Pular para o conteúdo principal

ALERGIA: quem responde é o especialista


1. A palavra Alergia é usada para muitas doenças, mas afinal, o que significa?
Se alguém tem alergia, significa que a rede de defesa do seu organismo está alterada e passou a reagir de forma inadequada a substâncias que normalmente são inofensivas para outras pessoas. Por exemplo, se você ingere camarão e imediatamente começa a ter reações na pele e a se coçar, teve uma reação anormal: foi uma resposta alérgica.
Milhões de pessoas entram em contato diário com a poeira domiciliar e não tem nada. O alérgico terá uma resposta anormal, como por exemplo espirros, coriza, congestão nasal (Rinite) ou mesmo poderá ter falta de ar, tosse e chiados no peito (Asma). É uma resposta inadequada à poeira, ou seja, uma alergia.
Alergia é um estado de sensibilidade exagerada que faz com que algumas pessoas reajam de maneira anormal para fatores que são inofensivos para a maioria das pessoas
Alergia não é uma doença nova, pelo contrário, trata-se de uma doença antiqüíssima que sempre afligiu a humanidade. Hipócrates, conhecido como o pai da medicina, viveu no século de ouro, de Péricles, 400 A.C. e descreveu a asma como uma dificuldade respiratória. Lucrécio, no 1º século antes de Cristo, no seu magistral “Rerum Natusa”, escreveu: “O que é alimento para uns, pode ser para outros, um veneno violento”. Entretanto, somente no começo do século passado (1906) a palavra “Alergia” foi cunhada por Clemens Von Pirquet, um pesquisador austríaco.
ALERGIA: allos (significa outro, diferente) e ergon (significa reação)
Ou seja, uma reação diferente, ou uma maneira diferente de reagir.

2. Por que a alergia surge?
Existe um fator hereditário na Alergia.
Filhos de pais alérgicos têm mais probabilidade de serem alérgicos do que filhos de pais não alérgicos. Isso não significa que pais alérgicos terão obrigatoriamente filhos com alergia e nem que na ausência de alergia nos pais, não há possibilidade do filho ter alergia.
Do ponto de vista estatístico, sabe-se que:
- Quando ambos os pais são alérgicos, cerca de 50% dos filhos poderão herdar a alergia.
- Se um dos pais é alérgico, a possibilidade cai para cerca de 30%.
- Se nenhum dos pais é alérgico, ainda há cerca de 10 a 20% de chances de filhos alérgicos.
Entretanto, a forma que cada pessoa demonstra sua alergia é individual, variando desde formas leves, localizadas e discretas; até quadros graves e sistêmicos. Doenças alérgicas não são localizadas em determinado setor do corpo, mas podem afetar todo o organismo

3. O que é atopia?
A palavra atopia foi criada na década de 20 do século passado e define pessoas portadoras de forte carga hereditária, ou seja, pessoas portadoras de sensibilidade mais acentuada, podendo ser consideradas como “muito alérgicas”. Pessoas atópicas tendem a apresentar múltiplas manifestações simultâneas de alergia, como Asma, Rinite, Dermatite ou Eczema atópico.

4. Quais são as principais doenças alérgicas?
- Manifestações Respiratórias: Asma, Rinite, Sinusite, Otite, Amigdalites, Faringites, Laringites, Traqueítes, Tosses Alérgicas, Alergias oculares.
- Manifestações cutâneas: Urticária, Angioedema, Dermatite de Contato, Atopia, Estrófulo.
- Manifestações variadas: alergia ao látex, medicamentos, contrastes, anestésicos, alimentos, alergia a himenópteros,etc.
- Manifestações sistêmicas: choque anafilático

5. Ouço muito falar em IgE: o que é isso?
A defesa do organismo é feita pelo sistema imunológico, que é uma rede de proteção contra agressores externos, como as bactérias, vírus, parasitas, etc. Este sistema é composto de várias partes, algumas envolvendo linhagens de células de defesa e outros, envolvendo estruturas chamadas de anticorpos.
Anticorpos, portanto, são verdadeiros jogadores da defesa do corpo humano, criados para “driblar” os atacantes e impedir que vençam. Existem vários tipos de anticorpos, sendo chamados de “imunoglobulinas” e agrupados em classes, conforme sua utilidade e função. Estas classes de imunoglobulinas são conhecidas pela abreviatura IgG, seguida de uma letra, que serve para classificar o anticorpo. As mais conhecidas são:
- Imunoglobulina G (abrevia-se IgG): é um dos principais anticorpos de defesa contra os agressores. É a única imunoglobuilina que atravessa a barreira da placenta, conferindo um grande grau de imunidade ao recém-nascido.Pode ser dosada no sangue, incluindo-se suas sub-classes. Tem função de memória duradoura do agressor.
- Imunoglobulina A (ou IgA) : encontrada nas secreções, pode ser dosada no sangue e saliva (na forma de IgA secretória). Está presente no colostro (leite materno). Defende especialmente o sistema respiratório e digestivo contra microorganismos e agressões externas.
- Imunoglobulina M (ou IgM) : é um “jogador” temporário, encarregado de correr para “driblar” um agressor novo que ataque o organismo. Depois, passa “a bola” para a IgG que se encarregará da defesa duradoura.
- Imunoglobulina E (ou IgE): existe em qualquer pessoa, em pequenas quantidades, sendo responsável pela defesa contra vermes, parasitas e alguns vírus. Entretanto, nos alérgicos, pode ser dosado no sangue em grande quantidade, expressando sensibilidade e predispondo à doença. É possível também dosar a IgE específica para vários alérgenos, sendo os mais comuns, inalantes (ácaros, pó, epitélios animais, etc) e alimentos. Reações alérgicas variadas envolvem diretamente a participação da IgE.

6. Como descobrir as causas de alergias?
Na doença alérgica, a descoberta da substância responsável pelo seu aparecimento é um fator fundamental. Em alguns casos esta descoberta é fácil, como no exemplo citado anteriormente das reações após ingerir o camarão. Entretanto, em algumas situações, a identificação é difícil e exige do médico um trabalho de investigação minucioso, num verdadeiro papel de “detetive”, na busca do alérgeno causador do problema.
A base para esta pesquisa é clínica, ou seja, o momento em que o médico atende cada pessoa, seja criança ou adulto, analisa detalhes de sua história (anamnese) e examina o paciente. Os testes servem de apoio ao diagnóstico e para identificar os agentes causadores da doença alérgica. Eventualmente, na dependência de cada caso, o médico lançará mão de exames complementares (radiografias, provas respiratórias, exames de sangue, etc).

7. Quais são os principais testes alérgicos?
Testes são complementos valiosos ao trabalho do médico, mas devem ser solicitados de acordo com cada caso. Um exemplo é a alergia a medicamentos que raramente terá um teste específico e onde a solução está na avaliação clínica de cada pessoa, criança ou adulto.
A realização de um teste obedece normas científicas e deve utilizar material padronizado, com objetivos específicos, devendo ser realizado por profissional experiente e capacitado para tal. Um teste realizado de forma adequada é certamente um método valioso e fundamental para o médico, seja para detectar a causa como para confirmar uma suspeita.
É possível realizar testes para: Inalantes, Alimentos, Bactérias, Fungos, entre outros.Testes de contato podem reproduzir de maneira precisa o modo de ação da substância que causou a alergia (eczema de contato) na pele. Existem ainda testes de provocação nas mucosas, testes de provocação oral, entre outros.

A alergia bem controlada permite uma vida normal:
-Trate com médico especialista.
-Tenha bons hábitos: Atividade física, esportes, alimentação saudável!
-Melhore o ambiente de sua casa,
-Mantenha o uso da medicação preventiva e da imunoterapia.
Alergia com saúde:
Um direito de todos!


Você tem mais alguma dúvida?
Envie para nosso e-mail e fale diretamente com os médicos da
Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
Teremos prazer em responder.

Comentários

  1. Bruno: existem diversos tipos de alergia ocular. Não há como afirmar o seu tipo de alergia pela internet. Aconselho que procure um alergista para analisar seus dados clínicos de forma minuciosa e examiná-lo pessoalmente, a fim de fazer o diagnóstico e indicar o tratamento apropriado para seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, pratico jiu jitsu e estou com alergia ao tatame de EVA, no dia após o treino tenho muitas coceiras, não quero abandonar o esporte o que faço?

    ResponderExcluir
  3. Sugiro que realize uma consulta médica para confirmação do diagnóstico e inicio do tratamento.

    ResponderExcluir
  4. boa noite....
    meu nome é gesika.tenho 23 anos.Quando era criança tinha muitas crises de falta de ar.
    ha um ano atrás esses crises voltaram.
    nao posso varrer a casa,(nenhum tipo de poeira )sentir cheiro de fumaça,tomar gelado....nao aguento mais essa vida....
    ja tomei vários remédios...
    qual especialista devo procurar?
    o que devo fazer? quero me curar......
    queimadas bahia.

    ResponderExcluir
  5. Gessika: o seu relato sugere que possa ser uma alergia respiratória Aconselho que procure um(a) alergista para oriená-la.Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  6. meu filho está com ige 1039 e tem muita dor no peito, já foi ao pneumologista mais ainda não recebi o resultado do exame, ele ja esta com 3 meses assim e não consigo um alergista pelo sus a qui em castanhal-pará.

    ResponderExcluir
  7. O aumento dos níveis séricos de imunoglobulina E (IgE) indica, na maioria dos casos, apenas uma tendência genética para doenças alérgicas. Este exame não indica gravidade. ´´E um complemento na investigação diagnóstica de uma alergia. Este exame não pode ser interpretado isolado, mas sim de acordo com os dados do histórico do paciente e alterações detectadas no exame físico do mesmo. Para opinar sobre seu filho é essencial analisar em conjunto com seus dados clínicos e examiná-lo pessoalmente. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  8. Minha filha de 3 anos amanheceu com a orelhinha vermelha, levei na medica pediatra e ela disse que poderia ser de picada de inseto. Então ela passou hixizine tres vezes ao dia e compressão de gelo na orelha. Será que realmente se tratava de picada de inseto ou é uma alergia infecciosa?

    ResponderExcluir
  9. É provável que tenha ocorrido uma alergia à picada do inseto Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  10. tomei prednisona e minha garganta ficou irritada parece que tem um gato arranhando é normal?

    ResponderExcluir
  11. Olá, Sou professora, tenho um tipo de alergia a poeira e ao clima que faz minha garganta coçar muito e com um pouco de falta de ar, tomo prednisolona mas não está solucionando, ja passei por vários médicos e tomei vários remédios. Agora a prednisolona acabou junto também com o tratamento, corro algum risco de reação adversa grave?

    ResponderExcluir
  12. O sintoma que descreve não parece se relacionar com o uso da prednisona. Mas não é possível afirmar pela internet. Aconselho que retorne ao médico e peça nova avaliação e conduta de tratamento. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  13. Não é possível emitir um parecer sobre seu caso ou mesmo afirmar pela internet se corre risco de uma reação adversa grave. É preciso conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erros de diagnóstico. Estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  14. depois que eu jantei , começei a me coçar muito , muito mesmo ,estou ate empolada, cheia de manchas vermelha e ainda me coçando muito .

    ResponderExcluir
  15. Não é possível afirmar a causa dos seus sintomas sem examinar pessoalmente Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento Aconselho que procure atendimento médico tradicional na forma de uma consulta. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  16. Olá! meu nome é Paula e tenho 24 anos.

    Com 9 anos de idade, numa manhã eu estava brincando no quintal de casa quando sentir meu corpo corcar e logo foi ficando empolada. Fiz vários tipos de exames e nenhum médico até hoje conseguiu dá um diagnostico. Não posso ficar exposta ao frio, ao vento e nem fazer exercícios físicos ao ar livre, muito menos tomar banho frio que logo começa corcar, fica vermelho e com placas alteradas no corpo todo, fica como se uma abelha estivesse me picado.
    Por favor, vocês tem ideia do que seja?

    ResponderExcluir
  17. Boa noite Parabéns pelo bloguer...morava no Rj hoje estou em belem a alguns dias morando... apareceu na minha perna tipo uma picada de mosquito, sendo que vira uma espinha e depois vira um sinal tipo uma pinta..outras fica roxo pouco ...so nas pernas...muito triste com isso aqui muito quente e com vergonha ando de calça.
    Fui na dermatologista e disse ser escabiose, sendo que não coça. Voltei e ela pefiu uma biopsia , valor alto para no momento recursos..publico aqui é triste...ate procurei tirar foto e enviar...ainda quando espironem sempre sinto um chriro ruim...trabalho com artesanato pinto mas as tintas são a base de agua... minha preocupação estay mesmo nas pernas ...obrigada Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  18. Compreendo sua dificuldade, mas infelizmente não é possível opinar ou indicar tratamento sem examinar sua pele. Avaliar pela internet pode gerar erro de diagnóstico e de tratamento, Agradecemos sua visita e suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  19. Paula: Sinto muito, mas não posso ajudar. Não é possível afirmar a causa dos seus sintomas sem examinar pessoalmente Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento Aconselho que procure atendimento médico tradicional na forma de uma consulta. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  20. Meu nome e juliane ja tem mais de cinco mes q comesou aparecer bolinhas e no meu corpo e elas ficam vermelhas e cosa muito, comesou a aparecer so na barriga agora estar no corpo todoe cosa muiiitp, eslas comesam a aparecer durante a tarde pra noite... oque e isso ? por favor me dis oque eu devo tomar para isso parar de aparecer ?

    ResponderExcluir
  21. Minha mãe tem uma alergia que cousa inchaço e muita coceira, as crises as vezes sao tao fortes que ela vai parar no hospital e toma injeção de FENERGAN e fica totalmente dopada, eu fico muito preocupado e ela toma FENERGAN comprimido de 25 mg um ao dia para evitar crises e isso ja a 8 anos ela ta bastante fragilizada devido ao medicamento que ultimamente tem afetado o sistemas de nervos dela, ja foram feitos muitos tipos de exames,mais nunca deu nada, oque devo fazer?

    ResponderExcluir
  22. Juliane: sinto muito, mas não posso ajudá-la. O parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, você deve procurar atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  23. Emerson: fenergan é um antialérgio (antihistamínico) de antiga geração, usado no tratamento da emergência em processos alérgicos. Mas, passada a fase aguda, existem outras medicações mais apropriadas, em especial para idosos portadores de alergia. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo(a) no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar sua mãe e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  24. Olá meu nome é Mayara e queria tirar algumas dúvidas eu estou com umas manchas vermelhas na barriga e costas elas não são grandes mas são meio avermelhadas e estão aumentando não coçam não sinto nada, pode ser algo relacionado a menstruação?! Ou não ?!

    ResponderExcluir
  25. Me chamo Ingrid, e desde que comecei a tomar o anticoncepcjonal Ciclo 21, me deu uma coceira insuportavel no rosto , nas palpebras, eu moro no Rio, mas vim passar uns dias em Sao Paulo e o tempo ta mais frio e a coceira aumentou , fora que meu rosto esquenta muito, o que pode ser ?

    ResponderExcluir
  26. Olá Mayara, boa noite. Orientar e opinar sobre lesões dermatológicas sem vê-las é complicado. Existem sim algumas mulheres que apresentam manifestações cutâneas durante período menstrual, mas para uma melhor orientação, procure atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  27. Olá Ingrid, boa tarde. O uso de anticoncepcionais pode gerar alterações na textura da pele, produção de suor entre outras coisas. O rosto coçar e esquentar pode ter causas diversas, e ainda orientar a respeito da pele sem vê-la é complicado. Procure o atendimento médico. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  28. Anônimo3/4/15 11:57

    Oi sou a jakelina Coimbra queria descobrir o que dar alergia na minha filha,ela tem vermelhidão e bolha com caroços no pescoço e nas preguinhas dos braços e no peito e na área da virilha e bumbum,e as vezes passo a pomada. Quadriderm passa some e depois acho uns três dias volta de novo acompanhado ainda com assadura ,é a Heloísa ela tem nove meses, ela mama no peito,e come alimentos e mingal,ela tem alergia do medicamento amoxicilina é a única alergia que conheço por que. Levei no medico e descobriram mais os outros sintomas todos médicos disseram que é alergia do calor.....moro em São Luís Maranhão me ajudem a resolver ....

    ResponderExcluir
  29. Jakelina: sinto muito, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Aconselho que procure no site da Asbai (www.sbai.org.br) no setor "Localize seu especialista" os nomrs dos médicos portadores de título de especialista em Alergia e imunologia em S. Luis do Maranhão. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  30. Ola meu nome é jakelina,a minha filha Heloísa tem uma alergia desde os quatro meses no pescoço e na virilha nas axilas no bumbum,ja levamos no medico e tinha clinico geral ele so olhou e disse que era do calor minha filha hoje tem nove meses e so esta aumentando e caroços com vermelhidão eja ja cancelei fralda banho quase toda hora lavo as roupas separadas da minha com sabão de coco e é isso me ajuda....

    ResponderExcluir
  31. Jakelina...obrigado vcs pela sinceridade.....

    ResponderExcluir
  32. Ola dr,me chamo Daniele,tenho 37anos'e sofro muito com alergia respiratória a anos ,antes era só pigarro e sufocação na garganta,passei por muitos otorrinos'muitos remédios mas continuou tudo igual...agora com passar dos anos piorou pois tem trancado a respiração nariz não desentope com remédio nenhum...já usei muitos,a ultima vez no otorrino deu desvio de corneto hipertrofia e desvio,mas ele preferiu que faça tratamento com injeçcoes,são oito injeccoes usadas de oito em oito dia,,,,,me tire essa duvida posso ter boa melhora com as vacinas,porque já não tenho mas solução p esses problema,,,,,obrig.....

    ResponderExcluir
  33. O tratamento com vacinas para alergia (imunoterapia com alérgenos) consiste na administração do alérgeno em doses crescentes com objetivo de modificar a resposta imune e assim controlar os sintomas alérgicos. Este tratamento é parte de uma estratégia terapêutica, incluindo o uso de remédios e as medidas de controle ambiental. Está indicado quando a etiologia alérgica é demonstrada (testes positivos na pele ou no sangue para os ácaros da poeira de casa)
    O tratamento é demorado e começa com uma fase chamada de “indução”, com aplicação de doses crescentes e sucessivas. As aplicações são semanais por via subcutânea . Após o período inicial, o tratamento é mantido nas chamadas “fases de manutenção”, quando o efeito do tratamento é obtido de forma plena.
    O tempo de tratamento com as vacinas alergênicas varia de acordo com a resposta individual, durando em média de 2 a 4 anos.
    Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  34. Olá sou alérgica, tenho asma, rinite e alergia a varios tipos de remédios um deles é dipirona, desde de pequena tenho alergia a ele e tenho reações anormais tipo enxaço coceira no olho a garganta incha em fevereiro eu tava com cólica e tomei um buscopam pra cólica e tive reação alergica como eu falei, fiquei muito enchada o medico falou se eu tiversse demorado mais um poquinho tinha morrido, gostaria de saber se existe um tratamento especifico pra esse tipo de alergia, já faço tratamento de asma e rinite, pra asma uso 'seretide' e pra 'rinite uso 'avamys' gostaria de saber tbm se com esses problemas todo eu posso usar anticoncepcional? ou posso ter alergias tbm? agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  35. Olá Lucy, boa tarde. O mecanismo imunológico pelo qual a grande maioria dos anti-inflamatórios e remédios para dor agem, é diferente dos mecanismos da asma e da Rinite. Por essa razão, o fato de tratar a asma e a rinite não interfere neste quadro com a Dipirona. O tratamento nesses casos é a exclusão da medicação que causa as reações e, algumas vezes, de todas as medicações da mesma família e similares. Não costumas cursar com reações associadas à anticoncepcionais. O que você deve fazer é procurar um especialista e sanar todas as suas dúvidas. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  36. Eu gostaria de saber porquê minha garganta coça tanto quando uso meu cobertor de pêlo no inverno? No outono esse mesmo cobertor não provoca nenhuma reação.

    ResponderExcluir
  37. É provável que vários fatores possam estar envolvidos. O período do inverno se acompanha de mudanças climáticas e do aumento no ambiente da presença de ácaros da poeira domiciliar . Além disso, mantas e cobertores costumam ficar guardadas em armários nos períodos quentes. Por outro lado, os sintomas da rinite tendem a agravar no inverno. O sintoma mais característico da rinite alérgica é a coceira do nariz - e em alguns casis, coçam também olhos, ouvidos e garganta. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  38. minha filha encheu de bolinhas pelo corpo, principalmente na testa, braços e pernas e coça muito atrapalha ela até dormir, ela nao está tendo outro problema a não ser as bolinhas e a coceira. qual médico devo procurar para tratar do assunto? faço artesanato, pode ser a tinta?

    ResponderExcluir
  39. Amanda: não é possível afirmar a causa da coceira sem examinar sua filha pessoalmente. Aconselho que a leve a uma consulta com o pediatra que trata de sua filha. Se for o caso, ele a encaminhará ao especialista em Alergia. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  40. Olá. Meu filho tem 4 anos, mas desde de 2 anos ele sofre com coceira no corpo. Coça muito até sangrar. Já tem 1 ano e meio q ele faz tratamento com um alergia, ele faz o tratamento com a vacina, toda semana ele toma. O médico disse q era estrosse, saísse q alergia dele era de ácaro e insetos. Mas não melhora e as pernas e braços sele estão todas manchados. Me ajuda.

    ResponderExcluir
  41. Leandro: ompreendo sua preocupação, mas não tenho condições para ajudá-lo sem examinar seu filho pessoalmente. Além disso, é essencial conhecer também os dados do seu histórico clínico de forma criteriosa. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu filho e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  42. Bom dia!tenho 36 anos sempre pintei os cabelos nunca tive reação. Agora a uns 6 meses toda vez que pinto me dá coceira na cabeça, nuca chega a ficar inchada atrás da orelha chega a machucar e melar já mudei de marcas e tbm tinta sem amônia mais não resolveu continua a me dar alergia oque poderia estar usando para amenizar as coceiras Obg

    ResponderExcluir
  43. A alergia não ocorre da primeira vez em que se usa um produto, mas sim com o passar do tempo e com a repetição do uso. O primeiro passo é identificar a substância causadora da alergia para que se possa indicar substituições adequadas e seguras para seu caso. O teste de contato (patch test) está indicado nesta investigação. Remédios não resolverão se a causa do problema não for afastada. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  44. Olá, preciso de ajuda, tenho muita coceira na pele com inchaços e muito tosse perde totalmente minha qualidade de vida já passei por muito especialista, e nunca consegui me livrar desse sintomas convivo com eles todos os dias já tomei zetalerg Alegra,Koide D e histamine e nada resouve me ajude por favor???

    ResponderExcluir
  45. Sinto muito, mas não posso ajudar. Não é possível afirmar a causa dos seus sintomas sem examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Aconselho que procure atendimento médico tradicional na forma de uma consulta. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  46. Ola , eu não tenho certeza se é alergia mas toda vez que saio de casa sinto agonia e minhas mão começa a fica vermelho do nada e aparece uns caroço pequenos mas so sinto vontade de coça minhas costas e as vezes o meus pe,sabem me dizer se é alergia mesmo? se sim posso tomar histamin? obg

    ResponderExcluir
  47. Sanji: O parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, você deve procurar atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  48. Em 2013 estava trabalhando e do nada minha boca comecou a inchar e tive coceira na garganta fui na emergencia me aplicaram duas injecoes de alergia melhorei, mais desde entao isso se repete ja fui em 3 dermatologista e me mandaram procurar a alergista fiz inumeros exames e nao descobriu nada. O que estranho e que ataca a minha boca fica inchada, forma uma capa escura uma casca sai e fica vermelha coca e doi muito, o pior e quando comeca a cocar o nariz e a garganta tenho que ir a emergencia pois fico com falta de ar e tenho que tomar injecao.

    ResponderExcluir
  49. Larissa: o edema labial pode constituir um grande problema diagnóstico e terapêutico em determinados pacientes, pois nem sempre é facil definir a causa do problema. O angioedema pode ser decorrente de mecanismos alérgicos e não alérgicos Além disso, deve-se analisar a possibilidade de uma dermatite de contato, relacionada a produtos de higiene oral, ligas mtálicas, látex, etc. Devido à complexidade deste tema, o diagnóstico deve ser feito pessoalmente. Obrigado por visitar oBlg da Alergia

    ResponderExcluir
  50. Boa noite ...ha mais ou menos 3anos descobri que sou alergica a fungos ácaros e po de casa....ha 10 dias ingeri camaroes fizemos em casa mesmo ...você o sempre comi e nunca tive nehum problema...comi tranquila ....no dia seguinte começei a notar algumas pintas no pescoço no outro dia no colo...e em algumas hs fiquei toda empolada vermelhidao e muita coçeira fui ao medico contei o ocorrido e tomei uma dose de fernegan o medico pediu tratamento em casa com doses de hicxizine desde então não tenho conseguido melhora no quadro e pela sexta vez indo ao medico ...tomando varios medicamentos que parecem nao fazer efeitos hoje fui novamente e pela 3 vez estou tomando outro tipo de medicamento alegra e predsilona...achei que ia morrer pois no 10 dia meu corpo esta cheio de pintad vermelhas e em alguns lugares com bolhas nao tinha ideia o quanto e perigoso...e a dificuldade para acompanhamento medico...parece sem interesse infelismente por parte de alguns profissinais quando se vai pedir ajuda para entender o que esta acontecendo com vc e muito assustadora uma crise alergica...preciso de mais informações para tratamentos ...estou pesquisando tudo pois ainda estou em crise ...agradeço a todos os esclarecimento aqui concedidos...parabéns pela pagina!

    ResponderExcluir
  51. Nem sempre é fácil definir a causa de uma alergia. No caso do camarão, é recomendado realizar testes (na pele ou no sangue) que certamente contribuirão para definir o diagnóstico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  52. Bom dia, meus exames de alergia deram baixo, devo me preocupar?

    ResponderExcluir
  53. Olá estou começando a tomar o anticoncepcional selene, hoje é o segundo dia, surgiu na parte de cima da mão algumas manchinhas vermelhas, só em uma, e é poucas, será que é alergia ao medicamento? ou é o organismo se adaptando ainda? devo parar?

    ResponderExcluir
  54. Peço sua compreensão, mas afirmar algo sobre um paciente que não tivemos a oportunidade de examinar é bem complicado. O que podemos lhe orientar é que você procure atendimento médico, explique seus sintomas, e converse a respeito de seus anseios. Obrigado pela vista

    ResponderExcluir
  55. Parabéns pela página muito bem explicado! Gostaria muito de tirar uma dúvida. Fui ao alergista foi me passado dois exames um de pulmão e outro de teste de alergia o do pulmão foi me entregue na hora, o da alergia demorou e no dia de pegar o resultado me consultei com o médico pedi a secretária o exame ela disse que pegaria mas não pegou e quando chamou meu nome para ser atendida pelo médico eu falei q ela não havia me entregado meu exame e el me disse que já estava lá. Minha dúvida é: eles podem verificar meu exame sem né mostrar o que tenho? Cresceram 4 bolinhas no teste em meu braço e só foi me dito que tenho alergia forte a ácaro e me passou uma vacina que se compra no consultório. E meu exame não foi entregue a mim.

    ResponderExcluir
  56. Rosana: é habitual que o(a) alergista entregue uma cópia do resultado do teste cutâneo ao paciente. Você pode solicitar ao seu médico. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  57. Olá meu nome é Martins , fiz uma analise de IGE e teve como resultado este valor: 833,3ul/ml. E gostaria de saber se saber se ha cura acerca desse resultado exposto ,uma vez q ultrapassa o numero normal q é 100ul/ml .

    ResponderExcluir
  58. Martins: o aumento dos níveis séricos de imunoglobulina E (IgE) indica, na maioria dos casos, apenas uma tendência genética para doenças alérgicas. Este exame é apenas um complemento na investigação diagnóstica de uma alergia e não pode ser interpretado isolado, mas sim de acordo com os dados do histórico do paciente e alterações detectadas no exame físico do mesmo. Converse com o (a) médico(a) que está te acompanhando e peça que oriente, pois o examinou e poderá avaliar adequadamente o significado clíníco deste valor de IgE. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  59. Olá meu nome eh Joyce tenho 16 anos. Qdo acordei estava normal, mas depois de algumas horas meu rosto começou a ficar empipocado, nao eh espinha,não está inchado, nem vermelho, e não está coçando. Não sei oq pode ser, não comi nada d diferente qdo acordei, nem passei nada no rosto. Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  60. Joyce: Compreendo sua preocupação, mas peço sua compreensão: o parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Não é possível fazer diagnóstico ou indicar tratamento sem examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  61. Anônimo1/2/16 10:49

    Bom dia, tenho alergia a medicamentos, fui até a um arlegista que me entregou uma tabela já pronta na qual contêm um medicamento indicado para mim, porém tenho arlegia ao mesmo. E o médico disse que não há exame para detectar, sendo que eu fiz um teste cutâneo a 10 anos atrás. Existe realmente ou não? E o que faço já que estou grávida?

    ResponderExcluir
  62. Existem testes para determinados medicamentos. Contudo, não tenho condições para esclarecer sua dúvida sem saber qual o medicamento se refere Escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) com mais detalhes para que eu possa orientá-la de forma adequada. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  63. Eu também tenho placas vermelhas e coça muito.o dermatologista falou q tenho dermatite atopica.O que evito alimentos industrializados com corantes,produtos com muito cheiro e essa doenças de pele piora se a pele estiver seca.no banho passo oleo no corpo e depois do banho creme vazenol sem cheiro para pele extra seca e evite bebida como cerveja vinho piora porque faz nosso organismo liberar histamina q piora a dermatite.O emocional piora também.melhoras

    ResponderExcluir
  64. Samuka: Obrigado por seu depoimento e pela participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  65. Estou com uma alergia no corpo todo, manchas, coceira e inchaço nas penas e pés, fui ao medico e me falaram que eu tenho que fazer um exame de sangue para identificar o que esta causando essa alergia, porém não sei qual o nome do exame para poder marcar, gostaria de uma indicação de que exame fazer.

    ResponderExcluir
  66. De. A alguns dias atrás, trabalhando numa obra, fiquei muito exposto ao sol, porém não sentia nada porque ao mesmo tempo que trabalhava no sol soprava um vento e eu não sentia queimar a pele, depois de uns 3 dias, percebi que meus braços e ombros estavam muito queimado e já criando algumas bolhas no ombros, e no braço um vermelhão muito forte e parecendo a pele grossa cheia de bolinhas vermelhas parecendo brotueja, e cossando muito, minha pergunta ao Dr é será alergia ao sol ou ao alimento, estive numa UPA, e o médico mandou aplicar um injeção de fernegan, e tomar polamerine 2mlg 3 vezes ao dia, só que não estou vendo melhora, já que tomo o remédio a quase 2 dias.
    Por tente esclarecer minha dúvidas e se o remédio seria esse mesmo.
    Att Luiz carlos

    ResponderExcluir
  67. Carina: Boa noite. Não existe um exame que seja padronizado e que seja definitivo para definir a causa de uma alergia. É preciso examinar para fazer o diagnóstico e indicar os exames necessários em cada paciente. Recomendo que procure um alergista. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor para ajudá-la Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  68. Luiz, bom dia. Em primeiro lugar, espero que compreenda que não é possível diagnosticar e tratar lesões na pele sem examinar pessoalmente. O relato de que estava trabalhando em obra pode sugerir que possa ter ocorrido uma dermatite de contato que foi agravada pela exposição ao sol. A minha sugestão é que você procure um(a) especialista em Alergia para fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado para seu caso. Avaliar pela internet pode gerar erro. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  69. minha filha de 2anos tomou a vacina DTP hi deu alegria nela levei ela no médico o médico. passou fenergan xarope ja tem dois dias q ela esta tomando e agora ta vomitando muito oq eu faço continuo ou paro. mim ajude ela so tem dois anos

    ResponderExcluir
  70. Peço sua compreensão, mas afirmar algo sobre uma criança que não tivemos a oportunidade de examinar é bem complicado. O que podemos lhe orientar é que você procure atendimento médico pediátrico para que sua filha seja examinada e orientada de forma adequada e segura. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  71. Bom dia!
    Toda vez que como côco sinto dor de cabeça e minha boca enche de água.
    Isso tbm é um sintoma de alergia ou me faz mal ao fígado?

    ResponderExcluir
  72. Gostaria de saber se vcs realizam teste de alergia?

    ResponderExcluir
  73. Silvana: 1) o seu relato não sugere que seja uma reação alérgica ao coco. Mas não é possível fazer diagnóstico sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. 2) A nossa Clínica de Alergia realiza os testes para diagnóstico das doenças alérgicas. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  74. Boa tarde, a alergia é por causa de imunidade baixa, mas tenho muitos problema de alergia ( a quase todos os medicamentos, alguns alimentos , poeira e suor) e não tenho imunidade baixa pois nem resfriado eu pego quase nunca fico doente. É isso não entendo. Fico toda empolada e isso começou quando tomei uma injeção de bezetacil a 10 anos atraz e piorou depois de uns anos (4 anos atrás) tive uma perda muito grande.

    ResponderExcluir
  75. Aline: alergia é uma tendência herdada (genética). Não é causada e nem relacionada com imunidade baixa.
    Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  76. olá meu nome é Queila tenho 26 anos e á alguns meses apareceram alguns sintomas de alergias ex: sinto formigamento nas maos e pés em seguida começa as coceiras e o corpo vai empolando as vezes quando ataca meu rosto chego a ficar com as labios inchados e nos mais graves até um lado do rosto e passam até de dois dias para desinchar mesmo tomamdo anti alégicos e começam do nada sem causa aparente, o clinico esta suspeitando que pode ser de alguma inflamação ou algum anticorpo estranho no meu organismo, pois quando engravidei tive tambem então ele acha q pode ter algo estranho e meu corpo tenta espulsar onde provoca a alergia. obs não estou gravida fiz exames e deu negativo, faz sentido a opnião do medico e na sua o que pode ser?

    ResponderExcluir
  77. Anônimo3/6/16 22:35

    Boa noite meu nome Leonilda santos.estou com um problema.pois gostaria de tirar uma dúvida . trabalho com produtos de limpeza.pois algum tempo atrás comecei a sentir muita falta de ar .pois fiz exames raio x derao bons pois notei que cada usar clorofina kboa alguns dias depois .tenho durante a madrugada acordo com muita. Falta de ar mais muita mesmo que minha respiração vai só a té a metade e uma forte pressão no peito chego a sooar muito e uma forte tosse seca pode ser alergia desde já agradeço pela atenção

    ResponderExcluir
  78. Leonilda: produtos de limpeza que têm cheiro ativo podem causar irritação das vias respiratórias e causar sintomas como a falta de ar. Mas, nem sempre é alergia. Por isso, o caminho mais adequado é procurar atendimento médico com um(a) especialista em Alergia. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  79. Oi boa tarde meu nome e Sandra e durante 4anos minhas mão inchar e queima e uma coceira que não aguento tenho que colocar a mão de baixa de agua fria .que especialidade procurar

    ResponderExcluir
  80. Sandra: aconselho que procure um(a) especialista em Alergia Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  81. Queila: o seu relato sugere que você esteja apresentando um tipo de angioedema É inidcado que procure um(a) alergista em sua cidade para que seja examinada e feito o diagnóstico. Avaliar pela internet pode gerar erro. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  82. Caros técnicos da área de alergias. Tenho uma tosse alérgica e estou muito preocupado tendo em vista que, durante o dia é uma tosse bem sutil mais constante. Já no período noturno ela se acentua e durmo muito mal e acordo bem cansado por dormir mal. Hoje tomo o Noex e Busonid que são os mesmos componentes. E como há nesses medicamentos o corticoide e fico preocupado pois muitos dizem que quem toma pode adquirir uns quilinhos a mais. Por isso gostaria de um parecer de vocês por favor. Obrigado, Cicero Tocantins

    ResponderExcluir
  83. A expressão “tosse alérgica” é empregada quando o sintoma surge em consequência de uma doença alérgica. Por exemplo, a rinite alérgica pode ocasionar a chamada secreção pós nasal, ou seja, gotejamento de catarro da parte posterior do nariz em direção à garganta e ocasionar tosse. Ou seja, "tosse alérgica" não é um diagnóstico É essencial diagnosticar a causa da tosse. Os remédios podem aliviar, mas não resolverão o problema se a causa da tosse não for identificada e controlada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  84. Olá boa noite, sou Cícero moro no estado do Tocantins e como aqui é muito difícil um médico alergista, gostaria de saber dos técnicos desse blog se podem me ajudar. tenho uma tosse alérgica que se acentua no correr da noite e isso ocorre por vários dias. Por favor me ajudem a minha garganta já não se aguenta mais e praticamente vive sempre irritada, agora estou tomando o sprei noex. Me dêem uma explicação...Obrigada.

    ResponderExcluir
  85. Cicero Boa noite. A expressão “tosse alérgica” é empregada quando o sintoma surge em consequência de uma doença alérgica. Por exemplo, a rinite alérgica pode ocasionar a chamada secreção pós nasal, ou seja, gotejamento de catarro da parte posterior do nariz em direção à garganta e ocasionar tosse. Ou seja, "tosse alérgica" não é um diagnóstico É essencial diagnosticar a causa da tosse. Sugiro que procure um alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  86. Anônimo9/8/16 13:27

    Boa tarde!!
    Primeiramente parabéns pelo resto acima muito esclarecedor.
    Estou com uma alergia desde março/16, onde surgem placas vermelhas no corpo e que coçam muito. Já fiz vários exames de sangue, é segundo os médicos pelos quais já passei, 4 no total, eles deram normal, sem alteração consideráveis. Mas, se eu parar com o remédio de corticoide e ficar só com de alergia a urticária volta. Gostaria de saber se tem algum exame que vcs me recomendam pra eu fazer, é que ajuda na descoberta do fator causador dessa alegria. estou sem comer há um mês chocolate, carne de porco, amendoim e castanhas dentre outros.
    obrigada e estou no aguardo anciãos da resposta. Me ajudem.

    ResponderExcluir
  87. O seu relato sugere que possa ser um caso de urticária. Caracteriza-se por placas avermelhadas, de duração fugaz e que mudam de local no corpo. Acompanham-se de coceira intensa. a urticária nem sempre é uma doença de fácil controle, uma vez que existem muitas causas envolvidas e que variam em cada pessoa. Os medicamentos são úteis e necessários para aliviar o problema, mas não resolverão se a causa não for detectada e combatida. Além disso, existe uma parcela de casos de difícil controle de origem autoimune ou mesmo de causa desconhecida. Não há um exame específico e definitivo para diagnosticar a causa de uma urticária. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  88. Comecei tomar um medicamento diferente do que tomava antes depois de uns três dias começou sair uns carocinhos como se uma formiga picasse. E coça muito.

    ResponderExcluir
  89. Luberlandia: escreva para nosso e-mail informando o nome do medicamento para que possamos orientá-la de forma adequada Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  90. Olá, eu gostaria muito de um exemplar sobre a rinite, porém não encontrei o endereço de email para solicitar. Alguém poderia me informar pfv. Obrigada

    ResponderExcluir
  91. Ana Bom dia. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  92. Ola me chamo lezanil.
    Bom sempre quando eu bebo cerveja .
    No outro dia amnheço com rosto maos inchadas .comcoçeira pelo corpo . meu corpofica dias empelotado . estou fazendo uso de histamim
    Mas nao melhorou.
    Oque é. Minha alergia

    ResponderExcluir
  93. Lezanil Boa noite. A ingestão de cerveja pode provocar efeitos variados que nem sempre têm mecanismo alérgico (imunológico) Para afirmar e opinar, é essencial que se faça uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  94. Olá, minha alergia desenvolve diretamente no rosto, olhos e boca, eles
    Incham e me deixam com aparência de cansada.
    Já fiz o teste e tenho alergia e varias coisas, suspendi o esmalte e melhorou.
    Porém esses dias voltou e já estou tomando anti alérgico há duas semanas e o inchaço não vai embora.
    O que eu faço?

    ResponderExcluir
  95. Mariana Bom dia. Se a reação que descreve for mesmo causada pelo esmalte, não melhorará com o antialérgico (anti-histamínico), uma vez que a histamina não participa do mecanismo da alergia (dermatite) de contato. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  96. Olá! Faço tratamento com vacinas para alergia e assim q o médico espaçou os dias e aumentou a concentração começou a atacar os linfonodos.Ele me disse q fará uma ultima tentativa com concentração menor está correto?

    ResponderExcluir
  97. Para responder sua dúvida, seria necessário conhecer a fórmula da imunoterapia, a concentração utilizada e o tipo de reação apresentada. Com os dados enviados não é possível orientar. Gratos por seu contato com o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  98. Olá por favor preciso de ajuda estou com alergia a todos os antibiótico anti inflamatório analgésicos e até anestesia odontológica isso des de 2010 sintomas dor no peito orticarias cosseira e esquenta o rosto as orelhas preciso saber a quem recorrer que tipo de médico proficinal no caso é se tem um tratamento adequado por favor já estou desesperado não sei oque faser.obrigado

    ResponderExcluir
  99. Carlos Boa tarde A alergia aos medicamentos pode ser orientada pelo especialista em Alergia Caso você more no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Escreva para o email> blogdalergia@gmail.com. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  100. Ola, por 10 anos usei camisinha, mas nos últimos 3 anos com meu marido não usamos mais. Vamos voltar a usar agora pois parei de tomar anticoncepcional. Posso ter alergia a csmisinha/látex mesmo já tendo tido contato?

    ResponderExcluir
  101. Pati, bom dia. Não é possível opinar sem uma avaliação criteriosa dos seus dados clínicos e sem examinar você pessoalmente. Nenhuma alergia surge da primeira vez em que se entra em contato com uma substência. Por isso, é imprevisível. Por exemplo, uma pessoa pode tomar um determinado medicamento por muito tempo e depois desenvolver a alergia. Recomendo uma consulta pessoalmente com alergista para que possa ser orientada de forma adequada e segura. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  102. SOU ALERGICO POEIRA E ACAROS E FIZ PRIMEIRA FASE DO TARATAMENTO COM VACINA , PORÉM AGORA ESTOU COM INFLAMAÇÃO NO INTESTINO MAIS NÃO E POR CAUSA DO USO DA VACINA MAIS VERIFIQUE EU NÃO POSSO MAIS FAZER ISSO E RELAMENTE VERDADE?

    ResponderExcluir
  103. Diego Boa tarde Para esclarecer sua dúvida, é necessário conhecer seus dados clínicos, a formulação da imunoterapia (específica) e o diagnóstico da doença intestinal Recomendo que solicite esta informação ao alergista que acompanha seu tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  104. Olá tudo bem? Meu Marido Victor começou a 4 meses com manchas vermelhas pelo corpo, se iniciou mais no peito costas e depois foi se espalhando, atingiu 90% do corpo dele, e depois começou a descamar a pele,fomos procurar dermatologista, infectologista até médico do sangue, ele estava até pouco tempo tomando remédio para alergia e corticóide, fez exames de sangue e não encontraram nada,deram pequenas alterações nos exames como nos leucócitos mas os médicos falaram que é por estar tomando corticóide. Ele ainda está com manchas vermelhas mas agora elas estão localizadas mais no rosto, peito e costas e não está demostrando sinal de melhora parece que estabilizou,tem horas que o rosto fica um pouco mais vermelho horas mais claro,chegou a fazer biópsia e deu hipotipose de medicação, mas a única coisa que ele tomava era vitamina C, uma hipótese talvez fosse do corante do remédio, mas fomos em uma alergista e ela olhou pra ele e disse isso não é alergia nem fez teste para ver se era disso ou não, mas também se fosse disso será que iria demorar tanto tempo para sair do organismo? Não sabemos mais o que fazer e que especialista procurar...

    ResponderExcluir
  105. Patrícia Boa noite. As doenças de pele são, muitas vezes, bastante parecidas. A base para o reconhecimento de uma doença ainda é a anamnese, ou seja, a coleta de informações feita pelo médico durante a consulta. O exame físico complementa estas informações. Testes e exames nem poderão finalizar o diagnóstico, mas nem sempre serão necessários.Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu esposo e prestar esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  106. Minha filha tem 3 anos estou desconfiando que ela tem alergia á abacaxi,pois uma vez ela ingeriu a fruta e apos umas 3h ela ficou com o corpo todo com manchas avermelhadas ,e ontem á noite ela só pegou no abacaxi inteiro e com casca no mercado,mas só hoje ela amanheceu com a barriga e os braços vermelhos até pensei que alguma formiga ou bichinho hávia picado ela ,mais se tratando de cuidados tenho muito principalmente com o quarto dela fiscalizo tudo antes dela dormir.Como posso ter certeza se ela é alergica ao abacaxi,tenho medo de dar pra ela comer e ter que sair correndo pra o hospital,mas gostaria de tirar essa dúvida.

    ResponderExcluir
  107. Maria Roberta: recomendo que leve sua filha a um(a) alergista que avaliará seus dados clínicos e realizará testes para confirmar se é mesmo uma alergia ao abacaxi. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  108. Já faz uns 4 anos que desenvolvi uma alergia ao remédio spidufem, toda vez que tomo o remédio meu olho direito fica vermelho e eu fico rouca, isto dura por umas 3 horas. Agora em 2017 precebi que ao tomar o remédio Torcilax tbm fico rouca, o que não acontecia antes. Será que há riscos em continuar tomando estes remédios?

    ResponderExcluir
  109. Olá, se puderem me ajudar..., há 3dias que estou medicando meu filho com histamin 3vz ao dia por motivo de tosse alérgica.Hoje notei manchas na pele dele (manchinhas rosadas), gostaria de saber se é por causa desse medicamento já que achei que na bula ñ fala algo esclarecido a respeito. Desde já agradeço.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  110. Bom dia. Os dois medicamentos contém anti-inflamatórios não hormonais. Recomendo que suspenda o uso e marque uma uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  111. Rute: É pouco provável que a medicação seja a causa das manchas que descreve. Mas, não é possível afirmar sem examinar seu filho. Recomendo uma consulta com o(a) pediatra que trata do seu filho. Se for o caso, será encaminhado a um(a) alergista.Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  112. Boa Noite! Bom no inicio do ano tive uma crise alérgica "bolhas que aparecem pelo corpo como se fossem placas tipo quando pernilongo picam, coçam bastante e elas se apresentam desta maneira... Primeiro iniciam nas pernas, logo sobem pra região abdominal depois sobe para os braços, pés e pescoço.
    Até achei que seria algo que comi lá. Porém neste mês de fevereiro praticamente mesma data ela voltou a aparecer desta vez afetando o rosto também.. O que pode ser? Até cheguei ir ao pronto socorro fui medicada e não tive nenhum parecer do que pode ser...

    ResponderExcluir
  113. Tatiana: Lesões na pele podem ser bem parecidas e surgir em doenças diferentes. Por isso, não há como afirmar o seu tipo de alergia pela internet. Aconselho que procure um alergista para analisar seus dados clínicos de forma minuciosa e examiná-la pessoalmente, a fim de fazer o diagnóstico e indicar o tratamento apropriado para seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  114. Boa tarde tenho uma alergia, mas nao sei qual o causador da alergia, hoje minha boca inchou muito tomei o anti alergico e nao passou. Porque isso aconteceu?

    ResponderExcluir
  115. Marcos: Boa noite. Não há como responder sua pergunta baseado apenas nos dados que envia e sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente Avaliar pela internet gera erro. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  116. Olá tenho alergia a dipirona injetável eu posso tomar a vacina de febre amarela

    ResponderExcluir
  117. Rayanne Bom dia. Quem tem alergia à dipirona pode, na maioria das vezes, ser vacinado contra a febre amarela. Porém há outras exceções que podem contra-indicam a vacinação e por isso, esta resposta não pode ser feita pela internet. É preciso conhecer os dados clínicos de de forma criteriosa e pessoalmente. É aconselhável que converse com o(a) médico (a) alergista que trata de sua alergia, antes de aplicar a vacina contra a febre amarela. Obrigado por sua participação no blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  118. tenho um filho de 13 anos que faz 1 ano que esta com alergia na pele ja levei ele em vários médicos imunologia . Dermatologia , alergia dermatologista eles falaram que é dermatite a tópica, todos receitam remédio diferentes e não resolve ele tomou ate injeção durante 3 meses que só piorou preciso de ajuda pois a unica coisa que deixa ele bem é o remédio prelone e o creme cetaphil
    esse remédio é muito perigoso e não pode ser tomado por muito tempo me ajude por favor

    ResponderExcluir
  119. Alex: o tratamento da dermatite atópica envolve várias etapas: 1) hidratação cutânea 2) afastamento de fatores agravantes e irritantes cutâneos, 3) medicamentos específicos. Se você mora no Rio, recomendo que entre em contato com a AADA na Santa Casa da Misericórdia, que oferece reuniões de apoio aos familiares de portadores da dermatite atópica.
    O endereço e horário das reuniões está no site: www.aada.org.br Agradecemos sua visita e desejamos melhoras para seu filho.

    ResponderExcluir
  120. Meu filho de 8 anos tem rinite e reclama de mto desconforto nos olhos.vermelhidão e ardencia.esse problema é causada pela rinite ou olho seco?Ele toma as vacinas imunoterapica.será que melhora desse desconforto nos olhos?

    ResponderExcluir
  121. Pedro Boa noite. A rinite pode se acompanhar de sintomas oculares (lacrimejamento, coceira, irritação e avermelhamento) configurando um quadro de rinoconjuntivite alérgica, que tem ótima resposta ao tratamento com vacinas para alergia imunoterapia com alérgenos) Mas, para afirmar se é o caso do seu filho, só mesmo examinando pessoalmente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  122. a doutora passou histamim comprimidos pra mim,devo tomar a caixa toda ate acabar ou nao











    .

    ResponderExcluir
  123. O uso da medicação deve ser feito no tempo determinado pela sua médica. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  124. Olá, bom dia faço tratamento de alergia já faz 4 meses, faço uso de uma vacina anti- alérgica contra poeira e ácaros conforme meu alergista me recomendou tomar doses semanais e com doses crescentes, porém esse mês a alergia disparou uma coceira incontrolável mesmo usando a medicação e agora no final do mês está melhor porém tem hora que coça para depois do nada vem é normal?

    ResponderExcluir
  125. Diego: a imunoterapia com alérgenos (vacina para alergia) tem objetivo de tratar as alergias respiratórias, mas não tem ação específica no prurido (coceira). Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  126. Meu bebê tomou cremogema e ficou todo vermelho levei ele no médico tomou a injeção anti alérgico e ate agora não melhorou o que devo fazer me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  127. Rose Boa noite Se a medicação foi realizada e não houve melhora, é aconselhável que retorne ao médico para que seu bebê seja novamente avaliado. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  128. Queria saber
    Tive uma alergia profunda tômei prednisona
    Mais ela sempre volta

    ResponderExcluir
  129. Boa tarde. Prednisona apenas alivia sintomas mas não combate a causa de sua alergia. Por isso, passado o efeito, os sintomas reiniciam.
    Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  130. Meu filho faz o uso de clenil 50mcg com espazador faz mal ele tomar a vacina da febre amarela

    ResponderExcluir
  131. Juliana Boa noite O uso inalado de Clenil não está incluído no rol das contraindicações da vacina de febre amarela divulgado pelo Ministério da Saúde. Gratos por sua participação no Blog da Alergia
    19/1/18 19:27

    ResponderExcluir
  132. IRANI SOUSA TENHO MUITAS ALERGIA JÁ FIZ MUITOS ANOS DE TRATAMENTO ATER QUE MINHA ALERGISTA FALOU QUE EU JÁ ESTARIA MELHOR E PODERIA DAR UM TEMPO.
    HOJE TENHO UM FERIMENTO NO UMBIGO QUE JÁ TEM UNS 60 DIAS E JÁ TOMEI DE TUDO MAIS NÃO FOI PARA ALERGIA OS MÉDICOS AINDA NÃO SABE O QUE É EU PERGUNTO PODER SER UMA ALERGIA LOCALIZADA POIS BILISCA MORDE E NÃO TEM FEBRE NEM DORES EXCESIVA.

    ResponderExcluir
  133. Irani Boa noite. Você precisa ser examinada. Não é possível emitir um parecer ou afirmar a causa dos seus sintomas sem uma análise criteriosa e pessoalmente dos seus dados clínicos. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  134. Bom dia, Rupafin tem corticoide? faço o uso desse remédio, posso tomar a vacina da febre amarela?

    ResponderExcluir
  135. Rupafim não é um corticoide. É um antialérgico (antihistamínico) e não constitui contraindicação para a vacina de febre amarela. Agradecemos sua participação no blog da alergia.

    ResponderExcluir
  136. Alessandra da silva15/5/18 13:36

    Oi Boa tarde minha filha tem 1 ano e 2 meses, toda vez q o tempo muda ela muda junto, as vezes até antes. O nariz começa a cremejar e tbm fica entupido. Logo depois começa sair catarro verde e fica muito cansada, tipo respirando pela boca.o irmão dela tem broncolite, mas n sei se pode ser isso. Se poder me ajudar agradeço.
    Bjs

    ResponderExcluir
  137. Alessandra: Bom dia. Pode ser que sua filha tenha uma rinite. Aconselho que procure um médico especialista em Alergia para orientá-la. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno