Pular para o conteúdo principal

Quando a pele coça, é alergia?

Quem nunca sentiu vontade de se coçar? Uma coceirinha até que é uma boa sensação ...
A coceira inspirou Marcos Caruso a escrever uma peça teatral que citada no “Guiness” como a mais longa temporada em cartaz e que depois se transformou num filme de sucesso: “Trair e coçar é só começar”.


Coceira (ou Prurido) é a sensação na pele que leva ao desejo de coçar em busca de alívio. A palavra prurido deriva do latim pruritus e significa comichão, coceira. É descrita coceira em quase todos os vertebrados terrestres e pode variar desde formas leves, sel lesões aparentes na pele até formas graves, acompanhadas de escarificação e mutilações.


O Prurido é um sintoma subjetivo, ou seja, é uma sensação particular, variando em cada indivíduo e inerente às suas condições pessoais. É um sinal de que algo ocorreu para deflagar o sintoma. A coceira é comandada pelo sistema nervoso e tem um mecanismo muito similar ao da dor, indicando a presença de um fator irritante que ocasiona o sintoma e que necessita ser removido e controlado.


Chama-se de prurido simples quando não há presença de lesões aparentes na pele. Ao coçar, produz-se a coçadura, que quando é feita de forma suave, extingue o sintoma sem deixar marcas. Mas, com o passar do tempo, a repetição do ato de coçar pode levar ao aparecimento de escoriações, manchas e engrossamento da pele.


É comum que as pessoas pensem que se a pele coça, deve ser uma alergia. Mas, este conceito cai por terra quando estudamos o universo deste sintoma, que pode surgir por inúmeras causas. È possível coçar porque a pele está ressecada como também refletindo doenças ou exprimindo dificuldades emocionais.


Roberto Lent, cientista da UFRJ em sua coluna publicada na revista Ciência Hoje em fevereiro de 2007, relata uma experiência curiosa realizada com voluntários que assistiam a uma conferência sobre a coceira, na qual se apresentavam transparências presumivelmente pruritogênicas (fotos de pulgas, pele arranhada, reações alérgicas), e depois fotos relaxantes, indutoras de bem-estar (crianças com a pele suave, almofadas fofas, pessoas tomando banho). Durante a conferência, o público era filmado por inúmeras câmeras posicionadas estrategicamente no auditório e a análise do filme feita posteriormente revelou que o público se coçou mais durante a palestra e na exibição das transparências pruritogênicas do que durante as relaxantes, sugerindo uma forte indução psicológica.



Doenças alérgicas que causam prurido:


- Reações alérgicas a medicamentos
- Dermatite Atópica
- Urticária
- Eczema de Contato
- Reações a alimentos
- Reações a agentes físicos: calor, frio, suor, etc.
Caso você tenha alguma alteração cutânea ou coceira, procure um médico alergista que irá analisar seu caso e detecar a causa, se é alérgica.


Entretanto, é importante lembrar que inúmeras condições e doenças podem causar prurido. Uma situação sem gravidade mas que pode se tornar incômoda é a coceira ocasionada pelo ressecamento da pele, que pode ocorrer em qualquer pessoa, mas em especial nos idosos, nos portadores de atopia ou em situações específicas.

O ressecamento cutâneo tende a coçar porque há um desequilíbrio no manto gorduroso que encobre a pele ocasionando menor proteção e maior facilidade de irritação, desencadeando a coceira. Por isso é muito importante hidratar a pele através de cuidados simples no banho diário, como o uso de sabonetes apropriados e afastamento dos fatores irritantes como a água quante, buchas e esponjas. Além disso, a utilização diaria e logo após o banho de um hidratante, aliado à ingestão hídrica adequada contribuirão para amenizar o problema.


Doenças que podem provocar prurido cutâneo:

- Doenças do Fígado: podem provocar acúmulo de sais biliares e provocar coceira incômoda, difícil de tratar e que não responde bem ao uso de antialérgicos (antihistamínicos).
- Diabetes
- Doenças do Rim, decorrentes da dificuldade na filtragem renal e aumento de substâncias no sangue que levam à coceira.
- Fatores hormonais: gravidez, menstruação.
- Doenças endócrinas
- Infecções: viroses como a catapora, por exemplo, se acompanham de coceira intensa. A escabiose (sarna) é uma parasitose que provoca coceira.
- Intoxicações por álcool e cocaína.
- Verminoses – oxiúros, por exmplo, se alojam no intestino e provocam coceira no ânus.
- Psicoses e psiconeuroses
- Outros.








Se você tem um prurido persistente, que não melhora, procure um médico para detectar a causa e indicar um tratamento adequado. Cremes e pomadas caseiras podem mascarar o quadro e piorar o problema.





Ilustração: Robert Burch

Comentários

  1. Vanderson Boa noite. O parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, você deve procurar atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  2. Oie , Boa noite .. Esse site já faz tempo mas mesmo assim quero perguntar em busca de resposta... toda vez que saio do banho , me enxugo minha pele coça isso é sinal de que ?? Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Boa noite. A coceira após banho pode ser causada pelo atrito na pele sensibilizada. É essencial examinar sua pele para avaliar de forma adequada e segura Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  4. Olá, certa vez decidir fazer minhas pernas, ate então tudo bem deu uma leve coceira e pensei ser normal, depois de um tempo que continuei fazendo aderir uma coceira maior fazendo manchas pretas e pequenos caroços,em minhas coxas até meus joelhos.agr minhas pernas estão cheias de caroços e manchas gostaria dr saber se ah algum remédio para essas manchas sumirem ou teria que ir em um médico especializado.

    ResponderExcluir
  5. A melhor escolha é mesmo procurar um(a) médico(a) especialista, uma vez que só é possível tratar se examinar você pessoalmente. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde!
    Eu não sei é alergia mas parece que dentro de minhas veias coçam, elas saltam onde está coçando e isso se move pelo corpo, parece que anda e salta de veias em longas distancias, nunca tive isso! Tomo anti histaminico e para, mas com o passar dos dias volta e coça até machucar, tirara a pele. Obrigada, Alba.

    ResponderExcluir
  7. Albizinha Bom dia. A sua descrição não deixa claro que possa ser uma alergia. Sendo assim, o melhor caminho é examinar você pessoalmente. Sugiro que procure um(a) alergista para orientá-la de forma adequada e segura. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  8. Ola.
    Ah algum tempo minha avó tem crises de coceiras, porém quando a coceira vem no corpo dela nao vemos marca nenhum. Nem bolhas. Corocos. Nem vermelhidão. Mas ela sente essa coceira no corpo todo. Quando sa essas crisea nela ja levamos para o hospital. Ela ja tomou antialergicos. A coceira passa por conta propria apos umas duas horas depois. O q vcs poderiam me dizer sobre isso. Ela tem 83anos e eh tao aguniante ver ela assim

    ResponderExcluir
  9. Juliana Boa noite A coceira em idosos pode ter causas variadas e nem sempre é causada por uma reação alérgica (imunológica). Por exemplo: a pele ressecada, doenças associadas, uso de medicamentos, doenças da pele, etc. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia em pessoas idosas”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo3/8/17 18:58

    Olá, boa noite.
    De uns dias p cá comecei a ter uma coceira nos braços e ombros tórax . somente nas parte do corpo.
    Não aguento acabo visando depois fica muito vermelho e quente ,por causa dos arranhões da unha .
    Sei q tenho q procurar um alergista
    Mais o que vc me diria.desde de já agradeço boanoite .

    ResponderExcluir
  11. boa noite. Nem toda coceira é causada por alergia. Por isso, para opinar sobre seu caso, é essencial examinar você pessoalmente. Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite,.
    Depos de eu fazer ima banho com sacola, e secar o corpo eu sinto comichão.,Mas se eu tomar banho sem a sacola eu nao sinto a comichão uque pode ser??

    ResponderExcluir
  13. David: Boa tarde. Não entendi o que você quer dizer com "banho com sacola" Por favor escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) informando mais detalhes para que possamos orientá-lo. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno