Pular para o conteúdo principal

Língua geográfica: quem responde é o especialista

O que é língua geográfica?

É uma lesão que afeta a língua, com o surgimento de placas lisas avermelhadas, levemente elevadas e com bordos esbranquiçados. O aspecto é de um desenho sobre a língua que lembra um mapa geográfico, dando origem ao seu nome. Ocorre em cerca de 1 a 2% da população mundial, podendo ocorrer em qualquer idade, mas com certa predileção por crianças até 6 anos de idade. Não provoca desconforto e nem altera o paladar. Em alguns casos pode surgir ardor com alimentos condimentados ou frutas cítricas. É também chamada de glossite migratória benigna pois as placas podem desaparecer de um local da língua e reaparecer em outro. As lesões podem desaparecer por tempo variável para depois recidivar sem motivo aparente.

A língua geográfica é causada por alergia?

Ainda não se conhece a causa exata da língua geográfica. Observa-se relação com algumas condições, como por exemplo nas crianças alérgicas portadoras de asma, com situações de estresse, na psoríase. Entretanto, ainda não há um fator único estabelecido. Em 1996, dois autores chamados Strassburg et Knolle estudaram a língua geográfica e propuseram seria uma conseqüência de alteração no processo normal de descamação epitelial, ou seja, uma variante fisiológica do processo.

Como é feito o diagnóstico?
Em geral, basta observar o aspecto da língua para fazer o diagnóstico, sendo rara a necessidade de exames adicionais ou de biópsia. A glossite migratória benigna pode durar poucos dias ou permanecer por anos, ficando restrita ao dorso da língua, mas em algumas pessoas pode atingir os bordos ou a base da língua. As lesões podem ser esmaecidas e discretas, mas em algumas pessoas pode ter bordos delimitados e elevados, assustando o paciente. O especialista está apto para confirmar o diagnóstico.

Como tratar?

A língua geográfica é uma doença benigna, limitada e não costuma causar desconforto, sendo na maioria das vezes, limitada e sem gravidade, não havendo necessidade de tratamento.

Comentários

  1. Desconheço a informação que refere. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  2. ola minha filha de 5anos tambem tem lingua geografica.eu estou agora um pouco aliviada depois que encontrei voces.

    ResponderExcluir
  3. Não há provas que confirmem esta afirmação. agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz em saber que pudemos ajudá-la com sua filhinha. Agradeço sua visita e aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail

    ResponderExcluir
  5. eu tenho alguns cortes na lingua desde criança causado por ma formação dos dentes ja usei aparelho, mas o problema é que ficou a fissura na lingua odeio esse meu defeito tenho muita vergonha
    e fico triste toda vez que vejo isso em mim.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, meu nome é Lígia e realmente desde a infância que observo umas manchas na língua que por vezes ardem, essas manchas nem sempre são iguais e desaparecem mas logo voltam. Quando como algo ácido, como abacaxi ou kiwi ou salgados como batata frita que vem com demasiado sal torna-se um pouco doloroso, dependendo da quantidade pode apenas manchar a lingua ou as vezes aparece um pouco cortada e arde bastante.
    Nunca perguntei ao dentista o que seria mas já fui ao dentista com essas manchas e ele não se alrmou nem as comentou.
    Depois de ler toda a informação aqui apercebo-me que de facto posso ter lingua geográfica.
    Portanto: manchas avermelhadas não muito dolorosas, sensibilidade ao ácido os salgado que por vezes pode tornar-se mais ardido. isto pode ser lingua geográfica certo?
    Estava com receio de poder estar com sintomas de cancer na língua mesmo não fumando e não bebendo alcool excessivamente.
    obrigado por este blog.

    ResponderExcluir
  7. Lígia: O seu relato sugere que possa ser um caso de língua geográfica, mas não há como afirmar se examinar pessoalmente. Estamos ao dispor na Policlínica RJ. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  8. è normal na lingua geografica senti tambem um gosto doce na boca?

    ResponderExcluir
  9. A língua geográfica não se acompanha de alterações de paladar. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, tenho lingua geográfica mas não é tão "afetada" assim, ela possui poucas "manchas" e tem aspecto rachado (como de costume)... E gostaria de saber : existe algum problema em beijar e/ou fazer oral?

    ResponderExcluir
  11. A língua geográfica é uma condição benigna e não impede suas atividades normais. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  12. ha eu tenho so fiquei sabendo com 13 anos mais eu tenho deis de quando eu nasci......

    ResponderExcluir
  13. tenho lingue geografica deis de quando eu nasci....mais ela fica andando cada dia esta em um lugar.....mais ja que e normal nao vou me preucopar...

    ResponderExcluir
  14. HA ESSA DOENSSA E TRANMITIDA PELO BEIJO

    ResponderExcluir
  15. HA EU TENHO DEIS DE QUANDO EU NASCI E EU NUNCA FIQUEI SABENDO HOJE EU OUVI A MINHA MAE FALANDO...DAI EU FUI PERGUNTAR ELA MANDOU EU PESQUISAR E EU PESQUISEI E EU ESTOU BEM MAIS TRANQUILA.....EU TENHO 13 ANOS E QUERIA SABER TANBEM SE E TRANSMITIDA ESTA DOENÇA PELO BEIJO...NAO QUE EU VOU BEIJAR ALGUEN EU SOU SANTINHA TA...EU SOU A GIOVANNA EDUARDA MARTINS...TENHO 13 ANOS...E MORO EM PUCARANA...EU ESTUDO NOS TREIS REIS DE OLIVEIRA...BOUA NOITE PARA TODOS E MUITO OBRIGANA POR LER...

    ResponderExcluir
  16. Fique tranquilo. A língua geográfica é uma condição benigna. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  17. Giovanna: lingua geográfica não é contagiosa e não é transmitida pelo beijo. Obrigado pela sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia, minha filha esta com 2 meses e a língua dela fica toda branquinha por causa do leite. Ela só mama no peito. Há mais ou menos uma semana apareceu na língua dela uma parte meio arredondada, da cor normal da língua só que é lisinha. Agora aumentou essa área lisinha. Isso é língua geográfica?

    ResponderExcluir
  19. O seu relato não sugere que seja um caso de língua geográfica. Mas, não há como afirmar sem examinar pessoalmente Aconselho que peça orientação ao pediatra de sua filhinha. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  20. Lingua geográfica não é contagiosa e não é transmitida pelo beijo. Obrigado pela sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  21. Tenho pequenos pontos avermelhados na língua que ficam mais visíveis principalmente quando escovo os dentes, tbm arde a língua e fica como se estivesse ferida. Isso pode ser língua geográfica ou tá com cara de ser outra doença? Dá pra identificar qual? Tbm estou tendo gengivite. Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
  22. Vini: o seu relato não sugere que seja um caso de língua geográfica. Mas, não há como afirmar sem examinar pessoalmente Aconselho que procure seu dentista e peça que o oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  23. Ooi,boa tarde, meu nome é yasmin e eu tenho língua geográfica a muitos anos, quando mais nova, fui a procura de vários médicos mas nenhum sabia me explicar oque eu realmente tinha, descobri faz cerca de 3 semanas, e queria saber se a língua geográfica tem origem genética , se isso passará para meus filhos ou mesmo netos
    Grata.

    ResponderExcluir
  24. Yasmin: não se sabe a causa exata da língua geográfica e se há componente genético. Não é comum que os filhos herdem o problema. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  25. Alessandro26/10/12 18:23

    Olá amigos! Vou tentar resumir o meu caso!
    A uns 5 anos atrás mais ou menos comecei a ter alguns desconfortos na língua, mas eu pensava que eram aftas e tal e não incomodava tanto então fui convivendo com isso, usava alguns remedinhos que aliviavam e depois sumia e voltava, ae a uns 3 anos atrás eu percebi que minha língua estava estranha e fui a um renomado estomatologista e ele me diagnosticou com Glossite Migratóira Benígna ou Língua geográfica, e me explicou tudo que já foi dito por vocês, e ele falou que poderiam ser várias coisas, e eu fiz exames de rotina e não tinha nada nos exames comuns, apenas uma deficiencia de vitamina b12 pois sou vegetariano desde criança, mas ele disse que poderia nao haver ligação com o problema, tomei injeções de citoneurim e minha taxa de b12 regularizou e a língua continuo incomodando, até que do meio do ano passado pra cá ela intensificou, ela é toda rachada como o problema diz, perdeu as papilas nas laterais e formam erupções que vão e voltam, e essas incomodar claro, mas estou aqui mesmo porque nesse meio tempo começou a surgir o que mais me incomoda, uma queimação na ponta da língua, ela fica vermelha e queima, e surge tipo alguns vergões, ao contrário do lado que são pequenas erupções, são tipo pra dentro essas são pra fora, fica localizada na ponta mesmo, horizontalmente, é pequena porém queima demais, e também ela surge ao lado, é como se tivessem pego um cigarro e colocado a ponta dele ali deixando uma queimadura, e isso incomoda demais. Meu tratamento é feito com oncilon em orabase, o que alivia um pouco, e as vezes uso spray de cepacaína e também já fiz bochechos com Celestone Elixir tudo pra aliviar mas sinceramente não vejo grande evolução, na verdade parece que só piora, principalmente a queimação na ponta, esses pequenos vergões,e por isso marquei um alergologista pra ver se isso pode ter ligação com alguma alergia, sei que é improvável mas é uma tentativa! Uma outra pergunta, isso não tem nenhuma ligação com doença celíaca? (intolerância ao Gluten)Bom de qualquer forma perguntarei ao alergologista! E também ouço muito sobre essa carência de alguma vitamina do complexo B, e vou pedir exames separados de cada vitamina, é uma tentativa! Eu realmente não ligaria se só a aparência fosse estranha, mas o desconforto que a minha causa é horrível, minha qualidade de vida é reduzida demais depois disso, só queria ter um controle dessa queimação e dessas pequenas lesões, principalmente essa da ponta da língua! Enfim, espero que leiam e que me ajudem de alguma forma, e queria saber como faço pra entrar em contato com vocês pra um possível tratamento, eu sou do Rio de Janeiro! Abraços e fico grato desde já

    ResponderExcluir
  26. Porque a língua geográfica de algumas pessoas não sentem nada e de outras causa incomodo, queimação, dor e queimação, tem alguma explicação pra isso?

    ResponderExcluir
  27. Existe alguma ligação de língua geográfica com PSORÍASE, DERMATITE SEBORRÉICA, SÍNDROME DE REITER, CANDIDÍASE, LEUCOPLSIA, LÍQUEN PLANO e LÚPUS ERITEMATOSO?

    ResponderExcluir
  28. Tenho língua geográfica a uns 6 anos, no começo não incomodava, depois ficou insuportável, ela queima demais, vi que não é tão comum queimar mas eu não dei essa sorte, então faço uso de alguns cortizóis pra aliviar indicado pelo dentista, ele disse pra usar durante 20 ou 30 dias e depois parar, isso tem problema ser usado por muito tempo? Uso cortizóides locais, uso pomada triancinolona acetonida e spray de Cepacaína, e já estou usando além do que ele me falou, não todos os dias mas quando entro em 'crise' digamos assim, tem alguma problema? abraços

    ResponderExcluir
  29. Como essa matéria é antiga, queria saber se tem alguma novidade sobre a tal língua geográfica, sobre as causas dela ou algum tratamento novo pra quem sente dor por ou queimação causa do problema! Grande abraço

    ResponderExcluir
  30. Como foram 5 comentários que chegaram simultaneamente ao nosso blog e todos anônimos, responderei de forma conjunta: 1) o seu relato não sugere que seus sintomas resultem apenas da língua geográfica. É essencial examinar pessoalmente para detectar o problema, fazer o diagnóstico e orientar tratamento. 2) Na maioria das vezes a língua geográfica é uma situação benigna e sem sintomas. É importante examinar porque pode haver semelhança das lesões e a pessoa apresentar um outro problema. 3) Não há relação da língua geográfica com psoríase, dermatite seborreica, reiter, candidíase, leucoplasia, liquen plano ou com lupus. 4) o uso do corticóide tópico deve obedecer a orientação do seu dentista. Se não está havendo melhora é importante retornar para nova consulta e investigar se é mesmo apenas língua geográfica ou se existe outra situação clínica associada. 5)os dados atuais disponíveis na literatura sobre a língua geográfica são similares aos relatados nesta matéria que publicamos em 2008. Agradecemos o contato com o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  31. Como entro em contato com vocês, tem algum telefone?

    ResponderExcluir
  32. Algum problema em algum órgão do corpo pode ocasionar problemas na língua?

    ResponderExcluir
  33. Alessandro Bastos27/10/12 12:59

    Olá eu sou o Alessandro que você me respondeu isso: "1) o seu relato não sugere que seus sintomas resultem apenas da língua geográfica. É essencial examinar pessoalmente para detectar o problema, fazer o diagnóstico e orientar tratamento"

    Eu sou do Rio de Janeiro, queria saber como faço pra entrar com você e que médico procuro lá pra fazer o diagnóstico! Grande abraço e obrigado

    ResponderExcluir
  34. O nosso contato está na coluna da direita do blog:
    Avenida Nilo Peçanha, 38 - sobreloja - Centro Rio de Janeiro RJ Telefones: (21) 2517-4206 e (21) 2210-2810 E-mail: blogdalergia@gmail.com Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  35. Alterações da língua podem ocorrer de forma isolada ou como parte dos sintomas de determinadas síndromes.

    ResponderExcluir
  36. Alessandro: A Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro atende sem hora marcada, em ordem de chegada. É sóbchegar pela manhã de 8 às 10:30 e à tarde de 13 às 15 horas. Por favor, ligue para (21) 2517 4206 ou 2210 2810, fale com a nossa secretária e informe-se sobre mais detalhes. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  37. João Marcelo Novaes28/10/12 18:16

    Olá amigos, meu nome é João Marcelo, tenho 30 anos! A alguns meses comecei a ter muita queimação na ponta da língua, fica vermelha e queima, as vezes parece que tem umas bolinhas tipo uns vergões, e pega mais a pontinha e também os lados, mas só na ponta, o que pode ser isso? É muito ruim, minha qualidade de vida está péssima, atrapalha comer, e é bem frequente, vai e volta, mas é mais presente do que ausente. Me ajudem, por favor, não aguento mais...

    ResponderExcluir
  38. João Marcelo: o seu relato não sugere que seja um caso de língua geográfica. Mas, não há como afirmar a causa através deste aconselhamento na internet, sem examinar pessoalmente. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  39. acho legal eu tenho,ela sempre fica como o mapa mundi

    ResponderExcluir
  40. Alguma alergia alimentar pode dar problema na língua? Obrigada, muito bom o blog! Renata

    ResponderExcluir
  41. Renata: não é comum que a alergia alimentar se manifeste com lesões na língua. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  42. Marcelo Silva Novaes Rocha11/1/13 10:18

    Olá amigos, primeiro de tudo parabéns pelo blog, muito bom. Mue nome é Marcelo, tenho 32 anos e a uns 5 anos mais ou menose eu comecei a ter muita queimação na ponta da língua e ao lado a minha língua é "careca" (sem proteção) e sinto vários desconfortos, às vezes dão erupções e tal, dor, vermelhidão e vivo usando ONCILON que o médico me receitou pra aliviar porque ele disse que tenho glossite migratória e naõ tem cura só controle, mas como eu vi que isso não causava tantas dores procurei outros medicos pra saber o que tinha realmente e porque ela vem piorando ao longo do tempo e queria procurar um jeito de melhorar isso. Aí fui a um alergologista e ela me pediu uns exames e no exame IGE IMONUGLOBULINA E deu resultado de 1049,0 UI/ml quando o normal teria que ser inferior da 160 UI/ml. Ela me explicou que isso é a taxa total de alergia no corpo que está alta, mas ela não descobriu ainda a que essa alergia, pois não tenho rinitte, asma nem nada disso e vou começar um tratamento a base de anti alergico e depois vai me pedir outros exames pra saber direito o que é. Mas o que queria saber é se isso pode ter alguma ligação com o problema na língua, porque ela não soube me responder, obrigado

    Maurício Silva

    ResponderExcluir
  43. Maurício: o aumento dos níveis séricos de imunoglobulina E (IgE) indica, na maioria dos casos, apenas uma tendência genética para doenças alérgicas. Este exame é um complemento na investigação diagnóstica de uma alergia. Este exame não pode ser interpretado isolado, mas sim de acordo com os dados do histórico do paciente e alterações detectadas no exame físico do mesmo. É um marcador de sensibilidade mas não indica gravidade e não dá o diagnóstico do problema. Somente o médico que está prestando assistência médica pode avaliar adequadamente o significado clínico deste valor de IgE relacionado ao seu quadro clínico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  44. Maurício Silva Novaes Rocha12/1/13 11:31

    Entendi, mas se no caso for uma alergia isso pode ter causado essas ardências em minha língua e com o tratamento com anti alérgico isso pode melhorar? Então essa alta não indica que tenho alergia nenhuma no corpo e sim uma tendência a ter alergia, como é isso? E eu fiz outros exames também de alergia ao glúten, ao trigo que não deram nada e ao leite deu 0,17, ela disse que isso é uma "leve" alergia, que alguns laboraótios não consideram mas ela disse que é uma leve alergia ao leite sim, então cortei o leite até a próxima consulta e comecei a tomar CETIRIZINA ontem, como ela mandou pra ver, mas a minha esperança é que eu tenha uma melhora na língua, porque eu não sinto qualquer outra coisa, nem na pele, nem alergia respiratória nem nada, então como meu sofrimento é com a língua e surgiu uma esperança de melhora! O que pode me falar sobre isso, é possível uma melhora? Sei que é dificil avaliar sem ver ou sem uma consulta presencial, mas é que confio em vocês e queria uma opnião! Muito obrigado desde já

    Maurício

    ResponderExcluir
  45. Agradeço suas palavras de estímulo e confiança em nosso trabalho, mas peço sua compreensão: não tenho condições para opinar com segurança baseado apenas nos dados enviados e sem examinar sua língua. É essencial uma análise criteriosa e pessoalmente. Aconselho que aguarde o tempo previsto e na próxima consulta exponha suas dúvidas e temores à sua alergista. Lembro sempre que a confiança e o diálogo que se estabelecem entre o médico e seu paciente são essenciais para o sucesso de qualquer tratamento.

    ResponderExcluir
  46. Maurício Silva Novaes Rocha12/1/13 11:56

    Entendo e compreendo, é que estou sofrendo a mais de anos com esse problema e não consigo obter uma resposta satisfatória e um tratamento adequado, principalmente ninguém me explica o porque de minha língua "queimar" tanto na ponta, a queimação é bem pior do que as pequenas lesões, e minha qualidade de vida é bem reduzida por isso, e essa suposta alergia foi uma esperança, então vivo pesquisando e tentando achar uma solução, mas compreendo perfeitamente que sem saber do caso totalmente e sem uma avaliação fica complicado. Mas se eu for aí com meu exames todos certinhos, e com esse problema na língua vocês podem pegar o caso? eu sou do interior do RJ, então dá praí aí, mas quero saber se vocês teriam como me ajudar no problema da língua e qual médico devo procurar ao chegar aí!
    e muito obrigado, o trabalho de vocês é fantástico e com certeza ajuda muita gente que tá perdido com algum problema feito eu!

    ResponderExcluir
  47. Maurício: a nossa equipe se dedica ao estudo e tratamento das doenças alérgicas. Atendemos de segunda a sexta feira , pela manhã e à tarde. Estamos ao seu dispor para analisar seu caso e prestar maiores escclarecimentos.

    ResponderExcluir
  48. Boa Noite. estou um pouco preocupada com minha boca, especificamente a lingua. está aspera, com fissuras, e sinto queimação. tenho hepatite C , fiz tratamento há 1 ano, negativei o virus, mas agora fiz um exame de sangue e o virus voltou, infelizmente. voltar ao tratamento, fazer o q.. fiquei muito debilitada neste ano q fiz o tratamento. será q tem algo a ver? poderia me dar uma dica de alguma coisa caseira, para esses sintomas? Sálvia, é bom p fazer bochechos, nesses casos. Obrigada, e aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  49. Infelizmente não posso ajudá-la pela internet. O seu relato não sugere que seja um caso de língua geográfica. Para fazer o diagnóstico ou para indicar uma conduta de tratamento, bem como afirmar se há relação com o tratamento da hepatite C, é essencial examinar pessoalmente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  50. Olá meu nome é Guilherme, estou com uma mancha pequena na ponta da lingua as vizes a borda fica avermelhada ou branca, e na parte mais escura q seria a alergia está ocorrendo rachaduras, isso se caracteriza como esse problema da lingua geografica?

    ResponderExcluir
  51. Guilherme: peço sua compreensão, mas não há como afirmar se é língua geográfica sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico. Agradecemos sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  52. Olá;estou preucupada pois estou com umas ''bolinhas'' vermelhas e brancas no final da minha lingua.Não bebo e nem fumo!
    Gostatia de saber se é lingua geográfica ou outra coisa? tem cura? quais são os perigos e como tratar?

    E minha tia é infermera e ela disse que deve ser por causa que eu tenho gastrite;tem alguma a coisa a ver com isso?

    Gostaria de uma resposta meio logo se for possivel;pois estou muito preucupada

    Agradeço desde já! Brendha

    ResponderExcluir
  53. Brendha: infelizmente não é possível fazer o diagnóstico sem examinar pessoalmente. O seu relato não sugere que seja língua geográfica. Aconselho que procure atendimento médico para fazer o diagnóstico e indicar a conduta apropriada para seu caso. Gratos pela visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  54. marcelo bruno cichinelli3/6/13 11:53

    Tenho língua geográfica e quando as crises aparecem levam a um inchaço da glândula sub mandibular logo após as refeições principalmente no café da manhã. Essa alteração na sublingual que desaparece em poucas horas pode ser causada pela língua geográfica?

    ResponderExcluir
  55. Marcelo: o seu relato não sugere que seja uma consequência da lingua geográfica.Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  56. Eu tambem tenho linha geofráfica na lingua, do nada ela aparece e dps de uns dias vai embora, e volta dps de mto tempo, a minha nao sinto dor alguma, só me incomodo pois claro nao queria ter , mas ja to acostumada ^^ linha geográfica é contagiosa ou pode passar pros filhos?

    ResponderExcluir
  57. Jessica: língua geográfica é benigna e não é contagiosa. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  58. Boa tarde, gostaria de poder consultar um médico para ajudar no diagnóstico e alívio da língua geográfica. Sou de Vitória no ES e tenho 39 anos

    ResponderExcluir
  59. Gisella: para obter os nomes e contatos dos alergistas em Vitória, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados. Como você não tem o nome do alergista, clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade desejada. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Caso ainda tenha dificuldade, escreva para nosso e-mail informando a cidade em que deseja localizar o seu especialista e a ajudaremos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  60. minha filha tem língua geográfica e quando a dela ataca costuma dar febre isso e normal

    ResponderExcluir
  61. A febre não é um sintoma habitual de língua geográfica. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  62. Doutor. Há pouco mais de 1 ano desenvolvi uma gastrite por h-pylori. Tratei a bactéria, melhorei da azia e gastrite, mas passei a ter muito mais refluxo noturno, em função de um hérnia de hiato já existente. Este refluxo piorou minha asma e minha renite alérgica. Também voltei a ter aquela condição alérgica que você "escreve na pele", tive isso há muitos anos atrás e tinha desaparecido. Tenho muito alérgica na pele, de contato, a determinados alimentos, que me provocam asma, inclusive, como o tomate, minha pele resseca, coça e descasca as vezes. E há cerca de uma ano atrás passei a ter língua geográfica. Minha língua descasca. Começa em um pequeno ponto e vai aumentando irregularmente, até que pára, melhora espontaneamente, e então, as vezes surge em outro lugar ou, as vezes, fica por dias ou semanas sem aparecer nada, e depois, do nada surge de novo. Em geral não sinto nada, porém alimentos quentes e principalmente ácidos ou apimentados tendem a piorar minha situação, quando eu estou com os sintomas, causando ardência no local descamado. Já fiz vários exames, não tenho imunidade baixa, nem deficiências de vitaminas, inclusive já tentei tomar vitaminas do complexo B e não fez diferença alguma. Sou uma pessoa muito estressada e depressiva, faço tratamento para isso também com antidepressivos. Além disso, depois que passei a ter refluxo noturno, minha boca fica seca durante a noite. Sem contar que respiro pela boca para dormir, em função da renite. Em geral a língua geográfica não é um problema que me incomode fisicamente, mas como sou hipocondríaco e vivo em depressão, o fato de tê-la piora minha ansiedade e me deixa muito mais deprimido. Você acha que algum dos meus problemas possa estar contribuindo para a língua geográfica? Os remédios para asma? Ou os corticoides sprays nasais? Ou o refluxo? Ou as alergias? Minha depressão/ansiedade? A boca seca? Já tentei de tudo, mas tem períodos que ela some sem que eu cuide de nada, e tem períodos que ela reaparece mesmo eu cuidado alimentos e tudo mais. Não consigo associar a causa a nenhum fato em específico e isso me enlouquece.

    ResponderExcluir
  63. Compreendo seu sofrimento e gostaria de poder ajudar, mas peço sua compreensão: infelizmente não tenho condições para afirmar a causa da lingua geográfica através da internet, sem conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa e sem examinar pessoalmente. Vale ressaltar que a língua geográfica é uma situação benigna, não causando dano ao paciente e que não é uma indicação de imunidade baixa. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  64. Oi me ajuda por favor!
    faz 10 dias que notei um inchaço na base ou raiz da língua, e esse inchaço fica até incomodando a uvula .Queria saber se tem alguma a coisa a ver com as papilas gustativas?

    ResponderExcluir
  65. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. Realize uma consulta médica.

    ResponderExcluir
  66. Estou com uma ferida na dentro do nariz.

    ResponderExcluir
  67. Vilma: existem várias causas para ferida nasal, como por exemplo: fatores irritantes, pequenos traumatismos ao coçar o nariz, ressecamento ambiental, aplicação inadequada de spray nasal, lesões infecciosas, etc. Aconselho que procure um médico para fazer o diagnóstico e indicar tratamento adequado. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  68. Oi...Meu filho tem apenas 8 anos e desde bebe aparece uma ferida na ponta da lingua com aparência de afta, o que incomoda mais é o fato de que esta ferida some e depois aparece novamente exatamente no mesmo lugar, tenho a impressão q ja existe até uma pequena cicatriz no local, ja levei ao pediatra que orientou a cortar alguns alimentos e ao uso de uma pomada...porém percebi que diminuiu as aparições mas ñ melhora...será q pode ser lingua geografica ou pode ser algo pior....tenho medo de que o pediatra
    ñ tenha avaliado direito....obrigada

    ResponderExcluir
  69. Boa tarde. Não podemos dar opinião sobre uma lesão que não podemos avaliar. Procure a avaliação de um (a) Alergista ou Dermatologista. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  70. Meu filhinho tem 2anobe nesse momento apresentou língua geográfica que recebeu como herança minha. Nunca senti dor e hoje estou em pânico porque meu pequeno tola pela casa pedindo ajuda de dor na língua. Quem puder né ajude pelo amor de Deus.

    ResponderExcluir
  71. Kleybe: é aconselhável que leve seu filho ao pediatra e confirme o diagnóstico de língua geográfica, uma vez que não é habitual a dor intensa e para afastar outras possibilidades que podem se confundir, Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  72. Olá tenho uma bebê de 1 e 11 meses e de um mês pra cá ela apareceu com uma mancha vermelha na língua e com a borda esbranquiçada,só que assim quando saiu a primeira mancha encima da mancha vermelha tinha uma feridinha levei ao medico ele me disse que era uma afta e me receitou um remédio bismu-Jet para pingar 3 vezes ao dia,fiz como ele me orientou dentro de quatro dias a afta sumiu e a mancha vermelha tbm mais alguns dias depois a mancha vermelha voltou e a minha bebê não está querendo comer quase nda,o devo fazer continuar pingando esse remédio para ver se a mancha sai?
    Pq agora a mancha saiu mais foi em outro lugar acho que ela pode ter língua geográfica pq eu tenho. ..
    Origado

    ResponderExcluir
  73. Stefania: Sinto muito, mas não é possível avaliar as manchas que descreve sem examinar sua filha. Recomendo que retorne ao pediatra e peça que a oriente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Conto com a sua compreensão. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  74. Tenho esse tipo de mapa na língua e não passa nunca já estou com isso há 2 anos e só vem aumentando agora já ta me incomodando são umaa placas avermelhadas com as bordas brancas na superfície da língua, mas agora está surgindo na parte inferior e está doendo igual afta to com medo w sen coragem de ir ao México MW ajude pfv...

    ResponderExcluir
  75. Kelly: é preciso examinar para tratar. Algumas lesões em língua podem ser bem parecidas e confundir o diagnóstico. Recomendo que procure atendimento médico na forma de uma consulta pessoalmente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  76. Eu tenho a lingua geográfica e nunca aconteceu isso comigo, as vezes quando eu como alimentos que possuem uma alta quantidade de ácidos (laranja, Banana, limão, carne vermelha,sodio ) ela fica irritada mas não chega a sangrar e nem me incomodar de falar.

    ResponderExcluir
  77. A sua pergunta chegou incompleta. Por favor reenvie ou escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) para que possamos orientar. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  78. Tenho lingua geografica e um incomodo na garganta...pode ser alguma bacteria ou virus? Por favor me ajude!

    ResponderExcluir
  79. Marcelo: o seu relato não sugere que seja uma infecção por vírus ou por bactéria. Mas, não é possível fazer diagnóstico pela internet. Recomendo uma consulta médica tradicional, realizada pessoalmente Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  80. Olá gostei muito do artigo. Tenho uma língua bem fissurada, bem mesmo. Mas quero saber se no beijo e língua, atrapalha em alguma coisa, se a pessoa sente as fissuras e etc.

    ResponderExcluir
  81. Língua geográfica não interfere no beijo. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  82. Boa tarde,
    A mais de um mês tive umas irritações na língua, a principio achei que fosse afta, ai depois percebi como se fosse uma linha branca nas laterais da língua na direção dos dentes, sinto apenas sensibilidade, mas é bem incomodo, não aguento mais. Porém não soube de nenhum parente próximo que já teve.
    Pode ser língua geográfica?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  83. Larissa: Boa noite. O seu relato não sugere que possa ser um caso de língua geográfica. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  84. Graças a deus que não é maliguina!tenho já tem uns 18 anos isso ,e tenho minha filhinha de 3 aninhos q também apareceu,sofro muito com as minhas.

    ResponderExcluir
  85. Sim Língua geográfica não é uma doença maligna. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  86. Tenho língua geográfica e queria saber se ao fazer sexo oral posso transmitir algo ao meu marido?

    ResponderExcluir
  87. A língua geográfica não é contagiosa. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno