Pular para o conteúdo principal

Sinusite Alérgica


A palavra sinusite significa inflamação (“ite”) dos seios da face (“sinus”). É uma doença comum, tanto em crianças como em adultos, podendo ser causada por diversos mecanismos: infecciosos, alérgicos, entre outros. Dados estatísticos afirmam que em cada 100 pacientes que sofrem de rinite alérgica, cerca de 70 têm ou virão a ter sinusite. 


A sinusite é a complicação mais comum da rinite alérgica. Rinossinusite alérgica é
uma denominação mais adequada pois explica melhor esta íntima relação.

A sinusite é chamada de aguda quando é de início recente (cerca de 4 semanas) e de sinusite crônica, quando é antiga e já persiste há mais de 12 semanas. A sinusite pode se repetir em diversas ocasiões e neste caso é chamada de sinusite recorrente.

Seios da face (ou seios paranasais)

A cavidade nasal é constituída por vários ossos do crânio e da face, dispostos lado a lado. O frontal (na testa), maxilar (na região das bochechas, à direita e à esquerda) e o osso esfenóide são ocos e suas cavidades são chamadas de seios da face ou de forma mais correta, seios paranasais: seios frontais, seios maxilares e seios esfenoidais.  O osso etmóide também faz parte deste conjunto, possuindo pequenas escavações chamadas células etmoidais.


Os seios da face servem para dar ressonância à voz, circular o ar inspirado e diminuir o peso do crânio, facilitando na sua sustentação. Os seios da face se comunicam com a cavidade nasal por pequenos orifícios chamados de óstios ou orifícios de drenagem. Estes óstios precisam estar livres, ou seja, permeáveis, para que o ar circule adequadamente. Quando se obstruem, a secreção fica estagnada, o que favorece a infecção. Em crianças os óstios são pequenos, finos e tendem mais a obstruir, facilitando o aparecimento de sinusites repetidas.


A membrana que forra a cavidade nasal, chamada de mucosa nasal se continua e também forra o interior dos seios da face, onde passa a se chamar mucosa sinusal. Por isso, quando a mucosa nasal se inflama na rinite alérgica, pode se propagar para a mucosa sinusal

e ocasionar a sinusite.


Sintomas da sinusite



Muita gente acha que sinusite provoca sempre dor de cabeça e isto não é verdade: a dor é mais comum apenas nos casos agudos e recentes. Nas sinusites crônicas o sintoma principal é a tosse, em geral seca, persistente, ocorrendo em acessos com piora à noite,

ou pela manhã, ao acordar.


A tosse surge como conseqüência de secreção que escorre do nariz em direção à faringe e que termina por irritar as vias respiratórias. A piora noturna se dá porque a posição deitada favorece este “gotejamento pós-nasal” e resulta na tosse.
Outros sintomas que podem ocorrer são:
- obstrução nasal,
- coriza (secreção) de aspecto catarral,
- sensação de pressão ou de peso na face,
- alteração de paladar e olfato,
- alteração da voz,
- halitose,
- mal estar.

Uma dica observada em anos de prática:

A secreção da rinite alérgica molha o lenço mas não o mancha. Se você observa que a secreção também está manchando o lenço, pode ser uma sinusite: contate o seu médico alergista e comunique o fato para que ele o oriente.

Diagnóstico

O diagnóstico da sinusite é clínico, ou seja, baseada na avaliação e no exame físico feitos pelo médico. A mucosa das narinas mostra-se irritada, avermelhada, incluindo a região do septo nasal e os cornetos, que aumentam seu tamanho. Observa-se também a presença de secreção nasal e de secreção pós-nasal, em geral de aspecto purulento em orofaringe. A face pode estar dolorosa à palpação feita pelo médico.


Radiografia dos seios da face: é um exame simples e de baixo custo, útil na detecção da sinusite. Na criança, é possível avaliar os seios maxilares e as células etmoidais. Os seios frontais são serão visíveis após os 7 anos e os seios esfenoidais após os 9 anos de idade. Entretanto, a interpretação da radiografia deve ser feita de forma cuidadosa. Por exemplo, o laudo pode descrever um “espessamento mucoso de seios maxilares” e o paciente não ter sinusite, mas sim apenas sintomas da rinite e significar tão somente uma inflamação.

Tomografia dos seios da face: indicada para esclarecer dúvidas da radiografia simples. Auxilia também na avaliação dos óstios, de alterações anatômicas, para detectar pólipos nasais e/ou outros problemas que poderão agravar a rinossinusite alérgica.

Endoscopia nasal: exame feito pelo otorrino utilizando fibras ópticas rígidas ou flexíveis, normalmente com anestesia local, têm importante papel no diagnóstico das rinossinusites.

Ultra-sonografia: restrita a casos raros, como por exemplo gestantes, pela dificuldade em atravessar paredes ósseas, sendo mais nítida apenas para os seios maxilares e frontais.

Ressonância magnética: não é indicada no diagnóstico da rinossinusite alérgica.

Testes alérgicos: são realizados pelo médico alergista no antebraço do paciente com bateria padrão de antígenos inalantes. Tem resultado imediato e são úteis para confirmar a natureza alérgica do processo, para a orientação preventiva e para a escolha do tratamento.

Rinossinusite alérgica e asma

Cerca de 80% dos asmáticos têm rinite. A mucosa respiratória é contínua: se existe um processo inflamatório ao nível do nariz e seios paranasais, facilmente poderá envolver também as vias respiratórias inferiores. É comprovado também que o tratamento da rinossinusite melhora a asma e pode até mesmo prevenir o seu aparecimento. Da mesma forma, a melhora dos sintomas nasais também se reflete na asma, com redução de riscos, internações e atendimentos de urgência.

Tratamento

O tratamento da Rinossinusite é o mesmo da rinite alérgica, pois como já foi dito, são doenças consideradas em conjunto. Nos casos onde a infecção se associa, é necessário o uso de antibióticos, em geral por 14 dias. O uso prolongado é importante e necessário para que se consiga a resolução do quadro, evitando-se recidivas.


“Trate de sua rinite para não ter sinusite”





Texto adaptado do livro: “Você quer respirar melhor?
Guia prático de alergias respiratórias
Dr. Oswaldo Fortes (Teresópolis, 2006)

Comentários

  1. Os sintomas principais de sinusite são: congestão nasal, corrimento nasal purulento (catarro), dor de cabeça tosse (principalmente noturna), hálito ruim, entre outros. Aconselho que procure atendimento médico para confirmar o diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  2. Nelson Machado21/9/12 09:21

    Olá!
    Tive um resfriado há há uns 20 dias e há umas duas semanas tenho tosse seca, sem produção de catarro. Sinto como se algun liquido entrasse nas vias respiratórias e isso me causa tosse. Essa tosse cessa ao dormir. Sinto como se me engasgasse com agua... O que pode ser?

    ResponderExcluir
  3. Nelson: a sensação que descreve pode corresponder à secreção pós nasal remanescente do resfriado causando a tosse. Mas, o esperado seria uma piora noturna. Aconselho que procure um alergista para fazer o diagnóstico correto e indicar tratamento adequado Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  4. Olá, estou com sinusite já está fazendo quase uma semana, fui ao médico e ele me receitou o antibiótico "astro" durante 10 dias porém uma dor de cabeca muito forte, chega a ser quase insuportável, a noite mal consigo dormir.. É normal essa dor forte em todos os casos? Pode ser que vá a piorar? Quero voltar a minha rotina normal.. Eu nunca tive sinusite, se puder me dizer algumas dicas de como evitar..desde já agradeco.

    ResponderExcluir
  5. A dor de cabeça pode ser um sintoma da sinusite e cede com a melhora da doença. É recomendado que após sua melhora, procure um alergista para investigar a(s) causa(s) do problema e instituir medidas preventivas para evitar recidivas. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite,
    meu filho tem 04 anos e 07 meses e faz profilaxia com Singulair Baby a 03 meses, período em que as crises respiratórias se mantiveram sobre controle.
    Há dois dias voltou a apresentar gripe com infecção das amígdalas e foi orientado o uso concomitante de Clavulin. Na bula de ambos os medicamentos não há informações sobre interação medicamentosa.
    Pergunto: vcs teriam registro ou bibliografia que indique interação entre esses medicamentos?
    Agradeço o espaço e aguardo resposta.
    Marcos

    ResponderExcluir
  7. Marcos: desconheço relatos de interação medicamentosa entre o antibiótico e o uso do Singulair. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  8. Oi. Meu nome é Juliana, tenho uma filha de 3 anos que desde que entrou na escola (há 1 ano) vem sofrendo crises horríveis de tosse. Ás vezes, fica dias sem parar de tossir. Melhorou um pouco depois que começou a tomar singular baby, mas não pode tomar muito tempo (no máximo 4 meses). Quando entra em crise, só melhora com corticóide e mesmo assim demora dias. Nunca passaram antibiótico. Qual o tratamento mais indicado? Será sinusite ou asma? O que faço? Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  9. Juliana: a rinite alérgica é a causa mais comum de sinusite e de tosse em crianças. Por isso, é essencial tratar a rinite e a alergia para poder controlar a tosse. Não há um tempo definido para uso do Singulair: pode ser feito por tempo prolongado, desde que haja indicação para tal. Aconselho que procure um alergista para tratar sua filha. Convido que escreva para nosso e-mail e enviaremos para você uma cópia do nosso livro sobre a rinite alérgica: "É mais feliz quem respira pelo nariz". Caso more no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  10. oi .. tenho problema de sinusite, operei de desvio de septo e na primeira mudanca brusca de temperatura, tudo de novo, ajudou so na respiracao. outro - viajem de aviao, mais de 3ou4 horas, ja chego com dor de cabeca, nao sei se é ar condicionado. E so c remedios p voltar ao normal, dura 3 dias p ficar melhor.
    Tiro raio x e nao aparece secrecao nenhuma, pediram p consultar alergista.
    Minha pergunta e se tem logica ser alergico a ar condicionado e mudanca de temperaturas bruscas.
    como me tratar para nao ter mais estes problemas.

    obrigado pelas dicas do site.

    ResponderExcluir
  11. Alguns fatores não provocam alergia, mas podem causar sintomas e desconforto por ação irritante (não alérgica, não imunológica) na mucosa nasal, como por exemplo as mudanças do tempo, ar refrigerado, fumaças, etc. O tratamento adequado pode controlar a rinite e melhorar sua qualidade de vida Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  12. nossa adorei o blog, orienta muito bem. Sabe eu tenho um problema, as vezes um ataque de tosse que me deixa sem ar, tomo remédios de pressão, tenho asma moderada, fiz a endoscopia para ver se eu tinha drg, mas não sofro de refluxo.E assim quanda vem esta tosse louca, só alivia se eu fizer força tipo como se fosse vomitar, ai sai muita saliva e alivia. O que será?

    ResponderExcluir
  13. Não há como afirmar sem avaliar pessoalmente. As principais causas de tosse crônica no adulto incluem: rinite, sinusite, asma, alguns remédios antihipertensivos, tabagismo, refluxo, entre outras. Você refere algumas destas causas em seu relato: é essencial avaliar pessoalmente para ooder opinar. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  14. Existe algum antialérgico que uma pessoa com deficiência G6PD possa usar?

    ResponderExcluir
  15. Ivone: antialérgicos (antihistamínicos) podem ser usados com cautela e sempre obedecendo prescrição médica.Convido que leia o manual sobre o temna editado pelo Hemorio:
    http://www.hemorio.rj.gov.br/Html/pdf/Manuais/Anemia_hemolitica_hereditaria_II.pdf
    Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  16. ola boa noite, tenho um filho de 5 anos que so esse ano teve sinusite 2x, no momento esta com tosse q estava sendo trata com predsin que terminou os 5 dias hoje e claritromicina no oitavo dia de tratamento de uma pneumonia atipca e hoje foi dormir com dor na testa.É possível ele ta c/ sinusite tomando esses remédios? No aguardo, Vivian

    ResponderExcluir
  17. Adriana Castro2/12/12 18:49

    Adorei o blog. É muito responsável em suas resposta. Sou uma pessoa que sofro de congestionamento no nariz por vários anos, qd acordo no meio da noite sinto uma baba que encomoda muito na minha garganta e acabo perdendo o sono algumas vezes por n conseguir encolhir. Passei a roncar a noite por estar com o nariz entupido e ter que respirar pela boca. Isso é muito chato, no trabalho falo com a voz fanha e todos reparam. Nunca fui diagnosticada de rinite ou sinusite mais acredito que sofro deste mal. Por favor me ajude. Não tenho um plano e uma consulta com especialista é dificil por aqui.
    Parabéns por contibuir com a população.

    ResponderExcluir
  18. Vivian: Claritromicina é um antibiótico e tem ação no tratamento tanto da pneumonia como da sinusite. Nem sempre a dor de cabeça é causada por sinusite. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  19. Adriana: o seu relato sugere que você possa ser portadora de uma rinite alérgica. Mas, para confirmar é essencial examinar pessoalmente. É possível localizar um alergista em sua cidade no site da ASBAI: www.asbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Aproveito a oportunidade para agradecer suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog e para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  20. vera lucia9/12/12 21:58

    tenho espessamento das mucosas com células etimoídais onde estou fazendo tratamento no alergista com vacinas mas já utilizei vários antibióticos mas continuo tendo fortes dores no rosto me ajudem

    ResponderExcluir
  21. Vera: a presença de espessamento mucoso nas celulas etmoidais pode resultar dos quadros repetidos de rinossinusite e não significar que ainda seja uma sinusite atual. Por isso, não há como emitir um parecer pela internet, sem ver a imagem radiológica e sem examinar você pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  22. André R Basseggio20/12/12 08:58

    bom dia.. minha filha de 5 anos tem rinite alergica e toda vez que faz RX da face esta com sinusite... em setembro estava com o ouvido bem ruim, tomou antibiotico 2 vezes seguida (10 dias cada) agora o mesmo ouvido esta ruim novamente e tem sinusite.. no intervalo ela usou Desloratadina, Prelone e Nasonex, mas acho que não adiantou, pois em pouco tem esta ruim denovo... a sinusite causa a otite ?

    ResponderExcluir
  23. André: a rinite alérgica é uma doença considerada de pouca importância, mas que pode provocar muitos problemas, como por exemplo: sinusite, otite, amigdalite, tosse crônica, respiração bucal, asma, etc. A otite é uma das complicações da rinite, ou melhor, da rinossinusite alérgica. vale lembrar que nem toda imagem radiológica significa sinusite, em especial nas radiografias feitas em momentos de crise. É preciso analisar cuidadosamente cada caso. Se você mora no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar sua filha e prestar maiores esclarecimentos. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo5/1/13 00:57

    Trate de sua rinite para não ter sinusite
    essa palavra se encaixa bem comigo,não tratei e peguei^^

    ResponderExcluir
  25. A rinite é uma doença que parece simples, mas quando não é bem tratada pode provocar muitos problemas. Escreva para nosso e-mail blogdalergia@gmail.com e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo8/1/13 23:15

    Há algum tempo começei a sentir dores de cabeça somente do lado direito, mas exatamente na região da testa, acima do olho. Uma dor quando viro o olho para cima começou a me incomodar, e então fui ao Oftalmologista, que fez vários exames, como fundo de olho, mapeamento de retina, campo visual, fotografia do nervo óptico, além de verificação de grau de Miopia. Todos os exames estavam normais. De vez em quando tenho essa dor de cabeça na parte da manhã ou no final da tarde. Quando toco minhas sombracelhas e acima delas, sinto uma leve dorzinha... O quê pode ser?

    Calissa.

    ResponderExcluir
  27. Calissa: peço sua compreensão, mas não é possível apontar a causa de uma dor de cabeça através deste aconselhamento na internet, sem analisar seus dados clínicos de forma criteriosa e sem examiná-la pessoalmente. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Minha filha de 5 anos tem rinite/sinusite/asma. Ela toma antibiótico por 14 dias e após 1 mês a sinusite volta e devido a secreção que ela engole acaba atacando a asma. Ela já fez vários tratamentos de alergia e atualmente repetiu todos os exames e começou as vacinas p/ácaros. Mas está em crise de novo (tomou antib.há um mês e meio). Parece que nenhum antialérgico faz mais efeito. Não sei o que fazer. Tu tomo todos os cuidados em casa com limpeza, capas de colchões, enfim, tudo!O que fazer para ela não entrar mais em crise? Obrigada.

    ResponderExcluir
  29. o tratamento da asma, da rinite e da sinusite é interligado e envolve várias etapas: 1) uso de remédios preventivos que atuem na inflamação alérgica, controlando a doença 2) controle da poeira, dos ácaros 3) controle de outros fatores desencadeantes 4)controle do mecanismo alérgico, através da imunoterapia (vacinas) 5)educação da família (manejo familiar orientado) Escreva para nosso e-mail para receber um texto educativo sobre a asma e uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  30. Olá

    Faz dois mesês que estou com sensação de ter sempre uma secreção na garganta (tipo catarro,, então fico o tempo todo tentando expelir ou engolir e não consigo. ja fiz endoscopia nasal, estomacal,e nenhum médico sabe me dizer o que é. Não tenho dor, no entanto é uma sensação horrivel ficar o tempo todo alguma coisa¨"presa" na garganta.

    ResponderExcluir
  31. Infelizmente não é possível fazer o diagnóstico e apontar a causa da secreção que relata sem examinar pessoalmente, baseado apenas nos poucos dados do seu relato. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  32. Anônimo4/3/13 10:24

    ola bom dia. Eu sou mecanico de manutençao descobri na virada do ano depois de uma crise que tenho sinusite, fui ao otorrino tratei com antibiotico e antialergico.
    Começo o meu trabalho bem mais depois de começar vem logo uma sensaçao de desconforto nao consigo respirar direito doi a cabeça e os olhos, devido os produtos quimicos que necessito pra execuçao do meu serviço (gasolina, tinta oleo, oleo diesel, vapores de motor a gasolina, etc) gostaria de saber se devido a exposiçao a estes produtos foi a causa da sinusite e dos sintomas ainda presentes...
    Obrigado

    ResponderExcluir
  33. Os cheiros fortes, fumaças e vapores são fatores irritantes ao aparelho respiratório. Estes fatores podem agravar sintomas mas não são a causa habitual da sinusite. Mas, para afirmar especificamente sobre seu caso, é necessário examinar pessoalmente. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde!
    Meu nome é Elia e descobri que senho tanto sinusite como renite alérgina e essa semana fui ao otorino devido a tudo que como parace que to com uma bola na garganta e sempre que como vomito,tenho dores de cabeça constante e tonturas e o vomito sai quente e sufoco ao dormir.Ele esta suspeitando de refluxo e me passou uma bateria de exames.Muito ruim esse refluxo e gostaria de saber se tem cura e quanto tempo deve ser o tratamento e se vou ter que comer de 3 em 3 horas para sempre e tomar o líquido sempre depois de 1 hora até quando isso?

    ResponderExcluir
  35. Elia: o tratamento do refluxo gastro esofágico deve ser feito por tempo longo. Hábitos alimentares saudáveis e regularidade na alimentação são medidas importantes para controle do refluxo. Contudo, não posso analisar seu caso sem conhecer o tipo e a gravidade do seu problema. Aconselho que procure um gastro para atuar em parceria com seu otorrino. Caso queira receber uma cópia do nosso livro sobre a rinite alérgica "È mais feliz quem respira pelo naroz", escreva para nosso e-mail e enviaremos a cópia em PDF. Gratos por sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  36. Ola, eu tenho rinite e as vezes sinusite. No momento acho q estou com sinusite pois estou com nariz muito entupido e com tossse e um pouco de catarro e secrecao branca tb. Queria saber se posso usar fluimicil e claritin d para melhorar.

    ResponderExcluir
  37. Danusa: peço sua compreensão, mas este blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina: não prescrevemos e não indicamos nomes de remédios. Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  38. Boa noite! estive na Policlinica com meu filho de 03 anos, e o diagnóstico foi sinusite, apresentava crise de tosse e logo após vomitava muito muco, foi medicado com antibiótico e anti-alérgico, mas 04 dias depois foi internado, pois não parava de vomitar, assim não conseguia segurar nenhum remédio. Bom, teve alta e está acontecendo novamente, continua tossindo. Não sei o que fazer para dar o medicamente sem ter crise e vomitar tudo. O que fazer? Obrigada!

    ResponderExcluir
  39. É melhor retornar com ele, para nova consulta e reavaliação da conduta terapêutica.Caso queira, escreva para nosso e-mail informando o nome do seu filho e o número de seu prontuário para que possa orientá-la adequadamente.

    ResponderExcluir
  40. socorro, meu pai esta sofrendo de sinusite cronica 9 meses, perdeu audicao, esta cego do olho direito, sente dor de cabeca todos dias e medicos so passam remedios e nao tem outro meio como cirurgias, peco ajuda pois meu pai perdeu muito peso e esta comecando a perder a vontade de viver, peco ajuda por favor

    ResponderExcluir
  41. Peço sua compreensão, mas não é possível ajudar seu pai através da internet, sem conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa e sem examiná-lo pessoalmente. A nossa equipe médica está ao dispor para atendê-lo na Policlínica geral RJ. Gratos por sua participação em nosso blog

    ResponderExcluir
  42. Parabéns pelo blog...senti confiança em vcs, por isso escrevo relatando meu problema. Tudo começou depois que extraí um dente,e este infeccionou(4 anos atrás) Já fiz vários exames de RX,depois das primeiras crises e sempre acusa sinusite. Sinto dores ao redor dos olhos,acima deles tbm, sensação de ouvido cheio de cera,falta de paladar e olfativa, tontura,tosse noturna e diurna, espirros de vez em quando durante o dia,dor na nuca, no topo da cabeça,na garganta,enfim....um cansaço. As perguntas são....posso ter adquirido depois dessa extração dentária? posso extrair outro dente estando na crise da sinusite? Desejo colocar um aparelho dentario. Obrigada desde já pelo carinho de sua resposta.

    ResponderExcluir
  43. Dolly: os seios da face, em especial os seios maxilares, se localizam muito próximos ao limite superior da boca e por isso procedimentos dentários podem interferir ou mesmo ocasionar problemas em seios paranasais. Mas, não há como afirmar sobre seu caso através da internet, sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  44. Olá.boa noite! Tenho sinusite e gostaria de saber se é preciso uma alimentação especial...
    Parabéns pelo Blog!!! Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  45. Obrigada pelo carinho da resposta. Gostaria de saber se aceitam convênios e quais são...caso positivo. Um abraço!

    ResponderExcluir
  46. O fato de ter sinusite não indica que há necessidade de dieta especial. Mas procure ter hábitos alimentares saudáveis: frutas, legumes, verduras e liquidos (beba bastante água e sucos). Evite refrigerantes. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  47. Dolly não sei informar todos os convênios Por favor ligue de segunda a sexta e fale com a secretaria Cleuza: (21) 2210 2810 de 8 às 17 horas (com intervalo para almoço de 12 às 13 horas).

    ResponderExcluir
  48. Anônimo8/6/13 14:32

    Olá, boa tarde amigos! Meu nome é Marina. Gostaria de tirar uma dúvida,caso seja possível....desde já agradeço. Fui ao medico e depois de um rx, acusou sinusite...atacou garganta, ouvido,voz , olfato, enfim.... fiz tratamento há poucos dias com Tamarim 500mg por 14 dias. Após a conclusão senti melhoras bem significativas, porem continuo com uma leve pressão na cabeça,nariz um pouco fechado e uma leve dor nos olhos.A minha pergunta é a seguinte: Fazendo tomografia computadorizada dos seios paranasais pode esclarecer possível sinusopatia, já que me sinto bem melhor, ou tenho que fazer estando na crise? Um abraço e parabéns pelo blog...

    ResponderExcluir
  49. Marina: ao contrário da radiografia simples, é melhor realizar a tomografia computadorizada de seios paranasais fora da fase aguda da sinusite. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  50. Excelente!!!! Boa noite amigos!!!Tenho sinusite e há um mês atrás extraí um dente para poder fazer um aparelho. Não estava na crise, mas sentia aqueles sintomas que não nos deixam, como nariz um pouco fechado, sensação de peso na cabeça ao acordar e dor nos olhos....mas tomava novalgina 1g e passava. Assim que o dentista extraiu meu dente, senti um peso imenso na cabeça.Não sei se foi por causa da anestesia ou da extração mesmo. Bom, três dias depois(mais ou menos) tive a maior crise de sinusite como jamais tive....atacou tudo... ouvido,garganta, fiquei sem olfato e paladar...e etc....tomei antibiótico por 14 dias e melhorei bastante. Essa crise fortíssima pode ter sido devido a extração? Meu dentista disse que dente estava inflamado tbm...Obrigada desde já....sucesso!!!

    ResponderExcluir
  51. Maria: existe a possibilidade de que alguns tipos de focos infecciosos dentários possam atuar como desencadeantes de processos sinusais. Mas não há como afirmar se é mesmo o seu caso, pela internet, sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que procure um especialista para orientá-la adequadamente Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  52. Estou satisfeito com a qualidade do blog, e ao ver os comentários neles me interessei ao saber que vocês tem um livro intitulado de '' É mais feliz quem respira pelo nariz" e gostaria de saber como faço para ter uma cópia do mesmo.
    Desde já agradeço pois o seu blog foi de grande valia, afinal sofro dos transtornos da sinusite, felizmente com mais controle afinal uso Avamys.

    ResponderExcluir
  53. Diego: para receber a cópia do livro, basta escrever para nosso e-mail solicitando a cópia: blogdalergia@gmail.com Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  54. estou sentindo um gosto amargo na boca, ai credo parece ser catarro podre, atrapalha o olfato e paladar, hálito, tenho dores de cabeça, me disseram q é sinusite

    ResponderExcluir
  55. Os sintomas principais de sinusite são: congestão nasal, corrimento nasal purulento (catarro), dor de cabeça tosse (principalmente noturna), hálito ruim, entre outros. Aconselho que procure atendimento médico para confirmar o diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  56. olá,
    Comecei com rinite. Aí veio a dor de cabeça contante. uma tosse seca que depois saía uma gosma transparente, e ao respirar , parece que o estava com edema de glote. Foi horrivel!!! Achei que ia morrer sozinho no hotel. Tomei claricid, tomei desloratadina por 60 dias, predsim por 9 dias, e o nasonex ainda tomo por 60 dias. E a tosse ainda está resistindo, agora seca e nao tenho a sensação de morte por falta de ar. O que fazer pra tosse ir de vez???

    ResponderExcluir
  57. Nadi: não é possível indicar alternativas de tratamento para sua tosse pela internet, baseado apenas nos poucos dados enviados em seu breve relato. É essencial conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa e examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na policlínica Geral RJ

    ResponderExcluir
  58. Anônimo5/2/14 01:33

    Sinusite faz a pessoa perder peso? Pois emagreci 9 quilos na faixa de um ano e ando constantemente com o nariz entupido, com secreção , com estalos dentro do nariz, me sinto cansado e sonolento. Já fiz vários exames para ver se era outra doença mas deu negativo os exames.

    ResponderExcluir
  59. Não é habitual que a sinusite provoque perda de peso significativa. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  60. Pode se tomar anti histaminico por muito tempo? O meu filho não fica sem por causa da renite alergica cronica! Isso pode fazer algum mal a ele? Zetalerg

    ResponderExcluir
  61. Antialérgicos (antihistamínicos) como por exemplo Zetalerg (cetirizina) podem ser usados com segurança por tempo prolongado. Mas, se mesmo assim seu filho não melhora da rinite alérgica, é essencial que seja avaliado por um alergista. Tratar a rinite não é só tomar remédios. É muito importante pesquisar fatores agravantes da doença (variam em cada pessoa), controlar fatores ambientaos e tratar a alergia através da vacina (imunoterapia) para controlar a doença. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  62. estou sofrendo com uma sinusite a mais de um ano, ja fui em varios medicos nao aguento mais tomar antibiotico,que faço?

    ResponderExcluir
  63. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  64. Cara adorei as explicações minha filha tem sinusite ja tratei ela várias vezes com antibióticos mais desta vez vou ao médico e eles falam que e alergia ela esta com mariz escorrendo meio esverdeados e muita tosse seca principalmente a noite e de dia também não seu mais o que eu faço

    ResponderExcluir
  65. Aconselho que leve sua filha à um médico alergista para que sua rinite seja tratada e controlada, evitando assim os episódios de sinusite. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar sua filha e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  66. Oi bom dia gostaria de tirar algumas dúvidas tenho renite alérgica náo cuidei e vim a ter sinusite, pelos sintomas e informações que tenho acredito que é crônica quando não estou bem normalmente na época mais fria do ano o inverno vou no otorrino ele receita para mim, amoxicilina para desimflamar os veios da face, histamix d para descongestionar o nariz e percof para a tosse,gostaria da orientação de vocês por favor contínuo indo ao otorrino ou procuro um alergista? Que Deus abençoe vocês pelo excelente trabalho voluntário.

    ResponderExcluir
  67. A sinusite em grande parte das vezes é uma complicação da rinite alérgica. Por isso, o tratamento da alergia evita as crises de rinite e por consequência minimiza a sinusite evitando as recidivas. Escreva para nosso e-mail e receba a cópia do livro sobre a Rinite. Obrigado pela visita e pelas palavras carinhosas de incentivo ao nosso trabalho voluntário,

    ResponderExcluir
  68. Olá, minha filha tem 7 anos aos 6 meses ela teve bronquite pela primeira vez. Ela muito alergica, ela já teve uma reação anafilatica por picada de formiga, ela tem rinite e em maio desse ano descobri que ela tem sinusite também. Essa semana ela estava super bem, ela dormiu terça a noite sem nenhum sintoma e acordou na quarta feira com uma tosse muito feia com muito catarro e um leve chiado no peito, o nariz não estava trancado era somente a tosse bem carregada. Liguei para a alergista , ela disse pra mim dar o predsim. Comecei a dar o medicamento no mesmo dia, mas hoje ela está com coriza, os olhos ardem um pouco e a tosse está um pouco pior, pois ela tem umas crises de tosse muito forte. Ela tem consulta só na metade da semana que vem. Esses sintomas são da sinusite, rinite ou da bronquite? Se vocês puderem esclarecer minha dúvida agradeço muito. ..

    ResponderExcluir
  69. Oi fiz sinusectomia há 3 meses e agora sinto o mal cheiro q sentia antes da cirurgia, acho q é proveniente de secreção, que medidas devo tomar?

    ResponderExcluir
  70. Adriana: é prudente que entre em contato com o(a) médico(a) que a operou e peça que a oriente. Infelizmente não é possível definir a causa da sensação que refere, pela internet, sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  71. Otimo blog! Amei ^^

    ResponderExcluir
  72. Obrigado. As suas palavras são um estímulo ao nosso trabalho voluntário. Aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e receber gratuitamente nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  73. Anônimo8/2/15 21:46

    Boa Noite

    Fiz uma tomografia dos seios da face porque estava tendo muitas dores de cabeça, dificuldade pra respirar. o resultado mostrou um espessamento da mucosa do seio maxilar direito e uma inclinação do septo nasal para a direito, o que se enquadra no caso de uma sinusite e para completar ainda fui a um alergista e o teste cutaneo indicou positivo para alergia a acaro. Provavelmente minha sinusite é alergica.

    Gostaria de saber se terei que operar ou apenas o tratamento para a alergia a acara podera me ajudar

    Obrigado

    Haroldo

    ResponderExcluir
  74. Anônimo8/2/15 22:14

    Boa noite

    A 6 meses atras terminei um tratamento dentario e no mes seguinte comecei a ter secreção saindo do nariz do lado direito, e comecei a me sentir muito mal, voltei pra minha cidade e passado uns meses achei que tinha melhorado mas em outubro de 2014 depois de comecar em um novo emprego comecei a ter dores no nariz como se ele estive queimando, então começou o meu dilema primeiro achei que fosse por causa do dente que desencadeu esse processo de sinusite e entao depois de exames extrai o dente e até tinha melhorado mas ai comecaram os sintomas de novo secreção dor no nariz o na maça do rosto do lado direito falta de apetite e comecei a perceber que estava emagrecendo fiz uma serie de exames e tudo dentro da normalidade, ai fui em um alergista e otorrino no alergista depois do teste cutaneo deu positivo pra acaro e a tomografia constatou um espessamento na mucosa no seio maxilar direito e uma inclinação do septo nasal pra direito apesar de eu ja ter operado o desvio do septo.

    Acredito que seja uma sinusite alergica. Gostaria de saber o que devo fazer. amanhá vou levar o meu exame pro medico otorrino ver.

    Obrigado

    Haroldo

    ResponderExcluir
  75. Haroldo: a indicação de cirurgia não é uma rotina no tratamento da rinossinusite alérgica, embora possa ser indicada em casos específicos. Para opinar é essencial conhecer de forma criteriosa os dados clínicos. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a rinite alérgica - “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  76. Boa noite

    Obrigado pela resposta o blog de vcs realmente é muito bom. Então só pra avisar passei novamente no otorrinolaringologista e ele me disse que não é uma sinusite e sim apenas um espessamento da mucosa do seio maxilar direito devido a rinite alérgica provavelmente causada pelo ácaro da poeira, do meu ambiente de trabalho.

    Minha dúvida é a seguinte meu médico alérgista fez um laudo pra mim dizendo que eu deveria ser transferido pra outro setor mas infelizmente todos os andares são do mesmo jeito que o andar onde eu estou e por enquanto não vou conseguir me transferir pra outro lugar estou tendo que trabalhar de máscara mas o médico só marcou o retorno pra daqui um mês, tenho medo de piorar e ainda mais pq sou portador da síndrome de Gilbert, será que devo ligar pro meu médico e explicar a situação é tentar agilizar a preparação da vacina de imunização.

    Obrigado

    Haroldo

    ResponderExcluir
  77. Haroldo: O parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros. O seu médico alergista é a pessoa mais adequada para orientá-lo pois conhece os dados do seu histórico clínico.
    Obrigado pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  78. Anônimo3/3/15 21:20

    Estou tussindo a mais de um mês com catarro mais ou menos a 2 semanas ( muito ), trabalho bem local fechado com ar condicionado e ainda sou fumante e esta difícil de curar, com essa explicação acima eu acho que é uma sinusite brava kk

    ResponderExcluir
  79. A tosse é um sintoma que pode acompanhar diversas doenças e nem sempre é causada por alergia.Por isso, não é possível opinar sem examinar. Avaliar pela internet tem limitações e pode gerar erros no diagnóstico e no tratamento. A sinusite pode ocasionar tosse. Mas, fumantes também poderão tossir devido à ação nociva do cigarro sobre as vias respiratórias. Aconselho que procure atendimento médico. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  80. Sofro de rinite alérgica, e no momento, nariz entupido, espirros muito fortes, dores de cabeça, sensação de febre. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  81. ALFIE: os sintomas que descreve podem ter causas variadas, e dentre elas, se incluem as sinusites. É preciso examinar para fazer o diagnóstico correto e indicar tratamento adequado Sugiro que procure atendimento médico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  82. Anônimo3/6/15 07:59

    B dia, parabéns pelo vosso blog! Devem continuar pois ajudam muita gente. Eu tenho rinosinusite e asma brônquica. Começa sempre por dor de garganta, a maioria das vezes lateral, nariz com coriza e passa a pus amarelo esverdeado, que é péssimo pois vai para os pulmões. E o pus, muitas das vezes escorre por trás. Nunca sei se hei-de ir para o antibiótico ou como tratar. Um médico aconselhou-me a tomar todos os dias Singulair. eu acham? Mas não me dei bem. Se a sinusite for viral, basta tomar os densinflamatorios e antihistamícos? Estou há uma semana a tomá-los juntamente com benurons e o pus permanece. Também não posso utilizar Nasomet no nariz porque comecei a ter problemas de secura e deitar sangue. Mais uma questão? Quando tenho estas crises, ultimamente vêm sempre acompanhadas de febre alta, é normal? Obrigada.

    ResponderExcluir
  83. Anônimo3/6/15 08:07

    Mais uma pergunta a acrescentar à anterior: Como vivem pessoas com estes problemas em países como o Brsail e África em que tudo é ar condicionado? O ar condicionado para mim, é faltal. Como nos podemos defender no verão do ar condicionado, para além de ir sempre pondo soro fisiologico para humedecer o nariz e usando os antihistamínicos? Mais alguma solução? Maria sarmento

    ResponderExcluir
  84. Maria: a rinossinusite se caracteriza pela inflamação do nariz e os seios paranasais caracterizada por sintomas como: congestão nasal, descarga nasal com sensação de gotejamento de secreção por trás das narinas. Pode ocorrer também sensaçaõ de pressão na face e alteração de olfato e paladar. O tratamento inclui lavagem nasal com solução salina. O uso de remédios varia em cada pessoa de acordo com os dados de seu histórico e do exame realizado pelo médico. Para narinas ressecadas, existem soluções próprias em forma de gel nasal (cloreto de sódio 4,5 mg/g) que pode ser muito util para combater o ressecamento em ambientes refrigerados. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  85. Ola. Gostei muuuito desse blog.. tem inforamções coerentes e que realmente ajudam a entender como as coisas funcionam.


    No site do Dr. Drauzio Varella tem uma entrevista em que é desmitificada a questão da FRIAGEM ser causa direta de gripes e resfriados... e sim , que seria alergia.
    http://drauziovarella.com.br/drauzio/olhe-esse-vento-nas-costas-menino/

    Achei bastante interessante, e concordo. A friagem "causar tudo" é realmente uma falacia. Está "impregnado" na nossa cultura, e nem precisa ir até "terceira geração" de hoje (avós), entre jovens e adultos, inclusive pessoas cultas, é muito comum essa associação (praticamente irrefutavel, para a maioria).

    Porém, eu tenho bastante problema em pegar frio, imagino que acaba me atacando a alergia, mas acabo pegando resfriado, as vezes algo mais grave (muco amarelado/esverdeado), fico com ouvido trancando por longos periodos (meses até), ....
    E isso apenas por ter pego o frio. e a garganta as vezes começa a ficar levemente dolorida, no frio (pegando um vento, ar condicionado, ou alguma coisa assim).

    O que pode ser?

    Uma hipotese que eu tenho em mente é que a alergia provocando rinite, as vezes principio de sunisite, acaba tornando mais vulnerável uma infecção virus ou bacterias?

    Tenho outros colegas que tem quadro parecido... não tem doenças alergica normalmente, mas em dias friozinhos, pegaram resfriado forte... sem ter muito contato com outras pessoas, apenas pelo fato do FRIO em si.

    (estou citando o meu caso, e o de colegas, apenas como exemplos, não solicitando tratamento)

    Aguardo qualquer comentario :)

    ResponderExcluir
  86. A conexão entre o clima e a saúde nem sempre é fácil de se observar e hoje já existe uma área de estudo denominada Biometeorologia ou Bioclimatologia. Trata-se de uma entidade multidisciplinar dedicada ao estudo da influência das condições climáticas sobre os organismos vivos, incluindo o ser humano. No caso das alergias respiratórias, a base é a tendência genética (hereditária) para alergia, gerando um aparelho respiratório inflamado que reagirá com mais facilidade ao ser provocado pela mudança súbita climática. Ou seja, este é um fator agravador da doença mas não a causa. Não há uma “alergia ao tempo”, mas sim uma mucosa (no nariz, nos seios da face ou nos brônquios) que está inflamada inflamada e que reagirá à irritação causada pela variação climática, surgindo os sintomas da crise. Não tenho condições para opinar especificamente sobre seu caso pois desconheço seus dados clínico. O (a) alergista que acompanha seu tratamento poderá orientar de forma mais específica Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  87. Boa Noite! Minha filha tem 2 anos e 11 meses e foi diagnosticada com Sinusite, a pediatra passou antibiotioco, foram 20 dias ao todo, como não teve melhoras entrou com antialergico por 7 dias, mas a sinusite ficava pior, a pediatra pediu pra levar no otorrino e ele receitou mais 15 dias de antibiótico, ela ficou bem somente uns três dias apos terminar o antibiotico e a sinusite voltou de novo, vou voltar no otorrino quarta feira agora e estou com medo de receitar mais antibiótico, moro em uma cidade do interior onde a saúde é um caos, gostaria de saber a opinião do Doutor, é normal esse tanto de antibiótico para uma criança tão pequena, ou devo procurar uma segunda opinião?

    ResponderExcluir
  88. Bruna:os dados em seiu relato sugerem que sua filha possa ser portadora de uma alergia respiratória que origina os sintomas da sinusite. Mas, para fazer o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho quea leve a um(a) alergista. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  89. Olá,
    Comecei a desenvolver sintomas de sinusite em dezembro do ano passado. Esta ano já fiz o teste de alergologia, e sou de facto alérgica até à relva, oliveira, pólens, poeira, etc.. Já me receitaram 3 medicamentos diferentes e não sinto diferença nenhuma... Neste momento voltei a estudar e tem sido muito complicado, sinto pressão nas têmporas, zonzeira que não me permite concentrar nos estudos, parece que fico de repente ligeiramente embriagada, não me impede de fazer as atividades mais corriqueiras, mas estudar é impossivel, já estou a desesperar...

    ResponderExcluir
  90. Maria: a rinossinusite alérgica parece uma doença simples mas na realidade pode causar muito desconforto ao paciente, interferindo na sua qualidade de vida, no sono e nas atividades diárias. O tratamento inclui o uso de medicamentos, mas também o tratamento da alergia, através da imunoterapia com alérgenos e do controle ambiental. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite Alérgica. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  91. Anônimo2/5/16 10:56

    Bom Dia! Preciso muito de orientação pois não sei o caminho que devo tomar. Sempre tive crises de rinite, pelo menos 2 a 3 crises por ano. Já fiquei internada uma vez por causa de uma sinusite: trabalhava em uma sala com ar condicionado sem limpeza e tive secreções purulentas e sanguinolentas no nariz. Quando tenho gripe fico muito mal, nariz muito trancado. Olhos lacrimejantes e muita coceira no nariz por uma semana ou mais. Depois vem a tosse etc. Estou preocupada com a seguinte situação: esse ano já tive duas ou três crises. Pensei que fosse gripe, mas lendo sobre o assunto vi que não era um quadro viral. Sentia dores de cabeça, mal estar, coceira no nariz. A última crise que tive, há quase dois meses, saiu secreção do nariz bem amarelada e com um pouco de sangue. Mas na mesma semana senti que tudo secou. Fiquei com uma "gripe seca". As dores de cabeça persistiram por dias. Tomei amoxilina por 7 dias conforme orientação do médico alguns dias prelone. A tosse melhorou, mas desde então sinto necessidade de ficar tentando expectorar alguma coisa do peito. As vezes, à noite, sinto como se uma coisa tentasse escorrer do meu nariz, mas não sai nada. Aos pouco sinto que sai alguns "pedaços" de secreção. Passei a lavar o nariz com soro. Agora, há uns 4 dias, acordo e tenho crise de tosse, aí sai uma secreção parecida com a que sai do nariz: clara com algumas partes brancas/amareladas. Durante o dia fico com esse pigarro o tempo todo e até forço para tentar sair alguma coisa, mas só sai um muco transparente, mas de manhã, logo que levanto, sai essa secreção branca/amarelada. Lavei o nariz ontem e hoje parece que saiu mais secreção da garganta quando tossi. E também sinto que hoje está doendo um pouco de um lado do nariz. A sinusite pode causar secreção quando tosse?

    ResponderExcluir
  92. A tosse pode ser sintoma da sinusite, provocada pela secreção pós nasal (que escorre por trás das narinas em direção à garganta). Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI” que ajudará a sanar suas dúvidas sobre a rinossinusite. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  93. Dr, eu operei do desvio e polipo no dia 4 de maio . Logo apos 2 semanas fiquei com sinusite . O medico me disse q seria por causa das crostas . Disse q sou mais sensivel. Me receitou amoxilina 14 dias e so depois de 8 dias usando antibiotico , falou q era pra usar noex 2x ao dia . Relamente saiu algumas crostas depois disso mas depois de mta lavagem faco com soro . Estou no decimo dia da amoxilina. Mas as vezes ainda sai umas secrecoes amarelas mas bem pouco. Sera q vai ser necessario eu usar o antibiotico 21 dias ?? Pq antes de operar desse problema eu usei uma vez 21 dias de zinat e mesmo assim nao resolveu . por isso fui operar. A secrecao tem q ficar normal depois de qto tempo do antibiotico ?

    ResponderExcluir
  94. Gessika: não há um tempo certo e padronizado para que a secreção volte ao normal. Varia em cada pessoa e em especial no seu caso que se encontra em período de pós operatório. Avaliar pela internet tem limitações e pode incorrer em erros de interpretação. Sendo assim, recomendo que siga as instruções do seu médico, que o examinou e é muito mais capacitado do que eu para apontar a conduta de tratamento mais adequada para seu caso. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  95. Olá, sempre tive renite alérgica, usei alegra D e singular, mas com o tempo parei. Agora após um resfriado começou uma tosse com catarro, veio a gripe, foi embora e ficou uma tosse forte. Fui ao pneumologista e constatou no raio x uma sinusite em todo o seio da face. Me receitou antibiótico, antiflamatorio. Aí vem o problema, meu estômago não aceitou o antibiótico e comecei a vomitar. Bom minha dúvida é: posso tratar uma sinusite sem antibiótico? Não sinto dores faciais, mas a tosse ta me matando a noite e de manhã. O que devo fazer? Será que seria melhor procurar um otorrino ou alergista? Grata.

    ResponderExcluir
  96. Rodrigo: existem diversos tipos de sinusite. Antibióticos são indicados no tratamento das sinusites bacterianas. Para definir o seu caso, é aconselhável que procure um(a) especialista em sua cidade para orientá-lo de forma adequada e segura. Gratos por sua viista ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  97. É possível ter sinusite sem ter nariz entupido?

    ResponderExcluir
  98. Bom dia. Existem vários tipos de sinusite e nem sempre se acompanha de obstrução nasal. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  99. ainda bem que voces estao por aki

    ResponderExcluir
  100. Que bom que gostou! As suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário. Aproveito a oportunidade para convidar você a assinar nosso blog e receber gratuitamente nossos textos diretamente em seu e-mail

    ResponderExcluir
  101. Fiz uma cirurgia a quase três meses, fiz desvio do septo, esporão e cornetos e tenho rinite alergica, a minha pergunta é normal ainda sentir dores de cabeça, tenho todos os dias, dor, pressão na cabeça, dor na testa e no nariz, isso pode estar acontecendo mesmo quase três meses de cirurgia?

    ResponderExcluir
  102. Cleide Bom dia. A persistência de sintomas mesmo após três meses da cirurgia, não é uma resposta adequada. Aconselho que entre em contato com o(a) médico(a) que realizou o procedimento para que seja orientada de forma adequada e segura.Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno