Pular para o conteúdo principal

Alergia a medicamentos


O consumo de medicamentos aumenta progressivamente ano após ano. Criados para resolver doenças, amenizar sofrimentos e contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas, podem no entanto exercer também ações indesejáveis.
Dados da Organização Mundial de Saúde apresentados no seminário “Diálogo entre Saúde e o Direito” em 2006, apontam para o fato de que cerca de 50% dos pacientes tomam seus medicamentos de forma errada. Soma-se ainda o fato de que remédios são vendidos sem receita em grande parte das vezes, em balcões de acesso livre, sendo comum em nosso país a indicação de um sem número de curiosos, vizinhos, “comadres” e balconistas de farmácias.
Por tudo isso, não é de se estranhar que se tenha também um aumento das reações nocivas dos medicamentos. Nos Estados Unidos a quarta causa de morte nas emergências ocorre por reações adversas medicamentosas. No Brasil não há uma estatística exata, mas calcula-se que ¼ de pacientes hospitalizados sejam relacionados a estas reações.
Isto significa que não devemos usar remédios? Não, em absoluto. Significa sim que os medicamentos devem ser usados com critério e indicação médica a fim de que sejam aproveitados seus benefícios e minimizados os possíveis efeitos nocivos.
Antes de se falar na alergia aos medicamentos, é necessário entender que nem toda reação é alérgica. Por exemplo, alguns antialérgicos podem provocar sonolência, que é um efeito colateral bastante comum. É preferível portanto usar o termo Reação adversa para descrever qualquer reação inesperada que possa ocorrer em resposta ao uso de um medicamento. A alergia é apenas um dos tipos destas reações adversas.
Existem reações a medicamentos que são previstas, ou seja, já esperadas como resultante da ação do produto e que dependem da dose utilizada. Um exemplo clássico é a sonolência que pode surgir após o uso de alguns antialérgicos. Entretanto, existem ainda as reações imprevistas, ou seja, ocorrem apenas em algumas pessoas e não dependem da dose nem do efeito farmacológico da medicação. É neste grupo que se incluem as reações alérgicas.

Reações alérgicas a medicamentos (ou Reações de Hiperssensibilidade)
Ocorrem quando o sistema imunológico responde à medicação ou aos produtos biológicos que resultam de seu metabolismo. Para que a alergia ao medicamento ocorra, é imprescindível que a pessoa tenha tido um contato anterior com aquele medicamento. Por isso, a reação surge para medicamentos que a pessoa já usou uma ou diversas vezes, até mesmo durante anos, sendo impossível prever quem poderá vir a ter uma reação alérgica a medicamentos no decorrer de sua vida.
Ressalta-se que a história de outras pessoas na família que tenham alergia medicamentosa não influi na chance de que a você seja alérgico à mesma substância.

Sintomas mais comuns nas reações alérgicas a medicamentos:
As reações alérgicas podem variar desde sintomas leves e quase não serem percebidos até mesmo reações intensas e graves. As principais queixas são:
- Prurido ou Coceira, erupção na pele;
- Eritema ou vermelhidão da pele, Urticária;
- Edema da glote ou ainda a inchação de outras partes do corpo, como lábios, pálpebras;
- Sintomas respiratórios: falta de ar, chiados no peito;
- Cólicas intestinais;
- Choque anafilático (grau máximo de alergia) – que pode até matar.
As reações alérgicas ocorrem em geral minutos ou horas após a ingestão do medicamento.

Diagnóstico das reações alérgicas a medicamentos
- Nem sempre é simples diagnosticar uma reação medicamentosa, pois seu aspecto pode assemelhar-se e confundir-se com outras doenças. Por exemplo, alguns remédios usados na hipertensão arterial podem provocar tosse ou chiados, sintomas que habitualmente não são reconhecidos como conseqüência do uso de medicamentos.
- Só uma história clínica minuciosa pode identificar o medicamento responsável. Por isso, é importante fornecer-lhe informações completas sobre o uso de medicamentos: quando iniciou o uso? Quanto tempo depois o sintoma iniciou? Fazia uso de outros remédios (mesmo não prescritos por médico)?

Como ajudar na identificação do remédio:
- Relatar ao médico todos os remédios que faça uso, mesmo aqueles corriqueiros, de uso esporádico e aparentemente inocente, como por exemplo:
vitaminas, colírios, supositórios, óvulos ou cremes vaginais, homeopatia, etc.
- Existem poucos testes para os casos de alergia a medicamentos, como por exemplo na alergia a penicilina e anestésicos. C
onfie e siga a orientação do alergista.

Tratamento
- O tratamento ideal é afastar a causa, ou seja, suspender o uso do medicamento causador da reação. Em alguns casos pode-se substituir por outra medicação que possua eficiência equivalente mas com fórmula química diferente.
- Se os sintomas são discretos, não serão necessárias outras medidas terapêuticas. Entretanto, se os sintomas forem moderados ou graves, será necessário o uso de antialérgicos, corticóides etc. dependendo de cada caso.
- Ainda não estão disponíveis vacinas para tratar reações alérgicas medicamentosas.

Se você tem alergia de algum remédio:
- Procure um médico especialista em alergia.
- Informe-se sobre o nome do grupo químico ao qual pertence o remédio que provocou sua alergia. Muitas vezes o nome comercial é diferente mas o princípio ativo é o mesmo.
- Use um cartão de advertência ou tenha por escrito o nome dos remédios causadores de sua alergia.
Informe na escola, local de trabalho ou caso seja atendido em outras clínicas, hospitais ou serviços de emergência.

Não use nenhum medicamento sem orientação médica!

Comentários

  1. Como posso saber se tenho alergia a diclofenaco de sódio? Tomei uma injeção e sinto a garganta me impossibilitando de respirar, tenho q ficar com a boca aberta e mal posso engolir a saliva, há alguma relação com o medicamento?

    ResponderExcluir
  2. Você deve procurar um alergista para fazer o diagnóstico se tem alergia ao diclofenaco. Estamos ao dispor, caso more no Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Sou alérgico a dipirona sódica, AAS e diclofenaco. A reação é o inchaço imediato dos olhos. Faço uso de Paracetamol e não tenho essas reações com ele, mas gostaria de saber se ele pode estar causando reações mais suaves como por exemplo rinites frequentes. Outra dúvida é o que tomar em substituição ao diclofenaco de sódio e potássio, tentei até Almeida Prado mas deu reação também. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Victor: é improvável que o paracetamol seja a causa da rinite. Aconselho que procure um alergista para orientá-lo de forma segura e apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, minha filha tem alergia grave ao ovo, simplesmente o cheiro do ovo a faz passar mal, fazendo os olhos incharem muito e ela chega a ficar sem respirar pelo nariz, comer coisas com somente traços de ovos é muito perigoso , resultado emergência do hospital.Ultimamente notei pioras, cheiro de produtos como confort, fecham as narinas completamente e os olhos começam a inchar.Ouvi dizer sobre um processo chamado DISSENSIBILIZAÇÃO, necessito de informaçao correta, pois na minha cidade não tem alergologista, e tenho notado pioras na minha filha.Também gostaria de saber se ela pode tomar a vacina PNEUMO 23 OU 13 ,ela tem 11 anos,tem muita crises de rinite e sinusite, ultimamente teve pneumonia, espirra todos os dias 24h por dia .Necessito de um esclarecimento, sinto pioras a cada dia, e não há médicos que saibam informar sobre esse assunto.
    Grata.

    ResponderExcluir
  6. Peço a gentileza que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) informando em que cidade mora para que possamos orientar sobre os locais onde poderá fazer dessensibilização - pois são poucos centros no Brasil que realizam o tratamento. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia. Tive uma forte inflamação na garganta e acabei fazendo o que não se deve, a automedicação. Tomei um remédio à base de ibuprofeno, tomei comprimidos no intervalo de 6 horas. Tive uma melhora significativa da inflamação, entretanto, após um tempo notei que meus olhos estavam vermelhos com o mesmo aspecto de quando voce sente febre e os olhos ardem e apresentam vermelhidão. Eu medi a temperatura, mas não estou apresentando sinal de febre. Suspendi o medicamento, mas ainda estou com os olhos vermelhos. Será que isso pode ser uma reação alérgica devido a esse medicamento?

    ResponderExcluir
  8. Os dados enviados em seu relato não são suficientes para que se possa concluir neste aconselhamento pela internet se foi mesmo uma alergia ao ibuprofeno. Aconselho que procure um alergista para que oriente de forma adequada

    ResponderExcluir
  9. Tenho alergia a varios medicamentos, além de alergia de contato. Gostaria de saber como posso saber se terei alergia a anestesia dada no parto tipo cesariana? Há alguma maneira de saber através de algum teste?

    ResponderExcluir
  10. 1) O fato de ter alergia medicamentosa não implica que terá também alergia a anestésicos. 2) Não há um teste que aponte com certeza a possibilidade de uma alergia no futuro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  11. Sou alergica a todos os medicamentos, o unico que posso tomar e o paracetamol, qualquer outro inxam meus olhos e tapa minha glote! Convivo com isso a 3 anos apenas. Tenho 23 anos. Nunca tive historico na infancia. Começou com o uso continuo de Dipirona, e o uso de um simples Sonrisal ...Fui na alergista e descobri, e tenho o cartao com todos os medicamentos que nao posso tomar! Quero fazer uma tatuagem, e estou preocupada com a reação que posso ter .. Podem me ajudar?

    ResponderExcluir
  12. O fato de ter alergia a medicamentos não implica que terá também alergia à tatuagem. Para emitir o parecer que deseja, é essencial conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa. Por isso, não há como afirmar pela internet. Aconselho que solicite esta orientação à sua alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  13. Olá, há alguns meses após tomar um anti alérgico, fiquei com o corpo cheio de placas, e não tive edama de glote, são só as placas mesmo, que começaram pela cabeça e se espalhou pelo corpo, a dermatologista diagnosticou como urticária medicamentosa e o único tratamento foi o corticoide. Só que desde então toda vez que ingiro bebidas alcoólicas no dia seguinte essas placas aparecem, já fiz testes de alergia e deu negativo pra álcool, e nenhum médico descobre o que realmente causa as placas, como posso proceder? Obrigado

    ResponderExcluir
  14. É preciso analisar seus dados clínicos de forma criteriosae examinar as lesões em sua pele para poder definir se há necessidade de testes e/ou exames. Aconselho que procure um alergista Estamos ao seu dispor na Poluclínica Geral RJ.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo6/3/14 19:15

    Eu tomei atroveram composto e buscopam e plazil e eu ja tinha tomado esses remedios e nunca me deus alergia ate que um tomei tomei atroveram pra passar a coloca e comecei a me cossar já o atroveram e o pazil tomei no ponto socorro e tive a mesma reacao alergica o que pode ser porque já tomeis esse medicamentos e nunca me deram nada agora ele me dao alergia o que sera?Sera que foi pq doi sangue?

    ResponderExcluir
  16. A alergia é mesmo assim: nunca surge da primeira vez, mas sim quando já se tomou o remédio por várias vezes. É uma tendência genética e imprevisível. Você deve procurar um alergista pois a partir do momento que surgiu a reação, ela se repetirá sempre que ingerir o medicamento e ainda poderá sugir com outros medicamentos similares. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  17. Fiz tres cirurgia, e nos tratamentos odontologicos sempre minha pele nasce bolhas que em seguida estoura e fica na carne viva como se fosse uma queimadura. Acho que sou alérgico a anestesia, o que faço?

    ResponderExcluir
  18. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo8/4/14 21:45

    Boa noite!
    Nunca tive reação nenhuma a medicamentos (tenho 37 anos), até que agora, depois de ter tido uma trombose cerebral passei a tomar o remédio chamado hidantal o que resultou numa doença chamada Steven Johnson, a qual me deixou internada por 18 dias. Fui ao alergologista e fiz teste cutâneo e exame de sangue. Recebi do médico uma lista de medicamentos que nunca me causaram reação nenhuma. Agora pergunto: como pode um só medicamento fazer com que você fique alergica a outros? Obrigada.

    ResponderExcluir
  20. Em alguns casos quando apresentamos reações a determinados medicamentos, devemos evitar outros fármacos que possam fazer uma reação cruzada, causando novo episódio de reação alérgica.

    ResponderExcluir
  21. Bem, estou querendo uma cura para os meus sintomas.
    Tive dengue durante 6 dias e tomei paracetamol, no começo de 4 em 4 horas pois a febre estava entre 41 e 42 graus, e tomei por dois dias assim. Após 5 dias estou com dormência no corpo todo. O que posso fazer, não sinto nada, somente alguns estímulos que me fazem andar. Alguém viu algo ou sentiu algo parecido. Por favor, me avise. Estou ávida por respostas.

    ResponderExcluir
  22. Os sintomas de dengue realmente podem causar fortes dores no corpo e febre alta
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  23. ola boa noite,meu filho de 1 ano e 3 meses apresentou umas bolinhas pelo corpo, palma das mãos e sola dos pés. depois de tomar clavulin para inflamação na garganta. sendo que ele ja avia tomado outras duas vezes e não tinha dado nada! só que dessa vez ele também esta tomando(alegra,rilan,montelair e protovit. que a pediatra mandou continuar junto com o clavulin. levei no pediatra de novo e ele mando continuar com tudo. estou preocupada. será que devo confiar? obrigada

    ResponderExcluir
  24. tive uma crise a uns anos atras bem grave com amoxilina 750mg,fui parar no pronto socorro,inchaço na garganta,dificuldades de respirar.e meus olhos ficaram esbugalhados e parecia que tinha dado um derrame porque estavam bem vermelhos,passado um certo tempo tive uma crise de pressao alta e faço tratamento a 3 anos ja,sera que esse problema veio por causa dessa reaçao do comprimido que tomei e tambem fiquei alergico a benzetacil.

    ResponderExcluir
  25. Adilson: os dois medicamentos (amoxicilina e Benzetacil) contem o mesmo princípio ativo, que é a penicilina.Aconselho que procure um alergista para orientá-lo adequadamente Estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  26. Tomei o genérico do Celebra, depois de umas três horas comecei a apresentar dor abdominal intensa, náuseas.

    ResponderExcluir
  27. O seu relato não sugere que seja uma alergia ao medicamento Celebra. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  28. Meu filho de 19 anos precisou ser medicado com lamotrigina após sofrer 2 convulsões. Após 2 semanas começaram a surgir pontos avermelhados nos joelhos e cotovelos que se espalharam pelos pés, mãos e tomaram todo o tronco.
    2 semanas após cessar o uso do medicamento as manchas ainda persistem, mas bem mais claras. Gostaria de saber se estes pontos irão sumir com o tempo ou se a pele dele ficará marcada.

    ResponderExcluir
  29. Compreendo sua preocupação, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele têm que ser examinadas pessoalmente. Sem saber o tipo de reação que ele teve, não é possível afirmar como evoluirá a lesão ou se deixará manchas. Aconselho que solicite esta informação ao alergista que trata do seu filho, Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  30. Oi boa noite dei dipirona para minha filha de 7 anos e aguns minuto o olho dela fico tondo inchado o que eu faso agora?

    ResponderExcluir
  31. Aconselho que procure um setor de pronto atendimento pediátrico para que sua filha seja examinada e receba o tratamento adequado. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  32. Estou tomando amoxilina 500 e predinisolona,de 20 os dois de 8 em 8 h, pra senusite.no segundo dia do uso saiu uma secreçao da minha vagina agora depois de 4 dias de de uso estou com candidiase,gostaria de saber se esta,secreção foi provocada,pelo remédio ou eu deveria estar com alguma inflamação genital,a minha senusite esta bem melhor devo parar ou continuar o uso?obrigado

    ResponderExcluir
  33. Tati: os dados enviados em seu relato não são suficientes para que eu possa afirmar se houve relação com uso do antibiótico. Aconselho que entre em contato com seu médico e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  34. Ola eu estou com uma coceira no corpo todo ha tres meses,fui ao alergista e me disse que estava intoxicada por dorflex. Realmente exagerei no uso por conta de enxaqueca e dores nas costas.minha pergunta é, quanto tempo leva para acabar as coceiras insuportáveis, ou isso nao tem cura?

    ResponderExcluir
  35. Michelle: os sintomas demoram para desaparecer pois o medicamento ainda não foi eliminado totalmente do seu organismo. Vale lembrar que é preciso suspender também o uso de todos os medicamentos similares com princípios ativos semelhantes Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela resposta quanto a intoxicação. Por dorflex. Tenho outra duvida, em alergias aleatórias, por ex rinite ou mesmo se essas coceiras insuportáveis no corpi voltarem,poderia tomar qualquer antialergico? Hixizine por ex?meu medico me medicou,paraa intoxicação, com sigmaliv por dez dias e celestamine por cinco,poderia em caso de alergia eventual,tomar algum dos dois?

      Excluir
  36. Oi boa tarde queria muito ajuda de vcs.Estou tomando sinot clave e eu gostaria de saber se da alguma alteração no exame lipidograma?

    ResponderExcluir
  37. Não há relatos de alteração do lipidograma com uso do antibiótico citado. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  38. Olá Michelle, boa noite. Cuidado com a automedicação. Sempre procure a orientação médica. O uso de antialérgicos sem orientação pode mascarar outras doenças. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  39. oi meu nome é Adriana Franzen, eu e minha mãe estamos tomando um remedio chamado Pantoprazol de 40 mg , eu comecei dia 30/7/15, só que a minha mãe está tomando a mais tempo, umas cinco semanas, porem ela começou a ter mancha vermelha no pescoço , isso começou agora. esse medicamento pode mesmo dar mancha vermelha depois de tanto tempo tomando ?

    ResponderExcluir
  40. Anônimo1/8/15 20:28

    Boa noite, bom minha filha de 5meses foi diagnosticada com infeção urinaria e lhe foi receitado cefalequicina, no outro dia após o uso do antibiótico amanheceu com umas manchas pequenas na pele e bolinhas como se fosse brotoeja. Voltei no medido e ele substituiu a cefalequicina por bactrim e passou hixizine para a alergia ambos por 5dias , tem algum problema esses medicamentos ser administrado juntos ou ocorre uma interação medicamentosa? Por favor me ajude .obrigada

    ResponderExcluir
  41. Sinto muito, mas não posso ajudar. Não é possível julgar o tratamento de sua filha baseado apenas no seu relato e sem examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Aconselho que exponha suas dúvidas e temores ao médico pediatra que trata dela. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  42. Adriana: uma reação alérgica medicamentosa pode surgir a qualquer momento, mesmo quando se usa por tempo longo. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  43. ola bom dia na quinta feira fui ao posto de saude com uma forte dor de cabeça e a enfermeira mim aplicou uma dipirona e um diclofenaco inter muscular , no outro dia acordei com uma coceira na virilha sem perceber nada logo depois percebir que eu estava ficando cheio de manchas avermelhadas pelo corpo todo ,ja tomei enjeçao de fernegam e nao resolvel nada oque devo fazer ? obrigado

    ResponderExcluir
  44. Nayara: você deve procurar atendimento médico. Não é possível fazer diagnóstico ou indicar tratamento sem examinar você pessoalmente Avaliar pela internet pode gerar erro. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  45. Ola estou tomando um remédio de manipulaçao para hipertireoidismo com base em propiltiuracil 115mg, rutosideo, ornitina, famotidina e outros coponetes vitamínicos. Ao toma lo percebi eczemas na pele e costeira mas porem mesmo assim continuo tomando os remédios. Gostaria de saber se é tao grave assim continuar tomando ate que chegue a consulta do medico? Ou o que pode acontecer se eu continuar?

    ResponderExcluir
  46. Luana: Peço sua compreensão, mas afirmar algo sobre você, uma vez que não tivemos a oportunidade de examinar, é bem complicado. O que podemos lhe orientar é que você procure entrar em contato com seu médico, explique seus sintomas, e converse a respeito de seus anseios. Obrigado pela vista ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  47. Olá,minha esposa desde quando tinha seus 14 amor ela começou a ter mancha Vermelha na pele até parece picada de abelha e coça muito antes era difícil aparecer ela n tomava meu um medicamento mais depois q nosso filho nasceu (6 meses e parto normal) ela começou a voz assim todo o Santo dia agora ela toma histamim ai acaba melhorando mais na próxima noite volta tudo e novo.isso é normal?

    ResponderExcluir
  48. José: sinto muito, mas não é possível avaliar a lesão cutânea de sua esposa (mancha) sem examinar pessoalmente. A análise pela internet pode gerar erro. Aconselho que a leve para uma consulta tradicional e pessoalmente com um(a) especialista em Alergia. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  49. Eu já tomei ibuprofeno e diclofenaco, algumas horas depois meus olhos incharam. Hoje eu tomei dipirona, e aconteceu a mesma coisa. Mas numa reação alérgica, eu achava que afetaria mais lugares do corpo. Mas não, só os olhos que incham. Não tem vermelhidão na pele, calombos, manchas, nada. Isso é uma reação alérgica.. Vamos dizer, comum?

    ResponderExcluir
  50. Bruna: o seu relato sugere que tenha ocorrido uma alergia chamada angioedema. Mas, não é possível afirmar sem examinar pessoalmente. Você deve procurar atendimento médico com alergista, em forma de consulta tradicional realizada pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  51. Bom dia

    Gostaria de saber se alguem ja apresentou isso,ou se alguém faz ideia do que pode ser.Bom,quando coço a palpebra inferior do meu olho direito ela fica por baixo e o meu olho fica com um aspecto feio,como se fosse sair da caixa do globo ocular.Nao havia notado.A minha família foi quem percebeu.Será que pode ser algo muito grave?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  52. Bom dia. Os olhos são estruturas muito sensíveis, e o ato de coçar pode ocasionar inchaço. Se isso vem se repetindo, ou o aspecto realmente for "estranho", sugerimos que procure a avaliação médica de um(a) oftalmologista. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  53. Boa noite, tive alergia a tilatil a uns 13 anos atrás fui no alergista e me passou uma lista de remdio que devo evitar mas não tenho mais a lista.

    ResponderExcluir
  54. Adalgisa: a lista que solicita não é padronizada. É feita baseada no tipo de alergia apresentada por cada paciente. Recomendo que procure seu alergista e peça que a oriente. Conto com a sua compreensão e agradeço sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  55. Oi meu nome é marlene minha filha tomou amoxicilina+clavulanato de potássio apresentou diarréia depois uma tosse ceca no término do medicamento o corpo dela esta todo empolado

    ResponderExcluir
  56. Marlene: Compreendo sua preocupação, mas não tenho condições para ajudar. A sua filha precisa de atendimento médico. O seu relato sugere que possa ter ocorrido uma alergia, mas não é possível afirmar sem examiná-la pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  57. Eu tomei antibiótico azi e estou toda Vermelha ja passei com o médico e estou tomando antialérgico mas já faz 13 dias e ainda não melhorei coça muito e horrível não consigo dormir

    ResponderExcluir
  58. O seu relato sugere que possa ser uma alergia à azitromicina Mas não é possível diagnosticar e tratar pela internet. Você deve procurar um(a) alergista. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  59. Boa tarde, meu filho de 6 anos apresentou reaçao alergica a cefalexina, que a pediatra passou para curar inflamaçao na garganta. Ele ficou com labios inchados, manchas na bochechas e pes e maos vermelhos e quentes com coceira isso poucas horas apos tomar uma dose as seis da tarde, minha sorte foi que liguei para o laboratorio do medicamente para esclarecer se era reaçao normal, ao qual foi indicado a suspençao do remedio. Na manha seguinte sua garganta estava melhor(desinchou) porem pes e as mao continuaram vermelhos, a noite notei que sua lingua estava parecendo uma framboesa mais roxa e com coroços( imaginei que fosse escarlatina),os pes e mao impoladis e vermelho e na regiao intima tb, fui novamente a pediatra hj pela manha ela receitou sulbamox bd (amoxicilina e sulbactran)e loratadina, confirmando a reaçao alergica como severa. Meu filho ja fez uso de amoxicilina pura e com clavulanato e tb azitromicina, tem algum outro antibiotico da classe da cefalexina que possa causar reaçao alergica?

    ResponderExcluir
  60. Boa noite. A orientação que deseja não pode ser feita pela internet. Recomendo que leve seu filho para uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar os medicamentos seguros para seu caso Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  61. Meu filho de 2anos e 7 meses estava com a garganta muito inflamada e com pus..como ja e a 3 vezz q ele fica assi. Repiti o msm remédio amoxilina clavolutin ,comecei a da na terça mais no dia seguinte na quarta apareceu manchas vermelhas nele..q faço? Estou com muito medo de da um problema maior antes de ir ao médico. Q devo fazer

    ResponderExcluir
  62. As manchas na pele que descreve podem ser resultantes do medicamento, mas também podem ser provocadas pela doença, uma vez que crianças pequenas podem ter alteração da garganta como sintoma de doenças virais. Não há como diferenciar sem examinar. Por isso, a melhor conduta é mesmo levar seu filho a um pronto atendimento pediátrico para que seja feito o diagnóstico. Só assim será possível orientar o tratamento do problema. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  63. Olá em abril fiquei com gripe febre com tudo e tomei uns remédios. Mas bem depois fiquei com alergia deles . Tomei antialergico comprimido e injeção e não adiantou fui no ama perto da minha casa passei no medico me deu um remédio pra passar e não adiantou . Agora tô com uma consulta marcada pro dia 30 . Só que estou me coçando muito e é no corpo todo. Muito caroço . E eles ardem pra coçar . Num aguento mais já está dois meses assim . E o engraçado que me coço muito . Até pra dormir e acordar. E insuportável . E acho que o meu umbigo está inflamado porque está cheio de caroçinho dentro . E sai uma aguinha transparente acho que é pus . E onde mais coça e a virilha umbigo e o sovaco . Não sei o que faço

    ResponderExcluir
  64. Regiane: compreendo sua dificuldade, mas não tenho condições para atender sua soicitação. Não é possível tratar sem examinar você pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Aconselho que procure um pronto atendimento médico para que possa ser medicada de forma adequada e segura. Contamos com a sua compreensão e agradecemos por sua visita.

    ResponderExcluir
  65. BOM DIA
    TENHO UMA MENINA DE 1 ANO E 6 MESES, USEI NELA AS POMADAS (NOVACORT E TOPSON) E MEDICAMENTOS (PREDSIN, CLENIL) E DEPOIS DE ALGUM TEMPO ELA FICA PÁLIDA TOTALMENTE SEM COR, COMO SE NÃO TIVESSE SANGUE NO CORPO, FICA ASSIM HORAS E DEPOIS VAI VOLTANDO AO NORMAL. ACREDITAMOS SER ALGUM TIPO DE ALERGIA A CORTICÓIDE. POR FAVOR, VOCÊS SABEM ALGO SOBRE ISSO?
    OBRIGADA

    ResponderExcluir
  66. O seu relato não sugere que sua filha tenha apresentado uma reação alérgica (imunológica) ao medicamento. Mas, não há como afirmar pela internet, sem examiná-la pessoalmente. É aconselhável que leve sua filha a um atendimento médico com alergista, para que receba uma orientação apropriada e segura. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  67. Não sei se é uma reação alérgica, mas quando tomo antialérgico me dá sudorose e vou muito ao banheiro urinar isso me intriga pois o antialérgico tem fama de reter liguido e no meu caso é ao contrário é tb da uma leve ataque cardíaco, o q pode ser isso é normal?

    ResponderExcluir
  68. Boa noite, ontem tomei ATROVERAN gotas de manhã ontem e o meu rim direito começou a doer um pouco, mais a noite atacou mais a cólica e tomei novamente o atroveran e começou a doer ainda mais o rim direito e também o esquerdo desta vez.
    Já está de noite no dia seguinte a isso e a dor persiste, com um pouco menos de intensidade, mas ainda está aqui, os dois rins doendo.. E um pouco o estômago..
    O que pode ser?

    ResponderExcluir
  69. Mm Mm Boa noite O seu relato não sugere que possa ser uma alergia. Mas não há como afirmar pela internet, sem examinar você. É aconselhável que procure atendimento com alergista, em consulta tradicional, realizada pessoalmente. Obrigado pela sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  70. Jess: não é possível fazer diagnóstico e apontar a causa de sua dor sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Contamos com a sua compreensão. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  71. Bom dia!
    Já tem dois dias que tive reação alérgica ao paracetamol. O que tomei continha cafeína. Durante a semana havia tomado remédio para gripe que também contém paracetamol. Nunca antes havia tido reação alérgica a ele. Estou tomando 2 anti alérgicos. Nos primeiros dias só havia coveira e manchas vermelhas, já no segundo eu tiver dormência na boca e inchaço na face. gostaria de saber se mesmo já tendo passado 48 horas e continuo tendo reações alérgicas se corro algum risco grave? Hoje mesmo comecei a sentir palpitações no coração. Quanto tempo mais também pode durar esta reação alérgica?

    ResponderExcluir
  72. Anônimo1/9/16 21:31

    Boa noite , em caso de uso de Profenid ( cetoprofeno) qual agente alternativo se houver contra indicação ou alergia ao medicamento ?

    ResponderExcluir
  73. O tempo de duração de uma reação alérgica não é igual em todos os casos, podendo variar de acordo com o tipo, a intensidade da alergia, bem como da reação do organismo, que é individual. Agradecemos sua participação no blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  74. Existem medicações para substituir o Profenid Mas, esta escolha não é padronizada. É feita caso a caso. É preciso conhecer as condições de cada paciente para que se possa indicar uma medicação adequada e segura. Por isso, não é possível indicar pela internet. Sugiro que procure um(a) alergista para orientá-lo. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  75. Estava tomando clomipramina e apresentei urticária . Troquei o medicamento para paroxetina e dai uns dias voltou a urticária . Mudei p sertralina e voltou a urticária . O que fazer ? Existe reação cruzada desses medicamentos ? Procurei livros e não achei se tem ou não reação cruzada. Todos são medicamentos relacionados com recaptacao de serotonina .

    ResponderExcluir
  76. Olá. Boa tarde. Meu irmão está com uma alergia há 4 anos e nós não sabemos mais o que fazer. Quando ele toma qualquer tipo de bebida alcoólica,café ou bebidas industrializadas, seus olhos incham e ele espirra muito, as vezes tem que ir para o hospital para tomar uma injeção anti-alérgica. Estou muito preocupada com ele e gostaria muito que vocês pudessem me ajudar com isso. Desde já, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  77. Jaqueline Boa noite. A orientação de uma alergia se baseia na avaliação clínica criteriosa feito pelo(a) alergista, uma vez que nem sempre será possívell uma confirmação através de exames e/ou testes. Por isso, aconselho que seu irmão procure atendimento na forma de consulta pessoalmente para que seus dados clínicos possam ser avaliados de forma adequada e segura. A nossa equipe está ao dispor. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  78. Boa noite, uma vez que tive sintomas de dengue e quando cheguei no hospital o médico disse que eu estava com enxaqueca e prescreveu dipirona e tive uma reação alérgica, meus olhos ficaram vermelhos e o glute querendo fechar, pensei que ia morrer, mas aí outra médica aplicou um antialérgico e escapei, na verdade eu estava mesmo com dengue e não sabia que era alérgico a dipirona.

    ResponderExcluir
  79. Boa tarde. Infelizmente a alergia a medicamentos chega sempre de surpresa, uma vez que a reação nunca ocorre da primeira vez, mas sim com o passar do tempo e com repetir do uso. Um abraço. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  80. boa tarde
    tomei azitromicina e pouco depois comecei me cocar o rosto a boca dentro de fora o corpo mas não ta vermelho nem com carocos so uma coceira já tomei predisim já tome loratadina e nada não quer passar

    ResponderExcluir
  81. Se a medicação não está aliviando os sintomas da alergia, é importante que procure um setor de pronto atendimento para que seja reorientado um tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  82. Boa tarde,
    Meu nome é Hellen, tenho alergia a vários remédios, mas em específico aos anti-inflamatórios, dos que já tomei, só o Arcóxia que não tive reação alérgica. Você saberia me dizer qual anti-inflamatório eu poderia tomar para substitui-lo nos Estados Unidos?

    ResponderExcluir
  83. Hellen: é possível orientar, mas nunca pela internet. Não existe um remédio que seja eficaz para todas as pessoas. Para sua segurança, esta orientação só deve ser feita após avaliação do alergista de forma criteriosa e pessoalmente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  84. Anônimo3/2/17 12:00

    Olá, estou tomando AMOXILINA a 5 dias para combater INFECÇÃO nos pulmões devido a Gripe FORTE, faltam dois DIAS apenas, e tenho tido inchaço no pé direito e nas pálpebras e leves dores de barriga. Isso é uma reação alérgica? Posso continuar tomando o remédio pelos próximos dois dias pra concluir o tratamento? Devo parar?

    ResponderExcluir
  85. Carlos: Boa noite. O seu relato não sugere que tenha ocorrido uma reação alérgica à amoxicilina. Mas, para afirmar o que aconteceu, é imprescindível uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Obrigada por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  86. Oi, venho apresentando um tipo de alergia a certos medicamentos. A Neosaldina foi a primeira e a que mais demorei para descobrir. O sintoma é uma crise longa de espirros, tosse, muita coceira na garganta, ouvido e olhos. Sempre que tinha essa crise associava a poeira e por fim descobri que só acontecia qdo tomava Neosaldina. Hj não encontrei meu antialérgico de costume e tomei prednisona, acontece que tive a mesma crise: espirros, tosse, coceira.... É comum esse sintoma para alergia? É possível ser alérgica a antialérgico?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  87. Adelaide Boa noite. Os dados enviados em seu relato não deixam claro que seja uma reação alérgica (imunológica) ao medicamento. Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  88. É possível que uma criança apresente urticária alérgica após terminar o tratamento de dez dias com amoxilina? Meu filho apresentou urticária um dia após a finalização do tratamento com amoxilina. O curioso é que na primeira vez que ele tomou, nada aconteceu. É possível uma reação alérgica tanto tempo depois?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  89. Victor Bom dia. Sim, é possível. A alergia não surge da primeira vez em que se toma um determinado medicamento mas sim com o passar do uso. Obrigado por sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  90. Boa noite, o meu filho teve pneumonia e precisou tomar amoxilina e aerolin spray, No quarto dia do tratamento, ficou com o corpo coberto por pintas e bolhas vermelhas. Levei-o ao pediatra que diagnosticou farmacodermia. Neste caso, o meu filho nunca poderá fazer uso de antibiótico ou apenas terá restrição ao amoxilina? A alergia à medicamentos é momentânea ou definitiva? Grata.

    ResponderExcluir
  91. Renata Boa tarde. Existem diversos tipos de reações não alérgicas, que podem ser bem parecidas com alergia. Por isso, a pessoa mais adequada para orientar é o(a) alergista que examinou seu filho, pois conhece seus dados clínicos. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  92. Meu filho está tomando amoxilinA de potássio por causa da sinusite mas desde k ele começou a tomar início criou uma tosse k não para aumentar quando toma o remédio pode ser alergia a amoxilinA de potássio

    ResponderExcluir
  93. O seu reato não sugere que seja uma alergia, uma vez que a tosse pode ser sintoma de sinusite. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  94. Um angiodema surge após tomar o medicamento ou demora um pouco até surgir os efeitos ?

    ResponderExcluir
  95. O angioedema causado por medicamento pode ser imediato ou tardio. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  96. Alergia medicamentosa é uma droga. Eu tenho alergia a AAS, Dipirona sódica e penicilina, ou seja, não tomo antibiótico e anti-inflamatório só Paracetamol de 500 mg, pq eu sempre empolo com o de 750 mg, sem contar que sempre que vou no médico se não for por alergia ou intoxicação alimentar eles não me receitam nada, eles fazem um parecer do que eles acham que seja e os remédios que pode resolver e me mandam ir no Alergista para saber se posso tomar e se existe um remédio similar sem um dos componentes que eu sou alérgica. No final das contas, na maioria das vezes eu tomo vacina para aumentar minha imunidade e pro para resolver. Eu nao tinha alergia a nenhum dos três, mas em um ano eu comecei a empolar e depois que um médico passou Amoxilina e eu tive um ataque anafilático, sorte que eu ainda estava no hospital, eu fui no Alergista que disse que eu estava intoxicada, ou seja, tinha tantos prpdutos de alimentos industrializados no meu organismo que quando eu tomei Dipirona por causa de uma sinusite o meu sistema imunológico entrou em colapso,qualquer coisa que eu comia ou tomasse eu desenvolvia alergia. Eu fiquei um ano fazendo desintoxicação comendo apenas alimentos naturais, sem poder entrar em contato com nada que é alergeno. Hoje em dia, posso comer alguns produtos industrializados, na tenho que saber a quantidade de sulfitos e sódio além de como anda a minha imunidade. Essa alergia a sódio ainda me causou hipersensibilidade cutânea, se eu me corto fico com um hematoma enorme, eu praticamente tenho uma coleção de antialérgico em casa, mas pelo menos estou viva para a surpresa dos médicos, no primeiro ano eu emagreci 20kg e dormia o tempo inteiro, hj eu evito entrar em contato com coisas que podem me causar alergia, o que é difícil já que uma fumaça de cigarro, poeira, perfume, pólen e até coisas qie fazem fricção na minha pele me causam uma reação alérgica.

    ResponderExcluir
  97. Minha mãe fez retirada de visicula ,saiu do centro cirúrgico com o siprofoxacino buscopam Dipirona ranitidina no terceiro dia ela apresentou uma alergia no corpo ficou todo vermelho ,os médicos suspendeu todos os remédios e trocou o antibiótico pelo cefalexina e entrou com antialérgicos e continua com alergia só q os médicos falam q não tem como saber oq está causando alergia na minha mãe

    ResponderExcluir
  98. Sinto muito, mas não tenho condições para emitir um parecer sobre sua mãe sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Agradecemos sua participação neste blog da alergia.

    ResponderExcluir
  99. Giselle: Boa noite. Concordo que ter alergia a medicamentos não é nada fácil. Mas, com o conhecimento e educação sobre o tema, você poderá lidar melhor com o problema. Existe um aplicativo chamado "Alergia a medicamentos" disponível para Iphone e para Apple que poderá te ajudar bastante. É gratuito. Fale com seu alergista para que a oriente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  100. Eu sou alérgica a AAS, diclofenaco, paracetamol, ibuprofeno, dipirona, agora vou fazer uma Histerectomia e não sei o que tomar, tenho medo de tudo, poderiam me ajudar por favor.

    ResponderExcluir
  101. O fato de você ter alergia a analgésicos e anti-inflamatórios não significa que terá também alergia a anestésicos. Para afirmar, é preciso avaliar pessoalmente. Recomendo que procure um(a) alergista antes da realização da cirurgia. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  102. Minha filha está no 9/10 dia, tomando sulbamox, no 5° dia de tratamento ela apresentou febre de 38/38,5 passou em 24h, e hj pela manhã no 9° dia apareceram pintinhas vermelhas na pele... Faltam 2 doses para findar o tratamento... O q faço? Suspendo a medicação, procuro um médico ou continuo o tratamento?

    ResponderExcluir
  103. Grazieli: as lesões cutâneas podem ser decorrentes da própria doença, da infecção ou ainda dos remédios (para febre ou do antibiótico) Por isso, é essencial examinar pessoalmente Avaliar pela internet pode gerar erro. Aconselho que entre em contato com o(a) médico(a) que trata de sua filha e peça que a oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  104. Anônimo6/2/18 04:58

    Tomei Decadron e Profenid, acordei pela madrugada com coceiras nas mãos, nos pés e com forte dor de cabeça. Qual desses medicamentos pode ter causado isso?

    ResponderExcluir
  105. Boa tarde. É mais provável que a reação descrita tenha sido causada pelo anti-inflamatório não hormonal (Profenid). Porém, para afirmar o que aconteceu, é importante uma consulta com um especialista em Alergia. Avaliar pela internet pode gerar erro. Caso more no Rio de janeiro, a nossa equipe está ao dispor. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno