Pular para o conteúdo principal

Alergia aos cosméticos




Cosméticos são produtos amplamente utilizados e que podem provocar alergia. Compreendem substâncias presentes em maquiagens, perfumes, tinturas, alisadores capilares, depiladores, desodorantes, produtos para banho, cremes dentais, sabonetes, hidratantes, esmaltes de unhas, entre inúmeros outros produtos.

A incidência desta alergia é baixa, se considerarmos a quantidade de pessoas e o número imenso de produtos utilizados no mundo todo, sendo mais freqüente nas mulheres d
o que nos homens. No entanto, esta proporção tem se modificado nos últimos anos devido ao maior número de homens que passaram a utilizar cosméticos em sua rotina diária.

A reação cutânea por cosméticos pode ser de dois tipos:
. Dermatite de Contato Irritativa
A dermatite de contato por irritante é mais comum e se caracteriza por coceira, queimação e sensação de “picadas”, surgindo logo após a aplicação do produto. Estas reações nã
o são alérgicas
. Dermatite de Contato por hipersensibilidade
A derma
tite de contato por hipersensibilidade, como o nome indica, resulta da sensibilização alérgica e não depende de ação irritante ou tóxica do produto sobre a pele.

Reações de hipersensibilidade a cosméticos
As reações de contato por alergia dependem de um processo de sensibilização e por isso não surgem na primeira vez que uma pessoa usa um determinado produto, mas sim após algum tempo. Este fato explica uma dúvida comum: - “se eu sempre usei, como é que só agora surgiu a alergia?”.
Estas reações se acompanham de eczema e se acompanham de coceira importante
. Logo surgem áreas avermelhadas (eritema) onde aparecem bolinhas de água (vesículas) e que podem se romper eliminando um líquido pegajoso (exsudação). Com o passar do tempo, o liquido seca, podendo surgir crostas e descamação. Utiliza-se a denominação de eczema ou dermatite de contato.

Como reconhecer a dermatite de contato aos cosméticos?
O diagnóstico da dermatite de contato é feito através da análise clínica feita pelo médico. O exame físico evidenciará o tipo e a localização das lesões e o teste de contato comple
mentará a busca do fator causal.

- A história clínica de cada pessoa:
Ao conversar com o paciente, o médico procurará identificar o número de vezes que foi ut
ilizado o produto e investigará a forma, onde e como começou a lesão cutânea. Por exemplo: um eczema em pálpebra que se iniciou um a dois dias após uma ida à manicure, deve ser suspeitado o esmalte de unhas como causador do processo.
Outros pontos importantes a serem investigados são: ambiente e atividades profissio
nais, vestuário, tipo de cosméticos utilizados, ambiente domiciliar do paciente.

- As lesões apresentadas na pele:
Ao examinar o paciente, o médico observará a localização e o aspecto das lesões. Algumas localizações são características:
· Eczema em pálpebras: esmaltes de unhas
· Eczema em orelhas: brincos
· Eczema em axilas: desodorantes
· Eczema em pescoço: perfumes, colares, esmaltes.
A dermatite de contato pelo esmalte de unhas raramente se dá na própria unha, por ser uma região dura, mas sim na face, em especial nas pálpebras e no pescoço.

- O teste de contato:

Este teste é feito aplicando várias substâncias aderidas a um papel de filtro nas costas do paciente, deixando em contenção durante 48 horas. Após este período, o teste é retirado, o local é marcado e a leitura é realizada 48 e 72 horas após a colocação. Recomenda-se expor à luz solar após sua retirada, para observar possível reação com, a luz (fotoreação).
O teste de contato é feito com uma bateria padrão de substâncias, mas pode ser realizad
o também com os cosméticos usados e suspeitos de serem causadores do eczema. É praticamente impossível fazer uma lista completa de todas as substâncias utilizadas em cosméticos, pois são utilizados um grande número de conservantes, corantes, fragâncias e veículos. Entretanto, algumas substâncias são sensibilizantes freqüentes, como por exemplo:
Parafenilenodiamina (tintura de cabelo, cosméticos escuros)
Sulfato de níquel (tintura de cabelo, contaminante em corantes)

Eosina (corante usado em batons)
Anilina (lápis de sobrancelhas)
Bálsamo do Peru (fragâncias)

Perfume mix
Nitrocelulose e cloreto de cobalto: esmalte de unhas, etc.

Tratamento da dermatite de contato
O tratamento ideal é aquele onde se consegue identificar a substância responsável, afastá-la evitando assim o problema. Existe a opção de usar produtos hipoalergênicos, isto é, que raramente provocam alergia, porém mesmo assim algumas pessoas poderão reagir.
Por isso, é muito importante procurar um médico especialista em Alergia que irá orientar não apenas o tratamento das lesões cutâneas, mas também a prevenção de futuros episódios.

Comentários

  1. Os exames que cita se referem a alergias diferentes entre si. E, ambos não mostram relação direta com alergias alimentares. Sendo assim, não é possível orientar ou mesmo enviar dicas, sem conhecer seus dados clínicos e sem examinar você pessoalmente. Sugiro que retorne ao seu alergista e peça uma orientação. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  2. Procuro tinta com essas restrições. Algume poderia me ajudar, em me orientar onde eu acha? (''tinta de cabelos sem Sulfas, sulfanilureia (medicamentos antidiabéticos), Benzocaína, Fotoprotetores à base de PABA, Paatoluenoamina, PPD-mix, Hidroquinona e Antraquinona'')

    ResponderExcluir
  3. Aconselho que procure em sites que oferecem cosméticos hipoalergênicos, como por exemplo (alergoshop.com.br e alergohouse.com.br ou www.alergico.com.br) mas sempre sob a supervisão do seu alergista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tenho alergia a cloreto de cobalto com reação cruzada com vitamina b 12. Posso ingerir vitaminas que contem b12?

    ResponderExcluir
  5. O fato de ter um teste de contato positivo não implica que terá também reação à ingestão da vitamina B. O seu alergista é a pessoa mais indicada para orientar de forma adequada e segura. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  6. oi
    tenho alergia a bicromato de potassio.
    quais produtos que tem esta composição

    ResponderExcluir
  7. Bom dia. Bicromato de potássio é encontrado em cimento,objetos de couro, alguns metais e cromados, alguns tipos de tatuagens, vernizes e cosméticos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  8. Ola boa noite uso berotec para fazer nebolizacao mais semana passada usei 15gotas isso dpois do meio dia ai lah pelas seis da tarde me adormeceu do cotovelo pra baixo e logo dpois do joelho pra baixa. Sera q isso pode ser por causa do usso excessivo do berotec??? Por favor me ajudem...

    ResponderExcluir
  9. Maria Bom dia. O seu relato não permite deduzir se é mesmo uma reação adversa ao berotec. Sugiro que procure atendimento com seu médico pessoalmente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  10. Olá. Fiz o teste de alergia e detectou cloreto de cobalto. No entanto, estou tendo problema para identificá-lo em meus cosméticos. Preciso que me ajudem. Como aparece nos cosméticos e alimentos?

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde. Cloreto de cobalto pode aparecer na composição como: “Cobalt Blue”, “Cobaltous Chloride” ou “Cobalte chloride”. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  12. Caros, descobri alergia a Carba Mix e Cloreto de Cobalto, estou com dúvidas sobre como reconhecer tais substâncias nos produtos que utilizo no cotidiano, por exemplo o Carba Mix traz Diphenylguanidine + Zincdibutyldithiocarbamate + Zincdiethyldithiocarbamate, caso encontre algo com zinco na composição devo evitar? Ou evito somente o especificado acima? E o cloreto de Cobalto, devo evitar qualquer substância que traga cobalto na composição? Desde já grata pelos esclarecimentos

    ResponderExcluir
  13. Carba-mix é componente da borracha. Está relacionado com a difenilguanidina, mas não com Zinco. Não há necessidade de evitar o contato com Zinco.
    Cloreto de cobalto é um derivado do metal, encontrado em alguns tipos de ligas metálicas. Deve-se evitar qualquer produto que traga cobalto na composição. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  14. Olá, meu nome é Nilza, alguns meses estou com alergia e no meu teste de contato deu bicloreto de mercúrio, mas não sei quais produtos está causando essa alergia. Como faço pra descobrir?

    ResponderExcluir
  15. Olá,descobri que tenho alergia a Amerchol e Terebentina. Não encontrei muita coisa dizendo sobre o Amerchol na internet, vocês poderiam passar mais informações. Meu médico disse que a Terebentina está relacionadas a produtos de limpeza...é isso mesmo?

    ResponderExcluir
  16. Nilza- Boa tarde Bicloreto de mercúrio é uma substância encontrada em em amálgamas dentários, cimentos dentais, esterilização de instrumentos cirúrgicos, desinfetantes, leites de colônia, tatuagens e em cremes anti-sardas. Converse com o (a) alergista, pois conhece seus dados clínicos, para poder orientar as medidas necessárias em seu tratamento. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  17. Tassiana: Amerchol é um derivado da Lanolina, sendo muito usado em cosméticos e em menor escala, como excipiente em alguns medicamentos. Você deve ler os rótulos sempre que for utilizar: cremes condicionadores, loções cremosas e shampoos. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo4/7/18 12:13

    Sou alérgica a várias coisa como bálsamo do Peru, bicromato de pota ssio, etinenodiamina, perfume, quinolina, nitrofurazona, resina-epoxi,prometazina, sulfato de níquel e colofonio. O que fazer?

    ResponderExcluir
  19. Como seu teste de contato foi positivo para várias substâncias, é importante que, antes de mais nada, leia atentamente a listagem fornecida por seu alergista dos produtos que contém estas substâncias. Uma opção é dar preferência produtos hipoalergênicos. Porém, mesmo os cosméticos hipoalergênicos podem causar alergia em pessoas muito sensíveis. Por isso, sempre que tiver dúvidas,fale com seu alergista antes da aplicação do produto. Agradecemos sua visita

    ResponderExcluir
  20. Fiz o teste de contato e deu muito positivo rs para perfume-mix, colofônio e resina epóxi. O problema é achar shampoo e condicionador pq sempre tem algum componente do perfume-mix.

    ResponderExcluir
  21. Procure no rótulo os nomes que são utilizados como perfume mix: amyl cinnamal, cinnamal, cinnamyl alcohol, hydroxycitronellal, eugenol, isoeugenol, geraniol e extrato de Evernia prunastri (oakmoss), hydroxyisohexyl 3-cyclohexene carboxaldehyde (Lyral), farnesol, citral, citronellol, coumarin e alfa-hexyl cinnamaldehyde. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  22. Ola gostaria de tirar jma duvida ...como o thiuram mix aparece nos rotulos dos produtos? Com esse nme mesmo?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno