Pular para o conteúdo principal

Alergia aos anestésicos

Anestesia consiste no uso de medicamentos com objetivo de bloquear a dor durante um procedimento, sendo amplamente utilizada, desde pequenos curativos, exames diagnósticos, extrações dentárias, partos, até grandes cirurgias.
Existem diversos tipos de anestesia:
Local: usada em procedimentos menores e aplicada diretamente no local que será tratado.
Geral: usado para cirurgias e procedimentos maiores, onde o paciente é mantido inconsciente, ou seja, todo seu corpo fica anestesiado.
Peridural ou raquianestesia: neste caso é feito um bloqueio da dor do abdome até os membros inferiores.
A alergia aos anestésicos não é tão freqüente como parece. Estatísticas apontam para um caso de complicação específica da anestesia para cada 10 mil cirurgias (não incluindo urgências e emergências). No entanto, é comum que uma pessoa sinta receio e temor ao saber que necessita usar algum tipo de anestesia. È importante ressaltar que diariamente milhares de anestesias são aplicadas com total segurança. Entretanto, infelizmente, os dados que chegam às páginas dos jornais e à mídia se resumem aos insucessos, induzindo a falsa idéia de que estes são predominantes.
O médico anestesista não apenas administra os medicamentos, mas acompanha as funções vitais e a evolução de cada paciente durante o ato anestésico, o que torna o procedimento seguro. A visita pré anestésica permite que o profissional avalie cada pessoa e tenha conhecimento de suas características individuais. È importante referir ao anestesista se é portador algum tipo de alergia ou de outras doenças e se utiliza algum medicamento que pode interferir com a anestesia. Pessoas que já tiveram reações anteriores ou que tiverem dúvidas quanto à possibilidade de uma reação ao anestésico, devem comunicar estes fatos ao anestesista para que ele possa fazer a escolha adequada.
Ressalta-se que analgésicos são diferentes e tem atuação independente no organismo. Por isso, não significa que as pessoas portadoras de reações com analgésicos e antinflamatórios terão mais chance de ter reação também com anestésicos. Mesmo assim, estas reações devem ser relatadas ao médico a fim de que se evite o uso no pós-operatório.

Reação aos anestésicos gerais

Os principais anestésicos gerais são:
- Parenterais: tiopental, tiamilal, etomidato, propofol, cetamina
- Inalatórios: podendo ser gasosos (óxido nitroso ou protóxido de nitrogênio ou protóxido de azoto) ou ainda sob forma de líquidos voláteis (hidrocarbonetos halogenados: halotano, enflurano, isoflurano, sevoflurano).

A anestesia geral é um método seguro mas pode se acompanhar de reações alérgicas, em geral de pequena monta. Eventualmente pode surgir uma reação anafilática. Numa anestesia geral, o paciente está sob o efeito não apenas do anestésico propriamente dito, mas também de outros medicamentos que auxiliam na sedação e no efeito da anestesia. Citam-se como exemplos: anti-sépticos, analgésicos, expansores plasmáticos, sangue e derivados, etc.

Reações alérgicas e pseudo alérgicas podem ocorrer. Nem sempre é fácil determinar a causa porque são administradas muitas drogas de maneira simultânea. Observa-se que os medicamentos pré-anestésicos e os relaxantes musculares são causas freqüentes de reações alérgicas na anestesia geral.

Reações alérgicas aos anestésicos são menos comuns nas crianças (primeira década de vida) e após os 70 anos. Verifica-se maior incidência de reações aos relaxantes musculares em mulheres, provavelmente por reação cruzada a um radical encontrado tanto nos relaxantes como em alguns cosméticos.

Pessoas portadoras de alergia ao látex poderão ter reações adversas no momento da cirurgia, já que produtos contendo estas substâncias são muito comuns em ambientes hospitalares, em especial nas salas de cirurgia.

Em caso de ocorrência de reações alérgicas à anestesia, é importante que se procure um médico especialista em Alergia, para que possa analisar a história do paciente de forma minuciosa e indicar a conduta mais adequada para cada caso.

Reação aos anestésicos locais

Os principais anestésicos locais pertencem a dois grupos de substâncias:
1. Grupo Amida: é o grupo mais utilizado: lidocaina (xilocaína), bupivacaína, levobupivacaína, prilocaína, ropivacaína.
2. Grupo Éster: tetracaína, benzocaína, procaína (novocaína).

As reações aos anestésicos locais são mais freqüentes e podem ser de 3 tipos:
- Reações vaso-vagais: sudorese, mal estar, taquicardia, desmaios. Resultam de reação nero-vegetativa derivada do medo, ansiedade ou pânico.
- Reações tóxicas: resultam de uma injeção de quantidade excessiva do anestésico ou por introdução acidental nos vasos sanguíneos da região anestesiada. Estas constituem a maioria das reações descritas, não tendo mecanismo alérgico. Podem provocar desde reações discretas como outras de maior gravidade.
- Reações alérgicas: são mais raras (cerca de 1%), mas podem ser intensas e graves.
- Dermatite de Contato Alérgica: são formas mais freqüentes e benignas, resultantes da aplicação na pele dos anestésicos sob forma de cremes, pomadas e soluções. No paciente sensibilizado, um ou dois dias após a aplicação surge uma reação de eczema (vermelhidão, coceira, vesículas).

As reações alérgicas aos anestésicos locais podem ser prevenidas através da avaliação clínica e análise do episódio anterior, seguida da realização de teste cutâneo com o anestésico alternativo. Em geral utiliza-se a lidocaína como teste em função de sua utilização e baixa incidência de reações.

Comentários

  1. Anônimo9/1/12 10:41

    Gostaria de saber, se uma paciente que é asmatica, pode tomar anestesia geral sem tomar algum medicamento a base de corticoides? Tenho que fazer uma cirugia para extração de calculos na vesicula, meu médico disse que vai retirar toda vesicula, tenho receio sobre a anestesia, por ser asmatica, embora não esteja em crise no momento, estou bem.

    ResponderExcluir
  2. O fato de ser asmática não contraindica a anestesia, em especial se sua asma está bem controlada. O anestesista fará uma avaliação pré anestésica e escolherá o tipo de anestésico mais adequado para seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria do auxílio de outros especialistas:
    Fiz cirusgia de adenóide quando tinha 11 anos e durante a cirurgia apresentei reação alérgica, o médico disse que toda vez que eu fizesse uma cirurgia deveria informar sempre ao anestesista, pois eu era muito alérgica, a anestesia foi geral, e eu empolei todo o corpo. Minha filha está com 2 anos e 10 meses e irá se submeter à cirurgia de adenóide e garganta. O otorrino sugeriu uma consulta ao alergista que me disse que a cirurgia era rápida e que a anestesia era segura, devo conversar amanha com o anestesista. Minha dúvida é : ela corre algum risco de apresentar a mesma alergia ? Por gentileza gostaria de um retorno

    ResponderExcluir
  4. Juliane: o fato de você ser alérgica a anestésicos não implica que sua filha obrigatoriamente terá a mesma alergia. Aconselho que a leve a um alergista para uma orientação mais completa e apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  5. quem e alergico ao analgezico pode ter filho.mi responde por favor.

    ResponderExcluir
  6. oi boa noite.eu tinha uma cirurgia marcada para o dia 13 01 2012. na hora de tomar a nestesia o anestesista pediu mais uns dois exames. uma raiox do torax e o outro do nome meio estranho.mandou que eu a soprace numa bombinha, tipo pra ver minha respiração. será que tudo isso porquer tenho asma? minha cirugia é ritirada da vesicula. sera se corro risco de vida tire minhas duvidas por favor agradeço muito. vou ter que remarcar pra outra data, estou com muito medo. (MÁRCIA)

    ResponderExcluir
  7. A sua alergia não impede que engravide e tenha filhos. Aconselho que procure um alergista para orientar seu caso Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  8. Márcia: o médico anestesista realiza sempre uma avaliação pré anestésica para avaliar o paciente e programar seu procedimento. Não sei os motivos pelos quais o médico solicitou os exames que refere. A conduta mais adequada é solicitar a ele que esclareça suas dúvidas. O fato de ter asma não impede uma cirurgia. O ideal é que sua asma esteja bem controlada. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  9. Ola fiz uma cesaria recentemente e tomei a anestesia raqui, depois de uma semana apareceu caroço em baixo do braço e na regiao externa da vulva genital isso é alergia a anestesia?o que posso fazer para melhorar.
    obrigada

    ResponderExcluir
  10. O seu relato não sugere que seja uma alergia a anestésicos, mas não há como afirmar sem examinmar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de tirar somente tres duvidas:

    1- Para pacientes já diagnosticados clinicamente como hipotensos ou mesmo que no momento da cirurgia estejam assim, há risco de parada cardiaca ou algo do tipo? E hipertensos?

    2-Quanto tempo dura os efeitos da anestesia seja raquidiana ou peridural? Ou seja, por quanto tempo há risco para que se tenha uma crise alérgica ou outras reações até que o efeito da mesma saia por completo do corpo?

    3-O nervosismo ou a ansiedade na hora da cirurgia podem alterar as reações da anestesia?

    ResponderExcluir
  12. Dani Santos: esclarecendo suas dúvidas: 1) o médico anestesista antes de escolher o tipo de anestesia visita o paciente e conhece seu histórico clínico. Assim,ele pode utilizar medicações adequadas para cada pessoa. Assim hipertensos, hipotensos ou portadores de outras doenças podem ser anestesiados com segurança.
    2) O tempo de duração da anestesia não é padronizado. Depende de uma série de fatores, como por exemplo, tipo de medicações utilizadas, tipo de cirurgia que será realizada, etc. 3) nervosismo não altera o efeito da anestesia. Aconselho que entre no site da Sociedade Brasileira de Anestesiologia e faça download da cartilha: "Anestesia - informações úteis", no link abaixo:
    http://www.sba.com.br/comunicacao/publico_geral.asp
    Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  13. ola tenho alergia a alguns tipos de remedios,estou gravida e pretendo ter parto cesario...Gostaria de saber se é possivel?

    ResponderExcluir
  14. O fato de ter alergia a medicamentos não implica que terá alergia aos anestésicos, não sendo uma contraindicação para um parto cesáreo. Aconselho que procure um alergista para avaliar seu caso e orientar de forma mais específica. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo8/3/12 11:10

    Fiz uma cirurgia bariatrica a 2 anos e tive uma reação a anestesia Raqui tive parada cardio respiratoria.Agora estou gravida e tenho medo de ter que fazer uma cesarea.Poderei fazer cesarea com outro tipo de anestesia.Janice medeiros

    ResponderExcluir
  16. Janice: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Aconselho que procure um alergista para orientá-la antes de sua cesárea. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  17. olá? fiz uma cirugia cerebral ha 10 meses,a anestesia foi geral, logico que passei uma chekape de exames, inclusive o cardio e o neurocirugião, o qual fez o procedimento cirugico! mais minha pergunta é o seguinte? sinto uns sintomas, extranhos, no meu corpo, ou seja choqs súbitos, pelo corpo, mais esses choqs, só aparecem quando, estou quase cochilando, será que isso é a reação da anestesia geral q, tomei,antes não sentia isso,só apos a cirugia,chego até mim asustar e acordar com o aviso q, dá no meu corpo, ou seja na carne corporal,em mim!sera que é sintomas pós anetesico: agradeço se mim responderem.

    ResponderExcluir
  18. O seu relato não sugere que seja uma alergia à anestesia, mas para afirmar é essencial avaliar seu caso pessoalmente. Estamos ao dispor na Policlínica RJ. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  19. tenho 13 anos e fui termina um canal no dente quando aplicou a anestesia meus olhos lacrimejaram achei normal, mais guando meu rosto começou a arde e minha vista embaça fiquei nervosa gostaria de saber o por que isso acontecel, e se depois desse acontecimento teria algum problema na minha vista e de eu tomar essa anestesia denovo desde de já agradeço.

    ResponderExcluir
  20. O seu relato não sugere que tenha sido uma alergia. Mas, não há como afirmar sem uma avaliação criteriosa e pessoal. Aconselho que procure um alergista para orientá-la antes de realizar um novo procedimento anestésico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  21. bom dia! a 15 anos atrás, eu fiz vários testes alérgicos.Pois desde pequena tinha crise de bronquite,pneumonias e rinites.Um verdadeiro terror!aliás,era constante,minhas idas e vindas nos médicos.
    mas tarde,apareceu urticárias, e eu tive que fazer dietas rigorosíssimas, e evitar todo tipo de medicamento.Não uso anti-inflamatórios,e medicamentos com corantes.Evito esses biscoitos e sucos que diz que é da fruta...mas na verdade, é do corante!
    gostaria de saber se devo repetir testes, qual é o período para isso? tenho receio de entrar em contato com o alérgeno, e desenvolver um processo alérgico.Fiquei traumatizada, pois naquela época, fiz edema de glote.(durante 2 anos) 1 vez no ano.
    obrigada pela atenção.
    fernanda reis.

    ResponderExcluir
  22. Fernanda: os testes podem ser repetidos. Mas, nem todo tipo de alergia é passível de ser reproduzido com testes. Aconselho que procure seu alergista para uma orientação mais adequada do seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  23. Olá,tem uma grande possibilidade de eu ter alergia a xilocaina,estou gravida...e se for preciso fazer uma cesaria,teria alguma outra anestesia para substituir?

    ResponderExcluir
  24. O parecer que solicita não pode ser feito sem uma avaliação criteriosa e pessoal do seu histórico clínico Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  25. Fiz uma cirurgia de varicocele no dia 05/03/2012 e três dias após a cirurgia tive cefaleia fui ao pronto socorro e tomei 1L de soro. Hoje dia 06/04/2012 ainda sinto dor nas costas nuca e as vezes volta a dor de cabeça. Isso é normal quanto tempo vai demorar para eu voltar ao normal? Aguardo resposta desde já agradeço pela ajuda.

    ResponderExcluir
  26. Ronaldo: o seu relato não sugere que tenha sido uma alergia. Para afirmar quanto tempo demorará a reação, seria necessário conhecer qual foi a (s) substância (s) utilizada, doses, etc. Sendo assim, o seu médico é a pessoa mais indicada para orientá-lo.Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  27. boa tarde tenho 23 anos e tenho ginecomastia e sofro muito com isto pois tenho vergonha de tirar a camisa em publico e etc... gostaria mto de fazer a cirurgia so que eu sou alergico a amoxilina e tdos os medicamentos q contenham sulfa a minha alergia pode interferir na anestesia geral pois tenho um pouco de receio quanto a ela.

    ResponderExcluir
  28. Não posso opinar especificamente sobre seu caso sem conhecer seu histórico clínico e o grau de sua alergia. Mas, o fato de ter alergia a amoxacilina e à sulfa não interfere no procedimento anestésico. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  29. Anônimo6/5/12 17:59

    Meu marido tem a pele fraca pela idade (73anos)e ela receca e escama mais no rosto, pescoço,costa e braço.começa com coceiras e logo a pele escurece e as vezes sangra,não pode bater em nada que logo fica preta as vezes o sangue sai rápido. No exame de sangue deu muitos globulos branco acima do normal deu 17.100 e agora está um pouco inchado nos pés e o rosto o que seria isso?

    ResponderExcluir
  30. O seu relato não sugere que seja uma alergia. Pessoas idosas tendem a ter fragilidade cutânea e capirlar, originando lesões como descreve Aconselho que o leve a um dermatologista para uma avaliação adequada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  31. bom dia tenho aergia a antiinflamatorios, antibioticos, coorantes e de alguns alimentos

    preciso fazer uma ciriurgia de protese de quadril e estou muito reciosa em tomar anestesia, em ter umareacao alergica...

    qdo tenho a reacao alergica me da falta de ar e fechamento da glote

    como saber se a aanestesia é segura???

    obrigada priscila

    ResponderExcluir
  32. Ola fui ao denstita hoje,e quando o dentista terminou de aplicar a 3° anestesia,me senti muito mal suava frio tremia muito não conseguia nem ao menos segurar o copo de agua que ele trouxe para mim tomar,meu coração acelerou muito...
    Ele tentou me tranquilizar disse que era normal que eu não ia ser a primeira e nem a ultima a ter esse tipo de reação,mais notei que quando ele foi medir meus batimentos ele se assustou um pouco...agora não consigui comer ainda porque me da ancia de vomito,e meu corpo ainda esta tremulo,e estou meio confusa...o que será que aconteçeu pra que eu viesse me sentir assim?

    ResponderExcluir
  33. O fato de ser alérgica a medicamentos não implica que terá obrigatoriamente alergia aos anestésicos. Mas, para afirmar é essencial avaliar seu caso de forma criteriosa e pessoalmente. Estamos ao dispor na Policlínica RJ. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  34. Mai: anestésicos locais podem provocar diversos tipos de reações, nem sempre de cunho alérgico. O seu relato não sugere que tenha sido uma alergia. Para afirmar, é essencial avaliar pessoalmente e ter acesso ao nome da anestesia utilizada, dose utilizada e ao seu histórico clínico, ou seja, se usou outros medicamentos, suas condições de saúde, doenças associadas, se usa medicações contínuas, etc...Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  35. Há dois anos atrás meu dentista me aplicou uma anestesia e eu saí do consultório e passei a tarde com a sensação de que o lado do rosto onde foi aplicado o anestésico estava com uma leve coceira. No outro dia percebi que o olho do mesmo lado estava irritado, vermelho. Necessito fazer um tratamento dentário mas o dentista diz que só vai fazer uso de anestésico em mim se eu fizer testes alérgicos para identificação do medicamento que posso usar. Vou procurar um alergologista, mas gostaria de saber se existe algum teste epecífico que possa orientar o diagnóstico.Grata.

    ResponderExcluir
  36. O teste de anestésico é feito com cuidados especiais pois necessita realização em ambiente hospitalar sob a supervisão direta do médico alergista. O tipo de teste não é padronizado, mas sim escolhido baseado na história clínica de cada paciente. O Serviço de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro realiza este procedimento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  37. Anônimo5/6/12 11:38

    vou fazer uma cirurgia bariatrica mas tenho lergia a todo cgeiro de quimica estou preocupada em tomar anestesia geral ja que sei que p manter dormundo tenho que resperar alguma quimica sera que posso ter uma parada resperatoria por favor tire minha duvida para que posso ir fazer mais tranquila obrigada divameire

    ResponderExcluir
  38. Anônimo5/6/12 21:23

    oi, tenho uma amiga que tem 13 anos, ela tem nódulo na cabeça e também é alérgica a anestesia que iria receber caso fosse fazer a remoção deste nódulo.. Quero muito ajudá-la, existe alguma outra maneira de retirá-lo? Se existe, qual? O nódulo foi descoberto a pouco tempo. Há algum medicamento que poderia retirar esse nódulo? Ou a única opção que ela teria, seria fazer a cirurgia, mesmo sendo alérgica a anestesia?

    ResponderExcluir
  39. Divameire: não tenho condições para opinar especificamente sobre seu caso pois não conheço seu histórico clínico. Mas, ressalto que a anestesia utilizada na cirurgia bariátrica é segura, fazendo com que o procedimento ocorra bem. Aconselho que converse com a equipe cirùrgica para que a tranquilize.
    Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  40. O fato de uma pessoa ser alérgica à anestésicos, não impede que seja subbmetida com segurança à uma cirurgia. O alergista analisará cada caso, o tipo de reação, bem como o tipo de anestésico que provocou a alergia. Assim, poderá indicar alternativas seguras para cada paciente. Quanto às alternativas de tratamento para sua amiga, não há como opinar através deste aconselhamento na internet, baseado apenas nos dados enviados em seu breve relato e sem conhecer seu histórico clínico de forma criteriosa. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  41. boa tarde. Já fiz alguns procedimentos cirúrgicos e o que ocorre: antes da cirurgia dão aquele comprimido para a pessoa adormecer ou relaxar. comigo isso nãoa contece, entro completamente lucida na sala de cirurgia, apenas não consigo falr, mas vejo tudo, ouço tudom o que a eqipe falar, vejo a sal,a a imensa luz em cima de mim. só apago na hora da máscarano rosoto. Porém, toda a vez que faço alguma cirurgia, acordo TREMENDO COM MUITO FRIO, UMA SENSAÇÃO DE MORETE EMINENTE, TANTOS CALAFRIOS, OQ UEISO ATÉ BATE, NÃO BASTAM OS COBERTORES QUE CLOCAM. Pergunto se essa é uma reação normal, pois acontece também com outras pessoas da minha família e recentemente aconteceu com um filho de 20 anos que fez uma pequena cirurgia ortopédica. Numa outa ocasião, debatia-me incontrolavelmente, sentia dor na região lombar. Repito: são reações com anestesia geral. Na peridural, numa cesárea, tive uma coceira imensa no corpo todo por 24 horas. pergunto: por que acontece essa tremedira que dura uns 15 minutos depois que a gente acorda da anestesia? e a coceira, depois da peridural? obrigada.

    ResponderExcluir
  42. O seu relato não sugere que tenha sido uma alergia aos anestésicos. O tremor acompanhado de calafrios resulta da queda da temperatura do corpo do paciente, pela ação anestésica ou por uma desregulação transitória do centro de controle de temperatura no SNC. Trata-se de uma reação desagradável mas sem gravidade na maioraia dos casos e pode ser tratada com medicações indicadas pelo anestesista. Mesmo a coceira no corpo nem sempre tem causa alérgica e pode ser um efeito indesejável de certas substâncias usadas na anestesia, como por exemplo, os opióides. Aconselho que visite o site da Sociedade de Anestesiologia onde especialista poderão esclarecer de forma mais adequada as suas dúvidas. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  43. Ola,eu gostaria de colocar silicone mas tenho alergia a AINES e PINICILINA,meu alergista falou que posso ter choque anafilatico,gostaria de saber se quem tem alergia a AINES realmente tem mais chances desse choque.Obrigada.

    ResponderExcluir
  44. O fato de ter alergia à penicilina e antinflamatórios não implica que obrigatoriamente também terá alergia a anestésicos. Para emitir um parecer específico sobre seu caso é essencial examinar pessoalmente Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  45. fiz um procedimento para retirada de protese dentaria e precisei usar anestesia local nao mexeram com odente somente retirou a protese mas a minha buchecha esta intocavel e um pouco inchada estou preocupada pois ja tomei varias vezes anestesia e nao ficou assim

    ResponderExcluir
  46. O seu relato não sugere que tenha sido uma reação alérgica ao anestésico. Mas, não há como afirmar sem examinar. Aconselho que retorne ao seu dentista e peça que oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  47. Boa noite
    Ontem tive uma crise de enxaqueca terrível e me dirigi à um Pronto Socorro para ser atendida e medicada. Informei ao médico que era alérgica à Dipirona e para minha surpresa, ele prescreveu Dipirona + hidro cortisona. Quando vi na receita o que ele tinha receitado fiquei assustada e me recusei a ser medicada. Fui embora e parti para outro Hospital onde fui medicada com Cefalium. Por favor, me esclareçam. Essa combinação estava correta?

    ResponderExcluir
  48. MCF: você tomou a atitude correta em não permitir o uso da medicação contendo dipirona, pois pode provocar reações adversas em pessoas alérgicas a esta substância. Aconselho que peça ao seu alergista que faça uma advertência por escrito da sua alergia à dipirona que você possa levar em casos de atendimentos com médicos de outra especialidade. Gratos pela sua visita.

    ResponderExcluir
  49. Só para complementar a informação, a hidro-cortisona anularia o efeito dessa reação alérgica, ou mesmo assim eu poderia sofrer alguma reação?
    Obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
  50. O uso do corticosteróide pode atuar na reação alérgica já instalada, mas não evita o parecimento da alergia.

    ResponderExcluir
  51. OLÁ, FUI FAZER UM CANAL NO DENTE E APÓS A ANESTESIA SENTI UMA TREMEDEIRA NO CORPO, DIFICULDADE EM RESPIRAR E MINHA PRESSÃO AUMENTOU PARA 37,10 O QUE ACONTECEU?
    SERÁ QUE ESTE QUADRO ALERGICO PODERIA CAUSAR OUTRAS REAÇÕES MAIS GRAVES?

    ResponderExcluir
  52. O seu relato não sugere que tenha sido uma reação alérgica (imunológica) Mas, não há como afirmar sem avaliar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Estamos ao dispor, caso more no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  53. OLÁ, ESTE SITE É MUITO ABENÇOADO E EU AGRADEÇO AOS SEUS MANTENEDORES.
    TENHO REAÇÃO VASO VAGAL COM LIDOCAÍNA + VASOCONSTRITOR ADRENALINA. PORÉM AO FAZER UMA PUNÇÃO MAMÁRIA A MÉDICA USOU PRILOCAÍNA + FELIPRESSINA E FOI TUDO MUITO TRANQUILO.
    DIANTE DISTO PRECISO MUITO SABER O SEGUINTE:
    SE UMA ANESTESIA LOCAL É USADA NO CORPO E NÃO DÁ REAÇÃO, PODE-SE DEDUZIR QUE A MESMA É SEGURA PARA USAR EM PROCEDIMENTO ODONTOLÓGICOS?
    FICAREI MUITO GRATA, SE ME RESPONDEREM.
    INDIRA - CAMPO GRANDE-MS

    ResponderExcluir
  54. Indira: em princípio, seu raciocínio está correto. Contudo, a alergia ocorre após sensibilização do organismo. Por isso, as reações são imprevisíveis, podendo ocorrer mesmo quando a pessoa já utilizou sem problemas a substância em outras ocasiões. Obrigado pelas palavras carinhosas de incentivo ao nosso trabalho voluntário.

    ResponderExcluir
  55. Boa noite. Passei por duas cesárias e passei muito mau com a raque. Pior na segunda e o médico disse que tenho alergia.
    Estou na terceira gestação e com muito medo da raque o que posso fazer para tratar desse assunto com o médico, pois eles dizem que vai dar tudo certo, tenho medo de morrer e deixar meus filhos, o que faço? alguém pode me esclarecer esses efeitos?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  56. Olá, boa noite. Meu nome é Ted e gostaria mim ajudassem se possível, eu tenho uma filha hoje com 8 anos, quando ela tinha 2 anos ela quebrou o braço e precisou e fazer uma cirurgia, realizamos todos os exames necessários, momentos antes da cirurgia quando foi aplicar o anestésico e outras drogas ela estava com muito medo e chorou e se recusava receber os medicamentos segurarem ela e aplicou à anestesia, a cirurgia ocorreu tudo bem, passados alguns minutos da cirurgia ela começou a passar mal a encher o corpo todo e não consiga respirar, os médicos colocaram o balão de oxigênio nela e fizeram outros procedimentos ate que ela voltou a repirar, os médicos não souberam explicar o que aconteceu na época. Agora a alguns dias atrás ela precisou ir ao dentista quando a dentista aplicou a anestesia de LIDOCAINA, depois de alguns minutos o rosto dela começou a inchar, ficamos com muito medo, e o pior é que não sabemos a quem recorrer já que moro no interior da Bahia, só lembrando que a anestesia que ela tomou na cirurgia foi uma anestesia geral, mas não sei o nome já que o hospital esta dificultando na entrega do prontuário. Peço encarecidamente que mim ajudem a procurar um especialista ou mim adiantem o que posso fazer, desde já agradeço a sua ajuda.

    ResponderExcluir
  57. Não há como emitir um parecer baseado apenas em seu breve relato. É essencial analisar seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente Aconselho que procure um alergista para orientar o procedimento para sua cesárea. Conto com a sua compreensão. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  58. Ted: infelizmente não posso ajudar sem conhecer os dados clínicos e sem avaliar sua filha pessoalmente O site da Asbai (www.sbai.org.br) tem um setor "Localize um especialista". Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  59. sou alergica a lincomicina, e estou gravida de 37 semanas e gostaria de saber se corro algum risco de ter alergia da anestesia na hora do parto, e quais são os meus riscos?
    obrigada ..amanda.

    ResponderExcluir
  60. Amanda: os dados que envia não são suficientes para que eu possa emitir um parecer sobre seu caso. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  61. Oi quero saber o seguinte..eu fui fazer uma biopisia hepatica simples..com anestesia local...foi ok,mas quando acobou comecei a sentir o olhar cair,o ouvido fechar,visão turva e embaçada,o pulso ou pressão auterou tremor parecia que iria morrer?oque pode ter sido...extress,medo?
    grata

    ResponderExcluir
  62. Os dados que envia em seu relato não sugerem que tenha sido uma reação alérgica. Mas, não tenho condições para afirmar a causa sem conhecer o tipo de anestésico, dose, se utilizou outras medicações, etc. Aconselho que exponha sua dúvida ao médico que realizou o procedimento. gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  63. Eu fiz uma mamoplastia e tomei anestesia peridural há 17 anos e passado uns 4 meses meu cabelo foi caindo e caiu tudo fui diagnosticada com alopécia areata, mas fiz o tratamento e voltou a nascer mas nunca mais normalizou sempre tem alguma alopécia. Sempre faço tratamento com minoxidil tomo vitaminas finasterida e agora a uns 40 dias me submeti a outra mamoplastia com a mesma anestesia e meu cabelo voltou a cair muito já estou quase sem cabelo, tem alguma relação com a anestesia

    ResponderExcluir
  64. Os dados que envia não sugerem que seja uma alargia ao anestésico e não há como afirmar a causa da queda dos cabelos sem examinar pessoalmente. Agradecemnos sua visita.

    ResponderExcluir
  65. Boa noite, por favor uma informação quero realizar uma lipoaspiração, estou fazendo vários exames mas tenho asma moderada, vou fazer com um ótimo cirurgião mas fica akele medinho..tem alguns exames que eu possa fazer com alergista antes da minha cirurgia?é peridural.Obrigada !

    ResponderExcluir
  66. Em princípio não há necessidade, se você não tem história prévia de alergia a anestésicos. Aconselho que peça esta orientação ao alergista que trata de sua asma pois conhece seus dados clínicos sendo a pessoa mais indicada para orientá-la. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  67. olá, estou com um problema, fui submetido a um exame de endoscopia, e na hora da anestesia a enfermeira tentou pegar a veia entre braço/antebraço, e falou que havia estourado a veia e aplicou na mão, o que ocorreu foi que no dia seguinte fiquei com braço todo dolorido e hoje estou com o mesmo braço com inchaço mais próximo onde foi aplicado a anestesia,não no local. o que deve ter acontecido e o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  68. William: o seu relato sugere que não ocorreu uma reação alérgica (imunológica) ao anestésico. Não há como afirmar a causa do ocorrido sem examinar pessoalmente. Aconselho que retorne ao médico que realizou o procedimento para uma nova avaliação e conduta. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  69. Há três anos apresentei urticária bem forte estando usando uma pomada contendo benzocaína. Agora estou precisando fazer tratamento de canal dentário e estou preocupada com o anestésico que o dentista usará. Embora o endodontista diga que é seguro, sinto-me temerosa. Ele usa a mepivacaína, articaine ou uma outra de cujo nome não me lembro. Como devo fazer para me prevenir? Obrigada.

    ResponderExcluir
  70. Peço sua compreensão, mas não é possível orientar através da internet, sem conhecer seu histórico clínico de forma criteriosa. A conduta mais adequada é procurar um Serviço de Alergia para ser avaliada e se for necessário, realizar os testes antes de se submeter ao procedimento anestésico. Caso more no Rio, a nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica Geral RJ.

    ResponderExcluir
  71. Olá, meu nome é Marina fiz uma endoscopia dia 10/10 de tarde, quando foi a noite fiquei muito pertubada, no outro dia tava com cabeça leve, em outro dia parecia que pisava em falso, meio zonza, visão embaçada, falta de concentração, tive algumas dores de cabeça... antes da endoscopia me deram duas injeções uma com dipirona e a outra com Buscopan uma atrás da outra... hoje é dia 04/11 os sintomas já melhoraram mais porém as vezes minha visão ainda fica um pouco embaçada e ainda não sinto minha cabeça normal... isso foi alergia???

    ResponderExcluir
  72. Marina: os sintomas que relata não sugerem que tenha sido uma alergia. Contudo, para afirmar [é essencial avaliar seus dados clínicos de forma criteriosa. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  73. Após tomar anestesia geral em uma abdominoplastia, adquiri coceira no corpo que dura certa de três anos. Será que foi a anestesia??? O que fazer???

    ResponderExcluir
  74. O seu relato não sugere que seja uma alergia à anestesia. Mas, para afirmar é essencial avaliar seu caso pessoalmente. Aconselho que procure um alergista.Para localizar um alergista em sua cidade procure no site da ASBAI: www.asbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  75. Fiz uma cirurgia d Endometrie, qdo acordei, não sentia meu rosto, pescoço. Sentia algo subindo e descendo na minha medula ou coluna? Dor d cabeça terrivel. Minhas pernas amarradas, tomei injeção na barriga. Na primeira cirurgia não tive nada. Mas essa... Fiquei c/ rigidez no pescoço, dormencia no rosto. Dormencia nos bracos e pernas. Um mal estar no local da anestesia. Mas foi alicado uma no braco tb. Sera q afetou minha medula? Me ajude!!!Ana

    ResponderExcluir
  76. Ana: o seu relato não sugere que tenha ocorrido uma alergia ao anestésico. Contudo, não posso julgar ou fazer diagnóstico do seu caso através da internet, sem conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  77. Boa Noite meu filho fez um pequeno procedimento e teve que tomar uma anestesia que eles dizem seu um cheirinho para a criança adormecer, porem no mesmo dia mais tarde a boca dele ficou cheia de manchas de sangue e ja se tem 5 dias e diminuiu o vermelhidão porem parece estar espalhando. Isso pode ser considerado uma alergia a nestesia? e qual procedimento devo tomar?

    ResponderExcluir
  78. Mariana: o seu relato não deixa claro que a reação adversa ao anestésico apresentada por seu filho tenha sido causada por alergia. Aconselho que leve seu filho a um alergista para que possa fazer o diagnóstico e indicar o tratamento mais apropriado para seu caso. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  79. Boa tarde.
    Utilizei a raquianestesia na cesárea do nascimento da minha filha em 08/11/11, a um ano atrás. De lá pra cá, sinto muita coceira no local da aplicação da raqui. A obstetra disse que nunca ouviu relatos, e me encaminhou para o ortopedista, que disse não ser nada de mais. Porém, esta coceira me incomoda, e de tanto coçar, até já feri uma vez. Procurei na internet, e não vi nehum relato semelhante.
    Saberiam me dizer o que é? E como solucionar?
    Elaine

    ResponderExcluir
  80. Elaine: o seu relato não sugere que tenha ocorrido uma reação alérgica ao anestésico. Mas para afirmar ou para indicar uma solução, é essencial examinar seu caso de forma criteriosa e pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ. Gratos pela visita ao nsso blog.

    ResponderExcluir
  81. Aquiri urticaria na minha gravidez,nunca fui alergica a nada e nenhum medicamento vou fazer cesarea será que posso ter reação alergica tipo choque anafilatico? Na minha primeira cesarea a 07 anos atras não tive nenhua reação.

    ResponderExcluir
  82. O fato de ter urticaria na gravidez não significa que terá obrigatoriamente alergia aos anestésicos no parto. Infelizmente, não há como prever através da internet sem conhecer seus dados clínicos de forma minuciosa. Aconselho que peça orientação a seu alergista, pois conhece seu histórico, sendo a pessoa mais adequada para orientá-la de forma adequada. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  83. Minha irmã tem alergia a vasoconstritores, e precisa fazer uma cirurgia. Existe algum substituto?

    ResponderExcluir
  84. Kelly: o parecer que solicita não pode ser feito pela internet. Para avaliar a alergia e para indicar alternativas, é essencial analisar os dados clínicos de sua irmã de forma criteriosa e pessoalmente. Aconselho que a leve a um alergista. Caso more no Rio, estamos ao seu inteiro dispor na Policlínica. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  85. MARIA TORRES.OLA AMIGOS GOSTARIA MUITO DE ENTENDER O QUE ACONTECEU COMIGO. POIS NO DIA 26/01/20013 FIS UMA CIRURGIA DA SINDROME DO TUNEL DO CARPO, E LOGO APOS A CIRURGIA COMERCEI A SENTIR UM FRIO ENORME,MEUS OUVIDOS PARECIA TA TAMPADO , E MINHA PRESSAO COMERCOU A SUBIR,AI O ANESTESISTA COLOCOU O OXIGENO EM MIM, GOSTARIA DE SABER O QUE ACONTECEU COMIGO. NAO TIVE COMO PERGUNTAR PARA O MEDICO

    ResponderExcluir
  86. Maria: o seu relato não sugere que tenha ocorrido alergia ao anestésico. infelizmente não tenho condições para explicar o que aconteceu baseado apenas nos poucos dados enviados e sem saber que tipo de medicações foram utilizadas em seu procedimento anestésico. Aconselho que procure seu médico e peça que a oriente. Gratos pela vlisita.

    ResponderExcluir
  87. Anônimo9/2/13 14:23

    Boa tarde,

    Aproximadamente um mês passei por uma cirurgia para tirar a apendice, após alguns minutos do término da cirurgia comecei a sentir falta de ar, o meu corpo tremia muito, boca roxa, cor da pele laranjada, pintas averlhadas no corpo e muito agitada, para conseguir me sedar foram necessário umas 7 pessoas, pois eu estava fora de mim, fui para UTI e depois tudo passou.
    Agora recente tive que fazer uma colonoscopia e novamente após o exame ter sido realizado tive os mesmos sintomas e novamente fui para UTI.
    Tenho urticária crônica e tenho acompanhamento médico constante, o que de fato não estamos conseguindo entender é que essas reações aparecem sempre após a realização dos procedimentos e não no ato quando é aplicado a anestesia.
    Na colonoscopia foram utilizados os seguinte medicamentos:
    - Propofol
    - Midazolan
    - Fentanil

    Gostaria de saber se isso é uma reação alérgica ou pode ser que tenho outro problema, por exemplo nos sistema neurológico e se conhecem alguém que ja passou por isso.

    Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  88. O parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, baseado apenas nos poucos dados enviados. O seu relato não deixa claro que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para analisar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  89. Anônimo4/3/13 17:37

    ola fiz uma laparoscopia para retirar um cisto no ovario, no dia seguinte meu corpo estava todo dolorido minhas costelas estava tao dolorida que mal podia respirar, reclamei para o dr, ele disse que era normal por causa do gas que eles usam. fiquei com isso na minha cabeça sera que foi isso mesmo? bjos e obrigada.

    ResponderExcluir
  90. O seu relato não sugere que tenha ocorrido uma alergia durante a laparoscopia. Contudo, não tenho condições para opinar sobre o acontecido sem avaliar seu caso pessoalmente. Agradecemos sua visita ao nosso blog

    ResponderExcluir
  91. Olá, minha filha nasceu dia 07 de março deste ano e meu parto foi natural, sem nenhum tipo de anestesia ou analgesia. Ocorre que depois disso meu corpo se encheu de feridinhas que coçam muito, parecem bolhas e vão surgindo do nada. Estava tomando apenas um polivitaminico chamado Materna, nada mais. Parei de tomá-lo a três dias, mas nada melhorou. Me ajudem, por favor. Obrigada

    ResponderExcluir
  92. Gostaria de poder ajudar, mas infelizmente o parecer que solicita não pode ser emitido pela internet, sem uma análise criteriosa dos seus dados clínicos. A gestação é um período de grande modificação hormonal no organismo feminino, podendo ocorrer erupções cutâneas indluindo no pós parto imediato. Por isso, é essencial examinar pessoalmente para fazer o duagnóstico do problema. Agradecemos sua visita e nos colocamos ao dispor na Policlínica geral RJ.

    ResponderExcluir
  93. Olá,minha irmã tem 13 anos e ao fazer um procedimento odontologico teve alergia ao anestésico MEPIVACAINA, com sintomas que rapidamente desapareceram, no entanto em um segundo contato com o mesmo anestésico ela teve uma reação muito forte, vindo a ficar internada em hospital por diverso dias com uso de bastante adrenalina e corticoide para ver se a resposta sumia. Depois desse dia ficamos com medo de qualquer procedimento com anestésico, mas atualmente minha irmã terá que colocar aparelho nos dentes e vai necessitar extrair 2 dentes, e agora nos vemos sem saída e sem saber o que fazer!!! Qual a solução para essa situação?? desde já, obrigado

    ResponderExcluir
  94. Tayane: não é possível emitir um parecer sobre o caso de sua irmã pela internet. Ela precisa ser avaliada por um alergista. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro para analisar seus dados clínicos de forma criteriosa e prestar o esclarecimento que deseja. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  95. Anônimo7/4/13 00:07

    oi;Gostaria q vcs me ajudassem..
    Passaei por uma cesaria ha 2 semans atras..eu nao moro no Brasil..
    Qse morrri durante o parto,foi terrivel..
    Tive meus outros 2 filhos nessa mesma clinica..
    eles disseram q foi uma alegia a algum remedio mas nao especificaram ql e por eu ser estrangeira estao enrolando ate hj e nw mw explicam o que aconteceu...
    O que aconteceu pra vcs entenderem foi q durante o parto eu comecei a espirrar e meu olho comecou a cocar e do nariz sair mto catarro e mto rapido o meu rosto inchou todo o corpo minha pressao caiu para 2 a satruracao do corpo nw tinha mais...chamaram uma ambuklancia para me levar para um hospital maior pq nw se podia fazer nada mais por mim..foi um milagre hj eu estar aki atte os medicos disseram...enfim resumindo ate q eles conseguiram controlar a alergia..eu i tudo mas nw tinha reacao era como se so a minha mente funcionasse.qdo voltei ao consultorio o proprio medico q fez a cesaria disse q eu parecia ter morrido nem ele acreditava q eu estava ali..essa alergia afetou meus figados hj estoub fazndo tratamento...tive mta faltad e ar durante qse uma semana eu fiquei respirando c ajuda de aparelhos fiquei na uti por uma semana..mas eles nw me falam do q foi a alergia ate disseram q podia ser de luvas pq eu tenha uma certa alergia a baloes de festa infantil mas nunk me aconteceu nada tao grave so coceira nos olhos mesmo...oq pode ter sido..ele disse ter usado os mesmo medicamentos de antes nos meus outros partos...2 dias antes do parto tbm fiquei ineternada tomando um soro para diminuir as contracoes pq eles qria segura meu bb para nao nascer prematuro...
    minha preocupacao é q eu nem sei q remeidio oq pode ter acontecido..alergia mas do que...por dentro eles disseram q inchou ttdo tbm como por fora por isso eu tinha dificuldade de rspirar...
    como disse por eu ser estrangeira aki eles enrolam e nw dao resposta com medo de serem prejudicasdos....

    ResponderExcluir
  96. O seu relato sugere que possa ter ocorrido uma reação a látex mas não afasta a possibilidade de reação medicamentosa. Ao contrário do que se pensa, a reação a medicamentos e anestésicos ocorre não da pprimeira vez, mas sim quando se utiliza em ocasiões subsequentes. Vale lembrar tambem que num procedimento anestésico são utilizadas muitas medicações além do anestésico propriamente dito. Aconselho que procure um alergista para orientá-la de forma adequada Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  97. me respondam por fvor eu sou a q mora fora do brasil.....ja escrevi fz tmpo e ninguem me responddeu

    ResponderExcluir
  98. Todos os comentários recebidos na ultima semana já foram publicados Por favor reenvie ou escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com)Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  99. oi gostaria q me respondessem sou a q mora fora do brasil por favooooor me r3espondam

    ResponderExcluir
  100. Por favor, escreva para nosso e-mail blogdalergia@gmail.com ou então alergiapgrj@yahoo.com.br para que possa orientá-la pois desconheço seu caso. Gratos pela visita;

    ResponderExcluir
  101. Ola
    Estou com crise de bronquite e tenho uma cirurgia de abdominoplastia agendada para daqui a 4 dias caso não melhore, posso estar tomando anestesia geral caso seja preciso, a algum problema de tomar a anestesia peridural, por causa da bronquite.
    obrigado.

    ResponderExcluir
  102. Infelizmente não posso ajudá-la pela internet. As decisões sobre a anestesia bem como a escolha do tipo de procedimento cabem ao médico anestesista. Aconselho que entre em contato e peça que a oriente.

    27/4/13 13:39

    ResponderExcluir
  103. Boa noite!

    No dia 11 de abril fiz uma cirurgia para retirada de um cisto sinovial. Ocorre que hoje sinto uma forte queimação no dorso da mão, queimação que realmente se assemelha a uma dor de queimadura.
    Questionei o médico sobre o problema e ele disse que poderia ser uma reação alérgica a anestesia local aplicada.
    Tal informação procede? Existe alguma forma de atenuar a dor ou acelerar o processo de recuperação?

    Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  104. Luis: o seu relato não deixa claro que tenha sido uma alergia. Aconselho que procure um alergista para orientá-lo Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  105. Anônimo4/5/13 00:50

    Tomei a anestesia rack a 20 dias, e parte da minha coxa direita ficou dormente e arde as vezes.. É normal? Vai passar?

    ResponderExcluir
  106. O seu relato não sugere que tenha sido uma alergia. Recomendo que retorne ao médico que realizou a sua cirurgia para que receba uma orientação adequada.

    ResponderExcluir
  107. Boa tarde !! fui fazer uma correção de uma cirurgia plastica ,pensava que seria rapida e super simples ,estava marcada para as 7:00 da manhã e começou era aproximadamente as 08:30 tava um pouco ansiosa mais normal ,então fui para o bloco meu medico um AMOR DE PESSOA ,ele falou que tive uma alergia a anestesia ( não conseguia voltar) para o deseepero de todos por volta de 12:30 foi muito tenso meu tentava voltar e escuva ele me chamar quando abri os olhos ainda estava no bloco percebi que algo deu errado unica coisa que pensei bem rapido foi no meu filho ja estava com aparelhos para ajudar na respiração pois não consegui respirar ,meu medico falava meu nome e me chamava e eu desfalecia dinovo isso foi meia hora assim ...Quando voltei tive uma crise de choro chorava alto equanto meu medico suspirava bem fundo aliviado ,ai ele me falou assim vc confia em mim estou aqui com vc e acarisiava minha cabeça eu estava gelada e eles tentando me aquecer ,foi quando ele chegou bem perto e falou Vc TEVE UMA VIAGEM RUIN mais acabou,hoje e segunda dia 20/05/2013 minha cirurgia foi dia 17/05/2013 estou bem graças A NOSSO DEUS , mais tenho uma marca para o resto da minha vida e escuto meu medico me chamar o dia todo sei que com o tempo isso vai passar , mais não quero mais cirurgia plastica pois por uma vaidade quase perdi minha vida ...QUE MINHA EXPERIENCIA SIRVA PARA AJUDAR ALGUEM ..GE

    ResponderExcluir
  108. Agradecemos seu depoimento. Volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  109. minha mãe fez a curetagem e depois desse exame ficou com uma forte dor na nuca e um zunido no ouvido o medico falou que ja era para ter passado. faz quatro dias já será que o organismo dela reagiu com a anestesia raqui ela teve tres filhos tudo cesaria queria uma resposta logo. obrigada

    ResponderExcluir
  110. O seu relato não sugere que tenha sido uma reação alérgica (imunológica) à anestesia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. estamos ao dispor na Policlínica RJ. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  111. Olá! Meu nome é Amanda, e eu tenho algumas dúvidas sobre anestesias. Bom,quando eu tinha 8 anos fiz uma cirurgia de adenóide, e graças à Deus deu tudo certo, não tive complicações, nem problema algum, mas suas alergias vão aparecendo com o tempo. Antes podia tomar de tudo, agora eu sou muito alérgica a vários medicamentos, entre eles estão: Dipirona, ASS, Enfim... Tenho à Antiinflamatórios, e Analgégicos. Mas não tenho alergia à anestesia de dentista por exemplo, nem à xilocaína, e fiz recentemente uma pequena cirurgia de remoção de um sinal no rosto, e ele passou um gel desses pra adormecer, e deu uma injeção no local, como uma anestesia local. Mas isso foi uma cirurgia bem simples, sendo que ainda assim eu poderia ter tido uma reação, já que sou bem alérgica a muitas coisas, mas não tive. Bem, e agora eu estou querendo fazer uns procedimentos cirúrgicos que exigem a anestesia geral.(No mento, e [talvez] depois no nariz) Queria saber se uma pessoa como eu, tem mais chances de ter complicações numa cirurgia, já que uma anestesia geral é diferente, e bem mais séria que uma local?

    ResponderExcluir
  112. Amanda: não tenho condições para emitir um parecer sobre seu caso pela internet. Mas, afirmo que o fato de ter alergia a analgésico não implica que terá também a anestésicos obrigatoriamente. Aconselho que procure um alergista para orientá-la adequadamente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  113. eu sou alérgico a antibiótico e analgésico é possível que eu seja alérgico a Anestesia ?

    ResponderExcluir
  114. Ricardo: o fato de ter alergia a medicamentos não implica que terá também alergia aos anestésicos. Aconselho que procure um alergista para avaliar seu caso e orientar de forma mais específica. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  115. Olá!
    Tenho q extrair os cisos, mas tenho medo da anestesia. Já tomei anestesia odontológica aos 10 anos de idade e com 26 tomei pouca quantidade pra uma microcirurgia pra retirada de um alimento q furou e entrou na gengiva. Agora tenho 32 anos. Sempre tive alergia a fungos, poeira, picada de insetos (coça muito, fica uma bola de mais ou menos 1,5 e vermelha), mofo, mudança de tempo. Tem alguma probabilidade de ter alguma reação alérgica?? TEnho muito medo de empacotar numa cadeira de dentista! rsrsrs Aguardo ansiosa pela resposta! Fiquem na paz!

    ResponderExcluir
  116. O fato de ter alergia a poeira, insetos e fungos não significa que obrigatoriamente você terá alergia aos anestésicos. Infelizmente não é possível prever quem poderá ter reação ou não. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  117. BOM DIA!!! EU JÁ TOMEI ANESTESIA LOCAIS DE DENTISTA, GOSTARIA DE SABER SE AINDA ASSIM POSSO TER ALERGIA SEVERA QUANDO FOR NOVAMENTE TOMAR? DESDE JÁ AGRADEÇO!

    ResponderExcluir
  118. É pouco provável que você tenha alergia a anestésicos, mas não é impossível. Contudo, é imprevisível, já que a alergia não surge da primeira vez em que se usa um medicamento e sim com o passar do uso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  119. Olá td bem? Dia 31/05/13 fiz uma esterectomia total, quando voltei da cirurgia voltei toda me cocando chamei a enfermeira e fui medicada! Fui para casa e como tenho artrite reumatoide e faço uso de medicamentos e tambem ds tiróide voltei c os medicamentos no dia 01/07 e comecei c os remédios da endocrino porém 2 dias depois comecei c uma coceira q nada passava! Fui varias vezes ao PS tomei Fernegam alegra e nada, cada médico me fala uma coisa fui na alergista mal me examinou Md intupiu De medicamento e mandou voltar depois dd 15 dias passei com minhas medicas todas mandaram suspender os medicamentos irei passar c um novo alergista, tirei toda a alimentação e nada, voce poderia me falar se tem haver c a anestesia? Depois de 30 dias provocar essa reação ? Tem gente que fala que já teve isso tem médicos q fala q isso ê da anestesia outro falam q n tem nada a ver, e eu continuo cocando e empolada! O que devo fazer

    ResponderExcluir
  120. Andreia: peço sua compreensão, mas infelizmente não há como responder sua pergunta pela internet, baseado apenas nos dados enviados. Para isso, seria necessário conhecer pelo menos quais foram os medicamentos usados no pré operatório, durante a cirurgia, qual o (s)anestésico (s) usado, etc. Além disso seria preciso conhecer o seu perfil alérgico, o diagnóstico das doenças que apresenta, quais medicamentos contínuos utiliza, fatores associados, entre outros. A nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica RJ para que seja feita uma avaliação criteriosa e pessoalmente do seu caso. Agradeço sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  121. Meu nome e helen ,a algum tempo atras eu fui submetida a uma coretagem devido a um aborto espontaneo,mas ao receber a anestesia geral tive uma parada cardiorespiratória na mesa ,fui transferida as pressas ao c.t.i ..quando me acordei apos quatro dias o medico me informou o que tinha ocorrido,e me disse que deve ter sido alergia a anestesia...gostaria de saber se isso pode ser verdade?

    ResponderExcluir
  122. Helen: é possível que possa ter ocorrido uma reação alérgica ao anestésico, mas para emitir um parecer é essencial analisar seus dados de forma criteriosa e pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  123. Olá meu nome é emanuele,tenho27anos há doze anos atrás tentei fazer uma redução de mama q foi totalmente sem sucesso e frustrante pois na indução dos anestésicos tive um choque anafilático,os medicamentos usados foram propofol,ventanil,dormonid e um outro q não q me recordo o nome,minhas mamas aumentaram mto e sinto dores fortes na coluna,sou asmática e cerca de 5 anos descobri q sou hipertensa,tanto q tive minha filha de 6 meses de gestação,tomei a raqui e não tive problemas,será q posso tentar uma nova redução com a peridural alta?o que vcs tem a me dizer,tenho me sentido perdida!aguardo resposta e desde já agradeço a compreensão!Ah...depois disso tentei conversar com os médicos para fazer novamente mais eles disseram q não aconselhariam um nova cirurgia,a não ser q eu assinasse um termo de responsabilidade pois eles achavam mto arriscado uma nova tentativa com anestesia geral,será q posso fazer com outro tipo de anestésico no qual eu esteje acordada durante a cirurgia?

    ResponderExcluir
  124. Emanuele: peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento na internet. Aconselho que procure um alergista para orientá-la.
    Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  125. Fui calmamente bem para o centro cirurgico para realizar o parto de meu filho a 6 anos atrás. Após tomar a anestezia, comecei a sentir uma grande pulsação no coração, foi me dando uma agonia, uma vontade de levantar e sair correndo. Parecia estar morrendo. O médico colocou um medicamento no soro e logo após fiquei sonolenta. Dois dia após o parto, me deu uma imensa dor de cabeça e na nuca. Tive que voltar ao centro cirurgico para fazer o procedimento de sangue na medula. (não sei o nome do procedimento).
    Ok. Fiquei bem.
    Agora estou grávida novamente e já estou pensando no que posso passar novamente e já etou com medo. O que será que ocorreu comigo? Poderá dar tudo isso novamente? Tem algo a fazer para evitar esse mal na cirurgia? Agradeço a atenção desde já! Elaine.

    ResponderExcluir
  126. Os dados que envia não sugerem que tenha sido uma reação alérgica ao anestésico, mas não há como concluir um parecer sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  127. Fiz um implante de silicone a 17 dias. Desde o primeiro dia minha pele ficou extremamente oleosa e toda empipocada nas costas, bem no l lugar a onde foi aplicada a anestesia. Até aí estava tudo bem, mas essas bolinhas, tipo espinhas, mas é bem de alergias sabe? Se espalharam pelos meus ombros e principalmente pelo meu pescoço. Está muito feio. Já procurei o anestesista, ele disse que era normal. Mas ele nem quis fazer exame. Tenho 21 anos e nunca fui de dar espinhas. A única vez que fiquei desse jeito foi quando dei alergia de paçoca.

    ResponderExcluir
  128. Bruna: o seu relato não deixa claro que tenha ocorrido uma reação ao anestésico de causa alérgica (imunológica). Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  129. Olá tenho 16 anos e estou com um grande problema tenho que fazer um procedimento num dente mais tenho medo de ser alérgica, pois quando tinha nove anos tive uma reação ao tomar uma anestesia no dentista e agora preciso fazer o tratamento contei o caso para o odonto e ele falou que só faz se eu fizer o teste já me informei e a resposta que tive foi que não existe esse teste,o que eu faço por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
  130. O primeiro passo é procurar um médico especialista em Alergia para orientá-lo. nem toda reação à anestesia é de causa alérgica. O médico analisará seu caso e julgará se há necessidade de realizar algum tipo de teste. Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em sua cidade, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  131. Ola. há um mês foi fazer uma hidrolipo.Ao aplicar a anestesia local o médico percebeu que meu rosto começou criar placas vermelhas e inchaço, por isso interrompeu o procedimento aplicando um antialérgico. Ele me orientou procurar um anestesista para q possa me explicar e orientar. Realmente é isso q tenho q fazer gostaria de uma orientação de vcs.

    ResponderExcluir
  132. O parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, baseado apenas nos poucos dados enviados em seu relato. Para fazer o diagnóstico e indicar o tipo de alergia ocorrido durante o procedimento, é essencial analisar de forma criteriosa e pessoalmente. Obtigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  133. ola, meu pai fez uma cirurgia de transplante de cornea e foi anestesia geral, logo depois q saio do centro cirugico sentiu dormencia nos dedos dos pés e das mão e depois de 7 dias ainda não passou

    ResponderExcluir
  134. Izilda: os dados enviados em seu relato não sugerem que seu pai tenha apresentado uma alergia. Mas, para afirmar é essencial avaliar seu caso pessoalmente. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  135. Eu fiz uma colonoscopia e a anestesia foi dada na mão (parte superior) após o procedimento , são quase 7 dias, minha mão está um pouco incha e sindo dolorido nos dedos no pulso e no local da aplicação , parece uma dor traumática , como fossem pancadas levadas nos locais, isto é normal , ou devo procurar o médico ?
    Adenilson Vidal - A. dos Reis

    ResponderExcluir
  136. A administração de medicações pelo acesso venoso pode gerar um processo inflamatório na parede interna das veias, causando um pouco de dor. Caso os sintomas persistam informe ao seu médico.

    ResponderExcluir
  137. Sentir dor no braço (muito forte), muita coceira é normal durante uma peridural? Minha pressão caiu demais durante duas das tres vezes que tomei a peridural para as minhas cezareas, e nas duas ultimas vezes, a pressão caiu demais, eu não conseguia respirar e desmaiei duas vezes durante a anestesia. Isso seria complicação ou algum tipo de alergia a peridural? Se puder responder agradeço muito, pois precisarei passar por um transplante de rim (p meu irmão) e gostaria de saber se isso ira acontecer novamente, e onde eu poderia me encaminhar para fazer os exames necessários para eu me certificar q a anestesia que tomarei não me fará mal novamente. Agradeço muito a atenção! ótimo trabalho do blog!

    ResponderExcluir
  138. Priscila: o seu relato não sugere que tenha ocorrido uma alergia ao anestésico. mas, não é possível fazer diagnóstico pela internet. Aconselho que procure um alergista e leve o nome do anestésico, bem como uma lista de todos os medicamentos utilizado no ato cirúrgico. Obrigado pela visita e pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  139. Anônimo8/3/14 14:38

    Olá, necessariamente quem não teve alergia numa anestesia local, também não terá numa anestesia geral?

    ResponderExcluir
  140. Não há relação entre anestésico local e medicações utilizadas nos procedimentos de anestesia geral.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  141. Olá fiz uma cirurgia à dois meses, vou fazer outra de calculo renal e terei de novamente tomar a raqui. Gostaria de saber se existe um tempo minimo que recomendam de intervalo para se tomar a raqui. Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  142. Alcilene: não há uma padronização de tempo entre uma cirurgia e outra - o que prevalece é a necessidade e indicação cirúrgica de cada paciente. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  143. Olá, me chamo Lilian. Meu pai fez uma cirurgia no dia 27/03/14 para retirar um ferida na amígdala esquerda e uns nódulos na lateral do pescoço. Ainda não temos o resultado, mas possivelmente são tumores malignos. A cirurgia para retirada correu bem inicialmente, mas na recuperação, ele passou mal, a pressão ficou elevada e ele não conseguia respirar.A lateral do pescoço inchou muito e ele teve de voltar para o bloco cirurgico. Foi feita uma traqueostomia e uma nova cirurgia. Segundo o médico, meu pai se alterou demais, ficou nervoso na recuperação, e isso ocasionou a pressão alta, o fechamento da traquéia, o sangramento e duas paradas cardíacas. Graças a Deus, ele se salvou, como o próprio médico disse: "pela mão de Deus é que ele sobreviveu". Ainda é muito recente e estamos tão abalados que nem tivemos condições de fazer muitas perguntas ao médico. Ele pode ter tido um choque anafilático por causa da anestesia ou um edema de glote? E por isso não respirava tendo então uma série de consequencias que resultaram na traqueostomia e hemorragia no local da cirurgia? Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  144. Lilian: infelizmente não posso ajudá-la pois não é possível afirmar se ocorreu um choque anafilático ocorreu durante o procedimento anestésico do seu pai pela internet, baseado apenas nos dados enviados e sem conhecer os dados clínicos de forma criteriosa. Conto com a sua compreensão. Agradeço sua visita ao nosso blog

    ResponderExcluir
  145. olá, fiz uma cirurgia de histerectomia total, mas após dois dias depois da cirurgia, começou uma coceira nas pernas e em uma pequena região do braço, a coceira e com frequência, e se eu coçar fica muito vermelho e quente formando pequenas feridas, me ajudem estou desesperada, já fui em vários médicos.

    ResponderExcluir
  146. Sinto muito, mas não é possível ajudá-la pela internet, sem conhecer seus dados clínicos e sem examiná-la pessoalmente. Conto com a sua compreensão. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ.

    ResponderExcluir
  147. Olá, sou muito alérgica a dipirona e AAS, mas também apresento alergias eventuais a outros medicamentos. Posso tomar um remedio hoje e de repente amanhã não poder tomar mais.
    Estou gravida e o plano era um parto normal na tentativa de não usar nenhuma anestesia, mas as coisas mudaram e pode ser que meu parto dos sonhos se transforme numa cesárea. Devo me preocupar com a anestesia. Já tive varias reações alérgicas por medicamentos e sei que são desagradáveis e perigosas. To preocupada e com medo. :/

    ResponderExcluir
  148. Sugiro que você faça uma avaliação com um alergologista pois ele saberá informar quais medicamentos estão liberados para uso.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  149. Pascoal Cumbe18/7/14 09:11

    Eu gostaria de saber a diferença entre crise hipoglicemica e reacção alergica a lidocaina antes de extração dentaria na cadeira .falo sobretudo do quadro

    ResponderExcluir
  150. Os sintomas da hipoglicemia (níveis baixos de açúcar no sangue) incluem: tremor, tontura, palidez, suor frio e excessivo, fraqueza, entre outros. Os sintomas da alergia aos anestésicos são: coceira (prurido), urticária e/ou angioedema, anafilaxia, entre outros. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  151. Ola, fiz uma cesárea dia 09/08/14 quando estava na sala de recuperaçao comecei a sentir uma coceira nos olhos nariz e boca essa reaçao também foram queixa de outras mulheres que estavam no mesmo quarto a equipe informou que é reaçao normal da anestesia, hoje 13/08/14 meu nariz esta vermelho com bolinhas de cor amarelada e sinto ardência. Isso é normal? O que devo fazer? Obrigada

    ResponderExcluir
  152. O seu relato não deixa claro que possa ter ocorrido uma reação alérgica (imunológica) Sugiro que procure um alergista e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  153. fiz uma cirugia na coluna antes da anestesia me doparam agora estou alergica a tres meses nao sei mas o que fazer ,como tomo remedios controlados e eles nao foram suspenso acho que firou uma bola de neve tomo varios remedios conrolados e tentre eles rivotril e nao suspenderan a minha medicaçao para a cirugia sera esta a causa da alergia na pele ?

    ResponderExcluir
  154. Beatriz: os dados que envia em seu relato não sugerem que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica). É essencial que a avaliação seja feita pessoalmente, conhecedendo o tipo de cirurgia, os medicamentos usados no período pré e pós operatório, bem como o anestésico utilizado. Aconselho que exponha sua dúvida ao médico que realizou o procedimento. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  155. Anônimo1/9/14 23:34

    Vocês continuam respondendo perguntas ?

    ResponderExcluir
  156. Sim.
    Você pode enviar sua dúvida para o e-mail: blogdalergia@gmail.com
    Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  157. Olá. Fui ao dentista duas vezes este mês e após anestesia senti uma forte dor de cabeça e minha pressão subiu. Essa dor pode ser provocada por alergia a anestesia?

    ResponderExcluir
  158. Gabriel: os dados enviados em seu relato não sugerem que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) Mas, não há como afirmar sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  159. Fui fazer a retirada do siso inferior, fiz a anestesia com lidocaína e fenilefedrina, na hora já comecei com uma dor de cabeça muito, mas muito forte, suava frio, e depois calor. Não consegui fazer a extração, até porque o efeito passou muito rápido. Será que vou ter reação a outros tipos de anestesia? Pois já havia feito outros procedimentos odontológicos antes e sem nenhuma reação.

    ResponderExcluir
  160. A sua descrição não sugere que tenha sido uma reação alérgica (imunológica) ao anestésico. Contudo, para emitir um parecer seria necessário analisar seus dados de forma minuciosa e para isso é essencial uma consulta pessoal: sugiro que procure um alergista. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  161. Oi meu nome e Diego, aos meu 5 anos sofri uma anestesia local, mas sofri uma forte reação, tive uma parada cardiaca, hoje aos 23anos preciso fazer um procedimento odontológico, dizem que existe anestesia para alergicos, isso e verdade? Como faço pra fazer um isame que comprove se eu ainda tenho essa alergia?

    ResponderExcluir
  162. Diego: a avaliação da alergia a anestésicos não se baseia em exames, mas sim na análise clínica criteriosa. Aconselho que procure um alergista para orientá-lo de forma adequada. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  163. fiz uma endoscopia, recebi anestesia, fiquei com hematomas no braço em que fiz o exame. e veia sobre saltadas,voltei lá na mesma unidade do hospital. e o medico falou que é assim mesmo prá ficar colocando gelo. só que faz vinte dias e não to vendo melhora . oque fazer?

    ResponderExcluir
  164. O seu relato não sugere que tenha ocorrido uma alergia ao anestésico.Aconselho que retorne ao médico e peça nova orientação e conduta. Gratos por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  165. Notei que após uso de pequena quantidade de xilocaína para colocação de um brinco,toda vez q minha filha chora, aonde a lágrima ou as lágrimas escorrem fica vermelho, as vezes como um vergão.O que pode ser?.Estou preocupada pois nunca ouvi falar de tal fato.Isso pode ser algum tipo de alergia?

    ResponderExcluir
  166. Ana: O seu relato não sugere que seja uma alergia a anestésicos, mas não há como afirmar sem examinmar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar sua filha e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  167. Boa tarde, sou dentista, aqui de SP e tenho uma paciente que relata alergia a anestesia, vcs tem algum local aqui em SP que faça o teste, qdo ela precisou extrair dentes eu a encaminhei p/ o convenio, que fez em ambito hospitalar, monitorada e paciente não teve reação nenhuma, mas infelizmente ela não sabe qual anestesia local levou, o restante do tratamento faço até onde posso e nunca a anestesiei, mas é horrivel tratar alguém sentindo dor o tempo todo...

    ResponderExcluir
  168. Aconselho que entre em contato com a ASBAI (http://www.sbai.org.br/secao.asp?s=63) cuja sede é em S Paulo e solicite esta informação Comissão Científica de alergia a drogas. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  169. Oi me ajudem por favor.
    A nove dias atrás tive meu filho de parto normal e aplicaram a anestesia local e hoje estou toda empolada com coceira e algumas manchas vermelhas.
    Tem algum remédio que eu possa tomar mesmo amamentando?

    ResponderExcluir
  170. Edmila: este blog obedece as normas do Conselho de Medicina: não é permitido prescrever ou mesmo indicar nomes de medicamentos pela internet. Para medicar, é essencial examiná-la pessoalmente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  171. Fiz uma cesaria e depois da anestesia fiquei srm voz e sem conseguir engolir saliva, a garganta travou, fiquei super mole. Pode ser alergia?

    ResponderExcluir
  172. O seu relato não sugere que tenha sido uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  173. meu filho tem alergia muito forte mas ja faztratamentos com vacinas, ele pode fazer um exame de endoscopia e colonoscopia no mesmo dia.

    ResponderExcluir
  174. Luciana: sinto muito, mas não posso ajudar. Para responder sua pergunta é preciso conhecer o histórico clínico do seu filho, saber qual o tipo e a intensidade da alergia que ele apresenta, bem como qual a formula da vacina que utiliza. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento Aconselho que peça esta orientação ao (à) alergista que trata dele. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  175. Passei por procedimento cirurgico na coluna, foram colocados seis pinos de titanio, depois do procedimento, tenho coceiras muito intensas em td meu corpo, depois que cosso o local fica muito vermelho e impolado e quanto mais cosso, mais ativa a coceira se não paro até fere a pele, gostaria de saber os motivos possiveis para tanta coceira?

    ResponderExcluir
  176. Não é possível emitir um parecer ou afirmar a causa dos seus sintomas sem uma análise criteriosa e pessoalmente dos seus dados clínicos. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  177. Olá estou gravida de 19 semanas e vou ter que fazer uma manipulação do joelho, com infiltração no joelho e anestesia geral, posso tomar anestesia geral gravida?? Ou qual a melhor anestesia no meu caso?? Ja tomei varias anestesia e nunca tive reação alérgica na maximo um frio ou uns tremores nas pernas.

    ResponderExcluir
  178. A escolha do tipo de anestesia na grávida depende de vários fatores, como por exemplo, procedimento realizado, condições de saúde, entre outros. A decisão é tomada pelo(a) médico(a) anestesista. Não é possível opinar pela internet qual a melhor anestesia para seu caso, Gratos por sua visita ao Blog da alergia.

    ResponderExcluir
  179. Bom.dia.
    Quando eu tinha 15 anos precisei fazer cirurgia pra extrair o apebdice e tomei a rack. Passei muito mal, eu não consegyia respirae e acabei sendo entubada. Ha 6 anos tive minha FILHA.por meio de cesaria e graças a Deus foi tranquilo. Porem ha 2 anos.precisei novamente tomar rack por conta de.uma.hernia, e anestesia subiu e tive.novamente a mesma reação. Agora estou grávida e estou com medo de ter que ser xesarea. Qual a possibilidade de eu ter essa reação ums terceira vez e quais os riscos?

    ResponderExcluir
  180. Ediane: nem sempre é o anestésico que provoca a reação alérgica. São muitas as substâncias usadas durante um ato cirúrgico. Por isso, o parecer que solicita não pode ser emitido pela internet. É preciso analisar qual foi o elemento causador da reação na primeira reação e avaliar também quais foram as substâncias usadas na cesárea. Aconselho que procure um alergista para uma consulta tradicional onde serão analisados seus dados clínicos de forma criteriosa a fim de permitir uma orientação adequada e segura. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  181. Anônimo4/5/15 23:54

    Ola gostaria de tirar uma duvida... Apos o parto da minha filha na sala de recuperação senti muito frio... Fiquei ruim ... Senti como se estivesse sem consciência e muito frio... São sintomas de alergia a algum medicamento ou anestésico? Obrigada

    ResponderExcluir
  182. O seu relato não sugere que seja uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  183. oi, boa noite... a uma semana fiz uma colonoscopia. um dia depois do exame percebi q as veias do braço onde foi aplicado a anestesia estavam altas e doloridas, com uma sensação de queimação. Agora, uma semana depois, esses sintomas persistem, isso é alergia a alguma coisa??

    ResponderExcluir
  184. Oi boa noite. As reações alérgicas à anestésicos são em sua maioria imediatas. Sensação de queimação e dor no local da aplicação podem ocorrer por outros motivos. Entre em contato com o(a) médico(a) que realizou o procedimento, ou mesmo com o(a) anestesista, para que você seja avaliado(a). Não é possível dar um parecer ou orienta-lo(a) sem examinar. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  185. olá! meu nome é Maríilia. Há alguns dias atrás realizei um exame de colonoscopia e desde então estou preocupada com algo que penso ser consequência do exame: estou com dor e um pouco de vermelhidão na região onde foi aplicada a medicação durante o exame. Quando esfrego a pele desta região sinto dor e a sensação de calor também. Retornei ao local onde fiz o exame e me aconselharam tomar um antiflamatório e se for o caso ir ao pronto socorro. Bom o problema é o seguinte: em 2014 eu tive trombose na perna e desde então tomo AAS e sou cismada de tomar até medicação que antes era usual com medo de ter algo parecido novamente.

    Esse tipo de reação é esperado após um exame de colonoscopia? Qual o conselho que podem me dar ???
    Obrigada desde então.

    ResponderExcluir
  186. Marília: o seu relato não sugere que tenha ocorrido uma alergia durante o exame da colonoscopia. Parece ter ocorrido reação adversa local. Contudo, não tenho condições para opinar sobre o acontecido sem avaliar seu caso pessoalmente.Aconselho que procure atendimento com seu médico que solicitou o exame e peça que a oriente e esclareça o diagnóstico da situação ocorrida durante a realização da colonoscopia. Agradecemos sua visita ao nosso blog

    ResponderExcluir
  187. por favor, gostaria de saber se existe algum tipo de anestesia q não fica dormente o local, eu tive depressão pos parto, sou depressiva e sidrome do panico, tomei anestesia dentaria quase morri fui parar no hospital por duas vezes, me associo a anestesia com a do parto e entro em panico MARILSA

    ResponderExcluir
  188. Prezados
    Faço uso de um remédio intra articular (via infiltracão) no joelho . antes do procedimento, é feito uma anestesia local com lidocaina. Mas estou tendo uma inflamação no olho., coincidindo com as datas da infiltração. E nao ha relato q o remédia (suprahyal) da alergia, Tem alguma possibilidade da anestesia dar uma reaçao alergica inflamando o olho?

    att Ronaldo

    e-mail ronaldu.cruz@gmail.com

    ResponderExcluir
  189. A alergia é uma reação imprevisível que pode ocorrer com diversos fatores, entre eles medicamentos e anestésicos. Vale ressaltar que o fato de ter uma inflamação possívelmente relacionada com uso de um farmaco, não significa que seja obrigatoriamente uma reação alérgica. De qualquer modo, não é possível emitir um parecer específico sobre seu caso pela internet. Aconselho que procure um(a) alergista para analisar seu caso e orientar de forma adequada e segura. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  190. Marilsa: o seu relato não sugere que seja uma alergia ao anestésico. O site da Sociedade Brasileira de Anestesiologia tem um setor onde oferece materiais educativos para esclarecimento sobre anestesias ao público em geral. Convido que visite o site:
    https://www.sba.com.br/comunicacao/publico_geral.asp
    Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  191. Boa tarde, gostaria de saber se o uso de dipirona e desliratadina em 1 bb de um ano pode causar hipotermia e sudorese? Se sim, seria uma reação alérgica? E qto tempo após a ingestão dos medicamentos eles saem do organismo?
    Att
    Flavia

    ResponderExcluir
  192. Anônimo4/7/15 11:26

    OLa! Fiz uma cirurgia da retirada da vesícula no dia dia 23/06/2015 e hoje tem seus 12 dias.... foram feito 4 cortes, o do umbigo começou a vazar um liquido amarelo e coça muito. Seria alergia de alguma anestisia? Elisa

    ResponderExcluir
  193. Elisa: o seu relato não sugere que possa ter ocorrido uma alergia ao anestésico. Mas não há como afirmar sem examinar você pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  194. Flávia: dipirona pode provocar hipotermia e sudorese, mas estes sintomas não resultam de uma reação alérgica (imunológica). O tempo de eliminação do medicamento é rápido, em torno de 4 a 6 horas. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  195. Após fazer tratamento de canal, mais ou menos depois de dois dias, tive,picadas no corpo, com leve coceiras tipo ardências em cima das veias e alterações da mesma, sensação de dormência em varias partes do corpo e grande mal estar, isso pode ser da anestesia?

    ResponderExcluir
  196. O seu relato não sugere que possa ter ocorrido uma alergia ao anestésico. Mas não há como afirmar sem examinar você pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  197. Bom dia, gostaria se da saber se contém sulfa, nas anestesias gerais e raquianas?

    ResponderExcluir
  198. Natalia: anestésicos não contém sulfa. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  199. Anônimo3/8/15 16:04

    Ola, me chamo Ocimar e gostaria de esclarecer uma duvida...
    Meu filho, mais ou menos com 1 ano de vida, fez uma cirurgia por causa de uma hérnia, ele foi o ultimo naquele dia a voltar da anestesia e precisou ir pro oxigênio. ...
    Os medicos estavam bastante assustados com a reação dele e nos disseram que ele poderia ter uma reação alérgica à anestesia....
    Hoje ele tem 5 anos e foi constatado uma distensão veicular por causa de pedra... estamos preocupados com isso porque o médico que diagnosticou a pedra através de ecografia, disse que ele provavelmente faria uma cirurgia pra resolver isso...A pediatra solicitou uma série exames pra ver se ele tem algum tipo de alergia específico, mas as veias dele sao muito finas e ele se mexe muito (so tem 5 anos)...
    Existe algum tipo de medicamento que quebre ou dissolva a pedra sem ter que intervir cirurgicamente?....
    Tem relatos de situações semelhantes e de como foram tratados?...
    Muito obrigado pela atenção....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno