Pular para o conteúdo principal

Alergia aos cosméticos




Cosméticos são produtos amplamente utilizados e que podem provocar alergia. Compreendem substâncias presentes em maquiagens, perfumes, tinturas, alisadores capilares, depiladores, desodorantes, produtos para banho, cremes dentais, sabonetes, hidratantes, esmaltes de unhas, entre inúmeros outros produtos.

A incidência desta alergia é baixa, se considerarmos a quantidade de pessoas e o número imenso de produtos utilizados no mundo todo, sendo mais freqüente nas mulheres d
o que nos homens. No entanto, esta proporção tem se modificado nos últimos anos devido ao maior número de homens que passaram a utilizar cosméticos em sua rotina diária.

A reação cutânea por cosméticos pode ser de dois tipos:
. Dermatite de Contato Irritativa
A dermatite de contato por irritante é mais comum e se caracteriza por coceira, queimação e sensação de “picadas”, surgindo logo após a aplicação do produto. Estas reações nã
o são alérgicas
. Dermatite de Contato por hipersensibilidade
A derma
tite de contato por hipersensibilidade, como o nome indica, resulta da sensibilização alérgica e não depende de ação irritante ou tóxica do produto sobre a pele.

Reações de hipersensibilidade a cosméticos
As reações de contato por alergia dependem de um processo de sensibilização e por isso não surgem na primeira vez que uma pessoa usa um determinado produto, mas sim após algum tempo. Este fato explica uma dúvida comum: - “se eu sempre usei, como é que só agora surgiu a alergia?”.
Estas reações se acompanham de eczema e se acompanham de coceira importante
. Logo surgem áreas avermelhadas (eritema) onde aparecem bolinhas de água (vesículas) e que podem se romper eliminando um líquido pegajoso (exsudação). Com o passar do tempo, o liquido seca, podendo surgir crostas e descamação. Utiliza-se a denominação de eczema ou dermatite de contato.

Como reconhecer a dermatite de contato aos cosméticos?
O diagnóstico da dermatite de contato é feito através da análise clínica feita pelo médico. O exame físico evidenciará o tipo e a localização das lesões e o teste de contato comple
mentará a busca do fator causal.

- A história clínica de cada pessoa:
Ao conversar com o paciente, o médico procurará identificar o número de vezes que foi ut
ilizado o produto e investigará a forma, onde e como começou a lesão cutânea. Por exemplo: um eczema em pálpebra que se iniciou um a dois dias após uma ida à manicure, deve ser suspeitado o esmalte de unhas como causador do processo.
Outros pontos importantes a serem investigados são: ambiente e atividades profissio
nais, vestuário, tipo de cosméticos utilizados, ambiente domiciliar do paciente.

- As lesões apresentadas na pele:
Ao examinar o paciente, o médico observará a localização e o aspecto das lesões. Algumas localizações são características:
· Eczema em pálpebras: esmaltes de unhas
· Eczema em orelhas: brincos
· Eczema em axilas: desodorantes
· Eczema em pescoço: perfumes, colares, esmaltes.
A dermatite de contato pelo esmalte de unhas raramente se dá na própria unha, por ser uma região dura, mas sim na face, em especial nas pálpebras e no pescoço.

- O teste de contato:

Este teste é feito aplicando várias substâncias aderidas a um papel de filtro nas costas do paciente, deixando em contenção durante 48 horas. Após este período, o teste é retirado, o local é marcado e a leitura é realizada 48 e 72 horas após a colocação. Recomenda-se expor à luz solar após sua retirada, para observar possível reação com, a luz (fotoreação).
O teste de contato é feito com uma bateria padrão de substâncias, mas pode ser realizad
o também com os cosméticos usados e suspeitos de serem causadores do eczema. É praticamente impossível fazer uma lista completa de todas as substâncias utilizadas em cosméticos, pois são utilizados um grande número de conservantes, corantes, fragâncias e veículos. Entretanto, algumas substâncias são sensibilizantes freqüentes, como por exemplo:
Parafenilenodiamina (tintura de cabelo, cosméticos escuros)
Sulfato de níquel (tintura de cabelo, contaminante em corantes)

Eosina (corante usado em batons)
Anilina (lápis de sobrancelhas)
Bálsamo do Peru (fragâncias)

Perfume mix
Nitrocelulose e cloreto de cobalto: esmalte de unhas, etc.

Tratamento da dermatite de contato
O tratamento ideal é aquele onde se consegue identificar a substância responsável, afastá-la evitando assim o problema. Existe a opção de usar produtos hipoalergênicos, isto é, que raramente provocam alergia, porém mesmo assim algumas pessoas poderão reagir.
Por isso, é muito importante procurar um médico especialista em Alergia que irá orientar não apenas o tratamento das lesões cutâneas, mas também a prevenção de futuros episódios.

Comentários

  1. Compreendo sua preocupação, mas peço sua compreensão: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Para indicar um tratamento, é essencial fazer o diagnóstico, o que se baseia no exame das lesões em sua, analisadas em conjunto com sua história clínica. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  2. Acabei de fazer o teste de contato e deu resultado positivo para hidroquinona, perfume-mix, thimerosal e neomicina. Li na internet algumas coisas na internet mas mesmo assim achei vaga a explicação pro perfume-mix. Alguém pode me explicar com mais detalhes? Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Fabi: Perfume mix, como o nome indica, é uma mistura das principais fragrâncias. Os componentes mais utilizados na composição do perfume mix são: Aldeído cinâmico, Alcool cinêmico, Alcool alfa-amil cinâmico, Geraniol, Eugenol, Isoeugenol, Oak moss absoluto e Hidroxicitronelal. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  4. skarlet
    olá descobri que tenho alergia a cloreto de cobalto,acaro mix,perfume mix e abacaxi,tenho uma vida muito conturbada pois minha crises alergicas são dadas com muita frequencia ja cheguei ah fikar com o rosto de corpo deformados ja fui internada varias vezes,tomo o remedio que o medico passou mais mesmo assim ainda tenho crises frequentemente(celergim),o que remedio que o medico passou pode nao esta adiantanto?

    ResponderExcluir
  5. eu peguei uma forte alergia na região dos olhos, porcausa da escova progressiva, ja fui em varios médicos de varias especialidades mais nada resolve gostaria de saber se tem alguma solução para o meu problema.não aguento mais...

    ResponderExcluir
  6. O parecer que solicita não pode ser emitido através da internet.Lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com sua história clínica. Contamos com a sua compreensão. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  7. Skarlet: os dados que envia não permitem uma conclusão sobre seu caso. Para emitir o parecer que solicita, seria necessário conhecer seus dados clínicos, o diagnóstico médico preciso, quais medicações foram usadas, doses, tempo de uso, etc. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  8. Olá, gostaria de saber o que faço? Pois eu tinjo sempre meus cabelos de loiro, mas pra isso tenho que descolorir a raiz com o pó descolorante antes. Só que mudei o produto,por indicação da vendedora. Mas quando passei, me deu uma baita queimação no couro cabeludo, e quando fui lavar, meu rosto estava todo inchado e vermelho, e a sensação era que minha cabeça estava pegando fogo. Amanheci com o rosto inchado ainda, e algumas parte do pescoço também. O que devo fazer, se eu for ao médico hoje, só tem atendimento em pronto socorro, ou seja atendimento de emergência com um clinico geral, será que ele pode me audar?

    ResponderExcluir
  9. O atendimento de emergência pode ser feito pelo médico clínico geral. Mas, assim que for possível procure um alergista para orientá-la. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  10. Olá, meu nome é Bruna, e apenas nesse momento me dei conta de que estou com bolinhas vermelhas no rosto, na regiao da "olheira". São várias e minúsculas. Não sei quando apareceu, e nem se usei algum produto diferente dos de costume.
    Isso é alergia? Devo procurar um dermatologista urgente?
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  11. Bruna: peço sua compreensão, mas não há como afirmar a causa das lesões sem examinar sua pele pessoalmente. Aconselho que procure um médico especialista para orientá-la. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  12. Olá, boa tarde! Fiz um teste de contato e deu que tenho alergia a 20% das substâncias testadas.
    Nem sempre os rótulos apresentam a substância com o nome da lista. Gostaria de saber se nos cosméticos há algum outro nome que posso procurar para:
    * bálsamo do peru
    * bicromato de potássio
    * butilfenol para terciário
    * cloreto de cobalto
    * paraben mix
    * perfume mix
    * bronopol
    * cloracetamina
    * trietanolamina
    Muito obrigada pela ajuda e colaboração!!
    Priscila Andreia.

    ResponderExcluir
  13. Os nomes em geral são esses, com exceção do perfume mix que engloba uma série de substâncias: Aldeído cinâmico,Alcool cinâmico,Alcool alfa-amil cinâmico, Geraniol, Eugenol, Isoeugenol, Oak moss absoluto e Hidroxicitronelal. De qualquer modo, sempre que tiver dúvidas, fale com seu alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  14. Sou alérgica a sulfato de níquel e cobalto, gostaria de saber o que devo evitar e principalmente, quais alimentos.

    ResponderExcluir
  15. Cloreto de Cobalto é um metal encontrado em jóias fantasia (bijuterias) e objetos de metal. Também é encontrado no concreto, tijolos e secadores de parede. Pode ser encontrado em alguns cosméticos. Indivíduos alérgicos ao cobalto podem ser ao níquel e cromato. Cobalto também pode ser usado no fabrico de plásticos e borracha, sendo importante para trabalhadores da indústria. Níquel é um metal branco=prateado resistente à corrosão. É o alérgeno mais comum das jóias de fantasia (bijuterias), embora não seja o único. Objetos niquelados geralmente são brilhantes ou cromados. Nem todo metal contém níquel, o aço inoxidável tem níquel, mas que este é tão firmemente ligado que não causa alergia. As lâminas de barbear ou depilar de aço inoxidável somente liberam níquel depois de usadas várias vezes e velhas. Em geral bastam 3 minutos de contato para o metal liberar níquel para a pele, porém o contato úmido encurta este tempo. Alguns líquidos de cor azulada também podem ter níquel. Alguns cosméticos, como sombras e lápis para os olhos, podem ter contaminação pelo níquel. Em princípio não há necessidade de dieta alimentar, que deverá ser feita apenas em casos indicados pelo médico. Aconselho que peça ao seu alergista que a oriente sobre seu caso, pois conhece seus dados clínicos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, desenvolvi uma dermatite de contato irritativa com o uso de um produto facial, porém a a irritação deu-se no corpo, dando início em regiões isoladas e posteriormente em todo o corpo, mas nunca no rosto! Qual a razão? Sou alérgica ao Perfume-Mix (**) e a Resina Tonsilamina/Formaldeído.

    ResponderExcluir
  17. Peço sua compreensão, mas não posso atender sua solicitação através de um aconselhamento na internet. Não há como afirmar a razão sem saber o diagnóstico preciso e sem examinar pessoalmente. Aconselho que peça esta orientação ao seu alergista pois conhece seus dados imunoalérgicos, sendo então a pessoa mais adequada para orientá-la. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia, recentemente fiz testes e foi constatado que sou alérgica ao Perfume Mix, tenho tido o hábito de ler todos os rótulos porém, nem sempre encontro a fórmula das fragrâncias, também percebi que ao comer molhos e mussarela e gomas, a coceira fica muito intensa, minha pergunta é: alergia ao perfume mix está também relacionada a comida?

    Muito obrigada. Cristina.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde..gostaria de tirar um dúvida..ja fiz o exame de contato e foi diagnosticado q tenho alergia de contato do parabeno mix, e do kathon CG, gostaria de saber s devo apenas evitar o contato com produtos q tenham essas composições ou se tem algum tratamento, pois até mesmo produtos manipulados tem uma porcentagem desses componentes..Obrigada.

    ResponderExcluir
  20. Cristina: Os componentes do perfume mix são: Aldeído cinâmico, Alcool cinêmico, Alcool alfa-amil cinâmico, Geraniol, Eugenol, Isoeugenol, Oak moss absoluto e Hidroxicitronelal. Por isso, é importante ler os rótulos atentamente. Não há relação aparente entre a alergia de contato ao perfume mix e alergia alimentar. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  21. O tratamento da dermatite de contato implica no afastamento do uso das substâncias que provocam a alergia. É possível controlar a doença,mas infelizmente não há um remédio ou vacina que possa curar definitivamente o problema. Agradecemos sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  22. olá fiz o teste de alergia e constou que tenho alergia de Thimerosal e Sulfato de Níquel queria saber(se possivel) quais os tipos de cosmetico pode haver esses componentes? pois todos os meus cosmeticos que uso não contem. È comum esses componentes conter em varios cosmeticos ou são raros?
    obrigada

    ResponderExcluir
  23. Vanessa: acostume-se a ler os rótulos e a composição dos cosméticos antes de usar. Os produtos de melhor qualidade raramente contem sulfato de niquel e timerosal. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde
    Fiz um teste de contato onde acusou que tenho dermatite. No teste realizado acusou alergia nas substâncias: Hidroquinona, PPD Mix, Kathon CG, Tiuran e Bronopol. Gostaria de ajuda a princípio sobre hidratante corporal, sabonetes, shampoo e condicionador que não contenham essas substâncias. Conto com a ajuda!
    Desde já agradeço.
    Rosana Vitorino

    ResponderExcluir
  25. Rosana: o número de cosméticos comercializados no Brasil é imenso. Não há como ter acesso a todas as fórmulas. A conduta mais adequada é ler atentamente o rótulo antes de usar qualquer produto. Solicite ao seu alçergista em caso de dúvida, que a oriente. Gratos por sua partiocipação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  26. Bom dia.
    Meu nome é Liliane e descobri que sou alergica a sulfato de níquel e themirosal, tenho uns acessos de coceira horriveis pelo corpo todo e tenho vivido a base de antialergicos a mesês, já fiz o teste de contato e o resultado foram esses, pelo oq entendi não posso mais usar bijuterias nem maquiagens, mas isso será impossivel!!!!! Alguem pode me responder a quais cosmeticos e maquiagens eu posso recorrer? Os da Clinique e MAC(linha mineralize) eu posso????

    ResponderExcluir
  27. Liliane: cosméticos hipoalergênicos e de melhor qualidade, como é o caso da Clinique não costumam conter níquel nem timerosal. Mas, de qualquer modo, é importante que leia atentamente o rótulo antes de usar qualquer produto. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  28. Olá... Parabéns pelo blog!!! Eu acredito que tenho alergia a BATON E GLOSS, pois ha 5 anos que não uso esse produtos, se caso eu passo eu venha usar meus labios imediatamente começam a coçar, inchar, ressecar, com rachaduras e até sangram... nem consigo sorrir com tanto ressecamento... essa alergia fica aproximadamente umas 2 semanas para os meus lábios voltarem ao normal, então tem um bom tempo que não esses produtos... já testei todas as marcas e mesmo assim me dão alergia... devo procurar um Dermatologista ou Alergista? E o que poderia ser? alergia a Baton?

    ResponderExcluir
  29. O seu relato não deixa claro se seria uma alergia ou uma reação irritativa. Aconselho que procure um alergista para orientar seu caso. Gratos por sua visita e por seu carinhoso incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog. Aproveitamos para convidá-la a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  30. Oii,
    Tenho dermatite de contato, apareceram manchas no meu rosto, o que faço para que elas desapareção??

    ResponderExcluir
  31. Olá, fiz o teste de contato e descobri que tenho alergia a hidroquinona, bicloreto de mercúrio, mentol e ++ a timerosal. Por ter alergia a estas substancias só irei poder usar cosméticos hipoalérgicos ou há algum remédio que ajude?

    ResponderExcluir
  32. Oi, volto a fazer outra pergunta, tenho dermatite alergica e apareceram manchas na minha pele, elas inflamaram e depois de usar os remédios receitados pelo meu dermatologista e parar de usar cosmeticos as manchas melhoraram e ficaram esbranquiçadas posso tomar sol ou elas podem piorar com a luz solar?

    ResponderExcluir
  33. Briena: aconselho que utilize apenas hidratante hipoalergênico próprio para seu tipo de pele e que entre em contato com seu alergista. Peço sua compreensão, mas não há como medicar sem examinar pessoalomente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  34. Amanda: 1)a dermatite de contato é uma alergia duradoura, ou seja, não se altera com o tratamento. A dica é ler atentamente os rótulos antes do uso e adquirir produtos hipoalergênicos. Recomendo os sites: Alergohouse (www.alergohouse.com.br) e Alergoshop (www.alergoshop.com.br) 2) Fale com seu dermatologista antes de se expor ao sol. Ele poderá recomendar um protetor solar específico e evitar complicações em sua pele já sensível. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  35. Olá,
    Adorei este site, é mto boum praa aas pessoas como eu qe tem dermatite de contato... Mto obg poor respondeer minhas perguntas.

    ResponderExcluir
  36. Anônimo1/1/12 15:14

    Olá Blog da Alergia.
    Tenho dermatite de contato, gostaria de saber se os adesivos de unha podem provocar algum tipo de alergia mesmo se eu usar um esmalte hiporalergico por baixo?

    ResponderExcluir
  37. Obrigada, Amanda por seu incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog. Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  38. É possível que sim. Na verdade, depende de cada pessoa, do seu tipode sensibilidade e da substância contida no adesivo. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  39. Como faço para assinar o blog?

    ResponderExcluir
  40. Amanda: assinar o blog é bem simples. Procure no painel do Blog da Alergia - na coluna da direita, o setor "Novidades em seu e-mail". Escreva seu endereço eletrônico e clique em ok. Abrirá uma tela com o título: "Requerimento de cadastro de e-mail" e logo abaixo uma solicitação que copie as letras indicadas (em destaque) no espaço apropriado. Depois, clique em "completar a solicitação de cadastro". Está pronto. Você então receberá na caixa de entrada do seu e-mail uma mensagem em nome de FeedBurner’s. Basta clicar no link anexado nesta mensagem e seu cadastro estará ativado. Abraços.

    ResponderExcluir
  41. Anônimo3/1/12 13:53

    SEMPRE USEI LAPIS E NUNCA TINHA ME ACONTECIDO NADA,SO QUE DI UM TEMPO P/KA ME INHA OS OLHOS E ARDE MUITO.,E POCIVEL DEPOIS DE TANTO TEMPO DE USO TER ESSA REACAO.ME AJUDEM PRECISO MUITO CONTINUAR MINHA VIDA. CIDA DUARTE

    ResponderExcluir
  42. Cida: uma alergia de contato pode surgir a qualquer momento, mesmo com produtos que você esteja habituada de utilizar. Mas, para ter certeza que é o lápis a causa de sua alergia, aconselho que procure um alergista que analisará seu caso, realizará testes de contato e assim poderá orientar de forma apropriada.

    ResponderExcluir
  43. Olá, tenho alergia á Thimerosal, já li aqui que se trata de um componente de cosméticos...e um anti-séptico potente usado em medicamentos e cosméticos..
    Li também em um blog, que os esmaltes da marca Colorama ( os comuns), não contém este componente e gostaria de saber da veracidade desta informação, e quais outros cosméticos podem haver, tipo ( hidratantes, cremes, etc)

    ResponderExcluir
  44. Lorena: a maioria dos esmaltes já não contém thimerosal. O número de produtos cosméticos é imenso, não sendo possível catalogá-los todos. Uma dica é ler atentamente os rótulos antes do uso e adquirir produtos hipoalergênicos. Recomendo os sites: Alergohouse (www.alergohouse.com.br) e Alergoshop (www.alergoshop.com.br) Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  45. Olá, acabo de ser diagnosticada em um teste de contato com "intolerância a perfume mix" e duas cruzes a "sulfato de níquel" e pergunto: O perfume mix está presente em qualquer composição que conste perfume? O sulfato de níquel , além de metais e afins está presente emcosméticos e produtos de limpeza?
    Parabéns pelo blog!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  46. Peço sua compreensão, mas este blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina: não prescrevemos e não indicamos nomes de remédios. Aconselho que retorne ao seu médico para nova avaliação. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  47. tem alguns anos que pinto o cabelo de castanhos para cobrir os cabelos brancos só que das ultimas duas vezes que pintei, me deu muita coceira e fiquei com os ganglios do pescoço e da cabeça todos aumentados pensei que fosse por causa da amonia,então comprei outra tinta castanho medio sem amonia, mas aconteceu a mesma coisa. fui ao alergista, fiz o teste de contato e não deu nenhuma reação então ela passou exame de sangue para ver a minha imunidade e deu tudo norma.o que podeser?se eu usar uma tinta mais clara pode acontecer a a mesma coisa? o que fazer? por favor me ajude! obrigada.

    ResponderExcluir
  48. os dados que envia não são suficientes para que eu possa orientar seu caso através deste aconselhamento na internet. O seu relato sugere que tenha sido uma alergia à tintura de cabelo. Sendo uma alergia, ela se repetirá todas as vezes em que insistir no uso da tintura, seja na tonalidade escura como na clara. Contudo, para emitir um parecer específico, é essencial avaliar seu caso pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  49. Olá.Descobri ser alérgica a Thimerosal que não poder ter reação cruzada com Piroxicam.Minha dúvida é: como tenho muita dor de cabeça costumo tomar anador frquentemente.Isso pode me dar mais problemas, ja que medico algum descobre o porquê da minha dor de cabeça?

    ResponderExcluir
  50. Soniamar: o seu relato não fornece dados para uma conclusão. Em princípio não há relação entre a alergia ao thimerosal e sua dor de cabeça. Mas, para indicar a causa do problema é essencial avaliar de forma criteriosa e pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  51. Olá, descobri que além de ter alergias aos produtos de beleza tenho ao protetor solar existe algo que contem na formula dos dois ? e o que seria ? obrigado e desde já agradeço pelo retorno!

    ResponderExcluir
  52. Para responder sua pergunta seria necessário avaliar as fórmulas dos produtos que provocaram a alergia e realizar testes de contato para identificar as substâncias provocadoras de sua
    alergia.
    Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  53. Anônimo2/3/12 17:42

    Boa tarde!Meu nome é Débora.Há alguns meses, descobri que tenho alergia a maquiagens.Meu olho incha e fica ressecado e minha boca também incha,quando uso batom,minha boca resseca.Fui ao dermatologista e fiz o teste alérgico e deu como alergia a Parafenilenodiamina.Gostaria de saber se podem me informar, algumas marcas de produtos que não contém este composto,pois estou tendo dificuldades em encontrar.Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  54. Débora: infelizmente não existe uma lista com a fórmula de todos os cosméticos brasileiros, pois trata-se de uma quantidade imensa de produtos. Você deve ler o rótulo antes de usar qualquer produto. Em geral parafenilenodiamina está presente apenas em tinturas de cabelo e em cosméticos de cor escura - em especial delineadores, lápis para olhos e rímel. Aconselho que prefira os produtos hipoalergênicos, que podem ser adquiridos em sites especializados como: Alergohouse (www.alergohouse.com.br) e Alergoshop (www.Alergoshop.com.br)Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  55. Anônimo4/3/12 23:31

    Sou alérgica ao Cloreto de Cobalto, tive uma reação alérica em 2009 nas palpebras e a parte inferior dos olhos que ficou parecendo uma árvore seca, devido ao inchaço e ao ressecamento prejudicou até a minha visão. Realizei o teste alergico que o qual constatou a alergia a esta substancia. Além da alergia a esmaltes também sou alergica a Ceras de Depilação que também contém o cloreto de cobalto (fica uma dica para as mulheres que são alérgicas, ficarem atentas a este produto), utilizei uma vez cera e o meu rosto fica todo inchado e a pele ressecada, vermelhidão (parece queimadura de Sol), coceira e queima como fogo!! Evito cremes, e sabonetes perfumados pois logo apos o uso sinto a sensação de queimadura.

    ResponderExcluir
  56. Obrigado por seu depoimento. Para quem não sabe, Cloreto de Cobalto é um tipo de metal encontrado em jóias fantasia (bijuterias) e objetos de metal. Pode ser encontrado em alguns cosméticos. Indivíduos alérgicos ao cobalto podem ser ao níquel e cromato. Cobalto também pode ser usado no fabrico de plásticos e borracha, sendo importante para trabalhadores da indústria. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  57. oii...eu nao sei se sou alergica...mas quando passo qualquer tipo de maquiagem..me da coceira...pelo corpo inteeeiro

    ResponderExcluir
  58. É possível, mas não há como afirmar sem uma avaliação criteriosa dos seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica

    ResponderExcluir
  59. Boa noite,meu nome Elaine estou sofrendo muito já fui em varios alergista e nem um resolveu nada . diz biopcia o resultado foi DERMATITE CRÔNICA ULCERDA E SEM CARATER ESPECIFICO , NÃO ENTENDI , FIZ O EXAME DAS PLACAS , PARAFENILENODIAMINA MIX , UM DELES DISSE QUE ERA DE ROUPA PRETA E CONTATO COM TECIDO PRETO ,PAREI DE TER CONTADO E NADA TOMO ANTI ALERGICO TODOS OS DIAS E NOITE TOMO CALMAT PARA CONSEGUIR DORMIR SE EU NÃO FIZER ISTO NÃO CONSIGO DORMIR ... ME AJUDE

    ResponderExcluir
  60. Boa tarde! tenho alergia a cloreto de cobalto e sulfato de niquel conforme exame de contato .porem cortei tudo maquiagem e bijuterias até perfume não estou usando porem estou com 2 dedos com aspecto de ferida um na direita e outro na esquerda me ajudem é alergia a que ?pode ser alimemtar? grata Rose Freitas

    ResponderExcluir
  61. Elaine: compreendo seu sofrimento, mas não tenho condições para ajudá-la sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente para definir seu diagnóstico. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  62. Rose: Peço sua compreesão, mas para afirmar a causa de sua alergia e confirmar se é uma alergia alimentar, é essencial realizar uma avaliação clínica cuidadosa e um exame pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  63. ivone lopes de araujo3/4/12 14:28

    gostaria de saber coceira nos cotovelos, joelhos,punhos,seria dermatite de contato ao gel cola para cabelos.estou usando desodorante rexona sem perfume hipoalerginico mas estou com vermelhidao proxino as axilas e na barriga, desodorante hipoalergenico tb causa alergia.

    ResponderExcluir
  64. Ivone: 1) os dados que envia não são suficientes para que eu possa afirmar se o gel é causa da alergia que apresenta. 2) Produtos hipoalergênicos também podem causar alergia pois depende da sensibilidade da pessoa. Como a palavra indica, provocam menor possibilidade de causar alergia comparados aos produtos comuns. 3) Lesões em axilas podem não ser causadas por alergia. Aconselho que procure um alergista pois lesões na pele precisam ser examinadas pessoalmente. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor.

    ResponderExcluir
  65. Estou com alergia ha um ano, no teste deu alergia a thimerosal essa substancia prevalece a alergia de metais. Minhas mãos (palmas e dedos) coçam muito, ficam áreas avermelhadas, apos começa arder de tanto coçar e com uns 2/3 dias cria-se então uma crosta, casca, daí fica mto ressecada e vai rachando chega no sangue. Não sei mais o que fazer, coça, dói e as vezes ultimamente) as mãos e dedos estão inchadas, essa alergia estendeu para os pés e cutuvelos. ajudem se possível, ja fui em 3 medicos e me dizem apenas para identificar os produtos que causam essa reação alérgica mas até agora estou na mesma situação...brigada.

    ResponderExcluir
  66. Compreendo sua preocupação, mas não tenho condições para fazer o diagnóstico e indicar tratamento de uma alergia na pele através da internet,baseado apenas em seu breve relato e sem examinar pessoalmente. Conto com a sua compreensão. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  67. Anônimo3/5/12 11:43

    Olá! Há mais oumenos 10 anos a minha pele fere sozinha e melhora sozinha: resseca, vira vesicula seca, vira cascão e o cascão cai ficando o local escurecido, posteriormente, o processo se reinicia. Ainda não identifiquei o estímulo para tal ocorrência. Será alergia?

    ResponderExcluir
  68. Anônimo4/5/12 09:38

    Alguém conhece alguma marca ou local, que venda maquiagem sem cloreto de cobalto?

    ResponderExcluir
  69. As lesões na pele só podem ser avaliadas com o exame físico do paciente, ou seja, em uma consulta presencial. São várias as alterações que podem levar a ressecamento, coceira e vesículas na pele, em especial numa evolução de 10 anos. Por isso, aconselho que procure um alergista para fazer o diagnóstico e esclarecer se é nesmo uma alergia. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  70. Produtos de maquiagem hipoalergênicos sem cloreto de cobalto podem ser adquiridos em sites especializados como: Alergohouse (www.alergohouse.com.br) e Alergoshop (www.Alergoshop.com.br) Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  71. Olá,
    Gostaria de saber se o sulfato de níquel contem e/ou e o mesmo de mica?! E se
    Posso proteger bijus com por ex base alergica ou colocando algum tipo de outra proteção?!
    Desde ja abradeço!!!

    ResponderExcluir
  72. Mica é um mineral e que eu saiba, não pertence à família do sulfato de níquel que é um metal. Aconselho que substitua suas bijuterias por produtos que não contenham sulfato de níquel. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  73. tenho alergia a sulfato de niquel, formaldeido e kathon. como tratar meu medico passou uma pomada de nome desonida e comprimidos de citirizina

    ResponderExcluir
  74. Trabalho em uma fundição de ferro em sc, após 2anos de trabalho na empresa comecei a sentir esse sintoma tenho coceira em todo o corpo ,mas isso só acontece quando chego do trabalho e tomo banho logo em seguida começa é uma coceira irritante como se você encostace uma folha de urtiga.Gostaria de saber se pode ter o cloreto de cobalto na fundição,os profissonais da saude me disseram que o problema não é na empresa . obrigado

    ResponderExcluir
  75. O parecer que solicita não pode ser emitido através da internet. Para afirmar se sua alergia está sendo causada pelo cloreto de cobalto é essencial examinar pessoalmente. Conto com a sua compreensão. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  76. O uso da medicação alivia os sintomas. Mas, para tratar a alergia de contato é fundamental afastar o contato com as substancias causadoras da alergia, ou seja, com os derivados do formaldeído, Kathon e sulfato de níquel O seu alergista orientará a conduta mais adequada para seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  77. Ola!sou alergica a niquel evito usar coisas tipo joias bolsas com muitas fivelas cubro p botao das roupas etc ,mais agora preciso evitar alimentos se for evitar todos e dificil a minha alergia sai eczemas na pele,eu fiz o pat test no canada deu positivo obrigada

    ResponderExcluir
  78. Atualmente é muito grande o número de pessoas sensíveis ao níquel, o que está fazendo com que os fabricantes utilizem cada vez menos esta substância no fabrico de cosméticos e produtos. A ingestão diária de Níquel, na população regular, é de 0,3 a 0,6 mg. Cerca de 1 a 10% do Níquel ingerido é absorvido pela via gastrointestinal e o resto é excretado.
    Estudos indicam que a ingestão aumentada pode causar ou agravar eczemas em pacientes sensíveis. As dietas "pobres em Níquel" são limitantes e difíceis de realizar e nem sempre dão o resultado esperado. Por isso, antes de fazer qualquer dieta, fale com seu alergista e confirme se está mesmo indicado para seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  79. Boa Tarde! Tenho alergia a níquel e estou com dificuldade de saber quais produtos posso ou não usar, pois nas composições não vem escrito a palavra níqual. Vocês poderiam me passar quais as substâncias que contém níquel nos cosméticos e esmaltes que preciso evitar?

    ResponderExcluir
  80. Andresa: recomendo que leia sempre o rótulo antes de usar qualquer produto: em geral o nome que consta é "sulfato de níquel" Prefira produtos hipoalergênicos, pois a maioria não possui níquel em sua composição. Estes podem ser adquiridos em sites especializados como: Alergohouse (www.alergohouse.com.br) e Alergoshop (www.Alergoshop.com.br) Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  81. Anônimo2/7/12 00:24

    Ola minha filha tem 6anos e desde que era bebe sofre com dermatite atopica,coceiras e falta de apetite e crescimento. Hj fizemos testes de contato, inalação e sangue onde acusou alergia a clara de ovo(forte, leite(moderado), amendoim(fraco), poeira, fungos, acaros, baratas, acido benzoico, arseniato de sodio, azocorantes, benzocaina, bicromato de potassio, carba mix. Medicamos ela com hixisine, desalex, mupiroxina, elocon e protopic alem da retirada dos carpetes e cortinas do quarto, e faço detetização com um produto manipulado chamado solução acaricida. Mesmo assim ainda ela sofre com coceiras que agridem muito a pele dela, chegando a causar ferimentos e marcas profundos. Por ultimo estamos aplicando nela com prescriçao do medico alegista uma vacina semanal que consta no frasco(fungos,acaros...) estou confusa, ja nao sei mais o que fazer, e se estou certa nesse tratamento a longo prazo, gostaria de um esclarecimento se essa vacina pode mesmo ajudar a minha filha e como amenizar o sofrimento dela.
    Obrigada desde ja.
    Daiane

    ResponderExcluir
  82. Daiane: peço sua compreensão, mas não tenho condições para emitir um parecer sobre o tratamento de sua filha sem analisar seus dados clínicos de forma criteriosa e sem examinar pessoalmente. Da mesma forma, para que eu possa julgar sem conhecimento da fórmula da vacina (imunoterapia). Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  83. Tive durante muito tempo bolhas nos pés, que começavam pequenas e se uniam fazendo uma ou mais bolhonas e nunca descobria o porque disto. Depois de muitos exames descobri que era alérgico a TEREBINTINA um produto usado na colae graxa de sapatos. Ja tinha feito tudo para descobrir a causa em vão. Hoje uso palminha neutra em todos sapatos e não tenho mais bolhas. Deixo aqui minha contribuição ao assunto.

    ResponderExcluir
  84. Agradecemos seu depoimento e sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  85. Olá, boa tarde. recebi hoje o resultado de um teste de contato que fiz. Foi detectado a alergia moderada a Balsamo de Peru e uma mais forte ao Thimerosal. recebi uma pequena lista com os produtos onde eles sao encontrados. mas achei muito vaga as informaçoes, e gostaria de saber quais sao especificamente os produtos que devo evitar o contato e a ingestão (se for o caso). Obrigada

    ResponderExcluir
  86. Bálsamo do Peru: é componente de cosméticos. Líquido viscoso, castanho-escuro, derivado da árvore Toluifera pereirea. Alergia ao bálsamo do Peru mais freqüentemente significa alergia a fragrâncias e perfumes. Entretanto, sendo este um produto natural contendo muitas substâncias, é difícil determinar com exatidão qual fragrância o contém. O paciente deve evitar produtos perfumados e preferir usar fragrância-free. Alguns medicamentos têm Bálsamo do Peru e isto deve ser observado na embalagem ou bula ( principalmente produtos para dermatite de fraldas e hemorróidas ).
    Nem todos os alérgicos a esta substância precisam restrições alimentares. o seu alergista avaliará se é o seu caso. Citam-se:
    balas com sabor de frutas, chás com sabor, tabaco, sorvetes, colas e bebidas com sabor de frutas cítricas, temperos, canela, baunilha, curry, ketchups, chili, pickles, patês, vermouth e campari. Há necessidade de aguardar 3 a 4 semanas para julgar a melhora com a dieta. Thimerosal é um anti-séptico potente usado em medicamentos e cosméticos. Algumas vezes a concentração do produto é baixa e o contato por curtos períodos pode não provocar alergia. No entanto, o uso contínuo pode ocasionar prurido e lesões na pele. Embora o Merthiolate® tenha mudado a fórmula, ainda encontra-se thimerosal no merthiolate incolor e no “spray”. A maioria dos produtos com thimerosal é usado em áreas úmidas, como olhos, ouvidos, nariz e genitais. Algumas soluções para lente de contato podem conter thimerosal. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  87. Boa tarde! Estou com manchas vermelhas a alguns meses envolta da boca e fiz exame de contato para identificar o motivo. Descobri que tenho alergia ao Amerchol L 101 e ao sulfato de níquel. O meu médico me disse que o Amerchol não possuia nenhum outro nome, porém não havia encontrado nenhum produto que possuísse essa substância no meu uso. Procurei na internet e vi que o Amerchol L 101, também é a mesma coisa que o álcool de lanolina em português, e woolalcohol ou lanolin alcohol. Após, vi em um dos meus batons de O Boticário que possui o álcool de lanolina ACETINADO. Gostaria de saber se o Amerchol L 101 é mesmo o álcool de lanolina, caso sim, o álcool de lanolina acetinado pode estar acusando as minhas manchas? Gostaria de saber quais são todos os outros nomes do Amerchol e do sulfato de níquel. Caso vocês possuam uma lista com todos os produtos que possuem as duas substâncias, ficaria muito grata em recebê-la caso possível. Muito obrigada e parabéns pelo blog que ajuda muito pessoas que não tem as dúvidas esclarecidas pelos próprios médicos. Elaine.

    ResponderExcluir
  88. ola.tenho uma alergia nas palpebras e fiz um teste de contano e deu um tipo de alergia por nome de parafenilenodiamina.é uma alergia causada por cosmeticos e tinturas.tenho uma duvida.eu numca usei nenhum tipo de maquiagem.e pintei o cabelo apenas uma vez na minha vida.nem sou de usar esmaltes.e tambem fiz uma progressiva.não sei se foi isso que causou minha alergia.minha médica me receitou um fisiogel mais queima muito.e minhas palpebras estao muito irritadas.cossa muito.ja chegou ficar em carne viva.não sei o q fazer.por favor me digam o q eu fasso

    ResponderExcluir
  89. Elaine: Amerchol é um derivado da lanolina, sendo usado na indústria cosmética. Aconselho que evite o uso de produtos que contenham lanolina. Sulfato de níquel é um metal. Alguns cosméticos, como sombras e lápis para os olhos, podem ter contaminação pelo níquel. O seu alergista poderá orientar a forma de prevenção. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  90. Leylla: peço sua compreensão, mas não tenho condições para indicar um tratamento sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Parafenilenodiamina é componente da borracha e cosméticos. É sensibilizante comum na borracha preta, mas o problema mais comum com este alérgeno está nas tinturas de cabelo. Do mesmo modo, ele pode provocar dermatite alérgica de contato em roupas, principalmente de cor escura. As etiquetas nas tinturas de cabelo podem conter nomes diferentes da parafenilenodiamina, mas que causam o mesmo problema, como: p-toluenodiamina, 1,4-benzenediamina, p-aminodifenilamina, 1,4-fenilenodiamina, 2,4-diaminoanisol, p-aminoanilina e o-aminofenol. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  91. Maria Luciana28/9/12 23:15

    Boa noite, estou com um prurido no corpo, principalmente na região das pernas e da barriga. Fiz os testes alérgicos respiratório (positivos, pois tenho bronquite asmática), alimentos (negativo) e de contato, onde deu alergia as seguintes substâncias: Perfume Mix, Parafenilenodiamina e Trietanolamina (que foi a mais forte), porém não consigo achar nenhuma dessas substância nos cosméticos e produtos de limpeza e higiene que faço uso. Se poderem me ajudar ficaria agradecida. Att, Maria Luciana

    ResponderExcluir
  92. Maria Luciana: os produtos são obrigados a estampar no rótulo os nomes das substâncias contidas em sua formulação. Parafenileno é substância comum nas tinturas de cabelo. A maior dificuldade é com relação ao perfume, que pode ter nomes diferentes mo rótulo, constituindo o que se chama de perfume mix, como por exemplo: Aldeído cinâmico - Alcool cinêmico - Alcool alfa-amil cinâmico - Geraniol - Eugenol – Isoeugenol - Oak moss absoluto - - Hidroxicitronelal. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  93. Olá, minha namorada tem alergia alergia a cloreto de cobalto, queria que vocês me indicassem os produtos que contém isso e que ela não pode usar... ela está com muito medo de usar os produtos por achar que todos podem ter, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  94. Infelizmente não existe uma lista com a fórmula de todos os cosméticos brasileiros, pois trata-se de uma quantidade imensa de produtos. A sua namorada deve ler o rótulo antes de usar qualquer produto. Uma opção é dar preferência produtos hipoalergênicos, que podem ser adquiridos em sites especializados como: Alergohouse (www.alergohouse.com.br) e Alergoshop (www.alergoshop.com.br) Mas, mesmo estes produtos ditos hipoalergênicos podem causar alergia em pessoas muito sensíveis. Por isso, sempre que tiver dúvidas,fale com seu alergista antes da aplicação do produto. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  95. Boa Noite! Tenho alergia a dois componentes: KATHON CG (UMA MISTURA DE DUAS ISOTHIAZOLINONAS: METLCLOROTIAZOLINONA E METILSOTIAZOLINONA) E TOLUENO (EPOXY E TOSYLAMIDE). Preciso saber se estes dois componentes recebem outros nomes (ou até mesmo letras com números) além dos já citados acima, pois na maioria das vezes fica difícil identificá-los. Desde já agradeço pela atenção, porque já não aguento mais. Obrigada!

    ResponderExcluir
  96. Daiana: Kathon CG é um preservativo de cosmeticos, sendo descritos nos rótulos como metilcloroisotiazolinona/metillisotiazolinona ou pela abraviação MCI/MI, podendo também ser encontrado em lenços umedecidos e em demaquilantes. A revista "Contact Dermatitis" publicou um artigo interessante enfatizando esta alergia entre os jovens O artigo pode ser lido na revista: 01 Ago 2010 63(2) 96-101. Tolueno (também conhecido como tolueno sulfonamida formaldeído resina) é um dos principais sensibilizantes de esmaltes de unhas.Produtos hipoalergênicos em geral não contém estas substâncias. O seu alergista poderá orientá-la sobre as formas de prevençao e sobre os locais onde poderá adquirir produtos de confiança. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  97. Boa noite! Minha filha desenvolveu alergia de contato à nitrato de níquel, grau 04, há 01 ano. Tem sido muito difícil, pois esse metal é encontrado em quase tudo que manuseamos. Por ser adolescente, não esta sabendo lidar com a situação, tem muita vergonha, devido as feridas e manchas que marcam a pele. Gostaria de saber, embora o médico tenha dito que não há cura, se existe alguma vacina ou tratamento mais eficaz. Atualmente encontra-se com homeopatia, que é a longo prazo, precisamos de algo mais rápido, para aliviar a angústia da minha filha.

    ResponderExcluir
  98. Ola gostaria de algumas informações! Ha mais ou menos 1 ano e meio fiz um teste de alergia por conta! Depois de uma crise alergica! Meu teste de alergia descreve alergia a epoxi resina,e prometazina,desde entao minha vida foi modificada,passo por muitos problemas,e o pior nso estou no brasil para tentar algum tratamento alternativo,gostaria muito de alguma orientacao,por conta,em pesquisas feitas e também pela recomendaçao medica uso a pomada advantan,e o creme emoderm,esta alergia só ataca na minha face! Tenho alergia a camisinha de latex,que da reacao de inchaco,e coceira no local,e depois afeta meu rosto,gostaria de saber se tem cura? E o que posso fazer para melhorar! Pois dependendo do nivel de stress me afeta muito,meu rosto incha,coça,fica vermelho e com bolinhas de agua! Aqui no japao ja fui em varios medicos,dizem que não ha o que fazer! Apenas evitar contato ...e que nunca viral isso! Me ajudem

    ResponderExcluir
  99. Não há uma vacina (imunoterapia) para as dermatites de contato. O tratamento implica no controle do contato com a substância. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  100. Resina epóxi ou poliepóxido é um plástico termofixo que se endurece quando se mistura com um agente catalisador ou "endurecedor". As resinas epóxi mais frequentes são produtos de uma reação entre epicloridrina e bisfenol-a
    É um dos componentes da cola de adesivos, como esparadrapo e fitas “Durex”, plásticos e produtos com vinil. Prometazina é utilizado em cremes e pomadas antipruriginosas. O mais comum deles é o creme Fenergan®. A dermatite de contato ocorre devido à células chamadas linfócitos A memória fica "gravada" nas células. Por isso, não há vacina ou remédio específico que cure o problema. A medicação controla os sintomas e o tratamento deve incluir o afastamento do contato com os produtos causadores da dermatite de contato. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  101. Olá.

    Há alguma suspeita de alergia ppor quem toma estrógenos ou progesterona?

    Algum anticoncepcional não é recomendado para pessoas com alergia a Sulfato de níquel e Bicromato de Potássio.

    Mesmo lendo a bula, as substâncias nem sempre trazem o nome destes sais em sua composição.

    Obrigada.
    Cristiane Andrade

    ResponderExcluir
  102. Cristiane: o fato de ter alergia de contato com testes positivos para sulfato de niquel e bicromato de potássio não interfere na escolha do anticoncepcional.Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  103. Anônimo6/2/13 22:37

    Moro em Cuiabá-MT, já fiz o teste de contato que deu positivo para Thimerosal, tenho ultimamente comprado cosméticos que não tenham conservantes, corantes, perfume ou álcool na formúla (não sei se isso é eficaz no meu caso, não tenho sentido tanta diferença assim ). Meu médico me passou uma relação básica dos produtos as quais esta substancia (Thimerosal) esta presente, pediu para mim se alimentar mais saudavelmente possível, e disse também, que o estagio da doença pode estar também relacionada com o estado emocional de cada um.
    Então gostaria de saber se eu tenho feito certo em estar comprando produtos cosméticos sem este componentes(citados anteriormentes) para o meu uso diário?, E quais produtos cosméticos eu devo evitar?. Se fosse possível gostaria de obter respostas, obrigada.

    ResponderExcluir
  104. A sua conduta está adequada. Infelizmente não existe uma lista com a fórmula de todos os cosméticos brasileiros, pois trata-se de uma quantidade imensa de produtos. Você deve ler o rótulo antes de usar qualquer produto. Uma opção é dar preferência produtos hipoalergênicos, que podem ser adquiridos em sites especializados como: Alergohouse (www.alergohouse.com.br) e Alergoshop (www.alergoshop.com.br) mas, mesmo estes produtos ditos hipoalergênicos podem causar alergia em pessoas muito sensíveis. Por isso, sempre que tiver dúvidas,fale com seu alergista antes da aplicação do produto. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  105. Oi eu sou alérgica a tintura de cabelo, já apresentei bolhas na cabeça, já parei no hospital, já tomei até corticoide para sair de um processo alérgico...hoje uso henna surya a mais de 5 anos e nunca apresentei reação alguma...pergunto...pode ser que algum dia possa apresentar alguma alergia ao produto(henna surya) ou pelo tempo que uso está tudo bem? aguardo uma resposta pois mesmo não apresentando nenhuma alergia sempre fico nervosa quando aplico deve ser pelo trauma que já passei...

    ResponderExcluir
  106. Fernanda: a alergia é uma reação imprevisível - tanto você pode continuar usando a henna por longo tempo sem problemas, como pode desenvolver alergia no futuro. Mas, certamente a prevalencia de alergia com a henna é rara, ao contrário das tinturas de cabelo. Gratos pela visita ao nosso blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  107. Anônimo2/3/13 09:11

    Muito Obrigadaa,essas respostas ajudaram o meu problema,eu descobrie que a minha alergia é a dermatite de contato,ela começou no começo de 2012 quando eu tinha ainda 11 anoos e agora vou fazer 13,mas queria que essas alergias acabacem de um vez por todas,por que é uito ruim ter uma alergia dessas...:'(

    ResponderExcluir
  108. Anônimo2/3/13 09:23

    A minha médica disse que eu tennho dermatite de contato,e me mandou eu fazer o teste de contato,daí no teste deu a fórmula perfume mix,e me passou o xarope hixizine,algumas pomadas e os tipos de hidratantes que posso usar e sabonetes,mas só que sempre eu uso,mas não dar muito resultado não,pq desaparece uns dias e depois volta,e a minha alergia aparece nas mãos,nos lábios,no pescoço,na barriga,nas axilas,atrás das orelhar e nos braços,e pq que quando eu era pequena eu não tinha essas alergias e só surgiu agora????Cynthia Lorenn,Uruçuí-Pi eu coloquei anonimamente pq é mais rápido ok?

    ResponderExcluir
  109. Cynthia: o aparecimento da alergia de contato é imprevisível. Como toda alergia, não aparece da primeira vez que se tem o contato, mas sim com o passar do tempo de uso. Por isso, pode surgir em qualquer idade. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  110. Clara Andrade7/3/13 11:03

    Olá! Bom Dia! fiz um exame de contato e apresentei alergia aos componentes: Arseniato de sódio, cloreto de cobalto,Formaldeído e toluenosulfomida. Já sei que sou alérgica a esmaltes pelas substancias e tenho usado somente os hipoalergênicos.Minhas mãos estâo com fissuras e aspecto envelhecido. Sei que não posso lidar com detergentes, sabões porque piora muito. Mas ao que parece tambem nâo posso ter contato com plásticos e borrachas. Como proceder entâo com os afazeres domésticos? Luvas cirúrgicas seriam as recomendadas? gostaria muito de reverter o estado das minhas mãos, pois tenho vergonha da aparencia delas e eu tenho apenas 25 anos... Vocês podem me ajudar? Existe algum tipo de tratamento que realmente possa acabar com essas alergias? Algum tipo de tratamento imunológico. Desde já agradeço pela disponibilidade em ler meu relato e os parabenizo pelo pelo blog. Clara.

    ResponderExcluir
  111. Clara: para tratar a dermatite de contato, é muito importante detectar e afastar o contato com o(s) produto(s) causador(es). Converse com o seu alergista e peça que a oriente: se você tem sensibilidade às luvas, talvez seja o caso de usar um produto sem látex (nitrila ou vinil). Mas, para afirmar, é essencial examinar seu caso pessoalmente. Não há uma vacina ou tratamento imunológico para a dermatite de contato, à luz dos conhecimentos atuais da medicina. Agradecemos sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  112. Ppd mix e hidroquinona se refere alergia ao que ?

    ResponderExcluir
  113. PPD- mix é componente da borracha. Usado como antioxidante na indústria da borracha preta e pneus. Algumas borrachas de outras cores também contêm este alérgeno. Este alérgeno foi encontrado em elásticos de roupas íntimas. Algumas pessoas alérgicas a esta mistura têm problemas com corantes usados em fibras sintéticas, tais como rayon, poliester e acrílicos. Hidroquinona é componente de cosméticos, borracha e medicamentos, sendo também usado para clareamento da pele em produtos manipulados. Agradecemos seu contato.

    ResponderExcluir
  114. Meu exame deu sensibilidade ao Quaternium 15. Mas olhando rótulos de produtos, encontrei em vários o Poliquaternium (7, 10...) e fiquei na dúvida. A alergia se aplica a essa substancia também?

    ResponderExcluir
  115. Quaternium 15 é componente de cosméticos. A concentração do produto pode ser baixa e o contato por curtos períodos pode não provocar alergia. O quaternium-15 é um conservante, também conhecido como Dowicil 200. Compostos de quaternium com outros números são compostos diferentes e nem sempre fazem reação cruzada. Aconselho que fale com seu alergista antes de usar qualquer produto que contenha um desses derivados. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  116. Há cerca de 04 anos descobri que tenho alergia a Bicloreto de mercurio, apresento mãos secas, com rachaduras nos dedos, principalmente nas pontas dos dedos, e doí muito, isso me incomoda muito. Tem algum tratamento? o que evitar?

    ResponderExcluir
  117. Mercês:o tratamento da dermatite de contato inclui o uso de medicamentos mas é essencial que se afaste o contato com a substancia causadora do problema. Bicloreto de mercúrio é encontrado em cimentos dentais, esterilização de instrumentos cirúrgicos, desinfetantes, leites de colônia, tatuagens, cremes anti-sardas, mercúrio cromo. O seu alergista poderá orientar de forma mais adequada pois conhece seus dados clínicos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  118. Anônimo6/5/13 14:52

    Eu sou a ingrith tenho 17 anos, e estou com uma mancha na minha perna que estar crescendo, ela apareceu depois que eu passei um produto para os cabelos da perna ficarem loiros e o nome é ar Monique e clareador, tenho vergonha de andar na rua com essa mancha eu só ando de calça por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
  119. Ingrith: compreendo sua preocupação, mas não é possível orientar um tratamento sem examinar sua pele. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Conto com a sua compreensão e agradeço sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  120. Descobri há pouco que tenho alergia a cloreto de cobalto. Fiz teste de alergia, porque minhas mãos e pés estão com a pele escamada, cortadas e às vezes sangra. Fiz duas biopsias e o resultado foi dermatite crônica. Não tenho mais tiróide e essa situação se intensificou após a tireodectomia. Quais os produtos e alimentos que possuem na sua composição o cloreto de cobalto e que eu preciso evitar? Paulo Rubens

    ResponderExcluir
  121. Paulo: Cloreto de Cobalto é um tipo de metal encontrado em jóias fantasia (bijuterias) e objetos de metal. Também é encontrado no concreto, tijolos e secadores de parede. Pode ser encontrado em alguns cosméticos. Indivíduos alérgicos ao cobalto podem ser ao níquel e cromato. Cobalto também pode ser usado no fabrico de plásticos e borracha, sendo importante para trabalhadores da indústria.
    Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  122. Bom dia Parabens pelo bolg espero que vcs possao me ajudar, pq pelo que eu li ninguem tem alergia ao butilfenol para terciario,fiz o teste de contado com meu medico sou alergica tambem ao sulfato de niquel, que ja li bastante coisas no seu blog mto boas, mas gostaria de alguma orientação de como evitar o butilfenol, pois ja exclui mtas coisas e ainda tenho alergias que nem com o remedio esta resolvendo.Sera que em alimentos tbem tem o butilfenol??? tem como me mandar uma lista com as coisas que tenho que evitar por gentileza.Mto Obrigado...Fica com Deus

    ResponderExcluir
  123. Butilfenol Paraterciário é usado em colas em geral, vernizes, resinas, odorizantes, inseticidas, lubrificantes e colas para sapatos. Não é usado habitualmente na manufatura de cosméticos ou de alimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  124. Boa tarde !!estou pesquisandoas bases epó hipoalergenico,gostaria de saber qual das marcas existente no mercado seria a mais indicada,melhor?

    ResponderExcluir
  125. Jo: não há como afirmar qual o cosmético será "melhor" do que outro. Na verdade, depende da sensibilidade de cada pessoa e da aceitação, que é individual. Por isso, não existe um produto padronizado que seja melhor do que os outros e que não cause alergia em ninguém. O seu alergista conhece seus dados clínicos e o resultado dos seus testes, sendo a pessoa mais adequada para orientá-la. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  126. Olá..
    Eu tenho alérgia a lanolina sulfato de níquel bht e germal e cloracetamida, e comecei a tonalizar me cabelo com o tonalizante da marca Risseze da Loreal e depois de muito tempo usando começou uma coceira no couro cabelo que as vezes para e recomça e o cabelo começou a cair mais quando lava fiz exames de sangue está tudo ok, o que vocês indicariam nesse caso. Obrigada..

    ResponderExcluir
  127. As reações de contato aos tonalizantes podem ser alérgicas (imunológicas) ou irritantes (não imunológicas). Por isso, para indicar alternativas para seu caso, é essencial examinar pessoalmente para fazer o diagnóstico. Aconselho que entre em contato com seu alergista e peça que a oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  128. Boa tarde! gostaria de saber o que devo fazer pois tem 1 ano e 8 meses que descobri que tenho alergia ao bálsamo do peru e venho sofrendo muito com isso,pior ainda trabalho na produção em uma firma de cosméticos. E ja nao sei o que fazer para resolver esta situação. Me ajudem.

    ResponderExcluir
  129. Bálsamo do Peru é um líquido viscoso, castanho-escuro, derivado da árvore Toluifera pereirea. Alergia ao bálsamo do Peru está relacionada com alergia a fragrâncias e perfumes. Entretanto, sendo este um produto natural contendo muitas substâncias, é difícil determinar com exatidão qual fragrância o contém. O paciente deve evitar produtos perfumados e preferir usar fragrância-free. Alguns medicamentos têm Bálsamo do Peru e isto deve ser observado na embalagem ou bula ( principalmente produtos para dermatite de fraldas e hemorróidas ).
    Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  130. Fiz o teste de alergia e desvpbri q spu alérgica a Cobalto, niquel, thimerosal, propileno, neonicina. Gostaria de maia informações sobre essas substâncias onde encontramos...pois a minha alergia não cessa. E eu não aguwnto tomar mais o predisiona e nem o zina.

    ResponderExcluir
  131. Bruninha: seguem as informações solicitados: 1) Cloreto de cobalto: é um metal encontrado em jóias fantasia (bijuterias) e objetos de metal. Também é encontrado no concreto, tijolos e secadores de parede. Pode ser encontrado em alguns cosméticos. Indivíduos alérgicos ao cobalto tem grande chance de também ter alergia ao níquel. Cobalto também pode ser usado no fabrico de plásticos e borracha, sendo importante para trabalhadores da indústria. 2) Sulfato de níquel:é um metal resistente à corrosão. É o alérgeno mais comum das jóias de fantasia (bijuterias), embora não seja o único. Objetos niquelados geralmente são brilhantes ou cromados. Nem todo metal contém níquel. Outro ponto: aço inoxidável tem níquel, mas este é tão firmemente ligado que raramente causa alergia. Pode ser encontrado como impureza em jóias de ouro e prata, moedas, metais, e objetos niquelados. Alguns tipos de detergentes, cimento, tintas para cabelo, adornos de roupas (zíperes e botões) podem conter niquel. 3) Thimerosal:é um anti-séptico potente usado em medicamentos. Fazia parte da fórmula antiga do Merthiolato. É usado como preservativo em antissépticos cutâneos, colírios, pomadas oftálmicas, gotas nasais e em vacinas e soros. 4) Propilenoglicol: usado em produtos de limpeza doméstica, cosméticos, umectantes e vernizes. Em produtos farmacêuticos (corticoides tópicos, geléias, lubrificantes estéreis, gel para eletrocardiograma) 5) Neomicina: é um antibiótico e seu uso principal é em medicamentos tópicos (cremes e pomadas) É mais raramente usado em: cosméticos, sabões e desodorantes Agradecemos sua visita ao nosso blog e desejamos melhoras em seu tratamento.

    ResponderExcluir
  132. Anônimo8/1/14 22:50

    Adorei o blog, é muito interessante! uso protetor solar todos os dias desde os 13 anos, no ano passado usei um protetor da Neutrogena, e tive uma alergia horrivel, a pele do meu rosto ficou quase todo inchada e seca. Como sempre utilizei este protetor não acho que ele seja ruim, acredito que foi algo no meu organismo mesmo. Comecei a testar os outros que eu costumava usar tb, o da Roc, Epsol e até o da alergoshop todos deram alergia. Fiz o teste e deu alergia apenas para KATHON CG, fui verificar então esses protetores, e vi que nem todos eles contém essa substancia, então gostaria de saber, se existe algum outro tipo de substância que costume causar alergia em pessoas que tem alergia a kathon cg. Obrigada

    ResponderExcluir
  133. Kathon pode ter outras denominações nos rótulos: metilcloroisotiazolina, metilisotiazolinona, ou simplesmente tiazolinona. Sempre que verificar uma destas palavras no rótulo ou mesmo um nome parecido pois alguns rótulos colocam em inglês, evite usar sem antes falar com seu alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  134. Boa tarde!

    Acabei de descobrir que tenho alergia à Thimerosal.

    Gostaria de saber se poderiam me enviar uma listagem de produtos que posem conter a referida substância, pois estou meio perdida e nem sei por onde começar a me "desesperar" lendo rótulos...

    ResponderExcluir
  135. Rafaela: Thimerosal é um anti-séptico potente usado em medicamentos e cosméticos. Algumas vezes a concentração do produto é baixa e o contato por curtos períodos pode não provocar alergia. No entanto, o uso contínuo pode ocasionar prurido e lesões na pele. Embora o Merthiolate® tenha mudado a fórmula, ainda encontra-se thimerosal no merthiolate incolor e no “spray”. Algumas vacinas (por exemplo, gripe ), contêm thimerosal e podem provocar reações locais, embora sem sintomas sistêmicos. A maioria dos produtos com thimerosal é usado em áreas úmidas, como olhos, ouvidos, nariz e genitais. Soluções para lente de contato podem conter thimerosal. Pessoas sensíveis ao thimerosal devem evitar o uso de antiinflamatórios do grupo do piroxican pois há possibilidade de alergia. Aconselho que leia sempre o rótulo antes de usar qualquer produto. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  136. Sou alergica a terebentina. Quais produtos e cosmeticos possui essa substancia?

    ResponderExcluir
  137. infelizmente não existe uma lista com a fórmula de todos os cosméticos brasileiros, pois trata-se de uma quantidade imensa de produtos. Você deve ler o rótulo e verificar se o cosmético contém terebintina antes de usar qualquer produto. De qualquer modo, procure usar apenas produtos hipoalergênicos, que podem ser adquiridos em sites especializados como: Alergohouse (www.alergohouse.com.br) e Alergoshop (www.Alergoshop.com.br) entre outros.

    ResponderExcluir
  138. Boa noite pessoal, parabéns pelo blog, adorei! Estou conferindo os comentários e nãoencontrei ;ninguém com o meu caso. Fiz o teste de contato e deu reação a ++++colofonia. O dermatologista me falou que contém em vários cosméticos porém não encontrei escroto em nenhum dos meus. Gostaria de saber quais os nomes qUE esse componente pode ter. Quais as variáveis do nome, versão em i gles, enfim, quais os nomes que pode ter na lista de compostos dos produtos? Agradeço desde já, abraço

    ResponderExcluir
  139. O colofônio esta presente em alguns tipos de: esmalte para unhas vernizes, tintas de impressão, colas, ceras de depilação, ceras de depilação, ceras em geral, adesivos, sabão de cozinha, polidor de móveis, tinta de impressão e de escrever, soldas, graxas, sabonetes, limpadores com óleo de pinho.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  140. Meu pai, tem alergia de produtos de higiene pessoal a base de terebintina, queria saber onde posso encontrar produtos sem terebintina, para que ele possa comprar, e se souberem algum do genero/marca como sabonete, shampoo etc, favor me informar pois tenho muita dificuldade de encontra-los.

    ResponderExcluir
  141. Lojas especializadas como a Alergoshop (www.alergoshop.com.br) e Alergohouse (www.alergohouse.com.br) possuem linhas de cosméticos hipoalergênicos. A Clinique também tem produtos especiais. Converse com seu alergista.Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  142. Anônimo1/6/14 17:45

    boa noite!! sempre usei tonalizante a mas de 8 anos, de um ano pra cá tive uma alergia que fiquei horrorizada, olho enchou, coceira rosto fui ao hospital tomei uma injeção antialergica rapido, fiz teste alergico deu butil- fenol e nitrofurozona, agora a um ano tou com o cabeli branco sem poder pintar , so gosto de tonalizante, usei henna surya mas amarelou mesmo no tom preto e castanho escuro, qual vc me recomendaria em tonalizante? será natucor ou outros? aguardo com ansiedade uma solução...desde já muito obrigado.

    ResponderExcluir
  143. Sinto muito mas não posso ajudá-la. Para indicar uma tintura, não basta saber o resultado do teste de contato. É preciso conhecer seus dados clínicos e identificar o tipo de sua alergia. Orientar pela internet pode resultar em erro. Aconselho que entre em contato com o seu alergista e peça que a oriente. Gratos por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  144. Boa noite! Gostaria de saber, se possível, quais produtos de maquiagem e esmaltes tem menor chance de ter contaminação por sulfato de níquel? Obrigada!

    ResponderExcluir
  145. Juliana: : infelizmente não existe uma lista com a fórmula de todos os cosméticos brasileiros, pois trata-se de uma quantidade imensa de produtos. Você deve ler o rótulo antes de usar qualquer produto. Uma opção é dar preferência produtos hipoalergênicos que não utilizam sulfato de níquel em sua composição. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  146. Oi meu nome é Simone estou mto triste , pois fui a um alergista e ela disse que sou alérgica a zinco, não posso mais pintar as unhas nem ussar minhas jóias só coisas de aço cirúrgico sou alérgica a esmalte então só usava os hipoalergenico mas 3 meses pra não posso mais ussar nem um tipo de marca nem aqueles adesivo de unhas nem unha postiça não sei mais o que fazer pois sou mto vaidosa estou quase entrando em depressão choro mto será que existe esmaltes sem zinco por favor se alguém souber me falem onde posso encontrar pois faço enfermagem e nem quero mais ir às as aulas já que meu caso não tem cura pra que fk perdendo tempo em trabalhar na área da saúde mto triste :( :(

    ResponderExcluir
  147. Simone: é possível indicar opções de esmaltes hipoalergênicos, 3 free ou 5 free, indicados para pessoas alérgicas (já publicamos um texto sobre o tema). Mas não é possível fazê-lo pela internet, sem conhecer seus dados clínicos, sem analisar de forma criteriosa o resultado dos testes. Aconselho que fale com sua alergista, exponha seus temores para que ela possa ajudá-la. Lembro que o diálogo e a confiança que se desenvolvem entre o médico e o paciente são a base para o sucesso de qualquer tratamento. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  148. Tatiana Figueira2/12/14 15:44

    Olá,
    Sou alergica aos seguintes compostos:
    kathon CG (sinônimos: meticloroisotializona, methylchloroisolinone, 5-cloro-2-metil, 4-isotiazolina-3-ona, 2-metil-4- isotiazolina - 3 - ona)
    níquel
    terembitina
    timerosol
    tiuran


    Gostaria de saber se há dicas para:
    filtro solar (facial e corporal)
    shampoo e condicionador
    sabonete
    em preço ''popular'' para me indicar?


    muito obrigada, estou perdida!!

    ResponderExcluir
  149. Tatiana: é possível indicar os produtos que solicita. Mas, esta orientação é individualizada e os dados que envia não são suficientes para que eu possa indicar pela internet os produtos mais adequados para seu caso. Aconselho que retorne ao seu alergista e peça que a oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  150. No teste de clntato deu + para bronopol. O xampoo cetoconazol tem essa substância? E quais os produtos especificos que devo evitar?

    ResponderExcluir
  151. Daniele: segue a fórmula do shampoo: cetoconazol (20 mg) e
    excipiente q.s.p.1 g contendo: ácido clorídrico, cloreto de sódio, dietanolamina de ácido graxo de côco, corante vermelho Ponceau 4R, hidroxipro-pilalurildiamônio de colágeno hidrolisado, fragrância, trioleato de metilglucose e propilenoglicol, hidróxido de sódio, imidazolidinil carbamida, laurilétersulfato de sódio, lauril éter sulfossuccinato de sódio, água deionizada. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir















  152. ola me chamo Rosana, fiz exame de contato descobri que sou alérgica a timezoral cruzada com piroxicam , e sulfato de níquel. ja li muito sobre reli, mas ainda não consegui identificar quais os produtos e cosméticos que contém o timesoral, ja que são muitos. por favor me ajudem se puder , pois anti alérgicos e pomadas não causam melhoras, parei com maquiagens perfumes, estou usando luvas mesmo assim nao tenho melhoras









    mo Rosana, fiz teste de contato e descobri que tenho alergias

    ResponderExcluir
  153. Rosana: infelizmente não existe uma lista com a fórmula de todos os cosméticos brasileiros, pois trata-se de uma quantidade imensa de produtos. Você deve ler o rótulo antes de usar qualquer produto. Uma opção é dar preferência produtos hipoalergênicos Mas, mesmo estes produtos ditos hipoalergênicos podem causar alergia em pessoas muito sensíveis. Por isso, sempre que tiver dúvidas,fale com seu alergista antes da aplicação do produto. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  154. Oi eu tenho alergia de cloreto de cobalto balsamo do peru e sulfato de niquel essa alergia pode mudar?

    ResponderExcluir
  155. Não há uma vacina específica para as alergias de contato. É preciso afastar o uso dos produtos que contèm as substancias citadas. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  156. Boa tarde! Meu nome é Paula. Descobri que sou alérgica à Timerosal e Sulfato de Níquel. Gostaria de saber se existe alguma outra nomenclatura ou abreviação para estas substancias, pois tenho examinado todos os produtos que utilizo e não encontro estas substancias que me causam alergia.

    ResponderExcluir
  157. Timerosal e sulfato de níquel são os nomes usados nos rótulos. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  158. Boa tarde! Sinto meus lábios superiores inchados e minha língua estranha com um gosto amargo na boca.Isso não é constante.Fiz o exame de sangue o rast e não tive alergia de nada.Fiz o teste nas costas e no antebraço e deu alegia a PPD .Meu médico não foi muito claro... me proibiu corante, temperos prontos, sucos prontos,gelatinas maquiagem, baton, antiflamatorios,,pasta de dente somente sensodyne branca,essencias e analgésicos somente tylenoy 750...minha duvida seria alergia ao PPD e tudo que contenha os seus derivados que pesquisei e são muitos e ao corante Tartrazina amarelo ou a todos os corantes?? ele não foi claro...muito obrigado!!

    ResponderExcluir
  159. A análise de um teste alérgico se baseia na avaliação da positividade e também do grau de reação apresentado, que varia em cada paciente. Por isso, peço sua compreensão, mas não é possível emitir um parecer ou indicar condutas pela internet, sem que você seja examinada pessoalmente. Aconselho que retorne ao seu médico e exponha suas dúvidas para que receba uma orientação adequada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  160. pintei meu cabelo de preto e no 3 dia comecei a ficar empolada cocando muito stou cm o rosto todo verrmelho empolado as orelhas ta tudo orrivel,,stou tomando varios remedios e nada de melhorar sera q devo raspar a cabeca p eu ficar boa,pq acho q nao melhora pq a tinta ainda sta nos cabelos ,,preciso de ajuda obrigado

    ResponderExcluir
  161. Boa noite. Antes de tomar qualquer atitude, procure um médico. Ficar tomando remédios sem orientação podem piorar seu quadro. Procure o atendimento de um Alergologista ou Dermatologista para receber orientações. Não há como orientarmos sem ao menos ver as lesões. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  162. Boa tarde! Descobri que sou alérgica a CLORETO DE COBALTO e SULFATO DE SODIO, gostaria de saber quais os outros nomes e/ou siglas que os denominam nos rótulos. Obrigada e parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  163. Cloreto de Cobalto é um metal encontrado em jóias fantasia (bijuterias) e objetos de metal. Pode ser encontrado em alguns cosméticos. Cloreto de cobalto é o nome encontrado nas formulações e rótulos ou em inglês: Cobalt Blue, Cobaltous Chloride ou Cobalte chloride. Lauril sulfato de sódio é encontrado em produtos de limpeza e em diversos cosméticos. pode ser encontrado com os seguintes nomes nos rótulos: lauril éter sulfato de sódio, lauril éter sulfonato de sódio, sodium lauryl sulfate, sodium lauryl ether sulfate, sodium laureth sulfate, sodium dodecyl polyoxyethylene sulfate, sodium lauryl ethoxysulfate, sodium polyoxyethylene klauryl sulfate, monododecyl ester sodium salt sulfuric acid, sodium dodecyl sulfate, sodium lauryl sulfate, sodium salt sulfuric acid, sulfuric acid monododecyl ester sodium salt, sulfuric acid, sodium salt, akyposal sds, aquarex me e aquarex methyl. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  164. Olá! Há 3 meses desencadeou-me uma alegria no rosto, primeiramente na face direita, ansiosa e agustiada procurei uma dermatologista e em seguida uma alegologista, fiz o teste de contato e comprovou ontem 14/08 que sou alérgica a perfumes mix qualquer fragancia e também a trietonalamina. Fiquei muito triste, sou vaidosa e adoro maquiagem. Quais os produtos mais importante que posso usar no momento?como o sabonete, shampoo e hidratante...pois só vou conseguir retorno ao alegologista em 1 mês. .. Antecipadamente grata!

    ResponderExcluir
  165. Kalina: sinto muito, mas infelizmente não posso ajudá-la. A informação que envia não é suficiente para que eu possa indicar produtos adequados e seguros sem que eu conheça os detalhes do seu histórico clínico e sem examinar sua pele. Aconselho que procure usar produtos hipoalergênicos e sem fragrância enquanto aguarda sua consulta. Mas a sua médica alergista é a pessoa indicada para orientá-la. Conto com a sua compreensão. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  166. Como posso fazer um teste para saber se realmente tenho alergia ao shampoo

    ResponderExcluir
  167. Fábio:procure um(a) especialista em Alergia para que seja avaliado e realizado o teste de contato. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  168. Boa noite Dra. Fátima, meu nome é Ludmilla, tenho 14 anos e eu moro em São Paulo, hoje, recebi o resultado do meu exame de teste de contato. Tenho alergia à Cloreto de Cobalto e gostaria de saber se eu também tenho alergia à outras substâncias semelhantes como o Fluoreto de Cobalto, Brometo de Cobalto, Iodeto de Cobalto, entre outros. O meu muito obrigada, aguardo sua resposta!

    ResponderExcluir
  169. Ludmila: o fato de ter um teste positivo ao cloreto de cobalto não implica que terá também reação às demais formulações contendo cobalto. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  170. Ola boa noite meu nome e josiane,recebi o resultado do meu teste e tenho alergia a bicromato de potássio,cloreto de cobalto,sulfato de níquel e muito grave,resina tonsilamina e bronopol fiquei desesperada e não sei o q fazer,gostaria de conversar com alguem q entende do assunto já não seivq shampoo ou condicionador usar por favor me ajuda,tenho as mao todas enrugadas e a pele toda rachada e não aguento mais isso!!!!me ajuda por favor!

    ResponderExcluir
  171. Josiane: a nossa equipe médica está ao seu dispor no ambulatório de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para examiná-la e prestar esclarecimentos. infelizmente não existe uma lista com a fórmula de todos os cosméticos brasileiros, pois trata-se de uma quantidade imensa de produtos. Você deve ler o rótulo antes de usar qualquer produto. Uma opção é dar preferência produtos hipoalergênicos O ideal é que sempre que tiver dúvidas,fale com seu alergista antes da aplicação do produto. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  172. Descobri que sou alérgica ao Bálsamo do Peru e a Sulfato de Níquel, já sei o que devo evitar porém a colorama me disse que os esmaltes deles não contém Bálsamo do Peru, será? E sabe se TODOS os chocolates tem o Bálsamo, pois os rótulos não mencionam esse componente.

    ResponderExcluir
  173. Olá tenho alergias a colofônio como Fasso pra saber ler os rótulos pois tem sempre uma linguagem química ou sei lá q linguagem e esta

    ResponderExcluir
  174. Vanderleia: colofônio é uma resina usada em esmaltes para unhas,ceras depilatórias, vernizes, colas, ceras em geral. Mas, grande parte dos produtos cosméticos atuais não usa mais o colofônio em suas formulações. Como não há uma lista de produtos, é importante que leia atentamente o rótulo antes de usar. Prefira produtos hipoalergênicos. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  175. É verdadeiro que muitos fabricantes de cosméticos estão retirando se suas formulações as substâncias que sejam mais capazes de causar alergia. Por isso, muitos rótulos não informam presença de sulfato de níquel e bálsamo do Peru. Mesmo assim, é muito importante que leia o rótulo antes de usar qualquer produto. Em caso de dúvida, procure se informar com o(a) alergista antes de usar. Prefira produtos hipoalergênicos. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  176. Gostaria de saber se resina tosilamida/epoxi é derivada da tosilamida/formaldeído??? ou é uma substância so???

    ResponderExcluir
  177. Ola eu fui me passar a mistura do pó descolorante com a água oxigenada e sem querer caiu um respingo no meu olho ta irritaro e ardendo eu lavei abundantemente com água...oq eu posso fazer pra melhorar?

    ResponderExcluir
  178. Tosilamida e resina epoxi são substâncias derivadas do formaldeído(formol). Pode também estar escrito no rótulo em inglês: Tosylamide/Formaldehyde Resin. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  179. Olá Enfermagem fit, boa tarde. Procure atendimento médico de um(a) oftalmologista. Esses produtos, dependendo da concentração, podem gerar lesões na córnea, portanto você precisa ser examinada(o). Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  180. Gostaria de saber: a partir de quantos % de alergia (exame) se faz necessário o tratamento. Ou é considerado alergia ?

    ResponderExcluir
  181. A decisão de tratar uma alergia não se baseia no resultado de exames, mas sim na análise dos sintomas (anamnese) e no exame clínico de cada paciente. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  182. Olá eu fiz o teste e foi constatado que possuo alergia a thimerosal e formoldeido. Será que existe tinta de cabelo no mercado sem essas substâncias... gostaria de pintar meu cabelo e não sei qual marca escolher.

    ResponderExcluir
  183. Thimerosal é um anti-séptico potente usado em medicamentos e alguns cosméticos. Algumas vezes a concentração do produto é baixa e o contato por curtos períodos pode não provocar alergia. No entanto, o uso contínuo pode ocasionar prurido e lesões na pele. A maioria dos produtos com thimerosal é usado em áreas úmidas, como olhos, ouvidos, nariz e genitais (ou seja, colírios, algumas soluções para lente de contato, gotas para ouvidos, etc podem conter thimerosal.
    O formaldeído é muito utilizado como conservante em diversos produtos alimentícios, medicamentos e cosméticos. Algumas pessoas muito sensíveis ao formaldeído podem ter erupções ao mínimo contato. Há 5 preservativos tópicos usados e que são da família do formaldeído: quaternium-15, imidazolidinil uréia, diazolidinil uréia, bronopol e DMDM hidantoína.
    Converse com seu alergista e leia atentamente os rótulos antes de usar qualquer produto. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  184. Bom dia, tenho alegria a timerosal e tudo que eu uso nada vem escrito no rótulo que contém timerosal.. Gostaria de saber se tem outros nomes que ele apareça nas composições. Obrigada

    ResponderExcluir
  185. Maria Helena Bom dia. Devido à alta possibilidade de causar alergia, timerosal est´sendo retirado da fórmula de muitos cosméticos e medicamentos tópicos. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  186. Quais cosmeticos possuem bicromato de potássio?
    Sou alérgica

    ResponderExcluir
  187. Boa tarde. Que eu saiba, não existe uma lista com a fórmula de todos os cosméticos brasileiros, pois trata-se de uma quantidade imensa de produtos. Você deve ler o rótulo antes de usar qualquer produto. Uma opção é dar preferência produtos hipoalergênicos, que podem ser adquiridos em sites especializados como: Alergohouse (www.alergohouse.com.br) e Alergoshop (www.alergoshop.com.br) ou Alergocenter (www.allergocenter.com.br) Mas, mesmo estes produtos ditos hipoalergênicos podem causar alergia em pessoas muito sensíveis. Por isso, sempre que tiver dúvidas,fale com seu alergista antes da aplicação do produto. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  188. Fiz vários testes alérgicos, onde confirmou alergia a bronopol, sulfato de níquel e formol. O que posso utilizar para alisamento ou redução do volume da minha raiz que é bastante rebelde. Quais produtos posso utilizar no couro cabeludo.tudo que eu uso causa coceira e descamação. preciso de ajuda ksuzukir@gmail.com

    ResponderExcluir
  189. Karina: Boa tarde. Sinto muito, mas não é possível fazee esta orientação pela internet. Para indicar um produto para alisamento como solicita é preciso examinar pessoalmente e saber qual o tipo e grau de alergia que você apresenta. O ideal é que você se informe com o seu alergista para que receba uma orientação adequada e segura. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  190. Boa tarde ! Meu nome é Monica e fiz um exame de contato que detectou alergia a uma propriedade chamada colofonia , minha alergia consiste em todos tipos de cosmeticos e higiene ( shampoos , pastas de dente , sabonetes e maquiagens ) alem de outros como corantes , eucalipitos e outros produtos de limpeza como detergentes , amaciantes concetrados , e desinfetantes , tudo começou com uma maquiagem de henna na sobrancelha e de la para ca piorou pois ate cheiros de alguma propriedade me da aceleração nos batimentos cardiacos e falta de ar, gostaria de saber se xampus indicados para bebes e cremes posso usar , pois ja uso sabonetes hipoalergenicos para bebe, esmalte e removedores que não tenham perfumes e cores ( só as transparentes que fazem menos efeitos) aguardo uma posição pois gostaria de fazer uma tintura nos cabelos e tenho medo pois alem de atacar meus olhos estou fazendo tratamentos contra o glaucoma por ter utilizado muita cortisona !

    ResponderExcluir
  191. Monica Boa noite Os dados que envia em seu relato não são suficientes para que eu possa indicar os produtos adequados e que não causarão alergia em seu caso. Para isso, é essencial conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa e examinar você pessoalmente. Um abraço. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  192. Tenho alergia ao COBALTO E NIQUEL, existe alguma tinta de cabelo sem estes ingredientes?

    ResponderExcluir
  193. A maior parte das tinturas de cabelo não contém níquel e cobalto. O caminho mais adequado é ler atentamente os rótulos e, caso tenha dúvidas, entrar em contato com seu alergista antes de aplicar o produto.As tinturas são obrigadas por lei a descrever no rótulo todas as substâncias presentes na fórmula. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  194. Oi boa noite bom descobri essa alergia da minha os dois anos então desde daquela época eu dou medição nas crises como prednisolona ante alérgico e as vezes quando está muito sério eu vou no médico e eles passam nebulização com aproveitamento e berotc então eu queria saber se traz algum dano a saúde dela porque dizer que esses últimos medicamentos fazer algum mal pro futuro mais fui ao alergia tá e ela está fazendo o trajeto com vacina

    ResponderExcluir
  195. olá tenho alergia a quase tudo rsrss! o que posso fazer e´não fazer mais uso disso? se no sempre terei alergia?

    ResponderExcluir
  196. Nem todas as reações aos cosméticos tem origem alérgica (imunológica) Por isso, é essencial que procure um(a) médico(a) especialista em Alergia para que seja orientada de forma adequada e segura. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  197. Geanne Boa noite Os medicamentos usados com a supervisão do médico têm objetivo de controlar a alergia com mínimo de efeitos colaterais. Os dados que envia em seu relato não permitem analisar o caso de sua filha, pela internet e sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Agradeço sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  198. Bom dia sou alergica a tres substancia BHT, perfumix e colofonio . Queria saber se a composica dos produtos vem
    com nome dessa substancias ou vem escrito diferente as substancia que sou alergica?

    ResponderExcluir
  199. Tenho o mesmo problema. Uso há 10 anos a surya henna. Ela não contém a parafenilodiamina e foi a única que funcionou.

    ResponderExcluir
  200. Fiz o exame de sangue IGE total = 1457
    Os testes alérgicos deram a Hidroquinona
    PPD-mix
    Antraquinona

    Sulfato de Níquel

    Thimerosal
    Piroxican (Feldene)

    Não sei o que fazer, o que comer e o que usar ou não. Alguma dica?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno