Pular para o conteúdo principal

Choque Anafilático





É a principal causa de morte por alergia.

O choque anafilático é uma reação imediata resultante da dilatação súbita da microcirculação sanguínea pela ação da histamina. Com a vasodilatação, há queda de pressão arterial, deficiência de irrigação cerebral, perda da consciência, coma e morte. Esta cadeia de eventos pode ser evitada pela aplicação de medicação de emergência. Nas formas mais discretas do choque, o próprio organismo pode compensar a falência circulatória.

Sintomas do choque anafilático:

Sensação de mal estar, transpiração, palidez

Tosse seca, falta de ar

Sudorese abundante

Coceira generalizada

Náuseas, vômitos, dor abdominal

Diminuição da Pressão

Perda dos sentidos

Principais causas de reação anafilática:

- Antibióticos: penicilina, estreptomicina e cefalosporinas.

- Venenos: abelhas, vespas, marimbondos, formigas e cobras.

- Látex: derivado da borracha natural encontrado em luvas, camisinhas, etc - - Anestésicos locais: procaína, tetracaína, benzocaína e xilocaína.

- Vitaminas: B1 e B12.

- Hormônios: insulina e ACTH.

- Soros heterólogos: antitetânicos e antidiftéricos.

Reações anafiláticas menos intensas podem ser causadas por outras causas, como por exemplo alimentos (camarão). Estas reações em geral não são graves, manifestando-se por mal estar, tonteira, urticária súbita, surgindo imediatamente após uso destas substâncias.

Reação Anafilactóide

Tem os mesmos sintomas da reação anafilática, mas o mecanismo não é alérgico. Neste caso, a libareção da histamina ocorre por mecanismos não-imunológicos. O exemplo mais característico é a reação após uso de contrastes iodados.

Como controlar o choque anafilático

O tratamento é realizado através de medidas profiláticas (evitando os alérgenos) e medidas de urgência a serem aplicadas logo que o quadro se inicia.

A adrenalina (epinefrina) é o único medicamento de emergência capaz de salvar a vida de uma pessoa em choque anafilático e deve ser aplicada imediatamente. É encontrada em forma de ampolas ou na forma de “kit” auto-injetável.

Converse com seu médico alergista para que ele o oriente.

Texto extraído do livro: Conheça sua Alergia – Lian Pontes de Carvalho e João Bosco Magalhães Rios – Editora Revinter 2001

Comentários

  1. Tarcísio: o parecer que solicita não pode ser feito pela internet, sem examinar você pessoalmente. É pouco provável que uma anafilaxia se manifeste apenas por um incômodo persistente na garganta. Anafilaxia é uma situação clínica grave, com alterações variadas e simultâneas no organismo, envolvendo diversos órgãos e sistemas. De qualquer modo, só é possível avaliar seu caso com uma avaliação clínica criteriosa e feita pessoalmente. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  2. Olá, minha mãe usou ciprofloxacino contra uma infecção urinária, logo no segundo dia amanheceu toda inchada nos lábios e rosto e garganta com sensação de machucada e a pele com manchas vermelhas, parou o medicamento, diminui o inchaço, a vermelhidão, mas não consegue engolir porque dói muito e tem sensação de a garganta fechando, o que fazer?

    ResponderExcluir
  3. É aconselhável que sua mãe seja atendida por um médico Não é possível orientar sem examinar pessoalmente. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, minha filha de 3 anos e 16 quilos teve uma reação urticaria hoje por volta 12 e 30 e foi médica por injeção finergam e adrenalina e em observação de uns 60 minutos ficou limpa e passaram o xarope clorídrato de hidroxizina 4 ml de 8 em 8 por cinco dias, a noite tomou o medicamente mas ora aparece uns vermelhos e some e aparece em outras partes do corpo inclusive nos joelhos. Essa reação é normal? Por favor aguarde um posicionamento e agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Milton. Pela sua descrição, sua filha foi atendida corretamente. A urticaria é uma entidade clínica que pode durar alguns dias, e esse quadro recorrente é comum. De toda forma, vocês devem manter a observação e procurar atendimento médico em caso de novos sintomas. Procure um(a) alergologista para acompanha-los e procurar a causa deste quadro. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    após um Patch Test fui diagnosticada com alergia a etilenodiamina, gostaria de saber quais cuidados devo ter caso sofra um choque anafilático já que etilenodiamina pode ter reação cruzada com antihistamínicos.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Nina: o fato de ter um teste de contato positivo a etilenodiamina não tem relação com choque anafilático, uma vez que são mecanismos bem diferentes. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde
    Tenho bastante tatuagem no corpo só que última tatto que eu fiz tive uma alergia meu corpo começou a coçar ficou todo vermelho meu olho ficou inchado fiquei com falta de ar visão embaçada chegue até desmaiar só que eu percebi quando passei nebacetim me deu essa reação será que posso termina minha tattoo sem passar pomada

    ResponderExcluir
  9. Henry: não recomendo que faça o procedimento sem antes procurar atendimento médico em consulta feita pessoalmente. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  10. Tenho um filho de 7 anos,descobrir que ele era alérgico deste dos setes meses até hoje meu filho não consegue comer as coisas.
    Ele tem alergia a mamga,laranja, maracujá, melão, melancia,banana,lactose, gluten,milho nada com condimentos, refrigerante, doces tenho muita dificuldade para alimentar o meu filho. Outro dia ele teve contato com a manga ele começou a vomitar sangue e ficar sem ar, o índice dele a manga e de 32,9. A alergista dele falou que não pode comer de jeito nenhum. Gostaria de saber se isso tem curar.

    ResponderExcluir
  11. Cristiane: uma vez que seja comprovada uma alergia alimentar, é necessária a suspensão do alimento. Infelizmente ainda não há um tratamento que garanta a cura total do problema. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  12. Quem tem alergia a dipirona pode tomar cipro?

    ResponderExcluir
  13. Sabrina: As duas medicações pertencem a classes farmacológicas diferentes. Mas, esta não é uma orientação padronizada. Para liberar o uso de um remédio, é preciso conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Recomendo uma consulta com seu alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar a medicação segura para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  14. Olá meu filho aos 2 meses tomou a vacina pentavalente no SUS e teve além de febre, 2hs após a vacina palidez e sudorese por um período de tempo...além de sonolência e prostração. Sou leiga, mas acredito que a febre não sendo muito alta ( a dele foi até 38,2), a sonolência e a prostração estejam dentro da normalidade, mas fiquei assustada com a palidez e sudorese. Pode ocorrer palidez e sudorese pós vacina, como sintoma normal? Ou é indicativo de reação alérgica ou hiperreatividade à vacina? Foi me indicado dar a vacina hexavalente acelular, porém a mesma está em falta na rede privada sem previsão de chegada. Minha saida seria dar a vacina dos 4 meses também no SUS mas queria saber se a reação pode ser pior que foi aos 2 meses ou se a palidez e sudorese contra-indicaria a vacina ... Vocês podem me ajudar!?

    ResponderExcluir
  15. Os dados enviados em seu relato não são suficientes para concluir que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica). Aconselho que entre em contato com o(a) pediatra que trata do seu filho. Se for o caso, encaminhará a um (a) especialista em Alergia. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  16. fui picado por formigas ,meu coração ficou acelerado e meus olhos muito vermelho e com dor de cabeça isso pode ser alergia ?

    ResponderExcluir
  17. Carlos: o seu relato não deixa claro que possa ter ocorrido uma alergia. Mas não há como afirmar sem uma análise criteriosa. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  18. oi. Minha mae pintou o cabelo o rosto dela ficou vermelho e ela começou a sentir tontura e falta de ar derrepente ela desmaiou e ela começou a torcer os dedos da mão levamos ela para o hospital mas o medico disse que foi apenas uma queda de pressão mas como se so aconteceu isso quando ela pintou o cabelo o que é mais estranho é que ela ja pintou o cabelo outras vezes e isso não aconteceu, no hospital deram uma injeção para a pressão subir ela tava sentindo muita colica. Então o que aconteceu,sera que foi alergia da tinta?

    ResponderExcluir
  19. Paula: o seu relato não sugere que sua mãe possa ter apresentado uma alergia à tintura de cabelo, uma vez que não surgiram lesões no couro cabeludo. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  20. Ontem minha mãe meio que desfaleceu logo após tomar uma.picada de abelha, na hora eunachei que ela estava tendo um infarto pq ela ficou gelada e inconsciente e com a respiração difícil, não houve nenhum tipo de.inchaço e preciseinchamar o SAMU,nesse meio tempo a carreguei para o sofá e fiquei tentando falar com ela.para que ela respirasse, ela inclusive chegou a urinar. A ambulância não demorou 10min, mas quando chegou ela já tinha voltado a consciência. Mediram a oxigenação, pressão e glicose e tudo estava normal, ela já não estava mais gelada tbm. Vou levá la a um alergo porém estou muito receoso em deixa-la sozinha, já procurei injeções de epinefrina e descobri que é proibido no Brasil ter isso em casa(absurdo). É normal uma crise dessas passar assim rápido? Ela já tomou picada de abelhas outras vezes mas nunca houve uma reação tão forte quanto está.

    ResponderExcluir
  21. O seu relato não deixa claro que tenha ocorrido uma reação anafilática à picada de inseto.Anafilaxia é uma situação clínica grave, com alterações variadas e simultâneas no organismo, envolvendo diversos órgãos e sistemas. De qualquer modo, só é possível avaliar seu caso com uma avaliação clínica criteriosa e feita pessoalmente. Aconselho que aguarde o parecer do alergista Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  22. Anônimo7/7/16 20:55

    Boa noite meu filho teve com dois anos estava vomito e diarreia dai consultei com o pediatra e ele encaminhou pra ser enterrado pra tomar soro.Chegando no hospital foram pegar a veia dele pra dar os primeiros remédios que eram Dipirona Planet Pasil é assim que começou a tomar já teve uma convulsa em seguida uma parada respiratória e um ataque cardíaco os médicos falaram na época que foi um Choque Anafiláticos e ele teve que ficar na ÚTI por uns dias até volta ele perdeu todos os sentidos não reconhecia nimguem gostaria de saber se isso foi uma alergia Porq ele já tomava a dipirona obrigada

    ResponderExcluir
  23. Boa noite!
    Há tempos, fiz testes que indicaram alergia a diversos causadores, como picada de formiga, peixe, ácaro, entre outros.
    Tenho vivido bem, ate que no ultimo dia 23, sofri choque anafilatico na mesa de cirurgia. Segundo a cirurgiã responsável e o anestesista, tive inchaço no.corpo todo, queda de pressão, perda de respiração e fui reanimada com adrenalina. O anestesista foi vago quanto aos medicamentos usados nas anestesias geral e daqui a com morfina. Sugeriu alergia a antinflamatorio, mas colocaram pulseira como alérgica à morfina. Tive sudereses terríveis quando vim pra casa, passei a ter enxaqueca diária. Consultei uma alergista que não me convenceu, não pediu nenhum.exame e somente disse que só posso tomar Tylenol. Vocês teriam como indicar profissionais realmente comprometidos, que atendam em São Paulo?
    Muito obrigada e parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  24. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o caso do seu filho, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Vale ressaltar que a alergia não surge da primeira vez em que se usa uma medicação, mas sim com a repetição do uso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  25. Anninha: Bom dia. A informação que solicita pode ser obtida junto à ASBAI (www. asbai.org.br) em S Paulo, no telefone: Tel. (11) 5575-6888. E-mail para contato: sbai@sbai.org.br
    Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  26. Olá boa tarde. Como sei se sou alérgica ao BOTOX?

    ResponderExcluir
  27. Não há como prever se uma pessoa é alérgica ao botox, se nunca usou o produto. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  28. Bom dia.
    Lavei meu cão com botox (veneno contra carrapatos) coloquei uma tampinha em um 15 litros de agua e imediatamente me senti mal tive tontura dor no estomago náusea tive dificuldades para respirar e cansaço nos músculos. corri pro chuveiro e foi melhorando. Só que agora não posso ficar no mesmo ambiente se tiver a presença dessa substancia que começo a ter a mesma reação. tem tratamento? o que foi que eu tive?
    Obrigada
    Jane

    ResponderExcluir
  29. O seu relato não deixa claro que possa ser um caso de anafilaxia. Mas, para fazer o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientá-la pessoalmente. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  30. Olá , agora fiquei com medo... Depois de comer algo com trigo,qualquer quantidade,parece que vou desmaiar de tão fraca,sonolenta ao ponto de me dobrar sobre a mesa ,não consigo abrir os olhos e não entendo nada o que estão falando comigo e mal consigo falar ...parece que minha pressão ta no zero ,será que pode ser sintoma de choque

    ResponderExcluir
  31. Franciele Bom dia. O seu relato não sugere que seja um choque anafilático. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para você. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  32. Existe dessensibilização pra quem é alérgico ao trigo??

    ResponderExcluir
  33. Desconheço local que faça tratamento de dessensibilização na alergia ao trigo. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  34. Estou com alergia nos bracos e peito a 3 dias nao sei oq é ... to morrendo de medo de ter um choque anafilatico , nao sei a causa mas a pele ressecou muito mas a coceira ia passou mas ainda to com medo

    ResponderExcluir
  35. segunda vez que tomo injeção anticoncepcional e em minutos sinto minha glote doer como se fosse pressionada a fechar, tenho ataque de tosse continuo e falta de ar, depois de alguns minutos, passa, mas fico com pescoço dolorido

    ResponderExcluir
  36. Maycon Boa tarde. Os sintomas que descreve não caracterizam um choque anafilático. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e esclarecer suas dúvidas. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  37. Recomendo que procure um(a) alergista para uma investigação minuciosa antes da próxima aplicação do anticoncepcional. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  38. Boa noite fui ao centro de pronto socorro chegando la o medico falou q eu estava com amidulas inflamada. Passpu um bejotacio de2000 uma dipirona e outra iinjeção para dor q n lembro o nome. Isso foi no domingo a tarde, na segunda meus labips comecaram a incha. E hj terca ainda continua fuo la novamente e mesmo assim continua tomei dois injeção anto alérgica e mesmo assim continua o q devo fazer. Estou com medo de ficar assim

    ResponderExcluir
  39. Laise: se a reação não cedeu, mesmo com a medicação, é aconselhável que retorne ao pronto atendimento para nova avaliação e conduta. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  40. Uma dúvida rápida pra um leigo...
    Quando se faz reidratação venal e isso é feito de forma muito rápida, aquela reação de espasmos e tudo mais é choque anafilático?

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde. O seu relato não sugere que tenha ocorrido uma reação alérgica. Mas, para afirmar o que aconteceu, é imprescindível uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Obrigada por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  42. Boa tarde meu nome é Pedro, a 4 meses eu usei um champoo anti-caspa e 10 minutos depois, começou uma coçeira insuportavel no meu peito, minha língua inchou e tive dificuldade em resirar, isso foi choque anafilatico?

    ResponderExcluir
  43. Pedro Boa noite. O seu relato não sugere que tenha ocorrido um choque anafilático. Recomendo que procure um(a) alergista para que seja feito um diagnóstico adequado para seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  44. Olá, me chamo Patrícia e gostaria de saber se mesmo tendo usado camisinha ao longo de 10 anos de vida sexual, após 3 anos de casada, onde não tinha mais utilizado, agora que quero voltar a usar pois iriei para de tomar comprimido anticoncepcional isso pode dar uma reação? Mesmo eu já tendo contato com o látex antes?

    ResponderExcluir
  45. Patrícia Bom dia. Não é possível opinar sem uma avaliação criteriosa dos seus dados clínicos e sem examinar voc~e pessoalmente. Nenhuma alergia surge da primeira vez em que se entra em contato com uma substência. Por isso, é imprevisível. Por exemplo, uma pessoa pode tomar um determinado medicamento por muito tempo e depois desenvolver a alergia. Recomendo uma consulta pessoalmente com alergista para que possa ser orientada de forma adequada e segura. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  46. Oi tive um choque anafilatico no meu parto com o uso do keflin!!! Quais medicamentos devo evitar? sempre fico preocupada foi horrivel

    ResponderExcluir
  47. Sinto muito, mas não posso ajudar. Não é tão simples como parece. É preciso analisar cuidadosamente todas as medicações que fez uso no parto e depois confirmar de forma objetiva qual a substância causou a alergia. Sugiro que peça esta orientação ao seu alergista, pois só pode ser feita pessoalmente. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  48. Queria muito entender porque tive um choque anafilatico no hospital quando tomei dipirona injetável se tomava dipirona em comprimidos e não passava mal. Desde já agradeço muito!!

    ResponderExcluir
  49. Raphaela: a alergia não aparece da primeira vez mas sim com o passar do tempo e com o repetir do uso. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  50. Ontem minha filha teve uma dor na perna,levei ela no medico e ela passou duas injeções, sendo uma dipirona e a outra cetoprofeno,e quando ela tomou começou a passar mau e desmaiou e começou a se contorcer,pois fiquei muito nervosa,não sei o porque de ter acontecido isso,e agora ela ta bem,mais ainda estou com medo de ainda dá alguma coisa

    ResponderExcluir
  51. Boa noite. Os dados enviados em seu relato não deixam claro que sua filha tenha apresentado uma reação alérgica anafilática. Avaliar pela internet pode gerar erro. Sugiro que a leve para uma consulta com alergista em sua cidade. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  52. Olá!
    Minha mãe tem alergia diagnosticada ao látex, e ela irá ser submetida a uma cirurgia.
    Eu gostaria de saber se, a sala da operação sendo preparada, há algum risco de choque anafilático?
    Obrigada ^_^

    ResponderExcluir
  53. Marina: Boa noite O preparo da sala, a implantação de medidas profiláticas na sala, bem como da equipe cirúrgica, têm a finalidade básica de evitar as reações anafiláticas. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  54. Olá, tudo bem? Qdo pequena tive duas reações a camarão e nunca mais havia tido outras alergias. Porém, agora tenho tido alergias recorrentes. De início urticária de ibuprofeno e ácido salicílico. Depois de noz moscada, urticária tb. Fiz o teste de contato e deu alergia a ácaro e cacau. Estou impressionada, pois tomo uma bebida que tem cacau todos os dias e nunca tive nenhuma reação, se quer uma coceira. É possível estes testes falharem? Minha médica disse que como tive alergia a noz moscada não posso mais comer Pimenta, não fiz testes com relação a pimenta, mas é possível afirmar que uma coisa leva a outra? Se sou alérgica a noz moscada necessiatemente tb sou a pimenta? Estou desesperada, sofrendo de fobia de alergia, agora tenho medo de comer tudo, até o que já comia, e não como fora de casa, qdo como já fico achando que estou tendo choque anafilático, fico nervosa, sinto minha garganta seca e minha língua áspera e fico com a sensação que minha garganta tá fechando, fico com medo por horas após ter ingerido o alimento. O que posso fazer pra superar essa fobia que estou sentindo? 😭😭😭

    ResponderExcluir
  55. Bom dia A alergia é uma reação que não surge da primeira vez, mas com o passar do tempo.
    O teste de contato é indicado para a avaliação da alergia na pele, chamada de dermatite de contato. Mas, não se destina a avaliar alergia a ácaros ou a alimentos. Aconselho que exponha seus medos e temores à alergista que acompanha seu tratamento para que ela possa esclarecer suas dúvidas e receba uma orientação adequada. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  56. Boa Noite! Duas vezes dei entrada no P.A com edema em um dos olhos e rouquidão...Percebi q aconteceram dps q mudei o amaciante de roupas em casa e o sabão em pó... Fiquei mto nervosa achando q poderia ser caso anafilaxia... Fui medicada com hidrocortisona na veia e fenergan injetável. Tive realmente um quadro de possível anafilaxia?

    ResponderExcluir
  57. Boa noite. Os dados enviados em seu relato não permitem afirmar qual o tipo de reação que você apresentou. E, como não é possível fazer diagnóstico pela internet, aconselho que procure um(a) especialista em Alergia para orientá-la de forma adequada e segura.Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno