Pular para o conteúdo principal

REFLUXO GASTROESOFÁGICO (RGE)

No processo de digestão normal, o alimento é engolido através da boca, passa pelo esôfago em direção ao estômago onde sofre a ação das enzimas digestivas e é misturado ao conteúdo ácido do local.
Entre o esôfago e o estômago existe uma ligação, que é o chamado “Esfíncter Esofagiano Inferior” que funciona como uma verdadeira barreira. O esfíncter abre-se para o alimento passar e depois fecha, impedindo que o alimento volte. Entretanto, quando esta barreira não funciona bem, permite que uma parte do alimento, já misturado com o conteúdo ácido do estômago, volte para o esôfago, gerando o refluxo.

Refluxo não é doença: por isso os bebês golfam e qualquer pessoa pode arrotar ou ter azia quando come em excesso.

Como acontece o refluxo?
No momento do refluxo, ocorre a entrada no esôfago de material proveniente do estômago. Como o esôfago não possui mucosa apropriada para contato com esse material ácido, surgem os sintomas, em especial a azia e a queimação..

Quais os fatores que podem piorar o refluxo?
- Situações que aumentem a pressão intra-abdominal como por exemplo, esforços físicos, obesidade ou na gravidez.
- Aumento da pressão intra-gástrica como refeições volumosas acompanhada de ingestão de líquidos excessivos, principalmente gasosos;
- Ingestão de alimentos com efeito relaxante no esfíncter esofagiano inferior como café, álcool, chocolate, entre outros.
- Tabagismo.
- A posição deitada pode favorecer o refluxo.

Quais os sintomas da doença do refluxo?

O problema surge quando o refluxo normal se complica e se transforma em doença. Neste caso, os sintomas mais comuns são: azia, regurgitação(arrotos), dor, sensação de má digestão, náuseas ou vômitos. Em alguns casos a dor pode ser tão intensa a ponto de se confundir com a dor de um infarto.
Entretanto, existem sintomas “à distância” que também surgem em conseqüência do refluxo, como por exemplo, uma tosse com piora noturna.
Nas crianças, o refluxo pode ocasionar prejuízo no desenvolvimento e no ganho de peso, bem como pneumonias, otites repetidas, asma e síndrome de apnéia.
No entanto, o refluxo pode ser silencioso, ou seja, não ter sintomas aparentes, o que pode dificultar o reconhecimento do problema.

Qual a relação entre a doença do refluxo e sintomas respiratórios?
A doença do refluxo gastroesofágico pode causar também sintomas respiratórios e otorrinolaringológicos à distância, como por exemplo: tosse, rouquidão, asma, pneumonias repetidas, pigarro.

Por que é importante tratar o refluxo?
È comprovado que o tratamento do refluxo pode resultar na melhora da asma, da tosse crônica e de outros problemas respiratórios. Muitos pacientes após o correto tratamento da doença do refluxo experimentam alívio das crises e conseguem diminuir a medicação utilizada para controle da asma.

Tratamento
O tratamento do refluxo pode ser feito com remédios, mas alguns cuidados são fundamentais para tratar a doença, com finalidade de dificultar a ocorrência do refluxo.

Medidas para combater o refluxo:
- Não deitar ou recostar após as refeições.
- Crianças, em qualquer idade, jamais devem mamar deitadas. Esperar pelo menos uma hora para deitar após mamar.
- Não fumar
- Evitar alimentos irritantes, como: gorduras, frituras, refrigerantes (em especial do tipo cola), bebidas alcoólicas, hortelã, chocolates, sucos cítricos, café.
- Fazer refeições leves com intervalos curtos e regulares Por exemplo, comer de 4/4 horas é melhor do que ficar muito tempo sem se alimentar e comer muito de uma só vez.
- Evitar fazer grandes refeições à noite.
- Comer devagar, mastigando bem, sem líquidos acompanhando refeições.
- Controlar o peso corporal.
- Elevar a cabeceira da cama em 15cm.

Medicamentos: devem ser utilizados apenas com orientação médica

Comentários

  1. Maria Eduarda: peço sua compreensão, mas infelizmente não é possível opinar sobre o resultado de sua cirurgia pela internet, baseado apenas nos poucos dados enviados em seu relato e sem conhecer seu histórico clínico. O médico cirurgião que realizou o procedimento é a pessoa mais adequada para orientá-la de forma adequada. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  2. Bom to com esse problema, ja passei por 3 endoscopia, e to no tratamento com o tecta, que apesar do preço R$ 201,00 cd caixa com 60 comprimidos, consegui uma boa evolução. Fui diagnosticado com esofagite grau c, e ontem retornei ao gastro e foi verificdo que ela se encontra em grau a. Com isso fiquei muito satisfeito, porém o gastro informou que infelismente vou ter que fazer cirurgia, mas to com duvidas, acho que vou procurar uma segunda opinião.
    Leandro Mendes. Guaratinguetá

    ResponderExcluir
  3. Esse ano tive uma crise de labirintite e em uma das vezes que fui ao hospital o médico tirou uma pedrinha de cera do meu ouvido direito, desde então esse ouvido parece que tem líquido dentro dele. Passei com uma otorrino que suspeitou de secreção na tuba auditiva e me pediu para fazer um Rinolaringoscopia e o confirmou-se a secreção mucóide em meato médio, rinosinusoptia, desvio septal, sinais de cordite e laringite superior, edema retrocricóide (+++/4+). A minha médica disse que estou com refluxo e me encaminhou ao gastro. O que seria esse (+++/4+.)?

    ResponderExcluir
  4. Claudia: a linguagem médica utiliza uma avaliação em cruzes para informar a intensidade de uma reação. A medida vai de uma (+) a 4 cruzes (++++). Assim, quando a sua médica informa que a reação foi de +++/4, indica que o edema verificado no seu caso foi avaliado em 3 cruzes num total de 4 cruzes, ou seja, uma reação já de intensidade significativa. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  5. Ola meu nome é karla. Sofro de gastrite cerca de 1 ano. Tratava com omeprazol 20mg e peridal com quadro estavel. Em abril desde ano após tomar um remédio rico em vitamina c o meu quadro piorou e comecei a ter umas das piores sensacoes da minha vida. Sentia um bolo na garganta com vontade de arrotar. Qd conseguia arrotar a dor parecia aliviar mas logo voltada. Fui na minha gastro e ela pediu nova endoscopia e me receitou tecta 40 mg e peridal. Ela disse que o recta é um medicamento de ponta que iria aliviar meus sintomas. Saiu o resultado da endoscopia e minha gastrite regrediu mas os sintomas que me queixava pioraram. Passo o dia todo com esse bolo na garganta. Antes conseguia dormir bem, agora nem isso. Lendo os tópicos vi que são raras as pessoas que ficam boas com um tratamento. Estou mt chateada em saber que posso passar mt tempo sentindo isso. Sigo a dieta e já perdi 10 kg. Não sei mais o que fazer.

    ResponderExcluir
  6. Karla: o tratamento do refluxo gastroesofágico é demorado e necessita persistência e disciplina. Parabéns pela perda de peso pois a obesidade contribui para agravar o problema. Quanto à medicação, é melhor que sua gastro oriente pois não é possível avaliar pela internet sem examiná-la. Obrigado por visitar o Blog da Aloergia.

    ResponderExcluir
  7. o refluxo pode casuar uma forte infecçao da garganta com muita dor e febre??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia minha mae tem refluxo e so vive com dor na garganta e ouvido e ta emagrecendo muito pois nao quer comer nao sei mais o que fazer ja levei no otorrino no gastro

      Excluir
  8. Campanha: refluxo não é causa habitual dos sintomas citados. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  9. dores de garganta,glandulas inchadas,zunido nos ouvidosdor de cabeça,pescoço, costas e a lingua e o estomago queimando podem ser refluxo...? minha clinica me receitou cloridato de ranitidina para o estomago ja q os antibioticos não estavam funcionando para a garganta e so pioravam a queimação no estomado.... eu creio q vou fikar curada disso e volto p falar p vcs o que deu certo pra mim...

    ResponderExcluir
  10. Michele: o seu relato sugere que possa ser um caso de refluxo gastroesofágico. Aguardaremos seu retorno e desejamos melhoras em seu tratamento.

    ResponderExcluir
  11. Em Abril 2014 comecei com enjoos matinais e náuseas, falta de apetite, fui ao médico fiz uma endoscopia alta e foi diagnosticado refluxo e esofagite de grau A.
    Fui medicada com esomeoprazol em jejum e como os sintomas não melhoravam fui a outro médico que receitou esomeoprazol em jejum e antes do jantar, receitou também cinet 15 a 20 minutos antes das refeições.
    Os sintomas que tinha abrandaram apesar de ainda existirem dias que sinto náuseas, mas as mesmas são causadas penso eu pelo catarro que tenho na garganta, ou seja, sempre tive catarro (apesar de não fumar) e agora sei que é uma consequência do refluxo. A questão é que acordo e passo o dia sempre com esta sensação de ter uma bola na garganta e estar constantemente a puxar e desta forma estar com a garganta irritada. A minha questão é se tomei medidas como a elevação da cama, dieta, não fumo, raramente bebo bebidas alcoólicas e tomo a medicação receitada questiono se este sintoma de garganta irritada e catarro já não deveria ter desaparecido, é que junto com isto tem a tosse :(

    ResponderExcluir
  12. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde! Meu nome é Alex Bonifácio, tenho 44 anos de idade e há dois dias sinto uma forte dor na região torácica, em especial, no Esterno. A princípio pensei que estaria tendo um Infarto do Miocárdio, pois a dor é intensa. Ao deitat sinto muitíssima dor na região do Pomo de Adão também, recorri a ajuda médica e aminha PA estava em 120/80, fiz um ECG e também estava dentro do padrão. Acredito que seja esse problema, pois amanhã retornarei ao médico e exporei a ele a continuidade das dores. Fiquei meio preocupado porque eu tenho uma filha e felizmente ela depende de mim a todo o momento. Ainda não foi dessa vez!

    ResponderExcluir
  14. Alex: nem toda dor torácica tem origem cardíaca. Por isso, a investigação deve abranger as diferentes etiologias, incluindo o refluxo gastroesofágico. O seu médico poderá orientar de forma adequada. Desejo melhoras e agradeço sua visita.

    ResponderExcluir
  15. Não quero receita nem dosagem de medicamento. Me solidarizo com os depoimentos apresentados aqui. Produzo um catarro, que expectoro com tosse, catarro espesso e verde. A homeopata que consultei não concluiu a origem do catarro. Não tenho sinusite. Atrapalha o repouso, uma vez que se agrava quando me reclino. Foi receitada dieta, comer pouco, nada 2 horas antes de dormir. É uma luta.

    ResponderExcluir
  16. João: embora o refluxo gastroesifágico esteja relacionado com sintomas respiratórios, não significa que esta relação esteja sempre presente. A expectoração recorrente pode ter causas variadas, alérgicas ou não. A avaliação criteriosa dos seus dados clínicos através da anamnese, o exame físico e exames complementarão a investigação diagnóstica. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ Gratos por sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  17. Quando bebo coca-cola não consigo arrotar, tenho vontade mais não sai, é como se eu arrotasse pra dentro, e me sinto muito cheia, é tipo como se eu estivesse inchada.
    Isso pode ser refluxo?, por favor me responda.

    ResponderExcluir
  18. Nathállya: o seu relato não sugere que seja refluxo. Mas, não é possível fazer diagnostico pela internet. Aconselho que procure um(a) médico(a) gastroenterologista para orientá-la de forma adequada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  19. Estou com um bolo na garganta e sobe um líquido quente e amargo, me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  20. Infelizmente não é possível fazer diagnóstico pela internet. É preciso conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa e examinar pessoalmente Aconselho que procure um(a) médico(a) gastroenterologista para orientar de forma adequada Gratos pela visita, Desejamos melhoras em seu tratamento.

    ResponderExcluir
  21. estou tossindo a 1 anos, tosse seca rouca da ancia de vomito,so da uma melhorada depois que coloco um gosta espumosa para fora. verifiquei que acontece quando como e durmo. medicos nao sabe oque e. o ultimo disse, nao sei oque fazer mas. sei que nao estou mas aguentando . me ajude ( moro em saõ gonçalo rj)

    ResponderExcluir
  22. Infelizmente não posso ajudá-lo, pois não é possível fazer diagnóstico e afirmar se é um caso de refluxo pela internet, baseado apenas nos dados enviados e sem uma avaliação feita pessoalmente. Conto com a sua compreensão.

    ResponderExcluir
  23. Anônimo8/4/15 21:21

    Tenho rinitee estou com pigarro na garganta e doendo acho que porxcausa do refluxo que tenho e fiz uma videolaringoscopia e deu doenca do refuxo,hipertrofia da orofaringe e hipertrofia das tonsila lingual o que quer dizer isso e se e o refluxo ou a rinite que esta causando essa hipertrofia?

    ResponderExcluir
  24. Os dados que envia em seu relato não são suficientes para que eu possa afirmar pela internet se é a rinite ou se é o refluxo que causa seus sintomas. Aconselho que entre em contato co, o(a) alergista que acompanha seu caso e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  25. Ola pessoal estou com esse problema a mais se 1ano começou com uma palpitaçao no peito depois formgamentopelo corpo insonia passo mal a noite nao consigo dormir me dar muita agonia fiz uma endoacopia e e o resultaso da biopsia deu hH Pilory + GASTRITE CRONICA ja tomeei tanto remedio que eu acho que fez foi piorar tomei omeprazol, pantoprazol , omepramix , espinheira santa e ate agora estou ruim gostaria que vcs me ajudasem orando pela minha saude desde ja agradeço que deus abeço e a cada um de vcs amem

    ResponderExcluir
  26. Casiano: desejamos melhoras em seu tratamento e que as bênçãos de Deus recuperem sua saúde Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  27. Oque posso fazer estou tossindo a mais de 1 mês e tenho refluxo e h pilori estou tomando o remédio tecta 40 .....tenho hernia de hiato também......alguem pode me ajudar não estou aguentando mais tossi..

    ResponderExcluir
  28. Oi Jaques, bom dia. A tosse é um sintoma que pode possuir várias causas, e o refluxo é uma delas. Porém, para que você consiga tratá-la totalmente, os possíveis fatores causais devem ser controlados. Pela sua descrição, seu refluxo ainda está muito ativo ( além da hérnia de hiato), e enquanto assim estiver, provavelmente sua tosse não cessará completamente. Portanto, procure seu(sua) gastroenterologista e converse com ele(a). Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  29. Anônimo8/6/15 12:01

    Ola .....estou com um problema de garganta fechada já faz mais de um mes ...fiz endoscopia e deu discreta gastrite .. Estou medicada ...mas não passa o sintoma ...quero saber se demora assim mesmo para sarar a sensação de garganta tampada ...obrigada

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde. O Refluxo Gastro Esofágico é uma patologia que pode ter um controle difícil, e, às vezes mesmo com a medicação os sintomas podem persistir. Por isso, você deve manter contato direto com seu(sua) médico(a), para reavaliar as medicações e os sintomas que vem apresentando. Entre em contato, pergunte, porque quanto mais orientado o(a) paciente, melhor o tratamento é feito, e melhores serão os resultados. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  31. boa tarde,eu e minha filha de 5 anos temos alergia ácaros muito elevada eu(18.8) e minha filha (24.4), e temos problemas respiratórios e seguido de forte refluxo quando há mudanças de temperatura,principalmente quando está úmido, gostaria de saber se há ligação de alergia a ácaros com problema do refluxo?

    ResponderExcluir
  32. Walace: o refluxo gastro esofágico não tem relação com a alergia aos ácaros da eira domiciliar. Contudo a presença do refluxo pode influenciar em alguns sintomas respiratórios. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  33. Bom tarde!
    Tenho problema de rinite. Sinto um catarro na garganta, as vezes puxo e não sai nada mas quando sai é um muco branco, que geralmente elimino sempre pela manhã. Estou tomando maleato de dexclorfeniramina (antialergico) e nebulização de brometo de ipratrópo para eliminar a secreção. Quando como algo melhora mas enseguida a mesma sensação de muco na garganta volta, e tenho as vezes uma tosse que vem do ar, ou seja parece ser alergica. Minha pergunta é: Existem vários tipos de alergia que possam ser imunes ao medicamento que uso? ou pode ser algum refluxo?...um refluxo pode fazer com que eu cuspa esse muco branco?
    Estou aguardando a consulta para o otorrino, mas se puderem me adiantar sobre esta dúvida ficarei grato, pois, não sei se vou ao otorrino ou no gastro. Parabéns pelo blog, e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  34. Marcio: A secreção na regiao da garganta pode provocar desconforto. O primeiro passo é definir a causa do problema, pois varia em cada pessoa. - o médico analisará sua história clínica e o examinará. O tratamento com medicamentos é immportante, mas pode não ser suficiente, pois são necessários também medidas de prevenção e afastamento de fatores desencadeantes ou agravantes do problema. Por isso, pode não haver melhora apenas com uso de medicamentos. O médico otorrino poderá avaliar e indicar um exame de vídeo para confirmar o diagnóstico. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  35. No inicio deste ano senti uma dor no lado esquerdo peito e pensava que era coração, mas não deu nada nos exames.

    A uns 3 meses atrás, voltei a sentir a dor, com cansaço, dai procurei um pneumologista que pediu endoscopia e foi descoberto gastrite moderada de antro (causada por excesso de remédio pra dor - ibuprofeno).

    Consultei a gastro e fiz o tratamento com pantoprazol por 60 dias, mas depois passei a sentir um amargo na boca, muita saliva, e a garganta ruim, inflamada; então procurei o otorrino, que com exame, descobriu ser refluxo.

    Comecei a tratar com esomeprazol para 3 meses e predisim para 10 dias, mas no 4º dia, acordei de madrugada com gosto ruim na boca e era muito sangue e saliva. É grave?

    Já passou 1 semana, mesmo tomando esomeprazol ainda sinto amargo e saliva acima do normal. Tenho retorno com a minha gastro só pra daqui a 10 dias, tô preocupado.

    ResponderExcluir
  36. Sinto muito, mas não posso ajudar. Não é possível afirmar a causa ou emitir um parecer sobre a gravidade dos seus sintomas sem examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Conto com a sua compreensão. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  37. Pôr favor doutor me ajuda porque não sei mais o que fazer.
    Ou melhor só falta eu levar Minh mãe no psicólogo, porque ela já fez exame de endoscopia , apresentou um gastrite leve, tudo bem, e gora ela fica falando que todo alimento sólido se engasga, e só come se ficar tomando água já mandei fazer todos os exames dela, agora só me resta levar ao psicólogo. não sei mais o que fazer.

    ResponderExcluir
  38. Eunice: idosos podem ter problemas com a deglutição de alimentos sólidos e se engasgar com facilidade, não só por envelhecimento como em consequencia a doenças, incluindo neurológicas. Aconselho que sua mãe seja examinada por um(a) médico(a) geriatra para definir o diagnóstico. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  39. Boa noite fui a um especialistas. O melhor daqui de ilheus . fiz indoscopia deu hérnia. De hiato. Los angelis bem fraco e esofagite leve . me passou um.medicsmento chamado pantoprazol . sinto enjoo sempre na parte da tarde. Nauseas sempre nas madrugadas . ja nao sei mais o que fszer penso que vou morrer com essa p... Pois abandonei a empresa nas maos de meus filhos nao to trabalhando e minha vida ta virada com esse enjoo . fiz abdomem total nao tenho nenhum.problema no figado nem pancreas açucar em 68 no exame de fezes nao apresentou verme . e esse maldito enjoo. Ta me deixando louco tenho 44 anos nao fumo e ja nao bebo a 2 anos a nao ser em datas especiais um bom vinho . que nem isso mais. Da vontade. Meu whatssap é 73 88112882 meu emial e lpereirarocha@yahoo.com.br help me pois sera essa pantoprazol q esta ne deixando assim? Aguardo resposta ja fui ao.medico. a uma semana e nada . esomex aff nao seino que fazer

    ResponderExcluir
  40. Morbdreams: O seu relato não sugere que possa ser uma alergia ao pantoprazol. Mas não há como afirmar o que você tem pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que retorne para nova consulta com o(a) gastroenterologista para que possa ser orientado de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  41. Queria muito a ajuda de vcs, fui diagnósticado com uma gastrite crônica e refluxo, e um dos sintomas que sinto quando estou em crise é a sensação de vômito o mal esta e o pior uma forte dó de cabeça, a dor de cabeça me deixa impotente não consigo fazer nada, os médicos com quem me consultei disseram q é normal, queria saber de vcs se é normal esse sintoma.

    ResponderExcluir
  42. Bernardo: uma dor de cabeça não é normal. Mas, não tenho condições para emitir um parecer sem examinar você pessoalmente. É importante definir a causa para poder tratar adequadamente. Agradecemos a sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  43. Estou com refluxo há 14 meses. Na endoscopia não aparece nada. Na videolaringoscopia sim. A médico otorrino confirma o refluxo. Já o gastro diz que meu refluxo é emocional e prescreveu antidepressivo. Meu único sintoma é uma reação desagradável na garganta que não passa nunca. Estou há 4 meses tomando esomeprazol de 40g mais 3x de domperidona e nada de melhora.

    ResponderExcluir
  44. Olá Kleison Duque, bom dia. O tratmento de Refluxo vai além de tomar medicações. Controle de dieta, postural, entre outras coisas são tão importantes quanto. Converse com seu médico, procure outras opiniões.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  45. Tenho dificuldades para respirar um bolo na garganta pegar o que abaixo o pescoço dói a visão em basta dores nas costas.fiz endoscopia já fiz 2 vídeos e tenho rinite e sinusite.gastrite leve.todos os médicos diagnosticam com ansiedade. De vez em que fica uns meses sem atacar.ultimamente tomei antitérmicos aplico. Buda sólida no nariz faço acompanhamento psiquiátrico e não melhoro.to com vergonha porque todo mundo diz que sou neurotica

    ResponderExcluir
  46. Sinto dificuldades para respirar, um bolo e um pigarro, que abaixo a cabeça o pescoço dói, a visão fica em baseada, acúmulo de gases, parece q o comprimido fica parado na garganta.as vezes some.fiz endoscopia deu gastrite leve, todos os médicos falam q tenho ansiedade. Já fico com vergonha porque todo mundo acha q tô com mania de doença. Mas me incomoda muito e sofro demais. O q fazer....

    ResponderExcluir
  47. Olá Patrícia, boa noite. Peço sua compreensão, mas afirmar algo sobre um paciente que não tivemos a oportunidade de examinar é bem complicado. O que podemos lhe orientar é que você procure atendimento médico, explique seus sintomas, e converse a respeito de seus anseios.
    Obrigado pela vista

    ResponderExcluir
  48. Estou com dores na garganta do lado direito que se apertar dói e febre.Fui ao otorrino ele olhou e disse que nem infeccionada está, esta tudo normal.Fiz ultrassom do pescoço e também nada.Fui para o gastro e fiz endoscopia e ele falou que tenho refluxo e estava bem esbranquiçado, do resto estava tudo normal.Voltei ao otorrino que me passou um desses remédios que terminam em zol.Faz 2 dias que estou tomando e ainda sinto a dor na garganta só que dói menos como a do começo, mas ainda tenho febre que fica entre 37.6 e 38.1 C° nunca tive azia, queimação no estômago.Posso tomar uma dipirona para baixar a febre?Será que a febre é devido o ácido que estava subindo e eu nem percebia e por isso deve estar bem irritado?As vezes até meus dente do lado direito ficam latejando.Estou bem inseguro quanto ao medicamento que vou tomar por 60 dias.Nem apetite estou tendo acho que por ficar inseguro quanto ao tratamento.

    ResponderExcluir
  49. Peço sua compreensão, mas afirmar algo sobre um paciente que não tivemos a oportunidade de examinar é bem complicado. Além disso, como opinar sem saber qual o remédio que faz uso? O que podemos lhe orientar é que você retorne ao seu médico gastro, explique seus sintomas, e converse a respeito de seus anseios. Obrigado pela vista ao Blog da Alergia,

    ResponderExcluir
  50. Eu tenho bactéria no estômago, e umas dores recorrentes e muito fortes, que só param quando quer, fiz endoscopia pra saber da bactéria, tomei os antibióticos e não melhorou nada, pelo contrário, está piorando , ultimamente tô sentindo uma dor muito forte , dificuldade pra engolir , não consigo comer, uma asia horrorosa, parece ser refluxo, já vomitei muito sangue, várias vezes, e não consigo engolir comprimido, os alimentos passam com muita dificuldade, me dá uma luz? Eu pareço ter o que? Me responde principalmente nessa dificuldade de engolir tudo, já faz muito tempo que é assim. :(

    ResponderExcluir

  51. Mayara: peço sua compreensão, mas afirmar algo sobre um paciente que não tivemos a oportunidade de examinar é bem complicado. O que podemos lhe orientar é que você procure atendimento médico, explique seus sintomas, e converse a respeito de seus anseios. Obrigado pela vista

    ResponderExcluir
  52. Quero engordar mas tenho refluxo grave tem algum jeito de engordar?

    ResponderExcluir
  53. Somente para contribuir com os amigos. Tenho refluxo comprovado por exame e tenho quase todos os sintomas relacionados: queimação no peito parecida com infarto, pigarro na laringe como se fosse um caroço, asia, náusea. Não tenho hérnia de hiato. Hoje frequento psicólogo pois mexeu muito com minha cabeça. Também mergulhei nos exercícios, o que me faz esquecer o problema.

    ResponderExcluir
  54. Fábio: agradecemos seu depoimento e pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  55. Logo após fazer uma refeição eu começo a sentir umas dores no estomago e umas anciãs de vômito seguida de uma pressão nas costas ,e sensação de algo querendo subir pela minha garganta continuo n passa !e dificuldades de ir ao banheiro sendo q nunca tive essas dificuldades antes oq eu faço?

    ResponderExcluir
  56. Maicon: Recomendo uma consulta com gastroenterologista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  57. Boa tarde.
    Tenho esofagite grau B, indicado por endoscopias, faço tratamento com remédios a mais de 8 anos, já tomei toda a família zol.
    O único que melhora os sintomas é o ezomeprazol de 40 mg, tomo um cmp diariamente em jejum, o dia que não tomo já começo a ter os sintomas logo após o almoço.
    A única curiosidade é que todos os sites dizem que os tratamento são por semanas, e o meu já fez aniversário e não tive melhoras.
    O que eu faço? Existe algum outro tratamento, cirurgia, sei lá...

    ResponderExcluir
  58. O site da Federação Brasileira de Gastroenterologia publicou um texto sobre o refluxo gastro esofágico que contém as informações que deseja. Convido que leia no link:
    http://www.fbg.org.br/Textos/198/Doen%C3%A7a-do-refluxo-gastroesof%C3%A1gico---DRGE
    Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  59. acabei de tratar uma gastrite com pantoprazol e omeprazol,porém comecei a ter dores nas articulações e nos misculos

    ResponderExcluir
  60. Pedro: o seu relato não sugere que tenha ocorrido alergia aos medicamentos usados no tratamento de sua gastrite. Recomendo que retorne ao gastro que acompanha seu tratamento e peça nova avaliação e conduta para seu caso. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  61. DE VEZ EM QUANDO SINTO UM MAL ESTAR UM APERTO NO PEITO COM UM NÓ NA GARGANTA, É BEM ESTRANHO E DE REPENTE SINTO UM FORMIGAMENTO COMO SE FOSSE GASES VOLTANDO NA ALTURA DO PEITO PARA A GARGANTA... ISSO É REFLUXO TAMBEM ?

    ResponderExcluir
  62. Priscilla: o seu relato sugere que possa ser um caso de refluxo gastroesofágico. Mas não há como afirmar sem examinar você pessoalmente. Aconselho que procure um(a) especialista em gastroenterologia. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  63. Olá, Meu Nome é Gabriel tenho 18 anos e participo do Grupo de Louvor da igreja onde congrego e estou com uma tosse seca que não passa de jeito nenhum somente a tosse, fui ao médico e ele me disse que é refluxo e foi medicado pra mim omeprazol so que tomei um dia e não deu em nada, não melhorou, agora queria perguntar vocês oque posso fazer pra essa tosse passar rápido? porque ela me atrapalha fazer o que mais gosto que é louvar... Gostaria que me ajudasse, só uma observação eu gosto muito de frituras, será que devo parar com isso ? Desde já, obrigado

    ResponderExcluir
  64. Gabriel: alimentos como as comidas gordurosas, frituras e alimentos ácidos podem irritar a mucosa do estômago. Também devem ser evitados os alimentos ricos em cafeína, como o chocolate e o café. Recomenda-se: alimentos ricos em fibras, cereais e pães integrais, frutas frescas e vegetais. Exercícios físicos diariamente e uma ingestão adequada água fora das refeições.
    Evitar grandes refeições. Ao contrario, é sugerido 5 ou 6 pequenas refeições no período do dia. Não comer antes de deitar. E ressalto que o efeito do omeprazol é lento. Mantenha seu tratamento e converse com seu médico, exponha suas dúvidas e temores. E logo estará apto a voltar a louvar. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  65. O que vc faz ou toma quando acordar com isso na boca queimando tudo. Já é a segunda vez que me acontece e não para de queimar minha garganta o que faço pra parar

    ResponderExcluir
  66. Tenho esofagite e tive bactéria. Faço tratamento, mas não siga as restrições alimentares. Agora no final de 2015 excedi na alimentação, especialmente churrasco (gorduras). Cerca de 20 dias comecei ter muita regugitação e uma sensação de estômago cheio, (mal estar) chegando algumas vezes a sentir dor não muito forte. Percebo excesso na produção de saliva, pois fico engolindo várias vezes. Peço orientação, mas pretendo voltar ao meu médico com a maior brevidade possível.

    ResponderExcluir
  67. Bom dia. Procure atendimento médico para investigar tal sintoma. Existem medicações de socorro, mas elas lhe darão apenas alívio, e os sintomas retornarão.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  68. Bom dia. Se sabidamente você tem esofagite e histórico de gastrite, deve saber que "orgias alimentares" - comer de tudo ao mesmo tempo e em grandes quantidades - excesso de massas ou muito líquido durante as refeições, são causas de piora dos seus sintomas. Volte ao seu médico, e siga as orientações. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  69. Olá , fiz exames e o resultado deu laringo-faringeo por refluxo, tenho falta de apetite, dificuldade para engolir, a garganta constantemente seca e um bolo na garganta . Já perdi 4 kg , estou tomando omeprazol ja fazem 4 dias Não senti melhoras ainda.Isso é normal esse tipo de problema causa isso mesmo?Obrigada

    ResponderExcluir
  70. Os sintomas que relata podem ser atribuídos ao refluxo laringo-faríngeo. Converse com o(a) gastro e peça que a oriente. Obrigado pela participação no blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  71. Olá, vc conseguiu melhorar?

    Tb estou como vc ...

    Se souber de algo me ajude 😢

    ResponderExcluir
  72. Garota: a sua solicitação veio incompleta. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) informando mais detalhes, para que posssamos orientá-la. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  73. Puxa meu pai tem refluxo,só que agora o pigarro e a tosse seca persistem,Qndo o pigarro esta muito forte e constante as vezes saem rajadas de aangue...estou peocupada

    ResponderExcluir
  74. Os sintomas que refere podem ou não estar relacionados com o refluxo, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente.Aconselho que leve seu pai para atendimento com gastroenterologista. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  75. Olá, gostaria de saber em mais ou menos quanto tempo o Pantoprazol ajuda no refluxo. Tenho gastrite leve e refluxo e comecei o tratamento com esse remédio a dois dias. Os sintomas demoram pra passarem?

    ResponderExcluir
  76. Nathalia: Pantropazol é uma medicação para uso a longo prazo e atua no tratamento de sintomas estomacais, gastrite, doença por refluxo gastroesofágico, entre outras. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  77. Sensacional! até compartilhei. obrigada!

    ResponderExcluir
  78. Tenho refluxo mais o meu é diferente
    Sinto como se tivesse engasgado e nao consigo comer nada
    É como se a minha garganta estivesse fechada nem agua eu consigo engolir oque posso fazer

    ResponderExcluir
  79. Jhonatan: o (a) médico especialista indicado para diagnosticar, avaliar e tratar seu refluxo é o (a) gastroenterologista. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  80. Meu nome e valeria tenho gastrite nervosa a 06 anos e tomei poucas veses o remrdio e agora passo mal nso emholir sinto falta de ar urina de cor escura e mau cheiro fezes pretas escuras dor no estomago e queimacao roquidao pigarro estou desesperada me ajudem..



    ResponderExcluir
  81. Valéria: compreendo seu sofrimento e gostaria de poder ajudá-la. Mas, você precisa de um atendimento com um médico gastro, para que seja examinada e medicada. Aconselho que procure um setor de pronto atendimento médico para que receba uma orientação de emergência e seja encaminhada para um especialista em gastroenterologia. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  82. Anônimo1/7/16 23:37

    Boa noite! Tem dois meses que perdi a voz fiz a vídeo larindoscopia e deu refluxo tô tomando a medição mas até agora minha voz não voltou tô desesperada alguém sabe me dizer quanto tempo leva pra voz voltar me ajudem por favor . Obrigada

    ResponderExcluir
  83. Os dados que envia em seu relato não fornecem informações suficientes para prever o tempo de duração de sua doença. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  84. Anônimo3/7/16 20:33

    Olá...Ha algum tempo que venho sentindo sintomas parecidos com os mencionados nos comentarios...começou com azia, que foi aumentando sua frequencia...depois passou a ser uma queimaçao bem desconfortavel parece que volta o alimento e sinto acidez na garganta...qdo caminho um percurso pequeno ando sentindo um sufoco na garganta e aquela queimaçao no peito...fico assustada pois é algo bem desconfortavel, em seguida melhora, mas acontece varias vezes por dia? Será que pode ser refluxo?
    Apresenta este sintoma ao caminhar, primeira coisa que pensei foi no coração, mas nao fico com canseira, só o desconforto mesmo.

    ResponderExcluir
  85. O seu relato não deixa claro que possa ser um caso de refluxo. E, para fazer o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um especialista em gastroenterologia Se for o caso, indicará um alergista. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  86. Fui operado a uma hernia hetal passando pouco tempo ela voltou agora sinto desconforto na minha garganta e lingua arder e sabor a chumbo todos os dias tomo o omoprozol 40 mg e nada resulta estou a ficar paranoid me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  87. compreendo seu sofrimento e gostaria de poder ajuda-la. Mas não é possível afirmar o que está acontecendo com você sem examinar pessoalmente. Recomendo uma consulta com seu gastro para que este possa reavaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  88. Bom dia, meu nome é Natália tenho 20 anos,
    possuo uma tosse persistente que aumenta durante a noite, ela é acompanhada as vezes de ronquidão e sempre que tusso parte de uma cosseira na garganta, que torna inevitável a tossida. As vezes quando tusso fico com falta de ar, devido as tossidas.
    O muco as vezes é esverdeado e grosso, durante o dia vai clareando.
    Fui ao medico e ele disse que eu tinha refluxo.
    Não possuo sintomas a mais, apenas essa tosse. Sou acima do peso, deito sempre após as refeições.

    Isso é comum em casos de refluxo?

    ResponderExcluir
  89. Natalia: Bom dia. Sim, o refluxo gastroesofágico pode afetar as vias respiratórias e provocar sintomas, como
    pigarro, tosse crônica, rouquidão e dor de garganta Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  90. Fiz a cirurgia de refluxo a 20 dias e continuo com o bolo na garganta , gostaria de saber se com o te esse bolo vai passar?

    ResponderExcluir
  91. A cirurgia para correção do refluxo gastro-esofágico está indicada em pacientes que não respondem satisfatoriamente ao tratamento clínico. O objetivo da cirurgia é a correção do refluxo e o controle dos sintomas. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  92. tenho refluxo há vários anos, porém esse ano , por conta da alimentação rica em alimentos proibidos, piorou e estou tendo quadros de rinite, nariz escorrendo, crises de espirro e coceira na garganta com tosse , esse ano tive já 2 vezes, o que é incomum ... da primeira vez tive uma dor de garganta muito forte, que parecia ser amigdalite...isso guarda relação com o refluxo?

    ResponderExcluir
  93. A dor de garganta pode ser um sintoma o chamado refluxo laringo-faríngeo. Mas, não é possível afirmar se é o seu caso pela internet. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  94. Infelizmente condiz com o quadro de rge. Eu também tenho essas crises de tosse, e é horrível. Graças a Deus que a senhora levou sua filha rapidamente ao medico.

    ResponderExcluir
  95. Sonia: boa tarde. A sua pergunta ficou incompleta. Estamos ao dispor no email: blogdalergia@gmail.com

    ResponderExcluir
  96. Tenho uma bebê de 11 meses, ela começou dar febre de 37.6, levei ao médico e me falou que era garganta, passou sinot 400 pra ela de 12 em 12 hrs por 10 dias, ela deu febre até 6 dias após o uso do antibiótico, no sétimo começou a chiar o peito, levei ela novamente e a pediatra me receitou aerolin por sete dias de 4/4 por 2 dias, depois desses 2 dias aerolin de 6/6 hrs, depois 8/8 e 12/12, receitou também predsin 1 x ao dia, flixotide 1 x ao dia. Minha bebê continua a chiar, posso revesar atrovent com aerolin?

    ResponderExcluir
  97. Aline: Boa tarde. A orientação pela internet tem função educativa e não pode ser específica, já que não examinei sua filha e desconheço suas condições de saúde. Avaliar pela internet tem limitações e pode incorrer em erros de interpretação e tratamento. Sendo assim, recomendo que siga as instruções do médico que a examinou e é muito mais capacitado do que eu para apontar as condutas de tratamento mais adequadas para seu caso. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar sua filha e prestar esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  98. Eu do mesmo jeito sinto na garganta e não tem hérnia.Gostaria de ficar bom ja me afeta o ouvido

    ResponderExcluir
  99. Olá, estou com dores e bolo na garganta, minha voz está um pouco estranha meio rouca será que pode ser sintoma de refluxo pois tenho ezofagite?

    ResponderExcluir
  100. Adilson: Bom dia O seu relato não contém dados que permitam identificar se é mesmo um caso de refluxo gastro-esofágico. Para isso, é essencial que seja feita uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Recomendo uma consulta com um(a) especialista em Gastro. Obrigada por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  101. Anônimo8/5/17 20:03

    Eu sinto falta de ar e queimaçao aperto no peito

    ResponderExcluir
  102. Boa noite Não entendi sua pergunta Por favor escreva para nosso e-mail informando mais detalhes para que possamos orientar de forma adequada Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  103. Fiz a cirurgia do Refluxo e depois da cirurgia fiquei com excesso de saliva, já falei com o médico que fez, ele não sabe oq é isso.. se tiver um gastro cirurgião que saiba o que possa ser isso.. por favor entre em contato no meu e-mail: elayteles@hotmail.com obrigada.

    ResponderExcluir
  104. Elayne: para obter a informação que deseja sugiro que entre em contato com o Colégio Brasileira de Cirurgia Digestiva. Agradecemos sua partcicipação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  105. Tenho refluxo e sinto que cada vez pioro. Estou num ponto que absolutamente tudo esta me fazendo mal. Tomo remédio caseiro. Mais mt coisa tenho q restringir. Porém grande parte dos alimentos me faz mal. Vou viver só de folhas então. Ou entao fazer a cirurgia que eh q única saída..

    ResponderExcluir
  106. Suzanne: as manifestações do refluxo gastroesofágico são bastante variadas e podem ser diferentes em cada pessoa. O tratamento depende do tipo e da forma de apresentação predominante, e envolve:
    - medidas gerais,
    - tratamento medicamentoso
    - tratamento cirúrgico.
    As medidas gerais devem ser recomendadas em todos os casos. Medicamentos são indicados para pacientes com doença do refluxo. Sugiro que visite o site da Federação Brasileira de Gastroenterologia http://www.fbg.org.br onde poderá obter muitas informações sobre o tema. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  107. Oiii....eu tenho essa sensação de algo entalado na garganta . Começou de uma hora pra outra. E não passa. As vezes alivia . Vc conseguiu resolver ? O que era ?

    ResponderExcluir
  108. Jovana Bom dia Não entendi sua pergunta Por favor escreva para nosso e-mail (blogdaalergia@gmail.com) informando mais detalhes para que possamos orientar de forma adequada Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  109. Ola boa noite eu fiz um exame na otorrino que introduz a camera no nariz que vai ate a garganta esse exame mostra td direitinho msm?

    ResponderExcluir
  110. Boa noite Sim. O exame realizado por vídeo permite visualizar com clareza a estrutura do sistema respiratório alto. A laringoscopia permite verificar o estado das cordas vocais, descartar outras doenças e analisar as evidências de refluxo laringo-faríngeo. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  111. Renata: se sua mãe iniciou o tratamento e não obteve melhora, é recomendado que retorne com ela ao gastroenterologista para nova orientação e reavaliação terapêutica. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno