Pular para o conteúdo principal

Quando a pele coça, é alergia?

Quem nunca sentiu vontade de se coçar? Uma coceirinha até que é uma boa sensação ...
A coceira inspirou Marcos Caruso a escrever uma peça teatral que citada no “Guiness” como a mais longa temporada em cartaz e que depois se transformou num filme de sucesso: “Trair e coçar é só começar”.


Coceira (ou Prurido) é a sensação na pele que leva ao desejo de coçar em busca de alívio. A palavra prurido deriva do latim pruritus e significa comichão, coceira. É descrita coceira em quase todos os vertebrados terrestres e pode variar desde formas leves, sel lesões aparentes na pele até formas graves, acompanhadas de escarificação e mutilações.


O Prurido é um sintoma subjetivo, ou seja, é uma sensação particular, variando em cada indivíduo e inerente às suas condições pessoais. É um sinal de que algo ocorreu para deflagar o sintoma. A coceira é comandada pelo sistema nervoso e tem um mecanismo muito similar ao da dor, indicando a presença de um fator irritante que ocasiona o sintoma e que necessita ser removido e controlado.


Chama-se de prurido simples quando não há presença de lesões aparentes na pele. Ao coçar, produz-se a coçadura, que quando é feita de forma suave, extingue o sintoma sem deixar marcas. Mas, com o passar do tempo, a repetição do ato de coçar pode levar ao aparecimento de escoriações, manchas e engrossamento da pele.


É comum que as pessoas pensem que se a pele coça, deve ser uma alergia. Mas, este conceito cai por terra quando estudamos o universo deste sintoma, que pode surgir por inúmeras causas. È possível coçar porque a pele está ressecada como também refletindo doenças ou exprimindo dificuldades emocionais.


Roberto Lent, cientista da UFRJ em sua coluna publicada na revista Ciência Hoje em fevereiro de 2007, relata uma experiência curiosa realizada com voluntários que assistiam a uma conferência sobre a coceira, na qual se apresentavam transparências presumivelmente pruritogênicas (fotos de pulgas, pele arranhada, reações alérgicas), e depois fotos relaxantes, indutoras de bem-estar (crianças com a pele suave, almofadas fofas, pessoas tomando banho). Durante a conferência, o público era filmado por inúmeras câmeras posicionadas estrategicamente no auditório e a análise do filme feita posteriormente revelou que o público se coçou mais durante a palestra e na exibição das transparências pruritogênicas do que durante as relaxantes, sugerindo uma forte indução psicológica.



Doenças alérgicas que causam prurido:


- Reações alérgicas a medicamentos
- Dermatite Atópica
- Urticária
- Eczema de Contato
- Reações a alimentos
- Reações a agentes físicos: calor, frio, suor, etc.
Caso você tenha alguma alteração cutânea ou coceira, procure um médico alergista que irá analisar seu caso e detecar a causa, se é alérgica.


Entretanto, é importante lembrar que inúmeras condições e doenças podem causar prurido. Uma situação sem gravidade mas que pode se tornar incômoda é a coceira ocasionada pelo ressecamento da pele, que pode ocorrer em qualquer pessoa, mas em especial nos idosos, nos portadores de atopia ou em situações específicas.

O ressecamento cutâneo tende a coçar porque há um desequilíbrio no manto gorduroso que encobre a pele ocasionando menor proteção e maior facilidade de irritação, desencadeando a coceira. Por isso é muito importante hidratar a pele através de cuidados simples no banho diário, como o uso de sabonetes apropriados e afastamento dos fatores irritantes como a água quante, buchas e esponjas. Além disso, a utilização diaria e logo após o banho de um hidratante, aliado à ingestão hídrica adequada contribuirão para amenizar o problema.


Doenças que podem provocar prurido cutâneo:

- Doenças do Fígado: podem provocar acúmulo de sais biliares e provocar coceira incômoda, difícil de tratar e que não responde bem ao uso de antialérgicos (antihistamínicos).
- Diabetes
- Doenças do Rim, decorrentes da dificuldade na filtragem renal e aumento de substâncias no sangue que levam à coceira.
- Fatores hormonais: gravidez, menstruação.
- Doenças endócrinas
- Infecções: viroses como a catapora, por exemplo, se acompanham de coceira intensa. A escabiose (sarna) é uma parasitose que provoca coceira.
- Intoxicações por álcool e cocaína.
- Verminoses – oxiúros, por exmplo, se alojam no intestino e provocam coceira no ânus.
- Psicoses e psiconeuroses
- Outros.








Se você tem um prurido persistente, que não melhora, procure um médico para detectar a causa e indicar um tratamento adequado. Cremes e pomadas caseiras podem mascarar o quadro e piorar o problema.





Ilustração: Robert Burch

Comentários

  1. quak tratamento certo paraprurido cronico para quem tem doença de graves hipertiroidismo com coceira espinhosa no corpo todo e com calores tipo febre. O ,eu médico até disse que essa especie de piniccação que tenho é dos anticorpos da tiroide mas o problema que o tratamento com antihistaminico, antidepressivo cimbalta e amato que ele me deu atpé agora não resolvei nda. estou sofrendo demais com isso ha mtos anos o que vcs poderiam me ajudar> por favor me deem uma solução??

    ResponderExcluir
  2. A pele é um importante órgão do corpo humano e tem contato direto com o ambiente. A pele reflete a saúde do nosso organismo. Doenças tireoideanas podem se acompanhar de coceira. Mas, o tratamento depende do tipo da patologia da tireóide. Por isso, não há como indicar um tratamento sem conhecer o diagnóstico, sintomas e grau de severidade do seu caso.Aconselho que retorne ao seu médico e peça nova avaliação e conduta. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  3. SOU DIABETICA E TENHO PRESSAO ALTA , TENHO 45 ANOS , ATUALMENTE ESTOU COM UMA COCEIRA INSSUPORTAVEL, NAO SEI O QUE FAZER , MINHA PELE ESTA RESSECADA , MAS A COCEIRA CONTINUA , JÁ FUI A MEDICA , MAS NADA RESOLVE , ME AJUDE , POR FAVOR. GRATA

    ResponderExcluir
  4. Antônia: o primeiro passo é detectar a causa da coceira. A pele se modifica na pessoa diabética, podendo se tornar muito sensível. Aconselho que procure seu endocrinologista para emitir um parecer se há relação entre a doença e a persistência da coceira. Enquanto isso, mantenha hábitos saudáveis, use hidratante, sabonetes suaves e evite banhos quentes e demorados. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  5. SOU CLOVES FILHO tenho uma coiceira q ja tive uma vez debaixo dos bracos cotovelos mas sarou depois de uns 2 meses ela voltou piorou eu coçando e saindo os cascões de ferida depois foi se espalhando polo corpo todo
    agora so falta o meu rosto ate o meu pescoço ja ta infectado oq eu Faso ? alguém pode me falar?

    ResponderExcluir
  6. Cloves: compreendo sua preocupação, mas infelizmente não posso ajudá-lo. Para afirmar a causa e para orientar um tratamento de uma alergia na pele é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor. Agradecemos sua participação em nosso blog

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado manha mesmo ja vou em uma alergista!

    ResponderExcluir
  8. OI, NA VERDADE, JÁ ESTOU MUITO CANSADA, A ALERGIA ESTÁ NO MEU CORPO TODO. qUANDO OLHAM PARA MIM, PERGUNTAM SE EU ESTOU COM CATAPORA. eU TENHO MUIT E MUITA COCEIRA, MINHAS FERIDAs INFLAMAM E CONFORME A FORMA QUE EU COÇO, SAÍ UM TIPO DE "CARNEGÃO" DAS FERIDAS. aGORA ESTOU DEPRESSIVA, POIS SOU VAIDOSA E AGORA TENHO QUE USAR ROUPAS DE MANGAS LONGAS E CALÇAS COMPRIDAS, POIS MEU CORPO TODO ESTÁ ASSIM, ATÉ MINHA VIDA SEXUAL MUDOU, POIS EU MORRO DE VERGONHA DO MEU CORPO TODO MACHUCADO. aLGÚEM TEM UMA LUZ, POR FAVOR EU IMPLORO.

    ResponderExcluir
  9. Compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar, mas não é possível orientar um tratamento através de um aconselhamento na internet, sem saber o diagnóstico do problema. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para examiná-la e prestar esclarecimentos sobre sua alergia.

    ResponderExcluir
  10. Oi estou com uma coceira que aparece um vergao, fica um redondo grande e algumas bolinhas bem concentradas, com as bordas altas e sinto q exala calor,e coça principalmente no banho na virilha, na dobra do bumbum, e na regiao dos pelos pubianos.o que pode ser? um dermatologista resolve meu problema?
    Obrigada.Ana

    ResponderExcluir
  11. Ana: Infelizmente não é possível fazer um diagnóstico ou indicar tratamento sem examiná-la pessoalmnente. Aconselho que procure um dermatologista pois sua descrição não sugere que seja um processo de origem alérgica. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  12. BOA NOITE, TENHO UM FILHO DE 14 ANOS QUE ESTÁ APRESENTANDO UM QUADRO DE COCEIRA INTENSO EM DETERMINADOS PERIODOS DO DIA. GERALMENTE A NOITE É PIOR. TEM ATRAPALHADO O SONO DELE. COMO ELE USA RITALINA É POSSIVEL SER EFEITO COLATERAL , UMA VEZ QUE A MESMA CAUSA BOCA SECA NÃO PODERIA ESTAR RESSECANDO A PELE?
    É POSSIVEL SER DE FUNDO EMOCIONAL?

    ResponderExcluir
  13. Compreendo sua preocupação, mas não há como afirmar se a coceira apresentada pelo seu filho é causada por fatores emocionais ou pelo remédio sem uma avaliação pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Estamos ao dispor na Policlínica RJ.

    ResponderExcluir
  14. oi eu tenho uma tipo de arlegia que quase inqual a uma ferrada de nosquito que vai ficando grosso ea vermelhado ja estou com isso a quase dois anos ela nao chega animar no corpo as vesse na perna no brasço ena barriga o que devo fasser

    ResponderExcluir
  15. Peço sua compreensão, mas não há como afirmar a causa das lesões em sua pele sem examinar pessoalmente.Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor para orientá-lo.

    ResponderExcluir
  16. Olha estou gravida de 8 meses, e desde uns dias pra cá eu estou com uma coceira horrivel, agunizante pelo corpo todinho, e quando chega de noite piora muito mais, nao consigo dormir, me coço o dia todo, a minha Dra. disse que é normal mas ela não me dá nenhum remedio para aliviar assim vou acabar toda machucada.
    Me ajuda por favor, da vontade de arranca a pele de tanta coceira.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  17. Priscila: a gravidez provoca alterações na pele que podem provocar coceira. É possível tratar com segurança, tanto para a mãe como para o feto, mas para isso é essencial examiná-la pessoalmente e fazer o diagnóstico da causa do problema. Aconselho que peça à sua médica obstetra que a encaminhe a um médico especialista para orientá-la adequadamente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia!
    Tenho uma coceira generalizada tipo pinicação como se fosse um coceira de prestobarba qdo dá alergia e também queimação no corpo todo sem nada de lesões aparentes, já tomei mtos antialergicos e nda resolve o hixizine e atensina só me dão sonolencia. Queria saber se vcs tem como detectar se essa alergia pode ser da alimentação como o café, trigo e lactose? Se vcs realmente tiverem como comprovar a alergia irei até ao RJ para eliminar essa hipótese. Essa urticaria começou qdo tive o problema da tireoide mas esta controlada ha mto tempo e a PINICAÇÃO e perssite há 5 anos. Me retornem pelo amor de Deus é mto sofrimento ha tanto tempo!

    ResponderExcluir
  19. Compreendo sua preocupação, mas peço sua compreensão: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Não há um exame ou teste que seja definitivo para detectar e comprovar a causa de uma coceira. Cada pessoa é única e deve ser analisada de forma criteriosa para buscar os fatores agravantes envolvidos em seu caso. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  20. A dois dias apareceram 3 pontinhos vermelhos no meu braço e esses não param de coçar. Evito coçar, mas gostaria de saber a possível causa.

    ResponderExcluir
  21. Marcos: os dados que envia não são suficientes para fazer um diagnóstico Lesões na pele precisam ser examinadas pessoalmente. Aconselho que faça compressas no local afetado com soro fisiológico. E, se não obtiver nelhora, procure atendimento médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  22. gabriela santos13/1/12 20:26

    oiee pessoal quiria apenas a opiniao de vcs por q sofro muito com isso ha muito tempo estou com 18 anos e deis dos meu 12 começou a crescer um caroço na batata da minha perna deis de entao so cresceu nao dóiu mas de vez em quanto coça muitoo mesmo eu chego ate machucar de tanto q cocça o caroço esta enorme deis dos meus 12 anos nao usohorts melhor nada q mostre as pernas so uso calças nunca vo a praia por vergonha me ajudem eu tenho pavor de medicos de agulhas e o caroço ta mai0 q uma bola de gut e ta escuro o caroço e ao redor tbm

    ResponderExcluir
  23. Gabriela Santos: gostaria de poder ajudá-la, mas não há como afirmar a causa da lesão em sua pele sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Estamos ao dispor, caso você more no Rio de janeiro. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  24. ola sempre quando ando muito meu corpo principalmete as pernas começam a coçar, incha e aparece bolinhas,mas é so quando ando depois de descansar passa.tenho infecção urinaria e tive pielonefrite será que está tudo relacionado

    ResponderExcluir
  25. O seu relato não deixa claro a relação entre a infecção urinária/pielonefrite e as lesões em sua pele. Aconselho que procure um alergista para analisar seu caso. Estamos ao seu dispor, scaso more no Rio de Janeiro.Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  26. Não adianta eu escrever que niguem vai me responder to com coceira e manchas vermelhas e passo um massageador que arde para tenta que saia mais acho que nao sai entao falores ; \

    ResponderExcluir
  27. Temos prazer em responder suas dúvidas. Caso prefira pode escrever um e-mail para blogdalergia@gmail.com. Não recomendo que utilize o massageador sem saber a causa da coceira pois a pele está sensível e o atrito pode agravar o problema. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  28. Olá, boa noite!!
    Algum tempo tenho uma coceira, ñ é sempre, mas qd me coço fica o local vermelho e em pouco tempo fica alto como se fosse por exemplo uma queloide em alto relevo.isso pode ser em qualquer parte do corpo até no rosto, as vezes as pessoas me perguntão nossa o que foi isso? Depois desaparece! e algumas vezes esquenta no local!!! O que poderá ser, vc pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  29. O seu relato sugere que seja um dermografismo. Mas, para afirmar é essencial que seja examinado (a)pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para investigar a causa dessa coceira. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  30. neli lopes31/1/12 11:04

    Fazem dois dias q começaram a me sair bolinhas vermelhas,semelhantes a picada se insetos e que coçam muito,é só na região da barriga e costelas,gostaria se saber se pode ser de fundo emocional,ja que ando muito stressada,tomo tb rivotril,um anti hipertensivo e um diurético,sera que pode estar relacionada aos remedios?faz muito tempo que eu uso esses medicamentos e nunca tive efeitos colaterais,obrigada!

    ResponderExcluir
  31. Neli: Compreendo sua preocupação mas não tenho condiçlões para esclarecer sua dúvida através de um aconselhmaneto na internet. Para indicar a causa da sua alergia na pele, é necessário conhecer seus dados clínicos. Além disso, é essencial examiná-la pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Cínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  32. boa tarde!!! tenho uma coceira que me deixa vermelha e inchaço onde coço, fica alto como se fosse em alto relevo, depois some e as vezes esquenta. As pessoas me perguntam nossa vc se coçou e ficou assim as vezes tenho vergonha pq fica bem alto! Vcs podem me ajudar?

    ResponderExcluir
  33. O seu relato ugere que seja um caso de dermografismo. Mas para afirmar, é essencial examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para avaliar o seu caso e prestar maiores esclarecimentos

    ResponderExcluir
  34. ana clara7/2/12 20:07

    olá, tenho uma coceira as vezes e fica inchado onde coço como se fosse alto relevo primeiro fica bem vermelho qd coço depois alto o que será?? estou preocupada pois fica da forma q coço as marcas inchadas, depois some!!!

    ResponderExcluir
  35. Ana Clara: para diagnosticar uma coceira é essencial examinar pessoalmente. Nem sempre a causa é alérgica, O seu relato sugere que possa ser um caso de dermografismo. Aconselho que procure um alergista para analisar seu caso e indicar a conduta mais adequada. Gratos opor sua visita.

    ResponderExcluir
  36. oi,estou com uma irritação muito forte em meu rosto,eu ainda não fui ao dermatologista,mas,já me disseram que vai ser problema de hormônio,não sei ainda o que é,mas,é terrível,coça,está vermelho e já ficou como uma pele quando tem secreção,ela ficou com uns carocinhos mínimos mas que incomoda muito,não sei mas o que fazer meu rosto era perfeito antes desse problema aparecer,e minha auto-estima está muito baixa por causa disso,não desejo pra ninguém meu problema...por favor me respostem.

    ResponderExcluir
  37. Os dados que envia não permitem fazer um diagnóstico. A melhor conduta é mesmo procurar atendimento médico para analisar seu caso, examinar sua pele e indicar a conduta mais adequada. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  38. rafaela duran ribeiro19/2/12 23:18

    eu estou com muita cosseiras na perna e tem um monte de bolinhas vermelha e é pequenininhas parece umas espinhas tão pequena mas coça pra caramba ?

    ResponderExcluir
  39. Rafaela: é preciso examinar pessoalmente e ainda, julgar em conjunto com os dados obtidos na análise do seu histórico clínico. O seu relato não deixa claro se é mesmo uma alergia. Pode ser um caso de foliculite Aconselho que evite medidas caseiras e procure atendimento médico.Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  40. Ola tudo bem? a cerca de 1 ano surgiu uma coceira em volta dos meus olhos, primeiro coça muito, depois fica vermelho, inchado e aspero e depois começa a dascascar, e a meus labios ficam asperos tbm quando isso ocorre, bom ja fui em 2 dermatologista q me indicaram a mesma pomada 'berlinston', mas quando passo a pomada a pele arde e depois fica super inchada, entao parei de usa-la, gostaria de saber o q pode ser essa alergia, e como poderia hidratar mas minha pele sem q apareça espinhas ou ardencia, ja q ela é oleosa! aguardo uma resposta... :)

    ResponderExcluir
  41. Alinee: O seu relato sugere que possa ser um eczema de contato, mas é importante examinar e realizar testes de contato para confirmar. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  42. minha filha quando criança saia uns caroço parecido com verrugas nas juntas cotovelos, joelho e juntas dos dedos e coçam muito so que ajora sai em todo o corpo o que sera isso? ha mais de dez anos sai esses caroço duas vezes no ano! Juscilene

    ResponderExcluir
  43. Juscilene: o seu relato não sugere que seja uma alergia. Mas, não há como afirmar sem examinar sua filha pessoalmente Estamos ao dispor na Policlínica RJ. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  44. Anônimo8/3/12 13:21

    As vezes aparecem bolinhas vermelhas que coçam - no meu corpo - principalmente na região do pescoço. Quando eu suo a coceira aumenta . Na maioria das vezes passo alcool 70 e a coceira acaba .O que será isso ?

    ResponderExcluir
  45. Não há como afirmar a causa das lesões em sua pele sem examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Contamos com a sua compreensão. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  46. Olá!Há algum tempo,logo depois do banho sinto uma coceira e aparecem manchas vermelhas e nelas se formam caroços parecidos com picada de muriçoca,isso acontece principalmente nos ombros,mas as vezes também aparecem nas costas e busto e depois de alguns minutos desaparecem,fica mais intenso quando tomo banho em água fria queria saber se pode ser uma alergia ou algo no sangue?

    ResponderExcluir
  47. Bom dia, estou aqui para relatar meu caso primeiro sempre tive uma pela muito bonita, nunca tive espinhas no meu rosto durante toda adolescencia, porém quando completei 17 anos meu cabelo começou a mudar e ficar fraco e cair na parte frontal causando assim uma coceira consequentemente apareceram uns pontinhos em meu corpos que se espalharam com o tempo os quais coçam muito já fui em 3 dermatologistas aqui na minha região e não resolveram o problema passaram cremes hidratantes comprimidos e até um muito pesado para acne chamado Roacutan, não sei mais o que faço pois o problema persiste gostaria de uma orientação de alguem de uma cidade maior que possa ter vistos casos semelhantes uma vez que moro em uma cidadezinha de 60 mil habitantes

    ResponderExcluir
  48. Caros amigos: compreendemos suas dificuldades e gostaríamos de poder ajudar, mas não há como fazer o diagnóstico e indicar tratamento sem examinar pessoalmente. Coceiras nem sempre são causadas por alergias. Por outro lado, são muitos os fatores que necessitam ser investigados em cada paciente. Agradecemos as visitas ao nosso blog

    ResponderExcluir
  49. Meu nome é mayara, gostaria de relatar o meu caso. Quando criança tive problemas alergicos de manchas avermelhadas ocasionada emocionalmente creio, procurei especialistas nao obtive resultado, porem cresci e graças a Deus nao tive mais o problema de manchas, porem com 20 anos comecei a sentir coceiras após o banho sem nenhuma mancha so a coceira mesmo, percebi que so sinto essa coceira quando estou triste , para baixo, impaciente e nervosa. Gostaria de saber o que poderia ser, se o problema tem cura, e se a clinica de voces poderiam me ajudar. Obrigada Mayara 24 anos.

    ResponderExcluir
  50. Mayara: não tenho condições para esclarecer suas dúvidas através deste aconselhamento na internet. Para afirmar o que pode ser e se seu problema tem cura, é essencial examiná-la pessoalmente para poder interpretar seus dados clínicos. O fato é que nem toda coceira é igual e que cada caso precisa ser analisado de forma individualizada. Conto com a sua compreensão. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro e agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  51. dei banho no meu cachorro que é um poodle e ele estava com carrapatos começou a me coçar o corpo principalmente nas pernas e costas e braços coça muito forma um grosseirão mas derrepente some sem deixar sinal o que pode ser

    ResponderExcluir
  52. O parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Para afirmar o que pode ser, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico.

    ResponderExcluir
  53. Olá , eu preciso de ajuda ,
    toda vez que eu tomo banho ou fico muito tempo
    na água depois eu fico me consano pelo corpo inteiro menos as costa na parte de cima , so na parte de baixo , e ficao umas bolinhas vermelhas
    se alguem souber oque e isso por favor me deem uma dica ! , Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  54. Sergio: compreendo sua preocupação, mas não há como fazer um diagnóstico de uma lesão na pele sem examinar pessoalmente. Coceiras podem ter causas variadas e nem sempre alérgicas. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  55. Olá estou com uns carocinhos na perna que coça muito e fica vermelho. quando estou coçando sinto que sai uma aguá mais não a vejo preciso de ajuda pois estou preocupada!

    ResponderExcluir
  56. Lesões na pele podem ser parecidas e acompanhar vários tipos de doenças. Por isso, para orientar e tratar é preciso examinar pessoalmente e fazer o diagnóstico, o que não é possível através da internet. Aconselho que procure atendimento médico. Conto com a sua compreensão e agradeço sua visita.

    ResponderExcluir
  57. Eu tenho uma queimação e coceira juntamente por todo o corpo sem nenhuma lesão, a pelemfica mto quente e tambem tenho a sensação de eu estar com febre, nossa pinica demais parecem ferroadas que coçam tambem queimando com elas. Olha ja não sei mais o que fazer pois antialergicos n adiantam e varios tratamentos que fiz e nda de melhora. agora tomo lyrica, nortriptilina há 3 meses e nda pois estou no neurologista, já tomei varios antidepressivos pois alguns medicos achavam que podia causar um melhora passei por todos especialistas e não melhoro. Já estou perdendo a sesperanças, só posso usar roupas geladas, e ficar sempre nua em meu quarto com o ventlador para mim. O sintoma que sinto é coceira com ardencia, mas ninguem deu tratamento que resolvesse. Me deem uma luz pois não suiporto mais. Já faz 6 anos isso que foi provocado acho eu, pela disfunção na tireoide que tive, mas os hormonios dela estão todos normais a bastante tempo e continuo com essa maldita pinicação pelo corpo.Me ajudem mais uma vez por favor! Não cosnigo mais trabalhar e ter vida social. Um abraço à toda equipe.

    ResponderExcluir
  58. Uma coceira pode ter causas variadas e nem sempre estas causas resultam de alergia. Compreendo seu sofrimento, mas não tenho condições para orientar através deste aconselhamento na internet.Para emitir um parecer é essencial avaliar seus dados clínicos de forma criteriosa incluindo seus antecedentes pessoais, familiares, se é portadora de outras doenças, se usa medicação contínua, dados do exame físico, condições de hidratação de sua pele, etc. Além disso, é preciso saber que tipo de disfunção tireoideana é portadora, se há envolvimento de autoimunidade, entre outros detalhes. Conto com a sua compreensão. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  59. João. Olá. Tomo regularmente o remédio para pressão arterial chamado Maleato de Enalapril. Também sofro de sinusite. A cerca de ano e meio, notei apareceu prurido em minha face (como se estivese passando um fio de cabelo). Ela fica um pouco mais rubra que o normal. Nariz entupido e espirros são comuns. Goastaria de saber se tal coceira no rosto pode ser uma manifestação de Rinite. Já fui a três Dermatologistas e não houve melhora.

    ResponderExcluir
  60. João: o seu relato não sugere que seja uma alergia. Mas, para afirmar,só mesmo examinando pessoalmente. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  61. Olá, gostaria de saber se é contra-indicado o cloridrato de fexofenadina para diminuir a coceira causada por catapora na minha filha que tem 11 anos. Já estou fazendo uso tópico de pasta d'água e Merthiolate incolor. Mas mesmo assim ela sente muita coceira.
    Grata pela atenção!

    ResponderExcluir
  62. Oi, meu nome e Natalia e tenho 16 anos, eu estou morando na Suiça a mais ou menos um ano e a umas duas semanas atraz tive um ataque de saudade dos meu familiares e chorei muito, eu sempre fico bem inchada e com manchas vermelhas no rosto quando choro, mas desta vez eu estou com uma coçeira que arde tambem, começou ao redor dos olhos e esta se espalhando pelo rosto todo, deixando a pele com uma aparencia ressecada e a sensaçao de que ela esteja queimada!!Me ajudem, alem de estar horrivel esta me deixando muito preocupada!!Agradeço desde ja!!

    ResponderExcluir
  63. Mayra: é possível utilizar os antialérgicos para alívio da coceira que acompanha a catapora, embora nem sempre seja suficiente para aliviar. Aconselho que entre em contato com o pediatra de sua filha para orientá-la. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  64. Natalia: o seu relato não deixa claro que tenha sido mesmo uma alergia. Aconselho que procure atendimento médico. Não tenho condições para opinar sem examinar sua pele. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  65. Ola, aqui é a Natalia novamente, eu acho que descobri minha "alergia", eu ganhei o creme BB da Garnie, e depois que comecei a usar que eu tive essa cosseira e queimaçao na pele, agora suspendi o uso e esta melhorando aos poucos!!Obrigada :D

    ResponderExcluir
  66. Obrigado por seu retorno Natalia. Desejamos melhoras para você

    ResponderExcluir
  67. MEU CORPO INTEIRINHO COÇA E FICAM UMAS PEQUENAS BOLHINHAS NELA E SO DESAPARECEM QUANDO EU PARO DE COÇAR O QUE ISSO QUER DIZER ALGUEM ME AJUDE POR FAVOR DATA 11/05/2012 HORAS:20:28 DA NOITE
    GENTE EU TO DESESPERADA ME AJUDEM POR FAVOR FALOU: MARINA DE BOM CONSELHO PE

    ResponderExcluir
  68. Marina: infelizmente não é possível emitir um parecer específico sobre seu caso através deste aconselhamento na internet, sem examinar pessoalmente. A coceira é um sintoma que pode acompanhar várias doenças e nem sempre tem causa alérgica. Por isso a consulta médica é essencial, para que se possa analisar seus dados clínicos de forma minuciosa, ou seja, se é portador de outras doenças, medicamentos que usa, sua ocupação e hábitos, etc. Para medicar, é preciso examinar pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  69. Oi!
    apareceu uns caroços com varias bolhas de agua em cima dele, as vezes coça e as vezes dois...
    e ele tá espalhando, nao muito, tipo, cocei em outro lugar e nasceu outro igual... e agora e creio que esta inflamado mas não tem pus.
    o que será?

    ResponderExcluir
  70. O parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Não há como afirmar a causa de lesões na pele sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  71. Minha mae tem 60 anos, é uma pessoa muito ativa. Ela tem muitas varizes nas pernas, a mais ou menos 2 anos começou a aparecer umas manchas vermelhas nas pernas e logo associamos as varizes mas o angiologista descartou pediu p procurar um dermatologista. logo veio o diagnostico de eczema desdai já usou varias pomadas tomou remedios e o problema so almentou hoje depois de ter ido a varios medicos e feito muitos exames nos nao sabemos oq ela tem....
    A perna esta toda cheia de manchas vermelhas, caroços pequenos e alguns maiores onde parece q a pele esta morta(é duro), coça muito e já esta nos braços tbm. Não sabemos mais oq fazer..

    ResponderExcluir
  72. Compreendo sua preocupação, mas peço sua compreensão: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com sua história clínica. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  73. ola amigos. o meu caso e um pouco diferente. toda vez que faço exercício físico por exemplo academia tenho uma crise alérgica minha pele começa a coçar começo a ficar quente e aparece bolha por todo o corpo principalmente quando saio ao frio obs: isso só acontece quando faço execício pesado obrigado

    ResponderExcluir
  74. João: o seu relato sugere que possa ser um caso de urticária física. Aconselho que pcocure um alergista para fazer o diagnóstico e indicar o tipo de tratamento mais adequado para seu caso. Gartos por sua visita.

    ResponderExcluir
  75. boa tarde , estou com uma coceira muito forte tipo uma alergia , quando fui a paia apareceram anchas brancas em meu corpo tipo uma micose causada pela agua segundo medico fui ao posto de saude tomei uma injeção anti alergica e remedio , e pomada para passar nas manchas porem tenho tido uma coceira que pega des do pescoço ate a barriga troco , braços que quando coça ficam muito vermelhos e tpo de uma bolhas brancas q parecem queimauras na pele tenho duvda do que pode ser pois esta alergia vem e vai comecei a ter tambem quando uei um perfume poe ser isso alergia ao perfume ??

    ResponderExcluir
  76. Não tenho condições para afirmar se é uma alergia ao perfume: é preciso examinar e analisar também sua história clínica. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  77. Peço sua compreensão, mas não há como afirmar se a medicação causou as lesões na pele de sua filha sem examinar pessoalmente. Estamos ao dispor na Policlínica RJ. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  78. olá ,quando ando de moto na estrada o trepidar proveniente de buracos ,me faz sentir uma coceira enlouquecedora que não melhora com anti- alérgicos ,me dá vontade de morrer esta hora de tanta coceira que sinto ,também sinto muita coceira após tomar banho. O que pode ser isso? Me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
  79. Nike: é provável que você apresente uma reação um tipo de urticária física mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente Aconselho que procure um alergista Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  80. boa tarde, sempre tenho coceiras principalmente nas costas e é só passar qualquer creme que alivia, começou logo que eu coloquei ar condicionado no meu serviço, será que é por causa do ar condicionado e está ressecando a pele?

    ResponderExcluir
  81. Acho pouco provável que o ar refrigerado seja a causa da coceira. Contudo, não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica, caso more no Rio de Janeiro. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  82. Olá! Meu nome é Luciana e tenho 33 anos, desde criança tenho alergia por quase todos os produtos de beleza, incluindo, cremes corporais, cremes de cabelo, desodorantes, entre outros produtos de beleza e limpeza. Durante os meus 33 anos tenho sofrido com as restrições que a alergia provoca. Uso luvas para fazer praticamente tudo. Algumas áreas do corpo são mais sensíveis, como por exemplo, as mãos, pés e quadril. No inverno a pele fica ressecada e corta com facilidade. Minha mão fica em carne viva se usar qualquer produto para hidratar. Uso apenas óleo de amêndoas sem cheiro e mesmo assim fica ressecada. Fiz um teste alérgico que constatou alergia á 19 substâncias. O teste analisou 30 substâncias. Atualmente realizei um novo teste com 40 substâncias e a alergia reduziu um pouco. Caiu para 10 substâncias que causam alergia. Gostaria de saber se existe algum tipo de tratamento para essa doença e onde posso me tratar, pois moro no interior de São Paulo. Estou cansada de ouvir dos médicos que o único tratamento é evitar os produtos causadores. Mesmo evitando ainda sofro com as consequências da alergia. Por favor me ajudem!!!

    ResponderExcluir
  83. Luciana: compreendo seu sofrimento e gostaria de poder ajudar, mas infelizmente não há como orientar um caso complexo como o seu através deste simples aconselhamento na internet. É essencial analisar seus dados de forma criteriosa e pessoalmente. Para localizar um alergista em sua cidade, procure no site da ASBAI: www.sbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o nome do Estado, da cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  84. São tantas as pessoas com queixas de pruridos intensos, que buscaram ajuda em alergistas, dermatologistas, clinicos, tomaram inumeras medicações e não obtiveram melhoras, que ando desconfiado da qualidade da água com a qual nos banhamos. Alergia á cloro ou sensibilidade á tal, origina sintomas semelhantes á erupção de eczemas e dá muita coceira também.

    ResponderExcluir
  85. É verdadeiro que o cloro pode ressecar e provocar irritação cutânea. Mas, é improvável que seja a unica causa de uma pruridermia crônica. De qualquer modo, é essencial analisar cada pessoa para poder opinar. Este tema é tão importante que a Academia Européia de Dermatologia lançou recentemente um consenso sobre o tema: "European Guideline on Chronic Pruritus", ressaltando a importância de estabelecer a causa para tratarde forma eficaz a pele que coça. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  86. Bárbara Oliveira

    Oiii, eu fui banhar na chuva com meus amigos e jogaam lama, entao to com caroco vermelho e coca muito tem algum medicamento pra eu tomar ou passar pq nao me deixa durmir

    OBrigadaaa!!!!

    ResponderExcluir
  87. Bárbara: este blog obedece as normas do Conselho de Medicina: não é permitido prescrever ou mesmo indicar nomes de medicamentos. Para medicar, é essencial examinar o paciente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  88. Tenho uma coceira horrivel pos banho, no corpo costas,barrigas, e coxas, piora mais em epoca de chuva em minha regiao, sinto pinicar muito, eu tava fazendo tudo o contrario bucha, aqua quente e sabonete qualquer. Só acalma depois de uns 40 minutos ou entao se eu for fazer algo que tenho fazer todos os dias no meu dia a dia. Acho q pode ter um fundo emocional, pois sofro de ansiedade. Me ajudem.

    ResponderExcluir
  89. Cícero: coceiras podem ter causas variadas. O fator emocional pode ser causador ou um fator agravante da coceira, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientar seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  90. Sinto uma coceira na pela que antigamente só sentia na nuca,depois foi se espalhando pelo rosto pernas e emfim o corpo todo.Percebi que esta ligado ao + ou - ao calor.Mas na minha cidade em Minas Gerais eu não sentia isso e eu suava e não dava nada.Vim morar em São Paulo e estou sentindo isto direto e é só eu sentir calor ou levar um choque algo semelhante.Que eu começo sentir como se fosse uma picada em varias partes do corpo.Gostaria de saber o que causa esta reação?

    ResponderExcluir
  91. Willan: o seu relato sugere que possa ser uma urticária física do tipo colinérgico, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. É aconselhável que procure um setor de atendimento especializado em Alergia. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  92. Tenho uma filha de 4 anos, que aparentemente está com alergia, há 2 dias que percebo que aparecem manchas vermelhas meio inchadas no corpo dela, na região da barriga e pernas, só que o mais estranho é que só aparece a noite, no dia seguinte na parte da manhã mesmo some todas as manchas, a pele dela volta ao normal, vou levá lá ao médico hoje mesmo, mas se alguém souber e poder adiantar o que poderia ser, ficaria agradecida!

    ResponderExcluir
  93. Manchas vermelhas podem aparecer em diversos tipos de doenças. Para fazer o diagnóstico é preciso analisar de forma criteriosa a história da doença, os sintomas, os antecedentes pessoais e familiares. O exame físico feito pessoalmente também é fundamental, pois permite a análise da pele e das lesões: textura, elasticidade, temperatura, nuances da coloração, localização no tegumento como um todo, grau de acometimento, avaliar sensibilidade, entre outros pontos. Por isso, não é possível fazer o diagnóstico através da internet, baseado apenas nos poucos dados enviados em seu relato. Ahgradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  94. Anônimo3/1/13 22:26

    meu pai esta com alergia no braço esquerdo e na barriga o que eu faço

    ResponderExcluir
  95. Aconselho que leve seu pai a um alergista para confirmar se é mesmo uma alergia, diagnosticar a causa e orientar seu tratamento. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  96. oi minha sobrinha de 1 ano e 5 mes esta com a pele cheia de caroços eles dao em forma de bolha estoura e fica parecendo queimado a cabeça dela tambem esta cheia de carosinhos mais nao da bolhas e coça muito ela tem por quase todo corpo o q pode ser

    ResponderExcluir
  97. Luciana: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. As lesões na pele têm que ser examinadas pessoalmente. Além disso, é essencial conhecer os dados do histórico clínico de sua sobrinha de forma criteriosa. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Aconselho que a leve a um médico alergista. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  98. Anônimo5/3/13 14:13

    olá, boa tarde! Doutores, a minha pele do pescoço começou a descascar, tipo ressecada e atacou também nos cantos de meu nariz sendo que agora apresenta um tom avermelhado princinpalmente quando lavo, tudo começou com uma coceira no fim do ano passado, recentemente parecia que estava melhorando, mas agora voltou novamente. Geralmente quando acordo meu pescoço está todo descascado com pele seca soltando e nos cantos de meu nariz está com uma tonalidade avermelhada....Ainda não procurei um médico dermatologista, mas vejo que não é coisa simples....o que pode ser? obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  99. Peço sua compreensão, mas não é possível fazer o diagnóstico pela internet, sem examinar sua pele pessoalmente. Estamos ao dispor na Policlínica RJ Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  100. Anônimo9/3/13 12:46

    Quando fico sem fazer atividade física e retomo a rotina dos exercícios, corridas, sinto uma coceira intensa nas pernas, principalmente coxas e muitas vezes essa coceira se espalha pelo corpo. Quando termino a corrida a coceira vai diminuindo até passar. Se matenho as atividades físicas de foranma regular ela acaba não acontecendo mais. O que pode ser? Pode ser algo anormal? indicaria algum especialista? ahh... quando faço outro tipo de atividade, tipo defesa pessoal, não sinto nada. Grata! Dani

    ResponderExcluir
  101. Dani: o seu relato sugere que poderia ser um caso de urticária física (colinérgica), mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  102. Anônimo9/3/13 18:24

    Vou procurar o especialista. Caso seja urticária colinérgica, existe tratamento? Obrigada pela atenção e parabéns pelo site. Dani

    ResponderExcluir
  103. Dani: dependendo do diagnóstico, é possível tratar e controlar o problema. Nem sempre haverá cura total. Obrigado pelo incentivo ao nosso trabalho voluntário! Aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  104. Bom dia, em janeiro eu comecei com uma coceira após o banho, minha pele fica queimando, ardendo e coçando muito por uns 20 minutos. No meado de fevereiro parou, mais há uns 10 dias voltou novamente, já usei hidratante, acaba pinicando mais . Não sei mais o que fazer, eu sinto que quando acabo de me enxugar minha pele fica úmida como se eu não tivesse me secado, é uma sensação horrível, já tomei banho em todas as temperaturas e não adianta, está virando um tormento tomar banho. Por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
  105. Bárbara: o primeiro passo é definir o tipo de sua alergia, quais os fatores envolvidos como agravantes do problema. Mas, não há como analisar pela internet, baseado apenas nos dados enviados, sem examiná-la pessoalmente.
    Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Obrigado pela participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  106. Estou com duas manchas um pouco escurecidas nas costas e elas coçam muito que não consigo controlar... o que poderia ser???

    ResponderExcluir
  107. Peço sua compreensão, mas é impossível dar um diagnóstico através da internet sem examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  108. Gostaria de poder ajudar, mas não há como afirmar a causa das manchas que descreve em sua pele através da internet, sem uma avaliação pessoalmente. Aconselho que procure um médico alergista. Estamos ao seu dispor, caso você more no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  109. oi meu nome é Elizandra e não sei o que acontece mais do nada há mais ou menos duas semanas acontece de repente uma coceira grande nas pernas e nos dedos das mãos e fica muito vermelho e fico toda "empatacada" com uns caroços na pele não identifiquei nenhum motivo especifico como alimentação ou temperatura vocês acham que pode ser o que? obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  110. Elizandra: infelizmente não posso ajudá-la pois para afirmar a causa das lesões em sua pele seria necessário examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  111. Oi, bom eu morro no Sul, aqui é bem frio no inverno, então todo inverno ganhava, tipo espinhas nas costas, por causa da água quente do chuveiro, em fim esse ano ganhei, mas não está passando ou melhor criaram manchinhas vermelhas, e se espalharam para toda as costas, barriga, peito, braços e está começando nas pernas, até então não coçavam, mas começaram, e também começou a ressecar... Enfim to bem preocupada, alguma sugestão do que pode ser? Obrigada, muito bom o Blog.

    ResponderExcluir
  112. Infelizmente não posso ajudar, pois o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Lesões na pele têm que ser examinadas pessoalmente para opinar sobre a causa. É melhor procurar um alergista. Obrigado pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  113. do nada surgiu uma coceira nos meus pés,mãos e lábios,as vezes passa a coçar outras partes do corpo.
    gostaria que se possível me dizesse o que é e o que posso fazer e tomar para isso pois agora nem consegui dormir com esseincomodo.

    ResponderExcluir
  114. A coceira é um sintoma que parece simples, mas na prática deve ser investigada. Ciceira não é uma doença, mas sim um sintoma que pode acompanhar várias situações de saúde e condições na pele. Além disso, uma coceira pode ser sintoma de doenças dermatológicas bem como de muitas doenças sistêmicas. Este sintoma também pode acompanhar diversos tipos e situações emocionais. Ou seja, nem toda coceira tem causa alérgica. Por isso a consulta médica é essencial, para que se possa analisar seus dados clínicos de forma minuciosa, ou seja, se é portador de outras doenças, medicamentos que usa, sua ocupação e hábitos, etc. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigada pelo acesso ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  115. ola,
    toda fez que faço exercicio, ou saio pra correr, no começo que estou correndo nao acontece nada, ms depois de um tempo minha pele coça muito, principalmente pernas e costa, e mesmo que eu nao coçe fica avermelhado tudo, o que poderia ser isso/
    obrigada

    ResponderExcluir
  116. Tatiane: o seu relato sugere que possa ser um tipo de urticária física Mas, não é possível afirmar sem examinar pessoalmente é recomendável que procure um alergista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  117. A exatamente 9 dias apareceu no meu braço umas bolinhas parecendo como se fossem brotoejas.Pensei ser de bijurteiras que não posso usar no calor.Mas me lembrei que não estava usando.Fui no shopping almoçar e comi camarão.Sempre comi camarão na minha vida toda e nunca tive alergiaNo domingo piorou.Na segunda,fui em um hospital de emergência e lá o médico passou uma injeção de fernegan.e receitou Altiva um anti alérgico.E não melhorou.A essa altura o braço já estava todo empolado e coçava muito. Ele pediu que procurasse um alergologista e assim o fiz.Na segunda a Alergoilogista falou que parecia uma dermatite de contato,porque falei que passei perfume e estava numa região que parecia que eu tinha colocado alguma coisa naquele lugar..E passou betnovate creme. Não adiantou.Continuaram as coceiras.Já tinha passado pro outro braço.Fiquei passando Betnovate e falou pra continuar com Altiva.Na quinta fui ao dermatologista.Ele perguntou se eu tinha alergia a borracha?Disse que não .Nunca tive.Ele falou que parecia de luva de látex.Aí me lembrei que coloquei a luva sim pra fazer limpeza, no final de semana.Não lembro se coloquei no sábado,mas no domingo,tenho certeza,pois lavei o banheiro.No dia que ele falou isso parecia direitinho a marca como se fosse de uma luva.Ele passou prednisona 20 e tiabendazol 500,Parecia que o meu braço tava pegando fogo e também coçava desesperadamente.As bolinhas se transformaram em placas.Queria falar com o Médico,mas não consegui,Liguei pra alergologista e falei com outra médica.Ela pediu para parar com Altiva,pois não estava fazendo efeito e pediu pra trocar pra Ebastel eparar com Bertnovate e colocar Amilia um talco líquido.Não está adiantando nada,pois se propagou e já está nos dois cotovelos, Braço superior e no pescoço do lado esquerdo.Estou com muito medo.Me ajudem!!

    ResponderExcluir
  118. Ju: infelizmente não posso ajudá-la. As lesões na pele podem ser bem parecidas em doenças diferentes. Por isso, não é possível fazer diagnóstico ou indicar tratamento sem examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode incorrer em erros de diagnóstico e conduta médica. Conto com a sua compreensão. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  119. Boa noite. Me chamo Paula. De dezembro pra cá começou a sair umas manchas vermelhas nas minhas pernas que coçam muito, são como bolas vermelhas salientes mas não contém água. A princípio achei que fosse picada de pernilongo e tomei as devidas precauções, comecei a passar repelente, veneno , ventilador direto e passei a me cobrir todas as noites para evitar que me picassem, só que mesmo assim não para de aparecer mais e são várias e sempre uma próxima a outra não sei mais o que fazer pois coça muito e eu acabo machucando de tanto coçar. Estou com umas manchas horríveis que não saem . Já me disseram que pode ser do sistema nervoso ou de algum alimento. Sistema nervoso realmente da alergia? Eu nunca tive isso antes é a primeira vez. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  120. Uma coceira pode ter causas variadas, nem sempre alérgicas. Por isso, o caminho mais adequado é procurar um médico especialista em Alergia para investigar seu caso, examinar pessoalmente e assim poder fazer um diagnóstico e indicar tratamento apropriado.

    ResponderExcluir
  121. Boa Noite!
    Por favor me ajudem eu não sei mais o que fazer!

    minha filha de 5 anos esta com uma alergia na pele, são algumas bolinhas que lembram cravos vermelhos e as vezes fica igual espinha até aparece pus as vezes. Quando começa a melhorar só tem na maçã do rosto, mas quando esta em crise aparece varias bolinhas pequenas no canto da boca, no canto ao redor do buraco do nariz e no queixo. Ela já tomou antibióticos (amoxilina só piora a aparência), corticoides (ajudam mas, só um pouco), pomadas a base de corticoides(varias), pomadas para o tratamento de fungos(Ajudaram um pouco). Mas o que ajudou bastante foi que uma dermatologista disse que era para embebecer o algodão com agua boricada gelada e colocar no rosto dela e deixar secar. Isso melhora bastante mas não cura!
    A dermatologista não soube me dizer o que era, e estou numa fila interminável de uma biopsia no SUS e não tenho ideia de quando ela irá fazer esse exame. Apesar de nenhum medico dizer na da sobre isso eu não deixo ele comer chocolate. carne de porco, alimentos gordurosos, sucos ou tudo que tenha alta concentração de corante. Isso ajudou a ela não ter muita crise e recentemente descobri que peixe piora muito (ele comeu peixe na escola e ficou uns 4 dias com o rosto muito vermelho e coçando). Por favor me ajudem de alguma maneira! Estou desesperada de ver minha filha assim e logo no rosto ele tem vergonha de ir a escola, sair. Será que poderia ser verme? sangue sujo? É muito estranho só aparece no rosto, e com muito tempo de crise aparece na orelha as vezes com pus e doloridas, e percebi que no esses dias que aconteceu outra crise acho que apareceu uma bolinha no olho dela próximo da íris, ele ficou uns 3 dias com os olho vermelhos com se sempre estivesse com muito sono, fiquei lavando com soro fisiológico que ajudou e melhorou.
    Peço novamente que pelo amor de DEUS me ajudem!

    ResponderExcluir
  122. Sinto muito, mas não há como fazer diagnóstico ou indicar tratamento para sua filha sem examiná-la pessoalmente. Avaliar pela internet pode incorrer em erros e prejudicar a criança. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  123. Eu Moro Em São Paulo!

    ResponderExcluir
  124. Para localizar um médico alergista em S. Paulo, sugiro que procure no site da ASBAI (www.sbai.org.br). Clique na aba onde está escrito: “Público” e depois em : “Localize um especialista” Basta indicar o Estado e a cidade, e surgirão os nomes dos médicos portadores de título de especialista em Alergia e Imunologia na localidade mais próxima de sua residência. Gratos pela participação em nosso Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  125. GRATA!!!
    Quando eu entro não aparece nenhum!
    Moro em SP, bairro Helena maria, Cidade Osasco...
    o que vcs sugerem que eu coloque no "NOME"?
    Pois coloquei dermatologista, alergista, imunologia,etc..

    Obrigada por tudo!

    ResponderExcluir
  126. Escreva para nosso e-mail blogdalergia@gmail.com para que possamos ajudá-la a encontrar um médico portador de título de especialista em Alergia próximo de sua casa.

    ResponderExcluir
  127. Anônimo4/4/14 23:29

    Ola todos os dias ao tomar banho meu anus coca muito que chega ate machucar comecou a cocar apos minha ultima cesarea a 6 anos que medico procuro

    ResponderExcluir
  128. Aconselho que procure seu médico ginecologista. Se for detectada uma alergia ele encaminhará ao especialista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  129. Oi meu nome e diana estou com uma coceira no corpo e nas penas parece que se move e fica vermelhidão na pele não aguento mais pode ser alegria alguma coisa

    ResponderExcluir
  130. Diana: uma coceira na pele pode ter causas variadas e nem sempre a origem é a alergia. Para esclarecer sua dúvida e definir a causa de sua coceira, é essencial examiná-la pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  131. Oi estou com bolinhas vermelhos que se espalharam de um dia para o outro por todo, corpo e que cossam muito principalmente no horário da noite vocês poderiam me ajudar a descobri o que é? Obrigado!

    ResponderExcluir
  132. Tafarel: não é possível definir a causa de lesões na pele pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  133. gostaria de uma ajuda! de uns meses pra ca. eu percebi que toda vez que eu tou suada e levo chuva eu começo a me coçar e kda vez que me coço os caroços vai crescendo e fico como se tivesse intoxicada. o corpo todo, ate o rosto cheio de calombo vermelho que coça muito. sinto um queimor do calor e a agua da chuva como frio. a pele fica como se tivesse engilhada. principalmente rosto, barriga, costas e pescoço. é sempre assim ta fazendo sol ai do nada começa a chover os caroços começa a aparecer. ou a noite quando tou jogando bola que fico suada e começa a chover. gostaria da ajuda ja que aqui medico pra pele é bem dificil. o que vc acha que pode ser

    ResponderExcluir
  134. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  135. to com uma alergia na pele ,é uns carocinhos que parece que estou com frio mais não estou e quando coço ficar ressecado o que pode ser é no colo,ombros e costas ?

    ResponderExcluir
  136. Sinto muito, mas não há como fazer diagnóstico ou indicar tratamento para sua alergia na pele sem examiná-la pessoalmente. Avaliar pela internet pode incorrer em erros e prejudicar o tratamento. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  137. Oi quando eu mim coco ficar vermelho depois fica PRETO , E quando eu tomo uma queda ou quando tenho uma ferida o lugar depois ficar com mancha preta de algo .. O que é?? Mim respondam por favor Obrigada...

    ResponderExcluir
  138. ola mim chamo edwin tenho 21 anos de idade sempre que eu saio e fico suado sempre começo a mim coçar minha pele fica vermelhe começa a criar bolinhas em todo o meu corpo eu queria muito saber que tipo de alergia eu tenho

    ResponderExcluir
  139. Sabrina e Edwin: sinto muito, mas não é possível fazer diagnóstico sem examinar pessoalmente Nosso blog tem a intenção de esclarecer dúvidas e ensinar formas de prevenção e tratamento Mas, fazer diagnóstico pela internet pode resultar em erro. A nossa equipe está ao dispor na Policlínica Geral RJ Gratos pela compreensão.

    ResponderExcluir
  140. Bom dia, quando meus filho brincam comigo e passam os brinquedos em minha pele fica vermelho e logo começa a coçar e percebi que é qualquer toque pois passo os dedos com uma leve pressão e acontece a mesma coisa na maioria das vezes nas pernas mas logo se agrava e passa a coçar a nuca e em outros lugares com pelos me dar muito calor e normalmente diminui quando eu ligo o ar-condicionado ou lavo minhas pernas pois meu corpo esquenta muito que medico procurar e que nome devo dar a esse problema alérgica ou Irritação.Obrigado.

    ResponderExcluir
  141. Janderson: o seu relato sugere que possa ser um caso de dermografismo, mas não há como afirmar pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  142. Partes do meu corpo esquentam muito do nada e começam a coçar , o que pode ser? Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  143. Cristiano: sinto muito, mas não posso ajudar. Não é possível afirmar a causa dos seus sintomas sem examinar pessoalmente Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento Aconselho que procure atendimento médico tradicional na forma de uma consulta. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  144. Boa noite meu nome e Camila Dardane estou gestante de 24 semanas e a minha mae desenvolveu uma coceira alérgica que começa acima do joelho ate a altura da cintura e abaixo dos seios onde fica o sutiã ate a cintura, estou preocupada, existe a possibilidade de ser rubéola? Essa reação alérgica e somente nas áreas que descrevi. Por favor tirem essa minha duvida pois estou muito preocupada comi isso por causa da minha gestação. Minha primeira gestação, não quero que nada aconteça com minha bebe. Aguardo a resposta de vcs. Obrigada.

    ResponderExcluir
  145. Camila: sinto muito, mas não posso ajudar. Não é possível afirmar a causa das lesões que sua mãe apresenta sem examinar pessoalmente Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento Aconselho que leve sua mãe para uma consulta médica para que seja orientada adequadamente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  146. Meu filho de um ano e seis meses está com uma coceira muito intensa coça mais a noite e quando ta calor já fui para vários médicos e disseram que era escabiose fiz o tratamento mais não melhorou depis disseram que era dermatite atopica e alergia a corante nao sei mais o que fazer por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
  147. Nessa: uma coceira pode ter causas variadas e nem sempre a alergia está relacionada. Compreendo sua preocupação, mas não tenho condições para emitir um parecer sobre seu filhinho através deste aconselhamento na internet. Para opinar, é essencial avaliar seus dados clínicos de forma criteriosa incluindo seus antecedentes pessoais e familiares de outras alergias, dados do exame físico, condições de hidratação de sua pele, etc. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo(a) no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  148. boa tarde meu filho vestio uma camiseta e começou a se coçar embaixo do braço nas axilas só de um lado , são umas bolinhas vermelhas juntinhas sera que é da alergia que ele tem a acaro e insetos ? ele ja fez exames quando era pequeno e detectou alergia a insetos e acaros num sei o que é realmente mas coça bastante

    ResponderExcluir
  149. O seu relato não sugere que a coceira apresentada por seu filho tenha relação com a alergia a ácaros e insetos. Mas não é possível afirmar sem examiná-lo. Aconselho que o leve a uma consulta com alergista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  150. Anônimo5/6/15 12:01

    Ola meu nome é mailson queria saber porque minha pele começou a poucos dias a coçar e s vezes e um absurdo ficam pontinhos vermelhos na pele. Me ajude email:mailsonpapa68@gmail.com

    ResponderExcluir
  151. Mailson: o parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, você deve procurar atendimento médico. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao dispor para examiná-lo e prestar esclarecimentos. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  152. Anônimo9/6/15 19:18

    oi gostaria dr saber c oq sinto pode ser alergia e q ao me coçar muito fico empolada como c formiga tivesci me mordido e fika vermelho pode ser alergia???

    ResponderExcluir
  153. O seu relato não deixa claro que seja uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  154. Oi, surgiram nervuras semelhantes ao de verme de cachorro na minha pele, principalmente na região ao lado do joelho esquerdo, e em pouca quantidade no joelho direito. A coceira é incessante e minha pele está dura e muito dolorida, a coceira continua, mas apenas piora o quadro.
    Nunca tive catapora, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  155. Bom dia. O seu relato não sugere que seja uma catapora. Mas não é possível fazer diagnóstico pela internet. Aconselho que procure atendimento médico para que seja orientado de forma adequada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  156. oi boa noite, tenho 41 anos, sou do sexo masculino, e ha aproximadamente 5 anos minhas pernas estão com a pele seca, e com a forma de pele de cobra, e isso ainda causa muita coceira, não dá bolhas e nem vermelhidão. tomo cloritrato de hidroxizina om frequencia para aliviar a coceira, 1 comprimido a cada 3 ou 4 dias, quanto comecei a tomar tomava 1 a cada mes e estou reduzindo devido a coceira que me incomoda

    ResponderExcluir
  157. Boa noite, Arley Arcanjo Rafael. Dar diagnóstico de lesões na pele sem examinar é extremamente complicado e não seria correto de nossa parte. Partimos do princípio que só por a pele estar ressecada, ela já coça, e esse geralmente é o fator que mantém o prurido. Os antialérgicos são medicações que controlam o sintoma, e não a causa da sua coceira. Por isso, procure atendimento médico de um especialista, apara que você possa ser diagnosticado e tratado de forma correta. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  158. Quando corro ou ando rápido na esteira não da 5 min tenho q parar pois minhas pernas começam a coçar depois ficam com pontinhos vermelhos...o que será q e ..pois queria muito poder perder uns quilos só q essa coceira não me deixa..

    ResponderExcluir
  159. Existem diversos fatores que poderiam causar o sintoma descrito, como por exemplo, uma reação ao suor ou ao aquecimento cutâneo. Contudo, n]ão é possível orientar sem examinar pessoalmente É aconselhável que procure um (a) alergista para orientar de forma adequada e segura, Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  160. Boa noite. Tenho um filho de 7 anos e há 2 meses atrás ele teve zica e permaneceu c os sintomas por alguns dias...Alguns dias depois, ele vem apresentando quadros de alergia que cocam muito e deixa o corpo dele empolado...O que seria isso?

    ResponderExcluir
  161. Flávia: lesões na péle precisam ser examinadas pois lesões parecidas podem ocorrer em doenças diferentes. Aconselho que leve seu filho a um alergista. Só assim será possível afirmar o que causa as lesões apresentadas por ele. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  162. Ola meu nome e Daniel eu tenho 16 anos , eu queria saber porque quando eu fico nervoso ou empolgado começo a ficar quente ai começo ;coçar meu corpo começa a pinicar coçar mais ai em alguns segundos passa essa coceira mais não fica vermelho nem bolha nem nada nem inchado aonde tava coçando mais isso só acontece quando eu fico bravo empolgado fico com medo ai começa a pinicar tudo (aguardo resposta) agradeço desde já

    ResponderExcluir
  163. Daniel: Compreendo sua preocupação mas não tenho condições para afirmar a causa de sua coceira pela internet, sem examinar pessoalmente. Conto com a sua compreensão. Aconselho que procure um(a) alergista. A nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica RJ. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  164. Sofro d tripofobia e cada cada vez q vejo algo referente a isso Mem causa uma coceira no corpo todo q da até raiva e agora ta aparecendo um monte d sinais t ficando preocupado.

    ResponderExcluir
  165. O seu relato não sugere que possa ser uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  166. Olá! Tenho uma alergia há anos na pele, começou aparecendo no meu ante braço, eu achava q era das pulseiras, formavam bolinhas e caçavam mt, ficava irritado inchado, feio mesmo! Fui no médico depois de um tempo, ele passou pomada velerato de betametasona uma coisa assim, e n resolveu, fui em vários até q passaram um.comprimido p alergia q n lembro o nome e mais uma pomada p coceira! E depois de nada resolvido novamente procurei um dermatologista, pois tive apenas uma crise feia do corpo todo coçando, daí em diante de tempos em tempos percebi que uma bolinha pequena de picada de inseto assim eu vi, ficava dolorida e começava a coçar quando via espalhava e ficava enorme e inchada! E depois c o tempo vai escurecendo e some! A medica q fui disse q n sabia o q era , era p usar a pomada e depois pensar em fazer um biopsia se n resolvesse, n retornei as consultas. Este ano tive duas crise esta agora é a segunda, apareceu nas regiões posterior coxa ao lado da axila e n sei ms o que fazer! O que pode ser? Posso enviar as fotos p seu email!

    ResponderExcluir
  167. Jackeline: coceiras na pele podem ter causas variadas e nem sempre são causadas por uma alergia. Analisar fotos na internet pode gerar erro. É aconselhável que procure uma consulta para que seja examinada pessoalmente. Estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  168. Bom dia,estou com varias manxas vermelhas no corpo,e gostaria de saber qual o melhor medicamento para tratar intoxicação por álcool e cocaína.
    Desde já agradeco!

    ResponderExcluir
  169. O Blog da Alergia obedece a norma do Conselho de Medicina: não é permitido prescrever ou mesmo indicar nomes de medicamentos pela internet. Para medicar, é essencial examinar o paciente. Você deve procurar atendimento médico pessoalmente.Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  170. Boa tarde! Já não sei o q tenho.. Minha pele começa a coçar ai eu coço logo em seguida fica vermelha e saem bolhas de água onde coço.. Já fui em várias Dermat e não achei solução .. 😔

    ResponderExcluir
  171. Cris: sinto muito, mas não tenho condições para ajud=a-la pela internet. Uma coceira pode ter causas variadas, nem sempre alérgicas. Por isso, o caminho mais adequado é procurar um médico especialista em Alergia para investigar seu caso, examinar pessoalmente e assim poder fazer um diagnóstico e indicar tratamento apropriado. Remédios não resolverão o problema se a causa da coceira não for detectada e combatida. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  172. Olá tenho um filho de 1e cinco meses faz três dias que apareceu umas picadas nele até entanto achei q algum bichinho tinha picado so que elas sumirao depois de umas 7horas elas voltaram mais no corpo todo levei ele no hospital e o médico deu uma injeção aí sumio só que agora essas picada vai e volta umas três vezes por dia o que pode ser

    ResponderExcluir
  173. Boa noite. Peço que nos compreenda, mas não temos como orientar e medicar lesões de pele sem examinar. Entre em contato com seu médico(a) assistente, ou procure um especialista. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  174. Olá gente, estou desesperado, meus braços e principalmente antebraços começaram a coçar de forma desesperadora neste verão, ano passado eu tive esse mesmo problema, fui ao hospital tomar injeção 2 vezes porque o problema não passava, tomei antialérgicos e nada, este ano ela esta começando com menos força que da outra vez mas já esta bem insuportável, me coço o dia inteiro e quando saio no calor piora muito, quando fico no ar-condicionado diminui, a noite tenho que passar gelo nos ante-braços para aliviar tamanha coceira, não sei o que fazer porque não tenho plano de saúde e não tenho dinheiro no momento para ir em um alergista, me ajudem a aliviar esse problema enquanto tento arrumar dinheiro para ir no alergista por favor!!!!o que pode ser isso? Trabalho debaixo do sol no período da manha, passo protetor solar mas nada adianta, já troquei o protetor solar para o Neutrogena mas nada. Gente o que eu tenho? o que eu faço?

    ResponderExcluir
  175. Sinto muito, mas não tenho condições para ajudar. A coceira pode ter causas variadas e nem sempre é alérgica. Por isso, não é possível afirmar a causa nem afirmar pela internet o que voce tem. É essencial investigar seu caso e examinar pessoalmente para poder fazer um diagnóstico e indicar tratamento apropriado. Remédios não resolverão o problema se a causa da coceira não for detectada e combatida. Conto com a sua compreensão. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  176. Olá, fui picada por formigas enormes e no dia seguinte minha garganta inflamou e estou com o corpo todo empolado e coçando muito e dando bolinha de pus na boca lábios inferiores e nas axilas

    ResponderExcluir
  177. Olá, bom dia. Procure atendimento médico. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  178. Ola ,queria fazer uma pergunta ,
    Minha pele começou com uma coceirinha no ante-braço e dali surgiu um ferimento e passado um mes ela cresceu mais e onde coçava antigamente ficou uma mancha branquinha e na nova tem algumas feridinhas e ainda coça bastante . Sera que pode ser uma alergia ao calor ? Ou nao?
    Aguardo a resposta obriigada!

    ResponderExcluir
  179. Não sei, Thifany Hellen. Para afirmar se é uma alergia ao calor, é preciso examinar você pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ para analisar seus dados clínicos, examiná-la e prestar esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  180. Ola tenho uma coceira a 2 meses sem lesão, pinica meu corpo todo e fica como se algo me picasse por baixo da pele. Não consigo associar a nada essa coceira

    ResponderExcluir
  181. Se sua coceira já dura dois meses, a minha sugestão é que você procure atendimento com alergista para investigar seu caso, examinar pessoalmente e assim poder fazer um diagnóstico e indicar tratamento apropriado. Remédios não resolverão o problema se a causa da coceira não for detectada e combatida. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  182. Estou me cossando a 2 semanas a pele chega está grossa. Estava fazendo tratamento com lansoprazol achei melhor parar mesmo assim já tem 3dias que parei mais ainda está coçando ainda pode ser reação ao medicamento, se é dura quanto tempo ainda.

    ResponderExcluir
  183. Uma coceira pode ter causas variadas e nem sempre está relacionada com a alergia. Não é possível afirmar se sua coceira foi causada pelo medicamento lansoprazol. É essencial examinar você. Se a medicação foi suspensa e a coceira continua, é aconselhável que procure atendimento médico pessoalmente. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  184. Bom dia! Estou com um problema na pele que não acho a solução já fui em alguns médicos sem sucesso . Minha pele coça aí eu coço com a unha e logo em seguida no lugar que cocei nasce bolha d água aí coça muuuito eu coço aí estoura essa bolha nasce feridas isso está no meu corpo todo

    ResponderExcluir
  185. Cris: sinto muito, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, você deve retornar ao médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  186. Olá pq quando cabelos tocam em mim fico me coçando e inchada

    ResponderExcluir
  187. Silvana: não entendi sua dúvida. Por favor escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com informando mais detalhes para que possamos ajudá-la. Gratos por seu contato com o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  188. BOM DIA!!
    MINHA MÃE ESTÁ COM 78 ANOS, COMEÇOU COM UMA COCEIRA NOS OLHOS, AGORA ESTÁ EM TODO O CORPO, APENAS COÇA MUITO, PORÉM NÃO FICA VERMELHA NADA,O QUE PODE SER??
    MUITO OBRIGADA
    PATRICIA

    ResponderExcluir
  189. Boa noite Idosos podem ter coceiras na pele sem que seja uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar sua mãe pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  190. Ola! Apareceu bolinhas no meu rosto e minha pele esta toda vermelha, também apareceu queimaduras de baixo do meu olho oque são? Qual o tratamento ???

    ResponderExcluir
  191. Kauane: pele tem que ser examinada! Lesões parecidas podem aparecer em doenças diferentes. Por isso, não é possível dizer o que é ou indicar tratamento sem examinar você Aconselho que procure atendimento médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  192. Boa noite sou janecleide bem eu sei que fevo procurar um especialista mas converso q as vezes sinto medo. Ha algum tempo venho notando algumas diferenças em meu corpo primeiramente foram em minhas pernas elas começou a resecar aparecendo umas manchas brancas parecendo com camadas a coma dos joelhos depois foi esbandindo passou mas para baixo das pernas. E agora minha pele corça muito principalmente o rosto braços e percebi tbm qie estar aparecendo umas manchas pareceçem caroços pequenos e a vermelhados mas nao sinto quando passo a mão e fico em duvida que seja caroço ou manchas. Tenho medo pq fico na duvida e sem coragem de procurar um profissinal.

    ResponderExcluir
  193. Janecleide: compreendo seu sofrimento e gostaria de poder ajuda-la. Mas não é possível afirmar o que está acontecendo com você sem examinar pessoalmente. Recomendo uma consulta para o médico possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  194. Há já algum tempo que tenho muita coceira de noite nas pernas e só melhora se tomar um banho frio.Agora disseram para tomar um comprimido de atarax ao deitar
    Será que isto é alérgia ao calor? Tenho 82 anos mas as minhas análises estão boas ! Ajudem-me deem uma opinião ,obrigada

    ResponderExcluir
  195. Maria: Bom dia. A coceira pode ter causas variadas. Nem sempre é alergia. As 82 anos, a causa mais comum é o prurido senil, resultante das modificações da pele na velhice. Para opinar sobre seu caso, só examinando pessoalmente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  196. Anônimo2/8/16 23:22

    No meu corpo apareceu umas coçeira ela eh redonda e cheio de bolinhas coça muito

    ResponderExcluir
  197. Olá, meu caso é o seguinte, sempre que começo a me movimentar e fazer um esforço mais, Minha pele começa a queima, dói muito, pareço estar em chamas. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  198. A sua pergunta ficou incompleta. Convido que escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com informando mais detalhes para que possamos ajudar. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  199. Neto Laurentino: o seu relato sugere que possa ser uma reação física induzida pelo exercício ou pelo suor. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  200. Olá, eu queria saber se estou com alergia. Porque sempre que me deito na minha cama as partes laterais da minha barriga começam a coçar, ficam com umas manchinhas brancas, as vezes arde um pouco, e também tem umas manchas meio escuras, mas não muito. Me tirem essa dúvida, boa noite.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno