Pular para o conteúdo principal

Rinite Alérgica: seja dono do seu nariz!

Crises de espirros, nariz escorrendo, entupido e coçando, olhos lacrimejando, quem já não passou por isso? Mas, quando se escuta: "gripado novamente?" ou então: " voce vive gripado"- é hora de desconfiar que não é gripe mas sim uma rinite, que assemelha-se a um estado gripal, mas tem mecanismos e causas diferentes.

Rinite alérgica é uma doença frequente, que ocorre em qualquer idade, acometendo cerca de 20% da população. Não é uma queixa valorizada pelas pessoas, que são capazes de tolerar um incômodo nasal por longo tempo, porque acreditam (erradamente) que não seja um problema sério.

Sintomas principais da rinite alérgica

espirros repetidos, coriza ("nariz escorrendo"),

congestão (entupimento), coceira do nariz, olhos, ouvidos e garganta

Os sintomas surgem após a inalação da substância que provoca alergia (como poeira, mofo, etc.) Ocorrem como consequência de uma reação de defesa do organismo (imunológica). Anticorpos especiais - chamados IgE, que o alérgico fabrica em grande quantidade, reagem com o alérgeno (substancia que provoca alergia), provocando a liberação de substâncias químicas pelo mastócito (mediadores), provocando uma inflamação, que causa os sintomas.A repetição do processo alérgico leva a uma inflamação crônica que permanece mesmo quando a pessoa não está em crise.

Cada pessoa é uma pessoa diferente e é preciso investigar o que poderia estar causando os sintomas, seja na casa em que mora, na escola ou no trabalho. Até mesmo os hábitos, diversões, hobbies, devem ser pesquisados.

Complicações da rinite:

Se o problema persiste, por tempo prolongado - meses ou até anos, a mucosa nasal torna-se congestionada, as narinas entopem, obrigando a pessoa a respirar com a boca aberta (ou semi aberta): é a chamada "respiração bucal". de problema é que a boca não substitui o trabalho do nariz e portanto não filtrar Assim, começa a surgir desconforto na garganta - que pode variar desde um pigarro, ressecamento, até amigdalites ou faringites repetidas. Não raro, surge também queixa de voz anasalada . O ressecamento da boca provoca também aumento de cáries.Nas crianças, a respiração bucal prolongada pode levar também à diminuição do apetite, sono agitado (dormem mal, roncam à noite, babam no travesseiro. Pode também causar o aparecimento de alterações dentárias, como a dentição protusa ("dentuço"), e ainda rande problema é que a boca não substitui o trabalho do nariz e portanto não filtrar prejudicar a dinâmica respiratória e provocar o aparecimento de deformidades do tórax, mesmo quando a criança não tem asma.

Outras complicações: o grande problema é que a boca não substitui o trabalho do nariz e portanto não filtrar sinusites, inflamações do ouvido repetidas, aumento (hipertrofia) das adenóides, alterações do olfato, do paladar, da audição, dores de cabeça, falta de ar, tosse, febre, olheiras, conjuntivite e alterações oculares.

Rinite, sinusite e asma: uma rinite pode provocar piora ou provocação de asma. Em alguns casos a rinite provoca sinusite, que por sua vez, complica a asma. Uma situação comum é a pessoa que evolui com longos anos de rinite sem tratamento e passa a ter asma.

A rinite alérgica não provoca desconforto apenas pelos sintomas nasais, mas também acarreta um forte impacto sobre a qualidade de vida da pessoa. Assim, se não é uma doença grave, comparada com a asma, por exemplo, pode tornar-se uma doença muito trabalhosa, prejudicando a pessoa no trabalho, nas aulas, no descanso e até no convívio social, seja adulto ou criança.

Tratamento da rinite: Tratar a rinite não significa apenas dar alívio imediato aos sintomas mas sim trabalhar para que a pessoa volte ao seu estado normal, corrigindo as consequências da doença.

O primeiro passo é procurar estabelecer a causa da rinite e, se possível, afastá-la através de medidas de controle do ambiente, com recomendações especiais para a limpeza da casa e do quarto do alérgico . Este é o tratamento ideal e muitas vezes, suficiente. No entanto, como nem sempre é possível o afastamento total, como no caso da poeira domiciliar, procede-se o segundo passo que consiste na escolha dos medicamentos que serão utilizados para reduzir a inflamação e controlar os sintomas.

Finalmente, estabelece-se o terceiro passo, que é o uso de vacinas, também chamado de imunoterapia.

Comentários

  1. É possível que possa ser uma rinite, mas não é possível fazer diagnóstico sem examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Aconselho que procure um alergista. Estamos ao dispor na Policlínica RJ Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  2. Ola Boa noite!
    Meu nome e cleuma Martins, e desde criança eu tenho alergia, eu sempre tomei anti-alergico, “loratadina” ultimamente o remédio não fez mais nenhum efeito pra mim. Bom eu não sei qual e o tipo de alergia que eu tenho! Eu espirro varias vezes ao dia, poeira, morfo, perfumes fortes, produtos de limpezas fortes, fazem com que eu espirre, muita coceiras nos olhos, garganta e ouvidos, eu não consigo respirar direito,as vias nasais elas se fecham, as vezes eu respiro pela boca e isso me agonia muito. Se eu comer camarão, porco, calabresa de porco, peixes de pele e alguns alimentos não citados aqui faz mal pra mim, rapidamente o efeito da alergia aparece! No meu rosto coça, eu fico com a pele do rosto grossa, nas curvas de trás do joelho coça muito, fica muito feia minha pele. Só que sabe qual e realmente o tipo de alergia que eu tenho.
    Obrigado!
    Fico no aguardo da resposta!

    ResponderExcluir
  3. Cleuma: O seu relato sugere que possa ser uma rinite, mas para fazer o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Aconselho que procure um(a) especialista em Alergia para que seja orientada de forma adequada e segura.Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    ha uns 5 meses mais ou menos comecei com pequenos espirros e isso veio aumentando... antes era dois dias sem o nariz corisa e 3 corisando depois passava
    eu comecei a tomar alguns xaropes e de inicio aliviava depois voltava de novo eu tomava e passava depois já não fazia mais efeito...
    e agora estou constantemente com o nariz entupido olhos lacrimejando etc em fim pessima


    eu procurei um medico na semana passada ele passou alguns exames e passou um comprido ate eu fazer os exames e voltar lá novamente
    ate agora nenhum efeito dos comprimidos

    um detalhe eu frequento um lugar em é muito empoeirado e lá tem um ar condicionado sujo que nao faz a manutenção a anos e um ventilados sujo tbm cheio de poeira
    antes de começar a frequentar este lugar nao sentia nada disso... eu acho que de tanto eu ir nesse lugar que tudo isso começou

    o que vocês acham?
    ah e tbm de inicio era eu chegar nesse lugar e começar a espirrar
    depois de um tempo que fiquei assim em quase todos os ambientes


    ResponderExcluir
  5. Os dados que envia em seu relato sugerem que possa ser uma rinite, mas não é possível fazer diagnóstico sem examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. O diagnóstico da rinite se baseia na avaliação clínica feita pelo(a) médico(a) dados obtidos no exame físico e testes (na pele e/ou no sangue). Aconselho que aguarde os exames solicitados por seu alergista para que possa comprovar o diagnóstico. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  6. Olá. Tenho 14 anos e à 2 venho tendo quase toda semana o nariz escorrendo,olho lacrimejando, dores no corpo, dor de cabeça, mal hálito, indisposição. Isso pode ser rinite? Tenho um gato e quando ele dorme comigo isso piora

    ResponderExcluir
  7. O seu relato sugere que possa ser uma rinite. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia estou com a garganta irritada faz 5 meses garganta seca nariz dolorido o que pode ser ja tomei varios remedio e nao sara

    ResponderExcluir
  9. Tavinho: Bom dia. Infelizmente não é possível fazer diagnóstico sem examinar você pessoalmente. Recomendo uma consulta com alergista para que seja feito o diagnóstico e indicado tratamento adequado. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  10. Tenho conjuntivite alérgica com frequencia, escorrimento de catarro semelhante a agua, tosse e espirros constantes, meus olhos lacrimejam direto, isso se repete todos os dias, principalmente no trabalho onde tem ar condicionado e ventilador. Tenho alergia ao veneno de pernelongo (Raid), esse especificamente faz crescer caroços imediatamente na minha garganta obstruindo minha respiração, ao mesmo tempo que me faz ter ânsia de vomito.
    Balas de menta me fazem espirrar, poeira também, andar de moto sem capacete, etc.
    Nesse exato momento que escrevo estou tendo uma crise alérgica, com a maioria dos sintomas que citei.
    O que posso fazer para me curar?

    ResponderExcluir
  11. Anônimo3/4/16 17:22

    olá meu esposo foi ao médico devido há um corrimento nasal persistente, o médico neurologista e um outro especialista eles passaram uns medicamentos, ele tomou as dores de cabeça constantes diminuíram,mas a secreção líquida persiste. todas as vezes que ele se alimenta e toma sorvete, picolé ou qualquer coisa gelada lá vem as corizas, o que pode ser feito? obrigada. Néia.

    ResponderExcluir
  12. Mensageiro: Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para você. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  13. Néia: o seu relato sugere que seu esposo possa ter uma rinite.Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para ele. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite,o meu namorado no inverno,tem crises de espirros continuos, nariz obstruido por vezes só consegue respirar pela boca,sente a zona toda do nariz entupida, fica com os olhos vermelhos e molhados. De noite sente desconforto em dormir passa muito tempo a assoar se é espirrar.o que será que tem?

    ResponderExcluir
  15. Anônimo5/4/16 11:34

    Fui diagnosticado com rinite cronica,me passaram medicamentos ,por um periodo foi satisfatorio ,so que o remedio não esta mais fazendo efeito ,mesmo tomando a medicacão meu nariz esta escorrendo ,varios espiros frequentes, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  16. Anônimo5/4/16 15:12

    Eu espirro demais. Mas não tenho alergia a nada. Não fico coçando a garganta, meu nariz não coça também. Está tudo normal. A unica anormalidade é a quantidade de vezes que espirro.N sei se é a poeira. Porque costumo ficar em locais fechados e sem sol.

    ResponderExcluir
  17. Oi a muito tempo tenho o mesmo problema não posso ficar em lugares abafado não posso me expor a poeira,quando sinto só o cheirinho da poeira começa a crise irritação coceira escorre isso acontece frequentemente, preciso fazer um tratamento pois isso tá prejudicando meu convivo

    ResponderExcluir
  18. Claudia: o seu relato sugere que seu namorado tenha uma rinite. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para você. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  19. Se você tem uma rinite crônica e não teve resposta satisfatória no tratamento, é provável que exista algum fator agravante (no ambiente ou em seu organismo) que esteja dificultando a resposta ao tratamento. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  20. Tutuzeiro: espirro é uma reação de defesa do corpo humano em situações variadas. É comum espirrar quando estamos em ambientes empoeirados, mofados, sujos, muito perfumados ou se estamos resfriados. O fato de ter espirros não significa que seja uma alergia. É preciso avaliar pessoalmente cada caso. Obrigado pela sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  21. Olá boa tarde,ta com 2 dias que tô espirrando muito meu nariz escorre e ta entupido meus olhos lacrimejar isso pode ser sinusite ?

    ResponderExcluir
  22. Airla: o seu relato não sugere que seja uma sinusite. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  23. Ola boa noite estou a dois meses com nariz entupido e laceejando junto aos meu dois olhos que saim muita água, tenho sinuzite mas não estou com sintomas nesse quadro pode ser rinite?

    ResponderExcluir
  24. Caio Guilherme: boa tarde. O seu relato sugere que possa ser um caso de rinite alérgica, mas não é possível afirmar sem examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  25. Ola,
    tenho sensação de estar gripado, nariz entupido com secreção, tenho muita sensibilidade no nariz qualquer coisa ja estou espirrando muito e ataca mais pela manhã e à noite pra dormir e muito complicado. oq pode ser?

    ResponderExcluir
  26. Luiz Felipe: o seu relato não sugere que possa ser uma rinite. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  27. Anônimo2/6/16 23:01

    Oi eu sofro muito com esse problema de espirro nariz escorre direto olho cosa escorre lágrimas tbm já tomei vários tipo de remédio tbm os de pingar no nariz e nd de resolver não sei mais o que fazer por favor me diz que médico devo procurar PR tds os médicos que já fui só passa remédio mais não me indica o certo tem uns que diz que é sinusite tomo remédio pra sinusite e pra renite mais nd resolve por favor me responda obrigada

    ResponderExcluir
  28. A sinusite é a complicação mais comum da rinite. Por isso, não adianta tratar a sinusite se a rinite não for tratada. Não é possível indicar tratamento sem examinar. Você deve procurar um alergista em sua cidade para orientá-la. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  29. Aconteceu o msm cmg eu uso neosoro 😢

    ResponderExcluir
  30. Geanny Boa noite. Neosoro causa vício e rinite medicamentosa. Mas é possível corrigir o problema e abandonae=r o vício, sob a orientação do(a) alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  31. Eu. Canto mais tem uma coisa que me incomoda muito é tipo um gel que surge na minha garganta todos os dias e isso faz com q eu fique com aquela agonia chata no nariz como se estivesse entupido mais só que quando coloco forças pra colocar isso pra fora saí esse gel
    Queria saber se isso é grave
    E se possível combater
    Espero resposta?

    ResponderExcluir
  32. Jogo bola ou corro ai quando paro fico espirrando repetidamente, o nariz entope e fica escorrendo

    ResponderExcluir
  33. Edson: o seu relato sugere que sua rinite esteja provocando a chamada "secreção pós nasal", que tende a escorrer por traz das narinas, gerando desconforto. Aconselho que procure atendimento médico com especialista em Alergia para que seja orientado e tratado. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  34. Anderson: bom dia. O seu relato sugere que possa ser um caso de rinite alérgica, mas não é possível afirmar sem examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde tenho uma filha de 4 anos que o nariz dela escorre 24 horas por dia a bastante tempo eu levei ela no otorrino e o médico passou vários remédios mais só um de um bom resultado que foi o remédio pra imunidade.Ai a médica passou um Raio X do Cavum e ela disse que minha filha tem adenóide e vai precisar opera fico meio insegura em ópera pois o remédio da imunidade deu muito certo.Vou passa ela no alergista pra ver o q ele me indica pois não estou segura sobre esse pedido da médica.Vou aguarda a resposta de outros médicos.

    ResponderExcluir
  36. Ola minha filha tem dois dias com febre olho lacimejando tossindo nariz entupido e coçando, oq pode ser?

    ResponderExcluir
  37. Rony: É uma boa postura: ouvir a opinião dos especialistas antes de tomar uma decisão. Nem todo aumento adenoideno é indicativo de cirurgia. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  38. Não temos condições para responder sua pergunta. Os sintomas que descreve (febre, tosse, congestão nasal e lacrimejamento) podem acompanhar diversas doenças, como gripes, resfriados, algumas viroses infantis e até mesmo alergias respiratórias. Para afirmar o que pode ser, é preciso examinar sua filha. Avaliar pela internet pode gerar erro. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  39. Olá! Comecei a ter os sintomas no ano passado após ter contato com arquivos no trabalho. Meu nariz tem tido coriza bastante purulenta de cor verde que me incomoda muito, na época de frio os sintomas pioram e sinto dores e indisposição, já utilizei remédios par amenizar os sintomas porém não diantaram, também utilizei homeopatia e não adiantou. O que devo fazer? A vacina seria a melhor opção nesse caso já que os outros meios não foram efetivos? Muito obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  40. Cibele: bom dia. A vacina para alergia (imunoterapia com alérgenos) é um tratamento indicado no tratamento das rinites causadas por um mecanismo alérgico (imunológico) A avaliação do (a) alergista determinará se sua rinite é mesmo alérgica e se está indicado o tratamento com vacinas. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  41. Olá! Eu me chamo Vanessa e tenho 35 anos. Não é sempre, mas, às vezes, "do nada", meu nariz congestiona, escorre e coça, acompanhado de espirros sucessivos e olhos lacrimejando. Esses episódios não duram por mais que duas horas. Posso sofrer de rinite alérgica? Se sim, o alérgio tomará medicamento de forma permanente?

    ResponderExcluir
  42. ola...ja tem um tempo que eu venho expirando muito, com muita coceira na garganta, agora ja faz um tempinho que estou com entupimento no nariz...quando deito então vixiii...não sai nada, e remedio para desentupir melhora so naquele momento depois volta de novo...ja nem uso mais...isso me incomoda muito creio que é alergia..mais o que faço para melhorar parece que tem algo que tampa as vezes fica até os dois buracos sem passagem de ar..

    ResponderExcluir
  43. Samara: boa noite. O seu relato sugere que possa ser uma rinite alérgica. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  44. Vanessa Freitas: Boa noite O seu relato sugere que possam ser sintomas de rinite, mas nem toda rinite é alérgica. Infelizmente não há como afirmar pela internet. Aconselho que procure um alergista e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  45. Anônimo8/7/16 19:58

    Olá tenho rinite alérgica e já tentei vários meios,como remédios e vacinas mas não melhora somente piora.gostaria de saber o que fazer nesse caso e se existe cirurgia para rinite.Obrigada!!

    ResponderExcluir
  46. Existem casos de rinite de difícil controle que necessitam de uma avaliação clínica mais específica Mas a cirurgia não é um tratamento rotineiro. Está indicada apenas em casos específicos Convido que escreva para nosso email blogdalergia@gmail.com e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a rinite. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  47. Olá todas as manhãs acordo com o nariz entupido e espirrando sem parar e com um olho lacrimejando,escorrimento no nariz e uma dor que vai dor nariz a cabeça.

    ResponderExcluir
  48. O seu relato sugere que possa ser uma rinite. Mas, não é possível fazer diagnóstico pela internet. Por isso, recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para você. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  49. Ola... Ent meu natiz ta escorrendo um liquido branco e eu mal consigo respirar direito e meu olho lagrima mt meu nariz estao meio q doendo

    ResponderExcluir
  50. O seu relato sugere que possa ser uma rinite. Mas não há como afirmar pela internet, sem examinar você. É aconselhável que procure atendimento com alergista, em consulta tradicional, realizada pessoalmente. Obrigado pela sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  51. Oi, eu tenho rinite alergica . E faz uns tres dias q estou com mta dor de cabeça , o nariz n para de escorrer ,de vez em quando fico espirrando,tbm estou sentindo um mau estar no estomago ,escou comendo pouco por causa do mau estar e estou sentindo fraqueza .
    O que isso pd ser ?
    (Eu uso o remedio nasonex que é para rinite )

    ResponderExcluir
  52. Oi, eu tenho rinite alergica . E faz uns tres dias q estou com mta dor de cabeça , o nariz n para de escorrer ,de vez em quando fico espirrando,tbm estou sentindo um mau estar no estomago ,escou comendo pouco por causa do mau estar e estou sentindo fraqueza .
    O que isso pd ser ?
    (Eu uso o remedio nasonex que é para rinite )

    ResponderExcluir
  53. adanklley alves7/8/16 23:22

    Me chamo adanklley moro na bahia e tenho um terivel corise mais nao liquida mais sim viscosas paresendo chiclete ja fui em varios medicos e nenhu sobera. Me fala oq faser para melhorar. So pasaran corticoide

    ResponderExcluir
  54. Suyan Boa noite. existem várias doenças que podem causar os sintomas descritos, como por exemplo, viroses respiratórias, sinusites, entre outras. Para afirmar, é essencial examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Sugiro que procure atendimento médico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  55. Olá, eu custumo dormi de lado, e sempre quando eu acordo, o lado que eu deitei, sempre fica entupido por alguns minutos, quando vou engolir sinto um muco que desce do nariz para a garganta que não dá nen para escarrar direito, eu ja reparei é um catarro Branco e espumoso, e as vezes sinto um gosto metalico na boca, do lado direito pra ser exato, oque será que pode ser?

    ResponderExcluir
  56. Adankley: Bom dia. o seu relato sugere que seja uma rinite. O uso da medicação é de grande ajuda. Mas, além disso, é preciso cuidar do ambiente de sua casa e em especial do seu quarto. Casa arejada - janelas abertas. Limpeza diária, com pano úmido, sem espanadores e sem produtos com cheiro ativo
    (preferir uso de sabão e álcool).
    Quartos: evitar acúmulo de objetos para facilitar a limpeza.
    Encapar travesseiros e colchões com capa anti-ácaro.
    Evitar roupas e cobertores de lã: usar edredons e lavá-los com frequência.
    Roupas que sejam pouco usadas devem ser lavadas antes do uso.
    Animais de estimação devem ser mantidos fora de casa: não entrar nos quartos
    Não fume e não permita que fumem em sua casa Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  57. Boa noite. O seu relato sugere que seja um tipo de secreção pós nasal, decorrente de rinite. Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  58. Oi meu filho tem 6 anos tem tdo isso que vc disse o tórax já está deformado,e eu não sei oque fazer os remédios que o otorrino dele passa não tá adiantando ,oque eu faço????

    ResponderExcluir
  59. Iuri: Bom dia. Eu recomendo que leve seu filho a uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  60. Estou esperando muito,coseira no nariz garganta e ouvido.meus olhos t lacrimejar um pouco.pode ser rinite?

    ResponderExcluir
  61. O seu relato sugere que possa ser uma rinite. Mas não há como afirmar pela internet, sem examinar você. É aconselhável que procure atendimento com alergista, em consulta tradicional, realizada pessoalmente. Obrigado pela sua participação no Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  62. Boa noite a 3 meses venho sentindo falta de ar do no estômago e nariz entupido que doença poder ser?

    ResponderExcluir
  63. Joel: Boa noite. Peço sua compreensão, mas afirmar algo sobre um paciente que não tivemos a oportunidade de examinar é bem complicado. O que podemos lhe orientar é que você procure atendimento médico, explique seus sintomas, e converse a respeito de seus anseios. Obrigado pela vista

    ResponderExcluir
  64. Olá, há bastante tempo meu nariz está congestionado e escorrendo, as vezes vem a tosse e seca, eu respiro muito pela boca, ontem eu percebi um caroço incomum no meu pescoço, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  65. Olá eu tenho renite alérgica já faz anos o Dr na época me deu uma injeção e um remédio spray nasal quando me atacava forte ele mandou eu tomar a injeção mas não lembro o nome eu tinha guardado mas me mudei e perdi o nome e agora o que faze???

    ResponderExcluir
  66. Boa tarde. Sinto muito, mas não é possível fazer diagnóstico pela internet, sem examinar você pessoalmente Aconselho que procure atendimento na forma de consulta médica realizada pessoalmente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  67. Oi Boa tarde, sempre tive o costume de jogar bola normalmente só que de uns meses pra cá meu nariz sempre fica enritado quando to jogando espiro muito meu olhos também fica coçando seria isso renite?

    ResponderExcluir
  68. Sinto muito, mas não é possível afirmar o nome das medicações como solicita. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  69. Anônimo8/9/16 19:03

    todos os dias a noite,e de manhã tenho crises de espirros,e escorrimento no nariz.meus olhos ardem,também tenho umas crises de tosse seca,que chega a doer por dentro.E isso já faz um ano.

    ResponderExcluir
  70. Bom dia. O seu relato sugere que possam ser sintomas de rinite, mas não há como afirmar pela internet. Aconselho que procure um(a) alergista e peça que oriente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  71. estou com a glote fechada falta de ar e garganta doendo.me chamo RENATO que pode ser doutor

    ResponderExcluir
  72. Renato: não é possível diagnosticar sem examinar Avaliar pela internet pode gerar erro. Sugiro que procure atendimento médico imediato em setor de emergência. Gratos por seu contato com o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  73. Bom dia!meu nome e igor fui diagnosticado com rinite tem uns 4 anos, sempre convivi com a doença mas essa semana comecei na academia e algo acontece sempre q saio de la começo com crise de espirros e meu olho direito começa a inchar isso é normal(ele ainda está inchado oq faço oq posso tomar).obrigado

    ResponderExcluir
  74. Boa noite. Faz um ano que fiz cirurgia de desvio e amídalas. E antes nunca tive problemas com alergias.
    Mas de uns tempo p cá começaram o nariz escorrer somente em uma narina, nariz entupido, garganta entupida e sensação de algo preso na garganta.
    Sera que tem algo a ver com a cirurgia?
    Já é a terceira vez que né acontece isso depois que me operei do desvio e amídalas. Antes nunca tive isso.
    Sensação horrível, não consigo dormir pois me encomodando muito.

    ResponderExcluir
  75. Késsia: Boa noite.Sinto muito, mas para opinar sobre seu caso, só examinando pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro e confundir, ao invés de ajudar. recomendo que procure o otorrino que a operou e peça que a oriente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  76. Boa tarde, tenho rinite alergica e minha pediatra me passava claritin d, tenho alergia a poeira. Mas minha alergia sempre atacava e eu tomava o claritin, minha oftalmologista me passou patanol para o olho e o otirrino me passou allegra, tomo só quando a alergia ataca, mas minha alergia piorou muito de um ano pra cá tenho acordado com falta de ar e estou sem conseguir respirar pelo nariz ja há algum tempo. Fui ao unico alergista aqui da minha regiao e ele disse q sem ver as lesões alergicas da minha pele ele nao podia fazer nada mas só tenho manifestaçao alergica quando brinco com meu cachorro então estou sem saber o que posso fazer para melhorar, será que um pneumologista poderia me ajudar? Ou seria melhor procurar um alergista em outra cidade? Vc acha que pode ser só alergia mesmo por eu conviver muito com meu cachorro ou algo mais serio? Obrigada

    ResponderExcluir
  77. Todos os dias em um período do dia meu nariz fica muito vermelho, mas não tenho nenhum sintoma, nenhum desconforto. Será que posso estar com algum tipo de alergia?

    ResponderExcluir
  78. Ola, tenho espirros frequentes, meus nariz fica entupido o dia todo e minha garganta vive seca sem fala nos olhos ardendos, pode ser renite?
    Djulha

    ResponderExcluir
  79. Gabriela: o uso de medicamentos é importante para aliviar sintomas, mas é necessário que se faça uma investigação dos fatores associados que possam agravar ou impedir a melhora da alergia. A avaliação de sua história clínica de forma criteriosa, o exame físico e a avaliação dos testes alérgicos, realizados na pele e/ou no sangue serão a base para o diagnóstico e para indicar a conduta mais adequada para seu caso. Para que compreenda melhor o problema, convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  80. Nadja Bom dia. O seu relato não sugere que seja uma alergia. Mas, não é possível avaliar sem examinar. Sugiro que procure um(a) alergista para orienta-la de forma adequada e segura. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  81. Djulha Bom dia. O seu relato sugere que possa ser uma rinite. Mas não há como afirmar pela internet. É aconselhável que procure atendimento com alergista, em consulta tradicional, realizada pessoalmente. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  82. Olha! Meu nariz coça e espirro muito ao mesmo tempo, até o ponto de não aguentar mais. Várias espirradas uma a atrás da outra, coça e arde quando espirro, o que pode ser.

    ResponderExcluir
  83. Oswaldo: o seu relato sugere que possam ser sintomas de rinite, mas não há como afirmar pela internet. Aconselho que procure um alergista para que seja orientado de forma adequada e segura. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  84. Oi eu estou com muita coceira no nariz e garganta e espirro muito as vezes o esPirro tem cheiro forte as vezes até uno 15 espirro um a traz do outro tbm já senti coceira no ouvido e nos olhos que ficam lacrimejanto mais os fatores acima são frequente especialmente durante a noite eu acordo fungando e muito coceira no nariz e garganta durante o dia melhora um pouco

    ResponderExcluir
  85. Débora: Boa noite. O seu relato sugere que você possa ter uma rinite. Sugiro que procure atendimento com um(a) alergista para que seja orientada de forma adequada e segura. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  86. Eu não tinha sintomas de alergia até o dia que fiz uma cesárea. Alguns remédios mudam a nossa imunidade sim! "Ganhei" de presente de algum medicamento um monte de alergias!

    ResponderExcluir
  87. Andreia: a alergia é uma tendência genética (hereditáriia) mas interage com fatores ambientais e pessoais. A investigação dos fatores etiológicos poderá elucidar o motivo do surgimento da alergia após o procedimento cirúrgico da cesárea. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  88. Oi boa noite.. O meu nariz vive entupido, porém acabo usando naridrin, pq não consigo dormir,tô desesperada ainda mais quando acaba o naridrin e não tem como eu respirar, costumo fazer inalaçao de eucalipto, o que me sugere... Obrigada

    ResponderExcluir
  89. A medicação citada pode agravar a obstrução nasal da rinite e interferir na resposta ao tratamento. A repetição do uso do remédio pode causar vício e trazer efeitos colaterais indesejáveis, como taquicardia e alteração da pressão arterial. Você necessita de ajuda do(a) especialista para abandonar o vício e melhorar sua rinite. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  90. Bom dia, minha filha de 5 anos espirra muito toda manhã, mas tirando isso ela não tem os outros sintomas. Pode ser rinite mesmo assim?
    Obrigada,
    Roberta

    ResponderExcluir
  91. Olá,Todos os dias de manha eu fico com crise de rinite alérgica meu nariz escorre muito e meu rosto fica avermelhado.Ao longo do dia vão melhorando aos poucos,tem alguma coisa que eu possa fazer para evitar isso pela manhã?

    ResponderExcluir
  92. Os espirros matutinos, em salva, podem ser sintomas da rinite alérgica. Mas, para afirmar é essencial examinar sua filha pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita.
    Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  93. Bom dia O tratamento da rinite é eficaz, permite o controle da doença e uma vida normal ao seu portador. Para que compreenda melhor o problema, convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  94. Bom, alguns dias eu estava com conceira no nariz, coceira na garganta, espirrando e pigarro na garganta, quase todos os dias espirrando e esses dias apareceu uma sensação de bolo na garganta, oque pode ser?

    ResponderExcluir
  95. Pedro Boa noite. O seu relato sugere que possa ser um quadro de rinossinusite. Mas não é possível fazer diagnóstico pela internet. Você deve procurar atendimento médico sob a forma de ma consulta pessoalmente. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  96. Olá tenho 13 anos e me identifiquei com o texto,agora mesmo estou espirrando muito com uma agonia muito grande a região do nariz a cabeça,a coriza e um liquido que parece lagrima respiro muito pela boca inclusive quando estou dormindo,fui na dentista porque notei que meus dentes não fechavam completamente,ela falou que poderia ser porque durmo coma boca aberta,meu professor disse que era para ir no hospital logo se não iria virar uma sinusite o que acham?

    ResponderExcluir
  97. Oi!Eu sofro com renite desde os 12anos,hoje com 25anos não passo um dia sem acordar e já pegar um paninho pois começo espirrar e o nariz gotejar, passo o dia inteiro assim,Tenho olheiras,falta de ar pois fica totalmente fechado,sinto dor no peito,tem dias q durmo com o travesseiro bem alto pois não consigo respirar direito,acordo a noite com coseira e começo espirrar,garganta e olhos coçam,tenho dores de cabeça,e quando espirro da pontadas na cabeça mais so as vzs da pontada, minha qualidade de vida está zero no máximo um dia por semana eu fico bem durante o dia,mais não tem uma manhã ou noite q eu não tenha crises,há um ano atrás não era todo dia ai eu suportava mais agora não tá dando mais ,e o pior agora meu filho está a mais ou menos um mês com alguns sintomas (tosse,nariz gotejando,espirros,costeira constante)

    ResponderExcluir
  98. Boa tarde. A rinite alérgica parece uma doença sem importância mas na realidade, pode causar muito desconforto. Contudo, o tratamento adequado é capaz de controlar a doença e melhorara sua qualidade de vida. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  99. Também estou precisando dessa mesma resposta da pergunta.

    ResponderExcluir
  100. Anna: não entendi sua pergunta. Por favor, escreva para : blogdalergia@gmail.com para que possamos ajudá-la. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  101. Estou com o nariz escorrendo bastante,alem disso minha garganta coça frequentemente isto pode ser elergia a poeira ou não?

    ResponderExcluir
  102. Boa tarde. O seu relato sugere que possa possa ser uma rinite. Mas, para confirmar se é uma rinite alérgica, recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  103. Tenho rinite minhas narinas se emtopem e tenho grande dificulade pra dormir pelo fato de nao conseguir dormir o que devo fazer minha alergia é a poeira domiciliar e acaros

    ResponderExcluir
  104. olha Tudo Bem A Anos Chega No Verao Fico com nariz escorrendo,uma Substancia branca entupido acredito qie Seja Rinite Mais Nunca Procurei um Médico pra saber o Certo
    Benzetacil Pode Ajudar Contra a Rinite ??

    ResponderExcluir
  105. A rinite parece uma doença simples e sem importância. Contudo, pode provocar muitas complicações e desconforto ao paciente. O tratamento da rinite se baseia em 4 pontos:
    1) Uso de medicamentos para alívio e controle dos sintomas
    2) Medidas de controle contra ácaros em sua casa
    3) Imunoterapia com alérgenos(vacina para alergia)
    4) Combate a fatores agravantes e de complicações associadas.
    Sugiro que procure um alergista para orientar de forma adequada e segura. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  106. Dionne: Boa tarde. Benzetacil é um antibiótico e não está indicado no tratamento da rinite alérgica. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  107. Olá, eu fui à uma consulta com o otorrinotorrinolaringologista, e a médica diagnosticou rinite alérgica, passou um remédio para o nariz e um antialergico, estava tudo normal, mas agora se iniciou uma crise, meus olhos lacrimejam, nariz coça muito, a garganta dói um pouco, é comum ocorrer mesmo com o uso dos medicamentos que ela passou ?

    ResponderExcluir
  108. Meu filho de 4 anos tem sintomas de rinite. Há alguns dias vem tendo uma crise de espirros arguida de falta de ar. O que fazer? Está muito calor e temos usado muito ar condicionado.

    ResponderExcluir
  109. Meu filho de 4 anos tem sintomas de rinite. Há alguns dias vem tendo uma crise de espirros arguida de falta de ar. O que fazer? Está muito calor e temos usado muito ar condicionado.

    ResponderExcluir
  110. Rose: o tratamento adequado da rinite permite que a inflamação nasal causada pela alergia permaneça controlada, permitindo que seu filho conviva com o ar refrigerado (e com outros fatores irritantes nasais) sem ter crises. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  111. Oi bom dia sinto minha garganta coçar muito meu ouvido também tenho corisas em um nariz só no outro Sandra um pouco sinto desconforto nos olhos como uma dor não espirro muito mais tenho corisa e sempre entupido o nariz será rinite ?

    ResponderExcluir
  112. Bom dia. O seu relato sugere que possam ser sintomas de rinite, mas não há como afirmar pela internet. Aconselho que procure um alergista e peça que a oriente. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  113. Tenho rinite alergica, toda vez que deito de um lado a narina desse lado fica entupida. Por que? Tem cura?
    Tambem tive uma diminuiçao no meu olfato, geralmente nos casos, ele volta? Obrigado

    ResponderExcluir
  114. Igor: Boa tarde. Nem toda rinite se acompanha de diminuição do olfato. Pode estar associado a outros fatores (ou comorbidades da rinite). Recomendo que procure um(a) alergista para que possa fazer uma investigação diagnostica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  115. ola sou monique e tenho renite alergica uso constantimente remedio de nariz e agora estou sentindo que meu nariz esta ficando resecado e dolorido o que pode ser?

    ResponderExcluir
  116. Monique: Bom dia. O seu relato sugere sua rinite alérgica esteja sem controle clínico adequado e necessita de tratamento específico. Aconselho que entre em contato com o(a) alergista que acompanha seu tratamento e peça que a oriente. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  117. Anônimo2/2/17 22:13

    Ola estou com o nariz ardendo e escorrendo e consequentemente espirrando mais de 4 vezes em seguida sem pausa, tbm com coceira no ouvido a um bom tempo...
    Pode ser rinite alergica ??

    ResponderExcluir
  118. Boa noite. O seu relato sugere que possa ser uma rinite alérgica. Mas, para afirmar o que aconteceu, é imprescindível uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Obrigada por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  119. Anônimo7/2/17 17:38

    Olá já tem uns 7 anos que venho sofrendo com coceira no nariz e nos olhos,meu nariz escorre muito a medica disse que eu tenho rinite alérgica passou nasonex mas não resolveu de nada e eu acabei durante a algum tempo me auto medicando (o que eu sei que é errado) mas só assim sentia que aliviava os sintomas tomei por muito tempo multigrip, gripeol entre outros sendo eles todos pra gripe mas tenho medo do que esses remédios podem me causar no FUTURO pois é só eu tomar que me sinto mal com sono coração acelerado ânsia de vomito e vários outros, mas só permanece tomando porque já não tinha vida social mais não consigo estudar, trabalhar dessa forma me ajude o que posso fazer?? Qual o melhor tratamento pra mim? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  120. Boa noite. O seu relato sugere que você está tratando sua rinite de forma inadequada. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso.
    Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  121. Tenho rinite há anis. Já tentei varios tratamentos e não consegui resolver. Há maus ou menos 1 mês sinto minha gargabra irritada constantemente. Vermelha, o palato moke com micro bolinhas que sinto com a língua e alguns desconforto como agulhadas.
    O que pode ser? Uso muitas vezes o neosoro para desobstruir as narinas.

    ResponderExcluir
  122. Boa noite. Não sei o que pode ser, sem examinar você pessoalmente. Porém, o fato de necessitar do uso de neosoro repetidamente indica que suas narinas ficam obstruídas com frequência. A obstrução nasal pode resultar no desenvolvimento de respiração com a boca ou semiaberta. Ao deixar de respirar pelo nariz, o ar entra pela boca e passa a irritar a sua garganta. Aconselho que procure um(a) alergista para tratar sua rinite de forma adequada. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  123. Anônimo2/3/17 23:35

    Olá, me chamo Simone, moro em Belo Horizonte, e tenho muitas dúvidas. Nunca fui alérgica ou sensível a nada, minha mãe nunca foi ligada a limpeza e sempre tivemos muitos bichos. Entretanto, nos últimos 03 anos após eu começar a trabalhar em uma empresa que utiliza ar condicionado central e carpete em todos os andares eu comecei a ter espirros frequentes, coriza as vezes abundante as vezes não, olhos lacremejando e dores de cabeça após alguns meses de trabalho. Houve um período que foi tão frequente que passei meses com a sensação de estar em uma gripe sem fim. Procurei um alergista e fiz alguns testes e foi diagnósticado que tengolir reação à 03 tipos de ácaros, o que foi muito estranho pois nunca fui alérgica a poeira. Usei um spray e um comprimido diariamente por aproximadamente um mês até começar a tomar a vacina, onde tomei apenas uma dose, pois quebrei meu frasco. O que me estranha é que nunca fui alérgica a nada, nem poeira, nem a medicamentos ou alimentos ou sensível a cheiros fortes, ... e de repente começar a ter "sensibilidade" até de friagem, sendo essas sensibilidades passageiras e em somente em uma das narinas (esquerda - que de acordo com o alergista que consultei, eu tenho a narina esquerda mais fechada). É possível isso? Não quero me entupir de remédios novamente, pois não acredito que eu seja alérgica, porque nao faz sentido eu ficar o dia o inteiro em um estabelecimento e não ter nada e do nada nesse mesmo local começar a espirrar?
    Desculpa o textão, é que realmente fica muito vago pra mim esse diagnóstico. Pois meus sintomas são muito passageiros e em momentos diferentes. Será que eu "adqueri" foi apenas uma sensibilidade? Apenas uma irritação por tempo excessivo de exposição por baixa resistencia, sei lá!

    ResponderExcluir
  124. ola, sempre que saio do banho, seja ele de chuveiro, mar ou piscina, fico espirrando e com a garganta coçando. Será que pode ser rinite?

    ResponderExcluir
  125. Simone Boa noite. Não tenho condições para emitir um parecer sobre seu caso, sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente. Contudo, gostaria de fazer algumas considerações baseado nos dados enviados em seu relato. A alergia é uma condição inata (genética), sendo comum que inicie na infância. Porém, o aparecimento de sintomas depende também de fatores do ambiente. Por isso, os sintomas da alergia podem aparecer em qualquer idade, até mesmo numa pessoa idosa. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  126. Juliana: os dados enviados em seu relato não são conclusivos para afirmar a causa dos sintomas que descreve. Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  127. Olá, faz uns meses que fui diagnosticada com a doença mas as vezes tenho inflamação na garganta e coceira nos ouvidos, esses sintomas também são de rinite? Se não, é necessário que eu vá algum médico?
    Obrigada! Beatriz

    ResponderExcluir
  128. Beatriz Boa noite. A rinite parece uma doença simples mas pode provocar muitas complicações como por exemplo, sinusite, amigdalite, tosse crônica, asma, distúrbios do sono, entre outras. O tratamento da rinite também controla os sintomasnos ouvidos e amigdalas. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  129. ola tenho crises de espirros todos os dias de 10 a 15 crises por dia, meu nariz vive escorrendo há dias que são piores que os outros,se eu esbarrar a mão, pronto ja vem espirros, não aguento mais. É muito desconfortavel isso já faz anos mas nunca procurei um médico.

    ResponderExcluir
  130. Letícia: o seu relato sugere que possa ser uma rinite alérgica. Mas não é possível fazer diagnóstico pela internet, sem examinar você pessoalmente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  131. Meu nariz ultimamente tá coçando tanto,que já está até ardendo... E tbm as vezes fica entupido e escorrendo.

    Pode se rinite ou sinusite?

    ResponderExcluir
  132. Litiane Bom dia. O seu relato sugere que seja uma rinite, mas não deixa claro que seja de causa alérgica. Como não é possível afirmar pela internet, o ideal é que procure um alergista para orientá-la. Estamos ao dispor na Policlínica RJ. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  133. Márjorie14/7/17 23:00

    Ola, minha filha tem muita coceira no nariz e espirra muito,tanto que agora ela espirra até dormindo pode ser rinite ? Moramos na Serra onde o clima muda muito

    ResponderExcluir
  134. Marjorie: o seu relato sugere que os sintomas de sua filha possam ser causados por uma rinite alérgica. Mas não há como afirmar pela internet. Aconselho que procure um(a) alergista e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  135. Olá! Todos os dias no mesmo horário a partir de 5 da manhã que eu levanto para ir ao banheiro quando retorno logo perco o sono por que espirrar tornou um abito na minha vida, sinto que algo se mexe no meu nariz e logo entope escorre tá difícil isso tudo, eu sei que pode ser renite pelo fato de espirrar com facilidade ao sentir cheiros fortes poeira e até perfume.

    ResponderExcluir
  136. Michelle: os sintomas que relata sugerem que possa ser uma rinite. Porém, não é possível fazer diagnóstico pela internet É essencial examinar você pessoalmente. Aconselho que entre em contato com seu alergista e peça que a oriente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  137. Olá, gostaria que, se possível me ajude...Tenho há algum tempo irritação na garganha com tosse seca e lacrimajento. Está quase impossível conviver com isso e pior sem saber como tratar. Por favor se puder me ajude.Agradeço desde já. ZÉLIA

    ResponderExcluir
  138. Zélia Boa noite A tosse no adulto pode ter causas variadas, sendo as principais: 1) asma 2) rinossinusite e secreção pos-nasal 3) refluxo gastro-esofágico 4) refluxo laringo-faríngeo 5) uso de anti-hipertensivos inibidores da ECA , entre outras. Por isso, não é possível afirmar a causa de sua tosse sem uma avaliação criteriosa e sem examinar você pessoalmente Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  139. Anônimo9/2/18 15:55

    Meu nariz arde e coça muito quando sinto cheiros de perfumes ou de mofo,começo a espirrar e sentir dor de cabeça,isso pode ser rinite ?

    ResponderExcluir
  140. De uns dias pra cá, meu nariz só vivi entupido, coceiras no nariz e espirros, as vezes um atrás do outro, não consigo dormi por nao respirar, pode ser rinite?

    ResponderExcluir
  141. Boa noite. O seu relato sugere que possam ser sintomas de rinite, mas não há como afirmar pela internet. Aconselho que procure um alergista e peça que a oriente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia nasal - é mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  142. Olá tenho tosse junto com corisa e o olho lacrimejando, o que isso possa ser?

    ResponderExcluir
  143. Uziel Bom dia. A rinite alérgica pode causar sintomas semelhantes aos que descreve em seu relato. porém, não é possível fazer diagnóstico sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente Sugiro que procure um(a) alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  144. Olá, sou JOSILEIDE.TENHO Rinite, espirros constante, nariz entupido, coçando e escorrendo, olhos lacrimejando. Tomo antialérgico, melhoro mais não fico 100%. O nariz entupido é o que mais está me incomodando, não sei dormir respirando pela boca, o ar não passa na narina, o que posso fazer. Por favor me ajuda

    ResponderExcluir
  145. Josileide Bom dia. Os sintomas que descreve sugerem que possa ser uma rinite alérgica. O tratamento da rinite se baseia em três pontos principais: 1) uso de medicamentos (para alívio dos sintomas e depois para controle da doença) 2) pesquisa e controle de fatores agravantes que podem ser ambientais. 3) imunoterapia com alergenos (vacinas para alergia). A imunoterapia é um importante tratamento no controle da alergia. Recomendo que procure um(a) alergista para orientá-la. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e e enviaremos para você a cópia do livro sobre a rinite alérgica. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno