Pular para o conteúdo principal

Alergia aos contrastes iodados


Contrastes iodados são substâncias injetadas na veia para realização de alguns exames, com o objetivo de melhorar a visualização e auxiliar na investigação de inúmeras doenças. Podem ser usados em diversos tipos de Raios X (como por exemplo na urografia excretora ou numa histerossalpingografia) bem como em tomografias. Estes produtos são muito úteis para detecção precoce de doenças e tem ampla utilização, mas infelizmente podem provocar em algumas pessoas reações indesejáveis e algumas vezes graves. Estas reações são imprevisíveis e dependem das características de cada pessoa. Um exemplo que chegou às páginas dos jornais foi o caso do Pelé, herói do futebol, ex Ministro de Esporte e que durante a realização de exames de rotina para avaliação das coronárias em 2002, teve reação adversa ao iodo usado como contraste na tomografia.

Quais os tipos de contraste?
Existem diversos tipos de contrastes iodados, sendo os mais indicados chamados de baixa osmolaridade ou não iônicos e foram desenvolvidos com o objetivo de diminuir a ocorrência de efeitos adversos.

Como se origina uma reação adversa?
As reações adversas podem ser tóxicas, ou seja, ocorrendo em resposta à ação direta do contraste, sendo dependentes da dose e podendo se manifestar com calor e dor no local da injeção ou com sintomas gerais. Entretanto, algumas pessoas podem ter um outro tipo de reação, chamado de reação anafilactóide por ser muito semelhante ao choque anafilático, mas sem que se comprove um mecanismo alérgico verdadeiro. Na realidade, ainda não está totalmente esclarecido o mecanismo pelo qual o contraste iodado provoca alergia.

Como se manifestam estas reações?
A maioria dos pacientes que utiliza contraste iodado evolui bem, sem problemas e as reações, quando surgem, tendem a ser leves e passíveis de controle pelo médico. Os casos mais freqüentes são as chamadas reações vasovagais, em geral sem gravidade, como náuseas, vômitos, e palidez. As reações pseudo-alérgicas podem provocar coceira na pele ou evoluir com surgimento de urticária, angioedema, rinite, conjuntivite, broncoespasmo, edema de laringe, diminuição da pressão arterial e síncope. Alem disso, relatam-se mais raramente reações cardiovasculares e renais.

Existem pessoas que podem ter maior risco de reações?
Sabe-se que o risco de reações é maior:
- nas pessoas que já tiveram reação em aplicação anterior de contraste,
-pessoas com história pessoal de alergia significativa,
-pessoas acima de 50 anos, diabéticos, hipertensos ou com problemas renais.

Que cuidado devo ter antes de ser submetido a um exame com contraste iodado?
Na maioria dos pacientes, uma história clínica bem documentada é o instrumento suficiente ao médico especialista em alergia para instituir a conduta mais adequada. O teste cutâneo pode não ser fidedigno, pois o mecanismo, como já foi dito, nem sempre tem cunho comprovado alérgico. Havendo indicação, é recomendado o uso de pré-medicação com corticosteróides e antihistamínicos, a critério do especialista.
Ressalta-se que o paciente deve informar se faz uso de alguma medicação contínua, pois alguns medicamentos deverão ser suspensos antes da realização do exame, como por exemplo os betabloqueadores. Recomenda-se que o exame seja realizado em local adequado e se necessário, em ambiente hospitalar, dotado de condições para tratar de imediato e reverter possíveis efeitos adversos.

Lembrete importante: o simples relato de alergia a camarão ou a frutos do mar não contra-indica o uso de contraste iodado.

Comentários

  1. nise costa27/11/11 14:40

    Gostaria de saber a respeito de alergia a picada de algas marinhas, pois quase morro.Os sintomas foram dor fortíssima na coluna, vômito cor de rosa,dor de cabeça, aceleração do coração e a garganta trancando. Foi horrível, nunca senti algo igual. Falem mais sobre isso, que é muito difícil ver esse tipo de notícia. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Nise: infelizmente não poderei ajudar, pois sinceramente desconheço a informação que solicita. Em geral, as reações não são de origem alérgica mas sim tóxicas. Agradecemos seu contato com o nosso blog.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite,
    Tenho 24 anos e descobri recentemente que sofro de Cálculo Renal.
    Daqui dois dias estarei realizando uma Tomografia com contraste para obter maiores informações sobre as condições reais do fato.
    Gostaria de saber o procedimento mais comum para a realização deste exame, como tempo gasto, se a injeção causa dor, se preciso ir acompanhada.
    Nunca tive reações alérgicas a nenhum tipo de medicamento ou alimentos. Nem mesmo medicamento a base de Iodo, como Povidine por exemplo. Gostaria de saber se mesmo assim há possibilidades de reações ao contraste?
    Desde já, Obrigada!
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  4. O exame contrastado é bem tolerado, mas é recomendável que leve um acompanhante. O seu relato não sugere que tenha alergia ao contraste, mas para emitir um parecer, seria necessário conhecer seus dados clínicos de maneira mais minuciosa. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  5. Ola, boa noite

    Nunca fui alérgica a nada pelo que eu sabia não, mas depois que fiz uma tomografia com contraste umas 2 semanas depois fiz uma cirurgia nefectromia radical do rim, depois que voltei da cirurgia surgiu uma alergia coça na sola do pés e laterais, palma da mão e em algumas parte do corpo pode ter sido da tomografia ou da cirurgia? a única coisa que me lembro foi que depois que fiz a cirurgia e fui para o quarto quando me liberaram a refeição comi mamão pode ser do mamão ?

    ResponderExcluir
  6. Os dados que envia não são suficientes para esclarecer sua dúvida. Em uma cirurgia de grande porte como uma nefrectomia são utilizadas inúmeras medicações no ato anestésico, bem como no pré e pós operatório. É muito pouco provável que uma alergia ao mamão seja a causa do problema. Aconselho que solicite ao seu médico que a oriente e caso seja necessário encaminhará a um alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  7. Ola, tenho 19 anos e ah 2 anos fiz um cateterismo e passada uma semana tive urticaria devido ao calor, desde ai eu cada vez que tenho calor fico com urticaria,fico todo vermelho e com picadinhas pelo corpo todo, o que faço?

    ResponderExcluir
  8. O primeiro passo é procurar um alergistae definir o tipo de urticária que apresenta. É preciso diferenciar entre as várias formas de urticária física agravada pelo calor. Só fazendo o diagnóstico será possível indicar o tratamento mais apropriado para seu caso. Caso more no Rio, estamos ao dispor na Policlínica RJ.

    ResponderExcluir
  9. Fiz tomografias com contraste iodado. No dia seguinte, meu antebraço está muito inchado e vermelho. pode regredir espontaneamente, só com ingestão de liquidos?? Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Claudia: o seu relato sugere que seja uma reação adversa limitada ao local da aplicação do contraste. É possível que regrida espontaneamente, mas para afirmar, seria necessário examiná-la pessoalmente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo9/1/12 21:56

    Sempre comi camarão e nunca senti nada. Hoje fiz uma tomografia e tive reações ao contraste,como coceira,pele avermelhada e um entalo na garganta.Gostaria de saber se com isso eu não poderei come mais camarão,pois tenho medo de ter desencadeado uma alergia e tenho muito medo de um edema. Ficaria grata em obter uma resposta, obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Estudos científicos apontam que não há relação direta entre alergia a iodo e alergia a camarão. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia tenho q fazer uma tumografia amanhã com contraste de iodo mas sou alérgica a pinicilina me mandaram tomar prednisona e loratadina um dia antes queria saber se mesmo tomando os remédios estou sujeita a ter reação alérgica estou com medo de fazer o exame.por favor me respondam.

    ResponderExcluir
  14. Kelly: o fato de ser alérgica à penicilina não implica que terá também alergia ao contraste iodado. O uso de medicações atenua as reações graves, mas não impede 100% que possam ocorrer. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  15. Ângela Maria10/2/12 18:44

    Olá, pesquisando encontrei este blog que pode me dar uma luz.Tenho 55 anos e fiz há 8 dias uma angiotomografia com contraste iodado. No dia me perguntaram se tinha algum tipo de alergia, ao que respondi, nenhuma até então. Somente ontem, na madrugada, acordei com muita coceira e pontos vermelhos nas áreas mais quentes do corpo , como axilas, barriga, virilha, que queimavam literalmente. Fui pela manhã ao pronto socorro e me aplicaram Fenergan no músculo, Hidrocortizona na veia e Celestamine via oral. A coceira não cedeu em momento algum, os pontos foram virando umas placas e clarearam um pouco. Hoje pela manhã, para minha surpresa e desespero vi que o mesmo quadro se repetia em áres além das primeiras como costas, pescoço, rosto cabeça, coxas. Voltei ao pronto socorro e me aplicaram mais uma dose de injeções como ontem. Um médico disse que provavelmente tive uma reação tardia à aplicação do contraste, mas ninguém me esclarece sobre quanto tempo isso vai durar, principalmente porque desde a madrugada de ontem não consigo dormir, apenas algunas cochilos. Agradeço qualquer informação que possa me tranquilizar. Obrigada! Ângela Maria

    ResponderExcluir
  16. PEÇO A A GENTILEZA DE NOS INFORMAR ONDE POSSO FAZER O TESTE ALERGICO P/ IODO.
    ESTOU NO RIO DE JANEIRO.
    FICAREI AGRADECIDA COM A AJUDA, POIS ESTOU PROCURANDO NA INTERNET E NÃO ACHO!
    OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  17. Angela: desculpe a demora pois tivemos problemas que atrasaram a atualização dos comentários enviados ao Blog da Alergia. Contrastes iodados podem provocar reações adversas imediatas (logo após a aplicação) ou tardias( horas ou mesmo dias após o uso). Nem sempre estas reações são causadas por mecanismo imunológico (alergia)e algumas podem ter evolução lenta. Não há como prever o tempo de duração baseado apenas em seu relato Aconselho que procure um alergista para orientá-la. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Cínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde,
    desde os meus parabéns para este blog!
    A minha ´questão é a seguinte: apareceram-me umas pequenas borbulhas vermelhas na zona do peito prosumo que tenha feito alergia a creme anti-celuite que usei na zona abdominal,o que eu queria saber é se posso tomar o medicamento Levocetirizina comp 5mg 1 por dia e durante quanto tempo?

    ResponderExcluir
  19. O primeiro passo é fazer o diagnóstico para poder tratar. O seu relato não deixa claro que seja uma alergia de contato relacionada ao uso do creme, já que não ocorreu a lesão no local de contato direto com o produto. Aconselho que não tome medidas caseiras e procure um médico para orientá-la. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  20. Olá! amanhã eu vou realizar um exame de tomografia com contraste,dizem que dar sérias reações alérgicas,to com medo,mas não tenho nenhum tipo de alergia,será que as reações podem provocar parada respiratória?e nessas clínicas será que tem desfibrilador?? obg.

    ResponderExcluir
  21. As clínicas que realizam exames com contraste iodado devem ser equipadas com aparelhos e medidas de tratamento para qualquer complicação que possa ocorrer. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  22. Anônimo1/3/12 11:17

    Bom dia,
    Há alguns anos realizei uma urugrafia excretora e apresentei reações ao contraste (placas vermelhas, perda da voz e tonturas) foi-me injetadas medicações que em algumas horas foram me devolvendo a normalidade. Após isso, comecei a ter reações leves quando ingeria camarão, até que um dia fui parar no hospital após comer camarões e fui medicada com fenergan e adrenalina. O médico do hospital me informou que a alergia é cumulativa e que nunca mais deveria comer camarão, o que respeito até hoje. Mas a questão é a seguinte: preciso fazer uma histerossalpingografia e as informações que obtenho são diversas, uns dizem que posso fazer com contrastes não-iodados e outros dizem que após uma alergia tão severa não é indicado a realização de exames com contrastes de qualquer tipo. O q acham? Posso ou não fazer? Se sim, quais os cuidados?

    ResponderExcluir
  23. É essencial que procure um alergista antes de realizar o procedimento, já que ocorreu reação adversa em exame anterior. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  24. Eu tenho alergia a varios médicamentos como: Aspirina, dipirona, aas, profenid, diclofenaco, ao corante trartrazina e muitos outros e tenho asma e faço uso de foraseq 12/400, nesse caso a minha chance de ter uma reação alergica por iodo é maior? Minha reação alergica a tomar esses medicamentos é edma nos olhos e na glote.

    ResponderExcluir
  25. Eu tenho alergia a varios médicamentos como: Aspirina, dipirona, aas, profenid, diclofenaco, ao corante trartrazina e muitos outros e tenho asma e faço uso de foraseq 12/400, nesse caso a minha chance de ter uma reação alergica por iodo é maior? Minha reação alergica a tomar esses medicamentos é edma nos olhos e na glote.

    ResponderExcluir
  26. Edmilson e Jeanne: não posso opinar especificamente sobre seu caso, sem uma avaliação criteriosa e pessoal. Contudo, o fato de ter alergia a analgésicos e antinflamatórios não segnifica que terão obrigatoriamente reação adversa com contraste iodado. Aconselho que procurem um alergista antes de realizar o procedimento. Gratos por suas visitas.

    ResponderExcluir
  27. Oi,
    Fiz uma tomografia com contraste a cerca de um mês.Senti muitas dores no local onde foi injetado o contraste iodado três semanas depois,onde formou-se uma pequena "bolinha" na minha veia o qual dói.A mesma veia segue um tanto endurecida ao longo do meu braço.Já esteve pior,mas ainda está do mesmo jeito,mesmo eu tomando anti-inflamatórios por uma semana.Contudo,a dor passou.A Dr. fez um ultrassom na minha mão e disse que não era nada grave e que,com o tempo iria passar.Mesmo assim estou preocupada.Alguém pode me explicar melhor o que ocorreu? Obrigada

    ResponderExcluir
  28. boa noite, fiz na semana passada uma tomografia com contraste e no momento em que foi qplicado tive uma queimação, meu coração ficou muito acelerado e minha boca ficou completamente seca. gostaria de saber se comum isso acontecer ou se é algum sintoma de alergia ao contraste. obg

    ResponderExcluir
  29. Não tenho condições para emitir um parecer sobre os dois ultimos relatos enviados, mas a descrção não sugere que tenham sido causados por um mecanismo alérgico. Aconselho que procurem um alergista para realizar uma avaliação criteriosa e pessoal para fazer o diagnóstico com precisão. estamos ao dispor na Policlínica RJ.

    ResponderExcluir
  30. Bom dia.
    Tenho um incomodo grande na parte do intestino do lado direito e o meu gastro solicitou uma tomografia abdominal com contraste. Estou com medo pois tenho renite e sou alergica a camarão. Isso pode causar alguma reação ao iodo ?

    ResponderExcluir
  31. Caca: o simples fato de ter rinite ou alergia ao camarão não implica que terá obrigatoriamente alergia ao camarão. Mas, para sua tranquilidade e segurança, aconselho que procure um alergista em sua cidade para uma orientação completa e adequada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  32. fiz contraste ontem, para um exame de tomografia, sou alergica a ampicilina e tenho hipotiroidismo, tive um cancer de intestino, no momento do exame ñ senti reação nenhuma mas hoje depois de 24 hrs, sinto muita dor de cabeça e minha garganta irritada e senti q tem um poko de sangramento na area onde ta irritada, gostaria de saber se isso é normal depois desse tipo de exame

    ResponderExcluir
  33. Elenice: é provável que você tenha apresentado uma reação tardia ao contraste iodado. Mas, para afirmar é essencial avaliar pessoalmente. Aconselho que entre em contato com seu médico e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  34. A tomografia com contraste pode deixar a pessoa afonica?

    ResponderExcluir
  35. A presença de afonia não é indicativa de alergia ao contraste Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  36. Boa noite! Eu tenho que fazer uma histerossalpingografia e tem que usar contraste, sendo que me informaram que quem tem bronquite não pode fazer uso do contraste iodado, isso é verdade, caso seja o que eu posso fazer tem outra forma de fazer esse exame?

    ResponderExcluir
  37. Uma pergunta: P`reciso fazer uma cintilografia da tireoide+ captação do iodo, na familia tem pessoas com processo alergico ao iodo, e eu não posso comer nenhum peixe de carne escura, pois passo mal. Que tipo de exame posso realizar p saber se tenho alergia ao iodo?
    MArcela 19/04/2012

    ResponderExcluir
  38. Marcela: o teste de iodo tem valor limitado já que nem sempre a reação é possível de ser avaliada desta forma. O médico alergista se baseia nos dados clínicos de cada pessoa, em sua história pessoal e familiarpara fazer o diagnóstico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  39. LUd: o simples fato de uma pessoa ser portadora de asma (ou bronquite) não significa que terá obrigatoriamente reação adversa ao contraste iodado. Aconselho que procure um alergista para analisar seu caso e indicar a conduta mais adequada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  40. Queria ajuda por favor! Minha mãe tomou uma injeção que ia iodo de contraste na veia, para fazer exame de rin , e ficou muito mal com ancia de vomito, vao sabemos o que fazer pra ela melhorar, mas ela nao é alergica a peoxes e camarão (iodo), alguem pode nos ajudar , o que fazemos pra ela melhorar?

    ResponderExcluir
  41. Caroline: ao contrário do que se pensava, a alergia ao camarão não é um dado relacionado diretamente com a possibilidade de reação ao contraste iodado. A sua mãe precisa ser medicada, o que não pode ser feito através deste aconselhamento na internet. Por isso, ela deve procurar atendimento médico em consulta realizada da forma tradicional. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  42. minha filha vai fazer uma tumografia computadorizada, estol muito preucupada por que,ela como eu fobia a lugar fechado. oque fazer? nestes casos.

    ResponderExcluir
  43. Damiana: aparelhos de tomografia são abertos. Talvez você esteja se confundindo com os exames de ressonância que são realizados emaparelhos fechados. Mesmo assim, já existem aparelhos modernos de ressonância abertos para as pessoas que sofrem em ambientes fechados. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  44. Anônimo4/6/12 14:59

    Boa tarde.
    Fiz uma tomografia com contraste iodado e tive reação alérgica mesmo fazendo uso de anti-histaminico(vermelhidão no corpo, aceleração nos batimentos cardíacos e tremores no corpo).
    Me orientaram a fazer uma dieta com pouco iodo nos próximos dias. Gostaria de saber quais alimentos não devo ingerir.

    ResponderExcluir
  45. Não há mnecessidade de dieta restritiva. Faça uma alimentação saudável e balanceada, evitando alimentos artificializados. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  46. Tive uma séria crise alérgica no ano passado, procurei um alergista e me disse que possivelmente era da dipirona, me disse que não tem exame que constate isso, junto com a coceira e o edema, as minhas mãos ficaram duras e torcidas por cerca de 30 minutos, gostaria de saber se isso tem relação com a alergia, fiquei muito assustada com isso. Farei uma tomografia fim do mês e não quero ter nova crise alergica.
    É verdade que a próxima crise alergia é sempre pior que a outra?

    ResponderExcluir
  47. 1) A orientação que recebeu é correta: não há um teste para alergia a dipirona.2) Quanto à sua reação, não posso afirmar a causa sem examinar pessoalmente. 3)o fato de ter alergia à dipirona não indica que terá também reação ao contraste iodado. Aconselho que procure seu alergista e peça que a oriente adequadamente.Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  48. Ola, meu nome e Amalia Bahia, moro nos USA. Precisei fazer um catscan e era necessario o uso do contraste, nunca tinha feito e nao sabia q era alergica. Tive uma reacao muito severa**(assim eles chamam) e tive q ate tomar Steroydes por 5 dias. A minha duvida e, eu sempre comi frutos do mar e nunca tive reacao alergica a nada, mas dps do episodio, a medica falou q as vezes isso possa provocar reacao alergica a frutos do mar. Hellpp meee please!! Eu to passando fome, pq minha dieta eh td baseada a peixes e frutos do mar, tenho ulcera e nao posso comer carne. Voces podem me ajudar??? Obrigada!

    ResponderExcluir
  49. Amalia: não posso emitir um parecer específico sobre seu caso através da internet, sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Vale ressaltar que os estudos não comprovam que haja uma ligação direta entre alergia a camarão e a iodo. Convido que leia:
    http://blogdalergia.blogspot.com.br/2010/01/iodo-nao-e-causa-da-alergia-ao-camarao.html
    Alguns autores recomendam a suspensão da ingestão de camarão por ser um alimento liberador de histamina e porque você teve recentemente a reação com o iodo. De qualquer modo, mesmo que uma pessoa tenha alergia ao camarão, é contraindicada a ingestão de crustáceos (lagosta, siri, caranguejo, marisco,frutos do mar etc) mas não há contraindicação para ingestão de peixe. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  50. Ola. Meu filho de 6 anos fez uma RM com contraste na semana passada. Tudo correu bem na altura, mas desde então tem tido vómitos (branco) sobretudo matinais. Tais vómitos poderão estar relacionados com a administração do contraste?

    ResponderExcluir
  51. Infelizmente não posso ajudar. O parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet: para afirmar a causa dos vômitos apresentados por seu filho, é essencial examiná-lo pessoalmente. Aconselho que procure atendimento com seu pediatra e peça que o oriente.Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  52. Bom dia! Vou fazer uma ressonância magnética da coxa e o Medico solicitou contraste, nunca realizei nenhum exame logo nao sei setenho alergia, porém minha duvida e a seguinte tomo quinzenalmente uma vacina para imunidade devido a crises de herpes labial ela e composta de parvum+candidina e o dia de tomar a vacina seria justamente o dia do exame gostaria de saber se tomo um dia antes ou posso tomar no dia seguinte ou depois pq conforme vi nos comentários pode desencadear crises alérgicas posteriormente e esta seria minha preoculpacao e caso apareca alergia se ela sai sozinha ou temos q tomar algum antialergico. Pela atenção, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  53. Fique tranquila porque o contraste usado na ressonância magnética é o gadolíneo, que não contém iodo. Aplique a vacina no dia seguinte ao exame. agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  54. Minha prima foi fazer o exame de tumogragia, e na hora de tomar o contraste a agulha saiu da veia e até que a enfermeira viesse o constraste foi todo para a carne, o braço está MUUITO INCHADO E VERMELHO,ela teve embolia pulmonar recentemente e faz uso de marevan,ela corre algum risco?

    ResponderExcluir
  55. Juliana: o seu relato não sugere que tenha sido uma reação alérgica (imunológica). Não tenho condições para emitir um parecer sobre a gravidade do quadro sem examiná-la pessoalmente. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  56. minha esposa fez a t.c com o uso do contraste no dia 03.08.2012. E no dia 05.08.12 domingo começou a apresentar manchas vermelhas na pele por todo o corpo e coça muito e esta tendo muita febre. O que devo fazer? abç fique com deus

    ResponderExcluir
  57. Rafael: sua esposa precisa ser examinada e medicada. Aconselho que entre em contato com seu médico. Se não for possível, procure um atendimento de pronto socorro. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  58. Olá, fiz uma tomografia do abdomen no sábado 11 agosto e hoje 13 agosto estou com o corpo com bolinhas vermelhas que coçam um pouco e ardem. estou tomando nimesulida e coprofloxacino. posso está com alergia ao contraste que tomei? polaramine resolve?

    ResponderExcluir
  59. O seu relato não deixa claro que seja uma alergia Aconselho que procure atendimento médico com alergista para fazer o diagnóstico e indicar tratamento apropriado Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  60. Anônimo4/9/12 09:51

    Olá!
    A 1 semana fiz uma TC c/ contraste, o local onde foi aplicado está c/ um hematoma, mas um pouco mais acima a minha veia ficou com um caroço e está muito dolorido. O que pode ser?!

    ResponderExcluir
  61. O seu relato não sugere que seja uma alergia. Mas para afirmar a causa do problema é essencial examinar pessoalmente Aconselho que retorne ao médico e peça que oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  62. O meu namorado vai fazer essa tomografia, eu não sabia o que se ginificava, mais já estou bem situada sobre o assunto, obrigada.

    ResponderExcluir
  63. Olá,
    Fiz uma tomografia a alguns anos e acabei tendo uma reação alérgica (calor, coceira, etc), cujo o enfermeiro que realizou a aplicação de uma injeção dizendo ser uma vacina e que eu seria então alérgica ao iodo do contraste, porém sempre comi frutos do mar (inclusive o camarão) e nunca tive nenhuma reação.
    E agora preciso fazer uma Histerossalpingografia, que está é feito uso do contraste iodado e não consig, pois onde moro (Tubarão/SC) a única clinica que realiza não faz, o médico alega ser muito complexo.
    Então gostaria de realizar um teste de alergia ao contraste iodado para ver se realmente é isso que tenho, mas tbém não encontrei nenhum laboratório na região.
    Resumindo, gostaria de ajuda, se alguém conhecer algum laboratório ou clinica para realizar o teste de alergia, agradeço muito

    Andria
    andriadasilva@gmail.com

    ResponderExcluir
  64. Andria: é possível realizar seu exame com segurança, mas para isso, recomendo que procure um médico especialista em Alergia para orientá-la, já que o diagnóstico não se baseia no teste e sim na análise clínica feita pelo alergista. Vale lembrar que estudos comprovam que não há relação direta entre a alergia ao camarão e a reação adversa com idodo. Convido que leia:
    http://blogdalergia.blogspot.com/2010/01/iodo-nao-e-causa-da-alergia-ao-camarao.html
    Para localizar um alergista em Tubarão,procure no site da ASBAI: www.asbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  65. Cinthia de Castro3/12/12 20:23

    Olá! Sou uma alérgica "polisensibilizada" como diz minha médica. Tenho alergia séria à ácaros, mas também à pêlos e penas de animais, pólens, cloreto de cobalto, lanolina, Parafenilenodiamina e à carne de Porco.
    Minha alergista solicitou uma tomografia dos seiso da ce e sei que é utlizado contraste de iodo.
    Corro algum risco?

    ResponderExcluir
  66. Cinthia:fique tranquila. A tomografia computadorizada de seios paranasais não utiliza contraste iodado. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  67. Boa noite
    Fiz uma histerossalpingrafia há uma semana e há uns quatro dias comecei a sentir muito prurido pelo corpo às vezes com umas plaquinhas vermelhas e desde ontem estou urinando muito e também comecei a inchar muito os pés e tornozelos também. Nunca tive alergia a nada. Será que tem alguma correlação com o exame?

    ResponderExcluir
  68. Karine: contrastes iodados podem provocar reações de aparecimento tardio. Mas, não há como afirmar se é o seu caso, sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlíonica Geral RJ Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  69. bom dia
    Ja tive a sindrme de steven johnson (dipirona e minesulida)e agora tenho que fazer uma tomografia do cranio e preciso tomar contraste posso tomar ou corro risco?grata

    ResponderExcluir
  70. O fato de ter apresentado reação à dipirona e nimesuilida não significa que terá também reação a contraste iodado. Mas, não tenho condições para emitir um parecer específico sobre seu caso sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Aconselho que entre em contato comn seu alergista antes de realizar o procedimento. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  71. Daniele; os sintomas que relata sugerem que possa ser uma reação adversa ao contraste. Mas, para afirmar, é essencial examiná-la pessoalmente. Infelizmente não temos condições para orientá-la através deste aconselhamento na internet. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  72. Boa tarde... Irei fazer a tomografia computadorizada hoje a tarde, porém fiz vários exames hj pela manhã inclusive de intolerância à lactose. Gostaria de saber se isso pode influenciar em alguma coisa, pois tive reação à lactose.

    ResponderExcluir
  73. Aline: não há relação entre a intolerancia à lactose e a reação adversa ao contraste iodado. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  74. Olá, parabens pelo blog, porém ainda tenho uma duvida. hà 1 ano e meio fiz uma TC de abdomen total com contraste e não tive nada. Ontém à tarde fiz uma Angio TC de Cranio com contraste e já sai da sala me coçando levemente, nariz congestinou, e coceira na garganta e meu olho direito ficou bastante irritado a palpebra inchou muito, os médicos me deram allegra e depois um comprimido de corticóide. Logo o rush cedeu, mas hoje ainda tenho coceira pelo corpo. Isso é normal? Até qdo vou ter coceira?

    ResponderExcluir
  75. É difícil prever sem examinar, mas é possível que as reações desapareçam em cerca de 5 a 7 dias. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  76. Depois que tomei o contraste para fazer um exame de tomogafia, fico com cólicas durante 15 antes da menstruação, mas a dor não é igual a cólica que sentia normalmente 3 dias antes. Agora fico metade do mês com dores. Fiz esse exame já tem 2 anos e continuo com as dores. Isso quer dizer quer dizer que o contraste ainda está no meu organismo ou quer dizer que o contraste afetou alguma parte dele? Há alguma solução para esse problema?

    ResponderExcluir
  77. Fiz uma resonância magnética onde foi necessário o uso de contraste, so senti uma leve tontura, mas 01 dia após a mão onde foi aplicado o contraste inchou, isso é normal ou pode ser considerado uma reação.

    ResponderExcluir
  78. Boa tarde!!!
    tenho alergia a camarão e carangueijo, e tb rinite e bronquite asmática. Gostaria de saber se eu posso fazer este exame já que eu tive uma gravidez ectópica e não gostaria q se repetisse

    ResponderExcluir
  79. O seu relato sugere que tenha ocorrido uma reação leve ao contraste iodado e possivelmente de causa não alérgica. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  80. Os dados enviados não sugerem que haja relação direta entre as cólicas menstruais e o uso do contraste no passado. Aconselho que peça orientação ao seu ginecologista para investigar as possíveis causas do problema. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  81. O parecer que solicita não pode ser feito pela internet. O fato de ter alergia a camarão não significa que terá obrigatoriamente ração aos contrastes iodados. recomendo que procure um alergista para orientá-la de forma apropriada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  82. Olá, existe alguma relação de reação ao contraste após a retirada da visicula? Fiz TC de abdomen com visicula e nada o ocorreu, 1 ano após fiz TC de Cranio e tive reação alergica com olho inchado e coceiras. Obrigada e parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  83. Uma alergia nunca aparece da primeira vez em que se utiliza uma substância. A alergia surge com o passar do tempo e com o repetir do uso, após ocorrer sensibilização. Por isso, não acredito que o surgimento da reação tenha se relacionado com a retirada da vesicula mas sim com o fato de ter repetido o uso do contraste. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  84. Anônimo6/2/13 17:17

    OI, meu nome é Micheline Rocha
    Minha mãe vai fazer um exame e sera preciso utilizar o contraste iodado, ela tem pressão alta,sera que não tem outro tipo de contraste que ela possa usar????POis estou com medo dela fazer esse com contraste iodado.
    Desde de já muiito grata.

    ResponderExcluir
  85. Micheline: o parecer que solicita não pode ser emitido pela internet. É preciso examinar sua mãe, avaliar sua condição de saúde, idade, tipo de exame, qual foi a doença que motivou a indicação do exame, etc. Aconselho que exponha seu temor ao médico que a acompanha em seu tratamento, Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  86. Bom dia! Antes de tudo parabéns pelo blog! Vou fazer uma histerossalpingografia na sexta. Gostaria de saber se no sábado posso fazer mechar e usar tonalizante no cabelo. Pergunto porque não sei se o resíduo do iodo no meu organismo pode reagir de alguma maneira com a química usada no cabelo. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  87. Estudos mostram que os produtos para tingimento têm em sua composição, diminutas quantidades de iodo, mas desconheço se haveria interação com o contraste utilizado no exame. Aconselho que exponha sua preocupação ao médico radiologista que realizará o procedimento. Agradecemos sua visita e suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog.

    ResponderExcluir
  88. vou.fazer.urografia.excretor.estou.com.medo.nao.tenho.alergia.mas.tomo.propamalou.a.algum.perigo

    ResponderExcluir
  89. O parecer que solicita não pode ser emitido pela internet. Para afirmar se pode fazer o exame com contraste iodado, é essencial examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  90. Fiz uma tomografia recentemente... mais a reação ao iodo só veio aparecer 1 dia depois como erupção cutânea e uma espécie de conjuntivite...

    ResponderExcluir
  91. Emanuely: os dados enviados não são suficientes para avaliar se foi uma reação alérgica ou por outro mecanismo. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Gratos pela visita ao blog.

    ResponderExcluir
  92. Giselle rosa1/4/13 18:58

    ola boa noite agora a tarde fiz uma tumografia do cranio e tomeu o contraste e mesmo eu estando de jejum tive reacao alegica e vomito e normal e verdade que nao posso tomar novamente o contraste e se ei prescisar de fazer o exame de novo o que devo fazer desde ja obrigada

    ResponderExcluir
  93. Giselle: é aconselhável que procure um médico alergista para orientá-la sobre a conduta a tomar caso necessite novamente realizar exame utilizando contraste iodado. Infelizmente não é possível fazê-lo pela internet. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  94. Olá .. me chamo Fabiana e tenho 22 anos e preciso fazer uma TC de abdomem para investigação de um nódulo hepático, mais esse exame usa contraste Iodado e fiquei com muito medo pois não sei se sou alérgica, minha avó é alérgica e foi fazer um exame que usava o Iodo e ela quase morreu pois as reações foram muito sérias, e ela não sabia que era alérgica, agora estou com medo de fazer o exame sera que sou alérgica também? Eu faço uso continuo dos seguintes medicamentos RECONTER ( oxalato de Escitalopram 10MG) e Rivotril(Clonazepam 0,25MG) posso fazer o exame usando esses medicamentos? Devo procurar um alergista antes de realizar o exame? Tem como fazer exame de alergia pra saber se sou alérgica a contrastes iodados?
    desde de já Obrigada!

    ResponderExcluir
  95. Fabiana: o fato de sua avó ter apresentado reação adversa com iodo não significa que você obrigatoriamente terá a mesma reação. Aconselho que procure um alergista para orientá-la antes de realizar o procedimento. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  96. ola meu filho tem oito anos e vai fazer uma uretrocistografia miccional qual antialérgico mais indicado na idade dele, já que o que medico passou (allegra)é contra indicado para a idade dele!

    ResponderExcluir
  97. Maria: o blog da Alergia obedece as normas do Conselho federal de medicina: não é permitido prescrever ou indicar nomes de medicamentos através da internet sem examinar pessoalmente. Vale ressaltar que Allegra pediátrico está indicado para crianças de 2 a 11 anos de idade. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  98. Olá!

    Sou alérgica a camarão e alguns frutos do mar (qndo ingerido causa edema de glote e mal estar, então não como)e daqui a alguns dias farei uma histerossalpingografia.
    Informei o laboratório a respeito da alergia e me pediram para fazer um preparo Antialérgico em casa:
    -Meticorten 20mg - 3 comprimidos via oral.
    Sendo:
    - 1ª dose - 12 horas antes do exame.
    - 2ª dose - 7 horas antes do exame.
    - 3ª dose - 1 hora antes do exame.
    Esse procedimento está correto? Corro o risco de ter alguma reação ao contraste iodado?
    Estou muito preocupada.
    Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  99. Silvia: o uso da pré medicação não impede as alergias mas evita as reações graves. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  100. ola vou fazer uma tomo da cabeça quarta feira to apavorada com medo da reaçao tenho alergia a dipirona e alergia no corpo coceira e riniti sinusite to a fim de nao fazer so a sem contraste tem algum teste antes feito para ver se nao sou alergica aguardo resposta

    ResponderExcluir
  101. Paula: o fato de ter alergia à dipirona não implica que por isso também terá reação ao contraste iodado. Nem sempre o teste tem resultado fidedigno. Aconselho que procure um alergista. Assim, poderá ser avaliada de forma criteriosa e receberá uma orientação apropriada e específica para seu caso. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ.

    ResponderExcluir
  102. olá meu neurologista me pediu que eu fisesse esse tc cranio, devido a muita dor de cabeça, pontada na testa e pressão na face.
    quando soube que existia esse tal de contraste fiquei preocupada, tenho muito medo de medicação,e devido a minha pressaõ na face tenho medo de ta com problema respiratório...ja tive pressão alta
    como podem me ajudar...o médico mesmo não pediu o uso de contraste é obrigatorio usar.

    ResponderExcluir
  103. Anônimo4/9/13 16:53

    Boa tarde ...fiz uma tomografia no dia 26/07/2013 ,e faz uns 15 dias que estou com muita coceira pelo corpo e pinica, nossa muito ruim...gostaria de saber o que posso fazer pra passar esse desconforto.

    Grata

    ResponderExcluir
  104. É aconselhável que procure atendimento médico para confirmar se a causa da coceira está relacionada com a realização da tomografia. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  105. Se o seu médico solicitou o exame sem contraste, deve ser realizado da forma que ele solicitou. Aconselho que entre em contato com seu neurologista e peça que oriente. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  106. luciana
    fiz uma TC do abdômen e tomei um contraste oral e depois venal que por sinal é muito ruim o iodo ,nossa um horror isso na segunda feira ,já estamos na quarta feira e meu braço todo esquerdo está doendo a ponto de eu não conseguir esticar ele todo ,fora que meu antebraço está com uma placa vermelha bem grande e inchado, meu médico está viajando e só volta na outra semana ,oque faço?

    ResponderExcluir
  107. Luciana: não posso atender sua solicitação neste aconselhamento na internet. Para tratar é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um pronto atendimento para que receba a orientação adequada Conto com a sua compreensão.

    ResponderExcluir
  108. É perigoso realizar cateterismo pelo fato de se apresentar certo grau de reação alérgica à picada de insetos?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  109. O fato de ter alergia a picada de insetos não implica que também terá uma alergia na realização do cateterismo. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  110. Gostaria de saber se Tomografia do Abdômen Total sem o uso do Contraste, dá para identificar nódulos no fígado etc...?

    Abraços

    ResponderExcluir
  111. Bia; o objetivo de se usar contrastes é melhorar a visualização do exame. Em alguns casos o exame pode ser realizado sem o uso do contraste. Infelizmente não posso opinar sobre seu caso pela internet. Aconselho que peça ao seu médico que a oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  112. Olá, preciso de uma ajuda...vou precisar uma cintilografia onde vou previsar ingerir um contraste com iodo...sempre comi camarão e frutos do mar, nunca tive reação alergica, mas minha mãe falou que quando criança fix uso de um xarope com iodo que provocou mancha vermelha pelo corpo...a pergunta é: Será que posso ter alguma reação ao contraste, e se tiver, qual a mais comum?

    ResponderExcluir
  113. Flora: o parecer que solicita não pode ser feito pela internet. Para maior segurança, recomendo que procure um médico alergista para uma orientação apropriada antes de realizar seu exame. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  114. OLA EU AINDA NÃO ENTENDI ESTOU FAZENDO UM TRABALHO SOBRE O MINERAL IODO,ENTÃO A PESSOA QUE É ALERGICA A FRUTOS DO MAR ELA PODE CONSUMIR IODO?

    ResponderExcluir
  115. Publicamos um texto sobre o tema. Convidamos que leia neste link:
    http://blogdalergia.blogspot.com/2010/01/iodo-nao-e-causa-da-alergia-ao-camarao.html Obrigado pela participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  116. ola, bom dia , fui fazer uma ressonância magnética da parte pélvica e quando fui chamada a enfermeira me disse se eu autorizava o uso de contraste no meu exame , tive medo e acabei não fazendo o exame , e continuo na dúvida se faço ou não , até a onde eu sei não tenho alergia a iodo mais mesmo assim fiquei com medo , eu estava em jejum e tonta por causa disso , e não tinha levado nem um acompanhante comigo , não sei se devo fazer , pode me ajudar me esclarecendo sobre isso , obrigada .

    ResponderExcluir
  117. Ola,vou fazer uma tomografia do seios da buchecha e vou usar contraste,ja usei antes e n me fez tanto mal sou alergica a acido tenho bronquite e alergia a po,o contraste pod me fazer mal ou me matAr me ajudem to com muito medo

    ResponderExcluir
  118. A tomografia dos seios da face é feita sem uso de contraste. Aconselho que entre em contato com seu médico e peça que a oriente. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  119. Rosemary: o contraste da ressonancia magnética não contém iodo. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ para esclarecer suas dúvidas. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  120. Olá, fiz uma tomografia com contraste, no instante que a médica aplicou o contraste meu olho começou a inchar, lacrimejar e parecia estufado, fiquei com muito medo da reação, logo tive assistencia e me colocaram no soro com um medicamento, é normal essa reação nos olhos? procurei em vários lugares e não vi nenhum caso parecido com o meu.

    ResponderExcluir
  121. O seu relato sugere que tenha ocorrido uma reação adversa ao contraste iodado mas não deixa claro que tenha sido uma alergia. Infelizmente não é possível afirmar pela internet. Aconselho que procure um alergista para orientar de forma apropriada. Gratos por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  122. Olá,
    Minha namorada tem alergia a Iodo, tanto que só come sal com baixa quantidade de iodo e não pode comer qualquer fruto do mar.
    Mês que vem estaremos viajando para a praia, ela pode tomar banho na água do mar? Ou a alergia pode causar alguma complicação nesse caso?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  123. Fiz uma RM de Encéfalo na Sex. (25/07) na hora em que aplicaram o contraste comecei a sentir uma forte coceira na pele do corpo todo e um forte gosto de metal na boca, disseram que era normal e q eu devia beber bastante água, porém já se passaram 3 dias a coceira piorou muito, continuo sentindo o gosto de metal. É normal passar tanto tempo tendo reação mais isto é sinal de que o meu corpo não està eliminando o gadolinio? O q devo fazer?

    ResponderExcluir
  124. Caso os sintomas persistam converse com seu médico pois não é frequente esse tipo de queixa durar por muito tempo.

    ResponderExcluir
  125. Fiz um exame de cintilografia a uma semana. No dia meu braço e cintura do lado esquerdo onde recebi a injeção dos medicamentos ficou um pouco adormecida. Uma semana passou e também surgiu do lado esquerdo em cima dos rins uma alergia cutânia dolorida. Tem haver com o exame?

    ResponderExcluir
  126. Teresa: o seu relato não deixa claro que tenha sido uma alergia. Para afirmar, é essencial examinar pessoalmente Estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  127. Boa noite!
    Vim até aqui para ler sobre provável alergia ao líquido utilizado para cintilografia, pois estou com o corpo semelhante a quem está com varicela. Faz uma semana que fiz o exame e descobri, lendo aqui que terei que ter paciência com as pipocas pelo corpo e com a coceira. Obrigada pelas informações aqui presentes.
    Angela
    Curitba - Pr

    ResponderExcluir
  128. Angela: Obrigada pelo envio do seu depoimento ao Blog da Alergia. Desejamos melhoras.

    ResponderExcluir
  129. Camila Cavalcante - salvador/BA1/11/14 13:01

    Bom dia. Preciso fazer uma histerossalpingografia, mas estou com receio pq sou alérgica a poeira, pêlo, frutos do mar e asmática. A última reação a frutos do mar foi edema periorbital, labial e broncoespasmo. Como sou alérgica, pediram para eu chegar 1h antes do exame, porém não me indicaram tomar anti-alérgicos antes do procedimento. Gostaria de saber se há outro tipo de contraste que não o iodado para este exame e qual procedimento profilático para reações alergicas?
    Grata,
    Camila

    ResponderExcluir
  130. Camila: o fato de ter alergia a camarão não significa que terá também alergia ao contraste iodado. Contudo, não há como emitir um parecer específico sobre seu caso pela internet. Aconselho que entre em contato com seu (sua) alergista e peça que a oriente. Se for o caso, orientará um pré tratamento profilático que proteja de reações. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  131. Bom dia. Dia 25/11 (3ª feira) fiz uma urografia excretora, me perguntaram se tinha alergia a iodo e disse que não sabia, pois nunca tive alergia a nada. Informaram-me que deveria tomar bastante água para eliminar o iodo, mas não tomei o suficiente. Depois do almoço senti uma queimação muito forte na região do abdômen, mas depois de um tempo passou, à noite percebi que meu corpo estava todo vermelho com bolinhas, mas sem coceira. Achei estranho depois de 24 horas ter reação, fui ao PS e me deram antialérgico com outras medicações na veia, hoje comecei a tomar o Alegra. Minha dúvida: como esqueci de comentar com o médico, o fato de não ter tomado líquido suficiente para a eliminação do iodo, pode ter sido a causa dessa alergia? Vou ter que evitar qualquer alimento à base de iodo da minha refeição? Obrigada pela atenção. Katherine

    ResponderExcluir
  132. Gabriel PC2/12/14 21:19

    Boa noite, minha esposa necessita realizar o exame histerossalpingografia e que este usa o iodo. Acontece que minha esposa tem uma reação alergica sempre que come carangueijo ou Siri, e não ao camarão. Começou quando ela comeu a ova do Siri a 10 anos atrás. E ela come acarajé, moqueca, vatapá, frito, de qualque jeito é não tem problema algum com o camarão. A dúvida é se ela pode fazer esse exame sem problema?
    Ps. Quando ela quer comer carangueijo ela antes come um carvão mineral e assim não tem nenhum tipo de alergia. Ninguém entende.. Mais funciona.

    ResponderExcluir
  133. Katherine: O seu relato sugere que possa ser um caso de reação ao contraste iodado, mas não é provável que tenha sido ocasionado pela menor ingestão líquida. Mas não há como afirmar pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  134. Gabriel: o fato de uma pessoa ter alergia a camarão e crustáceos não significa que terá também reação ao iodo. Publicamos um texto sobre o tema e convido que leia: http://blogdalergia.blogspot.com/2010/01/iodo-nao-e-causa-da-alergia-ao-camarao.html Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  135. Oie boa tarde!! Meu pai fez uma tomografia, ai na hora do enfermeiro aplicar o contraste na veia, ele aplicou no músculo. Tem algum problema ? Desde já obrigada

    ResponderExcluir
  136. Renata: a aplicação inadequada do contraste iodado pode provocar uma reação adversa não alérgica (não imunológica). Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  137. Anônimo3/3/15 19:32

    Meu marido comeu no dia anterior peixe no almoço e no outro dia quando ele foi fazer o exame assim que tomou o contraste começou a ter diarreia isso é normal, obrigada pela resposta

    ResponderExcluir
  138. O seu relato não sugere que seu marido tenha apresentado uma reação alérgica ao contraste iodado. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  139. boa tarde.meu nome é Anselmo e eu li várias perguntas sobre o contraste fazer ou não mal.a minha Mãe Elzita fez esse contraste e ela teve inchaço no rosto.só incha quando ela vai dormir e de manha ela acorda e esta inchado.e ela também está com falta de ar as vezes e tosse também,ela diz que e uma tosse seca.será que pode ser do contraste.se for qual a especialidade que ela pode procurar pra tirar essa duvida.desde já agradeço.boa tarde.

    ResponderExcluir
  140. Olá Anselmo, boa noite. As reações a contrastes radiológicos podem ocorrer por mecanismos alérgicos e não alérgicos. Portanto, se exitem dúvidas a respeito dos sintomas que sua mãe está apresentando, e se isso começou após o uso de contrastes, procure o atendimento de um(a) alergista, para que seu quadro seja avaliado. Se você é do Rio, na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro existe um ambulatório especializado em Reações Adversas a Fármacos. Obrigado por visitar o Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  141. Fiz uma ressonância magnética com contraste no sábado.
    Hoje , terça feira, meu braço e mão ainda estão inchados apos a aplicação do contraste.
    Isso é uma reação alérgica ?

    ResponderExcluir
  142. O seu relato não sugere que seja uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. sugiro que entre em contato com seu médico(a) e peça que oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  143. Sheila pardini29/4/15 09:37

    Acabei de fazer uma tomografia com contraste endovenoso...já faz uma HR mais ou menos e não senti nenhuma reação... Eu estava mto preocupada e espero que meu depoimento ajude pessoas que estão assim...fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  144. Sheila: obrigado por seu depoimento. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  145. Anônimo2/6/15 18:38

    Olá, sou alérgica a camarão e preciso fazer uma histerossalpingografia. A medica disse que existe um preparo a ser tomado por três dias antes do exame. Só que li na internet que, nesses casos, o ideal é fazer hospital. Só consegui marcar em uma clínica. Este preparo é suficiente para evitar possíveis reações alérgicas?

    ResponderExcluir
  146. O preparo prévio com medicações (corticóides, antihistamínicos, etc) não impede o surgimento, mas evita reações graves. Deve ser feito na suspeita da possibilidade de reação adversa ao contrase iodado. Gratos pela visita ao blog da Alerga.

    ResponderExcluir
  147. Anônimo9/6/15 17:18

    O seu comentário está aguardando moderação.Olá boa tarde.Fiz uma tumorgrafia do abdômen e vias urinárias, com uso de contraste, fiz o preparo com predinisona e lá na clínica tomei um alegra de 180mg, depois do procedimento vim para casa comi pois estava em jejum, e de algumas horas pra cá tenho sentido caimbra nos dedos das mãos e estão subindo para as mãos, alalém da palpitação leve que eu estou sentindo, isso é normal? Ou devo procurar um médico?

    ResponderExcluir
  148. Boa noite. O seu relato não sugere que seja uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  149. Anônimo6/7/15 16:32

    Fiz a ressonância na sexta feira, no domingo começou uma coceira pelo corpo e na segunda sentindo dor de cabeça e vômito, pode ser do contraste aplicado?

    ResponderExcluir
  150. O seu relato não deixa claro que tenha ocorrido reação alérgica (imunológica) ao contraste. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  151. Isabella: a sua mensagem está incompleta. Convido que escreva para: blogdalergia@gmail.com e fale diretamente conosco. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  152. Olá, em um exame de histerosalpingografia existe outrã forma de injetar o contraste sem ser iodo?? Sou alérgica a camarão e estou com medo de fazer. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  153. O fato de ser alérgica ao camarão não significa que terá também alergia ao iodo. Convido que leia: http://blogdalergia.blogspot.com.br/2010/01/iodo-nao-e-causa-da-alergia-ao-camarao.html
    Aconselho que procure um(a) alergista para que seja orientada e possa fazer seu exame de forma segura. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  154. Olá. Boa Noite. Fiz uma tomografia e tive que tomar contraste. Passando-se umas 4 horas minha barriga ficou vermelha e deu um pouco de coceira isso pode ser normal?

    ResponderExcluir
  155. O contraste iodado pode provocar sintomas leves que nem sempre estão ligados à alergia. É importante comunicar ao médico para definir a causa e indicar tratamento adequado. Obrigado por visitar o blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  156. Jeovani: o seu relato não sugere que tenha ocorrido uma alergia ao contraste. Mas não é possível avaliar pela internet. Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia no Rio de Janeiro.Onbrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  157. Olá fiz hoje uma TC do tórax com contraste venoso, gostaria de saber quanto tempo leva para o organismo eliminar o contraste é se tem algum problema de ingerir bebida alcolica no mesmo dia.Obrigada!

    ResponderExcluir
  158. bom dia, fiz uma tomografia á três semanas atrás, e nesse período por cinco ou seis vezes em dias alternados, tive reações que parecem ser do iodo, é possível em alguns casos o organismo levar todo esse tempo para ser eliminado? pois conversei com uma pessoa que faz um tratamento com iodo de meses em meses e o que me consolou um pouco foi que ela me disse, que toda vez que ela faz esse tratamento ela fica um período de 30 dias +ou- tendo sintomas, pode acontecer isso em casos mais raros? aguardo a resposta, obrigado!

    ResponderExcluir
  159. Os contrastes iodados podem provocar alergia de surgimento imediato ou sintomas de inicio tardio. Mas, o seu relato não deixa claro que tenha ocorriudo uma alergia. O que podemos lhe orientar é que você procure atendimento médico, explique seus sintomas, e converse a respeito de seus anseios. Obrigado pela vista ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  160. Fiz uma tomografia ontem ..e hoje estou com muita cosseira e cheias de bolinhas pelo pescoço ...o que fazer??

    ResponderExcluir
  161. O seu relato sugere que possa ter ocorrido uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  162. gostaria de saber se eu tomar um anti-alergico antes do contraste evita reações alergicas?
    ass:paula

    ResponderExcluir
  163. Paula: existe um protocolo de tratamento com antihistamínico (antialérgico) e corticóide, que deve ser orientado pelo(a) alergista e deve ser tomado antes do exame e evitar reações graves ao contraste iodado. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  164. Contrasti iodado, ou outros tipos de contrasti pode calsar alterações de tireoide ?

    ResponderExcluir
  165. Natalia: contrastes iodados podem levar a eacerbação de
    hipertireoidismo. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  166. Boa noite. Realizei pela manhã uma tomografia na cabeça com contraste e não tive reações alérgicas na hora do procedimento. Porém, agora a noite estou sentindo um pouco do mesmo "calor" que senti na hora que o contraste foi aplicado. É uma possível reação alérgica? Grato.

    ResponderExcluir
  167. Sou alérgica a Predsin, Sulfa, Aerolin e frutos do mar. Gostaria de saber se posso realizar a ressonância com contraste. Descobri dois nódulos hepáticos ( prováveis hemangiomas) conforme ressonância anterior sem contraste. Meu Gastro solicitou que o exame fosse refeito com contraste apesar dele já ter dado 80% de certeza de que trata de um hemangioma.

    ResponderExcluir
  168. O seu relato não sugere que possa ser uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  169. Alessandra: o parecer que solicita não pode ser feito pela internet. O fato de ter outras alergias não significa que terá também alergia ao contraste usado na ressonância (gadolíneo). Vale lembrar também que não há comprovação científica de que a alergia ao camarão e frutos do mar esteja relacionada com a alergia aos contrastes. Recomendo que procure orientação pessoalmente. Antes de realizar o exame, o alergista orientará a conduta adequada se houver necessidade. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  170. Fiz um raio x do esôfago e intestino tomei um contraste oral, n tive nada no momento mas no outros dia uma queimação no peito no intestino gosto ruim na boca com queimação gosto ruim quando bebo água fezes muito branca ... já tem 4 dias que fiz e ainda n passou esses sintomas o que devo fazer? Tenho 2 nodulos na tireoide!

    ResponderExcluir
  171. Avenida: o seu relato não sugere que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) ao contraste. Mas, não é possível afirmar sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro e por isso, aconselho que solicite esta orientação ao seu médico(a). agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  172. Olá vi seu post, e estou há meses tbm com o mesmo problema que o seu!! Preciso fazer a histerossalpingografia e sou alérgica ao iodo e não achei outro lugar que faça sem ele, por favor vc chegou a fazer? ?? Como foi???

    ResponderExcluir
  173. Antes de fazer o exame, procure um(a) alergista para que seja orientada e faça o procedimento sem riscos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  174. Bom Dia,
    Após realizar uma angiotomografia com contraste notei coceiras pelo corpo, gostaria de saber qual a duração das mesmas e se vai passar depois de quanto tempo. O site foi muito esclarecedor, pois não sabia mais o que fazer com relação a coceira pelo corpo todo. E o site me tranquilizou pois salientou essa possibilidade de reação ao remédio.
    Att,

    Lídia Castelar

    ResponderExcluir
  175. Lídia: não tenho condições para afirmar o tempo de duração sem saber qual foi o contraste e a dose utilizada. Aconselho que você entre em contato com o médico que solicitou o exame e peça que a oriente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  176. Alexandra18/4/16 08:42

    Olá bom dia,
    Fiz hoje de manhã dois tac's, um abdominal e outro pelvico, fiz a preparação no hospital com ingestão de 5 copos com líquido e contraste na veia. Tive as reações descritas pela enfermeira o calor e após o exame uma ligeira tontura. Assim que saí do vestiário como estava em jejum dirigi-me ao bar para comer, tive que correr para o wc e comecei com diarreia forte e desde essa altura que continua. É normal?
    Pelo o que percebi o iodo é expelido pela urina, certo?
    Obrigada pela vossa atenção

    ResponderExcluir
  177. Alexandra: os sintomas que descreve podem ter sido uma reação adversa ao contraste. Mas, não parece que tenha ocorrido alergia. Aconselho que entre em contato com o(a) médico que solicitou o exame e peça que a oriente de forma adequada e segura. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  178. Bom dia,Gostaria de tirar uma dúvida, fiz uma tomografia abdome total sexta feira dia 22-04, desde que fiz estou tendo diarreia, não estou conseguindo comer nada, pq vem as còlicas e logo depois diarreia,tomei contraste pela veia, tomei predsona , loratina e luftal antes do exame por ter asma, minha dúvida é: a diarreia é um efeito colateral do contraste.

    ResponderExcluir
  179. Boa noite. Os dados que envia em seu relato não deixam claro que a diarreia possa ser um efeito adverso do contraste ou da medicação feita. Para afirmar, é importante avaliar de forma criteriosa. Aconselho que entre em contato com o(a) médico que solicitou o exame e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  180. Anônimo9/5/16 06:52

    Fiz o contraste n sab as 20h no dia tive urticaria e vermelhidao na regiao do colo e pescoço, fui meficads na veia com hidrocortizona e depois disso fui liberada, mas desde então sinto dores musculares como se minhas veias tivessem inflamadas, mas essas dores só sinto nos bracos, costas, pescoço e garganta... Estou preocupada. O que isso pode ser?

    ResponderExcluir
  181. Não posso afirmar sem examinar e sem conhecer detalhes do seu caso clínico, da reação que ocorreu, grau de alergia, tipo de contraste usado, dose, etc. Aconselho que retorne ao local onde fez o exame ou então entre em contato com o(a) médico que solicitou o exame para esclarecer o caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  182. Estou com insuficiência renal e preciso fazer uma ressonância, sendo que, já tive uma reação alérgica por causa de medicamento chamada Steven Johnson, estou com receio de tomar contraste.

    ResponderExcluir
  183. Deise: não recomendo que faça o procedimento sem antes ser orientada pessoalmente por seu(sua) alergista. Peço sua compreensão, mas não é possível orientar pela internet. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  184. antonio: fiz teste ige para iodo e deu não reagente. Posso fazer a tomografia com contraste de iodo com certeza que não dara reação?

    ResponderExcluir
  185. Antonio: o teste indica que não ha sensibilização para iodo. Contudo, como a reação do iodo não é apenas imunológica, não é possível afirmar que não há nenhuma possibilidade. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  186. Anônimo4/6/16 10:32

    Bom dia, meu nome é Adriana e essa semana fiz uma TC de crânio com contraste com iodo. Me deu uma reação alérgica leve: rash cutâneo e coceiras leves e logo foi feito medicação para reversão. Eu nunca tive reação alérgica alimentar na vida e sempre comi frutos do mar a vontade sem sentir nada que me trouxesse desconforto. A médica disse que após essa alergia ao contraste posso ter adquirido alergia a frutos do Mar e para ter bastante cuidado. O que me deixou com medo. O que fazer nessa situação?

    ResponderExcluir
  187. Adriana: o fato de ter alergia ao contraste com iodo não significa que terá também alergia a camarão. Convido que leia: https://blogdalergia.blogspot.com.br/2010/01/iodo-nao-e-causa-da-alergia-ao-camarao.html
    Aconselho que procure um(a) alergista para orientá-la de forma adequada e segura. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  188. Anônimo7/6/16 17:26

    boa tarde,
    Fiz uma cintilografia da tireoide e tomei o iodo 131, na sexta pela manhã, a noite minha gengiva está inflamada, quando escovo os dentes
    ou passo fio dental, até para comer está sangrando um pouco, doe muito a escovação, e meus olhos ficaram coçando desde do exame, será que tem alguma coisa a ver com o q tomei? Algo que tenha que me preocupar?

    ResponderExcluir
  189. Bom dia. O seu relato não deixa claro que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) ao contraste iodado. Aconselho que entre em contato com seu médico, uma vez que não é possível avaliar pela internet. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  190. Fiz uma tomografia hoje e tomei contraste um dia antes tomei seis antialérgico agora to com o rosto todo vermelho e normal ..

    ResponderExcluir
  191. Vou fazer um cateterismo, e gostaria de saber se é feito algum teste para saber se sou alérgica a iodo ou a contraste. Obrigada.. Adriana

    ResponderExcluir
  192. João: Boa noite. O seu relato não deixa claro que tenha ocorrido uma alergia ao contraste iodado. E, para fazer o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure atendimento com seu médico que solicitou o exame. Se for o caso, indicará um alergista. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  193. Adriana: nem sempre há necessidade de teste. Cada caso é um caso e cada pessoa é unica.Havendo necessidade, é feito um preparo antes do exame Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  194. Anônimo6/7/16 14:19

    Boa tarde! Fiz uma tomografia do abdome, tomei o contraste e 24hs depois começou uma coceira pelo corpo e apareceram manchas vermelhas. Tomei um anti alérgico e ainda não sumiu. Devo procurar emergência? O exame foi 04/7. Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
  195. Boa tarde. Se as lesões estão persistentes, você deve procurar atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  196. Tentei tomar lugol e parei pois me deu leve coceira no braço. Posso fazer exames como histerossalpingografia que tem o contraste?

    ResponderExcluir
  197. Daniela Boa tarde. O parecer que solicita não pode ser feito pela internet. É essencial conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Aconselho que procure uma consulta tradicional com alergista para que seja orientada de forma adequada e segura. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno