Pular para o conteúdo principal

Alergia a camarão


A novela “Pé na Jaca” mostrou em um dos seus capítulos uma situação em que dois personagens que disputam uma vaga de sócio na empresa que trabalham, apelam para golpes baixos para ganhar a posição. Assim, um deles descobre que o outro é alérgico a camarão e mistura à sua comida pedacinhos do camarão. Não demora muito para a história terminar dentro de uma ambulância a caminho do hospital. Na ficção, tudo bem, é até engraçado. Mas na vida real, a brincadeira pode se tornar perigosa.


A alergia ao camarão e aos frutos do mar é mais comum nos adultos e pode se manifestar de formas variadas, desde uma simples coceira até quadros de emergência como o caso retratado na novela.


A reação alérgica ocorre porque o organismo reage ao alimento com produção de um anticorpo, chamado de imunoglobulina E (IgE), que ataca uma proteína contida nele, originando os sintomas da alergia, em minutos ou em algumas horas após a ingestão do alimento.


A maior parte destas reações a camarão tende a ser leve ou moderada, sendo os sintomas mais comuns a coceira, placas vermelhas na pele, mal estar, inchação em olhos, lábios, boca, garganta. Em alguns casos mais raros, pode evoluir de forma grave surgindo uma reação extrema chamada de anafilaxia (popularmente conhecida como choque anafilático), que envolve diversos sistemas do organismo: circulatório, respiratório, imunológico, resultando numa reação grave e necessitando de atendimento de emergência. Neste caso, a pessoa pode apresentar urticária, vermelhidão na pele, chiado no peito e cansaço, tosse, espirro, náusea, dor abdominal, vômitos e coceira no corpo, dificuldade para respirar, queda na pressão arterial, podendo ameaçar a vida.


O camarão é um pequeno crustáceo aquático que pode ser marinho ou de água doce e pertence à ordem Decapoda, à qual pertencem também as lagostas e os caranguejos. Segundo o Wikipédia, a maioria dos crustáceos são organismos marinhos, como as lagostas, camarões e as cracas e percebes, tatuís ou Emerita brasiliensis (que vivem enterrados nas areias das praias do Brasil), os siris e os caranguejos, mas também existem crustáceos de água doce, como a pulga da água (Daphnia) e o camarão do Rio São Francisco no estado da Bahia(Brasil)e mesmo crustáceos terrestres como o bicho-da-conta e o tatuzinho de jardim que habita as terras brasileiras. Existem ainda várias outras espécies de crustáceos aquáticos que têm no seu nome a palavra camarão, mas pertencem a grupos diferentes, tais como os camarões-de-concha (ordem Conchostraca) e os camarões-girinos (ordem Notostraca). Por outro lado, os camarões comerciais são também conhecidos por outros nomes, tais como gamba ou lagostim (os de grandes dimensões, como o "camarão-tigre-gigante", Penaeus monodon, que pode atingir cerca de 35 cm de comprimento e um peso de cerca de 500 g – que são as dimensões médias dos verdadeiros lagostins).


Diagnóstico

Se uma pessoa tem suspeita de ser alérgica a camarão deve procurar um médico especialista em Alergia que irá analisar sua história clínica, a reação apresentada e realizará testes para comprovar o diagnóstico.

Os testes são realizados pelo especialista utilizando bateria padronizada de alimentos por método de puntura realizado no antebraço e o resultado é imediato, após 15 a 20 minutos. A resposta positiva indica a presença da IgE (imunoglobulina E) para o alimento.

Em algumas pessoas, pode-se utilizar também a dosagem da IgE específica para camarão feita no sangue e realizada em laboratórios especializados.

Considerações sobre a alergia a camarão

- A alergia ao camarão não surge no primeiro contato e por isso, a pessoa pode ingerir o alimento por diversas vezes antes de apresentar a alergia.
- Quem manifesta alergia a camarão, tende a fazer também para outros crustáceos e por isso deve evitar não só o camarão como também siri, lagosta, mariscos, entre outros. Em geral, não há problema na ingestão de peixes.
- Algumas pessoas são muito sensíveis e reagem mesmo com pequenas quantidades do alimento ou até à simples inalação durante o cozimento.
- A presença de alergia a camarão não significa que obrigatoriamente a pessoa terá alergia ao iodo.
- A Quitosana é um produto usado para emagrecimento, obtido através do exoesqueleto de crustáceos como camarão, caranguejo e lagosta e não deve ser usada sem orientação médica em pacientes sensíveis ao camarão.
- A tropomiosina (proteína do camarão) pode ser encontrada em ácaros e em baratas. Por isso, pode ocorrer uma reatividade cruzada entre ácaros, baratas e camarão.
- Algumas reações catalogadas como reações alérgicas a peixes e mais raramente ao camarão devem ser diferenciadas da reação alérgica ao Anisakis simplex, um parasita de mamíferos do mar. O homem ao adquirir a larva deste parasita através da ingestão de peixes crus ou mal cozidos pode apresentar sintomas gastrointestinais. Entretanto, são descritos casos de alergia com surgimento de urticária e até anafilaxia. Nestes casos, apesar da história de reação alérgica após a ingestão de peixe, os testes são negativos e a IgE específica para peixe não é detectada.

Tratamento:

Como não há um medicamento que atue neste processo, o tratamento consiste no afastamento do alimento. Desta forma, o paciente deve evitar a ingestão de camarão e alimentos sob qualquer forma e em qualquer quantidade.

Para finalizar, um trecho de uma crônica escrita por Maurício de Souza,
criador da Turma da Mônica:
“Você, naturalmente, já passou por isso. Está quietinho no seu canto, numa recepção, numa festa, na casa de um amigo, num restaurante e alguém aparece oferecendo alguma coisa que você detesta comer. Mas quem oferece é tão gentil, vem com tão boa educação, com ares de que escolheu aquele "piteuzinho" especialmente para você que... não há escapatória, você tem que pegar, agüentar aquele sorriso embevecido da sua amiga ou do seu amigo à espera da sua aguardada mordida e... rezar para conseguir engolir aquilo rapidamente... sem retorno.
Lógico que seria mais fácil falar: "Eu não gosto disso!" ou "esse camarão me dá alergia!" ou "obrigado, alho não, porque daqui vou para um encontro com minha namorada!" ou "o médico me prescreveu jejum absoluto!".
Mas não. Todos nós somos pegos nessa armadilha gentil, carinhosa, sem condições de reagir, a não ser com engulhos às vezes mal disfarçados. E, se já aconteceu com você, comigo, então, nem se fala. ...
Se não gosta (ou não pode), fale. E não coma.”

Para ler a crônica em sua íntegra, visite:
www.monica.com.br/mauricio/cronicas






Comentários

  1. Oi Dra, há uns 5 anos minha boca começa a coçar quando como crustáceos e ultimamente venho tendo diarreias que duram no minimo 2 dias. Pode ser da alergia?

    ResponderExcluir
  2. É possível sim que a coceira esteja relacionado com a ingestão de camarão. Procure seu alergologista para confirmar este diagnóstico e instituir a melhor terapêutica.

    ResponderExcluir
  3. Nunca fui no medico para saber, mais acho que tenho alergia ao camarão, toda vez que degusto minha garganta fica coçando. Comi camarão faz 8 dias desde então estou rouco, Há poucas horas tive três apneias e acho que foi por isso. Não vou dormir hoje, pela manhã vou procurar um medico

    ResponderExcluir
  4. O seu relato sugere que possa ser uma alergia. Evite comer camarão e crustáceos e procure um(a) alergista para orientar de forma apropriada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  5. Oi Boa Tarde! Meu nome é Monica e comi camarão com vários outros frutos do mar durante 2 dias, isso já tem 20 dias tive diarreia, uns dias após, febre e desde então estou com uma coceira insuportável, to tomando cloridrato de hidroxizina, mas não a 3 dias mas não estou sentindo melhoras. Sera que é do camarão? Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Monica: o seu relato não sugere que tenha ocorrido uma alergia a camarão, mas não é possível afirmar pela internet. É essencial examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  7. Olá meu nome é Fabiane, recentemente fiz o teste alergico, e foi constatado que tenho alergia a camarão 8 mm e peixes 7 mm, mas por incrível que pareça como camarão e peixes de vez em quando e nunca tive nenhum sintoma alérgico, sera que o exame pode ter dado um resultado errado, e deve repeti lo? como nunca tive nenhum tipo de reação alérgica posso continuar a comer?? por favor gostaria muito da sua opinião.

    ResponderExcluir
  8. Boa Tarde, sou comprovadamente alérgica a camarão, por exames específicos, com grau 3 !
    Comprei Oleo de coco (da marca Linho Lev)....no qual se apresenta como:
    ÓLEO DE COCO EXTRA VIRGEM -PRENSADO A FRIO....CONTÉM ÕMEGA 6, 9 E ÁCIDO LAURICO.
    Estou receiosa em tomar pela minha séria alergia.....óleo de peixe (ômega 6 e 9) tem associação a crustáceos como o camarão ???? Ou nada tem a ver ?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Priscila: ao contrário do ômega 3 que deriva de óleo de peixe, ômega 6 e 9 derivam de vegetais e podem ser usados por pessoas alérgicas a crustáceos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  10. Fabiane: a avaliação de uma alergia alimentar não depende apenas de testes, mas deve ser analisada como um todo, em conjunto com os dados clínicos do paciente. É preciso também avaliar a condição de realização dos testes pois podem ocorrer reações chamadas de falso-positivas. Aconselho que solicite esta orientação ao alergista que realizou o procedimento Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  11. Eu tive uma reação alérgica a camarão, fiz os exames de sangue, e confirmou a alergia forte a camarão e frutos do mar, como atum, salmã, siri etc. Antes, eu comia muito salmão, parei de comer após o exame, porém, gostaria de saber se existe um exame que diz separadamente a qual alimento tenho alergia....no exame que fiz, sao junto...Gostaria muito de comer salmão, nunca passei mal ao comer, porém fiquei com receio após a reação do camarão...trauma..Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Marcelli: é possível avaliar se você tem alergia a salmão, mas não pela internet. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  13. Nossa ontem jantei num rodízio de comida japonesa , depois de umas 3 horas começou a minha boca a ficar seca mais muito seca , muita falta de ar muito calor ainda parecia q meu coração ia pular , comecei a tomar muita água estimulei o vômito e senti um alívio pequeno resolvi tomar água com limão e depois comi um pedacinho de pão e água sem parar , foi o q me salvou então umas 3 semanas antes depois de jantar num rodízio passei pelos mesmos sintomas só q bem mais leve fiquei na dúvida se tinha sido por causa do rodízio . Fiquei com tanto medo q não quero mais saber de nenhum peixe. Gostei muito do seu blog Parabéns vou procurar um alergists para confirmar o q descobri não sabia q tinha um teste específico obrigada

    ResponderExcluir
  14. É possível realizar testes para definir se ocorreu uma reação alérgica (imunológica) e caso se confirme uma alergia, qual o alimento foi causador da reação. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  15. Tenho alergia a crustáceos e comia peixes sem problema algum, mas deixei de comer peixes com medo de que possa haver alguma reação devido ao fato de eles serem armazenados juntos com o camarão em alguns locais q vende, o único peixe que ainda como é a sardinha enlatada mas ainda fico com medo pois li na internet que sardinhas podem se alimentar de minúsculos crustáceos, gostaria de saber se posso continuar a comer sardinha tranquilamente. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde. Essa preocupação do armazenamento do camarão é pertinente, mas a sua sensibilidade pessoal para uma crise tem que ser muito grande, porém, após a avaliação médica você pode receber essas orientações. Com relação à alimentação da sardinha, realmente não existem relatos, principalmente pela sardinha enlatada ser composta apenas de filé, sem presença de vísceras. Para maiores esclarecimentos e avaliação de seu caso, procure um(a) alergista.
    Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  17. Gosto muito de camarão mas ultimamente Quando como camarão mim da diarreia .será alergia?

    ResponderExcluir
  18. O seu relato não sugere que possa ser uma alergia ao camarão. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde...li mtos dos comentários acima e os textos mto interessantes, vou contar aquiinha experiência e gostaria de uma opinião.
    Eu simplesmente amo comida japonesa, diversas vezes comi e nunca reparei em nenhuma reação diferente ...até q uma das vezes senti um pequeno incomodo no fundo da língua... Mas não dei importância... Ocorreu a MSM coisa em outra ocasião... E em a próxima nada aconteceu.
    Em um outro dia meu nariz coçou e entopiu... Mas eu na minha ignorância achei q era do ar condicionado...no outro dia estava normal! Até q a ultima vez q fui num Japa, aconteceu a MSM coisa...mas dessa vez foi mto forte, uma crise de renite... Coçou e entopiu nariz, no dia seguinte amanhecia pior, espirrando dmais, coriza...tomei antialérgico durante a semana, e fiquei um bom tempo sem sentir direito o cheiro das coisas! Lembrando q em nenhuma das vezes comi camarão! Estou c mta vontade de comer uma comida japa, mas estou c medo...

    ResponderExcluir
  20. O seu relato não envia dados suficientes para que se possa afirmar se ocorreu alergia e qual foi a causa. A alergia alimentar pode ocorrer por causas variadas e nem sempre a causa é o camarão. Aconselho que procure um(a) alergista em consulta pessoalmente para que seja orientada de forma adequada e segura. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  21. eu fiz um teste de alergia há cerca de um ano e foi confirmado que cobertos que eu tinha na garganta e boca estavam relacionadas com camarão. eu refiz o teste semana passada e a alergia a camarão não foi verificada! é possível deixar de ser alérgico sem tratamento algum?

    ResponderExcluir
  22. Marcelo: alergia ao camarão não tem cura e não desaparece. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  23. sou alérgico apenas a siri, pois sempre comi peixe, camarão, caranguejo mas, a alergia ocorreu quando eu era criança, será que sou alérgico a outros frutos do mar mas os sintomas são amenos?

    ResponderExcluir
  24. Bacelar: recomendo que procure um(a) alergista antes de tentar ingerir os alimentos suspeitos de serem causadores de alergia para esclarecer sua dúvida de forma efetiva e segura. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  25. Tenho alergia a camarao confirmado em teste no sangue. A minha ginecologista me receitou complexo vitaminico omega de A a Z. Porém ao ler a bula vi que não era indicado para quem tem tal alergia. Ela trocou por outro mas atacou meu estômago por ter mais citamina C. Fico gastando muito comprado varios complexos e não dá certo. Vcs poderiam me informar uma marca que seja indicado e seguro para alergicos a crustáceos? E que possuam omega já que na minha idade (quaae 50; anos) é muito recomendado. Att. Claudia Costa.

    ResponderExcluir
  26. Cláudia: sinto muito, mas o Blog da Alergia obedece a norma do Conselho Federal de Medicina que não permite prescrição ou indicação de nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  27. Olá,sempre comi camarão e sushi e sempre gostei muito, e num belo fim de semana, num dia comi camarão e no outro sushi...3 dias depois apresentei uma urticária em todo o corpo, fiz tratamento com corticóides... O susto foi tao grande que parei de comer definitivamente...Mas é normal apresentar após 3 dias? E o peixe cru , no caso o sushi tenho que parar de comer também ?

    ResponderExcluir
  28. Eu tenho alergia até a EBICEN (salgadinho com essência de camarão) e uma pessoa me contou a história de mulher alérgica que comeu uma comida que foi apenas frita no mesmo óleo do camarão e morreu. Eu tô paranóica com essa história, evito comer fora e estou pensando em fazer lista do que comer quando viajo.

    ResponderExcluir
  29. Boa noite. As pessoas que têm algum tipo de alergia alimentar devem estar sempre atentas para evitar a ingestão do alimento, em especial os casos de ingestão acidental. Recomenda-se ler rótulos e perguntar sempre, se houver dúvidas. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  30. Danieli: as reações alérgicas (imunológicas) podem ser imediatas ou tardias. Mas, é preciso avaliar seu caso de forma criteriosa para confirmar se foi mesmo o camarão que causou a urticária. Sugiro que procure um(a) alergista. Gratos por sua visita,

    ResponderExcluir
  31. Também discordei dessa parte.... Desde a primeira vez que comi camarão já tive reação.... Também tenho família alérgica.

    ResponderExcluir
  32. Priscila: é provável que você já tenha ingerido o camarão em outros alimentos, de forma incidental. Além disso, a proteína do camarão (tropomiosina) é comum a outros alérgenos, facilitando a sensibilização. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  33. Boa noite e parabéns pelo blog.Fiz recentemente o teste dermatologico para alergia a camarão e frutos do mar.Sangue negativo e o teste dermo deu
    4mm para camarão.Fiquei na dúvida.

    ResponderExcluir
  34. Regina Bom dia. O exame da avaliação de alergia feito no sangue é mais específico, mas o teste cutâneo é mais sensível para avaliação de uma alergia alimentar. De qualquer modo, vale ressaltar que a avaliação clínica feita pelo alergista é o dado mais importante para julgar uma alergia alimentar. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  35. Comi camarao e me deu uma baita alergia, coceira no corpo, inchaço nos olhos fui ate o hospital de atendimento e tomei 2 injecoes e comecei com anti alergico logo as injecoes fizeram efeito tiraram a coceira e os inchaço e a vermelhodao porem os olhos continuam inchados pq sera??

    ResponderExcluir
  36. Giovany O seu relato sugere que tenha ocorrido uma alergia ao camarão com reação tardia. Passada a emergência, procure um alergista para orientá-lo. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  37. Doutora, já faz 5 dias que comir camarão e hoje minha garganta e ouvido estão coçando e estou tento torce seca ? Pode ser esteja fazendo efeito agora?

    ResponderExcluir
  38. A alergia ao camarão em geral tem surgimento imediato e se acompanha de sintomas como: coceira, placas vermelhas na pele, inchação em lábios, olhos, podendo se agravar e evoluir para sintomas gástricos, circulatórios, entre outros. O seu relato não sugere que seja. Mas não é possível fazer diagnóstico sem examinar pessoalmente. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  39. Olá. Como muitos por aqui, sempre comi muito camarão na infância e aos 13 anos foi minha primeira alergia. Depois foi com siri aos 17anos, essa bem intensa e não mais comi crustáceos, hoje estou com 52. Comprei um remédio para ajudar a emagrecer e na composição dele tem quitosana (só vi após a compra). Será que pode me dar alergia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. É possível. Pessoas alérgicas camarão devem evitar a ingestão de quitosana.

      Excluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno