Pular para o conteúdo principal

A Rinite Alérgica e os Pólipos Nasais

A rinite alérgica se caracteriza por apresentar episódios de espirros repetidos, coriza líquida, coceira em narinas, olhos, ouvidos, céu da boca, ouvidos, lacrimejamento, além de congestão (obstrução) nasal. No entanto, em algumas pessoas a sensação de nariz obstruído pode se manifestar de maneira intensa e persistente, tornando-se predominante e prejudicando sobremaneira a função respiratória. Nestes casos, é importante pesquisar a presença de pólipos nasais.

O que é um pólipo nasal?
Pólipos nasais correspondem a uma degeneração da mucosa que ocorre nas narinas, causando uma obstrução nasal intensa, agravando a rinite e tornando-se muito incômoda ao paciente. A palavra pólipo pode assustar porque algumas pessoas já a viram relacionada com tumores malignos, mas é importante deixar claro que são em geral formações benignas. A ocorrência de pólipos nasais é mais comum em adultos, sendo mais rara em crianças abaixo dos 10 anos.
É uma doença inflamatória da mucosa nasal (tecido de revestimento interno do nariz) mas até hoje não se sabe com precisão a causa e o porquê do aparecimento dos pólipos. É descrita uma relação clínica entre a rinite e o surgimento de pólipos, mas até hoje esta relação não está totalmente esclarecida. Na prática, observa-se que os pólipos quando surgem associados à rinite tendem a ser mais severos e que o controle da alergia melhora sua evolução e diminui a recidiva do processo. Entretanto, não há comprovação de que a alergia predisponha ao surgimento dos pólipos.
O pólipo pode ser único ou múltiplo, sendo seu tamanho variável. Os pólipos pequenos em geral causam poucos problemas, mas os maiores podem provocar sintomas mais graves. Uma conseqüência comum é o impedimento da drenagem normal dos seios paranasais e como conseqüência, facilitação de infecções bacterianas.

Quais são os sintomas mais comuns da polipose nasossinusal?

- O principal sintoma é a obstrução nasal intensa, popularmente referida como “nariz entupido”. A pessoa descreve que suas narinas estão sempre obstruídas e que tem pouca melhora com o uso de descongestionantes, seja em forma de gotas, seja em comprimidos.
- Dor de cabeça (cefaléia) e/ou dor na face ou ainda sensação de pressão na região da face.
- Secreção catarral e em algumas ocasiões de odor ativo, não apenas sob forma de coriza mas também como um gotejamento na região posterior das narinas em direção à faringe.
- Quadros repetidos de sinusite.
- Diminuição ou perda de olfato e/ou paladar.
- Podem ocorrer também distúrbios do sono, roncos ou até apnéia do sono, ou seja, a parada da respiração durante o sono por um período superior a 10 segundos.

Como posso saber se tenho um pólipo?

O diagnóstico da polipose pode ser feito pelo médico ao exame clínico, mas existem exames específicos que serão úteis como a tomografia e a endoscopia rinossinusal. A escolha do tipo de exame complementar varia em cada pessoa e com o tipo de pólipo, sendo valiosos não apenas no reconhecimento do problema como também na escolha da conduta e do tratamento em cada caso.

Associação da polipose com outras doenças

-Em crianças, o achado de um pólipo nasal pode indicar a presença de mucoviscidose, mais conhecida como fibrose cística ou apenas FC, que é uma doença genética, grave, sem cura, que afeta as glândulas exócrinas, provocando alterações nos pulmões, pâncreas, fígado e intestino. O diagnóstico pode ser confirmado através do exame do suor.
-A presença de polipose, rinossinusite, asma e eosinofilia(aumento da contagem de eosinófilos no hemograma) sugerem a síndrome de intolerância à aspirina, analgésicos e anti-inflamatórios não hormonais. Recomenda-se que pessoas portadoras de polipose e asma evitem o uso de analgésicos (derivados da aspirina, ácido acetil salicílico, dipirona, pirazolona) e anti-inflamatórios não hormonais. Existem medicações alternativas que deverão ser orientadas pelo médico.
-Sinusite causada por fungos pode se associar à presença de pólipos nasais.
-Outras síndromes mais raras, podem se associar.

Tratamento

O tratamento deve ser escolhido de forma individual, de acordo com o tipo da lesão, reflexos em seu portador, sintomas clínicos e na dependência do grau de comprometimento nasal e dos seios da face. Os medicamentos podem ser úteis para debelar episódios agudos e para o controle da doença, mas em alguns casos a indicação cirúrgica se impõe, com objetivo de remover os pólipos. A cirurgia resulta numa melhora significativa mas infelizmente verifica-se um índice significativo de recidivas.

Comentários

  1. Larissa: a alteração de olfato e paladar não é uma complicação comum da cirurgia para retirada de pólipos nasossinusais. É possível que a cefaléia seja causada pelo processo, mas não há como afirmar sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  2. Olá , primeiramente agradeço pela ótima matéria que até o momento é a mais esclarecedora que li a respeito do assunto.
    Em março desse ano 2012 começei a sentir uma leve obstrução no lado esquerdo da narina. Não bastou alguns dias para ficar pior a obstrução, seguida por uma forte dor de ouvido e garganta e dor de cabeça , falta de ar , passei a dormi de boca aberta e ter péssima qaulidade de vida .
    Passei pelo medico da empresa que trabalho 8 vezes seguida o mesmo só me passava um antibiótico e dava atestado de 1 dia. O que em nada a judava voltava a trabalhar no outro dia em estado critico , sentia meu lado esquerdo da narina totalmente obstruido por algo como se fosse uma massa. POr fim tive crises de muito desconforto e falata de ar. Sou de Brasilia - DF aqui na capital tem cerca de mais de 10 hospitais publicos , acreditem eu passei por todos , todos , todos dei entrada em praticamente todos eles com extrema falta de ar , insuportavél dor de ouvido fui medicada com infinitos corticoides, anti termicos , anti alérgicos , sprays nazais de todas as marcas . Fiquei afastada do meu trabalho para ticamente 15 dias seguidos tentando achar a solução do problema nem um Otorrino digo e repito nem um Otorrino da area de saudade dos Hospitais publicos de Brasilia me deram um laudo sobre o que eu podia ter. Ouvi dier de um médico o qual não citarei o nome por não me recordar que me disse: Seria bom voçe procurar um médico. Foi o que eu fiz !! Então ele era o que ? Por fim marquei uma consulta particular com uma medica que minha irmã indicou, ela já havia tratado a minha vez com dor de garganta cronica. A pedido dessa médica fiz tomografia, e um exame com uma canola que pe inserida no nariz e vai até as foças nazais , fiz exames de ouvido de garganta todos os resultados indicaram infecção e na tomagrafia um polipo de 3 centrimetros e muita infecção. Como não possuo plano de saúde , fui atras para tentar realizar a cirugia novamente me vi a mercer do SUS tentei e muito passei em todos os mesmos hospitais e nada nem ao menos na fila pra cirugia eles me colocaram e nada aparelhos de tomografia quebrados , salas imundas, despreparo de medicos e enfremeiros um total descaso. Por sorte Divina apo´s 4 mesmes de crise sim passei 4 meses me emtupindo de corticoides e ntre outros mudei todos os habitos que podiam trazer alguma reação alérgica melhores um pouco porém ainda durmo de boca aberta e por vezes sinto falta de ar. Espero poder fazer um plano de saude o mais rapido possivél para ser operada e tratada com um pouco de dignidade. Enquanto isso não é possivél pesso a Deus para não vir a ter outras crises por que digo com toda propiedade no assunto . Um portador de pólipo sofre muito ...

    ResponderExcluir
  3. Agradecemos seu depoimento e sua visita ao nosso blog. Desejamos melhoras e que consiga alcançar seus intentos.

    ResponderExcluir
  4. tenho polipos nasais e sinto dores de cabeça diarias e so acordar pela manha me levantar que elas surgem não sei mais o que faço . a +ou- dez anos atraz passei por isso quando fiz minha primeira cirurgia pra retirar os polipos , sendo que apos 3 anos eles voltarao e desde entao sofro com as dores de cabeça . o unico sintoma que me deixa desesperada ja que nao sinto meu nariz muito entupido e quando entope uso o neosoro que realmente me alivia . gostaria de saber se alguem tem constantes dores de cabeça . ja que nao tenho convenio medico e dependo do sus
    obrigada desde ja e parabeniso os donos do blog

    ResponderExcluir
  5. A polipose pode provocar dores de cabeça. É aconselhável que retorne ao seu otorrino para nova avaliação e conduta. Agradecemos sua visita e suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  6. juliana trindade23/11/12 20:10

    muito obrigada por me responder . ja fiz a tomografia que o medico me pediu e estou aguardando o retorno ( a mais de tres meses )do medico para em indicar o tratamento .aguardo ansiosa e com muita dor de cabeça .parabéns mais uma vez aos criadores do blog

    ResponderExcluir
  7. Juliana: desejamos que melhore e recupere sua saúde. Agradecemos seu retorno ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia!!! Tenho polipose no nariz e na face esquerda, meu medico indicou cirurgia. Me falaram que se eu não operar, posso ter meningite, isso é verdade? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  9. A polipose nasossinusal pode provocar sinusites repetidas, que podem se complicar de várias formas e até resultar em uma meningite. Mas, vale ressaltar que esta possibilidade é bem rara. Convido que leia este texto publicado no site da Sociedade Brasileira de Infectologia:
    http://www.sbinfecto.org.br/publicoleigo/default.asp?site_Acao=&paginaId=14&mNoti_Acao=mostraNoticia&noticiaId=24689
    Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  10. Já possui alguma pesquisa e andamento sobre os polipos?

    ResponderExcluir
  11. A polipose nasossinusal é uma doença intensamente estudada no mundo inteiro tanto por alergologistas como por otorrinolaringologistas. A polipose nasossinusal espelha uma complexa situação clínica. Acredita-se que não represente uma doença única, mas sim que a polipose possa ser a manifestação nasal de doenças diferentes. Esta poderia ser a explicação para a grande diversidade de apresentações clínicas, nas duferentes incidências de recidivas pós cirurgicas em cada paciente, bem como na variabilidade na resposta ao tratamento clínico. Obrigado por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  12. Olá meu nome é Antonio Machado.Gostei muito do blog. Bom vou relatar meu problema tenho 46 anos sofro de rinite e zumbido nos ouvidos desde criança , sendo que zumbido antes era baixo e quando tinha uns 20 anos procurei vários médicos e sempre escutava a mesma coisa "labirintite " e os remédios que eles me davam só piorava a situação aí acabei abandonando os tratamentos.Nunca tive tonturas somente zumbido e de uns 2 anos pra cá aumentou muito e aí resolvi procurar ajuda novamente pensando nos avanços em relação a zumbido na medicina hoje em dia.Fui em uma clinica especializada em zumbido , fiz um monte de exames , audiometria , acufemetria , vectro e o médico me pediu uma tomo da face pois relatei a ele que alem do zzzz que parecia mais na cabeça do que nos ouvidos tinha a sensação de peso na cabeça como se tivesse com um capacete 24hrs ,raramente tinha dores tipo na nuca e desconforto como se foce uma enxaqueca ,principalmente quando ha mudanças climáticas , chuva , calor , frio e o zzzzz acompanhava a mudança junto com arinite.Uma coisa eu notei que ultimamente não tenho mais coriza mas parece que tem alguma coisa que incha dentro das narinas e causa o tal desconforto.Bom os exames : vectro normal , audiometria perda nos agudos acima de 6kz no ouvido direito e a toma deu policisto de retenção nos seios maxilares .Tomei amoxil com sulbactam por 14 dias + omenariz por 30 dias que ressecava ainda mais as narinas e não senti diferença nenhuma com esse tratamento ,só os efeitos colaterais . Ahhh o médico me pediu agora uma ressonância dos ouvidos internos e foças posteriores que nem sei se vou fazer.Uma coisa que ele fez testes comigo era apertar a cabeça pra baixo com as duas mãos e zzzzz aumenta e muda até de frequencia e quando aperto o pescoço na região da nuca ou seguro o queixo e tento abrir a boca.Bom queria um conselho de vcs pois estou perdido e não botei muita fé no médico que fui e se ha possibilidade da tal enorme sinusite sem dor que tenho 2º o médico pode ser a maior causadora do aumento zumbido nos meus ouvidos ,pois é oque mais me incomodahoje em dia.

    Muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  13. Antonio: zumbido não é um sintoma da rinite. Em algumas pessoas pode ocorrer a ocorrência simultanea dos sintomas. Não tenho condições para opinar sem ver os exames e sem examiná-lo. O que posso dizer é que nem toda sinusite se acompanha de dor e de secreção catarral aparente. De qualquer modo, você relata que tem rinite desde a infancia. Acredito que o tratamento da rinite possa lhe dar conforto e talvez minimizar suas queixas. Aconselho que procure um alergista para avaliar seu caso. Gratos por sua visita e pelas palavras de incentivo ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  14. Olá minha mãe tem pólipo nasal e desvio e fez cirurgia há 15 dias ,e hoje quando foi ao médico sua médica lhe disse que ela teria que operar novamente ,pois sangrou muito e ela está bem preocupada ,isso em alguns casos é normal ?

    ResponderExcluir
  15. É provável que tenha ocorrido uma complicação na cirurgia de sua mãe. Aconselho que converse com o otorrino que realizou o procedimento e peça que esclareça suas dúvidas. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  16. Meu nome é Kenia, moro no interior de Goiás. Ha 7 anos fiz minha primeira cirurgia de pólipos Nasais o qual nunca consegui me livrar. Já fiz 4 cirurgia de pólipos nasais e infelizmente ainda não consegui me livrar deles. Minha qualidade de vida está cada vez pior. A ultima cirurgia que fiz foi no ano de 2010 com um médico bem indicado de Brasilia, além da retirada dos pólipos foi retirado também uma mucocele. Confesso que não tem sido fácil, sou alérgica a aspirina, alguns anti-inflamatórios e muitos analgésicos. Se alguém puder informar um tratamento mais aprofundado me indique, gostaria muito de melhorar minha qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  17. Kenia; a associação da polipose nasossinusal com a intolerância à aspirina (acidoacetil salicílico), analgésicos e antinflamatórios deve ser investigada pelo alergista. Aconselho que procure no site da ASBAI (www.sbai.org.br) um médico especialista para orientá-la de forma adequada. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  18. Olá, olha só meu nariz as vezes fica entupido , de vez enquando ele sangra muito pouco coisa minima , mas quando isso acontece é muito chato, geralmente uma vez por mes , ou a cada dois meses ocorre isso , vc pode me dá alguma informação do que possa ser ? obrigado!!! obs: ele não costuma doer,só sinto mesmo essas duas sensações .

    ResponderExcluir
  19. Infelizmente não é possível fazer o diagnóstico e apontar a causa dos seus sintomas através da internet, sem conhecer seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente.Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  20. ola meu nome é rogerio sales, eu queria saber como pega essa doença poli....? nunca tive nada disso, começou aparecer depois que entrei numa empresa metalurgica e estou ha 9 anos sempre mexo com vapor poeira, fumaça, fungos, pode ser por isso por favor me responde, agradesso.

    ResponderExcluir
  21. Rogério: não se sabe com precisão a causa e dos pólipos, mas não é uma doença contagiosa que se "pega" de outra pessoa. É provável que esteja relacionada com predisposição genética. Pode se associar com situações clínicas conforme citado em nosso texto. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  22. Sofro de asma faço uso continuo de simbicorte.Tenho pólipos e desvio no septo nasal,tenho sofrido demais com tudo isso, já fiz por 2 vezes cirurgia de retirada dos pólipos.na primeira vez sofri muito,pois tinha sinusite e foi aberto a cavidade bucal para retirada da sinusite.perdi o olfato e paladar.e agora já faz 3 anos que aguardo nova cirurgia, não vejo a hora de fazer pois sei que vai ser um alivio pra mim,ainda que sei que pode ser por pouco tempo.

    ResponderExcluir
  23. Existem casos de poliposa nasossinusal que recidivam mesmo com o procedimento cirúrgico adequado. Não se sabe a causa. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  24. Boa noite,passei por um alergista fiz varios exames,ele quer que eu tome vacinas,estou com dois pes atras,ele disse que sou super alergica mas nao apareceu este polipos,esta assim ;arejamento e desenvolvimento normal das cavidades paranasais...septo nasal sem desvio significativos...estruturas osseas perisinuais conservadas....porem ele disse que tem uma (carne) dentro do nariz ........ estou confusa acho que vou procurar um otorrino.

    ResponderExcluir
  25. Thabata: a expressão popular "carne no nariz" em adultos é usada para expressar a hipertrofia (aumento) dos cornetos (conchas nasais), cuja causa mais comum é a alergia. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  26. Eu tenho polipos nasais e o medico diz que devo operar mas eu tenho medo. Em que consiste a operacao_

    ResponderExcluir
  27. Existem várias técnicas cirúrgicas para retirada do pólipo, que levam em conta o tamanho tipo e localização do pólipo.
    Converse melhor com seu médico.

    ResponderExcluir
  28. oli meu e patricia tenho 28 anos numca passei por um medico pra saber realmente a causa da minha sinusite tem tempo que eu espirro muito fico com o nariz escorrendo ai fica enchado no lado do nariz as vezes sai ate uns pedaco de carne eu usava noex tina ate parado mas deixei de usar e agora voltou a crise tudo de novo me ajudem o que eu faço...

    ResponderExcluir
  29. Patrícia: o seu relato sugere que você tenha uma rinite alérgica. A sinusite é uma complicação comum da rinite. Por isso, aconselho que procure um alergista. Escreva para nosso e-mail e encaminharemos para você uma cópia do livro sobre a Rinite. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  30. Tenho polipose nasal desde a adolescência. Já fiz, parece mentira, 10 cirurgias e fui ao médico e ele disse que já posso fazer outra, pois o nariz está cheio de pólipo. Espero está vivo pra ver um dia a cura pra essa doença, pois é muito ruim viver respirando pela boca, sem sentir cheiro, é horrivel, qualidade de vida lá embaixo.

    ResponderExcluir
  31. Infelizmente algumas doenças tem alto padrão de recidiva.
    A cada dia novas técnicas cirúrgicas e novos medicamentos estão sendo desenvolvidas para melhor controle destes sintomas.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  32. Prezados Senhores, passei por tres cirurgias de pólipo nasal. Na última não foram feitos os cortes por dentro da boca como houve nas duas primeiras.Hoje sinto uma coceira incontrolável no rosto, somente do lado direito, a impressão que tenho é de um formigueiro na narina e no rosto. Tenho também uma perfuração no septo que surgiu após a segunda cirurgia.Perdi também o olfato.Já fiz uso de alguns inalantes e antibióticos, todos receitados pelo médico. Ultimamente a unica coisa que alivia a coceira é predinisona, que sei fazer mal mas não vivo sem ela. Se possível, me respondam. Grata

    ResponderExcluir
  33. O seu relato não deixa claro que a coceira que descreve em seu rosto possa ser causada por uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  34. Olá, li em um artigo que, pacientes que tem intolerância à AAS, dificilmente melhoram com a cirurgia, e que uma das propostas seria a dessensibilização à AAS. Vocês sabem como fazer isso. Já operei duas vezes e não se mais o que fazer, pois as duas cirurgias não surtiram efeito. Um mês depois estava com velamento nos seios da face. Faço tratamento de vacina com vocês, mas também não vejo resultado. Estou em quadro de depressão, não consigo falar com as pessoas, não consigo sair de casa, não consigo dar aulas por causa desses pólipos. Me ajudem.

    ResponderExcluir
  35. Rafael: a dessensibilização não é um método indicado em todos os casos. Para responder suas dúvidas, eu precisaria conhecer seus dados e seu histórico clínico de forma criteriosa e pessoalmente. Aconselho que converse com o(a) alergista que o atende para que possa ser orientado de forma específica e mais correta. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  36. Olá, gostaria de saber se vocês fazem tratamento para dessensibilização de AAS. Tenho pólipos nasais desde 2007. Fiz duas cirurgias que não resolveram e eu não operei pela terceira vez por que tento conviver com isso. Mas agora está muito difícil, vou operar amanhã (28/01/2015) e estou desanimado, pois sei que não a cirurgia não dará certo. Minha namorada encontrou um artigo dizendo que, dificilmente, pacientes que apresentam dessensibilização de AAS tem bons resultados com a cirurgia, e um dos procedimentos seria a dessensibilização de AAS. Vocês sabem fazer esse tratamento ou conhece algum médico no RJ que saiba fazer? Obrigado.

    ResponderExcluir
  37. O nosso Serviço de Alergia não realiza a dessensibilização medicamentosa. Você pode se informar junto à AsbaiRJ (www.asbairj.org.br ) onde poderá realizar este procedimento. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  38. Anônimo1/3/15 14:20

    No dia 9 de Fevereiro comecei a espirrar e lá vem mais um acesso de rinite. Loratadina e continuava. Em 11 de Fevereiro não sentia cheiro nem gosto, como sempre acontece em minhas crises alérgicas, mas fiquei preocupado quando o cheio e o gosto não voltaram. Marquei uma consulta com um otorrino e ele me passou quatro medicamentos: Prelone (12/12), Novamox 2x (12/12), Maresis (6/6) e Plurair (1aplicaçãopordia). O tratamento do antibiótico durará 14 dias. O problema é que desde que comecei a medicação não tenho tido uma melhora. Liguei para o médico e ele disse que tinha que terminar o tratamento e depois do retorno ele avaliaria. Mas tenho tido uma série de efeitos colaterais (talvez do antibiótico que é o único que continuo tomando, além dos sprays): diminuição da audição (principalmente algum tempo que tomo o antibiótico); uma moleza no corpo (nada que não), defeco de dois em dois dias, um certo desconforto abdominal, urino com frequência, mas em jatos rápidos. Nos primeiros dias enjoei até comer... Perdi 4 quilos. Já voltei a comer normalmente (parece até que meu paladar está retornando aos poucos), mas não o olfato. Sinto alguns cheiros mais fortes... Pela experiência que vocês têm, será que o tratamento surtirá efeito. Tenho desvio do septo desde criança.

    ResponderExcluir
  39. Infelizmente não é possível opinar se o tratamento surtirá efeito baseado apenas nos dados enviados, sem examiná-lo pessoalmente. Aconselho que retorne ao médico e exponha seus temores para que seja orientado de forma adequada. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  40. a minha filha Kamila fez a cirurgia retirando a mucosa nasal mas ela ainda respira com dificuldade e faz um barulhão na hora de respirar e isso piora na hora de dormir e quando ela chora. o que devo fazer


    ResponderExcluir
  41. Larissa: não é possível prever se haverá alteração de olfato e paladar sem conhecer seus dados clínicos e sem avaliar os exames pré operatórios. Aconselho que peça esta orientação ao otorrino que realizará o procedimento. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e receba a cópia em PDF do nosso livro sobre a rinite. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  42. tenho polipose nasal rica em eosinófilos e alergia cronica respiratória ja fis duas cirurgias e estou em tratamento devido recidiva de novo..eu trabalho em uma usina de cana de açúcar a sete anos pode ser este o motivo de tanta recidiva do quadro .. estou afastado do trabalho agora estou pensando em entrar com pedido de aposentadoria.. o que acham. ??

    ResponderExcluir
  43. João Paulo: desconheço a legislação sobre este tema. É aconselhável que procure um advogado especializado em Direito do Trabalho para que receba uma orientação adequada sobre a aposentadoria. Obrigada pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  44. Meu filho tem dose anos se queixa de falta de ar e vista diferente quando força um pouco, corre jogar bola ele com medo não faz mais, fiz uma tomografia o resultado foi polipo no seio essencial esquerdo esse problema pode ser a razão desses sintomas.

    ResponderExcluir
  45. A presença de polipose nasossinusal em uma criança de 12 anos deve ser avaliada pelo especialista e investigada a possibilidade de doenças que podem acompanhar o problema. Agfradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  46. Bom dia. Sou de Salvador. Até os 38 anos minha saúde era perfeita, até gripe raramente tinha. Contudo, nos últimos dois anos passei a ter gripes incuráveis e após investigação com vários especialistas chegou-se aos diagnóstico de rinite alérgica e pólipos, sendo recomendada a cirurgia, a qual fiz em jan/2015, com leve melhora nos primeiros meses, mas com a continuidade do problema respiratório, ou seja, tosse crônica seguida de desmaios. Retornando ao médico que realizou a cirurgia este informou que a cirurgia foi um sucesso. Após vários atendimentos em emergência hospitalar por não consegui dormir e pelos desmaios, descobriu-se asma e que a tosse poderia ser em razão de refluxo. No último um mês o nariz está com excesso de coriza e lendo os comentários desse blog percebi relatos muitos parecidos com o meu (após a cirurgia o polipo volta...). Eu só realizei uma cirurgia e tenho receio de realizar outras. Diante deste relato, qual orientação vocês me dâo?

    ResponderExcluir
  47. Olá, boa tarde. A polipose nasal é um quadro que pode ser necessária a correção cirúrgica mais de uma vez. O tratamento varia de acordo com a extensão das massas. A asma, Refluxo e Rinite, tem uma interação muito grande, inclusive com a própria polipose. Como você já realizou a correção cirúrgica, é interessante que procure um (a) alergologista para tratar as demais patologias. A avaliação dos quadros e o tratamento tem de ser constante e global, ou seja, há a necessidade de um especialista que acompanhe. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  48. Gostaria de saber se é verdade que a cirurgia de pólipo nasal pode ficar cega ou afetar o cerebro,obrigado

    ResponderExcluir
  49. Charles: qualquer procedimento cirúrgico está sujeito à complicações. Existem diversas técnicas para realização desta modalidade de cirurgia. Trata-se de um procedimento seguro, embora não seja isento de riscos. Aconselho que exponha seu temor ao cirurgião que realizará o procedimento de modo que possa ser esclarecido de forma adequada. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  50. Anônimo7/2/16 21:02

    olaa eu vou ser operada ja neste mes tenho um pouco de medo porque ja fiz uma mini cirugia mas voltou a crescer agora tenho mesmo qe. ser operada . e segura ? pq se ganha polipos nasais

    ResponderExcluir
  51. A cirurgia da polipose nasal é um procedimento que visa restituir a capacidade funcional do nariz. É uma cirurgia segura, realizada sob anestesia, em ambiente hospitalar, mas em geral a permanência no hospital é curta. O objetivo é a remoção dos pólipos, mas durante o procedimento, o cirurgião avalia se há necessidade de procedimentos conjuntos, de acordo com cada paciente. Por isso, a pessoa mais indicada para orientá-la é o seu cirurgião pois conhece seu caso e poderá orientar de forma adequada e mais completa. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  52. tenho 16 anos e faz um ano que tenho sangramento do lado direito, e so sangra quando tenho crise de renite forte e vou pro sol ate que fiquei um tempo em regiao fria uns 3 meses e nao atacou minha alergia nem sangrou! quando voltei pra casa onde é bem quente e chove pouco volto tudo de novo so que mais forte fui ao medico fazer consulta normal e comentei sobre isso disse que ate mesmo meu ceu da boca anda sensivel de tanto coçar ele olhou meu nariz e disse que estou com uma bolsa inflamatoria no nariz e que quando fica seca ela incha e sangra. ela vive vermelha e por isso sempre lavo com soro varias vezes ao dia. Essa bolsa pode ser esse tal polipo?

    ResponderExcluir
  53. Acredito que o médico tenha se referido aos cornetos nasais e não a um pólipo. De qualquer modo, sugiro que peça a ele que explique melhor para você. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  54. Estou com uma sinusite cronica que esta praticamente limitando minha vida. Secreção presa, não sinto drenar o muco, nem espirrando nem aspirando. respiração muito seca, olfato bem diminuído, sono sem qualidade nenhuma . Enfim ja fiz vários exames, tomei varias medicações, sem efeito. Estou sofrendo mais ainda neste outono, super seco. Alem da respiração, a falta de prazer total nas coisas por conta da falta de olfato.

    Minha ultima tomografia deu: Espessamento da mucosa de revestimento dos seios maxilares, indicando sinusite cronica

    Gostaria de saber se com o laudo de sinusite cronica pode ser indicado uma cirurgia para aliviar o s sintomas?

    ResponderExcluir
  55. Simone: os objetivos da cirurgia na sinusite são: - melhorar a drenagem dos seios paranasais (seios da face), facilitando a eliminação do catarro preso nos seios e promovendo a ventilação dos mesmos,
    - melhorar a sensação de obstrução nasal
    - em alguns casos, faz-se também a remoção de pólipos nasossinusais.
    Mas, o laudo que encaminha em seu relato não é suficiente para avaliar se há indicação cirúrgica para seu caso. Recomendo uma consulta com um(a)otorrino para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar se a cirurgia é o tratamento mais adequado para você. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  56. Boa noite!

    Tenho 34 anos e a 5 anos passei por uma cirurgia de septoplastia e turbinoplastia, pois meu nariz vivia entupido e esta foi a solução dada pelo otorrino naquela época.

    Porém um ano após a cirurgia meu nariz voltou a entupir. Eu retornei no otorrino que realizou a cirurgia e foi constatada uma possível rinite. A partir daí procurei um alergista e foram realizador alguns testes e comecei a tomar uma vacina semanalmente, que ao longo dos anos foi aumentando a dose. Já se passaram praticamente 4 anos que tomo estas vacinas e nunca percebi melhora.

    Além do nariz sempre seco (raramente tenho secreção no nariz) e entupido, frequentemente tenho dores na face e cefaleia. Devido a isso procurei um neurologista e realizei uma tomografia, onde foram detectados os pólipos nasais.

    Dado meu relato, gostaria de uma indicação de algum profissional que possa me avaliar e tentar melhorar minha situação (qualidade de vida).

    Moro em Itabira-MG, bem próximo a Belo Horizonte.

    Muito obrigado,

    Roger J. Campos

    ResponderExcluir
  57. Roger: Bom dia. Para localizar um alergista em Itabira ou em Belo Horizonte, sugiro que procure no site da ASBAI: www.sbai.org.br no setor público: “Localize um especialista”. Basta digitar o nome do Estado, da cidade e abrirá uma lista com os nomes dos especialistas na localidade desejada. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  58. Ola fiz uma tomografia para fazer uma rinoplastia e acusou que tenho um velamento no seio maxilar direito o médico prefiro me encaminhar para um otorrino ai fui na consulta e falei que meu nariz n fica entupido n tenho dificuldade para respirar,só tenho uma rinite mas só ataca se encher com poeira pelos etc Ai o Otorrino falou que como n tinha queixa de sinusite poderia ser polipo mas ele examinou e n achou nada e pediu para fazer uma endoscopia do nariz,Mas a minha dúvida é se tivesse algum polipo iria acusar na tomografia ? É deu tbm um desvio de septo meu nariz tem aquela giba por isso vou fazer a rinplastia obg

    ResponderExcluir
  59. Bom dia. A tomografia é um exame importante mas como qualquer outro exame, só deve ser interpretado baseado na história clínica e no exame físico de cada paciente. Caso contrário, poderá levar a conclusões inadequadas. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  60. Boa noite gostaria de saber quanto custa aproximadamente uma cirurgia para retirada de polipo nasal? Sei que existe variação de um especialista para outro mais gostaria de saber mais ou menos um valor. Obrigada!

    ResponderExcluir
  61. Bom dia. A nossa equipe médica é composta por alergistas e não realiza cirurgias. Aconselho que procure um site de otorrinolaringologia para que receba a informação que deseja. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  62. Tenho problema por exemplo quando estou deitado de lado entope a narina inferior e vice versa. Também da mesma forma de bruços dependendo do lado que via a cabeça pra mim isso sofrimento porque pelo impedimento de passagem de oxigênio sempre dá pesadelos e durmo sem ser tranquilo levanto.pela parecendo como se eu tivesse trabalhado no pesado tomo corticortem de 20mg mais bamifix de 300mg mas de 15 em 15 dias pois estou com minha pele fragilizada.
    E para o nariz uso cloreto de magnésio misturado com cloreto de sódio tem me aliviado um pouco no aguardo....

    ResponderExcluir
  63. César, boa noite. Se o tratamento não está obtendo resultado, não adianta repetir o uso do corticoide. É recomendado que reavalie a conduta, a necessidade de um procedimento cirúrgico para correção da polipose nasossinusal. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  64. Pode acontecer de algum pólipo sair pelo fim do céu da boca? Tentei assoar o nariz que, parecia estar sujo, mas não saia nada, quando puxei o ar em direção a garganta saiu uma secreção verde/amarelada um pouco firme com presença de sangue. Comecei a pesquisar e cheguei até aqui. Podem ser algum pólipo?

    ResponderExcluir
  65. Não. O seu relato não sugere que isso tenha ocorrido. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  66. Muito bom artigo esclareceu muitas dúvidas que tinha
    Obrigado

    ResponderExcluir
  67. Que bom que gostou, Fábio. As suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário. Aproveito a oportunidade para convidar você a assinar nosso blog e receber gratuitamente nossos textos diretamente em seu e-mail. Um abraço.

    ResponderExcluir
  68. Boa tarde!Parabéns pelo blog
    A dois meses passei por uma cirurgia da retirada de polipos nasais,nos primeiros dias até que estava me sentindo bem,retirando as crostas que produziam,semanalmente precisava fazer a remoção dessas crostas no consultório do medico que fez a cirurgia.E depois de quinze dias é que percebeu que havia perfurado o septo.Então todos esses dias fiquei com "com essa sujeira" no canto perfurado,ocasionando assim a uma infecção.Ontem dia 12/07/2017 retornei ao medico como sempre faço depois da cirurgia,e fiquei muito desanimada e extremamente preocupada,pois a mucosa encontra-se bastante inflamada e como o médico ficou preocupado também pediu ao seu colega de trabalho que também é otorrino que me avaliasse juntamente com ele.Ele disse: que estava com uma bacteria,pois a 10 dias tomando antibiótico fortíssimo e ainda continuo com tanta secreção purulenta drenando pelos seios da fase....estou muito preocupada.sinto muitas dores de cabeça e um desconforto no nariz,produção de crostas. Ele me passou um tratamento e disse que só esse tratamento poderia solucionar o meu problema:Lavagem de soro fisiologico de 0,9ml,com shapool neutro da jonhson e me passou as medidas direitinho.Por gentileza preciso muito de uma opinião dos senhores se possivel.Tenho muito medo de pegar uma doença mais grave,tipo infecção generalizada ou meningite.O que faço continuo me acompanhando com o medico da cirurgia que estar tentando solucionar o problema ou procuro outro para me avaliar...POR FAVOR ME AJUDEM ESTOU DESESPERADA.

    ResponderExcluir
  69. Boa tarde. Compreendo sua preocupação, mas não tenho condições para opinar sem examinar você pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Sugiro que procure uma segunda opinião . Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  70. Gostaria de saber se um hemangioma nasal pode ser chamado de pólipo e se também há uma alta possibilidade de recidiva, caso opte pela cirurgia de retirada.

    ResponderExcluir
  71. Patrícia Bom dia. Não. Hemangioma nasal e pólipo nasossinusal são doenças diferentes. A recidiva após cirurgia da polipose não é uma taxa fixa, variando de acordo com cada pessoa, gravidade da doença, etc. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno