Pular para o conteúdo principal

Dermografismo



A bolsa pesada marca o seu braço?
A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar?
Atenção: pode ser dermografismo!


Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien.

O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias denominado de Urticárias Físicas, ou seja, desencadeadas por estímulos físicos, como por exemplo: calor, frio, pressão, colinérgica, etc. e constitui a manifestação mais comum deste grupo. É mais comum em mulheres e o fator emocional é uma das principais causas. Entretanto, recomenda-se que outros processos e doenças orgânicas devem ser investigadas, da mesma maneira que na urticária.

A palavra dermografismo deriva do grego e significa “escrever na pele”, já que é possível com uma ponta romba que se vejam as letras escritas na pele em função da reação eritematopapulosa que se forma.


Em grande parte das vezes o dermografismo costuma ser brando, passando desapercebido. Entretanto, em alguns casos pode assumir formas mais intensas e bastante incômodas.

Para confirmar, basta fazer um pequeno teste: risque a pele utilizando um clips de papel. Nos casos positivos, um vergão surge em minutos no local. Procure um médico alergista para confirmar o diagnóstico e orientar seu tratamento.

O tratamento é feito com medicamentos antihistamínicos (antialérgicos) para controle da coceira, impedindo o aparecimento dos vergões na pele.


Cuidados com a pele no dermografismo



Diminua o atrito em sua pele: evite roupas justas ao corpo. Prefira tecidos de algodão e evite os tecidos sintéticos como a lycra.
Tome um banho por dia, evitando banhos demorados e quentes. O calor tende a piorar a coceira e a ressecar a sua pele. Não use buchas ou esponjas e prefira sabonetes suaves, para pele seca. Enxugue-se com toalha felpuda e macia, sem esfregá-la com força em seu corpo. Acostume-se a usar hidratante logo após o banho, ainda com a pele umedecida.
Alimente-se saudavelmente, procurando ingerir bastante água e outros líquidos no decorrer do dia.
Combata o stress: organize seus compromissos a fim de que sobre tempo para o lazer. Caminhe, relaxe e procure manter a calma nos momentos de tensão.



Comentários

  1. JOSEILDA SOBRAL6/6/10 10:08

    Desde o início deste ano descobri que sou portadora de Dermografismo. Descobri, tambem, que as minhas crises estão associadas ao stresse, por isso, agora tento manter a minha vida num rítmo mais ameno. Nem sempre consigo, mas estou tentando. Estou medicada e alcançando, aos poucos, algum progresso.
    Adorei encontrar tantos esclarecimentos sobre o tema. Parabens e obrigada por eles.
    Joseilda Sobral, de Aracau-Sergipe

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Joseilda. O seu incentivo é um grande estímulo ao nosso trabalho voluntário neste Blog da Alergia. Volte sempre. Se preferir, assine o Blog e receba nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9/6/10 16:02

    Queria saber se dermografismo é uma doença nova? Porque quase ninguem conhece, sei la as peaaoas para que falei sobre a doença nunca ouviram falar Acho q tenho pois tenho os sintomas identicos aos de cima e até ja escrevi nomes em meu braço vou so procurar um médico para diagnosticar. Quero saber tbm se e para o resto da vida? Isso e muito chato sair e apos se coçar parecer que apanhou. Espero respostas bjus obrigada

    ResponderExcluir
  4. Joseilda: o seu incentivo é muito importante para nós. Agradecemos sua visita. Volte sempre ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  5. Olá tenho tido crise alérgica ( Rinite) Uma secura na garganta, onde fico com a língua meio esbranquiçada e sensação de falta de ar, tenho feito um tratamento com os remédios loratadina, predisim, e agora estou fazendo com o ZYxem em 10 dias, estou colocando muito soro no naris e bebido muita água, estou no caminho certo??

    ResponderExcluir
  6. Ola.
    Eu sou uma adolescente de 14 anos e no ano passado descobri que sou portadora do dermografismo.Nos primeiros tempos foi um pouco difícil de acreditar pois eu nunca na minha vida fui alergica a qualquer coisa.Pelo que li na página do blog há muita gente igual a mim o que me diz que eu não estou sozinha.Fui à médica e ela mandou fazer.me umas análises o que revelou que estava tudo bem menos uma análise..disse que eu teria de tomar medicamentos.Após fui a outro médico que parecia mais um psicólogo,ele também receitou.me medicamentos e entquanto eu os tomava a doença não se notava tanto, mas depois de termina a medicação voltava tudo como de antes,eu estava a enchar de novo.É um pouco difícil viver com dermografismo pois acho que sou um pouco stressada mas as pessoas que me rodeia no meu dia-a-dia acho que não vêm isso...eu sou um pouco emocional e nos últimos momentos ando stessada antes da perda de um familiar muito próximo,mas antes da perda e da ida ao médico,lembro.me de ir à praia com a minha mãe.Quando estava a nadar debaixo de água, não notei que havia uma rocha ao pé a qual eu raspei.me um pouco com o joelho que após, ficou bastante enchado.Gostava de saber se já tinha essa doença antes só que ela estava "escondida" ou se eu sou emocional a mais?Agora que é tempo de ir à praia, eu arrisquei e fui à praia sem qualquer protecção.Agora tenho vindo a reparar que estou constantemente com comichão e gostaria de saber se a minha doença nao estará mais em risco do que antes.
    Obrigada pela atenção Kate

    ResponderExcluir
  7. Joseilda: a associação do dermografismo com fatores emocionais é bem descrita nos estudos. Aconselho que mantenha a medicação a longo prazo, mesmo que esteja bem. Ao mesmo tempo, procure atividades de lazer, relaxe, combata o stress em sua vida. Agradecemos sua visita. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  8. Me expliquem pois estou curiosa.
    O que acontece com as celulas quando é desencadeado o dermografismo???

    ResponderExcluir
  9. Dermografismo resulta da liberação da histamina, resultando em vasodilatação e liberação de mediadores responsáveis pelo surgimento das lesões na pele. Obrigado pela visita,.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, tenho dermografismo minha medica já diagnosticou , só que ñ achou a causa e me receitou alegra só que ele ñ faz esta fazendo efeito nenhum gostaria de trocar de medico.
    O que que vcs me indicam.

    ResponderExcluir
  11. Nem sempre é fácil detectar a causa do dermografismo. O ideal é evitar a troca de médico pois pode atrapalhar esta pesquisa e a resposta ao tratamento. Sugiro que exponha sua preocupação à médica e tente um diálogo. Caso não se sinta satisfeito, procure uma segunda opinião. Obrigado pela visita ao nosso Blog da lergia.

    ResponderExcluir
  12. Penso em colocar protese silicone nos seios,será que posso por ter demografismo. Obrigada

    ResponderExcluir
  13. O parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Para emitir parecer sobre uma possível cirurgia, é preciso uma consulta médica, para que se possa analisar de forma criteriosa sua sua história clínica. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo9/8/10 21:21

    ola ei tenho urticaria ha 5 meses ela começou depois de eu ir a uma rave e fazer uso de substancia quimica teria como eu fazer o diagnostico para saber a causa?

    ResponderExcluir
  15. O diagnóstico de uma urticária e a identificação da causa só podem ser efetivados após análise criteriosa dos seus dados clínicos e da identificação da substância química que faz uso. Aconselho que procure um alergista. A nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica RJ. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  16. Ola, tenho feito tratamento de uma urticaria a mais ou menos un ano, ja fui em dermatologista que não descobriu a causa como tambem fui em um medico alergista onde ele me falou que estou com urticaria cronica, me receitou o hizinine e o ebastel, tomo eles direto mais eles me dão bastante sono sem tirar que o ebastel é caro e não tem como manipular. Agora conversando com uma colega ela me disse sobre o DERMOGRAFISMO, que ela ja passou por isso e que tomou um liquido tipo soro, e que deu uma amenizada no seu quadro de alergia não sarou mas melhorou. Por isso resolvi procurar na nete achei este site vi que não estou sozinha nesse tipo de doença.Nossa para falr a verdade eu não estou aguentando mais essa alergia si eu tomo o remedio só aparece os vermelhões mas si fico sem tomar é para pedir para coçar...e quando s pessoas me perguntan o que é esse vermelhão no meu corpo nossa tenho muita raiva pois parece algo de outro mundo para as pessoas. Gostaria de saber realmente qual soro é esse, vcs têm conhecimento sobre o mesmo? É bom saber que não estou sozinha deejo a todos uma melhora tenho fé em Deus que da mesma forma que apareceu essa alergia ela vai embora, acredito que um dia vou ficr livre disso....Por favor me dêem uma orientação sobre medicamentos fico aguandando.Obrigada

    ResponderExcluir
  17. Descobri que tenho dermografismo a 1 ano atraz, tive que parar de malhar,futebol, enfim tudo que eu fazia me dava reacao na pele, mais depois de 1 ano tomando remedio, voltei a minha vida normal, porem nao estou curado, tem dias que nao tem como, a alergia na pele ataca mesmo, é foda saber que voce parece estar sobre uma balanca na qual no mesmo momento em que voce parece estar normal, derrepente a alergia vem e ti pega de inopino (surpresa). eu procuro sempre pensar que algum dia a cura pra essa doenca vai chegar, e nao vai demorar ..
    Que deus abencoe a todos ..

    Quanto maior a dificuldade, tanto maior o mérito em superá-la. (H W Beecher)

    As decepções, as derrotas, o desânimo são ferramentas que Deus utiliza para mostrar a estrada.
    Paulo Coelho

    ResponderExcluir
  18. A base para diagnosticar o dermografismo é a consulta médica. Assim, o médico pode ouvir sua história, analisar seus dados clínicos e examinar, para então indicar o tratamento. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  19. Oi... Adorei encontrar o assunto de dermografismo nesse blog. Tenho esse problema há bastante tempo e tenho muita vontade de engravidar. Sou dependente de hixizine 25mg e gostaria de saber como posso controlar a doença na gravidez. Li na bula desse medicamento que nao é indicado o uso durante os 3 primeiros meses de gravidez. Obrigada, Joana.

    ResponderExcluir
  20. Joana:o fato de ter dermografismo não significa que não possa engravidar. Mas, aconselho que antes de tudo, retorne ao seu alergista e peça uma orientação. Obrigado pela visita. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  21. Oi, tenho dermografismo desde que tinha 15 anos, hoje estou com 18, o que sempre me pertubou um pouco. A um tempo atrás passei em uma médica e ela me receitou tomar antihistamínicos, tomei um comprimido por noite durante mais ou menos 3 semanas e parei, parando de tomar esses comprimidos eu comecei a sentir uma coceira muito forte que só parava quando eu voltava a tomar os comprimidos, consegui aos poucos para de tomar os comprimidos e hoje não vivo me cocando tanto.
    Na minha opinião meu corpo se acostumou ao medicamento e começou a sentir falta dele nos primeiros dias da ausência do remédio, isso de fato pode acontece?

    ResponderExcluir
  22. Não posso afirmar o que aconteceu sem conhecer mais detalhes, como por exemplo: qual foi o medicamento, dosagem utilizada, tempo e periodicidade de uso, grau do dermografismo, fatores agravantes envolvidos, etc. Alguns remédios podem provocar um fenômeno chamado de taquifilaxia, ou seja uma tolerância ao remédio que resulta na diminuição do seu efeito. Mas, não me parece ser o seu caso. A nossa equipe está ao seu dispor para orientar pessoalmente na Policlínica RJ. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  23. Anônimo9/9/10 03:07

    estou com uma alergia há 7 meses e minha médica não descobre a causa já fiz vários exames.É um prurido intenso seguido de marcas(vergões,as vezes a pele fica hiperemiada,com calor loca e edemaciada)com várias crise durante o dia,mas parece que piora à noite e pela manhã. uso um anti histamínico, o prurido melhorou mas as marcas continuam aparecendo ao menor atrito com a pele. faço uso contínuo de cetirazina não posso ficar um dia sem o remédio que o prurido volta. o que mais me constrange são as marca principalmente na região do pescoço. Não sabia do dermografismo até uma semana atrás. já marquei uma consulta com outro alergista, mas é só p/ daqui há 10 dias. Minha dúvida é. Vou ter que tomar medicação por qt tempo? Isso tem cura?

    ResponderExcluir
  24. desde pequena tenho esses sintomas do dermografismo,minha mãe me levou a dermatologista e ela disse que era urticária alérgica,gostaria de saber se a alguma forma de tratamento pois é muito ruim ficar se coçando e ter o corpo todo marcdso como se tivesse sido espancada!

    ResponderExcluir
  25. O tratamento do dermografismo deve ser feito com antihistamínicos usados por tempo prolongado, dias ou meses, dependendo de cada caso. É possível controlar a doença e permitir uma vida normal ao seu portador. Gratos pela visita,

    ResponderExcluir
  26. Bom dia, gostaria de saber se quem tem dermografismo pode realizar tratamento dermato funcional, com esfoliação e manthus (US+CORRENTE ELÉTRICA).

    ResponderExcluir
  27. O parecer que solicita não pode ser emitido através de e-mail. Cada pessoa tem sua forma própria de manifestar o dermografismo. O ideal é evitar atividades que provoquem atrito excessivo da pele. Recomendo que peça esta orientação ao seu alergista: ele conhece seus dados clínicos e poderá orientar adequadamente. Gratos pela visita. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  28. tenho dermagrofismo posso fazer tatoagem

    ResponderExcluir
  29. oi sou EDUARDO tenho dermagrofismo desde 12 anos agora tenho 21 tenho vontade de faezr uma tatuagem mais nao sei a reçao da minha pele sobre isso tava pensando se vcs me ajudasse se eu tomar esse antialergico para diminuir sera que nesse periodo posso fazer tatuagem se vcs me ajudarem agradeço ninguem tirou me duvida ainda abraço valeu

    ResponderExcluir
  30. Não recomendo que faça a tatuagem antes de consultar um alergista.A nossa equipe médica está ao seu dispor na Cínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para examinar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  31. Olá,meu nome é Cecília e comecei a mais ou menos um mês ou mais com uma coceiras em aqlgumas partes do corpo como as costas,braço ae nas axilas.Fui ao dermatologista e ele me receitou o remédio HIxizine e disse q a suspeita era de uma urticária.Fiz os exames q ele solicitou e o resultado foi urticária.Quando tomo o remédio as coseiras melhoram.hj acordei com o rosto enchado ,mas faz 2 dias q não tomo o remédio.
    Gostaria de saber se o remédio engorda para entender q se o enchaço do rosto foi por causa do remédio ou q a alergia atacou??
    Solicito sua resposta quanto antes!!

    Grata!Cecília

    ResponderExcluir
  32. Cecília: Não há como afirmar a causa do edema (inchação) e de sua alergia através da internet e sem examiná-la pessoalmente. Conto com a sua compreensão. Quanto ao Hixizine, é um antihistamínico de primeira geração e pode com o passar do tempo provocar aumento do apetite. Em geral este efeito colateral só surge no uso prolongado do remédio. Mas, não quer dizer que todas as pessoas que fazem uso de Hixizine aumentarão de peso. Cada pessoa é única e tem uma maneira própria de reagir com cada medicamento. Aconselho que converse, exponha seu temor ao seu médico. Lembro que a base para que o tratamento dê certo está na confiança e no diálogo que se estabelece entre você e seu médico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  33. MARA: BOM DIA, TENHO DERMOGRAFISMO, GOSTARIA DE SABER SE ALEGRA 120 MG FAZ PARTE DOS ANTIALÉRGICO DENOMINADO DE "SEGUNDA GERAÇÃO"?
    SE ELE FAZ ALGUM MAL AO SISTEMA NERVOSO?

    ResponderExcluir
  34. Allegra é um antihistamínico de nova geração e não causa mal ao sistema nervoso. Obrigado pela sua visita.

    ResponderExcluir
  35. Boa Tarde,

    Sofro de dermografismo há aproximadamente 5 anos e controlo esta doença tomando Ebastina 10mg todos os dias.
    Gostaria de saber se a picada de vespa pode ativar esta doença e se existem vacinas imunológicas que podem curar..
    Sei também que sou alérgico aos ácaros...

    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  36. Ainda não existe uma vacina específica e comprovadamente eficaz no tratamento do dermografismo. Picada de vespa não é uma causa habitual de dermografismo. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  37. Fui diagnosticada com dermografismo há mais de 10 anos. Na época não foram identificadas causas físicas, apenas de fundo emocional, conforme o médico me informou. Desde então faço uso de Cetirizina 10mg diariamente. Há algum mal em tomar este medicamento assim, indefinidamente?
    Grata,
    Vânia

    ResponderExcluir
  38. Patricia sant'anna19/10/10 07:12

    OI,descobri que minha filha de 9anos sofre de dermografismo,sofro muito em vê-la toda marcada e se caçando.Já fui a vários médicos e eles me dizem a mesma coisa.Quero sa ber se essa doença tem cura??????????

    ResponderExcluir
  39. Patrícia: a base para tratamento do dermografismo está na pesquisa e no controle da(s) causa(s) envolvida. A evolução da doença na criança costuma ser mais rápida do que nos adultos. Mas, de qualquer modo é preciso persistência e disciplina. Evite trocar de médicos pois atrapalha o raciocínio do profissional e impede a melhora. Escolha o alergista em quem mais confiou e mantenha o tratamento. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  40. Boas Pessoal!! Tenho 20 anos, sou portugues e enquanto dermográfico, há uma dica fundamental que todo o pessoal deve saber, não coçem!!! se coçarem vão provocar mais comichão e assim vão entrar num ciclo vicioso e não param de coçar. Tentem beber mais água possivel, pois faz trabalhar os vossos rins. Eu detesto tomar medicação, tento sempre que possivel fazer um auto-controlo da doença e sempre q tenho vontade de coçar, evito-a não coçando. Era bom fazer um fórum sobre dermografismo em português, existe em ingles um bom, mas como nem toda a gente sabe falar ingles...

    Tento com este meu testemunho ajudar na medida do possivel

    Born to be Dermo

    PS: Nã se coçem!!!

    ResponderExcluir
  41. Vania: o uso da cetirizina é seguro, mesmo por tempo prolongado. O médico orientará os demais cuidados e o tempo necessário. Agradecemos sua visita. Volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  42. Oi! Sou Gisele! TEnho Dermografismo faz anos.. tenho crises de dermografismo... me coço por um tempo e depois desaparece... fazia uns 3 anos q não tinha coceiras e agora voltaram... Das outras vezes q tive coceiras frequentes, eu tomava durante o dia Fexodane e a noite 1/2 Hixizine... Sentia um alívio da coceira, porém mto sono.. por isso tomava 1/2 comprimido de Hixizine... Vi em alguns posts sobre Zyxem... este medicamento é melhor q Hixizine? o Hixizine provoca mto sono mesmo e engorda? Obrigada.. Aguardo resposta

    ResponderExcluir
  43. Olá! Há quase dois anos venho percebendo que algumas partes do meu corpo incham ao sofrer pressão. Nos últimos 6 meses a situação piorou. Se uso sapatilha ou sandália de salto, meus pés incham, coçam e doem muito após cerca de 1 hora de uso. Se carrego uma bolsa pesada no ombro ou uma sacola no braço, depois de um tempo surgem vergões doloridos e que coçam um pouco. O uso de tesoura causa inchaço na mão. Ao acordar tenho alguns dedos e algumas partes do corpo com inchaços que coçam, mas não muito. Os formato são como mapas. Tomo anticoncepcional e faço repossição de hormônio da tireóide, não sei se isso tem alguma relação. Fui à alergista, que pouco me fez perguntas, diagnosticando logo como demografismo e indicando uma série de vacina. Fiz algumas pesquisas na net e, apesar de ficar com marcas avermelhadas e que coçam onde as roupas apertam, acho que o que eu tenho é URTICÁRIA DE PRESSÃO TARDIA, pois minha pele não incha nem coça na hora da pressão, aparecendo esses sintomas após algumas horas. Os inchaços levam até 24 horas para desparecerem. Por favor, me esclareçam as diferenças entre demografismos e urticária de pressão tardia? Quais os sintomas de cada uma dessas doenças? Posso ter os dois tipos de urticária?

    ResponderExcluir
  44. Gisele: Zyxem é um antihistamínico de nova geração (Levocetirizina) e que não causa sonolência com a mesma intensidade que a Hidroxizina (Hixizine). Mas, lembro que a aceitação é individual: cada pessoa tem uma reação própria aos medicamentos. Aconselho que converse com seu alergista - ele é a pessoa mais indicada para orientar seu tratamento. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  45. Alice: peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através de um aconselhamento na internet e sem examiná-la pessoalmente. A urticária de pressão e o dermografismo podem ter lesões cutâneas bastante parecidas. O dermografismo tem alta prevalência, as lesões tem surgimento imediato e se acompanham de prurido intenso. Na urticária de pressão as lesões podem ser imediatas ou tardias e costumam se acompanhar de dor.Estes casos são bem mais raros. Aconselho que procure um outro profissional e peça uma segunda opinião. A nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  46. Márcio Rosa11/11/10 07:29

    Olá, eu gostaria de saber se por exemplo com uso de calça e cinto minha cintura fica esquenta coçando muito e com a marca do tecido como vergões e também meus sintomas parecem percorrer o corpo, variam os locais que pode ser nas costas, braços barriga, peito, as vezes é em tudo, esquenta o local e começa coçar intensamente logo após parece que tive uma briga com uma garota (piadinha) e fico todo riscado, por conta tomo Polaramine ou seus genéricos.Mas é temporário o efeito, E também meus pés e mãos coçam muito sendo que meus pés vivem inchando (até tenho que aguentar piadinhas que parece pé de cachaceiro, acho constrangedor)e a coceira é tão intensa principalmente na sola que fica até dolorido, parece que a coceira é por dentro sabe? Coça muito entre os dedos. Na palma da mão coça e ficam umas manchinhas vermelhas. Pode ser também circulação? Tenho 42 anos e acima do peso 102 kg. Obrigado.

    ResponderExcluir
  47. Mrcio: o seu relato sugere que seja mesmo um dermografismo. Mas, não há como emitir um parecer sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  48. Ola eu acho que tenho Dermografismo,quando eu brinco com os meus cachorros,e eles me arranham aparece esse tipo de marcas,eu também consigo escrever na minha pele,que nem a foto..oque eu faço? me irrita muito pois fica um vergão que coça!

    ResponderExcluir
  49. A sua descrição é compatível com dermografismo. Aconselho que procure um alergista para orientá-lo. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  50. A 4 anos venho sofrendo com dermografismo, já fiz vários exames e tomei vários medicamentos: hixizine, polaramine, celestamine, entre outros, alguns até amenizam a coçeira mas as marcas que ficam são horríveis.
    Já conversei com alergistas e demartologistas para receitar um creme para as manchas e todos me disseram que primeiro desencadeia a coçeira.
    No momento estou tomando o rupafin e gostaria de saber se há alguma pomada, creme ou loção apra amenizar as manchas escuras que ficam na pele. Não me olho mais no espelho por causa disse e tenho ficado deprimida por não mais poder usar bermidas, saias ou camisetas.

    ResponderExcluir
  51. Aconselho que utilize sabonetes suaves e que hidrate diariamente sua pele. Procure aplicar o hidratante logo após o banho pois a absorção e o aproveitamento é maior. Mas, peço sua compreensão, não há como prescrever um creme através da internet, baseado apenas em seu relato e sem examinar sua pele pessoalmente. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  52. mas quero ressaltar as bolinhas pequenas, tipo espinhas...a coceira começa com elas, mas os verdugos são constantes!!! bolinhas com uma feridinha bem pequena no meio? quando coloca o dedo arrrde? acho que todos estamos tomando alguma coisa em massa , tipo um refrigerante e estamos todos infectados?? ou sera o ar poluido de sao paulo?? tenho PINICADAS terrivei, vcs tmb tem PINICADAS?????

    ResponderExcluir
  53. o seu relato não sugere que seja um caso de dermografismo. Aconselho que busque um atendimento especializado a fim de fazer o diagnóstico correto e iniciar uma medicação adequada, aliviando o problema. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  54. Prezado(a) Sr(a).,

    Há um mês surgiu uma coceira na minha barriga, onde surgiu feridas que trarei com pomadas. No entanto, desde então venho apresentando os sintomas relatados, como marcas nas costas e em toda parte do corpo quando me coço. Hoje termino de tomar um anti-histamínico, mas nada de melhorar. Também, menos frequentemente, tenho fortes coceiras na cabeça, apesar de usar um shampoo anti-caspa. Gostaria de saber se no meu caso, a causa pode estar ligada ao refluxo que tenho ou às fortes coceiras que tenho na cabeça. Tomava omeprazol e faz tempo que não tomo mais!
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  55. Prezado(a) Sr(a).,

    Há um mês surgiu uma coceira na minha barriga, onde surgiu feridas que trarei com pomadas. No entanto, desde então venho apresentando os sintomas relatados, como marcas nas costas e em toda parte do corpo quando me coço. Hoje termino de tomar um anti-histamínico, mas nada de melhorar. Também, menos frequentemente, tenho fortes coceiras na cabeça, apesar de usar um shampoo anti-caspa. Gostaria de saber se no meu caso, a causa pode estar ligada ao refluxo que tenho ou às fortes coceiras que tenho na cabeça. Tomava omeprazol e faz tempo que não tomo mais!
    Obrigado.
    José

    ResponderExcluir
  56. José: peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet. Somente através de uma consulta médica,incluindo uma análise minuciosa dos seu histórico clínico e da realização de exames complementares será possível esclarecer a causa dos sintomas que você está apresentando. Caso more no Rio de Janeiro, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Cínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para examiná-la e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  57. hola!!! yo tambien ytengo esta enfermedad pero no se como tratarla.. ni que la provoca alguien podria decirme?

    ResponderExcluir
  58. Parabens pelo Blog ! Estou sofrendo de Dermografia ja diagnosticada por 3 medicos a quase 1 ano.

    Estava tomando hidroxizina associada a PREDSIN que é um corticoide. Engordei quase 10 quilos ...

    Tirei o corticoide e a coceira volta... só com o antialergico não consigo administrar,

    O que faço ?
    Daniel

    ResponderExcluir
  59. Dermografismo es una enfermedad benigna,pero incomodá,de larga duracion.dermografismo es una forma de urticaria clasificada en el grupo de las urticarias fisicas.la palabra dermografismo significa: dermo(piel) grafismo(escrito) es decir,con un objeto de punta romba se puede escribir en la piel del paciente.
    se caracteriza por:picazon intensa en areas de presion.de una forma general, en el dermografismo la picazon o prurito es intenso apareciendo antes de otros sintomas,despues que la persona se rasca vienen las placas rojas en la piel.
    el tratamiento del dermografismo abarca :el uso de medicamentos principalmente los antihistaminicos,que varian en cada caso,su uso es prolongado;el cuidado de la piel principalmente la hidratacion de la misma,uso de ropas adecuadas y una alimantacion apropiada.esta comprovado que factores emocionales como el estres entre otros ,son desencadenantes de crisis.el tratamiento exige diciplina y perseverancia.el medico especializado en alergias analizara la historia clinica de cada paciente quedando a su criterio la solicitacion de examenes y medidas individuales segun la necesidad de cada paciente.es de suma importancia el dialogo con su medico;exponga sus dudas y temores de una forma clara y abierta,pues esto asegura el exito de su tratamiento.

    ResponderExcluir
  60. Dermografismo es una enfermedad benigna,pero incomodá,de larga duracion.dermografismo es una forma de urticaria clasificada en el grupo de las urticarias fisicas.la palabra dermografismo significa: dermo(piel) grafismo(escrito) es decir,con un objeto de punta romba se puede escribir en la piel del paciente. Se caracteriza por:picazon intensa en areas de presion. De una forma general, en el dermografismo la picazon o prurito es intenso apareciendo antes de otros sintomas,despues que la persona se rasca vienen las placas rojas en la piel. El tratamiento del dermografismo abarca el uso de medicamentos principalmente los antihistaminicos,que varian en cada caso,su uso es prolongado;el cuidado de la piel principalmente la hidratacion de la misma,uso de ropas adecuadas y una alimantacion apropiada.Esta comprovado que factores emocionales como el estres entre otros ,son desencadenantes de crisis.el tratamiento exige diciplina y perseverancia.El medico especializado en alergias analizara la historia clinica de cada paciente quedando a su criterio la solicitacion de examenes y medidas individuales segun la necesidad de cada paciente.es de suma importancia el dialogo con su medico;exponga sus dudas y temores de una forma clara y abierta,pues esto asegura el exito de su tratamiento

    ResponderExcluir
  61. Daniel: Dermografismo necessita tratamento prolongado com antihistamínicos (antialérgicos) e pede disciplina e persistência do paciente. O uso do corticóide não é indicado para longo prazo. Aconselho que retorne ao seu alergista para nova orientação do seu tratamento.
    A nossa equipe médica está ao seu dispor na Cínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar o caso e prestar maiores esclarecimentos. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  62. Anônimo8/3/11 01:22

    OLA´TIVE AOS 8ANOS RUBEOLA E DEPOIS SEMPRE FIQUEI CO MUITA COCEIRA ATE HOJE FUI AO DERMATOLOGISTA EA DOTOURA ME DISSE QUE ERA DERMOGRAFISMO ,ME RECEITOU HIXIZINE TOMAR SEMPRE .ESSE REMÉDIO PREJUDICA OCORAÇÃO?

    ABRAÇOS CRISTIANE

    ResponderExcluir
  63. Cristiane: Hixizine é um antialérgico (antihistamínico) e não tem efeito sobre seu coração. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  64. dermografismo e contagioso

    ResponderExcluir
  65. Não. Dermografismo não é contagioso. Obrigado pela visita ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  66. Gostaria de saber se tem como dectar as causas que levam a desencadear o dermografismo? Descobri a 2 anos e meio que tenho, hoje tenho 33 anos, nunca apresentei nehum quadro alérgico, não tenho renite, bronquite... nem familiares.Durante a medição não apresento nada, posso fazer ativadedes sem ficar vermelha...., mas sem a medição minha pele fica vermelha, aparece vergões... memo quando não estou em contato com nada ou sem roupa. A pimeira vez que apareceu já começou coçando e vergões e vermelhões na na pele.
    grata.

    ResponderExcluir
  67. Não há um exame que seja específico para fazer o diagnóstico de dermografismo. Cada pessoa deve ser analisada sob um prisma individual para que se obtenha o melhor resultado no tratamento. Caso more no Rio, convido que venha nos conhecer na Policlínica RJ.

    ResponderExcluir
  68. Anônimo7/4/11 21:20

    ola sou patrick tenho 19 anos e tenho essa chatise bem nao mata lol mas é chato. ja sou espriente nisto enfim fica o meu mail pa quem quiser falar xD p.patric.kk@hotmail.com

    ResponderExcluir
  69. Obrigado pela visita e pelo depoimento, patrick. Um abraço.

    ResponderExcluir
  70. Olá tenho dermografismo há 4 anos, posso engravidar tomando os anti alérgicos?
    obrigada.

    ResponderExcluir
  71. Você não informou o tipo de antialérgico que faz uso. Aconselho que fale com seu alergista e peça esta orientação. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  72. Gostaria de saber se a dermografia pode causar desconforto ou dores na relação sexual?

    ResponderExcluir
  73. Não é comum. Em tese, seria possível ocorrer um certo desconforto nos casos mais graves, mas na prática não é um sintoma relatado pelos pacientes. Aconselho que procure atendimento médico para confirmar a causa do seu problema. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  74. Anônimo2/6/11 14:45

    Hoje foi constatado através dos exames que tenho dermografismo. O Blog foi muito útil para mim. Parabéns!

    Sonia
    Salvador (Ba)

    ResponderExcluir
  75. Obrigado, Sonia Volte sempre para nos visitar.Um abraço.

    ResponderExcluir
  76. Ola, meu nome é Soraya, descobri a pouco tempo o dermografismo, fiz testes na pele com o alergo e ele me entregou uma lista com diversos medicamentos que não posso tomar. Fiz tratamento com antihistaminico, antialergico e corticoide por 30 dias.Não tomei nenhum outro medicamento, mas depois voltou tudo, acho que tem fundo emocional tbém. Mas será que é alergia a medicamentos mesmo? Sempre tomei e nunca aconteceu nada. Gostaria de saber se isso é possível, e se alimentos podem desencadear as crises que incomodam e as pessoas reparam e falam. Aguardo retorno.

    ResponderExcluir
  77. Soraya: não tenho condições para emitir um parecer sobre seu caso baseado apenas nos dados enviados em seu breve relato. Contudo, gostaria de fazer algumas considerações: 1)a alergia aos medicamentos não surge da primeira vez em que se ingere o medicamentos, mas sim com o repetir do uso. 2) alimentos são causas mais raras de dermografismo. 3) fatores emocionais podem estar implicados. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  78. Descobri há 4 dias que estou grávida. Tomo cetirizina diariamente há 11 anos, mas suspendi desde que soube da gravidez. Gostaria de saber se a cetirizina é contra indicada na gravidez.

    Grata,
    Vânia.

    ResponderExcluir
  79. Vânia: cetirizina está autorizada para uso na gestação pelo FDA americano. Aproveite para retornar à consulta com seu alergista e avaliar seu tratamento. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  80. Cristiane Nogueira20/8/11 14:54

    Olá! Sou mais uma nesta estatistica dos 5% da população com dermografismo. O que mais me incomoda nesta doença, se é que posso chamar assim... mas enfim é a susto que as pessoas tomam ao ver a vermelhidão depois que eu ,por exemplo, coço o meu rosto! as pessoas perguntam: O QUE FOI ISSO NO SEU ROSTO!!! É péssimo! A sensação é a pior possível! Não sei se todos que têm dermografismo se sentem assim também mas eu acho muito chato!!! Um grande abraço e parabéns pelo blog! Cristiane Nogueira

    ResponderExcluir
  81. Cristiane: concordo que é uma situação desagradável. Contudo, é uma doença benigna e que pode ser controlada com o tratamento adequado, embora por tempo prolongado. Não desista, continue seu tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  82. eu gostaria de saber se demorgrafismo tem risco de da choque anafilatico, pois tenho sofrido muito com isso desde ja muito obrigada

    ResponderExcluir
  83. O fato de ter dermografismo não significa que terá mais chances de ter um choque anafilático. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  84. É um alívio saber que não estou sozinho nessa, o dermografismo não é grave mas é muito chato, evitar banho quentes e demorados, evitar atritos com a pele e evitar o estresse são os principais fatores que ajudam a aliviar. Espero melhorar, estou rtomando banho de 3 a 4 minutos na agua fria ou morninha.

    ResponderExcluir
  85. Desejo que tenha sucesso em seu tratamento. Mas, o banho pode ser morno, sem problemas. Agradecemos sua visitaao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  86. Olá desde sempre quando chega o calor minha pele começa a coçar muito e fica essas marcas, eu ate escrevo no meu corpo, e comun essa doença se manifestar mais em periodos quentes?
    tempos mais frios ao me cocar no acontece isso,
    é normal?

    ResponderExcluir
  87. Biazinha: a pele dermográfica tende a piorar em climas extremos: quando está muito calor (o suor pode irritar sua pele) ou quando a temperatura está muito baixa (pelo ressecamento cutâneo) A pele bem hidratada em geral reage melhor às variações climmáticas. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  88. ana paula1/11/11 13:02

    Eu tive uma crise de dermografismo muito intensa, porém da mesma forma que apareceu, sumiu. Agora minha filha de 2 anos vem apresentando os sintomas. É comum o dermografismo em crianças tão pequenas? É correto afirmar que o dermografismo é causado por problemas emocionais, estresse físico? agradeço a atenção

    ResponderExcluir
  89. olá, tenho dermografismo há mais ou menos 3 anos e ultimamente a coceira diminuiu bastante,gostaria de saber se ela pode ficar extinta algum dia.Não tenho tomado mais o Hixizine,sinto apenas um leve comichão e o meu filho, que também é bastante ansioso, pode vir a ter algum dia esse problema?

    ResponderExcluir
  90. Em geral, após a melhora do dermografismo a coceira cede mas permanece a sensação de uma pele sensível (pele dermográfica). Não há como prever se o seu filho terá ou não dermografismo. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  91. Ana Paula: dermografismo não é comum em crianças pequenas e quando ocorre é importante pesquisar verminose e outros fatores. Aspectos emocionais são mais comuns em adultos, mas após afastar outras possibilidades. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  92. Olá, eu tenho dermografismo e gostaria de saber se tem algum problema em fazer uma tatuagem, pois quero fazer mas tenho medo de na hora de fazer, a pele crescer, e o tatuador errar na tatuagem. Minha médica me passou um antialérgico para tomar antes das sessões, e quero saber de vocês se tem problema.

    Grato.

    ResponderExcluir
  93. Amílcar: é imprevisível afirmar como seu dermografismo influenciará na tatuagem através de um simples aconselhamento na internet. A pele dermográfica é bastante sensível aos atritos, podendo reagir em excesso, interferindo no resultado final. Aconselho que siga as orientações de sua médica: ela conhece seus dados clínicos, seu tipo de pele, a intensidade do seu dermografismo, sendo a pessoa mais indicada para orientá-lo. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  94. Bom dia. Há mais de 2 anos faço tratamento alérgico - vacinas de alergenos, loratadina, budesonida - e não consigo me curar. O fato é que há cerca de 2 meses me descobri com dermografismo. Como sempre que estou com o alergologista a coceira não ocorre, fiz um video e mostrei pra ele. Ele, rapidamente me encaminhou para fazer testes de contato e cosméticos, que não é barato. No entanto, li aqui que não há testes para diagnosticar o dermografismo. Gostaria de saber se há, de fato, relação entre o dermografismo e o teste de contato e de cosméticos, pois estou desconfiada que preciso trocar de médico.
    Obs: infelizmente, não posso me consultar com vocês pois moro em Brasília.

    ResponderExcluir
  95. Roberta: não há um teste específico para dermografismo. O teste de contato pode ser feito quando há suspeita de uma alergia de contato associada, mas não com objetivo único de fazer o diagnóstico do dermografismo. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  96. O alergista me diagnosticou com dermografismo. No meu caso eu fico poucos minutos no sol ou em um lugar quente e começa a coceira. :\ Tá cada vez pior. Acho que tem fundo emocional também. Comecei o tratamento agora. É muito ruim pq mal posso sair de casa, não posso caminhar, enfim... =\

    ResponderExcluir
  97. Aline: mantenha o tratamento com seu alergista mas procure se distrair, sair com amigos, ter atividades que possam ajudá-la nos fatores emocionais que se associam ao dermografismo. A tensão e a preocupação tendem a agravar o quadro. procure atividades de lazer. Agradecemos sua visita e participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  98. bom me chamo tayna, sofro de dermografismo desde dos 7 anos hoje tenho 15 no começo foi bem difiçio pois eu fasia exames e nao detectava nada .gostaria de saber qual e o tratamento adequado e se e posivel ficar dependente de remedio.

    ResponderExcluir
  99. Tayna: o tratamento do dermografismo envolve o uso de medicamentos, em geral com antihistamínicos por tempo prolongado, que varia em cada caso. Além disso, é essencial hidratar a pele, escolher roupas adequadas, alimentação balanceada. É provado que fatores emocionais são preponderantes como causa de dermografismo. O tratamento exige persistência e disciplina. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  100. Eu, com absoluta certeza, tenho dermografismo.
    Posso escrever e fazer desenhos na pele, se quiser.
    Posso fazer tatuagem mesmo tendo dermografismo ou é melhor não arriscar?

    ResponderExcluir
  101. Aline: não recomendo que faça a tatuagem sem antes ser examinada pelo seu alergista. A presença do dermografismo podepredispor à inflamar e complicar, ou mesmo modificar o contorno do desenho da tatuagem. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  102. eu gostaria de saber se vocês já tiverem algum caso de dermagrofismo que realmente teve cura

    ResponderExcluir
  103. No dermografismo, com o tratamento é possível controlar a doença e permitir uma vida normal ao seu portador. Mas, o tratamento exige persistência e disciplina até que se possa detectar e combater os fatores envolvidos em cada caso. Agradecemos sua visita ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  104. Pretendo fazer uma tatuagem,mas tenho dermografismo na pele sera que posso fazer?Ou por causa disso nãao posso.

    ResponderExcluir
  105. karla: a pele dermográfica é sensível e tem alta possibilidade de desenvolver irritação local. Não recomendo que faça o procedimento antes de solicitar a avaliação do seu alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  106. Olá, meu nome é Leticia Sales. Tenho Dermatografismo faz anos e nunca tive curiosidade para saber se possui tratamento. Porem de uns tempo pra cá isso tem me incomodado. Tem cura? ou apenas ameniza? E esses antialergicos existe reações, por ex: engorda? Também gostaria de saber se as pessoas que possui esse tipo de alergia pode fazer tatuagens?
    Desde já agradeço a atenção.
    Boa Noite e Obrigada!

    ResponderExcluir
  107. Letícia: dermografismo é uma urticária crônica, classificada como uma "urticária física". Ou seja, tudo que atrita, aperta ou pressiona a pele libera substância chamada histamina que leva à coceira. Ao coçar a pele surge uma lesão vermelha e inchada chamada urticária. Diversos fatores funcionam como um "gatilho" e podem desencadear o dermografismo: infecções, medicamentos, estresse, etc. O tratamento é feito com antihistamínicos (antialérgicos) por um tempo prolongado (não menos que 2 meses). Dá-se preferência pelos produtos de nova geração, que não causam aumento de peso nem sonolência. Devido à extrema sensibilidade da pele, não é recomendável fazer tatuagens. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  108. Chocolate Piora o Dermografismo?

    ResponderExcluir
  109. Não há comprovação científica de que chocolate poderia piorar dermografismo. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  110. O fato de ter dermografismo não impede uma vida normal nem impede que possa fazer uma cirurgia. Aconselho que exponha sua preocupação ao seu alergista para que possa tranquilizá-la. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  111. Olá, faz oito meses que estou com dermografismo e gostaría de saber se o medicamento HIXIZINE engorda ou não, sei que ele dá sono, então tomo um por dia à noite antes de dormir conforme orientação médica. É bom que ele até ajuda no meu problema de sono e durante o dia não dá mais sono além de dar conta da coceira 24hs, só as marcas de vermelhidão é que permanecem se pressionar a pele, de resto, sem problemas.É que o meu clínico geral diz que engorda e é difícil emagrecer enquanto se está usando o meicamento e a dermatologista diz que não porque não é corticóide. E agora? Engorda ou não? Só quería dizer que descobrí este blog hoje sem querer no Google e me fez bem no sentido de sentir "companhia" em ver tantas pessoas passando por estes mesmos 'tormentos' com relação ao dermografismo.Li um montão de comentários aqui e não me sentí mais 'sozinha' nesta situação.Sei que não era só eu...mas lendo os desabafos e dúvidas aquí eu sentí mais "companhia" e compartilhamento do pessoal que sofre do mesmo problema, isso me dá mais 'força interior'pra agüentar essa doença 'chata' e me sinto menos 'isolada'.Obrigada por este Blog existir.Um abraço, Eliane!

    ResponderExcluir
  112. Eliane: Hixzine (hidroxizina) é um antihistamínico (antialérgico) usado no tratamento de vários tipos de alergia, em especial nos quadros cutâneos. É um apoio importante ao tratamento, pois tem bom efeito no controle da coceira (prurido). A ocorrência dos efeitos colaterais é variável em cada pessoa pois depende da sensibilidade individual do paciente. Mas, em algumas pessoas pode provocar aumento de apetite em grau variável e consequente ganho de peso. Contudo, a prática temos o exemplo de muitas pessoas que tomam o remédio por longo tempo sem ganhar peso.
    Agradecemos seu carinhoso incentivo ao nosso trabalho voluntário neste Blog.

    ResponderExcluir
  113. Eu tenho Dermografismo a mais o menos 8 anos e me incomoda um bocado por eu ter a pele bem branca ninguém pode nem me abraçar que fico todo vermelho,dependendo da força como algum objeto é passado na minha pele fica mais visível,mais como falam das coceiras não sinto nenhuma,Obrigado,não procurei um tratamento por displicência.

    ResponderExcluir
  114. Yuri: vale a pena tratar pois a melhora do dermografismo resultará em melhora de sua qualidade de vida. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  115. eu tambem fico assim mais nao e so quando algo me aperta eu nao posso encosta nada na minha pele que fica um vergão
    ...
    isso e contagioso, ou mata? rsrs

    ResponderExcluir
  116. Dermografismo é uma doença benigna porém incômoda e de longa duração, podendo levar o paciente a pensar que seja uma doença grave. É uma forma de urticária, classificada no grupo das urticárias físicas. A palavra dermografismo significa: dermo (pele) e grafismo (escrita), ou seja, é possível, com um objeto de ponta romba, grafar letras ou sinais na pele do paciente. Dermografismo não é contagioso e não mata. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  117. Anônimo2/4/12 21:33

    Olá usei stele hormonio, e coloquei elotodos na perna que dá choquinhos para irrigecer as pernas; naum sei o que causou a vota do meu dermografismo, você pode me dizer se algum desses fatores pode vim a voltar a aparecer o demorgrafismo?Obrigada tenho 54 anos.

    ResponderExcluir
  118. Não tenho condições para afirmar qual foi o fator desencadeante do dermografismo, mas o seu relato sugere que possa ter sido o processo irritativo provocado na pele pelos eletrodos. Aconselho que procure um alergista.
    Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  119. Agradecemos seu depoimento. Aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  120. Ola, gostaria de saber se existe cura para o dermografismo.

    ResponderExcluir
  121. O tratamento do dermografismo permite controlar a doença e uma vida normal ao seu portador. Nem sempre é possível detectar e afastar totalmente a causa do problema. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  122. Tudo isso acintece comigo,

    ResponderExcluir
  123. Espero que as informações do nosso texto ajudem na melhora do seu dermografismo. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  124. Olá!!! Tenho dermografismo e tomo medicamento a sete anos. Gostaria de saber se esta alergia possui cura.

    ResponderExcluir
  125. Dermografismo é um tipo de urticária classificado no grupo das chamadas "urticárias físicas". Pode ter causas variadas e por isso cada pessoa precisa ser investigada. Nem todas as causas têm origem alérgica. Em alguma pessoas a evolução da doença pode ser longa. O tratamento é capaz de controlar mas a cura ocorre apenas nos casos onde a causa é detectada e afastada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  126. Olá..Dermografismo tem diferentes casos? uns mais avançados e outros mais simples?Pois tenho essa alergia,mais não tenho coceiras todos os dias ,somente as vezes quando coça(nas costas principalmente) começa a subir calombos grossos,onde risco sem querer também..e as vezes se bato em algum lugar incha demais,depois passa..

    ResponderExcluir
  127. Sim, existem várias formas clínicas de manifestação do dermografismo. Em geral se manifesta pelo aparecimento de pápulas lineares (como se fossem vergões) que surgem após o prurido, sendo mais frequentes em áreas de pressão cutânea. Aconselho que procure um alergista para orientá-lo. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  128. Olá, tenho dermografismo é queria saber se tem algum tipo de controle.

    ResponderExcluir
  129. Olá bom dia. Tenho urticária e tenho muita vontade de fazer uma tatuagem. Quem tem esse tipo de patologia pode fazer tatuagem? Por favor me respondam.

    ResponderExcluir
  130. Olá, apesar de ter bastante tempo da ultima postagem espero muito que ainda possam me responder. Tenho urticária da mesma maneira que o andre ( acima ) e desejo fazer um tatuagem, mas tenho medo de empolar toda minha pele e não consegui terminar a tatuagem. Por favor me respondam, tem algum jeito de uma pessoa com urticária fazer tatuagem?????

    ResponderExcluir
  131. O tratamento do dermografismo incluindo os medicamentos e os cuidados preventivos pode controlar o dermografismo e permitir uma vida normal à pessoa. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  132. Nane: não aconselho que faça tatuagem sem antes falar com seu alergista. A orientação varia em cada pessoa, de acordo com o tipo de urticária e grau de acometimento da pele. Sendo assim, não há como emitir um parecer sobre seu caso sem avaliar pessoalmente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  133. Olá, me chamo Alan e convivo com esse "desgosto" há 15 anos. Passei por vários profissionais, tomei inúmeros medicamentos, fiz diversas dietas e nenhum resultado eu obtive. Atualmente, estou no fim de um tratamento contra a Acne utilizando o Roacutan, onde o próprio Dermatologista me desanimou quanto ao Dermografismo. Não sei mais o que fazer ao menos para amenizar, por que é uma situação extremamente constrangedora, a coceira é constante causa vergões, feridas e até cicatrizes. Gostaria saber se tem algum medicamento, tópico ou oral, pomadas, cremes que possam ajudar a amenizar e até mesmo exterminar o maldito. Alguma dica?

    ResponderExcluir
  134. Alan: não há um remédio que seja definitivo e indicado para todos os portadores de dermografismo. O tratamento deve ser escolhido com base na avaliação individual, ou seja, na análise do histórico clínico de cada paciente. Dermografismo pode ter várias causas e por isto a investigação pode ser auxiliada através de exames complementares. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  135. Olá. Boa noite! Sou a Josi.
    Li quase todos os depoimentos aqui colocados e fiquei bem confusa, quanto ao meu caso. Sou bastante alergica, tenho rinite, sinosite.. faço tratamento com vacinas.
    Tenho uma coceira no corpo por volta de uns 11 anos. Quando apareceu pela primeira vez foi no meu pescoço, coçava muito a ponto de ficar ferido. Logo apareceu no restante do corpo (somente na parte de trás do corpo), a ponto deu não poder usar roupa clara, porque ficava toda suja de sangue (logo dava feridinhas continuando a coçar). Percebi também que antes da minha menstruação as coceiras aparecem com mais intensidade.
    Hoje, esta coçando muito, estou com coceira no meu seio esquerdo, nádegas, axila, nuca, orelha, (coça tanto que feri a pele e o único alívio é passar álcool).
    Meus sintomas são muito estranhos, na área onde vai coçar.. 1- Em alguns casos minha pele fica quente, 2- A sensação de agulhadas, 3- começa a coçar, 4- Empola como se fosse mordida de formigas 5- coça mais ainda, 6- E logo sangra, sangra muito!... Tenho a impressão que minha pele fica mais sensível na área afectada, 7- Forma feridinhas que não inflamam só coçam muito.
    Já fui a vários médicos: Dermatologistas, ginecologistas, alergista. Usei vários medicamentos, Fiz vários tratamentos (inclusive para SARNA, altamente contagioso e eu sabendo que não era esse diagnóstico, mesmo assim o fiz), fiz vários exames até biopsia e nada foi diagnosticado, pois bem, a alergista que fui pela a ultima vez a cerca de 1 mês, disse que tudo isso que tenho poderia ser "Dermografismo" porém, não tenho os sintomas que a maioria das pessoas citaram acima.. Eu não tenho vermelhidão e vergões caso me arranhe e me aperte..a não ser quando pego e seguro no braço sacolas pesadas e quando coloco roupas apertadas, quando as tiro coça um pouco e empolam. Apenas uma vez percebi em minhas costas vergões e vermelhidão, fiquei muito preocupada.
    Sinceramente todos os médicos que fui, todos! Não souberam me disser o que tenho de fato!
    Fico aqui com as minhas duvidas, meus constrangimentos.. E essa coceira! Tem horas que choro! me dá uma agonia por não saber o que tenho, a que procedimento seguir.
    Se alguém puder me ajudar. Eu desde já, agradeço!
    Josi.

    ResponderExcluir
  136. Josi: pode ser que seja um dermografismo, mas existem outras alergias na pele que podem se manifestar com sintomas semelhantes. Por isso, só mesmo examinando pessoalmente é possível fazer o diagnóstico adequado para seu caso e assim poder indicar o tratamento mais apropriado. Caso você more no Rio, a nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica RJ. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  137. Boa Noite! Sou Josi.
    Agradeço a equipe, vocês fazem um trabalho maravilhoso, dinâmico e que tira nossas duvidas quanto esta doença.(respondem rápido)
    Sou aqui do RJ, pretendo me consultar na clínica o mais rápido possível!..
    Não aguento mais conviver com esta doença sem um tratamento certo, específico.
    Ah, esqueci de mencionar no comentário que fiz acima; tenho uma irmã de 43 anos (EU 41 anos) que sofre a 3 anos dos mesmos sintomas que eu. (Dermografia - tem fator hereditário? Tem algo a ver com o sangue?
    Adorei este Blog.. Até então eu não sabia, muito menos imaginava que houvessem tantas pessoas com algo parecido. Nunca sequer pensei! Pensei que as únicas eram eu minha irmã..
    Obrigada! Ao Blog e a Clínica da Alergia. Vou aparecer em breve! Beijo a todos

    ResponderExcluir
  138. Olá, tenho dermografismo e gostaria de saber se posso fazer tatuagem.

    ResponderExcluir
  139. Josi: em primeiro lugar, agradeço suas palavras pois nos incentiva a manter este trabalho voluntário no Blog da Alergia. Não se sabe ao certo a causa do dermografismo. É possível que coexista uma tendência genética. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  140. Não recomendo que faça a tatuagem sem antes falar com seu alergista. A pele dermográfica é sensível e pode trazer problemas neste procedimento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  141. Olá.
    Tenho dermografismo há mais ou menos 3 meses. Começou com uma coceira danada pélo corpo todo, inclusive na cabeça. Fui ao dermatologista que me encaminhou ao alergologista, e este me pediu alguns exames de sangue e urina, os quais deram normal. Ela me recitou um anti-histamínico chamado Alektos o qual todo 1 por dia. A coceira aliviou, mas os vergões continuam, não posso tomar banho com bucha, nem carregar sacolas, os apoiar braços e pernas , pois logo fico com aqueles vergões horrorosos. Gostaria de saber se isso vai durar por muito tempo, ou se tenho que fazer mais alguma coisa além de tomar o remédio . Ah... gostaria de saber também se posso fazer uma micropgmentação na sobrancelha e se posso continuar pintando os cabelos e unhas.... (essas coisa fazem aumentar o dermografismo?)
    Bom ... desde já agradeço a resposta.
    Susana

    ResponderExcluir
  142. Suzana: . O tratamento do dermografismo exige persistência e disciplina pois leva um tempo demorado (que varia em cada caso) É importante que converse com seu médico, esclareça dúvidas e exponha seus temores. A confiança e o diálogo são a base para o sucesso do tratamento. Não é recomendado fazer procedimentos que irritem a pele como a micropigmentação na sobrancelha, tatuagens, etc. Em principio você pode pintar as unhas e o cabelo, mas é recomendável que fale com seu alergista que conhece seu histórico clínico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  143. Sem duvidas e isso que tenho tambem mas nao ha cura de verdade? sera que nao ha uma maneira de diminuir a coceira pelo menos ?

    De Mocambique.

    ResponderExcluir
  144. A possibilidade de cura do dermografismo depende da causa envolvida em cada paciente. O tratamento clínico com medicaç~ies, hidratação cutânea e cuidados preventivos é capaz de controlar a doença e permitir uma vida normal ao seu portador. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  145. Soraya: Dermografismo é uma doença benigna porém incômoda e de longa duração. O uso de antihistamínico pode ser útil no tratamento. A presença do dermografismo, que é uma forma de urticária, pode sinalizar e acompanhar situações de saúde. Para localizar um alergista em Recife, procure no site da ASBAI: www.asbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  146. OLÁ EU FUI DIAGNOSTICADO COMO PORTADOR DE DEMOGRAFISMO PELO MEU ALERGOLOGISTA SENDO QUE ATE COMECAR O CURSO DE ENGENHARIA NAO POSSUIA ESSES SITOMAS, ACREDITO QUE FOI DEPOIS DE TENTAR FAZER UM CALCULO DE INTEGRAL QUE ESQUENTOU TANTO MEU JUIZO QUE ADQUIRI ESSA ALERGIA ETERNA..ALGUMA SOLUCAO MAIS RECENTE ? OBRIGADO ..DEVO LARGAR A ENGENHARIA E FAZER CULINARIA ? ACHO QUE DEVA SER ALGO MAIS TRANQUILO OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  147. Dermografismo é uma doença que envolve fatores variados e que não são similares em todas as pessoas. Fatores emocionais podem agravar a doença. Contudo, não posso opinar sobre seu quadro baseado apenas no seu breve relato e sem analisar seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  148. gostaria de saber se levocetirizina tem em sua formula de alguma forma corticoide.obrigado.

    ResponderExcluir
  149. Levocetirizina não é um corticóide e sim um antialérgico (antihistamínico). Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  150. Me chamo Jaqueline e descobri agora que tenho dermografismo e gostaria de saber se a doença atinge o couro cabeludo pois quando penteio dá muitas fincadas.Não tenho coceira mas o lugar esquenta muito e fico muito inchado e tem vários vergões.

    ResponderExcluir
  151. Jaqueline: dermografismo pode acometer qualquer área do couro cabeludo, incluindo couro cabeludo. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  152. Ola tenho urticaria claramente, e qualquer arranhão minha pele já fica em alto relevo como nas fotos acima. Tenho muita vontade de fazer tatuagem, tem algum problema nisso? Tenho medo de ficar em alto relevo e não cicatrizar... Aguardo sua resposta, se puderem responder para o meu Email: biola_zimba@hotmail.com Obrigada desde ja!

    ResponderExcluir
  153. Menina: não recomendo que faça a tatuagem sem antes consultar um alergista para examinar sua pele e orientar a conduta mais adequada. gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  154. Ola tenho Dermografismo há 8 anos,qualquer pressão sobre a pele já começa a coçar e inchar.
    Queria saber que hidratante ou protetor solar é mais indicado e se o Dermografismo pode passar de uma pessoa para outra?

    ResponderExcluir
  155. Dermografismo não é uma doença contagiosa, ou seja não "passa" de uma pessoa para outra. A escolha do hidratante e do protetro solar varia de acordo com o tipo de pele de cada pessoa. Não há um produto que possa ser indicado de forma generalizada para todos os portadores de dermografismo. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  156. Existe comidas que fazem piorar o dermografismo?Exite dermografismo leve ou grave?

    ResponderExcluir
  157. Dermografismo é uma forma de urticária e pode acometer a pele de formas diferentes. Sendo assim, manifesta-se com diferentes graus, podendo ser mais leve ou mais intenso. Não é uma doença grave, embora seja muito incômoda. Não se sabe a causa exata do dermografismo, sendo maaioria das vezes atribuído a fatores emocionais. Raramente é causado por alimentos. Pode se associar com algumas doenças e por isso as causas orgânicas precisam ser investigadas. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  158. eu tenho essa doença a muito tempo e acho que e emocional pois sempre sofri emocionalmente as nao sei me expresar sou muitonervoso quando estou com sintomas nao consigo me controlar eas vezes chego quebrar as coisas dentro de casa de tanto irritado que fico sou muito ancioso gostaria de uma opiniao no meu caso

    ResponderExcluir
  159. É verdade que fatores emocionais podem causar dermografismo. Mas, para afirmar se é o seu caso, é essencial avaliar pessoalmente e excluir outras possibilidades diagnósticas. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ.Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  160. Olá. Soube recentemente deste termo dermografia. Isso após depois de uns 2 meses de ficar convivendo com umas coceiras que ao coçar aparece uns "vergões" como se tivesse batido um fio no corpo. Quando tiro a roupa nos cós e onde fica sutiã, pernas da calcinha também está bem avermelhado e ao coçar aumenta muito. Mas ao ler o texto acima vejo que aparece primeiro a coceira, mas muitas vezes acordo já com essas manchas elevadas e vermelhas e aí começo a coçar e fico mais ainda riscada com esses vergões. Seria mesmo essa dermografia? Os locais mais afetados são: axilas e parte interna dos braços, parte interna das coxas, barriga, seios, nádegas, percoço, mas em menos intensidade o resto do corpo... cip, ficou um risquinho vermelho leve, mas não ficou o vergão. O dermatologista que fui disse que era e me passou um antialérgico, me disse que não tinha causa e que não tinha fundo emocional. Gostaria de algum aconselhamento.
    Att.
    Valeria

    ResponderExcluir
  161. Valéria: o seu relato sugere que seja mesmo um caso de dermografismo. Para afirmar, é essencial examiná-la pessoalmente.Fatores emocionais são uma causa comum do dermografismo.
    Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  162. Boa noite, meu nome é TATIANE, tenho apresentado coceiras intensas por todo o corpo e a pele está supersensível, mas sou alérgica a medicamentos, a poeira... enfim, nao imaginei que poderia ser DERMOGRAFISMO. A alergologista suspeitou de escabiose qdo disse que à noite o comichão era insuportável, mas o tratamento contra a ESCABIOSE só fez piorar as coceiras. Ao ir ao ginecologista, senti uma reprovaçao qto a escabiose, ele passou o fundo da caneta na minha pele e ficou parecendo uma tatuagem em alto relevo... já tomei Cetotifeno, Alegra, Rapatadina, Monteculaste de sódio e NADA resolveu. No lugar do sutiã nas minhas costas já tem uma marca, na cintura, onde passa o elástico da calcinha parace que fez uma crosta do tanto que coça. Esses sintomas sao indicativos de DERMOGRAFISMO pelo que li aqui, estou certa?

    Hidroxizine e Loratadina sao antialergiscos de segunda geração, ou seja, mais modernos e q nao causam efeitos colaterais?

    ResponderExcluir
  163. Tatiane: o seu relato sugere que seja um dermografismo. Trata-se de uma urticária física. Ou seja, o estímulo desencadeador é uma pressão leve: tudo que atrita, aperta ou pressiona a pele libera a substância chamada histamina que leva à coceira. Ao coçar, surge a lesão da urticária. Diversos fatores podem desencadear o problema e devem ser pesquisados em cada pessoa. Fatores emocionais são causas frequentemente relacionadas ao dermografismo. O tratamento é feito com antihistamínicos (antialérgicos) por um tempo prolongado (não menos que 2 meses) que varia de acordo com a necessidade de cada caso. Hidroxizina é de primeira geração Convido que leia sobre os antialérgicos neste link que publicamos em 2010:
    http://blogdalergia.blogspot.com/2010/08/antialergicos-ou-ant-histaminicos.html
    Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  164. ola, tenho dermografismo desde 2008, já me acostumei a viver assim, so que agora estou gravida de 6 meses e tenho medo na hora do parto ter alguma complicaçao por conta do dermografismo, gostaria de saber se é so "neurose" da minha cabeça ou se não preciso me preocupar com isso? obrigada

    ResponderExcluir
  165. Juliene: o dermografismo adequadamente tratado e controlado não interfere em sua gestação. Aconselho que procure seu alergista para orientá-la durante o período da gravidez e amamentação. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  166. ola meu nome é VIVIAN minha filha de 8 anos tem a dermografismo esta doença é grave?

    ResponderExcluir
  167. Dermografismo é uma doença benigna porém incômoda e de longa duração, podendo levar a pensar que seja uma doença grave. É uma forma de urticária, classificada no grupo das urticárias físicas. A palavra dermografismo significa: dermo (pele) e grafismo (escrita), ou seja, é possível, com um objeto de ponta romba, grafar letras ou sinais na pele do paciente. Caracteriza-se pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Em geral, no dermografismo a coceira é intensa e surge primeiro. Depois que a pessoa se coça, vêm as placas vermelhas ou “lanhos” na pele.
    tratamento exige persistência e disciplina. O médico especialista em Alergia analisará histórico de sua filha para julgar a necessidade de exames complementares e de medidas personalizadas de tratamento.
    Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  168. Não sei se esse é o meu caso, porque não coça , mas aparece esses tipos de ranhuras , sera que é ?

    ResponderExcluir
  169. Thaai: a ausência de coceira não sugere que seja dermografismo. Aconselho que procure um alergista para fazer o diagnóstico do seu problema. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  170. Boa tarde, tenho apresentado crises constantes de dermografismo e meu exame IGE MULTIPO (HX2) deu 8.10 ku/l. Será que esse valor alto pode ser a causa da minha alergia? Diante desse exame, o que realmente está me causando alergia?

    ResponderExcluir
  171. Tatiane: não há participação comprovada da imunoglobulina E no dermografismo. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  172. olá! minha namorada reclama de alergia quando é tocada (acareciada em partes sensiveis), quando toma banho na chuva, quando faz esforços como puxar algo pesado. Diz ter comichão, será que isso também é dermografismo?

    ResponderExcluir
  173. O seu relato não deixa claro que possa ser um caso de dermografismo. É essencial que se faça uma análise criteriosa e pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ. Agradecemos sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  174. Boa tarde, gentileza informar por que as crises de dermografismo são mais severas à NOITE?

    ResponderExcluir
  175. Tatiane: nem sempre os sintomas de dermografismo pioram à noite. Cada caso é um caso e cada pessoa é unica. Por isso, a análise para se buscar os fatores que interferem nos sintomas do dermografismo deve ser individualizada e personalizada. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro para analisar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Obrigado pela participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  176. Oi boa tarde... meu nome é Rita, é justamente esse dermografismo que eu tenho, eu já não aguento mais, só falta arrancar meu couro de tanto coçar. Não sei mais o q fazer. Não posso usar nada que pressione meu corpo. Me ajude por favor. Abraço!!

    ResponderExcluir
  177. No dermografismo há um aumento da reatividade da pele que coça com vários estímulos, principalmente os que exercem pressão. A pele coça e no momento em que coçamos provocamos o aparecimento das lesões. Esta doença pode ter várias causas e por isto mesmo o paciente deve ser investigado através de exames. fatores emocionais são comprovadamente agravadores do problema. É importante investigar, afastar possíveis causas, enfim, tentar descobrir o que está desencadeando os sintomas. O tratamento envolve o uso de medicamentos, em geral com antihistamínicos por tempo prolongado, que varia em cada caso. Além disso, é essencial hidratar a pele, escolher roupas adequadas, alimentação balanceada. O alergista analisará cada pessoa para julgar a necessidade de exames complementares e de medidas personalizadas de tratamento. É importante que converse com seu médico, esclareça dúvidas e exponha seus temores. A confiança e o diálogo são a base para o sucesso do tratamento. Agradecemos sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  178. Boa noite, sou Fabiano. Fui ao alergista e fiquei sabendo que meu problema tinha nome, dermografismo. Sempre que tenho relações sexuais com minha esposa, fico com o pênis e com a região em volta do pênis vermelho e coçando. Uso a pomada desanol, quem contem corticoide, melhora em dois dias. Minha medica suspendeu esse remédio e passou o medicamento chamado: Tracolimus 0,1% 60g e rupafin comprimido. Sabe me dizer se essa indicação de remédio é boa? É possível que só uma parte do corpo pode ser atingida, como a parte do pênis? Obs: Sei de uma coisa, não posso tomar banho quente e nem usar coisas apertadas, que coço muito até ficar vermelho.

    ResponderExcluir
  179. Fabiano: os dados que relata(coceira em locais de pressão da roupa) estão relacionados com o dermografismo. É provável que o atrito causado pela relação sexual também seja um fator que deflagra a reação. O tratamento deve ser feito por tempo prolongado mas a escolha do medicamento depende do exame realizado pelo médico. Por isso, não é possível opinar sobre seu tratamento através da internet, baseado apenas nos poucos dados enviados em seu relato. Agradecemos sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  180. Estou arrasada, tomo medicamento a mais de 1 ano e nada mudou. Ja estou no terceiro medicamento, com esse consigo controlar a urticaria por 1 semana mas tb fico dopada, prejudicando os estudos e me sentindo gorda, minha barriga n para de crescer.

    ResponderExcluir
  181. Dermografismo é um quadro de hiperreatividade da pele que coça com vários estímulos, principalmente os que exercem pressão. A pele coça e no momento em que coçamos provocamos o aparecimento das lesões. Pode ter várias causas e por isto é importante investigar, fazer exames, afastar possíveis causas, enfim, tentar descobrir o que está desencadeando os sintomas. O fator emocional é um desencadeante comum e que agrava o problema. Existem antihistamínicos de nova geração que não provocam sonolência ou sedação. É importante que converse com seu médico, esclareça dúvidas e exponha seus temores. A confiança e o diálogo são bases para o tratamento do dermografismo. Desejamos melhoras para você e agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  182. Ola. Gostaria de saber de alguem que fez tatuagem mesmo tendo dermografismo. como ficou o local da tattoo? Grata.

    ResponderExcluir
  183. Fernanda: não recomendo que faça tatuagem sem antes consultar seu alergista. A sensibilidade cutânea está aumentada no dermografismo e pode ocorrer reação no local do procedimento. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  184. Eu tenho dermografismo, fui a uma alergista e ela me disse que a alergia pode simplesmente desaparecer daqui a alguns anos, isso é verdade ? Ela também me disse que o medicamento eficaz pra minha alergia seria uma injeção que só ela vendia, devido a isso vivo com essa alergia até hj sem tratamento, e já faz 8 anos que tenho, será que consigo um tratamento , sem q seja de origem do próprio médico ? boa noite, e obrigada!

    ResponderExcluir
  185. Anônimo7/5/13 14:30

    Tenho dermografismo e tomo plurizin, mas percebo quando tomo amoxilina, 500 meus lábios ou meus olhos incham, mesmo tomando essa medicação...existe uma alergia com outro nome?

    ResponderExcluir
  186. É provável que esteja desenvolvendo uma alergia medicamentosa. Aconselho que procure um alergista para orientar seu tratamento. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  187. A. Moura: O tratamento do dermografismo envolve a avaliação clínica do paciente, pesquisa de fatores envolvidos e uso de antihistamínicos (antialérgicos) por um tempo prolongado (não menos que 2 meses). O tempo de uso do antialérgico varia em cada paciente, podendo necessitar por tempo prolongado. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. obrigado pela visita ao nosso blog

    ResponderExcluir
  188. ola boa tarde,estou com um problema serio de saude e não estou conseguindo ser diagnosticado pelos medico da minha cidade,a alguns meses atrás começou a me dar uma dor no estomago muito forte acompanhado de muita febre por mais ou menos 5 dias e depois me da uma diarreia e todos os sintomas simplesmente somem,fui algumas vezes no medico mas eles não souberam me dizer o que é,e o que é pior não pediu nem um exame,mas eu estive prestando a atenção na minha alimentação e percebi que quando começo a passar mau com estes sintomas que acabei de citar eu tinha acabado de engerido sucos de envelopes(tang),e depois que desconfiei eu parei de enjerir esses tipo de sucos mas ontem tive que jantar no meu trabalho e hoje voltou todos os meus sintomas novamente mas não enjeri sucos mas lembrei que ingeri gelatina,sera que tem alguma coisa ar ver?sera que pode ser algum tipo de alergia?si vocês puderem me ajudar eu agradeço muito pois estou sofrendo muito com estes sintomas ,perdendo dia de trabalho,preciso de uma confirmação para que eu possa evitar esses tipos de alimentos e viver melhor,muito obrigado.

    ResponderExcluir
  189. Camilo: os dados enviados em seu relato não deixam claro que seja mesmo um caso de alergia alimentar, mas não há como afirmar ou emitir parecer através da internet. É essencial conhecer os dados do seu histórico clínico de forma criteriosa e examiná-lo pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  190. Oi! Eu descobri o dermografismo há muito tempo. Lembro que eu tinha uma amiga, que ficava se apoiando levemente no meu braço ao caminharmos juntas, e aquilo me irritava a pele, ficava vermelha. Depois percebi que as sandálias de tiras me causavam coceira e feridas, após coçar muito. O médico na época, falou que a única solução seria banhar as marcas com água gelada e realmente aliviava. Lendo o comentário do André, lembrei que quando corria na esteira, minha barriga coçava muito e ficava vermelha. Isso, também, é dermografismo?

    ResponderExcluir
  191. Mãe da Emily: dermografismo é um tipo de urticária física, ou seja,os sintomas surgem após um estímulo físico. Os dados que relata podem ser consequentes ao dernmografismo como podem sugerir que você tenha um outro tipo de urticaria física associado, o que pode acontecer em uma parcela de portadores de dermografismo. Aconselho que procure um alergista para orientar de forma adequada para seu caso. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  192. 'olá a minha pele pica muito mas pica mais depois do banho e mais nas pernas já´consultei um dermatologista e estou a tomar gabapentina á mais de um mês e estou igual gostaria de saber se é´demografismo mas eu não me identifico muito porque quando me coço fica vermelho mas não ampola já sofro desta doença á´mais de dez anos obrigada.

    ResponderExcluir
  193. Infelizmente não é possível fazer o diagnóstico pela internet e afirmar se é um dermografismo ou não baseado apenas em seu relato e sem examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  194. Olá eu tenho dermografismo.. já foi diagnosticado mas eu tenho uma dúvida cruel... eu posso fazer tatuagem? Eu sonho em fazer mas algumas pessoas me disseram que nao posso por causa do dermografismo... isso é verdade?

    ResponderExcluir
  195. Não é aconselhável que faça tatuagem sem antes conversar com seu alergista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  196. Oi, boa tarde meu nome é Luana tenho 19 anos e há um ano descobri que tenho dermografismo, meu medico estava me tratando com hixizine, porem já tomo esse remédio há pelo menos 7 meses e não consigo ficar um dia se quer sem ele, pois volto a me coçar constantemente. Procurei outro alergista, e fiquei sabendo que alem disso tenho tbm sinusite alérgica e um pouco de rinite alérgica, tenho tbm bronquite asmática (porém não tenho ataques a mais de 1 ano). Essa médica quer me tratar com vacinas administradas por ela msm, tenho medo de fazer esse tratamento que pode durar até 2 anos (que é super caro) e não ter resultados, pois quando era criança e tinha alergia há alguns alimentos fiz esse msm tratamento e anos depois minhas alergias voltaram! Além de todo esse meu problema, queria muito msm fazer uma tatuagem, e colocar um piercing porém essa medica que fui me disse para esquecer isso! Alguem pode me ajudar? Não sei mais o que fazer ://

    ResponderExcluir
  197. Dermografismo é um tipo de urticária classificada no grupo das urticárias físicas. O tratamento exige persistência e disciplina. Além da medicação, é essencial analisar cada caso e buscar conhecer os fatores envolvidos como agravantes da doença. Tatuagem e piercing são procedimentos que podem provocar reações adversas devido à pele sensível em consequência do dermografismo. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  198. Olá meu filho tem 7 meses e o pediatra confirmou o dermografismo ... Gostaria de saber se tem cura e se é muito incomodo para um BB . O dele só aparece as marcas ao segura-ló no colo ou em limpar os seu olhos com algum tecido .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c