Pular para o conteúdo principal

Alérgicos podem tomar vacina da febre amarela?



O aumento do número de pessoas no Brasil com febre amarela trouxe à tona a necessidade do uso da vacina e com isso, surgiram algumas dúvidas.

A vacina é produzida pela FIOCRUZ com o vírus da febre amarela vivo e atenuado cultivado em ovos embrionados de galinha, obedecendo normas padronizadas da Organização Mundial da Saúde. É disponibilizada gratuitamente em postos de saúde e ocasionalmente em alguns aeroportos, terminais rodoviários e hospitais públicos.

Em 95% das pessoas o efeito protetor (imunidade) ocorre uma semana após a aplicação. Por isso, recomenda-se vacinar dez dias antes da viagem para que haja tempo para proteção efetiva contra a doença. Confere imunidade por 10 anos ou até mais, podendo ser utilizada a partir dos 9 meses de idade. É aplicada por via subcutânea no braço (região deltóidea).

Recomenda-se vacinar todos que residam ou viajem para zonas de risco como florestas e cerrados ou ainda, pessoas profissionalmente expostas ao vírus da febre amarela.

Efeitos colaterais
A vacina geralmente produz poucos efeitos colaterais, sendo utilizada há mais de sessenta anos com raros efeitos graves. Cerca de de 5% das pessoas desenvolvem 5 a 10 dias depois da vacinação, sintomas como febre, dor de cabeça e dor muscular, sendo incomum a ocorrência de reação no local da aplicação.
Reações alérgicas não são comuns e quando ocorrem, são atribuídas às proteínas do ovo contidas na vacina. Reação anafilática grave, segundo estatística da FIOCRUZ, ocorre em aproximadamente 1 em cada 1.000.000 de doses aplicadas.


Contra-indicações
-Portadores de imunodeficiência congênita ou adquirida ou neoplasia maligna, como leucemias, linfomas e AIDS.
-Pacientes sob tratamentos imunossupressores como quimioterapia e radioterapia. Da mesma forma, o uso de corticóide em dose imunossupressora impede o uso.
-Gestantes: como regra geral nenhuma vacina viral atenuada deve ser feita na gravidez.
-Pessoas com história de reação anafilática após ingestão de ovo, uma vez que a vacina é preparada em ovos embrionados.
-Pessoas com alergia a antibióticos do grupo da eritromicina e Kanamicina.
-Pessoas com alergia a gelatina, que faz parte da composição da vacina.
-Pessoas com antecedentes de reação alérgica a dose prévia da vacina anti-amarílica.
Recomenda-se o adiamento da vacinação na vigência de doenças febris, para que os sinais e sintomas não sejam atribuídos ou mesmo confundidos com os possíveis eventos adversos da vacina. Na realidade, na presença de qualquer tipo de contra-indicação, a decisão de vacinar ou não deve ser tomada pelo médico, analisando possíveis riscos e benefícios para cada caso.

Respondendo dúvidas:

Mesmo vacinado, devo me proteger contra mosquitos ao viajar para área de risco?Sim, Use, sempre que possível, calças e camisas que cubram a maior parte do corpo. Aplique repelente, inclusive na nuca e nas orelhas, repetindo a cada quatro horas, ou a cada duas horas se tiver transpirado muito. Reaplique o repelente toda a vez que molhar o corpo ou entrar na água; Use mosqueteiro, quando dormir em áreas de risco.

Li que o uso de corticóide impede a vacina. Faço uso de corticóide inalado há um tempão para tratar asma. Posso me vacinar? Sim. Só há problema no uso do corticóide sistêmico por tempo prolongado e em doses altas, consideradas imunossupressoras.

Tive alergia a ovo quando pequeno mas hoje como normalmente. Posso vacinar?Sim. O impedimento da vacina se refere aos casos de reação anafilática ao ovo. Consulte seu alergista para orientar o caso de forma individualizada.

Sou alérgico – tenho asma, rinite e urticária, posso ser vacinado?Sim. A contraindicação do uso da vacina da febre amarela é restrita às pessoas alérgicas a ovo, gelatina e à eritromicina. Na dúvida, consulte um alergista.

Vacinar deve ser um hábito, não só em crianças,
mas em qualquer idade: consulte o médico para saber
quais as vacinas indicadas para adultos.


Fonte: Globo On Line

Para saber mais sobre a Febre amarela, visite os sites:
FIOCRUZ
Ministério da Saúde
Centro de vacinação de adultos UFRJ
Drauzio Varella
ANVISA

Comentários

  1. Eliane Muniz Bom dia. A vacina de febre amarela está contraindicada para as pessoas alérgicas a ovo e derivados. O Ministério da Saúde, não contraindica no caso de alergia a analgésicos e anti-inflamatórios. De qualquer modo, recomendo avaliação pessoal com seu alergista para que possa ser orientada de forma adequada e segura. Gratos por sua participação no Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  2. Suzana A asma (ou bronquite alérgica)não é uma contraindicação para a vacina de febre amarela. Mas é preciso conhecer os dados clínicos do seu filho de forma criteriosa.Recomendo que peça orientação ao médico que trata dele Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  3. Viviane: a sua filha é um bebê de 8 meses. A orientação sobre a vacina de febre amarela neste caso não pode ser feita pela internet. Recomendo que peça esta orientação ao pediatra que a acompanha. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Vanessa, tomei a vacina contra febre amarela ontem dia 26/01/18 e hoje dia 27/01 to com crise de rinite alérgica, e faço uso de busonid 32 spray, mas somente qdo tenho crise, tem algum problema?

    ResponderExcluir
  5. Sou alérgica a dipirona , profenite e sorrisal.
    Posso tomar a vacina contra febre amarela???

    ResponderExcluir
  6. Meu marido é alérgico a penicilina ele pode tomar a vacina contra a febre amarela?

    ResponderExcluir
  7. Bom dia. O fato de ter alergia respiratória não significa que você terá obrigatoriamente uma baixa imunidade. E, se você tem esse diagnóstico, aconselho que entre em contato com o(a) alergista que acompanha seu tratamento, confirme o diagnóstico e seja orientado para aplicação da vacina de febre amarela.

    ResponderExcluir
  8. Vanessa Bom dia O uso de corticoide para uso nasal (exemplo, Busonid) não interfere no efeito da vacina de febre amarela e não é contraindicação. Aproveito para lembrar que este medicamento não é indicado para crises mas sim para uso diário e prevenção de crises. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia nasal: É mais feliz, quem respira pelo nariz”. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  9. Dúvida sobre a vacina: Benzetacil não está incluído no rol das contraindicações para a vacina de febre amarela, segundo o Ministério da Saúde. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  10. Mim filha tem 8 meses vai fazer 9 meses semana que vem, ela tem alergia a amoxicilina,ela pode tomar a vacina contra a febre amarela?

    ResponderExcluir
  11. O Ministério da Saúde, não contraindica no caso de alergia a analgésicos e anti-inflamatórios( no seu caso: dipirona, profenid e sonrisal) De qualquer modo, recomendo avaliação pessoal com seu alergista para que possa ser orientada de forma adequada e segura. Gratos por sua participação no Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  12. Tatiane Boa noite.A sua filha é um bebê de 8 meses. A orientação sobre a vacina de febre amarela neste caso não pode ser feita pela internet. Recomendo que peça esta orientação ao pediatra que a acompanha. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite. A alergia a penicilina não é uma contraindicação para a vacina de febre amarela, segundo o Ministério da Saúde. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia.....meu filho tem dermatite ele pode se vacinar contra a febre amarela??? Não toma nenhum medicamento no momento....só quando ataca ele faz uso de uma pomada Trok G

    ResponderExcluir
  15. Célia Boa tarde Os sintomas podem ser até parecidos, mas existem diferentes tipos de dermatite. Por isso, para orientar, é essencial examinar pessoalmente Aconselho que peça esta orientação ao médico que trata do seu filho. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  16. Olá me ajuda em uma dúvida por favor:
    Meu filho tomou a vacina tem 15 dias atrás, já posso administrar antialérgico esalerg? Tbm o avamys no nariz em caso necessário ou há algum período de espera para administrar remédios assim após a vacina?

    ResponderExcluir
  17. Boa noite
    Estou com urticária atacada, uso o remédio Allegra,percebi que quando como ovo ela piora, será que posso tomar a vacina da febre amarela?

    ResponderExcluir
  18. Luciana: O uso de Esalerg e de Avamys não constituem contraindicação para a vacina de febre amarela. Podem ser utilizados no tratamento do seu filho. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  19. tenho alergia a azitromicina posso tomar a vacina ??

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde eu tenho blonquite as masmatica a uns 10 anos e todo dia tenho que usar a bombinha por causa que da falta de ar todo dia o nome da bombinha é aerodini sulfato de sabutamol 100 cg e falaram no posto que nao posso tomar a vacina fui no pneumologista e ele falo que posso tomar que com todo tipo de bombinha nao tem contra indicaçao e me passou mas duas pombinhas a bombinha clenil hfa 250 mcg pra mim usar de 12 em 12 horas e passou a bombinha a erolin splay de sulfato de sabutamol 100 mcg pra mim usar de 4 em 4 horas e ele falo que posso tomar tranquilamente a vacina da febre amarela mais ele nao fez uma avaliçao de exame nada so ouviu meu pulmao e uso as 3 bombinhas todo dia e usei hoje .E tomei dipirona liquida quero saber se posso tomar a vacina contra a febre amarela se nao tem nada de mais usar a bombinha e no mesmo dia tomar a vacina que ja ia tomar ate hoje mais to meio com medo de tomar

    ResponderExcluir
  21. Bruna: Bom dia. O medicamento Alegra não é impedimento para a vacina de febre amarela. Mas quanto ao fato de sua urticária estar sem controle clínico no momento, recomendo que entre em contato com o(a) alergista que acompanha seu tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de saber se quem tem discreta leocopenia pode tomar a vacina?
    Fiz exame de sangue e consta leococitos 3800
    Plaquetas 230
    E fiz uma cirurgia de cauculo renal em junho 2017
    Tomo remedio diario litocit
    Arritimia cardiaca
    Pode tomar a vacina da febre amarela
    Com essas coisas a cima?

    ResponderExcluir
  23. Bom dia
    Faço uso de avamys todos os dias.. posso tomar a vacina da febre amarela?

    ResponderExcluir
  24. Diego Boa tarde A alergia a azitromicina não é uma contraindicação para a vacina de febre amarela, segundo o Ministério da Saúde. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  25. Marcelo Boa tarde Os medicamentos inalados usados no tratamento da asma são formulados em doses mínimas (microgramas) Por isso, atuam diretamente nas vias respiratórias com mínimos efeitos no resto do organismo. Estes medicamentos inalados não estão incluídos no rol das contraindicações da vacina de febre amarela, segundo o Ministério da Saúde. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia do livro: "Viver bem com asma". Agradecemos sua participação no Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  26. Olá
    Tomei a vacina e no terceiro dia, sem querem, passar na envolta da minha boca, uma pomada com corticoide, tem problema?

    ResponderExcluir
  27. Anônimo9/2/18 22:23

    Vitor
    a desidrose nos dedos impedem de tomar vacina contra febre amarela

    ResponderExcluir
  28. Sou a Alergica a Amoxilina 500mg e senti a garganta se fechando,falta de ar e acabei desmaiando.Pensei que fosse morrer.Tambem fiz um preparo a mando do médico para fazer 1 tomagrafia com contraste com iôdo e tambem passei mal.Tambem tive carcinoma no rim esquerdo ,tirando o rim e ureter.Mas agora Quero viajar para a China,já comprei as passagens Eu preciso me vacinar.Tenho 70 anos

    ResponderExcluir
  29. Os dados que envia em seu relato não são suficientes para que eu possa emitir um parecer sobre a vacinação de febre amarela. Recomendo que procure atendimento médico pessoalmente. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  30. Kelly Emanuelle: Bom dia O uso do spray nasal contendo corticoide (Avamys)não está incluído no rol das contraindicações da vacina de febre amarela divulgado pelo Ministério da Saúde. Gratos por sua participação no Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  31. Igor Boa tarde Pomadas com corticoide usadas em pequena área do corpo não são contraindicação para a vacina de febre amarela. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  32. Vítor A disidrose em si não impede a vacinação mas é preciso conhecer o tratamento que faz uso Recomendo que oriente com seu médico. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  33. Lia: a orientação que deseja não pode ser emitida pela internet. Sugiro que procure um CRIE (Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais A maior parte dos estados brasileiros possui um CRIE, ou seja, um local destinado ao atendimento de indivíduos portadores de quadros clínicos especiais (pessoas que apresentam condições de risco e outros grupos especiais). No Rio de Janeiro, existem 2 CRIES: no Hospital Rocha Maia (Botafogo) e na FIOCRUZ (Manguinhos). Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  34. Bom dia

    Quem tem alergia severa a picadas de mosquitos pode tomar a vacina febre amarela? obrigada

    ResponderExcluir
  35. Boa noite. A alergia a picada de insetos não está incluída na lista de contraindicações da vacina de febre amarela, segundo o Ministério da Saúde. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  36. Pessoas alérgicas a amoxilina podem tomar a vacina da febre amarela?

    ResponderExcluir
  37. Vanessa Boa tarde A alergia a amoxicilina não está incluída na lista de contraindicações à vacina de febre amarela, segundo o Ministério da Saúde.Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  38. Quem faz uso de alenia 12h/12h pode tomar a vacina? Pode continuar a usar o medicamento nos primeiros 10 dias da aplicação da vacina? Obrigado. Marcos.

    ResponderExcluir
  39. Marcosn Boa tarde Alenia é um medicamentos inalado usado no tratamento da asma. É formulado em doses mínimas (microgramas) e por isso, atua diretamente nas vias respiratórias com mínimos efeitos no resto do organismo. Alenia não está incluído no rol das contraindicações da vacina de febre amarela, segundo o Ministério da Saúde. Obrogado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  40. Meu filho é alérgico a ERITROMICINA ele pode tomar a vacina?

    ResponderExcluir
  41. Olá Boa tarde ! Sou alérgica a sulfa posso tomar a vacina na febre amarela?

    ResponderExcluir
  42. Olá. Meu marido toma alektos 2x ao dia há 3 anos pois tem urticária crônica . Gostaria de saber se ele pode tomar a vacina contra a febre amarela?

    ResponderExcluir
  43. Boa tarde. Seu filho deve ser avaliado por um alergista para confirmar a alergia à eritromicina, pois trata-se de uma contraindicação para a vacina. Esta avaliação deve ser feita pessoalmente. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  44. Jessica. Boa noite. A alergia a sulfa não está incluída na lista de contraindicações à vacina de febre amarela, segundo o Ministério da Saúde.Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  45. Boa noite. O uso de antialérgicos (anti-histamínicos) como é o caso do Alektos, não está incluído na lista de contraindicações à vacina de febre amarela, segundo o Ministério da Saúde.Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  46. Boa noite
    Tenho alergia a dipirona,ácido acetilsalicílico, antiinflamatórios nao esteroidal, e alergia a água.
    Tomei a vacina fracionada faz 6 dias, durante esse tempo estou evitando tomar anti histamínica, como alegra, hidroxizina, loratadina.
    Mas estou tendo muita prurido no corpo, coça muito depois do banho e durante a noite.
    Tem alguma contra indicação eu tomar uma cápsula de hidroxizina a noite.
    Ou um alegra
    Agradeço desde já pela ajuda

    ResponderExcluir
  47. Bom dia os anti-histamínicos (antialérgicos) não interferem no efeito da vacina de febre amarela de forma significativa. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  48. Sou alergico há dipirona Profenid diclofenaco posso tomar a vacina ?

    ResponderExcluir
  49. A alergia a dipirona e anti-inflamatórios (profenid, diclofenaco) não está incluída na lista de contraindicações à vacina de febre amarela, segundo o Ministério da Saúde. Converse com seu alergista para receber uma orientação adequada e individualizada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno