Pular para o conteúdo principal

Rinite Alérgica: seja dono do seu nariz!

Crises de espirros, nariz escorrendo, entupido e coçando, olhos lacrimejando, quem já não passou por isso? Mas, quando se escuta: "gripado novamente?" ou então: " voce vive gripado"- é hora de desconfiar que não é gripe mas sim uma rinite, que assemelha-se a um estado gripal, mas tem mecanismos e causas diferentes.

Rinite alérgica é uma doença frequente, que ocorre em qualquer idade, acometendo cerca de 20% da população. Não é uma queixa valorizada pelas pessoas, que são capazes de tolerar um incômodo nasal por longo tempo, porque acreditam (erradamente) que não seja um problema sério.

Sintomas principais da rinite alérgica

espirros repetidos, coriza ("nariz escorrendo"),

congestão (entupimento), coceira do nariz, olhos, ouvidos e garganta

Os sintomas surgem após a inalação da substância que provoca alergia (como poeira, mofo, etc.) Ocorrem como consequência de uma reação de defesa do organismo (imunológica). Anticorpos especiais - chamados IgE, que o alérgico fabrica em grande quantidade, reagem com o alérgeno (substancia que provoca alergia), provocando a liberação de substâncias químicas pelo mastócito (mediadores), provocando uma inflamação, que causa os sintomas.A repetição do processo alérgico leva a uma inflamação crônica que permanece mesmo quando a pessoa não está em crise.

Cada pessoa é uma pessoa diferente e é preciso investigar o que poderia estar causando os sintomas, seja na casa em que mora, na escola ou no trabalho. Até mesmo os hábitos, diversões, hobbies, devem ser pesquisados.

Complicações da rinite:

Se o problema persiste, por tempo prolongado - meses ou até anos, a mucosa nasal torna-se congestionada, as narinas entopem, obrigando a pessoa a respirar com a boca aberta (ou semi aberta): é a chamada "respiração bucal". de problema é que a boca não substitui o trabalho do nariz e portanto não filtrar Assim, começa a surgir desconforto na garganta - que pode variar desde um pigarro, ressecamento, até amigdalites ou faringites repetidas. Não raro, surge também queixa de voz anasalada . O ressecamento da boca provoca também aumento de cáries.Nas crianças, a respiração bucal prolongada pode levar também à diminuição do apetite, sono agitado (dormem mal, roncam à noite, babam no travesseiro. Pode também causar o aparecimento de alterações dentárias, como a dentição protusa ("dentuço"), e ainda rande problema é que a boca não substitui o trabalho do nariz e portanto não filtrar prejudicar a dinâmica respiratória e provocar o aparecimento de deformidades do tórax, mesmo quando a criança não tem asma.

Outras complicações: o grande problema é que a boca não substitui o trabalho do nariz e portanto não filtrar sinusites, inflamações do ouvido repetidas, aumento (hipertrofia) das adenóides, alterações do olfato, do paladar, da audição, dores de cabeça, falta de ar, tosse, febre, olheiras, conjuntivite e alterações oculares.

Rinite, sinusite e asma: uma rinite pode provocar piora ou provocação de asma. Em alguns casos a rinite provoca sinusite, que por sua vez, complica a asma. Uma situação comum é a pessoa que evolui com longos anos de rinite sem tratamento e passa a ter asma.

A rinite alérgica não provoca desconforto apenas pelos sintomas nasais, mas também acarreta um forte impacto sobre a qualidade de vida da pessoa. Assim, se não é uma doença grave, comparada com a asma, por exemplo, pode tornar-se uma doença muito trabalhosa, prejudicando a pessoa no trabalho, nas aulas, no descanso e até no convívio social, seja adulto ou criança.

Tratamento da rinite: Tratar a rinite não significa apenas dar alívio imediato aos sintomas mas sim trabalhar para que a pessoa volte ao seu estado normal, corrigindo as consequências da doença.

O primeiro passo é procurar estabelecer a causa da rinite e, se possível, afastá-la através de medidas de controle do ambiente, com recomendações especiais para a limpeza da casa e do quarto do alérgico . Este é o tratamento ideal e muitas vezes, suficiente. No entanto, como nem sempre é possível o afastamento total, como no caso da poeira domiciliar, procede-se o segundo passo que consiste na escolha dos medicamentos que serão utilizados para reduzir a inflamação e controlar os sintomas.

Finalmente, estabelece-se o terceiro passo, que é o uso de vacinas, também chamado de imunoterapia.

Comentários

  1. Anônimo3/4/14 19:23

    estou com espirros,nariz escorrendo como se estivesse gripada, isto acontece sempre.não posso sentir perfume forte, poeira, etc... que começa tudo de novo

    ResponderExcluir
  2. O seu relato sugere que possa ser um caso de rinite alérgica. Mas, não há como afirmar pela internet, sem examinar pessoalmente Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  3. Ola meu nariz fecha frequentemente, os dois lados so que mais o lado esquerdo que parece que tem um negocio incomodando, e ai como consequência minha garganta passou a incomodar tambem, parece que fica seca ja fui umas tres vezes no alergista ja passou varios medicamentos e o nariz continua incomodando o que pode ser obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Vera tenho uma filha de 9 anos ela não ta com gripe mas as vezes a noite o nariz dela entope e ela fica muito irritada o que será???

    ResponderExcluir
  5. Ana Carla e Lucas: Gostaria de poder ajudá-los, mas não é possível fazer diagnóstico e apontar a causa dos sintomas descritos, sem examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Estamos ao dispor na Policlínica RJ

    ResponderExcluir
  6. Pollyanna25/4/14 23:09

    A minha qualidade de vida está muito prejudicada, já faz quase um mês que todo santo dia eu não consigo trabalhar, dormir direito, estudar... é em todos os locais, até quando fui prestar concurso. Meus olhos incham e lacrimejam, nariz escorrendo, espirros e mais espirros, falta de ar e estou praticamente inutilizada. Antigamente eu tinha crises, mas que logo passavam, dessa vez eu não consigo comer direito, dormir, nem me concentrar em nada.

    ResponderExcluir
  7. Pollyanna: a rinite parece uma doença simples, mas na verdade pode provocar muitos problemas e interferir de forma significativa na qualidade de vida de uma pessoa. O tratamento adequado da rinite controla a doença e recupera a sua qualidade de vida. Aconselho que procure um alergista para orientá-la de forma adequada. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  8. ja tem dois anos q meu nariz nao para de escorrer o q fasso por favor!!!!!

    ResponderExcluir
  9. João Paulo Batista: pode ser que seja uma rinite, mas não é possível fazer diagnóstico e orientar tratamento pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Estamos ao dispor na Policlínica RJ

    ResponderExcluir
  10. Olá, Tenho obstrução nasal, incomodo nos ovidos e as vezes dores de cabeça a quase 3 anos. Ja fui em varios otorrinos, usei budecort, avamys e outros, alem de anti alergicos. Seria interessante procurar um Alergista?
    Grato
    André

    ResponderExcluir
  11. Acho que realmente seria importante fazer avaliação com um alergologista, para investigar melhor o caso.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  12. Anônimo5/5/14 18:14

    Boa noite. Tenho rinite e já fui ao médico algumas vezes, mas sempre me passam o mesmo remédio e não dão muita atenção aos sintomas que sinto, tomo Histamin mas nunca melhora.. Tenho de tomar constantemente ou só uma cartela mesmo? Gostaria de usar o spray nasal, vende na farmácia sem receita médica ou tenho de ir ao hospital novamente?
    Desde já agradeço.
    Claudiane

    ResponderExcluir
  13. Olá, aonde é a policlínica? Moro no rio e preciso fazer um tratamento eficaz contra alergia, já fiz vários tratamentos mas nada adianta, aguardo resposta

    ResponderExcluir
  14. Andréa: os dados que solicita estão na coluna direita do blog e reproduzo a seguir: Clinica de Alergia da Policlinica Geral do Rio de Janeiro Avenida Nilo Peçanha, 38 - sobreloja - Centro Rio de Janeiro RJ Telefones: (21) 2517-4206 e (21) 2210-2810 Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  15. Claudiane: os medicamentos contendo corticóide inalado em forma de spray para uso nasal são indicados no tratamento de controle da rinite alérgica. Estes, não têm efeito imediato de alévio, mas o uso contínuo faz com que os sintomas da rinite sejam controlados evitando as crises. Mas, a indicação deve ser feito pelo médico, que baseado em sua necessidade clínica escolherá o produto mais adequado para seu caso. Gratos por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  16. Olá eu tenho Riniti e sinuzite, temho 12 anos sofro muito com isso na aula ou em casa atrapalha muito, tem cura ou na fase adulta vai continuar?

    ResponderExcluir
  17. O tratamento adequado da rinite controla a doença e evita suas complicações deixando de te atrapalhar na aula ou em casa.
    Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica, intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite. Há aproximadamente um ano, fiz uma cirurgia de adenoide e sinusite; logo após a recuperação voltei ao médico e ele me recomendou usar Flutican devido a uma grande produção de secreção que escorre pela minha garganta. Usei durante o período recomendado e agora voltou a me incomodar. Estou grávida e tenho medo de voltar a usar pois durante o uso os sintomas passam. Não sei o que fazer pois essa secreção esta me causando muito enjoo. E no momento não consigo voltar ao médico que me atendia. Como posso aliviar esse sintoma; posso usar o flutican? Grata.

    ResponderExcluir
  19. Luciana: grávidas podem (e devem) ser tratadas durante a gravidez. Mas, necessitam acompanhamento com alergista. Não é posível indicar uso de medicamentos pela internet. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica, intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  20. olá, todos os dias eu acordo espirrando muito, meu nariz fica escorrendo e minha garganta muito seca, qualquer poeira que eu pegar
    já fico espirrando e o nariz escorrendo, já tem muito tempo que eu vivo gripando facil e o mais dificil é que eu tenho uma filha de 3 anos e ela vive gripando também e eu acho que é de mim que ela pega, o que pode ser meu caso? e o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  21. Adriano: o seu relato sugere que não sejam gripes repetidas mas sim um caso de rinite alérgica não tratada. Aconselho que procure um alergista. Escreva para nosso email e receba uma cópia em PDf do nosso livro sobre a rinite.Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  22. Oi tenho todos os sintomas citados e ja faz quase 2 dois, tenho 17 anos e fico muito incomodada, as vezes fico espirando por um longo periodo e depois vem as coceiras nos olhos e gargada, ja machuquei meu nariz de tanto que espirei. Gostaria de saber saber que medico procura, porfavor

    ResponderExcluir
  23. Aconselho que procure um alergista. Escreva para nosso email e receba uma cópia em PDf do nosso livro sobre a rinite.Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  24. Ee gostaria de saber por que quando canto tenho a sensação de estar com o nariz entupido isso me incomoda muito.

    ResponderExcluir
  25. A rinite alérgica pode causar alterações da voz, mas não é possível afirmar que seja o seu caso pela internet, sem examinar pessoalmente. Recomendo que procure atendimento com otorrino. Se for o caso, ele encaminhará ao alergista Gratos pela visita;

    ResponderExcluir
  26. Olaa meu nome e glauco, meu nariz escorre muito pode estar calor ou frio
    Minha casa e totalmente limpa e meu nariz entope toda hora e escorre muito mesmo, oque posso fazer para melhorar essa rinite???

    ResponderExcluir
  27. Estou com o nariz escorrendo e a garganta ardendo e estava tossindo muito a noite pode ser uma renite alérgica??

    ResponderExcluir
  28. A rinite alérgica é uma doença que tem sintomas variados sendo os principais: espirros em salva + coriza de aspecto claro e abundante + coceira (pode ser em nariz, olhos, ouvidos e garganta). Com o passar do tempo, se a doença não for controlada, outros sintomas surgião, como por exemplo a tosse, alterações na garganta, seios da face, etc. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  29. Glauco: é muito bom que você tenha uma condição ambiental adequada em sua casa.Contudo, o tratamento da alergia implica também: 1) detecção e controle de possíveis fatores desencadeantes (que variam em cada caso) 2) tratamento da alergia através da imunoterapia 3) uso de medicamentos para alívio de sintomas no período de crises e 4) uso de medicamentos controladores da doença, nos períodos assintomáticos. O (A) médico(a) alergista poderá orientar de forma adequada após analisar seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Obrigado popr visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  30. Anônimo4/8/14 02:54

    Bom gostaria de saber como proceder tenho tido corisa nasal nariz entupido muita dificuldade para respirar dor nos olhos ardência no nariz e as crises se tornam mais frequentes anoite principalmente quando há mudanças bruscas na temperatura do ar comprei umidificador de ar inalador mesmo assim nao percebo melhoras

    ResponderExcluir
  31. Bom dia, estou a 4 dias sentindo incomodo no lado esquerdo do rosto, nariz escorrendo, congestionado na maior parte do dia sem falar na coceira que dá, estou completamente rouca e tossindo muito.
    Tudo começou apos eu sentir o cheiro de um perfume onde trabalho e cada dia estou sentindo mais forte estes sintomas. Seria rinite alergica ou realmente uma gripe?

    ResponderExcluir
  32. Luana: não é possível fazer diagnóstico pela internet. Aconselho que procure atendimento médico. Publicamos um texto sobre o tema ("Parece mas não é") e convido que leia neste link:
    http://blogdalergia.blogspot.com.br/2010/10/parece-mas-nao-e.html Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  33. Oi eu tenho reniti alergia mas esses 2 meses atrás meu nariz tampo e não desentope mais, gostaria de saber se vou ter que tomar algum medicamento ou algo parecido

    ResponderExcluir
  34. Os medicamentos usados no tratamento da rinite podem ser de grande valia para o controle da obstrução nasal. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  35. O seu relato é muito sugestivo de rinite alérgica, porém primeiramente é importante fazer uma avaliação com alergologista para instituir a melhor terapêutica possível.

    ResponderExcluir
  36. Oi
    bom eu tenho rinite desde pequena hj estou com 20 smp tive umas reações alergicas com poeira qlqr cheiro forte até msm perfume mais era caso de uns 5 espirrios e pronto se entupisse o nariz usava neosoro e ja estava td ótimo ... só que hj assim que meus sogros chegaram na minha casa me deu uma crise de espirros e toodoos os sintomas aqui na materia relatados como smp usei o neosoro mais não adiantou não desentupiu meu nariz sem contar que ja to umas 5 hrs espirrando pelo menos umas 20 vezes seguidas.... não é exagero não meus olhos ardem tanto que mau consigo abrir e minha cabeça dooi e meu nariz doi de tanto espirrar pode me dizer o que fazer? Ou o que tomar.... não sou do Rio ...
    obg

    ResponderExcluir
  37. boa noite!me chamo gabriel tenho 28 anos sempre pratiquei atividades físicas hoje com menas intensidade em questão do tempo mais ainda pratico tenho rinite alérgica e no ano passado fiz uma cirurgia de desvio de septo, so que de uns 2 meses pra cá venho sentindo DIFICULDADE PARA RESPIRAR quando (dou risadas, quando espirro e ate depois da relação sexual) não sei por onde começar a investigar ja acordei algumas vezes por volta de 4 ou 5 hrs da manha com essa certa dificuldade de respirar, por favor preciso de um diagnostico ou um especialista que devo procurar primeiro um(cardio, otorrino...) por exemplo. boa noite e aguardo uma ajuda de vocês.

    ResponderExcluir
  38. G Matos - a dificuldade respiratória e a sensação de falta de ar podem estar relacionados com o fato de ter a rinite alérgica. Aconselho que procure um(a) alergista para orientar adequadamente. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  39. O seu relato sugere que esteja apresentando uma agravamento da sua rinite É provável que o neosoro acentue a piora e piora sua obstrução nasal, impedindo sua melhora. Aconselho que procure atendimento médico. Infelizmente não é possível orientar tratamento pela internet, sem examiná-la pessoalmente. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  40. DR. TENHO CONSTANTES ESPIRROS DOU UNS 5 ESPIRROS SEM PARAR PASSO UNS 3 A 4 DIAS ESPIRRANDO DESSE JEITO, SÓ QUE EU PASSEI UMA VEZ MAIS DE UMA SEMANA , ENTÃO FUI AO MEDICO DIZENDO QUE ESPIRRO MUITO E MEU NARIZ FICA ENTUPIDO, FICO AS VEZES AGUNIADA COM FALTA DE AR, FUI AO MEDICO E ELE ME DISSE QUE DEVE SER ALERGIA E ME PASSOU UM REMEDIO PRA EU SÓ TOAMAR SÓ UMA SEMANA ENTAO TOMEI E REALMENTE MELHOREI POR ALGUNS MESES MAS VOLTEI DE NOVO SENTIR OS MESMOS SITOMAS ESPIRROS CONSTANTE E O NARIZ ENTUPIDO DE NOVO.O NOME DO REMEDIO É HYSTIN, POIS NÃO SEI SE TOMO NOVAMENTE SÓ POR UMA SEMANA.

    ResponderExcluir
  41. Tenho coceira no nariz, garganta e ouvidos. A frequencia aumenta durante a noite. Sempre tenho a impressão que vou gripar, pois meu nariz entope, mas logo pela manhã o sintoma de congestão some. Olhei minha garganta pelo espelho e vi que tem bolinhas inflamadas, mas sem secreção aparente. Tenho alergia a poeira, mas os sintomas tem aumentado significativamente com o passar do tempo. Seria um caso de rinite alérgica?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  42. Rosa: o seu relato sugere que possa ser uma rinite alérgica. Mas não é possível afirmar sem examinar pessoalmente Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  43. Hystin é um antialérgico (antihistamínico) de antiga geração. Alivia os sintomas, mas não trata sua rinite. Por isso os sintomas volta,. Aconselho que procure um(a) alergista para tratar sua rinite de forma correta, controlando a doença e evitando novas crises. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  44. Anônimo2/9/14 18:56

    meu nariz fica escorrendo e entupido e doendo e varias vezes da coceira e fico com a boca seca. e os olhos coça sera que tenho rinite ?

    ResponderExcluir
  45. Anônimo5/9/14 15:11

    Olá, tenho dezoito anos e há uns meses atras venho sentindo alguns sintomas que me incomodam muito. Tentei pesquisar para saber os sintomas mas não encontrei muita coisa a respeito. Sempre durante a noite, quando estou deitada, sinto uma forte coceira no "céu da boca" em uma região próxima ao canal do nariz e "sobe" para o canal ouvido esquerdo. É uma coceira muito forte, e não tenho como aliviá la, chega a arder. Gostaria muito de saber o que pode ser. Não sinto outros sintomas como por exemplo: nariz entupido, ou qualquer outro sintoma além dos já citados. Não durmo com ventilador, e sim com ar-condicionado, será que isso pode influenciar? Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  46. Anônimo7/9/14 09:04

    oi tenho crise de renite frequentemente . e me falaram que existe uma cirurgia que melhora . será que é verdade ? existe algum tipo de cirurgia pra alergias ? valeu

    ResponderExcluir
  47. A rinite alérgica não tem indicação para tratamento cirúrgico. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  48. Os sintomas que relata (coceira no nariz e olhos, nariz entupido, escorrento) podem ser sintomas de rinite alérgica, mas não há como afirmar pela internet. Aconselho que procure um alergista e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  49. Anônimo9/9/14 15:33

    Ola.. Ultimamente sempre que estou ao pe do meu cao ou em casa fico com o nariz a escorrer..sera rinite alergica?

    ResponderExcluir
  50. poliana Almeida9/9/14 22:16

    Ando percebendo que durante este ano, venho a ter os mesmos sintomas de coriza, nariz entupido, garganta seca, pigarro na garganta, espirros constantes, e tosse seca. Antes até pensava que poderia ser um resfriado .. mas fico deste jeito umas 3 vezes em cada mês ... isso pode ser sintomas de gripe ou algo mais sério ... ah percebo isso quando estou no trabalho e eventualmente aparece peças com muita poeira.

    ResponderExcluir
  51. Poliana e anônimo: a rinite alérgica se manifesta por sintomas nasais como: espirros em salva, coriza em geral clara e abundante, congestão do nariz e coceira (no nariz, olhos, garganta) Para fazer o diagnóstico, é necessário examinar pessoalmente e realizar testes alérgicos. Aconselho que procurem um(a) especialista em Alergia para orientar adequadamente. Não é possível fazer o diagnóstico pela internet. Convido que escrevam para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para vocês uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica, intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  52. Olá, tenho 18 anos, meu nariz escorre todo o dia, respiro pela boca desde pequeno, pois tenho o nariz entupido quando estou no meu pior estado que geralmente e 1 vez por semana meu nariz chega a pingar oque parece ser água. Já fui no medico algumas vezes quando pequeno, ele falava que era carne esponjosa bem leve e alergia a um monte de coisas, como pó, pelos, cheiros, etc. Acho que por minha respiração ser ruim, venho tendo algum problema de coração causada pela respiração, acontecerão 4 vezes para ser mais exato, todas quando jogava futebol, o coração começou a acelerar e bater bem forte, eu entrei em desespero automaticamente não sei explicar muito bem, ai respirei bem fundo (pela boca) varias vezes até que foi passando. Mais em fim, oque eu tenho na verdade?

    ResponderExcluir
  53. Diego: o seu relato sugere que seja uma rinite Mas, não é possível fazer diagnóstico pela internet. Aconselho que procure um(a) médico(a) alergista para orientá-lo de forma apropriada. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  54. rolmes: todo dia de manha fico com o nariz escorrendo. Oque sera?

    ResponderExcluir
  55. Rolmes: pode ser que seja uma rinite, mas não é possível fazer diagnóstico e orientar tratamento pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Estamos ao dispor na Policlínica RJ

    ResponderExcluir
  56. Oi,estou de 36 semanas de gestaçao,e ha duas semanas me apareceu uma tosse seca e garganta arranhando,fui ao Go e ele me deu Zina durante5 dias,näo adiantou nada,voltei ao Go,e ele disse que devia ser uma sinisite e me deu amoxilina clavulada por 10 dias,já faz 3 dias que estou tomando e ainda näo melhorou nada meu nariz escorre ,esta bem seco e a tosse näo passa,näo sei o que fazer?

    ResponderExcluir
  57. Se você foi medicada e não obteve melhora, deve retornar ao seu médico e pedir nova avaliação. Avaliar pela internet pode resultar em erro. Gestantes devem receber atenção especial e necessitam um cuidado não só para elas, mas também para o bebê que está em desenvolvimento. Não recomendo que tome atitudes sem acompanhamento médico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  58. oi eu nunca tive isso comecei assim, ficar com uma narina entupida e sonar o nariz e sair muito uma gosma branca as vezes esverdeada mas agora tomo liquido e me da coceira na garganta me da tosse e espirro me lagrimejei-a os olhos vivo cansada e as vezes sinto cheiro feio vindo do meu nariz mas o que me incomoda e beber ate agua e dar coceira e espirro e as vezes fico depois da tosse afônica e isso me incomoda muito

    ResponderExcluir
  59. O seu relato é sugestivo de rinite alérgica, porém não há como afirmar. Procure seu médico alergista.

    ResponderExcluir
  60. Estou com nariz escorrendo e coçando , olhos lacrimejando e cocando , crise de espirros e coceira na garganta isso e Rinite alergica ?

    ResponderExcluir
  61. Os sintomas que descreve sugerem que possa ser uma rinite alérgica, mas não há como afirmar pela internet. Aconselho que procure um(a) alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  62. E quando a rinite não tem causas,nunca melhora independente de local,cidade ou estado o que fazemos? eu tenho uma rinite ou sei la que itens são,mas fiquei 18 anos correndo atrás de médicos,fizemos todos os tipos de exames possíveis e imaginário e nunca achamos nada,nunca achei nenhum remédio que pudesse aliviar os sintomas por um dia que seja,já mudei de cidade,de estado e não tem jeito independente de esta frio ou calor,tanto faz eu esta na praia no meio do mato,na cidade ou no campo os sintomas são os mesmo,corriza,ausência de olfato total e o pior de tudo espirros,muitos mais de 20 ou 30 por dia 3,4,5,6 ou ate mais espirros em sequencia,alguém já viu algo tão terrível assim?

    ResponderExcluir
  63. MINHA HISTÓRIA
    meu nome é gabriele, tenho 12 anos descobri que tenho rinite alergica a aproximadamente 1 ano e meio,primeiramente fui diagnosticada com adenoide(não sei se se escreve assim) tempo depois meus pais viram que o remedio que passaram não estava fazendo resultado e fui a outro consutorio o qual fizeram comigo teste alergico e me diagnosticaram a rinite...9o rémedio que estou utilizando atualmente é o awamis(n sei se se escreve assim).
    PERGUNTAS
    em certas épocas do ano ano entre outrubo e janeiro piora muito isso é normal?
    as vezes espirro muito e meu nariz começa a arder e as vezes a escorrer oque posso fazer para parar com a ardencia?
    ..........................(mariana_MG)

    ResponderExcluir
  64. oi, sou gabriele_mariana-MG_12anos
    sofro de rinite alérgica desde bebe mas só foi descoberto a aproximadamente 1 ano e meio no começo fui diagnosticada com adnoide comecei a usar um remédio chamado omnaris que de nada adiantou após 2 meses minha mãe me levou em outro otorrinolaringologista que me diagnosticou com rinite atualmente uso o avamys spray mas nao vejo diferença no meu dia a dia.
    *quando espirro muito consecutivamente minhas narinas começão a arder de forma anormalizada é normal isso ?
    *oque posso fazer para parar a ardência?
    uso muito o neosoro a uns 7/8 meses atras meu nariz viciou e ele não fazia mais efeito, com o tempo parei de usar agora uso apenas 2 vezes por dia ao acordar e ao dormir,durante o dia quando meu nariz entope pego folhas de mini-eucalipto (um eucalipto plantado no vazo q n cresce muito) amasso elas nas mãos e cheiro-as mas alivia pouquissimo.
    *posso fazer isso?
    *e a cirurgia pode ser feita a partir de quando?
    ....................................grata desde já...........*by:gabih

    ResponderExcluir
  65. Santana: a rinite parece uma doença leve e sem consequências, mas pode provocar muitos problemas. Nem toda rinite é causada por alergia. Além disso, pessoas alérgicas podem apresentar outros fatores associados à rinite que podem agravar a doença. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  66. Gabriele: a rinite alérgica é uma doença que parece simples e sem importância, mas pode causar muitos problemas. Adenóides são normais na infância e adolescência e o aumento resulta da rinite. O tratamento adequado da rinite inclui 1) uso de remédios( para crises e para preveni-las) 2) medidas de controle ambiental em sua casa 3) imunoterapia (vacina para alergia) Por isso, é muito importante conhecer a doença. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos uma cópia do livro: "É mais feliz quem respira pelo nariz" Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  67. Anônimo6/1/15 12:30

    ola meu nome e Maria D tenho tosse seca ao deitar a noite e os olhos começa a lacrimejar ,so isto que sinto.

    ResponderExcluir
  68. Maria: os dados que envia não são suficientes para fazer um diagnóstico. É aconselhável que procure atendimento com alergista.
    Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  69. Anônimo9/1/15 12:55

    OI TENHO RINITE , MAS A ULTIMA CRISE A MINHA GARGANTA ESTÁ ARDENDO E SE BEBO ALGO QUENTE OU FRIO A ARDÊNCIA VEM NA HORA TEM ALGO A VER, COM O TEMPO A RINITE VAI PIORANDO?

    ResponderExcluir
  70. a rinite alérgica se acompanha de inflamação nasal que pode se refletir nas estruturas vizinhas (seios da face, ouvidos. garganta e brônquios) gerando sintomas. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica, intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos pela visita ao blog da Alergia

    ResponderExcluir
  71. Ola, quase todos os dias de noite e de manha meu nariz fica coçando e er um espirro atraz do outro, meu olho direito tbm fics ccoçando, isso pode sser os sintomas de rinite?

    ResponderExcluir
  72. O seu relato sugere que possa ser um caso de Rinite Alérgica. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  73. Ola nao estou sentindo cheiro e nem gosto de nada e meu ouvido esta entupido o que pode ser?

    ResponderExcluir
  74. Luis Fernando: o parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Para definir a causa dos sintomas que descreve, é aconselhável que você procure atendimento com alergista. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  75. Esta e a segunda vez que faço a cirurgia do nariz da primeira foi uma raspagem,adenóide bom foi isso que o medico na época falou.......de pois de dez ano e mudar de médico fiz outra só que agora fiz da sinusite,desvio do septil e adenóides isso eu fiz em dezembro de 2014 ,minha pergunta e o nariz fica mais sensível pois tenho riniti e ele não para de coçar e o meu medico passou um antialérgico e voltar em agosto e que ele me deu alta!!!!

    ResponderExcluir
  76. A rinite alérgica é uma doença de origem genética e que sofre a ação de fatores diversos, gerando os sintomas. A cirurgia não ocasiona a rinite. Mas, se após a cirurgia os sintomas não estão controlados de forma adequada, é aconsehável que retorne ao seu médico e peça que faça uma nova orientação para seu tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  77. Anônimo1/3/15 17:36

    trabalho no ambiente super seco tenho rinite alergica minha garganta vive seca sinto muita falta de ar o que faco?

    ResponderExcluir
  78. Anônimo2/3/15 21:44

    Olá meu nome é Jerusa tenho um problema no nariz que nao sei se é rinite alérgica. tenho coriza,nariz entupido só de vez em quando. Mas o maior problema é que aparece uns carocinhos vermelhos inflamados,parece ate que sai pus, dói bastante e coça muito também. o que faço? estar incomodando muito. .

    ResponderExcluir
  79. A permanência em ambiente seco pode gerar sintomas nasais, mas em sempre estárão relacionados com alergia. É preciso examinar pessoalmente para avaliar o seu caso. Aconselho que procure atendimento com alergista na forma de consulta tradicional para que possa receber uma orientação adequada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  80. Jerusa: o seu relato não sugere que seja uma rinite alérgica. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  81. meu caso esta me deixando preoculpado, tenho ficado sempre resfriado
    ja fui a um clinico tive pequena melhoras, mas fico sempre com pigarro na garganta com a boca seca e minha narina tambem seca . sem disposiçao para nada sou aposentado e tenho 64anos. me melhor conselho

    ResponderExcluir
  82. O seu relato sugere que possa ser um caso de rinite. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  83. Tenho o pior caso de rinite que conheço. Meu nariz lateja involuntariamente a ponto de as pessoas conseguirem ver ele pulando. Sou caçoada pelo nariz tremendo e espirros constantes. Já cheguei a dar 25 espirros seguidos e ao fim das crises sinto dores nas costas e falta de ar, afinal, não há tempo entre um espirro e outro. Eu grito durante os espirros de raiva pq eles não param. Sinto dores na garganta e as vezes no ouvido, eles estão sempre inflamados. Meus olhos lacrimejam quando espirro e é só eu entrar em ambientes empoeirados ou com mofo que já começo a espirrar sem parar. Eu nem sinto o cheiro do mofo mas meu "mofômetro" (nariz latejando - como chamo, o radar de mofo) sabe que ele está lá. Odeio tudo isso. Odeio que meu nariz se mecha e isso me afeta. Sou assim o ano inteiro, fica melhor em tempo ensolarado mas mesmo assim os espirros não me abandonam. Quero saber qual a solução pra mim. Tenho carnes no nariz e na garganta e meu nariz entope bastante. Já fui muitas vezes nos médicos e eles me passam anti alérgicos que não funcionam. Até hoje nenhum remédio oral que tomei resolveu meu problema.

    ResponderExcluir
  84. Lohane: sinto muito, mas não é possível apontar uma "solução" para sua rinite pela internet, baseado apenas em seu relato. Cada pessoa é única. Ou seja, uma mesma doença se manifesta dferente em cada pessoa. E, não existe um "tratamento padrão" que possa resolver todos os casos de rinite. É fundamental conhecer seu histórico clínico de forma criteriosa, examinar pessoalmente, avaliar sua alergia através dos testes, etc. É fundamental também pesquisar se existem fatores agravantes em sua vida ou em seu organismo que possam impedir ou interferir na resposta ao tratamento. A nossa equipe está ao seu inteiro dispor na Policlínica Geral RJ Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    Lembro também que o tratamento da rinite envolve vários passos.

    ResponderExcluir
  85. Anônimo9/4/15 15:17

    Olá, tenho espirros frequentemente, falta de ar, tosse e muita coriza. São sintomas da rinite?
    Já fui ao medico e ele me receitou o Sorine, que aliviou os sintomas, fiz o uso durante o periodo indicado, mas quando parei de usar os sintomas retornaram.

    ResponderExcluir
  86. o seu relato sugere que possam ser sintomas de rinite, mas não há como afirmar pela internet. Aconselho que procure um alergista e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  87. Bom dia! Tenho rinite alergica ja fiz o uso dos medicamentos Avamys e Allegra D. Hj mesmo estou atacada sera que existe remedios mais fortes que esses, so espero nao ficar dependente desse tipo de medicamento.

    ResponderExcluir
  88. ola me chamo valdeir. eu tenho um dos lados do meu nariz que fica sempre entupido. pode ser uma renite alergica?obs nao da coceira e mais nada so entopimento.

    ResponderExcluir
  89. boa tarde, em toda mudança de clima, fico um ou dois dias espirrando com qualquer cheiro, tipo perfume , hidratante e etc... nesses dias espirro tanto que meu corpo só quer cama, meu nariz coçando e com coriza constante,meus olhos ficam avermelhados e inchados , sera que tenho rinite? desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  90. Aninha: o seu relato sugere que possam ser sintomas de rinite, mas não há como afirmar pela internet. Aconselho que procure um alergista e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  91. Waldeir: o seu relato não sugere que seja uma rinite alérgica. Contudo, existem outros tipos de rinite que podem causar obstrução nasal (entupimento) sem outros sintomas de coceira, coriza, etc. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo(a) no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  92. Jocilene: não há remédios "fortes" ou "fracos". É preciso conhecer seus dados clínicos para que se possa prescrever a medicação adequada para seu caso. Cada pessoa é única e deve ser investigada e tratada de forma pessoal. Mas, aproveito para ressaltar que tratar rinite não se resume a tomar remédios. É preciso combater fatres agravantes que variam em cada pessoa. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  93. Tenho todos os sintomas. Todos os dias, sinto coceira exageradamente forte e prolongada, ocasionando assim espirros duradouros e longos (cerca de 15 a 20 vezes seguidas). Tenho 22 anos, e possuo os sintomas desde a infancia. Recentemente comecei a sentir durante as crises, muita coceira nos olhos, muita mesmo. Todos os dias, a anos, sem falta, acontecem as crises. Acabei me acostumando e fui crescendo achando que fosse normal. Limpo o quarto, passo pano até nas paredes. mas isso apenas reduz o "nivel" da crise, mas não previne ou evita. Os espirros após a coceira são tantos, que irritam a garganta, causando inflamações que chegam a durar 48 horas. Seja na casa da namorada, no cinema, no ônibus, uma entrevista de emprego, supermercado, nao importa. A crise acontece em qualquer lugar e me prejudica muito no relacionamento social por conta dos espirros longos e repetitivos. Porém é na hora de dormir que ela acontece com mais força.
    Não aguento mais conviver com isso....

    ResponderExcluir
  94. Carlos: a rinite parece uma doença simples, mas pode provocar muitos problemas, acometendo os olhos, seios da face, ouvidos, garganta, brônquios, etc. Por isso, vale a pena tratar. Controlando a rinite você ganhará qualidade de vida Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  95. Anônimo8/5/15 18:43

    olá! me chamo Aldrilaine, e estou espirrando mt, com.coriza tbm. Meus olhos ardem e fica lacremejando, minha garganta as vezes doe devido eu espirrar muito. quando estou em cs fico muito atacada mais quando saio na rua alivia um pouco. gostaria de saner se pode ser rinite.

    ResponderExcluir
  96. Anônimo9/5/15 19:26

    Esta me acontecendo o msm

    ResponderExcluir
  97. Aldrilaine: é possível que seja uma rinite alérgica, mas não é possível fazer diagnóstico pela internet, sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  98. Bom dia, ja não sei mais oque fazer com tantos espirros, nariz escorrendo, olhos coçando etc.
    Li seu blog da Alergia, porem vc não citou nenhuma solução como qual remedio usar, ou como
    aliviar essa alergia maldita, Gostaria que me indicasse uma forma de aliviar-la, ou um tratamento.
    Qual injeção tomar, não aguento mais...
    Obrigado

    ResponderExcluir
  99. Jackson: peço sua compreensão, mas nosso blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina. Não é permitido prescrever ou indicar nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Aconselho que procure um (a) alergista para orientá-lo de forma adequada e segura. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  100. Olá! Tenho 38 anos e desde a infância sofro com longos períodos de gripe durante o ano!nunca consegui ficar mais de 3 meses sem ter garganta inflamada ,febre,cansaço, muitas dores de cabeça etc!já fui em vários especialistas mas nunca resolvo o problema! Quem devo procurar?

    ResponderExcluir
  101. Olá Celinho, boa tarde. Quando os sintomas são frequentes como você descreve, devemos nos perguntar se realmente você tem tantas "gripes" ou se está apresentando um quadro de rinite alérgica. Dependendo da intensidade dos sintomas, as crises de rinite pode culminar em processos infecciosos das vias aéreas superiores. Procure um(a) alergista, para que antes de tudo, você possa receber um diagnóstico preciso sobre sua patologia e com isso, trata as causas, e não somente os sintomas que apresenta. Se você for do Rio, estamos à disposição na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  102. Anônimo7/6/15 03:30

    Oi bom dia , eu tenho uma alergia que ainda nai do qur é , meu olho começa a coçar e em poucos minutos eles ficam muito inchado a minha boca por baixo da lingua tambem incha e minha bocs tambem , nao consigo respiirar pelo nariz e mesmo respirando pela garganta tenho dificuldade pois parece estar tampando tambem ... se puder me ajude grato

    ResponderExcluir
  103. Sinto muito, mas não é possível fazer um diagnóstico e apontar o tipo e a causa da alergia que descreve sem examinar pessoalmente. Julgar pela internet pode gerar erros no diagnóstico e no tratamento. Aconselho que procure um alergista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  104. Ola em algumas madrugadas acordo com olhos lacrimejando muitooo e sem sem ar me sento na cama ee respiro pela boca me devagar ate me recompor....seria renite?

    ResponderExcluir
  105. Só estou com coceira no nariz eu fui coçando e coçando com o papel por
    dentro e quando tirei o papel estava vermelho parecia sangue e o meu nariz começou a arder.Acham que vou ter este problema durante imensos anos ou se eu prevenir vai acabar?
    Tive azar a minha viagem de finalistas vai ser amanha, só me faltava esta!!!
    Será que posso fazer alguma coisa por favor respondam! É urgente.
    Que medicamentos devo tomar?

    ResponderExcluir
  106. O dados enviados em seu relato não são suficientes para se afirmar se os sintomas descritos derivam de uma rinite alérgica. E, não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  107. Boa Tarde. A Epistaxis ( sangramento nasal) pode ocorrer por vários motivos, inclusive por trauma direto, como você descreve. Diagnosticar, tratar e fazer qualquer previsão sobre a evolução, só são possíveis após examina-lo(a). Procure o atendimento médico. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  108. Anônimo3/7/15 17:04

    Meu nariz vive entupido porem nao espirro nao tenho coceira nem fica escorrendo mas a congestao nasal é direto, o que pode ser

    ResponderExcluir
  109. O seu relato não sugere que a rinite descrita seja de origem alérgica. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  110. Ola sempre tive uma irritaçao na garganta nariz e ouvidos...mas de uns tempos p ca essa irritaçao aumentou, e uma coceira insuportavel...e p coçar eu ronco o q acaba irritando a garganta...ate o olho coça junto..sera isso sinuzite??

    ResponderExcluir
  111. Elaine: o seu relato sugere que possa ser uma rinite, mas não é possível fazer o diagnóstico sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um(a) alergista para analisar su caso e orientar de forma adequada. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  112. sinto todos sintomas nas narinas entope doi as costa espirro,não posso sentir pueira que me ataca,

    ResponderExcluir
  113. É comum que a rinite alérgica piore ao contato com a poeira de casa. Os sintomas principais da rinite são: espirros, coriza, coceira e congestão do nariz. Os olhos lacrimejam e coçam. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  114. Leide Moreira17/7/15 14:16

    Olá. Não me lembro de ter tido alergia antes. Faz uns quatro dias que meu nariz está coçando insuportavelmente, meus olhos estão ardendo(não o tempo todo), meus lábios estão coçando e ardendo(tem horas que a coceira é tanta que coço com os dentes), a parte de dentro dos lábios(a parte que encosta nos dentes) está com uma coloração mais vermelha e gosto metálico(aquele gostinho de machucado sarando sabe), tem horas que tenho a impressão que estão inchados, o céu da boca inteiro está coçando, minha garganta não dói mas, quando engulo saliva sinto que tem algo mais alto, como se a garganta estivesse menor. Meus braços hoje, depois que levantei, notei pintinhas vermelhas. tomei CLARILERG e DECONGEX, mas acho que não adiantou nada. Oque será isso hein???

    ResponderExcluir
  115. Olá , eu tenho rinite e na minha rinite tenho muita dor de cabeça ela fica bem pesada , quando eu caminho parece mecher tudo em minha cabeça , Meu nariz tbm fica muito irritado tenho carne esponjosa trás mais problemas ainda pra mim respirar bem eu preciso por um pano em Meu nariz comprei uma máscara estou usando mais Meu nariz escorre muito .

    ResponderExcluir
  116. Leide: sinto muito, mas não posso ajudar. Não é possível afirmar a causa dos seus sintomas sem examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Aconselho que procure atendimento médico tradicional na forma de uma consulta. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  117. Olá Beatriz Gomes, boa noite. A melhor forma de resolver seus problemas é tratar corretamente sua Rinite. Consulte um(a) especialista. Isso lhe trará conforto e melhoria na sua qualidade de vida. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  118. Ola meu nome e Jonathan.
    Eu queria saber oque acontece comigo,por que toda manha quando eu acordo eu assouo o nariz mesmo nao estando gripado desde que eu era pequeno.Parece que sempre estou com catarro no peito.
    E geralmente quando estou em locais fechados o nariz entope, e ainda tem as crises de espirros,eu não passo um dia se quer sem dar pelo menos um espirro.

    ResponderExcluir
  119. Jonathan: O seu relato sugere que você possa ser portador de uma rinite alérgica. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  120. Olá, meu nome é Felipe.

    tenho um entopimento constante do nariz quando mudo de um ambiene quente para um frio, e vice-versa. Meu nariz fica com uma coriza seca. Nessa época é pior devido ao vento, o frio e o tempo seco.

    Uma médica disse que trata-se de rinite não alérgica, mas os remédios não resolveram.

    Me parece um caso meio raro e gostaria de contar com ajuda de vcs.

    apesar de dormir a noite toda, tenho a sensação de estar sempre cansado, meu nariz muitas vezes amanhece entupido.

    Desde já agradeço à ajuda de vcs!

    ResponderExcluir
  121. Felipe: rinite é uma denominação que significa : rino(nariz) e ite(inflamação). Nem toda rinite é al[ergica. Mas, não há como emitir um parecer específico sobre seu caso pela internet, sem examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  122. Olá bom dia quando eu respirava poeira meu nariz ardia coçava e eu começava a espirrar e só melhorava depois q eu passava soro fisiológico no nariz com algodão nunca mais tive isso graças a Deus mais gostaria de saber o que foi q eu tive e se pode voltar a acontecer.aguardo resposta

    ResponderExcluir
  123. Charles: o fato de espirrar em contato com a poeira não quer dizer obrigatoriamente que você seja uma pessoa portadora de uma alerga respiratória. Espirrar tem a função de defesa. Serve para proteger o nosso aparelho respiratório, expulsando sujeiras que entram no nariz. Por exemplo, quando uma poeira entra em contato com o seu nariz, o centro respiratório, localizado no cérebro, desencadeia uma série de funções gerando o espirro. Desta forma, ao espirrar, a poeira é expulsa e a limpeza do seu aparelho respiratório é mantida pelo organismo. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  124. Boa noite, procurei um medico e foi receitado Alegra D, mas não esta resolvendo, também já tomei medicamento manipulado cetirizine Dicl... e nada, é mais na época de primavera, tenho uma laranjeira florida no quintal, tbm tenho gatos... mas como é mais nesta época será que tem a ver com o pólen? Tenho sinusite, esta as vezes me incomoda quando pego frio. e agora vivo dias dificeis o dia todo fungando, espirando, assoando o nariz, coça muito os olhos e a garganta e a noite tenho dor de cabeça e dificuldade pra dormir... estes medicamentos que tomo, tomei não estão me ajudando, será o que mais posso fazer? cherly.pereira@gmail.com Chapecó SC

    ResponderExcluir
  125. Cherly: tratar rinite não se resume a tomar remédios. É importante conhecer a forma que a doença se manifesta em cada pessoa. Pesquisar e combater fatores agravantes e desencadeantes de crises (que variam em cada caso) também é muito importante. A imunoterapia está indicada. Enviei para seu e-mail as cópias em PDF dos livros: - “É mais feliz quem respira pelo nariz” e “Alergia doença do século XXI”. Espero que ajudem no seu tratamento.
    Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  126. Olá, já fiz tratamento p rinite,agoea estou novamente com coceira na garganta, olhos vermelhos dificuldade p respirar,posso fazer o uso do Alegra ou hixigine, obrigag
    obrigada

    ResponderExcluir
  127. Mary: Você pode fazer uso do antialérgico (antihistamínico) Mas, vale ressaltar que estes medicamentos só tem efeito de alívio. Ou seja, melhoram o sintoma, mas não tratam a doença e não evitam novas crises. Convido que escreva para nosso e-mail blogdalergia@gmail.com e receba a cópia do livro sobre a rinite. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  128. carlos andre27/8/15 21:06

    gostaria muito de saber a cura dessa alergia, já fui em vários medicos de manaus, eles alegam que é renite alérgica, o outro fala que é problema grave de alergia mais não soluciona o problema; as narinas fecham completamente a respiração

    ResponderExcluir
  129. Carlos: a rinite parece uma doença simples e sem importancia, mas pode provocar muito desconforto. Para tratar a rinite, é preciso definir o tipo e as causas que envolvem o problema. O tratamento da rinite inclui medicamentos para aliviar sintomas. Mas, também inclui o controle de fatores agravantes, que variam em cada pessoa. Por isso, a análise de cada paciente durante a consulta e no decorrer do tratamento é muito importante para o bom resultado. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e receba a cópia do nosso livro sobre a Rinite. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  130. ola.gostaria de saber como fazer para melhorar da rinite tenho muita coceira no nariz e a voz parece sair pelos ouvidos o que fazer?

    ResponderExcluir
  131. O tratamento adequado da rinite inclui 1) uso de remédios( para crises e para preveni-las) 2) medidas de controle ambiental em sua casa 3) imunoterapia (vacina para alergia) Por isso, é muito importante conhecer a doença. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos uma cópia do livro: "É mais feliz quem respira pelo nariz" Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  132. Olá! Tenho coriza nasal sempre quando estou alimentando, isso pode ser alguma sintomas de remiti alérgica, isso me traz constrangimentos.

    ResponderExcluir
  133. Existe um tipo de rinite chamada de "Rinite gustativa ou Rinite gustatória" onde alimentos muito quentes ou muito temperados podem desencadear uma coriza intensa (“rinorreia gustatória”). Aconselho que procure atendimento médico para que seja feita uma avaliação adequada para estabelecer se é mesmo o seu caso. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  134. Meu sobrinho vive de nariz entupido e uma tosse, segundo ele a garganta coça. e frequentemente sangra o nariz. sei não se pode diagnosticar, mas esses sinais são de rinite ou algo caracterizado como alergia?

    ResponderExcluir
  135. Lara: seu relato sugere que seu sobrinho possa ser uma rinite. Mas para confirmar o diagnóstico e para definir se é uma rinite alérgica, é essencial examiná-lo pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  136. Oi ....uma vez tiver uma preocupacao muito grande,pensei q eu tivesse com leucemia..ai durante esses dias d preocupacao chorei muito muito e tive crises de panico...sentia tremores pelo corpo e pontadas d tanto panico d ter essa doeca e morre..eu sou uma pessoa muito nervosa e sofro com ansiedade...nesse periodo meu nariz entupiu e vivia escorrendo tipo um secrecao morna,totalmente emtupido,ai recebi exame e vi q estava tudo normal eu n tinha doenca nenhuma...soque esses sintomas do nariz nnca mais sumiram...as vezs fico melhr mais sempre fico entupitada,espirrando...e n posso sentir cheiro d mofo ou poeira q tudo piora...por q aconteceu isso,foi consequencia ao susto sobre a doeca que levei??

    ResponderExcluir
  137. Oi.boa tarde.no meu caso sinto uma dor forte n nariz como quando quero espirrar e nao consigo e vem aquela dor horrivel.conparada tambem quando mergulhamos e entra agua n nariz.eh horrivel.oq eu faço? Estou gripada mais meu nariz nao esta congestionado

    ResponderExcluir
  138. Tania Cristina: O seu relato não caracteriza uma rinite alérgica Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  139. A rinite não é causada apenas por fatores emocionais. Aconselho que procure um (a) alergista para analisar seu caso e assim esclarecer sua dúvida de forma correta. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  140. Tenho rinite alérgica meus teste deram altos para ácaro fungos e poeira doméstica mas fiz o ige total e deu 118 mas meus sintomas são fortes muita secreção nariz e garganta como clara de ovo e até gismenta purido no nariz lágrima to no segundo mês da imunoterapia mas toda essa secreção me causa encomodo pra respirar pois não consigo respirar pela boca.

    ResponderExcluir
  141. Talita: o efeito da imunoterapia é demorado. Independente das vacinas, voce relata que está em crise. Aconselho que entre em contato com o(a) alergista para rientar o tratamento específico para seu caso. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  142. Olá, todos os dias assim que acordo começo a espirrar e corizar e meu nariz a coçar... Ao passar do dia passa essa sensação... Não entendo porque e só assim que acordo!
    Poderia me responder, obrigada..

    ResponderExcluir
  143. Eliane Tiago: o seu relato sugere que possam ser sintomas de rinite, mas não há como afirmar pela internet. Aconselho que procure um alergista e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  144. Por favor me tire uma duvida, eu estou sofrendo assim aparentemente eu estou gripada com nariz escorrendo me dando falta de ar mas o pior de tudo e que me dar a vontade de espirrar e não consigo e pelo fato de não conseguir espirrar sendo a vontade vem mas não consigo então comeco a lagrimar muito, digo ate chorar msm, eu queria saber se dessa forma pode ser alguma renite alérgica por favor,desde de ja agradeco

    ResponderExcluir
  145. Elita: o seu relato sugere que possa ser uma rinite, mas para fazer o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente Avaliar pela internet pode gerar erro. É aconselhável que procure atendimento na forma de consulta médica pessoalmente. Agradecemos sua visita ao BLog da Alergia.

    ResponderExcluir
  146. Não tenho esses sintomas mas faz anos que espirro até mesmo sem estar gripada e sai um líquido transparente e até hoje não sei o porque disso. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  147. Bom dia. Procure um especialista. A única forma de descobrir a causa dos sintomas é investigando. Entre no site da ASBAI, e procure por especialista em Alergia mais próximos a você. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  148. Meu nariz escorre muito um líquido transparente,tenho congestão nasal e espirros constante, o escorrimento piora à noite. O céu da minha boca coça muito, e sinto a garganta como se estivesse sempre seca, mesmo acabando de tomar água. Isso pode ser rinite ???

    ResponderExcluir
  149. O seu relato é muito sugestivo de rinite alérgica, porém primeiramente é importante fazer uma avaliação com alergologista para instituir a melhor terapêutica possível.

    ResponderExcluir
  150. Olá me chamo Marcelo. Sinto a garganta e ouvidos coçando muito e com zumbido, sinto muita tonteira, secreção branca. As vezes fico com medo de sair de casa e me dar tonteira na rua.Obrigada

    ResponderExcluir
  151. Olá Marcelo, bom dia. Pela sua descrição, você tem Rinite. Se alérgica ou não, você deve procurar um especialista para investigar e tratar, para que esses sintomas deixem de ter impacto na sua qualidade de vida. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  152. Ola ;teenho um problema em que toda vez que abaixo minha cabeca sai agua do nariz ;o que pode se isso???? Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  153. Boa noite. Minha garganta está irritada e bem vermelha. Fiquei rouca. Ela é os ouvidos coçam demais. Tenho crise de tosse seca acompanhada por espirros e coriza. Meus olhos ardem e estão ressecados. Se eu passo a língua no céu da boca começa uma coceira insuportável. Dependendo do alimento as coceiras e a tosse pioram.

    ResponderExcluir
  154. A coriza de aspecto aquoso pode ser sinal de uma rinite. Mas não é possível fazer diagnóstico sem examinar. Aconselho que procure um(a) alergista para orientar de forma correta. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  155. Olá, estou grávida do meu primeiro filho , minha rinite piorou muito,tenho sempre a sensação de um ar quente ( como febre) saindo pela narina. Espiro muito,ouvido vivi incomodando, os olhos também, existe alguma relação com a gravidez? Obrigada

    ResponderExcluir
  156. Boa tarde meu filho tem 4 anos e meio e faz tratamento a 2 anos mas sem resultado ele tem uma. Tosse parecendo pigarro e o nariz escorre praticamente todos os dias,a médica diz que é asma mas ele não tem falta de ar !!! Preciso de ajuda por favor

    ResponderExcluir
  157. Ola, sempre que acordo meu nariz começa a escorrer e começo a espirrar e meus olhos lacrimejam um pouco. Sempre tive falta de ar mas agora esta piorando, pois fico tentando respirar abrindo a boca e nao consigo. O que posso ter? Grata.

    ResponderExcluir
  158. Olá Camylla Tavares, boa tarde. É muito comum haver piora dos sintomas alérgicos durante a gravidez. O ideal é que procure um especialista para isso não interferir na gestação. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  159. Boa tarde, Cristiane. Nem todos os asmáticos tem falta de ar, podem ocorrer casos que apresentem apenas tosse. De toda forma, não temos como dar um parecer sem examina-lo. Como o tratamento já tem algum tempo, e os sintomas tem persistido, converse com sua médica a respeito ou procure uma segunda opinião. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  160. os sintomas que descreve: nariz escorrendo, espirros em salva, olhos lacrimejando, em geral com piora matutinor, sugerem que possa ser uma rinite. Mas não é possível afirmar sem examinar. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  161. Olá tenho 24 anos e nunca tive histórico desse tipo de alergia, nem na infancia até agora. Mas há uns 3 dias meu nariz anda entupido, com uma sensação de coceira incômoda, como se fosse resfriado, porém sem nenhum outro incomodo no corpo que costuma ser os sintomas de resfriado e gripe. Acho que é rinite, e aqui onde eu moro o tempo está bem chuvoso e úmido há semanas, sem presença de sol durante quase todo dia, será que isso pode estar relacionado?

    ResponderExcluir
  162. Alguém: o seu relato sugere que possa ser uma rinite. Mas, nem toda rinite é alérgica. Aconselho que procure atendimento médico, para que seja orientado de forma adequada e segura Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  163. ola minha filha as vezes ataca isso o nariz dela coça e depois sai uma catareira danada depois entope que fica ruim ate para respirar em algunmas vezes apresenta estado febril o que sera isso?

    ResponderExcluir
  164. O seu relato sugere que sua filha possa ter uma rinite. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliá-la e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  165. "Estou gripado.E sinto leves dores de cabeça,tonturas,coceiras nos olhos,as vezes falta de apetite e a noite o meu nariz fica escorrendo eu queria saber o meu problema?

    ResponderExcluir
  166. Boa noite. Não é possível fazer diagnóstico pela internet, sem uma avaliação criteriosa. Aconselho que procure atendimento médico pessoalmente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  167. Olá bom dia eu esto comha garganta raspando tem um mês já ,já tomei um monte de remédio e so alivias mais vouta e agora to com tosse e de vez enquanto espiro pq pode ser isso

    ResponderExcluir
  168. Izaias: peço sua compreensão, mas afirmar algo sobre seu caso sem ter a oportunidade de examinar é bem complicado. O que podemos lhe orientar é que você procure atendimento médico com alergista, explique seus sintomas, para que seja examinado e orientado um tratamento adequado e seguro para seu caso. Obrigado pela vista ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  169. Sou caboverdiana. Estou muito desesperada. Ha um ano que sinto muito ar entrando nonariz sudindo ate ao topo da cabeça. Sinto ar frio na cabeça ; nariz ardendo etc ja fez varias consultas e oa medicos dizem que eu tenho rinite alergico.bestou preocupada porque ja tenho 1 ano a sentir esses sintomas e nao passa com nenhum medicamento.

    ResponderExcluir
  170. A rinite alérgica parece uma doença simples e sem importância, mas pode causar muitos problemas e interferir na sua qualidade de vida. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  171. Olá eu tenho dificuldades para respirar principalmente quando acordo e sempre com o nariz emtupido e sempre acordo suado o que pode ser?

    ResponderExcluir
  172. André: existem vários tipos de rinite. O seu relato não sugere que seja uma rinite alérgica (imunológica), mas não há como afirmar pela internet. Aconselho que procure um alergista e peça que o oriente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  173. Coça muito minha garganta ouvido e olhos... acho que vou morrer

    ResponderExcluir
  174. Olá.... Estou tomando o remédio MUVINLAX e todas vez que acabo tomar fico espirrando muitas vezes durante algum tempo. Será que pode ser alergia de algum componente da fórmula desse remédio?
    Desde já agradeço a Informação.
    Kenia

    ResponderExcluir
  175. Monique: a rinite alérgica é uma doença que pode provocar muito incômodo e necessita ser tratada.Mas, não é causa de morte. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia Nasal: é mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  176. Kenia: os dados enviados em seu relato não permitem afirmar que os espirros sejam efeitos da medicação citada. Mas, como não há como afirmar sem examinar pessoalmente, sugiro que marque uma consulta com um(a) especialista em Alergia. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  177. Olá ! Me chamo camila e sinto muito desconforto no nariz....
    Coça muito e sinto como se tivesse algo andando...
    Espirro muito e garganta arde.
    O q pode ser?


    ResponderExcluir
  178. Camila: é possível que você esteja apresentando uma rinite. Mas, não é possível afirmar pela internet, sem examiná-la pessoalmente. Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  179. Anônimo7/1/16 20:40

    Boa noite. Sofro muito com a rinite, meu nariz coça muito, parece que o diabo fica fazendo cócegas com uma pena kkk, além do mais, e o que mais me incomoda é que ele escorre o dia todo! Sem parar! Igual uma cachoeira e não sei mais o que fazer; o médico me receitou Sorine e Avamys,e tava sendo tiro e queda, mas parei de usar sempre porque fiquei com medo do organismo viciar ou me fazer mal por conta dos corticóides. O que fazer? :(
    Grata desde já.

    ResponderExcluir
  180. Anônimo8/1/16 07:05

    Olá. Isso costuma acontecer comigo, meu nariz entope, começa a coçar e escorrer, em seguida vem a crise de espirros. As vezes estou dormindo tranquilamente e de repente acordo ja com esses sintomas. Seria rinite? Não acho normal isso ocorrer até no momento que estou dormindo, pois ja estou naquele ambiente por um tempo e do nada acordo assim.

    ResponderExcluir
  181. Se vc podesse responder eu agradeceria...
    Quando eu vo durmir meus dois lados do nariz entope... ai sou fico respirando pela boca. Ao amanhecer eu acordo mim levanto e ao levantar eu começo a espirar e sai agua do meu nariz ai começa a coçar a garganta e um pouco o ouvido, e fico empurrando direto...
    Mas aqui em casa n tem poeira ou mofo.. e eu ñ tenho alergia a nada ai fica estranho
    Ah e sempre um lado do meu nariz fica entupido

    ResponderExcluir
  182. Cláudia: O seu relato sugere que possa ser um caso de rinite alérgica, mas é preciso avaliar seu caso pessoalmente para poder confirmar. Aconselho que procure um alergista. Escreva para nosso e-mail blogdalergia@gmail.com e enviaremos uma cópia em PDF do nosso livro sobre a rinite: "É mais feliz quem respira pelo nariz" Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ, caso more no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  183. Rinite é uma palavra que significa "inflamação da mucosa nasal" (rino = nariz e ite=inflamação) Mas, nem toda rinite é alérgica. Para fazer o diagnóstico, é preciso analisar os dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Por isso, o diagnóstico deve ser feito após examinar o paciente. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  184. Oi gostaria de saber informações.
    Uma pessoa gripada que não fica boa nunca.. coloca sangue pelo o nariz assim que beber uma gota de água gelada e sangue desce. É o q assim?

    ResponderExcluir
  185. Bom dia
    Eu durmo com a boca aberta e minha garganta esta sempre inflamada.
    Como posso resolver essa situação?

    ResponderExcluir
  186. Pop: o primeiro passo é procurar atendimento médico para avaliar se você é portador de uma rinite (mesmo que seja leve). Além disso, pesquisar outras possíveis causas da respiração bucal noturna. Exercícios de fisioterapia respiratória poderão ser úteis em alguns casos. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  187. Olá, tenho 16 anos e a um ano fui diagnosticada com rinite alergica. Mas a alguns anos sempre quando acordo tenho corisa nasal e muita coceira no nariz. Após passar pelo especialista ele me "proibiu" de beber agua gelada, ou qualquer outro alimento gelado, como o picole. Ele tambem passou um antialergico e tomei direitinho. Mas ainda sinto muita dor de cabeça e as vezes dor de ouvido ao espirrar e diariamente tenho irritação na garganta e no nariz e como passo a manhã toda no ar condicionado, acho que isso agrava bastante, oq tem me auxiliado é o uso de Neosoro e Vick.
    Gostaria de saber o que posso fazer para diminuir as irritaçoes e as dores de cabeça?

    ResponderExcluir
  188. Olá Leticia. A melhor recomendação que podemos fazer, é lhe orientar a procurar a orientação médica novamente, pois se os sintomas não controlaram e você ainda tem muitas queixas, é preciso reavaliar seu tratamento. E você precisa ser examinada. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  189. Denise...sofro de renite há 10 anos e já tomei remédios, tratamentos e não melhora. Sofro muito com isso pois até durante noite ela ataca....o q posso fazer?

    ResponderExcluir
  190. Denise: existem dicersos tipos de rinite e nem sempre é causada pela alergia. Aconselho que procure um(a) alergista para que seja avaliada e confirmado o diagnóstico e identificada a causa do problema, para que possa controlar a doença e melhorar sua qualidade de vida. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  191. Anônimo3/2/16 04:33

    Bom dia, gostaria de saber por que toda tem fez que eu durmo o meu nariz sempre entopi, em outras vezes quando gripo um lado do nariz entope, enquando o outro não, porém com um tempo o que estava entupido passa a desentupir enquando o outro lado entope. Junto com isso sinto coceira no nariz, espirros um atrás do outro, e as vezes secreção, porém não melhora em nada, mas também sinto um desconforto no meu ouvido fico ouvindo como se tivesse piano neles. gostaria de sabe o que se trata?

    ResponderExcluir
  192. Anônimo3/2/16 04:34

    Bom dia, gostaria de saber por que toda tem fez que eu durmo o meu nariz sempre entopi, em outras vezes quando gripo um lado do nariz entope, enquando o outro não, porém com um tempo o que estava entupido passa a desentupir enquando o outro lado entope. Junto com isso sinto coceira no nariz, espirros um atrás do outro, e as vezes secreção, porém não melhora em nada, mas também sinto um desconforto no meu ouvido fico ouvindo como se tivesse piano neles. gostaria de sabe o que se trata?

    ResponderExcluir
  193. o seu relato sugere que possam ser sintomas de rinite, mas não há como afirmar pela internet. Aconselho que procure um(a)alergista na forma de uma consulta realizada pessoalmente para que receba uma orientação adequada. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  194. Moro em Natal/RN, mudei a pouco mais de um ano, que fica ao lado de uma loja de móveis! A perece com frequência uma poeira fina,uns pelos de lã principalmente no meu quarto! Vivo com crises repetidas de akergias:tosse seca,rouquidão, nariz entupido! A cinco dias estou em crise!Começou com a garganta inflamada,difícil de engolir! Depois começou a moleza no corpo,nariz entupido,tosse e garganta seca! Sensação de peso na face e dor de cabeça! Já tomei xarope anti alérgico, agora tô tomando corticoide e não melhorei! Pode se sinusite?

    ResponderExcluir
  195. Eu espirro uma vez e meu nariz começa a coçar e eu começo a espirrar muitas vezes é fico com nariz escorrendo, um tempo depois meu nariz tampa meu olhos lacrimejam e meu nariz continua coçando insuportavelmente... isso aconteceu dps q trouxe gatos para casa, mas isso n acontece só em casa mas tbm na escola e afins... Não quero me livrar dos gatos, oq fazer?

    ResponderExcluir
  196. Lurdinha: a causa mais comum da sinusite é a rinite alérgica sem controle adequado. Por isso, hoje se usa o termo rinossinusite alérgica. Recomendo que uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para você. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  197. A piora dos sintomas pode ser direta (alergia aos gatos) ou indireta(a presença dos animais aumenta a presença de ácaros no ambiente da casa) É aconselhável que procure um(a) alergista para definir o seu caso e assim orientar as medidas para convívio saudável com os gatos. Gratos pela sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  198. Boa tarde, eu estou quase com o memso problema, porém não consigo respirar direito as vezes quando tomo refrigerante, ou bebo leite e como se entupisse minha garganta e não consigo respirar direito,pode me dizer do que se trata e qual a solução? Grato.

    ResponderExcluir
  199. Vinícius: para poder dizer do que se trata a sua alergia e apontar a solução, é essencial examinar você de forma criteriosa e pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. A minha sugestão é que procure atendimento com um(a) especialista em Alergia. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  200. Ola,todo dia que vou durmir a noite meu nariz entope e sempre que estou na escola me da dor de cabeca e meus olho direito cosa de mais,.
    as vezes quando espirro meu ouvido parece que entope isso pode ser rinite ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno