Pular para o conteúdo principal

Dicas para quem tem urticária

Comentários

  1. oi.sou o luciano a um ano estou sofrendo com coceiras que começao as 6 da manha e vao ate meio dia, depois passa, todos os dias.. nao tenho manchas e sim bolinhas que causa uma coseira intensa chego a surtar e elas nao vao embora permacem cosando dia a dia fui a um alergista estou esperando os resultados.ele disse que é urticaria esse mal pode ser em forma de bolinhas ou só de manchas ou inchaço.mas fica aqui uma palavra amiga aos nossos irmaos que sofrem tanto quanto eu nao perca a esperança tenha fé em deus ele carregou a cruz nos temoss que carregar as coceiras e que ele tenha piedade de nos.OBRIGADO

    ResponderExcluir
  2. Luciano: a urticária se caracteriza por se acompanhar de coceira intensa e por lesões de tamanho variável, que se localizam ora em uma parte ora em outra do corpo e têm duração fugaz. O uso de antialérgicos (antihistamínicos) pode amenizar a coceira até que o médico possa detectar a causa do problema. Agradecemos sua visita e suas palavras de apoio aos pacientes que sofrem com o mesmo problema.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2/3/14 17:54

    ola,estou aguniada a mas de 3 anos.quase naum saiou de casa.tenho urticaria cronica,e para completa,estou uma semana com a pele,queimada ,do pe ate o pescoço.estou tomando antibiotico e dois anti alergico,o q sera q surgiu a queimadura,na minha pele.nossa minha pele esta horrivel.peço orientaçao a vcs e ajuda .monica luz

    ResponderExcluir
  4. Monica: Compreendo seu sofrimento, mas peço sua compreensão: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Para fazer o diagnóstico, as lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com sua história clínica. A análise pela internet pode induzir a erros de diagnóstico e conduta. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tive minha 1° urticária aos 11 anos (reação a alimento) foi horrivel, só agora com 21 anos voltei a ter, entrei em desespero, tenho um filho pequeno e amamento, morri de medo de passar pra ele na hora que começou a aparecer, era umas 4 da manha, quando amanheceu nao tinha mais nada nen entendi começei a pesquisar e achei sobre urticária, na outra noite foi pior, fui pro medico no outro dia tomei remedio por 10 dias e sumiu naqueles dias eu tomei DICLOFENACO E DIPIRONA possivelmente os causadores,hontem após 11 dias tomei um medicamento contendo DIPIRONA e hoje de manha quando acordei minhas pernas braços costas tudo empolado corri pro hospital, O medico me passou outro medicamento, vamos ver amanha cedo, O ruim e que esquenta mto e ai coça, toda hora to tomando banho, sempre fui muito alérgica mais esta URTICÁRIA me surpreendeu nao vejo a hora dela sumir da minha vida.

    ResponderExcluir
  6. Feer: o tratamento da urticária se baseia na pesquisa, detecção e controle das causas envolvidas, que variam em cada paciente. O seu relato sugere que a causa preponderante no seu caso seja a reação aos medicamentos analgésicos e antinflamatórios. Aconselho que procure um alergista para fazer o diagnóstico e orientar a conduta apropriada para seu caso, Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde! Me Chamo Leonardo tenho 25 anos, gostaria de primeiramente Parabenizar pelo excelente trabalho.
    Meu caso e o seguinte, a Pouco mais de 1 mês, notei que ao fazer esforços físicos que seja uma pequena caminhada, meus punhos, mãos, peitoral e parte superior dos pés e cabeça começa a coçar, uma coceira muito irritante que me obriga a parar de fazer o que estou fazendo. estive pesquisando na internet e pelos sintomas vi que poderia ser urticaria colinérgica, mas como? nunca tive estes sintomas, estou desesperado, estou tomando polaramine 6 mg ele me alivia, mas eu não quero ficar tomando remédio a vida toda. gostaria de saber o que eu faço? o que pode ocasionar estes sintomas e se isto tem cura?

    ResponderExcluir
  8. Leonardo: a urticária colinérgica é classificada no grupo das urticárias físicas, ou seja, quando as lesões na pele são desencadeadas por estímulos físicos. "Colinérgica" é a urticária que pode aparecer após atividades que aumentem a temperatura corporal: banho quente, exercício, febre, estresse emocional. Mas, o primeiro passo é buscar atendimento especializado para confirmar o diagnóstico e só assim escolher o tratamento adequado para seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  9. Já tive a oportunidade de comentar sobre a primeira crise dessa "chatice"que é a urticaria.Por 5 anos,e a cada ano eu tive uma crise. Percebi que era sempre depois do natal.Então,comentei com a alergista.No teste de alimmentos acusou o amendoim.Do amendoim eu comecei a desconfiar das nozes, amendoas....Foi no ultimo natal que eu comi feijão,arroz e ovo (por opção) e foi aí que as nojentas não surgiram. Depois de 9anos, acordei cheia de calombos nas nádegas.Isso foi o dia 11 de julho de 2014.De lá pra cá, estou usando hixizine, allegra 180,cortando a cafeína e com aquela dieta em que a gente não sabe o que comer.Até os meus trigos integrais,chia, gergelim e adoçante eu estou dando um tempo. Pois eu estava me alimentando com esses produtos pouco antes das "nojentas"ficarem agressivas comigo.Não posso segurar bolsa pesada nos braços,porque nesses lugares formarão placas parecendo "lacraias".outra coisa: estou dormindo só de camiseta e lençol quase não cobrindo as pernas.Percebi que pernas geladas elas ficam inibidas e não fazem aqueles "cachos " nas pernas.A coceira eu consigo suportar.Na primeira vez que tive( anos passados)eu coçava tanto que quando eu tomava banho a minha pele ardia.Eu acabava ferindo.Eu espero que a medicina crie uma vacina para nos imunizar .Só Jesus conhece esse sofrimento.

    ResponderExcluir
  10. A urticária é uma doença multifatorial que envolve no seu tratamento uma série de cuidados. Converse com seu médico ele é a melhor pessoa para ajuda-la.

    ResponderExcluir
  11. Olá meu nome é Ana há quase cinco anos venho sofrendo mt com urticaria, já passei em dois alergista e n estou tendo sucesso. Já fiz uso de vário remédios mas hj em dia n faz tanto efeito. Hj em dia uso hidroxizine . Mas não está adiantando. O único que tira o inchaço e prednisona. Mas sei que me faz mal. Estou desesperada queria minha vida normal de volta esse seria o melhor prêmio. Quando fico nervosa fico toda vermelha e quente. A cada dia piora . . Não posso treinar..nem ter uma vida normal. Me ajudem :( não sei se esmalte chocolate faz mal . A alergista disse Q não. Mas n entendo

    ResponderExcluir
  12. Ana Paula: Compreendo sua preocupação e seu sofrimento, mas não sei de que forma posso ajudá-la através de um contato na internet. A urticária é uma doença complexa e necessita o conhecimento e o exame do paciente para detectar sua(s) causa(s). Por isso, não tenho condições para afirmar se esmalte e chocolate podem contribuir para agravar sua alergia Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  13. maravilhosos me ajudaram muito abrçs

    ResponderExcluir
  14. Lia: muito obrigado. As suas palavras são um estímulo ao nosso trabalho voluntário. Aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e receber gratuitamente nossos textos diretamente em seu e-mail

    ResponderExcluir
  15. Boa noite.
    Gostaria de indicação de médicos especialistas em urticária aqui na Bahia, de preferência para crianças. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Os médicos portadores de título de especialista em Alergia e Imunologia estão aptos a atender os casos de urticária em crianças e adultos. Sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  17. Oi estou com a coceira tem 4 dias pela avermelhada tipo uma cabecinha branca,nunca dei isso.
    To de resguardo tem 38 dias,e estou amamentado,isso pode passar p meu filho?
    Ate 35 dias estava comendo sopa de legumes,sopa de frango ,chás e bolacha de agua e sal.
    Três dias atrás comi um x salada e no dia seguinte suan de porco!
    Meu parto foi cesária ,e n sei se TB tomei aquela vacina contra gripe!
    O que faco p aliviar a coceira ,já tomei fermegan,
    Passei pomada imisti e to tomando o comprimido celergin ,e ate hj n vi resultado a pomada alivia no momento a coceira depois volta!
    To com a pele cheia de calobo meu peito então nem se fala!
    Por favor mi ajude!
    Grata !simonneamarall@gmail.com.co

    ResponderExcluir
  18. Simone: sinto muito, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Além isso, você está amamentando e não pode tomar qualquer tipo de remédio. Se as lesões estão persistentes, você deve procurar atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  19. Por favor me ajudem, não sei mais o que fazer, tenho urticarias há muitos anos, uns 15 anos, mas era só de um lado das costas, qdo resolvi me tratar procurei um medico e me passou antialérgicos, vários, mas ao invés de ajudar os atialérgicos fizeram efeito contrario, aumentaram mais as urticárias, se espalhraram pelas costas e tbm na barriga, fiquei desesperada, procurei outros médicos, fiz testes de alergia, vários exames de sangue, e nada, td normal, e elas continuam no meu corpo, costas, bariiga, todos os dias, agora ja desanimada procurei um homeopa, comecei um tratamento homeopático e novamente as urticarias aumentaram, agora ta saindo tbm nos ombros e pescoço, por favor me ajudem, não sei mais o que fazer, parei cm a medicação, a médica disse pra continuar, mas como vou continuar se elas aumentaram, não sei mais o que fazer, gostaria de saber pq isso acontece, os medicamentos que deveriam ajudar pioram, estou desesperada.

    ResponderExcluir
  20. Sinto muito, mas não sei como ajudar você. Não é possível fazer diagnóstico ou prescrever medicações pela internet. A nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica RJ para analisar seu caso e opinar de forma apropriada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  21. Através dessa mensagem falar sobre o problema que tive de alergia uma urticaria na pele,onde procurei tratamento com vários Dermatologistas, na época eu fiquei muito triste e muito nervoso, pois percebi que quando não se acha uma resposta para o que esta acontecendo, com todo respeito, mas todos colocaram a culpa no sistema psicológico. Por 5 anos tomei Hidroxizina. Pois bem. Um Hematologista me pediu um exame de Vitamina C e acusou muito, muito baixo no sangue, tomei a reposição da vitamina C, e de fato as urticarias se extinguiram. Nunca acreditei que seria psicológico, mesmo chateado com isso, mas acho que a informação e valida para passar para outras pessoas que sofrem dessas urticarias. obrigado e bom dia.

    ResponderExcluir
  22. Antonio Marcos: obrigado por seu depoimento. Cada pessoa é única e por isso uma mesma doença se manifesta diferente em cada paciente. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  23. Olá, como estou a procura de uma orientação, encontrei o blog e minha pergunta é sobre a urticária provocada por medicamento para disfunção erétil. Tomei Cialis- 10 mg - e, horas depois começou uma coceira intensa pelo corpo. No dia seguinte, estava com placas vermelhas nos braços. Tomei um anti-histamínico e melhorei. Pergunta: se continuar tomando o medicamento e tendo urticária (ou o que quer que seja) posso controlar com um anti-histamínico ou é perigoso?
    abs

    ResponderExcluir
  24. Antes de mais nada é essencial que seja avaliado por alergista para que se estabeleça um diagnóstico. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Não recomendo que tome a medicação sem antes procurar atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  25. Meu nome é Ana Eu tive uma alergia q foi tudo rápido, aí eu fui para três alergista e todos falaram que era urticaria e só passava remédio e eu tomando e nada resolvia, aí depois de um ano e meio às minhas mãos deu umas bolinhas que cosava e estourava e foi abrindo a pele aí procurei outro médico que falou que euja estava com a urticaria crônica e que não tinha mais geito e os exames que eu fiz não deu nada.

    ResponderExcluir
  26. Ana: chama-se de urticária crônica quando a doença já dura mais do que 6 semanas e ocorre na maioria dos dias. Quando a urticária crônica não têm origem definida mesmo após a realização de uma série de exames. ou seja, é desencadeada espontaneamente, é chamada urticária espontâneas ou idiopática. Otratamento é com anti-histamínicos (antialérgicos) em doses altas ou combinando antialérgicos diferentes. Recentemente foi lançado um tratamento (ainda em fase de liberação pela Anvisa) com anticorpo monoclonal, que mostra bons resultados no controle da doença. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  27. Olá minha filha Thalita ta com uma urticária horrível ela diz que coça muito e fica inchado aonde ela coça. Tenho medo de da tudo pra ela. Vocês poderiam me dar dica do que eu posso da pra ela? Por favor me ajudem to desesperada.

    ResponderExcluir
  28. Marcinha: peço sua compreensão, mas nosso blog obedece a norma do Conselho Federal de Medicina. Não é permitido prescrever ou indicar nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  29. Por favor, falem sobre angioedema. Tenho 37 anos. Nunca tive antes, mas após um momento de estresse acordei no outro dia com o inchaço no lábio superior. Fui ao pronto Socorro, fui diagnosticado com isso. Agora desde então se me estressar vem o inchaço. Esses dias senti na garganta e nariz... fiquei bem desesperado... mas depois voltou ao normal. Mas isso tem cura?! Veio do nada e vai embora do nada. Sem medicamentos.

    ResponderExcluir
  30. Bruno: Angioedema é uma forma de urticária que aparece como um inchaço nas partes mais profundas da pele, em especial nas partes moles como lábios, pálpebras e genitália. Pode aparecer isoladamente ou associado à placas de urticária na pele. Em alguns casos, pode se associar a dor ou sensação de queimação. O angioedema pode ter origem alérgica e ser causado por fatores variados, sendo os medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos os mais frequentes causadores desta patologia. Alguns remédios anti-hipertensivos como os chamados inibidores da ECA podem provocar angioedema em algumas pessoas. Em alguns casos os alimentos podem estar implicados, bem como os conservantes (aditivos alimentares).
    O tratamento do angioedema não deve se resumir ao uso de remédios, mas é preciso investigar e afastar as causas. O ideal é procurar um(a)alergista para uma orientação adequada. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde, tenho urticária e angiodena na garganta, gostaria de saber se posso tomar zoladex.

    ResponderExcluir
  32. Elianna: os dados que envia em seu relato não permitem uma orientação segura. É essencial conhecer os seus dados clínicos de forma criteriosa. Por isso, é aconselhável uma consulta feita pessoalmente. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  33. Olá,desde agosto estou realizando vários exames e já fui há 3 alergistas e 1 dermatologista. Foi constatado que tenho urticária de pressão. Nos exames de saiu que tenho alergia a 2tipos de ácaros, barata, picada de pernilongo, formiga e abelha. O antialérgico que dá melhor resposta é o hixizine. Então tomo um de efeito 24h (Ebastel)que não segura a manifestação alérgica totalmente, às 12h e hixizine pela manhã e noite. Mesmo assim, tenho que evitar encostar em tudo. O alergista recomendou as vacinas para ácaro. Vocês acreditam que a vacina irá resolver? Meu estado emocional foi bastante afetado pela ineficiência dos medicamentos. Até parei de frequentar a academia. Obrigada.

    ResponderExcluir
  34. RÔ: sinto muito, mas não tenho condições para ajudá-la Para analisar o seu tratamento e para opinar sobre a vacina é essencial uma consulta pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Conto com a sua compreensão. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  35. A muitos anos sofro com Alergia, histamim e loratadina pra mim é igual agua, depois o médico me passou Alegra, no começo até deu uma aliviada mais agora não, então me indicaram uma injeção "Diprospan", ela é muito boa e funciona , só que essa injeção não é bom ficar tomando direta , não sei o que fazer , ja descobri que carne de porco não posso comer mais mesmo qdo não como tenho alergia tb , convivo diariamente com coceira gostaria tb de uma solução :(

    ResponderExcluir
  36. Conrado: a solução que busca não está na internet. Para orientar com segurança é preciso examinar pessoalmente. A injeção não pode ser feita por conta própria. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  37. Olá, boa tarde!

    Primeiramente gostaria de dizer que adorei o blog! É muito legal ter varias informações sobre alergia concentradas em um lugar só.
    Tenho urticária há algum tempo, mas ainda não descobri a causa, pois após mudar de cidade não encontrei nenhum alergologista especializado.
    Vocês possuem indicações de alergologista, especializado em pele, em São Paulo/Capital?

    Muito Obrigada!
    Parabens pelo Blog!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  38. Stephanie: Bom dia. Os médicos especialistas em Alergia e Imunologia são capacitados a tratar da urticária.

    Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em sua cidade, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada.
    Agradeço em nome da equipe do Blog da Alergia. As suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário.
    Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Brevemente lançaremos um livro para leigos sobre a urticária. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  39. oi meu nome e cintia tenho urticária cronica a 13 anos.numca descobri a causa tomo antihistamínicos que as vezes não resolvem e preciso tomar corticóides,sinceramente estou estressada e desperançosa porque as medicações com o tempo não estão fazendo mais efeito.e principalmente porque o tratamento é caro e sem muitos resultados.

    ResponderExcluir
  40. Cintia: Boa noite. Existem modernos medicamentos`- anticorpos monoclonal - que são eficazes no tratamento de sua urticária. Procure um(a) alergista para orientá-la. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  41. Eu tenho 2 anos e que eu faço exames tomo vários remédio e nada. de melhora cada dia piora mais .eu tenho urticaria crônica e não aguento mais toma tanto remédio .já fiz o exame cultano

    ResponderExcluir
  42. É provável que você apresente um tipo de urticária chamada de "urticária crônica espontânea", onde a causa nem sempre é identificada. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Doutor, eu tenho urticária". Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  43. Olá...estou muito feliz por este site
    Tenho 45 anos, Nunca tive alergia a nada....uns três meses atrás fiz uma infiltração na coluna aí logo em seguida meu corpo ficou todo pipocado...pensei que ia sarar logo mas no dia seguinte ocorreu de novo aí fui correndo para o hospital..fui medicado aí fiquei uns trinta dias sem ter as urticária estava tomando o alektos...mas só de parar o medicamento ataca de novo...agora eu tenho uma dúvida ontem tomei a injeção dá gripe aí a urticária atacou meu rosto nunca tinha ocorrido antes....será que foi por causa dá injeção...
    Fico no aguardo....e se tiver alguém para trocar ideias e experiências sobre a urticária entre em contato por email... mariotaketa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  44. Olá...
    Você conseguiu curar ou controlar sua urticária?.

    ResponderExcluir
  45. Mario: a urticária pode ocorrer por fatores variados e nem sempre decorre de uma reação alérgica (imunológica). Enviei para seu e-mail uma cópia em PDF do livro: "doutor, eu tenho urticária". Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  46. Mario: não entendi o seu segundo comentário. Por favor, reescreva. Agradecemos seu contato com o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  47. Olá acho que escrevi errado...
    Fiquei muito feliz por ter recebido o livro em meu email...
    Obrigado

    ResponderExcluir
  48. Boa noite Mario. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia. Estamos ao seu dispor caso persistam dúvidas,

    ResponderExcluir
  49. Anônimo8/9/17 11:40

    Passar hidratante na pele ajuda a curar e urticaria?

    ResponderExcluir
  50. O uso do hidratante é importante para auxiliar na recuperação da pele. Mas, não cura a urticária. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  51. Ola. Vc ainda sofre de urticária? Ou ja passou?

    ResponderExcluir
  52. Não entendi sua pergunta. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Doutor, eu tenho urticária”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno