Pular para o conteúdo principal

URTICÁRIA: quem responde é o especialista




1.Estava com a garganta inflamada e tomei um antibiótico. No terceiro dia, fiquei todo empolado. O médico me disse que é urticária. O que é isso?
A urticária é uma doença alérgica que se manifesta na pele com manchas elevadas na pele, de cor avermelhadas e que coçam bastante. É uma doença comum e pode ocorrer em qualquer idade. As manchas podem variar de localização (por exemplo: aparecem ora no tronco, ora nos braços ou pernas). Podem durar pouco tempo (horas, dias) e mesmo se tornar crônicas, durando por meses ou até anos. No caso da urticária que surge após o uso do remédio, as lesões desaparecem com o tratamento e com a suspensão do uso do medicamento causador.

2.Eu sempre tomei o remédio e de repente tive urticária. Por que?
Ao contrário do que se pensa, a alergia não surge da primeira vez que se usa um remédio, mas sim com o tempo. O organismo primeiro precisa conhecer a substância química para depois se sensibilizar e assim surgir a reação alérgica.

3.Meus lábios incham de repente, ficam enormes e fico assustada. Já tive várias vezes.
Algumas pessoas podem apresentar uma inchação (edema) dos lábios e apresentar o chamado angioedema, que é uma forma de urticária. Atinge camadas profundas da pele e por isso, ao invés de surgirem as placas na pele, origina o edema dos lábios. Existem vários tipos de angioedema: o médico especialista em Alergia irá confirmar o diagnóstico, orientar a medicação e também pesquisará a causa envolvida. Sabe-se que os remédios, em especial analgésicos e antinflamatórios, são causas freqüentes de angioedema labial.

4.Um amiguinho do meu filho ficou com a pele cheia de placas vermelhas. A professora disse que é uma alergia chamada urticária. Tenho medo de que ele também pegue: é contagioso?
Não há razão para ter medo, pois a urticária não é contagiosa.

5.O médico passou um antialérgico mas fico muito sonolento. Isto me atrapalha no trabalho e até em casa, pois fico bocejando o tempo todo. O que posso fazer?
Os antihistamínicos ou antialérgicos são usados no tratamento da urticária, sob forma de comprimidos ou xaropes, proporcionando alívio da coceira e controle das lesões cutâneas. Existem diversos tipos de antihistamínicos, com ações similares, mas aqueles chamados de “primeira geração”, ou seja, mais antigos, tendem a provocar mais sono. Hoje existem os antihistamínicos não sedantes, chamados de “segunda geração”, que não provocam este efeito colateral. Converse com o alergista para que indique uma alternativa de tratamento.

5. Meu médico disse que tenho dermografismo.
Pode me explicar o que é?
É normal que a pele humana reaja a diversos estímulos ambientais físicos e pequenos traumas. Entretanto, em algumas situações, esta reação pode estar exagerada, surgindo o dermografismo, que é uma forma de urticária. Caracteriza-se pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Uma dica para diferenciar as duas doenças é que no dermografismo a coceira é intensa e surge primeiro. Depois que a pessoa se coça, surgem as placas ou “lanhos” na pele. Na urticária, as placas surgem primeiro e depois a coceira. Este fato ocorre porque no dermografismo, as lesões cutâneas surgem após o estímulo físico na pele, como é o ato de coçar.


Você tem mais alguma dúvida?
Envie para nosso e-mail e fale diretamente com os médicos da
Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Teremos prazer em responder.

Comentários

  1. Bom dia. Cetirizina é autorizada para uso na gestação. Mas, recomendo que converse com seu médico sobre a sua intenção de engravidar durante o tratamento. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Doutor, eu tenho urticária”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  2. Oi desde ja agradesso pela atençao e parabéns pelo belo trabalho de criar uma pagina onde possamos conversar sobre realmente uqui acontece



    Bom eu tenho 19 anos e desdo meus 12 anos mim aparece manchas vermelhas em formatos redondos e enchados em meu corpo e coçam bastante e quanto mais coça mais se espalha pelo corpo todo e somem quando menos espero...quanto mais nervosa mais enrritada fica vai tomando conta do meu corpo todo ...tem dias qui acordo com os braços empolados cheio de manchas e ai começo a fica nervosa e quanto maus nervosa mais corça acabo ficando sem paciencia e coço o corpo todo e quando vou v estar estar em toda parte .....tem vezes qui visto uma roupa e vou pra rua começo a suar e ai começa aparecer manchas nas partes da roupa na alça da blusa na centura do chort e se começo a coçar espalha pelo corpo todo ai toma conta da barriga pernas braços .....tem vzs qui acordo com uma mancha na testa vermelha e enchada como se eu estivesse batido a cabeça em algum lugar mais sei qui nao bati porque ao envez de doer o local coça e da pra perceber pq fica no formato redondinho certinho....sem contar as vezes qui acordo com meu labios totalmente enchados no formato de uma bolinha a primeira vez qui acordei com a boca enchada eu assustada e preucupada comecei a chorar e ficar nervosa sem parar e quanto mais mim estressava e chorava mais minha boca enchava ficou em um tamanho gigantesco e dezenchou quando eu comecei a mim acalmar ...fui ao medico varias vezes mais eles nunca mim disseram uquo realmente eu tinha teve uma vez qui chegaram a falar qui era dengue e muitas outras desculpas onde nao tinha logica mim dava cortecoide e mim mandavam pra casa muita das vzs fizeram isso com migo e eu passei a minha adolescência toda sofrendo por causa disso por penssar qui eu era diferente qui todos chorava muito e mim trancava dentro de casa nossa muitos anos sofrendo por isso pois ia pro medico e nenhum deles foram capaz de falar uqui realmente eu tinha apenas dizia qui era fora do normal e enventavam motivos onde nao existia e hoje eu com 19 anos resolvi pesquisar pois acordei com meu rosto enchado na parte da sambracelha labios e na testa e pelo fato de toda vez qui eu vou ao medico eles nao mim falarem nada resolvi nem iii entao agora eu pergunto eu tenho essa doença chamada de urticária? Na cidade onde moro nao tenho acesso a medicos de pele entao pessoa ajuda desses proficionais qui estao ai pra nos ajudar pra qui possa mim da uma resposta e uma soluçao doqui posso fazer ....

    ResponderExcluir
  3. O seu relato sugere que possa ser um caso de urticária e angioedema. Mas, é preciso examinar pessoalmente para confirmar o diagnóstico e para indicar tratamento.Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Doutor, eu tenho urticária”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  4. Olá, bom dia. Gostaria de saber se, mesmo depois de eliminar o agente causador, a urticária pode continuar por mais quanto tempo? A urticaria por alergia à medicamentosua pode se tornar crônica?

    ResponderExcluir
  5. Mariana Boa noite. Sim. A urticária crônica pode ter mais de uma causa ou evoluir e forma espontânea - onde a causa não é detectada.Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Doutor, eu tenho urticária”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite
    Meu bebê tem quatro meses faz quase um mês e não consigo resultado nenhum..
    Bom iniciou um vermelhidão no pescoço como brotueja. Passei pasta dágua não adiantou.. Parecia q estava no vivo..
    E quente o local mas somente o local do pescoço...
    Dai mostrei ao médico mandou dar vários banhos, limpar com soro e passar cutisanol pomada iniciei cinco dias e nada retornei me indicou Allegra pra dar a ele faz três dias está secando ah e a noite passar pó antisséptico e continuar durante o dia com o cutisanol...
    Porém por não poder agasalhar ele por via do suor e morar numa região fria engripou nariz entupido e tosse... Agora depois de três dias medicando ele Con o Allegra 2, 5 ml de 12 em 12 horas saiu bolinhas com pus pelo seu corpo e reparei q ele tbm quer coçar...
    Será q está melhorando?
    É uma reação alérgica!?
    O que será...???
    Fico no aguardo...

    ResponderExcluir
  7. Os bebês têm características especiais Sua pele é mais sensível e sua imunidade ainda é imatura. Nesta faixa etária nem todas as lesões na pele são causadas por alergia. A dermatite atópica pode ocorrer ainda no primeiro ano de vida e tende a evoluir para uma alergia respiratória. Aconselho que leve seu bebê a um(a) alergista. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  8. tenho urticaria cronica alergista me recomendo tomar injeçao de ige xolair mas e muito caro e pelo governo e muito caro antihistamico nao dao efeito continua saido bolas de coceira ardidas e de pressao que parecem que queiman começei a tomar predsilona e atualmente celestamine esto com a urticaria controlada tomo media 1 comprimido de celestamine por dia as vezes nem tomo mmas se aparecer alguma mancha tomo qual o mal de tomar celestamine por muito tempo mesmo em quantia bem reduzida como tomo

    ResponderExcluir
  9. Clairton Bom dia. Nao recomendo que faça isso. Não importa a dose, o corticóide (prednisolona, celestamine, etc) só pode ser usado por tempo prolongado com acompanhamento médico cuidadoso, pois pode causar efeitos colaterais graves. Recomendo que converse com sua alergista e peça que oriente a maneira de obter o medicamento anti IgE através da Defensoria Pública. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Doutor, eu tenho urticária”. Abraço, Fátima Emerson, médica coordenadora do Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  10. Tomei zentel e silimalon receitado pelo médico logo após me apareceu na pele costas e na parte do peito jogos pontinhos brancos e vermelhos que coçam é normal essa reação

    ResponderExcluir
  11. Julio: o aparecimento de lesões na pele deve ser investigado pelo alergista, para que possa ser orientado de forma adequada Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite!
    Tive bebe alguns dias e acabei tendo urticária mas como tô amamentando o médico não quis me passar medicação alguma. Acontece que piorou e eu não aguento mais a coceira, já tô a semanas assim. Posso usar alguma medicação?

    ResponderExcluir
  13. tou amamentando mas de 1 mes e gostaria de saber se posso toma maleato de dexclorfeniramina

    ResponderExcluir
  14. Bom dia. A medicação citada é autorizada para uso na gestação. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Doutor, eu tenho urticária”. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno