Pular para o conteúdo principal

REFLUXO GASTROESOFÁGICO (RGE)

No processo de digestão normal, o alimento é engolido através da boca, passa pelo esôfago em direção ao estômago onde sofre a ação das enzimas digestivas e é misturado ao conteúdo ácido do local.
Entre o esôfago e o estômago existe uma ligação, que é o chamado “Esfíncter Esofagiano Inferior” que funciona como uma verdadeira barreira. O esfíncter abre-se para o alimento passar e depois fecha, impedindo que o alimento volte. Entretanto, quando esta barreira não funciona bem, permite que uma parte do alimento, já misturado com o conteúdo ácido do estômago, volte para o esôfago, gerando o refluxo.

Refluxo não é doença: por isso os bebês golfam e qualquer pessoa pode arrotar ou ter azia quando come em excesso.

Como acontece o refluxo?
No momento do refluxo, ocorre a entrada no esôfago de material proveniente do estômago. Como o esôfago não possui mucosa apropriada para contato com esse material ácido, surgem os sintomas, em especial a azia e a queimação..

Quais os fatores que podem piorar o refluxo?
- Situações que aumentem a pressão intra-abdominal como por exemplo, esforços físicos, obesidade ou na gravidez.
- Aumento da pressão intra-gástrica como refeições volumosas acompanhada de ingestão de líquidos excessivos, principalmente gasosos;
- Ingestão de alimentos com efeito relaxante no esfíncter esofagiano inferior como café, álcool, chocolate, entre outros.
- Tabagismo.
- A posição deitada pode favorecer o refluxo.

Quais os sintomas da doença do refluxo?

O problema surge quando o refluxo normal se complica e se transforma em doença. Neste caso, os sintomas mais comuns são: azia, regurgitação(arrotos), dor, sensação de má digestão, náuseas ou vômitos. Em alguns casos a dor pode ser tão intensa a ponto de se confundir com a dor de um infarto.
Entretanto, existem sintomas “à distância” que também surgem em conseqüência do refluxo, como por exemplo, uma tosse com piora noturna.
Nas crianças, o refluxo pode ocasionar prejuízo no desenvolvimento e no ganho de peso, bem como pneumonias, otites repetidas, asma e síndrome de apnéia.
No entanto, o refluxo pode ser silencioso, ou seja, não ter sintomas aparentes, o que pode dificultar o reconhecimento do problema.

Qual a relação entre a doença do refluxo e sintomas respiratórios?
A doença do refluxo gastroesofágico pode causar também sintomas respiratórios e otorrinolaringológicos à distância, como por exemplo: tosse, rouquidão, asma, pneumonias repetidas, pigarro.

Por que é importante tratar o refluxo?
È comprovado que o tratamento do refluxo pode resultar na melhora da asma, da tosse crônica e de outros problemas respiratórios. Muitos pacientes após o correto tratamento da doença do refluxo experimentam alívio das crises e conseguem diminuir a medicação utilizada para controle da asma.

Tratamento
O tratamento do refluxo pode ser feito com remédios, mas alguns cuidados são fundamentais para tratar a doença, com finalidade de dificultar a ocorrência do refluxo.

Medidas para combater o refluxo:
- Não deitar ou recostar após as refeições.
- Crianças, em qualquer idade, jamais devem mamar deitadas. Esperar pelo menos uma hora para deitar após mamar.
- Não fumar
- Evitar alimentos irritantes, como: gorduras, frituras, refrigerantes (em especial do tipo cola), bebidas alcoólicas, hortelã, chocolates, sucos cítricos, café.
- Fazer refeições leves com intervalos curtos e regulares Por exemplo, comer de 4/4 horas é melhor do que ficar muito tempo sem se alimentar e comer muito de uma só vez.
- Evitar fazer grandes refeições à noite.
- Comer devagar, mastigando bem, sem líquidos acompanhando refeições.
- Controlar o peso corporal.
- Elevar a cabeceira da cama em 15cm.

Medicamentos: devem ser utilizados apenas com orientação médica

Comentários

  1. Muita gente vai para na emergência por causa disso. É desagradável e dolorido além da azia que é uma coisa horrorosa.

    ResponderExcluir
  2. É a hérnia de hiato não é ? Eu tenho isso (o diagnóstico é confirmado pela endoscopia digestiva, uma delícia de exame) e também fui parar no Pró-Cardíaco...
    O pior é que não consigo seguir direito as restrições e recomendações.

    ResponderExcluir
  3. Cadê a correlação entre o refluxo e a alergia????

    ResponderExcluir
  4. O refluxo piora se a pessoa se abaixar ou curvar o tórax para a frente após as refeições, como p.ex. na hora de escovar os dentes.

    ResponderExcluir
  5. Tenho refluxo e sofro muito com esse proble

    ResponderExcluir
  6. Realmente o refluxo é desesperador! minha garganta vive infeccionada e queimada! tudo o que como volta... até um copo de água! só este ano fiz 5 endoscopias e estou fazendo um tratamento que não está dando muito resultado! quero ficar boa!! não tenho hernia de hiato!!

    ResponderExcluir
  7. tenho refluxo e o pior sintoma que eu tenho é a rouquidão e o pigarro é horrivel...a rouquidão não passa de jeito nenhum e isso ta me impedindo de cantar.

    ResponderExcluir
  8. Olá...
    Tive um quadro de anorexia muito grave...estou me recuperando...uma das minhas "heranças" dessa doença, é o refluxo que tenho, e provavelmente vou ter por bastante tempo até que meu estômago se acostume com mais comida...
    No início achei estar com bulimia, mas sei que não é isso, pois não preciso forçar , a comida volta sozinha...
    têm coisas que nem como, por saber que não vão ficar, como sorvete, bolo confeitado e até um chips me faz um estrago danado.também tenho gastrite nervosa, e desenvolvi alergia a diversos alimentos, como carne suína e até algumas frutas...
    Sei como é horrível ter isso.
    Parabéns pelo site, fui procurar na internet algo sobre isso e achei muito bom o de vcs
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Foi muito bom ler este artigo, esclareceu coisas que nem meu médico soube explicar, obrigado!
    Nilton Silles
    SP/SP
    sala.vip@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Nilton: estamos ao seu dispor, não apenas neste espaço como também através do email: blogdalergia@gmail.com. Obrigado pela visita e volte sempre.

    ResponderExcluir
  11. Oi, minha mãe está com refluxo e ela não consegue ingerrir nada nem remédios, comida tudo ela vomita, o que vcs me sugerem?

    ResponderExcluir
  12. O melhor caminho é levar sua mãe a um especialista em gastroenterologia para avaliá-la e orientar o tratamento.

    ResponderExcluir
  13. Há 20 dias atras minha filha de 10 anos apresentou uma tosse. Como estávamos em período junino (muitas fogueiras e fogos de artifício), julguei que poderia ser uma reação. Levei-a a um pronto atendimento e foi prescrito um antialergico além de um "lambedor natural". Mesmo após a medicação ela continua tossindo (com menos frequencia) e apresentando alimentos ou apenas uma secreção semelhante a muco espesso, todas as vezes que tosse. Hoje a pediatra encaminhou para um otorrino para exclarecer um quadro de sinusite. Este profissional (Otorrino) sugeriu refluxo. Estou confusa, podem me ajudar? Ela fica bastante aflita quando vomita.

    ResponderExcluir
  14. Fabíola:compreendo sua ansiedade mas infelizmente não é possível afirmar a causa da tosse de sua filha sem examinar pessoalmente. O seu relato é sugestivo de uma tosse causada por secreção alta , ou seja, uma rinossinusite. Aconselho que volte ao alergista que trata de sua filha para que confirme e a oriente pessoalmente. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo7/8/08 12:52

    Tenho dois filhos um de três anos e uma filha de nove meses,a mais nova tem refluxo com grau 4, ela não dorme bem isso reflexo do problema, qual a melhor posição para que ela tenha um sono tranquilo?

    ResponderExcluir
  16. Anônimo9/8/08 21:49

    eu apresentei um quadro de dor de garganta muito forte! fui a um otorrino que diagnosticou refluxoi,mudei a alimentação,mas mesmo assim a dor prossegue,é insuportavel!!! ta me tirando do sério!!!

    ResponderExcluir
  17. Hirlon: eleve a cabeceira do berço de sua filha, Nunca dê de mamar na osição deitada e aguarde pelo menos uma hora para deitar após a mamada. O pediatra poderá fornecer uma orientação especializada e uma prescrição específica para seu caso. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog

    ResponderExcluir
  18. Amigo: se não houve melhora, retorne ao médico pois talvez seja necessária uma modificação do seu tratamento. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  19. Parabéns!
    Me ajudou muito ler esta página.
    Tenho refluxo,e descobrei há alguns meses,que comer uma maçã após as refeições ajuda bastante.É apenas um paliativo que dá alívio.

    ResponderExcluir
  20. Obrigado pelo incentivo ao nosso trabalho no Blog da Alegia.

    ResponderExcluir
  21. Anônimo3/2/09 08:42

    Amigo,
    Há quase 10 anos atrás fui a um gastroenterologista reclamando de queimação no estômago. Achava na época que era gastrite (hoje estou quase certo que é esofagite de refluxo) então o médico fez uma endoscopia digestiva e retirou fragmento da mucosa gástrica para cultura de E pilory. Foi verificado apenas uma levíssima inflamação na mucosa gástrica e a cultura deu negativa. Então deixei como estava. Acontece que nesses últimos anos meu modo de vida passou a ser mais estressante, sem horário certo para as refeições ou para dormir. Isso agravou muito a azia que venho sentindo. Ela é cíclica, com momentos de melhora e recidiva. Tem dias que é tão intenso que chego a ter febre (em torno de 37,4 oC). Assossiado a isso tenho lingua geográfica, que piora nos momentos de recidiva da azia. Não gostaria de fazer novamente o exame endoscópico (pois é muito desconfortante) então pergunto quais poderiam ser os efeitos adversos se eu fizer um tratamento com omeprazol a 10mg/dia durante um mes. E ainda, se eu tiver de fazer a endoscopia, faço antes do tratamento ou depois? Obs.: Não tomo nenhum outro medicamento.
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  22. Não recomendamos o uso do omeprazol por sua própria conta, pois é importante ter um diagnóstico do seu problema antes de medicá-lo. O medicamento poderá dar alívio sintomático, mas o ideal é que procure um médico especialista em gastroentereologia para orientar um tratamento adequado.Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  23. Anônimo9/2/09 19:41

    Boa Noite
    Há 2 semanas tenho um quadro muito estranho...vou e volto do pronto socorro.Já fiz endoscopia até mesmo colheram biopsia do interior do meu estomago para saber se tenho tendencia em ter gastrite ou úlcera, mas deram todos negativos.Ate fiquei feliz... mas minha azia, queimação no peito, falta de ar não passam, não consigo dormir a noite sinto muito mal estar.O meu peito arde demais...até tirei um raio x e deu normal tambem...O que fazer, já estou tomando pantoprazol, mas nao melhora...
    Obrigada

    ResponderExcluir
  24. ola,tenho um filho de 04anos que sofre muito com refluxo;desde de tres meses de vida;que ele se recusa a se alimentar .toda hora que eu ofereço algo pra ele comer ele começa a chorar e entra em panico pra nao comer .ele grita dizendo que o estomago doi provoca quase sempre e tem sempre regugitaçoes.nao sei mas o que fazer ele faz tratamento com motilium e label mas nao vejo resultado,seria caso de cirurgia;pois vivo sofrendo muito com isso vendo ele sofrer sem poder fazer nada me ajudem por favor!

    ResponderExcluir
  25. Ana Paula: Gostaria de poder ajudá-la, mas para uma prescrição correta e segura, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que retorne ao seu gastroenterologista para uma orientação específica e adequada. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  26. Amiga: uma criança de 4 anos não pode ser medicada sem que seja examinada pessoalmente. Recomendo que mantenha a medicação e os cuidados preventivos e retorne ao pediatra para que ele modifique a conduta terapêutica. Crianças costumam mamar deitadas. Oriente seu filho a não ter este hábito e só permita que deite duas horas após mamar ou se alimentar. Obrigado pela visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  27. ola, também passo por este problema.Tenho tosse,à noite piora,evito café . Não como frituras nem alimentos gordurosos, nem tenho hábito de tomar refrigerantes. Não sei porque tenho refluxo.Estou tomando omeprazol(receita médica) e não tenho obtido melhoras (há um mes q estou fazendo uso desta medicação). Abraços

    ResponderExcluir
  28. boa tarde,tenho gastrite cronica com hp e sinto algo apertando minha garganta parece que estou sempre entalada e doi bastante .esto tomando lanz a 13 dias e fazendo dieta mas nao tive melhoras ,em quanto tempo essa sensaçao desaparece?

    ResponderExcluir
  29. Ariana: o tempo para início do efeito da medicação depende de fatores variados, incluindo o grau de acometimento do trato gastro esofágico pela doença. Por isso, sugiro que exponha sua dúvida ao seu médico, pois ele conhece bem o seu caso e poderá orientá-la de forma mais adequada. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  30. ola , meu nome é erick parabens pelo site . estou enfrentando um problema a 6 meses.começou com um incomodo na garganta , ai virou uma infecção,fui parar no pronto socorro e fikei lá 3 dias.fui medicado e a infecção passou , mas as dores na garganta continuaram.fiz videolaringoscopia e só deu hiperemia da epiglote ,o medico disse que é o refluxo que tenho e passou pantozol.estou tomando mas sinto uma dor como de queimadura abaixo do pomo de adão e minha voz fika mais fraca a cada dia ....e agora doi até se falo uma pequena frase.fzo a dieta certinha e o remedio parece não estar ajudando muito(tomei 5 dias ate agora)estou preocupado pois cantava e ñ canto mais e curso direito e tenho medo de perder minha futura profissão.me disseram que pode estar relacionado ao stress ....o que devo fazer?
    obrigado

    ResponderExcluir
  31. Caro Erick: aconselho que procure um médico especialista em gastroenterologia para orientar seu tratamento. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia e volte sempre para nos visitar.

    ResponderExcluir
  32. obrigado marquei uma consulta, mas só pra dia 1° de outubro.queria tirar mais uma duvida....uma voz danificada por refluxo pode voltar a ser como era com tratamento?
    obrigado

    ResponderExcluir
  33. Erik: o grau de recuperação da voz depende do grau de acometimento pela doença. Agradecemos sua participção.

    ResponderExcluir
  34. Olá Pessoal
    Por favor me ajudem!
    Há mais ou menos 2 anos tenho um pigarro forte, e ficpo "puxando" e "fungando", como se tivesse uma secreção na garganta bem no alto.
    Já fui a vários otorrinos e alergistas. Fiz vários exames: ultrassom do nariz, raio X das faces entre outros, tomei antialergicos, budecorte etc, mas todos os otorrinos dizem que está tudo bem, não tenho rinite, sinusite, e nenhum outro sintoma. O alergista também disse que eu não tenho nenhum processo alergico e está tudo bem comigo. FIz a minha viedolaringoscopia e o otorrino me indicou que procurasse um gastro, pois suspeita que eu possa ter refluxo gastro laringeo, pois percebeu um edema da região cricoidea, mas não tenho azia, má digestão e nada parecido, somente mesmo, constante pigarro e tenho também mau hálito quando me deito. Do mais é isso. Esse constante pigarro e essa constante "fungada" me incomoda muito e aos que trabalham comigo, e é constante, todo tempo! POr favor, aguardo seus comentários e se tiverem uma indicação de um gastro, agradeço desde já imensamente.
    Em tempo, parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  35. Obrigado, Keli.O seu relato sugere que seja um refluxo o causador do pigarro. Aconselho que visite o site da sociedade de Gastroenterologia e localize um especialista para orientar seu caso. Visite: http://www.socgastro.org.br/site/scripts/historico.asp.

    ResponderExcluir
  36. Tenho refluxo, mas perdi minha voz, pois tenho uma rouquidão constante e me incomoda muito , o que devo fazer, porque sempre vou ao medico e ele fala que é uma faringite inflamada. Passo sempre pelo o sus.............

    ResponderExcluir
  37. Em geral, o refluxo é a causa da disfonia (alteração da voz). Aconselho que mantenha seu tratamento com o gastrom e acompanhe também com um otorrino. Agradecemos sua participação e convidamos que assine nosso blog, para que receba nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  38. oi meu nome é mercedes fiz cirugia do reflux ''cardioplastia'' a 20 dias mas continuo com os mesmo sintomas alias diminui o medico disse q apos 3 dias podia comer de tudo começei a comer mas via q algumas coisas me fazia mau e o q sinto muinto é dor de cabeça primeiro mau estar ai sobe p cabeça meu rosto doi todo sera q a cirugia nao funcionou? ou ainda é cedo p me sentir melhor ou quantos dias a pos a cirugia q vou sentir melhoras obrigado guardo ansiosa sua resposta.

    ResponderExcluir
  39. Mercedes: a evolução de uma cirurgia varia em cada pessoa de acordo com a técnica utilizada, idade, outras doenças, etc. Por isso, a pessoa mais indicada para orientá-la é seu médico. Aconselho que entre em contato com o cirurgião para orientá-la adequadamente. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  40. Oi, tomo remedio pra alergia ja faz tres meses que é avamys, cetirizina e também pantoprazol para refluxo, ocorre que tenho um pigarro e irritação insistente na garganta, estou a cima do peso também, é assim mesmo o pantoprazol demora a fazer efeito? ou a laringe leva mesmo um bom tempo sarar do efeito do refluxo? Apesar do pantoprazol a comida ainda volta se por exemplo eu comer uma salada com vinagre isso é assim mesmo?obrigada!!

    ResponderExcluir
  41. Mi: o tratamento do refluxo deve ser feito com medicações, mas ao mesmo tempo é preciso: 1) corrigir maus hábitos alimentares 2) perder peso 3)combater sedentarismo 4) evitar alimentos como: chá, café, chocolate, coca cola, bebidas gaseificadas, bebidas alcoólicas, condimentos,frituras, frutas ácidas, entre outros. Mantenha a medicação mas retorne ao gastro para que ele avalie se é necessário modificar seu tratamento. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  42. Apesar de fazer dieta para gastrite, acordei com um ronco estranhisimo no estomago e imediatamente senti um cheiro de acido cloridrico, que acabou subindo ate a garganta enquanto eu estava deitado!!! parecia que eu ia sufocar.... corri para o banheiro para escovar os dentes e gagarejar com malvona, mas ja havia queimado minha garganta, estou com muita tosse seca, e a primeira vez que tenho refluxo, o incomodo na garganta vai durar algum tempo pelo visto?? estou tomando rabeprazol ate que o medico possa me atender.

    a tosse tem remedio ou tenho que esperar que passe, ate minha voz mudou, rouquidão atroz

    ResponderExcluir
  43. O conteúdo ácido do refluxo pode irritar e causar desconforto, o que demorará em geral algumas horas para melhorar. Aconselho que mantenha a medicação e faça contato com seu médico para uma orientação adequada. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  44. ola gostaria de saber meu filho tem refluxo de 2 grau mas a medica dele nao me falou que alimento nao posso dar para ele mas percebi que quado dou chocolate a crise de toce comeca gostaria de saber que alimento nao posso dar para ele !

    ResponderExcluir
  45. meu filho tem refluxo posso dar danone para ele

    ResponderExcluir
  46. Peço sua compreensão, mas não temos condições em indicar quais os alimentos que devem ser indicados para seu filho através da internet, pois para isso seria necessário conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa. Contudo, alguns alimentos devem ser evitados em pessoas portadoras de refluxo gastro esofágico, independente da idade: derivados de cafeína (chá, café, coca cola), refrigerantes gasosos, chocolate, gorduras, sucos cítricos, temperos fortes (em especial pimenta). Por isso seu bebê não aceita bem a ingestão de chocolate. Obrigado por sua visita.

    ResponderExcluir
  47. Olá,

    Tenho gastrite e em recente ida ao gastro ele me disse que estou com inicio de uma pequena infecção no estômago e me mandou tomar alguns remédios entre eles o Pantozol mas ele é muito caro então gostaria de saber se comprando o Pantoprazol o efeito é o mesmo.

    No aguardo

    Grata
    Magali

    ResponderExcluir
  48. Magali: aconselho que peça esta orientação ao seu médico. Não recomendo que modifique o tratamento sem a sua autorização. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  49. Meu refluxo surgiu depois de uma cirurgia de vesícula, tradicional e complicada por inflamacao aguda. A anestesia, dizem, provocou perda de voz e tosse até eu fazer tratamento com fonoaudióloga. O refluxo, 5 anos depois, se agrava, embora na endoscopia só apareca um princípio de gastrite. Tomo betabloqueador faz muitos anos e tenho sinusite crônica. Nao sei mais o que provoca o que nem os médicos sabem. Vocês teriam alguma hipótese ou dica? Faz um mês que tomo religiosamente um omeprazol de 40 mmg. por dia e fico só tomando água depois das 6 da tarde até o outro dia, sem comer nada, mas nao melhoro nem da sinusite e do pinga pinga na garganta à noite, nem da tosse. E o refluxo com dor no peito volta volta e meia em horas menos inesperadas. Agradeco se me derem alguma dica, pois nem meu clínico geral nem meu cardiologista, nem meu gastro nem minha otorrino relacionam essas coisas todas ou levam a sério essas queixas. Desde já, grata,
    Ligia

    ResponderExcluir
  50. Lígia: infelizmente não posso ajudá-la através de um aconselhamento por e-mail. Para emitir um parecer, é essencial uma consulta médica tradicional, para que seja possível analisar seus dados clínicos de forma criteriosa, avaliar seu grau de alergia, sintomas secundários, história familiar, etc. Estamos ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica RJ. Conto com a sua compreensão. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  51. Cerca de quarenta dias atras eu estive e uma otorrino (pois estava com sensação de algo na garganta) e apos laringoscopia, foi verificada uma fenda nas cordas vocais. A otorrino informou que eu estava com refluxo e passou omeprazol 40, uma vez ao dia. Cerca de duas semanas atras fiquei com tosse úmida e desconforto ao inspirar. Foi a um pneumologista que me informou que estou com bronquite ou pneumonia (não quis passar exame para identificar o agente, disse que teria que ter os sintomas a mais tempo) e receitou amoxilina 850. Fiquei melhor, mas continou rouca e com uma dor de dente (mesmo que aparentemente o dente não tenha nada, esta doendo e latejando). Já fui ao dentista e ele disse que não é nada, e estou aflita com a quantidade de coisas acontecendo!

    ResponderExcluir
  52. Compreendo sua preocupação mas não temos condições para fazer um diagnóstico através da internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um clínico geral para uma avaliação mais completa do seu quadro. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  53. Anônimo4/3/11 15:39

    olá a cirurgia por laparoscopia corrige o problema do refluxo ou apenas melhora? Meu médico diz que não preciso, que só o tratamento medicamentoso resolve, porém, gostaria muito de solucionar esse problema de forma integral.

    ResponderExcluir
  54. O tratamento do refluxo gastroesofágico é clínico na maioria das vezes. A indicação cirúrgica é restrita aos casos refratários. Lembre-se que o refluxo pode ocorrer em qualquer pessoa, mesmo não sendo portadora de doença. o tratamento é capaz de controlar a doença e permitir uma qualidade de vida normal ao seu portador. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  55. Boa Noite
    Apos uma endoscopia fui diagnostica com Pangastrite e esofagite cronica leve , tomei pantozol durante 42 dias e não tive melhora continuo com queimação e dor de estomago , fiz tambem um ultrassom total do abdomem , mas deu tudo normal , vcs acham q devo procurar novamente o meu medico ?

    ResponderExcluir
  56. Simone: se o tratamento foi estabelecido corretamente e não houve melhora clínica, recomendo que retorne ao seu médico para nova avaliação. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  57. Parabens pelo Blog, equipe paciente e compreensiva......Ontem fui diagnosticado com refluxo pelo otorrino, que diagnosticou isso atraves do meu historico e da videolaringoscopia. mas no meu exame de secreção orofaringea tinha uma bacteria. resultado: um remedio contra essa bacteria e omeprazol pro refluxo. Gostaria de saber se é possivel uma infecção bacteriana ter sintomas semelhantes ao do refluxo, pois esses sintomas começaram com uma simples rouquidão e febre, alem do ataque da rinite. E tambem se depois de uma primeira crise de refluxo, a pessoa nao tem mais como ficar livre disso sem remedios.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  58. Oliver: acredito que no seu caso sejam fatores independentes: a rinite, a infecção e o refluxo. Este último atua como um agravante do problema, mas certamente não é a unica causa.Quanto ao tratamento, após controle do refluxo, havendo uma boa resposta, em alguns casos poderá ser possível a suspensão da medicação. Contudo, é fundamental que mantenha os cuidados preventivos, controle seu peso corporal e modifique seus hábitos. Agradecemos sua visita e seu incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog.

    ResponderExcluir
  59. francineia4/5/11 22:17

    oi tenho rinite fiz tratamento com vacinas e pra falar a verdade durante o tratamento tive inumeras infecções de garganta, a cada dois meses lá estava eu tomando antibioticos , depois que parei com as vacinas minha garganta melhorou, porem nao consigo controlar a rinite, e pra piorar estou com refluxo leve, e tomo pantoprazol, sinto muitas fisgadas na amigdala, no exame de naso o resultado foi edema do epiglote e retrocricoide uma coisa assim rsrss oque significa esse edema moderado , e da rinite ou do refluxo ????

    ResponderExcluir
  60. Os dados que envia sugerem que o edema da aritenóide seja resultante do refluxo, que por sua vez, agrava a os sintomas da rinite. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  61. Eu fui fazer uma consulta no Otorrinolaringologista, pq eu fungo, tenho muita secreção nasal, e na endoscopia nasal foi qe o médico viu mh garganta toda qeimada e me perguntou se eu tinha dor d estomago ou asia? Nossa oqe eu mais tenho é dor d estomago, parei com café, mas continuou, tomei chá, continuou.. nd passa a dor... fui tratar do nariz e descobri mais sobre o estomago agora... Aff--'

    ResponderExcluir
  62. O problema do refluxo é que pode ser silencioso, não causar sintomas graves mas prejudicar nosso organismo, com sintomas à distância, como pro exemplo no seu caso, sintomas nasais.Gratos por seu depoimento, pois pode ajudar outras pessoas. Abraços.

    ResponderExcluir
  63. Tenho 52 anos e quando tem uma mudança de tempo,fico com uma tosse rouca de tirar a voz e me dar falta de ar.Não escorre o nariz e nem tenho febre.pode me esplicar o que é?

    ResponderExcluir
  64. Joana: peço sua compreensão, mas os dados que envia não são suficientes para que eu possa explicar a causa de sua tosse. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Cínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para examinar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Obrigado pela visita e pela participação em nosso Blog.

    ResponderExcluir
  65. Anônimo6/6/11 20:56

    Boa noite. Depois de momentos de azia intermitente mas gradualmente mais forte, foi-me diagnosticada há cerca de 3 anos refluxo exofágico. Não sei contudo em que fase estou, sendo que tomo há cerca de 3 anos Pariet todos os dias, o que alivia a azia, mas ultimamente tenho tido episódios de ardor de garganta e rouquidão, o que apresenta um sério problema para mim, visto que sou um profissional de voz.
    Muito ocasionalmente ainda tenho dores de estomago que melhoram com Ben u ron simples (Paracetamol) e, quando abuso na alimentação, sofro de alguma náusea suave. Vinha perguntar 2 coisas se possível:
    1º Em que fase da doença me encontro e é possível travar a progressão;
    2º Como inverter as consequências ao nível da voz, sendo que trabalho com ela e não sei mesmo fazer mais nada profissionalmente...
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  66. Compreendo sua preocupação, mas peço sua compreensão: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Para responder em que fase da doença se encontra seria necessário conhecer seu histórico clínico e exames complementares de forma criteriosa. Quanto à voz, aconselho que procuro um otorrino para avaliar de forma cuidadosa suas cordas vocais, afastar outras possibilidades de doenças locais e então orientá-la adequadamente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  67. professora


    tenho gastrite cronica em evolução desde 2009, porém, faço uso do lanzoprazol, mas ha uns 5 dias apos ter tomado um café me deu uma acidez no esofago que não consigo comoer sem sentir dor no esofago na hora que a comida passa por ele, fui ao médico e ele me disse que esse sintoma deve desaparecer em 21 dias , a comida não doi na garganta doi duranto o caminho do esogado p/ o estomago e meu estomago agora esta muito dolorido o que pode ser e quando isso irá paasar estou medicada como esofagite ....mas a dor quando como é muito intenssa por afavor me esclarecer o ma´ximo possível ....Obrigada

    ResponderExcluir
  68. Compreendo suapreocupação e gostaria de poder ajudar. mas, peço sua compreensão: não tenho condições para emitir um parecer ou para afirmar a causa do seu problema através de um aconselhamento na internet, baseado apenas nos poucos dados enviados e sem analisar pessoalmente. O seu relato sugere que seja mesmo um caso de esofagite. Aconselho que solicite esta informação ao seu médico: ele a examinou, conhece seu histórico e poderá orientar de forma adequada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  69. Anônimo9/7/11 11:27

    Olá sou professora!
    Ao passar em um concurso fiz um exame de video com estrobo e lá evidenciou-se edema retrocricóide. Sofro de RGE e faço uso de Omeprazol de 20mg todos os dias antes do dejejum (prescrição medica)Só que o refluxo não passa e com isso o edema não some, prejudicando a minha voz e a fenda fusiforme anterior, para a qual estou fazendo fonoterapia. Me alimento bem, peso 1.64 kg e tenho l,68m de altura e 38 anos. Que tipo de praticas devo adotar e que alimentação devo evitar para minimizar o problema.

    ResponderExcluir
  70. O edema verificado no exame pode indicar um refluxo laringo-faríngeo que pode ocasional disfonia (alteração da voz) e outros disturbios.
    O médico especialista em gastroenterologia poderá orientá-la sobre a necessidade de mudar sua medicação. recomendam-se medidas preventivas como: fazer refeições fracionadas e com menor volume, evitando o fumo, café, alimentos condimentados, bebidas alcoólicas, refrigerantes, derivados de chocolate. Evitar deitar ou recostar logo após as refeições. O jantar deve ser leve, evitando lanches à base de pão e farináceos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  71. tenho uma tosse a muitos anos, ja fiz tres endoscopias e apresentou uma pequena hernia de hiato tomo omeprazol e motilium a varios meses e a tosse persiste.engordei bastante e sou muito ansiosa. gostaria de saber qual tratamento mais adequado pois a tosse é muito forte que chega a sumir o sentido.obrigrada

    ResponderExcluir
  72. ha 3 anos passei um mes me tratando pra gripe por causa de uma tosse sem fim, depois de tomar 5 vidros de xarope mudei de medico e ele descobriu q eu tinha refluxo, me tratei emagreci e melhorei...agora estou gravida de 2 meses nao sinto enjoo, nem vomito, mas estou dinovo c a tosse especialmente quando deito, a minha obstetra receitou simeco plus, to tomando mas nao melhoro e ja estou ate roca, voce pode me dar algumas dicas para melhorar....

    ResponderExcluir
  73. A gravidez provoca modificações no organismo feminino e pode predispor ao refluxo. Aconselho que retorne ao especialista para orientar seu caso. Como medidas adicionais, recomenda-se: refeições em menor volume e menores intervalos. elevar a cabeceira de sua cama. mastigar bem os alimentos. Evitar alimentos condimentados, bebidas gaseificadas e líquidos nas refeições. Uma dica é caminhar após refeições. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  74. 1) Tosse crônica é aquela de duração prolongada, conforme descreve em seu relato (há muitos anos). As causas mais comuns são: asma, alergia, rinite, sinusite e refluxo gastro esofágico. 2) No seu caso, há descrição de hernia de hiato que fala a favor da presença do refluxo. O aumento do peso corporal é um fator que tende a piorar o refluxo e por conseguinte a tosse. 3) Estudos comprovam que nas tosses crônicas, é comum que existam várias causas associadas. Aconselho que procure um alergista para orientar seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  75. Pessoal...tenho uma historia para vcs e para alertarem os pais....tenho um filho de 3 anos e 8 meses que qdo completou 3 anos começou ter crise de rinite com nariz mto entupido..fiz o tratamento que a alergista passou e melhorou bastante...depois de 3 meses começaram as tosses noturnas...geralmente depois de um período de estomago vazio..começava a tossir tossir...levei em 3 pediatras e todos falavam..é o tempo seco...precisa chover, passaram alegra pediatrico, desalex, soro umas 20 x ao dia, nasonex, predsim, inalação com clenil a,notuss, isso tudo e nao melhorava..ate raio x ele fez, foi ai que lembrei de um pediatra antigo da família e levei, ele virou para mim e falou, seu filho tem historia de refluxo, qdo ele fez essa pergunta me assustei, falei sim, qdo bebe ele fez um tratamento com peridal e label, ai ele viro e falo, então o tratamento vai ser o mesmo para essa tosse, seu filho esta com o estomago irritado e isso causa a crise de tosse, fiquei perplexa..pois cada vez q ele tomava todos esses outros remédio para o tratamento de rinite ele piorava do estomago e tossia mais e sentia mais dor...queria passar isso para vcs para nao cometerem o mesmo erro q fiz...por isso peça sempre a 2, 3, 4 opinião de pediatra diferente...obrigada

    ResponderExcluir
  76. Obrigado pelo depoimento. Aproveito para convidá-la a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail

    ResponderExcluir
  77. Minha história é muito triste, minha vó começou com tosse seca e cuspia muita secreção, durante anos, teve inúmeras pneumonias de repetição o diagnóstico infelizmente não foi refluxo o que pode causar fibrose pulmonar, minha mãe amanhã faz um ano que faleceu com 57 anos tinha os mesmos sintomas e nunca foi tratada de refluxo, foi diagnosticada fibrose pulmonar depois de inúmeras pnemonias de repetição a morte delas foi terrível, sofreram demais, agora estou com uma sensação de pigarro, parece o bichinho do ram ram, não sei explicar direito, não tenho queimação, mas estou com muito medo, de ter o mesmo fim da minha mãe e da minha vó, tenho alguma chance de não ter? de me curar? não precisa me dar o tratamento, mas me dê uma luz, tenho 33 anos e fico a noite toda fazendo barulho para retirar a secreção da garganta, me afogo muito, quase diariamente.

    ResponderExcluir
  78. Peço sua compreensão, mas não posso afirmar se você apresenta mesmo um refluxo através de um aconselhamento na internet. Aconselho que procure um médico gastroenterologista para analisar seu caso, fazer o diagnóstico e indicar o tratamento mais indicado para seu caso. Se for confirmado um Refluxo gastroesofágico, o tratamento adequado poderá proporcionar o controle dos sintomas e melhor qualidade em sua vida. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  79. Su;oi gostaria de uma orientação de vcs.ha tres meses tive um aborto expontaneo sem complicação nenhuma só as dores nas pernas insuportáveis.Apos alguns exames para investigar a causa do aborto o obstetra me encaminhou a um reumatologista(passei 2 semanas de espera apavorada)mas ele me disse que não tinha nada de anormal com meus exames.depois da consulta com o reumato comecei a sentir sintomas estranhos.Passei a ter crises de rinite( tenho rinite alérgica)e ha duas semanas fui parar no pronto socorro com ardencia na garganta,dor nas costas,dor no peito e queimação no estômago,numa noite dessas tive febre,ansia de vômito e fiquei toda vermelha como se tivesse tido dengue.fiz um eletrocardiograma q deu normal.estou tomando omeprazol,que melhorou os sintomas.achei q fosse alergia alimentar,mas vi os comentarios sobre refluxo e vi q é exatamente o q eu sinto.Mas o que devo marcar já q o obstetra não me encaminhou.gastro ou alergologista,já q tenho muito problema de alergia.obrigada

    ResponderExcluir
  80. Aconselho que procure um alergista e, se for o caso, ele a encaminhará ao especialista em gastroenterologia. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  81. Olá!
    Há tempos atrás sofria de azia constante, tomei pantoprazol 40 mg, por bastante tempo e obtive melhora. Depois de um tempo sem tomar, voltou a dita cuja, com muita intensidade.Nunca fiz endoscopia por receio. Mas, tenho absoluta certeza de que sofro de DRGE, pelos sintomas.
    O que fazer? Isso pode voltar com o tempo? Tem cura?

    ResponderExcluir
  82. O ideal é retornar ao gastro para que oriente seu caso. Os sintomas de refluxo podem ocorrer em outras doenças. Por isso, o ideal é fazer o diagnóstico correto para que se estabeleça um tratamento eficaz.Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  83. pelos sintomas q sinto acho q estou com refluxo e depois q comecei a sentilos tenho ataques de urticaria! queria saber se pode ter relacao ja q a urticaria pode se manifestar por conta de outros fatores, alem de hipersensibilidade a certos tipos de alimentos como: frutos do mar,cerveja,etc!

    ResponderExcluir
  84. Julio: refluxo gastroesofágico não é causa habitual de urticária - os dados que envia não são suficientes para relacionar com o seu caso.
    Caso more no Rio de Janeiro, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Cínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para examiná-lo e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  85. Ola!
    por favor me ajudem.
    fiz uma endoscopia digestiva e constatou gastrite no antro com lesão plana.
    e no dia seguinte comecei a sentir uma sensação estranha na garganta como se fosse um bolo na garganta e como se tivesse inchado e arranhado as vezes sinto falta de ar e ja dura mais de 10 dias será que foi o refluxo ou a endoscopia machucou minha garganta !?
    é um encomodo horrivel. por favor me ajudem
    desde já agradeço...

    ResponderExcluir
  86. Jackson: é provável que seja uma reação irritativa ocasionada pelo procedimento endoscópico. Mas, não há como afirmar sem examinar. Aconselho que marque uma consulta com o seu gastro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  87. Obrigado.
    ja marquei o gastro
    mais essa tal reação irritaviva demora muito assim !?
    nao tomei nenhum medicamento para nao piorar a gastrite.
    abraços...

    ResponderExcluir
  88. Jacson: em geral a reação é transitória, mas pode persistir por mais tempo na dependência do tipo e da gravidade da irritação apresentada.

    ResponderExcluir
  89. fui ao gastro e ele disse que isso é normal
    que iria passar.
    obrigado por me tranquilizar
    ele passou omeprazol 40mg em jejum por 30 dias
    esse tipo de gastrite é grave que eu tenho
    (gastrite no antro com lesoes planas) ?
    ainda nao peguei a biopsia para saber se é a bacteria.
    obrigado. Desde já agradeço...

    ResponderExcluir
  90. Jackson: o tratamento medicamentoso permite o controle da gastrite. Mas, também é importante adquirir bons hábitos alimentares, buscar atividades físicas regulares, caminhadas e vida ao ar livre. Lidar com situações de estresse também colabora para o sucesso no tratamento da gastrite.Agradecemos sua participação neste Blog.

    ResponderExcluir
  91. Qual o remedio natural vcs indicariam para ajudar a tratar esse tipo de gastrite que eu tenho? ou so o omeprazol basta ?.
    estou tomando o omeprazol e estou sentindo umas dores embaixo das costelas direita será que ele causa gases ?
    obrigado desde já agradeço...

    ResponderExcluir
  92. Jackson: peço sua compreensão, mas este blog obedece as normas do Conselho de Medicina: não prescrevemos nem indicamos nomes de remédios. Aconselho que peça ao seu gastroenterologista para que oriente seu tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  93. Olá, boa tarde!
    Há tempos atrás sofria de azia intensa tenho Esofagite de refluxo, tomei pantoprazol 40 mg por bastante tempo e obtive melhora. Depois fiquei tempo sem medicamento e a azia voltou muito intensa, só que acompanhada de muita ardência na garganta e coceiras no nariz, olhos e pelo corpo. Será que a DRGE pode dar coceiras no corpo (urticária)juntamente com muita azia?
    Aguardo resposta.
    Lizete

    ResponderExcluir
  94. Lizete: refluxo gastroesofágico não é causa habitual de urticária. Mas, existem trabalhos que relacional a exposição ao bacilo Helicobacter pylori e o desenvolvimento da Urticária
    Crônica Idiopática. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  95. ola sinto muita falta de ar de meia hora a uma hora apos as refeiçoes parece que tem alguma coisa me sufocando, apos um tempo diminui pode ser refluxo,pois também acordo todos os dias com muitos gases (arotos)

    ResponderExcluir
  96. Pode ser, mas para saber, aconselho que procure um gastroenterologista. Agradecemos sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  97. Olá !
    tenho gastrite erosiva e gostaria que me ajudassem.
    sinto dores na região das costelas direita e costas e tenho muitos gases ´será que a gastrite pode causar esses sintomas ?
    estou muito preucupada.
    obrigada !

    ResponderExcluir
  98. Renata: peço sua compreensão, mas não há como afirmar a causa da dos seus sintomas sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que retorne ao seu gastroenterologista. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  99. olá fiz cirurgia de refluxo faz 7 dias mas não ve melhoras,sinto bolo na garganta salivação intensa, e pior não tenho dificuldades em engolir isso é normal?

    ResponderExcluir
  100. Compreendo sua preocupação, mas não há como emitir um parecer baseado nos poucos dados enviados, sem saber detalhes clínicos do seu caso, incluindo qual foi a técnica cirúrgica, seu estado geral, etc. Aconselho que solicite esta informação ao seu cirurgião. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  101. Olá, faz algum tempo que tenho um tosse com secreção que nunca passa, fui ao médico e ele disse que tenho refluxo, passsou uma dieta e omeprazol. Estou tomando mais nã vejo muita melhora. Tomo omeprazol duas vezes ao dia, de manhã em jejum e a noite, sempre meia hora antes da refeição. Gostaria de saber se posso tomar antes do amoço também?

    ResponderExcluir
  102. Boa noite,estou com tosse a 1 semana,fui ao otorrino ele me disse que não me passaria nenhum remedio,que meu caso seria refluxo.Estou a base de Pantanol a cada 3 meses já me trato a 1 ano o refluxo e nada de melhorar os sintomas só piora o que devo fazer...

    ResponderExcluir
  103. olá fiz cirurgia de correção de refluxo a 16 dias mas não me sinto bem, a queimação na minha garganta é intensa até pior do que antes da cirurgia, meu epiglote doi demais,cm não posso tomar remedio tomei chá alivio a queimação,falei com medico ele disse pra mim proucurar otorrino,será que isso normal.

    ResponderExcluir
  104. Breno: não recomendo que aumente a dose. Fale com seu médico e ele avaliará a necessidade de ajustar a dose ou de associar um outro medicamento.Lembro que além da medicação é preciso cumprir as recomendações de prevenção do refluxo gastroesofágico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  105. A tosse de duração prolongada e resistente ao tratamento pode ter mais de uma causa associada. Aconselho que retorne ao seu médico e solicite uma nova avaliação do seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  106. Não há como afirmar sem conhecer o tipo de cirurgia e a técnica cirúrgica que foi utilizada. Os sintomas que relata não são suficientes para uma conclusão, mas me parece que necessita um novo exame.Aconselho que peça esta orientação ao cirurgião, pois conhece estes dados e poderá orientar adequadamente. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  107. Anônimo6/1/12 10:22

    Olá , fui ao médico otorrino, com uma tosse seca e irritante a mais de 3 semanas, segundo ele era Refluxo, ai me passou o pantoprazol e me deu alergia, então me passou o pariet e tbm me deu alergia ... Oq faço, estou pensando em desistir de tomar remédio, pois ja gastei demais!!!

    JOYCE

    ResponderExcluir
  108. Joyce: refluxo é uma causa de tosse, mas não tenho condições para analisar seu caso baseado apenas nos dados enviados, sem examinar pessoalmente. Aconselho que mantenha o tratamento e procure um alergista para orientá-la. estamos ao seu dispor, caso more no Rio de janeiro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  109. o medico diz que tenho renite sinosite fefluxo,
    sofro muito com isso,nao sinto cheiro, minha garganta parece que sempre esta inchada,tenho dificuldade de encolhir ate minha propria saliva,a noite sinto que vou morrer .voces podem mim ajudar?

    ResponderExcluir
  110. O refluxo gastroesofágico pode agravar os sintomas da rinite e da sinusite. O caminho mais adequado é manter seu tratamento com o gastro mas também procurar um alergista para tratar sua alergia respiratória. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  111. Tenho dificuldade para engolir a saliva durante à noite e uma terrível sensação de algo grudado na minha garganta como se fosse um caroço. Fui ao Otorrino e ele suspeita de refluxo, mas o que me intriga é que não tenho dor de estômago e nem asia, alíás nem sei o que é asia. As pessoas dizem sentir queimação e só imagino como pode ser. Fiz uma nasolaringoscopia e não deu refluxo, agora o médico pediu uma endoscopia, pois ele ainda acredita no refluxo. Estou muito preocupada, pois não acho que seja refluxo, porém é o 2º especialista que diz isto. Gostaria de uma 3ª opinião. O que acham?

    ResponderExcluir
  112. Peço sua compreensão, pois o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Vale ressaltar que refluxo gastroesofágico pode ser assintomático e mesmo assim provocar sintomas à distância. Agradecemos sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  113. Boa tarde, venho aqi pois há uns 14 anos tenho uma tosse, dá imprensão de uma tosse de fumante.. porém nunca fumei ...
    vem tipo um chiado ( um ronquidão ) eu sinto ...
    em mim ai eu tosse e para ... e por ai vai
    sempre volta, tosso varias vezes por dia !
    tem catarro...
    já fui em varios medicos, fiz uma indoscopia deu uma hernia hiatal...
    tomei varios remedios nunca melhorou ..
    bombinha alenia, nexium .. e VARIOS OUTROS!
    A noite eu tosse mt tbm minha mae falou q eu tosso mt a noite ...
    alguem me ajuda por favor ou me informe um médico qual eu devo procurar obrigado agradeço desde ja]á!

    ResponderExcluir
  114. A hérnia de hiato pode se acompanhar de refluxo gastro esofágico e provocar tosse. Aconselho que procure um especialista em Alergia para investigar seu caso. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ.

    ResponderExcluir
  115. Anônimo4/4/12 19:24

    Meu filho tem bronquite, a médica investigou um pouco mais, e descobriu que ele tem refluxo, tratou, e ele nunca mais teve crise de bronquite. Mas continua de vez em quando tossindo, e raspando a garganta. Mas quando se é criança é dificil controlar a alimentação.

    ResponderExcluir
  116. Sou cantora e vou gravar meu disco agora dia 18 de abril so q minha voz esta pessima em funcao do pigarro insistente por causa do refluxo. Tratei 4meses com Tecta e nao resolveu, fui ao gastro, fiz endoscopia agora em março, confirmou refluxo e inicio de gastrite, a medica mudou o remedio para o Pariet 20gr e nada, ta me dando desespero, nao melhora, to em dieta sem comer nada q faça mal e nao passa, o q eu faço?

    ResponderExcluir
  117. Refluxo gastro esofágico pode afetar a região de laringe e faringe, causando alterações na voz (disfonias). O tratamento deve ser feito em conjunto com o gastroenterologista, otorrino e fonoaudiologia, incluindo remédios e medidas dietéticas associadas. Aconselho que persista em seu tratamento pois o resultado pode ser demorado.Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  118. Anônimo7/4/12 16:52

    Tenho umas dores horríveis no peito e costas que se estendem pelo pescoço acima. Só acontece à noite e duram cerca de 1,5 hora embora com altos e baixos. Diz que é refluxo, mas as dores parecem tipo ataque cardíaco, fico sem saber o que fazer, tão horríveis que são as dores. Pode ser refluxo? O que fazer para diminuir as dores?

    ResponderExcluir
  119. Não tenho condições para definir a causa da dor em seu caso. Mas, vale lembrar que a dor provocada pelo refluxo pode se confundir com a dor de origem cardíaca. Aconselho que procure um gastroenterologista para definir o diagnóstico e assim poder indicar o tratamento mais apropriado. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  120. Oi me chamo Jane e primeiramente quero parabenizá-los por esclarecer tantas dúvidas.
    Eu sofri muito de refluxo e em 2005 fiz uma cirurgia por videolaparoscopia, mais desde o final do ano passado que sofro com garganta seca, pigarro, sensação de caroço na gargangta, e uma impressão de catarro grudado. Será que pode ser o refluxo ou laringite, uma vez que trabalho com produtos químicos? Obrigada

    ResponderExcluir
  121. Jane: os sintomas que refere podem ter causas variadas e se destacam o refluxo, rinite alérgica e sinusite. Aconselho que procure um especialista para fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado. Obrigado pela visita e por suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog.

    ResponderExcluir
  122. ESTER SAQUES15/5/12 16:18

    ESTOU COM UMA SENSAÇÃO DE BOLA NA GARGANTA E VOU FAZER A ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA SO QUE TENHO MEDO A HORA QUE ESPIRRAR XILOCAINA NA MINHA GARGANTA SINTO A SENSAÇÃO DE NÃO CONSEGUIR RESPIRAR.GOSTARIA DE SABER SE É PERIGOSO A GENTE FICAR SEM A PASSAGEM DE AR NA HORA DO EXAME.

    ResponderExcluir
  123. Ester: fique tranquila pois é rara a ocorrência de alergia durante a realização de endoscopia digestiva. Além disso, o médico que realiza o exame está preparado para tratar qualquer problema que surja durante a realização do exame. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  124. fernando augusto23/5/12 15:50

    Estou com muita falta de ar ja faz algumas semanas, fui em 2 medicos diferentes, ( fizeram raio x do torax, ecg, exame de sangue, nao tinha nada , me disseram que eram refluxo..
    algumas vezes tenho azia, muitas aftas na boca, e quando começo falar me da vontade de arrotar...
    estou tomando (pantoprazol) quando tempo demora para os sintomas sairem, principalmente a falta de ar...

    ResponderExcluir
  125. Fernando: a melhora dos sintomas depende do grau do refluxo e da gravidade da doença. O seu médico conhece seus dados clínicos e poderá orientar melhor. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  126. marcio alexandre26/6/12 01:09

    Olá, escrevo porque estou preocupado com algumas sintomas que vem me angustiando ultimamente e pode ser que tenha relação com o refluxo, já fui no otorrino, ele me receitou injeções de diprospan e antiflamatorios e antibioticos, além de gargarejo com lirestine. Depois de uma virose senti um coceira incomoda na garganta e o quadro agravou porque sou professor, quando duas noites acordei com sufocamento que só passou quando consequi arrotar. Após a medicação ainda sinto a sensação de garaganta fechada , devo voltar no otorrino ou procurar outro especialista?

    ResponderExcluir
  127. Marcio: aconselho que retorne ao otorrino que o examinou e já conhece seu caso. Caso seja necessário, encaminhará ao gastroenterologista. Gratos pela visita,

    ResponderExcluir
  128. Preciso tirar uma dúvida,fiz uns exames e constatou estu pouco d refluxo,estou tomando homeprazol medic a qindicou durante 60 dias,porém ja estou no segunda caixinha e sinceramente continuo com muito pigarro,as vezes garganta fic amuito seca ruim p respirar, nossa ta horrivel se eu corro entao piora gargata,respiração,mudei minha aliemntação,tomando somente cha camomila,erva doce,cidreira,nad ad frituras,nada refrigerantes treino musculação,nunca tive isso,gostaria de saber será q é refluxo mesmo,nao tenho queimaçã e nem azia,nada do estomago me incomoda,por favor me deem uma luz,obrigada.aguardo breve retorno.Fatima Fernandes...

    ResponderExcluir
  129. Fátima: compreendo seu sofrimento, mas não tenho condições para afirmar se é mesmo refluxo baseado apenas em seu breve relato e sem examiná-la pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica, caso more no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  130. Alessandra16/7/12 04:08

    Meu filho hj tem 5 anos, qdo ele tinha 2 anos uma pediatra diagnosticou refluxo, ele fez tratamento e melhorou. Ele também tem alergia, fizemos testes, alergia a ácaro e poeira. Como ultimamente ele tossia muito a noite, achei que pudesse ser uma reação alérgica, ele tosse e levanta vomitar, sempre uma secreção amarela. Ele tem pediatra em 7 dias, o que posso fazer enquanto isso pra diminuir essa tosse noturna?

    ResponderExcluir
  131. Alessandra: peço sua compreensão, mas este blog obedece as normas do Conselho de Medicina: não prescrevemos nem indicamos nomes de remédios. Para medicar é essencial examinar seu filho pessoalmente. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  132. O que devo fazer para ajudar minha mãe na hora que dá a crise de refluxo? Fico angustiada qdo a vejo sofrendo com a dor. Tem algum remedio que alivia a queimação? Pois o suco gastrico fica saindo pelo nariz e boca e ela sofre demais...

    ResponderExcluir
  133. Para medicar sua mãe é preciso uma consulta tradicional, para conhecer seus dados clínicos e examiná-la pessoalmente. Refluxo deve ser tratado de maneira contínua e não só nas crises. Aconselho que a leve a um gastroenterologista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  134. Não consigo comer nada e o médico me receitou homeprazol mas não consigo tomar o remédio, porque depois de algum tempo acabo vomitando tudo, oque eu faço?

    ResponderExcluir
  135. Victor: aconselho que retorne ao seu médico para nova orientação. Não tenho condições para orientar seu tratamento sem examiná-lo pessoalmente. Conto com a sua compreensão. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  136. Sofro também do refluxo(RGE),que me traz a rouquidão, com alguma frequência. Ora como gosto muito de cantar, em coros, nos convívios, etc., fico muito preocupado e desanimado quando isso acontece. Se me permitem, eu gostaria de acrescentar, no que diz respeito ao canto, que para além da dieta, dos medicamentos e de tudo o que tem sido dito, e muito bem, é muito importante também o descanso da voz. Estar uns dias, talvez uma semana, sem esforçar a voz: falar pouco, não falar alto, não cantar.

    ResponderExcluir
  137. Obrigado pela dica e pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  138. Ola,
    Fiz uma endoscopia digestiva a duas semanas e noite que a alguns dias ao engolir tanto secos quanto liquídos um incomodo na boca do estomago, o exame constatou que tenho esofagite e principio de gastrite que ja estou tratando.Se persistir este incomodo retorno ao gastro?
    grata

    ResponderExcluir
  139. Lia: não havendo melhora do sintoma, é aconselhável que retorne ao seu gastro. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  140. Anônimo3/9/12 12:47

    bom dia
    sofro , a um ano de varias dores no corpo, arrotos, gases, dores no peito que as vezes melhora e piora, rinites dores na face, pescoço, dores nos olhos e testa, vermilhão nos olhos, coçeiras no pescoço, dores na juntas, pigarro branco que não para, fui ao medico não acharam nada, tenho candidiese que não sara, tomei antibioticos para renite ou sinisute e nada, cpk deu 290, tomo antiinflamatorios e analgesico e nada, se ficar de jejum piora da crise de arrotos. não tenho vontade para nada, não consigo dormir, vou a medico eles dizem stress, mais este stress nunca sara, o que fazer..

    ResponderExcluir
  141. Compreendo seu sofrimento e gostaria de poder ajudar, mas infelizmente não é possível fazer o diagnóstico ou orientar um tratamento sem examinar pessoalmente. Estamos ao dispor na Policlínica, caso more no Rio de Janeiro. fratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  142. Qual a diferença entre os remédios Pantoprazol 40mg e o Tecta 40mg?
    Eu tomava Pantoprazol receitado pelo 1º médico, um 2º médico pediu para eu suspender o uso e trocou pelo Tecta. Quando cheguei na farmácia para comprá-lo o farmacêutico disse que os dois remédios tem a mesma fórmula e que só mudava o fabricante (a diferença de preço de um para o outro é absurda)!

    ResponderExcluir
  143. A informação do farmacêutico está correta: os dois medicamentos contém a mesma substância. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  144. Desde q fui diagnosticada com esofagite de refluxo tomo Pantoprazol de 40mg. Os sintomas de queimação, sensação de bolo na garganta sumiram mas tenho muita halitose. Já fui ao dentista e a um otorrino e não tenho nada. A única explicação seria da esofagite? Estou até entrando em depressão por conta desta halitose q está me afastando do convívio social. Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  145. Refluxo gastroesofágico pode provocar halitose, mas nem sempre será a unica causa. É necessário avaliar seus dados clínicos de forma criteriosa para afirmar o diagnóstico para seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  146. Carla Luana2/10/12 15:34

    Meu pai está passando por mal bocados por conta desse possível refluxo,pois ainda não há certeza se é isso mesmo ou não.porém os sintomas são bem parecidos com os citados.O médico solicitou uma endoscopia para tentar resolver esse problema.Minha preocupação maior é que ele não pàra de fumar,toma muito café e tem deixado de beber por conta da gravidade,além disso tem perdido peso por não conseguir se alimentar bem.

    ResponderExcluir
  147. Carla: infelizmente os hábitos do seu pai não colaboram para sua melhora e pelo contrário, tendem a agravar seu quadro. O tratamento do refluxo gastroesofágico se baseia não apenas no uso de remédios, mas também nas medidas clínicas de prevenção. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  148. olá, fui no otorrino a 8 meses atras, e ele fez um exame de videolaparoscopia, e disse que eu tenho sinais de refluxo-gastroesofagico, porem tomo tecta a mais de 3 meses, 1 hora antes do almoço, e tambem um remedio que se chama ibufram para dores na garganta. mas nao sinto melhoras, sinto dores abaixo da garganta um pouco, e incomodo para conversar, principalmente se viro o pescoço de lado para falar com alguem que esta sentado na cadeira de tras na faculdade. olho no espelho nao vejo nada.mas as dores continuam, principalmente se converso muito. será que esses sintomas é mesmo de refluxo? ou pode ser outra doença? e consegue curar assim com tecta? obrigado.ass marcos.

    ResponderExcluir
  149. Marcos: o seu relato sugere que seja um caso de refluxo gastro esofágico, mas não há como afirmar sem examiná-lo pessoalmente. O tratamento inclui uso de remédios, mas seu efeito deve ser reavaliado pelo especialista e se necessário, poderão ser modificados, atendendo às necessidades de cada pessoa. Além disso, medidas clínicas, alimentares, posturais são fundamentais para controle do problema.
    Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  150. Estou fazendo tratamento pra gastrite com lanzoprazol e no quinto dia tive dor no estômago. E no dia seguinte começou diarréia que persiste até hoje (3 dias). Pode ser efeito do remédio?

    ResponderExcluir
  151. è possível que os sintomas citados resultem do uso do medicamento (lanzoprazol) Aconselho que entre em contatio com seu gastroenterologista. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  152. Olá...gostaria de saber se remédios para refluxo podem ser manipulados.

    ResponderExcluir
  153. Ola, em março deste ano senti uma forte dor de garganta que passou logo apos a medicação, porem minha garganta continou irritada ai fui em 2 otorrino e um gastro e todos me diagnosticaram com refluxo. estou tomando a medicação ha uns 4 meses para o refluxo, porem minha garganta continua muito irritada é normal? as vezes quando a minha imunidade baixa ele meio que doí, infecciona!

    ResponderExcluir
  154. Andreia: infelizmente não posso esclarecer sua dúvida baseado apenas nos poucos dados enviados. Não é possível avaliar sua evolução sem conhecer seu histórico clínico, saber as características e a gravidade do refluxo, bem como qual a medicação feita. Aconselho que exponha sua dúvida ao gastro que orienta seu tratamento, pois conhece estes dados e poderá orientar de forma apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  155. Oi Boa tarde... Gostaria que alguem me respondesse. À tempos tive problema na garganta, como se eu tomasse um comprimido e ele não descesse, ficou durante meses. O medico não resolveu fiz exame de tireoide, e não deu nada. Fui no farmaceutico perto de casa e ele disse que eu estava com (faringite) tratei, sarou. isso foi no verão e o tempo estava seco. Algums mêses depois, voltou o problema.("entrei na menopausa com 37 anos e engordei mais de 10 kilos hoje tenho 45 anos"). Mas ele não persistiu tomei os remedios novamente, o problema é que agora ele volta às vezes. noto que quando tomo sorvetes, logo se manifesta o problema, parece que a garganta incha e também o canal do nariz, atrapalha muito, não tenho refluxo, mas tenho muitas tosses às vezes, ai da ancia de vomito. Também neste tempo que apareceu isso, me da muitas alergias pelo corpo, comesei a ter caspas, feridinhas na cabeça, todo o tempo. alguém poderia me responder alguma coisa? obrigada meyri

    ResponderExcluir
  156. Meyri: peço sua compreensão mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet sem uma avaliação criteriosa dos seus dados clínicos e sem examiná-la pessoalmente. Caso você more no Rio, estamos ao dispor para prestar esclarecimentos sobre seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  157. Anônimo9/1/13 12:54

    oi , a alguns dias postei algo sobre uma duvida q tenho , + ate agora nao tive nenhuma resposta de vcs .. tenho hernia de hiato , e a tempos estou com falta de ar todos os dias..ja fui a varios medicos , fiz varios exames e a unica coisa q foi diagnosticado , é a hernia de hiato com refluxo..fui tentar correr e so piorou minha situaçao , entao gostaria de saber se quem tem hernia de hiato , pode correr ou fazer exercicios fisicos?

    ResponderExcluir
  158. O parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Para indicar a atividade física mais apropriada para seu caso é essencial examinar pessoalmente, conhecer seus dados clínicos, faixa etária, biotipo, classificação e gravidade da hérnia de hiato,entre outros pontos. Aconselho que solicite esta orientação ao gastroenterologista que acompanha seu tratamento. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  159. Olá, tudo bem? Assim como as pessoas acima citadas se queixam, eu também venho de tratamentos para alergia, sinusite, tosses (quase que engasgavam) e após medicamentos injetáveis de cortisona associados aos de uso oral (mesmos princípios)quando um terceiro médico sugeriu que eu fosse encaminhada para um gastroenterologista...
    O que mais me incomoda e assusta um pouco, é o fato de estar com muita rouquidão e há 2 meses atrás, cheguei a ficar disfônica.
    Isso tudo, de fato, atrapalha e muito nossa vida cotidiana, pois as pessoas sempre perguntam "nossa, ainda estás gripada...?"
    E para piorar, ouve-se comentários que isso tudo pode ser gravíssimo; infelizmente as pessoas não estão muito acostumadas a nos tranquilizarem. Aqui, fica um relato, como um desabafo para quem está passando pelo mesmo tipo de incoveniente. Obrigada!

    ResponderExcluir
  160. Obrigado por seu depoimento Desejo melhoras em seu tratamento. Aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail

    ResponderExcluir
  161. Olá, a quase três meses sinto um ardor na garganta, fui a um otorrino e ele fez uma videolaringoscopia e disse que podia ser um refluxo mais no laudo do exame deu faringo laringite irritativa e ele passou pantoprazol, eu já tomei duas caixas e continuo sentindo o mesmo ardor na garganta, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  162. Se não houve melhora com a medicação, aconselho que retorne ao seu otorrino para nova avaliação. Se for o caso, ele encaminhará a um gastroenterologista para um parecer sobre seu caso. Gratos por sua visita. Aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail

    ResponderExcluir
  163. Olá, desde Setembro/12 estou disfonica, já fiz 2 tratamentos com cotizona e antibiótico. Fico bem nos primeiros dias do tratamento, mas após o término do tratamento volto a ficar disfônica novamente.

    Pode ser Refluxo?

    obrigada
    Sayonara
    Porto Alegre

    ResponderExcluir
  164. to com dor de garganta a mais de 6 meses so que esta dor apareceu quando eu comesei a rotar muito so que esta me atacando a sinusite dor nos olhos e no rosto na direçao do nariz e minha lingua esta cheia de carocos como se tiveses os papilos iritado no final da lingua o que pode ser

    ResponderExcluir
  165. Venho nesta luta contra o refluxo HÁ QUASE SEIS MESES, tenho um aperto na garganta sempre depois que como, faltar de ar ( encurtamento na fase da inspiração) que ocasiona entalos no peito, muitos arrotos e dores nas costas e pescoço. Agora estou tomando Nexium ( preço absurdo) e até agora não vi melhoras signicativas. As vezes quero me desesperar, não mais o que fazer...
















    MESE

    ResponderExcluir
  166. Ana Paula: não desista. Mantenha seu tratamento. Exponha ao seu médico suas dificuldades e relate os fatores que podem piorar seu refluxo E mantenha as medidas dietéticas e comportamentais. Caminhe, pratique atividades físicas que poderão ajudar a alcançar um bom resultado em seu tratamento. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  167. Anônimo7/2/13 15:25

    Oi...há algum tempo venho me incomodando com minha garganta.Ela não dói, mas parece que ali dentro tem um bolo,que muitas vezes dificulta para eu engolir a saliva. Quando acordo pela manhã não sinto nada, mas a partir do momento que começo a me alimentar, os sintomas vão começando a aparecer. Fui ao um médico clínico geral e ele diagnosticou faringite alérgica, como sou professora falou que o pó do giz ocasionava isso.Fiz o tratamento corretamente como ele receitou com anti- alérgico e a sensação de garganta trancada foi diminuindo. Só que continuo com os mesmos sintomas. Só que ao ver esse blog, li relatos de pessoas com muitos sintomas parecidos com o meu ( fico rouca ao longo da semana em sala de aula (agora não pois estou de férias), ao tomar café, comer chocolate, comidas apimentadas, refrigerantes,... percebo que a sensação de garganta trancada aumenta. Acho estranho ser uma alergia pois quando estou deitada e sem comer não sinto nada.Quando sento na cadeira incorretamente, com uma má postura percebo que é pior, e ainda por cima um zumbido horrível no ouvido. Isso poderia ser refluxo? Que especialista devo procurar? Obrigada pela atenção. Parabéns pelo blog. gostei.

    ResponderExcluir
  168. O seu relato sugere que possa ser um caso de refluxo gastroesofágico. Aconselho que procure um médico especialista em gastroenterologia para orientá-la. Agradecmos sua visita e suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog.

    ResponderExcluir
  169. ola meu nome e luciano no ultimo dia 13/12/2012 fui ao medico com muita queimaçao atras do externo e enjoo o clinico achou que era refluxo me deu omeprazol e bromoprida de la para ca minha qualidade de vida se foi sinto queimaçao no estomago e esofago e enjoo fui ao gastro fis endoscopia que nao apresentou nada so uma pequena lesao no esofago. minha duvida e: eu sinto um ar escapar na garganta seguidamente como se fosse um arroto melhor como se fosse um ar que o hiato nao consegue segurar e escapa notei que quando isso acotece seguidamente a queimaçao no esofago piora. isso pode ser sintoma de refluxo e o que eu faço para melhorar obrigado

    ResponderExcluir
  170. Luciano: o seu relato sugere que possa ser um sintoma de refluxo gastro esofágico, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. É aconselhável que retorne para nova consulta com seu gastro para que oriente a conduta terapêutica mais adequada para seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  171. De todos os relatos de problemas, o meu difere um puco, porém gostaria do comentário e sugestão de qual especialista a consultar... Minha garganta fica quase sempre como se estivesse enrroscada com catarro ou coisa assim, só que na maioria das vezes não sai e isso fica me azucrinando, de só de vez em quando algun escapa e são muito pequenos do tamanho de um grão de feijão mais ou menos. E algumas vezes de tanto eu tentar desenroscá-la minha garganta fica dolorida, chego a machucála na tentativa de arrancar o que me encomoda.. e como me incomoda... mas sem tosse nada apenas irritada enroscando.. se eu ficar nervoso então putz aí ela enrosca de vez e não sai nada... Obdo.

    ResponderExcluir
  172. Aconselho que procure um otorrino para fazer o diagnóstico do seu caso. O exame de vídeo poderá complementar a avaliação clínica feita pelo médico. Agradecemos sua visita ao nosso blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  173. ola tenho refluxo laringo faringeo e sou usuario da maconha isso afeta alguma coisa? espero que nw !

    ResponderExcluir
  174. O uso da droga pode provocar irritação e agravar o problema. Gratos pela participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  175. bom dia tenho muitas dores no corpo, coceiras nos braços e pescoço, arrotos frequentes já faz dois anos que estou assim, visão fraca tb, dores na cabeça e face não posso curvar o pescoço e agachar, tomo omeprazol e dimeticona já faz alguns meses e nada melhora, as vezes piora, já tive bactéria no estomogo e foi tratada a 1 ano atrás, isto pode ser o fígado ou um estresse que não foi curado...

    ResponderExcluir
  176. Jovely: o seu relato não sugere que seus sintomas estejam relacionados com doença do fígado. Aconselho que retorne ao seu gastroenterologista e peça que a oriente Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  177. Bom dia! meu nome é Denise. O ano passado descobri que tinha intolerância a lactose, e depois refluxo. Tomei Pariet melhorou 100%, mas quando acabou o remédio o mal estar voltou, ai voltei ao meu gastro e ele me passou omeprazol e o exame de phmetria e manometria, mas mesmo tomando o omeprazol não obtive melhoras, sinto muito enjoou, mal estar, queimação, azia, tem 5 dias que estou assim e não estou conseguindo nem trabalhar, pois não estou me alimentando bem e as vezes me sinto fraca até tonta. Queria saber se é normal sentir esses sintomas e durante tantos dias assim? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  178. Denise: a persistência dos sintomas não é normal e provavelmente indica que o problema não foi equacionado É aconselhável que retorne ao seu médico para nova avaliação e conduta. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  179. Anônimo3/8/13 21:31

    Boa noite! gente a um mês estou sentindo um bolo na garganta, salivação excessiva, arrotos, e tudo que como sinto que ja estou cheia, o medico disse que era refluxo passou medicação mas não adiantou, ai marquei para outro medico que disse que era meu sistema nervoso que estava abalado, passou um calmante que resolveu porem a salivação ainda insiste em permanecer não como antes, porque será? o que tenho refluxo ou sistema nervoso abalado? obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  180. Infelizmente não posso ajudar, pois não é possível afirmar seu diagnóstico atraves da internet, sem conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa e sem examinar pessoalmente. Conto com a sua compreensão e agradeço sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  181. Olá,
    descobri ano passado que eu tenho episódios de refluxo quando estou ansiosa,TPM,entre outros.
    só que de 2 dias pra cá além do refluxo estou com o corpo todo coçando,mais não empolei,só coça e como fica uma bola na garganta eu estou assustada,estou tomando antialérgico,o que vces acham?

    ResponderExcluir
  182. Fernanda: infelizmente não é possível apontar a causa da coceira sem conhecer os dados do seu histórico clínico de forma criteriosa e sem examiná-la pessoalmente. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento Aconselho que procure um alergista. Estamos ao dispor caso você more no Rio de janeiro.

    ResponderExcluir
  183. Anônimo4/9/13 18:23

    samuel huber

    ola fui ao medico com sintomas de faringe inflamada e dores no peitos leves e ardencia no peito leve tbm.
    ele dianosticou refluxo gastroxofasico.
    estou fazendo dieta alimentar..
    sou magro. ja percebi q a faringe nao inflamou mais.
    mas a ardencia no peito ainda volta de ve em quando.
    é comun essa ardencia no peito?
    segundo medico q fu é refluxo.

    ResponderExcluir
  184. Sim. A sensação de ardência no peito é um sintoma frequente de refluxo gastro esofágico. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  185. Bom dia,
    Fiz endoscopia e estou com esofagite grau A,estou tomando pantropazol 40mg duas vezes ao dia.Desde o inicio(4 dias hoje)estou com muita tontura e uma dor de cabeça que não passa..É normal sentir isso?Tomo antes do cafe da manhã e á noite antes do jantar...

    ResponderExcluir
  186. Jana: não há como afirmar pela internet se os sintomas que refere estão relacionados com a sua doença e /ou com o tratamento. É essencial examinar pessoalmente Aconselho que peça esta orientação ao seu médico gastroenterologista. Gratos pela visita

    ResponderExcluir


  187. ola , estou aqui novamente tirando duvidas .fui diagnosticado com refluxo gastroesofasico, unico sintoma q ficou ainda é a faringe inflada um vermelho mais forte na regiao da faringe poren nao esta doendo.
    meu medico disse q com o tempo isso ira desaparecer. seguindo o tratamento com antiacidos

    é comun isso demorar tempo pra reuperar?
    sigo a dieta rigido ja 3 meses.
    ou isso nao cumun ficar tanto tempo?
    eu li aqui no blog depoimentos de pessoas q relatao estaren sempre com garganta faringe inflada deviso refluxo é mesmo do refluxo? mesmo nao doendo mais estomago e nem o peito?

    ResponderExcluir
  188. É imprevisível afirmar o tempo de recuperação pois varia em cada caso de acordo com o tipo do refluxo, gravidade, outros problemas associados, etc. O refluxo pode ocorrer de forma silenciosa, sem sintomas no estômago, sem dores no peito. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  189. alex sander29/10/13 00:57

    ola sofri durante muitos anos sem saber que eu tinha a doenca do refluxo,a minha primeira crise foi em epoca de final de ano quando a gente bebe e come muito,eu tive uma crise muito forte de dor no peito e falta de ar, como eu nao sabia o que era eu corri p/ o medico achando que eu tinha um infarto,mas os medicos nen desconfiaran e me mandaran p/ casa dai em diante sofri muito sem saber o que eu tinha.fui em varios cardiologistas e minguem me ajudou, ate que meus sintomas pioraran eu percebi sozinho q era estonacal,comecei a acordar de noite sufocado c/ o conteudo gastrico,queimacao sem parar,fraqueza,dor de cabeca,tontura e dores fortes na boca do estomago.hoje meu pior sintoma e a fraqueza e o sufocamento noturno(que é muito desesperador, eu acordo achando que vou morrer,pois o conteudo gastrico me sufoca e eu fico sem ar)entao minha pergunta é como ja tomei por 2 anos pantoprazol e domperidona e fiz varias dietas e ainda nao sarei, sera que o meu caso é de fazer uma cirurgia?

    ResponderExcluir
  190. Alex: infelizmente não posso ajudá-lo pela internet. Para julgar se há necessidade de cirurgia, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que exponha suas dúvidas ao seu médico gastroenterologista para que possa orientá-lo adequadamente. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  191. Fiz uma cirurgia recente, dia 07...não consigo me alimentar,ingerir liquidos. pois me sinto estufada e dor nas costas. Isso costuma acontecer, dura quanto tempo, o que pode ser? preciso de sua ajuda,agradeço desde já!!!














    ResponderExcluir
  192. Sinto um liquido amargo, as vezes espuma, subir pela garganta oq causa ardor e sensação de nó na mesma...algumas vezes até dores de cabeça por isso. O médico disse ser refluxo mas não pediu nenhum exame especifico...

    ResponderExcluir
  193. Nem sempre há necessidade de solicitar exames para confirmar o diagnóstico clínico do refluxo gastroesofágico. Aconselho que converse com seu médico, exponha seus temores e dúvidas e peça uma nova orientação.A confiança e o dialogo entre o médico e seu paciente são a base para o sucesso de um tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  194. Boa noite!
    Tenho uma tosse seca à uns 5 anos, não passa, piora muito à noite a garganta coça muito, parece um bolo na garganta. Tem momentos que sinto como se minha garganta fosse fechar, tenho muitos enjoos, mais não vômitos. Gostaria de saber se é refluxo mesmo!

    ResponderExcluir
  195. Jeane: o parecer que solicita não pode ser emitido pela internet. Para afirmar se a tosse que descreve é causada por refluxo, é essencial examinar pessoalmente. Avaliações pela internet podem resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Conto com a sua compreensão. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  196. Boa noite! vou fazer endoscopia semana que vem, pois o médico suspeita que tenho refluxo.Acontece que estou aterrorizada com esse exame, tenho rinite alérgica e meu nariz vive fechado, convívio com falta de ar por causa da alergia. Posso fazer endoscopia mesmo tendo rinite? tenho medo de ter dificuldade de respirar na hora do exame.Esse exame é seguro para quem tem problemas respiratórios? Grata!!!

    ResponderExcluir
  197. Cristina; o fato de ter rinite não impede a realização da endoscopia digestiva. Sugiro que converse com seu alergista e peça que a oriente Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  198. Comecei tratamento para gastrite erosiva de antro a 5 semanas com pantoprazol 40 mg, porem na quinta semana comecei a ter queimação, azia contínua, nada adiantava, fui ao medico pois não consegui consulta de urgência com meu gastro, e analisado meu exames o medico disse que meu organismo não aceitou o tratamento pois a azia queimação veios após ao tratamento iniciado, e pediu para substituir pelo Tecta 40 mg, o prieiro dia vi ma diferença enorme a azia sumiu, porem estou apenas 4 dias tomando esse remédio e sinto um desconforto, isso é normal? O medico disse que o medicamento anterior pode prejudicado mais minha gastrite? Pode mesmo isso ocorrer?

    ResponderExcluir
  199. Jerusa: peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido pela internet. Não tenho condições para julgar a resposta ao tratamento sem conhecer seus dados clínicos de forma criteruiosa. Aconselho que entre em contato com o seu gastro e peça que a oriente. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  200. Maria Eduarda8/2/14 15:55

    Fiz laparoscopia de hérnia de hiato há 4 dias atrás, após 6 anos de sintomas insuportáveis na orofaringe (bola, garganta "trancada", pressão, etc.); segundo o gastro, tenho hipersensibilidade de laringe, por isso os sintomas tão maus (fiz phmetria,manometria, tomei inibidores durante 6 meses, nada!). Daí a cirurgia agora. No entanto, estou desesperada, pois foi só iniciar a alimentação (ainda que líquida), para os sintomas recomeçarem. Tenho também motilidade esofágica ineficaz. Sou mto ansiosa, porque são sintomas que afectam muito a minha vida e me fazem sofrer. É normal já estar de novo com estes sintomas, agora que a hérnia foi corrigida?? Se a hérnia já não está a fazer os ácidos "subirem", porque é que está tudo na mesma? Obrigada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno