Pular para o conteúdo principal

Alergia aos anestésicos

Anestesia consiste no uso de medicamentos com objetivo de bloquear a dor durante um procedimento, sendo amplamente utilizada, desde pequenos curativos, exames diagnósticos, extrações dentárias, partos, até grandes cirurgias.
Existem diversos tipos de anestesia:
Local: usada em procedimentos menores e aplicada diretamente no local que será tratado.
Geral: usado para cirurgias e procedimentos maiores, onde o paciente é mantido inconsciente, ou seja, todo seu corpo fica anestesiado.
Peridural ou raquianestesia: neste caso é feito um bloqueio da dor do abdome até os membros inferiores.
A alergia aos anestésicos não é tão freqüente como parece. Estatísticas apontam para um caso de complicação específica da anestesia para cada 10 mil cirurgias (não incluindo urgências e emergências). No entanto, é comum que uma pessoa sinta receio e temor ao saber que necessita usar algum tipo de anestesia. È importante ressaltar que diariamente milhares de anestesias são aplicadas com total segurança. Entretanto, infelizmente, os dados que chegam às páginas dos jornais e à mídia se resumem aos insucessos, induzindo a falsa idéia de que estes são predominantes.
O médico anestesista não apenas administra os medicamentos, mas acompanha as funções vitais e a evolução de cada paciente durante o ato anestésico, o que torna o procedimento seguro. A visita pré anestésica permite que o profissional avalie cada pessoa e tenha conhecimento de suas características individuais. È importante referir ao anestesista se é portador algum tipo de alergia ou de outras doenças e se utiliza algum medicamento que pode interferir com a anestesia. Pessoas que já tiveram reações anteriores ou que tiverem dúvidas quanto à possibilidade de uma reação ao anestésico, devem comunicar estes fatos ao anestesista para que ele possa fazer a escolha adequada.
Ressalta-se que analgésicos são diferentes e tem atuação independente no organismo. Por isso, não significa que as pessoas portadoras de reações com analgésicos e antinflamatórios terão mais chance de ter reação também com anestésicos. Mesmo assim, estas reações devem ser relatadas ao médico a fim de que se evite o uso no pós-operatório.

Reação aos anestésicos gerais

Os principais anestésicos gerais são:
- Parenterais: tiopental, tiamilal, etomidato, propofol, cetamina
- Inalatórios: podendo ser gasosos (óxido nitroso ou protóxido de nitrogênio ou protóxido de azoto) ou ainda sob forma de líquidos voláteis (hidrocarbonetos halogenados: halotano, enflurano, isoflurano, sevoflurano).

A anestesia geral é um método seguro mas pode se acompanhar de reações alérgicas, em geral de pequena monta. Eventualmente pode surgir uma reação anafilática. Numa anestesia geral, o paciente está sob o efeito não apenas do anestésico propriamente dito, mas também de outros medicamentos que auxiliam na sedação e no efeito da anestesia. Citam-se como exemplos: anti-sépticos, analgésicos, expansores plasmáticos, sangue e derivados, etc.

Reações alérgicas e pseudo alérgicas podem ocorrer. Nem sempre é fácil determinar a causa porque são administradas muitas drogas de maneira simultânea. Observa-se que os medicamentos pré-anestésicos e os relaxantes musculares são causas freqüentes de reações alérgicas na anestesia geral.

Reações alérgicas aos anestésicos são menos comuns nas crianças (primeira década de vida) e após os 70 anos. Verifica-se maior incidência de reações aos relaxantes musculares em mulheres, provavelmente por reação cruzada a um radical encontrado tanto nos relaxantes como em alguns cosméticos.

Pessoas portadoras de alergia ao látex poderão ter reações adversas no momento da cirurgia, já que produtos contendo estas substâncias são muito comuns em ambientes hospitalares, em especial nas salas de cirurgia.

Em caso de ocorrência de reações alérgicas à anestesia, é importante que se procure um médico especialista em Alergia, para que possa analisar a história do paciente de forma minuciosa e indicar a conduta mais adequada para cada caso.

Reação aos anestésicos locais

Os principais anestésicos locais pertencem a dois grupos de substâncias:
1. Grupo Amida: é o grupo mais utilizado: lidocaina (xilocaína), bupivacaína, levobupivacaína, prilocaína, ropivacaína.
2. Grupo Éster: tetracaína, benzocaína, procaína (novocaína).

As reações aos anestésicos locais são mais freqüentes e podem ser de 3 tipos:
- Reações vaso-vagais: sudorese, mal estar, taquicardia, desmaios. Resultam de reação nero-vegetativa derivada do medo, ansiedade ou pânico.
- Reações tóxicas: resultam de uma injeção de quantidade excessiva do anestésico ou por introdução acidental nos vasos sanguíneos da região anestesiada. Estas constituem a maioria das reações descritas, não tendo mecanismo alérgico. Podem provocar desde reações discretas como outras de maior gravidade.
- Reações alérgicas: são mais raras (cerca de 1%), mas podem ser intensas e graves.
- Dermatite de Contato Alérgica: são formas mais freqüentes e benignas, resultantes da aplicação na pele dos anestésicos sob forma de cremes, pomadas e soluções. No paciente sensibilizado, um ou dois dias após a aplicação surge uma reação de eczema (vermelhidão, coceira, vesículas).

As reações alérgicas aos anestésicos locais podem ser prevenidas através da avaliação clínica e análise do episódio anterior, seguida da realização de teste cutâneo com o anestésico alternativo. Em geral utiliza-se a lidocaína como teste em função de sua utilização e baixa incidência de reações.

Comentários

  1. Ocimar: a investigação de uma alergia a anestésicos não se baseia em exames, mas sim na análise clínica criteriosa feita pelo médico especialista em Alergia. Caso seja indicado, poderão ser realizados testes com substâncias suspeitas. Aconselho que leve seu filho a um alergista para que seja orientado de forma adequada e segura. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  2. TIve uma reação alérgica,quando era criança, cerca de seis anos de idade, tive choque anafilático por pouco nao desencarnei, minha duvida é que hoje com 25 anos acredito que vou precisar retirar o dente do ciso que de baixo que nao tem espaço para nascer em ambos os lados e a dor esta começando a dar sinal....hoje existe algum tipo de anestésico que não me cause essa reação ? tendo essa forte reação com anestésicos ?

    ResponderExcluir
  3. Não é possível orientar sem saber qual foi a substância que causou a alergia. Aconselho que procure um(a) alergista para orientar de maneira segura e adequada. Avaliar pela internet pode gerar erro. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  4. Bem fiz uma cesária e agora estou com uma coceira no corpo que não para por nada..as pernas,as costas e parte da barriga coçam demais... Seria alguma reação alérgica a anestesia... A coceira estar demais..

    ResponderExcluir
  5. Júlia: o seu relato não deixa claro que tenha ocorrido uma alergia ao anestésico. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  6. Sueli: O seu relato não sugere que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) ao anestésico. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  7. Vocês fazem teste alérgico a anestesia geral? O que preciso informar a vocês caso façam?

    ResponderExcluir
  8. Claudia: a investigação de uma alergia a anestésicos não se baseia exclusivamente no teste, mas sim numa análise criteriosa de todos os componentes utilizados durante um procedimento com anestesia geral. Por isso, você deve primeiro ir a uma consulta para julgar a indicação e a necessidade do teste. Escreva para nosso e-mail blogdalergia@gmail.com para mais informações. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  9. Prezados, fui submetida a anestesia gerall e apos fiquei respirando pela boca, nariz escorrendo. Pensei que erra só a rinite alérgica aí tomei alegria D, e apliquei no nariz nasonex. Só qu já tem uma semana e não estou bem. Continuo respirar só pela boca não consigo respirar pelo nariz a sensação e de esta queimando as narinas. O que eu faço? Isso vai passar tem algo que eu possa tomar para ficar boa logo?

    ResponderExcluir
  10. O seu relato não sugere que possa ter ocorrido uma alergia à anestesia. E, para fazer o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que entre em contato com o(a) médico que a operou. Se for o caso, indicará um(a) alergista. Gratos por sua visita ao nosso blog da Alergia..

    ResponderExcluir
  11. Fiz endoscopia e após o exame fiquei com coceira no nariz, coriza olho coçando e vermelho e após 3 dias o nariz ta descamando. Esses sintomas é de reação ao sedativo?

    ResponderExcluir
  12. O seu relato não deixa claro que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) ao medicamento utilizado na endoscopia. Mas, não é possível afirmar sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  13. Olá, vou passar por uma cirurgia no dia 06/11,só que hoje estou com o quadro de rinite levemente atacado.Estou em uso da medicaçao será que posso fazer a cirurgia normalmente.Mesmo com essa coriza de leve?

    ResponderExcluir
  14. Paula: só examinando pessoalmente é possível detectar a causa da coriza e afirmar se você estará liberada para a cirurgia. Avaliar pela internet pode gerar erro. Conto com a sua compreensão.

    ResponderExcluir
  15. Eu sou a sarah de Tiradentes MG.Tenho umas reacoes muito incomodas quando como queijo e seus derivados e alguns tipos de comida como gordura e temperos.A reacao vem repentina uma dor muito forte na cabeça, uma dor aguda e latejante com falta de ar e palpitacao q chego a ficar trêmula.Dai tomo na mesma hora dipirona em gotas e entro para o banho por nao aguentar a dor na cabeça. Dai ela dura em torno de 10min e depois some.Depois do ocorrido apresento coceira no corpo.alguém podia me dar uma dica sobre isso??

    ResponderExcluir
  16. Olá Sarah, boa noite. Primeiro, as reações que você descreve pelos alimentos, não sugerem reações alérgicas, e sim intolerância aos alimentos. Portanto, procure um gastroenterologista para acompanha-la. Com relação a coceira, ela pode ocorrer em função do stress da dor, ou mesmo pelo mau estar causado pelo alimento. A coceira/prurido não necessariamente é uma manifestação alérgica, portanto, se esse quadro persistir, procure a orientação de um especialista para acompanhar seu caso de perto, pois pela internet não podemos faze-lo. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  17. Olá! Me chamo Bruna, ontem fiz uma histeroscopia cirúrgica e pela primeira vez me aplicaram a raqui e sedação. Assim que acordei, senti que meus olhos estavam inchados e estava rouca. Quando consegui ir ao banheiro vi que meu rosto estava todo muito inchado. O médico disse q é normal acontecer, mas fiquei receosa de ser uma alergia a anestesia. Hoje pela manhã já estava melhor. Essa é realmente uma reação normal a anestesia ou preciso investigar para uma próxima necessidade?

    ResponderExcluir
  18. Bruna: como medida de cautela, aconselho que solicite ao médico a listagem de medicamentos que foi utilizada no procedimento e procure um (a) alergista para que receba uma orientação adequada e segura. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  19. Obrigada pela atenção, é muito bom poder contar com a ajuda de profissionais comprometidos em fazer o bem e nos orientar quando mais precisamos. Seguirei seu conselho. Já solicitei ao hospital o prontuário da minha internação para que possa levar ao alergista.

    ResponderExcluir
  20. Bruna: agradeço em nome da equipe do Blog da Alergia. As suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário. Aproveito a oportunidade para convidar você a assinar nosso blog e passar a receber gratuitamente nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  21. Ola,minha mae fez uma cirurgia,retirou a vesicula,ele perdeu um pouco de sangue na hora da cirurgia,e dias depois a tmp dela desceu,por isso,ela deu anemia,e teve q tomar 2 litros de sangue,apos ela ter tomado o sangue,ela deu falta de ar 2 vezes,iso é normal ? pq? e o corpo dela ta todo empolado ,oq ela deve fazer? Obrigado

    ResponderExcluir
  22. Meu sobrinho fez um procedimento de uma retirada de verruga, na clínica fez o uso de xilocaína via cutânea no intervalo de 10/20 minutos passou mal, entrando em coma das 09:30 horas do dia 16/11/2015 ás 4:21 do dia 17/11/2015. Teve parada cardíaca e respiratória enfim parou tudo. Foi feito uma lavagem estomacal e todos os procedimentos, ele tem 4 anos e pesa 18 kg. No dia 18/11/2015 ainda no hospital, brincando teve uma aceleração muito forte. Ele corre o risco de ficar com algumas sequelas? Quais?

    ResponderExcluir
  23. Alano: O seu relato sugere que sua mãe apresentou alergia. Mas não há como afirmar se foi o anestésico, sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar sua mãe e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  24. Edilma: não tenho condições para afirmar se haverá sequela no caso da alergia apresentada por seu sobrinho baseado apenas em seu breve relato. Para isso, seria necessário definir o tipo de alergia apresentada e grau de acometimento. Aconselho que ele seja avaliado pessoalmente por um(a) especialista em Alergia Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo8/1/16 15:24

    Fiz uma cesaria a 10 dias, estou com um dos olhos muito inchado e vermelho. Fui ao medico e ele dosse que poderia ser alergia ja que tenho historico de alergia a frango e o mesmo acontece quando escosto nele cru.
    Me passou dois antialergico na veia e me mandou embora. O olho desinchou no dia mas voltou a inchar e a cocar no outro dia. Gostaria de uma opniao.
    Ja que agr ta inchado, dando dor de cabeca e esta cocando muito.

    ResponderExcluir
  26. O seu relato não deixa claro que a reação descrita tenha sido consequência da anestesia. Pode ter decorrido de medicamentos usados no pós operatórios. Aconselho que procure um(a) alergista em consulta tradicional e pessoalmente, para que possa investigar a fundo e orientá-la de forma efetiva e segura. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  27. A pois uma serugia de hérnia inguinal deu tudo certo só que que depois da visita da enfermeira ela aplicou duas injeções no soro passei mal fiquei inqueto um desespero uma coisa muito rui foi aí que pedir um pouco de água tomei e melhorei o que pode ter sido

    ResponderExcluir
  28. Boa noite!!!
    HÁ poucos anos percebi que tenho uma sensação horrível quando tomo anestesia.Desde há uns 8 anos atrás(quando fiz uma cirurgia de varizes). Alguns minutos após a anestesia ser aplicada começo a ficar muito agitada e extremamente ansiosa, realmente em desespero!!! No parto do meu filho há 3 anos atrás, fui amarrada e foi terrível...mas eu não sabia ainda que era da anestesia. Só confirmei essa suspeita quando precisei tirar um dente a poucos meses e informei ao dentista. Ele conseguiu tirar meu dente com muita rapidez, e após uns quinze minutos depois da anestesia começo a sentir essa sensação horrivel. Qual medico devo consultar?? Isso tem tratamento, ou cura ??? Existe algum exame que eu faça que me ajude a diagnosticar qual substancia me causa isso??

    ResponderExcluir
  29. Bom dia Tião. Espero que compreenda que não temos como lhe fornecer um diagnóstico por internet, sem examiná-lo ou ver o prontuário com as medicações que utilizou. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde. Você deve procurar um alergologista. Não são todos que realizam testes e investigações a respeito dessas reações e medicações. Na Policlínica Geral do Rio de Janeiro temos um ambulatório especializado nesse tipo de investigação e na realização desse tipo de teste. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  31. Bom dia à todos!
    No sábado extrai um dente sisso e tudo ocorreu bem na extração, porém de sábado para domingo, comecei à sentir dores nos tornozelos (sem firmeza) e de domingo para segunda meus pés e mãos amanheceram inchado e doloridos. Estão assim até agora. Há possibilidade de ser devido a anestesia?

    ResponderExcluir
  32. Inês, bom dia. O seu relato não sugere que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) à anestesia. Mas, para afirmar é essencial avaliar seu caso pessoalmente. Sugiro que entre em contato com o(a) dentista e peça uma orientação. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  33. Oi boa tarde tenho bronquite alérgico e meu sonho e colocar silicone MW disseram q como eu tenho bronquite não posso colocar o silicone nos seios gostaria de saber se isso e verdade?

    ResponderExcluir
  34. Naty: o fato de ter asma (ou bronquite alérgica) não impede uma cirurgia. Mas não recomendo que faça sem antes ouvir a avaliação do(a) alergista que trata de sua asma. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  35. Me ajudem, pois eu fiz a ligadura e depois de 6 meses começou surgir calombos no meu corpo e inchar minha boca, durante a noite. O que sera que eu tenho, me ajudem

    ResponderExcluir
  36. Simone, bom dia. A melhor ajuda que podemos dar é lhe orientar a procurar um especialista, pois essas lesões que você diz podem ter relação ou não com sua cirurgia.
    Procure orientação médica. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  37. Olar...Eu estava precisando fazer um tratamento de canal em dois dos meus dentes...
    Sentia dores mortais,por falta de dinheiro não tinha como fazer o tratamento e tive que aguentar as dores...
    Tamava vários remédios mas eles depois não faziam mais nenhum efeito..foi quando eu tomei toxilax,mas toda vez que eu a tomava era como se minha garganta fecha-se e a pílula fose voltar..e eu ficava com estes sintomas ao longo do dia..será que eu sou elergica a este remédio??
    E por não querer sentir mais esta sensação do remédio,mas ele era o único que fazia a minha dor de dente parar..mesmo assim resolvi não tomar mais..mais foi em um dia qualquer fui dormi e o meu dente começou a doer mt..
    Não aguentei e fui para a upa..chegado le o médico olhou o meu dente e me passou a medicação eu tinha que tomar um remédio chamado plasil enjetado,mas eu acho que este remédio não é pra dor de dente e sim pra enjoou,mas mesmo assim a enfermeira aplicou em mim,e logo e seguida eu comecei a passar mal,senti uma vontade mt Grande de sair correndo me deu ma angústia uma sensação de morte,eu perdi o controle do meu corpo e comecei a me tremer..foi horrível eu fiquei me sentindo mal por uns três dias..será que eu sou alergica a este remédio tbm??os houve com migo..depois disso eu so fico pensando que vou morrer...
    E para acabar de completa eu resolvi ir ao dentista para fazer o tratamento do canal..
    Fiz em um dos dois dentes que precisava ser arrumado,tomei a anestesia e não me aconteceu nada...quando eu fui fazer o canal do outro dente com outra doutora na hora que ela aplicou a anestesia eu já não vi mais nada eu desmaiei...
    Quando eu acordei estava toda me tremendo a doutora falou que talvez seria porque eu não tomei café e pedio que eu retornase depois,daí eu fui pra casa,quando eu fui de novo ao dentista eu tinha me alimentado bem,ja pra evitar..aí ela falou que só iria dar um a pouca quantidade de anestesia no meu dente por conta que da outra vez eu já tinha passado mal..e assim ela fez,mas quando ela aplicou a anestesia novamente o meu coração começou a acelerar de uma tal forma que eu comecei a chorar...Eu achava que ia morrer,ja não via mais nada fiquei tonta mt mal...mas o porque disso tudo?eu sou alergica a estes remédios?oq houve?a doutora fez várias perguntas,como se eu tinha problema de pressão baixa de eu estava com falta de vitamina e entre outras...
    Mas eu não sei sera que sou alergica a estes remédios ou a algum composto que se faz presentes no plasil,toxilax e na anestesia odontológica?
    Desde de ja agradeço...

    ResponderExcluir
  38. Fiz uma cirurgia há um mês e desde então tenho coceira no corpo todo. Isso começou no hospital e piorou depois que vim pra casa. Há possibilidade de ser alergia a anestesia?

    ResponderExcluir
  39. Fiz uma cirurgia retirada da visicula a 15 dias mais me deu uma coceira pelo corpo todo. Pode ser efeito da anestesia?

    ResponderExcluir
  40. É muito importante definir a causa das reações que descreve e confirmar se são causadas por alergia. Mas, não é possível afirmar sem uma avaliação criteriosa. Avaliar pela internet pode gerar erro. A minha sugestão é que você procure atendimento com alergista para investigar seu caso, examinar pessoalmente e assim poder fazer um diagnóstico e indicar tratamento apropriado. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  41. July: o seu relato não deixa claro que possa ser um caso de alergia ao anestésico. Mas, para fazer o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um especialista em Alergia. Gratos por sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  42. Isis: os dados que envia não são suficientes para definir se a coceira que descreve está ou não relacionada com a anestesia realizada há 15 dias. A minha sugestão é que você procure um(a) especialista em Alergia. Gratos por sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  43. Boa tarde, tive que extrair meus sisos por conta de uma cirurgia que tenho que fazer na boca. Na extração do primeiro siso, tive tonturas... Mas no segundo siso comecei a passar mal logo apos a aplicação da anestesia. Senti uma fisgada no coração e já começou uma dor forte na cabeça e tonturas fortes, as pontas dos dedos das mãos e pés ficaram todos roxos, pressão subiu nas alturas. Isso pode ser reação da anestesia?

    ResponderExcluir
  44. Marta: o seu relato não deixa claro que possa ter ocorrido uma alergia à anestesia. E, para fazer o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que entre em contato com o(a) dentista. Se for o caso, indicará um(a) alergista. Gratos por sua visita ao nosso blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  45. Olá. Tenho 31 anos e fui submetida a uma miomectomia sob anestesia raquidiana, após 6 dias comecei a sentir parestesia nas mãos. Gostaria de saber se tem alguma relação com a anestesia. Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  46. O seu relato não sugere que possa ter sido uma alergia à anestesia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  47. Oi, sou alérgica a dipirona e acetilsalicílico, e preciso fazer uma cesariana daqui duas semanas, possivelmente anestesia raquiana? a alguma contra indicação ou algum medicamento que é incluído na anestesia, para dor.?

    ResponderExcluir
  48. O fato de ter alergia a analgésicos não significa que terá também obrigatoriamente alergia a anestésicos. Mas, só examinando pessoalmente é possível afirmar. Avaliar pela internet pode gerar erro. Conto com a sua compreensão. Aconselho que entre em contato com seu alergista e peça que a oriente. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  49. Boa noite.
    Há 1,5 ano tomei uma anestesia e logo após a minha bochecha ficou inchada. Ela desinchou um pouco, mas até hoje há um calombo do lado do rosto. Há algo que se possa fazer para tirar esse inchaço, mesmo depois de tantos meses? Agradeço-lhe. Paulo bastos -

    ResponderExcluir
  50. Paulo: boa noite Para orientar um tratamento para o "inchaço" que descreve em seu relato, é preciso examiná-lo pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Gratos pela sua visita

    ResponderExcluir
  51. Boa noite bem queria saber se posso combinar o hixizine e predinisona juntos em momentos de crise. Pois tenho de alergia, fico com dificuldade de deglutição pois as vezes incha a garganta e amígdalas e fico com dificuldades para respirar. Tomo só clorídrico de hidróxizona em crise 4ml e as vezes demora pra melhorar.posso tomar os 2 juntos.

    ResponderExcluir
  52. Conceição: Prednisona é um corticóide, ou seja, uma medicação de origem hormonal, que não deve ser usada sem orientação médica. O uso inadequado e repetido aumenta sobremaneira os efeitos colaterais. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar se as medicações citadas (Hixizine e Prednisona) são as mais indicadas para seu caso. Ele irá conduzir uma investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para você. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  53. Vou fazer uma cirurgia dia 25 Maio tomo clonazepan 1mg a noite Gostaria de saber se posso continuar tomando até dia da cirurgia
    Não vai me trazer nenhum risco na cirurgia

    ResponderExcluir
  54. Zélia: faltam dados: não sei sua idade, seus dados clínicos. Não sei que tipo de cirurgia será realizada e nem o tipo de anestesia. Por isso, não tenho condições para esclarecer sua dúvida. Aconselho que entre em contato com seu médico e peça que a oriente de forma adequada e segura. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  55. Fiz uma cesariana a 4 dias e estou cheia de carocinhos pelo corpo que coçam muito. Além de ficar as vezes tonta, com tremidas no corpo, choque na perna, falta de ar, sem força no corpo e com muita dor nas costas. Esses sintomas são algumas vezes durante o dia.

    ResponderExcluir
  56. Rebeca Juliana: Bom dia. O seu relato não deixa claro que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) à anestesia. E, para fazer o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que fale com seu médico (pode ser o cirurgião ou o anestesista) Se for o caso, indicará um alergista. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  57. Meu nome é Rodrigo. Todas as vezes em que recebi anestésico local, tive mal estar, sudorese e a pressão arterial reduzida drasticamente, em geral logo após algum tempo da aplicação, ou mesmo ao término dos procedimentos.
    Li a respeito e isso pode ter um cunho psicológico, porém, nunca senti medo dos processos cirúrgicos, mas passo mal em todos eles, sempre com os mesmos sintomas.
    Em uma ocasião específica, precisei de anestésico geral, este sim, pelo meu histórico, senti medo de tomar. E de fato, demorei muito para retomar a consciência, fiquei cerca de 7 horas desacordado, enquanto o procedimento durou cerca de 2h20min. segundo os médicos. Não me disseram nada, mas havia toda uma equipe ao meu redor quando acordei e as sensações que eu tive não foram muito agradáveis e me causaram uma certa angústia naquele momento, percebi que minha consciência foi liberada aos poucos, não sabia quem eu era, onde eu estava, o que estava acontecendo, etc. Quando eu comecei a voltar à consciência, o que demorou muito depois que "acordei", não tinha certeza de nada, não estava seguro de meus pensamentos, queria reagir e não era capaz, pois meu corpo mão respondia a nenhum comando, apenas ouvia as pessoas me chamarem insistentemente, bem como o som dos aparelhos que estavam conectados à mim, resumindo, não achei muito tranquilo o processo.
    Sei que tenho alergia à piretro, piretrinas e outras do mesmo grupo, à bezetacil, (num teste na infância cheguei a perder a consciência) e à poeira domiciliar, que não considero importante nesse caso.
    Na minha opinião, não acredito que tais reações são apenas de cunho psicológico, pois acredito em alguma reação metabólica alterada por conta da administração dessas drogas. Gostaria de saber se existem outros tipos de reações adversas, se é possível evitá-las de alguma forma e se isso de fato me oferece riscos mais sérios.

    ResponderExcluir
  58. Rodrigo: anestésicos podem provocar diversos tipos de reações adversas. O seu relato não sugere que tenha alergia aos anestésicos. Mas, para orientar de forma adequada, é essencial que seja feita pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral Rio de aneiro. Obrigado por sua visita.

    ResponderExcluir
  59. Anônimo6/7/16 00:46

    Olá me chamo Valquíria,eu extrair um dente há duas semanas e a anestesia não pegava ,daí foram aplicadas diversas vezes e mesmo assim não pegou e extrair do mesmo jeito.3 dias depois meu corpo ficou cheio manchas vermelhas e coceiras.A pergunta é, será que foi devido essas anestésias que apareceu isso no meu corpo?

    ResponderExcluir
  60. Anônimo8/7/16 21:59

    oi faz 2 meses que passei por uma cirurgia de apêndice e tive alergia a anestesia onde fique toda inchada inclusive o médico me falou que os meus órgãos incharam todos fui até para o balão de oxigênio. me preocupo pois é precisar de outra cirurgia nao vou ter como saber qual o tipo de anestesia tenho alergia

    ResponderExcluir
  61. Valquíria: O seu relato não deixa claro que possa ser um caso de alergia. E, para fazer o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que retorne ao dentista que realizou o procedimento Se for o caso, indicará um alergista. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  62. Não é possível afirmar qual foi a substância usada na sua anestesia que provocou a alergia. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o procedimento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  63. Estou internada para realizar uma cirurgia de vesícula. E tenho urticária s.E lembro que na minha última cesariana no decorrer do procedimento do parto eu senti um formigamento na parte em que não estava anestesiada e o anestesista injetou após eu falar uma seringa no soro em que aquele formigamento saiu e o procedimento correu perfeitamente gostaria de saber se isso poderia ter sido uma reação alergia a anestesia?
    Lembrado que tomei a raqui na geral que tomei um ano antes não apresentou nada.

    ResponderExcluir
  64. O seu relato não deixa claro que possa ter sido uma alergia a anestésicos. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  65. Meu esposo fez uma cirurgia e tomou a raquidiana, ele tá reclamando que dá si tua para aí o sente muito frio, faz 5 dias que ele fez . isso é normal ou tem algo de errado?
    grata silvana

    ResponderExcluir
  66. meu marido sempre ia ao dentista, e sempre q precisava usava anestésico nele. mais a pouco tempo ele foi ao dentista e o dentista teve e usar a anestesia, depois qndo ele foi para casa comessou a passar mal.. e agora a minha duvida é se qndo ele for fazer o teste de alargia ele vai ter q tomar todos os tipos de anestésico? e qntas anestesia existe?

    ResponderExcluir
  67. Silvana Boa tarde O seu relato não sugere que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) à anestesia. É aconselhável que entre em contato com o anestesista e peça que oriente sobre os sintomas apresentados por seu esposo no pós operatório. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  68. Nem toda reação causada pelo anestésico local é de causa alérgica (imunológica) O primeiro passo é solicitar ao dentista o nome do anestésico usado no procedimento realizado por seu marido. Com este dado, procure um(a) alergista em sua cidade para que receba uma orientação adequada e segura. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  69. ola estou gravida ,mais sou alérgica a medicamento , anestesia eu não sei se sou alérgica,mais tou com medo em ter porque sou alérgica a quase todos os remédio , no caso na sala de parto se eu tiver alergia a anestesia ,qual o modo mais rápido dos médicos reverter essa crise alérgica ?

    ResponderExcluir
  70. Fiz uma anestesia nesta quinta feira no meu rosto para a retirada de vasos (veias do nariz) na sexta meu olho estava todo inchado achei que era normal ficar por algumas horas pela sexta só que hoje é sábado e continua inchado ainda o que será que aconteceu ?? Estou com medo quero que desinchar logo...

    ResponderExcluir
  71. O fato de ter alergia a remédios não indica que terá também a anestésicos. É recomendado que procure seu alergista para que seja orientada previamente sobre a conduta adequada no parto. O ideal é atuar profilaticamente e evitar que a crise alérgica aconteça. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  72. Ice: boa noite. O seu relato não sugere que possa ter ocorrido uma alergia à anestesia. E, para fazer o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que entre em contato com o(a) médico que a operou. Se for o caso, indicará um(a) alergista. Gratos por sua visita ao nosso blog da Alergia..

    ResponderExcluir
  73. Oi...Fiz uma cirurgia por vídeo a há semana pra tirar o apêndice. Anestesia foi geral. Acontece que dois dias após a cirurgia estou com uma sensação de tonteira na parte de trás da cabeça, às vezes leve dormência na cabeça e rosto, ardência no nariz. Pode ser algo relacionado a anestesia. Estou desesperada, já fui no neuro, fiz ressonância e deu nada.

    Abraços .Karina

    ResponderExcluir
  74. oi... minha filha de 5 anos caiu e teve uma fratura no braço. Teve que tomar anestesia no dia 06 de agosto.Tudo ocorreu bem e foi liberada no dia seguinte sem dor nenhuma.
    Demos ibuprofeno para ela de oito em oito horas até o dia 12 de agosto. Levamos ao médico no dia 15 de agosto para verificar se a cirurgia havia dado certo, graças a Deus estava tudo certo. Paramos de dar o medicamento. Mas no dia 16 de agosto ela acordou sentindo fortes dores de cabeça, coisa que nunca tinha sentido antes, e um pouco de febre. Demos o ibuprofeno e em seguida passou.
    Acordamos na madrugada do dia 18 de agosto, as 3 da manhã com a minha filha sentindo fortes dores de cabeça novamente.
    Essas dores podem ser da anestesia?
    Por quanto tempo isso pode ocorrer? é normal?
    Continuar dando o ibuprofeno?

    ResponderExcluir
  75. Karina Boa noite. O seu relato não sugere que possa ser uma reação alérgica (imunológica) ao anestésico. Mas não há como afirmar pela internet, sem examinar você. É aconselhável que procure atendimento com alergista, em consulta tradicional, realizada pessoalmente. Obrigado pela sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  76. Julio. Boa noite. O seu relato não sugere que sua filha tenha apresentado uma reação alérgica (imunológica) ao anestésico. Mas não há como afirmar pela internet, sem examiná-la. É aconselhável que procure atendimento com alergista, em consulta tradicional, realizada pessoalmente. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  77. Olá, pode ocorrer algum tipo de reação alérgica após uma anestesia raquidiana. Digo ,após 2 ou 3 dias?

    ResponderExcluir
  78. Glenda Boa tarde. As reações aos anestésicos nem sempre são causadas por alergia. As reações alérgicas (imunológicas) são imediatas na maioria dos casos. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  79. Minha filha de 5anos foi ao dentista ontem e presisou de anestesia,mais ou menos 1hora depois ela estava com o lábio do lado da anestesia inchado,mas ela tbm mordeu o lábio anestesiado. .gostaria de saber se este inchaço e por causa da mordida ou da alergia,já faz umas 20 horas e o inchaço ainda não diminuiu ?o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  80. Olá. Sou alérgica à dipirona, ibuprofeno e a maioria doa analgésicos e antiinflamátorios exceto paracetamol. Já procurei um alergista e ela disse não ser tão grave assim. Mas agora vou precisar fazer uma cirurgia, e pelas últimas reações que tive estou com um pouco de medo. Existe alguma relação?

    ResponderExcluir
  81. O seu relato não sugere que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) ao anestésico local. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  82. Bom dia. O fato de ter alergia a analgésicos e anti-inflamatórios não significa que terá obrigatoriamente alergia a anestésicos. É essencial analisar cada pessoa para opinar. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  83. Um indivíduo que tenha alergia aos anestésicos do grupo da lidocaína deverá ser anestesiado com qual anestésico local?

    ResponderExcluir
  84. Não é possível afirmar o anestésico local apropriado através da internet, sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente. Esta não é uma orientação padronizada. Por isso, é preciso conhecer os dados clínicos, o tipo de reação, resultado dos testes, para orientar com segurança. Não há um anestésico isento de riscos e que sirva para todas as pessoas. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  85. Fiz uma laqueadura e não sei o que me deu alergia pois quando ganhei alta no outro dia meu corpo inter o amanheceu enpolado e visando muito ha faiz uma semana e continua do mesmo jeito. Me ajude o que fazer?

    ResponderExcluir
  86. Layane:bom dia. Quando se faz uma cirurgia, são utilizados diversos medicamentos associados e não apenas o anestésico. Por isso, não é possível orientá-la sem conhecer seus dados clínicos, sem examiná-la e sem saber quias os medicamentos que fez uso. Recomento que entre em contato com o(a) médico que realizou o procedimento e peça que a oriente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  87. Fiz uma pequena cirurgia para retirar uma verruga perto do olho. Tomei anestesia local e meu olho está inchado . Isso é normal? Obrigada

    ResponderExcluir
  88. É provável que sim, mas não é possível afirmar pelo internet, sem examinar você pessoalmente. Aconselho que entre em contato com o (a) médico(a) que realizou o procedimento para que seja orientado de forma adequada e segura. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  89. Olá boa noite meu marido é alérgico a todos os medicamentos que contenham acido acetilsalicílico e a tartazina gostaria de saber se por acaso ele precisar levar uma anestesia dentária por exemplo ele pode ou isso seria muito arriscado devido a quantia de medicamentos que ele tem alergia? Obrigado e desde já agradeco

    ResponderExcluir
  90. O fato de seu esposo ter alergia a analgésicos e anti-inflamatórios não significa que obrigatoriamente terá alergia aos anestésicos. Contudo, o ideal é falar com o alergista que trata dele pois conhece seus dados clínicos, para para orientá-lo antes de realizar o procedimento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  91. Fiz uma cirurgia no rosto e nas pálpebras e após uns 15 dias o meu rosto e pescoço ficou cheio de caroços parecido c cravinho...o q pôde ter acontecido...o q devo fazer?

    ResponderExcluir
  92. Telma: não é possível emitir um parecer sem examinar sua pele. Recomendo que entre em contato com o(a) médico(a) que realizou a cirurgia e peça que a oriente. Se for o caso, encaminhará a um(a) alergista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  93. Bom dia!

    Fiz a extração de dois dentes no mesmo dia, e quando o efeito do anestésico começou passar senti uma coceira muito intensa no nariz.
    Sentir coceira no nariz ou nas vias aéreas quando o efeito da anestesia está passando indica alergia ao anestésico aplicado?

    Obrigada,

    Débora.

    ResponderExcluir
  94. Débora Boa tarde Os dados enviados em seu relato não sugerem que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  95. Bom dia... fiz cirurgia de apendicite aguda faz 15 dias e estou com umas "bolinhas" que parecem espinha ou picada de mosquito, e apareceram somente nas pernas. Estão em espalhadas, e são poucas, mas é estranho porque às vezes coçam e às vezes não. Seria da anestesia ou medicamentos utilizados no hospital?

    ResponderExcluir
  96. Eliane Boa noite Os dados enviados em seu relato não são suficientes para que se possa afirmar a causa das lesões que descreve em sua pele ou se há relação com a cirurgia prévia. Recomendo que procure atendimento com alergista para que receba uma orientação adequada e segura. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  97. Oi, Boa tarde! Tenho uma dúvida com relação um fato acontecido comigo a 4 anos. Durante uma curetagem, tomei a raqui e a anestesia subiu e eu tive uma parada respiratória.Não tive nenhuma informação por parte do médico se tive alguma reação alérgica a anestesia,sei do que houve comigo porque fiquei consciente ouvindo tudo o q estava acontecendo, inclusive que a anestesia que me deram eram de uma mulher que faria uma laqueadura e o meu procedimento seria uma curetagem, então a única coisa que sei foi que a anestesia que eu recebi não era para mim, foi terrível, pois achei que iria morrer. A minha dúvida é a seguinte: 1- posso ter tido uma reação alérgica a anestesia? 2- O ocorrido se deu devido as trocas da anestesia?
    Aguardo retorno, pois estou grávida e talvez necessito de uma cesariana.
    Obrigada, Evandra

    ResponderExcluir
  98. Eva Boa tarde Os dados enviados em seu relato não sugerem que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica)ao anestésico. Porém, para afirmar o que aconteceu, é importante uma consulta com um especialista em Alergia. Avaliar pela internet pode gerar erro. Caso more no Rio de janeiro, a nossa equipe está ao dispor. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  99. Anônimo1/4/18 21:48

    Fiz uma coretagem... Onde foi usado um anastésico pelo nome diprivan,e apresentei uma sensibilidade a esse anestésico, tendo complicações como: parada cardiorrespiratória respiratória, edema de glote, queda de pressão... Foi entubada e sobrevivi graças a misericórdia de Deus, e a meus Médico e sua equipe q estavam preparados. A pergunta é: Isso é um tipo de alergia a essa anestesia, se precisar usar novamente?

    ResponderExcluir
  100. É provável que tenha ocorrido uma reação alérgica à medicação. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar a alternativa adequada para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  101. Minha filha tem dermatite atopica. O dentista dela nao quer aplicar anestesia para extrair um dente com medo dela ser alergica a anestesia. E possivel? Pois o quadro alergico dela inclui alergia a fluor, zincio, cosmeticos, produtos quimicos e lactose.. Entre outros.

    ResponderExcluir
  102. Bom dia. O fato de uma pessoa ter dermatite atópica não significa obrigatoriamente que terá alergia a anestésicos. Mas, a resposta que deseja não pode ser feita pela internet: é essencial que sua filha seja avaliada pessoalmente por um(a) alergista e assim receba uma orientação adequada e que cada alergia seja avaliada. Por exemplo, você refere que ela tem alergia à lactose. Mas, a lactose é o açúcar do leite e não causa alergia e sim intolerância. É essencial que o (a) médico especialista analise cuidadosamente para opinar. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno