol das contraindicações da vacina de febre amarela divulgado pelo Ministério da Saúde. Gratos por sua participação no Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  128. Nathalia Bom dia O uso inalado de Seretide não está incluído no rol das contraindicações da vacina de febre amarela divulgado pelo Ministério da Saúde. Gratos por sua participação no Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  129. Olá Bom dia, Eu sou asmático e faço uso uma vez por dia do Foraseq, há algum tipo de contraindicação para a vacina de febre amarela referente a esse remédio? desde já obrigado.

    ResponderExcluir
  130. Tomo Foraseq 12mcg/400mcg posso tomar a vacina contra febre amarela?

    ResponderExcluir
  131. Yuri A contraindicação para a vacina de febre amarela é para uso de corticoide sistêmico (oral ou injetável)em dose alta e por tempo prolongado. Corticoides inalados, como é o caso do Foraseq, são formulados em doses mínimas (microgramas)e atuam diretamente na via respiratória com mínimas repercussões sistêmicas. Fale com o médico que acompanha seu tratamento da asma. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  132. Tatty: A contraindicação para a vacina de febre amarela é para uso de corticoide sistêmico (oral ou injetável)em dose alta e por tempo prolongado. Corticoides inalados, como é o caso do Foraseq, são formulados em doses mínimas (microgramas)e atuam diretamente na via respiratória com mínimas repercussões sistêmicas. Fale com o médico que acompanha seu tratamento da asma. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  133. Bom dia, faco uso de Miflonide ( Budesonida) 400mcg, 2 vezes ao dia, preciso saber com urgência se posso tomar a vacina contra a Febre Amarela, pois moro em área de risco...

    ResponderExcluir
  134. Miflonide (budesonida) é um corticoide inalado: é formulado em doses mínimas (microgramas). Atua diretamente nas vias respiratórias com mínimos efeitos colaterais. O uso de corticoides inalados por si só não contraindicam a vacina de febre amarela. Contudo, como desconheço seus dados clínicos, aconselho que entre em contato com o(a) medico que acompanha seu tratamento antes de se vacinar, para que receba uma orientação adequada e segura. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  135. Bom dia! Eu faço o uso da bombinha inalatória de pó Fostair DPI duas inaladas, duas vezes ao dia, posso fazer o uso de bebibas alcoolicas? Ou contém risco?

    ResponderExcluir
  136. Boa noite. A ingestão moderada de bebida alcoólica não interfere no efeito da medicação inalada Fostair. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Viver bem com Asma”. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  137. EU uso DUOVENT N para asma e as vezes ALENIA.
    Preciso tomar a vacina da febre amarela, tem contraindicação ou posso tomar tranquilamente?

    ResponderExcluir
  138. Shining Louis: Os medicamentos inalados usados no tratamento da asma não são contraindicação para a vacina de febre amarela, segundo a orientação do Ministério da Saúde. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  139. Olá, me chamo Bruna. Tenho uma dúvida.
    Foraseq corta efeito do anticoncepcional Ciclo 21?

    ResponderExcluir
  140. Bruna Boa tarde. Foraseq é uma medicação segura, usada no tratamento de controle da asma. É formulada em doses mínimas (microgramas)e por isso atua diretamente na via respiratória com mínimas repercussões sistêmica, não interferindo no efeito do seu anticoncepcional.
    Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  141. Ola doutora minha esposa começou a tomar o Syndicort 6/200 ele demora pra fazer efeito? Pois ela nao ve resultados sognificativos na melhora da crise

    Grato

    ResponderExcluir
  142. Thiago Boa tarde Symbicort é uma medicação indicada no tratamento de controle da asma. Se sua esposa está em crise, é indicado que retorne ao especialista para que seu esquema terapêutico seja reavaliado. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Viver bem com asma”. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  143. Olá, tenho asma grave e o pneumologista me receitou nites e oximax 400mg até acabar o medicamento. Já utilizei os dois e as crises voltaram diariamente, será que posso continuar utilizando-os por um longo período com a mesma quantidade de miligramas?

    ResponderExcluir
  144. Lucas: as medicações citadas podem ser usadas com segurança por tempo prolongado. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Viver bem com Asma”. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  145. Fui diagnosticada com asma, e meu pneumologista indicou o relvar ellipta, , comecei hjme senti melhor, pois com o striverdi não me adaptei, oque vc acha desse medicamento tem algum problema usar por longo período, sou hipertensa

    ResponderExcluir
  146. Carol Bom dia A medicação citada pode ser usada com segurança em hipertensos. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Viver bem com Asma”. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  147. Bom Dia
    Fui diagnosticado com Asma, em torno 20 dias atrás, foi me receitado o uso de Relvar e aerolin, eu procurei o médico por que o sintoma que eu tinha era uma tosse persistente há mais 2 meses,agora passado 20 dias do tratamento não tenho mais tosse,mas tenho falta de ar, que eu não tinha gostatia de saber se pode ser reação de algum remedio ou seria da asma.

    ResponderExcluir
  148. A sensação de falta de ar é um sintoma da asma e pode indicar que, embora a tosse tenha melhorado, a doença ainda não esteja bem controlada. Aconselho que entre em contato com seu médico, pois a examinou, sendo a pessoa mais indicada para orientá-la. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  149. Boa noite minha pneumologista me indicou o RELVAR ELLIPTA 100/25mcg, estou inalando-o, mas uma amiga minha que é representante tem de amostas um chamado SYMBICORT fumarato de formoterol di-hidratado/budesonida 6/200, posso usar este que ele tem de amostra quando acabar meu RELVAR? são os mesmos componentes? Obrigada.

    ResponderExcluir
  150. Tatiane Boa noite Não recomendo que substitua sem antes falar com sua pneumologista. Relvar e Symbicort são medicamentos que contém princípios ativos diferentes, embora ambos sejam usados no tratamento de controle da asma. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Viver bem com Asma”. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  151. Olá. Recebi orientação para fazer uso do Alenia. Porém o preço
    é um pouco alto. Ele pode ser substituído pelo Busonid ou este pode nao ser tão eficiente quanto o Alenia??

    ResponderExcluir
  152. Adriele Bom dia Busonid não substitui Alenia. São medicamentos diferentes. Verifique junto ao SAC do laboratório, pois há um desconto de 50%. Caso a dificuldade persista, fale com seu médico para que indique uma substituição adequada e segura. convido que escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com e receba uma cópia do livro: "Viver bem com asma". Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  153. Olá! Primeiramente, parabéns pelo blog e pelos excelentes esclarecimentos!
    Tenho rinite alérgica e há anos faço tratamento com Avamys uma vez por dia em períodos de crise. Recentemente fui diagnosticada com asma e minha médica receitou o Alenia. Gostaria de saber se a interação destes dois medicamentos pode ser prejudicial. Preciso parar com o Avamys?

    ResponderExcluir
  154. Boa noite.Não há necessidade de interromper Avamys para usar o Alenia. Os dois medicamentos podem ser usados em conjunto, com segurança. Convido que escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com e receba uma cópia do livro: "Viver bem com asma". Gratos pela visita e pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário. Abraço!

    ResponderExcluir
  155. Ana paula21/7/18 03:54

    Bom dia

    Tudo bem? Queria dizer que tratei minha filha com vocês iniciei a vacina , na época com a Dra. Flávia, que por sinal uma excelente médica, assim como todos aí....hoje mesmo eu estava falando que queria retornar com ela para prosseguir o tratamento com vocês.hoje ela continua com vacina , faz uso do symbcort a pouco tempo, nesse exato momento está em crise , também estou fazendo o aerolin por conta da crise.e estou com muito dúvida pq mesmo fazendo os dois medicamentos ela chia as vezes e passou a reclamar de dor no peito quando RESPIRA FUNDO.estou fazendo 12/12 h. O symbcort, É no intervalo aerolin 4/4....eatou fazendo 2 Puff do aerolin , queria saber se posso fazer 3 Puff, pois 1 hora depois que faço as bombinhas ela chia. Tá chiando pouco , porém estou fazendo 2 " inalacoes do Symbcort. Ja sao quase 4 horas da manha , as 4 tenho que fazer o aerolin, estou aqui na esperança que alguém me responda...rsrs...sei que nesse horário não será possível, mas a minha dúvida pode ser esclarecedor para outras pessoas que assim como eu , recorreu a internet na esperança de encontrar uma solução....

    Obrigada .....e eu estou voltando a tratar minha filha aí com vocês.

    ResponderExcluir
  156. Ana Paula Boa noite Os dados enviados em seu relato indicam que a asma de sua filha não está controlada e necessita tratamento. Infelizmente não é possível prescrever ou indicar uma medicação pela internet Recomendo que sua filha seja examinada pessoalmente. Contudo, a nossa equipe médica não está mais atendendo na Policlínica. Por favor, ligue (em horário comercial) para os telefones: 2210 2810 ou 984779836 e fale com a Sra Ana Carolina que lhe orientará como dar continuidade ao tratamento do seu filho. Agradecemos seu contato com o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  157. Olá Boa noite. Tenho uma dúvida. Faço tratamento com alenia cápsula po inalação e de aerolin spray bombinha.
    Minha pergunta é posso ingerir bebida alcoólica. Ñ que eu beba com frequência mas as vezes muito raro saio com meu esposo e ai vem a ocasião
    Se puderes tirar minha dúvida meu muito obrigada

    ResponderExcluir
  158. Outra pergunta pra um médico dizer que o paciente tem asma bronquite tem que fazer exames pra confirmar ou eles tem como afirmar so pelos sintomas?

    ResponderExcluir
  159. O diagnóstico da asma não se baseia em exames. É um diagnóstico clínico, ou seja, se baseia na avaliação clínica feita pelo médico.Convido que escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com e receba uma cópia do livro: "Viver bem com asma". Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  160. Sueli Câmara19/8/18 07:00

    Ola. Faço controle da asma usando inaladores a pó. Estava usando Lugano que me dava muita tremedeira. A médica trocou pelo Alenia. Quando fui usá-lo pela primeira vez, senti falta de ar e irritou minha garganta. Já faz uma semana que dói muito ao deglutir até a saliva. Ja tomei antiinflamatorios, cha de limao e gengibre, ja como oo gengibre puro, etc e nada fez melhorar. Sera que tive alguma reação alérgica ao medicamento?!

    ResponderExcluir
  161. Sueli Boa noite. Os dados enviados em seu relato não sugerem que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica). Mas não é possível afirmar sem examinar você pessoalmente. Aconselho que entre em contato com seu alergista e peça que a oriente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Viver bem com asma”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  162. O que me diz sobre lugabo

    ResponderExcluir
  163. Bom dia. Lugano é uma medicação que combina num mesmo inalador, duas substâncias: Formoterol (broncodilatador) e Fluticasona (corticoide inalado) Está indicado no tratamento de controle da asma. é uma medicação segura, usada no tratamento de controle da asma. É uma medicação formulada em doses mínimas (microgramas)e por isso atua diretamente na via respiratória com mínimas repercussões no resto do organismo. Deve ser usado todos os dias, mesmo que a pessoa esteja bem, pelo tempo definido pelo médico. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Viver bem com asma”. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  164. Anônimo9/9/18 01:05

    Olá sou á Ariane tenho asma crônica dês de 2 anos de idade uso Lugano a oito meses mas sinto muita pontada e dor nas costas rouquidão na voz mas não tenho mais crises como antigamente gostaria de saber se esse remédio não está fazendo mal pra mim pois esqueço e tomar algumas vezes obrigado

    ResponderExcluir
  165. Bom dia, Ariane. Todos os inaladores usados no tratamento de controle da asma e que utilizem corticoide inalado podem causar rouquidão. Para evitar este problema, recomenda-se lavar bem a boca, gargarejando e cuspindo, todas as vezes que fizer a inalação. Recomendo que entre em contato com o(a) médico(a) que trata de sua asma para que julgue se há necessidade de mudar sua medicação e para orientá-la de forma adequada. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Viver bem com asma”. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  166. Bom dia,
    Meu filho tem 14 anos,tem asma e usa o Oximax a 5 anos todos os dias...gostaria de saber o que pode ser prejudicial a ele por usar a tanto tempo?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  167. Bom dia. Fique tranquilo. Oximax é uma medicação segura, mesmo a longo prazo. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Viver bem com Asma”. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  168. Tive broncopneumonia tratada c om antibioticis, a tosse produtiva pasdou, mas continuo esporadicamente com dificuldade para respirar, a pneumologista receitou fluir de 12 em 12hs por 30 dias.
    Normal após pneumonia dificuldade p respirar?
    Posso ingerir moderadamente cervejas, duranteo uso da medicação fluir?

    ResponderExcluir
  169. Boa noite. A ingestão moderada de bebida alcoólica não interfere no efeito das medicações inaladas como por exemplo Fluir. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  170. Estou usando o Miflonide, posso ingerir bebida alcoólica?

    ResponderExcluir
  171. Aposentada: o uso de medicações inaladas para tratamento da asma não interfere com a ingestão moderada de bebida alcoólica. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno