Pular para o conteúdo principal

Dermografismo



A bolsa pesada marca o seu braço?
A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar?
Atenção: pode ser dermografismo!


Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien.

O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias denominado de Urticárias Físicas, ou seja, desencadeadas por estímulos físicos, como por exemplo: calor, frio, pressão, colinérgica, etc. e constitui a manifestação mais comum deste grupo. É mais comum em mulheres e o fator emocional é uma das principais causas. Entretanto, recomenda-se que outros processos e doenças orgânicas devem ser investigadas, da mesma maneira que na urticária.

A palavra dermografismo deriva do grego e significa “escrever na pele”, já que é possível com uma ponta romba que se vejam as letras escritas na pele em função da reação eritematopapulosa que se forma.


Em grande parte das vezes o dermografismo costuma ser brando, passando desapercebido. Entretanto, em alguns casos pode assumir formas mais intensas e bastante incômodas.

Para confirmar, basta fazer um pequeno teste: risque a pele utilizando um clips de papel. Nos casos positivos, um vergão surge em minutos no local. Procure um médico alergista para confirmar o diagnóstico e orientar seu tratamento.

O tratamento é feito com medicamentos antihistamínicos (antialérgicos) para controle da coceira, impedindo o aparecimento dos vergões na pele.


Cuidados com a pele no dermografismo



Diminua o atrito em sua pele: evite roupas justas ao corpo. Prefira tecidos de algodão e evite os tecidos sintéticos como a lycra.
Tome um banho por dia, evitando banhos demorados e quentes. O calor tende a piorar a coceira e a ressecar a sua pele. Não use buchas ou esponjas e prefira sabonetes suaves, para pele seca. Enxugue-se com toalha felpuda e macia, sem esfregá-la com força em seu corpo. Acostume-se a usar hidratante logo após o banho, ainda com a pele umedecida.
Alimente-se saudavelmente, procurando ingerir bastante água e outros líquidos no decorrer do dia.
Combata o stress: organize seus compromissos a fim de que sobre tempo para o lazer. Caminhe, relaxe e procure manter a calma nos momentos de tensão.



Comentários

  1. Dayane: dermografismo é benigno. É uma forma de urticária, classificada no grupo das urticárias físicas. A palavra dermografismo significa: dermo (pele) e grafismo (escrita), ou seja, é possível, com um objeto de ponta romba, grafar letras ou sinais na pele do paciente. É normal que a pele humana reaja a diversos estímulos ambientais físicos e pequenos traumas. Entretanto, em algumas situações, esta reação pode estar exagerada, surgindo o dermografismo, que é uma forma de urticária. Caracteriza-se pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Em geral, no dermografismo a coceira é intensa e surge primeiro. Depois que a pessoa se coça, vêm as placas vermelhas ou “lanhos” na pele Eu sugiro que leve seu bebê a um alergista para confirmar o diagnóstico e indicar o tratamento adequado para seu caso. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por esclarecer!! Agora descobri o nome desse problema!! Que é muito horrível!! Se levar um arranhão já fica vermelho, se passar a mão com um pouquinho de força no rosto já fica todo vermelho, se praticar exercício, já fica o rosto todo vermelho e quente!!

    ResponderExcluir
  3. Daniele: concordo que o dermografismo é uma doença incômoda. Mas, é benigna e pode ser controlada. Não desista! Mantenha seu tratamento. Além disso, procure também ter atividades relaxantes, vida ao ar livre e se distrair. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  4. Manoel: dermografismo pode ficar longo tempo sem se manifestar e depois reiniciar com sintomas. O tratamento deve ser feito de forma ampla, com medicamentos para aliviar a coceira mas também investigando os fatores que possam ter desencadeado o retorno da doença. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  5. Acho que tenho dermatografismo. Se eu desenhar alguma coisa na minha pele com qualquer coisa que seja, depois de aproximadamente 3 minutos já fica em alto relevo. Minhas unhas são grandes e as vezes esbarro com elas no meu corpo(principalmente a boca) e logo já incha. Hoje até meus professores ficaram assustados pq tive uma crise de coceira intensa no pulso( local onde fica meu relógio) ... Escrevi meu nome no braço e mostrei a eles como ficou. Ontem uma de minhas amigas me deu um tapa fraco no braço mas logo empolou e formou a marca da mão dela no local, aconteceu a msm coisa quando estava jogando vôlei, quando o jogo terminou eu percebi que os locais onde a bola havia batido estavam empolados. As crises pioram quando está muito quente, tem vezes que eu não consigo dormir por causa do incômodo causado pela coceira.

    ResponderExcluir
  6. O seu relato sugere que seja mesmo um caso de dermografismo (ou dermatografismo) Mas, é possível tratar e controlar a doença. Aconselho que procure um alergista para orientá-la de forma apropriada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  7. Olá boa tarde!

    meu nome é Leonardo Silva, acho que tenho dermografismo pois de alguns tempos pra cá eu sofro com umas coceiras terríveis que meus braços, pernas , corpo mãos em fim praticamente o corpo todo eles ficam avermelhados e ficam muito empolados, se eu esbarro em algo ponte agudo, e principalmente quando pego sol ou até mesmo com o meu uniforme de trabalho que é um pano muito grosso eu começo a me coçar tanto q chego a ficar todo empolado chega ser vergonhoso de mais.Gostaria de saber se isso tem cura pois está me preocupando muito. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  8. Leonardo: Dermografismo é um quadro de hiperreatividade da pele que coça com vários estímulos, principalmente os que exercem pressão.
    É uma doença cônica, ou seja, de longa duração. A evolução varia em cada pessoa e depende das causas envolvidas. Cada caso é um caso. Por isso, é essencial examinar pessoalmente.Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  9. Tenho demografismo, me sinto incomodado em tudo. não posso faze nem uma pressão contra a pele que já fica vermelha com vergões, um tapa já é motivo pra parecer os vergões.
    Muitos fica perguntando o q é, isso me deixa constrangido, explico pra eles que tenho dermografismo, mais o que eu mesmo gostaria é de ser como antes. To começando o tratamento agora, espero ficar bom e sem essa alergia.

    ResponderExcluir
  10. Nilson: mantenha seu tratamento pois assim será possível controlar o dermografismo e permitir melhorar sua qualidade de vida. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite a todos!
    Sofro de dermografismo desde o nascimento, e percebo que intensificam os sintomas no verão, e sofro não pela aparência da pele, mas com os medicamentos que retém muito líquido e dão muito sono. Também gostaria de fazer uma tatto, mas temo que fique torta por conta da pele ficar em alto relevo ao contato da agulha e pressão. Tem alguma solução?
    Grata,
    Adriana

    ResponderExcluir
  12. Adriana; não recomendo que faça a tatuagem sem a orientação do seu alergista, pois conhece seu caso podendo opinar com segurança. Em algumas pessoas, dependendo da gravidade, a tatuagem pode se alterar e prejudicar o resultado final. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  13. Ola eu li alguns fatos e gostaria de saber e eu tenho essa mesma doença, depois q tive o meu primeiro filho no qual foi parto normal, eu percebi q sempre q tenho relação sexual com meu marido, logo depois começa aparecer vermelhidão, coceiras no pescoço no braço nas costas, mais ultimamente percebi tbm q no dia a dia tbm aparece do nada.

    ResponderExcluir
  14. O seu relato sugere que possa ser um dermografismo, mas nãohá como fazer diagnóstico pela internet. É aconselhável que procure um alergista para orientá-la de forma apropriada. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Ficamos gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  15. OLÁ BOA NOITE GOSTARIA DE SABER SE O ZYRTEC 10 MG É UM ANTIALERGICO DE ULTIMA GERAÇÃO E SE ELE ENGORDA

    ResponderExcluir
  16. Zyrtec é um antihistamínico (antialérgico) - cetirizina - classificado como "não clássico" ou de "nova geração" e em geral, não causa aumento de apetite nem ganho de peso corporal. Convido que leia: http://blogdalergia.blogspot.com.br/2010/08/antialergicos-ou-ant-histaminicos.html Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo3/1/14 17:16

    Boa tarde.fiz uma tatoo a quase dois anos e agora do nada coça muito e esta em alto relevo sera porque

    ResponderExcluir
  18. O seu relato não sugere que seja uma alergia. Mas não há como apontar a causa sem examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  19. TEM cura esse dermografismo se tiver cura me avisem.Facebook: Liu Zacarias

    ResponderExcluir
  20. olá,eu,minha mãe e meu filho menor,temos dermografismo;ocorre que o dele é realmente mt severo,pois nao pode encostar em nada um pouco mais aspero que ja desencadeia uma crise mt forte;o alergista receitou dicloridrato de cetirizina e dexametazona a cada8hs,como ele tinha na época apenas 4 anos,achei que a dosagem era mt alta para ele e hj dou apenas 1X/dia a cetirizina e a dexametazona so em casos extremos;preciso de uma segunda opiniao;Ajudem me .Obgda;

    ResponderExcluir
  21. Eleésio; o tratamento pode controlar o dermografismo, mas nem todos os casos curam, já que é preciso controlar o(s) fator(es) desencadeante(s), que variam em cada pessoa. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  22. Rogéria: a segunda opinião que deseja não pode ser emitida pela internet sem examinar seu filho. é preciso analisar de forma criteriosa seus dados clínicos, pesquisar possíveis fatores que provoquem os sintomas, etc. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Policlínica Geral RJ Gratos pela visita ao nosso blog

    ResponderExcluir
  23. ola bom dia,gostaria de saber se demografismo tambem atinge a couro cabeludo?obrigado

    ResponderExcluir
  24. Em princípio, o dermografismo pode afetar qualquer parte do corpo, mas é raro que predomine no couro cabeludo. Gratos pro sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  25. Nossa não sabia que tinha tanta gente com a mesma doença minha, fiquei satisfeita com vários depoimentos. A minha alergia se iniciou no meu noivado, tenho quase certeza que foi mais o meu emocional. Efim, são vários os sintomas: começa uma coceira horrível nas pernas depois se propaga pelo corpo todo. Dai eu tomo meu celErgim e mi deito toda enrolada ate passar..rsrs. Ah sem falar que fico toda riscada. Queria saber se existe outro remédio que não tenha corticoide.

    ResponderExcluir
  26. Os corticoides não estão indicados para o tratamento do dermografismo. A droga de escolha são os anti-histamínicos. Converse com seu médico.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  27. Ola meu nome é Flávia:

    Minha fillha ta com essa alergia,eu levei ela nun medico alergista e ele me pedio para dar para ela tomar ZETALERG xpe durante 60 dias a noite eu dei foi bom durante o tempo que ela tava tomando acabo de tomar o remedio e a alergia voltou todo otra vez.Sera que ela vai ter que ficar tomando esse medicamento toda vida? e eu quero saber si tem uma vacina que ela possa tomar para acabar com esta alergia? ela tem 8 anos e mim fala que coça muito ja não sei o que fazer! devo continuar com a medicação?

    ResponderExcluir
  28. Flávia: não é possível emitir um parecer específico sobre o caso de sua filha, pela internet. O tratamento do dermografismo envolve o uso de medicamentos, em geral com antihistamínicos por tempo prolongado. Mas este tempo varia em cada paciente. Além disso, é indicado pesquisar e controlar fatores agravantes que possam estar envolvidos. É provado que fatores emocionais são preponderantes como causa de dermografismo. O tratamento exige persistência e disciplina. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  29. O uso prolongado de celergin pode causar danos a saúde?

    ResponderExcluir
  30. Alvacy: Sim. Celergin contém corticóide e antihistamínico (Betametasona e Dexclorfeniramina) e não pode ser usado por tempo prolongado. Aconselho que procure atendimento médico com alergiosta e peça que oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  31. Boa noite, eu suspeito que tenho dermografismo isso está ocorrendo há 2 meses. Eu me coco muito e aparecem uns vergões e minha pele fica avermelhada e sinto leve ardência.
    Gostaria de saber como éa forma de investigar a causa disso? Como descobrir a causa, qual o procedimento?
    Fiz o teste de pressionar minha pele com o clipes ou mesmo minha unha, e logo após um tempo apareceu o vergão, um risco vermelho saliente. Acho que estou com dermografismo mesmo. Entrei no site da associação brasileira de alergia e já vou procurar um especialista aqui na minha cidade.
    Pelo que li, pode ter fundo emocional mas essa doença pode ser pega com um cachorrinho também alérgico?

    ResponderExcluir
  32. Patrícia: 1) Não. Dermografismo não é contagioso e não se pega de animais como o cachorro. 2) A investigação da causa é antes de mais nada, clínica, ou seja, se baseia na análise clínica feita pelo médico alergista. 3) Fatores emocionais tendem a ser predominantes no dermografismo.Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  33. Jennifer: Dermografismo é uma doença incômodae de duração arrastada, mas não é grave na maioria dos casos. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  34. Loratadina pode ser prescrito para Dermografismo?

    ResponderExcluir
  35. Dani: Antihistamínicos (também conhecidos como antialérgicos) estão indicados no tratamento do dermografismo, como por exemplo, loratadina. Convido que leia mais sobre antihistamínicos neste texto que publicamos em 2010: http://blogdalergia.blogspot.com/2010/08/antialergicos-ou-ant-histaminicos.html Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  36. Anônimo6/6/14 02:50

    Oi Sou MARTA. A primeira vez q surgiu o dermografismo em mim eu tinha 16 anos, do nada começou uma coceira insuportável e a pele ficava empolada com a marca da coceiras, dai o pessoal do colégio descobriu que minha pele ficava assim embolotada, e todo mundo da minha sala queria tocar meus braços ou dar tapas neles p/ ficar as marcas de suas mãos, no inicio achei meio diferente aqueles sinais e sintomas aparecendo em meu corpo, mas depois eu entrava na bagunça com o pessoal até apertava o meu braço para o pessoal ver as marcas das mãos, depois de uns meses ela sumiu e veio ressurgir agora 10 anos depois do primeiro caso, estou com 27 anos atualmente. Fui na dermatologista e ela me explicou o que era, me passou LORATADINA, fiquei preocupada quando ela me falou que não tem cura e terei que tomar os medicamentos pro resto da minha vida. Fiquei pensativa por um tempo, mas agora to tranquila, pesquisei sobre o assunto e vi que não casa risco de morte, então ta tudo otimo. Parei de tomar a medicação pq não tava fazendo efeito nenhum e evito me coçar no rosto principalmente quando estou na rua, pq a pessoas podem pensar que sou um monstro após me coçar, pq fica horrível. Agora a noite que a coceira aumenta, parece q levei muita chibatada. kkkkkkk

    ResponderExcluir
  37. Marta: concordo com você que ficar doenta , seja qual for a doença, não é bom. Mas o tratamento do dermografismo permite o controle da doença e recupera suaqualidade de vida. Saúde, visão positiva e mantenha os cuidados de tratamento. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  38. Boa noite. Meu nome é Bianca. Há quatro anos sofro com uma coceira insuportável que deixa marcas no meu corpo sempre que o mesmo sofre pressão ou quando coço. Andar de ônibus (por causa do "sacolejo"), roupas ou qualquer tipo de movimento são um tormento pois começa a coçar. Já passei por alguns médicos e fui diagnosticada com dermografismo pelos dois últimos. Já tomei remédios como Hidroxizine, fumarato de cetotifeno (tomei por mais de um ano e meio/dois anos e aumentei muito de peso) e agora estou tomando Cetirizine. Essa doença possui cura? Tenho medo dos efeitos colaterais de tomar esses remédios pelo resto da vida. Eu poderia deixar de ter filhos ou ter outros problemas por causa desses remédios? Estou desesperada porque estou "dependente" do remédio e por mais que eu tente ficar calma quando não o tomo a conceira volta. Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  39. Boa noite. Meu nome é Bianca. Há quatro anos sofro com uma coceira insuportável que deixa marcas no meu corpo sempre que o mesmo sofre pressão ou quando coço. Andar de ônibus (por causa do "sacolejo"), roupas ou qualquer tipo de movimento são um tormento pois começa a coçar. Já passei por alguns médicos e fui diagnosticada com dermografismo pelos dois últimos. Já tomei remédios como Hidroxizine, fumarato de cetotifeno (tomei por mais de um ano e meio/dois anos e aumentei muito de peso) e agora estou tomando Cetirizine. Essa doença possui cura? Tenho medo dos efeitos colaterais de tomar esses remédios pelo resto da vida. Eu poderia deixar de ter filhos ou ter outros problemas por causa desses remédios? Estou desesperada porque estou "dependente" do remédio e por mais que eu tente ficar calma quando não o tomo a conceira volta. Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  40. O dermografismo é um tipo de urticária física que pode ocorrer por varios meses ou até anos. Pode piora com agentes físicos e períodos de maior ansiedade. Os anti histamínicos são de modo geral drogas seguras.

    ResponderExcluir
  41. Olá , meu nome é edileuza à um ano atraz tomei um antibiotico q o medico disse q eu era alergica e os sintomas d urticaria apareceu em todo o corpo fui em varios medicos me disseram q tinha sido uma entoxicaçao alimentar na epoca estava gestante e perdi o bebe em dezenbro ..ontem foi confmado o dermografismo a minha duvida é estou gestante novamente existe a possibilidade de passar ou afetar o bebe em alguma coisa ? estou tomando somente o loratadina q nao faz efeito nenhum com quantos meses vou poder voltar a tomar o hidroxizine....obrigada

    ResponderExcluir
  42. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  43. Olá, meu nome é Caroline
    tenho dermografismo há mais de um ano, já me acostumei, o meu é igual ao o que estão descrevendo eu tenho primeiro a coceira, depois os vermelhidão depois sobe o vergão e por ultimo fica quente, já fui em varios medicos, alergista, demartologista e nada já tomei tantos remedio que não podia nem sair sozinha na rua porque eu ficava tonta o último que tomei foi "RIXIZINI" algo assim foi então que reparei que nada adiatava q so estava ficando grogre e meu organismo não era mais os mesmo dopado entao parei de tomar todos os remedio.
    hoje 1.6 meses depois da doença vivo traquilamente. so e chato quando tipo tenho que sair rapidoe fico toda vermelha.
    ah e o meu no calor ou no frio não fica vermelho não é mais quado toca,ou quando estou muito estressada ai fica mais sensivel ainda

    ResponderExcluir
  44. Caroline: dermografismo pode ser controlado e não causar incômodo para você. Mantenha sempre a pele hidratada. Use sabonetes suaves e evite os fatores que possam ressecar sua pele pois a pele ressecada coça com mais facilidade. Peça para o(a) médico(a) para orientar os cuidados de prevenção e para recomendar um antihistamínico (antialérgico) de nova geração pois não provoca sedação ou sonolência. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  45. Gostaria de saber, como sei se tenho dermografismo mesmo?Existe algum exame que comprove? qual tratamento? é grave?

    ResponderExcluir
  46. O diagnóstico do dermografismo é clínico, ou seja, baseado na análise feita pelo médico. A confirmação é feita pelo teste com objeto de ponta romba sobre a pele do paciente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  47. Eu ate no ato de abrir uma garrafa. De torcer um pano as minhas mao ficam todas empoladas e coçam demais. Ja sou alergico ha dipirona, picada de inseto e diclofenaco de sodio.

    ResponderExcluir
  48. Oi!!!!Bom preciso de uma ajuda. Estou trabalhando muito, passo o tempo todo em pé e de calça, portanto na minha perna na parte de trás do joelho tem uma mancha preta (escurecido), nos quatros cantinhos, parece ser mancha da calça, tipo queimaduras...e agora!? o que eu faço? ta muito feio...

    ResponderExcluir
  49. O seu relato não sugere que seja uma alergia. Mas, não é possível fazer diagnóstico pela internet. É preciso examiná-lo pessoalmente Aconselho que procure atendimento médico para que receba a orientação desejada Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  50. Dermografismo é uma doença muito incÔmoda, que interfere ma qualidade de vida do paciente. Pode ou não se acompanhar de alergias. O tratamento adequado permite o controle da doença e uma vida normal ao paciente. Aconselho que procure um(a) alergista para orientá-lo de forma apropriada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  51. Estou assustado, tenho dermografismo, e estou em tratamento, tomando cetirizina após o café da manhã, e hidroxizine após o jantar. além de budesonida pela noite ( spray nasal ), além de uma vacina. Bem, meu medo é porque sempre quando eu acordo, é a parte do dia que mais coça, e mesmo com todos esses remédios, não sinto uma diferença notável nas coceiras... além disso, agora comecei a sentir coceira também na região do pênis, onde apareceu marcas vermelhas por ele... gostaria de saber se é normal coceiras nessa região... agradeço a resposta..!

    ResponderExcluir
  52. Infelizmente não posso ajudá-lo, pois não é possível fazer diagnóstico e afirmar se a coceira que descreve está ou não relacionada com o seu dermografismo. É aconselhável que entre em contato com seu médico e peça que oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  53. Tenho demográfismo posso fazer tatuagem?

    ResponderExcluir
  54. Olá estou tomando uma remédio e me deu alergia, apareceu uma manchas vermelhas na minha pele, vou pra praia e se eu ficar exposta ao sol as manchas podem se tornar permanentes?

    ResponderExcluir
  55. Rafael: não recomendo que faça a tatuagem sem a orientação do seu alergista, pois conhece seu caso podendo opinar com segurança. Em algumas pessoas, dependendo da gravidade, a tatuagem pode se alterar e prejudicar o resultado final. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  56. Giovana: não é possível emitir o parecer que deseja sem examinar sua pele para fazer o diagnóstico da causa das manchas que refere. Aconselho que entre em contato com seu(sua) alergista e peça que a oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  57. Eu tenho, aparece em formas de arranhões ou vergões, eu marquei médica e com ela é dificil de conseguir consulta com ela e é particular, mas me mudei e troquei de telefone, esqueci de avisar e acabei perdendo a consulta e vim procurar no site, e é exatamente isto que tenho, parece que apanhei de alguem pelo jeito que aparece, mas ela aparece, passa uns tempos e some, a minha é emocional

    ResponderExcluir
  58. O seu relato sugere que possa ser um caso de dermografismo, mas uma avaliação pela internet tem limitações e pode incorrer em erros de interpretação e tratamento. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  59. Muito bom, esta página esclareceu tudo que eu queria saber sobre o assunto, valeu a pena pesquisar, pois é exatamente este o sintoma que estou tendo no momento.

    ResponderExcluir
  60. Obrigada por seu depoimento. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  61. Dermografismo tem alguma relação com a rinite?

    ResponderExcluir
  62. Boa noite. As duas patologias estão geralmente presentes em alérgicos, mas não existe, necessariamente, uma relação direta.
    O mecanismo imunológico pelo qual elas acontecem são diferentes.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  63. Anônimo2/6/15 11:04

    Bom dia...
    Minha pele ao receber contato com alguma coisa que pressiona ela por exemplo:
    Carregar um peso ah pele e pressionada e fica vermelha logo em seguida incha e fica branco sera que e dermografismo?

    ResponderExcluir
  64. O seu relato sugere que possa ser um dermografismo. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  65. Olá! Usei um trecho deste seu texto no meu blog, mas dei o crédito, tudo bem? Se houver algum problema eu retiro.
    Grata!

    ResponderExcluir
  66. Não há problema, Pri. Nós é que agradecemos a citação do nosso texto. Volte sempre para visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  67. Oi meu nome é Adrieli, quero muito saber esse tipo de alergia tem cura, bom ainda não fiz o exame para afirma se tenho ou não, mais as causas são parecidas, e isso esta me incomodando, pois acho que a tempos já estava com essa alergia, mais só agora notei, antes não entendi o por que empolava o local que alguém apertava exemplo espremer uma espinha no meu rosto, mais de uns mês para cá alça de bolsa de sutiã, roupas apertadas logo após que tiro começa a coçar, fica vermelho e empola, se alguém aperta qual quer parte do meu corpo acontece a mesma coisa, mosquito, insetos me ferrarem fico também e as vezes amanheço com certas partes do corpo empolada, com base disso, vocês podem dizer se trata-se dessa alergia ?
    Boa noite e obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  68. Adrieli: dermografismo pode ser controlado e não causar incômodo para você. Mas é importante que procure atendimento médico para avaliar os fatores agravantes que possam influir em seu caso. O ideal é tratar e controlar os fatores associados para se obter um bom resultado. Não basta tomar remédios. Mantenha sempre a pele hidratada. Use sabonetes suaves e evite os fatores que possam ressecar sua pele pois a pele ressecada coça com mais facilidade. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  69. Toda vez que uso roupas mais justas, fica marcado, vermelho e coça muito.. Ninguém nunca soube dizer do que se tratava. Há poucos dias escrevi umas letras no calcanhar de caneta azul e, por incrível que pareça, logo após ficou vermelho e alto ( dava pra sentir o relevo das letras), fiquei assustada pois nunca tinha acontecido isso comigo, embora desde criança eu venha tendo problemas dermatológicos. As letras agora não saem mais, estão mais escuras que minha pele normal Enfim, tenho quase certeza que tenho dermografismo, gostaria de ajuda, para evitar equívocos. Obrigada!

    ResponderExcluir
  70. o seu relato sugere que possa ser um caso de dermografismo, mas para afirmar é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um especialista em Alergia para orientá-la. É possível controlar a doença e melhorar sua qualidade de vida. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  71. Gostaria de saber se alem do inchaço, vermelhidão, e coceira na pele devido ao dermografismo, também é possível sentir dores com se fossem nos ossos?

    ResponderExcluir
  72. Ivanilda: as lesões do dermografismo habitualmente não são dolorosas. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  73. Tenho dermografismo e trato com vocês na Policlínica do RJ ,já tomei vários antialérgicos e nada,esta insuportável.Vou procurar urgente um psicologo pq só pode ser emocional.

    ResponderExcluir
  74. Boa noite! Eu não sei ao certo se tenho dermografismo mas, a dois meses percebi que sempre que espremia cravo ou espinha inchava mais do que o normal a ponto de eu apertar e 1 minuto depois a pele está inchada como quem levou mordida de formiga e vermelha ao redor do inchaço, mas não coça, QUEIMA E MUITO!! Eu fui ver se acontecia em outras partes do corpo... Enfiei a unha só ou pouco nos preços e na perna daí tudo inchou... No formato da onde foi machucado... Estou com medo pôs demora 2 horas pra passar fora o ardor e a pele que parece estar sendo puxada... Por favor mi digam se pode ser isso... Sei que esse post é antigo mas preciso saber!!

    ResponderExcluir
  75. Amanda: o seu relato sugere que possa ser um caso de dermografismo. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  76. No carnaval de 2014 eu estavana praia com amigos e minha amiga falou que eu estava cheia de vergalhão nas costas, falei que estava sentindo tudo pinicando e ela falou para parar de me cosar e nem tinha colocado as mãos. Achei que era por conta do sol e resolvi não ficar exposta não adiantou nada, então no dia seguinte fiquei em casa e como estava em minha casa de praia na região dos lagos, no rio, passei filtro solar, e como estava tudo pinicando, coçando e empolado achei que era alergia ao filtro solar. A coisa foi piorando e quanto mais nervosa eu ficava pior. Quando fui ao alergista e que conheci tal doença. Confesso que me incomoda muito, principalmente pq agora aparece no meu rosto.

    ResponderExcluir
  77. Denise: concordo que o dermografismo é uma doença incômoda. Mas, não desista! O tratamento pode controlar a doença e proporcionar qualidade de vida. Melhoras! Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  78. Eu em 2013, fui na casa de uma tia, ( A 1ª vez), eu deitei na rede, a rede tava cheia de pelo, lá tem cachorro, mas não sou alérgico a cachorro, só a gatos, então eu estava no trem
    e comecei a me coçar, e do nada passou uns 30 segundos e começou a inchar, e ficou coçando e inchando, até 10 minutos. Será que é dermografia ?

    ResponderExcluir
  79. De tudo um pouco: o seu relato não sugere que possa ser um caso de dermografismo. Mas, não é possível fazer diagnóstico sem examinar você pessoalmente. Aconselho que procure um especialista em Alergia ou em Dermatologia para orientá-lo. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  80. Oi linda! Acho que tenho dermografismo! Pois tenho todos os sintomas descritos no post. Se me coco incha,se me risco com alguma coisa coça muito e incha...e fiz tatuagem,ficou meio impoladinha por alguns minutos mas logo sumiu e não ficou com quelóide e nem alta! Então creio q não tem problema! Ah e tenho o dermografismo desde de criança.

    ResponderExcluir
  81. Gleika: o seu relato sugere que possa ser um caso de dermografismo. Mas, o ideal é que este diagnóstico seja feito pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Recomendo que procure uma consulta com alergista para que seja orientada de forma adequada e segura. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  82. Tenho dermografismo diagnosticado há uns oito anos. Eu sofro muito com a "doença", pois vivo refem de remedios (ZINA) e se fico sem tenho coceiras insuportáveis, uma vez que qualquer atrito com a minha pele desencadeia a urticária. Vivo um pesadelo e não sei o que fazer. Evito tomar o remedio todos os dias pois me incha muito e tive problemas serios nos rins por conta dos remedios de alergia, mas ja no outro dia comeca tudo de novo, quando estou sem a medicação até beijar meu marido dói, quando seguram em mim sinto uma dor estranha, parece na carne e depois comeca a coçar o corpo inteiro, nem ter noites quentes com meu marido eu posso. é definitivamente um pesadelo horrivel, rezo muito e ja fiz ate novena para Deus tirar isso de mim, mas devo estar pagando um pecado..

    ResponderExcluir
  83. Bom dia. Dermografismo é um tipo de urticária classificado no gruo as urticárias físicas. Embora não seja uma doença grave, pode trazer muito desconforto e interferir na qualidade de vida da pessoa. Mas o tratamento pode controlar a doença e permitir uma vida normal. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  84. Boa tarde, eu tenho dermografismo, desde criança, só que agora tá aparecendo mais, moro em uma região que faz muito calor, e nada pode trisca em mim que já fico empolada .

    ResponderExcluir
  85. Danúbia. Bom dia. Dermografismo é uma doença benigna porém incômoda e de longa duração, podendo levar o paciente a pensar que seja uma doença grave. A palavra dermografismo significa: dermo (pele) e grafismo (escrita), ou seja, é possível, com um objeto de ponta romba, grafar letras ou sinais na pele do paciente. A coceira intensa em locais de pressão é o sintoma mais comum da doença.
    O tratamento envolve o uso de medicamentos, em geral com antihistamínicos por tempo prolongado, que varia em cada caso. Além disso, é essencial hidratar a pele, escolher roupas adequadas, alimentação balanceada. É provado que fatores emocionais são preponderantes como causa de dermografismo. O tratamento exige persistência e disciplina. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  86. mds e inceivel...tou com esse negocio jah faz dias...eu tava com medo de ser algo mais grave...qualquer coisa que me arranha ou que soh trisca msm....vira esse horror ai da foto....e coça encomoda....parece que eu fui espancado se qualquer coisa apertar ou aranhar....fica inchado e alto....e quando aperta fika branco

    ResponderExcluir
  87. Dermografismo é mesmo bastante incômodo. Mas com tratamento adequado pode ser controlado e assim recuperará sua qualidade de vida. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  88. Ola boa noite, nunca procurei saber o que tenho, não sei se é normal ou não. Minha pele é super sensível, e nas regiões de pescoço, colo, e barriga é mais sensível ainda, tanto que se eu encostar meu dedo e precionar um pouco, já fica a Mariquinha vermelha e permanece por uns 5 minutos ou mais, não Cossa, nem queima, só noto que fica um pouco quente onde esta bem vermelho, tbm é relacionado a meu sistema emocional, se eu fico nervosa, com medo ou muito agitada meu colo fica todo cheio de pintinhas vermelhas. O que pode ser??

    ResponderExcluir
  89. Rubenice: não é possível fazer diagnóstico através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. Mas, uma característica do dermografismo é a coceira, que você não relata. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  90. Boa noite, eu fui diagnosticada com urticária colinérgica, e a minha duvida é se ha algum problema em fazer tatuagens, visto que a minha pele é mais sensível e fica empolada quando coco! Obrigada, Inês.

    ResponderExcluir
  91. O parecer que solicita não pode ser emitido pela internet, sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente Não recomendo que faça uma tatuagem sem a avaliação e autorização do(a) médico(a) que trata de sua urticária. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  92. Sempre no verão roupas de algodão pipoca toda a pele e fica vermelha
    Tem alguma pomada ou pode ser alimentação

    ResponderExcluir
  93. É provável que seja uma reação irritativa causada pelo calor, suor e pelo atrito da roupa. Mantenha sua pele hidratada e use sempre sabonetes para pele seca e sensível. Evite roupas apertadas ou tecidos sintéticos. Não há necessidade de dieta alimentar. Mas é sempre recomendada uma alimentação natural e balanceada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  94. no começo fiquei preocupada,minha pele coçava bastante surgia manchas vermelhas no meu corpo, sentia também minha pele esquentar.na mediada que coçava em poucos minutos aparecia linhas com inchaço.consultei um dermatologista e ele me passou uns comprimidos que ajudaram amenizar por uns tempos. Mais parei de tomar e esses sintomas voltaram tudo de novo. Isso pode ser dermografismo?

    ResponderExcluir
  95. O seu relato sugere que possa ser um caso de dermografismo. Mas não há como afirmar pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que retorne ao seu médico. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  96. Será quer eu estou com dermografismo pois estou pra ficar doida com tanta coçeira no corpo inteiro fui no médico clínico geral e não nada nos exames e me passou pro médico neurologista e ele passou uma vitamina por nome de citoneurim por 3 meses mas a coçeira continua e não sei o quer fazer por favor me ajudem por não é fácil está todas hora se coçando meu nome é Rosa castro preciso de resposta por favor.

    ResponderExcluir
  97. Coceiras podem ter causas variadas e nem sempre será um dermografismo oumuma alergia. Para orientar, é essencial examinar você pessoalmente Estamos ao seu dispor.

    ResponderExcluir
  98. Boa noite acredito que estou com dermografismo. Esses dias fiquei por uma semana na frente de ventos fortes de fazerem eu bater o queixo. Um desses dias sentir meu braço coçar e quando cocei comecei ver aparecimentos de vergões. Coça muito depois perquisei e vi que a dermografismo tem haver com que estou sentindo. Fiz o teste do clips e pra minha infelicidade apareceu aquele vergão horroroso. Entrei em panico vou procurar um especialista na área pra fazer o exame e ter a certeza do que é. Caso seja começar logo o tratamento.

    ResponderExcluir
  99. o frio ou vento muito forte sobre o corpo pode causar a doença, pois moro em salvador e aqui é calor, porem que recentemente fez muito frio e eu trabalho em area aberta ontem quase me sufoquei devido ao vento forte o dia todo sobre mim, ao anoitecer comecei me coçar e reparar as linhas no corpo. pesquisei e achei que o que mais se encaixava era o dermografismo. pois fiz o teste do clips e deu positivo. E possivel que o frio cause a doença ?

    ResponderExcluir
  100. Saanndy: Boa tarde. o seu relato sugere que possa ser mesmo um dermografismo, Mas, para afirmar é essencial examinar pessoalmente. Fique tranquila: o tratamento adequado permite controlar a doença e que tenha uma vida normal . Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  101. Saanndy: vento frio não causa dermografismo. gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  102. Olá, há 15 anos fui diagnosticado com o dermografismo no começo usei medicamentos mas hoje não uso nenhum, o meu tipo é bem intenso onde os vergões aparecem com frequencia, acho que já me acostumei, todo lugar que eu vou os amigos pedem pra escrever no meu braço e tirar foto kkk, tenho muita vontade de fazer uma tatuagem porém tenho medo de

    ResponderExcluir
  103. Tulio: não recomendo que faça a tatuagem sem a orientação do seu alergista, pois conhece seu caso podendo opinar com segurança. Em algumas pessoas, dependendo da gravidade, a tatuagem pode se alterar e prejudicar o resultado final. Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  104. Olá alguém pode me ajudar, minha filha de 5 anos n pode levar nenhum tipo de pancada, pois a pele dela onde levou a pancada fica todo empolada, uma vez quando brincava com ela dei uma leve mordida no rosto dela, passou um minuto onde eu tinha dado a mordida ficou a marca de meus dentes e ficou enxado e n tem colceira n. Já fiz de tudo levei ao pediátrico fiz exames e nunca deu nada, me ajudem aí.

    ResponderExcluir
  105. Tatyany O seu relato sugere que sua filha tenha dermografismo. mas não é possível afirmar sem examinar Avaliar pela internet pode gerar erro.
    Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar sua filha, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  106. Tenho esse problema depois que tomei certo tipo de antibiótico tenho coseiras até quando prendo o braço com sacolas de mercantil quando mim irrito ou fico nervosa tenho que tomar banho frio e o que diminui a coseira quando bebo loratadina só agora eu tive esclarecimento do que eu sentia.vcs podem mim afirma se essa alergia pode piorar se tomar alguma medicacão com os componentes do remédio que desencadeou a alergia que tipo de exame posso fazer pra saber a medicação certa que eu possa tomar quando precisar pois tenho muito medo tem outros medicamentos que mim foram medicados e sentidormência na boca e braços evito o máximo tomar remédios por enquanto o único antibiônico que tomo e dexafloxacino mais estou perdendo a fofocas dos dedos dos pés e das mãos.

    ResponderExcluir
  107. Menina Flor: Boa noite Não há um exame ou teste que possa indicar qual a medicação que não provocará em você nenhuma reação adversa. Contudo, o(a) médico(a) especialista em Alergia pode lhe orientar sobre as medidas de controle do dermografismo e proporcional melhora da doença e de sua qualidade de vida. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  108. Boa noite. Bom meu caso é o seguinte a uns dois anos,comecei a ter uma coceira muito intensa pelo corpo..
    Essa coceira aumentava sempre depois do banho e principalmente no calor. Tomei vários tipos de antialergico, mas as coceiras não passavam. Fui na dermatologista e ela me receitou uma pomada manipulada. Só que essa pomada não fez efeito foi então que parei de tomar um anticoncepcional que eu já tomava fazia anos e troquei mas a coceira só diminuía quando eu parava de tomar os anticoncepcionais durante um tempo mas isso fez com que eu 0ficasse 4 meses e tanto sem menstruar . foi QI que voltei a tomar novamente mas outro receitado pelo ginecologista. Só que dessa vez n coça mais não. Mas de uns 6 meses pra cá esta dando uns calombo enormes por todo meu corpo começa coçando e para quando vou ver tá uns cambão no lugar. Outra coisa eh calça jeans e a conta de vestir e na hora que tira tá td coçando e empolar. Calça de cós alto nem pensar a barriga fica td cheia de calombo e vermelha. Não fica só ai não,como tenho usar ténis...bota..direto, quando tiro tá inchado coçando e da os calombo. Dano braço tbm. Nas costa e em outras parte. Vc poderia me dizer mais ou menos o que poderia ser isso. Lembrando que eu tenho problema de colesterol... Calculo renal nos dois rins...gastrite.. E tem pouco tempo que retirei a vesícula isso poderia ter algo a ver? Desde já agradeço..

    ResponderExcluir
  109. Boa noite.Meu nome é Creicimara Bom meu caso é o seguinte a uns dois anos,comecei a ter uma coceira muito intensa pelo corpo..
    Essa coceira aumentava sempre depois do banho e principalmente no calor. Tomei vários tipos de antialergico, mas as coceiras não passavam. Fui na dermatologista e ela me receitou uma pomada manipulada. Só que essa pomada não fez efeito foi então que parei de tomar um anticoncepcional que eu já tomava fazia anos e troquei mas a coceira só diminuía quando eu parava de tomar os anticoncepcionais durante um tempo mas isso fez com que eu 0ficasse 4 meses e tanto sem menstruar . foi QI que voltei a tomar novamente mas outro receitado pelo ginecologista. Só que dessa vez n coça mais não. Mas de uns 6 meses pra cá esta dando uns calombo enormes por todo meu corpo começa coçando e para quando vou ver tá uns cambão no lugar. Outra coisa eh calça jeans e a conta de vestir e na hora que tira tá td coçando e empolar. Calça de cós alto nem pensar a barriga fica td cheia de calombo e vermelha. Não fica só ai não,como tenho usar ténis...bota..direto, quando tiro tá inchado coçando e da os calombo. Dano braço tbm. Nas costa e em outras parte. Vc poderia me dizer mais ou menos o que poderia ser isso. Lembrando que eu tenho problema de colesterol... Calculo renal nos dois rins...gastrite.. E tem pouco tempo que retirei a vesícula isso poderia ter algo a ver? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  110. Creicimara Boa noite. Dermografismo é uma urticária crônica e física. Ou seja, o estímulo desencadeador é uma pressão leve: tudo que atrita, aperta ou pressiona a pele libera substância chamada histamina que leva à coceira. Ao coçar a pele surge uma lesão vermelha e inchada chamada urticária. Assim, não é causada por alimento, medicamento, corante, tipo de roupa ou contato com outras substâncias. Diversos fatores podem desencadear o dermografismo como infecções, medicamentos, estresse mas estes fatores são gatilhos e não mantem o quadro. O tratamento é feito com anti-histamínicos (antialérgicos) por um tempo prolongado (não menos que 2 meses) mas, pode durar anos em casos sem controle clínico adequado. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  111. Gostaria de uma informação, na minha cidade não tem médico alergista, somente dermatologista, faz uns 20 dias que começou aparecer coceira no corpo, primeiro somente nos pés e nas mãos e agora em diversas parte do corpo, mas não ao mesmo tempo e se eu coçar daí fica marcado com vergões. A médica dermatologista que consultei me falou que é Demografismo e receitou Ebastel 10 mg, a coceira até que aliviou, mas ainda aparece as manchas vermelhas pelo corpo e se passar a mão ou fazer pressão piora. Já li a respeito e confesso que estou bem apavorada... eu tenho 64 anos tomo alguns medicamentos continuo SeloZok 25, Levooid 38 e Solmagim Cardio 100 e a minha pergunta é se algum desse medicamento está contribuindo para e essa URTICÁRIA? tipo o Solmargim Cardio ou outro?
    Desde já muito obrigada!

    ResponderExcluir
  112. Boa tarde. Sinto muito, mas, não é possível afirmar a causa de um dermografismo pela internet, sem uma avaliação clínica criteriosa e feita pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Conto com a sua compreensão. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  113. Olha eu acho que eu tenho essa alergia quando alguem me bate cm um pouco de força começa a surgi a vermelhidão e coça muito sera que essa mesma alergia?

    ResponderExcluir
  114. Boa tarde. Os dados enviados em seu relato sugerem que possa ser um caso de dermografismo. Mas para afirmar é essencial examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Recomendo que procure um(a) alergista para orientar de forma segura. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  115. Diego lima3/7/18 17:39

    Olá tenho isso desde dos meus 10 anos sofri muito com isso.... Mas aprendi a viver com com ela... Comecei o tratamento mais nao funcionou.
    Isso tem cura?
    O que fazer agora?

    ResponderExcluir
  116. Diego: com tratamento adequado, é possível controlar seu dermografismo e ter uma vida saudável. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  117. Ola felipe. Ainda toma o antialergico? Vc melhorou?

    ResponderExcluir
  118. Henrique Boa noite Não entendi seu comentário. Por favor reenvie ou se preferir escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  119. Eu tenho dermografismo, convivo a anos, evito roupas muito apertadas e não tomo antidepressivos, evito banho quente e tudo mais que pode me causar mais alergias. Sou hiperalergica comprovada. Alimentos e medicamentos que fazem reação cruzada, o importante é saber lidar com tantas alegrias já tive fechamento da glote . Queria deixar aqui que o dermografismo não é a pior delas, eu de muitas tenho tbm uma muito perigosa que é o látex. Sim pode ser emocional, mas antes dos antidepressivos vamos viver uma vida mais saudável evitando tudo que nos faz mal, inclusive o antidepressivo. Boa noite a toda turma da alergia. Quem sabe podemos trocar algumas ideias. evafabrotga12@hotmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c