Pular para o conteúdo principal

Alergia a Penicilina


Fatos Históricos

Em 1928, Alexander Fleming, estudando bactérias em um laboratório, observou que em algumas placas que havia esquecido de jogar fora, surgira uma contaminação por um fungo que causava lise (morte) das bactérias ao seu redor. Este fungo pertencia ao gênero Penicillium e a partir desta avaliação, foi descoberta a penicilina. O próprio Fleming declarou: "Não inventei a penicilina. A natureza é que a fez.Eu só a descobri por acaso”. Um feliz acaso que proporcionou à humanidade o acesso a um medicamento salvador de milhões de vidas.

Entretanto, com o passar do uso, foram observadas reações indesejáveis com o medicamento e em 1949 foi relatado o primeiro caso de morte por uso de penicilina. Desde então, expôs-se uma outra face do medicamento e a possibilidade de risco desta substância.

Dados atuais do Ministério da Saúde mostram que no Brasil as reações à penicilina ocorrem com prevalência estimada de 2% por tratamento, sendo rara a reação anafilática.

Como identificar a alergia à penicilina

Nem sempre é fácil identificar a alergia à penicilina baseado no relato do paciente, que pode se confundir em situações variadas. Por exemplo, estar em uso de penicilina, apresentar uma erupção na pele por outra causa e relacionar como alergia. Ou ainda, a pessoa estar em uso simultâneo de vários medicamentos, surgindo a erupção e relacionar a penicilina como causa, já que os antibióticos são usualmente considerados pelo leigo como medicamentos “mais fortes”. Injeções de penicilina, por sua vez, podem ser bastante dolorosas e provocar sintomas como sudorese, desmaio, sendo considerada pelo paciente como “alergia” à penicilina.

Citam-se ainda situações clínicas onde a reação ao medicamento pode se relacionar com outras doenças do paciente: um exemplo é a erupção cutânea que pode surgir quando uma penicilina semi-sintética (ex: ampicilina, amoxicilina) é empregada em pessoas com mononucleose infecciosa.

Por tudo isso, se uma pessoa já teve algum tipo de reação com uso de penicilina,deve procurar o médico alergista e relatar todos os dados, a fim de que se estabeleça um diagnóstico correto.

Sintomas mais comuns de Alergia à Penicilina

A alergia à penicilina se manifesta de forma imprevisível e variada, desde sintomas discretos até quadros potencialmente fatais, sendo descritos:
- Erupção na pele – também chamada de “rash” cutâneo, caracterizado pelo aparecimento de “pintinhas” ou lesões rendilhadas e avermelhadas na pele.;
- Coceira –em geral intensa;
- Placas de urticária;
- Inchação de lábios, pálpebras e face;
- Casos graves poderão evoluir com envolvimento de múltiplos órgãos e sistemas do organismo, manifestando-se com sintomas graves e variados: asma (broncoespasmo), rinite, sintomas gastro-intestinais, alterações cardiovasculares,etc.

Manifestações Clínicas:

As manifestações clínicas da alergia à penicilina podem ser classificadas de acordo com o tempo decorrido entre o uso do medicamento e o aparecimento dos sintomas, sendo denominadas como: Imediatas, Aceleradas ou Tardias.

-Reações Imediatas: são as mais graves, ocorrendo na primeira hora após o uso.
Acompanham-se de: coceira intensa, placas de urticária, rubor, ou ainda de edema na laringe (glote), falta de ar, cólicas abdominais, arritmia cardíaca e, mais raramente, choque anafilático.

-Reações Aceleradas: Ocorrem entre 1 e 72 horas após o uso do medicamento, podendo cursar com urticária, angioedema, coceira intensa ou evoluir para forma mais grave e morte.

-Reações Tardias: São reações freqüentes e benignas, surgindo após 72 horas ou mais, com erupção na pele (rash). Quadros graves ocorrem mais raramente.

Mecanismos imuno-alérgicos das reações à Penicilina:
As reações alérgicas aos medicamentos obedecem a chamada classificação de Gell e Coombs, que divide os mecanismos imuno-alérgicos em Tipos I,II, III e IV. O tipo I corresponde à reação clássica mediada por anticorpos de alergia denominados imunoglobulina E ou simplesmente IgE. O tipo II envolve anticorpos anticelulares do tipo IgG enquanto o tipo III cursa com formação de complexos imunológicos. O tipo IV envolve células e está mais relacionada às reações de contato na pele com cremes ou pomadas contendo a substância.

Este é um conceito difícil para o leigo e não foi colocado aqui para confundir ou com pretensão de esclarecer um tema tão complexo em poucas palavras, mas sim para ressaltar uma característica importante: a penicilina é capaz de causar reações nos quatro tipos de mecanismos. Esta constatação é importante para se entender como é vasto o campo das reações a estes medicamentos.

Diagnóstico da Alergia à Penicilina

Se uma pessoa fez uso do medicamento e os sintomas surgem coincidindo com o início do tratamento, a identificação da alergia é fácil. Entretanto, quando o surgimento é tardio ou se existem outros medicamentos em uso pelo paciente, é necessário uma rigorosa avaliação clínica para se identificar corretamente o processo.

A base para o reconhecimento da alergia à penicilina é a anamnese, isto é, uma história minuciosa da reação e os dados de uso anterior da medicação e das condições de saúde do paciente.

Testes cutâneos

O teste com penicilina realizado em farmácia, aplicando-se uma pequena quantidade do medicamento no antebraço do paciente é incorreto, sendo comum que a pele fique irritada fornecendo falsos resultados positivos. Além disso, se a pessoa for alérgica ao medicamento, poderá provocar reações graves e não apenas no local da aplicação.

As clínicas e ambulatórios de Alergia realizam o teste com soluções diluídas de penicilina, feito pelo médico, sendo um procedimento demorado e que necessita acompanhamento especializado, conseguindo detectar 90 a 95 % dos pacientes sob risco de reação anafilática.

É importante ressaltar que estes testes não são indicados para prever se uma pessoa poderá ou não apresentar alergia em um futuro uso da penicilina, não sendo isentos de riscos, devendo ser realizados em local que tenha recursos para atendimento emergencial .

O uso do teste sanguíneo denominado RAST para detectar a presença do anticorpo específico contra a penicilina está indicado como alternativa em alguns pacientes.

Os testes são úteis para as reações que envolvem a participação de IgE, não tendo o mesmo valor em outras situações, como por exemplo: doença do soro, anemia hemolítica, dermatite exfoliativa, síndrome de Stevens-Johnson, dermatite de contato, etc. A dermatite de contato pode ser avaliada mediante realização de testes alérgicos de contato.

Dúvidas mais comuns:

1. Não tenho alergia à penicilina. Como devo proceder?

Não há como prever se uma pessoa poderá vir a ter no futuro uma reação alérgica com uso de penicilina.Mesmo pessoas que já utilizaram a medicação em mais de uma ocasião poderão desenvolver alergia no futuro.

A penicilina é um antibiótico importante no tratamento de infecções, mas infelizmente no Brasil é vendido livremente nas farmácias, sendo observado alto índice de uso por conta própria ou por aconselhamento de amigos, curiosos, balconistas, etc. É importante que se use a penicilina apenas com receita médica e no tempo correto, sendo incorreto interromper a medicação assim que os sintomas cedem.

2. Existem pessoas que são mais predispostas ao aparecimento de sensibilidade à penicilina?

Os estudos científicos mostram que alguns fatores são capazes de influenciar no surgimento da alergia à penicilina, como:

- Fatores genéticos.

- Doenças associadas, como por exemplo:HIV, doenças virais, leucemias podem cursar com maior chance de alergia a penicilina.

- As reações mais graves com penicilina acontecem mais com o uso injetável, sendo raras ou discretas quando usados por via oral.

- Pessoas que estejam em uso de beta bloqueadores tendem a ter maior susceptibilidade às reações alérgicas à penicilina.

- As reações ocorrem com maior freqüência na faixa etária de 20 a 49 anos, sendo raras em crianças

- A história de alergia prévia à penicilina deve ser confirmada antes do uso, para evitar risco de nova reação..

OBS: é importante ressaltar que a presença de história de alergia a remédios em outros membros da família não se associa com maior freqüência desta reação. Da mesma forma, as pessoas portadoras de outras doenças alérgicas não têm maior predisposição para desenvolver alergia à penicilina. Entretanto, neste caso, uma vez sensibilizados, tendem a apresentar reações mais graves.

3. Tomei penicilina e tive reação, mas só surgiu no dia em que estava terminando o tratamento. Pode ser mesmo uma conseqüência da penicilina?

Sim. Embora seja um conceito comum de que a alergia surge logo no início do uso de um medicamento, a penicilina pode causar reações tardias (leia a explicação no texto).

4. A alergia a Penicilina foi confirmada. O que devo fazer?

O ideal é usar antibióticos alternativos, que não pertençam ao grupo das penicilinas. Estudos mostram que cefalosporinas podem reagir em 20% de pessoas alérgicas a penicilina. Nos casos especiais, o médico alergista decidirá sobre o uso da medicação com segurança.

O alérgico deve portar um cartão ou alerta da alergia à penicilina e comunicar em visitas a outros médicos esta ocorrência.

5. O que é “Dessensibilização” à penicilina?

Chama-se de Dessensibilização a administração controlada pelo médico, feita em ambiente hospitalar, de diluições gradativamente menores e em volumes inversamente maiores da peniclina, seguida do uso da medicação. É indicada apenas em casos onde a penicilina é imprescindível.

Foto da visita de Alexander Fleming ao Brasil em 1950
(acervo FIOCRUZ)


E, para finalizar, uma frase atribuída a Alexander Fleming:

"A penicilina cura os homens, mas é o vinho que os torna felizes."

Comentários

  1. Boa tarde, meu nome é Carlos Eduardo e moro em Recife - PE. Descobri via exames que tenho HPylori e o médico passou para tomar o medicamento PyloriPac IBP (Lansoprazol 30 mg, Claritromicina 500 mg, Amoxicilina 500 mg). Lendo a Bula vi que pessoas que apresentam alergia a Penicilina (que é meu caso) não podem fazer uso dessa medicação, e agora o que faço? Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Carlos Eduardo: a amoxicilina é um derivado sintético da penicilina. Não é possível indicar uma medicação pela internet, sem conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. O primeiro passo é entrar em contato com o (a) seu (sua) alergista para que confirme o tipo de reação que apresenta e que oriente uma forma alternativa de tratamento para seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2/1/15 00:32

    Boa noite.
    Percebi que depois de alguns dias apareceu uma macha avermelhada no meu joelho e logo começou a doer, como se tivesse batido em algum lugar, todos falaram que eu tinha batido, eu tinha certeza que não, no outro dia a mesma mancha saiu na perna, mais o caroço estava muito grande, dolorido e vermelho.
    A um ano atrás fiz uso de antibiótico e ocorreu a mesma coisa, porem em um grau mais avançado, onde três médicos que passei diagnósticaram como reumatismo, fiz tratamento com benzotacil, mas antes de finalizar o tratamento, resolvir procurar outro medico, pois ñ estava mais aguentando tomar aquelas injeções, o médico tinha passado 12 e eu conseguir tomar 6.
    Estava cansada de tomar as injeções e resolvir ir neste outro médico, assim que expliquei o caso, ele me examinou e falou que jamais era reumatismo, pois se fosse eu estaria sentindo dores insuportaveis, o mesmo suspendeu o tratamento e informou que as alterações nos meus exames era a infecção que estava muito forte e que algum medicamento poderia ter ocasionado essas manchas.
    Mas, ñ solicitou acompanhamento e agora, apos tomar antibiótico, estou tendo a mesma reação.
    Sera que é o antibiótico ?
    Grata Karina.

    ResponderExcluir
  4. Karina: sinto muito, mas não é possível afirmar se o antibiótico é a causa do problema sem conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa e sem examiná-la pessoalmente. Sugiro que procure atendimento com alergista.Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  5. Amei as dicas agora tenho quase certeza que tenho alergia a penicilina pois tomei medicação (neosadina e benzetacil) com meia hora tive uma reação alérgica e tive de ser consultada urgente . Essa já é a segunda vez que tenho alegia a medicações a penicilina .

    ResponderExcluir
  6. Mesmo sob suspeita, é importante procurar um(a) alergista para confirmar sua alergia a penicilina e oferecer alternativas de tratamento caso tenha necessidade no futuro. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  7. Oi! Por favor, me ajudem! Quando criança tive uma reação alérgica ao amoxil e o médico disse que sou alérgica a amoxilina. Meus pais me disseram a vida toda que tenho que avisar aos médicos quando for tomar qualquer antibiótico. Acontece que eles não se lembram mais do que aconteceu na época em que fui diagnosticada (só que empolei toda e os meus olhos incharam). Estou com h pylori e gastrite leve, comuniquei ao médico, porém, ele quer tentar usar a amoxilina por achar que posso não ser alérgica ou não ter mais a alergia por ter surgido há muito tempo e estou desesperada porque estou achando a dosagem muito alta para ser tomada de uma vez só. Ele não me recomendou ir a um alergista nem fazer um teste com uma dosagem menor. É perigoso tomar os 1000 mg de uma vez? O que pode acontecer se eu for mesmo alérgica? Que tipo de reações costumam aparecer? Devo procurar um alergista por conta própria? Podem me dizer como funciona uma dessensibilização? Precisa ser feita em hospital (por alergista) ou posso tomar o pyloripac sozinha em casa (com o acompanhamento desse gastro)?Desculpe pela quantidade de perguntas, mas ele me disse que com a amoxilina tenho mais chances de erradicar a bactéria (que pode voltar mais resistente caso seja mal tratada), porém cada médico fala uma coisa... e como a única prejudicada sou eu, fico com receio de acontecer algo muito sério. Será que poderiam me dar uma orientação sobre como vocês lidariam comigo caso fosse uma paciente de vocês? Muito obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  8. O primeiro passo é definir se você é mesmo alérgica a penicilina. Para isso, deve procurar um(a) médico(a)especialista em Alergia que avaliará seu histórico clínico e solicitará os testes necessários para definir este diagnóstico. Só então será possível indicar a conduta mais adequada para seu caso. Não acho sensato discutir sobre uma dessensibilização sem ao menos saber se você é alérgica à penicilina. Para localizar um alergista em sua cidade, sugiro que procure no site da ASBAI: www.asbai.org.br na aba onde está escrito "Público" e depois no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia,

    ResponderExcluir
  9. Anônimo5/8/15 22:39

    Tratamento para H. pylori existe, sem o uso da penicilina?

    ResponderExcluir
  10. vinicius7/8/15 19:17

    Vinicius...boa noite, tomei 3 capsulas de amoxil 500 depois de extrair um dente e 6 horas depois fiquei com coceira e perigoso posso ainda nas demais horas desenvolver choque anafilatico?

    ResponderExcluir
  11. Sim,. A amoxicilina pode ser substituída por outro antibiótico nos pacientes alérgicos a penicilina. Aconselho que procure um médico(a) gastroenterologista para orientar seu tratamento. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  12. Vinícius: o seu relato não sugere que ocorrerá um choque anafilático. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo1/9/15 11:15

    OI, Sou alérgica a Penicilina, alergia comprovada clinicamente, além da Penicilina sou alérgica a Amoxilina, Cefalexina, porém, a alguns dias meu médico receitou Monuril, pois apresento a tempos um quadro de infecção urinaria cronica e de repetição, já estive internada com infecção renal, devido a essa infecção urinaria das vias baixas ter subido, minha dúvida é a seguinte, o principal componente do Monuril é a Fosfomicina, esse elemento faz parte do mesmo grupo grupo químico da Penicilina e seus semi sintéticos?

    ResponderExcluir
  14. Fosfomicina (Monuril) nao pertence ao mesmo grupamento uímico das penicilinas. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde
    Já tomei penicilina antes e nunca tive reação alérgica, mas atualmente estou tomando ampicilina e notei diarréia forte ,porém só ocorre depois de passar meia HR da tomada do remédio, sensação de estômago cheio, me sinto um pouco cansada e leve coceira no corpo incluindo na vagina. Sei que não estou com nenhuma doença sexualmente transmissível pois não faço sexo. Pode ser da ampicilina e se for como só falta dois dias para acabar posso terminar o tratamento?ou por causa da diarréia, não está fazendo efeito? Vou procurar um médico, mas não quero interromper o tratamento se não for necessário. Obrigada

    ResponderExcluir
  16. O seu relato não sugere que possa ser uma alergia à penicilina. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  17. Oi eu quando era criança tomei bezetacil
    E quando cheguei em casa meu nariz começou a sangra sem parar,voltei pró hospital tomei outro remédio pra corta o efeito da bezetacil,e quando melhores fiz o teste da bezetacil,e o médico disse que nunca mais poderia toma,
    Queria sabe se nunca poderei toma bezetacil

    ResponderExcluir
  18. O seu relato não deixa claro que você tenha alergia à penicilina Aconselho que procure um Serviço de Alergia para receber uma orientação correta. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  19. Boa noite!
    Estou com infecção urinária e o médico me receitou norfloxacino, porém estou com muito medo de tomar, pois ha 2 nos atras, ao ficar internada para uma cirurgia de apêndice, tive uma alergia a medicação ( que até hoje não tenho certeza qual, pois ninguém me esclareceu o Real problema, mas a medicação que tomei no momento da reação me parece que foi clavulin e plasil, pois pedi a assistente social do hospital, cópia de todo meu prontuário, mas a letra está muito difícil de entender).quase morri, e tive que ir até para o balão de oxigênio. Até hoje sofro as consequências, pois me gerou um medo fora do normal.
    Me ajudem por favor!!!! Estou com dor e com medo de tomar o remédio!

    ResponderExcluir
  20. Jack: Boa noite. Sinto muito, mas não é possível prever se poderá ou não ter alergia a um determinado medicamento pela internet, baseado apenas nos dados enviados. Recomendo que procure atendimento médico pessoalmente. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor. Gratos pela sua visita.

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde tomei novamox 2X e to com a barriga com pontinhos avermelhados q nem foçe brotueja e cosar eu já só alérgica a dipirona ea ibuprofeno e tenho asma e sinosite aí a médica passou novamox 2x o q faço.

    ResponderExcluir
  22. Litaiane: o fato de ter alergia a dipirona e anti-inflamatórios não significa que terá obrigatoriamente alergia a antibióticos. A alergia é imprevisível. Aconselho que procure atendimento pessoalmente com seu alergista para que possa orientá-la de forma adequada e segura. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  23. Boa Noite meu filho de 1 ano e 11 meses está com uma infecção de ouvido e o pediatra receitou 3 dias de ceftriaxona de 1,0 MG hoje foi o ultimo dia mas agora apareceu manchas vermelhas pelo corpo todo estou desespera deu anti alérgico e vou procurar o médico amanhã o que devo fazer posso esperar???

    ResponderExcluir
  24. Sinto muito, mas não é possível orientar sem examinar seu filho pessoalmente. Recomendo que procure um local de pronto atendimento pediátrico próximo de sua casa. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo8/4/16 16:01

    Já é a segunda vez q minha filha aparece toda empolada logo após fazer um tratamento com amoxilina, na primeira vez levei ao médico ele disse q era urticária, ai ela ficou boa quase um ano depois precisou tomar amoxilina de novo empolo de novo só q agora bem mais grave, ele só pediu o ñ dar mais o medicramento e ñ pediu um exame específico.
    Graças a Deus depois do anti alérgico ela está melhor mas fiquei bem preocupada pois veio acompanhado de inchaço nas juntas e arroxeada no local.

    ResponderExcluir
  26. É possível realizar teste com penicilina e com amoxicilina Recomendo que leve sua filha a uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar a conduta adequada para ela. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  27. Tomei bezetacil não sabia de alergia depois de 48 horas estou com uma conseira pode ser alergia oque fasso espero ou procuro um medico2

    ResponderExcluir
  28. Leonardo: Bom dia. Se a coceira não ceder, é recomendado que procure atendimento médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  29. Olá. Eis meu relato: depois de procurar um Pronto Atendimento para curar de vez uma amigdalite de mais de uma semana e a medica mal me olhar e receitar um injeção de Diclofenaco que não resolveu meu problema, no desespero, me auto mediquei e tomei um cefalexina. Meia hora depois meu cotovelo, joelho, queixo e orelhas começaram a coçar. Em minutos me olhei no espelho e estava com o rosto todo empolado, a boca inchada. O corpo todo empolou, até o peito do pé. Corremos pra farmácia a procura de alguma injeção pra melhorar. Chegando lá minhas vistas escureceram, perdi os sentidos e desmaiei por alguns segundos. Achei que ia morrer, mas graças a Deus depois que acordei, mesmo com as vistas escuras ainda, me deram água e fui voltando aos poucos. A farmacêutica me deu um anti alérgico e fui melhorando. Passou tudo mesmo depois de umas três horas e meus lábios desincharam umas cinco horas depois.
    Com tudo isso, será que sou alérgica a penicilina? Nunca tinha tomado antes entre tbm não estava tomando nenhuma medicação. Confesso que fiquei com medo.

    ResponderExcluir
  30. Leed Fort:o seu relato sugere que possa ter ocorrido uma alergia, mas não é possível afirmar ou diagnosticar pela internet. Aconselho que procure atendimento com alergista para que receba uma orientação adequada e segura. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  31. Olá meu filho de 4 anos estava tomando amoxilina e no segundo dia apresentou sintomas de alergia na pele. Um mes depois teve q tomar azitromicina ambas as vezes com garganta inflamada e apresentou manchas na pele d novo. Ele pode ter alergia aos dois?Qual medico buscar?

    ResponderExcluir
  32. Catiane Boa tarde
    Você deve procurar um(a) alergista para orientação sobre o tipo de alergia apresentada por seu filho. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  33. Bom dia.
    A minha mãe é alérgica a Penicilina.
    Será que eu também posso ser alérgico por ela ser minha mãe?

    ResponderExcluir
  34. Carlos. A alergia, de uma maneira geral, tem uma predisposição genética (herdada). Mas, não significa que o filho terá o mesmo tipo de alergia que seus pais. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  35. Um texto apresentado por médico especialista é sempre mais esclarecedor, pois fornece todas as informações necessárias para sanar qualquer dúvida sobre o assunto.
    Este excelente artigo satisfez toda minha curiosidade sobre alergia a penicilina. Parabéns e obrigado por suas informações.

    ResponderExcluir
  36. Renato, bom dia. Envio nossos agradecimentos, em nome da equipe médica da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. As suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  37. Olá o ano passado fiz um tratamento com penicilina e passei muito mal, tive febres altas ao ponto de ver bichos a andar em cima de minha blusa, meus órgãos genitais incharam muito e ficaram quase sem pele, fiquei com um gênero de descamação... Como não vejo estes sintomas em relatos, queria saber se sou alérgica á penicilina ou será a algum outro componente!!? Agora tenho medo de tomar mais algo parecido pois vi-me realmente aflita quando a febre fez me alucinações e claro á fragilidade dos meus órgãos genitais.

    ResponderExcluir
  38. Vina Bom dia. O seu relato não deixa claro que tenha sido uma alergia. Aconselho que procure um local especializado em Alergia e Imunologia para que seja avaliada (e realizado o teste de forma adequada e segura) e receba uma orientação correta. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  39. Certa vez estava com uma infeção no ouvido esquerdo que me empáfia de mover o pescoço. Fui ao otorrino receitou injeção de benzetacil e penicilina. Ao receber a injeção desmaei e no dia seguinte meu corpo pegava fogo por dentro sofri durante dez dias até meu organismo expulsar todo medicamento, sofri à bessa. Será que sou alérgica à essa medicação ou à dosagem foi demasiada?

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde Os dados enviados em seu relato não sugerem que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica)ao benzetacil. Porém, para afirmar o que aconteceu, é importante uma consulta com um especialista em Alergia. Avaliar pela internet pode gerar erro. Caso more no Rio de janeiro, a nossa equipe está ao dispor. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  41. Olá , estou tomando morunil granulado , e depois de 2 horas .sinto meu coração disparado e mal estar , acabei de fazer tratamento da h pilory terminei ontem , e por suspeita de infecção na urina o médico falou para eu tomar morunil 2 sachês , será que o efeito é muito remédio no corpo , corro risco ?

    ResponderExcluir
  42. Emerson Bom dia Os sintomas que relata não caracterizam uma reação alérgica (imunológica) ao medicamento. Para diagnosticar o que ocorreu e para avaliar se há risco, é essencial conhecer sua história (anamnese) e examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno