Pular para o conteúdo principal

Urticária: identificando causas

Muitas pessoas escrevem para o e-mail deste blog solicitando tratamento ou indicação de um remédio para tratar sua urticária. Contudo, não é possível tratar sem analisar os dados clínicos de cada paciente de forma criteriosa, já que o tratamento depende das causas envolvidas.
Neste texto, são abordados os principais fatores causadores de urticária, na intenção de mostrar como é vasto este tema e como é fundamental a análise clínica feita pelo médico alergista. Cada pessoa é única e necessita ser vista individualmente, baseado em sua própria história.




Conceito: urticária é uma erupção na pele formada por placas salientes, esbranquiçadas ou avermelhadas, que coçam muito. Estas placas são fugazes, ou seja, desaparecem logo, mas tornam a aparecer em outras áreas do corpo.

Em alguns casos estas placas são pequenas, mas se unem formando grandes lesões, que assustam pelo visual e podendo acometer grandes áreas do corpo, sendo chamada de “urticária gigante”.

Classificação: as urticárias podem ser classificadas de formas variadas, mas a classificação mais usada se baseia no tempo da doença. Assim, URTICÁRIA AGUDA é de aparecimento recente (até 6 semanas) e URTICÁRIA CRÔNICA, quando os sintomas permanecem por mais de 6 semanas, surgindo em surtos de longa duração.


Na urticária aguda (recente) é relativamente fácil descobrir a causa determinante, pois em geral trata-se de um alimento, medicamento ou de uma situação esporádica. Mas nos casos crônicos, de longa duração, é bem mais complicado e esta descoberta torna-se problemática, já que em geral a causa é algo de uso habitual pelo paciente ou envolve fatores variados que necessitam ser pesquisados.

Identificação: a descoberta da causa da urticária é a base para o tratamento. E, na maioria das vezes, não existe exame ou teste que dê a resposta. O médico necessita atuar como um detetive, investigando pistas fornecidas pelo paciente ao contar sua história.


Nenhum exame ou teste substitui uma boa história clínica feita pelo médico alergista.

Hoje resumiremos as principais causas de urticária, de maneira geral, lembrando que nem sempre é uma só causa que está envolvida no problema e que cerca de 40 a 50% dos casos crônicos têm sua causa desconhecida (idiopática).


Urticária por medicamentos

Remédios são, sem sombra de dúvidas, uma das principais causas de urticárias, mas nem sempre fáceis de descobrir, já que em geral se tratam de medicamentos de uso contínuo, habituais, já usados anteriormente, portanto considerados inofensivos pelo paciente. Infelizmente no Brasil este é um problema sério, pois a automedicação é comum a todas as classes sociais.

Os medicamentos que mais causam urticária são: analgésicos, antinflamatórios e antibióticos.
O problema é que pessoas sensíveis a analgésicos são também sensíveis a vários outros remédios, como por exemplo, os antinflamatórios. Como não existem testes ou vacinas específicas para este caso, o alergista orientará o uso de medicações alternativas e seguras.

Urticária por alimentos e aditivos alimentares

Na urticária recente (aguda) é fácil identificar se a causa é alimentar, pois o próprio alérgico observa esta relação. É comum a urticária pelo camarão e crustáceos e as lesões na pele surgem logo após a ingestão do alimento.

Contudo, na urticária crônica, tudo muda de figura, pois surge em geral com alimentos habituais da dieta e considerados inofensivos pelo paciente.


É importante chamar a atenção que alimentos raramente causam a urticária crônica, em especial nos adultos, sendo mais comum nas formas recentes (agudas) da doença.
Os alimentos mais implicados como causa de urticária são: leite e derivados, ovos, peixe, camarão (crustáceos), lagosta
Em muitos casos, não é o alimento em si que causa a urticária crônica, mas sim aditivos usados em sua conservação ou para melhorar a aparência e sabor do alimento. Os aditivos que mais causam urticária são os sulfitos e a tartrazina (corante amarelo).

A urticária pode surgir mesmo quando a pessoa ingere mínimas quantidades do alimento. Por exemplo, ao ingerir peixe que teve contato com camarão ou que foi cozido na mesma panela onde foi feito um molho com camarão.



Urticária por parasitas intestinais

Vermes e parasitas podem causar urticária, seja em crianças ou em adultos. Um destaque deve ser dado às infestações causadas por um parasita chamado de “Giárdia” e ainda: “Ascaris”, “Trichuris”, “Entamoeba”.



Urticária por Infecção

É uma causa questionada, mas que pode ser observada quando a eliminação da infecção pode levar à cura de uma urticária crônica. Nem sempre é fácil de diagnosticar, mas deve ser lembrada na pesquisa de causas envolvidas.

Algumas viroses e doenças infecciosas podem ser precedidas por urticária,comopor exemplo, a mononucleose e alguns tipos de hepatite.


Urticária por agentes físicos

Este é um grupo de urticárias onde a causa está relacionada com fatores físicos

O dermografismo é o exemplo mais visto, onde as lesões aparecem após irritação da pele. É uma doença benigna, mas muito incômoda e que pode ser evidenciada ao riscar suavemente a pele. Outras urticárias são classificadas neste grupo: colinérgica, aos exercícios físicos, solar, ao frio, aquagênica, etc. Como se trata de um tema extenso, voltaremos a falar num próximo “post”.

Urticária por Insetos

Picadas de abelhas, vespas e marimbondos provocam urticária devido à reação alérgica ao veneno. Mosquitos e pulgas podem ocasionar urticária mas comumente provocam estrófulo.


Urticária por irritação primária

Algumas substâncias podem provocar urticária pela irritação intensa que causam na pele, em qualquer pessoa: os exemplos mais conhecidos são as água-vivas (medusas), urtigas, plantas. Alguns medicamentos que têm o poder de liberar histamina podem causar urticária, em especial a codeína e os produtos contendo iodo.



Urticária por fatores emocionais

Distúrbios psicogênicos podem ser causa de urticária em cerca de 10% dos casos. Contudo, o mais comum é que os fatores emocionais sejam fatores que agravam (pioram) o problema, mas não sendo causas únicas da doença.



Urticária por outras doenças

A urticária pode ser um sintoma de outras doenças, antes mesmo que se manifestem, como por exemplo, doenças da tireóide, reumatismos, doenças do fígado, diabetes, gota e inúmeras outras doenças.

Urticária de causa desconhecida (idiopática)

Em alguns casos, mais raros, mesmo pesquisando cuidadosamente, a causa da urticária pode não ser detectada, sendo estes casos rotulados como “idiopáticos”. Este é um termo usado na medicina para definir doenças onde não se consegue descobrir a causa, à luz dos conhecimentos atuais.


Calcula-se que no Brasil cerca de 40 a 50% dos casos são de natureza idiopática, ou seja sem o diagnóstico da causa da urticária.



Este texto foi desenvolvido baseado no livro: “Conheça sua Alergia”, de Lian Pontes de Carvalho e João Bosco Magalhães Rios, publicado em 2001 pela Editora Revinter.

Comentários

  1. Brigitte: o tratamento da urticária é demorado, exigindo persistência e disciplina. A(s) causa (s) pode ser difícil de detectar e sua pesquisa não depende de exames ou testes, mas sim da avaliação criteriosa do histórico clínico de cada paciente. Por isso, a consulta médica é fundamental para que se conheçam dados sobre o paciente, desde sua identificação, idade, características pessoais, história familiar, doenças pregressas (anteriores à consulta, medicamentos que utiliza, hábitos alimentares, hábitos de vida, etc.). É importante ressaltar que nem sempre a urticária é causada por alergia. A literatura médica indica que cerca de 60% das urticárias pode ser idiopática, ou seja, onde a causa não é detectada pelo médico.
    Lembro algumas dicas (já publicadas em outros textos neste blog) que podem ajudar muito para melhorar sua pele e aliviar os sintomas:
    1)Reduza o número de banhos: um por dia é o ideal.Caso tome mais de um, prefira banhos rápidos (chuveiradas), sem sabonete. 2) banhos não devem ser demorados ou quentes, sem buchas ou esponjas. 3) Use sabonetes suaves, para pele seca. Evite exfoliantes. 4)Para secar sua pele, use uma toalha macia, enxugando sem esfregar ou friccionar a pele. 5) Aplique hidratante diariamente, logo após o banho, pois a pele umedecida favorece a absorção. 6) Prefira alimentos naturais, evitando enlatados, produtos artificializados, alimentos dietéticos, adoçantes artificiais. 7)Procure atividades de lazer, relaxe, combata o stress em sua vida Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite... tomei o antibiotico azitromicina devido a minha garganta estar inflamada e no mesmo dia que tomei o primeiro comecei a sentir uma certa coceira pelo corpo... como as vezes minha alergia a poeira sempre se manifesta por urticaria achei que fosse... ai no outro dia (ontem) tomei novamente e nao suportei a coceira, estou com algumas partes do meu corpo coçando muito, umas partes vermelhas e encaroçadas e que coçam, agora a pior parte é as minhas maos... que estao pinicandooooooo demais e coçando sem parar desde ontem.. estao pinicando, coçando a ponto de nao me deixar dormir... pode ser por causa da Azitromicina?? Tomei antialergico e nao fez efeito algum... achoque vou ser obrigada a ir num medico... achei que suspendendo o remedio iria melhorar afff... nao suporto mais isso

    ResponderExcluir
  3. Joaphia: pode ser que seja uma reação alérgica à azitromicina mas não há como afirmar sem examinar. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  4. meu filho esta com o corpo todo empolado aalguns dias ele disse que tinha um carossinho na perna.e estava cosando,hoje quando tava tomando banho vi que tinha em todo o corpo ,não sei se é o colchao ou o tapete me ajudem

    ResponderExcluir
  5. O parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com a história clínica do seu filho para poder fazer o diagnóstico e para indicar o tratamento mais adequado. Aconselho que leve seu filho a um alergista. Estamos ao dispor caso more no Rio de Janeiro. Gratos pela visita,.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo6/8/12 16:55

    JA TIVE URTICARIA EM TODO CORPO FIZ TRATAMENTO E MELHOROU HJ ESTA APARECENDO MUITA URTICARIA NA MIN HA BOCA E ROSTO
    O QUE EU FAÇO.
    NELIA

    ResponderExcluir
  7. Nelia: A urticária é uma doença que se caracteriza pelo aparecimento de lesões cutâneas sob a forma de coceira e placas avermelhadas. Contudo, acomete muito mais do que a pele. A base para tratar a urticária é a detecção de sua causa (que pode ser de origem alérgica ou não). Mas, esta busca nem sempre é fácil e por isso, a consulta médica é essencial, para que se possa analisar seus dados clínicos de forma minuciosa, num verdadeiro trabalho de detetive.
    A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  8. após uma cesarea minha alergia se desencadeou,agora sou alérgica a qse tudo e os mais causadores da crise são os remedios....e ai vai a duvida o q vou poder tomar para dor de garganta se só irao dar antiflamatórios?outro dia tomei dipirona e qse morri da coceira fiquei com o corpo cheio de placas vermelhas e inchadas....até algumas roupas q uso dão a crise devido o latex....quais medicamentos posso tomar para amenizar a coceira e parar a crise? me ajudem.....desde já agradeço!!! muito obrigado adorei essa pagna,mostra q se importan com a gente (alérgicos)...bjaum a tds...

    ResponderExcluir
  9. É possível indicar medicamentos alternativos e seguros, mas não é uma indicação padronizada para toos os portadores de alergia medicamentosa. É essencial avaliar seu caso pessoalmente Aconselho que procure um alergista. Estamos ao dispor na Policlínica RJ Gratos por sua visita e pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Aleergia.

    ResponderExcluir
  10. Ola meu nome e leandro,estou com uma ardencia na pele que so se manifesta com a sensacao de calor,que consequentemente aparecem bolinhas que parecem picada de mosquito,iso seria urticaria?

    ResponderExcluir
  11. Leandro: o seu relato sugere que possa ser um caso de urticária, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  12. Boa Tarde
    Domingo retrasado acordei com umas bolhas no pescoço, apos ir na emergencia e tomar solucortef e fenergan elas melhoraram + voltaram piores logo depois. Voltei a emergencia por + dois dias seguidos ate q meu medico (alergologista e imunologista) preferiu me internar. Fiquei 5 dias no hospital e so sai qdo estav repondendo bem a prednisolona oral (40 mg por dia + ANTANK + Alegra. Mesmo tomando td cuidado e nao comendo nada com corante, conservante etc, as placas aumentaram e tive a aumentar o predsin pra 60 mg por dia aidna associado as outras duas substancias. Ao inves do desmame q eu ja tava era animada pra começar ele mandou foi aumentar o predsin. Estou sendo acompanhada pelo meu medico, q ja conhece minha historia de uma crise desssa há 10 anos atras, mas me ajude: existe um limite de tempo pra essa crise? Por minha conta ja cortei ate ovos e peixes pra ver se ajuda na recupearção, mas qdo vai dando a hora do remedio eu incho de novo... Nao estou comendo nada industrializado nem com corante etc... O q posso fz mais pra ajudar? Já to tao inchada dos corticoides... Agradeço a atenção desde já!
    Vivianne Marcondes
    vivianne_barros100@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Viviane: compreendo seu sofrimento e gostaria de poder ajudar, mas não tenho condições para orientar através deste aconselhamento na internet, sem saber o diagnóstico, sem examiná-la e sem conhecer seu histórico clínico de forma mais apurada. Aconselho que exponha sua preocupação ao seu alergista. O diálogo e a confiança que se estabelece entre o médico e seu paciente são muito importantes para a adesão e para o sucesso do tratamento. Conto com a sua compreensão. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  14. Muito obg pela atenção de tda forma! Ja estou melhorando!
    Vivianne Marcondes

    ResponderExcluir
  15. Um abraço, Vivianne. Desejamos muita saúde para você e para todos os leitores do blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  16. Boa Noite, estou com Calombos em todo o corpo, hora mais quantidade no rosto, hora no pescoço, hora nas pernas e nos braços, e constantemente nas costas,coçando muito. Minha alimentaçaõ continua normal, e isso ja chegando a uma semana direto.Tenho unimed, porem mesmo pelo plano demora muito o atendimento estou preoculpada pois me caso em novembro, estou com medo de ficar manchas pelo corpo. Voce acha que devo me preoculpar, ou isso é algo simples e comum! Agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
  17. Olá, março desse ano eu tive derrepente uma crise de urticária. Fui ao médico, fiz testes e ele disse que eu tinha alergia apenas a poeira. Depois de um mês fiquei da mesma maneira, todo mês ficando com o corpo todo com placas vermelhas e caroços por toda parte. Tomo antialergico e dentro de 2 ou 3 dias passa..Não acredito que seja poeira, porque muitas vezes quando aparece não tive contato com nenhum lugar diferente ou empoeirado. Não sei mais o que fazer, pode ser que uma outra doença cause isso? Ou a urticária é apenas causada por alérgias? Se tiver alguma outra doença que cause isso, você poderia dizer?

    ResponderExcluir
  18. Lucileia: o seu relato sugere que possa ser um caso de urticária mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Não sei em que cidade mora, mas no Rio de Janeiro a Unimed possui locais de pronto atendimento para que seja atendida até que consiga marcar com o especialista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  19. As causas de urticária estão descritas no texto acima. Convido que leia e terá as informações que solicita. Aconselho que procure um alergista. Estamos ao dispor na Policlínica RJ. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  20. Este Blog é a melhor fonte de informações que encontrei sobre Urticária, por esse motivo gostaria de compartilhar essa informação: Estou com urticária crônica há mais de 10 meses. Sempre sob orientação médica, tentei vários tipos de tratamentos alimentares/medicamentos e também fiz muitos exames, sem solução. Devido ao ganho de peso e agora gravidez (há 5 meses) procurei endocrinologista para tentar controle. Nos exames por ele solicitados foi detectado deficiência de vitaminda “D”, então comecei a reposição há umas 5 ou 6 semanas. Nas últimas 3 semanas tenho percebido uma melhora no quadro da urticária, cada dia estou conseguindo passar tempo maior sem medicação (Zyrtec 10mg). As crises estão ficando mais brandas. Ainda não posso afirmar 100% mas, em 10 meses foi a única melhora que tive.

    ResponderExcluir
  21. Sam: estudos recentes relacionam o deficit da vitamina D com doenças alérgicas. Convido que leia: http://blogdalergia.blogspot.com/2010/09/vitamina-d-e-alergia.html
    Gratos por sua visita ao nosso blog

    ResponderExcluir
  22. ola tenho urticaria jigante ....fico apavorada nao sei mas o que fazer,,,ja fui em varias medicos ,,,niguem mim da uma resposta ..o que devo fazer,,,,fico cada dia pior...nao aguento mais as crises estam almentando mais;;;;

    ResponderExcluir
  23. Valmira: Compreendo seu sofrimento, mas não sei de que forma posso ajudá-la através deste contato na internet. A urticária é uma doença complexa e necessita o conhecimento e o exame do paciente para detectar sua(s) causa(s). Por isso, é essencial examiná-la pessoalmente para indicar um tratamento. Estamos ao seu inteiro dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  24. Olá sofro desde os 12 anos de urticária, uma urticária que da no corpo inteiro,principalmente nas partes mais sensíveis como partes internas do braços,joelho,pescoço,rosto,olhos e boca.Essa urticária só da durante a noite,foram as raras as vezes que deu durante o dia e a tarde.E não tem nada a ver com pó,mofo ou colchão,pois ela vem ate mesmo quando estou em uma festa ou no role com meus amigos.Quando tinha 16 anos conheci uma medica que me receitou um remédio chamado Apis Melifica,um tipo derivado do veneno da abelha,tomava apenas 2 gotas por dia durante 1 mês e assim diminua dose,em 4 meses estava curado,não tinha mais nada de nada,porem há alguns meses ela voltou,refiz exame e nada constou novamente.Tomo prednisona quando da muito forte,ou quase todos os dia,mais o efeito colateral é forte e quero parar com ele.Me ajudem pois hoje estou com 23 anos e as coisas mudaram e muito,pois tenho que trabalhar e cuidar da minha família,é acaba sendo complicado com isso. Obrigado!

    ResponderExcluir
  25. Rafael: compreendo sua preocupação, mas não tenho condições para ajudá-lo na internet sem examiná-lo pessoalmente. Não aconselho que use a prednisona por conta própria, pois não resolve seu problema e pode provocar efeitos colaterais indesejáveis. Corticóides só devem ser usados com prescrição, na dose e no tempo indicado pelo médico. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  26. Olá, a Ressonância magnética seria capaz de apontar as causas de um Dermografismo? Já que a ressonância examina o corpo por dentro. Será que este exame conseguiria identificar as causas?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  27. Não. O exame de ressonância magnética não identifica as causas de dermografismo. Gratos pela sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  28. boa tarde minha filha tem 6 anos nunca teve urticaria mas esta semana ela ficou internada 5 dias porque teve urticaria gigante tomou todo seu corpo mas os medicos deram alta pra ela ,mas não sumiu ainda as alergias dela vai e volta masrquei uma consulta ao alergista pra ela qual seria meu proximo passo agora ?

    ResponderExcluir
  29. Tamera: o alergista investigará a história clínica de sua filha, realizará um exami físico e iniciará a pesquisa dos possíveis fatores envolvidos na causa da urticária. Enquanto isso, mantenha uma dieta saudável, evitando produtos industrializados. Mantenha sua pele bem hidratada e não dê medicamentos sem prescrição médica. Remédios caseiros, muitas vezes considerados inofensivos podem ser causa de urticária. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  30. Venho sofrendo de urticaria a um mes, ja tomei o Predisin e Zina e no momento estou tomando o Alegra 180 mg e o Hidroxizina 25 mg além de fazer uma dieta rigorosa com nada de corante, conservantes, enlatados, embutidos, chocolate, morango, tomate, sazom, entre outros e mesmo assim todos os dias meu corpo fica com manchas vermelhas q as vezes coçam e outras nao, gostaria de saber se posso aos poucos ir acrescentando alguns desses alimentos pois ate hj n ao estou comendo e mesmo assim venho tendo crises todos os dias. Abraços

    ResponderExcluir
  31. Olá! Um certo dia fui depilar minhas axilas com o presto barba,a partir daí me deu alergia seguido de infecção. Fui no alergista, a médica me receitou remédios e creme para curar essa infecção. Duas semanas essa infecção sumiu. Mas depois disso, tive uma urticária e estou tratando com loratadina. Eu gostaria de saber se essa urticária pode ter sido da infecção que eu tive de pele?

    ResponderExcluir
  32. Thaís: infelizmente os dados que envia não são suficientes para apontar a causa de sua urticária. Para isso, seria necessário analisar seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  33. É provável que os alimentos não sejam a causa preponderante da urticária. Contudo, a reintrodução dos alimentosdeve ser feita sob orientaçção de seu médico alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  34. Bom Dia!
    Minha filha esta fazendo tratamento para alergias a formiga, foi detectado através de uma exame de sangue (RAST para urticária) tratamos por 4 meses com Dicloridrato de Cetirizina, fizemos outro exame de sangue e o resultado tinha dobrado, envés de 17,50 subiu para 30,20 de alergia risco moderado para alto risco, estou desesperada pois ela já teve um choque anafilático por uma picada, imagine agora que essa alergia dobrou!!!
    Grata pela atenção no aguardo do Help.

    ResponderExcluir
  35. Cetirizina é um antialérgico (antihistamínico) e não altera a dosagem da IgE específica. Aconselho que converse com o alergista de sua filha, pois conhece seus dados clínicos e poderá orientá-la de forma adequada Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  36. OI . tenho 17 anos e estou com uma alergia já á 6 dias... porém no primeiro e segundo dia estava fraca, e logo secou, e tive dor de garganta e tomei anti-inflamatorio dicofenaco e sarou a garganta... não sei se foi por causa do remedio.. mas a alergia se agravou passando , pra perna , gluteos , joelho cotovelo, esta com vergoes vermelhos muito grandes e e coçam ... estou tomando anti-alérgico que se chama Emistin .. e meus labios estão mais vermelhos do que o normal ... isso é normal? quantos dias mais ou menos pra passar ? ficaria muito grata com a resposta .. agradeço desde já.
    Luciene

    ResponderExcluir
  37. Luciene: antinflamatórios (como por exemplo diclofenaco) não devem ser usados por pessoas portadoras de urticária sob risco de agravar a alergia. Não há como prever a evolução do tratamento ou quantos dias levará para controlar a alergia através da internet, sem examinar voc~e pessoalmente. Aconselho que entre em contato com seu alergista para que oriente a conduta correta. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  38. vc pode estar com rosacea.

    ResponderExcluir
  39. Não entendi sua pergunta Por favor reformule e reenvie. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  40. Sofro com urticárias gigantes há mais de 3 anos, já fiz todos os exames e o médico diz que a causa mais provável é emocional. Tomo hidroxizina e loratadina, mesmo assim tenho crises fortíssimas. No momento tive uma crise e já estou há 3 dias de cama, não consigo ficar em pé pois me sinto muito fraca e tive até febre. Todos os meus exames não constataram nenhuma outra doença, a não ser alergia a poeira e ácaro que tenho desde pequena mais nunca foi um grande problema... Na verdade isso é mais um desabafo, pois estou perdendo as forças por saber que não há uma cura para meu problema e o controle nem sempre funciona... Estou com os 2 olhos, boca, orelhas, pescoço e corpo inteiro inchados, coçando, ardendo, doendo, e em alguns locais as placas pressionam nervos e veias deixando tudo mais doloroso. Quando tudo isso acontece, além dos sintomas físicos terríveis, ainda há os fatores emocionais, pois não saio para nada e desmarco qualquer compromisso. Já não aguento mais...

    ResponderExcluir
  41. Notarnicola: desejamos melhoras em seu tratamento e colocamos nossa equipe ao seu dispor . Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  42. canjica pode provocar alergia em mulher grávida?

    ResponderExcluir
  43. O fato de estar grávida não implica que uma mulher terá alergia à canjica ou à qualquer outro alimento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  44. Também tenho essa alergia a anos e so agora descobri q e de condimentos alimentos q contem conservantes.
    ex: refrigerante,biscoito,salgadinhos, caldo Knorr e isso foi horrível n poder comer aquele hambúrguer com maionese e ketchup.aff.... Mas fazer o q ne?

    ResponderExcluir
  45. O afastamento dos fatores que causam a urticária é a melhor forma de controlar a doença e evitar novas crises. Agradecemos seu depoimento e desejamos melhoras.

    ResponderExcluir
  46. Oi,eu sou Bárbara e estou com urticária a quase 2 meses,infelizmente minha situação é bem séria,minha urticária não melhorou com anti-histamínicos,só respondeu aos corticosteróides e ainda assim voltam,tenho medo pois já pesquisei sobre oque esse medicamentos causam se usados a longo prazo,mas se passar um dia sem usá-los ou pelo menos diminuir a dose sempre acabo na emergência,já fiz dietas bastante restritas,já fiquei sem usar nada químico em mim(nada de shampoo,nem sabonete,nem perfume,material de limpeza,etc).Até que a médica me mandou suspender tudo e me disse que as causas não são alérgicas,fiz vários exames e não deram nada,agora em janeiro farei outros mais pra ver no que vai dar.Espero que isso passe logo antes que esses remédios acabem com o resto de minha saúde,nem sei mais o que pensar,o que achar,estou bem triste,me diga algumas coisa,sua opinião médica é muito importante,noto que até minha médica está meio perdida com meu caso.obrigado

    ResponderExcluir
  47. Bárbara: a urticária é uma doença que pode se manifestar de forma complexa. Embora se caracterize pelas lesões cutâneas, acomete muito mais do que a pele. Nem sempre é fácil detectar a causa, embora se saiba que esta detecção é essencial para um tratamento eficaz. Nem toda urticária tem origem alérgica. Infelizmente não tenho condições para opinar sobre seu caso pela internet, baseado apenas nos poucos dados enviados. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  48. Sou portuguesa e vivo 6 meses no Brasil e 6 meses em Portugal. Há 9 anos que sofro com a urticária gigante, 4 meses após uma cirurgia feita pela minha filha, foi quando ela apareceu pela primeira vez. Corri para o médico de clínica geral uma vez que foi uma consulta de urgência. A médica viu o meu problema e diagnosticou urticária gigante, dando-me como conselho ir a um dermatologista. Assim o fiz. Foram feitos exames próprios para a que eu seria alérgica. Os resultados foram negativos. Mesmo assim, a médica ao tomar conhecimento que eu vinha com muita frequência ao Brasil , me mandou inclusive fazer exames a vermes. Tudo negativo. Após tudo isto disse-me que a urticária seria de origem nervosa. Assim sendo, deu-me um tratamento por mais ou menos 2 meses. Anti-histaminicos e também me receitou um relaxaste muscular. Na verdade resultou bem, embora de vez em quando me aparecessem as tais manchas levando mais ou menos dois dias a desaparecerem. Assim se foram passando os anos com algumas crises pelo meio mas lá ia resolvendo. Em junho de 2012 tive uma enorme crise que dura até hoje,estamos em Dezembro de 2013. Já consultei neste último ano 4 médicos um no Brasil e 3 em Portugal. Desde dermatologista , alergologista e psiquiatria até agora não vejo que me vou libertar deste sofrimento. Já não sei mais o que fazer. Gostaria que vcs me ajudassem a perceber porque razão até agora só me aparecem na parte de trás do meu corpo. Isto eh ,nádegas, costas,ombros e cochas até ao joelho. Peço desculpa pelo tempo que vos tomei, e agradeço a todos os blogs que li, porque talvez assim consigamos ajudar-nos uns aos outros. Gostaria muito já que a ciência está tão avançada , não haver um cientista que descubra uma vacina para os problemas de pele, como este por exemplo, que tanto sofrimento traz a todos nos. Aguardo com alguma ansiedade a vossa resposta.

    ResponderExcluir
  49. Compreendo seu sofrimento, mas não sei de que forma posso ajudá-la através deste contato na internet. A urticária é uma doença complexa e necessita o conhecimento e o exame do paciente para detectar sua(s) causa(s). Por isso, não é possível afirmar a causa ou responder porque as lesões se localizam apenas em locais específicos do seu corpo, pela internet,beseado apenas nos poucos dados enviados. É essencial analisar de forma minuciosa os seus dados clínicos, saber quais foram os exames solivitados e é claro, examiná-la pessoalmente. Caso venha ao Rio de Janeiro, a nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  50. Há mais ou menos um ano, percebo que partes do meu corpo ficam com alergia por compressão, por exemplo, quando acordo a costura do pijama (lado que dormi) me deixa com alergia (grosseirão vermelho e com coceira) ao longo do dia vai sumindo; outro lugar é quando fico por algum tempo sentada numa superfície dura (banco de madeira) a noite e acordo com as duas "bandas" inchadas e vermelhas. Tenho também quando me ajoelho para limpar a casa, horas depois os dois joelhos estão com alergia. Sabe me dizer o que está havendo? E o que posso fazer para tratar?

    ResponderExcluir
  51. Existem vários tipos de urticária que podem sofrer influência por agentes físicos na pele como: pressão, fricção, vibração, calor, frio...
    O importante é fazer sua consulta com alergologista e iniciar seu tratamento.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  52. urticaria pode ser causado pela fluoxitina.

    ResponderExcluir
  53. Em tese, qualquer medicamento pode provocar urticária. Mas na prática, a ocorrência de urticária pela fluoxetina não é comum. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  54. Ola, minha filha de 10 anos apresentou ama crise de urticaria crônica com 3 anos e meio, fizemos todos os tratamentos, testes alérgicos uso de medicamentos (ixizine, predsin, etc) acompanhamento com alergistas e nos últimos 2anos estamos sendo orientados por uma dermo q receitou o medicamento label q mais causou resultado, mas as crises ainda são constantes e o pior é q minha filha mais nova apresentou essas crises há duas semanas com a mesma idade da outra 3 anos. O que faço? Não suporto mais vê minhas princesas assim e nao encontrar uma solução? Oriente-me pelo amor de Deus? ?!!! Gariela Mendes

    ResponderExcluir
  55. Gabriela: a urticária é uma doença que pode ter causas variadas e nem sempre é causada por alergia. Os dados enviados em seu relato não são suficientes para que eu possa identificar a urticária de suas filhas Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e de tratamento. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar suas filhas pessoalmente e prestar esclarecimentos. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  56. Anônimo3/5/14 19:51

    Boa noite!

    Desde fevereiro desse ano, exatamente dia 14/02/2014, venho apresentando edema na boca. Edemas sérios... Dos hábitos que pude associar foi o consumo de porco e derivados e camarão. Tomava antialérgico e desinchava em todas as crises. Um certo dia, após minha ida ao alergologista, inalei camarão e a boca inchou tanto que nem o corticoide fez efeito, além de coceira e vermelhidão em algumas partes do corpo. Resultado: edema de glote. Passei a tomar diariamente zyxem uma vez ao dia. Hoje, mesmo tomando o antialérgico, a boca inchou. Acordei meio espirrando e após fazer o uso do zyxem e depois coristina D, melhorei. Porém, tinha um cheiro forte de feijoada vindo do vizinho... Tomei corticoide e antialérgico novamente para evitar um novo episodio de edema de glote. O que pode ser? Fiz exame de IgE total e especificas, simplesmente a total tá na casa do chapéu e as especificas deram não reagente. Para fazer o prick test tenho que ficar 5 dias sem tomar o antialérgico, mas tenho medo... O que faço? Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  57. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  58. Tenho uma "urticária/comichão" sem manchas ou borbulhas que aparece de vez em quando, normalmente reage com água do banho, humidade, suor, exercício físico,pó e piora no Inverno, mas ultimamente aparece por tudo e por nada, é comichão mas muito dolorosa, não sei o que fazer! Já uso produtos próprios para tomar banho e creme. Obrigada

    ResponderExcluir
  59. Marisa: como mostramos no texto, a base para tratar uma urticária é a detecção do fator que está causando o problema. Por isso, não é possível orientá-la pela internet, sem uma avaliação minuciosa e pessoalmente dos seus dados clínicos. A nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos por visitar o Blog da alergia.

    ResponderExcluir
  60. a uns dois meses começo uma coceira na cabeça, mãos e pés. coçam muito, mas não tem nenhuma erupção. agora coça o corpo todo além dos citados. não tomo nenhum medicamento nem comi nenhum alimento novo.Imagino que adquiri alguma alergia: a leite de caixinha por exemplo. é possível? Observei que qdo tomo, a coceira aumenta.

    ResponderExcluir
  61. O seu relato não sugere que tenha ocorrido uma alergia alimentar. Aconselho que procure um alergista para orientar adequadamente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  62. Oi eu tenho muita coceira pelo corpo quando tenho calor, faço exercício , tomo banho, vou no sol ... Tipo pinica tudo e insuportável . Que tipo de médico eu procuro para descobrir o que eu tenho, já me falaram para tomar loratadina o que era o sabão em em
    Pó, mas já mudei e não adianta, só parou uma vez que parei de tomar leite e derivados, pela suspeita se intolerancia , pode ser isso? Se vocês puderem me ajudar eu ficaria muito grata.

    ResponderExcluir
  63. Há 2 meses sofro de uma urticária que sempre aparece nas minhas pernas, coça muito, fica muito vermelho .Já tomei diversos remédios, fiz todos os testes de alergia e não sou alérgica a nada.e fis tambem uma biopsia e deu so urticaria to tomando cetirisina e não ta resolvendo tbm

    ResponderExcluir
  64. Suzana: nem sempre é fácil detectar a causa de uma urticária. Lembro que existem formas autoimunes ou ainda as urticárias ditas espontâneas ou idiopáticas onde o médico pode não detectar sua causa. Converse com seu médico e peça que a orienta. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  65. Família Araujo: o seu relato não sugere que seja uma alergia nem uma intolerancia ao leite. Contudo, não é possível afirmar sem examinar pessoalmente Por isso, aconselho que procure atendimento médico para que seja orientada de forma adequada. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  66. Tenho urticária há alguns anos. Hoje ela está controlada, mas segunda feira tomei um comprimido de Anita e tive crise. Controlei a crise com Prelone. Gostaria de saber qual remédio para vermes tomo, já que Anita fez-me mal?

    ResponderExcluir
  67. Este blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina: não é permitido prescrever ou indicar nomes de remédios. Aconselho que procure um alergista.

    ResponderExcluir
  68. Boa noite!sofro de uma alergia mais ou menso a 15 anos tomo antialérgicos todos os dias uns 3 ao dia não posso nunca ficar sem,incha meus lábios ,minha pele fica vermelha e o sangue esquenta e já aconteceu de inchar a garganta já fui em um alergista aqui onde moro por se tratar de uma cidade do interior não temos alergistas não sei mais o que fazer me ajudem obrigado!

    ResponderExcluir
  69. Luciane: peço sua compreensão: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento na internet.Para poder fazer o diagnóstico, as lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com sua história clínica.A análise pela internet pode induzir a erros de diagnóstico e conduta. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  70. Tenho esse problema há anos, até descobri a causa sofri horrores, atacava meu rosto, ficava igual monstro, toma antialérgico e o efeito durava pouco, acordava toda pelotada, depois de passar por inúmeros médico, passei a consultar com um alergista, ele descobriu q eu tinha era urticária nervosa crônica, pq já fiquei um ano sem essa alérgia ou seja já tinha comido de tudo, feito de tudo. Sou muito anciosa, nervosa, o q me prejudica muito. Fiz tratamento foi lento. Mas ficou bom tempo sem voltar, aprendi a lidar, tipo se estava atrasada evitava de ficar olhando a hora no relógio, ia adiantar nada, já tava atrasada né! isso me ajudou muito. Mas no Natal voltou de novo, foram misturas de problemas q não tive como evitar, e veio com tudo de novo, até hj to atacada, to tomando alektos de jejum q é muito bom. Mas qd acordo to atacada :(. Claro q por ser crônica leva meses. Temos q mudar na alimentação. Sofro!!! Já não sou de comer muito ainda ter q cortar aff.

    ResponderExcluir
  71. Agradecemos por ter enviado seu depoimento ao Blog da Alergia. Desejo melhoras em seu tratamento e que sua saúde se recupere.

    ResponderExcluir
  72. ja faz umas semanas que aparem todas as noites aparecem enchassos na minha pele (principalmente no braço e na perna) que coçam, comessam pequeno mas se eu coço eles almentam. e tem vez que eles nao aparecem mais minha pele coça e se eu coço ai aparesem enchassos na minha pele, mais isso so ocorre durante a noite. poderia ser urticaria??

    ResponderExcluir
  73. O seu relato sugere que possa ser uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  74. Ola,a alguns uumeses comecei a sentir umas picada no lado de dentro do braço e coça muito e fica uns pintinhos inchados, com o passar dos dias comecei também a ter alergia a barba e cabelos de modo geral,mais também a minha pele incha e coça quando precionada em qualquer coisa.por favor você pode me dizer o que está acontecendo?

    ResponderExcluir
  75. O parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, você deve procurar atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  76. Gabriela B14/3/15 07:40

    Olá estou passando uma temporada em Londres e comecei com estes sintomas também. Descobri há dois dias e fui logo ao médico. Ele ficou na dúvida, mas acredita ser alergia a lã. Estou tomando os remédios que ele me receitou, mas ainda não vi melhoras. Já suspendi toda lã e estou evitando roupas sintéticas. É normal demorar de desaparecer os sintomas? Existe uma média de tempo? Preciso saber em quanto tempo procuro o médico novamente caso não melhore. Obrigada.

    ResponderExcluir
  77. Tenho urticaria a 10 anos,exames já fiz todos,busquei ajuda e não consegui,hoje não vou mais ao médico,continuo tomando o que foi passado pela médica que o cetirizina,se eu ficar um dia sem tomar fico em panico,minha linguá começa a inchar e a coceira é insuportável.Desde quando comecei a usar este medicamento me tornei uma pessoa completamento sem animo,não durmo a noite e ainda tenho tremor por todo corpo,hoje nem trabalho mais e preciso,infelizmente parece uma maldição acabou com a minha vida,eu não era assim e não sei mais que medicamento tomar.

    ResponderExcluir
  78. Olá Gabriela B, boa tarde. A urticária pode apresentar causas muito variadas, principalmente quando estamos fora do nosso lugar de costume. Em seu caso, fica extremamente complicado de lhe fornecer uma opinião, porque, primeiro, orientar quadros de pele sem vê-los já é difícil, e, em segundo lugar, você se encontra em um local completamente diferente, aonde os hábitos e o ambiente podem influenciar no seu quadro. Portanto, se você não está vendo resposta a medicação e esteja em dúvida, procure novamente o atendimento médico. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  79. Se a cetirizina melhora sua urticária mas por outro lado provoca efeitos colaterais indesejáveis, é indicado que entre em contato com seu (sua) médico(a) alergista, exponha suas dificuldades para que possa reavaliar seu tratamento. Infelizmente não é possível tratar pela internet. é essencial examinar pessoalmente. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  80. Ola,meu filho tem 3 anos e desde de 1 ano apresentou as primeiras urticarias,ja fizemos testes de sangue e nada consta,agora estamos tratando com medico de alergia,ele passou Hixizine e Montelucaste de sódio para tratar a imunidade dele,tambem vamos fazer o tratamento com vacina de acaros e fungos,ainda não sei se resolvera,mas o q eu gostaria de saber é se Acaros e fungos podem mesmo dar urticaria,e tambem li sobre vermes,essas coisas causam mesmo urticaria?E tratar a imunidade da criança é eficaz qndo ainda não se sabe a causa?

    ResponderExcluir
  81. Olá, resolveu seu problema ?

    ResponderExcluir
  82. Célia: a sua pergunta chegou incompleta. Por favor, escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) informando mais detalhes para que possamos orientá-la Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  83. Fernanda: Vermes e parasitas podem causar urticária, seja em crianças ou em adultos. Um destaque deve ser dado às infestações causadas por um parasita chamado de “Giárdia” e ainda: “Ascaris”, “Trichuris”, “Entamoeba”. O ideal é definir a causa para que o tratamento seja adequado. Mas, nem sempre é fácil detectar a causa. Existem urticárias onde esta não é identificada. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  84. Nunca tive problemas alérgicos, mas a pelo menos 3 semanas venho sentindo uma coceira, como se pinicasse meu corpo, principalmente a cabeça, toda vez que dou risada, ou tenho alguma alteração emocional...não sei o que fazer, pois nunca tinha sentido isso, até agora, o que devo fazer nessas circunstâncias ?

    ResponderExcluir
  85. Alex: o seu relato não sugere que seja uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  86. Anônimo8/7/15 01:05

    Tem mais ou menos uns 7 meses que estou com urticária e estou me medicando com antialérgicos, mas ela não acaba. Mas a urticária não esta se espalhando pelo corpo não, só esta no pescoço e no rosto, mancha avermelhada e coça muito, com sensação como se tivesse queimado a pele. no começo achei que fosse alergia alimentar, mas fiz um monte de exames e não descobrir o alimento, possivelmente, causador da alergia. imagino que possa ser alergia a outra coisa, mas não sei mais o que faço pra dar fim nessa urticaria.

    ResponderExcluir
  87. O parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, você deve retornar ao seu alergista e pedir nova orientação. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  88. A uns anos tive uma reação alérgica minhas percas começava a pinicar toda vez q tomava banho era uma cosera q chorava com um certe tempo passou agora voltou de novo não sei se é por causa do clima so sei que cosa tanto q da vontade de morrer, não aguento mais..

    ResponderExcluir
  89. Nem toda coceira é causada por alergia. Por isso, não é possível orientar sem examinar você pessoalmente. Aconselho que procure um(a) alergista para orientá-la de forma adequada e segura. Avaliar pela internet pode gerar erro. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  90. Oi me chamo denner de porto alegre mesmo quando tomo remedio para urticaria igual a ela cosa ou devo me preocupar?

    ResponderExcluir
  91. Denner: se você está fazendo a medicação e não obteve melhora, é aconselhável que retorne ao seu médico.Assim, poderá informar aa ele as suas observações. A pesquisa da causa é importante para um tratamento eficiente e objetivo. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  92. Denner: se você está fazendo a medicação e não obteve melhora, é aconselhável que retorne ao seu médico.Assim, poderá informar aa ele as suas observações. A pesquisa da causa é importante para um tratamento eficiente e objetivo. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  93. Olá boa noite sofro de urticária crônica já a ano pois fiz todos exames e teste quase todos positivos cortei todos o que me daria reação mais mesmo asim tenho crises toda os dias e en mim da o edma e ficooo mal e tomo todos remédios e nada de melhoras ,me passaram todos medicamentos e tomo e mesmo assim tenho o que Fasso o que pode fazer por mim .obrigaduu

    ResponderExcluir
  94. A urticária crônica espontânea é um tipo de urticária que surge sem que se encontre qualquer fator desencadeante para o aparecimento da crise. O paciente procura a causa o tempo todo e não a encontra. Cerca de 60% de todas as urticárias crônicas são da forma espontânea. Cientificamente não se sabe exatamente porque ela ocorre, pois os mecanismos que a causam ainda não são completamente conhecidos pela medicina. Os estudos científicos atuais demonstram a possibilidade de parte das urticárias espontâneas serem uma doença autoimune, nesse caso ocorre a produção de autoanticorpos, que são anticorpos produzidos pelo nosso próprio organismo, causando urticária Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  95. Boa tarde. Tenho doença celíaca e por duas vezes tive crise de urticária, que foi controlada com o uso de desloratadina. Na primeira crise, em 2010, desconfiei que o gatilho foi a ingestão de carne , fui a uma clínica de alergia, fiz o teste cutâneo e tive a orientação de ficar 6 meses sem consumir essa proteína para depois reintroduzir.
    Na semana passada iniciei outra crise e voltei a desconfiar da carne vermelha. Dessa vez, em outra clínica, ou fui informada que dificilmente carne vermelha causa alergia, que a causa deve ser outra. Não fiz teste cutâneo.
    Estou muito confusa e gostaria de esclarecer: é possível ter alergia a carne vermelha?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  96. Em tese, qualquer alimento pode desencadear reação alérgica. No entanto, leite de vaca, ovo, soja, trigo, peixe e crustáceos são os mais envolvidos. A sensibilização a estes alimentos (formação de anticorpos IgE) depende dos hábitos alimentares da população.
    Carne vermelha também pode provocar alergia. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  97. Bom dia, descobri que tenho urticaria cronica a 6 meses, faço tratamento com dermatologista, mais ate hoje não descobri o que ta causando essa corseira que incomoda tanto... tem dias que a gente fica mal, pelo fato de acorda cheia de vermelhidão no corpo... as vezes tenho medo ate de comer. ta me incomodando demais... já não sei mais o q fazer, os remédios não faz efeitos mais .

    ResponderExcluir
  98. Karine: é provável que você possa ser portadora de um caso de difícil controle, podendo corresponder a urticária espontânea crônica. Está em fase de aprovação na Anvisa um tratamento específico para estes casos. Aconselho que procure um(a) alergista para orientála Caso more no Rio de Janeiro, estamos ao seu dispor para avaliar pessoalmente e prestar mais esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  99. bom dia ha 2 semanas atras eu tive uma forte infeccao intestional diagnosticada e tratada com antibiotico. por uma infelicidade tomei uma mistura de polvilho cm vinagre para conter a diarreia no inicio do tratamento cm o atibiotico e o repoflor dai em diante a diarreia foi contida mas nao saiu mais nada. sinto q a infeccao nao foi eliminada e hje depois de 15 dias amanheci com o corpo tdo cocando e urticaria com bolhad vermelhad na regiao da barriga e virilha. o que devo fazer agora.??

    ResponderExcluir
  100. Olá, Meu nome é Lúcia. Minha urticaria começou em agosto, pouco tempo depois de parar de tomar o anticoncepcional. Tomei anticoncepcional durante 8 anos, quando parei, parou de descer para mim. Fiz um tratamento com progesterona (provera) e em julho desceu para mim. Novamente em agosto não desceu, e ai começou minha urticaria. No final de agosto comecei a tomar o lutenil, para regular o ciclo. No inicio minha urticaria era frequente, ia dormir bem, mas no meio começava a aparecer e de manha acordava toda empipocada, durante o dia sumia tudo, e esse ciclo se manteve.Hoje minha urticaria só aparece uns dias antes de descer para mim, e se mantem durante o período menstrual. Quando para de descer para mim some quase tudo, as vezes de manha aparece uma ou duas, mas muito pouco. Fiz teste de auto imune a progesterona e deu negativo. Pode me ajudar???

    ResponderExcluir
  101. Aline: você deve procurar atendimento médico. Não é possível fazer diagnóstico ou indicar tratamento sem examinar você pessoalmente Avaliar pela internet pode gerar erro. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  102. Lucia: peço sua compreensão, mas afirmar algo sobre um paciente que não tivemos a oportunidade de examinar é bem complicado. É essencial analisar seus dados clínicos de forma criteriosa, uma vez que não há um exame que forneça a resposta ao problema. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  103. Olá. .meu filho de dois anos e 6 meses tem urticaria física, porém os exames dele de IGE IGG não deu alterado. Esses exames não deveriam ter dado alterado se ele tem urticaria ?

    ResponderExcluir
  104. Bom dia faz semanas q eu estou com uma alergia q nao passa com anti alergi cv o nenhum , ela sempre comeca do nada e quando vejo ja surgiu os vermelhos por exemplo: ontem tava normal sem cocar sem nada hj de manha fui ao banheiro q quando vi ja estava la e nao parou so aumentou , ela sempre muda de lugar umq hora nos bracos outra hora nas pernas e costas e agora nos pes e bumbum o que sera que pode ser? Me ajudem por favor ja fui no medico fiz exames e nada ! Gastei um monte com pomada e anti alergico e nada ! Tive esse mesmo problema no inicio do ano ai parou e agora voltou !

    ResponderExcluir
  105. Fran: existem diversos tipos de urticária e nem todos cursam com alterações na imunoglobulina E (IgE). Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  106. Boa Tarde , minha mãe está com uma avermelhidão no colo do peito, e ela sente algo que pinica e esquenta internamente, o que poderá ser?

    ResponderExcluir
  107. Boa tarde. Infelizmente não posso ajudar. Não é possível afirmar a causa das lesões que descreve sem examinar sua mãe pessoalmente. Ela deve procurar atendimento médico pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  108. Paulo: o seu relato sugere que você esteja apresentando uma urticária. Quando a doença já dura mais do que 6 semanas e ocorre na maioria dos dias, é chamada de UCE (Urticária Crônica Espontânea), ou seja, quando não têm origem definida mesmo após a realização de uma série de exames. O tratamento é feito com anti-histamínicos (antialérgicos) em doses altas ou combinando antialérgicos diferentes. Recentemente foi lançado um tratamento que mostra bons resultados no controle da doença. Mas, não é possível fazer diagnóstico ou afirmar pela internet, sem examinar você pessoalmente. Sugiro que converse com o(a) alergista que acompanha seu tratamento. Obrigado por visitar o Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  109. há uns três dias comecei a ter umas bolinhas vermelhas na barriga e debaixo dos bracos, eu acho que é alergia de água sanitária, comecei a tomar hidroxizine será que resolve.
    obrigada

    ResponderExcluir
  110. O parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, você deve procurar atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  111. Bom dia! Ontem apareceu na barriga da minha filha(8anos) duas bolinhas na barriga, semelhante a picada de inseto, em seguida foi aumentando os vermelhões, pelo pescoço, costas, orelhas. Tenho dexametasona que dei a ela quando esteve mal da rinite, diminuiu bastante, mas ainda percebo que continua aparecendo as bolinhas em outros lugares. O que posso fazer pra amenizar e aliviar a coceira? Obrigada!

    ResponderExcluir
  112. A base para tratar a urticária é definir a(a) causa(s)envolvida(s). Remédios aliviam mas não resolvem o problema e os sintomas reiniciarão. Por isso, não recomendo que dê medicações para sua filha sem orientação médica. Aconselho que a leve a um(a) alergista. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  113. Boa tarde! Meu filho a 7 dias sofre com irritações pelo corpo. É incrível, começou apenas nas pernas, depois no segundo dia, nas costas, no terceiro dia em várias partes do corpo. Começa com uns calombinhos depois forma uma placa em alto relevo.Por pouco tempo desaparece e forma em outro local. No terceiro dia ele sentiu ardência e infestou grande parte das costas. Levei a um clínico geral. Ele pescreveu uma decadron injetável. No dia seguinte surgiu apenas em um local, na barriga. Imaginamos ter sido em decorrência da rinite alérgica, haja vista que ele encontra-se tossindo e gripado. Fui ao pediatra dele. O médico preferiu tratar a princípio o resfriado, pois Ele teve febre baixa. Na época fiz um tratamento onde ele passou 6 meses tomando vacina contra a rinite, quando ele tinha 4 anos, hoje com 9 anos. Lembro que essas irritações surgiram no inicio de 2014, porém demasiadamente, sem estress. Dessa vez está demais. Estou em dúvida TB se dou azitromicina a ela que esse mesmo pediatra pescreveu juntamente com Prelone. Já comecei a dar o Prelone, e por coincidência, hoje a irritação aumentou, mas vai e volta.

    ResponderExcluir
  114. Gilson: o seu relato sugere que possa ser mesmo uma urticária. Mas, a base para tratar a urticária é a detecção de sua causa (que pode ser de origem alérgica ou não). Esta busca nem sempre é fácil. Por isso, a consulta médica é essencial, para que se possa analisar seus dados clínicos de forma minuciosa, num verdadeiro trabalho de detetive. É importante investigar os hábitos, doenças associadas, tipo de alimentação, saúde pregressa, história familiar, etc. Aconselho que leve seu filho a um(a) alergista. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  115. Anônimo3/3/16 11:32

    Eu estou sofrendo com uma alergia a 4 meses e já tomei tantos remédios que já ando dopada e não sara queria saber se alergia dura tanto tempo a minha alergia solta toda a pele do corpo e coça muito

    ResponderExcluir
  116. Oi eu tenho urticária já faz 2 anos e agora quando ela sai tenho os joelhos inchados e doloridos já não sei mais oque fazer me ajude

    ResponderExcluir
  117. Paloma: peço sua compreensão, mas afirmar algo sobre um paciente que não tivemos a oportunidade de examinar é bem complicado. O que podemos lhe orientar é que você procure atendimento médico, explique seus sintomas, e converse a respeito de seus anseios. Estamos ao seu dispor, caso more no Rio. Obrigado pela vista

    ResponderExcluir
  118. Infelizmente não tenho condições para te ajudar sem examinar pessoalmente Avaliar pela internet pode gerar erro. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para você. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  119. Tenho urticária e evito peixes, leite e derivados, frutas cítricas, ovos, chocolates, pois tive algumas reações com estes alimentos. Não foram severas mas desencadeiam coceira generalizada. Não posso usar luvas de borracha, tenho alergia a inúmeros medicamentos como ácido acetil salcílico, dipirona, diclofenaco, ibuprofeno, piroxican, penicilina, tetraciclina. A razão de estar escrevendo é estar com medo de tomar a vacina H1N1. Não tomo vacinas há anos, nunca tomei para gripe, pois tenho medo de uma reação. Será que estou exagerando? Já fui parar no pronto socorro muitas vezes por causa de medicamentos... Inclusive um antialérgico líquido com corante vermelho, fiquei muito mal e tive que tomar Fenergan no PS. Aquele remédio é horrível e passei muito mal também... Por isso evito ir ao PS a qualquer custo...

    ResponderExcluir
  120. Ana: compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajuda-la, mas não é possível afirmar se você poderá ou não tomar a vacina de gripe sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. O ideal é que o(a) alergista que acompanha seu caso faça a orientação que deseja. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  121. Boa tarde
    Tenho alergia a corante tomo doxepina de 20mg,mas mim causa muita sonolência gostaria de tomar outro remédio.E também tenho nódulos na tireoide não sei se tem haver também a urticária que tenho,mas todo os dias e horrível a coceira que aparece na barriga,no couro cabeludo e nas mãos.

    ResponderExcluir
  122. A doxepina é formulada em farmácias de manipulação, sendo possível formular doses mais baixas de forma que controlem o sintoma sem causar sonolência. Para afirmar se há relação da sua alteração tireoideana com a urticária, só mesmo examinando você pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atender você no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  123. olá boa tarde, tenho um amigo que esta sofrendo muito com um tipo de alergia. parece que sua pele esta cheia de espinhos e da muita coceira, ele já fez três biópcia e não aparece nada quando ele coloca roupa fica com o corpo todo pinicando e ninguem consegue dar um diagnóstico,e um detalhe importante ele trabalha a muitos anos com solda de estanho e ácido muriático. se puderem me ajudem obrigado !

    ResponderExcluir
  124. Ademir: o fato de seu amigo trabalhar manipulando produtos químicos pode sugerir que seja uma alergia ocupacional. Mas, não posso afirmar, uma vez que não o examinei e desconheço suas condições de saúde. Avaliar pela internet tem limitações e pode incorrer em erros de interpretação e tratamento. Sendo assim, recomendo que siga as instruções do seu médico, que o examinou e é muito mais capacitado do que eu para apontar a conduta de tratamento mais adequada para seu caso. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  125. Olá boa noite.. eu tenho uma coceira insuportável... faz muitos anos mas depois que me apareceu o diabetes ela piorou... mas descobri que a medicação que tomo ...todos dão coceira, urticaria.. não sei o que faze pq não posso ficar sem toma-los... são eles... glifage xr de 500 tomo 4 por dia e o daimicron de 60mg tomo 2 por dia...gostaria de uma orientação sobre o que devo fazer.. estou apavorada.. pq e muito incomodo... desde de já agradeço..

    ResponderExcluir
  126. Lázara: Boa noite. Nem toda coceira é causada por alergia. Algumas doenças, como diabetes podem se acompanhar de coceira na pele. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  127. Minha mãe, fez uma endoscopia tomou remédio durante um tempo todos os dias, no final do remédio ,começou a sair carochinho pelo corpo e coçar, e aumentou pelo corpo todo pernas, costas , barrigas, ela já tomou muito antialérgico, parou d comer muitas coisas, usou pomadas, foi em dois médicos e não teve resultado nenhum, me ajudem, o que pode ser?? Ahh ela fez ,12 tipo d exame d sangue.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  128. igorpeixoto1@gmail.com25/7/16 02:37

    Boa noite,
    Estou com mesmo quadro que o seu!!
    Gostaria de saber se você obteve êxito com o seu problema, oque usou para isto, qual profissional e quais remédios tomou a partir da segunda vez que as urticárias apareceram.

    Obrigado,
    Igor Fortes

    ResponderExcluir
  129. Sinto muito, mas não posso ajudar. Não é possível afirmar a causa dos sintomas de sua mãe sem examina-la pessoalmente. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Aconselho que procure atendimento médico tradicional na forma de uma consulta. Caso more no Rio, estamos ao dispor. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  130. Igor, sua pergunta chegou incompleta. Por favor, escreva para blogdalergia@gmail.com informando mais detalhes para que possamos ajuda-lo. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  131. Tenho urticária a uns sete ou oito anos, sofro muito pois já passei em vários especialistas e ninguém descobriu nada! Isso atrapalha muito minha vida, pois já não sei a quem recorrer, a única coisa que descobri nesse tempo todo é que quando ataca a renite, a urticária vem arrebentando...Nunca mais tive uma vida normal....Me ajudem por favor eu imploro!!!

    ResponderExcluir
  132. É possível que você apresente uma urticária crônica espontânea. Quando a urticária de longa duração não têm origem definida, mesmo após a realização de uma série de exames. ou seja, é desencadeada espontaneamente, é chamada urticária espontâneas ou idiopática. O tratamento é feito com anti-histamínicos (antialérgicos) em doses altas. Existem outras alternativas terapêuticas, com medicamentos modernos, como por exemplo um anticorpo monoclonal, que mostra bons resultados no controle da doença a longo prazo em muitas pessoas. Sugiro que procure um(a) alergista para que receba uma orientação adequada e segura. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  133. Bom dia!! Meu irmão em 02/2014 fez um tratamento de radioterapia devido a um câncer nas glândulas salivares. Já em 02/2015 precisou retirar 9 nódulos da tireoide juntamente com a glândula, sendo assim necessário o uso de hormônios. No começo deste ano 2016 começou a apresentar alergia no corpo, que se agravou com o passar do tempo, ferindo muito a pele ( vale ressaltar que ele é portador de Xeroderma Pigmentoso)

    ResponderExcluir
  134. Patrícia Boa noite. A alergia na pele pode ter causas variadas. É preciso investigar os dados da história clínica e realizar um exame físico minucioso para que se possa fazer o diagnóstico e indicar um tratamento adequado. Desejamos melhoras ao seu irmão e agradecemos seu depoimento ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  135. Vc já tomou ebastel é hixizine junto?

    ResponderExcluir
  136. Juliana Boa tarde. É possível associar dois antialérgicos, sendo um sedante e outro não sedante. Mas o tratamento moderno da urticária recomenda o uso de antialérgicos de nova geração, não sedantes, em dose aumentada. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  137. Sua urticária crônica melhorou?? Tbm estou nessa situação estou ficando cada dia pior é engordando demais por causa dos medicamentos.

    ResponderExcluir
  138. Rejane: não entendi sua pergunta. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) informando mais detalhes para que possamos orientá-la de forma adequada. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  139. Bom dia
    Já faz um ano que que sofro com esse problema aparece no meu corpo uma ondulação vermelha que coça muito, meus testículos também creme mais sem coceira, e quando piora vem ataque anafiliticos minha língua incha meus lábios meus olhos e garganta
    Já passei com alérgologista e fiz todos os exames de alergia,de sangue, picadas de agulhas e uma fita que fica nas costas durante três dias e nada. Agora estou passando com um dermatologista e me pediu vários exames também é pelo que vejo no exame está tudo normal. Já fiz ultrasom do estômago e fígado o tamanho do fígado deu normal mais nos exames deu um pouco alterado no fígado. Dois anos atrás tive uma bactéria h poliole no estômago mais já tomei antibiótico e nunca mais tive dor.

    ResponderExcluir
  140. Thearesmar Boa tarde. Nem sempre é fácil definir a causa da urticária, uma vez que não há um exame específico com esta finalidade. Exysre um tipo de urticária, conhecida como "Urticária Crônica Espontânea" onde a causa não é definida. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro intitulado: “Doutor, eu tenho urticária”. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.


    ResponderExcluir
  141. Estou com urticaria ja faz mas dr 7 meses, ja passei por varios medicos, cortei alimentos, troquei produtos, tomei remedios emocionais e ate hoje nao descobri oque causa, tenho todos, todos dias de manhã, tem dias que começam logo na madrugada ai logo depois para e consigo dormi, mas logo quando levanto de manha tenho de novo, e nao são poucas são muitas preciso de ajuda nao sei mas oque fazer, nem trabalha estou trabalhando por conta delas nao consigo ir, sei que vai falar para passar por medico mas ja fui em varios mesmo e nao acharam a causa preciso de uma dica para aliviar pelo menos nem o hixtexine esta fazendo mas efeito em mim nem sono estou tendo mas

    ResponderExcluir
  142. Bom dia. O seu relato sugere que possa ser um caso de urticária crônica espontânea, ou seja, quando a doença dura mais do que 6 semanas e ocorre na maioria dos dias e quando não têm origem definida mesmo após a realização de uma série de exames. O tratamento é feito com anti-histamínicos (antialérgicos) em doses altas ou combinando antialérgicos diferentes. Recentemente foi lançado um tratamento específico à base de anticorpo monoclonal para tratar as urticárias crônicas espontâneas. Mas, não é possível fazer diagnóstico ou afirmar pela internet.
    Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Caso more no Rio de Janeiro, estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  143. não posso andar no sol que meu corpo começa a pinicar forte, as vezes na região do peito aparecem machas vermelhas que depois da crise somem. está acontecendo com frequência. Qual médico devo procurar estou em dúvida entre o dermatologias ou alergista. Me ajudem!!!

    ResponderExcluir
  144. Gabriel Boa noite. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  145. Anônimo8/9/17 11:30

    Eu tenho problemas de urticaria já faz 3 anos, durante cerca de uma semana e some daí no outro mês volta a aparecer, todo mês. Fica no corpo todo, coça muito e não sei o por que dessa doença

    ResponderExcluir
  146. O seu relato sugere que possa ser um aso de Urticária Crônica Espontânea. Quando a urticária tem duração prolongada e não têm origem definida mesmo após a realização de uma série de exames, é chamada urticária espontânea. O tratamento deve ser acompanhado pelo médico especialista. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Doutor, eu tenho urticária”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  147. Tenho isso desde 2009 comi pão com mortadela a noite por volta das 23:00 no trabalho em meia hora saiu vários vergões nno corpo de lá pra cá tudo q tem herbicidas e conservantes me dá alergia sei controlar agora fiquei nesse período 1.5 anos sem aparecer mais agora voltou com tudo sei quando a alergia vai começar e podem reparar a boca começa a esquentar se vc apertar o lábio um pouquinho só ele já incha olha no espelho vai ter uns pontinhos Jos brancos na boca onde incha sempre eles estão lá essa alergia sai mais em lugares do corpo q tem curvas ou partes moles coxa nádegas e sai muito nas costas sempre tomei remédio de alergia só q todos dão muito sono e me adaptei a um que tomo a vários anos uma tampinha eu tomo assim q percebo minha boca esquentar ou coçar a mão ou pe já vou e tomo uma tampinha de histamim já passa em 10 minutos sempre tomo tbm quando me lembro de manhã e a noite dar nem saí quando vou comer lanche ou pizza já tomo antes o remédio oque me dá automáticamente alergia os mais fortes uva, amendoim, mortadela, presunto melancia melão esses são os mais fortes detalhe tenho certeza não tem cura só controle abraço boa sorte p nois

    ResponderExcluir
  148. Nadored nado: A urticária de duração prolongada é chamada de urticária crônica. Existem atualmente métodos diagnósticos e para tratamento deste tipo de urticária. O uso do antialérgico antes de ingerir o alimento suspeito não é uma conduta aconselhável. Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  149. Oi já tem 1 mês que estou com vário carossinhos cossando, começou no bico do peito cossava muito hj já ta espalhado no corpo todo .é muito desagradável pois quanto mais cossa mais vontade de cossar tenho ,na parte íntima toda Volta também tem ele seca mais ai vem a bendita coceira .qual medicamentos certo pra isso oque devo fazer não aguento mais ficar assim é tenho 19 anos

    ResponderExcluir
  150. Mary Bom dia. Você precisa ser examinada. Paraindicar qual remédio deve tomar, é necessário que o seu caso seja avaliado. Procure orientação médica. A coceira só será controlada a partir do momento que for determinada a causa. Infelizmente, não é possível tratar pela internet. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao dispor. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  151. Eu acho que a minha é por causa do fígado,mas será que tem cura?

    ResponderExcluir
  152. Marcos: Bom dia. É essencial investigar e confirmar a causa para afirmar sobre o tratamento e sobre a cura de uma urticária. Recomendo que procure um(a) alergista em sua cidade para que seja orientado de forma adequado.Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Doutor, eu tenho urticária”. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  153. Olá apareceu uns caroços no meu corpo inteiro os caroços são grandes e coça muito não sei o que fazer

    ResponderExcluir
  154. Bom dia As doenças da pele podem ser bastante parecidas. A mesma lesão (como você descreve em seu relato - "caroços que coçam" - pode aparecer em diversas situações e em doenças diferentes. Sendo assim, opinar pela internet se equivale a um jogo de adivinhação. Para fazer um correto diagnóstico do seu problema é necessário que você seja examinado pessoalmente. A internet não substitui a consulta médica. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua participação no blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno