Pular para o conteúdo principal

Alergia aos contrastes iodados


Contrastes iodados são substâncias injetadas na veia para realização de alguns exames, com o objetivo de melhorar a visualização e auxiliar na investigação de inúmeras doenças. Podem ser usados em diversos tipos de Raios X (como por exemplo na urografia excretora ou numa histerossalpingografia) bem como em tomografias. Estes produtos são muito úteis para detecção precoce de doenças e tem ampla utilização, mas infelizmente podem provocar em algumas pessoas reações indesejáveis e algumas vezes graves. Estas reações são imprevisíveis e dependem das características de cada pessoa. Um exemplo que chegou às páginas dos jornais foi o caso do Pelé, herói do futebol, ex Ministro de Esporte e que durante a realização de exames de rotina para avaliação das coronárias em 2002, teve reação adversa ao iodo usado como contraste na tomografia.

Quais os tipos de contraste?
Existem diversos tipos de contrastes iodados, sendo os mais indicados chamados de baixa osmolaridade ou não iônicos e foram desenvolvidos com o objetivo de diminuir a ocorrência de efeitos adversos.

Como se origina uma reação adversa?
As reações adversas podem ser tóxicas, ou seja, ocorrendo em resposta à ação direta do contraste, sendo dependentes da dose e podendo se manifestar com calor e dor no local da injeção ou com sintomas gerais. Entretanto, algumas pessoas podem ter um outro tipo de reação, chamado de reação anafilactóide por ser muito semelhante ao choque anafilático, mas sem que se comprove um mecanismo alérgico verdadeiro. Na realidade, ainda não está totalmente esclarecido o mecanismo pelo qual o contraste iodado provoca alergia.

Como se manifestam estas reações?
A maioria dos pacientes que utiliza contraste iodado evolui bem, sem problemas e as reações, quando surgem, tendem a ser leves e passíveis de controle pelo médico. Os casos mais freqüentes são as chamadas reações vasovagais, em geral sem gravidade, como náuseas, vômitos, e palidez. As reações pseudo-alérgicas podem provocar coceira na pele ou evoluir com surgimento de urticária, angioedema, rinite, conjuntivite, broncoespasmo, edema de laringe, diminuição da pressão arterial e síncope. Alem disso, relatam-se mais raramente reações cardiovasculares e renais.

Existem pessoas que podem ter maior risco de reações?
Sabe-se que o risco de reações é maior:
- nas pessoas que já tiveram reação em aplicação anterior de contraste,
-pessoas com história pessoal de alergia significativa,
-pessoas acima de 50 anos, diabéticos, hipertensos ou com problemas renais.

Que cuidado devo ter antes de ser submetido a um exame com contraste iodado?
Na maioria dos pacientes, uma história clínica bem documentada é o instrumento suficiente ao médico especialista em alergia para instituir a conduta mais adequada. O teste cutâneo pode não ser fidedigno, pois o mecanismo, como já foi dito, nem sempre tem cunho comprovado alérgico. Havendo indicação, é recomendado o uso de pré-medicação com corticosteróides e antihistamínicos, a critério do especialista.
Ressalta-se que o paciente deve informar se faz uso de alguma medicação contínua, pois alguns medicamentos deverão ser suspensos antes da realização do exame, como por exemplo os betabloqueadores. Recomenda-se que o exame seja realizado em local adequado e se necessário, em ambiente hospitalar, dotado de condições para tratar de imediato e reverter possíveis efeitos adversos.

Lembrete importante: o simples relato de alergia a camarão ou a frutos do mar não contra-indica o uso de contraste iodado.

Comentários

  1. Fiz uma tomografia de abdome superior com contraste há 5 dias. Foi pela manha e a noite a região mamaria, inframamaria, inguinal e vulvar estavam hiperemiadas e com prurido. mesmo tomando antialérgico a área esta espalhando-se para o abdome, apresentando urticaria nas áreas citadas.
    Pergunto: Pode acontecer de mesmo tomando aintialérgico persistirem estasreaçoes aparentemente tardias?

    ResponderExcluir
  2. Sim. As reações nem sempre respondem ao uso de anti-histamínicos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde! hoje fiz uma tomografia, no olho, e tomei um contraste de iodo, alguns minutos depois, uns 10 minutos, comecei ter picos de calor, muito forte, ia e voltava, dor no estômago, minha pressão subiu bastante, comecei a suar gelado, tremer, muita fraqueza, dor de cabeça e ancias de võmito, melhorei depois de tomar soro e adrenalina, e ficar deitado com as pernas mais alto que o corpo, sei que são sintomas de choque, o que diferencia do choque clássico é a pressão, que segundo li, seria hpotensão e no meu caso foi hiper, mesmo assim poderia ser um choque? foi a primeira vez que tomei um contraste iodado na veia, e nunca tive nenhum sinal de alergia ao iodo, como comer camarão. Me orientem, Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. O seu relato não deixa claro que tenha ocorrido uma reação anafilática. Aconselho que procure um(a) alergista para orientar de forma adequada e segura. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  5. OI preciso da opinião de um especialista, preciso fazer uma Histerossalpingografia, no entanto tenho urticária, vire mexe tenho reações adversas algumas coisas ou alimento. Como saber se tenho alergia ao contraste? Se fizer o exame sem ter certeza estou colocando minha vida em risco?

    ResponderExcluir
  6. A avaliação da possibilidade de reação ao contraste é clínica, ou seja, se baseia na avaliação criteriosa dos dados do seu histórico clínico pelo especialista em Alergia. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  7. Oi meu nome é Mileny fiz uma tomografia,injetaram o contraste na minha veia passei muito mau e depois de uma semana ainda estou cm náusea bola de sangue pelo corpo e sentindo dormência e inchado no braço que foi feito o procedimento isso é normal?

    ResponderExcluir
  8. Mileny Boa noite É possível que tenha ocorrido uma reação adversa não alérgica ao contraste, mas não há como afirmar através da internet, sem avaliar pessoalmente. Aconselho que procure seu médico e peça uma orientação. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  9. Meu filho tem 14 ano o medico mandou tomasse contraste para fazer tomografia do crânio ele e alérgico a camarão tem algum problema em fazer o exame

    ResponderExcluir
  10. Estudos científicos comprovam que o fato de ter alergia ao camarão não implica que terá também alergia ao contraste iodado. Para esclarecer sua dúvida, consulte um(a) alergista pessoalmente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia!
    Antes de mais, muito obrigada pelos eslarecimentos fiz TC com contraste há 2 dias e estava preocupada por sentir tensões baixas e tonturas. No entanto, gostaria de saber o que posso fazer para me sentir melhor?

    ResponderExcluir
  12. Fátima: os sintomas relatados não caracterizam uma reação alérgica (imunológica) ao contraste. É provável que os sintomas já tenham desaparecido, uma vez que já se passaram alguns dias da realização do exame. Não há como orientar tratamento sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia! Tentei realizar por duas vezes a tomografia coronária, mas não conseguiram aplicar o contraste, pois a primeira vez não conseguiu pegar a veia, remarcaram para outra semana, bebi bastante liquido no dia anterior e fiz também muitos Exercícios com Bolinha. Fui tentar realizar o exame, mas infelizmente elas conseguiam pegar a veio, mas logo em seguida estourava. Agora estou com medo de tentar novamente, pois tenho medo de que na hora da bomba injetar o contraste na veia pode arrebentar e eu morrer. Existe esse perigo? zozoalarcon@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. A realização de um procedimento coronariano é cercado de cuidados e de medidas para que seja realizado com segurança ao paciente. Aconselho que peça orientação ao seu médico. O diálogo e a confiança que se estabelecem entre o médico e o paciente são a base para o sucesso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo9/2/17 19:13

    Olá Boa noite!
    Ontem fiz uma tomografia, e não sentir nada de mais.
    Apenas durante oque o técnico falou, um calor por dentro do corpo.
    Eu pela madruga, comecei a da muita febre, minha pele está bem sensível, dor de cabeça, ânsia de vômito, corpo mole.
    Tomei dipirona, passou a febre e a dor de cabeça. Porém quando passou o efeito do remetido. Voltei a sentir tudo denovo. E tô tomando dipirona para não sentir..
    Oque devo fazer?
    Isso é normal?
    É apenas um efeito colateral?

    ATT: Tamara Maricá

    ResponderExcluir
  16. olá Tamara, bom dia. Os dados enviados em seu relato sugerem que possa ter ocorrido uma reação adversa não alérgica ao contraste. Porém, não há como afirmar através da internet, sem avaliar pessoalmente. Aconselho que procure seu médico e peça uma orientação. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde.
    Há precisamente 12 dias que realizei um TAC com contraste. Foi pela 9h30. No momento nada senti. Absolutamente nada. No final do dia, por volta das 18h, comecei a sentir ardência no rosto, bochechas e testa, ao ponto que parecer estar uma ligeira queimadura solar. Á noite fui ao hospital, diagnostiram-se possivel alergia ao constraste. Administraram-me cortizona intravenoso, melhorei ligeiramente, e vim para casa com 9 dias de corticoides, com desmame (3x3+3x2+3x1), e também Atarax só 3 dias. Hoje ainda tenho sintomas leves de ardencia ou no rosto, ou nas costas das mãos, ou nos peitos dos pés.
    Pergunto se é normal a reação alergia ter ocorrido muitas horas depois, e se esta persistência de sintomas (ainda que leves) já não será sinal de algo mais grave do que uma simples reação alergica.
    Obrigado e parabens pelo blogue.

    ResponderExcluir
  18. Paulo Bom dia. As reações adversas ao contraste iodado podem ser imediatas ou tardias. Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e emitir o parecer que deseja. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  19. Cristiana cunha26/3/17 02:36

    Fiz uma tomografia com contraste. Minha mão aonde foi feito o acesso ardeu muito na hora q não aguentei mesmo assim a profissional fez manualmente 4 hrs depois minha mão inchou muito e foi a na lateral , voltei ao local e me deram anti alérgicos devido ao contraste, voltei pra casa e faz exatamente 12 hrs é minha mão ainda continua gelada , inchada e meia roxa. O q faço?

    ResponderExcluir
  20. Cristiana: Os dados enviados em seu relato não deixam claro que tenha sido uma uma reação adversa alérgica ao contraste. Porém, não há como afirmar através da internet, sem avaliar pessoalmente. Aconselho que retorne ao seu médico e peça uma nova orientação. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  21. Quem tem alergia a buscopam na veia pode tomar o contraste iodado???

    ResponderExcluir
  22. O fato de ter alergia a analgésicos e anti-inflamatórios não implica que terá também reação com iodo. Mas, não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientar seu caso.Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  23. Primeiramente parabéns pelo trabalho no blog!
    Minha dúvida é se há possibilidade de haver reação alérgica usando contraste iodado em um exame de histerosalpingografia se a pessoa já fez uso ha muitos anos em uma tomografia e nada sentiu? Pode surgir alergia grave num segundo uso, até pelo fato das vias de aplicação serem diferentes?

    ResponderExcluir
  24. Nina Bom dia e obrigada por suas palavras, que são um incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog. A alergia é uma reação imprevisível e pode ocorrer mesmo quando já se fez uso da substancia anteriormente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  25. Em 2014 tive que retirar o apêndice... Como cheguei na emergência fui diagnosticado com apendicite e fui direto para tomografia... Nunca tive alergia a nada! Após o exame voltei para a emergência e em 15 min começaram a aparecer sintomas, nessa ordem: calafrios, tremor involuntário, músculos do maxilar travados, boca roxa... Sentia muito frio que até esqueci a dor no abdômen! Graças a Deus estava num hospital... Deu tudo certo, mas tenho muito receio de ter que realizar um exame com contraste novamente.

    ResponderExcluir
  26. George: a conduta adequada é procurar um especialista em Alergia e Imunologia para investigar seu histórico clínico, definir o diagnóstico e orientar a conduta mais adequada para seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  27. Anônimo7/9/17 16:16

    Boa tarde,fui submetida a ressonância pelve, 3 dias após sofri alergia intensa, urticária generalizada há possibilidade de ter sido reações tardia de alguma substância?

    ResponderExcluir
  28. Bom dia! Tomografia do cranio é obrigatório contraste?

    ResponderExcluir
  29. As reações aos contrastes em geral são de aparecimento imediato. Contudo, em algumas pessoas, podem ocorrer reações tardias. Para afirmar, é essencial avaliar pessoalmente Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  30. Há uns anos fiz uma RM com contraste e 5 minutos depois estava cheio de vómitos e acabei por vomitar aguadilha, uma vez que estava em jejum. Nunca me tinha acontecido e já tinha feito dezenas de RM anteriormente. O técnico disse-me que podia ser um sintoma do meu corpo a reagir ao contraste e para avisar sempre antes de fazer novas RM, este episodio.Neste momento estou a ser seguido anualmente para controlar um cordoma do clivus a que fui operado e o meu médico na utlima ressonacia que fiz, disse-me que iá requisitar a próxima RM com contraste, Eu desde aquele episodio nunca mais fiz com contraste, será que é asonselhavel fazer agora c/contraste?

    ResponderExcluir
  31. Edilce: o uso do contraste serve visualizar melhor algumas estruturas ou lesões que ficam mais visíveis com a substância. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  32. Se existe uma história duvidosa de reação ao contraste iodado, é recomendado que procure um(a) alergista para orientar antes da realização de um novo exame. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde!
    Eu tomo propanolol e vou fazer uma tomografia computadorizada e terei que fazer com contraste,no caso não devo fazer então?

    ResponderExcluir
  34. Os dados que envia não são suficientes para emitir um parecer. É preciso conhecer o diagnóstico, sua idade, tipo de betabloqueador, dose, etc... etc... Sugiro que fale com seu médico antes de realizar o procedimento. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  35. Vou realizar uma histerossalpingografia mas nunca fiz nenhum exame com iodo para saber se sou alérgica. Meu pai é alérgico e teve uma reação muito séria há alguns anos, por isso tenho medo.
    Eu poderia tomar algum remédio antialérgico antes do exame para tentar minimizar a chance de reação? Caso sim, qual seria o remédio antialérgico mais indicado?

    ResponderExcluir
  36. Bom dia. O diagnóstico da alergia ao iodo não se baseia em testes mas sim na avaliação clínica criteriosa feita por especialista em Alergia e Imunologia. Caso haja necessidade, é possível orientar uma medicação prévia ao exame. Mas, esta orientação não pode ser feita pela internet, É essencial examinar você pessoalmente. A nossa equipe médica está ao dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  37. olá boa tarde!!! hoje pela manha eu fiz uma tc com comtraste do torax,e mais tarde comecei a sentir fortes dores nas costas e mal consigo me mexer e abaixar, gostaria de saber se tem haver com este exame.

    ResponderExcluir
  38. Rosana Boa noite Os dados enviados em seu relato não são suficientes para indicar se ocorreu uma reação em consequência do exame que realizou. Recomendo que entre em contato com seu médico e solicite uma orientação Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  39. Ivonete Bom dia. Os dados enviados em seu relato não sugerem que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) ao contraste. Recomendo que siga as orientações do médico que a acompanha. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  40. Fiz um TC de abdômen com contraste e 2 dias depois estava todo cheio de manchas vermelhas e una coceira enriquecedora. A cabeça coçava parecendo que tava com piolho. No quarto dia a garganta começou a fechar. Fui ao médico e ele imediatamente receitou corticóide injetável e anti alérgico por 5 dias. Contraste nunca mais.

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde eu Presiso fazer uma ressonância maguinectica com constraste sem iodo será que vai me dar reação pq eu sou alérgica

    ResponderExcluir
  42. Bom dia. Gostaria de esclarecer alguns pontos: 1) Os exames de ressonância magnética utilizam contrastes diferentes dos iodados. 2) O contraste mais comum é o gadolínio. 3) O fato de ser alérgica não significa que terá também reação ao contraste. Contudo, para orientá-la com segurança é preciso conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa. Eu recomendo que procure um(a) consulta tradicional com alergista antes de realizar o exame. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno