Pular para o conteúdo principal

Amígdalas e adenóides: quem responde é o especialista

Médico


1. O médico falou que meu filho tem adenóide. Eu não entendi bem, poderia me explicar?

Adenóide não é uma doença, mas sim um tipo de amígdala, normal em qualquer pessoa. Existem 3 tipos de amígdalas (também conhecidas como tonsilas):
- Amígdalas palatinas: facilmente vistas ao examinar a boca aberta.
- Amígdalas faríngeas ou adenóides (localizadas atrás das fossas nasais)
- Amígdalas linguais (atrás da língua)
Provavelmente o médico quis dizer que as adenóides do seu filho estão aumentadas de tamanho, ou seja, hipertrofiadas. Adenóides estão situadas no final da garganta, na região atrás do nariz (numa região chamada de “cavum”). Costumam ser chamadas popularmente como “carnes no nariz”, embora não seja uma denominação adequada.

2. Para que servem as amígdalas?


As amígdalas têm a função básica de defender o organismo. Por isso, estão localizadas de forma estratégica para ter contato com o ar respirado. Ao entrar em contato com os germes, dão início à defesa contra eles.
Os problemas ocasionados podem ser de 2 tipos: a) infecções por germes (bactérias, vírus) originando as chamadas amigdalites, ou b) pelo aumento (hipertrofia), gerando obstrução e dificuldade respiratória.

3. O que é a amigdalite?


Amigdalite é a inflamação das amígdalas. Os sintomas mais comuns da amigdalite são: dor ao engolir, mal estar, mau hálito, voz alterada, febre, garganta avermelhada e com placas esbranquiçadas. É comum que surjam gânglios no pescoço acompanhando o quadro.
Na amigdalite crônica e repetida, as amígdalas podem ficar permanentemente aumentadas de tamanho e com fendas (ou criptas) onde se acumula secreção, ocasionando sintomas persistentes, mau hálito, dificuldade em engolir alimentos sólidos, etc.

4. Algumas vezes sinto que se soltam pequenas bolinhas brancas e com mau cheiro de minha garganta. O que é isso?


É provável que você tenha uma amigdalite caseosa, que resulta do acúmulo de secreção e restos de alimentos nas fendas amigdalianas. Estas substâncias sofrem ação de bactérias e se desprendem em formato de bolinhas esbranquiçadas ou amareladas com odor fétido. A palavra cáseo deriva do latim "caseum", que significa queijo, pela semelhança com uma pequena bola de queijo.

5. Como saber se uma criança tem adenóides aumentadas?


Adenóides só podem ser vistas com métodos especiais, como por exemplo, na radiografia tirada com a face em perfil, também chamada “radiografia do cavum”. Suspeita-se do aumento adenoideano quando acriança dorme com a boca aberta, tem sono agitado, ronca durante a noite e baba no travesseiro. Com o passar do tempo, o problema pode se complicar e ocorrer também respiração bucal persistente, sono alterado, chegando a passar momentos sem respirar (apnéia) alterações dentárias, faciais, prejuízo da audição, infecções repetidas, etc.

6.É preciso operar?

A decisão de operar é tomada de acordo com a gravidade do caso, em comum acordo com o otorrino. A maior parte das crianças se beneficia com o tratamento da alergia, corrigindo a rinite e evitando a cirurgia.

7. Qual a relação com a alergia?


A rinite alérgica é uma doença que se acompanha de inflamação da mucosa nasal, que pode se estender às estruturas vizinhas, como as amígdalas. Além disso, a obstrução nasal repetida causada pela rinite pode acarretar respiração bucal e aumento de adenóides.

8. Adultos podem ter adenóides aumentadas?


Sim, mas não é o habitual. As adenóides diminuem de tamanho com o passar dos anos. Caso ocorra, é importante investigar se a pessoa é portadora de alguma doença que justifique o problema.


Leia mais sobre o tema na página da ASBAI
E no site da Fundação de Otorrinolaringologia



Você tem mais alguma dúvida?

Envie para nosso e-mail e fale diretamente com os médicos da
Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
Teremos prazer em responder.

Comentários

  1. Luzia: O seu relato não sugere que possa ser uma alergia. Mas não há como afirmar a causa da tosse e engasgos apresentados por sua mãe, sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliá-la e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  2. Tamo Junto: Não é possível fazer diagnóstico pela internet e afirmar a causa dos sintomas que descreve sem examinar pessoalmente. Aconselho que retorne ao médico que realizou sua cirurgia e peça que reavalie seu caso, para que possa receber uma orientação adequada . Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu filho tem 4 anos e desde dos 2 anos, faz quadro de amigdalite que antes era de três em três meses, desde dos 3 anos faz uma vez por mês, pela emergência já fez uso de vários tipos de antibióticos e também já passou pelo tratamento com otorrinolaringologista uma vez, sendo que até agora nada ele sofre muito e eu também. Trato ele pelo plano de saúde e não entendo porque não indicam a cirurgia pra ele. Por favor peço uma orientação de vcs. GRATA.

    ResponderExcluir
  4. Olá Luciane, boa noite. A cirurgia de amígdalas nem sempre é a solução. Por alguns motivos: na maioria das vezes elas não são as responsáveis por inflamar, são apenas o "órgão de choque"; ao retirá-las, perde-se um importante mecanismo de defesa para nossa via aérea; hoje, a indicação cirúrgica relaciona-se não só as infecções de repetição; e as infecções podem ser o sintoma que seu filho apresenta, mas pode não ser a causa, ou seja, você pode retirar as amigdalas, deixando de ter amigdalite para ter faringite. Então, converse com seu (sua) otorrino, e busque a opinião de um(a) alergista. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  5. Minha filha tem rinite alergica, ige 388, fez exame de citologia nasal deu alterado, faz tratamento com nasonex e zetalerg, agora esta tendo amigdalite de repetiçao, levei no otorrino nandou continuar com o nasonex, e disse que por enquanto ñ é caso de cirurgia, fez exame de cavum deu, um pouquinho aterado a adenoide coisa minima, minha pergunta é rinite alergica causa problemas nas amigdalas, pois esta tomando muito antibiotico por conta disso , obrigada

    ResponderExcluir
  6. Magali: o seu relato sugere que sua filha precisa ser tratada com alergista. O tratamento da alergia controla a rinite - assim pode evitar as infecções e a cirurgia, Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  7. operei das amigdalas e desvio septicos, eu roncava muito e a Doutora achou que pos cirurgia do desvio septico e amigdalas resolveria meu problema. Tenho 55anos e ja fiz a cirurgia a 6 anos. Nos tres primeiros meses parecia que havia resolvido o problema. Agora alem de roncar muito não consigo mais dormir de barriga pra cima pois fico sufocado, so posso dormir de lado, Sinto como se a garganta tivesse tampada e engasgado.

    ResponderExcluir
  8. José, peço sua compreensão, mas afirmar algo sobre um paciente que não tivemos a oportunidade de examinar é bem complicado. O que podemos lhe orientar é que você procure atendimento médico, explique seus sintomas, e converse a respeito de seus anseios. Obrigado pela vista.

    ResponderExcluir
  9. Olá pessoal... O meu filho tem 3 anos e tem 12 dias que ele operou tirou as amígdalas e adenóide... Desde ontem apresenta tosse seca e já não sei o q fazer...será que é a cicatrização???? O médico disse que pode ser sinusite porém ele só esta tossindo....

    ResponderExcluir
  10. Meu irmão tem 4 anos e operou da adenoide e amigdala, tem mais ou menos um mês e a ingua o pescoço continua, é normal.
    03/11/2015

    ResponderExcluir
  11. O seu relato não sugere que a tosse do seu filho seja causada por cicatrização. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que entre em contato com o médico que o operou e peça que a oriente novamente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  12. Jackson: não é possível afirmar se há relação com a cirurgia sem examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. É aconselhável que entre em contato com o(a) médico que operou seu irmão e peça que oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite , acabei de consultar minha filha o otrrino falou que ela ta com uma adenóide de 90% e disse que tem que operarcom urgência, realmente é necessário tem algum risco caso não queira operar , tem tratamento com medicação neste caso?

    ResponderExcluir
  14. A decisão de operar é tomada de acordo com a gravidade do caso. Mas não é possível opinar sobre sua filha pela internet. É essencial que se faça uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Algumas crianças podem melhorar com o tratamento da alergia, corrigindo a rinite e evitando a cirurgia. Aconselho que leve sua filha a um(a) alergista e peça que a avalie. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, eu à uma semana e tal, que estou com uma dor ao pé da amígdala do lado esquerdo, a falar a engolir e alguns movimentos que faça, tenho renite alérgica e sou fumante, pode me informar o que possa ser, Obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Sônia: Não é possível fazer diagnóstico pela internet e afirmar a causa dos sintomas que descreve sem examinar pessoalmente. Aproveito a oportunidade para ressaltar que o tabagismo pode provocar e/ou agravar a dor. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  17. Olá
    Eu gosto muito de cantar porém ultimamente não estou conseguindo, tenho sentido muita falta de ar, meu nariz parece estar entupido mas não tem nada nele e também minha garganta tenho que ficar engolindo a saliva sem parar , é como se a garganta estivesse entupida também. Abri bem a boca e no espelho pude ver algo que não sei como descrever perfeitamente, mas é uma ponta que toquei com um cotonete é dura. Minha garganta sempre sai umas bolinhas duras, as vezes não consigo escarrar para elas saírem daí acabo engolindo.
    Estou agoniada com isso. Me ajude se puder por favor.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  18. Estou muito preocupada pois fiz um exame e foi diagnosticado que tenho uma amígdala bem maior que a outra ( muito maior) a médica disse que é minha anatomia mas fiquei preocupada. Gostaria de saber se realmente é normal
    Quando crianca sempre tive muitas amigdalites. Hoje tenho refluxo e renite. Desde já muito obrigada

    ResponderExcluir
  19. Olá Vera, boa tarde. è um pouco complicado estabelecer um diagnóstico sem examiná-la. Mas como você gosta de cantar, e o nariz e a garganta estão incomodando, procure a ajuda de um especialista em Otorrinolaringologia, com certeza ele(a) poderá lhe ajudar. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  20. A sua médica tem razão. Amígdalas podem ter tamanhos diferentes, em especial nas pessoas que já tiveram amigdalites repetidas. Obrigado por visitar o Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  21. Olá boa noite
    Por favor gostaria de tirar uma dúvida, se vcs puderem ajudar é claro.
    A minha filha de 18 anos tem estado ultimamente com um pouco de mal hálito, eu não entendo porque, ela tem uma higiene muito boa. Hoje ela notou no final da garganta uma glândula, amarelada, como se quisesse sair para fora, eu nunca tinha visto...ela não tem dores, nem febre, nem perda de peso.
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  22. Olá, boa tarde. Existem algumas pessoas que acumulam resto de alimentos nas amigdalas que acabam causando mau hálito. Além disso, o acúmulo de secreção na região posterior do nariz também pode causa-lo. Porém, é complicado fornecermos um diagnóstico sem avalia-la. Caso seja do Rio, estamos diariamente na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Se vocês não forem do Rio, procure um especialista, alergologista ou otorrino, para que ela possa ser examinada. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  23. Meu filho tem bastante enfeccao de garganta também já tem imunidade a vários antibióticos as amídalas dele são grande não sei mais o que fazer me ajude

    ResponderExcluir
  24. Ivanilde: Sinto muito, mas não é possível orientar um tratamento para seu filho pela internet. É essencial examiná-lo pessoalmente. Aconselho que procure atendimento tradicional, na forma de uma consulta médica. Estamos ao dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  25. Respirar pouco ou quase nada de um lado do nariz pode ser um sinal de que possuo adenóide?

    ResponderExcluir
  26. Não. Existem causas variadas de obstrução nasal. Em adultos as adenóides tendem a diminuir. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  27. Olá, tenho 17 anos e alguns meses atrás tive uma forte dor de garganta. Depois disso percebi q minhas amígdalas aumentam de tamanho. Gostaria de saber se elas podem voltar ao tamanho normal com medicamentos

    ResponderExcluir
  28. Sinto muito, mas não é possível fazer diagnóstico pela internet e afirmar a causa do aumento que descreve das suas amígdalas em examinar você pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  29. oi sou taiane , minha duvida é as minhas amigdalas sao mt pequenas quase n tenho, e eu nao consigo engordar de jeito nehum mesmo , tem alguma coisa a ver??

    ResponderExcluir
  30. Taiane: não há relação direta entre tamanho de amigdalas e peso corporal. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  31. Olá. Tenho 35 anos, estou acima do peso 140kg, ronco bastante a anos. Desde o último ano acontece que quando durmo em posição incomoda e ronco mais acordo com a garganta inchada e não sei explicar, mas é como se engasgasse com o badalo da garganta. Na verdade é bem estranho. Fico algumas horas com dificuldade de respirar e se tento cuspir ou realizar algum movimento diferente com a garganta é como se o badalo da garganta me engasgasse e fica muito encomodo e muito dolorido. Depois de algumas horas diminui e normaliza. Volta a ocorrer se durmo na posição errada. Sim eu sei emagrecer, risco de vida, o culpa é do peso... :) mas queria entender se é normal isto na garganta.


    ResponderExcluir
  32. O seu relato não sugere que o ronco seja causado por aumento das adenóides. Mas, para afirmar a causa é essencial examinar pessoalmente Avaliar pela internet pode gerar erro. Recomendo uma consulta com otorrino para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para você. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  33. Olá, minha filha tem 2 anos e 4 meses, está com a cirurgia para remoção das amídalas e adenoide marcada para 13/07/16, pois segundo o otorrino e exames realizados, acusou que sua concha nasal inferior direita está hipertrófica e descorada e suas tonsilas faríngeas estão hipertróficas (70%). Ela vem sofrendo com crises alérgicas prolongadas há meses (tosse, coriza, secreção, nariz entupido, ronca, e acredito que tenha apneia à noite dependendo da intensidade da crise, ficando alguns segundos sem respirar, em seguida recupera o folego como se tivesse se afogando. A única alergia apresentada nos exames até então foi da proteína lacto globulina nível II, que segundo a gastro, não seria motivo para suspender o leite da dieta. Porém, como minha filha tomava muito leite (Ninho 1+), ela sugeriu inserir o leite de soja milnutri. Ela já está na 3ª lata de 800 gramas e não teve melhora. Nos últimos dois dias apresentou febre, levei ao PS no 1º dia de febre, mas segundo exames realizados, não constatou infecção. Se a febre retorna hoje retornarei com ela no PS. Segundo o médico do PS, esta febre não tem relação com a crise instalada há um mês e sim ela pode estar apresentando um novo quadro de infecção. Na verdade meu questionamento é se estas alterações nas amídalas e adenoide pode estar relacionada com o quadro alérgico? E se tratando o quadro alérgico, as amídalas podem voltar ao normal? Só consegui consulta de retorno com a gastro e alergista depois da data da cirurgia. Vocês conseguem me esclarecer?

    ResponderExcluir
  34. Ola meu nome é Wallace então, fiquei c a garganra inflamada demais e estava com uma placa gigantesca, agora a placa saiu , e ficou um buraco,o que. isso?

    ResponderExcluir
  35. Peço sua compreensão, mas afirmar algo sobre um paciente que não tivemos a oportunidade de examinar é bem complicado. Avaliar sua filha pela internet pode gerar erro. Você não informou em que cidade mora. Caso seja no Rio de Janeiro, estaremos ao seu dispor para prestar esclarecimentos. Obrigado pela vista

    ResponderExcluir
  36. Wallace: é provável que seja uma reação normal de sua amigdala. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  37. Ja nao sei oq faço varios exames .varios medicos e nada de resolver acordo no meio da noite como c tivec uma bola na garganta me sufocando .parece q a garganta ta inxada me da um desespero .tenho reniti a reniti pode provoca essa sensação? foco ate confisa parece q e a garganta as vzs da impressão q e a narina q inxa bem la perto da garganta so sei q estou assim a anos..oq faço?

    ResponderExcluir
  38. Mah Fernandes Boa tarde. O seu relato sugere que sua rinite tenha agravado. Mas, não é possível fazer diagnóstico pela internet. Recomendo uma consulta médica tradicional, realizada pessoalmente Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  39. Olá,boa tarde tenho 33 anos,e há cerca de 20 anos sofro com fortes falta de ar que geralmente piora no inverno,porém não sinto chiado no peito e nem tosse. e qualquer tipo de bombinha ou nebulização com berotec não faz efeito nenhum. fiz exames cardiológicos e não deram nada,só tenho pressão alta e rinite alérgica.e o pior que também fui no pneumonologista e fiz um raio X de tórax PA e perfil e um teste de espirometria e não deram nada e o médico disse que não tenho asma.
    Então o que possivelmente tenho?e qual especialidade procurar?

    ResponderExcluir
  40. Flávio: pessoas que têm rinite alérgica podem desenvolver sintomas como complicação da doença. Aconselho que procure um(a) especialista em Alergia para uma avaliação do seu quadro respiratório nasal. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  41. Olá, meu filho tem dois anos,ele tem bronquite e agora está com sinusite... Em outubro eu percebi que ele estava com uns caroçinhos no pescoço, então mostrei para o pediatra dele é ele falo que não era nada, que é devido a imunidade dele. Então quando foi em março o meu filho ficou com as glândulas inchadas, aí levei ele ao pediatra e ele passou exame pra ver se era caxumba, e não foi caxumba e o médico falou que era uma infecção que ele teve e que o corpo dele está combatendo e as glândulas fica inchad, e com uma semana voltaria ao normal tomando remédio... Mas não foi o que aconteceu, as glândulas do meu filho não voltou o normal é ele continua com os caroçinhos no pescoço e as glândulas grande... Então mudei de pediatra, e ela passou um monte de exames e não deu nada, fez ultrassom dos caroços e das glândulas... Agora ela me encaminhou para o otorrino e ele viu os exames dele, ele falou que não deve ser nada grave, mais passou um RX e uma biópsia para fazer...
    Fico muito preocupada, quando o meu filho fica resfriado as glândulas fica ainda maior...
    Obrigada anny

    ResponderExcluir
  42. Anizinha: crianças pequenas podem ter aumento de gânglios no pescoço sem que signifique doença. Contudo, não é possível fazer diagnóstico sem examinar seu filho pessoalmente. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu filho, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  43. Meu filho fez a cirurgia a 5 dias, a recuperação esta sendo otima, sendo que deu uma bolinha branca na Língua dele e ele reclama de dores quando vai comer...o que sera essa bolinha?

    ResponderExcluir
  44. Caroline: boa tarde. Não dá para saber o que essa "bolinha" sem examinar Sugiro que peça ao médico que operou seu filho para orientar de forma adequada e segura. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  45. OS CASSEOS SO FICAM PRESOS NAS Amígdalas ?

    ResponderExcluir
  46. Sim. O cáseo amigdaliano, também chamado de caseum, se forma nas criptas das amigdalas, sendo comporto por restos de alimentos, secreção e descamação da mucosa, emitindo um odor forte e desagradável. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  47. Anônimo1/8/16 18:50

    Boa noite
    Geralmente a noite sinto uma massa na garganta como se fosse comida presa uma sensação estranha na língua e os dois ouvidos entopidos ...
    O que seria alguma alergia?

    ResponderExcluir
  48. anonimo
    Meu esposo tem um dos timpnaos furados,a muita alergia corisa,tosse dificuldade para respirar ao dormir e renite alergica o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde. O seu relato não sugere que seja uma alergia. Mas, não é possível afirmar sem examinar pessoalmente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  50. Sempre: Boa tarde. a rinite alérgica parece uma doença simples e sem importância. Mas, pode provocar muitas complicações, incluindo alteração dos ouvidos, tosse e alterações no sono. boa tarde. Infelizmente a medicação não é adequada e seu uso sem acompanhamento médico é perigoso. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento correto. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  51. Reginaldo Leonardo19/8/16 23:46

    Boa noite adenoide crescida e hereditario? Tenho um filho com 6 anos ele tem problema de adenóides.minha bebe de 2 anos e 3 meses apresentou também.

    ResponderExcluir
  52. Reginaldo Boa noite. Adenoides são amigdalas que fazem parte dos chamados órgãos linfoides, normais na infância. Crianças portadoras de rinite alérgica podem complicar e ter aumento das adenoides. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  53. Visualizar

    Editar Anônimo disse...
    Meu filho tem 5anos e meio infecciona a garganta por várias e várias vezes já tomou muito antibiótico.hoje levei ele em um otorrino e ele disse que está com a adenoide Grande e só passou avamys para usar no nariz será que isso vai resolver as infecções de garganta?

    29/8/16 18:03

    ResponderExcluir
  54. Oi parece que debaixo da minha amigdalas direita tem uma carne crescendo como se tevivesse outra amigdalas antes não tinha. Qual medico eu tenho q consultar ou sera q é normal. Muito obrigado

    ResponderExcluir
  55. Avamys tem o objetivo de tratar a rinite. O aumento das adenóides pode ser uma complicação da rinite alérgica Se for o caso do seu filho, a medicação poderpa ser útil. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  56. Boa noite. Não há como afirmar pela internet do que se trata, sem examinar você pessoalmente. Para esclarecer sua dúvida, sugiro que procure atendimento com otorrino. Obrigado pela sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  57. gostaria de saber porque só uma lado da minha amígdala é maior que a outra , pois não sinto dor. Poderia me explicar?

    ResponderExcluir
  58. Bom dia. As amigdalas palatinas podem ser diferentes em tamanho. Na realidade, o corpo humano não é exatamente igual, se compararmos as duas metades. A avaliação do médico é importante para examinar pessoalmente e orientar de forma adequada e segura. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  59. Meu filho fez uma cirúrgica de adenoide e amidalas ja faz 2 mesrs e essa semana ele gripou e voltou a ter roncos isso e normal??

    ResponderExcluir
  60. Virgínia: a gripe é uma infecção viral e pode ocorrer, independente do fato de seu filho ter operado recentemente a adenóide. É preciso investigar a causa dos roncos que descreve. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  61. Olá, tenho amígdalas grandes desde os 12 anos, hoje tenho 21 anos e elas continuam anormais. Já tomei todo tipo de antibiotico e nenhum resolveu. Às vezes os alimentos ficam pregados nelas e também em algums períodos adoeço com facilidade. Meu médico me disse que não adiantava operar que ia continuar do mesmo jeito. Gostaria de saber se o fato de elas serem anormais e eu ter uma bactéria poderá me trazer prejuízos caso eu não as retire?

    ResponderExcluir
  62. Mateus: o fato de ter amígdalas aumentadas de tamanho não significa que são anormais e nem sempre há indicação de cirurgia. Tratar a alergia nasal é importante e muitas vezes equilibra o quadro, evita as infecções e torna desnecessária a cirurgia. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  63. Sinto como se tivesse um calo seco na garganta não tenho febre nem alteração na voz mas incomoda muito as vezes chega ficar dolorido o que pode ser?

    ResponderExcluir
  64. Sinto muito, mas não é possível fazer diagnóstico pela internet e afirmar a causa da sensação que descreve em sua garganta sem examinar você pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  65. Boa noite eu estou com esse problema minha amidolas estou cheio de buracos assim me deixando com mal hálito ...Estou observando que ao passar do tempo mais buracos aparecem estão todas furadas ...Estou preocupado tá me encomendando demais

    ResponderExcluir
  66. Olá tenho 22 anos e eu estava sentindo falta de ar peito pesado umas tonturas fui ao otorrino e foi diagnosticado desvio de septo e adenoide, queria saber se isso realmente causa essas falta de ar
    Porque noto que em dias quente ou abafado fica mais complicado de respirar e se a cirurgia realmente vai melhorar

    ResponderExcluir
  67. Boa noite. O seu relato sugere que possa ser um caso de amigdalite caseosa gerando o mau hálito. Procure atendimento médico pessoalmente para receber uma orientação adequada e segura. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  68. Antes de decidir pela cirurgia, é aconselhável que seja feita uma avaliação clínica para definir os fatores envolvidos que resultam na sua sensação de falta de ar. Gratos pela participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  69. Bom dia , meu filho de 4 anos tem roncado muito a noite , então levei ele ao pediatra que constatou que ele tem a amidala muito grande nesse caso de hipertrofia da amidala existe alguma maneira de diminuir ela que não seja cirúrgica.

    ResponderExcluir
  70. Boa noite. A rinite alérgica é uma causa frequente de aumento das amígdalas e adenoides em crianças. Aconselho que leve seu filho a um(a) alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  71. Oi meu filho de 4 anos fez o exame aproximadamente 5 meses e o médico disse que tá 70% numa narina e 80% em outra disse q o caso é cirúrgico msm assim fez um tratamento de 6 meses com uns medicamentos. No início até que aliviou mais as crises de sinusite, Mais votaram mais rígidas ele tbm tem asma crônica sinusite alergia hereditária do pai. Gostaria de saber se posso fazer esse exame de novo pq foi mto traumatizante pra ele uma borracha entrando no nariz. Ele já tá com tratamento a 1 ano pra alergia e asma. Gostaria de saber se a cirurgia realmente é eficaz que ele não irá dar mais crises? E se é realmente confiável. Pq vi casos que a pessoa pode até ficar surda. AGRADECIDA

    ResponderExcluir
  72. Olá
    Você como se encontra hj ??

    ResponderExcluir
  73. Boa tarde Não entendi sua dúvida Por favor escreva para nosso e-mail informando mais detalhes, para que possamos orientar de forma adequada. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  74. Minha filha tem 1 e 9 MESES,tem adenoide e so este ano ja teve infecção de garganta 3 vezes,uma coisa está ligada a outra?isso é normal acontecer quando se tem adenoide?

    ResponderExcluir
  75. Marcia Boa noite Adenóides são normais em crianças. São órgãos de defesa do organismo assim como as amigdalas. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  76. Meu sobrinho não come nada tudo que coloca na boca dele ele cospe e não toma suco não toma mamadeira com um ano e nove messes ele pesa deis quilos oque pode ser estou perguntando porque os pais dele não importa com o que está acontecendo com o menino

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno